ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI
ATIVIDADE I - OS TEXTOS SAGRADOS
As tradições religiosas preservam seus ensinamentos
e normas através de textos que são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma
origem divina através de um mensageiro, um iluminado ou um discípulo.
![Caixa de Texto:](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.gif)
O ensinamento religioso na maioria das vezes é
transmitido para as pessoas através de textos, estes textos muitas vezes são
escritos e são chamados de livros sagrados. Outras vezes, eles são contados
verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral, conhecidas também
com tradição oral. Outras vezes as ideias sagradas são desenhadas e pintadas,
como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas, templos,
vitrais, etc.
Os livros sagrados revelam o desejo de
transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do
planeta nos diversos períodos da história. O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos
dos textos sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade,
dando maior sentido à sua existência.
A principal função dos textos sagrados é a de
registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa.
Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos e
mensagens.
Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ideias
que orientam os seus seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em
sintonia com o sagrado.
São exemplos de escrituras sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do budismo; a Bíblia Sagrada do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há muitos
textos e saberes sagrados difundidos pelo mundo, mas estes são os mais
conhecidos e pela maior parte da população mundial.
ATIVIDADE
1.O que são textos
sagrados?
2.O que os textos
sagrados revelam?
3.De que maneira são
transmitidos os ensinamentos religiosos ou textos sagrados?
4.Qual o nome do
livro sagrado do cristianismo?
5.Qual o nome do
livro sagrado do Islamismo?
6.Qual o nome do
livro sagrado do Judaísmo?
7.Qual a principal
função dos textos sagrados?
8.Relacione
corretamente os livros sagrados com as respectivas religiões:
A)Judaísmo ( )Bíblia
B)Islamismo ( )Toráh
C)Cristianismo ( )Alcorão
D)Hinduísmo ( )Vedas
ATIVIDADE II – DIÁLOGO
![](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
Diálogo, o princípio fundamental de ser
A história nos mostra que o diálogo é o meio pelo qual
progredimos e partilhamos momentos relacionais importantes para a nossa socialização.
A evolução humana está inerente na sabedoria que por
sua vez só existe no relacionamento entre as pessoas. É através da valorização
recíproca que o autêntico diálogo começa. As palavras significam o livre fluir
de ideias, a capacidade inerente da inteligência cognitiva e emocional de cada pessoa. Por isso é necessário
refletir sobre os valores que
trazemos ao nos relacionar com os outros.
Quando estabelecemos um diálogo autêntico e empático,
estamos investindo em uma convivência harmônica. É por meio do diálogo que a
mente ultrapassa limites, cria, inova, vai além do mundo observado pelos olhos.
O diálogo é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e troca
de saberes entre as pessoas.
Disponível em: <administradores.com.br\artigos\dialogo-o-principiofundamental-de
–ser a importância –falar-com-o-outro> Adaptado.
ATIVIDADES
1 - Em relação ao
diálogo, o que a história nos mostra de acordo com o texto?
2 - Quais são os
benefícios que o diálogo traz para a mente, citados no texto?
3 - Comente
a frase: “É através da valorização recíproca que o autêntico diálogo começa”.
4 - Para construirmos
relações saudáveis e harmoniosas com as pessoas, precisamos:
a) Partilhar
momentos relacionais importantes para nossa convivência.
b) Estabelecer
um diálogo autêntico e empático respeitando as diferenças.
c) Refletir
sobre os valores que são importantes para nós no dia a dia.
d) Pensar
que as nossas ideias são mais importantes do que as dos outros.
5 - O que o texto nos
ensina? 6 – Procure a definição das
palavras em negrito no texto.
ATIVIDADE III
Atividades
1-Tivemos
a oportunidade de ler que as narrativas orais são importantes para manter viva
a memória de uma família, de um povo, através de várias gerações.
Agora é com você!
Lembre-se de alguma história contada a você por um
familiar e registre as informações solicitadas.
Nome da história:
A) Quem contou?
B) Foi uma história da família?
C) Foi uma história de um livro?
D)É possível conhecer a história de uma pessoa, de uma
família ou de um povo sem usar a escrita?
Imagem 01 – Imagem
02 –
|
ATIVIDADE
IV
Relações e narrativas pessoais
Eu ás vezes não entendo! Aí eu fico
pensando
As pessoas tem seu jeito Que isso
não está bem.
De falar de todo mundo As pessoas são quem são,
Que não deve ser direito. Ou são o
que elas têm?
Em cada lugar que vou, Eu
queria que comigo fosse tudo diferente.
Na escola, na rua também, Se alguém pensasse em mim,
Ouço dizerem assim,
Soubesse que sou gente.
Quando se fala de alguém Falasse do
que penso,
Você conhece fulano, Lembrasse do que eu
falo,
Que chegou de viagem? Pensasse
no que eu faço,
O pai dele é muito rico,
Soubesse por que me calo
Tem dois carros na garagem! Porque eu não
sou o que visto
E o maneco lá do clube? Eu sou do jeito que estou!
Pensa que é rico também? Não sou
também o que eu tenho
Precisa ver que horrível Eu sou
mesmo quem eu sou!
É o tênis que ele tem!
Pedro
Bandeira
01-Quem é o autor do texto?
02-Como você acha
que a pessoa que fala no
poema está se sentindo?
‘Eu as vezes não entendo
As pessoas tem seu jeito
De falar de todo mundo
E que não deve ser
direito.
03-O que você entendeu do
poema?
Somos um projeto
em construção
O
ser humano não é uma ilha, foi criado para viver em comunhão com o próximo. Ele deve estar consciente de
que não pode viver exclusivamente visando apenas o seu bem estar. Para ser
feliz depende do outro e para viver em comunidade, precisa ser sincero, saber
ouvir, partilhar, saber aceitar as críticas e os elógios com as mesma
seriedade. Conhecer as falhas do outro, tendo sempre em mente a importância em
ajudar os que precisam, para que todos cresçam de forma horizontal. Enfim, a
vida deve ser uma constante troca de amor e fraternidade.
01- Converse com a sua família sobre o texto e anote as
frases importantes que devemos praticar no dia a dia.
Somos gente
A pessoa nasce com
possibilidades a desenvolver. Adquirimos a capacidade de pensar, julgar e decidir
antes de agir.
Reflexão
A-Como
eu me vejo?
B-Como eu gostaria de ser?
C- Como
os outros gostariam que eu fosse? D- Como eu tenho medo de
ser?
“Você se encontra em uma nova fase de sua vida, onde é
importante começar a fazer boas escolhas e pensar sobre o seu futuro”.
Sucesso!! Bons estudos!
Adolescência
Os conflitos
Uma das principais
características da adolescência é a busca da identidade pessoal: o adolescente
quer ser ele mesmo, quer pensar por si próprio, ser livre, independente, quer
ser adulto, mas ele ainda não sabe exatamente onde começam e terminam seus
direitos, acaba criando conflitos com as pessoas que o rodeiam.
Outro ponto de atrito costuma ser a maneira de o adolescente ver a realidade.
Para ele tudo esta errado: desde o modo de ser e agir dos pais até a
organização da sociedade.
Como evitar que esses confrontos naturais
se tornem violentos e danosos a todos, sobretudo ao adolescente?
Em primeiro lugar, os adultos devem
procurar saber o que estar acontecendo com o adolescente e ser
compreensivos com ele, compreender é o
grande segredo.
Por sua vez, compete ao adolescente admitir que
não possui toda a verdade. A
realidade é muito mais vasta e profunda do que imaginam os jovens e até mesmo
os adultos de uma geração. Portanto, trata-se de uns aprenderem com os outros,
respeitando-se.
01-
Como você e sua família lidam com os conflitos?
02-
Como evitar que estes conflitos se tornem violentos?
03- O
que o adolescente precisar admitir?
04-
Como você lida com o “não” de seus pais?
05-
Qual é o grande segredo para estabelecer uma boa relação com os adultos?
06-Uma das características da
adolescência é a busca da identidade pessoal.O que você costuma fazer em
busca desta identidade pessoal?
07-A adolescência é uma
etapa descobrimentos.Tudo parece novidade: o corpo, a maneira de agir, o papel
em sociedade, as relações afetivas. Como você lida com essas mudanças?
Construção
da identidade – Viver a adolescência de forma saudável
MINHA
BANDEIRA PESSOAL
Faça um desenho de uma
bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes
Lembre-se que a bandeira
geralmente representa um país e significa algo da história desse país. Construa
sua própria bandeira a partir das seis perguntas:
1-Qual
o seu maior sucesso individual?
2- O que gostaria de mudar em você?
3-
Qual a pessoa que você mais admira?
4-
Em que atividade você se considera muito bom?
5-
O que mais valoriza na vida?
ATIVIDADE V
VAMOS APRENDER!
Seis Lições de Relações
Humanas
Seis
palavras mais importantes: → “Eu admito que cometi um erro”
Cinco
palavras mais importantes: → “Você fez um bom trabalho”
Quatro
palavras mais importantes: → “Qual a sua opinião? ”
Três
palavras mais importantes: → “Pode, por favor”
Duas
palavras mais importantes: → “Muito obrigado”
Uma
palavra mais importante: → “Nós”
Uma
palavra menos importante: → “Eu”
Admitir que se cometem erros, pois afinal
somos todos imperfeitos, é uma atitude positiva no combate ao orgulho. Elogiar
sinceramente o trabalho de alguém é dar prova de valorização do próximo.
Agradecer, como é fácil ser grato. Duas palavras apenas – muito obrigado – com
o poder de afastar pesadas nuvens de incompreensão. E a palavra “nós” é um
convite a partilhar, ao invés de “eu”, tem o poder de derrubar muralhas. É tão
mais fácil sorrir, compartilhar, repartir... conjugar o verbo amar: Eu amo, tu
amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam... assim vamos crescendo e nos
construindo cada dia mais.
ATIVIDADES
1- Por que é importante admitir erramos?
2- Quais as seis lições que o texto ensina?
3- Complete o acróstico:
Q
___ ___ ___ ___ ___ o homem se conhecer
U
___ ___ ___ ___ suas forças na luta
E
___ busca de um mundo melhor,
M
___ ___ ___ ___ de paz, sem disputa.
S
___ ___ ___ ___ ___ de seu valor
O
___ ___ ___ ___ ___ ___ ao redor com amor.
U
___ ___ ___, pois, aprender a lição:
E
___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ o eu verdadeiro,
U
___ ___ ___-se aos outros, fazer-se irmão.
|
4-Escolha uma pessoa da sua família e escreva uma
pequena biografia dela. As vantagens são muitas! Você irá estabelecer relações
de confiança e conhecer melhor a pessoa que está biografando. Siga as dicas
abaixo:
a)Passe
um tempo com a pessoa da família que você escolheu para registrar sua história.
Caso não seja possível, ligue para essa pessoa, ou pergunte a quem conviveu com
ela mais tempo. Ouça e registre sua história. Ter esse escrito registrado é
como ter um tesouro, com tantos exemplos de vida.
b)Colete
os dados básicos como data e local de nascimento, e morte caso a pessoa
biografada em questão já tenha falecido; informações da família; etapas de
vida; eventos; impacto na sociedade; significância para a família ou para a
sociedade.
ATIVIDADE VI
Somos seres em construção
Somos seres em constante
transformação. E essa é a graça da vida, não é mesmo? Transformar-nos a cada
experiência nos engrandece e nos faz evoluir como seres humanos. E que
maravilha que assim seja; afinal, viemos aqui para crescer e transformar, não é
mesmo? Sinto-me muito feliz em “mudar-me” todos os dias, sempre procurando ser
uma pessoa melhor e sempre procurando contribuir de alguma forma para a
construção de um mundo mais feliz e pacífico. Acho que o segredo está mesmo em
permitir, aceitar e louvar essa nossa constante transformação, sem julgamento,
com gratidão.
Atividade
1- Complete as frases de acordo com o texto “Somos seres em construção”
A) Transformar-nos a cada
experiência_______________________________
B)
Sinto-me muito feliz em____________________________
C) Acho que o segredo
está___________________________
2-
Escolha a estrofe que você mais gostou do texto Eu, tu, eles... Seres em
construção, e copie no caderno.
3- Explique o que entendeu da imagem ao lado do
texto Eu, tu, eles... Seres em construção, o que será que ela quer nos dizer.
O ratinho da
cidade e o ratinho do campo
Certo dia um ratinho do campo convidou seu
amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O
ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para
jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! – Exclamou
ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois
juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a
cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e
tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o
banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da
despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se
esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se
acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa
entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do
campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou indo.
Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito
perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Moral:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com
perigos e preocupações.Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
ATIVIDADE
1- A
história lida acontece porque:
a)
( ) O ratinho do campo convidou o
amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.
b)
( ) O ratinho da cidade não convidou
o ratinho do campo para ir com ele para a cidade.
c)
( ) O ratinho do campo e o ratinho da
cidade não vivenciaram situações de muito perigo.
d) ( ) Os dois ratinhos vivenciavam situações de
perigo e preocupações com alegria
2-
No trecho “– Coitado de você, meu amigo! – Exclamou ele. ”. Nesse contexto,
essa expressão pode significar que:
a)
( ) O ratinho da cidade não levou em
consideração as preferências do ratinho do campo.
b) (
) Queria levar o amigo para uma armadilha.
c) (
) Não houve diálogo entre eles.
d)
( ) A vida de luxo e perigo é boa
para todo mundo.
3- A
moral da história ensina que sem autoconhecimento corremos o risco de nos
deixar conduzir por experiências desagradáveis. E sem o conhecimento do outro
podemos levá-lo a um risco desnecessário. Agora pense e responda: você tem se
autoanalisado constantemente? Como tem feito para reduzir o sofrimento e as
angústias nessa época de pandemia?
4-No período “É
muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples
em paz. ”, o ratinho do campo:
a)
( ) Busca alertar o amigo dos perigos
da vida na cidade.
b)
( ) Demonstra tristeza por não poder
morar com o ratinho da cidade.
c)
( ) Expõe os seus argumentos de não
desistir de morar com o ratinho da cidade.
d)
( ) Reavaliou seu estilo de vida e
percebeu que não conseguiria viver bem com o modo de vida do outro, mas
respeitando-o.
LEIA:
TRABALHANDO CONCEITOS
A
identidade é o conceito que está ligado às características pessoais, sentimentos e
emoções e do grupo social no qual o indivíduo está inserido;
já a alteridade é a relação
estabelecida entre o eu e o outro e é importante para a definição do
entendimento do que eu sou, minhas crenças, sentimentos... do que o outro é e, portanto,
do que não sou.
PRÁTICA: procure 12sentimentos e
emoções no caça palavras e pinte de amarelo o(s) que você sente com mais
frequência.
Pesquise
o significado de modesto e copie no espaço abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário