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sábado, 1 de agosto de 2020

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7º ANO - PROFESSOR ANDRÉ JESINI


ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI

      ATIVIDADE I-    SÍMBOLOS RELIGIOSOS
A religião surgiu no mundo em razão das necessidades do homem. As primeiras crenças da humanidade estavam relacionadas, principalmente, à agricultura.
O homem sentia a necessidade de prever quando iria chover para que a produção dos alimentos fosse eficiente. Como resultado disso, o homem criou métodos para tentar prever o futuro, como a astrologia, a quiromancia e a necromancia; e também métodos para tentar modificar o futuro, como a magia, a bruxaria e os encantamentos.
A ideia de Deus esteve inicialmente, associada aos fenômenos meteorológicos. Assim, surgiram também os conceitos de deuses específicos para determinadas situações vivenciadas pelo homem, como o deus da guerra, da caça e do amor.
Assim, podemos entender que a criação da religião aconteceu pela necessidade do homem de compreender alguns fenômenos misteriosos.
Em seguida, na evolução do conceito de religião, o homem criou métodos para interagir com Deus, rezar e pedir bênçãos e favores. Isso acontece tato nas aldeias indígenas, quanto nas civilizações urbanas e contemporâneas. Para isso surgiram os símbolos religiosos.
Com o passar dos anos, a religião começou a se basear em orações e promessas, e a determinar intermediários entre Deus e as pessoas comuns, como os padres, pastores, e os pais de santo, por exemplo.



É muito comum que as religiões estabeleçam seus próprios símbolos, estes essencialmente, são criados com o objetivo de relacionar a humanidade com a espiritualidade e seus valores morais. Muitas delas possuem narrativas, tradições, simbolismos e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo.
Entende-se por simbolismo religioso todo, e qualquer, uso de símbolos, incluindo arquétipos, atos, trabalhos artísticos, eventos ou fenômenos naturais, por uma religião. A maioria das doutrinas visualizam textos, rituais e obras de arte como símbolos de ideias convincentes ou ideais.
O uso de símbolos religiosos exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos da religião, criam um sentimento de solidariedade entre os seguidores e funciona como uma forma de aproximação do adepto com o seu deus ou deuses.

ATIVIDADE

1.A que se relacionavam as primeiras crenças da humanidade?
2.Que invenções foram criadas pelo homem por causa da necessidade de prever o futuro?
3.Que métodos o homem criou para tentar modificar o futuro?
4.Qual a primeira associação da ideia de um deus?
5.Como foi criada a religião?
6.Para que foram criados os símbolos religiosos?
7.O que é símbolo religioso?
8. Abaixo, identifique os símbolos das religiões ilustradas.






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ATIVIDADE II
A Espiritualidade e a Mística
Existem duas palavras, usadas quase como sinônimos: “Espiritualidade” e “Mística”. Na história, muitas vezes a Espiritualidade significava um caminho mais comum, um método de todo mundo, e a mística era definida como uma experiência extraordinária. Dizer que alguém é místico é insinuar que a pessoa tem visões, experiências de estado alterado de consciência etc.
Hoje, parece que a maioria dos grupos e autores usa “Espiritualidade” para se referir ao caminho de busca e aprofundamento da intimidade com o divino. E espiritualidade seria a sistematização teológica e cultural da mística. A mística não tem como ser regrada e analisada, é como o amor. É força afetiva e vai além da razão. A Espiritualidade consegue lidar com este fogo afetivo e ligá-lo à realidade da vida e da fé em seu conjunto.
Michel de Certeau, um dos maiores pensadores da religião no século XX, escreveu: “É mística a pessoa que não consegue parar de avançar e, com a certeza do que lhe falta, sabe de cada lugar e objeto que não é isso e, não consegue contentar-se só com isso. O desejo cria um excesso. A pessoa excede. Quer ir mais longe. Não habita em nenhuma parte. É habitada […]”.
Tanto a Espiritualidade como a mística são fenômenos universais. Florescem em todas as religiões e caminhos espirituais como experiência de intimidade com o divino.    

ATIVIDADES:
1)      De acordo com a história, o que a mística e a espiritualidade significavam?
2)      O que significava dizer que alguém era místico?
3)      Como a mística e a espiritualidade são vistas hoje pela maioria dos grupos e autores?
4)      Você se considera uma pessoa espiritualizada e mística? Justifique sua resposta.
5)      Você concorda que o mundo carece de valores espirituais? Justifique sua resposta.
6)      Onde podemos encontrar a espiritualidade e a mística religiosa?
7)      Você conhece alguém que possui alguma pratica religiosa ou espiritual? Qual?
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                         ATIVIDADE III
                     
ATIVIDADE
Agora é hora de testar seus conhecimentos. Lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem vindas para que você realize com sucesso as atividades.
Para ampliar seu vocabulário e compreensão sobre o tema estudado pesquise em dicionários ou em outras fontes os seguintes conceitos.
1)Discriminação:      2)Preconceito:  3)Intolerância Religiosa:    4) Dialogo Religioso
5) Aponte as conseqüências de discursos e atos de discriminação, preconceito e intolerância podem provocar na sociedade.
6)O que leva as pessoas a terem uma postura de ódio, discriminação e preconceito?
7)O que é necessário para que as religiões tenham uma vivencia pautada no dialogo e na paz?
8)Comente o trecho extraído do texto: “O dialogo é uma arte”.
9)Faça uma ilustração que represente a união entre as religiões.
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ATIVIDADE IV
Relações e narrativas pessoais

Eu ás vezes não entendo!                                    Aí eu fico pensando
As pessoas tem seu jeito                                      Que isso não está bem.
De falar de todo mundo                                       As pessoas são quem são,
Que não deve ser direito.                                    Ou são o que elas têm?
Em cada lugar que vou,                                        Eu queria que comigo fosse tudo diferente.    
Na escola, na rua também,                                  Se alguém pensasse em mim,
Ouço dizerem assim,                                              Soubesse que sou gente.
Quando se fala de alguém                                     Falasse do que penso,
Você conhece fulano,                                              Lembrasse do que eu falo,
Que chegou de viagem?                                          Pensasse no que eu faço,
O pai dele é muito rico,                                           Soubesse por que me calo
Tem dois carros na garagem!                               Porque eu não sou o que visto
E o maneco lá do clube?                                         Eu sou do jeito que estou!
Pensa que é rico também?                                     Não sou também o que eu tenho
Precisa ver que horrível                                         Eu sou mesmo quem eu sou!
É o tênis que ele tem!
                                                                                                                   Pedro Bandeira
01-Quem é o autor do texto?

2-Como você acha  que a pessoa  que fala no poema  está se sentindo?
‘Eu as vezes não entendo
As pessoas tem seu jeito
De falar de todo mundo
E que não deve ser direito.

 3-  O que você entendeu do poema?
Somos um projeto em construção
          O ser humano não é uma ilha, foi criado para viver em comunhão com o próximo. Ele deve estar consciente de que não pode viver exclusivamente visando apenas o seu bem estar. Para ser feliz depende do outro e para viver em comunidade, precisa ser sincero, saber ouvir, partilhar, saber aceitar as críticas e os elogios com a mesma seriedade. Conhecer as falhas do outro, tendo sempre em mente a importância em ajudar os que precisam, para que todos cresçam de forma horizontal. Enfim, a vida deve ser uma constante troca de amor e fraternidade.
01- Converse com a sua família sobre o texto e anote as frases importantes que devemos praticar no dia a dia.
Somos  gente
 A pessoa nasce com possibilidades a desenvolver. Adquirimos a capacidade de pensar, julgar e decidir antes de agir.
Reflexão


A-    Como eu me vejo?
B-    Como eu gostaria de ser?
C-    Como os outros  gostariam que eu fosse?
D-    Como eu tenho medo de ser?



 “Você se encontra  em uma nova fase de sua vida, onde é importante começar a fazer boas escolhas e pensar sobre o seu futuro”.
 Sucesso!!   Bons estudos!

Adolescência:
                                                       Os conflitos

     Uma das principais características da adolescência é a busca da identidade pessoal: o adolescente quer ser ele mesmo, quer pensar por si próprio, ser livre, independente, quer ser adulto, mas ele ainda não sabe exatamente onde começam e terminam seus direitos, acaba criando conflitos com as pessoas que o rodeiam.
      Outro ponto de atrito costuma ser  a maneira de o adolescente ver a realidade. Para ele tudo esta errado: desde o modo de ser e agir dos pais até a organização da sociedade.
      Como evitar que esses confrontos naturais se tornem violentos e danosos a todos, sobretudo ao adolescente?
       Em primeiro lugar, os adultos devem procurar saber o que estar acontecendo com o adolescente e ser compreensivos  com ele, compreender é o grande segredo.
       Por sua vez, compete ao adolescente   admitir que  não   possui toda a verdade. A realidade é muito mais vasta e profunda do que imaginam os jovens e até mesmo os adultos de uma geração. Portanto, trata-se de uns aprenderem com os outros, respeitando-se.

01- Como você e sua família lidam com os conflitos?
02- Como evitar que estes conflitos se tornem violentos?
03- O que o adolescente precisar admitir?
04- Como você lida com o “não” de seus pais?
05- Qual é o grande segredo para estabelecer uma boa relação com os adultos?
06-Uma das características da   adolescência é a busca da identidade pessoal.O que você costuma fazer em busca desta identidade pessoal?
07-A  adolescência é uma etapa descobrimentos.Tudo parece novidade: o corpo, a maneira de agir, o papel em sociedade, as relações afetivas. Como você lida com essas mudanças?
Construção da identidade – Viver a adolescência de forma saudável

MINHA BANDEIRA PESSOAL
Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes
Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país.  Construa  sua própria bandeira a partir das seis perguntas:


1-Qual o seu maior sucesso individual?
 2- O que gostaria de mudar em você?
3- Qual a pessoa que você mais admira?
4- Em que atividade você se considera muito bom?
5- O que mais valoriza na vida?


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ATIVIDADE - V
Unidade temática: identidades e alteridades.
Objeto do conhecimento: Adolescência.
Habilidades: (EF07ERMOC12): Perceber que a adolescência é uma fase de crescimento físico e psicológico.

LEIA COM ATENÇÃO!

                            LOGOTIPO DA ADOLESCÊNCIA

Juventude não é a fase mais linda da vida. Se isso fosse verdade, você já estaria se candidatando a uma fase menos linda, que começaria com a idade adulta... e depois iria regredindo... Você não quer ser criança em espírito.... Na roda viva do ser, nosso amadurecimento físico exige em resposta um amadurecimento mental. Seria muito triste um indivíduo chegar aos setenta anos e conservar um espírito de rapaz de dezesseis. Não seria melhor que ele se tornasse adulto e ancião em espírito? Existiria algo de errado num espírito que aprende as lições da vida e adquire a sabedoria da experiência? Aprenda na a adolescência a viver e a conviver para que, quando adulto, não fique olhando para trás, lamentando as cebolas do Egito, como os israelitas de antigamente e dizendo que “a juventude foi a época mais linda da sua vida”... que “você não envelheceu, pois continua jovem... em espírito! ”. Porque ouvem dizer que o jovem é audaz, corajoso, valente, sincero, entusiasmado, cheio de vida, eles não querem perder estas qualidades e, portanto, assumem ares de eternos jovens. E fazem um papelão da vida que Deus lhes deu. O problema do mundo é essa crise de identidade.
Pouca gente quer ter a idade que tem. Além disso, existe no mundo de hoje essa mania de generalizar e atribuir a uma idade o que pertence a qualquer idade. “Ser jovem é ser leal, puro, sincero, aberto, honesto, franco”... dizem alguns oradores! E isso é pura desonestidade ou ignorância. Ser adultos também é isso.Infeliz do adulto que também não tem essas qualidades. O que os adultos deveriam fazer é guardar as boas qualidades que adquiriram ou herdaram na juventude e desenvolvê-las ainda mais. O que os jovens deveriam fazer é assumir, já na juventude, algumas boas qualidades que alguns adultos demonstram e que adquiriram à custa de muitas cabeçadas.
Extraído do livro: “Um jovem custa muito pouco” Paulus.


ATIVIDADES:

1. Comente a frase: “A crise da adolescência pode e deve ser condição de crescimento”.
2. Quais são as características que diferenciam um jovem de um adulto?
3. Sempre ouvimos que os jovens são a esperança do amanhã. Nesse texto o autor parece discordar disso. Por que ele faz isso? Você está de acordo? (se necessário, releia o segundo parágrafo).

4- Na roda viva do ser, nosso amadurecimento físico exige em resposta um amadurecimento mental. A alternativa que melhor expressa isso é:


A)(   ) Crescer em tamanho e sabedoria.
B) (   ) Ser jovem para sempre.
C) (   ) Desprezar a adolescência.
D) (   ) Não ter crise de identidade.




5-  Observe a tirinha depois faça o que se pede.

Agora marque com qual frase do texto ela se relaciona:
A) (    ) “você não envelheceu, pois continua jovem...
B) (   ) O problema do mundo é essa crise de identidade.
C) (   ) Aprender as lições da vida e adquirir a sabedoria da experiência.
D) (   )E isso é pura desonestidade ou ignorância.
6-  Faça uma auto biografia seguindo os aspectos abaixo:.
a) Eu sou assim:                                  b) Gosto de:                                              c) Detesto:
d) Admiro:                                          e) Não admiro:                                          f) Meus ideais são:
g) O que me angustia na adolescência é:
h) Você acha importante conhecer a si mesmo? Por quê?
i)  O que você diria hoje a Deus?
j) Se pudesse modificar algo no mundo ou em você, o que mudaria?
k) Quais são seus grandes questionamentos ou dúvidas em relação ao mundo em que está vivendo?
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ATIVIDADE - VI
APRENDENDO O QUE É AUTOCONHECIMENTO

Autoconhecimento é conhecer a si mesmo, as características da personalidade, o que forma nossa identidade os próprios sentimentos, inclinações, gostos, preferências, necessidades, sonhos, etc. O autoconhecimento é muito importante para a nossa vida. Quando nos conhecemos compreendemos melhor nossas próprias atitudes. Somos capazes de nos perdoar, porque somos capazes de reconhecer nossos erros e recomeçar. Quando compreendemos as razões das nossas ações é muito mais fácil mudá-las quando preciso.

IDENTIDADE


Às vezes nem eu mesmo
sei quem sou.
às vezes sou
"o meu queridinho",
às vezes sou
"moleque malcriado".
Para mim
tem vezes que eu sou rei,
herói voador,
cowboy, lutador,
jogador campeão.
às vezes sou pulga,
sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
peito de aço
goleador!
Mas o que importa
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.



  Autor: Pedro Bandeira

ATIVIDADE DE REFLEXÃO
Reflita sobre as seguintes questões: Como eu sou? Aceito-me ou não como sou? O que posso mudar para viver melhor? O que os adultos pensam que sou?
*A Partir destas reflexões crie um poema ou paródia com a mesma forma e estrutura do poema lido, tendo como título: QUEM SOU EU?
ATIVIDADE
MINHA BANDEIRA PESSOAL
Faça um desenho de uma bandeira, no seu caderno, e divida-a em 6 partes.
Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país.
Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas (responda todas, mas escolha seis para compor a sua bandeira

1-Qual a sua maior virtude?
2- O que gostaria de mudar em você?
3- Qual a pessoa que você mais admira?
4- Em que atividade você se considera muito bom?
5- O que mais valoriza na vida?
6- Qual a sua maior dificuldade?
7-Qual a importância de Deus em sua vida?
8-Cite uma experiência de algum fato da sua vida que te fez pensar em ser uma pessoa melhor.
9-Você acredita em seus sonhos? Quais são eles?
10-Você já praticou alguma boa ação, que te fez sentir melhor? Conhece alguém que já se sentiu melhor ajudando o outro? Comente.

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