ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA –
PROFESSORA GLÁUCIA
AULA 01 – FUTSAL
TEXTO 1 – HISTÓRIA DO FUTSAL
O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na
cidade de Montevidéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a serem
adaptadas às quadras de basquete e pequenos salões. Porém, as primeiras regras
do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 – fundamentadas no futebol,
basquetebol, handebol e polo aquático – pelo Professor de Educação Física da
ACM – Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juan Carlos Ceriani.
No Brasil, o Futebol de Salão também dava seus
primeiros passos na década de 30, onde temos referência de uma publicação de
normas e regulamentações para a prática do esporte, na Revista de Educação
Física em 1936, no estado do Rio de Janeiro.
Em 1949 a ACM do Rio de Janeiro organiza o primeiro torneio aberto de
Futebol de Salão para meninos entre dez e quinze anos e em 1950 foi criada a
comissão de Futebol de Salão da ACM de São Paulo, responsável pela organização
de um grande campeonato aberto na cidade de São Paulo, estimulando com isso a
formação de entidades oficiais e autônomas.
Em julho de 1954, é fundada a 1ª entidade oficial,
a Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro e no ano
seguinte, em 1955 a fundação da Federação Paulista de Futebol de Salão, que
juntas foram responsáveis por promover os primeiros intercâmbios da modalidade
em território nacional.
Ainda na década de 50, em 1958 a então, Confederação Brasileira de
Desportos (CBD), oficializa a prática do Futebol de Salão em âmbito nacional,
tendo como filiadas as Federações Estaduais, de forma a aperfeiçoar e unificar
as regras com o objetivo de realizar competições a nível nacional, envolvendo
clubes e seleções estaduais.
Em 1971 é fundada no Rio de Janeiro, a Federação
Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32
países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro
presidente da FIFUSA é o brasileiro, João Havellange.
A década de 80 representa a grande mudança na trajetória
do até então Futebol de Salão, pois a partir da sua fusão com o Futebol de
Cinco (prática esportiva reconhecida pela FIFA), surgindo então o FUTSAL,
terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo
internacional.
Com sua vinculação a FIFA o Futsal deu grande passo
para se tornar um esporte olímpico, tendo os Jogos Olímpicos de Sidney / 2000,
na Austrália a oportunidade de participar como esporte-exibição e recentemente
por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico
Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de
Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: “Eu
Quero Futsal Olímpico”.
Adaptado do site:
www.educacaofisica.org/wp/historico-do-futsal
EXERCÍCIOS
01) Onde surgiu o futsal e quem
oficializou as primeiras regras?
02) Quando o futsal foi incluído nos jogos
Pan-Americanos? E por intermédio de quem?
03) O que significa “CBD” e qual seu
grande feito pelo futsal na década de 50?
04) Quando surgiu o nome “Futsal”? E ele
corresponde à junção de quais esportes?
05) Pesquise quais foram os primeiros
times de futsal do Brasil e quais são os mais conhecidos atualmente.
06) Quais as primeiras entidades a
promoverem o futsal a nível nacional e quando foram fundadas
AULA 02-ATIVIDADE PRÁTICA
Aula Prática com sua família
·
Com
ajuda dos pais ou responsáveis monte um circuito na casa ou no quintal com o
fundamento “CONDUÇÃO DE BOLA”. Neste circuito vc pode colocar cones (garrafas
pet, latinhas ou quaisquer objetos que sirvam para a mesma finalidade) para
direcionar seu movimento.
·
Encha
um balão de ar e faça exercício de cabeceio e domínio do balão com o pé. Depois
chame um familiar e faça troca de passes com a cabeça e com o pé.
Concluídas as sugestões
de aulas práticas faça um breve e sucinto relatório sobre essa experiência
AULA
03- FUTEBOL
A Origem do Futebol
De acordo com algumas pesquisas, o futebol tem
suas primeiras manifestações na China, por volta de 2500 a.C. De acordo com
essa corrente, os soldados se divertiam com o crânio de seus inimigos
decapitados em um animado jogo. Em contrapartida, outros estudiosos atribuem a
invenção do futebol à civilização maia. Divididos em duas coletividades, os
times deveriam acertar um aro fixo. A disputa era tão intensa que o líder do
time derrotado era punido com a morte.
Essas primeiras manifestações do jogo de futebol
são consideradas tentativas de dar origens mais remotas do que àquela
estabelecida pelo senso comum: a Inglaterra do século XIX. No século anterior,
um dos primeiros “ensaios” desse jogo aconteceu com o “mass football”, disputa
onde dois grandes grupos da cidade de Chester tentavam fazer uma bola
ultrapassar um dos portões da cidade.
O século XIX assistiu o auge dos ideais
racionalistas e progressistas. Com isso, diversas instâncias da vida cotidiana
dos britânicos viriam a ganhar normas. Atingido por essa onda de normalizações,
o futebol ganhou as suas treze regras originais que ainda influenciam grande
parte das regras contemporâneas. Dotado de um conjunto de regras racionais, o
futebol logo foi considerado um esporte prestigiado entre as elites financeiras
e intelectuais da época.
De acordo com os registros da época, a
competitividade e o raciocínio rápido exigidos em sua prática seriam grandes
aliados na formação de mentes de grande astúcia e determinação. Em pouco tempo,
as agitadas massas operárias britânicas viriam a incorporar a prática do
futebol. Sendo uma ótima atividade recreativa, que segundo alguns críticos
arrefeceriam o espírito revolucionário da classe, o esporte começou a ganhar
times de origem operária.
Financiados pelos donos de fábrica, o times do
Arsenal (1886) e do Manchester United (1878) foram as primeiras agremiações
nascidas em solo inglês. Em um curto período de tempo, os primeiros times
começaram a organizar campeonatos assistidos por um público cada vez mais
apaixonado. Com a grande aceitação popular, os times começaram a investir em
infra-estrutura e na contratação de jogadores mais habilidosos. A noção
empresarial começaria a dominar diversas instâncias desse lucrativo esporte.
No Brasil, Charles Miller, filho de britânicos
nascido em São Paulo, trouxe da terra de seus pais o primeiro par de bolas e o
livro de regras do jogo. Por toda a América Latina, a popularização do jogo
britânico se percebeu com a criação de diversos times com nomes em inglês. Em
pouco tempo, a propagação dessa prática desportiva pelo mundo deu condições
para a criação da primeira Copa do Mundo de Futebol.
Inicialmente o governo britânico, por conta de
sua patente histórica, pretendia controlar a organização do evento. No ano de
1870, sob a tutela da Coroa Inglesa, as primeiras copas do “mundo” aconteciam
somente com a participação de times ingleses. No entanto, em 1904, os franceses
defenderam a universalização do esporte com a criação da FIFA (Federação
Internacional de Futebol). Na mesma época, o futebol foi reconhecido como
esporte olímpico.
A criação das seleções nacionais incrementou a
competitividade e as técnicas do jogo. A natural hegemonia da seleção britânica
foi disputada pela seleção uruguaia. Em pouco tempo diversos craques começaram
a despontar na aurora do cenário internacional do futebol. A partir dos anos
50, os brasileiros revelaram seus primeiros grandes craques, entre os quais
destacamos Pelé e Garrincha. O Brasil, hoje sendo considerado país do futebol,
integra parte significativa do chamado “mundo da bola”.
EXERCÍCIOS
01) Quem foi responsável por dar início ao Futebol no Brasil?
O que ele trouxe para que se começasse essa prática esportiva?
02) Inicialmente, apenas quais times participavam das
primeiras copas do “mundo”? Porque?
03) Qual a primeira seleção a “bater de frente” com a
Inglaterra, que até então dominava o cenário do futebol mundial?
04) Em que consistia o “mass football”?
05) Quantas eram as primeiras regras do futebol?
06) Faça uma
breve pesquisa sobre essas primeiras regras
AULA 04- Aula Prática com sua família
·
Com
ajuda dos pais ou responsáveis monte um circuito na casa ou no quintal com o
fundamento “CONDUÇÃO DE BOLA”. Neste circuito vc pode colocar cones (garrafas
pet, latinhas ou quaisquer objetos que sirvam para a mesma finalidade) para
direcionar seu movimento.
·
Encha
um balão de ar e faça exercício de cabeceio e domínio do balão com o pé. Depois
chame um familiar e faça troca de passes com a cabeça e com o pé.
·
Concluídas
as sugestões de aulas práticas faça um breve e sucinto relatório sobre essa
experiência.
AULA
05- BASQUETEBOL
A Origem do Basquetebol
Em 1891, o longo e rigoroso inverno de
Massachusetts tornava impossível a prática de esportes ao ar livre. As poucas
opções de atividades físicas em locais fechados se restringiam a entediantes
aulas de ginástica, que pouco interessavam aos alunos. Foi então que Luther
Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da
Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James
Naismith, de 30 anos, e confiou-lhe uma missão: pensar em algum tipo de jogo
sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse
também ser praticado no verão em áreas abertas.
Depois de algumas reuniões com outros professores
de educação física da região, James Naismith chegou a pensar em desistir da
missão, mas seu espírito empreendedor o impedia. Refletindo bastante, chegou à
conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de
dificuldade. Sem dúvida, deveria ser jogado com uma bola, maior que a de
futebol, que quicasse com regularidade. Mas o jogo não poderia ser tão
agressivo quanto o futebol americano, para evitar conflitos entre os alunos, e
deveria ter um sentido coletivo. Havia um outro problema: se a bola fosse
jogada com os pés, a possibilidade de choque ainda existiria. Naismith decidiu
então que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar
retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos
acidentais nas disputas de bola.
A preocupação seguinte do professor era quanto ao
alvo que deveria ser atingido pela bola. Imaginou primeiramente colocá-lo no
chão, mas já havia outros esportes assim, como o hóquei e o futebol. A solução
surgiu como um relâmpago: o alvo deveria ficar a 3,5 metros de altura, onde
imaginava que nenhum jogador da defesa seria capaz de parar a bola que fosse
arremessada em direção ao alvo. Tamanha altura também imprimia um certo grau de
dificuldade ao jogo, como Naismith desejava desde o início.
Mas qual seria o melhor local para fixar o alvo?
Como ele seria? Encontrando o zelador do colégio, Naismith perguntou se ele não
dispunha de duas caixas com abertura de cerca de 8 polegadas quadradas (45,72
cm). O zelador foi ao depósito e voltou trazendo dois velhos cestos de pêssego.
Com um martelo e alguns pregos, Naismith prendeu os cestos na parte superior de
duas pilastras, que ele pensava ter mais de 3,0 metros, uma em cada lado do
ginásio. Mediu a altura. Exatos 3,05 metros, altura esta que permanece até
hoje. Nascia a cesta de basquete.
James Naismith escreveu rapidamente as primeiras
regras do esporte, contendo 13 itens. Elas estavam tão claras em sua cabeça que
foram colocadas no papel em menos de uma hora. O criativo professor levou as
regras para a aula, afixando-as num dos quadros de aviso do ginásio. Comunicou
a seus alunos que tinha um novo jogo e se pôs a explicar as instruções e
organizar as equipes.
Havia 18 alunos na aula. Naismith selecionou dois
capitães (Eugene Libby e Duncan Patton) e pediu-lhes que escolhessem os lados
da quadra e seus companheiros de equipe. Escolheu dois dos jogadores mais altos
e jogou a bola para cima. Era o início do primeiro jogo de basquete. Curioso,
no entanto, é que nem Naismith nem seus alunos tomaram o cuidado de registrar
esta data, de modo que não se pode afirmar com precisão em que dia o primeiro jogo
de basquete foi realizado. Sabe-se apenas que foi em dezembro de 1891, pouco
antes do Natal.
Como esperado, o primeiro jogo foi marcado por
muitas faltas, que eram punidas colocando-se seu autor na linha lateral da
quadra até que a próxima cesta fosse feita. Outra limitação dizia respeito à
própria cesta: a cada vez que um arremesso era convertido, um jogador tinha que
subir até a cesta para apanhar a bola. A solução encontrada, alguns meses
depois, foi cortar a base do cesto, o que permitiria a rápida continuação da
partida. Após a aprovação da diretoria do Springfield College, a primeira
partida oficial do esporte recém-criado foi realizada no ginásio Armory Hill,
no dia 11 de março de 1892, na qual os alunos venceram os professores pelo
placar de 5 a 1, na presença de cerca de 200 pessoas.
A primeira bola de basquete foi feita pela A. C.
Spalding & Brothers, de Chicopee Falls (Massachusetts), ainda em 1891, e
seu diâmetro era ligeiramente maior que o de uma bola de futebol.As primeiras
cestas sem fundo foram desenhadas por Lew Allen, de Connecticut, em 1892, e
consistiam em cilindros de madeira com borda de metal. No ano seguinte, a
Narraganset Machine & Co. teve a ideia de fazer um anel metálico com uma
rede pendurada nele, que tinha o fundo amarrado com uma corda, mas poderia ser
aberta simplesmente puxando esta última. Logo depois, tal corda foi abolida e a
bola passou a cair livremente após a conversão dos arremessos. Em 1895, as
tabelas foram oficialmente introduzidas.
Naismith não poderia imaginar a extensão do sucesso
alcançado pelo esporte que inventara. Seu momento de glória veio quando o
basquete foi incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e ele lançou ao
alto a bola que iniciou o primeiro jogo de basquete nas Olimpíadas.
EXERCÍCIO
01) Qual foi a primeira
cesta de basquete improvisada e a que altura ficava do chão?
02) Quantas foram as
primeiras regras do basquete? Faça uma breve pesquisa sobre quais são elas.
03) Quem foi o professor
responsável por desenvolver esse esporte?
04) Porque o jogo não
poderia ser tão agressivo quanto o futebol americano?
05) Porque não se sabe a
data exata da primeira partida de basquete?
06) Onde e quando foi
realizada a primeira partida OFICIAL de basquete?
07) Durante as primeiras
partidas, notou-se um problema com a cesta, que teve que ser cortada no fundo.
Qual era esse problema?
AULA 06- ATIVIDADE PRÁTICA
·
Nessa
sugestão de aula prática, são necessários um objeto para servir de cesta
(podendo ser cestas, caixas, etc) e uma bola (que caso já não tenha, pode ser
improvisada com meias ou confeccionada com papel).
·
Primeiramente
deve-se fixar a cesta a uma altura e distância estabelecidas pelos próprios
jogadores. Em seguida, também deve-se marcar uma distância de onde a bola
deverá ser arremessada em direção à cesta.
O objetivo é acertar a bola na cesta com os
arremessos. O número de arremessos por jogador e a pontuação de cada arremsso
pode ser definida pelos jogadores, podendo variar conforme a distância do
cesto. No fim, vence quem marcar o maior número de pontos
AULA 07- SALTOS ORNAMENTAIS
História dos
Saltos Ornamentais
Os moradores do litoral
grego inventaram antes de Cristo e até hoje tem gente "voando" de
plataformas e trampolins para a água. Os saltos ornamentais têm sua origem na
Grécia Antiga, onde os moradores do litoral mergulhavam de rochedos para o
fundo do mar. De lá, a prática foi iniciada no norte da Europa, principalmente
na Alemanha e na Suécia, onde a ginástica era muito popular.
A modalidade estreou nos
Jogos Olímpicos de Saint Louis, em 1904, somente com provas masculinas. A
partir de 1912, em Estocolmo, as mulheres começaram também a competir. Até a
Primeira Guerra Mundial os suecos e alemães dominaram o esporte. Após a guerra,
os americanos se sobressaíram e, a partir dos anos 90 iniciou-se o domínio
chinês. Desde os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, os saltos ornamentais têm
sido um dos seis esportes mais concorridos pelo público.
Brasil - Os saltos
ornamentais estavam entre os cinco esportes em que o país se fez representar em
sua primeira participação olímpica, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica, em
1920. A primeira competição nacional da modalidade foi realizada em 1913, a na
enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, e o vencedor, Adolfo Wellisch, estava na
equipe que foi para a Antuérpia.
Salto Ornamental é um esporte individual que consiste em saltar de uma plataforma elevada, fixa ou não (trampolin), em direção a uma piscina, realizando uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. Tem uma certa semelhança com a ginástica olimpíca.
Salto Ornamental é um esporte individual que consiste em saltar de uma plataforma elevada, fixa ou não (trampolin), em direção a uma piscina, realizando uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. Tem uma certa semelhança com a ginástica olimpíca.
A altura da plataforma,
em competições, chega a 10 metros. Os saltos são avaliados por sete juízes, que
atribuem notas de 0 a 10 considerando quisitos como dificuldade nas manobras e
o posicionamento do atleta ao cair na água. Cada atleta salta três vezes, sendo
que são descartados o melhor e o pior salto. Sua nota é a média das notas dos
sete juízes.
No século XVII, ginastas
da Suécia e da Alemanha tiveram a ideia de fazer acrobacias mais ousadas
pulando na água. Provavelmente desde a antiguidade, saltar na água de lugares
altos como penhascos era uma forma de divertimento. Foi encarada como
brincadeira até 1883, quando foram disputadas, na Inglaterra, as primeiras
competições da categoria. Em 1901 foi fundada a Associação Amadora de Saltos.
Passou a ser um esporte olimpíco nas Olimpíadas de Saint Louis, em 1904.
Fisicamente, o salto
ornamental exige elasticidade, coordenação e equilíbrio. As partes mais
exigidas do saltador são os joelhos e o tendão de Aquiles. Deve ser feito um
trabalho especial para fortalecer os joelhos e os quadris. No treinamento, além
do ensaio dos movimentos, é necessária muita concentração.
O saltador deve ter,
como um pré-requisito, o pescoço comprido, com um bom desenvolvimento muscular,
e uma cabeça pequena, que possa ser coberta por seus braços no encontro com a
água. Porém, o ideal é que não tenha uma grande estrutura física.
Algumas posições
básicas do corpo são obrigatórias, como:
·
Grupada – salto com
os joelhos juntos, voltados para o peito, com o corpo dobrado nos joelhos e
quadris.
·
Esticada – corpo
reto.
·
Livre – combinação
das posições básicas.
·
Carpada – pernas
retas e corpo dobrado na cintura.
Os saltos podem ser: para frente, para trás, reversos, para dentro, parafusos e equilíbrio do braço.
EXERCÍCICOS
01) Quando e onde foi realizada a primeira
competição nacional?
02) Marque a alternativa correta:
a) Cada atleta salta 5 vezes.
b) A nota do salto é a soma dos 2 melhores
saltos de cada atleta.
c) Durante o salto realiza-se movimentos
acrobáticos e estéticos.
d) A altura da plataforma nas competições ultrapassa
os 17 metros.
03) O esporte foi incorporado às
olimpíadas em 1901 por ação da Associação Amadora de Saltos. Essa afirmação
está correta? Explique.
04) Após a primeira guerra mundial qual
seleção sobressaiu no esporte?
05) Quais habilidades físicas e partes do
corpo mais exigidas pelo salto ornamental?
06)
Quais as características físicas que o saltador deve ter para praticar esse
esporte
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