ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ANA JÚLIA
Atividade Aula
01 : semana 01/06 a 05/06
Instruções:
Como a matéria de células
é muito importante para seguirmos com o conteúdo, nessa semana iremos revisar o
conteúdo trabalhado na semana anterior. Se tiver dúvidas, volte no material da
semana anterior.
01- A ilustração a
seguir representa uma célula animal. Observe-a para responder às perguntas a
seguir.
(Elementos representados em tamanhos não
proporcionais entre si. Cores fantasia.)
a)
Identifique na figura cada uma das estruturas numeradas de 1 a 8.
1. __________________________________________________
2. __________________________________________________
3. __________________________________________________
4. __________________________________________________
5. __________________________________________________
6. __________________________________________________
7. __________________________________________________
8. __________________________________________________
b)
Explique a função das estruturas de números 1, 6 e 7.
02:
Definir o conceito de ser vivo não é fácil. Entretanto, é consenso entre os
pesquisadores que todos os seres vivos são formados por uma unidade básica
estrutural e funcional.
Considerando
essa afirmativa, responda:
a)
Que unidade é essa?
b)
Por que ela é considerada a base da estrutura e funcionalidade dos seres vivos?
04-
No material da aula passada, não estava representada a célula eucarionte
vegetal. Pesquise e faça o desenho da célula vegetal no seu caderno. Qual a
diferença da célula vegetal e animal?
As
células A e B pertencem a que grupo de seres
vivos? Diferencie os dois tipos celulares, demonstrando como você chegou a essa
conclusão.
06:
Diferencie célula procarionte de eucarionte
07:
Quais os únicos seres acelulares?
Atividade Aula
02 : semana 01/06 a 05/06
Analise
a representação de uma célula animal e responda ao que se pede abaixo.
Representação esquemática de uma célula animal
típica, com destaque para algumas de suas estruturas. (Elementos representados
em tamanhos não proporcionais entre si. Cores fantasia.)
a) Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações
a) Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações
Atividade Aula
03 : semana 01/06 a 05/06
Analise a representação de uma célula vegetal e responda ao que se pede abaixo.
.
a)
Identifique o nome das estruturas indicadas na
imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com
essas informações.
Atividade Aula
01 : semana 08/06 a 12/06
Instruções: Leia com bastante atenção o conteúdo abaixo.
Organização dos Seres Vivos
Níveis de organização constituem uma hierarquia que facilita a forma de estudar a vida.
À medida que analisamos os níveis hierárquicos, observamos um aumento na
complexidade de cada nível. Neste texto conheceremos melhor cada um desses
níveis estudados nas ciências, iniciando com o átomo e seguindo até a biosfera.
Quais são os níveis de organização em biologia?
Quando estudamos essa
área, fazemos o estudo da vida analisando desde a constituição dos seres vivos
até a relação entre eles e com o meio ambiente. Classificando os objetos de estudo em
níveis hierárquicos, esse estudo torna-se mais fácil e organizado.
A seguir, conheceremos os níveis de organização em biologia, iniciando do nível
mais restrito para o mais amplo:
-Átomo: são as unidades básicas da matéria. Um átomo é formado pelo núcleo, que
é constituído pelos prótons e nêutrons, e pela eletrosfera, região na qual
os elétrons estão localizados
-Molécula: estrutura química formada por dois ou mais átomos. Ela pode ser
formada por átomos iguais ou elementos diferentes.
-Organela: estrutura presente nas células que atua como pequenos órgãos. Mitocôndria, cloroplasto, retículo
endoplasmático e complexo golgiense são exemplos de organelas.
-Célula: unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos apresentam células em
sua composição. Elas podem ser divididas em dois grupos básicos: eucariontes e procariontes.
As células procariontes não apresentam núcleo definido, estando o material
genético disperso no citoplasma. As células eucariontes, por sua vez,
apresentam núcleo definido, além disso, possuem organelas membranosas em seu
citoplasma.
-Tecido: conjunto de células que desempenha uma função específica. Diante
dessa definição, fica claro que apenas organismos multicelulares podem
apresentar tecidos. Nos seres humanos, os quatro tipos de tecidos básicos
encontrados são: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Vale destacar que,
diferentemente do que alguns pensam, plantas também possuem tecidos,
como: epiderme, parênquima, colênquima, esclerênquima, xilema e floema.
-Órgão: formação composta pelo conjunto de dois ou mais tecidos. Coração, baço, fígado e pâncreas são exemplos de órgãos
encontrados no nosso corpo. Folhas, caules e raízes são exemplos de órgãos
presentes nas plantas.
-Sistema: conjunto de órgãos que interagem e desempenham uma
determinada função. Exemplos: sistema cardiovascular, sistema digestório, sistema urinário e sistema endócrino.
-Organismo: forma individual de um ser vivo. Um ser humano é um organismo.
-População: conjunto de organismos da mesma espécie que vive em uma determinada
região e em um determinado período. Um conjunto de girafas, vivendo em uma área
da savana africana, representa uma população.
-Comunidade: diz respeito ao conjunto de várias populações que
vivem em uma determina área e período. Populações de girafas, leões e zebras,
vivendo em uma região da savana africana, formam uma comunidade.
-Ecossistema: conjunto de todos os
seres vivos encontrados em uma região, junto a todos os componentes abióticos
com os quais eles interagem. Por componentes abióticos entendemos os elementos
sem vida de um ambiente, como água, solo, atmosfera e luminosidade.
-Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas encontrados no
nosso planeta.
Atividade
Aula 02 : semana 08/06 a 12/06
01- Procure em jornais, revistas,
livros antigos que podem ser recortados imagens que demonstrem cada nível de
organização dos seres vivos. Depois cole no seu caderno de acordo com a
sequência estudada. Você também poderá desenhar! Faça um colorido bem bonito.
Procure exemplos na internet.
Atividade
Aula 03 : semana 08/06 a 12/06
Responda as questões:
Em relação à organização do corpo humano, quais
estruturas constituem cada um dos níveis de organização representados na
ilustração?
a) Identifique os diferentes níveis de organização
do ser humano representados na ilustração.
b) Como esses níveis de organização contribuem para
a formação do organismo?
03-Sabemos
que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células.
Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros
possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe
o nome de:
a) órgão. b) organela. c) tecido.
d) organismo. e) molécula.
04 Constantemente, ao falarmos de
anatomia e fisiologia humana, citamos alguns sistemas presentes no corpo, tais
como o esquelético e o digestório. Um sistema pode ser definido como um
conjunto de
a) células. b) tecidos. c) órgãos.
d) organelas.
05-Os
seres vivos estão separados em diferentes níveis de organização. Quando falamos
em um conjunto de seres vivos da mesma espécie que ocupam a mesma área
geográfica, referimo-nos à qual nível?
a) espécimes. b) população. c) comunidade. d) ecossistemas. e) biosfera.
06-Observe
a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que
contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.
Célula → (1) → (2) → Sistema → (3)
a) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo.
b) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.
c) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo.
d) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo.
e) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.
Atividade
Aula 01, 02,03 : semana 15/06 a 19/06
Estudamos na última semana, a organização celular e
vimos que os tecidos é o conjunto de células.
Agora iremos estudar os tecidos. A disciplina que estuda os tecidos é chamada
de histologia. Faça uma breve pesquisa sobre os principais
tecidos animais.
Sua
pesquisa deve conter características, função de cada tecido. Para facilitar,
vou começar dando os nomes aos tecidos. OBS: Faça uma pesquisa objetiva,
focando no que foi solicitado. No final, faça uma ilustração cada tecido
1-
Tecido Epitelial de Revestimento
2-
Tecido Epitelial Glandular
3-
Tecido Conjuntivo Propriamente Dito
4-
Tecido Conjuntivo Adiposo
5-
Tecido Conjuntivo ósseo
6-
Tecido Conjuntivo Sanguíneo
7-
Tecido Conjuntivo cartilaginoso
8-
Tecido Muscular
9-
Tecido Nervoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário