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domingo, 31 de maio de 2020

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 7º ANO PROFESSOR SIDNEI

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PROFESSOR SIDNEI


Roteiro:

Aula 11: Expressões Numéricas
Assistir ao vídeo: https://youtu.be/NjrPyGPol1A
Fazer atividades relacionadas à aula 11

Aula 12: Revisão Números Inteiros
Fazer atividades relacionadas à aula 12

Aula 13: Proporcionalidade: Grandeza e razão
Assistir ao vídeo:https://youtu.be/ZiHqfMn2nQY
Ler explicação e fazer atividades relacionadas à aula 13

Aula 14: Proporções
Ler explicação e fazer atividades relacionadas à aula 14

Aula 15: Escalas
Assistir ao vídeo:https://youtu.be/MlpfXdvG_04
Ler explicação e fazer atividades relacionadas à aula 15

Aula 16: Aplicação das razões
Assistir ao vídeo: https://youtu.be/4HBKywBYUx0
Ler explicação e fazer atividades relacionadas à aula 16

Aula 17: Grandezas diretamente proporcionais
Assistir ao vídeo:https://youtu.be/IIuzT6lwwLA
Ler explicação e fazer atividades relacionadas à aula 17

Aula 18: Grandezas inversamente proporcionais
Assistir ao vídeo:https://youtu.be/ZiHqfMn2nQY

Aula 19: Exercício fixação
Resolver exercícios propostos

Aula 20: Testes
Resolver testes relativos à aula 20



Aula 11




Exercícios

1) CALCULE MENTALMENTE E ANOTE OS RESULTADOS:

a) - 6 + 10 - 4
b) 15 - 7 - 13 + 1
c) - 3 + 4 -  6 -4 + 3

 2) Lúcio participou cinco vezes de um jogo no computador. Aconteceu o seguinte:


a) Qual foi a pontuação final?
b) Escreva uma expressão que traduza essa situação.

3) Qual é o resultado?
a) O dobro de -5 adicionado a -3
b) O triplo de -10 dividido por -5
c) O quadrado de -6 adicionado  ao cubo de -1

4) Calcule o valor das expressões:




Aula 12

Exercícios

1) Indique o número inteiro que você utilizaria para expressar cada uma das seguintes situações:
a) ganhar 9 figurinhas;
b) perder 15 pontos;
c) emagrecer 3 kg;
d) subir 6 degraus;

2) o intervalo da reta numérica compreendido entre -72 e -18 foi dividido em 9 partes iguais, como na figura.



Qual é o número inteiro que corresponde ao ponto A assinalado nessa reta numérica?

3) Qual o número que devemos adicionar a:
a) -10 para obter +4?
b) -15 para obter -3?
c) +7 para obter -8?
d) -6 para obter -12?

4) Calcule o valor das expressões:


Aula 13

Proporcionalidade

Grandezas

Grandeza é tudo que pode ser meddo ou contado: comprimento, área, temperatura, massa, tempo, peso, quantias em dinheiro…
Muitas grandezas relacionam-se de forma especial. Observando a variação de uma delas, pode-se prever a variação da outra.
A matemática estuda a relação entre grandezas, produzindo conhecimento que podemos usar para resolver problemas em nosso dia a dia.

Razão





EXERCÍCIOS

1) num tanque de combustível há 5 litros de álcool e 30 litros de gasolina. Determine as razões das medidas:
a) do álcool para a gasolina;
b) da gasolina para a mistura;
c) do álcool para a mistura.

2) Uma loja  anuncia que está vendendo:


Em qual situação o produto estará mais diluído?

Aula 14

Proporções



Exercícios

1) Complete as igualdades de modo a obter proporções:












2) Margareth utilizou a seguinte  receita para fazer um  bolo:

Farinha de trigo: 420 gramas
Açúcar: 240 gramas
Margarina: 300 gramas
Ovos: 6

Que quantidade de açúcar será necessária se Margareth fizer o bolo com  140 gramas de farinha?

3) Numa lanchonete, a cada 27 pastéis de carne vendidos, vendem-se 9 de palmito, em certo dia, foram vendidos 30 pastéis de carne. Quantos pastéis de palmito foram vendidos nesse dia?

Aula 15

Escala

O que é escala?


Para construir uma casa, primeiro é feito um projeto. Uma das partes do projeto é a planta baixa da casa. Veja o exemplo acima: é uma casa térrea.
A planta baixa mostra a disposição dos ambientes e suas medidas. É como se olhássemos a casa de cima, sem o telhado.
Para caber no papel, as medidas reais dos ambientes foram todas divididas, nesse caso, por 200.Assim, o desenho fica proporcional ao que se terá na construção real. A escala, que acompanha a planta, indica esta divisão.

Exercícios


1) Essa planta foi feita na escala 1:50




a) Quais são as dimensões reais da sala?
b) Quais são as dimensões reais do banheiro?
c) Quais são as dimensões reais do quarto?

2) Na planta de um  edifício que está sendo construído, cuja escala de 1:50, as dimensões de uma sala retangular são 10 cm e 8 cm. Calcule o tamanho real da sala projetada.

3) Temos abaixo a planta do terreno do Sr. Paulo:

Se cada centímetro representado nessa planta corresponde a 5 metros, quantos metros de cerca o Sr,. Paulo terá que construir para cercar completamente seu terreno?

4) Fabrício é estagiário de engenharia e a empresa onde trabalha acaba de ganhar uma concorrência para asfaltar uma avenida na cidade. No desenho, essa avenida a ser asfaltada mede 12 cm e sabe-se que cada 3 cm desse desenho correspondem a 600 metros reais. Qual é, em metros, o comprimento da avenida ser asfaltada?


Aula 16

Aplicação das razões


Exemplos de usos práticos de razão

Controle de consumo de combustível

Numa viagem de 180 km, o automóvel do Sr. Siqueira consumiu 20 litros de gasolina. Nas próximas férias, ele fará uma viagem de 378 km com sua família. Quantos litros de gasolina o automóvel deverá consumir?
A proporcionalidade nessa situação, pois, para o dobro de distância, o consumo deve dobrar, para o triplo da distância o consumo deve triplicar, e assim por diante. Veja esses números numa tabela:



Exercícios

1) Um automóvel gasta 8 litros para percorrer 100km.
a) Quantos litros de gasolina são necessários para percorrer 250 km?
b) Quantos quilômetros podemos percorrer gastando 28 litros de gasolina?

2) Dona Eliane foi a dois supermercados comprar certo refrigerante em embalagem de 2 litros (garrafa) e observou os seguintes anúncios.
Você acha vantajosa a oferta de cada supermercado para comprar embalagem com 6 garrafas? Por que?



Aula 17

Grandezas diretamente proporcionais

Que tal um bolo para hora do café?
Bolo de laranja:
Ingredientes
     3 xícaras de farinha de trigo
     2 xícaras de açúcar
     4 ovos uma xícara de suco de laranja
     1 colher de sopa de fermento em pó

Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata os demais ingredientes até obter uma massa leve e fofa, Acrescente as claras em neve e leve ao forno em forma untada, por aproximadamente 30 minutos.

Se quisermos aumentar ou diminuir a receita, devemos usar quantidades de ingredientes proporcionais à receita original para que o bolo dê certo. Dizemos que qualquer ingrediente é diretamente proporcional a cada um dos outros. Se um dobra, o outro deve dobrar. Se um cai pela metade, o outro deve cair pela metade e assim por diante.


Dobrando a quantidade de ingredientes, todas as outras quantidades também devem dobrar. As grandezas são, duas a duas, diretamente proporcionais.

Regra de 3

Júnior resolveu um problema que envolve grandezas diretamente proporcionais. Acompanhe: Uma impressora imprime 48 páginas em 3 minutos. Quantas páginas imprimir há em 5 minutos?


A resolução de Paulinho está correta. Ele encontrou o valor para unidade básica no caso, 1 minuto e a partir daí ficou mais fácil descobrir os valores. Apresentaremos a seguir outra forma de resolver o problema usando a propriedade das proporções. Veja:

Há proporcionalidade entre as grandezas. Então:


Esse procedimento é chamado de regra de três e é bastante útil na resolução de problemas. Por quê esse nome?
Observe a tabela com as grandezas. Conhecemos 3 delas e queremos determinar a quarta.

Exercícios


1) Uma usina produz 500 litros de álcool com 6 000 kg de cana – de – açúcar. Determine quantos litros de álcool são produzidos com 15 000 kg de cana.

2)Um muro de 12 metros foi construído utilizando 2 160 tijolos. Caso queira construir um muro de 30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários?

3) Aplicando R$ 500,00 na poupança o valor dos juros em um mês seria de R$ 2,50. Caso seja aplicado R$ 2 100,00 no mesmo mês, qual seria o valor dos juros?

4) Quatro carros transportam 20 pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos carros iguais a esses seriam necessários?

5) Três caminhões transportam 200m³ de areia. Para transportar 1600m³ de areia, quantos caminhões iguais a esse seriam necessários?

Aula 18

Grandezas inversamente proporcionais

Exemplo:
Um trem leva 2,5 horas (2 horas e meia) para ir  da cidade A para a cidade B viajando a 30 km/h. Estuda-se a compra de um novo trem que viaja a 90 km/h. Em quanto tempo ele fará o mesmo percurso?
Repare que, ao aumentar a velocidade do trem, o tempo de viagem deve reduzir, pois, quanto mais rápido andamos, mais cedo chegamos ao nosso destino, ou seja, as grandezas envolvidas nesse problema são inversamente proporcionais. Se dobramos a velocidade, o tempo para chegarmos é reduzido pela metade.
Triplicando a velocidade, o tempo de viagem deve cair pela terça parte.
A velocidade e tempo de viagem  são grandezas inversamente proporcionais.
Portanto verdes a se multiplicarmos a velocidade por 3, devemos dividir o tempo por 3


Exemplo: Flávio tinha 12 periquitos. Um pacote grande de ração era suficiente para alimentá-los por 30 dias. Ontem, ele ganhou mais três periquitos, e agora tem 15 periquitos. O mesmo pacote de ração vai alimentá-los por quantos dias?

O número de periquitos e o tempo em dias que dura o pacote de ração são grandezas inversamente proporcionais, pois:
     dobrando o número de periquitos, o pacote de ração deve durar a metade do tempo
     triplicando o número de periquitos, no pacote de ração deve durar a terça parte do tempo, e assim por diante.
 As razões são inversas. Portanto, para escrever a proporção e usar a regra de três, devemos inverter uma delas.



Exercícios
1) Complete as frases com as palavras “maior” ou “menor”.
a) Quanto maior o número de erros numa prova,_______ será a nota
b) Quanto maior o número de pães adquiridos,_________ será o valor a ser pago.

2) Um saquinho com 24 balas será repartido entre crianças. Com essa informação, calcule os valores de a, b e c:

Número de crianças
2
a
4
c
Quantidade de balas
12
8
b
4

Essas grandezas são direta ou inversamente proporcionais?

3) A comida que restou para 3 náufragos seria suficiente para alimentá-los por 12 dias. Um deles resolveu saltar e tentar chegar em terra nadando. Com um náufrago a menos, qual será a duração dos alimentos?

4) Um aterro é feito em 6 dias por 8 máquinas iguais. Se o número dessas máquinas for elevado para 12, em quantos dias será feito o mesmo aterro? Repare que, aumentando o número de máquinas, mais rápido o aterro fica pronto.

Aula 19

Exercícios de fixação

1)  Um café é preparado e, logo depois, é servido em quatro xícaras, nas quais é colocado o mesmo tipo de açúcar. A primeira xícara recebe 50 mL de café e 2 g de açúcar; a segunda, 70 mL de café e 3 g de açúcar; a terceira, 90 ml de café e 4 g de açúcar, a quarta, 120 mL de café e 5 g de açúcar. Qual café se apresentará mais doce?

2) Para fazer doce de morango, dona Helena misturou morangos e açúcar na razão de 5 para 2.
a) Explique com suas palavras o significado da expressão anterior. b) Na fabricação do doce, dona Helena utilizou 10 xícaras de açúcar. Indique o número de xícaras de morango necessárias para fazer o doce.

3) Complete mentalmente o quadro e relacione no caderno cada letra com o resultado correspondente.

4) Três latas de castanha custam R$ 28,00. Quantas dessas latas você pode comprar com R$ 980,00?

5) Uma fotografia tem 3 cm de largura e 4 cm de comprimento. Queremos ampliá-la de modo que o seu comprimento tenha 32 cm. Qual será a medida da largura?



6) Para fazer 1200 panetones, tia Filó utiliza, entre outros produtos, 132 kg de farinha de trigo, 48 kg de açúcar e 32 kg de frutas cristalizadas. Ela recebeu um pedido de 750 panetones e vai fazê-los seguindo a mesma receita. Qual será a quantidade de farinha, de açúcar e de frutas cristalizadas utilizada?

7) Precisamos misturar 2 copos de suco concentrado com  5 copos de água para fazer refresco de caju para 6 pessoas. Se quisermos preparar esse refresco para 30 pessoas, o que vamos precisar misturar?

8) Uma casa com 4 pessoas gasta 600 litros de água por dia. Outra casa com 9 pessoas gasta 1350 litros de água por dia. São grandezas diretamente proporcionais?

9) Sete litros de leite dão 1,5 quilo de manteiga. Quantos litros de leite serão necessários para se obterem 9 quilos de manteiga?

10) Em  50 minutos de exercícios físicos perco 1600 calorias. Quantas calorias perderei em 2 horas mantendo o mesmo ritmo?

11) Suponha que um micro-ônibus possa transportar 10 adultos ou 30 crianças. Se 8 adultos embarcarem nesse ônibus, quantas crianças ainda poderão embarcar?

Aula 20

Testes

Há apenas uma alternativa para cada teste abaixo, assinale-a:

1) Para fazer 12 bolinhos, preciso exatamente de 100 g de açúcar, 50 g de manteiga, meio litro de leite e 400 g de farinha. Qual é a maior quantidade desses bolinhos que serei capaz de fazer com 500 g de açúcar, 300 g de manteiga, 4 litros de leite e 5 kg de farinha?

 a) 48               b) 60               c) 42               d) 72

2) Leia a notícia: Uma morte a cada 8 horas no trânsito do Rio.
De acordo com essa notícia, o número de mortes no trânsito do Rio, em uma semana, equivale a:

a) 18               b) 19               c) 20               d) 21

3) João resolveu 15 testes e acertou 7. Luís resolveu 21 testes e acertou 11. Mauro resolveu 18 testes e acertou 9. Podemos afirmar que:

a) João obteve melhor resultado                  b) Luís obteve melhor resultado
c) Mauro obteve melhor resultado                d) os resultados foram equivalentes.

4) Um construtor utilizará, para fazer uma massa de areia com cimento, a seguinte proporção: para cada 3 latas de areia mistura-se 1 lata de cimento, além de água, para fazer o preparado. Como na obra já existem 60 latas de areia para serem totalmente utilizadas, então será necessário comprar o equivalente a:

a) 15 latas de cimento.                      b) 20 latas de cimento.         
c) 25 latas de cimento.                      d) 30 latas de cimento.

5) Um quilograma de laranjas tem entre 6 e 8 laranjas. Qual é o maior peso que podem ter 4 dúzias de laranjas?

a) 4 kg            b) 6 kg            c) 7 kg            d) 8 kg

6) Para preparar tintas, um pintor costuma dissolver cada 4 latas de tinta concentrada em 6 latas de água. Para que a tinta preparada tenha a mesma concentração, esse pintor precisará misturar 12 latas de água com:

a) 15 latas de tinta concentrada.                   b) 12 latas de tinta concentrada.
c) 10 latas de tinta concentrada.                   d) 8 latas de tinta concentrada.

7) Com a velocidade média de 70 km/h, o tempo gasto em uma viagem da cidade A para a cidade B é de 2 h 30min. Pedro gastou 3h 30 min para fazer esse percurso. Pode-se afirmar que a velocidade média da viagem de Pedro foi:

a) 36 km/h.                 b) 45 km/h.                 c) 50 km/h.                 d) 85 km/h.

8) Um litro de água do mar contém 25 gramas de sal. Então, para obtermos 50 kg de sal, o número necessário de litros de água do mar será:

a) 200             b) 500             c) 2000           d) 5000

8) Um avião percorre 2 700 km em quatro horas. Em uma hora e 20 minutos de voo percorrerá:

a) 675 km                   b) 695 km                   c) 810 km                   d) 900 km

9) Se 4 máquinas fazem um serviço em 6 dias, então 3 dessas máquinas farão o mesmo serviço em:

a) 7 dias.         b) 8 dias.                     c) 9 dias.                     d) 4,5 dias.


10) Para determinar a altura de um edifício, seu zelador usou um artifício. Mediu a sombra do prédio, que deu 6 metros, e mediu sua própria sombra, que deu 0,60 metro. Como sua altura é de 1,80 metro, ele obteve para a altura do prédio o valor:


a) 24 m            b) 36 m       c) 42 m        d) 18 m

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