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sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ATIVIDADE DE E. RELIGIOSA (PROF. ANDRÉ) E ARTES (WALDIRENE CARDOSO) 8º ANO

 ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI

 

AULA 01- Concepções sobre a vida após a morte nas religiões.


Durante muito tempo considerava-se morte quando o coração deixava de bater e o ser vivo parava de respirar: com o avanço da ciência, a morte passou a ser entendida como um processo  em que os órfãos param de funcionar de maneira gradual. Socialmente, o ser humano busca maneiras para entender e lidar com a morte desde a pré-história. Para estudar esse período, as principais fontes históricas são vestígios arqueológicos.

Os sepultamentos são alguns dos vestígios mais antigos de práticas relacionadas à religião. Segundo estudiosos, desde a Pré-história, havia preparações para o sepultamento e podiam ser colocados, junto ao falecido, pertences pessoais e diversos objetos rituais, como armas e alimentos. Os objetos que acompanhavam o falecido no túmulo ou que eram depositados sobre ele e os rituais mortuários variavam de acordo com o status do indivíduo no grupo, o gênero, a idade e a causa da morte. Mesmo nos dias atuais, a morte pode ser encarada de diferentes maneiras, de acordo com as concepções de cada cultura.

Como seres biológicos, sabemos que somos finitos. Um dia, toda vida física chega ao fim. Por não ser possível evitarmos esse fato, ele pode causar desconforto.

Independente das crenças e dos conceitos sobre vida e morte, alguns valores como o amor, a esperança, a alegria, o perdão e a compaixão nos tornam pessoas melhores para o mundo. A vida é uma experiência, e o propósito das religiões é ajudar o ser humano a se tornar melhor para conviver em harmonia com as outras pessoas e com a natureza.

Judaísmo: Apesar das diferentes correntes, com diversas concepções, os judeus acreditam na

imortalidade da alma, na vida após a morte e no Juízo Final. O judaísmo tradicional prega que todas

as almas passam por um período de purificação e depois vão para o Jardim do Éden espiritual, onde

aguardarão o Juízo Final para retornar ao seu corpo, que terá sido reconstituído. A partir de então, serão imortais e viverão ao lado de Deus.

 

Cristianismo: A fé na ressurreição de Jesus Cristo e na sua mensagem são essenciais para obter a vida eterna após a morte. Os cristãos acreditam em Céu e Inferno, lugares para os quais as almas podem ir segundo o seu merecimento. As religiões cristãs interpretam de maneiras diferentes o que acreditam levar ao Céu ou ao Inferno e a possibilidade de interceder pela alma dos falecidos.

 

Islamismo: A crença em Deus (Alá) oferece a possibilidade de ultrapassar a condição mortal. Os

islâmicos acreditam no Juízo Final e, para aqueles que a merecerem, na dádiva da vida eterna.

 

Hinduísmo: O carma e a reencarnação são aspectos centrais do hinduísmo. O sentido da vida está

na superação do eu individual e das ilusões que impedem o conhecimento da realidade divina. Os hinduístas acreditam que, quando a alma se livra das ilusões e, portanto, do ciclo de reencarnação,

ela se une à energia divina, de onde poderá ser enviada para animar outro ser vivo.

 

Budismo: O sentido da vida é ultrapassar o sofrimento. Algumas escolas budistas acreditam na

reencarnação da alma; outras supõem que a alma é uma energia finita. Grande parte dos budistas,

assim como dos hinduístas, crê que, ao se libertar do ciclo da reencarnação, a alma se une à energia

divina, de onde poderá ser enviada para animar outro ser vivo.

 

PIAZZA, Waldomiro O. Religiões da humanidade. 4. ed. São Paulo: Loyola. 2005. p. 11.

ATIVIDADES:

 

1-Como o homem da Pré-História considerava a morte e em que estudos ele tirava suas primeiras conclusões?

2-Como eram realizados os sepultamentos segundo o homem da pré histórico?

3-Nos dias atuais como são feitos os sepultamentos?

4-O que é um ritual fúnebre?

 

5-Escreva no seu caderno algumas informações relativas ao que as religiões ensinam sobre a morte.

A)     Cristianismo:                      B)Judaísmo:      C)Hinduísmo:             D) Budismo:        E)Islamismo:

 

6-Você concorda que pensar na morte, nos ajuda a perceber a vida de uma forma diferente. Explique.

 

7-Você já perdeu alguém que amava. Qual mensagem você deixaria ao refletir sobre esse acontecimento.

 

8-“Nascemos para Deus e para Deus iremos retornar”. Você concorda com esta frase? Explique. 

 

AULA 02 - A ÉTICA: PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DA VIDA.

 


         O ser humano, ao longo da história das diferentes culturas, sentiu a necessidade de proteger e preservar a vida e, ao mesmo tempo, garantir uma convivência harmoniosa. As diferentes culturas desenvolveram e desenvolvem sistemas de regras, códigos, leis, princípios e valores que, com o passar do tempo, tornaram-se padrões de comportamentos que servem de parâmetros para discernir o que é correto ou não em uma organização social. Os princípios éticos contribuem para que a sociedade e os indivíduos tenham a oportunidade de refletir e gerar transformações.

As tradições religiosas devem propor a ética da alteridade, princípio que permite estabelecer uma relação respeitosa, fundada na acolhida, na liberdade e na responsabilidade, influenciando o modelo de convivência que a pessoa vive e o respeito que é capaz de expressar em relação a si mesmo e ao próximo. Por isso, a regra de ouro de várias culturas, sejam elas religiosas ou não, é que não se deve fazer ao outro aquilo que não queremos que façam conosco, ou dizendo de forma positiva, devo tratar os outros como eu gostaria de ser tratado. E isso não se refere só às pessoas, mas também a todos os seres: animais, vegetais e à natureza em geral, como os rios, as montanhas, os mares... No fundo, o que se quer cuidar e preservar a vida. Essa é a ética da reciprocidade, a ética da alteridade, ou seja, essa palavra alteridade vem de “alter = outro”. É a ética de respeito ao outros, aos diferentes de nós, sejam as pessoas ou a natureza e sua diversidade de formas e seres.

    Numa situação de pandemia como a que estamos vivendo, temos a chance de aprender coisas novas. Estão surgindo novos hábitos e costumes que irão se integrar com a cultura. O objetivo de tudo isso é

preservar a vida, garantir que as pessoas tenham saúde, não adoeçam e corram riscos. Há pessoas, no entanto, que não entendem isso e não se cuidam. Com isso, acabam fazendo com que o vírus contamine outras pessoas, produzindo um aumento no número de mortos.

POZZER, Adecir. Redescobrindo o universo religioso. 7º ano do Ensino Fund. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 46.

 

ATIVIDADE:

          1 – A partir das informações que você têm de noticiários de TV, rádio, internet, dos comentários das pessoas com as quais você convive, responda:

Tem crescido o desrespeito na nossa sociedade com a vida, seja das pessoas, seja da natureza?

Cite pelo menos dois casos que mostram se está crescendo ou não e explique-os.

 

          2 – Entreviste uma pessoa conhecida, pode ser um familiar ou vizinho, mas tenha cuidado e siga com o isolamento social pedido pelas autoridades sanitárias. Se puder, faça por meio digital, por exemplo, pelo telefone ou celular. As perguntas da entrevista são as seguintes:

A-    A atual pandemia está sendo uma oportunidade de aprendizado? Explique.

B-    Essa situação poderá mudar a cultura e os padrões de comportamento? Por quê?

 

3 – De acordo com a história da humanidade qual a melhor maneira encontrada pelo homem para preservar sua vida?

 

4 – De que forma as religiões tem contribuído para resgatar os valores éticos a favor da vida?

 

5 – Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

A) Alteridade

B) Reciprocidade

C) Resiliência

D) Ética

 

6 – Escreva um texto (16 linhas) relatando como você tem vivenciado esse período de pandemia, e quais as estratégias usadas para preservar a vida daqueles que você ama.

  

AULA 03- DOUTRINAS RELIGIOSAS

 


Doutrina é quando ocorre um agrupamento de diversos ensinamentos a respeito de uma crença ou de ensinamentos diversos onde existem seguidores. No campo religioso, temos a doutrina católica, espírita, messiânica, Budista, Judaica etc. Na doutrina espírita, o conceito básico é que o espírito é eterno e que principalmente, existe vida após a morte, dando inclusive, a possibilidade de um espírito reencarnar. Sendo assim, podemos entender que a doutrina religiosa é o agrupamento de diferentes ensinamentos sobre uma determinada religião. No mundo existem diversas doutrinas religiosas, a diferença entre elas está justamente nos ensinamentos dos seus dogmas. Uma das religiões mais populares do mundo é o Cristianismo, que possui dogmas e doutrinas específicos. Existem religiões que cultuam imagens, rituais e rezas e outras que não adotam esse tipo de prática e nem as vêem com bons olhos. Algumas também são pautadas nas questões que envolvem a paz e outras não, pelo contrário, que pregam a guerra, separação, perseguição e terror entre os povos.

Disponível:https://prosperity1.com.br/o-que-sao-doutrinas-religiosas/(adaptado).

 

ATIVIDADE

 

1 As Doutrinas Religiosas têm poder de influências na nossa vida?

 

2 – O que entendemos por Doutrina?

 

3) Marque V para verdadeiro e F para falso, nas alternativas abaixo:

(    )- Pode-se dizer que a doutrina se faz presente no momento em que captamos o significado e o valor das coisas.

(   )- A doutrina é um modo de ser, uma atitude de base a ser vivida em cada momento e em todas as circunstâncias.

(     )- A doutrina religiosa é o agrupamento de diferentes ensinamentos sobre uma determinada religião.

(    )- No mundo existem diversas doutrinas religiosas, a diferença entre elas está justamente nos ensinamentos dos seus dogmas.

 

4) Explique seu entendimento da mensagem abaixo:

Não importa qual a sua religião. O que importa é se ela transforma você em uma pessoa melhor.

 

5) Faça um texto de 16 linhas sobre Preconceito religioso.

 

6)Você tem a mente abertar e mesmo sem com a religiao do outro, agir com respeito. Explique.

AULA 04- Vida e morte: de onde viemos e para onde vamos?

 

Rafael Sabino

 


De onde vim e para onde vou são questionamentos que perseguem a humanidade há muito tempo e só tem respostas nas religiões. As pessoas aprendem a lidar com dúvidas e perdas através da fé. A relação entre vida e morte sempre foi muito estreita. Todas as religiões incentivam a vivência de valores como o amor ao próximo e a paz. A vivência desses valores garante uma “boa partida” para cada um, independente da crença.

Para o catolicismo, o céu começa aqui na Terra. Ter empatia e amor ao próximo torna o fiel merecedor do céu. Os ensinamentos católicos dizem que a forma como se vive na Terra define como será após a morte. As pessoas vivem apenas uma vez e são julgadas pelos seus atos na Terra. A partir daí vão para o céu, purgatório ou inferno.

Para o espiritismo, a morte é apenas uma passagem, e os seres humanos são seres reencarnados em busca de constante evolução espiritual. Essa religião acredita que Deus criou os espíritos sem discernimento do bem e do mal. Quando chegam à Terra passam por provações, e por causa do livre arbítrio tem o direito de escolher como querem viver. Com a morte física, o espírito segue uma jornada de evolução. Os que praticam o mal recebem novas chances por meio das reencarnações. Os que praticam o bem evoluem mais rapidamente.

Os candomblecistas devem viver de acordo com os princípios das divindades sagradas, principalmente daquelas que o rege. Devem também seguir as orientações dos zeladores de orixás. No candomblé não existe uma concepção de céu e inferno. Após a morte física, o egun (alma do falecido) é encaminhado pelos orixás Omulu e Iansã até o Ogun (mundo espiritual). Ali ele vai permanecer junto a outros seres ancestrais, orixás e guia.

Já os protestantes seguem os preceitos da Bíblia nas questões nas questões internas da igreja e também na família, no trabalho, na sociedade, nos relacionamentos e em todas as áreas. A morte foi inserida ao ser humano por causa do pecado de Adão. Os protestantes não acreditam em vida após a morte. Para eles, os seres são julgados por Deus e podem ir ao céu ou ao inferno. Ir para um ou para o outro está simplesmente na fé ou na rejeição do evangelho.

 

Adaptado de: https://www.univeritas.com/noticias/vida-e-morte-de-onde-viemos-e-para-onde-vamos

 

 

                                                    ATIVIDADES

 

1- Para quais perguntas somente as religiões tem respostas? Explique sua resposta.

 

2-A partir do texto marque a alternativa que contém a religião de acordo com a concepção de vida após a morte.

a)(    ) Católicos: a morte é o fim.

b)(    ) Protestantes: os seres são julgados por Deus e podem ir ao céu ou ao inferno.

c)(    ) Espiritismo: espíritos que têm o discernimento do bem e do mal.

d)(    ) Candomblé: para eles existe uma concepção de céu e inferno.

 

3- Marque V ou F para as afirmativas a baixo:

 

a) (   ) Católicos: céu, purgatório e inferno.

b) (   ) Espiritas: reencarnação, evolução e purgatório.

c) (   ) Protestantes: não seguem os preceitos da Bíblia.

d) (   ) Candomblé: não existe uma concepção de céu e inferno.

e) (   ) As pessoas aprendem a lidar com dúvidas e perdas sozinhos.

f) (   ) No candomblé há punição eterna.

 

4- Observe a imagem e responda se você acredita em um desses modelos de vida após a morte, ou outro modelo e por que você acredita ou não acredita.

 


5- Pesquise e copie como é a vida após a morte no islamismo.

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ATIVIDADES DE ARTES – PROFESSORA WALDIRENE CARDOSO

                                                                                                  

Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.

 

ATIVIDADE 01- Seguiremos dialogando sobre espaços de produção e apreciação da Arte.



 

Ao longo da história da humanidade, as manifestações artísticas sempre estiveram presentes. A arte é natural do ser humano. A mesma sempre foi manifestada de diferentes maneiras e em diversos lugares.

Com o passar do tempo o homem sentiu a necessidade de criar espaços específicos para apresentar variadas expressões artísticas. Mas isso não impede as mesmas de estarem presentes em lugares púbicos: ruas, praças, etc.

Nas cidades são vários os espaços próprios para a produção e apreciação da arte. Em Montes Claros, por exemplo, temos o Centro Cultural Doutor Hermes de Paula.

 

Disponível em: <https://portal.montesclaros.mg.gov.br/noticia/cultura/ha-40-anos-o-centro-cultural-hermes-de-paula-enaltece-a-cultura-de-montes-claros.  > Acesso em: 19/07/2019.

Centro Cultural Doutor Hermes de Paula: O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um complexo cultural público, administrado pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O espaço conta com uma sala de espetáculos - Auditório Cândido Canela, uma galeria de arte - Galeria Godofredo Guedes e uma biblioteca - Biblioteca Púbica Dr. Antônio Teixeira de Carvalho. Inaugurado em 1979, é um dos equipamentos culturais mais importantes do município para a promoção da arte e da cultura local. Ao longo dos anos vem recebendo importantes manifestações culturais, como recitais, espetáculos musicais, teatrais, de dança, palestras e seminários, colaborando sobremaneira para o desenvolvimento das artes de nosso município e da região norte-mineira.

 

Disponível em: http://www.montesclaros.mg.gov.br/cultura/espacos%20culturais.php. Acesso em: 29/08/2020.

 

Além do Centro Cultural, temos na cidade de Montes Claros, espaços como o Museu Regional, Casa de Cultura Márcia Prates, Atelier Felicidade Patrocínio, Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, Unimontes, estes dois últimos, responsáveis pela formação de profissionais da arte em diferentes linguagens.

Esses espaços físicos onde se produz e aprecia arte, são importantes lugares sociais, que permitem o acesso à cultura, através de eventos que proporcionam a apreciação e reflexão de obras artísticas e manifestações culturais variadas. Pelo Brasil e mundo afora, temos muitos desses espaços. Infelizmente nem todas as pessoas conseguem acessar esses espaços físicos que produzem arte, mas ainda bem que a mesma também se faz presente nos espaços públicos, nas grandes e pequenas cidades. A arte vai para as ruas, ao encontro do espectador.

Se pensarmos na origem, lembraremos que a arte surgiu assim: manifestações em cavernas, praças, etc. , onde todos, independentemente da classe social, tinham acesso à apreciação dessa. Nesse tipo de intervenção o público não é permanente, todos que passam, interagem de alguma forma com o que é apresentado. Alguns gostam, outros nem tanto, outros param para apreciar, não tem como passar imune. Desta forma, é possível se pensar na democratização da arte, uma vez, que a mesma é para todos.

 

Temos muitos artistas que levam o seu trabalho para as ruas. Em Minas Gerais, temos o famoso e talentoso Grupo de Teatro Galpão, nascido em Belo Horizonte (1982), conquistou o mundo inteiro com o seu trabalho de teatro de rua.

 

Depois das leituras e reflexões que fizemos, vamos responder algumas questões.

 

QUESTÃO 1. De acordo com o texto sobre o Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é possível inferir que:

 

A)  O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um espaço que não possui nenhuma expressividade para a arte local, uma vez que, o espaço é muito precário, não sendo possível utilizá-lo para nenhum tipo de manifestação artística.

B)  No Centro Cultural Doutor Hermes de Paula só é possível levar apresentações artísticas relacionadas à dança, uma vez que, na cidade de Montes Claros as outras linguagens artísticas não são propagadas.

C)  O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um espaço gerenciado pelo setor privado, sendo assim, as manifestações artísticas lá apresentadas são de excelente qualidade.

D)  O Centro Cultural Doutor Hermes de Paula é um importante complexo artístico e cultural da cidade de Montes Claros, que possibilita aos artistas da cidade a oportunidade de levar para apreciação do público os seus trabalhos nas diferentes linguagens artísticas.

 

QUESTÃO 2Leia as afirmativas abaixo:

 

I)       O Centro Cultural Hermes de Paula pode ser considerado um importante patrimônio cultural de Montes Claros.

II)    As manifestações artísticas apresentadas em espaços públicos são consideradas menos importantes do que as apresentações feitas em espaço fechado.

III) Na cidade de Montes Claros é proibida qualquer manifestação artística nas ruas.

IV)  Ter um espaço como o Centro Cultural Hermes de Paula é importe para a valorização da cultura da cidade de Montes Claros.

 

Estão corretas somente as alternativas:

A)     I e IV                                 B)     II e IV                             C)     I, II e IV                            D)     I e III

Observe a imagem abaixo para responder à questão:


QUESTÃO 3. Na imagem temos uma manifestação artística surgida nas ruas de Nova Iorque (EUA) que ganhou a atenção do mundo inteiro e hoje é muito presente em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Qual gênero artístico aparece na imagem?

 


A)     Grafite                   B)     Pop Art                     C)       Hip Hop


Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/09/10/interna_gerais,899174/grafite-ganha-espaco-nas-ruas-de-bh.shtml. Acesso em: 08/05/2019.

 

QUESTÃO 4. Na sua opinião, qual a importância de se levar a arte para espaços públicos?


ATIVIDADE 02-  Caro (a) aluno (a), observe algumas expressões artísticas abaixo realizadas nas ruas, leia um pouco sobre os artistas que as produz e depois faça a sua produção.

 

Os Gêmeos

Nascidos em São Paulo, os irmãos univitelinos, Otávio e Gustavo Pandolfo, formam a dupla de artistas de rua brasileiros, mais famosa, dentro e fora do País. Seus grandes personagens de pele amarela são muito característicos ― é difícil não identificar o traço da dupla.

Os Gêmeos começaram aos 13 anos, grafitando os muros do bairro Cambuci. Hoje, eles já pintaram edifícios nos EUA, Portugal, Inglaterra, Grécia e Cuba.

 

Disponível em: https://plataoplomo.com.br/artistas-de-rua-brasileiros/. Acesso em: 30/08/2020.

 

Jesuton

 

Jesuton, nome artístico de Rachel Jesuton Olaolu Amosu. É uma cantora britânica que começou a fazer sucesso cantando nas ruas do Rio de Janeiro e com vídeos de pessoas que assistiram as suas apresentações que foram postos em sites como o YouTube. Ela é conhecida por fazer cover de artistas como AdeleAmyWinehouseRoberta Flack e The Rolling Stones.

 


Em 2013 gravou três canções, I'llNever Love This Way Again, para a trilha sonora da telenovela Salve Jorge, Holocene, para Flor do Caribe e BecauseYouLoved Me, para Sangue Bom, todas da Rede Globo.


Em 2014, a cantora lançou ainda “Show Me Your Soul”, DVD com releituras de clássicos da soul music que contava com a participação especial do Marcelo D2.

Lançado em 2017, HOME, o seu primeiro álbum de músicas autorais, com produção assinada pelo reverenciado Mario Caldato Jr. (Beastie BoysMarisa MonteSeu Jorge), revelou Jesuton como uma compositora com sensibilidade para nos levar em jornadas de descobertas profundas.

 

Disponível em: https://www.dicasnoticiaseafins.com/fotos-musicas-videos-jesuton-cantora-de-rua-rio-de-janeiro/. Acesso em: 31/08/2020.

 

Grupo de Teatro Galpão

Companhia de origem no teatro popular e de rua, que leva para o espetáculo um trabalho resultante da pesquisa de diversos elementos cênicos e linguagens, como o circo, a música, farsa e o melodrama.

Criada em Belo Horizonte, por Teuda Bara, Eduardo Moreira, Wanda Fernandes, Antonio Edson e Fernando Linares, em 1982.

Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo115514/grupo-galpao. Acesso em: 01/08/2020.

Espetáculo Romeu e Julieta: 1992 – 1994 | 1995 – 2003 | 2012 -2013


 

Disponível em: https://www.grupogalpao.com.br/romeu-julieta/. Acesso em 29/08/2020.


QUESTÃO 1. A partir das informações que você tem sobre a importância da arte e dos artistas na rua faça a atividade.

Considere uma situação hipotética, em que você irá para as ruas desenvolver um trabalho artístico. Para tanto, é necessário pensar o quê você quer atingir com o mesmo. Sendo assim, é preciso refletir e responder algumas questões importantes.

·         Por que você considera o seu trabalho relevante?

·         Qual mensagem você gostaria de levar?

·         Como você gostaria que o público recebesse o seu trabalho?

·         Qual linguagem artística você gostaria de realizar?    Caso você queira pode utilizar mais de uma linguagem.

·         Qual o local da cidade ou do seu bairro você gostaria de desenvolver seu trabalho?

·         Você teria preferência na faixa etária do público que iria te assistir?

·         Você pediria algum incentivo financeiro para os espectadores?

OBS: tem artistas que passam o chapéu ou deixam alguma caixinha para que, o público, coloque alguma contribuição

 ATIVIDADE 03-  Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.

 

QUESTÃO 2. Aprecie a imagem abaixo e leia o texto:

 

 


 


Abaporu

 

 

 

Autor: Tarsila do Amaral

 

Data: 1928

 

Técnica: óleo sobre tela

 

Dimensões: 85cm x 72cm

 

Localização: museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA)

 

Quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral

 

Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade.

No quadro vemos a valorização do trabalho braçal (observe o pé e a mão enormes) e a desvalorização do trabalho mental (repare na cabeça minúscula).

Conheça abaixo uma análise mais aprofundada da obra e os pormenores por trás da criação.

A tela foi pintada por Tarsila em janeiro de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, como um presente de aniversário.

 

Quando Oswald recebeu a tela ficou imediatamente encantado e disse que aquele era o melhor quadro que Tarsila já havia pintado. Os elementos que constam na tela, especialmente a inusitada figura ao centro, despertaram em Oswald a ideia da criação do Movimento Antropofágico.

O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/abaporu/. Acesso em:

Mais uma informação

 

A obra acima traz uma das maiores produções do movimento antropofágico. O referido movimento foi de extrema importância para a cultura e arte do Brasil, uma vez que, o mesmo discutia a valorização da cultura nacional, em um período onde a cultura européia era o centro do mundo. O objetivo não era negar outras culturas, mas sim, assimilar as contribuições positivas delas e não mais copiar.

 

QUESTÃO 1. Depois que você leu, apreciou e refletiu sobre a obra Abaporu e o Movimento Antropofágico, explique qual é a importância da valorização da cultura local?

 

 QUESTÃO 2. A partir das informações que você recebeu, das análises e reflexões acerca da obra e dos significados da mesma, você irá fazer a sua criação seguindo algumas diretrizes:

 

- Reflita sobre qual assunto você quer trazer na sua obra e depois crie um desenho no espaço abaixo utilizando as técnicas que você já aprendeu.

- Atente-se para as cores que você vai usar no trabalho, uma vez que, cada cor reflete emoções e sentimentos específicos.

- Na sua criação deverá conter um elemento da cultura local, como por exemplo: frutos e frutas da região, Festas de Agosto, espaços importantes da cultura de Montes Claros, espaços do seu bairro que você queira trazer ou algum outro elemento que você considere importante.

- Coloque no seu desenho suas emoções, inquietações, o seu olhar sobre o mundo ao seu redor. Lembre-se que através desse trabalho você pode comunicar uma ideia e sentimentos.

 

ATIVIDADE 04-  Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.

 

Lenine

 

Oswaldo Lenine Marcelo Pimentel, mais conhecido como Lenine, nasceu no Recife, 02 de fevereiro de 1959, é um cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista,  letristaatorescritorprodutor musicalengenheiro químico, e ecologista brasileiro, ganhador de seis Grammy Latino, dois prêmios da APCA, e nove Prêmio da Música Brasileira. Contabiliza-se que Lenine tenha escrito, gravado e produzido, mais de quinhentas canções, algumas dessas gravadas por Maria BethâniaDaniela MercuryElba RamalhoMilton NascimentoGilberto Gil, entre outros.

 

Discografia


·         1983: Baque Solto

·         1993: Olho de Peixe — com Marcos Suzano

·         1997: O Dia em Que Faremos Contato

·         1999: Na Pressão

·         2002: Falange Canibal

·         2004: In Cité (ao vivo)

·         2006: Acústico MTV (ao vivo)

·         2008: Labiata

·         2010: Lenine.doc/Trilhas

·         2011: Chão

·         2015: Carbono

·         2016: The Bridge - Live at Bimhuis (ao vivo)

·         2018: Em Trânsito (ao vivo)


 

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenine_(cantor). Acesso em: 31/08/2020.

 

O referido artista tem grandes canções. Abaixo temos uma das suas músicas mais cantadas, Paciência. Aprecie a letra da música.

 

Paciência

(Carlos Eduardo Carneiro De Albuquerque Falcao / Oswaldo Lenine Macedo Pimentel)

 

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida tão rara

Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência

Será que é o tempo que lhe falta pra perceber
Será que temos esse tempo pra perder
E quem quer saber
A vida é tão rara, tão rara

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei, a vida não para
A vida não para não

A vida não para não

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ibLf9P_xfyM. Acesso em: 31/08/2020.

 

QUESTÃO 1. Ao apreciar a música quais são os sentimentos que ela desperta em você?

 

QUESTÃO 2. Qual a interpretação que você faz da letra da música? Explique qual foi a sua compreensão sobre a mesma.

 

QUESTÃO 3. Escolha apenas uma imagem que você poderia utilizar para representar a música e depois deixe sua imagem abaixo.




OBS: você pode imprimir uma imagem da internet, recortar de uma revista ou jornal ou mesmo fazer o seu próprio desenho.

 

Ex: para mim, uma imagem que representa a música é a de uma praia. Segue abaixo a imagem que eu escolhi.

 

Disponível em: https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2019-11-08/5-praias-desconhecidas-proximas-de-sao-paulo-para-quem-quer-fugir-da-muvuca.html. Acesso em: 31/08/2020.

Deixe a sua imagem aqui:

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 05- Em virtude da situação de calamidade pública decorrente da pandemia COVID-19, medida provisória Nº934/2020.

 

Querido aluno, agora é hora de você partilhar um pouco do seu gosto musical.

 

 

 

Preencha o quadro abaixo:

 

Sobre o artista que você escolheu apresente as informações que você sabe:

 

Nome do (a) artista:

 

 

Onde ele nasceu (cidade/estado):

 

 

Idade:

 

 

Tempo de carreira:

 

 

Estilo musical que o (a)  artista canta:

 

 

Tem algum CD gravado:

 

 

Cite o nome da música que você mais gosta desse artista:

 

 

Qual o motivo de fazer você gostar tanto desse (a) artista:

 

 

 

 

 

 

O (a) artista que você escolheu toca algum instrumento musical:

 

 

 

Obs: caso seja necessário, peça ajuda alguém na sua casa.

 

  

 

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“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

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