Para acessar:
As mudanças de Estado Físico da Água
https://www.youtube.com/watch?v=x2KU18qfYjc&feature=youtu.be
Importância e Propriedades
https://youtu.be/h961xltBA-o
Estação de Tratamento de Àgua: Como Funciona
https://www.youtube.com/watch?v=YcLtPJBjdAc#action=share
Leia a apostila antes de responder as atividades
Questão1-A água é fundamental para o
funcionamento do nosso corpo, e uma de suas
funções refere-se à capacidade de
dissolver substâncias e garantir um meio propício para a
realização de reações
químicas. Isso se deve ao fato de a água
a) ser um
importante condutor elétrico. b) atuar
como soluto.
c) ser
apolar.
d) funcionar como solvente.
e) compor
o plasma sanguíneo
Questão 3
A água está presente em grande
quantidade em nosso corpo e atua de diferentes formas em seu funcionamento. Uma
das funções da água diz respeito ao controle de temperatura, que é conseguido
graças à eliminação de uma substância rica em água chamada
a) saliva. b) lágrima. c) suor.
d) sangue. e) sebo
Questão 4
Sabemos que a água também atua
transportando substâncias em nosso corpo. Analise as alternativas abaixo e
marque aquela que indica corretamente o nome do componente ou substância
presente no corpo humano, que é rica em água e que garante o transporte de
nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.
a) urina. b) plasma sanguíneo. c) líquido cefalorraquidiano. d) lágrimas. e)
saliva.
QUESTÃO 05 : A água é o
habitat de muitos seres vivos, como as algas, os peixes e até alguns mamíferos.
Ela também tem grande representação na constituição dos seres vivos. Entre as
utilidades da água cita-se a capacidade de:
A)armazenar átomos de carbono em sua estrutura.
B)auxiliar no controle da temperatura corporal.
C) fornecer energia ao organismo de cada ser vivo.
D)dissolver compostos orgânicos como a vitamina B.
C) fornecer energia ao organismo de cada ser vivo.
D)dissolver compostos orgânicos como a vitamina B.
QUESTÃO 06: A água é a substância que se encontra em maior
quantidade no corpo dos
seres vivos. Isso se justifica pelos importantes papéis
que exerce no organismo.
a) EXPLIQUE o papel da água na regulação da temperatura
corporal dos animais.
b) EXPLIQUE o risco de morte que as pessoas desidratadas
correm, mencione em sua resposta as funções da água para um bom funcionamento
do organismo.
c) EXPLIQUE o motivo pelo qual o sangue e as seivas
transportam substâncias com muita facilidade.
QUESTÃO 07: Em algumas situações, além da
filtragem, a água para beber ou para lavar
alimentos, louças e talheres também
precisa ser fervida ou clorada, isto é tratada com
produtos à base de cloro.
Esse tratamento é obrigatório quando a água:
a) vem de
uma estação de tratamento.
b) foi
analisada em laboratórios.
c) não vem de uma estação de
tratamento.
d) é considerada de boa qualidade para consumo.
QUESTÃO 08: A produção de água potável é
cara: a água dos rios ou de outras fontes
precisa passar pelas estações de
tratamento e depois ser distribuída para a população.
Por isso todos devemos
procurar economizar. Julgue uma medida que devemos tomar
para evitar o
desperdício desse precioso líquido.
a) Deixar
torneiras abertas sem necessidade.
b) Não
ligar para vazamentos ou torneiras pingando.
c) Deixar
as torneira aberta enquanto escova os dentes.
d) Ficar
no banho somente o tempo necessário.
a) ( ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado solido, estado gasoso.
b) ( ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.
c) ( ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.
d) ( ) A água dos oceanos é salgada: contem muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.
e) ( ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.
f) ( ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da fotossíntese.
QUESTÃO 10 Considerando
as características da água potável, é incorreto afirmar que ela é
a) destilada. b) insípida. c) inodora. d) incolor.
a) destilada. b) insípida. c) inodora. d) incolor.
Atividade de Ciências 02
Responda as questões utilizando a
apostila para consulta
Questão 02: A figura representa um filtro de água doméstico. Esse
filtro é bastante utilizado, mesmo em locais que recebem água provenientes da
ETA. Explique por que a utilização desse filtro é importante.
Questão 03: Qual a função do cloro no tratamento
da água na ETA e no tratamento de piscinas?
Questão 04: Leia as seguintes informações a
respeito da distribuição e do consumo de água de água na cidade de São Paulo.
·
São
Paulo possui 11 milhões de habitantes; cada habitante consome em média 189
litros de água por dia.
·
O
consumo de água por habitante, considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU), é de 110 litros de
água por dia.
a)
Aproximadamente
quantos litros de água são consumidos pelos habitantes de São Paulo
diariamente?
b)
De
acordo com as informações, o consumo de água em São Paulo é considerado ideal?
Questão 05: Marque a alternativa correta sobre as
etapas da ETA:
a)
A decantação
vem antes da floculação
b)
Para
que aconteça a floculação é adicionado à água os coagulantes como sulfato de
alumínio.
c)
A
filtração consegue eliminar todos os microorganismos da água.
d)
A
água bruta é aquela que já passou pela ETA.
Questão 06: Explique as etapas de tratamento de
água.
Questão
07: Pesquise uma reportagem
ou artigo sobre os temas:
1-
Como
o ser humano vem poluindo a água,
2-
Desperdício
no uso doméstico,
Cole ou
copie no caderno, e marque as partes
principais do texto.
ATIVIDADE AVALIATIVA 3
a) Dê o nome dos respectivos eventos que se
encontram enumerados no esquema:
b) O esquema não está demonstrando dois
importantes eventos que acontecem
no ciclo hidrológico que são a
evapotranspiração e a infiltração. Explique estes dois
eventos
Questão
02: Marque a alternativa correta:
a) A água é o componente que existe em
maior quantidade em todos os planetas.
b) Cerca de 97,5% da água disponível no
planeta Terra é salgada.
c) A maior concentração de água doce no
nosso planeta se encontra nos rios e lagos.
d) Todas as espécies de seres vivos
apresentam a mesma quantidade de água.
Questão
03: Marque a
alternativa incorreta:
a) A molécula da água é formada por 2
átomos de oxigênio e 1 átomo de hidrogênio.
b) As moléculas da água podem mudar o seu
comportamento de acordo com o seu
estado físico.
c) As moléculas da água no estado gasoso
estão mais separadas se comparadas
com as moléculas da água no estado líquido.
d) No estado sólido, as moléculas estão bem
organizadas por isso, possuem volume
e forma definida.
Questão 04: Leia o texto e responda:
Aquífero Guarani sob risco de contaminação
Agricultura e suinocultura ameaçam
maior reserva subterrânea de água doce e potável
Por: Renata Moehlecke Publicado em 17/03/2004
| Atualizado em 14/10/2009
|
a) Será que tem como a água do planeta esgotar? Faça uma análise crítica, utilizando os seus conhecimentos sobre o ciclo hidrológico.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
Atividade de Ciências
Questão 01: Leia o texto abaixo e responda o que se pede:
Doenças Transmitidas pela Água
Leptospirose, Cólera e Hepatite A
são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não
tratada, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6
anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser
considerado um grave problema de saúde pública.
Estas doenças surgem quando a água não
passa por tratamentos de limpeza e de purificação que eliminem os
microrganismos que contaminam a água, especialmente os responsáveis por causar
doenças. A contaminação pode acontecer pelo contato direto com
esgoto, enchentes, devido à ingestão acidental de água contaminada ou
através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.
Como evitar pegar estas doenças
Para se proteger e evitar estas doenças, deve-se evitar o contato com o
esgoto, águas contaminadas ou não tratadas, enchentes, lama ou rios com água
parada, sendo também desaconselhado o uso de piscinas não tratadas com
cloro.
Para assegurar a sua segurança, é indicado ferver sempre a água
antes de a utilizar, quer seja para lavar ou preparar alimentos ou para beber,
caso não seja filtrada. Além disso, pode também optar por usar hipoclorito
de sódio para desinfectar e purificar a água.
a)
Como
podemos adquirir doenças transmitidas pela água?
b)
As
cidades que não apresentam tratamento de esgoto podem apresentar maior número
de pessoas contaminadas. Por quê isso acontece?
c)
Cite
algumas doenças transmitidas pela água.
d)
Muitas
dessas doenças são bacterianas, outras virais e outras provocadas por vermes e protozoários.
Classifique as doenças abaixo quanto aoa gente transmissor:
Cólera
_______hepatite A_________
Leptospirose____________
amebíase____________
Lombriga_______________ esquistossomose______________ giardíase_______________
e)
O
que devemos fazer para evitar essas doenças?
?
QUESTÃO
02: Observe a tirinha e responda:
a) Identifique
a ironia presente na tirinha.
Questão 03: Analise a tirinha e
responda
a)
Quais
os cuidados com a higiene citados na tirinha que devemos ter para evitar
doenças?
Questão
04: Saneamento é
determinante na redução da mortalidade infantil, diz a ONU Brasília — O
tratamento de dejetos é determinante para a sobrevivência infantil. Essa é uma
das conclusões do Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 (RDH), divulgado
(...) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o
documento, melhorando o saneamento, pode-se chegar a uma redução superior a 30%
na mortalidade infantil. Isso acontece porque o saneamento melhorado ajuda a
interromper o circuito de transmissão de diversas doenças, como, por exemplo, a
diarreia. (Fonte: www.agenciabrasil.gov.br) a)
De acordo com o texto,
qual a relação entre a taxa de mortalidade infantil e a disponibilidade de água
tratada e de rede de esgoto à população?
___________________________________________________________________________
b)
Cite
dois serviços referentes ao saneamento básico no Brasil.
__________________________________________________________________________
Questão
05: Para evitar a
poluição e a contaminação da água nos ambientes em que é despejado, o esgoto
precisa ser previamente tratado . Esse tratamento ocorre em várias etapas. Com
base em conhecimentos adquiridos, responda:
a) As
grades metálicas pelas quais o esgoto passa logo no começo do tratamento são
como uma espécie de peneira. Qual a função delas?
b) Explique as outras etapas do
tratamento de esgoto.
Questão
06: A água potável proveniente de estações de
tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são
aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo.
Essa separação é necessária, uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta
muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para
que esses resíduos sejam removidos. Nesse processo de tratamento, a água fica
livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de
doenças. Com base nos conhecimentos adquiridos a respeito de tratamento e
distribuição de água, complete os espaços em branco com a fase correspondente
ao procedimento descrito.
a)
__________________________________________________: nessa etapa, os flocos
gelatinosos vão se acumulando lentamente no fundo dos tanques, deixando a maior
parte da água livre de partículas.
b)
__________________________________________________: nessa etapa, a água passa
pelo depósito de cloro e os microrganismos são destruídos.
c) __________________________________________________:
nessa etapa, a água passa por camadas de cascalho grosso, cascalho fino, areia
grossa e areia fina.
d)
__________________________________________________: nessa etapa, a água é
tratada com solução de sulfato de alumínio e com cal, o que provoca a
aglomeração de partículas que estão em suspensão na água.
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
Atividades 01
PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes ANO DE ESCOLARIDADE: 6º.ano
Leia a apostila antes de responder as atividades
Questão 01: A água pode ser usada para várias
finalidades. Cite uma utilidade da água nas áreas abaixo:
a) lazer: b) agricultura: c) transporte: d) doméstico:
Questão 02: Sobre o uso da água no Brasil, marque a
alternativa correta;
a)
O
Brasil consome a maior parte da água nos processos industriais, por isso a
importância da implantação de ETEs nas próprias indústrias.
b)
A
agricultura com o processo de irrigação é a campeã no consumo de água no nosso
país.
c)
O
uso doméstico ganha da agricultura no consumo de água, pois a população
brasileira está crescendo muito nos últimos anos.
d)
A
água utilizada nas usinas hidrelétricas não volta para os rios.
Questão 03: PESQUISE: Na estação de tratamento de água da COPASA (ETA
Morrinhos). Podemos observar todo o processo do tratamento que torna a água
potável e própria para o consumo. Todo o processo é feito em etapas, sobre ele,
responda:
Primeiro, a água tem que ser captada, ou
seja, levada dos rios para a estação. A
água de quais os rios a ETAMorrinhos
recebe?
a) A primeira etapa do tratamento é a
coagulação seguida da floculação. Explique o que são esses processos.
b) Depois da floculação, a água segue para
qual etapa?
c) Os filtros conseguem retirar da água
impurezas e partículas de sujeira que ainda resistiram à etapa anterior. Para
isso são formados de várias camadas de materiais filtrantes. Cite alguns desses
materiais.
d) A desinfecção é a eliminação de
microorganismos que podem causar doenças. Nessa etapa se utiliza qual composto
químico?
e) . Para qual finalidade o flúor é
acrescentado na água da COPASA?
f) reservatórios que armazenam a água já
tratada para seguir para a distribuição. Explique o que é essa etapa.
Questão 04:.Cite 4 medidas que a população pode
realizar e que contribuiriam com a economia de água.
Questão 05: De acordo com os seus conhecimentos
sobre as etapas do tratamento do esgoto, enumere a 2a coluna de
acordo com a 1a coluna:
(1) Desarenação (
) a água que sobra do decantador é oxigenada por minúsculas algas.
(2) Gradeamento (
) retirada da areia.
(3) Decantador primário ( )
retirada dos objetos sólidos do esgoto usando grades.
(4) Digestor ( ) a água segue para tanques onde ficará
parada para sedimentar a sujeira.
(5) Lagoa de estabilização ( ) o lodo produzido na decantação sofrerá
decomposição.
Questão
06: Sobre o tratamento
do esgoto, marque a alternativa incorreta:
a) A rede de água pluvial de uma casa deve
ser sempre separada da rede de esgoto, pois os dois tipos de água possuem
destinos diferentes. A primeira segue para rios e a segunda para a ETE.
b) A importância de se tratar o esgoto é
que irá diminuir a incidência de doenças transmitidas pela água, preservará
fauna e flora e diminuirá a contaminação dos rios.
c) O derramamento de esgoto nos rios irá
favorecer o aumento de matéria orgânica nos mesmos, o que é benéfico, pois as
algas e peixes necessitam dessa grande quantidade de matéria orgânica para
sobreviverem.
d) A água de um rio pode estar límpida, mas
essa característica não é sinal de água potável.
Questão
07:
Sobre as doenças transmitidas e relacionadas
com a água, marque V para verdadeiro e F para falso:
(
) A dengue é uma doença transmitida por um vírus e tem como vetor um
mosquito.
(
) Podemos contrair dengue tomando
água contaminada.
(
) Fechar caixas d´água, lavar os vasos de planta, não deixar lixo que
acumule água nos quintais são medidas de prevenção da dengue.
(
) A água está associada com a dengue porque o mosquito transmissor usa a
água para colocar os seus ovos.
(
) Amebíase, Giardíase são doenças provocadas por protozoários.A
transmissão é pela ingestão de água contaminada.
(
) Um dos sintomas da cólera é a constipação intestinal e inchaço causado
pela retenção de líquido.
(
) A esquistossomose é causada pelo Shistossoma
mansoni que é um verme que só possui o homem como hospedeiro.
(
) Malária, giardíase e amebÍase são doenças que apenas estão
relacionadas com a água, pois possuem mosquito transmissor que precisa da água
para reproduzir.
Questão
08: Explique o que é
saneamento básico e a sua importância para a vida das pessoas. valor: 0,8
ponto
Questão 10: Analise a reportagem e responda:
Capacidade do sistema Cantareira chega a
3,6%
São Paulo - O Sistema
Cantareira, conjunto de represas que abastecem cerca de 9 milhões de pessoas na
Região Metropolitana de São Paulo, chegou neste domingo (19) a 3,6% da
capacidade de armazenamento de água. O monitoramento diário
feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp)
indica queda de 0,2 ponto percentual no volume desde ontem.Também é crítica a
situação no Sistema Alto Tietê, cuja capacidade chegou hoje a 9%. Com a crise
hídrica no estado, as águas desse reservatório estão sendo usadas desde março
para suprir o abastecimento de áreas que eram atendidas pelo Cantareira.Na
última sexta-feira (17), a Justiça Federal liberou o uso da segunda cota da
reserva técnica do Cantareira. A decisão suspendeu decisão liminar do dia 10,
que impedia o uso do chamado volume morto e determinava que a Agência Nacional
de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São
Paulo (Daee) revissem a retirada feita pela Sabesp.A ação, proposta pelos
ministérios públicos Estadual e Federal, pedia que os órgãos de regulação
definissem semanalmente a vazão a ser cumprida, com a fixação de metas de
restrição ou suspensão do uso da água pelas pessoas.Também na semana passada, a
Sabesp informou que restavam apenas 40 bilhões de litros de água da primeira
cota da reserva técnica do Cantareira, cuja retirada começou no dia 16 de maio.
Segundo a companhia, a segunda cota acrescentará mais 106 bilhões de litros ao
sistema. Em depoimento na Câmara de Vereadores no dia 15, a presidenta da
Sabesp, Dilma Pena, admitiu que, se não chovesse nos dias subsequentes, a
primeira parte disponbilizada do volume morto acabaria em meados de novembro.As
chuvas acumuladas na região do Cantareira em outubro, no entanto, somam 0,4
milímetro, quando a média história para o mês é 130,8 milímetros, conforme
dados da Sabesp.Na capital paulista, o calor não deve contribuir para a
enfrentamento da crise hídrica em São Paulo, quando o consumo de água tende a
aumentar.Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, neste domingo, a
temperatura máxima prevista na capital paulista é 33 graus Celsius (°C). Na
última sexta-feira (17), a cidade registrou temperatura recorde, com os
termômetros chegando a 39,3 °C, a maior desde o começo das medições, em 2000.
Reportagem do dia 19 de outubro de 2014, retirada
revista exame online
a)
O
que é sistema Cantareira?
b)
Explique o que
o texto quis dizer com “calor não contribui com a crise hídrica em São Paulo,
quando o consumo de água tende a aumentar.”
c)
O
que os paulistanos estão tendo que enfrentar com a capacidade do Sistema
Cantareira reduzida?
PREFEITURA
MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes ANO DE ESCOLARIDADE: 6º.
_DATA/.___/___/____
Fazer
uma mistura é
um procedimento extremamente rotineiro em nossas vidas. Com certeza, todos nós
já fizemos uma ou várias. Quer ver um exemplo? O “arroz com feijão” de cada dia
ou, quem sabe, a maionese e o catchup em um sanduíche. Mas você sabe a
definição de mistura?
A mistura é
simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes.
Todas as vezes que um material entrar em contato com outro, teremos a
formação de uma mistura.
Existem dois tipos de misturas:
Mistura homogênea:
É
a mistura que apresenta apenas uma única fase. Formamos uma mistura homogênea
todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos.
Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e,
ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase. Veja alguns
exemplos de misturas homogêneas:
petróleo; ouro 18
quilates; bronze; aço; ar atmosférico; etanol combustível; gasolina.
Observação: A fase é um aspecto
visual. Esse aspecto pode ser uma cor diferente ou um estado físico diferente.
Por exemplo: a mistura de água sólida (gelo) com álcool líquido apresenta duas
fases.
⇒ Mistura
heterogênea:
É
a mistura que apresenta duas ou mais fases. Sempre é formada quando um ou mais
materiais que foram adicionados não se dissolveram em outro. Por exemplo, se
adicionarmos areia e isopor na água, nenhum dos dois se dissolverá. Como
podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases.
Veja alguns exemplos de misturas heterogêneas:
granito; leite; sangue;
água e areia; água e petróleo; água e isopor; óleo e sal.
Separação de misturas
Significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a
mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou
heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).
Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é
necessária a utilização de um ou mais métodos. Abaixo, temos uma relação de
diversos métodos de separação de misturas, porém alguns mais utilizados em
misturas homogêneas, já outros em misturas heterogêneas:
OBS.: De uma forma geral a
separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização
de mais de um método.
a) Para
misturas heterogêneas
Catação: método de
separação utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por
sólidos de tamanhos diferentes, ou de um sólido não dissolvido no líquido, utilizando
recursos como as mãos, uma pinça, um pegador, etc, para fazer a retirada de um
sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.
Levigação: método que
utiliza a força da água para arrastar o componente menos denso de uma mistura
formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar o cascalho do
ouro.
Ventilação: método que
utiliza a força do vento para arrastar o componente menos denso de uma mistura
formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão
de amendoim.
Flotação: método no
qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais
não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o
líquido. Em seguida uma decantação é realizada. Exemplo: adicionar água em uma
mistura formada por areia e isopor.
Filtração: método no
qual um filtro de papel retem o componente sólido de uma mistura formada por um
sólido e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a
areia da água.
Decantação: Método no
qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido
em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado
encima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar
barro da água.
Centrifugação: é um método
que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a movimentos
de translação em um equipamento denominado centrífuga
Separação
magnética: método no qual um ímã é utilizado para retirar o componente
metálico presente em uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a
limalha de ferro da areia.
Dissolução
fracionada: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por
dois sólidos com o objetivo de dissolver apenas um deles. Exemplo: adicionar água
em uma mistura formada por sal e areia.
Tamisação ou
Peneiração: método no qual utiliza-se um peneira para separar grãos sólidos
de tamanho maior presentes em uma mistura. Peneirar a farinha de trigo.
b) Para misturas homogêneas
Solidificação
fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura
formada por líquidos miscíveis que apresentem diferentes pontos de fusão
através do resfriamento da mistura. A temperatura é diminuída até o menor ponto
de fusão para que apenas um dos componentes seja transformado em sólido.
Exemplo: separar a parafina dos resíduos do petróleo.
Evaporação: método
utilizado quando não temos o objetivo de reutilizar o líquido presente na
mistura. Assim, ao evaporar o sólido é separado. Exemplo: separação da água do
sal em uma salina.
Destilação
simples: método utilizado para separar os componentes de uma mistura
formada por um sólido dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e
em seguida condensado, sendo recolhido em um outro recipiente. Exemplo: separar
a mistura água e sal.
Destilação
fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura
formada por dois ou mais líquidos miscíveis (que estão dissolvidos entre si). A
mistura é aquecida fazendo com que os líquidos sejam vaporizado, porém antes de
serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de fracionamento.
Exemplo: separar a mistura formada por água e acetona.
Exercício
01: Diferencie
mistura homogênea de heterogênea.
02: Dê exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas.
03: Observe as misturas abaixo e classifique-as:
a)
Água + sal b) água + óleo c) prego + areia d) sangue e) leite
04: Desenhe no caderno
exemplos de misturas:
a)
Monofásica b) Bifásica c) trifásica d) polifásica
05: Quais os processos de separação de misturas são
usados para separar as misturas abaixo:
a)
Sangue b) água e óleo c) feijão das impurezas
d)
amendoim das cascas e) ouro da areia f) água e areia
g)
prego e areia h) açúcar e areia i) isopor e areia
j)
água e pó de café K) água e sal L) componentes do petróleo
M)
solução de permanganato de potássio.
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