ATIVIDADE DE GEOGRAFIA -Professora: Olga Cardoso
PERÍODO:19-05 A 29-05-2020
CONTEÚDO: Orientação no
espaço - 6º ano ATIVIDADE 01
1-
Faça um resumo do
texto, no caderno. (mínimo 8 linhas).
2- Faça o desenho que está na folha em seu caderno. Não
se esqueça de colocar os pontos cardeais no desenho. Lembre-se o sol nasce no
leste (braço direito), se põe no oeste (braço esquerdo), sua frente é o norte e suas costas o sul.
ATIVIDADE 2
1- COPIE AS PERGUNTAS DEPOIS RESPONDA NO SEU
CADERNO.
Pontos Subcolaterais
1. Explique
o que defende a ideia do criacionismo.
Uma das maneiras
mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e
estrelas. As principais referências eram o sol, a lua e as constelações. Por
meio da observação dos mesmos era possível chegar ao destino planejado. Por
meio dos pontos cardeais - Norte (N),
Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). A pessoa deve saber em que direção nasce o sol,
a nascente (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção
ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul
se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção
do braço esquerdo, na qual o sol se põe, sendo
chamado de poente..
CONTEÚDO:
Orientação no espaço ATIVIDADE 03
1- Faça um resumo do texto no seu caderno (Mínimo 10 linhas).
2-
Faça o desenho da
rosa dos ventos no seu caderno e coloque todos os pontos de orientação. Treine
o desenho várias vezes até ficar legal. Combinado?
A ROSA
DOS VENTOS
A rosa dos
ventos ou rosa náutica é um
desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc.
A
utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de
navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade
única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação.
A rosa dos ventos surgiu da necessidade de
indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários
determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida
que vai aumentando a distância.
Ela indica as direções conhecidas como pontos cardeais (Norte
(N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O)), os pontos colaterais (nordeste, sudeste,
sudoeste e noroeste) e os pontos subcolaterais. Por meio da rosa dos ventos, situamos o espaço
representado em relação à Terra e a outros espaços dela.
O
significado dos pontos cardeais
Norte (N) - Marca a direção do
Pólo Norte geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: setentrional e boreal.
Sul
(S) -
Marca a direção do Pólo Sul geográfico da Terra. Existem dois sinônimos:
meridional e austral.
Leste (L) - O
referencial aproximado é o "nascer do Sol". Como a Terra gira de
oeste para leste, visualiza-se o nascente a leste. O sinônimo mais conhecido é
a palavra oriente.
Oeste (O)
- O
referencial aproximado é o "pôr do Sol". O sinônimo mais difundido é
a palavra ocidente.
Os
pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos com precisão sobre a
superfície da Terra e, por essa razão, é necessário utilizarmos também os pontos
colaterais e os subcolaterais, que se situam entre dois pontos cardeais.
Pontos
Colaterais
• NO/NW - entre o oeste e o
norte, há o ponto colateral noroeste.
• SE/SW - entre o oeste e o sul, há o ponto colateral sudoeste.
•
SE - entre o leste e o
sul, há o ponto colateral sudeste.
• NE - entre o leste e o norte, há o ponto colateral nordeste.
ENE: leste-nordeste
ESE: leste-sudeste
SSE: sul-sudeste
NNE: norte-nordeste
NNO/NNW: norte-noroeste
SSO/SSW: sul -sudoeste
OSO/WSW: oeste-sudoeste
ONO/WNW: oeste-noroeste
Turma: 6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
Disciplina: HISTÓRIA – PROFESSOR: SEBASTIÃO ABICEU
AULA 5 E 6
Tempo Histórico e Tempo Cronológico https://www.youtube.com/watch?v=v1YKhBUCSjc
A ORIGEM HUMANA –
HISTÓRIA
A CHEGADA DO PRIMEIROS
SERES HUMANOS À AMÉRICA
PRÉ-HISTÓRIA
História - Pré-História - Definição e Estudo
Pré-História Diferenças entre Paleolítico e
Neolítico https://www.youtube.com/watch?v=msBvWlZxyp8
Atividades:
Os(as)
alunos(as) deverão:
a)
Assistir aos vídeos
acima com bastante atenção, fazendo algumas anotações.
b)
Ao terminar de
assistir aos vídeos, organizar as anotações feitas em forma de um texto resumo
no caderno.
c) Identificar
no resumo produzido o título do vídeo.
OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA
ORIGEM DO HOMEM
Criacionismo:
Modelo de explicação para a
origem de tudo que existe no universo. Seus defensores, acreditam que a vida e
todas as coisas existentes foram criadas por um Deus superior e eterno.
Evolucionismo:
Teoria
escrita pela ciência para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres
vivos que habitam a Terra. Teoria que defende que as espécies de seres vivos
passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando e dando origem a novas
espécies.
CHARLES DARWIN
Em
1859, Charles Darwin publicou um livro que abalou o mundo. Conhecido como A
ORIGEM DAS ESPÉCIES, o livro detalha o processo de seleção natural e traz a
ideia revolucionária de que o ser humano também é resultado do processo de
evolução por seleção natural.
OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS
ü Os antepassados do ser humano
são chamados pelos cientistas de HOMINÍDEOS (indivíduos com algumas características humanas).
ü
O
mais antigo hominídeo é o Ardipithecus,
que viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de
anos.
ü Mais tarde, surgiram outros
hominídeos do gênero Australopithecus, cuja
principal característica era andarem eretos.
ü
Depois,
há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda
por meio defósseis.
ü Mais tarde, surgiram outros
hominídeos do gênero Autralopithecus,
cuja principal característica era andarem eretos.
ü
Depois, há cerca de 2 milhões
de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda
por meio de fósseis.
ü Os cientistas acreditam que,
por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens
sapiens era também mais inteligente. Foi graças à sua inteligência que
desenvolveu a fala, além de outras habilidades, como costurar, dedilhar,
esculpir, desenhar, e conseguir sobreviver.
FÓSSEIS
ü Vestígios
ou restos
petrificados de seres vivos, tanto animais como vegetais, que viveram há muito
tempo. Um dente,um osso, um pedaço de crânio de um indivíduo que viveu há
milhares ou milhões de anos podem fornecer importantes informações sobre ele e
seu grupo.
COMO O HOMEM CHEGOU À AMÉRICA?
Quando os colonizadores europeus chegaram à América, ela já era povoada. Existe uma grande discussão acerca do modo pelo qual o homem conseguiu chegar ao continente, tendo em vista que não havia ligação desse com outro continente por meio de terras emersas.
Atualmente,
existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente
americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria
transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da
Oceania) se locomoveram em direção à
América do Sul em pequenos barcos. Esses teriam se movido por meio das correntes marítimas que os conduziram. De acordo com a teoria de
Bering, o
homem teria chegado à América através do Estreito
de Bering, localizado entre o extremo leste do continente
asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram
separados por 85 km. Segundo
essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há,
aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito
de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era
glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o homem
migrou até a parte
meridional do continente americano. Essas teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem
certeza quanto às suas afirmações.
ORIENTAÇÃO
FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/como-homem-chegou-america.htm Por
Eduardo de Freitas / Graduado em Geografia
O(a) aluno(a) após ler o texto acima deverá responder no caderno as
questões propostas nas atividades abaixo.
2. Explique
o que defende a ideia do evolucionismo.
3. Comente sobre a importância de
Charles Darwin.
4. Qual
da ideias sobre a origem do homem era defendida por Charles Darwin?
5. O que são os fósseis?
6. Qual a importância dos fósseis
para os cientistas?
7. Descreva com suas palavras o
que você entendeu sobre a chegada do homem à
América.
TEXTO
BÁSICO : A VIDA HUMANA NO PALEOLÍTICO
A era da pedra lascada
Paleolítico (da pedra antiga ou da pedra lascada) é o nome que
se dá ao período da história humana que vai do aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até
o início da prática da agricultura, ocorrido há cerca de 10 mil anos.
O Paleolítico foi um
período muito longo. Durante quase dois milhões de anos, os hominídeos foram se
adaptando à natureza: em vez de conservar o fogo, que era ateado nas matas por
raios, eles começaram a produzi- lo. Os artefatos produzidos também foram se
aperfeiçoando , e os humanos criaram as primeiras manifestações artísticas.
A vida no Paleolítico
Os primeiros humanos viviam
da caça, da pesca e da coleta de frutos silvestres. Eles viviam em regiões de
savanas, em moradias simples, feitas da combinação de madeira ou ossos, para a
estrutura, e peles, para a cobertura. Outros ainda se abrigavam em cavernas ou
viviam em céu aberto. Eles caçavam mamutes, bisões e outros animais, utilizando
a carne como alimento, as peles para fazer suas roupas e os ossos para fazer
pontas de lanças.
Os seres humanos do
Paleolítico eram nômades, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se
deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Eles ainda não
domesticavam animais e também não praticavam a agricultura.
Os utensílios do Paleolítico
O desenvolvimento
intelectual foi muito importante para a evolução humana. Com sua inteligência,
os seres humanos foram capazes de criar artefatos que permitiram sua
sobrevivência.
Os utensílios fabricados
pelos primeiros grupos humanos foram: facas, para cortar a carne e as peles;
raspadores, com os quais separavam a pele dos animais, para utilizá-la como
vestimenta e abrigo; pontas de lanças e de flechas, para caçar; agulhas, para
costurar; arpões de pesca, entre outros.
A maior
parte dos objetos fabricados no Paleolítico era de pedra, mas também se
utilizavam a madeira e o osso.
Um passo
importante nesse período foi o domínio do fogo, que ocorreu por volta de 500
mil anos atrás. Com o fogo foi possível afugentar os animais, iluminar os
caminhos e as moradias à noite e assar os alimentos.
FONTE: Projeto
Araribá: história / organizadora Editora
Moderna: Editora responsável Maria Raquel Apolinário – 3ª ed. – São Paulo:
Moder- na 2010 – p.30-41
ORIENTAÇÃO
O(A) aluno(a) após ler o
texto acima deverá responder no caderno as questões propostas na atividade
abaixo.
1. Como viviam os seres humanos
no período Paleolítico?
2. O que significa ser nômade?
3. Explique porque os primeiros
seres humanos eram nômades.
4. Identifique algumas
ferramentas produzidas pelos homens do período
Paleolítico.
5. Descreva a importância do fogo
para os primeiros seres humanos.
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Tatiane Gonçalves Caetano ANO DE ESCOLARIDADE:6° ano
Tatiane Gonçalves Caetano ANO DE ESCOLARIDADE:6° ano
About my family
Let me tell you about my family.
I live with my mum, my dad and my sister. We live in New York. My mum’s name is
Mellise. She’s Mexican and she speaks English and Spanish. She’s an English
teacher. My dad’s name is Peter. He’s American. He works in a bank. My sister
Amanda is 14 and she loves listening to music. She listens to music all the
time! We’ve got a pet dog, Bobby. I love my Family!
Write soon and tell me about your family. Love
Karen
Leia o texto acima,
sublinhe as palavras que você já conhece o significado e em seguida responda às
perguntas que se seguem:1)
O texto acima é um exemplo de:
a)
Carta b)
E-mail
c)
Ensaio d)
Anúncio de jornal
2)
Quem escreveu o texto acima?
3)
Para quem ela enviou o texto?
4)
Como se chamam os pais da autora do texto?
5)
Como se chama a irmã dela?
6)
Qual nome do cachorro da família?
Vocabulary Grandmother= avó Grandfather= avô Father = pai
Dad = papai Mother = mãe
Mum = mamãe Sister = irmã
Brother = irmão Cousin = primo (a) Aunt = tia
Uncle
= tio Niece = sobrinha
Nephew = sobrinho
Cole fotos ou desenhe em seu caderno de inglês, imagens de seus parentes mais próximo em seguida coloque os nomes e seu grau de parentesco em relação a eles.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVwez_rTAzxG3bx8PHf5gQefreq2L-Qzm6sBnh8Ru7YUdSHjR9lNvIXSKVieDCELPqZh4KlMsCQevd-hzI4eIg7dOrW50kVGtwedOprRIxddAJSwAFHnkjQS-_8sewnN5t2HoyQ66kb5w/s200/VIVI.png)
Exemplo:
Grandmother : Maria Antônia (avó: Maria Antônia)
Grandmother : Maria Antônia (avó: Maria Antônia)
EDUCAÇÃO FÍSICA - Professora: Glaucia Alves Barbosa
Leia o texto abaixo. Copie apenas as perguntas e
responda em seu caderno.
Dança
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como
instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por
música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança,
as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou
coreografada, originando harmonias corporais. As danças folclóricas
representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado
brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças
folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas,
homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
No
Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições
e as culturas de determinada região. No país, as danças folclóricas surgiram
da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em
festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários
representativos. A seguir estão algumas danças folclóricas brasileiras:
Bumba meu boi: Esta dança
folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o boi- bumbá, é típica do norte e do
nordeste. O Bumba
meu boi possui
uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas espanhola,
portuguesa, africana e indígena. Trata-se de uma dança na qual a
representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da
morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.
Samba de roda: O samba
de roda surgiu
no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira
e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura dos
escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias
partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.
Baião: O baião é uma
dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens,
influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se
aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no
cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.
Quadrilha: A quadrilha foi
popularizada no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte
Portuguesa. É uma dança típica das festas juninas, bailada em duplas de
casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Atualmente, a
quadrilha abrange todas as regiões do Brasil.
Catira: A catira ou
cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há
controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém
influências indígena, africana, espanhola e portuguesa. A catira apresenta
muitos elementos ligados à cultura caipira caracterizada pelo figurino dos
dançarinos acompanhados ao som das violas.
|
1- Após a leitura do
texto acima, responda:
a)
Cite três funções das danças folclóricas.
b)
Algumas danças folclóricas brasileiras tiveram
influência de quais culturas?
c)
Cite 3 danças comuns no Norte/Nordeste brasileiro
e de onde vieram suas influências.
d)
Quais danças típicas da sua região você conhece?
Discorra a respeito.
e) Em sua opinião
qual a importância da dança na formação das pessoas e da sociedade?
|
AULA PRÁTICA
Em um lugar espaçoso se reúna com seus familiares para dar
início à mímica dançante. Nessa atividade, cada um em sua vez interpretará uma
dança de seu conhecimento, e poderá contar com o auxílio de outras pessoas
(como por exemplo no forró, dançado com duas pessoas), Enquanto dança, os outros
integrantes tentam adivinhar à qual dança típica pertence sua apresentação.
Vale lembrar que não é necessário que se concentrem em danças típicas
brasileiras, a brincadeira pode se estender às danças de diversas culturas que
sejam, preferencialmente , conhecida por todos. Uma sugestão a ser acrescentada
é a utilização de objetos, como fitas por exemplo para embelezar ainda mais a performance!
Leia o texto
abaixo:
O Handebol
O Handebol é atualmente um dos esportes
coletivos mais praticados em escolas do Brasil, muito em função de seu objetivo
final: o gol — algo já naturalizado em nossa cultura em função da paixão que
nutrimos pelo futebol. O esporte trabalha com movimentos que, para serem
realizados, exigem habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e
lançar.
Através do handebol você consegue
desenvolver seus estímulos de percepção espacial e temporal, percepção da
lateralidade do corpo e da visão, equilíbrio e velocidade de corrida. Tendo em
vista esportes praticados em equipe, tal como o Handebol, o desenvolvimento
trazido vai muito além do simples aperfeiçoamento das habilidades motoras.
Assim, a interação social, a
curiosidade, o senso de cooperação, a melhoria de comportamentos como a timidez
ou a agressividade, o interesse pela competição saudável, a eliminação do ócio,
a prevenção ao vício, a construção da moral e o divertimento são os resultados
da prática de um esporte em equipe como o Handebol. Além disso, podemos também
ressaltar que esse esporte possui regras bastante fáceis e necessita de
acessórios simples: uma bola e duas traves ou objeto semelhantes para a
marcação dos gols.
Adaptado de : https://colegiomartinus.com.br/a-importancia-do-handebol/ Hora da aula
teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais
importantes, em seguida responda as questões numa folha separada:
a.
O texto aproxima o esporte Handebol com o Futebol?Explique.
b.
Através do handebol você consegue
desenvolver suas capacidades motoras e mentais.
Quais são elas?
c.
O handebol é um esporte coletivo, e
através dele podemos ter uma vida mais saudável? Como?
d.
As bolas de cada esporte são
específicas. Faça um desenho de uma bola de futebol e uma bola de handebol e cite pelo menos 4 diferenças entre elas.
Hora da aula prática
Agora chegou a hora de você fazer alguma atividade prática
em casa com quem está aí com você. Lembrando fique em casa! Faça uns
alongamentos como aqueles que fazemos no círculo da quadra. Escolha uma
brincadeira com bola ou não e brinque uns 30 minutos, escolha as regras da
brincadeira. Depois faça um relatório numa folha separada e cole junto a esta
folha contando qual foi e como foi a realização desta atividade e como foi a
participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha.
No mínimo 15 linhas.
Leia o texto abaixo:
Algumas regras do Handebol
1. Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos
de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5 minutos;
2.
O jogo é supervisionado por dois árbitros;
3. Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três
passos. Em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante;
4. É permitido que o jogador se desloque com a bola por mais de três passos
quando ela é quicada continuamente no chão, como em um jogo de basquete;
5. É permitido a um jogador tomar a bola de um jogador adversário usando
apenas uma mão e mantendo-a aberta. Não é permitido arrancar a bola da mão do adversário;
6. É permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Caso o
jogador use de agressões físicas, como puxões e empurrões, para impedir que o
adversário faça gol, o juiz deve marcar um tiro de 7 metros, que é semelhante
ao pênalti do futebol;
7. É proibida a permanência de um jogador na área do goleiro. É permitido,
entretanto, que ele dê um salto e lance a bola enquanto está no ar.
Hora da aula teórica
- Leia o texto e grife as partes que considera mais
importantes, em seguida responda as questões numa folha separada:
a. De acordo com a regra 1, se houver prorrogação, quanto tempo terá uma partida
de handebol? Escreva a sua conta.
b. Agressões físicas, puxões e empurrões são consideradas atitutes contra
o esporte. No handebol quando isso acontece o que o árbitro faz?
c. O handebol é um esporte coletivo. Explique como através do handebol
podemos ter uma vida mais saudável.
d. O handebol é como se fosse um futebol de mão. Desenhe uma quadra, com
jogadores e um jogo de handebol acontecendo de acordo com as regras acima.
Hora da aula prática: Agora chegou a hora de você escolher um jogo de tabuleiro e jogar com
alguém da sua família. Podem fazer um campeonato em família e depois faça um
relatório numa folha separada e cole junto a esta folha contando qual foi e
como foi a realização desta atividade e como foi a participação da sua família.
Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.
EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR ANDRÉ JESINI
Leia o
texto com atenção, copie no caderno apenas as perguntas e respostas. Fotografar
e enviar para o zap do professor André – 99133 2934
Texto:
To me afastando de tudo que limita a minha visão
Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém.
Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que quer bem. Tô
aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade
para agradar um outro alguém. Tô trazendo para perto de mim que eu gosto e quem
gosta de mim também. Ultimamente eu só to querendo ver o bom que todo mundo
tem. Relaxa, respira, se irritar é bom para quem? Supera, suporta, entenda que
não tem problemas, eu não conheço ninguém. Queria viver, viver melhor, viver
sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado com a vida, eu to de boa.
ATIVIDADE
1.
No texto, do que o autor diz que vai se afastar?
2. Do que o autor diz que
vai se aproximar?
3.
Sobre o texto, marque V ou F
( ) O autor diz que sem problemas ele não
conhece ninguém. ( )O autor diz que se irritar é bom.
( )O
autor diz que quer viver sorrindo até os 100
anos.
( )O autor diz que esta muito preocupado
com os problemas da vida. ( )O autor diz que esta se dedicando a
agradar um outro alguém.
4.
Que sentimentos são mais comuns no seu dia a dia?
5. Você se acha uma pessoa feliz e que faz os outros a
sua volta, felizes?
6. Você acha que faz o melhor que pode para fazer sua
família feliz?
7. Em que você poderia melhorar?
8. Você é do tipo que é gentil e faz o bem ou nem se
preocupa com as pessoas que estão ao seu lado?
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