ATIVIDADES
DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI
ATIVIDADE I- SÍMBOLOS RELIGIOSOS
A
religião surgiu no mundo em razão das necessidades do homem. As primeiras crenças
da humanidade estavam relacionadas, principalmente, à agricultura.
O
homem sentia a necessidade de prever quando iria chover para que a produção dos
alimentos fosse eficiente. Como resultado disso, o homem criou métodos para
tentar prever o futuro, como a astrologia, a quiromancia e a necromancia; e
também métodos para tentar modificar o futuro, como a magia, a bruxaria e os
encantamentos.
A
ideia de Deus esteve inicialmente, associada aos fenômenos meteorológicos.
Assim, surgiram também os conceitos de deuses específicos para determinadas
situações vivenciadas pelo homem, como o deus da guerra, da caça e do amor.
Assim,
podemos entender que a criação da religião aconteceu pela necessidade do homem
de compreender alguns fenômenos misteriosos.
Em
seguida, na evolução do conceito de religião, o homem criou métodos para interagir
com Deus, rezar e pedir bênçãos e favores. Isso acontece tato nas aldeias
indígenas, quanto nas civilizações urbanas e contemporâneas. Para isso surgiram
os símbolos religiosos.
Com
o passar dos anos, a religião começou a se basear em orações e promessas, e a
determinar intermediários entre Deus e as pessoas comuns, como os padres,
pastores, e os pais de santo, por exemplo.
É
muito comum que as religiões estabeleçam seus próprios símbolos, estes
essencialmente, são criados com o objetivo de relacionar a humanidade com a
espiritualidade e seus valores morais. Muitas delas possuem narrativas,
tradições, simbolismos e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à
vida ou explicar a sua origem e do universo.
Entende-se
por simbolismo religioso todo, e qualquer, uso de símbolos, incluindo
arquétipos, atos, trabalhos artísticos, eventos ou fenômenos naturais, por uma
religião. A maioria das doutrinas visualizam textos, rituais e obras de arte
como símbolos de ideias convincentes ou ideais.
O
uso de símbolos religiosos exprime os valores morais da sociedade, os
ensinamentos da religião, criam um sentimento de solidariedade entre os
seguidores e funciona como uma forma de aproximação do adepto com o seu deus ou
deuses.
ATIVIDADE
1.A
que se relacionavam as primeiras crenças da humanidade?
2.Que
invenções foram criadas pelo homem por causa da necessidade de prever o futuro?
3.Que
métodos o homem criou para tentar modificar o futuro?
4.Qual
a primeira associação da ideia de um deus?
5.Como foi criada
a religião?
6.Para
que foram criados os símbolos religiosos?
7.O
que é símbolo religioso?
8.
Abaixo, identifique os símbolos das religiões ilustradas.
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ATIVIDADE II
A
Espiritualidade e a Mística
Existem duas palavras, usadas quase como sinônimos:
“Espiritualidade” e “Mística”. Na história, muitas vezes a Espiritualidade
significava um caminho mais comum, um método de todo mundo, e a mística era
definida como uma experiência extraordinária. Dizer que alguém é místico é
insinuar que a pessoa tem visões, experiências de estado alterado de
consciência etc.
Hoje, parece que a maioria dos grupos e autores usa
“Espiritualidade” para se referir ao caminho de busca e aprofundamento da
intimidade com o divino. E espiritualidade seria a sistematização teológica e
cultural da mística. A mística não tem como ser regrada e analisada, é como o
amor. É força afetiva e vai além da razão. A Espiritualidade consegue lidar com
este fogo afetivo e ligá-lo à realidade da vida e da fé em seu conjunto.
Michel de Certeau, um dos maiores pensadores da
religião no século XX, escreveu: “É mística a pessoa que não consegue parar de
avançar e, com a certeza do que lhe falta, sabe de cada lugar e objeto que não
é isso e, não consegue contentar-se só com isso. O desejo cria um excesso. A
pessoa excede. Quer ir mais longe. Não habita em nenhuma parte. É habitada
[…]”.
Tanto a Espiritualidade como a mística são fenômenos
universais. Florescem em todas as religiões e caminhos espirituais como
experiência de intimidade com o divino.
ATIVIDADES:
1)
De acordo com a história, o que a mística e a
espiritualidade significavam?
2)
O que significava dizer que alguém era místico?
3)
Como a mística e a espiritualidade são vistas hoje
pela maioria dos grupos e autores?
4)
Você se considera uma pessoa espiritualizada e
mística? Justifique sua resposta.
5)
Você concorda que o mundo carece de valores
espirituais? Justifique sua resposta.
6)
Onde podemos encontrar a espiritualidade e a mística
religiosa?
7)
Você conhece alguém que possui alguma pratica religiosa
ou espiritual? Qual?
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ATIVIDADE III
ATIVIDADE
Agora é hora de testar
seus conhecimentos. Lembre-se que as pesquisas e consultas são permitidas e bem
vindas para que você realize com sucesso as atividades.
Para ampliar seu
vocabulário e compreensão sobre o tema estudado pesquise em dicionários ou em
outras fontes os seguintes conceitos.
1)Discriminação: 2)Preconceito: 3)Intolerância Religiosa: 4) Dialogo Religioso
5) Aponte as
conseqüências de discursos e atos de discriminação, preconceito e intolerância
podem provocar na sociedade.
6)O que leva as pessoas a
terem uma postura de ódio, discriminação e preconceito?
7)O que é necessário para
que as religiões tenham uma vivencia pautada no dialogo e na paz?
8)Comente o trecho extraído
do texto: “O dialogo é uma arte”.
9)Faça uma ilustração que
represente a união entre as religiões.
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ATIVIDADE
IV
Relações e narrativas
pessoais
Eu ás vezes não
entendo!
Aí eu fico pensando
As pessoas tem seu
jeito
Que isso não está bem.
De falar de todo
mundo
As pessoas são quem são,
Que não deve ser
direito.
Ou são o que elas têm?
Em cada lugar que
vou,
Eu queria que comigo fosse tudo diferente.
Na escola, na rua
também, Se alguém pensasse em
mim,
Ouço dizerem
assim,
Soubesse que sou gente.
Quando se fala de
alguém
Falasse do que penso,
Você conhece
fulano, Lembrasse do
que eu falo,
Que chegou de
viagem?
Pensasse no que eu faço,
O pai dele é muito
rico,
Soubesse por que me calo
Tem dois carros na
garagem!
Porque eu não sou o que visto
E o maneco lá do
clube? Eu sou do jeito que estou!
Pensa que é rico
também?
Não sou também o que eu tenho
Precisa ver que
horrível
Eu sou mesmo quem eu sou!
É o tênis que ele
tem!
Pedro
Bandeira
01-Quem é o autor do texto?
2-Como você acha que a pessoa
que fala no poema está se
sentindo?
‘Eu
as vezes não entendo
As
pessoas tem seu jeito
De
falar de todo mundo
E
que não deve ser direito.
3- O
que você entendeu do poema?
Somos um projeto em construção
O ser humano não é uma ilha, foi
criado para viver em comunhão com o próximo. Ele deve estar consciente de que
não pode viver exclusivamente visando apenas o seu bem estar. Para ser feliz
depende do outro e para viver em comunidade, precisa ser sincero, saber ouvir,
partilhar, saber aceitar as críticas e os elogios com a mesma seriedade.
Conhecer as falhas do outro, tendo sempre em mente a importância em ajudar os
que precisam, para que todos cresçam de forma horizontal. Enfim, a vida deve ser
uma constante troca de amor e fraternidade.
01- Converse com a
sua família sobre o texto e anote as frases importantes que devemos praticar no
dia a dia.
Somos gente
A pessoa nasce com possibilidades a
desenvolver. Adquirimos a capacidade de pensar, julgar e decidir antes de agir.
Reflexão
A-
Como
eu me vejo?
B-
Como
eu gostaria de ser?
C-
Como
os outros gostariam que eu fosse?
D-
Como
eu tenho medo de ser?
“Você se encontra em uma nova fase de sua vida, onde é
importante começar a fazer boas escolhas e pensar sobre o seu futuro”.
Sucesso!!
Bons estudos!
Adolescência:
Os conflitos
Uma das principais
características da adolescência é a busca da identidade pessoal: o adolescente
quer ser ele mesmo, quer pensar por si próprio, ser livre, independente, quer
ser adulto, mas ele ainda não sabe exatamente onde começam e terminam seus
direitos, acaba criando conflitos com as pessoas que o rodeiam.
Outro ponto de atrito costuma ser a maneira de o adolescente ver a realidade.
Para ele tudo esta errado: desde o modo de ser e agir dos pais até a
organização da sociedade.
Como evitar que esses confrontos naturais
se tornem violentos e danosos a todos, sobretudo ao adolescente?
Em primeiro lugar, os adultos devem
procurar saber o que estar acontecendo com o adolescente e ser
compreensivos com ele, compreender é o
grande segredo.
Por sua vez, compete ao adolescente admitir que
não possui toda a verdade. A
realidade é muito mais vasta e profunda do que imaginam os jovens e até mesmo
os adultos de uma geração. Portanto, trata-se de uns aprenderem com os outros,
respeitando-se.
01- Como você e sua família lidam com os conflitos?
02- Como evitar que estes conflitos se tornem violentos?
03- O que o adolescente precisar admitir?
04- Como você lida com o “não” de seus pais?
05- Qual é o grande segredo para estabelecer uma boa relação com
os adultos?
06-Uma das características da
adolescência é a busca da identidade pessoal.O que você costuma fazer em
busca desta identidade pessoal?
07-A adolescência é uma etapa descobrimentos.Tudo
parece novidade: o corpo, a maneira de agir, o papel em sociedade, as relações
afetivas. Como você lida com essas mudanças?
Construção
da identidade – Viver a adolescência de forma saudável
MINHA
BANDEIRA PESSOAL
Faça
um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes
Lembre-se
que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse
país. Construa sua própria bandeira a partir das seis
perguntas:
1-Qual
o seu maior sucesso individual?
2- O que gostaria de mudar em você?
3-
Qual a pessoa que você mais admira?
4-
Em que atividade você se considera muito bom?
5-
O que mais valoriza na vida?
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ATIVIDADE
- V
Unidade
temática: identidades e alteridades.
Objeto
do conhecimento: Adolescência.
Habilidades:
(EF07ERMOC12): Perceber que a adolescência é uma fase de crescimento físico e
psicológico.
LEIA
COM ATENÇÃO!
LOGOTIPO DA ADOLESCÊNCIA
Juventude não é a fase mais linda da vida.
Se isso fosse verdade, você já estaria se candidatando a uma fase menos linda,
que começaria com a idade adulta... e depois iria regredindo... Você não quer
ser criança em espírito.... Na roda viva do ser, nosso amadurecimento físico
exige em resposta um amadurecimento mental. Seria muito triste um indivíduo
chegar aos setenta anos e conservar um espírito de rapaz de dezesseis. Não
seria melhor que ele se tornasse adulto e ancião em espírito? Existiria algo de
errado num espírito que aprende as lições da vida e adquire a sabedoria da
experiência? Aprenda na a adolescência a viver e a conviver para que, quando
adulto, não fique olhando para trás, lamentando as cebolas do Egito, como os
israelitas de antigamente e dizendo que “a juventude foi a época mais linda da
sua vida”... que “você não envelheceu, pois continua jovem... em espírito! ”. Porque
ouvem dizer que o jovem é audaz, corajoso, valente, sincero, entusiasmado,
cheio de vida, eles não querem perder estas qualidades e, portanto, assumem
ares de eternos jovens. E fazem um papelão da vida que Deus lhes deu. O
problema do mundo é essa crise de identidade.
Pouca gente quer ter a idade que tem. Além
disso, existe no mundo de hoje essa mania de generalizar e atribuir a uma idade
o que pertence a qualquer idade. “Ser jovem é ser leal, puro, sincero, aberto,
honesto, franco”... dizem alguns oradores! E isso é pura desonestidade ou
ignorância. Ser adultos também é isso.Infeliz do adulto que também não tem
essas qualidades. O que os adultos deveriam fazer é guardar as boas qualidades
que adquiriram ou herdaram na juventude e desenvolvê-las ainda mais. O que os
jovens deveriam fazer é assumir, já na juventude, algumas boas qualidades que
alguns adultos demonstram e que adquiriram à custa de muitas cabeçadas.
Extraído do livro: “Um jovem custa muito pouco” Paulus.
ATIVIDADES:
1. Comente a frase:
“A crise da adolescência pode e deve ser condição de crescimento”.
2. Quais são as
características que diferenciam um jovem de um adulto?
3. Sempre ouvimos
que os jovens são a esperança do amanhã. Nesse texto o autor parece discordar
disso. Por que ele faz isso? Você está de acordo? (se necessário, releia o
segundo parágrafo).
4- Na roda viva do
ser, nosso amadurecimento físico exige em resposta um amadurecimento mental. A
alternativa que melhor expressa isso é:
A)( ) Crescer em tamanho e sabedoria.
B)
( ) Ser jovem para sempre.
C)
( ) Desprezar a adolescência.
D)
( ) Não ter crise de identidade.
5- Observe
a tirinha depois faça o que se pede.
Agora marque com qual
frase do texto ela se relaciona:
A) ( ) “você não envelheceu, pois continua
jovem...
B) ( ) O problema do mundo é essa crise de
identidade.
C) ( ) Aprender as lições da vida e adquirir a
sabedoria da experiência.
D) ( )E isso é pura desonestidade ou ignorância.
6- Faça
uma auto biografia seguindo os aspectos abaixo:.
a)
Eu sou assim:
b) Gosto de: c)
Detesto:
d)
Admiro: e) Não admiro: f) Meus
ideais são:
g) O
que me angustia na adolescência é:
h)
Você acha importante conhecer a si mesmo? Por quê?
i) O que você diria hoje a Deus?
j) Se
pudesse modificar algo no mundo ou em você, o que mudaria?
k)
Quais são seus grandes questionamentos ou dúvidas em relação ao mundo em que
está vivendo?
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ATIVIDADE
- VI
APRENDENDO O QUE É
AUTOCONHECIMENTO
Autoconhecimento
é conhecer a si mesmo, as características da personalidade, o que forma nossa
identidade os próprios sentimentos, inclinações, gostos, preferências,
necessidades, sonhos, etc. O autoconhecimento é muito importante para a nossa
vida. Quando nos conhecemos compreendemos melhor nossas próprias atitudes.
Somos capazes de nos perdoar, porque somos capazes de reconhecer nossos erros e
recomeçar. Quando compreendemos as razões das nossas ações é muito mais fácil
mudá-las quando preciso.
IDENTIDADE
Às vezes nem eu
mesmo
sei
quem sou.
às
vezes sou
"o
meu queridinho",
às
vezes sou
"moleque
malcriado".
Para
mim
tem
vezes que eu sou rei,
herói
voador,
cowboy,
lutador,
jogador
campeão.
às vezes
sou pulga,
sou
mosca também,
que
voa e se esconde
de
medo e vergonha.
Às
vezes eu sou Hércules,
Sansão
vencedor,
peito
de aço
goleador!
Mas
o que importa
o
que pensam de mim?
Eu
sou quem sou,
eu
sou eu,
sou
assim,
sou
menino.
Autor: Pedro Bandeira
ATIVIDADE
DE REFLEXÃO
Reflita sobre as
seguintes questões: Como eu sou? Aceito-me ou não como sou? O que posso mudar
para viver melhor? O que os adultos pensam que sou?
*A Partir destas
reflexões crie um poema ou paródia com a mesma forma e estrutura do poema lido,
tendo como título: QUEM SOU EU?
ATIVIDADE
MINHA
BANDEIRA PESSOAL
Faça
um desenho de uma bandeira, no seu caderno, e divida-a em 6 partes.
Lembre-se
que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse
país.
Nesta
atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir das seis perguntas
(responda todas, mas escolha seis para compor a sua bandeira
1-Qual
a sua maior virtude?
2-
O que gostaria de mudar em você?
3-
Qual a pessoa que você mais admira?
4-
Em que atividade você se considera muito bom?
5-
O que mais valoriza na vida?
6-
Qual a sua maior dificuldade?
7-Qual
a importância de Deus em sua vida?
8-Cite
uma experiência de algum fato da sua vida que te fez pensar em ser uma pessoa
melhor.
9-Você
acredita em seus sonhos? Quais são eles?
10-Você
já praticou alguma boa ação, que te fez sentir melhor? Conhece alguém que já se
sentiu melhor ajudando o outro? Comente.
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