ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSOR: WARLEY GLEISON DIAS
O MOVIMENTO E A
SAÚDE
v O IMC ( ÍNDICE DE
MASSA CORPORAL)
O IMC (Índice de Massa Corporal) é um padrão internacional de cálculo da
obesidade de um indivíduo adotado pela OMS(Organização Mundial da Saúde).
O método, desenvolvido pelo Belga
Lambert Quételet no fim do século XIX é a forma mais fácil de saber se uma
pessoa está com o peso ideal ou não. A altura(calculada em metros) e o
peso(calculado em quilogramas) do indivíduo são os dois fatores levados em
conta no cálculo do IMC. Para calcularmos o índice basta dividirmos o peso de
uma
pessoa pela sua altura ao quadrado:
IMC = Massa / Altura²
Após o cálculo do índice, a OMS adota uma tabela que indica os graus de
obesidade e
fator de risco para a saúde do indivíduo.
Resultado |
Situação |
➢ Abaixo de 17 |
➢ Muito abaixo do peso |
➢ Entre 17 e 18,49 |
➢ Abaixo do peso |
➢ Entre 18,5 e 24,99 |
➢ Peso normal |
➢ Entre 25 e 29,99 |
➢ Acima do peso |
➢ Entre 30 e 34,99 |
➢ Obesidade I |
➢ Entre 35 e 39,99 |
➢ Obesidade II (severa) |
➢ Acima de 40 |
➢ Obesidade III (mórbida) |
❖ ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
1)
Calcule o
seu “ IMC”(Índice de Massa Corporal) e com base na leitura e compreensão dos
textos já estudados, elabore um plano de dieta alimentar focando a sua
necessidade de perda ou ganho de peso conforme o seu resultado do IMC.
O que é o sedentarismo?
Muito se fala sobre sedentarismo, mas você sabe
exatamente o que o termo significa? Ele se refere a não ter o hábito de
realizar atividades físicas, ou fazê-las com pouca frequência. Isso faz com que
o gasto calórico seja reduzido. Em geral, considera-se que o mínimo de calorias
que deve ser gasto por semana em atividades físicas é de 2.200. Ou seja,
quem está abaixo desse índice pode ser considerado sedentário. Isso dá um pouco
mais de 300 calorias por dia. Dessa forma, a única forma de combater o
sedentarismo é queimando essas calorias de forma regular. A prática de
atividade física se mostra como a melhor alternativa para isso, além de trazer
outros benefícios para a saúde.
Quais os principais malefícios causados pelo sedentarismo?
Dentre os
principais malefícios do sedentarismo podemos citar:
· A obesidade;
· O surgimento de doenças com o aumento do colesterol e dos triglicérides;
· A atrofia muscular;
· O enfraquecimento dos ossos;
· Entre outros.
Como combater o sedentarismo?
Já é sabido que o
sedentarismo além de causar doenças sérias e crônicas à saúde corporal, pode
ainda aumentar as chances de iniciar uma possível “depressão”. Então, por isso,
existem algumas maneiras de se evitar e combater esse mal que assola uma
maioria significativa de pessoas que não dão a devia importância a esse
problema de saúde pública. Vamos a elas:
Ø Prática de esportes em geral;
Ø Subir escadas com mais regularidade;
Ø Fazer caminhadas com frequência semanal;
Ø Dançar e se mexer com movimentos corporais organizados.
Ø Dicas de exercícios físicos
orientados para vivências práticas de combate ao sedentarismo em casa.
1º) Alongamento dinâmico
global (ativação do corpo).
2º) Pular corda 5 vezes durante um minuto ou 30 segundos, dependendo do condicionamento físico de cada um.
ü Observação: Antes de iniciar
a atividade física é indispensável usar tênis e roupas leves esportivas para praticar
os exercícios físicos.
ATIVIDADES DE
EDUCAÇÃO FÍSICA- PROFESSOR: WARLEY
GLEISON DIAS
ESPORTES
de COMBATE
A
Esgrima
Esgrima é um esporte olímpico disputado com
espada, florete e sabre, que tem como objetivo tocar o adversário com uma
dessas armas brancas - de acordo com a modalidade da disputa - sem que haja
contato corporal.
Os equipamentos que são
necessários para o combate
As armas atualmente utilizadas nos duelos
são o florete, a espada e o sabre.
1) Florete: É uma arma bastante leve e
pequena (mede aproximadamente 90 centímetros), por isso é uma das mais
populares entre os esgrimistas, tornando-a bastante indicada para aprendizes;
2) Espada: É uma arma bastante dura e que
pode atingir todo o corpo do adversário. Por isso, o esgrimista deve se posicionar
mais verticalmente, o que faz da espada um instrumento mais apropriado às
pessoas mais altas;
3)
Sabre: É a mais flexível das três armas, por isso exige uma luta muito ágil. A
preparação física do atleta com o sabre deve ser bastante intensa, uma vez que
o duelo com o sabre exige muita rapidez. O toque no adversário, com esse
instrumento, pode ser feito com a ponta ou com o corte.
As roupas utilizadas para a prática são
brancas, acompanhadas de luvas na mão que empunhará a arma, máscara protetora e
colete protetor. No caso das mulheres, há um colete protetor especial para os
seios.
Regras da esgrima
Ø
A esgrima é disputada em uma pista
que mede 14 x 2 m e tem duas fases: classificatória e eliminatória.
Ø
Na classificatória, os combates são
feitos entre todos os atletas até que alguém consiga marcar cinco pontos.
Ø
Na fase seguinte, a disputa é feita
num intervalo de três saltos de três minutos cada. A cada salto, há uma pausa
de 1 minuto.
Ø
Ganha a disputa o esgrimista que
tiver mais pontos, num total de 15.
Ø
Os pontos são computados de forma
eletrônica. Isso acontece porque a roupa dos esgrimistas têm sensores. Antes de
ser adotada essa forma, as armas traziam vestígios de giz que marcavam a roupa
do adversário, o que dificultava a votação feita pelos juízes.
Ø
O objetivo
é atingir o tronco do esgrimista adversário com a ponta do florete. No caso da
espada, a sua ponta pode atingir qualquer parte do corpo. Enquanto isso, a
ponta do sabre e mais ⅓ da arma (medida a partir da ponta), pode atingir a
cintura ou a região em torno dela.
Ø
DURAÇÃO DO CONFRONTO:
– Os
confrontos de esgrima são divididos em três rounds de três minutos cada;
– Ao final de cada round, ocorre uma paralisação de um minuto para descanso dos
atletas (nas lutas com sabre, ocorre uma pausa de um minuto quando um dos
competidores atinge a marca de oito pontos);
– Ao final dos três rounds, o competidor que acumular mais pontos vence a
disputa;
– Caso um dos atletas atinja a marca de 15 pontos, torna-se o vencedor automaticamente,
dando fim à disputa;
– Em caso de empate após três rounds, é disputado um round de desempate de até
um minuto. O competidor que marcar um ponto primeiro torna-se o vencedor.
Ø INÍCIO DO CONFRONTO E POSICIONAMENTO
– Os confrontos são iniciados com os
atletas se posicionando a uma distância de dois metros cada do meio da
pista, e só podem se mover após autorização do árbitro;
– Após cada pontuação, o cronômetro é paralisado e os atletas
devem voltar às respectivas marcas iniciais de dois metros;
– O confronto é reiniciado com nova autorização do árbitro e o cronômetro
volta a correr;
– Após os intervalos, o mesmo procedimento do início do confronto é repetido.
As técnicas e táticas de um combate de esgrima
1º- Posição das mãos:
a)
Posições com a mão em
pronação:
QUARTA: mão para dentro, unhas para cima e ponta mais alta que a mão.
SEXTA: mão para fora, unhas para cima e ponta mais alta que a mão.
SÉTIMA: mão para dentro, unhas para cima e ponta mais baixa que a mão.
OITAVA: mão para fora, unhas para cima e ponta mais baixa que a mão.
b) Posições com a mão
em supinação:
TERÇA: mão para fora, unhas para baixo e ponta mais alta que a mão.
QUINTA: mão para dentro, unhas para baixo e ponta mais alta que a mão.
SEGUNDA: mão para fora, unhas para baixo e ponta mais baixa que a mão.
PRIMA: antebraço sensivelmente na horizontal, a mão torcida, unhas voltadas para fora, o polegar baixo e a
ponta mais baixa que a mão.
Quais são os Golpes utilizados na esgrima?
Os
golpes utilizados no combate da esgrima são feitos com o sabre, o florete e
espada.
Golpe com o sabre: com até 1,05 metro, pode ser usado
para atingir com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima desta e vale
golpes com qualquer parte da arma.
Golpe com a espada e o florete:
a espada e o
florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o
adversário com a parte da ponta da arma. Com o florete, a arma mais
leve, só vale quando a ponta atinge o tronco. Com a espada, que tem
a lâmina mais rígida, você pode tocar o adversário em
qualquer parte do corpo.
Atividade de fixação sobre a Esgrima.
1)
O que você aprendeu
sobre os golpes da esgrima e as partes do corpo que podem ser tocadas pelas
armas?
2)
Quais são os golpes permitidos
no combate da esgrima?
3)
Escreva algumas regras
da esgrima que você aprendeu.
ESPORTES
de COMBATE
O
Jiu-Jitsu
Os movimentos do jiu-jitsu
·
Projeção ou queda: É qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.
·
Passagem de guarda: É quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre
suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal
e mantendo-o dominado.
·
Joelho na barriga: É quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho
sobre sua barriga, imobilizando-o.
·
Montada: É quando o lutador monta em seu adversário tendo seus joelhos e seus
pés no solo Pegada pelas costas: Movimento em que o lutador pega seu adversário
pelas costas utilizando os pés.
·
Raspagem: Movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas
pernas, e consegue inverter as posições.
As faixas do jiu-jitsu
Os estilos mais tradicionais do
ensino do jiu-jitsu adotam o chamado método menkyo para classificar as
graduações dos lutadores. Tal método para dividir os aprendizes de acordo com
seu desempenho se baseia na seguinte sequência de cores:
1-
Cinza, 2-Amarela, 3-Laranja, 4-Verde, 5- Azul, 6- Roxa, 7- Marrom, 8-
Preta, 9- Coral, 10- Vermelha.
A função do árbitro no combate
·
Caberá ao árbitro chamar os
atletas para a área de luta no início do combate.
·
Caberá ao árbitro fazer a
checagem final de todas as exigências de vestimenta, higiene, etc.
·
O árbitro (no Brasil chamado
de juiz na linguagem coloquial) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as
regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto ao qual estão submetidos
e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo
incomum ocorre.
Os Equipamentos do
Jiu-Jitsu
1-
Faixa |
2- Kimono
|
3- Bolsa para guardar o
equipamento |
4- Kimono |
As características
técnicas e táticas do Jiu-jitsu
São muitas as técnicas
do Jiu-jitsu, aproximadamente umas cento e oitenta. Essas técnicas são
divididas em:
- traumatizantes:
socos e chutes.
- desequilibrantes:
quedas.
- de solo:
imobilização do adversário no chão.
- de arremesso: envio
do corpo do adversário ao chão.
Os principais golpes no jiu-jitsu são:
Projeção ou Queda – Fazer o adversário cair no chão.
A relação entre a colaboração e a competição no
combate de Jiu-jitsu.
Dentro de uma luta de Jiu-jitsu um
resultado pode ser imprevisível, mas tendo a consciência que os detalhes podem
fazer diferença e colaborar para um resultado positivo ou negativo dentro do
Jiu-jitsu o atleta começa a ter mais concentração na luta e pode traçar uma
estratégia melhor. Um pecado mortal que a maioria dos atletas comete é não
jogar com a regra ela deve ser utilizada como uma aliada dentro do seu jogo e
não só como uma forma de regulamentar o esporte para que ele não vire uma zona.
As regras são muito importantes para
o combate leal entres os competidores, sem elas muitas pessoas não estariam
praticando o Jiu-jitsu e provavelmente as que lutassem teriam lesões
gravíssimas decorrentes de golpes que graças as regras são proibidas.
O objetivo das regras é óbvio:
regulamentar a pratica do esporte, garantir a integridade física dos atletas e
promover lutas justas. O problema é que muitos praticantes só se preocupam com
os rolamentos e esquecem que as técnicas são a principal ferramenta do
Jiu-jitsu e elas nos dão a possibilidade de vencer nossos oponentes de maneira
eficaz e sem muito esforço. Porém são poucos atletas que são conhecedores das regras
e jogam com ela a seu favor.
Atividade de fixação sobre o Jiu-Jitsu
1)
Escreva o que você aprendeu sobre os movimentos
praticados no Jiu-Jitsu.
2)
Quais são as faixas de graduação no Jiu-Jitsu?
3)
Cite algumas funções do árbitro no Jiu-jitsu.
ESPORTES de
COMBATE
A luta de braços
“A luta de braços é uma atividade esportiva em que dois
contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre uma superfície horizontal,
enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer
o adversário desdobrar o braço.”
A Origem da luta de
braços
Fica difícil definir precisamente a origem dessa luta, mas existem
indícios que comprovam a sua utilização em civilizações antigas como egípcia,
grega e romana.
A Luta de
Braço tornou – se um esporte oficial internacionalmente em 1967 quando foi
fundada a W.A.F ( WORLD ARMWRESTLING FEDERATION ), federação esta que hoje tem
cerca de 117 países filiados. No Brasil a Luta de Braço tornou – se oficial em
1977 quando a modalidade foi incluída na Confederação Brasileira de Culturismo
entidade eclética em que era responsável pela Luta de Braço, Levantamento
Básico de Potência e Culturismo. A equipe brasileira tem a oportunidade de
participar do primeiro torneio mundial existente dessa modalidade, que
aconteceu no mês de novembro no Canadá.
Partindo deste momento o Brasil esteve
presente em todos os campeonatos mundiais realizados até hoje. Tendo
o Brasil ficado sempre entre os primeiros, atualmente Luta de Braço Brasileira
é a primeira no Ranking Mundial Feminino, Primeira no Masculino, Segundo
na Categoria Máster +40, Terceiro na Categoria Júnior e Penta-Campeão Mundial
para portadores de Deficiência Física, a modalidade cresceu muito desde a
criação da Confederação Brasileira de Luta de Braço no ano 1994.
A
Confederação Brasileira de Luta de Braço sempre foi prestigiada pelo Governo
Federal, desde a organização do Campeonato Mundial de 1981 em Brasília,
sendo que desta forma graças ao apoio recebido pela Secretaria Nacional de
Esportes de Alto Rendimento, Ministério de Esportes e mais recentemente
Secretaria da Juventude Esporte e Lazer do estado de São Paulo é mantido
Equipes Júnior, Adulto, Máster, e Portadores de Deficiência Física participando
em todos os Campeonatos Mundiais.
As técnicas e métodos profissionais para vencer uma disputa de luta de
braço.
Existem
3(três ) técnicas muito eficientes para sair com a vitória numa disputa de luta de braço. Vamos a elas:
“HOOK / GANCHO”
Este é a técnica mais básica do braço de ferro,
usada por grande parte dos armwrestlers (lutadores de braço) em torneios: o gancho. Para
fazê-la, você deve girar o pulso para dentro e trazer o braço para próximo de
você. Assim, você utilizará vários músculos do corpo no movimento de ataque,
enquanto o seu adversário fará toda a defesa com o braço apenas.
“TOP ROLL / ROTAÇÃO SUPERIOR”
O top roll ficou famoso no
filme Falcão – O Campeão dos Campeões, em que Sylvester
Stallone interpreta um caminhoneiro rumo a Las Vegas para o campeonato mundial
de armwrestling. Caso o seu adversário seja maior do que você, esta
é a manobra a ser usada. O segredo do top roll é envolver o topo da mão dele com a
palma da sua, praticamente abraçando o seu dedão. Ao
fazer isso, o pulso dele ficara torcido e o braço, sem força.
“SHOULDER PRESS / PRESSÃO DE OMBRO”
Às vezes, a parte mais difícil de uma partida
é finalizá-la. E se o seu adversário tiver um condicionamento superior,
ele pode te segurar até deixar o seu braço cansado, e depois apenas virar você
de primeira.
Para não correr este risco, use a força do
ombro e jogue uma pá de cal nas pretensões dele. Você deve girar o
corpo e deixar o seu ombro na direção em que deseja empurrar o braço. Se o
adversário não tiver uma força sobre-humana, sem dúvida vai ceder ao
golpe.
EXTRA: TREINE OS MÚSCULOS
Os músculos envolvidos numa luta de braço são: o bíceps, o tríceps do
braço e o braquirradial do antebraço.
As regras da luta
de braços.
O órgão que
regulamenta as regras e as competições da luta de braços é a C.B.L.B.H-
Confederação Brasileira de Luta de Braço e Halterofilismo
1-
Só poderão participar atletas maiores de 18 anos e
menor com autorização dos pais.
2-
Os competidores só poderão inscrever -se de acordo
com as categorias de inscrições em cada campeonato.
3- A pesagem dos atletas dever terminar uma hora antes do início da
competição.
A PEGADA:
4-
Os competidores deverão apresentar- se com o braço
nu, as unhas dever estar bem aparadas.
5-
A mão livre dever segurar o pino lateral.
6-
O cotovelo do braço de combate ser colocado sobre o
apoio da superfície de disputa.
7-
As mãos devem estar alinhadas no centro da mesa,
com os polegares unidos e entrelaçados, a falange distal do polegar deve estar
à vista.
8- Os pulsos não podem estar
curvados ou dobrados, mas sim alinhados.
9- Haverá dois árbitros, um central para o alinhamento dos punhos e sinal
de partida e o outro auxiliando para que não haja faltas.
10-
O tempo de cada luta é ilimitado.
11-
Haverá um descanso de 30 segundos após uma falta.
12-
Os atletas terão 1 minuto para alinhar- se, se isto
não ocorrer, o árbitro será o responsável pelo alinhamento.
AS FALTAS:
13-
O cotovelo não pode em momento nenhum perder o
contato com o apoio de mesa.
14-
Soltar a mão ou abri-la após o sinal de partida.
15-
Largar a mão do pino.
16-
Os ombros devem estar alinhados à mesa. (o árbitro
deve conseguir passar a mão entre o bíceps e o antebraço).
17-
Manter o pulso dobrado em posição perdedora por
mais de 15 segundos.
18-
A mão ser apoiada pelo ombro.
19-
Cada duas faltas equivale a uma derrota.
20-
Toda falta feita em posição perdedora equivale a
uma derrota.
21-
As disputas serão realizadas em dupla eliminatória
e a final no sistema melhor de 3.
22-
Os dois pés sem o contato do chão.
23- Qualquer atitude desleal ao oponente.
Atividade de Fixação
1) Quais são os
dois músculos principais que são acionados na disputa de luta de braços?
2) Cite 3 faltas
que não podem ocorrer na luta de braços.
3) Escreva o
nome de uma das técnicas utilizadas profissionalmente para vencer uma disputa
de luta de braços.
v
Sugestão de vivência
prática em casa.
Realize uma disputa de luta de braço em casa, onde você e o seu oponente
possam vivenciar esse esporte de contato entre os braços, obedecendo as regras
que foram aprendidas aqui nesse estudo.
Ø Dica de preparação: Antes de iniciar a disputa
de luta de braços, realize um alongamento estático e dinâmico dos músculos
envolvidos. Nas imagens abaixo têm exemplos de como você poderá fazer esses
alongamentos dos músculos.
Alongamentos da musculatura do tronco e membros superiores
Alongamento e relaxamento do bíceps e tríceps
braquial.
Contração
e relaxamento de Bíceps e Tríceps |
|
|
ESPORTES de COMBATE
O sumô
“O sumô é
uma luta de origem japonesa, na qual dois lutadores se
enfrentam em um ringue de formato circular (sem as “cordas” como as de boxe). O
objetivo da luta é derrubar o adversário ou empurrá-lo para fora do ringue.
... A origem do sumô é um tanto mitológica.”
A
história do Sumô
Certamente você já ouviu falar do sumô,
não é? O sumô é um dos principais esportes do Japão. Tamanha é sua importância,
que nas principais disputas, o prêmio é entregue pelo primeiro-ministro
japonês. É uma luta marcial que consiste em empurrar o adversário para fora do
ringue (que não tem cordas) e não são permitidos socos, chutes, etc. As lutas
são extremamente rápidas e não passam de 15 segundos. São raras as ocasiões que
passam de 1 minuto, levando a torcida ao êxtase. Durante a luta, é usado apenas
o mawashi, ou seja, uma faixa de tecido grosso, que cobre as partes intimas e a
cor desse representa a região de origem do lutador. O mawashi é enrolado em
volta da cintura do lutador e pode ser agarrado pelo adversário com a
finalidade de efetuar golpes.
A referência mais antiga é do século 2
a.C., há mais de 2 mil anos. Dois mitos explicam a origem do sumô: ele seria
influenciado pela observação dos duelos entre ursos da ilha de Hokkaido ou
relembraria o desafio entre os deuses Takemikazuchi e Takeminakata pelo
controle das ilhas da costa de Izumo, sendo este último um mito de origem
xintoísta (antiga religião politeísta do Japão).
Curiosidades
•
Há anualmente seis grandes torneios, chamados hon-basho. Para alcançar tais
torneios, os lutadores chamados de rikishi, passam por rigorosos treinamentos.
Eles passam por uma dieta reforçada de 16 mil calorias diárias (o que uma
pessoa normal come em uma semana).
•
Não existe separação por peso no sumô. Podendo assim um lutador enfrentar outro
com o dobro do seu peso.
•
A 6 divisões básicas no sumo que ditam o poder e a hierarquia do lutador. Sendo
a maior divisão a Makuuchi e a mais baixa a Jonokuchi. Para que o lutador suba
seu ranking basta ele vencer a maioria dos seus ataques nos torneios
principais.
•
O sumô foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século 20.
Já em 1914 aconteceu o primeiro campeonato, no interior de São Paulo. Em 1998
foi criada a Confederação Brasileira de Sumo, sendo que o Brasil sediou o
primeiro Campeonato Mundial de sumô disputado fora do Japão em 2000.
Afinal,
o que é o Sumô?
Sumô (português
brasileiro) ou Sumo (português europeu) (相撲 sumō?) é
um desporto de luta competitiva
de contato no qual um rikishi (lutador)
tenta forçar outro lutador para fora de um ringue circular (dohyō)
ou tocar o solo com qualquer parte do corpo que não as solas dos pés. O esporte
originou-se no Japão,
o único país no qual ele é praticado profissionalmente. Ele é geralmente
considerado um gendai budō (uma arte marcial japonesa moderna),
embora sua definição seja imprecisa, visto que o esporte possui uma história
que data de séculos. Muitas tradições antigas foram preservadas no sumô e mesmo
hoje o esporte inclui muitos rituais, como o uso da purificação pelo sal, da
época quando o sumô era usado na religião
xintoísta. A vida de um lutador é altamente
rígida, com regras definidas pela Associação do Sumô. A maioria dos
lutadores de sumô deve viver em "campos de treinamento de sumô"
comunais, conhecidos em japonês como heya, onde todos os aspectos
de suas vidas diárias – de refeições à maneira de se vestir – são ditados pela
tradição.
As características gerais e as categorias para a
disputa no sumô.
O sumo foi trazido ao Brasil pelos
imigrantes japoneses no início do século 20. Já em1914 aconteceu o primeiro
campeonato, no interior de São Paulo. Em 1998 foi criada a Confederação
Brasileira de Sumo, sendo que o Brasil sediou o primeiro Campeonato Mundial de
sumô disputado fora do Japão em 2000. As lutas são extremamente rápidas, tanto
que uma luta normalmente não passa de 15 segundos. Nas raras ocasiões em que
chega a quase um minuto, os torcedores vão a loucura. Ao contrário do que se
pode pensar, no Brasil não são somente homens obesos que podem praticar o
esporte. Mulheres e crianças também praticam o esporte, e o sobre peso não é um
pré-requisito no Brasil, ao contrário do Japão.
Recentemente no Brasil foi adotada a
categorização por idade (até o juvenil) e por peso (para os lutadores adultos).
As categorias são as seguintes:
-
Mirim - até 13 anos.
- Infantil -13 a 16 anos.
- Juvenil -16 a 19 anos.
- Adulto Leve - 85 kg para homens e 65 kg para mulheres.
- Adulto Médio - 85 kg a 115 kg para homens e 65 kg a 85 kg para mulheres.
- Adulto Pesado - acima da 115 kg para homens e acima e 85 kg para mulheres.
- Adulto Absoluto - sem limite de peso.
Ø
A tradição é muito respeitada, sendo que
a vitória não é muito comemorada, por respeito ao adversário.
Algumas regras do Sumô
Um combate de sumô dura no máximo
três minutos, mas a cerimônia que precede o quebra-pau demora muito mais.
Apesar disso, o sumô profissional (Oozumo) é o esporte nacional do Japão. Até o
imperador comparece ao ring para prestigiar a luta. No Sumô é necessário seguir
os procedimentos abaixo:
1. Cumprimentam-se, fazem o shiko (movimento com as
pernas) e tomam a “água do poder”.
2. Lançam um punhado de sal no solo para purificá-lo
3. Frente a frente, fazem o chirichozu (movimento com
os braços).
4. Voltam ao córner, jogam mais sal e fazem o shiko
novamente.
5. Assumem a posição de luta (shikiri), mas voltam ao
córner.
6. Fazem o shikiri e jogam sal mais duas vezes. Por
fim, vão à luta.
7. Hatakikomi: Sair do caminho para deixar o
oponente desabar no chão.
8. Tsuridashi: Carregar o adversário pelo
“cuecão” até tirá-lo do círculo.
9.Uwatenage: Jogar o oponente por cima do
ombro, como no judô.
10. O solo
sagrado “O ringue” (dohyo) é feito com terra batida e coberto com uma camada de
areia. Para delimitar a área circular, onde rola o combate, são usados 20 tubos
feitos com feixes de palha de arroz (tawara). Os lutadores sempre entram pelo
lado leste ou oeste e o gyoji (juiz principal) sempre entra pelo sul.
Imagens
de lutas de sumô.
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