ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ANA
JÚLIA
Atividades sobre Histologia
Assista a vídeo aula:
Agora, responda;
1-
O
que a histologia estuda?
2-
Quais os tecidos animais?
3-
Qual
a função do tecido epitelial de revestimento?
4-
Qual
a função do tecido epitelial glandular?
5-
Qual
a função do tecido conjuntivo propriamente dito?
6-
Qual
a função do tecido conjuntivo adiposo?
7-
Qual
a função do tecido conjuntivo cartilaginoso?
8-
Qual
a função do tecido conjuntivo ósseo?
9-
Qual
a função do tecido conjuntivo sanguíneo?
10-
Cite
os tipos de tecido muscular com as suas respectivas funções.
11-
Qual a função
do tecido nervoso?
Atividade Aula 02, semana 20 a 26 de junho (1h/aula)
Atividades sobre
Histologia
1) (PUCRS) INSTRUÇÃO: Para responder à questão é
preciso relacionar corretamente o tipos de tecidos apresentados com suas
funções abaixo.
( ) Tecido epitelial ( ) Tecido nervoso ( ) Tecido muscular ( ) Tecido cartilaginoso
1 - Formado por células altamente especializadas, responsáveis pela regulação interna do organismo e coordenação funcional.
2 - Reveste superfícies articulares facilitando movimentos e amortecendo choques mecânicos.
3 - Tecido de revestimento formado por uma ou mais camadas de células, sem vascularização.
4 - Actina e miosina, proteínas responsáveis pela contração, são abundantes neste tecido.
( ) Tecido epitelial ( ) Tecido nervoso ( ) Tecido muscular ( ) Tecido cartilaginoso
1 - Formado por células altamente especializadas, responsáveis pela regulação interna do organismo e coordenação funcional.
2 - Reveste superfícies articulares facilitando movimentos e amortecendo choques mecânicos.
3 - Tecido de revestimento formado por uma ou mais camadas de células, sem vascularização.
4 - Actina e miosina, proteínas responsáveis pela contração, são abundantes neste tecido.
2) Em ecologia, os seres vivos se organizam no
ambiente nos seguintes níveis: organismo, população, comunidade, ecossistema,
biosfera. Esses níveis estão de certa forma, contidos uns nos outros. Um nível
maior sempre contém um menor.
Relacione cada nível com suas respectivas definições e assinale a sequência correta.
1. Célula 2. Tecido 3.Organismo 4.Órgão 5. Sistema
Relacione cada nível com suas respectivas definições e assinale a sequência correta.
1. Célula 2. Tecido 3.Organismo 4.Órgão 5. Sistema
a. Unidade fundamental que forma a maioria dos seres vivos.
b. Formado por vários tecidos que, juntos, realizam determinada função.
c. Agrupamento de células especializadas em determinada função.
d. Formado por vários órgãos que trabalham harmoniosamente desempenhando uma função no organismo.
e. Conjunto de sistemas.
(A) 1.b, 2.a, 3.c. 4.d e 5.e (B) 1.a, 2.c, 3.b, 4.e e 5.d (C) 1.a, 2.c, 3.e, 4.b e 5.d (D) 1.d, 2.b, 3.c, 4.a e 5.e
3) (PISM-UFJF) O tradicional bife de carne de boi
é constituído por:
A) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.
B) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.
C) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.
D) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.
4) (UECE) Na espécie humana, o tipo de tecido conjuntivo que forma o Tendão de Aquiles é:
A) cartilaginoso. B) denso modelado. C) adiposo. D) ósseo.
5) (UFC) O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
A) Tecido muscular esquelético. B) Tecido muscular liso. C) Tecido conjuntivo.D) Tecido adiposo.
A) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.
B) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.
C) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.
D) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.
4) (UECE) Na espécie humana, o tipo de tecido conjuntivo que forma o Tendão de Aquiles é:
A) cartilaginoso. B) denso modelado. C) adiposo. D) ósseo.
5) (UFC) O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
A) Tecido muscular esquelético. B) Tecido muscular liso. C) Tecido conjuntivo.D) Tecido adiposo.
6) (PUC - RJ) Atualmente existem inúmeros estudos
sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células tronco,
principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar,
regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas
células. Dentre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células
adultas e maduras não são capazes de reproduzir, encontramos os tecidos:
A) nervoso e muscular. B) nervoso e epitelial. C) sanguíneo e ósseo. D) ósseo e muscular.
A) nervoso e muscular. B) nervoso e epitelial. C) sanguíneo e ósseo. D) ósseo e muscular.
7) O grupo dos tecidos conjuntivos apresenta
uma grande variedade de tecidos. Cada tecido apresenta uma função específica.
Associe as colunas relacionando o tipo de tecido conjuntivo com suas
características.
(1) Tecido adiposo. (2) Tecido ósseo. (3) Tecido cartilaginoso.
(1) Tecido adiposo. (2) Tecido ósseo. (3) Tecido cartilaginoso.
(4)
Tecido sanguíneo (5) Tecido conjuntivo propriamente dito.
( ) Tecido muito rígido, sua substância intercelular apresenta cálcio. Atua na sustentação, proteção e locomoção.
( ) Apresenta células que armazenam gordura.
( ) Encontrado na derme. Apresenta substância intercelular gelatinosa rica em proteínas que dão resistência e elasticidade à pele.
( ) Tecido líquido. Contém plasma, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
( ) Apesar de resistente, é flexível. Ocorre no nariz, orelhas, traqueia e articulações.
8) O corpo humano possui vários tipos de células que se organizam, de acordo com suas especializações e funções, formando os tecidos. A alternativa que caracteriza corretamente um dos tecidos acima é:
A) Tecido ósseo – células longas, com capacidade de contração.
B) Tecido muscular – células com espaços preenchidos por cálcio.
C) Tecido cartilaginoso - células longas, com capacidade de contração.
D) Tecido epitelial - células muito juntas, sem material intercelular.
( ) Tecido muito rígido, sua substância intercelular apresenta cálcio. Atua na sustentação, proteção e locomoção.
( ) Apresenta células que armazenam gordura.
( ) Encontrado na derme. Apresenta substância intercelular gelatinosa rica em proteínas que dão resistência e elasticidade à pele.
( ) Tecido líquido. Contém plasma, plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.
( ) Apesar de resistente, é flexível. Ocorre no nariz, orelhas, traqueia e articulações.
8) O corpo humano possui vários tipos de células que se organizam, de acordo com suas especializações e funções, formando os tecidos. A alternativa que caracteriza corretamente um dos tecidos acima é:
A) Tecido ósseo – células longas, com capacidade de contração.
B) Tecido muscular – células com espaços preenchidos por cálcio.
C) Tecido cartilaginoso - células longas, com capacidade de contração.
D) Tecido epitelial - células muito juntas, sem material intercelular.
Atividade Aula 03, semana 20 a 26 de junho (1h/aula)
Atividades sobre
Histologia
Mapas Mentais
Um mapa
mental é uma ferramenta utilizada
para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em
específico. Ele pode ajudar a memorizar conteúdo, organizar informações. Para
isso, a ferramenta conta com vários recursos: cores, símbolos e,
principalmente, sua estrutura baseada em ramificações. Associando uma
informação à outras, podemos recordá-las com mais facilidade. Vamos começar a
utilizar essa importante ferramenta nas nossas aulas de ciências!!!!
Observe o modelo de mapa
mental sobre histologia!
Agora
é a sua vez!!! Faça um mapa mental sobre histologia. Seja bem criativo, abuse
das cores e imagens!!!
Atividade Aula 04, semana 20 a 26 de junho (1h/aula)
Aula
trabalhada pelo google meet : correção
das atividades trabalhadas sobre Estações de tratamento de água e saneamento básico
Atividade Aula 01 e 02 semana
29 de junho a 02 de julho (1h/aula)
Sistema Nervoso
Assista
a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=TRfetT4uQ0Q
Faça
uma pesquisa no seu caderno sobre o Sistema Nervoso.
-Fale
sobre o seu funcionamento,
-Os
órgãos que o formam com suas respectivas funções.
-
Explique o que é sinapse e
-
O que é impulso nervoso e como acontece.
-
Fale sobre os neurotransmissores
-
Explique o que é ato reflexo
-
Diferencie o sistema nervoso central do sistema nervoso periférico
-
Ilustre a sua pesquisa com imagens coladas ou desenhos. Se optar por desenhar,
não deixe de colorir.
Atividade Aula 03, semana 29 de junho a 02 de julho (1h/aula)
Aula
trabalhada pelo google meet : correção
das atividades trabalhadas sobre Estações de tratamento de esgoto e doenças
transmitidas pela água
Atividade Aula 01, semana 06 a 10 de julho (1h/aula)
Sistema Nervoso
ENCONTRE,
NO CAÇA PALAVRAS, ALGUMAS FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELO CÉREBRO
CRUZADINHA
LEIA
AS AFIRMATIVAS ABAIXO E COMPLETE A CRUZADINHA
Atividade Aula 02, semana 06 a 10 de julho (1h/aula)
Sistema Nervoso
01)
Cada região do
cérebro, chamada de lobo, é responsável por uma determinada função. Colora de
acordo com a legenda:
Lobo frontal – azul
(raciocínio, fala e movimento)
Lobo Parietal- amarelo ( tato)
Lobo occpital – rosa (visão)
Lobo temporal – vermelho ( paladar, audição, olfato)
Também no encéfalo, temos o bulbo, a ponte e o
cerebelo.
Cerebelo- verde
( equilíbrio)
Ponte e Bulbo – alaranjado (respiração e batimentos
cardíacos)
2) Podemos organizar o sistema
nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o
sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema,
marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.
a) nervos e encéfalo b)
encéfalo e gânglios c) medula espinhal e nervos. d) medula espinhal e encéfalo.
3) A respeito do sistema nervoso, marque a alternativa INCORRETA:
a) O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que
possui como célula principal o neurônio.
b) Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do
impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular
e o axônio.
c) Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie
de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se.
d) O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima
relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, por estimular
algumas glândulas a produzirem hormônios.
4)A respeito dos neurotransmissores, marque a alternativa correta:
a) Os neurotransmissores são substâncias químicas que atuam na
transmissão do impulso nervoso.
b) Os neurotransmissores estão relacionados com a transmissão do
impulso nervoso, sendo encontrados por toda a extensão do axônio, permanecendo
no interior da célula.
c) Os neurotransmissores irão se ligar na membrana da célula
vizinha, chamada de membrana pré-sináptica.
d) Os neurotransmissores são encontrados livremente no meio
extracelular, estando disponíveis para a utilização pelos neurônios a qualquer
momento.
5) Os anestésicos,
largamente usados pela Medicina, tornam regiões ou todo o organismo insensível
à dor porque atuam:
a) nos axônios, aumentando a polarização das células.
b) nas sinapses, impedindo a transmissão do impulso nervoso.
c) nos dendritos, invertendo o sentido do impulso nervoso.
d) no corpo celular dos neurônios, bloqueando o metabolismo.
e) na membrana das células, aumentando a bomba de sódio.
6) (Fuvest-SP) Qual dos seguintes comportamentos envolve maior número
de órgãos do sistema nervoso?
a) Salivar ao sentir o aroma de comida gostosa.
b) Levantar a perna quando o médico toca com martelo no joelho do
paciente.
c) Piscar com a aproximação brusca de um objeto.
d) Retirar bruscamente a mão ao tocar um objeto muito quente.
e) Preencher uma ficha de identificação.
Atividade Aula 03, semana 06 a 10 de julho (1h/aula)
Aula
trabalhada pelo google meet : Apresentação
de slides com aula expositiva sobre misturas e separações de misturas
Atividade Aula 01, semana 13 a 17 de julho (1h/aula)
Drogas e sistema Nervoso
Assista a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=fRwQ1-5Ak-s
Faça uma pesquisa
sobre os efeitos das drogas sobre o sistema nervoso (no caderno).
Atividade Aula 02, semana 13 a 17 de julho (1h/aula)
Vamos praticar!!
- Fazer uma
cartilha, folder ou paródia orientando a população sobre os riscos que as drogas
trazem para a nossa saúde.
- Fazer em folha chamex
- Vou avaliar a criatividade, a
organização e o conteúdo.
- Dica:
podem criar personagens, situações do cotidiano que envolvam o tema.
b) Que outros sistemas do organismo interagem com o sistema
nervoso, possibilitando movimentos? Que sistema age com o sistema nervoso proporcionando
sensações no corpo?
4) Observe a ilustração e complete as
lacunas da frase a seguir.
Os ___________________ são sinais
elétricos que se propagam do dendrito para o axônio, possibilitando a conexão
entre os neurônios por meio da liberação de substâncias chamadas ______________
em uma região onde as células não se tocam, denominada _______________.
As palavras que completam corretamente as
lacunas acima são:
( A )impulsos nervosos; neurotransmissores;
corpo celular.
( B )impulsos
nervosos; neurotransmissores; sinapse.
( C )neurotransmissores; impulsos nervosos;
sinapse.
( D )neurotransmissores; sinapses; corpo
celular.
5)O crack é uma droga
que contém substâncias psicoativas com efeito estimulante. Esse efeito dura
pouco tempo, o que leva o usuário a querer fazer uso da droga em quantidade ou
frequência cada vez maiores.
Assinale a alternativa que melhor explica
a ação do crack no sistema nervoso humano.
( A )A atuação do crack está
relacionada à parte central do sistema nervoso, onde promove inversão no
sentido de transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios.
( B )O crack atua
nas sinapses, impedindo o retorno do neurotransmissor dopamina para o interior
do neurônio.
( C )O crack atua no dendrito
do neurônio, reduzindo a liberação de dopamina na sinapse.
(D )O crack inativa o
sistema de recompensa do cérebro, liberando menos dopamina
6)A estrutura do sistema nervoso
responsável pelos atos reflexos é ________________. Essa estrutura aciona o
sistema _______________ e permite o movimento dos _______________.
Identifique abaixo a alternativa com as
palavras que completam corretamente as lacunas.
( A )a medula espinal; digestório; ossos.
( B )a medula
espinal; muscular; ossos.
( C )o cérebro; muscular; braços.
( D )o cérebro; sensorial; músculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário