LÍNGUA
INGLESA – TATIANE
VAMOS
CONTINUAR APRENDENDO O SIMPLE PAST, AGORA, VAMOS TRABALHAR COM O TEMPO VERBAL
PASSADO SIMPLES. ACESSE O VÍDEO DO CANAL
FUTURA, NO YOUTUBE, DISPONÍVEL NO ENDEREÇO https://youtu.be/Xr40d3eLiDM QUE EXPLICA DE MANEIRA BEM SIMPLIFICADA ESTE
TÓPICO. NÃO DEIXE DE VISUALIZÁ-LO! ALÉM DO VÍDEO, LEIA TAMBÉM
A EXPLICAÇÃO ABAIXO E DEPOIS REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS.
SIMPLE PAST TENSE - IRREGULAR VERBS
Nas
aulas anteriores vimos que os verbos são classificados em regulares e irregulares
quando os conjugamos no passado. Vamos recordar?
Primeiramente, conforme já mencionamos, usamos esse tempo
verbal para falar de ações únicas que começaram e terminaram no passado. Nesse
caso, é comum usarmos palavrinhas como yesterday (ontem), last week (semana passada), last year (ano passado),
a long time ago (há muito tempo) etc. Veja:
I watched a
movie yesterday. (Eu assisti a um filme ontem.)
Os verbos regulares seguem um padrão de conjugação. Como regra geral
acrescentamos “ed” ao verbo para obtermos sua forma no passado. Como por
exemplo, o verbo “to work”
(trabalhar) que se transforma em worked
no passado e “to play” (jogar,
tocar), que se transforma em played.
Diferente dos verbos regulares, os verbos irregulares do inglês não seguem um padrão quando conjugados
no passado. Neste caso, os verbos são escritos de modo diferente, como se
fossem outras palavras, e não apresentam a terminação –ed. Com isso, as formas do passado podem variar. Os
verbos irregulares são curiosos: enquanto alguns mudam completamente no passado
(como buy, que vira bought), outros permanecem
exatamente iguais (como cut, read e put)!
Observe
alguns exemplos de frases no passado simples. Você consegue dizer como os
verbos circulados são classificados?
·
Ontem eu fui à escola de ônibus.
·
Eu também levei uma maçã para minha
professora.
·
Ela sorriu para mim e disse: Oh, meu Deus!
Em
todas as frase temos verbos irregulares (TO
GO (ir) = went (fui), TO TAKE
(levar) = took (levei) e TO SAY
(dizer)= said (disse)). Na 3ª frase também temos um verbo regular (TO SMILE (sorrir)= smiled
(sorriu)). E ai, você acertou?
Para compreender melhor os verbos
irregulares em inglês, confira abaixo alguns exemplos de frases:
·
We made this gift for you. (Nós fizemos esse presente para você.)
·
He ate many pieces of cake. (Ele comeu muitas
fatias de bolo.)
·
My pencil fell beneath my chair. (Minha caneta caiu debaixo da minha cadeira).
·
I went to Brazil by plane last
month. (Eu fui ao Brasil de
avião no mês passado.)
·
The child picked up a pencil and drew a
tree. (A criança pegou
um lápis e desenhou uma árvore.)
·
The teacher began the debate by
asking a question about culture. (O professor
começou o debate com uma pergunta sobre cultura.)
·
I forgot to put a stamp on the
envelope. (Eu me esqueci de
colocar um selo no envelope.)
Exercises
Com
a ajuda de um dicionário de inglês, descubra o passado dos verbos abaixo e em
seguida procure as palavras no caça-palavras abaixo:
VAMOS
CONTINUAR APRENDENDO O SIMPLE PAST, AGORA, VAMOS TRABALHAR COM AS FORMAS
NEGATIVA, INTERROGATIVA E OS VERBOS IRREGULARES. ACESSE O VÍDEO DO CANAL FUTURA, NO YOUTUBE, DISPONÍVEL NO
ENDEREÇO https://youtu.be/Xr40d3eLiDM
QUE EXPLICA DE MANEIRA BEM SIMPLIFICADA ESTE TÓPICO. NÃO DEIXE DE VISUALIZÁ-LO!
ALÉM DO VÍDEO, LEIA TAMBÉM A EXPLICAÇÃO ABAIXO E DEPOIS REALIZE AS ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Na aula de hoje,
continuaremos nosso estudo sobre o Passado Simples, aprenderemos as formas
negativa e interrogativa. Let’s go?
Frases Negativas e Interrogativas
No
passado simples, os verbos só mudam na forma afirmativa já na negativa e na
interrogativa os verbos permanecem no infinitivo pois nessas duas formas usamos
o verbo auxiliar DID que já é um indicador do tempo verbal passado.
Em frases negativas, o verbo auxiliar DID vem acompanhado da palavra NOT (DIDN´T). Já nas frases interrogativas, o auxiliar vem, geralmente, no início da frase, ou antes, do sujeito.
Observe o exemplo:
Afirmative: I went to Brazil. ( Eu fui ao
Brasil)
Negative: I did not go to Brazil. (= I didn´t go to Brazil.) (Eu não fui ao Brasil.)
Interrogative: Did I go to Brazil? (Eu fui ao Brasil?)
Lista
de Verbos Irregulares - Irregular Verbs
INFINITIVO |
PASSADO
SIMPLES |
PARTICÍPIO
PASSADO |
TRADUÇÃO |
TO ARISE |
AROSE |
ARISEN |
ERGUER,
LEVANTAR |
TO AWAKE |
AWOKE |
AWOKEN |
ACORDAR,
DESPERTAR-SE |
TO BE |
WAS / WERE |
BEEN |
SER,
ESTAR, FICAR |
TO BEAR |
BORE |
BORNE |
SUPORTAR,
AGUENTAR |
TO BEAT |
BEAT |
BEATEN |
BATER,
SUPERAR, VENCER, DERROTAR, ESPANCAR |
TO BECOME |
BECAME |
BECOME |
TORNAR-SE |
TO BEGIN |
BEGAN |
BEGUN |
COMEÇAR,
INICIAR |
TO BREAK |
BROKE |
BROKEN |
QUEBRAR |
TO BRING |
BROUGHT |
BROUGHT |
TRAZER |
TO
BUILD |
BUILT |
BUILT |
CONSTRUIR |
TO BURN |
BURNT/BURNED |
BURNT/BURNED |
QUEIMAR |
TO BUY |
BOUGHT |
BOUGHT |
COMPRAR |
TO FORGET |
FORGOT |
FORGOTTEN |
ESQUECER
(-SE) |
TO FORGIVE |
FORGAVE |
FORGIVEN |
PERDOAR |
TO FREEZE |
FROZE |
FROZEN |
CONGELAR,
GELAR |
TO GET |
GOT |
GOT / GOTTEN |
OBTER,
CONSEGUIR |
TO GIVE |
GAVE |
GIVEN |
DAR |
TO GO |
WENT |
GONE |
IR |
TO GROW |
GREW |
GROWN |
CRESCER,
FLORESCER, GERMINAR |
TO HANG |
HUNG |
HUNG |
PENDURAR,
SUSPENDER |
TO HAVE |
HAD |
HAD |
TER,
POSSUIR |
TO WRITE |
WROTE |
WRITTEN |
ESCREVER |
Vamos treinar mais um pouco os verbos
irregulares. Acesse os games abaixo e divirta-se!Link do jogo:https://matchthememory.com/irregularverbs
Agora que você já aprendeu
sobre os verbos irregulares, teste seus conhecimentos fazendo os exercícios
abaixo.
1 – Write the simple past form of the verbs below. (Coloque
os verbos no passado simples.)
VERB |
SIMPLE
PAST |
VERB |
SIMPLE
PAST |
Meet |
|
Eat |
|
Go |
|
Love |
|
Drive |
|
Find |
|
Sleep |
|
Collect |
|
Thing |
|
Stop |
|
Work |
|
See |
|
Be |
|
Play |
|
Paint |
|
Jump |
|
2 – Separate the verbs
in: Regular Verbs x Irregular Verbs.(Separe os verbos acima em regulares e irregulares.)
Hello, students!
Estudaremos agora um cartão postal. Leio o texto abaixo e em seguida responda:
The following postcard letter describes Helen’s
holiday in a foreign country. Read the text and complete the exercises below.
(O cartão postal seguinte, descreve as
férias de Helen em um país estrangeiro. Leia o texto e faça os exercícios abaixo).
Paradise (Coldplay)
Compositores: Guy Berryman, Will Champion, Chris Martin, Jon Buckland, Brian
Eno
When she_____________ just a girl |
Para-para-paradise Ooohh, oohh.
|
Hello, students!Hoje, faremos o estudo de um texto sobre a história de
João e Maria. Let’s go?!?
Leia o texto com atenção
para responder às questões propostas.
João and Maria
João and Maria is a tale related to the adventures of
two brothers, children of a poor woodman and who live in the forest. One day,
while his father was working, the stepmother from João and Maria was making a
pie. She went out to pick berries in the forest and asked João and Maria to
take care of the house while she was absent. When she returned from the forest,
she found a
house all messed up and a pie she was preparing on the floor. She was very angry
with João and Maria and decided to send themselves to pick blackberries in the
forest.
Into the forest, the children threw
bread crumbs on the ground so they could find their way home along the trail.
However, when they decide to return home, they perceived that the crumbs had
been eaten by birds in the forest and that they were lost. While looking for
the way back home, João finds a house made of sweets in the middle of the
forest. Very hungry after so long looking for the way back home, João calls Maria
so they can eat the goodies in the house. While the children were enjoying the
sweets, an old woman (actually a witch) appears from inside the house and
invites them in.
Releitura: https://youtu.be/f-2lf-MXcEQ
Glossary:
ALONG: AO LONGO
CHILDREN: CRIANÇAS
FOREST: FLORESTA
HOUSE: CASA
HOWEVER: CONTUDO
HUNGRY: COM FOME
PREPARING: PREPARANDO
TALE: CONTO
1- Qual é o gênero apresentado?
a) Filme. b) Tirinha. c) Fábula. d) Conto.
2- A finalidade do texto é
a)
relatar
uma história real.
b)
relatar
fatos reais ou imaginários para transmitir lição de vida.
c)
relatar
um acontecimento provável para o futuro.
d)
relatar
fatos do passado e histórias para crianças.
3- Na frase: “... the witch gives them more food, until
the two can't...” A
palavra em destaque refere-se a:
a) Doces. b)
João e Maria. c) Aos pais. d) Floresta.
4- Na frase: “João finding a house made of sweets
in the...” A palavra em destaque pode ser substituída
por:
a) Doces. b) Toffee. c)
Candies. d) Honey.
5- Escreva T(true) ou F(false) de acordo com o texto:
() Os irmãos moravam com o pai e a
madrasta.
() A bruxa queria assá-los no forno.
(
) A madrasta está fazendo um
bolo de chocolate.
(
) João e Maria foram encontrados pelo pai.
(
) As crianças jogaram migalhas de pães ao chão.
(
) As antas comeram as migalhas de pães.
(
) João e Maria acharam uma casa feita de jujubas.
(
) Eles ficaram ricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário