ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI
AULA 01- Concepções sobre a vida após a morte
nas religiões.
Durante muito tempo considerava-se morte quando o coração deixava de
bater e o ser vivo parava de respirar: com o avanço da ciência, a morte passou
a ser entendida como um processo em que os
órfãos param de funcionar de maneira gradual. Socialmente, o ser humano busca
maneiras para entender e lidar com a morte desde a pré-história. Para estudar
esse período, as principais fontes históricas são vestígios arqueológicos.
Os sepultamentos são alguns dos vestígios mais antigos de práticas
relacionadas à religião. Segundo estudiosos, desde a Pré-história, havia
preparações para o sepultamento e podiam ser colocados, junto ao falecido,
pertences pessoais e diversos objetos rituais, como armas e alimentos. Os
objetos que acompanhavam o falecido no túmulo ou que eram depositados sobre ele
e os rituais mortuários variavam de acordo com o status do indivíduo no grupo,
o gênero, a idade e a causa da morte. Mesmo nos dias atuais, a morte pode ser
encarada de diferentes maneiras, de acordo com as concepções de cada cultura.
Como seres biológicos, sabemos que somos finitos. Um dia, toda vida
física chega ao fim. Por não ser possível evitarmos esse fato, ele pode causar
desconforto.
Independente das crenças e dos conceitos sobre vida e morte, alguns
valores como o amor, a esperança, a alegria, o perdão e a compaixão nos tornam
pessoas melhores para o mundo. A vida é uma experiência, e o propósito das
religiões é ajudar o ser humano a se tornar melhor para conviver em harmonia
com as outras pessoas e com a natureza.
Judaísmo: Apesar das diferentes correntes, com diversas
concepções, os judeus acreditam na
imortalidade da alma, na vida após a morte e no
Juízo Final. O judaísmo tradicional prega que todas
as almas passam por um período de purificação e
depois vão para o Jardim do Éden espiritual, onde
aguardarão o Juízo Final para retornar ao seu
corpo, que terá sido reconstituído. A partir de então, serão imortais e viverão
ao lado de Deus.
Cristianismo: A fé na ressurreição de
Jesus Cristo e na sua mensagem são essenciais para obter a vida eterna após a
morte. Os cristãos acreditam em Céu e Inferno, lugares para os quais as almas
podem ir segundo o seu merecimento. As religiões cristãs interpretam de maneiras
diferentes o que acreditam levar ao Céu ou ao Inferno e a possibilidade de
interceder pela alma dos falecidos.
Islamismo: A crença em Deus (Alá) oferece a possibilidade
de ultrapassar a condição mortal. Os
islâmicos acreditam no Juízo Final e, para aqueles
que a merecerem, na dádiva da vida eterna.
Hinduísmo: O carma e a reencarnação são aspectos centrais
do hinduísmo. O sentido da vida está
na superação do eu individual e das ilusões que
impedem o conhecimento da realidade divina. Os hinduístas acreditam que, quando
a alma se livra das ilusões e, portanto, do ciclo de reencarnação,
ela se une à energia divina, de onde poderá ser
enviada para animar outro ser vivo.
Budismo: O sentido da vida é ultrapassar o sofrimento.
Algumas escolas budistas acreditam na
reencarnação da alma; outras supõem que a alma é
uma energia finita. Grande parte dos budistas,
assim como dos hinduístas, crê que, ao se
libertar do ciclo da reencarnação, a alma se une à energia
divina, de onde poderá ser enviada para animar
outro ser vivo.
PIAZZA,
Waldomiro O. Religiões da humanidade. 4. ed. São Paulo: Loyola. 2005. p. 11.
ATIVIDADES:
1-Como o
homem da Pré-História considerava a morte e em que estudos ele tirava suas
primeiras conclusões?
2-Como eram
realizados os sepultamentos segundo o homem da pré histórico?
3-Nos dias
atuais como são feitos os sepultamentos?
4-O que é um
ritual fúnebre?
5-Escreva no
seu caderno algumas informações relativas ao que as religiões ensinam sobre a
morte.
A)
Cristianismo: B)Judaísmo: C)Hinduísmo: D) Budismo: E)Islamismo:
6-Você
concorda que pensar na morte, nos ajuda a perceber a vida de uma forma
diferente. Explique.
7-Você já
perdeu alguém que amava. Qual mensagem você deixaria ao refletir sobre esse
acontecimento.
8-“Nascemos
para Deus e para Deus iremos retornar”. Você concorda com esta frase?
Explique.
AULA 02 - A ÉTICA: PROTEÇÃO
E PRESERVAÇÃO DA VIDA.
O
ser humano, ao longo da história das diferentes culturas, sentiu a necessidade
de proteger e preservar a vida e, ao mesmo tempo, garantir uma convivência
harmoniosa. As diferentes culturas desenvolveram e desenvolvem sistemas de
regras, códigos, leis, princípios e valores que, com o passar do tempo,
tornaram-se padrões de comportamentos que servem de parâmetros para discernir o
que é correto ou não em uma organização social. Os princípios éticos contribuem
para que a sociedade e os indivíduos tenham a oportunidade de refletir e gerar
transformações.
As tradições religiosas devem propor a
ética da alteridade, princípio que permite estabelecer uma relação respeitosa,
fundada na acolhida, na liberdade e na responsabilidade, influenciando o modelo
de convivência que a pessoa vive e o respeito que é capaz de expressar em
relação a si mesmo e ao próximo. Por isso, a regra de ouro de várias culturas,
sejam elas religiosas ou não, é que não se deve fazer ao outro aquilo que não
queremos que façam conosco, ou dizendo de forma positiva, devo tratar os outros
como eu gostaria de ser tratado. E isso não se refere só às pessoas, mas também
a todos os seres: animais, vegetais e à natureza em geral, como os rios, as
montanhas, os mares... No fundo, o que se quer cuidar e preservar a vida. Essa
é a ética da reciprocidade, a ética da alteridade, ou seja, essa palavra
alteridade vem de “alter = outro”. É a ética de respeito ao outros, aos
diferentes de nós, sejam as pessoas ou a natureza e sua diversidade de formas e
seres.
Numa situação de pandemia como a que estamos vivendo, temos a chance de
aprender coisas novas. Estão surgindo novos hábitos e costumes que irão se
integrar com a cultura. O objetivo de tudo isso é
preservar a vida, garantir que as pessoas tenham
saúde, não adoeçam e corram riscos. Há pessoas, no entanto, que não entendem
isso e não se cuidam. Com isso, acabam fazendo com que o vírus contamine outras
pessoas, produzindo um aumento no número de mortos.
POZZER, Adecir. Redescobrindo o universo religioso. 7º
ano do Ensino Fund. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 46.
ATIVIDADE:
1
– A partir das informações que você têm de
noticiários de TV, rádio, internet, dos comentários das pessoas com as quais
você convive, responda:
Tem crescido o
desrespeito na nossa sociedade com a vida, seja das pessoas, seja da natureza?
Cite pelo menos
dois casos que mostram se está crescendo ou não e explique-os.
2
– Entreviste uma pessoa conhecida, pode ser
um familiar ou vizinho, mas tenha cuidado e siga com o isolamento social pedido
pelas autoridades sanitárias. Se puder, faça por meio digital, por exemplo,
pelo telefone ou celular. As perguntas da entrevista são as seguintes:
A- A atual pandemia
está sendo uma oportunidade de aprendizado? Explique.
B- Essa situação poderá mudar a cultura e os padrões
de comportamento? Por quê?
3 – De acordo com a
história da humanidade qual a melhor maneira encontrada pelo homem para
preservar sua vida?
4 – De que forma as
religiões tem contribuído para resgatar os valores éticos a favor da vida?
5 – Procure no
dicionário o significado das seguintes palavras:
A) Alteridade
B) Reciprocidade
C) Resiliência
D) Ética
6 – Escreva um texto
(16 linhas) relatando como você tem vivenciado esse período de pandemia, e
quais as estratégias usadas para preservar a vida daqueles que você ama.
AULA 03- DOUTRINAS RELIGIOSAS
Doutrina é quando ocorre um agrupamento de
diversos ensinamentos a respeito de uma crença ou de ensinamentos diversos onde
existem seguidores. No campo religioso, temos a doutrina católica, espírita,
messiânica, Budista, Judaica etc. Na doutrina
espírita, o conceito básico é
que o espírito é eterno e que principalmente, existe vida após a morte, dando
inclusive, a possibilidade de um espírito reencarnar.
Sendo assim, podemos entender que a doutrina
religiosa é o agrupamento de diferentes ensinamentos sobre uma determinada
religião. No mundo existem diversas doutrinas religiosas, a diferença entre
elas está justamente nos ensinamentos dos seus dogmas. Uma das religiões mais
populares do mundo é o Cristianismo, que possui dogmas e doutrinas específicos. Existem religiões que cultuam
imagens, rituais e rezas e outras
que não adotam esse tipo de prática e nem as vêem com bons olhos. Algumas
também são pautadas nas questões que envolvem a paz e outras não, pelo
contrário, que pregam a guerra, separação, perseguição e terror entre os povos.
Disponível:https://prosperity1.com.br/o-que-sao-doutrinas-religiosas/(adaptado).
ATIVIDADE
1 As
Doutrinas Religiosas têm poder de influências na nossa vida?
2 – O que
entendemos por Doutrina?
3) Marque V
para verdadeiro e F para falso, nas alternativas abaixo:
( )- Pode-se dizer que a doutrina se faz
presente no momento em que captamos o significado e o valor das coisas.
( )- A doutrina é um modo de ser, uma atitude
de base a ser vivida em cada momento e em todas as circunstâncias.
( )- A doutrina religiosa é o agrupamento de
diferentes ensinamentos sobre uma determinada religião.
( )- No
mundo existem diversas doutrinas religiosas, a diferença entre elas está
justamente nos ensinamentos dos seus dogmas.
4) Explique
seu entendimento da mensagem abaixo:
Não importa
qual a sua religião. O que importa é se ela transforma você em uma pessoa
melhor.
5) Faça um texto de 16 linhas sobre Preconceito religioso.
6)Você tem a mente abertar e mesmo sem com a religiao do
outro, agir com respeito. Explique.
AULA 04- Vida
e morte: de onde viemos e para onde vamos?
Rafael Sabino
De onde vim e para onde vou são questionamentos que perseguem a
humanidade há muito tempo e só tem respostas nas religiões. As pessoas aprendem
a lidar com dúvidas e perdas através da fé. A relação entre vida e morte sempre
foi muito estreita. Todas as religiões incentivam a vivência de valores como o
amor ao próximo e a paz. A vivência desses valores garante uma “boa partida”
para cada um, independente da crença.
Para
o catolicismo, o céu começa aqui na Terra. Ter empatia e amor ao próximo torna
o fiel merecedor do céu. Os ensinamentos católicos dizem que a forma como se
vive na Terra define como será após a morte. As pessoas vivem apenas uma vez e
são julgadas pelos seus atos na Terra. A partir daí vão para o céu, purgatório
ou inferno.
Para o espiritismo, a morte é apenas uma passagem, e os seres humanos
são seres reencarnados em busca de constante evolução espiritual. Essa religião
acredita que Deus criou os espíritos sem discernimento do bem e do mal. Quando
chegam à Terra passam por provações, e por causa do livre arbítrio tem o
direito de escolher como querem viver. Com a morte física, o espírito segue uma
jornada de evolução. Os que praticam o mal recebem novas chances por meio das reencarnações.
Os que praticam o bem evoluem mais rapidamente.
Os candomblecistas devem viver de acordo com os princípios das
divindades sagradas, principalmente daquelas que o rege. Devem também seguir as
orientações dos zeladores de orixás. No candomblé não existe uma concepção de
céu e inferno. Após a morte física, o egun (alma do falecido) é encaminhado pelos
orixás Omulu e Iansã até o Ogun (mundo espiritual). Ali ele vai permanecer
junto a outros seres ancestrais, orixás e guia.
Já os protestantes seguem os preceitos da Bíblia nas questões nas
questões internas da igreja e também na família, no trabalho, na sociedade, nos
relacionamentos e em todas as áreas. A morte foi inserida ao ser humano por
causa do pecado de Adão. Os protestantes não acreditam em vida após a morte.
Para eles, os seres são julgados por Deus e podem ir ao céu ou ao inferno. Ir
para um ou para o outro está simplesmente na fé ou na rejeição do evangelho.
Adaptado de: https://www.univeritas.com/noticias/vida-e-morte-de-onde-viemos-e-para-onde-vamos
ATIVIDADES
1- Para quais perguntas somente as religiões tem
respostas? Explique sua resposta.
2-A partir do texto marque a alternativa que
contém a religião de acordo com a concepção de vida após a morte.
a)( ) Católicos: a morte é o fim.
b)( ) Protestantes: os seres são julgados por Deus
e podem ir ao céu ou ao inferno.
c)( ) Espiritismo: espíritos que têm o discernimento
do bem e do mal.
d)( ) Candomblé: para eles existe uma concepção
de céu e inferno.
3- Marque V ou F para as afirmativas a baixo:
a)
( ) Católicos: céu, purgatório e
inferno.
b)
( ) Espiritas: reencarnação, evolução e
purgatório.
c)
( ) Protestantes: não seguem os
preceitos da Bíblia.
d)
( ) Candomblé: não existe uma concepção
de céu e inferno.
e)
( ) As pessoas aprendem a lidar com
dúvidas e perdas sozinhos.
f)
( ) No candomblé há punição eterna.
4- Observe a imagem e responda se você acredita
em um desses modelos de vida após a morte, ou outro modelo e por que você
acredita ou não acredita.
5- Pesquise e copie como é a vida após a morte no
islamismo.
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ATIVIDADES DE ARTES – PROFESSORA
WALDIRENE CARDOSO
Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da
pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.
ATIVIDADE
01- Seguiremos dialogando sobre espaços de produção e
apreciação da Arte.
Ao longo da história da humanidade, as manifestações
artísticas sempre estiveram presentes. A arte é natural do ser humano. A mesma
sempre foi manifestada de diferentes maneiras e em diversos lugares.
Com o passar do tempo o homem sentiu a necessidade de criar
espaços específicos para apresentar variadas expressões artísticas. Mas isso não impede as mesmas de estarem presentes em lugares púbicos:
ruas, praças, etc.
Nas cidades são vários os espaços próprios para a produção
e apreciação da arte. Em Montes Claros, por exemplo, temos o Centro Cultural
Doutor Hermes de Paula.
Disponível
em: <https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/cultura/ha-40-anos-o-centro-cultural-hermes-de-paula-enaltece-a-cultura-de-montes-claros. > Acesso
em: 19/07/2019.
Centro Cultural Doutor Hermes de Paula: O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um complexo cultural
público, administrado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da
Secretaria Municipal de Cultura. O espaço conta com uma sala de espetáculos -
Auditório Cândido Canela, uma galeria de arte - Galeria Godofredo Guedes e uma
biblioteca - Biblioteca Púbica Dr. Antônio Teixeira de Carvalho. Inaugurado em
1979, é um dos equipamentos culturais mais importantes do município para a
promoção da arte e da cultura local. Ao longo dos anos vem recebendo
importantes manifestações culturais, como recitais, espetáculos musicais,
teatrais, de dança, palestras e seminários, colaborando sobremaneira para o
desenvolvimento das artes de nosso município e da região norte-mineira.
Disponível em: http://www.montesclaros.mg.gov.br/cultura/espacos%20culturais.php. Acesso em: 29/08/2020.
Além do Centro Cultural, temos na
cidade de Montes Claros, espaços como o Museu Regional, Casa de Cultura Márcia
Prates, Atelier Felicidade Patrocínio, Conservatório Estadual de Música Lorenzo
Fernandes, Unimontes, estes dois últimos, responsáveis pela formação de
profissionais da arte em diferentes linguagens.
Esses espaços físicos onde se produz e aprecia
arte, são importantes lugares sociais, que permitem o acesso à cultura, através
de eventos que proporcionam a apreciação e reflexão de obras artísticas e
manifestações culturais variadas. Pelo Brasil e mundo afora, temos muitos
desses espaços. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem acessar esses
espaços físicos que produzem arte, mas ainda bem que a mesma também se faz
presente nos espaços públicos, nas grandes e pequenas cidades. A arte vai para
as ruas, ao encontro do espectador.
Se pensarmos na origem, lembraremos que a arte
surgiu assim: manifestações em cavernas, praças, etc. , onde todos,
independentemente da classe social, tinham acesso à apreciação dessa. Nesse
tipo de intervenção o público não é permanente, todos que passam, interagem de
alguma forma com o que é apresentado. Alguns gostam, outros nem tanto, outros
param para apreciar, não tem como passar imune. Desta forma, é possível se
pensar na democratização da arte, uma vez, que a mesma é para todos.
Temos muitos artistas que levam o seu trabalho para as ruas. Em Minas
Gerais, temos o famoso e talentoso Grupo de Teatro Galpão, nascido em Belo
Horizonte (1982), conquistou o mundo inteiro com o seu trabalho de teatro de
rua.
Depois das leituras e reflexões que fizemos, vamos responder algumas questões.
QUESTÃO 1. De acordo com o texto sobre o Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é possível inferir que:
A) O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um espaço que não possui nenhuma expressividade para a arte local, uma vez que, o espaço é muito precário, não sendo possível utilizá-lo para nenhum tipo de manifestação artística.
B) No Centro Cultural Doutor Hermes de Paula só é possível levar apresentações artísticas relacionadas à dança, uma vez que, na cidade de Montes Claros as outras linguagens artísticas não são propagadas.
C) O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um espaço gerenciado pelo setor privado, sendo assim, as manifestações artísticas lá apresentadas são de excelente qualidade.
D) O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um importante complexo artístico e cultural da cidade de Montes Claros, que possibilita aos artistas da cidade a oportunidade de levar para apreciação do público os seus trabalhos nas diferentes linguagens artísticas.
QUESTÃO 2. Leia as afirmativas abaixo:
I) O Centro Cultural Hermes de Paula pode ser considerado um importante patrimônio cultural de Montes Claros.
II) As manifestações artísticas apresentadas em espaços públicos são consideradas menos importantes do que as apresentações feitas em espaço fechado.
III) Na cidade de Montes Claros é proibida qualquer manifestação artística nas ruas.
IV) Ter um espaço como o Centro Cultural Hermes de Paula é importe para a valorização da cultura da cidade de Montes Claros.
Estão corretas somente as alternativas:
A) I e IV B) II e IV C) I, II e IV D) I e III
Observe a imagem abaixo para
responder à questão:
QUESTÃO 3. Na
imagem temos uma manifestação artística surgida nas ruas de Nova Iorque (EUA)
que ganhou a atenção do mundo inteiro e hoje é muito presente em vários países
do mundo, inclusive no Brasil. Qual gênero artístico aparece na imagem?
A) Grafite B) Pop Art C) Hip Hop Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/09/10/interna_gerais,899174/grafite-ganha-espaco-nas-ruas-de-bh.shtml. Acesso em: 08/05/2019.
QUESTÃO 4. Na
sua opinião, qual a importância de se levar a arte para espaços públicos? ATIVIDADE
02- Caro (a) aluno (a), observe algumas expressões
artísticas abaixo realizadas nas ruas, leia um pouco sobre os artistas que as
produz e depois faça a sua produção.
Os Gêmeos
Nascidos
em São Paulo, os irmãos univitelinos, Otávio e Gustavo Pandolfo, formam a dupla
de artistas de rua brasileiros, mais famosa, dentro e fora do País. Seus
grandes personagens de pele amarela são muito característicos ― é difícil não
identificar o traço da dupla. Os Gêmeos começaram aos
13 anos, grafitando os muros do bairro Cambuci. Hoje, eles já pintaram
edifícios nos EUA, Portugal, Inglaterra, Grécia e Cuba. Disponível em: https://plataoplomo.com.br/artistas-de-rua-brasileiros/. Acesso em: 30/08/2020.
Jesuton Jesuton, nome artístico de Rachel Jesuton Olaolu Amosu. É uma cantora britânica que começou a fazer sucesso cantando nas ruas do Rio de Janeiro e com vídeos de pessoas que assistiram as suas apresentações que foram postos em sites como o YouTube. Ela é conhecida por fazer cover de artistas como Adele, AmyWinehouse, Roberta Flack e The Rolling Stones. ![]() |
Em
2013 gravou três canções, I'llNever Love This Way Again,
para a trilha sonora da telenovela Salve Jorge, Holocene, para Flor do Caribe e BecauseYouLoved
Me, para Sangue Bom,
todas da Rede Globo.
Em
2014, a cantora lançou ainda “Show Me Your Soul”, DVD com releituras de
clássicos da soul music que contava com a participação especial do Marcelo D2.
Lançado
em 2017, HOME, o seu primeiro álbum de músicas autorais, com produção assinada
pelo reverenciado Mario
Caldato Jr. (Beastie
Boys, Marisa
Monte, Seu Jorge),
revelou Jesuton como uma compositora com sensibilidade para nos levar em
jornadas de descobertas profundas.
Disponível
em: https://www.dicasnoticiaseafins.com/fotos-musicas-videos-jesuton-cantora-de-rua-rio-de-janeiro/. Acesso em: 31/08/2020.
Grupo de Teatro Galpão
Companhia de origem no teatro popular e de rua, que leva para
o espetáculo um trabalho resultante da pesquisa de diversos elementos cênicos e
linguagens, como o circo, a música, farsa e o melodrama.
Criada em Belo Horizonte, por Teuda Bara, Eduardo
Moreira, Wanda Fernandes, Antonio Edson e Fernando Linares, em 1982.
Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo115514/grupo-galpao. Acesso em: 01/08/2020.
Espetáculo Romeu e Julieta: 1992 – 1994 |
1995 – 2003 | 2012 -2013
Disponível em: https://www.grupogalpao.com.br/romeu-julieta/. Acesso em 29/08/2020.
QUESTÃO 1. A partir das informações que você tem sobre a importância da arte e dos artistas na rua faça a atividade.
Considere uma situação hipotética, em que você irá para as ruas desenvolver um trabalho artístico. Para tanto, é necessário pensar o quê você quer atingir com o mesmo. Sendo assim, é preciso refletir e responder algumas questões importantes.
·
Por que você considera o seu trabalho relevante?
·
Qual mensagem você gostaria de levar?
·
Como você gostaria que o público recebesse o seu
trabalho?
·
Qual linguagem artística você gostaria de realizar? Caso você queira pode utilizar mais de uma
linguagem.
·
Qual o local da cidade ou do seu bairro você gostaria
de desenvolver seu trabalho?
·
Você teria preferência na faixa etária do público que
iria te assistir?
·
Você pediria algum incentivo financeiro para os
espectadores?
OBS: tem artistas que passam o chapéu ou deixam alguma
caixinha para que, o público, coloque alguma contribuição
ATIVIDADE 03- Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.
QUESTÃO 2. Aprecie a imagem abaixo e leia o texto:
Abaporu
|
Autor:
Tarsila do Amaral
Data:
1928
Técnica:
óleo sobre tela
Dimensões:
85cm x 72cm
Localização:
museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA) |
Quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral
Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro,
da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi
pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor
Oswald de Andrade.
No quadro vemos a valorização do trabalho
braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental
(repare na cabeça minúscula).
Conheça abaixo uma análise mais
aprofundada da obra e os pormenores por trás da criação.
A tela foi pintada por Tarsila em janeiro
de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, como um
presente de aniversário.
Quando Oswald recebeu a tela ficou
imediatamente encantado e disse que aquele era o melhor quadro que Tarsila já
havia pintado. Os elementos que constam na tela, especialmente a inusitada
figura ao centro, despertaram em Oswald a ideia da criação do Movimento
Antropofágico.
O Movimento consistia na deglutição da
cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a
uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.
Disponível em: https://www.culturagenial.com/abaporu/. Acesso em:
Mais uma informação |
A obra acima traz uma das maiores produções do
movimento antropofágico. O referido movimento foi de extrema importância para a
cultura e arte do Brasil, uma vez que, o mesmo discutia a valorização da
cultura nacional, em um período onde a cultura européia era o centro do mundo.
O objetivo não era negar outras culturas, mas sim, assimilar as contribuições
positivas delas e não mais copiar.
QUESTÃO 1. Depois que você leu, apreciou e refletiu sobre
a obra Abaporu e o Movimento Antropofágico, explique qual é a importância da
valorização da cultura local?
QUESTÃO 2. A partir das informações que você recebeu,
das análises e reflexões acerca da obra e dos significados da mesma, você irá
fazer a sua criação seguindo algumas diretrizes:
- Reflita sobre qual assunto você quer trazer na sua
obra e depois crie um desenho no espaço abaixo utilizando as técnicas que você
já aprendeu.
- Atente-se para as cores que você vai usar no
trabalho, uma vez que, cada cor reflete emoções e sentimentos específicos.
- Na sua criação deverá conter um elemento da
cultura local, como por exemplo: frutos e frutas da região, Festas de Agosto,
espaços importantes da cultura de Montes Claros, espaços do seu bairro que você
queira trazer ou algum outro elemento que você considere importante.
- Coloque no seu desenho suas emoções, inquietações,
o seu olhar sobre o mundo ao seu redor. Lembre-se que através desse trabalho
você pode comunicar uma ideia e sentimentos.
ATIVIDADE 04- Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da
pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.
Lenine
Oswaldo Lenine Marcelo Pimentel, mais conhecido
como Lenine, nasceu no Recife, 02 de fevereiro de 1959, é um cantor,
compositor, arranjador, multi-instrumentista, letrista, ator, escritor, produtor musical, engenheiro químico, e ecologista brasileiro, ganhador de seis Grammy Latino, dois prêmios da APCA, e nove Prêmio da Música Brasileira. Contabiliza-se que
Lenine tenha escrito, gravado e produzido, mais de quinhentas canções, algumas
dessas gravadas por Maria Bethânia, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Gilberto Gil, entre outros.
Discografia
·
1983: Baque Solto
·
1993: Olho de Peixe — com Marcos
Suzano
·
1997: O Dia em Que Faremos
Contato
·
1999: Na Pressão
·
2002: Falange Canibal
·
2004: In Cité (ao vivo)
·
2006: Acústico MTV (ao vivo)
·
2008: Labiata
·
2010: Lenine.doc/Trilhas
·
2011: Chão
·
2015: Carbono
·
2016: The
Bridge - Live at Bimhuis (ao vivo)
·
2018: Em Trânsito (ao vivo)
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenine_(cantor). Acesso em: 31/08/2020.
O referido artista tem grandes canções. Abaixo temos uma
das suas músicas mais cantadas, Paciência. Aprecie a letra da música.
Paciência
(Carlos Eduardo Carneiro De Albuquerque Falcao / Oswaldo Lenine Macedo
Pimentel)
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de
calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida tão rara
Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência
Será que é o tempo que lhe falta pra
perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara, tão rara
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de
calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não
A vida não
para não
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibLf9P_xfyM. Acesso em: 31/08/2020.
QUESTÃO 1. Ao apreciar a música quais são os sentimentos
que ela desperta em você?
QUESTÃO 2. Qual a interpretação que você faz da letra da
música? Explique qual foi a sua compreensão sobre a mesma.
QUESTÃO 3. Escolha apenas uma imagem que você poderia
utilizar para representar a música e depois deixe sua imagem abaixo.
OBS: você pode imprimir uma imagem da internet,
recortar de uma revista ou jornal ou mesmo fazer o seu próprio desenho.
Ex: para mim, uma imagem que representa a música é
a de uma praia. Segue abaixo a imagem que eu escolhi.
Disponível em: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2019-11-08/5-praias-desconhecidas-proximas-de-sao-paulo-para-quem-quer-fugir-da-muvuca.html. Acesso em:
31/08/2020.
Deixe a sua imagem aqui:
|
ATIVIDADE 05- Em virtude da situação
de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória
Nº934/2020.
Querido aluno, agora é hora de você partilhar um
pouco do seu gosto musical.
Preencha o quadro abaixo:
Sobre o artista que você escolheu apresente
as informações que você sabe:
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Nome
do (a) artista:
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Onde
ele nasceu (cidade/estado):
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Idade:
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Tempo
de carreira:
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Estilo
musical que o (a) artista canta:
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Tem
algum CD gravado:
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Cite
o nome da música que você mais gosta desse artista:
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Qual
o motivo de fazer você gostar tanto desse (a) artista:
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O
(a) artista que você escolheu toca algum instrumento musical:
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Obs: caso
seja necessário, peça ajuda alguém na sua casa.
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