Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 6º ANO - FERNANDA FREITAS


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA:FERNANDA FREITAS   /   


ATIVIDADE I

Escolha alguém de sua casa ou você mesmo pode responder as questões abaixo:
 a - Você gosta de propagandas? Por quê?
 b - Quais meios de comunicação divulgam propagandas?
 c- Por que são produzidas as propagandas?
 d- Quem produz as propagandas?
 e- Você valoriza a marca daquilo que compra? É importante comprar produtos de marca?
 f- Você se considera consumista?
 g- O que é mais importante para você: ser ou ter?
 h- Vocês já estudaram propaganda, o que se lembram desses estudos?

Copie  o conceito de propaganda:

PROPAGANDA

    A Propaganda é o conjunto de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.

    Para elaborar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens:
-Qual é o produto a ser oferecido.
-Que linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal ( coloquial).
-Qual é o público-alvo.
-Qual veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, ,imprensa escrita(revista, jornal) etc.
-Qual slogan deve ser criado para a propaganda
(frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um  produto ou de um serviço).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 ATIVIDADE II

1)      Observe a propaganda abaixo:
http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/05/2-4-200x83.jpg
a) Qual loja ou produto é anunciado na propaganda acima?
b) Esta propaganda é destinada a qual público-alvo?
c) Qual é o slogan dessa propaganda?
 d) Qual veículo de comunicação é utilizado para a divulgação dessa loja ou produto? 

2) Agora é hora de recortar uma propaganda de um jornal ou revista, colar no caderno e  responder algumas questões:
a) Qual loja ou produto é anunciado na propaganda acima?
b) Esta propaganda é destinada a qual público-alvo?
c) Qual é o slogan da propaganda que você colou acima?
d) Qual veículo de comunicação é utilizado para a divulgação dessa loja ou produto?
http://acessaber.com.br/wp-content/uploads/2017/05/4-1-200x111.jpg 
3) Crie uma propaganda bem criativa para o produto ao lado.  Não esqueça do slogan. Bom trabalho!
Copie o conteúdo abaixo:
As PROPAGANDAS  são textos predominantemente multimodais. Nos aspectos linguísticos, podemos ressaltar: o uso de tempo verbal no presente, modo imperativo e, muitas vezes, a modalização deôntica (dever); utilização de operadores argumentativos, por vezes modalizadores do discurso (p.ex.: inclusive, já, até, ainda, com certeza, facilmente, etc.); frases curtas e preferência por períodos compostos por coordenação; seleção lexical cuidadosa, com termos específicos, claros e concisos; linguagem clara e objetiva.
 Nos aspectos não linguísticos, destacam-se jogo de cores e imagens; diferentes tamanhos das fontes; distribuição dos elementos que compõem este gênero: título, imagem, marca e o texto. Todos esses aspectos visam a atingir o objetivo de persuadir e/ou convencer o interlocutor à aquisição de um produto ou à mudança de comportamentos e atitudes.
ATIVIDADE III
Propaganda chapeuzinho vermelho   interpretação
Acesse nosso site: www.greenpeace.org.br
1) Esse texto classifica-se como:
 a) notícia                 b) publicidade                     c) receita                      d) conto
2) A imagem apresentada faz referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?
 3) Qual a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?
4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa imagem?
 5) Qual é o objetivo dessa propaganda?
 5) O objetivo da pergunta apresentada “Você não quer contar esta história para seus filhos, quer?” não é que o leitor responda apenas sim ou não. O que você acha que o autor espera do leitor ao fazer essa pergunta?
6) O que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?
 7) São apresentadas duas opções para entrar em contato com o Greenpeace. Quais são elas?
8) E o que nós podemos fazer para ajudar na preservação do meio ambiente?.
_______________________________________________________________________________________
ATIVIDADE IV
A próxima atividade será pesquisar diversos anúncios publicitários configurados em jornais, revistas, sites, televisão ou em outro suporte. Essa atividade possibilitará um contato direto do aluno com o suporte e veículo de circulação, o que favorecerá uma situação de interação sociocomunicativa concreta, com o propósito de fundamentar a necessidade de produção e de aprendizagem relacionada ao gênero textual, oral ou escrito.
Em relação às propagandas selecionadas, responda:
 1. Quem produziu o texto?
 2. Qual é o lugar de circulação dessa propaganda?
 3. Qual é o objetivo da propaganda que você escolheu?
 4. Quais são as cores predominantes na propaganda analisada?
 5. Qual a relação que as cores têm com o produto ou que sentidos podem evocar?
6. Quais as qualidades do produto, segundo o texto?
 7. Na propaganda, o que mais chamou sua atenção? Por quê?
 8. Que recursos foram usados para chamar atenção dos leitores? Qual a sua função?
9. Para quem é direcionada a propaganda?
 10. Você acha que este gênero também deve ser estudado em sala de aula? Justifique.

Copie o conteúdo a seguir:

dengue-iObserve a imagem abaixo:
CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO

Temos duas frases. Na primeira, “Eu odeio estes pneus!” e a segunda, “Eu adoro esses pneus” A palavra Pneu aparece nas duas frases, porém, o significado não é o mesmo. No primeiro exemplo, a palavra aparece no sentido de “gordura excessiva que se localiza na cintura.” e no segundo exemplo, a palavra pneu está no seu sentido real, “Revestimento exterior de borracha que protege a câmara de ar da roda de um veículo”. As palavras podem ser empregadas de maneiras diferentes. Elas podem ser empregadas no seu sentido real ou no sentido fantástico. Dizemos assim, que a palavra pode ser empregada no sentido denotativo ou conotativo.
sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Por sua vez, o sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo. __________________________________________________________________________________
ATIVIDADE V
Leia o poema para responder as questões de 1 a 6.
De mão em mão
Nas suas mãos eu entrego
Todas as mãos que aqui estão
 Vamos ficar de mãos dadas
Disso eu não posso abrir mão.

Tem gente que é mão aberta
Tem gente que é mão de vaca
Tem gente que é mão de ferro
Tem gente que tem mãos de fada.

Tem gente com as mãos leves, bondosas
Tem gente que maltrata com as mãos
 Tem gente com mãos carinhosas
 Que agradam, afagam e consolam.
Parte de um poema retirado do livro Histórias para Ouvir e Cantar – Ed. Globo, 1993.
ATIVIDADE VI
1.      O eu lírico retrata na segunda estrofe o sentido DENOTATIVO ou CONOTATIVO  das expressões? Justifique sua resposta.

2.      No quarto verso da primeira estrofe, o eu lírico demonstrou
(A) tristeza.               (B) alegria.               (C) entusiasmo.       (D) perseverança.
     3. No verso “Vamos ficar de mãos dadas” (v. 3), o que o eu lírico quis expressar?

4.Explique o significado das expressões              “mão aberta”                                 “mão de vaca”
5.Como vimos, as palavras da língua podem adquirir significados fantásticos, fora do seu significado real, usual. Escreva algumas palavras ou expressões com sentido conotativo.

6. Preencha o quadro abaixo. É só pesquisar na poesia DE MÃO EM MÃO.
SUBSTANTIVOS

ADJETIVOS












---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE VII
Leia o texto para responder às questões de 1 a 5.

Aula de Ciências
 Na escola a professora pergunta:
 – Quantas patas têm o cavalo?
 – Quatro.
– Por isso como se chama?
– Quadrúpede.
– Muito bem. E você, quantos pés você tem?
– Dois.
– E como se chama?
– Serafim.
                                          Ziraldo. Anedotinha do bichinho da maça (1980).
1.      O texto lido é:
 (A) Um conto moderno. (B) Uma biografia.         (C) Uma fábula. (D) Uma anedota.

2.      Há um traço de humor no trecho :
(A) “quantas patas tem o cavalo”.                   (B) “quadrúpedes”.
 (C)”e você, quantos pés tem?”                       (D) “Serafim”.

3.      No trecho “– Quantas patas tem o cavalo?” a pontuação usada no final da frase indica:
 (A) indagação     (B) alegria.            (C) negação         (D) afirmação
4.      Para que serve esse tipo de texto?

5.      A aula que Serafim estava assistindo era de qual disciplina? Como você descobriu?

Os sinais de pontuação representam as pausas e entoações de nossa fala. Eles dão à escrita maior clareza e simplicidade. O ponto final é utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é usado em abreviaturas. O ponto de interrogação é utilizado no final de palavras, orações ou frases para indicar uma pergunta direta. Não deve ser empregado em perguntas indiretas. O ponto de exclamação é usado no final de frases exclamativas e depois de interjeições ou locuções. A vírgula tem vários casos de emprego, entre eles estão: separação de nomes de localidades, vocativos, aposto, expressões explicativas, etc. O ponto travessão e as aspas são utilizados para indicar uma determinada personagem num discurso direto.

6.      Releia o texto “Aula de Ciências” e explique o uso de cada uma das pontuações.
Dois pontos (:)                             Travessão (-)                                     Interrogação (?)
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE VIII
Leia o texto para responder as questões com atenção.

Que medo!
 Minha mãe ouviu um barulho de noite!
Quando ela olhou, tinha um homem embaixo da cama!
 – Era um ladrão?
– Que nada, era meu pai!
Ele também tinha ouvido o barulho.

1. Este texto é engraçado, porque:
 (A) a mãe ouviu um barulho.                                   (B) o ladrão entrou em casa.
(C) a mãe se escondeu embaixo da cama.                 (D) o pai era o mais medroso de todos.

2. O travessão usado no texto serviu para:
 (A) marcar a fala do personagem.                (B) introduzir a fala do personagem.
(C) fazer uma pergunta direta.                      (D) dar uma explicação.

3. O humor da anedota encontra-se na frase :
(A) “Minha mãe ouviu um barulho de noite!”
(B) “– Era um ladrão?”
 (C) “– Que nada, era meu pai! ele também tinha ouvido o barulho.”
(D) “Quando ela olhou, tinha um homem embaixo da cama!”

4. No trecho: “Ele também tinha ouvido o barulho.” (linha 4). A palavra negritada no trecho se refere:
 (A) ao irmão.             (B) ao ladrão.                 (C) ao narrador.              (D) ao pai.

5. O trecho que dá ideia de lugar é :
(A) “...tinha um homem embaixo da cama!”              (B) “...ouviu um barulho de noite.”
 (C) “...Quando ela olhou.”                                         (D) “Ele também tinha ouvido o barulho!”

6. A frase do texto que expressa uma indagação é:
7. Complete as lacunas do texto “Que medo!”, inserindo os verbos correspondentes.
Que medo!
 Minha mãe _________ um barulho de noite! Quando ela ______, tinha um homem embaixo da cama! – ________ um ladrão? – Que nada, ______ meu pai! Ele também __________ o barulho.

8. Na frase: “Minha mãe ouviu um barulho de noite!” a palavra “minha” (linha 1) dá ideia de :
(A) demonstração. (B) indefinição.          (C) pessoa.            (D) posse.

9. O conflito do texto inicia quando:
 (A) a mãe ouve um barulho.                     (B) imagina ser um ladrão.
 (C) o pai fica debaixo da cama.                (D) a noite chega.

10. Na fala: “– Que nada, era meu pai!”. Indica que quem está falando é:
 (A) o ladrão. (B) a filha.                           (C) a mãe.            (D) o narrador.

11. Pelo desfecho da narrativa o pai era simplesmente:
 (A) corajoso. (B) audacioso.                 (C) medroso.           (D) autêntico.

12. Você conhece alguma anedota? Escreva-a abaixo, use adequadamente a pontuação.

Copie o conteúdo abaixo:
Variação Linguística

CONCEITUANDO:
 • Não existe um único jeito de falar a língua portuguesa.

VARIEDADES LINGUÍSTICAS: são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.
FATORES DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
• Idade;      • Gênero;      • Grupos sociais;      • Profissão;   • Nível de escolaridade;    • Região.

Como a sociedade é marcada por diferenças sociais, culturais, regionais, etc., a língua apresenta muitas variações, que refletem essas diferenças e constituem as variedades linguísticas.

NORMA-PADRÃO ,CULTA,FORMAL

A língua está sempre em mudança, em renovação. Novas palavras surgem a todo momento e formas antes valorizadas caem em desuso com o tempo. Para evitar que cada um use a língua à sua maneira, temos a NORMA-PADRÃO: É uma referência, uma espécie de modelo ou de “lei” que normatiza o uso da língua, falada ou escrita.

PRECONCEITO LINGUÍSTICO Do ponto de vista linguístico, não existe variedade linguística melhor ou mais correta do que outra. Pessoas de baixa escolaridade, ou vindas do interior, ou vindas de regiões distantes dos grandes centros urbanos podem ser ridicularizadas ou inferiorizadas por falarem uma variedade diferente daquelas prestigiadas socialmente. Você deve ficar atento(a) para perceber qual variedade linguística é mais adequada à situação.

ATIVIDADE IX

Leia o texto para responder as questões abaixo.

Saudosa Maloca

 Se o sinhô num tá lembrado,
 dá licença de contá,
é que onde agora está
esse edifício arto,
era uma casa véia,
um palacete assombrado.
 Foi aqui, seu moço,
 que eu, Mato Grosso e o Joca
 construímo nossa maloca.
Mas um dia, nóis nem pode
sealembrá,
 veio os home co’as ferramenta:
 o dono mandô derrubá.

Adoniran Barbosa, tirada do livro de Carmen Silvia Carvalho, Construindo a Escrita: Leitura e Interpretação, ilustração de Carlos Avalone e Célia Kofuji, São Paulo, Ática, 1996, volume 3, p. 70.

1.      O texto é do gênero _____________________ do tipo ______________________e tem como finalidade __________________________________________________.

2.      A poesia trata sobre:

 (A) uma casa antiga.       (B) uma nova casa.   (C) um sonho real.           (D) uma casa destruída.

3.      A linguagem empregada no poema é típica de:
(A) pessoas que moram na zona rural.             (B) pessoas que são intelectuais.
 (C) pessoas que estudam na escola.                (D) pessoas que conversam no MSN.

4.      Transcreva o poema, transformando-o num texto em prosa. Utilize a linguagem variedade padrão formal.
5.       
SAUDOSA MALOCA
5. No verso: “Veio os home co’as ferramenta:” A expressão sublinhada quer dizer:
 (A) com as       (B) como as          (C) como as         (D) como-as

ATIVIDADE X
1-Leia o texto retirado do Whatsap de  dois jovens e responda as perguntas:

Favoritando mensagens no Whatsapp para Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)
Favoritando mensagens no Whatsapp para Android (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

a)A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor destas mensagens escreveu  usando essa escrita?
c)Os jovens utilizam linguagem verbal ou não verbal?Justifique.
d)As figuras utilizadas recebem um nome específico.Que nome é esse?


1.      Leia o texto:

2.      O que Chico está fazendo?

3.      Com a resposta “tá”, o que ele está querendo dizer para a menina?

4.      Pela pose e expressão do rosto de Chico Bento, o que ele entendeu quando a menina disse para que ele olhasse o passarinho?

5.      Por que o sorriso sumiu do rosto do menino no 2º quadrinho? Ele não esperava que a menina tirasse o retrato? Por que ele se surpreendeu?

6.       Quem ficou mais surpreso com a aparição do passarinho: o menino ou a menina? Por quê?

7.      A expressão FLASH, que apareceu no 2º quadrinho, ajuda a entender a história?  Por quê?

8.      Observe, no 3º quadrinho, a expressão do rosto do Chico Bento, o movimento dos seus pés, a posição de suas mãos, junto à cintura. Você acha que ele está satisfeito com a atitude (comportamento) do passarinho?

9.      Leia novamente o 1º quadrinho da história. Para Rosinha, “Óia o passarinho” significa:

10.  10. O que você achou da história? É interessante? É engraçada? Explique sua resposta.

Copie o conteúdo abaixo:

Gênero Textual E-mail

O E-mail ou Mensagem Eletrônica é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na atualidade. Do inglês, o termo “e-mail” corresponde a abreviação de “eletronic mail”.
Características do e-mail
O e-mail substitui, em partes, as antigas cartas, enviadas pela agência de correios. Ainda que tenha se proliferado de uma maneira muito marcante, as cartas ainda fazem parte do mundo atual.No entanto, torna-se indiscutível a importância do e-mail como suporte e veículo de comunicação moderno.
Para que os e-mails sejam enviados, as pessoas o criam numa página específica chamada de "provedor". Ou seja, as empresas destinadas a esses serviços, por exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre outras.
Para acessar a página de e-mail, é necessário que a pessoa crie uma senha (“password” em inglês) que será identificada sempre que quiser entrar na página e verificar sua caixa de e-mail. Esse sistema de segurança impede a invasão de privacidade.
A estrutura do endereço de e-mail é definida por nome@provedor.com.br onde o termo “com” indica a palavra comercial e o “br” refere-se à sigla do país, no caso o Brasil. O símbolo @ (arroba) é essencial para que um endereço de e-mail seja identificado pelo sistema computacional. Comumente, acima do espaço destinado à mensagem aparece o destinatário “Para” (“to” em inglês), que pode ser para uma ou para várias pessoas.
Embora seja bastante usado no âmbito pessoal, os e-mails são utilizados largamente por empresas, instituições, associações, entre outros.
Dependendo da proximidade entre o emissor (remetente) e o receptor (destinatário), a linguagem utilizada pode ser formal ou informal.
Tal qual as cartas, o e-mail pode ter no final do corpo da mensagem um pós-escrito (sigla P.S.) que indica informações ou observações que o emissor gostaria de acrescentar. Geralmente, os e-mails são textos curtos e objetivos e além de seguir uma estrutura parecida com a carta, podem ser comparados com os bilhetes.

Estrutura do e-mail e exemplos

A estrutura de produção dos e-mails assemelha-se a das cartas, a saber:

Assunto

Representa o tema do e-mail preenchido na caixa de diálogo que aparece acima do corpo da mensagem.Ele é chamado de assunto ("subject" em inglês), por exemplo:
Nota da Prova, Currículo Lattes, Vaga de Emprego, etc.

Vocativo

Já no corpo da mensagem, coloca-se o nome do receptor, ou seja, para quem a mensagem está sendo destinada, por exemplo:
Caro Senhor Rodrigues”, numa linguagem mais formal; ou simplesmente o nome do amigo “Carol”

Texto

No corpo de texto (ou corpo da mensagem) são colocadas as informações que o emissor quer expressar segundo o assunto da mensagem.

Despedida

Indica a finalização da mensagem com expressões de despedida como:
·         "Atenciosamente"' ou "Saudações" (linguagem formal);
·         "beijos grandes" ou "com carinho" (linguagem informal)

Assinatura

Ao final da mensagem, o emissor assina seu nome. Dependendo do teor da mensagem, a linguagem deve ser mais formal, onde o emissor assina seu nome completo; ou informal, com abreviações, nomes no diminutivo, apelido, etc.
Exemplo 1

Em 30 de julho de 2012 15:56, joão pedro zocatele escreveu*:

Camila,
Minhas férias foram muito boas, eu fui para o parque nacional da serra dos órgãos em Teresópolis. Eu conheci várias cachoeiras e riachos, foi uma caminhada muito grande mais valeu a pena!!!
Na primeira semana, meus primos foram lá em casa, mas como estava chovendo, nós não pudemos sair para brincar! Mas, na segunda semana de férias minha prima dos Estados Unidos veio para cá e nós fomos no Cremerie para andar de pedalinho!!
Abraços,
Pepeu

Em 30 de julho de 2012 21:33, Camila escreveu:

Pepeu,
O parque de Teresópolis é muito bonito mesmo! Alguns anos atrás eu fui lá com a minha família, mas não fiz caminhada não, só fiquei lá no início mesmo.
Quanto tempo vocês caminharam?
Encontrou algum animal durante o passeio?
Com quem você foi?
Conte mais sobre essa experiência!

Beijos,
Camila


Leia os e-mails abaixo:

Companheiros da Educação: Gêneros Textuais Prontos Para Imprimir    
ATIVIDADE XI
 1.    Após a leitura dos textos, responda:

a)    Como se chama um texto como esse?
b)    Qual a finalidade de textos assim?
c)    Em que meio social esses textos circulam?
d)    Qual ou quais os suportes para esse tipo de gênero textual?
e)    Qual a principal vantagem de um e-mail em relação a uma carta pessoal?

2.    Leia novamente o primeiro texto e explique:

a)    Quem é o autor do primeiro e-mail, ou seja, o emissor?
b)    Quem é o destinatário do primeiro e-mail, ou seja, quem o recebe?
c)    Qual o assunto é especificado do e-mail 1?
d)    Quando o primeiro e-mail foi enviado?

3.    Leia novamente os  textos e responda:

a)    Qual a finalidade do e-mail 2?
b)    Quem é o emissor e quem é o destinatário?
c)    Quando esse e-mail foi enviado?
d)    De acordo com o texto do e-mail 2, qual a relação entre os interlocutores, ou seja, emissor e destinatário?

4.Sobre o gênero e-mail assinale V para verdadeiro ou F para falso:

(  ) Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.
( ) Dependendo do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a linguagem irá variar entre formal e informal.
(  ) Para criar e enviar e-mails não é preciso ter conhecimento em computação.
(  ) No campo “assunto” o autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail.
(  ) E-mail é um gênero que expõe a vida dos usuários tanto quanto as redes sociais.

5.Você tem e-mail? Qual? Caso não tenha, ,converse com seus pais ou responsável para ver a possibilidade de você criar seu e-mail.

6.As questões que se seguem, abordarão separação silábica, ,letra,fonema e dígrafo:
http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/903/64GeCq.jpg
 . http://img827.imageshack.us/img827/1846/divisosilbicaatividade0.jpg
http://img191.imageshack.us/img191/4181/encontroconsonantaledgr.jpg 

Copie o conteúdo abaixo:

https://static.escolakids.uol.com.br/file/infantil.jpgSINÔNIMOS , ANTÔNIMOS e HOMÔNIMOS

Conheça sobre o contrário e o semelhante das palavras.
É muito importante termos o hábito de ler bons livros, histórias em quadrinhos, jornais, e outros, para que cada vez o nosso vocabulário se torne mais aperfeiçoado.

Porque como você sabe, não podemos escrever da mesma maneira como falamos, pois a escrita precisa estar de acordo com as regras gramaticais da língua.

Então, quando falamos em sinônimos, lembramos de significado. E esse significado nos leva à ideia do dicionário, porque ele deve ser nosso companheiro constante.

Qual é a palavra que tem o mesmo sentido de menino?
Podemos dizer garoto, assim como podemos também falar que caridade é o mesmo que bondade. Apenas houve a mudança de palavra, mas o significado permaneceu o mesmo.

Por isso, dizemos que “sinônimo” significa semelhança de sentido.

Observe algumas palavras:



casa – residência
alegria – felicidade
percurso – trajeto
questionar – perguntar
brincadeira – diversão
carinho- afeto
calmo – tranquilo


https://static.escolakids.uol.com.br/file/escrtita%20-infantil.jpg
Os antônimos significam palavras contrárias, inversas de sentido. Perceba:

claro – escuro
dia – noite
bondade – maldade
bonito – feio

limpo – sujo
correto – errado
largo – estreito
alto – baixo

HOMÔNIMOS:  De acordo com o Dicionário Aulete Digital é a "...palavra que se escreve e se pronuncia ou só se pronuncia da mesma maneira que outra, mas cujo significado é diferente.
Ex.: manga (fruta) e manga (parte de vestuário).
ATIVIDADE XII
1-       Complete as frases com o antônimo da palavra entre parênteses:
a) Renato __________ a garrafa térmica. (abriu)                b) O menino _________ a pipa. (prendia)
c) O homem _____________ levou a carroça. (fraco)        d) Aquele prédio é muito _________. (baixo)
e) Marcelo é um menino ______________. (triste)            f) Esta casa é muito ___________. (grande)

2- Dê o antônimo das palavras:
Viva-  feliz- entrar:_- amarrou: dentro-  não- pequena  - ordem- mal- valente- apareceu-  pregou:- manso  simpático:___________________

3- Sublinhe o sinônimo da palavra em destaque e copie a frase fazendo a substituição.

a) Paulo ficou surpreso com a reação de Pedro. (triste – zangado  - espantado)
b) No princípio você estranhará o quarto. (fim – início – meio)
c) Cedinho o trem surgiu na estação. (apareceu – saiu – partiu)
d) Mário aprisionou o pássaro na gaiola. (levou – prendeu – segurou)
e) O sol clareava todo o apartamento. (iluminava – escurecia – mostrava)
f) No fim da tarefa o atleta estava esgotado. (feliz – apreensivo – cansado)

4- Caçando sinônimos ( palavras com significados semelhantes).
C
O
N
T
E
N
T
E
D
I
M
O
V
E
L
O
C
E
R
T
O
E
T
U
P
F
I
M
P
O
M
A
C
I
O
T
R
A
N
Q
U
I
L
O
N
E
P
U
L
A
R
M
O
S
U
G
U
I
S
G
Ç
O
U
V
I
R
I
G
U
I
I
D
O
S
O
A
D
I
S
T
A
N
T
E
D
R
U
T
I
R
R
U
I
D
O
N
A
I
P
A
F
I
A
R
L
O
P
T
O
P
E
R
G
U
N
T
A
R
E
U
I
M
A
P
A
V
O
R
A
D
O
A
M
A
R
T
A
G
A
R
E
L
A
T
R
A
P
I
D
O

1.    ALEGRE: ________________________
2.     INICIAR  ________________________
3.    BARULHO  ______________________
4.    FALADEIRA _____________________
5.    ACABAR ________________________
6.    CALMO _________________________
7.    INDAGAR _______________________
8.    ASSUSTADO ____________________
9.    ESCAPAR _______________________
10.  SEDOSO ________________________
11.  VELHO _________________________
12.  PARADO _______________________
13.  AMOLAR _______________________
14.  VELOZ  _________________________
15.  CORRETO  ______________________
16.  SALTAR ________________________
17.  ESCUTAR _______________________
18.  COMPRIDO ______________________
19.  LONGE _________________________


ATIVIDADE XIII
Leia com atenção a conversa entre uma professora e duas alunas.

-Quem gostou do conto que acabamos de ler? - perguntou a professora
-Eu achei a história engraçada - respondeu Bia.
-Eu achei a história divertida - comentou Larissa.

1-Agora, responda:
a) Bia e Larissa tiveram opiniões diferentes sobre a história?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.

As palavras que você escreveu são chamadas de sinônimos.

2-Complete a frase a seguir com o que você entendeu da explicação acima.

Sinônimos são palavras _______________________________________________________________.
3-Ordene as sílabas para formar palavras. Em seguida, escreva um sinônimo para cada palavra que você descobriu.
a) co-en-trar          b) bo-ro-so-as          c) ro-li-gei        d) te-va-len   e) gra-le-a       f) guar-a-dar

4-Reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque por um sinônimo.
a) Tânia me auxiliou na pesquisa.                     b) Verônica é muito carinhosa com seus filhos.
c) O cabelo de Mariana está comprido.            d) No início do ano, Marcelo se tornou meu amigo.
e) O gato saltou o muro.
ATIVIDADE XIV

Leia o texto a seguir.
Surpresa para Laura

            Laura tem oito anos e gosta muito da escola onde estuda. Um dia, ao chegar em casa, seus pais disseram que ela teria de mudar para uma escola mais próxima de sua casa. Espantada com a notícia, a garota correu para seu quarto e lá permaneceu trancada por algum tempo.
              Depois de pensar melhor, Laura ficou mais tranquila e compreendeu que essa alteração poderia ser interessante, pois além de não precisar mais tomar o ônibus, teria a chance de fazer novos amigos e conhecer outros professores.

5-Agora, faça uma lista com as palavras destacadas no texto. Em seguida, escreva um sinônimo para cada uma delas.

6-Copie e leia o parágrafo a seguir.
Mariana é uma bela moça. Desde pequenina sempre foi bela. A irmã de Mariana também é bela.

Como você viu, a palavra bela foi usada mais de uma vez. Veja como poderíamos proceder caso quiséssemos evitar a repetição dessa palavra.

Mariana é uma bela moça. Desde pequenina sempre foi bonita. A irmã de Mariana também é formosa.
7-O que foi feito para evitar a repetição da palavra bela?
8-Agora, copie no caderno as frases a seguir, completando-as com sinônimos das palavras em destaque.

a) Ele é um cachorro muito comilão. É tão _____________ que come num minuto toda ração do prato.
b) Júnior foi muito rápido na corrida. Ele ganhou até do Cláudio que sempre foi o mais ________ da turma.
c) Lucas mora próximo à escola. Juliana e Marcela também moram ___________ de onde estudam.
d) Minha tia reside na Rua Pará e minha avó ____________ na Rua Paranaguá.
e) O time dos meninos ganhou o jogo. Os __________ jogaram muito bem.
Palavras Antônimas

Leia a conversa entre dois amigos.

-A professora deu uma tarefa difícil - disse Bruno.
-Eu achei a tarefa fácil - comentou Eduardo.

9-Agora, responda.
a) Os dois meninos tiveram opiniões semelhantes sobre a tarefa?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as.

As palavras que você copiou são chamadas de antônimos.

10-Complete a frase a seguir com o que você entendeu da explicação.

Antônimos são palavras ______________________________________________________________.
11-Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.
a) dia          b) longo           c) quente       d) devagar          e) forte           f) duro

12-Complete as frases a seguir com antônimos das palavras em destaque. Veja o exemplo.
Ana gosta de dormir cedo e Marina prefere dormir tarde.

a) Mário comeu poucos brigadeiros, mas Bruno comeu ____________.
b) Carla comprou um vestido novo e Luciana rasgou o vestido ____________.
c) Marcos achou o filme bom, mas Júnior achou __________.
d) Carolina está muito triste nesses dias, mas Andreia está bastante _________.

13-Reescreva o texto a seguir, expressando uma ideia contrária. Para isso, substitua as palavras destacadas por antônimos.

         Carla ganhou um livro de poemas de sua irmã mais nova. O livro tinha muitas páginas, por isso a leitura foi lenta. O poema de que mais gostou foi o primeiro, que falava de amizade.

Leia a piadinha a seguir:

O avô do Bocão contando pros amigos:
-Quando eu vou dormir, levo dois copos d'água pro quato. Um copo cheio e outro vazio. O cheio é para o caso de eu ter sede.
-E o vazio?
-É para o caso de eu não ter.
PINTO,  Ziraldo ALves. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo, Melhoramentos, 2000.

14-Agora, responda.
a) Você achou a piada engraçada? Por quê?
b) Identifique no texto um par de antônimos.
c)Você acha que esse par de antônimos ajuda o leitor achar graça na piada? Explique por quê.

ATIVIDADE XV
Leia o texto abaixo preenchendo os espaços com um dos verbos do parênteses:

Recado de Fantasma

Tudo começou quando nos______(mudou, mudamos) para aquela casa. Era um antigo sobrado, com uma grande varanda envidraçada e um jardim. Eu me _______(sentia,sentíamos) tão feliz em morar num lugar espaçoso como aquele, que nem ________(dei,demos) atenção aos comentários dos vizinhos, com quem fui fazendo amizade. Eles______ (dizia,diziam) que a casa era mal-assombrada. Alguns_______ (afirmava,afirmavam) ouvir alguém cantando por lá às sextas-feiras.
– Deve ser coisa de fantasma! – falavam.
– Se existe, nunca vi! – E então contava a eles que as casas antigas, como aquela, com revestimentos e assoalho de madeira, ___________(estala,estalam) por causa das mudanças de temperatura. Isso é um fenômeno natural, conforme meu pai havia me explicado. Mas meus amigos não se _______(convencia.convenciam) facilmente. ___________(Apostava,Apostavam) que mais dia menos dia eu levaria o maior susto.
Certa noite, três anos atrás, aconteceu algo impressionante. Meus pais haviam saído e eu fiquei em casa com minha irmã, Beth. Depois do jantar, fui para o quarto montar um quebra-cabeça de 500 peças, desses bem difíceis.
Faltava um quarto para a meia-noite. Eu andava à procura de uma peça para terminar a metade do cenário quando senti um ar gelado bem perto de mim. As peças espalhadas pelo chão___________(começou, começaram) a tremer. Vi, arrepiado, cinco delas_________(flutuar, flutuarem) e depois se_________(encaixar, encaixarem )bem no lugar certo. Fiquei tão assustado que nem consegui me mexer. Só quando tive a impressão de ouvir passos se afastando é que pude gritar e sair correndo escada abaixo. Minha irmã tentou me acalmar, dizendo que tudo não passava de imaginação, mas eu insisti e implorei que ela viesse até o quarto comigo. Uma segunda surpresa me esperava:

ATIVIDADE XVI
PRODUÇÃO DE TEXTO

Agora é com vocês, produza agora  a sua versão do final da história .
ATIVIDADE XVII
1-O texto Recado de Fantasma é predominantemente narrativo. Retire do texto os elementos da narrativa.
a)Tempo.                                   b)Espaço.                      c)Personagens.
2- No texto, não encontramos o nome do personagem principal. Que nome você daria a ele? Por quê?
3- Quem narra a história? O narrador é em 1a. ou em 3a. pessoa? Justifique.
4- Ordene os fatos do texto.

( ) O quebra cabeça aparece montado.
( ) O personagem muda-se para um antigo sobrado.
( ) O personagem monta o quebra-cabeça e as peças começam a tremer. Cinco delas encaixam-se no lugar.
( ) O personagem e Beth vão à biblioteca pesquisar.
( ) Beth tenta acalmar o personagem.
5- Reescreva o quinto parágrafo do texto como se o narrador fosse:
a) a mãe do personagem principal:
b) a irmã do personagem principal:
6- Retire do texto as frases precedidas de travessão.
7-Agora explique por qual motivo usou-se o travessão.
9- Quanto tempo se passa desde o momento em que o fato impressionante aconteceu até o momento em que o narrador conta os fatos?
10- O que, na sua opinião, era o “ar gelado” que o narrador sentiu bem perto de si?
11- Faça um levantamento de todos os fenômenos sobrenaturais que são mencionados no texto.
12- Explique o título do texto.

                Adesivo Decorativo Jornada 60x30cm Preto | Leroy MerlinBOM TRABALHO!
                                                                                                 Professora Fernanda Freitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!