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sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 6º ANO - PROFESSOR ANDRÉ JESINI


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA – PROFESSOR ANDRÉ JESINI
ATIVIDADE I - OS TEXTOS SAGRADOS

As tradições religiosas preservam seus ensinamentos e normas através de textos que são considerados sagrados. Atribui-se a eles uma origem divina através de um mensageiro, um iluminado ou um discípulo.
Caixa de Texto:  Os textos são expressões da relação do humano com o divino. Neles há um forte apelo do Criador e das forças sobrenaturais para que o ser humano torne-se mais justo, compassivo, bom e santo. 
O ensinamento religioso na maioria das vezes é transmitido para as pessoas através de textos, estes textos muitas vezes são escritos e são chamados de livros sagrados. Outras vezes, eles são contados verbalmente: são as histórias sagradas de transmissão oral, conhecidas também com tradição oral. Outras vezes as ideias sagradas são desenhadas e pintadas, como por exemplo, as pinturas encontradas nas paredes das igrejas, templos, vitrais, etc.
Os livros sagrados revelam o desejo de transcendência presente nas culturas e povos das mais diferentes regiões do planeta nos diversos períodos da história. O leitor sabe que, ao acolher os ensinamentos dos textos sagrados, pode tornar-se perfeito ou aproximar-se da divindade, dando maior sentido à sua existência. 
A principal função dos textos sagrados é a de registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos e mensagens.
Existem muitas religiões no mundo, todas elas com ideias que orientam os seus seguidores quanto às formas de se viver em comunidade e em sintonia com o sagrado.
São exemplos de escrituras sagradas: o Bhagavad-Gita do hinduísmo; a Torá do judaísmo; o Tri-Pitakas do budismo; a Bíblia Sagrada do cristianismo e o Alcorão dos muçulmanos. Há muitos textos e saberes sagrados difundidos pelo mundo, mas estes são os mais conhecidos e pela maior parte da população mundial. 
ATIVIDADE
1.O que são textos sagrados?
2.O que os textos sagrados revelam?
3.De que maneira são transmitidos os ensinamentos religiosos ou textos sagrados?
4.Qual o nome do livro sagrado do cristianismo?
5.Qual o nome do livro sagrado do Islamismo?
6.Qual o nome do livro sagrado do Judaísmo?
7.Qual a principal função dos textos sagrados?

8.Relacione corretamente os livros sagrados com as respectivas religiões:
A)Judaísmo                                (     )Bíblia
B)Islamismo                               (     )Toráh
C)Cristianismo                            (     )Alcorão
D)Hinduísmo                              (     )Vedas
ATIVIDADE II – DIÁLOGO
                                       Diálogo, o princípio fundamental de ser
A história nos mostra que o diálogo é o meio pelo qual progredimos e partilhamos momentos relacionais importantes para a nossa socialização.
A evolução humana está inerente na sabedoria que por sua vez só existe no relacionamento entre as pessoas. É através da valorização recíproca que o autêntico diálogo começa. As palavras significam o livre fluir de ideias, a capacidade inerente da inteligência cognitiva e emocional de cada pessoa. Por isso é necessário refletir sobre os valores que trazemos ao nos relacionar com os outros.
Quando estabelecemos um diálogo autêntico e empático, estamos investindo em uma convivência harmônica. É por meio do diálogo que a mente ultrapassa limites, cria, inova, vai além do mundo observado pelos olhos. O diálogo é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e troca de saberes entre as pessoas.
Disponível em: <administradores.com.br\artigos\dialogo-o-principiofundamental-de –ser a importância –falar-com-o-outro> Adaptado.
ATIVIDADES
1 - Em relação ao diálogo, o que a história nos mostra de acordo com o texto?
2 - Quais são os benefícios que o diálogo traz para a mente, citados no texto?
3 - Comente a frase: “É através da valorização recíproca que o autêntico diálogo começa”.
4 - Para construirmos relações saudáveis e harmoniosas com as pessoas, precisamos:
a)      Partilhar momentos relacionais importantes para nossa convivência.
b)      Estabelecer um diálogo autêntico e empático respeitando as diferenças.
c)      Refletir sobre os valores que são importantes para nós no dia a dia.
d)      Pensar que as nossas ideias são mais importantes do que as dos outros.
5 - O que o texto nos ensina?  6 – Procure a definição das palavras em negrito no texto.

ATIVIDADE III

Atividades
1-Tivemos a oportunidade de ler que as narrativas orais são importantes para manter viva a memória de uma família, de um povo, através de várias gerações.
Agora é com você!
Lembre-se de alguma história contada a você por um familiar e registre as informações solicitadas.
Nome da história:
A) Quem contou?
B) Foi uma história da família?
C) Foi uma história de um livro?
D)É possível conhecer a história de uma pessoa, de uma família ou de um povo sem usar a escrita?
E) Como?




De acordo com as imagens, quais comunidades e tradições religiosas as imagens representam?
Imagem 01 –                                                                         Imagem 02 –

 
3-Vamos decifrar o enigma!!! Utilizando a tabela a baixo, descubra quais são as palavras codificadas que completam a frase.











ATIVIDADE IV
Relações e narrativas pessoais

Eu ás vezes não entendo!                                    Aí eu fico pensando
As pessoas tem seu jeito                                      Que isso não está bem.
De falar de todo mundo                                       As pessoas são quem são,
Que não deve ser direito.                                    Ou são o que elas têm?
Em cada lugar que vou,                                        Eu queria que comigo fosse tudo diferente.    
Na escola, na rua também,                                  Se alguém pensasse em mim,
Ouço dizerem assim,                                              Soubesse que sou gente.
Quando se fala de alguém                                     Falasse do que penso,
Você conhece fulano,                                              Lembrasse do que eu falo,
Que chegou de viagem?                                          Pensasse no que eu faço,
O pai dele é muito rico,                                           Soubesse por que me calo
Tem dois carros na garagem!                               Porque eu não sou o que visto
E o maneco lá do clube?                                         Eu sou do jeito que estou!
Pensa que é rico também?                                     Não sou também o que eu tenho
Precisa ver que horrível                                         Eu sou mesmo quem eu sou!
É o tênis que ele tem!
                                                                                                                   Pedro Bandeira
01-Quem é o autor do texto?

02-Como você  acha  que a pessoa  que fala no poema  está se sentindo?

‘Eu as vezes não entendo
As pessoas tem seu jeito
De falar de todo mundo
E que não deve ser direito.

 03-O que você entendeu do poema?


Somos um projeto em construção
          O  ser humano não é uma ilha, foi criado para viver em comunhão  com o próximo. Ele deve estar consciente de que não pode viver exclusivamente visando apenas o seu bem estar. Para ser feliz depende do outro e para viver em comunidade, precisa ser sincero, saber ouvir, partilhar, saber aceitar as críticas e os elógios com as mesma seriedade. Conhecer as falhas do outro, tendo sempre em mente a importância em ajudar os que precisam, para que todos cresçam de forma horizontal. Enfim, a vida deve ser uma constante troca de amor e fraternidade.

01- Converse com a sua família sobre o texto e anote as frases importantes que devemos praticar no dia a dia.
Somos  gente
 A pessoa nasce com possibilidades a desenvolver. Adquirimos a capacidade de pensar, julgar e decidir antes de agir.
Reflexão
A-Como eu me vejo?                                                         B-Como eu gostaria de ser?
C- Como os outros  gostariam que eu fosse?                     D- Como eu tenho medo de ser?

 “Você se encontra  em uma nova fase de sua vida, onde é importante começar a fazer boas escolhas e pensar sobre o seu futuro”.
 Sucesso!!   Bons estudos!

Adolescência
                                                       
 Os conflitos

     Uma das principais características da adolescência é a busca da identidade pessoal: o adolescente quer ser ele mesmo, quer pensar por si próprio, ser livre, independente, quer ser adulto, mas ele ainda não sabe exatamente onde começam e terminam seus direitos, acaba criando conflitos com as pessoas que o rodeiam.
      Outro ponto de atrito costuma ser  a maneira de o adolescente ver a realidade. Para ele tudo esta errado: desde o modo de ser e agir dos pais até a organização da sociedade.
      Como evitar que esses confrontos naturais se tornem violentos e danosos a todos, sobretudo ao adolescente?
       Em primeiro lugar, os adultos devem procurar saber o que estar acontecendo com o adolescente e ser compreensivos  com ele, compreender é o grande segredo.
       Por sua vez, compete ao adolescente   admitir que  não   possui toda a verdade. A realidade é muito mais vasta e profunda do que imaginam os jovens e até mesmo os adultos de uma geração. Portanto, trata-se de uns aprenderem com os outros, respeitando-se.

01- Como você e sua família lidam com os conflitos?

02- Como evitar que estes conflitos se tornem violentos?

03- O que o adolescente precisar admitir?

04- Como você lida com o “não” de seus pais?

05- Qual é o grande segredo para estabelecer uma boa relação com os adultos?
06-Uma das características da   adolescência é a busca da identidade pessoal.O que você costuma fazer em busca desta identidade pessoal?
07-A  adolescência é uma etapa descobrimentos.Tudo parece novidade: o corpo, a maneira de agir, o papel em sociedade, as relações afetivas. Como você lida com essas mudanças?


Construção da identidade – Viver a adolescência de forma saudável

MINHA BANDEIRA PESSOAL
Faça um desenho de uma bandeira, no caderno, e divida-a em 6 partes
Lembre-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país.  Construa  sua própria bandeira a partir das seis perguntas:
1-Qual o seu maior sucesso individual?
 2- O que gostaria de mudar em você?
3- Qual a pessoa que você mais admira?
4- Em que atividade você se considera muito bom?
5- O que mais valoriza na vida?

ATIVIDADE V
VAMOS APRENDER!

                        Seis Lições de Relações Humanas

Seis palavras mais importantes: → “Eu admito que cometi um erro”
Cinco palavras mais importantes: → “Você fez um bom trabalho”
Quatro palavras mais importantes: → “Qual a sua opinião? ”
Três palavras mais importantes: → “Pode, por favor”
Duas palavras mais importantes: → “Muito obrigado”
Uma palavra mais importante: → “Nós”
Uma palavra menos importante: → “Eu”    

Admitir que se cometem erros, pois afinal somos todos imperfeitos, é uma atitude positiva no combate ao orgulho. Elogiar sinceramente o trabalho de alguém é dar prova de valorização do próximo. Agradecer, como é fácil ser grato. Duas palavras apenas – muito obrigado – com o poder de afastar pesadas nuvens de incompreensão. E a palavra “nós” é um convite a partilhar, ao invés de “eu”, tem o poder de derrubar muralhas. É tão mais fácil sorrir, compartilhar, repartir... conjugar o verbo amar: Eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam... assim vamos crescendo e nos construindo cada dia mais. 

ATIVIDADES

1- Por que é importante admitir erramos?

2- Quais as seis lições que o texto ensina?

3- Complete o acróstico:

Q ___ ___ ___ ___ ___ o homem se conhecer
U ___ ___ ___ ___ suas forças na luta
E ___ busca de um mundo melhor,
M ___ ___ ___ ___ de paz, sem disputa.
S ___ ___ ___ ___ ___ de seu valor
O ___ ___ ___ ___ ___ ___ ao redor com amor.
U ___ ___ ___, pois, aprender a lição:
E ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ o eu verdadeiro,
U ___ ___ ___-se aos outros, fazer-se irmão.


                              
4-Escolha uma pessoa da sua família e escreva uma pequena biografia dela. As vantagens são muitas! Você irá estabelecer relações de confiança e conhecer melhor a pessoa que está biografando. Siga as dicas abaixo:

a)Passe um tempo com a pessoa da família que você escolheu para registrar sua história. Caso não seja possível, ligue para essa pessoa, ou pergunte a quem conviveu com ela mais tempo. Ouça e registre sua história. Ter esse escrito registrado é como ter um tesouro, com tantos exemplos de vida.

b)Colete os dados básicos como data e local de nascimento, e morte caso a pessoa biografada em questão já tenha falecido; informações da família; etapas de vida; eventos; impacto na sociedade; significância para a família ou para a sociedade.

ATIVIDADE VI
Somos seres em construção
Somos seres em constante transformação. E essa é a graça da vida, não é mesmo? Transformar-nos a cada experiência nos engrandece e nos faz evoluir como seres humanos. E que maravilha que assim seja; afinal, viemos aqui para crescer e transformar, não é mesmo? Sinto-me muito feliz em “mudar-me” todos os dias, sempre procurando ser uma pessoa melhor e sempre procurando contribuir de alguma forma para a construção de um mundo mais feliz e pacífico. Acho que o segredo está mesmo em permitir, aceitar e louvar essa nossa constante transformação, sem julgamento, com gratidão.
Atividade
1- Complete as frases de acordo com o texto “Somos seres em construção”
A) Transformar-nos a cada experiência_______________________________
B) Sinto-me muito feliz em____________________________
C)  Acho que o segredo está___________________________
2- Escolha a estrofe que você mais gostou do texto Eu, tu, eles... Seres em construção, e copie no caderno.
3-  Explique o que entendeu da imagem ao lado do texto Eu, tu, eles... Seres em construção, o que será que ela quer nos dizer.
O ratinho da cidade e o ratinho do campo
                                          
Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! – Exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.

Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

ATIVIDADE
1- A história lida acontece porque:
a) (     ) O ratinho do campo convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.
b) (     ) O ratinho da cidade não convidou o ratinho do campo para ir com ele para a cidade.
c) (     ) O ratinho do campo e o ratinho da cidade não vivenciaram situações de muito perigo.
d) (     )  Os dois ratinhos vivenciavam situações de perigo e preocupações com alegria
2- No trecho “– Coitado de você, meu amigo! – Exclamou ele. ”. Nesse contexto, essa expressão pode significar que:
a) (     ) O ratinho da cidade não levou em consideração as preferências do ratinho do campo.
b) (     ) Queria levar o amigo para uma armadilha. 
c) (     ) Não houve diálogo entre eles.       
d) (     ) A vida de luxo e perigo é boa para todo mundo.

3- A moral da história ensina que sem autoconhecimento corremos o risco de nos deixar conduzir por experiências desagradáveis. E sem o conhecimento do outro podemos levá-lo a um risco desnecessário. Agora pense e responda: você tem se autoanalisado constantemente? Como tem feito para reduzir o sofrimento e as angústias nessa época de pandemia?

4-No período “É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz. ”, o ratinho do campo:
a) (     ) Busca alertar o amigo dos perigos da vida na cidade.
b) (     ) Demonstra tristeza por não poder morar com o ratinho da cidade.
c) (     ) Expõe os seus argumentos de não desistir de morar com o ratinho da cidade.
d) (     ) Reavaliou seu estilo de vida e percebeu que não conseguiria viver bem com o modo de vida do outro, mas respeitando-o.

LEIA:

TRABALHANDO CONCEITOS

A identidade é o conceito que está ligado às características pessoais, sentimentos e emoções e do grupo social no qual o indivíduo está inserido; já a alteridade é a relação estabelecida entre o eu e o outro e é importante para a definição do entendimento do que eu sou, minhas crenças, sentimentos... do que o outro é e, portanto, do que não sou.
PRÁTICA: procure 12sentimentos e emoções no caça palavras e pinte de amarelo o(s) que você sente com mais frequência.





Pesquise o significado de modesto e copie no espaço abaixo:


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