ATIVIDADES
DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR(A): Ercimara de Cássia
Oliveira
ATIVIDADE I
Leia
o texto a seguir e responda às questões:
O Astronauta Jean
Em
um futuro não muito distante, no ano de 2030, cientistas brasileiros descobrem
um novo planeta. Isso até que não é surpreendente, porque há anos pesquisadores
já desconfiavam da possibilidade de outros lugares habitáveis no universo. Mais
perto da Lua do que da Terra, surgiu um novo lugar: o planeta chamado “Mundo
Digital”. Lá tudo funciona com o uso de celulares! Sim, se quiser ligar a televisão, abrir a
geladeira ou fechar a porta de casa, tudo está ao alcance de um clique (ou
dois) na palma da mão.
Entretanto,
o problema maior foi saber chegar lá. Para que cientistas conhecessem esse
maravilhoso lugar, foi necessário que o governo contratasse Jean, um astronauta
experiente e corajoso. Ao pisar em solo firme, nem precisou pegar o rádio da
nave, um dos habitantes emprestou o celular, e ele prontamente ligou para a
Terra:
─ Nossa!
Quanta tecnologia, eu estou muito impressionado!
─ Jean? Você está ligando de um celular? Falou
seu chefe intrigado.
─ Sim!
Até o Whatsapp está pegando! Vou conhecer melhor tudo aqui, vou filmar
para mostrar na minha volta! Um abraço,
chefe!
Os
habitantes do novo planeta estranharam tanta empolgação com o uso de celular,
já que estavam acostumados a fazer ligações para várias partes do seu mundo.
Jean explicou que na Terra usam celulares há muito tempo, todavia nunca de uma
distância tão grande.
A
volta de Jean foi incrível. Jornalistas de toda parte queriam entrevistá-lo e
estavam realmente ansiosos para ver as filmagens de um mundo tão distante
conhecido como o Mundo Digital. A
repórter de uma rádio perguntou agitada:
─ Será que a Terra também terá um dia tanta
tecnologia como lá?
Jean
sorriu, não soube responder. Virou-se de costas e foi embora deixando outros
repórteres aos gritos e suplicando para fazer perguntas.
(Autor
do texto: Prof. André Martins – www.andremartinsprofessor.com.br
criado em 14/09/17)
1. No início do texto, a expressão “Em um
futuro não muito distante”, traz uma circunstância com o sentido de:
a)
Causa b) Condição c) Tempo d) Companhia e) Finalidade
2. Em relação à estrutura do texto, podemos
dizer que possui:
a) 6
parágrafos b) 7 parágrafos c) 8 parágrafos d) 9 parágrafos e) 10 parágrafos
3. O personagem principal foi fundamental na
história, pois:
a)
Jean possibilitou conhecer melhor o novo planeta.
b)
graças a Jean, cientistas descobriram um novo planeta.
c)
cientistas brasileiros eram astronautas menos experientes.
d)
jornalistas puderam visitar o novo planeta.
e)
Jean era cientista e jornalista.
4. De acordo com o texto, todas as
alternativas estão certas, exceto:
a) O
astronauta chama-se Jean.
b)
Cientistas brasileiros visitam um novo planeta.
c)
Há internet no Mundo Digital.
d)
Jornalistas estavam ansiosos para entrevistar o astronauta.
e)
Jean não respondeu à pergunta de nenhum repórter.
5. DESAFIO DE CRIATIVIDADE – Imagine que
você é um dos repórteres que estava lá. Que perguntas você faria a Jean a
respeito de sua longa viagem?
ATIVIDADE II -
As perguntas que você elaborou na atividade
anterior constituem uma entrevista. Vamos recordar?
Leia o texto
e destaque as informações que julgar mais importantes.
GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA
Daniela Diana
A Entrevista é um dos gêneros
textuais com função geralmente informativa veiculada, sobretudo, pelos meios de
comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção
pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista
psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de
outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela
oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou
seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou
entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma função social muito importante,
sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e
posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado
tema, onde o discurso direto é sua principal característica.
Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o
entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver
muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses)
que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas
entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de
um discurso coerente.
Características da Entrevista
- Textos
informativos e/ou opinativos
- Presença do
entrevistador e do entrevistado
- Linguagem
dialógica e oral
- Marca do
discurso direto e da subjetividade
- Mescla da
linguagem formal e informal
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE III
LEIA A TIRINHA ABAIXO
O
texto acima possui características do gênero textual:
I.
Entrevista, porque compõe-se de uma introdução e de um diálogo com perguntas e
respostas. Apresenta linguagem formal ou
menos formal de acordo com o veículo de
comunicação em que será divulgada, com o público a que se destina, com o
entrevistado e com o assunto.
II.
Crônica, porque relata fatos do cotidiano, possui poucas personagens e a linguagem é simples.
III.
Reportagem, porque possui uma linguagem clara e objetiva, tem vários
entrevistados, informa a respeito de um assunto e se aprofunda no tema
abordado.
Está
correta:
a. I b. II c. III d. nenhuma das alternativa anteriores.
LEIA
A TIRINHA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 02 A 04
https://wordsofleisure.com/2015/03/22/tirinha-do-dia-armandinho-e-a-intepretacao-de-texto/
02.Na
oração: “O problema foi interpretação de texto, Armando!” temos:
a. um período simples; b. um período composto; c. uma frase nominal d. uma
frase interrogativa.
03.”Você
não soube interpretar a pergunta”!
Nessa oração as palavras grifadas formam:
a .
uma locução adjetiva, porque soube é um verbo que está acompanhado do adjetivo
interpretar;
b. uma locução verbal, porque a expressão “soube interpretar” é
formada por dois verbos;
c.
uma locução prepositiva, porque soube é um verbo que está acompanhado da
preposição interpretar;
d.
uma locução conjuntiva, porque não é uma conjunção.
04.”E
será que o senhor soube interpretar minha resposta”? Essa oração transformada
em um período simples fica da seguinte forma:
a.
Será que o senhor soube interpretar minha resposta de forma correta?
b. O
senhor soube interpretar minha resposta?
c. O senhor interpretou minha resposta?
d. E
será que o senhor interpretou minha resposta?
Texto
para às questões de 05 a 10
Criada há mais de 50
anos, a Turma da Mônica vai enfim virar gente de verdade. Depois de estampar
tirinhas diárias em jornais e páginas de gibis publicados em 29 países, de
estrelar desenhos animados, espetáculos teatrais, jogos e até aplicativos para
celular, os personagens que o cartunista Mauricio de Sousa criou a partir de
sua filha e dos amiguinhos dela serão interpretados por crianças de carne e
osso. Em 2018, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali voltarão ao cinema no filme
“Laços”. (...) Aos 81 anos, Mauricio de Sousa destaca na entrevista a seguir o
sucesso global de suas criações, fala de uma iniciativa para ajudar filhos
brasileiros de decasséguis a se ambientar melhor no Japão e lamenta a criação
de barreiras entre países.
Revista - Por que colocar crianças de verdade nos papéis da Turma
da Mônica pela primeira vez num filme?
Mauricio de Sousa -
Estamos ousando. Fui convencido de que agora temos capacidade e boas condições
de encarar esse desafio. Podemos treinar os cãezinhos e cuidar bem da criançada
que vai trabalhar no filme. Queremos um filme alegre, que inspire e que marque
época.
Revista - Como será a escolha dos atores?
Mauricio de Sousa - Logicamente vamos
buscar crianças com as características físicas mais parecidas com as
personagens, mas vamos atrás de talento. (...)
Revista - A Turma da Mônica é imune à crise?
Mauricio de Sousa - Nós
temos 10 milhões de leitores permanentes no Brasil. Isso vem se mantendo de
forma constante ao longo dos anos. Entra crise, sai crise, a gente continua
vendendo milhões. (...)
Revista - Antes do YouTube, suas histórias em quadrinhos
circulavam em quase trinta países. Quais adaptações precisaram ser feitas para atender
às diferentes culturas?
Mauricio de Sousa - Pouca coisa. Por
exemplo, na Indonésia, quando a Mônica e a Magali iam à praia, tinham de usar
um maiô inteiriço e não biquíni. Há países em que o Bidú (cachorro) não pode
fazer xixi no poste, senão a editora é multada. Na Grécia, os meninos não podem
de jeito nenhum assobiar para uma menina na rua. A gente vai aprendendo o que é
mico e faz o que é permitido.
Revista - E no Brasil, de que forma as características das
personagens se adequaram aos novos tempos?
Mauricio de Sousa - No
começo a Mônica era um pouquinho mais violenta, dava umas pegadas mais
doloridas na turminha. Uma criança de Brasília nos escreveu dizendo que se ela
continuasse batendo daquele jeito no Cebolinha, ele não compraria mais a revista.
Aquilo tocou o estúdio todo. Acompanhamos o que acontece.
Revista - Além dos quadrinhos, há outros segmentos a marca
é líder de mercado?
Mauricio de Sousa
- Sim. A maçã é um deles. Líder
inconteste. Eu não sou a serpente do paraíso, mas eu que inventei essa maçã
(risos). Eu tinha filhos pequenos e quando eles comiam uma maçã, deixavam
metade. Ou, quando queriam levar para a escola, não cabia na lancheira. Até que
visitei uma plantação em Santa Catarina e vi umas maçãs pequenas, que não eram
vendidas no mercado. Serviam para fazer pasta e dar para os animais. Pois era
justamente aquela a maçã, pequena, que eu queria para dar a meus filhos. Ela
cabia na lancheira. Eu sugeri lançar como a maçã da Turma da Mônica e foi
aquele arraso. Hoje temos pêra, kiwi, cenoura, a alface do Horácio…(...)
Revista - Vivemos um momento de intolerância também no
Brasil. De que
forma sua atuação pode despertar nas novas gerações uma
maior aceitação do outro?
Mauricio de Sousa - Fazendo um trabalho
que mostre o contrário: que tolerância, solidariedade, respeito sejam vistas de
forma positiva e que trazem felicidade.(...)
https://istoe.com.br/o-mundo-precisa-de-mais-turmas-da-monica/adaptada
05. Quem é o entrevistador e quem é o entrevistado no texto acima?
06. Por que Mauricio de Sousa decidiu
colocar crianças de verdade nos papéis da Turma da Mônica em um filme que será
lançado em 2018?
07. Explique
quais adaptações precisaram ser feitas para
atender às diferentes culturas nos países onde o gibi da Turma da Mônica é
veiculado?
08. De
acordo com o texto, explique de que forma as características das personagens se
adequaram aos novos tempos no Brasil.
09. Explique como a maça passou a ser
comercializada com a marca Turma da Mônica e virou líder no mercado.
10. Diante de tanta intolerância ocorrida no Brasil e no
mundo, como Mauricio de Sousa, pretende
despertar nas novas gerações uma maior aceitação do outro?
(www.acessaber.com.br)
ATIVIDADE IV
Leia com atenção o texto abaixo. Em
seguida, responda às questões propostas:
Não pise na poça!
Opa! Cuidado ao pisar em qualquer
poça aparentemente sem vida, ela pode ser a morada de alguns animados, como o
bagrinho! Para se ter uma ideia, esse peixe é tão raro que apenas um exemplar
dessa espécie, coletado em 1940, na bacia do rio Ribeira do Iguape, em São
Paulo, era conhecido pelos pesquisadores. Em 2007, porém, uma nova população
foi descoberta em um pequeno córrego na mesma região.
Mas o que torna essa espécie de
bagrinho tão difícil de ser encontrada, a ponto de ser considerada em extinção?
Em primeiro lugar, ele tem preferência por riachos pequenos e rasos, pequenas
poças que podem ser facilmente poluídas. Outro problema é que geralmente esses
córregos são encontrados em matas de planície na região da Mata Atlântica e a maior
parte do que sobrou do bioma está nas montanhas, onde a espécie naturalmente
não ocorre.
Os bagrinhos precisam de riachos
preservados para morar e da vegetação em volta também, pois ela evita que a
temperatura da água fique muito alta nos dias quentes e impede a entrada de
areia e lama na água.
O Listrura camposi mora em um pequeno córrego de águas claras com
aproximadamente um metro de largura e apenas dez centímetros de profundidade e
muitas folhas que caíram da vegetação. O pequeno peixe usa essas folhas mortas
para se esconder, podendo, até mesmo, se enterrar no fundo do riacho quando se
sente ameaçado. Ali, ele se alimenta de pequenos invertebrados, como alguns
insetos que podem cair na água.
A conservação da natureza faz toda a
diferença para qualquer espécie de ser vivo, seja para uma planta, um bagrinho
e até mesmo para nós, humanos. Pense nisso!
Sergio Maia Q. Lima, Jean Carlos Miranda e Leandro
Villa-Verde.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 264.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – Na passagem “[...] esse peixe é tão raro que
apenas um exemplar dessa espécie [...]”, o termo sublinhado foi empregado para:
( ) definir uma característica do peixe
bagrinho.
( ) intensificar uma característica do peixe
bagrinho.
( ) complementar uma característica do peixe
bagrinho.
Questão 2 – Releia este
fragmento do texto:
“Opa!
Cuidado ao pisar em qualquer poça aparentemente sem vida, _________ ela pode
ser a morada de alguns animados, como o bagrinho!”
Tendo
em vista a relação de sentido estabelecida no fragmento acima, o espaço poderia
ser preenchido com:
( ) “mas”. ( ) “pois”. ( ) “portanto”.
Questão 3 – No segmento “Os
bagrinhos precisam de riachos preservados para morar [...]”, a parte
grifada indica:
( ) condição. ( ) finalidade. ( ) consequência.
Questão 4 – A expressão Listrura camposi aparece em itálico,
porque:
( ) é pouco conhecida. ( ) é de origem estrangeira. (
) está escrita incorretamente.
Questão 5 – Segundo o texto, “Ali,
ele se alimenta de pequenos invertebrados, como alguns insetos que podem cair
na água.”, o vocábulo destacado retoma:
( ) “nas montanhas”. (
) “em um pequeno córrego de águas claras”. (
) “no fundo do riacho”.
Questão 6 – Os autores
encerram o texto com:
( ) um dado alarmante. (
) um convite à reflexão. ( ) uma hipótese sobre o assunto abordado.
Questão 7 – O texto “Não pise
na poça!” desempenha função:
( ) didática. ( ) científica. ( ) jornalística.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE V -
TURMA: 7º ANO DATA:
Escolha
um animal que esteja em extinção, pesquise sobre ele as seguintes informações:
- A que grupo pertence?
- •Qual a categoria de ameaça?
• Em que bioma(s) vive?
• Por que está em risco de extinção?
Com base nas informações que você
conseguiu através da pesquisa, produza um texto informativo sobre o animal
escolhido.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE VI - TURMA:
7º ANO DATA:
Didi - O gênio da folha-seca, de
Péris Ribeiro
Por Marcos Penido.
O futebol, na sua essência, mexe com a paixão
popular muitas vezes transformada em arte. Uma magia que transcende a realidade
pessoal e conquista o universo mundial. É o caso de Didi, o "Mr.
Football". Maestro das seleções brasileiras nas conquistas das Copas do
Mundo de 1958, onde foi eleito o melhor jogador do mundo, e 1962, onde
comemorou o bicampeonato brasileiro, com passagens inesquecíveis pelo
Fluminense, Botafogo e Real Madrid, o inventor da "folha-seca",
nasceu com o destino de ser um personagem com fome do mundo. Este mesmo mundo
que soube entendê-lo, compreendê-lo, na maioria das vezes, e sobretudo,
reconhecê-lo como um artista do seu ofício. Aquele que sempre soube se entender
com a bola e fazer dela o seu passaporte pelo universo.
O livro "Didi - O gênio da folha-seca”,
de Péris Ribeiro, com um belo prefácio do jornalista João Máximo a pincelar
alguns traços de Didi, nos leva a uma viagem de sonho.
No mesmo ritmo com que Didi mudava uma
partida, ora valsando, ora sambando, sempre inventando e criando, o livro flui
em um tempo de grandes mudanças no Brasil, com destaque para um certo ufanismo
em sua linguagem. É bom até pelos seus registros, muito bem pesquisados. E
serve para quebrar um certo preconceito existente contra o jogador do futebol:
o de que ele não sabe pensar. Valdir Pereira, nascido em Campos dos Goytacazes
em 8 de outubro de 1928, falecido em 12 de maio de 2001, teve uma vida para
mostrar que talento, inteligência e riqueza não são privilégios de ninguém.
Pertencem a quem de direito. Sob o singelo apelido de Didi, ele mostrou ao
mundo que sempre pensou e sempre soube o que fazer desde a mais tenra idade.
São estes detalhes, os seus comentários pessoais e o de grandes cronistas da
época, que nos dão uma dimensão do quanto o craque conseguiu transcender. (...)
O livro mostra bem o que Didi representou. Seu
jeito de ser, traduzido em campo com a máxima: "treino é treino, e jogo é
jogo". O livro é um grande jogo para quem quer conhecer a dimensão humana
de quem foi muito além do futebol.
TEXTO In: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2009/07/20/resenha-de-didi-genio-da-folha-seca-206060.asp
1.Qual o
tema do texto ?
2. O texto
Didi - O gênio da folha-seca, de Péris Ribeiro é uma resenha de um livro. Qual
a finalidade desse gênero textual?
3. Segundo
o texto, quem é o inventor da “folha-seca”?
4. A quem
se refere o termo grifado no trecho “Aquele que sempre soube se entender com a
bola e fazer dela o seu passaporte pelo universo.“?
5. Para o
livro analisado, por que Didi “foi muito além do futebol”?
6. Após a
leitura atenta da resenha, especifique quem é:
a) Péris Ribeiro b)
Marcos Penido c) Didi d) João Máximo
ATIVIDADE VII -
Despertando
a argumentatividade
Texto (capa da revista ÉPOCA de 10/09/07)
Temos
observado que as crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo e com mais frequência
tendo acesso ao uso de computadores. Sabemos também que a preferência da
garotada está voltada aos joguinhos e, mais especialmente, aos bate-papos
virtuais (chats), nos quais eles passam horas imersos em assuntos dos quais os
adultos nem sempre se preocupam em tomar conhecimento.
OBSERVE A CAPA DA REVISTA ÉPOCA DE 10 DE
SETEMBRO DE 2007 E RESPONDA:
a) O que chama mais a sua atenção nessa capa?
b) Descreva a criança que aparece na capa.
c) Qual é o tema principal que será abordado
nessa revista?
d) O uso da internet é benéfico para as
crianças e jovens? Exponha os benefícios que você conhece.
e) E quando passa a ser prejudicial ou
perigoso o uso da internet pelas crianças ou adolescentes?
f) Em sua opinião, todos os pais ou
responsáveis têm consciência dos riscos que podem existir num simples acesso ao
FACEBOOK, TWITER ou INSTAGRAN?
g) O que os adultos (principalmente os pais)
devem fazer para evitar que os adolescentes e as crianças sejam vítimas do uso
irresponsável da internet?
h)Nos dias
de hoje, qual substantivo poderia substituir a palavra computador na capa da
revista?
i) A partir
da reflexão realizada, escreva um texto no qual você apresenta a sua opinião
sobre o tema debatido: a influência da internet na vida das crianças e jovens.
ATIVIDADE VIII
Frase,
Oração e Período
Frase
é todo o enunciado linguístico que tem sentido completo e termina com uma pausa
pontuada. Não é necessário haver verbo para a formação de uma frase quando o
que foi enunciado tem sentido completo.
Exemplos:
·
Silêncio!
·
E agora, José?
·
Choveu.
·
Não sei o que dizer...
As
frases são marcadas por entonação que, na escrita, ocorrem com o recurso dos
sinais de pontuação. Sem a pontuação, as palavras são apenas vocábulos.
ORAÇÃO
A oração é o enunciado que se organiza em torno de
um verbo ou de uma locução verbal. As orações podem ou não ter sentido completo.
Exemplos:
·
Acabamos, finalmente!
·
Levaram tudo.
·
É provável.
·
Estamos indo...
VERBO
Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro
de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com
relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.
De uma maneira geral,
verbos exprimem ações, mas muitos deles também permitem manifestar sentimentos,
sensações, estados e fenômenos naturais. É próprio de um verbo evocar um
processo, isto é, o desenrolar de eventos para os quais podemos identificar seu
início e fim.
FUNÇÃO
O verbo funciona como um articulador entre os diferentes
elementos que constituem uma frase. Assim, podemos entendê-lo como um núcleo
que, uma vez combinado com estes outros elementos, assegura um sentido à frase.
Se suprimido, os outros
elementos são privados de um elo entre eles, o que torna difícil compreender o
propósito da mensagem a ser transmitida.
Locução
Verbal
Daniela
Diana( Professora licenciada em Letras)
As locuções verbais, desempenham o papel equivalente a um
verbo único na frase. São compostas por um verbo principal em um das suas
formas nominais + um verbo auxiliar.
Nessas locuções, o último verbo, chamado principal,
sempre é empregado em uma das formas nominais; as flexões de tempo, modo,
número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares.
Exemplos:
·
Nenhuma pessoa poderá sair após o fechamento
dos portões.
·
Está
havendo uma revolução silenciosa.
·
É provável que ele seja convocado para a
Copa.
·
Começou
a gritar sem nenhuma explicação.
TERMOS ESSENCIAIS DA
ORAÇÃO
As orações são estruturadas em torno de um sujeito e de um predicado que, juntos, são denominados termos essenciais da
oração.
O sujeito é o elemento da oração sobre o qual se declara
algo. Cabe ao sujeito estabelecer a concordância com o verbo. Predicado é a
declaração feita sobre o sujeito.
LEIA O POEMA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 5.
papai e mamãe
moram separados.
como só tenho um
coração,
cada um mora
de um lado.
Ulisses Tavares
1-O
poema apresenta duas frases e três orações. Observe os verbos e identifique as
orações do poema.
2-Como
você sabe sujeito e predicado normalmente ficam juntos, pois um complementa o
outro. Observe a primeira oração do poema.
a) Qual é o sujeito dela?
b) Indique o(s) núcleo(s) do sujeito e responda:
Trata-se de sujeito simples ou composto? Por quê?
c) Qual é o predicado dessa oração?
d) O verbo concorda com o sujeito? Por quê?
3-
Compare o conteúdo de “papai e mamãe / moram separados” com a disposição visual
que essa oração tem no poema. Indique, entre os itens a seguir, aquele que
melhor explica a relação entre a forma e o conteúdo dessa oração.
a) Assim como no plano sintático o predicado
afirma algo sobre o sujeito, no plano da vida as ações do pai e da mãe do eu
lírico revelam sua verdadeira identidade.
b) O fato de, na forma do poema, o sujeito
estar em um verso e o predicado em outro sugere a separação do casal no plano
da vida.
c) Apesar de no plano da vida o casal estar
unido, no plano sintático e formal do poema eles estão separados.
4. Das três orações que formam o poema, apenas
uma tem por sujeito o próprio eu lírico do texto. Qual é essa oração?
5. A
expressão cada um é o sujeito da oração representada pelo último verso.
a) Ela se refere a apenas um dos pais ou ao
pai e à mãe?
b) Por que o verbo, ao concordar com essa expressão,
fica no singular? Justifique sua resposta.
c) O emprego da expressão cada um e do verbo
no singular reforça a ideia de separação ou a ideia de união?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE IX
PERÍODO
Período é frase organizada em uma ou mais
orações. O período pode ser simples ou composto.
PERÍODO SIMPLES
O período simples é formado por somente
uma oração agrupada em torno de um único verbo ou de uma única locução verbal.
Quando isso ocorre, o período é denominado oração absoluta.
Exemplos:
·
Estamos felizes com os resultados.
·
Faltam apenas alguns dias.
·
Talvez eu vá.
PERÍODO COMPOSTO
O período composto é formado por mais de
uma oração. Nesse caso, a quantidade de orações é sujeita ao número de verbos
ou de locuções verbais.
Exemplos:
·
Faça como eu pedi.
·
Não sei se tenho coragem.
·
Começou a gritar enquanto ele ia passando
Exercícios com frase,
oração e período
1. Analise as frases
seguintes e identifique as que também são orações:
a) Parabéns por tudo. b) Que comportamento agressivo! c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero! e) Agora, por favor! f) Nem pense nisso.
d) Eu quero! e) Agora, por favor! f) Nem pense nisso.
2. Indique por quantas orações são formados os seguintes
períodos:
a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.
a) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
b) Na semana passada fomos ver o filme do Batman.
c) A professora pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
d) A minha vizinha me emprestou esse livro.
e) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.
3. De acordo com a quantidade de orações identificadas,
classifique os períodos acima em simples ou compostos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE X
Texto I
Obesidade infantil
Ao longo das últimas décadas, os hábitos de vida e
de alimentação das crianças mudaram drasticamente. O atual estado de
insegurança que levou a maior parte das famílias das grandes cidades a se mudar
de casas para apartamentos, a melhora na renda das famílias de classe baixa e o
maior acesso aos alimentos industrializados, entre outros fatores, potencializaram
o surgimento de uma geração de crianças que se exercita cada vez menos e
consome cada vez mais calorias. Mas, ao contrário de antigamente, quando os
quilinhos a mais eram orgulho dos pais, por supostamente serem sinônimos de
saúde, hoje se sabe que eles são porta de entrada para uma das principais
epidemias do século 21: a obesidade infantil.
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério de Saúde apontam
que uma em cada três crianças de cinco a nove anos de idade está acima do peso
recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos, 16,6%
são obesos, enquanto as meninas somam 11,8%.
Comparado com pesquisas anteriores, o excesso de
peso entre as crianças mais do que triplicou desde 1974: passou de 9,7% para
33,5% atualmente. A obesidade entre os meninos era de apenas 2,9% do total e
nas meninas o índice era de apenas 1,8%.
Uma em cada três crianças sofre com a doença no
Brasil, e projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que até 2025
o número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões, caso
nada seja feito. A obesidade na infância pode resultar em sérios riscos à saúde
e, no futuro, desencadear ainda outros problemas de saúde, como apneia do sono,
déficit de atenção, problemas sociais e psicológicos, como estigmatizarão e
baixa autoestima, colesterol elevado, problemas nas articulações e maior risco
de acidente vascular cerebral. O excesso de peso adquirido na infância também
pode evoluir para outros problemas de saúde crônicos associados à obesidade
como diabetes, pressão arterial alta e infarto, decorrentes do grande acúmulo
de gordura e açúcares no organismo iniciado precocemente.
É fundamental agir assim que for detectado que a
criança está com excesso de peso. Se a obesidade não for tratada até os dois
anos de idade, mesmo que a criança siga com um crescimento saudável, as chances
de a criança se tornar obesa chegam a 20%.
Já os adolescentes com excesso de peso têm 80% de
chance de se tornarem adultos obesos. Mas, com atitudes simples, é possível
combater e reverter esse problema.
(GENTIL, Daniel. Revista Voz de Esperança. ano 18, nr
8; 2015, p. 6)
01. Com relação à estrutura do texto em
estudo, pode-se afirmar que:
A) apresenta-se na forma de
versos e estrofes, portanto, é um poema.
B) é uma narrativa ficcional,
portanto, poderá ser utilizada como roteiro cinematográfico.
C) trata-se de uma carta,
portanto, está escrito em primeira pessoa.
D) é um texto informativo, portanto,
destina-se a instruir o leitor sobre determinado assunto.
02.No
período: “[...] uma em cada três crianças de cinco a nove anos de idade está
acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).”
(linhas 16 e 17), a palavra em destaque somente não pode ser substituída, sem perda de sentido, por:
A)
habituado. B) aconselhado. C) indicado. D) orientado.
03.
Observe: […] hoje se sabe que eles
são porta de entrada para uma das principais epidemias do século 21: a
obesidade infantil.” O período em destaque significa, dentro do
contexto em que está inserido, que:
A) os pais são os maiores
responsáveis pelo desenvolvimento de hábitos que levam seus filhos à
abstinência alimentar.
B) os familiares, em situação de
insegurança, é que incentivam as crianças a se alimentarem mal.
C) os excessos cometidos na
infância, que resultam em sobrepeso, oportunizam o desenvolvimento da
obesidade.
D) vários fatores, como a perda
de renda, levam as crianças das famílias mais pobres à obesidade infantil.
04. Segundo o texto, entre as
causas que contribuíram para o aparecimento de uma geração de crianças
sedentárias e que se alimentam mal, duas delas são:
A) o atual estado de insegurança
das famílias e o aumento de renda das classes mais baixas.
B) o atual estado de insegurança
das famílias e o maior acesso à alimentação orgânica.
C) o aumento de renda das classes
mais baixas e a mudança dessas para apartamentos.
D) o aumento de renda das classes
mais baixas e o maior acesso à alimentação orgânica.
“Dados recentes divulgados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da
Saúde apontam que uma em cada três
crianças de cinco a nove anos de idade […]”
05. Assinale o item em que o
termo apontar está sendo
empregado com o mesmo sentido daquele apresentado no período em destaque.
A) A professora apontou o lápis
para o aluno que chegou atrasado.
B) Mal ela dormiu e o sol já ia
apontando no horizonte.
C) As flechas apontavam para o alvo
distante.
D) Esses estudos apontam para
novas possibilidades de cura.
.
Texto II
Cuidado com as dietas alternativas
Crianças induzidas a seguir
dietas restritivas, do vegetarianismo mais flexível, que corta do cardápio
apenas a carne vermelha, ao radical crudivorismo, que só permite o consumo de
vegetais crus, podem sofrer carências de nutrientes indispensáveis para um
desenvolvimento saudável. “Esses nutrientes são obtidos por meio de uma dieta
balanceada, que inclui frutas, cereais, leguminosas, hortaliças e fontes de
proteína animal, como carnes e ovos”. Quanto mais limitada a alimentação,
maiores são os riscos à saúde da criança. Afinal, as necessidades proteicas,
vitamínicas e minerais dos pequenos são maiores que a dos adultos. “Durante a
fase de crescimento, cálcio, ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B
são essenciais para o desenvolvimento físico e das capacidades intelectual e
cognitiva da criança”, explica o endocrinologista Durval Ribas Filho. Somente
na idade adulta – e com orientação médica – os alimentos de origem animal poderão
ser substituídos sem comprometer a saúde.
(Revista Veja. São Paulo: Editora Abril, 05 dez 98. nº 2298)
06. No período “Afinal, as necessidades proteicas, dos pequenos
são maiores que as dos adultos”, o vocábulo grifado refere-se:
A) à substância à base de
minerais. B ) à
substância essencialmente à base de proteína.
C) a vegetais em que raízes são comestíveis. D) a vegetais à base de folhas
verde-escuras.
07. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pela
mesma regra:
A) flexível, indispensável, libanês.
B) substituídos, sério, cálcio.
C) substituídos, médico,
vitamínica.
D)sério, cálcio, cardápio.
08-No trecho “Esses nutrientes são obtidos por meio de uma dieta
balanceada, que inclui frutas, cereais, leguminosas, hortaliças e fontes de
proteína animal, como carnes e ovos”, as aspas são usadas para:
A) destacar o assunto, já que é fundamental cuidar da saúde infantil.
B) chamar a atenção do leitor para a importância do consumo de vegetais
na adolescência.
C) destacar a fala de outra pessoa.
D) destacar a importância do consumo da carne vermelha na dieta das
crianças.
09-Assinale a alternativa em que se verifica o assunto principal do
texto.
A) Comer somente cereais é
fundamental para o bom desenvolvimento intelectual da criança.
B) Comer o que o endocrinologista indicou é
o caminho certo para o adulto se desenvolver com saúde.
C) Limitar a alimentação pode ser fundamental
para a fase de crescimento.
D) Ter uma dieta que restrinja fontes ricas de
proteínas, para a criança em fase de crescimento, é risco sério.
10. “Somente na idade adulta — e com orientação médica — os
alimentos de origem animal poderão ser substituídos sem comprometer a saúde”. A
expressão sublinhada cumpre a função de:
A) enumerar informações no texto. B) comparar
exemplos no texto.
D) adicionar uma informação no texto. C) interrogar o leitor do texto.
Texto II
11- No primeiro quadrinho da
tira, Calvin empregou o termo isto para
se referir à comida, porque o prato estava:
A) perto do menino Calvin. B) perto do falante e
longe de um terceiro personagem.
C) perto do ouvinte e longe do
falante. D) afastado do falante e do
ouvinte.
.
12- Considerando o contexto, no
terceiro quadrinho, o termo EEEECA! expressa:
A) descontentamento. B) repugnância. C)
desrespeito . D) insatisfação.
13. Analisando a reação de Calvin
diante da resposta da mãe, pode-se concluir que:
A) o menino se considera
vegetariano e também sobremesiano.
B) o menino se considera vegetariano, contudo,
não é sobremesiano.
C) o menino e sua mãe se consideram
vegetarianos.
D) o menino não se considera
vegetariano, entretanto é sobremesiano
Texto IV
14- Na fala da Magali: “Isso
não se faz”, a palavra sublinhada foi empregada para:
A) retomar a ideia que foi expressa anteriormente.
B) indicar o que ainda vai ser expresso na frase.
C) referir-se ao que os amigos fizeram.
D) perceber o descaso do Cebolinha a respeito da comida.
15- A expressão facial dos
personagens na 3ºfala, indica que:
A) aprovam a atitude da Mônica.
B) se espantam com a alegria da
Mônica.
C) se espantam com a tristeza da
Mônica.
D) estão alegres com a atitude da
Mônica.
ATIVIDADE XI - TURMA:
7º ANO DATA:
PRODUÇÃO DE TEXTO
Imagine que, em sua escola tenha uma vendinha, e
foi proibido recentemente a venda de alimentos considerados impróprios para o
consumo dos alunos (salgados fritos, refrigerantes, gomas de mascar, etc). Dado
esse fato, escreva um texto narrativo, relatando um acontecimento ocorrido dentro
do espaço da escola, que envolva essa nova determinação. Observe que seu texto
deve estar em primeira pessoa.
Para tanto, obedeça às seguintes orientações:
- não fuja à proposta.;
- coloque um título em seu
texto;
- não escreva seu texto em
forma de versos;
- não copie trechos dos textos
constantes na atividade;
- seu texto deve ter entre 15
e 20 linhas.
Os
textos nem sempre apresentam uma linguagem literal. Deve haver, então, a
capacidade de reconhecer novos sentidos atribuídos às palavras dentro de uma
produção textual. ... A tarefa do leitor competente é, portanto, apreender o
sentido global do texto, utilizando recursos para a sua compreensão, de forma
autônoma.
COMO INTERPRETAR UM TEXTO?
Para
uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:
·
Leia
muito e com vontade.
·
Leia
lentamente o texto todo.
·
A
primeira leitura do texto deverá ser feita com calma e sem interrupções.
·
Releia
o texto quantas vezes forem necessárias.
·
Sublinhe
as ideias mais importantes.
·
Separe
fatos de opiniões.
·
Retorne
ao texto sempre que necessário.
·
Reescreva
o conteúdo lido.
ATIVIDADE XI -
Leia:
Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no
Brasil?
Os incêndios, que se intensificaram há duas
semanas, aumentarão a crise climática por causa das emissões de carbono
provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais
vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas
devido à falta de cobertura vegetal.
A perda de floresta reduzirá também a
capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas.
A geração e a dispersão da fumaça
comprometem a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também
cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.
O impacto imediato dos incêndios na
biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a
floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a
perda de habitat das espécies sobreviventes.
Do mesmo modo, os incêndios causam graves
problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos
produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A
comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas:
perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.
O aumento das queimadas e do desmatamento
gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazônica e, consequentemente,
a diminuição dos rios voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que
ocorrem no continente.
Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores
de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável.
Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A autorregeneração da floresta é um
processo de longo prazo.
Também está em risco a água, pois as
florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por
abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.
Os efeitos combinados do desmatamento e
crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até
2050.
“O que você precisa saber
sobre os incêndios florestais da Amazônia”. Disponível em:
<https://www.wwf.org.br>.
1 – Qual
é o assunto do texto?
2 – Segundo
o texto, as áreas atingidas pelos incêndios, “serão mais vulneráveis às secas,
às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas”. Aponte o motivo:
3 – No
segmento “[…] espécies emblemáticas como a onça-pintada […]”,
o termo grifado poderia ser substituído por:
( ) “raras”. ( )
“simbólicas”. ( )
“problemáticas”.
4 – No
segmento “[…] responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.”,
a que o texto se refere?
5 – De
acordo com o texto, “os incêndios provocam um impacto incalculável” por quê?
6 – Releia
este fragmento do texto:
“Também está em risco a
água, pois as florestas são as principais captadoras desse
recurso […]”
No fragmento acima, o vocábulo destacado indica:
( ) um fato que
explica o fato anterior. ( )
um fato que se soma ao fato anterior.
( ) um fato que se contrasta com
o fato anterior. ( ) uma fato que compara com um fato
anterior
7 – No
último período do texto, o autor expõe:
( ) uma estimativa.
(
) uma suposição. (
) uma alternativa. ( )uma interrogativa
ATIVIDADE XII –
Para
haver uma comunicação entre os personagens da tirinha acima, foram formuladas
algumas orações. Sem esquecer o
contexto, pode-se dizer que a estrutura mínima de organização de uma oração
caracteriza-se pela marca da existência (ou não) de duas partes essenciais:
·
Uma
que indica processo (ação ou estado) e, em geral, traz um verbo;
·
Outra
que identifica (ou não) o ser a quem se atribui esse processo.
Essas
duas partes interdependentes que compõem as orações são, respectivamente, o predicado e o sujeito. Eles são os
termos essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se
fala, o predicado é a informação dada sobre o
sujeito o de que(m) se fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.
Sujeito – o ser a respeito
de quem se diz alguma coisa, quase sempre irá concordar com o verbo em número e
pessoa, marca presença na oração, poderá se encontrar no início, no meio e no
final da oração.
Veja
o exemplo
Nós notamos que
ele havia desaparecido.
1ª oração: nós notamos
sujeito: nós predicado: notamos
2ª oração: que ele
havia desaparecido.
sujeito: ele predicado: que/havia aparecido
No
entanto, existem algumas características que fazem com que o sujeito receba diferentes
classificações, tais como: sujeito simples, sujeito
composto, sujeito oculto (determinado) e sujeito indeterminado.
Sujeito simples – há apenas um
núcleo em evidência, e o sujeito aparece determinado na frase. “Eu
sou o pássaro da felicidade”.
Sujeito composto – quando há mais
de um núcleo em evidência expresso no sujeito da oração. Os alunos
e os professores do curso farão as
atividades juntos.
Sujeito
desinencial – pode ser identificado apenas pela desinência verbal. Estamos na UECE.
Sujeito indeterminado – quando não se
pode ou não quer identificar o autor da ação indicada na oração. Há duas maneiras
de indeterminar o sujeito:
1ª)
Verbos na 3º pessoa do plural, sem fazer referência a nenhum substantivo
anteriormente expresso no plural nem ao pronome pessoal eles. Salvem
os animais.
2ª)Usam-se verbos, intransitivos, transitivos
indiretos ou de ligação, na 3º pessoa do singular, acompanhados da partícula
se. Vive-se bem em São Paulo.
ORAÇÃO SEM SUJEITO
OU SUJEITO INEXISTENTE
Quando
os verbos são empregados impessoalmente nas orações, ou seja, não se referem a
nenhuma pessoa gramatical, não há nenhum elemento ao qual o predicado se
refira. * O sujeito inexistente pode ocorrer nos seguintes casos:
- Quando
o verbo haver for usado no sentido de existir. Havia um problema sério entre eles.
- Quando
os verbos haver, fazer, ir forem usados no sentido de tempo
decorrido. Há muitos anos ele é meu
amigo, desde a nossa infância. Faz
dois meses que aquela lei entrou em vigor.
Vai para dois anos que o bebê nasceu.
- Quando
os verbos ou locuções verbais denotam fenômenos físicos da natureza. Vai chover a tarde toda. Já é noite
deste lado do planeta.
CUIDADO:
- Quando
o verbo haver é empregado de forma pessoal, concorda automaticamente com
seu sujeito. Eles haviam deixado a
festa mais cedo.
- Quando
os verbos que denotam fenômenos da natureza são utilizados em sentido
figurado, concordam também com seu sujeito. “De manhã escureço”
NÚCLEO DAS ORAÇÕES VERBAIS
Veja
abaixo, a quantidade de orações de cada frase.
a-
Subiu de novo o
preço da gasolina. - frase com um verbo (uma oração)
b-
O
hospital exigia que houvesse silêncio. - frase
com dois verbos (duas orações)
c-
Nós notamos que ele havia desaparecido. - frase com um verbo e uma locução verbal (duas
orações)
d-
Antes
de morar no exterior, terá de aprender outro idioma. -
frase com três verbos (três orações).
O núcleo da
oração é o verbo ou
a locução verbal (podendo
estar expressos ou ocultos). O número de verbos e locuções verbais da frase
representa o número de orações, ou seja, se uma frase
possui
um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três
verbos, tem três orações, e assim por diante.
Observações:
Logo,
por não haver termos essenciais em certas sentenças, elas não denominam-se
orações - são frases nominais - tais como:
- Alô?
- Que
rapaz inteligente!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE XIV
1) Identifique o sujeito do 1º quadrinho.
2) Na tira: “A gente faz tudo junto”. Qual é a classificação do sujeito?
2) Na tira: “A gente faz tudo junto”. Qual é a classificação do sujeito?
3) No texto: “De noite, cada uma vai pra sua cama, dormir...” O sujeito
presente na frase é”
4) Suponha que, no 3º quadrinho, as meninas dissessem: “Vamos para casa!”, qual seria o tipo do sujeito nesta frase?
4) Suponha que, no 3º quadrinho, as meninas dissessem: “Vamos para casa!”, qual seria o tipo do sujeito nesta frase?
5)Separe o sujeito e o predicado de cada oração.
a) Os meninos estão na quadra.
b) O enxame entrou na colmeia.
c) Algumas famílias passeiam pelo parque.
d) Diversas crianças jogam bola no campinho.
e) A cidade parece vazia hoje.
.h) Nós iremos ao cinema hoje à noite
6)Classifique os sujeitos das orações em simples ou composto.
a. Os meninos estão
passeando de bicicleta.
b. Marcos e eu vamos ao
cinema à tarde.
c. Meu pai e seu tio
estão conversando na sala.
d. Os trabalhos dos
alunos estão no armário.
e. As modelos estão prontas para o
desfile.
f. Atores e cantores
gravaram comercial.
g. Argentina e Brasil
jogam amanhã.
7)A
alternativa em que o sujeito está classificado corretamente é
a)
Nesta fábrica, trabalha-se muito. (sujeito indeterminado)
b)
Não se aceita devolução de produtos. (sujeito indeterminado)
c) Vieram todos bêbados da festa. (sujeito
composto)
d) Aconteceu um momento de silêncio. (sujeito
inexistente).
8-“Resolveu
sair, nunca o trataram assim, havia ali muitas pessoas que não gostavam
dele...”. Com base no sujeito, o item
verdadeiro é
a) o
sujeito do período “Resolveu sair” é indeterminado. b) o sujeito do verbo “havia” é desinencial.
c) o
sujeito de “trataram” é indeterminado.
d) o sujeito de “gostavam” é composto.
e) o sujeito de “havia” é “muitas pessoas”
sujeito simples
ATIVIDADE XV -
LEIA O TEXTO
1) Qual a tipologia do texto em estudo?
2) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.
3) Escreva a frase impacto da propaganda.
4) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerte, ex-tenista
brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
5) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária. b)
Verbal e não verbal.
c) Subjetiva. d)
Formal e informal.
6) Escreva a logomarca da propaganda.
7) Escreva o slogan da propaganda.
8) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da
propaganda?
9) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos. c) às
crianças. d) aos
idosos.
10) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário. b) informativo. c) classificado. d) notícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário