Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 6º ANO PROFESSORA ANA JÚLIA


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ANA JÚLIA

                              Atividade Aula 01 : semana 01/06 a 05/06

Instruções: Como a matéria de células é muito importante para seguirmos com o conteúdo, nessa semana iremos revisar o conteúdo trabalhado na semana anterior. Se tiver dúvidas, volte no material da semana anterior.

01- A ilustração a seguir representa uma célula animal. Observe-a para responder às perguntas a seguir.


(Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.)

a) Identifique na figura cada uma das estruturas numeradas de 1 a 8.
1. __________________________________________________
2. __________________________________________________
3. __________________________________________________
4. __________________________________________________
5. __________________________________________________
6. __________________________________________________
7. __________________________________________________
8. __________________________________________________

b) Explique a função das estruturas de números 17.

02: Definir o conceito de ser vivo não é fácil. Entretanto, é consenso entre os pesquisadores que todos os seres vivos são formados por uma unidade básica estrutural e funcional.
Considerando essa afirmativa, responda:

a) Que unidade é essa?
b) Por que ela é considerada a base da estrutura e funcionalidade dos seres vivos?

04- No material da aula passada, não estava representada a célula eucarionte vegetal. Pesquise e faça o desenho da célula vegetal no seu caderno. Qual a diferença da célula vegetal e animal?

05- Observe as duas células representadas a seguir.






As células pertencem a que grupo de seres vivos? Diferencie os dois tipos celulares, demonstrando como você chegou a essa conclusão.
06: Diferencie célula procarionte de eucarionte
07: Quais os únicos seres acelulares?



                              Atividade Aula 02 : semana 01/06 a 05/06

Analise a representação de uma célula animal e responda ao que se pede abaixo.
Representação esquemática de uma célula animal típica, com destaque para algumas de suas estruturas. (Elementos representados em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.)

a) Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações



                              Atividade Aula 03 : semana 01/06 a 05/06

Analise a representação de uma célula  vegetal e responda ao que se pede abaixo.


.
a)      Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações.




                              Atividade Aula 01 : semana 08/06 a 12/06

Instruções: Leia com bastante atenção o conteúdo abaixo.

                        Organização dos Seres Vivos

Níveis de organização constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida. À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na complexidade de cada nível. Neste texto conheceremos melhor cada um desses níveis estudados nas ciências, iniciando com o átomo e seguindo até a biosfera.

Quais são os níveis de organização em biologia?

Quando estudamos essa área, fazemos o estudo da vida analisando desde a constituição dos seres vivos até a relação entre eles e com o meio ambiente. Classificando os objetos de estudo em níveis hierárquicos, esse estudo torna-se mais fácil e organizado. A seguir, conheceremos os níveis de organização em biologia, iniciando do nível mais restrito para o mais amplo:

Observe os níveis de organização estudados em ciências:





-Átomo: são as unidades básicas da matéria. Um átomo é formado pelo núcleo, que é constituído pelos prótons e nêutrons, e pela eletrosfera, região na qual os elétrons estão localizados

-Molécula: estrutura química formada por dois ou mais átomos. Ela pode ser formada por átomos iguais ou elementos diferentes.

-Organela: estrutura presente nas células que atua como pequenos órgãos. Mitocôndriacloroplasto, retículo endoplasmático e complexo golgiense são exemplos de organelas.

-Célula: unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos apresentam células em sua composição. Elas podem ser divididas em dois grupos básicos: eucariontes e procariontes. As células procariontes não apresentam núcleo definido, estando o material genético disperso no citoplasma. As células eucariontes, por sua vez, apresentam núcleo definido, além disso, possuem organelas membranosas em seu citoplasma.

-Tecido: conjunto de células que desempenha uma função específica. Diante dessa definição, fica claro que apenas organismos multicelulares podem apresentar tecidos. Nos seres humanos, os quatro tipos de tecidos básicos encontrados são: epitelialconjuntivonervoso e muscular. Vale destacar que, diferentemente do que alguns pensam, plantas também possuem tecidos, como: epidermeparênquimacolênquima, esclerênquima, xilema e floema.

-Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. Coração, baço, fígado e pâncreas são exemplos de órgãos encontrados no nosso corpo. Folhascaules e raízes são exemplos de órgãos presentes nas plantas.

-Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma determinada função. Exemplos: sistema cardiovascularsistema digestóriosistema urinário e sistema endócrino.

-Organismo: forma individual de um ser vivo. Um ser humano é um organismo.

-População: conjunto de organismos da mesma espécie que vive em uma determinada região e em um determinado período. Um conjunto de girafas, vivendo em uma área da savana africana, representa uma população.
Nessa fotografia podemos observar um exemplo de população.




-Comunidade: diz respeito ao conjunto de várias populações que vivem em uma determina área e período. Populações de girafas, leões e zebras, vivendo em uma região da savana africana, formam uma comunidade.

-Ecossistemaconjunto de todos os seres vivos encontrados em uma região, junto a todos os componentes abióticos com os quais eles interagem. Por componentes abióticos entendemos os elementos sem vida de um ambiente, como água, solo, atmosfera e luminosidade.

-Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas encontrados no nosso planeta.


Atividade Aula 02 : semana 08/06 a 12/06

01-   Procure em jornais, revistas, livros antigos que podem ser recortados imagens que demonstrem cada nível de organização dos seres vivos. Depois cole no seu caderno de acordo com a sequência estudada. Você também poderá desenhar! Faça um colorido bem bonito. Procure exemplos na internet.


Atividade Aula 03 : semana 08/06 a 12/06
Responda as questões:

01-Observe a ilustração, que representa o sistema digestório e sua organização estrutural.





Em relação à organização do corpo humano, quais estruturas constituem cada um dos níveis de organização representados na ilustração?

02-Observe a figura a seguir.








a) Identifique os diferentes níveis de organização do ser humano representados na ilustração.
b) Como esses níveis de organização contribuem para a formação do organismo?
03-Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:
a) órgão.   b) organela.    c) tecido.   d) organismo.    e) molécula.

04 Constantemente, ao falarmos de anatomia e fisiologia humana, citamos alguns sistemas presentes no corpo, tais como o esquelético e o digestório. Um sistema pode ser definido como um conjunto de
a) células.   b) tecidos.   c) órgãos.   d) organelas.
05-Os seres vivos estão separados em diferentes níveis de organização. Quando falamos em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área geográfica, referimo-nos à qual nível?
a) espécimes.   b) população.   c) comunidade.   d) ecossistemas.   e) biosfera.
06-Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.
Célula → (1) → (2) → Sistema → (3)
a) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo.     b) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.
c) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo.   d) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo.
e) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.

Atividade Aula 01, 02,03 : semana 15/06 a 19/06

Estudamos na última semana, a organização celular e vimos que os tecidos é o conjunto de células.
Agora iremos estudar os tecidos.  A disciplina que estuda os tecidos é chamada de histologia. Faça uma breve pesquisa sobre os principais tecidos animais.
Sua pesquisa deve conter características, função de cada tecido. Para facilitar, vou começar dando os nomes aos tecidos. OBS: Faça uma pesquisa objetiva, focando no que foi solicitado. No final, faça uma ilustração cada tecido

1-                 Tecido Epitelial de Revestimento
2-                 Tecido Epitelial Glandular
3-                 Tecido Conjuntivo Propriamente Dito
4-                 Tecido Conjuntivo Adiposo
5-                 Tecido Conjuntivo ósseo
6-                 Tecido Conjuntivo Sanguíneo
7-                 Tecido Conjuntivo cartilaginoso
8-                 Tecido Muscular
9-                 Tecido Nervoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!