Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA 8º ANO - PROFESSOR LUIZ AMÉRICO

É muito comum que estudantes de inglês fiquem confusos em relação ao uso do How Much e How Many. Contudo, antes de compreender o uso dessas expressões – que são expressões interrogativas – precisamos inicialmente compreender um pouco melhor a utilização dos termos “much” e “many” separadamente.

 

Em inglês, quando queremos expressar que existe (ou que não existe) uma grande quantidade de alguma coisa, de algum item, podemos utilizar o “much” e o “many”. Eles significam “muito”, “muitos” ou “muita”, “muitas”. Mas qual é a diferença entre eles, afinal?

 

A diferença é que utilizamos o “much” para determinar substantivos incontáveis (uncountable) e o “many” para determinar substantivos contáveis (countable).

 

MANY: Utilizamos o “many” para determinar substantivos contáveis (countable). Chamamos de substantivos “contáveis” todos aqueles que possuem uma forma plural e que podem ser literalmente contados. Como, por exemplo: apple, car, student, pen, notebook, etc.

Veja alguns exemplos abaixo:

 

ü There are three apples in the refrigerator / Há três maçãs na geladeira.

ü We have two cars at home. / Nós temos dois carros em casa.

ü There are nine students in the classroom. / Há nove alunos na sala de aula.

ü I bought three new notebooks yesterday. / Eu comprei três novos cadernos ontem.

 

Nos exemplos acima, nós especificamos a quantidade exata de cada item, certo? Agora veja como podemos utilizar o “many” para expressar uma quantidade não exata de itens contáveis:

ü I have many pens. / Eu tenho muitas canetas.

ü There aren’t many apples in the refrigerator. / Não há muitas maçãs na geladeira.

ü There are many students in the school today. / Há muitos alunos na escola hoje.

ü She has many friends in her classroom. / Ela tem muitos amigos em sua sala de aula.


HOW MANY: O “how many”, neste contexto, é utilizado para fazer perguntas acerca da quantidade de alguma coisa em relação a itens contáveis. E significa: “quantos / quantas”.

Veja alguns exemplos abaixo.

ü How many cars do you have? / Quantos carros você tem?

ü How many students are there in the classroom? Quantos alunos há na sala de aula?

ü How many apples did you eat?  / Quantas maçãs você comeu?

ü How many pens did you buy? / Quantas canetas você comprou?

 

MUCH: Já o “much” é utilizado para determinar substantivos incontáveis (uncountable). Chamamos de substantivos “incontáveis” todos aqueles que não possuem uma forma plural e que não podem ser literalmente contados. Como, por exemplo: coffee, chocolate, milk, sugar, love, etc.

Mas aí você certamente vai questionar: “Como assim eu não conto chocolate? Eu posso dizer que eu comi um chocolate, não posso?” Em inglês, não. Em inglês precisamos especificar um pouco melhor neste caso. Por isso, dizendo que comemos “uma barra de chocolate”, ou “100 gramas de chocolate”. Dessa forma, “chocolate” é um termo incontável, pois não pode ser contabilizado sozinho, sem complementos.

Veja alguns exemplos abaixo:

 

ü I drink two cups of coffee every day. / Eu bebo two xícaras café todos os dias.

ü I drink only a glass of milk in the morning. / Eu bebo apenas 1 copo de  leite pela manhã.

ü There are five bars of chocolate in my bag. / Há cinco barras de chocolate na minha mochila.

ü I usually put two teaspoons of sugar in my coffee. / Eu normalmente coloco duas colheres de chá no meu café.

 

Nos exemplos acima, nós especificamos a quantidade exata de cada item através da utilização de um complemento, certo? Agora veja como podemos utilizar o “much” para expressar uma quantidade não exata de itens incontáveis:

 

ü I drink much coffee every day. / Eu bebo muito café todos os dias.

ü I don’t drink much milk. I don’t like it. / Eu não bebo muito leite. Eu não gosto.

ü There is much chocolate in my bag. / Há muito chocolate na minha mochila.

ü There’s too much sugar in the juice. / Tem muito açúcar no suco.

 

HOW MUCH: O “how much”, neste contexto, é utilizado para fazer perguntas acerca da quantidade de alguma coisa em relação a itens incontáveis. E significa: “quanto / quanta”. Veja alguns exemplos abaixo.

ü How much sugar do you put in your coffee? / Quanto açúcar você coloca no seu café?

ü How much milk do you drink every day? / Quanto leite você bebe todos os dias?

ü How much sugar is there in this cake?  / Quanto açúcar tem neste bolo?

ü How much love do you feel for her? / Quanto amor você sente por ela?

https://go.sevenidiomas.com.br/2017/10/23/como-usar-how-much-e-how-many/

 

Fill the sentences with “how much” or “how many” (Complete as sentenças com “how much” ou “how many”.)

1- __________ is that bottle of wine? (Quanto é aquela garrafa de vinho?)

2- __________ rooms are there in your apartment? (Quantos quartos têm o seu apartamento?)

3- __________ students are there in your class? (Quantos alunos têm na sua turma?)

4- I don’t know __________ this book is. (Eu não sei quanto custa este livro.)

5- Do you know __________ are those CDs? (Você sabe quanto custa aqueles cds?)

6- Look at his collection!__________ magazines does he have? (Olhe a coleção dele. Quantas revistas ele tem?)

7- __________ is it? (Quanto custa?)

8- Can you tell me __________ cars she has? (Você pode me falar quantos carros ela tem?)

9- _________money do you have? (Quanto dinheiro você tem?)

10 - I love you. ____________ times do I need to tell you that? (Eu te amo. Quantas vezes preciso te falar isso?)

TODAS AS TURMAS

Hey student! Continuando os nossos estudos, trago a você nesta semana os principais quantifiers. Pay attention! Let’s GO! Copie a matéria no seu caderno. Deixe-o atualizado. J


AULA 2 – ESTUDO GRAMATICAL – 2H/A


De acordo com algumas gramáticas, os substantivos classificam-se em contáveis ou incontáveis (countable and uncountable nouns). Essa noção daquilo que pode ser quantificado ou não varia de língua para língua. Por exemplo, em português, a palavra recreação pode ser contabilizada e ser flexionada no plural: recreações. No entanto, em inglês, essa mesma palavra é incontável: recreation. Não existe a possibilidade de dizer “recreations”.

Consequentemente, para o estudante dessa língua estrangeira, é importante conhecer-se a noção dos substantivos incontáveis. Os substantivos incontáveis não podem ser divididos, como ocorre em oil (óleo), sugar (açúcar), bread (pão), meat (carne) etc., pois eles se referem a conceitos abstratos e unidades que não podem ser contabilizadas. Por isso, os substantivos incontáveis só aparecem na forma singular e são sempre acompanhados pelo verbo no singular também:

 

This bread is amazing. (Este pão é maravilhoso.)

Contudo, existe uma maneira bem específica de torná-los “contáveis”, por meio dos recipientes que podem contê-los ou de medidas. No exemplo anterior, tem-se o substantivo bread, que, em inglês, é considerado incontável, diferentemente da nossa língua materna, pois compramos pela quantidade: um pão, dois pães, 10 pães etc. Em inglês, não podemos falar “two breads”. Para quantificá-lo, pode-se utilizar a medida slice (pedaço) ou loaf (pedaço):

I’d like two slices of Bread. (Eu gostaria de duas fatias de pão.)

 

O mesmo ocorre para meat (carne), que pode ser contabilizada pelo peso (two kilos of meat), ou para os líquidos, por exemplo, em three bottles of water (três garrafas de água). Assim, sempre que quiser indicar uma quantidade específica de um substantivo incontável, procure utilizar medidas ou recipientes.

Por outro lado, os substantivos contáveis aparecem tanto na forma singular quanto na forma plural, pois podem ser contabilizados, divididos. São exemplos de substantivos contáveis people (pessoas), cats (gatos), books (livros), pants (calças) etc.

1. The book has arrived today. (O livro chegou hoje.)

2. The books have arrived today. (Os livros chegaram hoje.)

**Dica para reconhecer os substantivos contáveis.

Se o substantivo pode ser flexionado na forma plural, isso significa que ele é um substantivo contável. Os substantivos incontáveis só ocorrem na forma singular.

Levando em consideração a noção anterior, estudaremos no tópico seguinte os principais quantifiers, vistos como determinantes na oração e que acompanham os substantivos contáveis e incontáveis.

 

Assista o vídeo para auxiliá-lo com os substantivos contáveis e não contáveis:

https://www.youtube.com/watch?v=dTK39yFcmGw

 

Principais quantifiers

 

Para indicar quantidades em geral, pode-se usar os quantifiers, que funcionam como determinantes nas orações e sempre acompanham os substantivos. Por isso, é relevante conhecer quais substantivos são contáveis ou não, uma vez que os quantifiers podem acompanhar ambos os tipos ou apenas um. Para que não restem dúvidas, exploraremos neste tópico os principais quantifiers da língua inglesa.

Observe alguns exemplos:

1. I read many books last year. (Eu li muitos livros ano passado.)

2. I didn’t read much information last year. (Eu não li muitas informações ano passado.)

 

No primeiro exemplo, temos o substantivo books, na sua forma plural, demonstrando ser um substantivo contável. Ele está acompanhado pelo quantifier many (muitos, muitas) para indicar uma grande quantidade geral. Por outro lado, no segundo exemplo, temos uma palavra incontável information, acompanhada de um quantifier que também indica uma grande quantidade e é usado apenas com substantivos incontáveis.

 

Many, much

 

Para expressar a ideia de grande quantidade, usa-se os seguintes quantifiersmany, much. Em um contexto mais formal, como a escrita, é recomendado o uso de many much. Many é usado em frases afirmativas, negativas e interrogativas, e much só é utilizado em frases negativas e interrogativas.

Outra regra importante é quanto ao uso em relação aos substantivos contáveis e incontáveis. Many é utilizado com substantivos contáveis, e much, com substantivos incontáveis. 

 

 Observe os exemplos:

→ Frase afirmativa com substantivo contável no plural:

v  There are many people in the supermaket. (Há muitas pessoas no supermercado.)

→ Frase negativa com substantivo incontável

v  There isn’t much food in the supermarket. (Não há muita comida no supermercado.)

→ Frase interrogativa com substantivo contável

v  Are there many people in the supermarket? (Há muitas pessoas no supermercado?)

 

PAY ATTENTION!!!

 

Agora que você está inteirado dos quantifiers Much e Many, crie 10 frases com cada quantifier, pode ser em português mesmo, mas usando o quantifiers em inglês.

 

Assim: Minha mãe comprou many vestidos.

 

 ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA - PROFESSOR LUIZ AMÉRICO

 

Hey student! Continuando os nossos estudos, trago a você nesta semana um estudo de textos de generos textuais diversificados.. Pay attention! Let’s GO! Copie e resolva as atividades no seu caderno. Okay?! J

 

AULA 3 – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E ESTUDO GRAMATICAL– 2H/A

 

Leia o texto abaixo e responda às questões  de 01 a  04.

 


2 - Entre os problemas gerados pela gravidez precoce, o estudo registra o nascimento de bebês de baixo peso. De acordo com o texto, que problemas de saúde podem acometer esses bebês? Por quê?

 

3 - A gravidez prematura faz com que muitas adolescentes abandonem seus estudos. Quais são, segundo o texto, as possíveis conseqüências desse fato?

 

4 - Os índices “30%”, “17%” e “9,6%” são mencionados em diferentes passagens do texto. O que esses índices mostram, respectivamente?


Agora, trago novidades para você! Vamos falar do Substantivos Contáveis e Incontáveis (Countable and Uncountable Nouns) Leia com atenção e copie no caderno de Inglês. As imagens você poderá apenas colar no caderno:

 

A dica para entender isso é bem simples! Basta você lembrar que countable nouns (substantivos contáveis) são aqueles substantivos que têm tanto uma forma singular quanto uma forma plural. Por exemplo:

 

·                    cat (gato) e cats (gatos)

·                    table (mesa), tables (mesas)

·                    book (livro), books (livros)

 

Veja que todas na lista acima temos a forma singular e plural de várias palavras. Portanto, podemos dizer que elas são countable nouns em inglês.

 

Os uncountable nouns (substantivos incontáveis) não podem ser contabilizados através de números e, regra geral, são apenas usados no singular.

·                    electricity (eletricidade)

·                    rice (arroz)

·                    water (água)

 

Para indicar quantidades de ideias abstratas, podemos recorrer ao uso de palavras e locuções como a pieceof (indica unidade), a lotof (muito), much (muito) e few (pouco).

Exemplos:

·                    They need some help. (Eles precisam de alguma ajuda.)

·                    She needs a piece of advice regarding her job. (Ela precisa de um conselho em relação ao trabalho dela.)

 

Quando queremos indicar a quantidade (plural ou singular) de determinada bebida, podemos recorrer ao uso de palavras como cup (xícara), glass (copo), jar (jarra), liter (litro), some (um pouco de), etc.

 

Exemplos:

·                    She drank two cups of coffee. (Ela bebeu duas xícaras de café.)

·                    I need a glass of water. (Preciso de um copo d’água.)

 

Quando queremos indicar a quantidade (plural ou singular) de determinada comida, podemos recorrer ao uso de palavras ou locuções como kilogram (quilograma), slice (fatia), a pieceof (um pedaço de), liter (litro), a plateof (um prato de), some (um pouco de), a loafof (uma unidade de), etc.

Exemplos:

·                    I only bought a loaf of bread. (Só comprei um pão.)

·                    He bought a kilogram of rice. (Ele comprou um quilo de arroz.)

Veja mais alguns exemplos de alimentos contáveis e incontáveis em inglês.



Veja a seguir uma tabela seguindo as regras do plural dos substantivos. Acesse o link a seguir para complementar a sua aprendizagem https://www.youtube.com/watch?v=um2fMuBxuHI

Observação: “Ends in”significa “terminados em”.


Agora, escreva os substantivos abaixo em sua forma de Plural. Consulte as regras acima caso seja preciso: 



TODAS AS TURMAS

Continuando nossas atividades sobre Substantivos Contáveis e Incontáveis (Countable and Uncountable Nouns) Leia com atenção e copie e resolva no caderno de Inglês. As imagens você poderá apenas colar no caderno:

 

AULA 4 – EXERCÍCIOS – 2H/A

1)     

Leia o texto abaixo com atenção e em seguida oreencha os espaços com as “foods” e “drinks” encontradas no texto: Não esqueça de copiar e traduzir o texto no caderno. ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!