Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º ANO - PROFESSORA ANA JÚLIA


ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ANA JÚLIA


Atividades sobre Histologia
Assista a vídeo aula:

Agora, responda;
1-   O que a histologia estuda?
2-    Quais os tecidos animais?
3-   Qual a função do tecido epitelial de revestimento?
4-   Qual a função do tecido epitelial glandular?
5-   Qual a função do tecido conjuntivo propriamente dito?
6-   Qual a função do tecido conjuntivo adiposo?
7-   Qual a função do tecido conjuntivo cartilaginoso?
8-   Qual a função do tecido conjuntivo ósseo?
9-   Qual a função do tecido conjuntivo sanguíneo?
10-             Cite os tipos de tecido muscular com as suas respectivas funções.
11-              Qual a função do tecido nervoso?
                             
Atividade Aula 02,  semana 20 a 26 de junho (1h/aula)

Atividades sobre Histologia
1) (PUCRS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão é preciso relacionar corretamente o tipos de tecidos apresentados com suas funções abaixo.
(  ) Tecido epitelial   (  ) Tecido nervoso   (  ) Tecido muscular   (  ) Tecido cartilaginoso

1 - Formado por células altamente especializadas, responsáveis pela regulação interna do organismo e coordenação funcional.
2 - Reveste superfícies articulares facilitando movimentos e amortecendo choques mecânicos.
3 - Tecido de revestimento formado por uma ou mais camadas de células, sem vascularização.
4 - Actina e miosina, proteínas responsáveis pela contração, são abundantes neste tecido.

2) Em ecologia, os seres vivos se organizam no ambiente nos seguintes níveis: organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera. Esses níveis estão de certa forma, contidos uns nos outros. Um nível maior sempre contém um menor.
Relacione cada nível com suas respectivas definições e assinale a sequência correta.
1. Célula         2. Tecido       3.Organismo           4.Órgão            5. Sistema

a. Unidade fundamental que forma a maioria dos seres vivos.
b. Formado por vários tecidos que, juntos, realizam determinada função.
c. Agrupamento de células especializadas em determinada função.
d. Formado por vários órgãos que trabalham harmoniosamente desempenhando uma função no organismo.
e. Conjunto de sistemas.
(A) 1.b, 2.a, 3.c. 4.d e 5.e   (B) 1.a, 2.c, 3.b, 4.e e 5.d   (C) 1.a, 2.c, 3.e, 4.b e 5.d (D) 1.d, 2.b, 3.c, 4.a e 5.e

3) (PISM-UFJF) O tradicional bife de carne de boi é constituído por:
A) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.
B) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.
C) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.
D) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

4) (UECE) Na espécie humana, o tipo de tecido conjuntivo que forma o Tendão de Aquiles é:
A) cartilaginoso.   B) denso modelado.   C) adiposo.   D) ósseo.

5) (UFC) O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
A) Tecido muscular esquelético.   B) Tecido muscular liso.  C) Tecido conjuntivo.D) Tecido adiposo.

6) (PUC - RJ) Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Dentre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir, encontramos os tecidos:
A) nervoso e muscular.  B) nervoso e epitelial.  C) sanguíneo e ósseo.  D) ósseo e muscular.

7) O grupo dos tecidos conjuntivos apresenta uma grande variedade de tecidos. Cada tecido apresenta uma função específica. Associe as colunas relacionando o tipo de tecido conjuntivo com suas características.
(1) Tecido adiposo.              (2) Tecido ósseo.  (3) Tecido cartilaginoso.
     (4) Tecido sanguíneo           (5) Tecido conjuntivo propriamente dito.

(    ) Tecido muito rígido, sua substância intercelular apresenta cálcio. Atua na sustentação, proteção e locomoção.
(    ) Apresenta células que armazenam gordura.
(    ) Encontrado na derme. Apresenta substância intercelular gelatinosa rica em proteínas que dão resistência e elasticidade à pele.
(    ) Tecido líquido. Contém plasma, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
(    ) Apesar de resistente, é flexível. Ocorre no nariz, orelhas, traqueia e articulações.

8) O corpo humano possui vários tipos de células que se organizam, de acordo com suas especializações e funções, formando os tecidos. A alternativa que caracteriza corretamente um dos tecidos acima é:

A) Tecido ósseo – células longas, com capacidade de contração.
B) Tecido muscular – células com espaços preenchidos por cálcio.
C) Tecido cartilaginoso - células longas, com capacidade de contração.
D) Tecido epitelial - células muito juntas, sem material intercelular.

Atividade Aula 03,  semana 20 a 26 de junho (1h/aula)

Atividades sobre Histologia

Mapas Mentais
Um mapa mental é uma ferramenta utilizada para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em específico. Ele pode ajudar a memorizar conteúdo, organizar informações. Para isso, a ferramenta conta com vários recursos: cores, símbolos e, principalmente, sua estrutura baseada em ramificações. Associando uma informação à outras, podemos recordá-las com mais facilidade. Vamos começar a utilizar essa importante ferramenta nas nossas aulas de ciências!!!!
Observe o modelo de mapa mental sobre histologia!


Agora é a sua vez!!! Faça um mapa mental sobre histologia. Seja bem criativo, abuse das cores e imagens!!!
                             
Atividade Aula 04,  semana 20 a 26 de junho (1h/aula)

Aula trabalhada pelo google meet :  correção das atividades trabalhadas sobre Estações de tratamento de água e saneamento básico

Atividade Aula 01 e 02 semana 29 de junho a 02 de julho (1h/aula)

Sistema Nervoso

Faça uma pesquisa no seu caderno sobre o Sistema Nervoso.
-Fale sobre o seu funcionamento,
-Os órgãos que o formam com suas respectivas funções.
- Explique o que é sinapse e
- O que é impulso nervoso e como acontece.
- Fale sobre os neurotransmissores
- Explique o que é ato reflexo
- Diferencie o sistema nervoso central do sistema nervoso periférico
- Ilustre a sua pesquisa com imagens coladas ou desenhos. Se optar por desenhar, não deixe de colorir.

Atividade Aula 03,  semana 29 de junho a 02 de julho (1h/aula)

Aula trabalhada pelo google meet :  correção das atividades trabalhadas sobre Estações de tratamento de esgoto e doenças transmitidas pela água
                              
Atividade Aula 01,  semana 06 a 10 de julho (1h/aula)

Sistema Nervoso

ENCONTRE, NO CAÇA PALAVRAS, ALGUMAS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELO CÉREBRO

CRUZADINHA

LEIA AS AFIRMATIVAS ABAIXO E COMPLETE A CRUZADINHA






Atividade Aula 02,  semana 06 a 10 de julho (1h/aula)

Sistema Nervoso

01)              Cada região do cérebro, chamada de lobo, é responsável por uma determinada função. Colora de acordo com a legenda:

Lobo frontal – azul  (raciocínio, fala e movimento)
Lobo Parietal- amarelo ( tato)
Lobo occpital – rosa (visão)
Lobo temporal – vermelho ( paladar, audição, olfato)
Também no encéfalo, temos o bulbo, a ponte e o cerebelo.
Cerebelo-  verde ( equilíbrio)
Ponte e Bulbo – alaranjado (respiração e batimentos cardíacos)

2) Podemos organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.

a) nervos e encéfalo  b) encéfalo e gânglios c) medula espinhal e nervos. d) medula espinhal e encéfalo.
3) A respeito do sistema nervoso, marque a alternativa INCORRETA:
a) O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que possui como célula principal o neurônio.
b) Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular e o axônio.
c) Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se.
d) O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, por estimular algumas glândulas a produzirem hormônios.
4)A respeito dos neurotransmissores, marque a alternativa correta:
a) Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam na transmissão do impulso nervoso.
b) Os neurotransmissores estão relacionados com a transmissão do impulso nervoso, sendo encontrados por toda a extensão do axônio, permanecendo no interior da célula.
c) Os neurotransmissores irão se ligar na membrana da célula vizinha, chamada de membrana pré-sináptica.
d) Os neurotransmissores são encontrados livremente no meio extracelular, estando disponíveis para a utilização pelos neurônios a qualquer momento.
 5) Os anestésicos, largamente usados pela Medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível à dor porque atuam:
a) nos axônios, aumentando a polarização das células.
b) nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso.
c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso.
d) no corpo celular dos neurônios, bloqueando o metabolismo.
e) na membrana das células, aumentando a bomba de sódio.
6) (Fuvest-SP) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número de órgãos do sistema nervoso?
a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.
b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do paciente.
c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto.
d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
e) Preencher uma ficha de identificação.


Atividade Aula 03,  semana 06 a 10 de julho (1h/aula)

Aula trabalhada pelo google meet :  Apresentação de slides com aula expositiva sobre misturas e separações de misturas

                              
Atividade Aula 01,  semana 13 a 17 de julho (1h/aula)

 Drogas e sistema Nervoso


Efeitos das substâncias no sistema nervoso

As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro.

Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até coma. São depressores o álcool, os barbitúricos (soníferos), os ansiolíticos (tranqüilizantes), os sedativos (calmantes), o ópio e a morfina, os xaropes e gotas para tosse, e os inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores).

Estimulantes – aumentam a atividade do cérebro, fazendo com que a pessoa fique "ligada", "elétrica". As principais são as anfetaminas, a nicotina (presente no cigarro) e a cocaína, que geralmente inibem as sensações de fome, cansaço e sono, podendo produzir estados de excitação e aumento da ansiedade.

Perturbadoras – também chamadas de alucinógenas, modificam a qualidade da atividade do cérebro, que passa a funcionar de forma anormal. Alteram a percepção e o pensamento e produzem alucinações e delírios. As principais são a maconha, o ecstasy e o LSD 25.

Existem ainda os esteróides anabolizantes, usados para aumentar a força muscular, que podem causar hipertensão, tumores no fígado, impotência, calvície, ataque cardíaco.

Faça uma pesquisa sobre os efeitos das drogas sobre o sistema nervoso (no caderno).


Atividade Aula 02,  semana 13 a 17 de julho (1h/aula)

Vamos praticar!!

Orientações:

- Fazer uma cartilha, folder ou paródia orientando a população sobre os riscos que as drogas trazem para a nossa saúde.

- Fazer em folha chamex
- Vou avaliar a criatividade, a organização e o conteúdo.
- Dica: podem criar personagens, situações do cotidiano que envolvam o tema.



b) Que outros sistemas do organismo interagem com o sistema nervoso, possibilitando movimentos? Que sistema age com o sistema nervoso proporcionando sensações no corpo?

4) Observe a ilustração e complete as lacunas da frase a seguir.

Os ___________________ são sinais elétricos que se propagam do dendrito para o axônio, possibilitando a conexão entre os neurônios por meio da liberação de substâncias chamadas ______________ em uma região onde as células não se tocam, denominada _______________.
As palavras que completam corretamente as lacunas acima são: 
( A )impulsos nervosos; neurotransmissores; corpo celular. 
( B )impulsos nervosos; neurotransmissores; sinapse. 
( C )neurotransmissores; impulsos nervosos; sinapse. 
( D )neurotransmissores; sinapses; corpo celular.

5)O crack é uma droga que contém substâncias psicoativas com efeito estimulante. Esse efeito dura pouco tempo, o que leva o usuário a querer fazer uso da droga em quantidade ou frequência cada vez maiores.
Assinale a alternativa que melhor explica a ação do crack no sistema nervoso humano. 
( A )A atuação do crack está relacionada à parte central do sistema nervoso, onde promove inversão no sentido de transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. 
( B )O crack atua nas sinapses, impedindo o retorno do neurotransmissor dopamina para o interior do neurônio. 
( C )crack atua no dendrito do neurônio, reduzindo a liberação de dopamina na sinapse. 
(D )O crack inativa o sistema de recompensa do cérebro, liberando menos dopamina

6)A estrutura do sistema nervoso responsável pelos atos reflexos é ________________. Essa estrutura aciona o sistema _______________ e permite o movimento dos _______________.
Identifique abaixo a alternativa com as palavras que completam corretamente as lacunas.
( A )a medula espinal; digestório; ossos.
( B )a medula espinal; muscular; ossos.
( C )o cérebro; muscular; braços.
( D )o cérebro; sensorial; músculos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!