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segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atividade de Ciências 6º ano - Professora Ana Júlia
















































Para acessar:

As mudanças de Estado Físico da Água

https://www.youtube.com/watch?v=x2KU18qfYjc&feature=youtu.be


Importância e Propriedades

https://youtu.be/h961xltBA-o

Estação de Tratamento de Àgua: Como Funciona

https://www.youtube.com/watch?v=YcLtPJBjdAc#action=share






Leia a apostila antes de responder as atividades


Questão1-A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, e uma de suas 

funções refere-se à capacidade de dissolver substâncias e garantir um meio propício para a

 realização de reações químicas. Isso se deve ao fato de a água

a) ser um importante condutor elétrico.   b) atuar como soluto.
c) ser apolar.                                    d) funcionar como solvente.
e) compor o plasma sanguíneo

Questão 3
A água está presente em grande quantidade em nosso corpo e atua de diferentes formas em seu funcionamento. Uma das funções da água diz respeito ao controle de temperatura, que é conseguido graças à eliminação de uma substância rica em água chamada
a) saliva.    b) lágrima.   c) suor.   d) sangue.   e) sebo

Questão 4
Sabemos que a água também atua transportando substâncias em nosso corpo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome do componente ou substância presente no corpo humano, que é rica em água e que garante o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células.
a) urina.    b) plasma sanguíneo.    c) líquido cefalorraquidiano. d) lágrimas. e) saliva.

QUESTÃO 05 : A água é o habitat de muitos seres vivos, como as algas, os peixes e até alguns mamíferos. Ela também tem grande representação na constituição dos seres vivos. Entre as utilidades da água cita-se a capacidade de:

    
A)armazenar átomos de carbono em sua estrutura.
B)auxiliar no controle da temperatura corporal.
C) fornecer energia ao organismo de cada ser vivo.
D)dissolver compostos orgânicos como a vitamina B.


QUESTÃO 06:  A água é a substância que se encontra em maior quantidade no corpo dos 

seres vivos. Isso se justifica pelos importantes papéis que exerce no organismo.

a) EXPLIQUE o papel da água na regulação da temperatura corporal dos animais.

b) EXPLIQUE o risco de morte que as pessoas desidratadas correm, mencione em sua resposta as funções da água para um bom funcionamento do organismo.

c) EXPLIQUE o motivo pelo qual o sangue e as seivas transportam substâncias com muita facilidade.


QUESTÃO 07: Em algumas situações, além da filtragem, a água para beber ou para lavar 

alimentos, louças e talheres também precisa ser fervida ou clorada, isto é tratada com 

produtos à base de cloro. Esse tratamento é obrigatório quando a água:

a) vem de uma estação de tratamento.  
  
b) foi analisada em laboratórios.

c) não vem de uma estação de tratamento.                                                                            
d) é considerada de boa qualidade para consumo.

QUESTÃO 08: A produção de água potável é cara: a água dos rios ou de outras fontes 

precisa passar pelas estações de tratamento e depois ser distribuída para a população. 

Por isso todos devemos procurar economizar. Julgue uma medida que devemos tomar 

para evitar o desperdício desse precioso líquido.

a) Deixar torneiras abertas sem necessidade.

b) Não ligar para vazamentos ou torneiras pingando.

c) Deixar as torneira aberta enquanto escova os dentes.

d) Ficar no banho somente o tempo necessário.

QUESTÃO 09:Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

a) (  ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado solido, estado gasoso.

b) (  ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.

c) (  ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.

d) (  ) A água dos oceanos é salgada: contem muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.
e) (  ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.

f) (  ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da
fotossíntese.


QUESTÃO 10 Considerando as características da água potável, é incorreto afirmar que ela é
a) destilada.   b) insípida.  c) inodora.  d) incolor.





                                                   Atividade de Ciências 02

Responda as questões utilizando a apostila para consulta

Questão 01: Cite alguns cuidados que devemos ter para armazenar água em casa.

Questão 02: A figura  representa um filtro de água doméstico. Esse filtro é bastante utilizado, mesmo em locais que recebem água provenientes da ETA. Explique por que a utilização desse filtro é importante.

Questão 03: Qual a função do cloro no tratamento da água na ETA e no tratamento de piscinas?

Questão 04: Leia as seguintes informações a respeito da distribuição e do consumo de água de água na cidade de São Paulo.

·         São Paulo possui 11 milhões de habitantes; cada habitante consome em média 189 litros de água por dia.
·         O consumo de água por habitante, considerado ideal pela Organização  das Nações Unidas (ONU), é de 110 litros de água por dia.

a)    Aproximadamente quantos litros de água são consumidos pelos habitantes de São Paulo diariamente?
b)    De acordo com as informações, o consumo de água em São Paulo é considerado ideal?

Questão 05: Marque a alternativa correta sobre as etapas da ETA:
a)    A decantação vem antes da floculação
b)    Para que aconteça a floculação é adicionado à água os coagulantes como sulfato de alumínio.
c)    A filtração consegue eliminar todos os microorganismos da água.
d)    A água bruta é aquela que já passou pela ETA.

Questão 06: Explique as etapas de tratamento de água.

Questão 07: Pesquise uma reportagem ou artigo sobre os temas:
1-    Como o ser humano vem poluindo a água,
2-    Desperdício no uso doméstico,
Cole ou copie  no caderno, e marque as partes principais do texto.


ATIVIDADE AVALIATIVA 3


Questão 01: Analise o ciclo hidrológico e responda


a)    Dê o nome dos respectivos eventos que se encontram enumerados no esquema:

b)    O esquema não está demonstrando dois importantes eventos que acontecem 
no ciclo hidrológico que são a evapotranspiração e a infiltração. Explique estes dois 
eventos

Questão 02:  Marque a alternativa correta:             
a)    A água é o componente que existe em maior quantidade em todos os planetas.
b)    Cerca de 97,5% da água disponível no planeta Terra é salgada.
c)    A maior concentração de água doce no nosso planeta se encontra nos rios e lagos.
d)    Todas as espécies de seres vivos apresentam a mesma quantidade de água.

Questão 03: Marque a alternativa incorreta:           

a)    A molécula da água é formada por 2 átomos de oxigênio e 1 átomo de hidrogênio.
b)    As moléculas da água podem mudar o seu comportamento de acordo com o seu 
estado físico.

c)    As moléculas da água no estado gasoso estão mais separadas se comparadas 
com as moléculas da água no estado líquido.
d)    No estado sólido, as moléculas estão bem organizadas por isso, possuem volume 
e forma definida.

Questão 04: Leia o texto e responda:                                
 Aquífero Guarani sob risco de contaminação


Agricultura e suinocultura ameaçam maior reserva subterrânea de água doce e potável
          Por: Renata Moehlecke Publicado em 17/03/2004 | Atualizado em 14/10/2009
A maior reserva subterrânea de água doce e potável do mundo está ameaçada. O aquífero Guarani, que se estende por 1,8 milhão de km 2 na porção meridional da América do Sul, pode apresentar altos índices de poluentes decorrentes da prática da agricultura e pecuária. O risco de contaminação, apontado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é preocupante, mas ainda não ainda não compromete para o uso do homem os quase 50 quatrilhões de litros de água do aquífero.
 A contaminação foi verificada a partir da análise de amostras retiradas de poços profundos no aquífero Serra Geral, onde se constatou a presença de fosfatos e nitratos, relacionados à suinocultura (substâncias presentes nas fezes e urina dos porcos) e ao uso de adubos nas lavouras.
Luiz Fernando Scheibe, professor do departamento de geociências da UFSC e orientador do trabalho, afirma que "a contaminação ainda não atingiu um nível que impeça o consumo, de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que regula os percentuais de poluição dos rios. No entanto, a pesquisa funciona como sinal de alerta".
Scheibe também destaca que a prática da suinocultura concentrada -- único meio atual de tornar a produção lucrativa -- cria um volume de dejetos imenso. "Cada criador na região tem até mil suínos, que produzem de oito a dez vezes mais excrementos que humanos", diz. Os dejetos acumulam-se nos rios, poluem a barragem e chegam aos aquíferos.
Fonte: WWW.cienciahoje.uol.com.br (texto adaptado)



 a)  O texto se refere da contaminação do Aquífero Guarani com dejetos suínos. Como essa contaminação pode chegar até o Aquífero?



b)O texto cita que o Aquífero Guarani abrange outros países da América do Sul. Quais são eles? 


Questão 05: Dê o nome da mudança de estado físico da água e explique  o que está acontecendo em cada situação abaixo:                                               


 a)    Ana Clara lavou o seu tênis e colocou para secar.

b)    João Pedro colocou um suco no congelador para gelar e, quando foi tomar, percebeu que ele tinha congelado.

c)    Loren ao colocar água muito gelada no copo, percebeu que as paredes do copo ficaram úmidas.

d)    Marcela deixou um copo de gelo sobre a mesa e quando voltou só havia água.


Questão 06: Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:      

(  ) A água é encontrada em quantidades iguais em todas as espécies de seres vivos.

(  ) A água doce não possui nenhum tipo de sal mineral dissolvido nela.
(  ) A água contaminada pode ter produtos químicos ou até mesmo bactérias, vírus que provocam  doenças.
(  ) A água potável é considerada própria para o consumo.
(  ) A água destilada possui poucos sais minerais dissolvidos nela.
(  ) A água salgada possui muitos sais minerais dissolvidos nela.
(  ) A água mineral pode ser classificada de acordo com o tipo de mineral que ela possui.
(  ) A água mineral magnesiana possui ferro na constituição.

Questão 07: Analise a tirinha abaixo:      






 a)     Será que tem como a água do planeta esgotar? Faça uma análise crítica, utilizando os seus conhecimentos sobre o ciclo hidrológico.





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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

                                                   Atividade de Ciências

Questão 01: Leia o texto abaixo e responda o que se pede:

Doenças Transmitidas pela Água


Leptospirose, Cólera e Hepatite A são algumas das doenças que podem ser causadas pela água de esgoto não tratada, sendo mais frequentes de acontecer em crianças entre 1 e 6 anos, gestantes e idosos, devido a alterações no sistema imune, podendo ser considerado um grave problema de saúde pública.
Estas doenças surgem quando a água não passa por tratamentos de limpeza e de purificação que eliminem os microrganismos que contaminam a água, especialmente os responsáveis por causar doenças. A contaminação pode acontecer pelo contato direto com esgoto, enchentes, devido à ingestão acidental de água contaminada ou através do consumo de alimentos cozinhados ou lavados com águas poluídas.
Como evitar pegar estas doenças
Para se proteger e evitar estas doenças, deve-se evitar o contato com o esgoto, águas contaminadas ou não tratadas, enchentes, lama ou rios com água parada, sendo também desaconselhado o uso de piscinas não tratadas com cloro. 
Para assegurar a sua segurança, é indicado ferver sempre a água antes de a utilizar, quer seja para lavar ou preparar alimentos ou para beber, caso não seja filtrada. Além disso, pode também optar por usar hipoclorito de sódio para desinfectar e purificar a água.


            a)      Como podemos adquirir doenças transmitidas pela água?

b)      As cidades que não apresentam tratamento de esgoto podem apresentar maior número de pessoas contaminadas. Por quê isso acontece?
c)      Cite algumas doenças transmitidas pela água.
d)      Muitas dessas doenças são bacterianas, outras virais e outras provocadas por vermes e protozoários. Classifique as doenças abaixo quanto aoa gente transmissor:
Cólera _______hepatite A_________   Leptospirose____________  amebíase____________
Lombriga_______________  esquistossomose______________ giardíase_______________
e)      O que devemos fazer para evitar essas doenças?

?

QUESTÃO 02: Observe a tirinha e responda:



a)      Identifique a ironia presente na tirinha.

Questão 03: Analise a tirinha e responda

a)      Quais os cuidados com a higiene citados na tirinha que devemos ter para evitar doenças?


Questão 04: Saneamento é determinante na redução da mortalidade infantil, diz a ONU Brasília — O tratamento de dejetos é determinante para a sobrevivência infantil. Essa é uma das conclusões do Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 (RDH), divulgado (...) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo o documento, melhorando o saneamento, pode-se chegar a uma redução superior a 30% na mortalidade infantil. Isso acontece porque o saneamento melhorado ajuda a interromper o circuito de transmissão de diversas doenças, como, por exemplo, a diarreia. (Fonte: www.agenciabrasil.gov.br) a)

De acordo com o texto, qual a relação entre a taxa de mortalidade infantil e a disponibilidade de água tratada e de rede de esgoto à população?
___________________________________________________________________________
b)      Cite dois serviços referentes ao saneamento básico no Brasil.
__________________________________________________________________________
Questão 05: Para evitar a poluição e a contaminação da água nos ambientes em que é despejado, o esgoto precisa ser previamente tratado . Esse tratamento ocorre em várias etapas. Com base em conhecimentos adquiridos, responda:

a) As grades metálicas pelas quais o esgoto passa logo no começo do tratamento são como uma espécie de peneira. Qual a função delas?

b) Explique as outras etapas do tratamento de esgoto.

Questão 06:  A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Essa separação é necessária, uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Nesse processo de tratamento, a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Com base nos conhecimentos adquiridos a respeito de tratamento e distribuição de água, complete os espaços em branco com a fase correspondente ao procedimento descrito.
a) __________________________________________________: nessa etapa, os flocos gelatinosos vão se acumulando lentamente no fundo dos tanques, deixando a maior parte da água livre de partículas.
b) __________________________________________________: nessa etapa, a água passa pelo depósito de cloro e os microrganismos são destruídos.
c) __________________________________________________: nessa etapa, a água passa por camadas de cascalho grosso, cascalho fino, areia grossa e areia fina.
d) __________________________________________________: nessa etapa, a água é tratada com solução de sulfato de alumínio e com cal, o que provoca a aglomeração de partículas que estão em suspensão na água.




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Atividades 01

PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes     ANO DE ESCOLARIDADE: 6º.ano
Leia a apostila antes de responder as atividades
Questão 01: A água pode ser usada para várias finalidades. Cite uma utilidade da água nas áreas abaixo:                                                                                                                                                                     
a)    lazer:              b) agricultura:            c) transporte:             d) doméstico: 
Questão 02: Sobre o uso da água no Brasil, marque a alternativa correta
a)    O Brasil consome a maior parte da água nos processos industriais, por isso a importância da implantação de ETEs nas próprias indústrias.
b)    A agricultura com o processo de irrigação é a campeã no consumo de água no nosso país.
c)    O uso doméstico ganha da agricultura no consumo de água, pois a população brasileira está crescendo muito nos últimos anos.
d)    A água utilizada nas usinas hidrelétricas não volta para os rios.

Questão 03:  PESQUISE: Na estação de tratamento de água da COPASA (ETA Morrinhos). Podemos observar todo o processo do tratamento que torna a água potável e própria para o consumo. Todo o processo é feito em etapas, sobre ele, responda:
                                                                                                               
Primeiro, a água tem que ser captada, ou seja, levada dos rios para a estação.  A água de quais os rios a ETAMorrinhos  recebe?

a)    A primeira etapa do tratamento é a coagulação seguida da floculação. Explique o que são esses processos.

b)    Depois da floculação, a água segue para qual etapa?

c)    Os filtros conseguem retirar da água impurezas e partículas de sujeira que ainda resistiram à etapa anterior. Para isso são formados de várias camadas de materiais filtrantes. Cite alguns desses materiais.


d)    A desinfecção é a eliminação de microorganismos que podem causar doenças. Nessa etapa se utiliza qual composto químico?

e)    . Para qual finalidade o flúor é acrescentado na água da COPASA?


f)     reservatórios que armazenam a água já tratada para seguir para a distribuição. Explique o que é essa etapa.
Questão 04:.Cite 4 medidas que a população pode realizar e que contribuiriam com a economia de água.                                        

Questão 05: De acordo com os seus conhecimentos sobre as etapas do tratamento do esgoto, enumere a 2a coluna de acordo com a 1a coluna:
(1)  Desarenação            (  ) a água que sobra do decantador é oxigenada por  minúsculas algas.
(2)  Gradeamento           (  ) retirada da areia.   
(3)  Decantador primário (   )  retirada dos objetos sólidos do esgoto usando grades.
(4)  Digestor                    (  ) a água segue para tanques onde ficará parada para sedimentar a sujeira.
(5)  Lagoa de estabilização (  ) o lodo produzido na decantação sofrerá decomposição.

Questão 06: Sobre o tratamento do esgoto, marque a alternativa incorreta:      
a)    A rede de água pluvial de uma casa deve ser sempre separada da rede de esgoto, pois os dois tipos de água possuem destinos diferentes. A primeira segue para rios e a segunda para a ETE.
b)    A importância de se tratar o esgoto é que irá diminuir a incidência de doenças transmitidas pela água, preservará fauna e flora e diminuirá a contaminação dos rios.
c)    O derramamento de esgoto nos rios irá favorecer o aumento de matéria orgânica nos mesmos, o que é benéfico, pois as algas e peixes necessitam dessa grande quantidade de matéria orgânica para sobreviverem.
d)    A água de um rio pode estar límpida, mas essa característica não é sinal de água potável.

Questão 07:
Sobre as doenças transmitidas e relacionadas com a água, marque V para verdadeiro e F para falso:                                                                                                            
(  ) A dengue é uma doença transmitida por um vírus e tem como vetor um mosquito.
(  ) Podemos contrair dengue tomando  água contaminada.
(  ) Fechar caixas d´água, lavar os vasos de planta, não deixar lixo que acumule água nos quintais são medidas de prevenção da dengue.
(  ) A água está associada com a dengue porque o mosquito transmissor usa a água para colocar os seus ovos.
(  ) Amebíase, Giardíase são doenças provocadas por protozoários.A transmissão é pela ingestão de água contaminada.
(  ) Um dos sintomas da cólera é a constipação intestinal e inchaço causado pela retenção de líquido.
(  ) A esquistossomose é causada pelo Shistossoma mansoni que é um verme que só possui o homem como hospedeiro.
(  ) Malária, giardíase e amebÍase são doenças que apenas estão relacionadas com a água, pois possuem mosquito transmissor que precisa da água para reproduzir.


Questão 08: Explique o que é saneamento básico e a sua importância para a vida das pessoas.                                   valor: 0,8 ponto


 Questão 10: Analise a reportagem e responda:
Capacidade do sistema Cantareira chega a 3,6%
São Paulo - O Sistema Cantareira, conjunto de represas que abastecem cerca de 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo, chegou neste domingo (19) a 3,6% da capacidade de armazenamento de água. O monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp) indica queda de 0,2 ponto percentual no volume desde ontem.Também é crítica a situação no Sistema Alto Tietê, cuja capacidade chegou hoje a 9%. Com a crise hídrica no estado, as águas desse reservatório estão sendo usadas desde março para suprir o abastecimento de áreas que eram atendidas pelo Cantareira.Na última sexta-feira (17), a Justiça Federal liberou o uso da segunda cota da reserva técnica do Cantareira. A decisão suspendeu decisão liminar do dia 10, que impedia o uso do chamado volume morto e determinava que a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee) revissem a retirada feita pela Sabesp.A ação, proposta pelos ministérios públicos Estadual e Federal, pedia que os órgãos de regulação definissem semanalmente a vazão a ser cumprida, com a fixação de metas de restrição ou suspensão do uso da água pelas pessoas.Também na semana passada, a Sabesp informou que restavam apenas 40 bilhões de litros de água da primeira cota da reserva técnica do Cantareira, cuja retirada começou no dia 16 de maio. Segundo a companhia, a segunda cota acrescentará mais 106 bilhões de litros ao sistema. Em depoimento na Câmara de Vereadores no dia 15, a presidenta da Sabesp, Dilma Pena, admitiu que, se não chovesse nos dias subsequentes, a primeira parte disponbilizada do volume morto acabaria em meados de novembro.As chuvas acumuladas na região do Cantareira em outubro, no entanto, somam 0,4 milímetro, quando a média história para o mês é 130,8 milímetros, conforme dados da Sabesp.Na capital paulista, o calor não deve contribuir para a enfrentamento da crise hídrica em São Paulo, quando o consumo de água tende a aumentar.Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, neste domingo, a temperatura máxima prevista na capital paulista é 33 graus Celsius (°C). Na última sexta-feira (17), a cidade registrou temperatura recorde, com os termômetros chegando a 39,3 °C, a maior desde o começo das medições, em 2000.
                                    Reportagem do dia 19 de outubro de 2014, retirada revista exame online

a)    O que é sistema Cantareira?

b)    Explique  o  que o texto quis dizer com “calor não contribui com a crise hídrica em São Paulo, quando o consumo de água tende a aumentar.”

c)    O que os paulistanos estão tendo que enfrentar com a capacidade do Sistema Cantareira reduzida?


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PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes    ANO DE ESCOLARIDADE: 6º. _DATA/.___/___/____           


Fazer uma mistura é um procedimento extremamente rotineiro em nossas vidas. Com certeza, todos nós já fizemos uma ou várias. Quer ver um exemplo? O “arroz com feijão” de cada dia ou, quem sabe, a maionese e o catchup em um sanduíche. Mas você sabe a definição de mistura?
mistura é simplesmente a união de duas ou mais substâncias diferentes. 
Todas as vezes que um material entrar em contato com outro, teremos a formação de uma mistura.  Existem dois tipos de misturas:
Mistura homogênea:
É a mistura que apresenta apenas uma única fase. Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase. Veja alguns exemplos de misturas homogêneas:
petróleo; ouro 18 quilates; bronze; aço; ar atmosférico; etanol combustível; gasolina.
Observação: A fase é um aspecto visual. Esse aspecto pode ser uma cor diferente ou um estado físico diferente. Por exemplo: a mistura de água sólida (gelo) com álcool líquido apresenta duas fases.
 Mistura heterogênea:
É a mistura que apresenta duas ou mais fases. Sempre é formada quando um ou mais materiais que foram adicionados não se dissolveram em outro. Por exemplo, se adicionarmos areia e isopor na água, nenhum dos dois se dissolverá. Como podemos ver claramente na mistura a água, a areia e o isopor, temos três fases. Veja alguns exemplos de misturas heterogêneas:
granito; leite; sangue; água e areia; água e petróleo; água e isopor; óleo e sal.
Separação de misturas
Significa isolar um ou mais componentes (substâncias) que formam a mistura, seja ela homogênea (que apresenta apenas um aspecto visual, fase) ou heterogênea (que apresenta pelo menos dois aspectos visuais, fases).
Para realizar a separação dos componentes de uma mistura é necessária a utilização de um ou mais métodos. Abaixo, temos uma relação de diversos métodos de separação de misturas, porém alguns mais utilizados em misturas homogêneas, já outros em misturas heterogêneas:
OBS.: De uma forma geral a separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização de mais de um método.
a) Para misturas heterogêneas
Catação: método de separação utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por sólidos de tamanhos diferentes, ou de um sólido não dissolvido no líquido, utilizando recursos como as mãos, uma pinça, um pegador, etc, para fazer a retirada de um sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.
Levigação: método que utiliza a força da água para arrastar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar o cascalho do ouro.
Ventilação: método que utiliza a força do vento para arrastar o componente menos denso de uma mistura formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão de amendoim.
Flotação: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma decantação é realizada. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por areia e isopor.
Filtração: método no qual um filtro de papel retem o componente sólido de uma mistura formada por um sólido e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a areia da água.
Decantação: Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado encima do componente mais denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água.
Centrifugação: é um método que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a movimentos de translação em um equipamento denominado centrífuga
Separação magnética: método no qual um ímã é utilizado para retirar o componente metálico presente em uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.
Dissolução fracionada: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos com o objetivo de dissolver apenas um deles. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia.
Tamisação ou Peneiração: método no qual utiliza-se um peneira para separar grãos sólidos de tamanho maior presentes em uma mistura. Peneirar a farinha de trigo.
b) Para misturas homogêneas
Solidificação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por líquidos miscíveis que apresentem diferentes pontos de fusão através do resfriamento da mistura. A temperatura é diminuída até o menor ponto de fusão para que apenas um dos componentes seja transformado em sólido. Exemplo: separar a parafina dos resíduos do petróleo.
Evaporação: método utilizado quando não temos o objetivo de reutilizar o líquido presente na mistura. Assim, ao evaporar o sólido é separado. Exemplo: separação da água do sal em uma salina.
Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e em seguida condensado, sendo recolhido em um outro recipiente. Exemplo: separar a mistura água e sal.
Destilação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por dois ou mais líquidos miscíveis (que estão dissolvidos entre si). A mistura é aquecida fazendo com que os líquidos sejam vaporizado, porém antes de serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de fracionamento. Exemplo: separar a mistura formada por água e acetona.

Exercício
 01: Diferencie mistura homogênea de heterogênea.
02: Dê exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas.
03: Observe as misturas abaixo e classifique-as:
a)     Água + sal        b) água + óleo       c) prego + areia       d) sangue    e) leite

04: Desenhe no caderno exemplos de misturas:
a)     Monofásica               b) Bifásica           c) trifásica             d) polifásica

05: Quais os processos de separação de misturas são usados para separar as misturas abaixo:
a)     Sangue                                b) água e óleo                  c) feijão das impurezas   
d) amendoim das cascas           e) ouro da areia               f) água e areia          
g) prego e areia                         h) açúcar e areia              i) isopor e areia          
j) água e pó de café                   K) água e sal                   L) componentes do petróleo
M) solução de permanganato de potássio.





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