ATIVIDADES DE LÍNGUA
PORTUGUESA - PROFESSORA:FERNANDA FREITAS
/
ATIVIDADE I
Escolha
alguém de sua casa ou você mesmo pode responder as questões abaixo:
a - Você gosta de propagandas? Por quê?
b - Quais meios de comunicação divulgam
propagandas?
c- Por que são produzidas as propagandas?
d- Quem produz as propagandas?
e- Você valoriza a marca daquilo que compra? É
importante comprar produtos de marca?
f- Você se considera consumista?
g- O que é mais importante para você: ser ou
ter?
h- Vocês já estudaram propaganda, o que se
lembram desses estudos?
Copie o conceito de propaganda:
PROPAGANDA
A Propaganda é o conjunto de técnicas
destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de
comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.
Para elaborar uma propaganda, temos de observar os
seguintes itens:
-Qual é o produto a ser oferecido.
-Que linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal (
coloquial).
-Qual é o público-alvo.
-Qual veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, ,imprensa
escrita(revista, jornal) etc.
-Qual slogan deve ser criado para a propaganda
(frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um
produto ou de um serviço).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE II
1) Observe a
propaganda abaixo:
![http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/05/2-4-200x83.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
a) Qual loja ou produto é anunciado
na propaganda acima?
b) Esta propaganda é destinada a qual
público-alvo?
c) Qual é o slogan dessa
propaganda?
d) Qual veículo de comunicação
é utilizado para a divulgação dessa loja ou produto?
2) Agora é hora de recortar uma propaganda de um jornal ou revista,
colar no caderno e responder algumas questões:
a) Qual loja ou produto é anunciado
na propaganda acima?
b) Esta propaganda é destinada a qual
público-alvo?
c) Qual é o slogan da
propaganda que você colou acima?
d) Qual veículo de comunicação é
utilizado para a divulgação dessa loja ou produto?
![http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/05/4-1-200x111.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image003.jpg)
3) Crie uma propaganda bem criativa para o produto ao lado. Não esqueça do slogan. Bom trabalho!
Copie o conteúdo
abaixo:
As PROPAGANDAS são
textos predominantemente multimodais. Nos aspectos linguísticos, podemos
ressaltar: o uso de tempo verbal no presente, modo imperativo e, muitas vezes,
a modalização deôntica (dever); utilização de operadores argumentativos, por
vezes modalizadores do discurso (p.ex.: inclusive, já, até, ainda, com certeza,
facilmente, etc.); frases curtas e preferência por períodos compostos por
coordenação; seleção lexical cuidadosa, com termos específicos, claros e
concisos; linguagem clara e objetiva.
Nos aspectos não
linguísticos, destacam-se jogo de cores e imagens; diferentes tamanhos das
fontes; distribuição dos elementos que compõem este gênero: título, imagem,
marca e o texto. Todos esses aspectos visam a atingir o objetivo de persuadir
e/ou convencer o interlocutor à aquisição de um produto ou à mudança de
comportamentos e atitudes.
ATIVIDADE III
![Propaganda chapeuzinho vermelho interpretação](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image005.jpg)
Acesse nosso site:
www.greenpeace.org.br
1) Esse texto classifica-se como:
a)
notícia b) publicidade c) receita d) conto
2) A imagem apresentada faz referência a
um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?
3)
Qual a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?
4) O que você acha que o autor quis
mostrar ao leitor com essa imagem?
5)
Qual é o objetivo dessa propaganda?
5)
O objetivo da pergunta apresentada “Você não quer contar esta história para
seus filhos, quer?” não é que o leitor responda apenas sim ou não. O que você
acha que o autor espera do leitor ao fazer essa pergunta?
6) O que o leitor deve fazer se quiser ajudar
no combate ao desmatamento da Amazônia?
7)
São apresentadas duas opções para entrar em contato com o Greenpeace. Quais são
elas?
8) E o que nós podemos fazer para ajudar
na preservação do meio ambiente?.
_______________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
IV
A próxima atividade será
pesquisar diversos anúncios publicitários configurados em jornais, revistas,
sites, televisão ou em outro suporte. Essa atividade possibilitará um contato
direto do aluno com o suporte e veículo de circulação, o que favorecerá uma situação
de interação sociocomunicativa concreta, com o propósito de fundamentar a
necessidade de produção e de aprendizagem relacionada ao gênero textual, oral
ou escrito.
Em relação às propagandas
selecionadas, responda:
1. Quem produziu o texto?
2. Qual é o lugar de circulação dessa
propaganda?
3. Qual é o objetivo da propaganda que você
escolheu?
4. Quais são as cores predominantes na
propaganda analisada?
5. Qual a relação que as cores têm com o
produto ou que sentidos podem evocar?
6. Quais as qualidades do
produto, segundo o texto?
7. Na propaganda, o que mais chamou sua
atenção? Por quê?
8. Que recursos foram usados para chamar
atenção dos leitores? Qual a sua função?
9. Para quem é direcionada
a propaganda?
10. Você acha que este gênero também deve ser
estudado em sala de aula? Justifique.
Copie o conteúdo a
seguir:
![dengue-i](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image007.jpg)
CONOTAÇÃO
E DENOTAÇÃO
Temos duas
frases. Na primeira, “Eu odeio estes pneus!”
e a segunda, “Eu adoro esses pneus” A
palavra Pneu aparece nas duas frases, porém, o significado não é o mesmo. No
primeiro exemplo, a palavra aparece no sentido de “gordura excessiva que se localiza na cintura.” e no segundo
exemplo, a palavra pneu está no seu sentido real, “Revestimento exterior de borracha que protege a câmara de ar da roda de
um veículo”. As palavras podem ser empregadas de maneiras diferentes. Elas
podem ser empregadas no seu sentido real ou no sentido fantástico. Dizemos
assim, que a palavra pode ser empregada no sentido denotativo ou conotativo.
O sentido conotativo é a
linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou
expressivo. Por sua vez, o sentido denotativo é
a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal,
original, real, objetivo. __________________________________________________________________________________
ATIVIDADE
V
Leia
o poema para responder as questões de 1 a 6.
De mão em mão
Nas suas mãos eu
entrego
Todas as mãos que
aqui estão
Vamos ficar de mãos dadas
Disso eu não posso
abrir mão.
Tem gente que é
mão aberta
Tem gente que é
mão de vaca
Tem gente que é mão
de ferro
Tem gente que tem
mãos de fada.
Tem gente com as mãos
leves, bondosas
Tem gente que
maltrata com as mãos
Tem gente com mãos carinhosas
Que agradam, afagam e consolam.
Parte
de um poema retirado do livro Histórias para Ouvir e Cantar – Ed. Globo, 1993.
ATIVIDADE VI
1. O
eu lírico retrata na segunda estrofe o sentido DENOTATIVO ou CONOTATIVO das expressões? Justifique sua resposta.
2. No
quarto verso da primeira estrofe, o eu lírico demonstrou
(A) tristeza. (B) alegria. (C) entusiasmo. (D) perseverança.
3. No verso “Vamos ficar de mãos dadas”
(v. 3), o que o eu lírico quis expressar?
4.Explique
o significado das expressões “mão aberta” “mão de vaca”
5.Como
vimos, as palavras da língua podem adquirir significados fantásticos, fora do
seu significado real, usual. Escreva algumas palavras ou expressões com sentido
conotativo.
6. Preencha o quadro
abaixo. É só pesquisar na poesia DE MÃO EM MÃO.
SUBSTANTIVOS
|
ADJETIVOS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE
VII
Leia o texto para responder às
questões de 1 a 5.
Aula de Ciências
Na escola a professora pergunta:
– Quantas patas têm o cavalo?
– Quatro.
–
Por isso como se chama?
–
Quadrúpede.
–
Muito bem. E você, quantos pés você tem?
–
Dois.
–
E como se chama?
–
Serafim.
Ziraldo.
Anedotinha do bichinho da maça (1980)..
1. O
texto lido é:
(A)
Um conto moderno. (B) Uma biografia.
(C) Uma fábula. (D) Uma anedota.
2. Há
um traço de humor no trecho :
(A) “quantas patas tem o cavalo”. (B)
“quadrúpedes”.
(C)”e você, quantos pés tem?” (D) “Serafim”.
3. No
trecho “– Quantas patas tem o cavalo?” a pontuação usada no final da frase
indica:
(A)
indagação (B) alegria. (C) negação (D) afirmação
4. Para
que serve esse tipo de texto?
5. A
aula que Serafim estava assistindo era de qual disciplina? Como você descobriu?
Os sinais de pontuação representam
as pausas e entoações de nossa fala. Eles dão à escrita maior clareza e
simplicidade. O ponto final é utilizado na finalização de frases declarativas
ou imperativas. Também é usado em abreviaturas. O ponto de interrogação é utilizado
no final de palavras, orações ou frases para indicar uma pergunta direta. Não
deve ser empregado em perguntas indiretas. O ponto de exclamação é usado no final
de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções. A vírgula tem
vários casos de emprego, entre eles estão: separação de nomes de localidades,
vocativos, aposto, expressões explicativas, etc. O ponto travessão e as aspas
são utilizados para indicar uma determinada personagem num discurso direto.
6. Releia
o texto “Aula de Ciências” e explique o uso de cada uma das pontuações.
Dois pontos (:) Travessão (-) Interrogação (?)
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE
VIII
Leia
o texto para responder as questões com atenção.
Que
medo!
Minha mãe ouviu um barulho de noite!
Quando ela olhou, tinha um homem
embaixo da cama!
– Era um ladrão?
– Que nada, era meu pai!
Ele também tinha ouvido o barulho.
1. Este texto é engraçado, porque:
(A) a mãe ouviu um barulho. (B) o ladrão
entrou em casa.
(C) a mãe se escondeu embaixo da
cama. (D) o pai era o mais medroso de todos.
2. O travessão usado no texto serviu
para:
(A) marcar a fala do personagem. (B) introduzir a fala do personagem.
(C) fazer uma pergunta direta. (D) dar uma explicação.
3. O humor da anedota encontra-se na
frase :
(A) “Minha mãe ouviu um barulho de
noite!”
(B) “– Era um ladrão?”
(C) “– Que nada, era meu pai! ele também tinha
ouvido o barulho.”
(D) “Quando ela olhou, tinha um homem
embaixo da cama!”
4. No trecho: “Ele também tinha
ouvido o barulho.” (linha 4). A palavra negritada no trecho se refere:
(A) ao irmão. (B) ao ladrão. (C) ao narrador. (D) ao pai.
5. O trecho que dá ideia de lugar é :
(A) “...tinha um homem embaixo da
cama!” (B) “...ouviu um barulho de noite.”
(C) “...Quando ela olhou.” (D)
“Ele também tinha ouvido o barulho!”
6. A frase do texto que expressa uma
indagação é:
7. Complete as lacunas do texto “Que
medo!”, inserindo os verbos correspondentes.
Que medo!
Minha mãe _________ um barulho de noite!
Quando ela ______, tinha um homem embaixo da cama! – ________ um ladrão? – Que
nada, ______ meu pai! Ele também __________ o barulho.
8. Na frase: “Minha mãe ouviu um
barulho de noite!” a palavra “minha” (linha 1) dá ideia de :
(A) demonstração. (B) indefinição. (C) pessoa. (D) posse.
9. O conflito do texto inicia quando:
(A) a mãe ouve um barulho. (B)
imagina ser um ladrão.
(C) o pai fica debaixo da cama. (D) a noite chega.
10. Na fala: “– Que nada, era meu
pai!”. Indica que quem está falando é:
(A) o ladrão. (B) a filha. (C) a mãe. (D) o narrador.
11. Pelo desfecho da narrativa o pai
era simplesmente:
(A) corajoso. (B) audacioso. (C) medroso. (D) autêntico.
12. Você conhece alguma anedota?
Escreva-a abaixo, use adequadamente a pontuação.
Copie o conteúdo
abaixo:
Variação Linguística
![](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image009.jpg)
CONCEITUANDO:
• Não existe um único jeito de falar a língua
portuguesa.
VARIEDADES
LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua
apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é
utilizada.
FATORES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
• Idade; •
Gênero; • Grupos sociais; • Profissão; • Nível de escolaridade; •
Região.
Como a sociedade é marcada por
diferenças sociais, culturais, regionais, etc., a língua apresenta muitas
variações, que refletem essas diferenças e constituem as variedades
linguísticas.
NORMA-PADRÃO ,CULTA,FORMAL
A língua está sempre em mudança, em
renovação. Novas palavras surgem a todo momento e formas antes valorizadas caem
em desuso com o tempo. Para evitar que cada um use a língua à sua maneira,
temos a NORMA-PADRÃO: É uma referência, uma espécie de modelo ou de “lei” que
normatiza o uso da língua, falada ou escrita.
PRECONCEITO
LINGUÍSTICO Do ponto de vista linguístico, não existe
variedade linguística melhor ou mais correta do que outra. Pessoas de baixa
escolaridade, ou vindas do interior, ou vindas de regiões distantes dos grandes
centros urbanos podem ser ridicularizadas ou inferiorizadas por falarem uma variedade
diferente daquelas prestigiadas socialmente. Você deve ficar atento(a) para
perceber qual variedade linguística é mais adequada à situação.
ATIVIDADE
IX
Leia
o texto para responder as questões abaixo.
Saudosa
Maloca
Se o sinhô num tá lembrado,
dá licença de contá,
é
que onde agora está
esse
edifício arto,
era
uma casa véia,
um
palacete assombrado.
Foi aqui, seu moço,
que eu, Mato Grosso e o Joca
construímo nossa maloca.
Mas
um dia, nóis nem pode
sealembrá,
veio os home co’as ferramenta:
o dono mandô derrubá.
Adoniran
Barbosa, tirada do livro de Carmen Silvia Carvalho, Construindo a Escrita:
Leitura e Interpretação, ilustração de Carlos Avalone e Célia Kofuji, São
Paulo, Ática, 1996, volume 3, p. 70.
1. O
texto é do gênero _____________________ do tipo ______________________e tem
como finalidade __________________________________________________.
2. A
poesia trata sobre:
(A)
uma casa antiga. (B) uma nova casa. (C) um sonho real. (D) uma casa destruída.
3. A
linguagem empregada no poema é típica de:
(A) pessoas que moram na zona rural. (B) pessoas que são intelectuais.
(C)
pessoas que estudam na escola.
(D) pessoas que conversam no MSN.
4. Transcreva
o poema, transformando-o num texto em prosa. Utilize a linguagem variedade
padrão formal.
5.
SAUDOSA
MALOCA
5. No verso: “Veio os home co’as
ferramenta:” A expressão sublinhada quer dizer:
(A)
com as (B) como as (C) como as (D) como-as
ATIVIDADE
X
1-Leia o texto retirado do Whatsap
de dois jovens e responda as perguntas:
![Favoritando mensagens no Whatsapp para Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image011.jpg)
![Favoritando mensagens no Whatsapp para Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image012.jpg)
a)A linguagem deste texto é
considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor destas mensagens
escreveu usando essa escrita?
c)Os jovens utilizam linguagem verbal
ou não verbal?Justifique.
d)As figuras utilizadas recebem um
nome específico.Que nome é esse?
1.
Leia
o texto:
![](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image014.jpg)
2. O
que Chico está fazendo?
3. Com
a resposta “tá”, o que ele está querendo dizer para a menina?
4. Pela
pose e expressão do rosto de Chico Bento, o que ele entendeu quando a menina
disse para que ele olhasse o passarinho?
5. Por
que o sorriso sumiu do rosto do menino no 2º quadrinho? Ele não esperava que a
menina tirasse o retrato? Por que ele se surpreendeu?
6. Quem ficou mais surpreso com a aparição do
passarinho: o menino ou a menina? Por quê?
7. A
expressão FLASH, que apareceu no 2º quadrinho, ajuda a entender a história? Por quê?
8. Observe,
no 3º quadrinho, a expressão do rosto do Chico Bento, o movimento dos seus pés,
a posição de suas mãos, junto à cintura. Você acha que ele está satisfeito com
a atitude (comportamento) do passarinho?
9. Leia
novamente o 1º quadrinho da história. Para Rosinha, “Óia o passarinho”
significa:
10. 10.
O que você achou da história? É interessante? É engraçada? Explique sua
resposta.
Copie o conteúdo abaixo:
Gênero
Textual E-mail
O E-mail ou Mensagem
Eletrônica é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na
atualidade. Do inglês, o termo “e-mail” corresponde a abreviação de “eletronic mail”.
Características do e-mail
O e-mail substitui, em partes, as antigas cartas, enviadas pela agência
de correios. Ainda que tenha se proliferado de uma maneira muito marcante, as
cartas ainda fazem parte do mundo atual.No entanto, torna-se indiscutível a
importância do e-mail como suporte e veículo de comunicação moderno.
Para que os e-mails sejam enviados, as pessoas o criam numa página
específica chamada de "provedor". Ou seja, as empresas destinadas a
esses serviços, por exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre
outras.
Para acessar a página de e-mail, é necessário que a pessoa crie uma
senha (“password” em inglês) que será identificada sempre que quiser
entrar na página e verificar sua caixa de e-mail. Esse sistema de segurança
impede a invasão de privacidade.
A estrutura
do endereço de e-mail é definida por nome@provedor.com.br onde
o termo “com” indica a palavra comercial e o “br” refere-se à sigla do país, no
caso o Brasil. O símbolo @ (arroba) é essencial para que um endereço de e-mail
seja identificado pelo sistema computacional.
Comumente, acima do espaço destinado à mensagem aparece o destinatário “Para”
(“to” em inglês), que pode ser para uma ou para várias pessoas.
Embora seja bastante
usado no âmbito pessoal, os e-mails são utilizados largamente por empresas, instituições,
associações, entre outros.
Dependendo da
proximidade entre o emissor (remetente) e o receptor (destinatário), a
linguagem utilizada pode ser formal ou informal.
Tal qual as cartas, o
e-mail pode ter no final do corpo da mensagem um pós-escrito (sigla P.S.) que
indica informações ou observações que o emissor gostaria de acrescentar.
Geralmente, os e-mails são textos curtos e objetivos e além de seguir uma
estrutura parecida com a carta, podem ser comparados com os bilhetes.
Estrutura do e-mail e exemplos
A estrutura de produção
dos e-mails assemelha-se a das cartas, a saber:
Assunto
Representa o tema do
e-mail preenchido na caixa de diálogo que aparece acima do corpo da
mensagem.Ele é chamado de assunto ("subject" em inglês), por exemplo:
Nota da Prova, Currículo
Lattes, Vaga de Emprego, etc.
Vocativo
Já no corpo da mensagem,
coloca-se o nome do receptor, ou seja, para quem a mensagem está sendo
destinada, por exemplo:
Caro Senhor Rodrigues”,
numa linguagem mais formal; ou simplesmente o nome do amigo “Carol”
Texto
No corpo de texto (ou
corpo da mensagem) são colocadas as informações que o emissor quer expressar
segundo o assunto da mensagem.
Despedida
Indica a finalização da
mensagem com expressões de despedida como:
·
"Atenciosamente"' ou "Saudações" (linguagem
formal);
·
"beijos grandes" ou "com carinho" (linguagem
informal)
Assinatura
Ao final da mensagem, o
emissor assina seu nome. Dependendo do teor da mensagem, a linguagem deve ser
mais formal, onde o emissor assina seu nome completo; ou informal, com
abreviações, nomes no diminutivo, apelido, etc.
Exemplo 1
Em
30 de julho de 2012 15:56, joão pedro zocatele escreveu*:
Camila,
Minhas férias foram muito boas, eu fui para o parque nacional da serra dos órgãos em Teresópolis. Eu conheci várias cachoeiras e riachos, foi uma caminhada muito grande mais valeu a pena!!!
Na primeira semana, meus primos foram lá em casa, mas como estava chovendo, nós não pudemos sair para brincar! Mas, na segunda semana de férias minha prima dos Estados Unidos veio para cá e nós fomos no Cremerie para andar de pedalinho!!
Abraços,
Pepeu
Camila,
Minhas férias foram muito boas, eu fui para o parque nacional da serra dos órgãos em Teresópolis. Eu conheci várias cachoeiras e riachos, foi uma caminhada muito grande mais valeu a pena!!!
Na primeira semana, meus primos foram lá em casa, mas como estava chovendo, nós não pudemos sair para brincar! Mas, na segunda semana de férias minha prima dos Estados Unidos veio para cá e nós fomos no Cremerie para andar de pedalinho!!
Abraços,
Pepeu
Em
30 de julho de 2012 21:33, Camila escreveu:
Pepeu,
O parque de Teresópolis é muito bonito mesmo! Alguns anos atrás eu fui lá com a minha família, mas não fiz caminhada não, só fiquei lá no início mesmo.
Quanto tempo vocês caminharam?
Encontrou algum animal durante o passeio?
Com quem você foi?
Conte mais sobre essa experiência!
Beijos,
Camila
Pepeu,
O parque de Teresópolis é muito bonito mesmo! Alguns anos atrás eu fui lá com a minha família, mas não fiz caminhada não, só fiquei lá no início mesmo.
Quanto tempo vocês caminharam?
Encontrou algum animal durante o passeio?
Com quem você foi?
Conte mais sobre essa experiência!
Beijos,
Camila
Leia
os e-mails abaixo:
![Companheiros da Educação: Gêneros Textuais Prontos Para Imprimir](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image016.jpg)
ATIVIDADE
XI
1. Após a leitura dos textos,
responda:
a) Como se chama um texto como esse?
b) Qual a finalidade de textos assim?
c) Em que meio social esses textos circulam?
d) Qual ou quais os suportes para esse tipo de
gênero textual?
e) Qual a principal vantagem de um e-mail em
relação a uma carta pessoal?
2. Leia novamente o primeiro texto e
explique:
a) Quem é o autor do primeiro e-mail, ou seja, o
emissor?
b) Quem é o destinatário do primeiro e-mail, ou
seja, quem o recebe?
c) Qual o assunto é especificado do e-mail 1?
d) Quando o primeiro e-mail foi enviado?
3. Leia novamente os textos e responda:
a) Qual a finalidade do e-mail 2?
b) Quem é o emissor e quem é o destinatário?
c) Quando esse
e-mail foi enviado?
d) De acordo com
o texto do e-mail 2, qual a relação entre os interlocutores, ou seja, emissor e
destinatário?
4.Sobre o gênero e-mail assinale V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Uma mesma mensagem pode
ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.
( ) Dependendo do assunto que
queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a linguagem irá variar
entre formal e informal.
( ) Para criar e enviar
e-mails não é preciso ter conhecimento em computação.
( ) No campo “assunto” o
autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail.
( ) E-mail é um gênero que
expõe a vida dos usuários tanto quanto as redes sociais.
5.Você tem e-mail? Qual? Caso não tenha, ,converse com seus pais ou
responsável para ver a possibilidade de você criar seu e-mail.
6.As questões que se seguem, abordarão separação silábica, ,letra,fonema e
dígrafo:
![http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/903/64GeCq.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image018.jpg)
. ![http://img827.imageshack.us/img827/1846/divisosilbicaatividade0.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image020.jpg)
![http://img827.imageshack.us/img827/1846/divisosilbicaatividade0.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image020.jpg)
![http://img191.imageshack.us/img191/4181/encontroconsonantaledgr.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image022.jpg)
Copie o conteúdo
abaixo:
SINÔNIMOS , ANTÔNIMOS e HOMÔNIMOS
Conheça
sobre o contrário e o semelhante das palavras.
É muito
importante termos o hábito de ler bons livros, histórias em quadrinhos,
jornais, e outros, para que cada vez o nosso vocabulário se torne mais
aperfeiçoado.
Porque como você sabe, não podemos escrever da mesma maneira como falamos, pois a escrita precisa estar de acordo com as regras gramaticais da língua.
Então, quando falamos em sinônimos, lembramos de significado. E esse significado nos leva à ideia do dicionário, porque ele deve ser nosso companheiro constante.
Qual é a palavra que tem o mesmo sentido de menino?
Porque como você sabe, não podemos escrever da mesma maneira como falamos, pois a escrita precisa estar de acordo com as regras gramaticais da língua.
Então, quando falamos em sinônimos, lembramos de significado. E esse significado nos leva à ideia do dicionário, porque ele deve ser nosso companheiro constante.
Qual é a palavra que tem o mesmo sentido de menino?
Podemos
dizer garoto, assim como podemos também falar que caridade é o mesmo
que bondade. Apenas houve a mudança de palavra, mas o significado permaneceu
o mesmo.
Por isso, dizemos que “sinônimo” significa semelhança de sentido.
Observe algumas palavras:
Por isso, dizemos que “sinônimo” significa semelhança de sentido.
Observe algumas palavras:
casa –
residência
alegria – felicidade
percurso – trajeto
questionar – perguntar
brincadeira – diversão
carinho- afeto
calmo – tranquilo
alegria – felicidade
percurso – trajeto
questionar – perguntar
brincadeira – diversão
carinho- afeto
calmo – tranquilo
![https://static.escolakids.uol.com.br/file/escrtita%20-infantil.jpg](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image025.jpg)
Os antônimos significam palavras contrárias, inversas de sentido. Perceba:
claro –
escuro
dia – noite
bondade – maldade
bonito – feio
dia – noite
bondade – maldade
bonito – feio
limpo –
sujo
correto – errado
largo – estreito
alto – baixo
correto – errado
largo – estreito
alto – baixo
HOMÔNIMOS: De acordo com o Dicionário Aulete Digital é a "...palavra que se escreve e se pronuncia ou só se pronuncia
da mesma maneira que outra, mas cujo significado é diferente.
Ex.: manga (fruta) e manga (parte de vestuário).
ATIVIDADE
XII
1-
Complete
as frases com o antônimo da palavra entre parênteses:
a)
Renato __________ a garrafa térmica. (abriu) b) O
menino _________ a pipa. (prendia)
c) O homem _____________
levou a carroça. (fraco) d) Aquele prédio é muito _________.
(baixo)
e) Marcelo é um menino ______________.
(triste) f) Esta casa é muito ___________. (grande)
2-
Dê o antônimo das palavras:
Viva- feliz- entrar:_- amarrou: dentro- não- pequena
- ordem- mal- valente- apareceu- pregou:- manso
simpático:___________________
3- Sublinhe o sinônimo da palavra em
destaque e copie a frase fazendo a substituição.
a) Paulo ficou surpreso com
a reação de Pedro. (triste – zangado - espantado)
b) No princípio você
estranhará o quarto. (fim – início – meio)
c) Cedinho o trem surgiu na
estação. (apareceu – saiu – partiu)
d)
Mário aprisionou o pássaro na gaiola. (levou – prendeu –
segurou)
e) O
sol clareava todo o apartamento. (iluminava – escurecia –
mostrava)
f)
No fim da tarefa o atleta estava esgotado. (feliz – apreensivo –
cansado)
4- Caçando sinônimos (
palavras com significados semelhantes).
C
|
O
|
N
|
T
|
E
|
N
|
T
|
E
|
D
|
I
|
M
|
O
|
V
|
E
|
L
|
O
|
C
|
E
|
R
|
T
|
O
|
E
|
T
|
U
|
P
|
F
|
I
|
M
|
P
|
O
|
M
|
A
|
C
|
I
|
O
|
T
|
R
|
A
|
N
|
Q
|
U
|
I
|
L
|
O
|
N
|
E
|
P
|
U
|
L
|
A
|
R
|
M
|
O
|
S
|
U
|
G
|
U
|
I
|
S
|
G
|
Ç
|
O
|
U
|
V
|
I
|
R
|
I
|
G
|
U
|
I
|
I
|
D
|
O
|
S
|
O
|
A
|
D
|
I
|
S
|
T
|
A
|
N
|
T
|
E
|
D
|
R
|
U
|
T
|
I
|
R
|
R
|
U
|
I
|
D
|
O
|
N
|
A
|
I
|
P
|
A
|
F
|
I
|
A
|
R
|
L
|
O
|
P
|
T
|
O
|
P
|
E
|
R
|
G
|
U
|
N
|
T
|
A
|
R
|
E
|
U
|
I
|
M
|
A
|
P
|
A
|
V
|
O
|
R
|
A
|
D
|
O
|
A
|
M
|
A
|
R
|
T
|
A
|
G
|
A
|
R
|
E
|
L
|
A
|
T
|
R
|
A
|
P
|
I
|
D
|
O
|
1. ALEGRE:
________________________
2. INICIAR
________________________
3. BARULHO
______________________
4. FALADEIRA
_____________________
5. ACABAR ________________________
6. CALMO _________________________
7. INDAGAR _______________________
8. ASSUSTADO
____________________
9. ESCAPAR
_______________________
10. SEDOSO ________________________
11. VELHO _________________________
12. PARADO _______________________
13. AMOLAR _______________________
14. VELOZ _________________________
15. CORRETO ______________________
16. SALTAR ________________________
17. ESCUTAR _______________________
18. COMPRIDO ______________________
19. LONGE _________________________
ATIVIDADE
XIII
Leia com atenção a conversa entre uma professora e duas alunas.
-Quem gostou do conto que acabamos de
ler? - perguntou a professora
-Eu achei a história engraçada -
respondeu Bia.
-Eu achei a história divertida - comentou
Larissa.
1-Agora, responda:
a) Bia e Larissa tiveram opiniões
diferentes sobre a história?
b) Que palavras ajudaram você a
descobrir? Escreva-as.
As palavras que você escreveu são
chamadas de sinônimos.
2-Complete a frase a seguir com o que
você entendeu da explicação acima.
Sinônimos são palavras
_______________________________________________________________.
3-Ordene as sílabas para formar palavras. Em seguida, escreva um sinônimo para
cada palavra que você descobriu.
a) co-en-trar
b) bo-ro-so-as c) ro-li-gei d)
te-va-len e) gra-le-a f) guar-a-dar
4-Reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque
por um sinônimo.
a) Tânia me auxiliou na pesquisa. b) Verônica é muito carinhosa com
seus filhos.
c) O cabelo de Mariana está comprido. d) No início do
ano, Marcelo se tornou meu amigo.
e) O gato saltou o muro.
ATIVIDADE
XIV
Leia o texto a seguir.
Surpresa para Laura
Laura tem oito anos e gosta muito da escola onde estuda. Um dia,
ao chegar em casa, seus pais disseram que ela teria de mudar para uma escola
mais próxima de sua casa. Espantada com
a notícia, a garota correu para seu quarto e
lá permaneceu trancada por algum tempo.
Depois de pensar melhor, Laura ficou mais tranquila e compreendeu que
essa alteração poderia ser interessante, pois além de não
precisar mais tomar o ônibus, teria a chance de fazer novos
amigos e conhecer outros professores.
5-Agora, faça uma lista com as palavras
destacadas no texto. Em seguida, escreva um sinônimo para cada uma delas.
6-Copie e leia o parágrafo a seguir.
Mariana é uma bela moça.
Desde pequenina sempre foi bela. A irmã de Mariana também é bela.
Como você viu, a palavra bela foi usada
mais de uma vez. Veja como poderíamos proceder caso quiséssemos evitar a
repetição dessa palavra.
Mariana é uma bela moça.
Desde pequenina sempre foi bonita. A irmã de Mariana também é formosa.
7-O que foi feito para evitar a repetição da palavra bela?
8-Agora, copie no caderno as frases a
seguir, completando-as com sinônimos das palavras em destaque.
a) Ele é um cachorro muito comilão.
É tão _____________ que come num minuto toda ração do prato.
b) Júnior foi muito rápido na
corrida. Ele ganhou até do Cláudio que sempre foi o mais ________ da turma.
c) Lucas mora próximo à
escola. Juliana e Marcela também moram ___________ de onde estudam.
d) Minha tia reside na
Rua Pará e minha avó ____________ na Rua Paranaguá.
e) O time dos meninos ganhou o jogo. Os __________
jogaram muito bem.
Palavras Antônimas
Leia a conversa entre dois amigos.
-A professora deu uma tarefa difícil -
disse Bruno.
-Eu achei a tarefa fácil - comentou
Eduardo.
9-Agora, responda.
a) Os dois meninos tiveram opiniões
semelhantes sobre a tarefa?
b) Que palavras ajudaram você a
descobrir? Escreva-as.
As palavras que você copiou são
chamadas de antônimos.
10-Complete a frase a seguir com o que
você entendeu da explicação.
Antônimos são palavras
______________________________________________________________.
11-Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser
usado como antônimo de cada uma delas.
a) dia b) longo c) quente d) devagar e) forte f) duro
12-Complete as frases a seguir com antônimos das
palavras em destaque. Veja o exemplo.
Ana gosta de dormir cedo e
Marina prefere dormir tarde.
a) Mário comeu poucos brigadeiros,
mas Bruno comeu ____________.
b) Carla comprou um vestido novo e
Luciana rasgou o vestido ____________.
c) Marcos achou o filme bom,
mas Júnior achou __________.
d) Carolina está muito triste nesses
dias, mas Andreia está bastante _________.
13-Reescreva o texto a seguir, expressando uma ideia contrária.
Para isso, substitua as palavras destacadas por antônimos.
Carla ganhou um livro de poemas de sua irmã mais nova. O livro tinha muitas páginas, por isso a leitura foi lenta. O poema de que mais gostou foi o primeiro, que falava de amizade.
Leia a piadinha a
seguir:
O avô do Bocão contando pros amigos:
-Quando eu vou dormir, levo dois copos
d'água pro quato. Um copo cheio e outro vazio. O cheio é para o caso de eu ter
sede.
-E o vazio?
-É para o caso de eu não ter.
PINTO, Ziraldo ALves. O
livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo, Melhoramentos, 2000.
14-Agora, responda.
a) Você achou a piada engraçada? Por quê?
b) Identifique no texto um par de antônimos.
c)Você acha que esse par de antônimos ajuda o leitor achar graça na
piada? Explique por quê.
ATIVIDADE
XV
Leia o texto abaixo
preenchendo os espaços com um dos verbos do parênteses:
Recado de Fantasma
Tudo começou quando nos______(mudou, mudamos) para aquela casa. Era um
antigo sobrado, com uma grande varanda envidraçada e um jardim. Eu me _______(sentia,sentíamos)
tão feliz em morar num lugar espaçoso como aquele, que nem ________(dei,demos)
atenção aos comentários dos vizinhos, com quem fui fazendo amizade. Eles______ (dizia,diziam)
que a casa era mal-assombrada. Alguns_______ (afirmava,afirmavam) ouvir alguém
cantando por lá às sextas-feiras.
– Deve ser coisa de fantasma! – falavam.
– Se existe, nunca vi! – E então contava a eles que as casas antigas, como aquela, com revestimentos e assoalho de madeira, ___________(estala,estalam) por causa das mudanças de temperatura. Isso é um fenômeno natural, conforme meu pai havia me explicado. Mas meus amigos não se _______(convencia.convenciam) facilmente. ___________(Apostava,Apostavam) que mais dia menos dia eu levaria o maior susto.
– Se existe, nunca vi! – E então contava a eles que as casas antigas, como aquela, com revestimentos e assoalho de madeira, ___________(estala,estalam) por causa das mudanças de temperatura. Isso é um fenômeno natural, conforme meu pai havia me explicado. Mas meus amigos não se _______(convencia.convenciam) facilmente. ___________(Apostava,Apostavam) que mais dia menos dia eu levaria o maior susto.
Certa noite, três anos atrás, aconteceu algo impressionante. Meus pais
haviam saído e eu fiquei em casa com minha irmã, Beth. Depois do jantar, fui
para o quarto montar um quebra-cabeça de 500 peças, desses bem difíceis.
Faltava um quarto para a meia-noite. Eu andava à procura de uma peça
para terminar a metade do cenário quando senti um ar gelado bem perto de mim.
As peças espalhadas pelo chão___________(começou, começaram) a tremer. Vi,
arrepiado, cinco delas_________(flutuar, flutuarem) e depois se_________(encaixar,
encaixarem )bem no lugar certo. Fiquei tão assustado que nem consegui me mexer.
Só quando tive a impressão de ouvir passos se afastando é que pude gritar e
sair correndo escada abaixo. Minha irmã tentou me acalmar, dizendo que tudo não
passava de imaginação, mas eu insisti e implorei que ela viesse até o quarto
comigo. Uma segunda surpresa me esperava:
ATIVIDADE
XVI
PRODUÇÃO DE TEXTO
Agora é com vocês, produza agora a sua versão do final da história .
ATIVIDADE
XVII
1-O texto Recado de Fantasma é
predominantemente narrativo. Retire do texto os elementos da narrativa.
a)Tempo. b)Espaço. c)Personagens.
2- No texto, não encontramos o
nome do personagem principal. Que nome você daria a ele? Por quê?
3- Quem narra a história? O
narrador é em 1a. ou em 3a. pessoa? Justifique.
4- Ordene os fatos do texto.
( ) O quebra cabeça aparece
montado.
( ) O personagem muda-se para
um antigo sobrado.
( ) O personagem monta o
quebra-cabeça e as peças começam a tremer. Cinco delas encaixam-se no lugar.
( ) O personagem e Beth vão à biblioteca
pesquisar.
( ) Beth tenta acalmar o personagem.
5- Reescreva o quinto
parágrafo do texto como se o narrador fosse:
a) a mãe do personagem
principal:
b) a irmã do personagem
principal:
6- Retire do texto as frases
precedidas de travessão.
7-Agora explique por qual
motivo usou-se o travessão.
9- Quanto tempo se passa desde
o momento em que o fato impressionante aconteceu até o momento em que o
narrador conta os fatos?
10- O que, na sua opinião, era
o “ar gelado” que o narrador sentiu bem perto de si?
11- Faça um levantamento de
todos os fenômenos sobrenaturais que são mencionados no texto.
12- Explique o título do texto.
![Adesivo Decorativo Jornada 60x30cm Preto | Leroy Merlin](file:///C:/Users/User/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image027.jpg)
Professora
Fernanda Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário