CONTEÚDOS PARA ESTUDO E RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
HISTÓRIA
PROFESSORAS: ELISA SOARES E IARA MESQUITA
Tema: Iluminismo
Para você aprofundar e tirar suas
dúvidas em relação ao Iluminismo, leia o resumo abaixo. Se tiver dúvidas
pode postar a vontade.
01-CONCEITO
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
02- ANTIGO REGIME - I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.
03-ANTIGO REGIME II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.
04 FILÓSOFOS ILUMINISTAS : JOHN LOCKE
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As ideias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das ideias liberais.
05- FILÓSOFOS ILUMINISTAS : MONTESQUIEU
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A ideia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.
06 FILÓSOFOS ILUMINISTAS : VOLTAIRE
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas ideias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela ideias iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as ideias da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.
07 – FILÓSOFOS ILUMINISTAS : ROUSSEAU
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".
08- FILÓSOFOS ILUMINISTAS : DIDEROT
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.
09 – DESPOTISMO ESCLARECIDO
* As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal.
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ATIVIDADE (RESPONDA EM SEU CADERNO)
ATIVIDADE PEDAGÓGICA – HISTÓRIA – 8º ANO – ILUMINISMO
TEXTO PARA AS QUESTÕES: 01 E 02:
“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê
senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (…) A ordem
social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (…)
Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma
sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente
a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum
considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma
agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril,
1973, p. 28,36.)
01. (Unicamp 2012) Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor,
é correto afirmar que:
a)( ) Rousseau, um dos grandes autores
do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos
por contratos comerciais com os cidadãos.
b)( ) A obra inspirou os ideais da
Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social
e pregar a soberania do povo.
c)( ) Rousseau defendia a necessidade de
o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da
sociedade.
d)( ) O livro, inspirado pelos
acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em
solo francês.
02. No trecho apresentado, o autor:
a)( ) argumenta que um corpo político
existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade
política.
b)( ) reconhece os direitos sagrados
como base para os direitos políticos e sociais.
c)( ) defende a necessidade de os homens
se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos.
d)( ) denuncia a prática da escravidão
nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único
senhor.
03- O pensamento iluminista, baseado no racionalismo, individualismo e
liberdade absoluta do homem, ao criticar todos os fundamentos em que se
assentava o Antigo Regime, revelava as suas contradições e as tornava transparentes
aos olhos de um número cada vez maior de pessoas.
(Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982. Adaptado.)
Entre as críticas ao Antigo Regime, mencionadas no texto, podemos citar a
rejeição iluminista do
a)( ) princípio da igualdade jurídica.
b)( ) livre comércio.
c)( ) liberalismo econômico.
d)( ) republicanismo.
e) absolutismo monárquico.
04- Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os
bens de cada associado com toda a força comum, e pela qual cada um, unindo-se a
todos, só obedece contudo a si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto
antes. Esse, o problema fundamental cuja solução o contrato social oferece.
[…]
Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema
da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte
indivisível do todo.
(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)
O texto apresenta características
a)( ) iluministas e defende a liberdade
e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.
b)( ) socialistas e propõe a prevalência
dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.
c)( ) iluministas e defende a liberdade
individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.
d)( ) socialistas e propõe a criação de
mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores.
e)( ) iluministas e defende o estabelecimento
de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.
05- “A autoridade do príncipe é limitada pelas leis da natureza e do Estado…
O príncipe não pode, portanto, dispor de seu poder e de seus súditos sem o
consentimento da nação e independentemente da escolha estabelecida no contrato
de submissão…”
Diderot, artigo “Autoridade política”, Enciclopédia. 1751
Tendo por base esse texto da Enciclopédia, é correto afirmar que o autor
a) pressupunha, como os demais iluministas, que os direitos de cidadania
política eram iguais para todos os grupos sociais e étnicos.
b)( ) propunha o princípio político que
estabelecia leis para legitimar o poder republicano e democrático.
c)( ) apoiava uma política para o
Estado, submetida aos princípios da escolha dos dirigentes da nação, por meio
do voto universal.
d)( ) acreditava, como os demais
filósofos do Iluminismo, na revolução armada como único meio para a deposição
de monarcas absolutistas.
e)( ) defendia, como a maioria dos
filósofos iluministas, os princípios do liberalismo político que se
contrapunham aos regimes absolutistas.
06- Adam Smith, autor de “A Riqueza das Nações” (1776), referindo-se à
produção e à aquisição de riquezas, observou:
“Não é com o ouro ou a prata, mas com o trabalho que toda a riqueza do mundo
foi provida na origem, e seu valor, para aqueles que a possuem e desejam
trocá-la por novos produtos, é precisamente igual à quantidade de trabalho que
permite alguém adquirir ou dominar.”
Os pontos de vista de Adam Smith opõem-se às concepções
a)( ) mercantilistas, que foram
aplicadas pelos diversos estados absolutistas europeus.
b)( ) monetaristas, que acompanharam
historicamente as economias globalizadas.
c)( ) socialistas, que criticaram a
submissão dos trabalhadores aos donos do capital.
d)( ) industrialistas, que consideraram
as máquinas o fator de criação de riquezas.
e)( ) liberais, que minimizaram a
importância da mão de obra na produção de bens.
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS QUESTÕES 07 E 08:
O texto abaixo, de John Locke(1632-1704), revela algumas características uma
determinada corrente de pensamento.
“Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é
senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém
sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu
império e sujeitar-se ao domínio e controle de qualquer outro poder?
Ao que é óbvio responder que, embora no estado natureza tenha tal direito, a
utilização do mesmo é muito incerta e está constantemente exposto à invasão
terceiros porque, sendo todos senhores tanto quanto ele, todo homem igual a ele
e, na maior parte, pouco observadores da equidade e da justiça, o proveito da
propriedade que possui nesse estado é muito inseguro e muito arriscado. Estas
circunstâncias obrigam-no abandonar uma condição que, embora livre, está cheia
de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade
juntar-se em sociedade com outros estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a
mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade.”
(Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991
07- Do ponto de vista político,
podemos considerar o texto como uma tentativa justificar:
a)( ) a existência do governo como um
poder oriundo da natureza.
b)( ) a origem do governo como uma
propriedade do rei.
c)( ) o absolutismo monárquico como uma
imposição da natureza humana.
d)( ) a origem do governo como uma
proteção à vida, aos bens e aos direitos.
e)( ) o poder dos governantes, colocando
a liberdade individual acima da propriedade.
08- Analisando o texto, podemos concluir
que se trata de um pensamento:
a)( ) do liberalismo.
b)( ) do socialismo utópico.
c)( ) do absolutismo monárquico.
d)( ) do socialismo científico.
e)( ) do anarquismo.
09- “Um comerciante está acostumado a
empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um
simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente
vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se
separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes
afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de
atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro
rural, um tímido em seus empreendimentos…”
(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
Neste pequeno trecho, Adam Smith
a)( ) contrapõe lucro a renda, pois
geram racionalidades e modos de vida distintos.
b)( ) mostra as vantagens do capitalismo
comercial em face da estagnação medieval.
c)( ) defende a lucratividade do
comércio contra os baixos rendimentos do campo.
d)( ) critica a preocupação dos
comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
e)( ) 0 expõe as causas da estagnação da
agricultura no final do século XVIII.
10- “Com plena segurança achamos que
a liberdade de comércio, sem que seja necessária nenhuma atenção especial por
parte do Governo, sempre nos garantirá o vinho de que temos necessidade; com a
mesma segurança podemos estar certos de que o livre comércio sempre nos
assegurará o ouro e prata que tivermos condições de comprar ou empregar, seja
para fazer circular as nossas mercadorias, seja para outras finalidades”.
(Adam Smith -A RIQUEZA DAS NAÇÕES).
No texto, os argumentos
a favor da liberdade de comércio são, também, de críticas ao
a)( ) Laissez-faire. d) ( )
corporativismo
b)( ) Socialismo. e) ( )
Mercantilismo
c)( ) Colonialismo.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA – HISTÓRIA – 8º ANO – ILUMINISMO
REFERENTE AS DATAS 23/03/20 A 27/03/20
PROFESSORES : ELISA SOARES - IARA MESQUITA
01. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?A) ( ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B) ( ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C) ( ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D) ( ) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
02. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A) ( ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B) ( ) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C) ( ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D) ( ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).
03. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
A) ( ) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
B) ( ) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
C) ( ) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
D) ( ) Revolução Francesa, Independência dos E
04-.
Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos
EUA (1776)?
A) ( ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B) ( ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C) ( ) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D) ( ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.
05 - Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A) ( ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B) ( ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C) ( ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D) ( ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
06. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party) ?
A) ( )Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B) ( ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C) ( )Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D) ( ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.
07- Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?
A) ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B) ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C) ( ) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D) ( ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.
08. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
A) ( ) O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
B) ( ) A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
C) ( )- Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
D) ( ) A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.
A) ( ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B) ( ) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C) ( ) Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D) ( ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.
05 - Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A) ( ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B) ( ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C) ( ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D) ( ) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
06. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party) ?
A) ( )Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B) ( ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C) ( )Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D) ( ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.
07- Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?
A) ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B) ( ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C) ( ) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D) ( ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.
08. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
A) ( ) O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
B) ( ) A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
C) ( )- Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
D) ( ) A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.
09 - Leia o texto a seguir e extraia a ideia
central:
“São
verdades incontestáveis para nós: todos os homens nascem iguais; o Criador lhes
conferiu certos direitos inalienáveis, entre os quais os de vida, o de
liberdade e o de buscar a felicidade; para assegurar esses direitos se
constituíram homens-governo cujos poderes justos emanam do consentimento dos
governados; sempre que qualquer forma de governo tenda a destruir esses fins,
assiste ao povo o direito de mudá-la ou aboli-la, instituindo um novo governo
cujos princípios básicos e organização de poderes obedeçam às normas que lhes
pareçam mais próprias para promover a segurança e a felicidade gerais.”
(Trecho da “Declaração de Independência dos
Estados Unidos da América”, Ministro das Relações Exteriores, EUA.)
A
IDEIA CENTRAL DO TEXTO É:
A)
( ) A forma de governo estabelecida pelo
povo deve ser preservada a qualquer preço.
B)
( ) A realização dos direitos naturais
independem da forma, dos princípios e da organização do governo.
C)
( ) Cabe ao povo determinar as regras
sob as quais será governado.
D)
( ) Todos os homens têm direitos e
deveres.
E)
( ) Cabe aos homens-governo estabelecer
as regras para o povo.
10- A
Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767)
representaram, quando implementadas, para
A)
( ) os EUA, um estopim à declaração de
guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
B)
( ) a França e a Inglaterra, formas de
arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
C)
( )os EUA, uma excepcional oportunidade,
pela cobrança destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
D)
( ) as Treze Colônias, uma medida
tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na
Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e)
( ) a Inglaterra, uma alternativa para
um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que
permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.
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RESUMO DOS CONTEÚDOS SOBRE
AS REVOLUÇÕES INGLESAS
Oliver Cromwell
ATIVIDADE PEDAGÓGICA - TEMA: REVOLUÇÕES INGLESAS
TEMA 3 - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
TEMA :
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira etapa da Revolução Industrial
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
TEMA 4 -
TEMA 2- REVOLUÇÕES INGLESAS
RESUMO DOS CONTEÚDOS SOBRE
AS REVOLUÇÕES INGLESAS
O Antigo Regime europeu correspondeu ao modo de
vida da população europeia ao longo da Época Moderna. Teve como pilares de
sustentação o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo.
A partir de meados do século XVII, porém, essa
estrutura começou a dar sinais de declínio, devido às transformações
socioeconômicas por quais passava o continente europeu nesse momento histórico.
Tais transformações – observadas inicialmente e com maior intensidade na
Inglaterra – refletiram-se sobre a organização política e cultural dos países
europeus, levando à derrocada do Antigo Regime como um todo.
Certamente, o processo foi lento e gradual –
mais intenso em determinadas regiões, mais prolongado em outras. De qualquer
modo, as bases do Antigo Regime começaram a ser abaladas na segunda metade do
século XVII. Alguns fenômenos históricos foram responsáveis por esses abalos:
as Revoluções Inglesas de 1640 e 1688, a Revolução Industrial, o Iluminismo e a
Independência dos Estados Unidos. Cada um desses fenômenos contribuiu para o
questionamento da ordem vigente na Europa: os privilégios da nobreza feudal, o
intervencionismo estatal na economia e os poderes absolutos do rei.
A INGLATERRA NO INÍCIO DO SÉCULO XVII
O apogeu do Absolutismo inglês ocorreu durante a
dinastia Tudor. Durante o reinado de Henrique VIII e Elizabeth I, a autoridade
do rei se impôs à da nobreza feudal e à do Parlamento. A prosperidade
econômica, conquistada graças a uma eficiente política naval e comercial,
associada à estabilidade política obtida em função do duplo apoio social ao rei
(burguesia e nobreza), fizeram da Inglaterra uma poderosa nação no cenário
europeu.
A sociedade inglesa da época era dividida da
seguinte forma:
- Nobreza: ao lado da
antiga nobreza feudal – latifundiária, exploradora da mão de obra servil,
detentora de privilégios –, havia uma nova nobreza, chamada de gentry,
que havia surgido após a Reforma Anglicana. O rei Henrique VIII confiscou
os bens e as terras da Igreja Católica e os vendeu a burgueses
enriquecidos pelo comércio. Assim, o monarca obteve recursos consideráveis
para sustentar o aparelho de Estado. Contudo, o processo de cercamento das
terras comunais (enclosures) havia resultado na expulsão do campo
de milhares de camponeses. Suas terras acabaram nãos mãos dessa nova
nobreza. Esses novos nobres passaram a se dedicar à agricultura comercial,
visando ao abastecimento dos núcleos urbanos que se desenvolviam.
Investiam capitais oriundos de outras atividades econômicas, sobretudo do
comércio, na agricultura, originando assim uma nobreza empreendedora.
- Burguesia: também esse grupo não era homogêneo. Havia uma
burguesia mercantil e monopolista que, além de grande riqueza acumulada,
usufruía de enormes privilégios junto ao rei (frequentava a Corte, recebia
concessões monopolísticas da Coroa) e, por isso, apoiava
incondicionalmente o Absolutismo. Esse grupo, em troca das vantagens
econômicas que recebia do rei, garantia os recursos necessários à plena
manutenção do Estado Absolutista, antecipando lucros e impostos. Havia,
entretanto, outro segmento burguês no interior da sociedade inglesa: a
burguesia manufatureira. Tratava-se de um grupo ligado à produção de
manufaturas - sobretudo têxteis -, que não usufruía de qualquer vantagem
econômica, social ou política e que, acima de tudo, desejava a ampliação
do mercado consumidor para seus produtos. Para isso, era necessário abolir
os laços servis e converter camponeses e trabalhadores urbanos em
consumidores. Além disso, exigia o fim das restrições mercantilistas e a
liberdade de produção e comércio.
- Povo: o restante da
população inglesa – formada por camponeses sujeitos às obrigações servis
em relação à nobreza proprietária de terras, e por camponeses expropriados
pelos cercamentos, que abandonaram o campo e se dirigiram para as cidades,
constituindo o proletariado urbano. Esse grupo desejava retornar às
atividades rurais e, por isso, condenava o absolutismo promotor de sua
expulsão. Ainda compunham o povo, os pequenos comerciantes e os artesãos
que moravam nas cidades.
Devido ao absolutismo em vigor na Inglaterra do
início do século XVII, não existiam canais de expressão social e política que
representassem ideologias ou classes sociais. O único veículo de expressão
aceito era a religião e, nesse sentido, a população se dividia da seguinte
forma, conforme seu apoio ou crítica ao absolutismo monárquico:
- anglicanos: o grupo ligado ao poder, formado, basicamente,
pela nobreza emergente e pela burguesia monopolista. Os anglicanos
defendiam a manutenção do absolutismo devido às vantagens conseguidas
junto ao rei.
- católicos: a nobreza
feudal, que perdera muito de seu poder e prestígio com o fortalecimento da
autoridade real, mas que ainda usufruía de largos privilégios, como, por
exemplo, o recebimento das obrigações servis. Os católicos temiam,
sobretudo, perder o que ainda lhes restava de prestígio e, por esse
motivo, não se colocavam contra o rei.
- calvinistas: protestantes divididos em puritanos (mais
radicais, defensores da República) e presbiterianos (mais moderados,
advogavam uma Monarquia Parlamentar). Os calvinistas representavam a
burguesia desprivilegiada e os setores mais humildes da sociedade inglesa,
principalmente o proletariado urbano de origem camponesa, descontente com
o processo de cercamentos e que sonhava voltar à terra que lhe fora
confiscada. Tais grupos assumiram uma posição política nitidamente
anti-absolutista.
A DINASTIA STUART
A família Stuart, que assumiu o poder político
na Inglaterra após a morte do último monarca Tudor, Elizabeth I, em 1603,
procurou dar continuidade ao absolutismo. As alterações socioeconômicas que
ocorreram na Inglaterra ao longo do século XVI, porém, impediram a
concretização plena de tal objetivo.
Jaime I (1603-1625) foi o primeiro monarca da
dinastia Stuart. Seu reinado se caracterizou pela ausência de habilidade
política, excesso de vaidade pessoal, teimosia e grande erudição, o que lhe
valeu o “título” de “imbecil mais sábio da cristandade”. Durante seu reinado,
perseguiu católicos e calvinistas visando ao fortalecimento do anglicanismo no
reino e, consequentemente, do absolutismo. Ao mesmo tempo, devido ao aumento
dos gastos para a manutenção do Estado e à queda da arrecadação do tesouro, o
rei foi obrigado a adotar uma política fiscal e tributária de péssimas
repercussões. Procurou criar novos impostos e aumentar os já existentes, mas,
para isso, necessitava da aprovação do Parlamento (conforme estabelecido pela
Magna Carta, em 1215). O Parlamento se negou a colaborar com o rei e, por isso,
foi dissolvido em 1614, assim permanecendo até 1621.
O filho de Jaime I, Carlos I (1625-1649),
substituiu-o e, apesar de mais hábil nas questões políticas, também procurou
manter a concentração absoluta de poderes herdados dos Tudor. As dificuldades
financeiras avolumaram-se durante seu reinado e o Parlamento, reconvocado em
1621, negou-se a ajudar o rei a resolver os problemas orçamentários. Carlos I
procurou negociar com o Parlamento a aprovação de novos impostos. Em 1628, o
rei conseguiu com que o Parlamento aprovasse, mediante o juramento da Petição
de Direitos – que previa o fim das prisões arbitrárias e da imposição de
tributos ilegais –, novos tributos que aliviassem a difícil situação financeira
da Monarquia.
Após os novos tributos terem sido aprovados, o
rei dissolveu novamente o Parlamento, que permaneceu em “recesso” até 1637.
Nesse ano, ocorreu a invasão da Inglaterra pelos escoceses. O motivo da invasão
foi a tentativa do monarca em anglicizar a Igreja Presbiteriana da Escócia.
Para se retirarem do território inglês, os escoceses exigiam o pagamento de uma
pesada indenização, que estava além dos recursos possuídos pelo rei. Este foi,
portanto, obrigado a reconvocar o Parlamento, que, mais uma vez, negou-se a
colaborar com o monarca e, mais uma vez, foi fechado em 1640. Dessa vez, porém,
o fechamento do Parlamento gerou uma violenta reação por parte dos setores
anti-absolutistas da sociedade inglesa, que passaram a enfrentar o rei,
primeiro o criticando, mas depois, pegando em armas e originando uma guerra
civil.
O conflito armado entre adeptos do absolutismo
monárquico (chamados de “cavaleiros”) e seus opositores (conhecidos como
os “cabeças redondas”, e liderados por Oliver Cromwell)
iniciou-se em 1642. Depois de violentos conflitos, os “cabeças redondas”,
melhor organizados e mais disciplinados que os “cavaleiros” (Cromwell havia
criado o “Exército de Novo Tipo”, que garantiu uma melhor estruturação militar
aos “cabeças redondas”), venceram, aprisionaram e executaram o rei e
instauraram o regime republicano na Inglaterra, em 1649.
A vitória dos “cabeças redondas” significou a
vitória das forças radicais anti-absolutistas, que desejavam a implantação da
República. Esse radicalismo, porém, serviu para isolar os puritanos e levá-los
à derrota anos mais tarde.
A REPÚBLICA PURITANA (1649-1658)
A República, proclamada em 1649 e que se
estendeu até 1658, teve um caráter essencialmente pequeno-burguês. Liderada por
Oliver Cromwell, aclamado Lorde Protetor da República, a República Puritana
pretendia estabelecer na Inglaterra um regime afinado com os anseios da
burguesia manufatureira e, até mesmo, em alguns momentos, com o proletariado
urbano.
Oliver Cromwell
Logo que assumiu o poder, Cromwell teve de
enfrentar uma rebelião de católicos na Irlanda, descontentes com o triunfo do
calvinismo. Cromwell reprimiu com violência a revolta, confiscou as terras
pertencentes aos irlandeses católicos e as entregou a protestantes ingleses.
Isso agravou o descontentamento da Irlanda em relação ao governo inglês.
Em 1651, Cromwell instituiu os Atos de
Navegação, determinando que todas as mercadorias que entrassem ou saíssem
dos portos ingleses deveriam ser transportadas por navios ingleses. Assim, o
governante procurava fortalecer a construção naval no país e o comércio externo
da Inglaterra, para que o país adquirisse a supremacia naval. Tal ato, porém,
desagradou enormemente os holandeses, que detinham a hegemonia marítima até
então. A guerra entre Holanda e Inglaterra foi inevitável e terminou com uma
importante vitória inglesa, que se tornou a primeira potência naval europeia e
mundial.
Apesar de contar com o apoio do Parlamento nos
primeiros tempos de seu governo, o caráter radical da República Puritana
resultou na alienação de indivíduos mais moderados, que passaram a criticar
certas medidas do novo governo. Devido às críticas do Parlamento, que se
tornavam cada vez mais frequentes e intensas, Cromwell dissolveu-o, em 1653,
instituindo uma ditadura pessoal baseada no poder do exército por ele formado.
O Parlamento, mesmo não concordando com a neutralização de seus poderes
políticos, aceitou a ditadura de Cromwell, pois em seu governo, a estabilidade
política e a prosperidade econômica foram características marcantes.
A República Puritana, porém, não sobreviveu à
morte de seu fundador, em 1658. Oliver Cromwell foi substituído por seu filho,
Ricardo, que era menos eficiente e competente que o pai. Forças ligadas à
monarquia fortaleceram-se e acabaram por restaurá-la em 1660.
A RESTAURAÇÃO STUART E A REVOLUÇÃO GLORIOSA
Em 1660, diante da instabilidade do governo de
Ricardo Cromwell, o Parlamento foi reconvocado e reinstituiu a Monarquia na
Inglaterra, coroando Carlos II (1660-1685). Esse monarca, educado na França
durante o período republicano, era simpatizante do catolicismo e do
absolutismo. Promoveu uma política de aproximação com a França e com Roma. A
burguesia e a nobreza anglicana, temendo perder seus privilégios, uniram-se
para enfraquecer a autoridade real e, em 1679, o Parlamento aprovou o Ato de
Exclusão, segundo o qual os católicos devieram ser afastados dos postos do
governo e dos cargos públicos. No mesmo ano, o Parlamento aprovou a lei do Habeas
Corpus, que protegia os cidadãos de detenções arbitrárias e garantia
liberdades pessoais. Novamente, em 1683, o Parlamento foi fechado.
A morte de Carlos II fez subir ao trono inglês o
já idoso Jaime II (1685-1688). Católico convicto e declarado, o novo monarca
ameaçou restabelecer o catolicismo como religião oficial na Inglaterra,
almejando, assim, restaurar o Absolutismo e reduzir a influência política da
nobreza anglicana e da burguesia monopolista.
Diante da ameaça católica e absolutista, o
Parlamento inglês ofereceu, em 1688, a Coroa britânica ao marido da herdeira de
Jaime II (Mary Stuart), Guilherme de Orange. Este era também herdeiro do trono
holandês e, para assumir o trono inglês, abdicou da sucessão holandesa. Além
disso, teve que jurar o Bill of Rights (Declaração de Direitos),
que estabelecia as bases da monarquia parlamentar na Inglaterra: o Parlamento
era responsável pela aprovação ou não de impostos, garantia-se aos cidadãos a
liberdade individual e o poder seria dividido pelos poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário. Na prática, a autoridade do rei, a partir de então,
ficava subordinada à autoridade do Parlamento.
A substituição de Jaime II por Guilherme III foi
pacífica e se tornou conhecida como a Revolução Gloriosa. Graças a ela,
que instituiu a monarquia parlamentar inglesa, consolidaram-se as bases
político-institucionais que permitiriam, a longo prazo, a consolidação do
capitalismo na Inglaterra por meio da Revolução Industrial.
AULA EXPOSITIVA
https://youtu.be/gW8IloLp798 06/04 a 08/04
https://youtu.be/Ndak1dMOQHY 06/04 a 08/04
1. (Udesc 2016) “Podemos ser algo
simplistas e dizer que houve duas revoluçoÞes na Inglaterra dos meados do
seìculo XVII. Uma, a que venceu, estabeleceu os sagrados direitos de
propriedade (aboliçaÞo dos tiìtulos feudais sobre a terra, o fim da taxaçaÞo
arbitraìria), conferiu poder poliìtico aos proprietaìrios (soberania do
Parlamento e da common lawsupressaÞo dos tribunais que funcionavam com base na
prerrogativa e removeu tudo que impedia o triunfo da ideologia dos homens com
propriedades — ou seja, da eìtica protestante. Houve, poreìm, outra
revoluçaÞo, que nunca chegou a se concretizar, embora de tempos em tempos
ameaçasse acontecer. Ela poderia haver estabelecido um sistema comunal de
propriedade e uma democracia muito mais ampla nas instituiçoÞes legais e
poliìticas; poderia, tambeìm, haver retirado da Igreja Anglicana o seu caraìter
oficial e repudiado a eìtica protestante. O objeto deste livro estaì em
examinar essa revolta no interior da RevoluçaÞo e a fascinante torrente de
ideias radicais que ela desencadeou.” (Hill, p. 32). Por radicais, o autor
entende grupos que elaboraram projetos de mudança drástica no sistema político,
social e religioso da Inglaterra.
Assinale a opção correta acerca
de dois grupos de atuação na Revolução Inglesa, cujos projetos estão inseridos
nessa “outra revolução” protagonizada por movimentos radicais mencionados pelo
historiador Christopher Hill.
a) anglicanos e anabatistas
b) tory e Whigs
c) diggers e quakers
d) luteranos e levellers
e) socialista utópicos e anarquistas
a) anglicanos e anabatistas
b) tory e Whigs
c) diggers e quakers
d) luteranos e levellers
e) socialista utópicos e anarquistas
2. (Acafe 2016) Este ano a
imprensa inglesa noticiou que multidões comemoram o 90º aniversário da rainha
Elizabeth, que realizou um passeio público. A Monarquia tem uma tradição
histórica na Inglaterra e boa parte do povo inglês reverenciou os noventa anos
da rainha Elizabeth.
Nesse contexto, e considerando as
raízes históricas do atual sistema de governo da Inglaterra é correto afirmar,
exceto:
a) Além de garantir a propriedade privada, a Declaração de Direitos (1689), elaborada pelo Parlamento Inglês, estabelecia a superioridade do parlamento sobre o rei.
b) A Revolução Gloriosa ocorreu entre 1688 e 1689, determinando o fim do absolutismo monárquico, estabelecendo a monarquia parlamentar constitucional.
c) O Primeiro-Ministro da Inglaterra não pode atuar em conflitos diplomáticos e na política externa, cabendo à rainha este direito, estabelecido pelo Parlamento Inglês.
d) O Parlamento Inglês é formado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. Existe também a Sala da Rainha, que é aberta para o pronunciamento anual da monarca.
a) Além de garantir a propriedade privada, a Declaração de Direitos (1689), elaborada pelo Parlamento Inglês, estabelecia a superioridade do parlamento sobre o rei.
b) A Revolução Gloriosa ocorreu entre 1688 e 1689, determinando o fim do absolutismo monárquico, estabelecendo a monarquia parlamentar constitucional.
c) O Primeiro-Ministro da Inglaterra não pode atuar em conflitos diplomáticos e na política externa, cabendo à rainha este direito, estabelecido pelo Parlamento Inglês.
d) O Parlamento Inglês é formado pela Câmara dos Comuns e pela Câmara dos Lordes. Existe também a Sala da Rainha, que é aberta para o pronunciamento anual da monarca.
3. (Espm 2015) Thomas Hobbes era
admirador do método matemático e da racionalidade, e crítico da democracia.
Quando em 1628, observava os conflitos entre o rei e o Par-lamento, traduziu e
publicou um ataque ao grego Tucídides à democracia para mos¬trar, pelo exemplo
de Atenas na Guerra do Peloponeso, os efeitos danosos da demo¬cracia. Hobbes se
empenhava em tomar o partido de Carlos I no conflito com o Parla¬mento. Em
1640, diante da guerra civil, fu¬giu para a França. Em 1651 publicou sua obra
‘Leviatã’, em que apresentou sua visão do Estado.
(Flávio
de Campos. A escrita da História)
O inglês Thomas Hobbes deve ser
relacio¬nado, respectivamente, à guerra civil (men¬cionada no texto) e à visão
de Estado:
a) Primavera dos Povos – Estado liberal;
b) Comuna de Paris – Estado socialista;
c) Revolução Francesa – Estado liberal;
d) Revolução Puritana – Estado absolutista;
e) Revolução Gloriosa – Estado absolutista.
a) Primavera dos Povos – Estado liberal;
b) Comuna de Paris – Estado socialista;
c) Revolução Francesa – Estado liberal;
d) Revolução Puritana – Estado absolutista;
e) Revolução Gloriosa – Estado absolutista.
4. (Ufrgs 2015) Durante o século XVII, a Inglaterra
experimentou um período de profundas e violentas transformações políticas,
desde a eclosão da Guerra Civil Inglesa (1642-1651) até a Revolução Gloriosa
(1688).
Entre as principais consequências
desse processo, podem ser enumeradas
a) a transição do absolutismo para uma monarquia constitucional e a limitação dos poderes políticos do monarca.
b) a abolição da propriedade privada e a adoção de um sistema de terras comunais em todo o país.
c) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
d) a derrota militar das forças reformistas e a consolidação do absolutismo monárquico nas mãos de Oliver Cromwell.
e) a abolição do anglicanismo e a afirmação do calvinismo como religião oficial da Inglaterra.
a) a transição do absolutismo para uma monarquia constitucional e a limitação dos poderes políticos do monarca.
b) a abolição da propriedade privada e a adoção de um sistema de terras comunais em todo o país.
c) a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e a abertura dos portos ingleses aos navios estrangeiros.
d) a derrota militar das forças reformistas e a consolidação do absolutismo monárquico nas mãos de Oliver Cromwell.
e) a abolição do anglicanismo e a afirmação do calvinismo como religião oficial da Inglaterra.
5. (Ueg 2015) Leia o texto a
seguir.
Após a decapitação do rei, o
Parlamento sofreu nova depuração. Um Conselho de Estado, com 41 membros, passou
a exercer o Poder Executivo. Mas o controle do Estado estava de fato nas mãos
de Cromwell […] Ofereceram-lhe a coroa, mas ele a recusou: na prática já era um
soberano e podia até fazer seu sucessor.
PILETTI, Nelson; ARRUDA, José
Jobson de A. Toda a História. São Paulo: Ática, 2000, p. 228.
Após a morte de seu líder, em
1658, o destino da chamada “República de Cromwell” foi marcado pela
a) deposição, já no ano seguinte, de seu filho e sucessor, Richard Cromwell, permitindo o início da fase de Restauração.
b) reformulação e fortalecimento do Parlamento inglês, num golpe militar conhecido como Revolução Gloriosa.
c) proibição das práticas puritanas, fazendo com que muitos membros do movimento migrassem para a América.
d) invasão de Guilherme de Orange, que implantou a Lei do Teste, obrigando a todos os funcionários públicos a se declararem católicos.
a) deposição, já no ano seguinte, de seu filho e sucessor, Richard Cromwell, permitindo o início da fase de Restauração.
b) reformulação e fortalecimento do Parlamento inglês, num golpe militar conhecido como Revolução Gloriosa.
c) proibição das práticas puritanas, fazendo com que muitos membros do movimento migrassem para a América.
d) invasão de Guilherme de Orange, que implantou a Lei do Teste, obrigando a todos os funcionários públicos a se declararem católicos.
6. (Ufjf-pism 1 2015) O processo
histórico denominado Revolução Inglesa ou Revolução Gloriosa teve como palco a
Inglaterra no período de 1640 a 1688, lançando as bases da Monarquia
Parlamentar Inglesa. Sobre a Revolução Inglesa, assinale a alternativa
INCORRETA.
a) Esse foi um momento marcado pelo fortalecimento do Parlamento através da Carta de Direitos que limitava o poder do soberano.
b) A religião oficial do Estado continuou sendo o Anglicanismo, contudo, prevaleceu a liberdade de culto.
c) Ambas as revoluções propunham a centralização do poder nas mãos do monarca em detrimento do parlamento.
d) O Parlamento representava os interesses de uma elite relacionada com o comércio a qual conseguiu inúmeras liberdades.
e) O sistema parlamentar inglês é um modelo de representatividade que influenciou na organização de constituições em diversos países do Ocidente.
a) Esse foi um momento marcado pelo fortalecimento do Parlamento através da Carta de Direitos que limitava o poder do soberano.
b) A religião oficial do Estado continuou sendo o Anglicanismo, contudo, prevaleceu a liberdade de culto.
c) Ambas as revoluções propunham a centralização do poder nas mãos do monarca em detrimento do parlamento.
d) O Parlamento representava os interesses de uma elite relacionada com o comércio a qual conseguiu inúmeras liberdades.
e) O sistema parlamentar inglês é um modelo de representatividade que influenciou na organização de constituições em diversos países do Ocidente.
7. (Ufsm 2015) No Império Romano,
o sal era um dos fundamentos tradicionais da vida e da cultura. Esse hábito
permaneceu entre os europeus e, apesar de ser conhecido nos vários continentes,
o sal não era usual na dieta dos povos africanos ou indígenas até o contato
mais sistemático com os brancos, ocorrido a partir do século XVI. Qual das
situações históricas a seguir NÃO influiu no processo de difusão da cultura
europeia no período?
a) Expansão marítima da Era Moderna.
b) Tráfico de escravos da África para a América.
c) Estabelecimento de missões e reduções pela Companhia de Jesus.
d) Revolução Gloriosa.
e) Fundação de fortes lusitanos na Guiné e na Costa do Marfim.
a) Expansão marítima da Era Moderna.
b) Tráfico de escravos da África para a América.
c) Estabelecimento de missões e reduções pela Companhia de Jesus.
d) Revolução Gloriosa.
e) Fundação de fortes lusitanos na Guiné e na Costa do Marfim.
8. (Ufpr 2014) Na figura abaixo
vemos à esquerda uma ilustração de Guy Fawkes, inglês católico morto em 1605
após tentar explodir o Parlamento inglês na “Conspiração da Pólvora”, e um
manifestante inglês usando a máscara de Guy Fawkes em 2011 (inspirada na
graphic novel V de Vingança, transformada em filme em 2006) e portando um
cartaz no qual se lê: “O povo não deve temer seu governo”.
Sobre os contextos do século XVII
e do século XXI em que a figura de Guy Fawkes aparece, identifique como
verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Guy Fawkes pertenceu a uma
legião de opositores católicos à dinastia dos Stuart, que tentou estabelecer um
regime absolutista na Inglaterra ao longo do século XVII.
( ) Atualmente, o uso da máscara de Guy Fawkes mantém o ativismo católico do personagem original, ao defender a opção preferencial pelos pobres e uma teologia de libertação através do ciberativismo.
( ) Enquanto Guy Fawkes foi demonizado como traidor à Coroa inglesa desde o século XVII, atualmente as máscaras de Guy Fawkes representam a contestação ao autoritarismo e à injustiça, como no movimento Ocupe Wall Street e em diversos protestos pelo mundo.
( ) Após a Conspiração da Pólvora, outras revoltas ocorreram no século XVII na Inglaterra, culminando na Revolução Puritana (1640) e na Revolução Gloriosa (1688), seja por questões religiosas, seja pelos cercamentos, seja disputa de poder entre a monarquia e o parlamento.
( ) Atualmente, o uso da máscara de Guy Fawkes mantém o ativismo católico do personagem original, ao defender a opção preferencial pelos pobres e uma teologia de libertação através do ciberativismo.
( ) Enquanto Guy Fawkes foi demonizado como traidor à Coroa inglesa desde o século XVII, atualmente as máscaras de Guy Fawkes representam a contestação ao autoritarismo e à injustiça, como no movimento Ocupe Wall Street e em diversos protestos pelo mundo.
( ) Após a Conspiração da Pólvora, outras revoltas ocorreram no século XVII na Inglaterra, culminando na Revolução Puritana (1640) e na Revolução Gloriosa (1688), seja por questões religiosas, seja pelos cercamentos, seja disputa de poder entre a monarquia e o parlamento.
Assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – F – V.
b) F – F – V – F.
c) F – V – F – V.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – V.
a) V – F – F – V.
b) F – F – V – F.
c) F – V – F – V.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – V.
9. (Mackenzie 2014) A Revolução
Gloriosa, na Inglaterra (1688–1689), marcou o início de uma época de grande
prosperidade para o país, lançando as bases para o desenvolvimento capitalista,
e permitiu que o país fosse o pioneiro na Revolução Industrial do século XVIII.
Podemos estabelecer uma relação entre os dois eventos porque
a) o governo passou a impor a religião anglicana, dando fim aos conflitos religiosos e aos massacres entre católicos e protestantes, liberando mão de obra para as novas técnicas de produção.
b) o poder real, com a retomada do absolutismo, não encontra empecilhos para dar fim ao sistema feudal e incentivar a prática capitalista para aumentar os recursos do Tesouro Nacional.
c) o país, com o advento do Parlamentarismo, passou por transformações, como o acordo político e econômico entre a burguesia e a nobreza rural que, juntas, promoveram o desenvolvimento econômico.
d) tanto a tolerância religiosa quanto uma maior liberdade de expressão política por parte da sociedade civil, características do despotismo esclarecido, incentivaram o desenvolvimento econômico.
e) o desenvolvimento de uma monarquia, com características de um Estado liberal, permitiu a união de todas as classes sociais na Inglaterra, o que permitiu a modificação das relações trabalhistas no campo.
a) o governo passou a impor a religião anglicana, dando fim aos conflitos religiosos e aos massacres entre católicos e protestantes, liberando mão de obra para as novas técnicas de produção.
b) o poder real, com a retomada do absolutismo, não encontra empecilhos para dar fim ao sistema feudal e incentivar a prática capitalista para aumentar os recursos do Tesouro Nacional.
c) o país, com o advento do Parlamentarismo, passou por transformações, como o acordo político e econômico entre a burguesia e a nobreza rural que, juntas, promoveram o desenvolvimento econômico.
d) tanto a tolerância religiosa quanto uma maior liberdade de expressão política por parte da sociedade civil, características do despotismo esclarecido, incentivaram o desenvolvimento econômico.
e) o desenvolvimento de uma monarquia, com características de um Estado liberal, permitiu a união de todas as classes sociais na Inglaterra, o que permitiu a modificação das relações trabalhistas no campo.
10. (Fuvest 2014) As chamadas
“revoluções inglesas”, transcorridas entre 1640 e 1688, tiveram como resultados
imediatos
a) a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e o fim dos monopólios comerciais.
b) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a França napoleônica.
c) o reconhecimento do catolicismo como religião oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões locais.
d) o fim do anglicanismo e o início das demarcações das terras comuns.
e) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.
a) a proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão e o fim dos monopólios comerciais.
b) o surgimento da monarquia absoluta e as guerras contra a França napoleônica.
c) o reconhecimento do catolicismo como religião oficial e o fortalecimento da ingerência papal nas questões locais.
d) o fim do anglicanismo e o início das demarcações das terras comuns.
e) o fortalecimento do Parlamento e o aumento, no governo, da influência dos grupos ligados às atividades comerciais.
11. (Espm 2013) Morto o rei, em
maio do mesmo ano, a república foi proclamada, o que dava a entender que as
reivindicações dos nivela¬dores estavam sendo atendidas, mas a revo¬lução parou
aí, e a sensação de traição foi virando certeza. A revolta dos niveladores
malogrou. Além da fracassada tentativa dos Ni¬veladores, o país conheceu também
o mo¬vimento dos Escavadores, que, por meio da ação direta e pacífica, tentaram
chegar a uma forma de comunismo agrário.
(Paulo Miceli. As Revoluções
Burguesas)
O texto deve ser relacionado com:
a) a Revolução Puritana, na Inglaterra;
b) a Revolução Gloriosa, na Inglaterra;
c) as Frondas, na França;
d) a Revolução Francesa de 1789;
e) a Revolução de 1830, na França.
a) a Revolução Puritana, na Inglaterra;
b) a Revolução Gloriosa, na Inglaterra;
c) as Frondas, na França;
d) a Revolução Francesa de 1789;
e) a Revolução de 1830, na França.
12. (Fgvrj 2013) A Reforma, a
despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A
abolição dos intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na
consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era
obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia acepção de pessoas:
preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O
próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim
estabelecia que ele era um homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova – a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova – a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de
ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato
Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente
político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é CORRETO
afirmar:
a) A insatisfação popular na Inglaterra era decorrente da perspectiva protestante de manter os sacerdotes como intermediários entre Deus e os homens.
b) Os revolucionários basearam-se em princípios estritamente racionais e científicos, em uma nítida ruptura com as crenças e o profetismo da época.
c) Apesar de todas as disputas religiosas dos séculos XVI e XVII, os monarcas ingleses mantiveram-se neutros, o que permitiu a preservação da monarquia.
d) Para os revolucionários ingleses, Deus considerava apenas os parlamentares como pessoas aptas a transmitir a doutrina e indicar os caminhos da salvação.
e) A movimentação revolucionária esteve vinculada aos conflitos religiosos decorrentes da chamada Reforma Protestante iniciada no século XVI.
a) A insatisfação popular na Inglaterra era decorrente da perspectiva protestante de manter os sacerdotes como intermediários entre Deus e os homens.
b) Os revolucionários basearam-se em princípios estritamente racionais e científicos, em uma nítida ruptura com as crenças e o profetismo da época.
c) Apesar de todas as disputas religiosas dos séculos XVI e XVII, os monarcas ingleses mantiveram-se neutros, o que permitiu a preservação da monarquia.
d) Para os revolucionários ingleses, Deus considerava apenas os parlamentares como pessoas aptas a transmitir a doutrina e indicar os caminhos da salvação.
e) A movimentação revolucionária esteve vinculada aos conflitos religiosos decorrentes da chamada Reforma Protestante iniciada no século XVI.
13. (Enem 2012) Que é ilegal a
faculdade que se atribui à autoridade real para suspender as leis ou seu
cumprimento.
Que é ilegal toda cobrança de
impostos para a Coroa sem o concurso do Parlamento, sob pretexto de
prerrogativa, ou em época e modo diferentes dos designados por ele próprio.
Que é indispensável convocar com
frequência os Parlamentos para satisfazer os agravos, assim como para corrigir,
afirmar e conservar as leis.
Declaração dos Direitos.
Disponível em http://disciplinas.stoa.usp.br. Acesso em: 20 dez. 2011
(adaptado).
No documento de 1689,
identifica-se uma particularidade da Inglaterra diante dos demais Estados
europeus na Época Moderna. A peculiaridade inglesa e o regime político que
predominavam na Europa continental estão indicados, respectivamente, em:
a) Redução da influência do papa — Teocracia.
b) Limitação do poder do soberano — Absolutismo.
c) Ampliação da dominação da nobreza — República.
d) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo.
e) Restrição da competência do congresso — Presidencialismo.
a) Redução da influência do papa — Teocracia.
b) Limitação do poder do soberano — Absolutismo.
c) Ampliação da dominação da nobreza — República.
d) Expansão da força do presidente — Parlamentarismo.
e) Restrição da competência do congresso — Presidencialismo.
14. (Unesp 2012) A Revolução
Puritana (1640) e a Revolução Gloriosa (1688) transformaram a Inglaterra do
século XVII. Sobre o conjunto de suas realizações, pode-se dizer que
a) determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.
b) resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
c) envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.
d) geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.
e) precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.
a) determinaram o declínio da hegemonia inglesa no comércio marítimo, pois os conflitos internos provocaram forte redução da produção e exportação de manufaturados.
b) resultaram na vitória política dos projetos populares e radicais dos cavadores e dos niveladores, que defendiam o fim da monarquia e dos privilégios dos nobres.
c) envolveram conflitos religiosos que, juntamente com as disputas políticas e sociais, desembocaram na retomada do poder pelos católicos e em perseguições contra protestantes.
d) geraram um Estado monárquico em que o poder real devia se submeter aos limites estabelecidos pela legislação e respeitar as decisões tomadas pelo Parlamento.
e) precederam as revoluções sociais que, nos dois séculos seguintes, abalaram França, Portugal e as colônias na América, provocando a ascensão política do proletariado industrial.
15. (G1 – utfpr 2012) Foi a
partir das revoluções burguesas do século XVIII que o sistema capitalista se
consolidou. Assinale a alternativa que contém o conjunto das revoluções
chamadas de burguesas.
a) Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Russa.
b) Revolução Francesa, Revolução Inglesa e Guerra dos Cem anos.
c) Revolução Francesa, Revolução Social Inglesa e Revolução socialista.
d) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência do Brasil.
e) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência dos Estados Unidos.
a) Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Russa.
b) Revolução Francesa, Revolução Inglesa e Guerra dos Cem anos.
c) Revolução Francesa, Revolução Social Inglesa e Revolução socialista.
d) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência do Brasil.
e) Revolução Industrial, Revolução Francesa, Revolução Inglesa e a Independência dos Estados Unidos.
16. (Ufu 2012) Entre os eventos
que merecem destaque na consolidação do absolutismo inglês estão o embate entre
os York e os Lancaster, na Guerra das Duas Rosas, o controle dos nobres por
Henrique VII e, finalmente, as ações de Henrique VIII, que rompeu com o papa e
fundou a Igreja Anglicana, mantida sob sua tutela. Com a morte de Henrique VIII
e a ascensão de Elizabeth I, o absolutismo inglês conheceu seu período de
maturidade. As ações de Elizabeth I e de seus sucessores, adotando medidas
mercantilistas, criando companhias de comércio, dissolvendo o Parlamento,
exigindo pensão vitalícia e criando taxas, marcaram acontecimentos que
culminaram, décadas mais tarde, numa página da história da sociedade inglesa
conhecida como Revolução Gloriosa. Neste cenário,
a) a economia inglesa, diante da instabilidade política, teve um desenvolvimento irregular no século XIX, atrasando sua industrialização frente a outros países.
b) a monarquia absolutista inglesa, reconhecendo suas limitações, tomou a iniciativa na criação do Bill of Rights, evitando novas guerras civis no país.
c) as medidas absolutistas insuflaram questionamentos na sociedade inglesa, favorecendo mudanças e rupturas na estrutura política do país.
d) as características absolutistas da monarquia inglesa a afastavam do modelo constitucional que, desde o final da Idade Média, predominava na Europa.
a) a economia inglesa, diante da instabilidade política, teve um desenvolvimento irregular no século XIX, atrasando sua industrialização frente a outros países.
b) a monarquia absolutista inglesa, reconhecendo suas limitações, tomou a iniciativa na criação do Bill of Rights, evitando novas guerras civis no país.
c) as medidas absolutistas insuflaram questionamentos na sociedade inglesa, favorecendo mudanças e rupturas na estrutura política do país.
d) as características absolutistas da monarquia inglesa a afastavam do modelo constitucional que, desde o final da Idade Média, predominava na Europa.
17. (Upf 2012) A Revolução
Inglesa de fins do século XVII pode ser considerada como a primeira revolução
burguesa no continente Europeu. Sobre esta revolução é correto afirmar:
a) O Parlamento e os monarcas tinham a mesma posição em relação à necessidade de impostos para a manutenção do Estado e a confiança de que o rei decidia sobre essa questão.
b) Jaime I e Carlos I reorganizaram o Estado com seu comando forte e centralizador, deixando o legado da eficiência para os próximos monarcas.
c) As condições econômicas e políticas estiveram estáveis durante o período pré-revolucionário.
d) A Carta dos Direitos sagrou-se como documento de valor constitucional e foi aceita pelo casal Guilherme e Maria, novos monarcas por declaração do Parlamento.
e) As divergências entre anglicanos e calvinistas foram um elemento essencial do processo revolucionário, que findou com a aceitação da mesma religião por todos.
a) O Parlamento e os monarcas tinham a mesma posição em relação à necessidade de impostos para a manutenção do Estado e a confiança de que o rei decidia sobre essa questão.
b) Jaime I e Carlos I reorganizaram o Estado com seu comando forte e centralizador, deixando o legado da eficiência para os próximos monarcas.
c) As condições econômicas e políticas estiveram estáveis durante o período pré-revolucionário.
d) A Carta dos Direitos sagrou-se como documento de valor constitucional e foi aceita pelo casal Guilherme e Maria, novos monarcas por declaração do Parlamento.
e) As divergências entre anglicanos e calvinistas foram um elemento essencial do processo revolucionário, que findou com a aceitação da mesma religião por todos.
18. (G1 – ifce 2011) A Revolução
Inglesa do século XVII foi um movimento com características religiosas,
políticas, econômicas e sociais. Do ponto de vista institucional, ou seja,
político, foi uma luta entre
a) a burguesia e a nobreza progressista.
b) o Parlamento e o Estado absolutista.
c) os católicos e os anglicanos.
d) a pequena burguesia mercantil e a alta burguesia industrial.
e) a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
a) a burguesia e a nobreza progressista.
b) o Parlamento e o Estado absolutista.
c) os católicos e os anglicanos.
d) a pequena burguesia mercantil e a alta burguesia industrial.
e) a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
19. (Ufv 2010) Sobre as
Revoluções Inglesas do século XVII, é CORRETO afirmar que:
a) Oliver Cromwell evitou a centralização do poder quando se tornou o Lorde Protetor da Inglaterra em 1653, pois repudiava o poder absolutista.
b) após a guerra civil da década de 1640, o rei Carlos I foi executado e a República na Inglaterra foi estabelecida temporariamente.
c) Guilherme de Orange, um dos líderes do Exército Revolucionário que lutou na década de 1640 contra o poder absolutista do rei Carlos I, foi coroado como o novo rei inglês.
d) a Revolução Gloriosa (1688) representou a ascensão ao poder dos grupos sociais mais radicais que aboliram a propriedade privada.
a) Oliver Cromwell evitou a centralização do poder quando se tornou o Lorde Protetor da Inglaterra em 1653, pois repudiava o poder absolutista.
b) após a guerra civil da década de 1640, o rei Carlos I foi executado e a República na Inglaterra foi estabelecida temporariamente.
c) Guilherme de Orange, um dos líderes do Exército Revolucionário que lutou na década de 1640 contra o poder absolutista do rei Carlos I, foi coroado como o novo rei inglês.
d) a Revolução Gloriosa (1688) representou a ascensão ao poder dos grupos sociais mais radicais que aboliram a propriedade privada.
20. (Pucrj 2010) “Para o
progresso do armamento marítimo e da navegação, que sob a boa providência e
proteção divina interessam tanto à prosperidade, à segurança e ao poderio deste
reino […], nenhuma mercadoria será importada ou exportada dos países, ilhas,
plantações ou territórios pertencentes à Sua Majestade, ou em possessão de Sua
Majestade, na Ásia, América e África, noutros navios senão nos que […]
pertencem a súditos ingleses […] e que são comandados por um capitão inglês e
tripulados por uma equipagem com três quartos de ingleses […], nenhum
estrangeiro […] poderá exercer o ofício de mercador ou corretor num dos lugares
supracitados, sob pena de confisco de todos os seus bens e mercadorias […]”.
Segundo Ato de Navegação de 1660.
In: Pierre Deyon. O mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 94-95.
Por meio do Ato de Navegação de
1660, o governo inglês:
a) estabelecia que todas as mercadorias comercializadas por qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses.
b) monopolizava seu próprio comércio e impulsionava a indústria naval inglesa, aumentando ainda mais a presença da Inglaterra nos mares do mundo.
c) enfrentava a poderosa França retirando-lhe a posição privilegiada de intermediária comercial em nível mundial.
d) desenvolvia a sua marinha, incentivava a indústria, expandia o Império, abrindo novos mercados internacionais ao seu excedente agrícola.
e) protegia os produtos ingleses, matérias-primas e manufaturados, que deveriam ter sua saída dificultada, de modo a gerar acúmulo de metais preciosos no Reino inglês.
a) estabelecia que todas as mercadorias comercializadas por qualquer país europeu fossem transportadas por navios ingleses.
b) monopolizava seu próprio comércio e impulsionava a indústria naval inglesa, aumentando ainda mais a presença da Inglaterra nos mares do mundo.
c) enfrentava a poderosa França retirando-lhe a posição privilegiada de intermediária comercial em nível mundial.
d) desenvolvia a sua marinha, incentivava a indústria, expandia o Império, abrindo novos mercados internacionais ao seu excedente agrícola.
e) protegia os produtos ingleses, matérias-primas e manufaturados, que deveriam ter sua saída dificultada, de modo a gerar acúmulo de metais preciosos no Reino inglês.
TEMA :
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução
industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na
Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi
a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
A Inglaterra foi
precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles:
possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de
livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao
mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial
ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias
de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento
das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao
contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália
também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica
e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da
locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais
inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços
tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial.
O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das
inovações dessa época.
AULA EXPOSITIVA
https://youtu.be/t6nJNv-pNr8 13/04 a 17/04
ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTORIA
1- Observe
e analise a imagem das crianças trabalhando nas fábricas, nos primórdios da
Revolução Industrial, e em seguida assinale a resposta correta acerca das
condições dos trabalhadores no período histórico dessa revolução.
a)-( )
A atuação dos sindicatos dentro das fábricas, desde o início da Revolução
Industrial, foi fundamental para garantir os direitos
trabalhistas.
b)-( ) A
mão de obra feminina foi pouco utilizada, porque as mulheres não conseguiam se
adaptar ao ambiente predominantemente masculino das fábricas.
c)-(
) Inglaterra, por ser a pioneira no processo da Revolução Industrial, também
foi pioneira em garantir direitos trabalhistas, que serviram de modelo para
a Carta del Lavoro Italiana.
d)( ) Altas
jornadas de trabalho sem direitos trabalhistas, sem segurança, sem remuneração
mínima fixa e a exploração da mão de obra eram alguns dos problemas enfrentados
pelos trabalhadores e trabalhadora no início da Revolução
Industrial.
e)-( ) A
utilização de crianças como mão de obra nas fábricas era justificada como
modelo de educação para tirá-los de condições perigosas nas ruas, oferecendo a
esses jovens remuneração e a oportunidade de aprender um ofício, contando com o
apoio dos sindicatos.
2- Leia
as afirmações abaixo sobre os sistemas de produção industrial, e considere-as
verdadeiras (V) ou falsas (F).
a)-( ) partir do Fordismo, não
foi possível conciliar o binômio produção em massa/consumo em massa, posto que
os salários pagos aos trabalhadores não permitiam a aquisição de mercadorias
produzidas em escala crescente.
b)-( ) concepção fordista tinha
em vista o aumento da produção. Para tanto, os operários, dispostos juntos a
esteiras, realizavam atividades padronizadas, marcadas pelos gestos repetitivos
na produção industrial.
c)-( ) Com a associação
entre Fordismo e Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada
trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial.
Assim, cada vez mais se acentuava a separação entre trabalho intelectual e
trabalho braçal, com a valorização do primeiro.
d)-( ) Nas últimas décadas do
século XX, surgiu um novo sistema de produção, o Toyotismo, marcado pela
flexibilização da produção de modo a adequá-la à demanda do mercado. Esse
modelo implicou crescentes investimentos em tecnologia e redução da oferta de
empregos no setor industrial.
e)- ( ) Diferentemente do
Fordismo, no sistema toyotista, os trabalhadores são qualificados para conhecer
todas as etapas do processo de produção, devendo estar aptos a exercer mais de
uma função, estimulando o aumento da concorrência entre os trabalhadores, que
disputam melhores índices de produtividade entre si.
3-
Leia as informações a seguir.
Em
meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o
qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande
sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma
resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até
agora”.
A
revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada
em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente,
a)-( ) puritana, gás natural e aumento na
ocorrência de inversão térmica.
b)-( ) gloriosa, petróleo e destruição da camada
de ozônio.
c)-( ) gloriosa, carvão mineral e aumento do
processo de desgelo das calotas polares.
d)-( ) industrial, gás natural e redução da
umidade atmosférica.
e)-
( )industrial, carvão mineral e aumento
da poluição atmosférica.
4- Tendo
como base de análise a figura e os aspectos que definiram a Primeira Revolução
Industrial, considere as afirmativas a seguir:
a)-( ) Inicia-se nas últimas décadas do século
XVIII e estende-se até meados do século XIX. A invenção da máquina a vapor e o
uso do carvão como fonte de energia primária marcam o início das mudanças nos
processos produtivos.
b)-( ). O Reino Unido foi o primeiro país a reunir
condições básicas para o início da industrialização devido à intensa acumulação
de capitais no decorrer do Capitalismo Comercial.
c)-( ) Os mais destacados segmentos fabris desta
fase foram o têxtil, o metalúrgico e o de mineração.
d)-( ) As transformações produtivas desta fase
atingiram rapidamente outros países como a Alemanha, França e Estados Unidos
ainda no Século XVIII recrutando operários com salários atrativos promovendo,
assim, um intenso êxodo rural.
5- “O
acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de
obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o
pioneirismo da __________ na Revolução Industrial”.
BOULOS Jr, p.421
Das
opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:
a)-( ) Alemanha
b)-( ) Holanda
c)_
( ) Itália
d)-( ) Inglaterra
e)-( ) Espanha
7-
Podem ser apontadas como características da Revolução Industrial:
a)-( )
A substituição da manufatura pela indústria, a invenção da máquina-ferramenta,
a progressiva
divisao do trabalho .
b)-( ) O aprimoramento do artesanato, a crescente
divisão do trabalho, um forte êxodo urbano e o aumento da produção.
C)-( ) A substituição do artesanato pela
manufatura e o consequente aumento da produção acompanhado pelo recrudescimento
da servidão.
d)-( ) A
total substituição do homem pela máquina e o aumento do nível de vida da classe
trabalhadora.
e)-( ) A modernização da produção agrícola, o
êxodo rural e uma diminuição do nível geral da produção.
8- Sobre a inovação tecnológica no sistema
fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:
a)-(
) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também
para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os
trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada
hierarquia.
b)_(
) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos
industriais que participaram da Revolução Industrial.
c)_( ) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa
nas universidades.
d)-(
) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a
desenvolver novas tecnologias.
e)-( ) foi única e exclusivamente o produto da
genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos
industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte,
os lucros.
- PESQUISAR SOBRE : A EUROPA NO SÉCULO XIX:
01 – O LIBERALISMO
02- O SOCIALISMO
03- SOCIALISMO UTÓPICO
04- SOCIALISMO CIENTÍFICO
05- O ANARQUISMO
BONS ESTUDOS!!
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