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domingo, 31 de maio de 2020

ATIVIDADES 6º ANO GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, E. RELIGIOSA, E. FÍSICA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA -Professora: Olga Cardoso  

PERÍODO:19-05 A 29-05-2020
CONTEÚDO: Orientação no espaço - 6º ano ATIVIDADE 01
1-    Faça um resumo do texto, no caderno. (mínimo 8 linhas).
2-   Faça o desenho que está na folha em seu caderno. Não se esqueça de colocar os pontos cardeais no desenho. Lembre-se o sol nasce no leste (braço direito), se põe no oeste (braço esquerdo), sua frente é o norte e suas costas o sul.


 CONTEÚDO: ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO
ATIVIDADE 2
1- COPIE AS PERGUNTAS DEPOIS RESPONDA NO SEU CADERNO.


Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas. As principais referências eram o sol, a lua e as constelações. Por meio da observação dos mesmos era possível chegar ao destino planejado. Por meio dos  pontos cardeais - Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). A pessoa deve saber em que direção nasce o sol, a nascente (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás da mesma e consequentemente, o oeste se encontra na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe, sendo chamado de poente..

CONTEÚDO: Orientação no espaço ATIVIDADE 03
1-    Faça um resumo do texto no seu caderno (Mínimo 10 linhas).
2-    Faça o desenho da rosa dos ventos no seu caderno e coloque todos os pontos de orientação. Treine o desenho várias vezes até ficar legal. Combinado?

A ROSA DOS VENTOS
A rosa dos ventos ou rosa náutica é um desenho que aparece no mostrador de bússolas, em mapas, plantas, maquetes, etc.
A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação.
A rosa dos ventos surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Ela indica as direções conhecidas como pontos cardeais (Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O)), os pontos colaterais (nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste) e os pontos subcolaterais. Por meio da rosa dos ventos, situamos o espaço representado em relação à Terra e a outros espaços dela.

O significado dos pontos cardeais

Norte (N) - Marca a direção do Pólo Norte geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: setentrional e boreal.

Sul (S) - Marca a direção do Pólo Sul geográfico da Terra. Existem dois sinônimos: meridional e austral.

Leste (L) - O referencial aproximado é o "nascer do Sol". Como a Terra gira de oeste para leste, visualiza-se o nascente a leste. O sinônimo mais conhecido é a palavra oriente.

Oeste (O) - O referencial aproximado é o "pôr do Sol". O sinônimo mais difundido é a palavra ocidente.

Os pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos com precisão sobre a superfície da Terra e, por essa razão, é necessário utilizarmos também os pontos colaterais e os subcolaterais, que se situam entre dois pontos cardeais.

Pontos Colaterais

  NO/NW - entre o oeste e o norte, há o ponto colateral noroeste.
  SE/SW - entre o oeste e o sul, há o ponto colateral sudoeste.
  SE - entre o leste e o sul, há o ponto colateral sudeste.
  NE - entre o leste e o norte, há o ponto colateral nordeste.

Pontos Subcolaterais 
ENE: leste-nordeste 
ESE: leste-sudeste  
SSE: sul-sudeste  
NNE: norte-nordeste 
NNO/NNW: norte-noroeste  
SSO/SSW: sul -sudoeste  
OSO/WSW: oeste-sudoeste  
ONO/WNW: oeste-noroeste
 


Turma: ANO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS  
Disciplina: HISTÓRIA           PROFESSOR: SEBASTIÃO ABICEU



AULA 5 E 6

Tempo Histórico e Tempo Cronológico https://www.youtube.com/watch?v=v1YKhBUCSjc

A ORIGEM HUMANA – HISTÓRIA


A CHEGADA DO PRIMEIROS SERES HUMANOS À AMÉRICA


PRÉ-HISTÓRIA


 História - Pré-História - Definição e Estudo

 Pré-História Diferenças entre Paleolítico e Neolítico https://www.youtube.com/watch?v=msBvWlZxyp8

Atividades:

Os(as) alunos(as) deverão:
a)        Assistir aos vídeos acima com bastante atenção, fazendo algumas anotações.
b)      Ao terminar de assistir aos vídeos, organizar as anotações feitas em forma de um texto resumo no caderno.
c)       Identificar no resumo produzido o título do vídeo.

OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA

 

ORIGEM DO HOMEM
Criacionismo:
Modelo de explicação para a origem de tudo que existe no universo. Seus defensores, acreditam que a vida e todas as coisas existentes foram criadas por um Deus superior e eterno.
Evolucionismo:

Teoria escrita pela ciência para compreender como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra. Teoria que defende que as espécies de seres vivos passam por mudanças ao longo do tempo, diversificando e dando origem a novas espécies.


CHARLES DARWIN

Em 1859, Charles Darwin publicou um livro que abalou o mundo. Conhecido como A ORIGEM DAS ESPÉCIES, o livro detalha o processo de seleção natural e traz a ideia revolucionária de que o ser humano também é resultado do processo de evolução por seleção natural.

 

OS PRIMEIROS HOMINÍDEOS

ü  Os antepassados do ser humano são chamados pelos cientistas de HOMINÍDEOS (indivíduos com algumas características humanas).
ü  O mais antigo hominídeo é o Ardipithecus, que viveu na África entre 4,5 e 5,5 milhões de anos.
ü  Mais tarde, surgiram outros hominídeos do gênero Australopithecus, cuja principal característica era andarem eretos.
ü  Depois, há cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda por meio defósseis.
ü  Mais tarde, surgiram outros hominídeos do gênero Autralopithecus, cuja principal característica era andarem eretos.
ü  Depois, cerca de 2 milhões de anos, surgiu o gênero Homo, cuja trajetória é estuda por meio de fósseis.
ü  Os cientistas acreditam que, por ter um cérebro maior que o das outras espécies de Homo, o Homo sapiens sapiens era também mais inteligente. Foi graças à sua inteligência que desenvolveu a fala, além de outras habilidades, como costurar, dedilhar, esculpir, desenhar, e conseguir sobreviver.

FÓSSEIS

ü  Vestígios ou restos petrificados de seres vivos, tanto animais como vegetais, que viveram há muito tempo. Um dente,um osso, um pedaço de crânio de um indivíduo que viveu há milhares ou milhões de anos podem fornecer importantes informações sobre ele e seu grupo.

COMO O HOMEM CHEGOU À AMÉRICA?

Quando os colonizadores europeus chegaram à América, ela já era povoada. Existe uma grande discussão acerca do modo pelo qual o homem conseguiu chegar ao continente, tendo em vista que não havia ligação desse com  outro      continente por       meio      de                   terras emersas. 
Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos. Esses                 teriam se   movido            por         meio das correntes marítimas     que      os                                         conduziram. De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km. Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente americano ocorreu há, aproximadamente, 50 mil anos, quando nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering; que nesse período encontrava-se congelado em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí o  homem  migrou  até  a  parte meridional  do continente americano.  Essas teorias que possuem maior aceitabilidade no meio científico, mas não se tem certeza quanto às suas afirmações.




ORIENTAÇÃO


FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/como-homem-chegou-america.htm Por Eduardo de Freitas / Graduado em Geografia


O(a) aluno(a) após ler o texto acima deverá responder no caderno as questões propostas nas atividades abaixo.

1.      Explique o que defende a ideia do criacionismo. 
2.      Explique o que defende a ideia do evolucionismo. 
3.      Comente sobre a importância de Charles Darwin. 
4.      Qual da ideias sobre a origem do homem era defendida por Charles Darwin? 
5.      O que são os fósseis? 
6.      Qual a importância dos fósseis para os cientistas? 
7.      Descreva com suas palavras o que você entendeu sobre a chegada do homem à América.


TEXTO BÁSICO : A VIDA HUMANA NO PALEOLÍTICO


A era da pedra lascada

Paleolítico (da pedra antiga ou da pedra lascada) é o nome que se dá ao período da história humana que vai do aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até o início da prática da agricultura, ocorrido há cerca de 10 mil anos.

O Paleolítico foi um período muito longo. Durante quase dois milhões de anos, os hominídeos foram se adaptando à natureza: em vez de conservar o fogo, que era ateado nas matas por raios, eles começaram a produzi- lo. Os artefatos produzidos também foram se aperfeiçoando , e os humanos criaram as primeiras manifestações artísticas.

A vida no Paleolítico


Os primeiros humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos silvestres. Eles viviam em regiões de savanas, em moradias simples, feitas da combinação de madeira ou ossos, para a estrutura, e peles, para a cobertura. Outros ainda se abrigavam em cavernas ou viviam em céu aberto. Eles caçavam mamutes, bisões e outros animais, utilizando a carne como alimento, as peles para fazer suas roupas e os ossos para fazer pontas de lanças.

Os seres humanos do Paleolítico eram nômades, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Eles ainda não domesticavam animais e também não praticavam a agricultura.



Os utensílios do Paleolítico


O desenvolvimento intelectual foi muito importante para a evolução humana. Com sua inteligência, os seres humanos foram capazes de criar artefatos que permitiram sua sobrevivência.

Os utensílios fabricados pelos primeiros grupos humanos foram: facas, para cortar a carne e as peles; raspadores, com os quais separavam a pele dos animais, para utilizá-la como vestimenta e abrigo; pontas de lanças e de flechas, para caçar; agulhas, para costurar; arpões de pesca, entre outros.

A maior parte dos objetos fabricados no Paleolítico era de pedra, mas também se utilizavam a madeira e o osso.

Um passo importante nesse período foi o domínio do fogo, que ocorreu por volta de 500 mil anos atrás. Com o fogo foi possível afugentar os animais, iluminar os caminhos e as moradias à noite e assar os alimentos.



FONTE: Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna: Editora responsável Maria Raquel Apolinário ed. São Paulo: Moder- na 2010 p.30-41



ORIENTAÇÃO

O(A) aluno(a) após ler o texto acima deverá responder no caderno as questões propostas na atividade abaixo.



1.    Como viviam os seres humanos no período Paleolítico?

2.    O que significa ser nômade?

3.    Explique porque os primeiros seres humanos eram nômades.

4.    Identifique algumas ferramentas produzidas pelos homens do período Paleolítico.

5.    Descreva a importância do fogo para os primeiros seres humanos.




ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA

Tatiane Gonçalves Caetano ANO DE ESCOLARIDADE:6° ano




About my family

From: karengomez@yahoo.com To: brendasilva@gmail.com Subject: My family

Dear Brenda
Let me tell you about my family. I live with my mum, my dad and my sister. We live in New York. My mum’s name is Mellise. She’s Mexican and she speaks English and Spanish. She’s an English teacher. My dad’s name is Peter. He’s American. He works in a bank. My sister Amanda is 14 and she loves listening to music. She listens to music all the time! We’ve got a pet dog, Bobby. I love my Family!
Write soon and tell me about your family. Love
Karen

Leia o texto acima, sublinhe as palavras que você já conhece o significado e em seguida responda às perguntas que se seguem:1)      O texto acima é um exemplo de:

 a)      Carta b)      E-mail c)      Ensaio d)      Anúncio de jornal



2)      Quem escreveu o texto acima?                                                                            
3)      Para quem ela enviou o texto?                                                                            
4)      Como se chamam os pais da autora do texto?                                                            
5)      Como se chama a irmã dela?                                                                                      
6)      Qual nome do cachorro da família?                                                                          




Vocabulary Grandmother= avó Grandfather= avô Father = pai
Dad = papai Mother = mãe


Mum = mamãe Sister = irmã Brother = irmão Cousin = primo (a) Aunt = tia


Uncle = tio Niece = sobrinha
Nephew = sobrinho



7)     
Cole fotos ou desenhe em seu caderno de inglês, imagens de seus parentes mais próximo em seguida coloque os nomes e seu grau de parentesco em relação a eles.
 
 

Exemplo:
Grandmother : Maria Antônia (avó: Maria Antônia)





  
EDUCAÇÃO FÍSICA - Professora: Glaucia Alves Barbosa


Leia o texto abaixo. Copie apenas as perguntas e responda em seu caderno.

Dança
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais. As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.
No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. No país, as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos. A seguir estão algumas danças folclóricas brasileiras:
Bumba meu boi: Esta dança folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o boi- bumbá, é típica do norte e do nordeste. O Bumba meu boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas espanhola, portuguesa, africana e indígena. Trata-se de uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.

Samba de roda: O samba de roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás. Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.

Baião: O baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira. Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.
Quadrilha: A quadrilha foi popularizada no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte Portuguesa. É uma dança típica das festas juninas, bailada em duplas de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. Atualmente, a quadrilha abrange todas as regiões do Brasil.
Catira: A catira ou cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém influências indígena, africana, espanhola e portuguesa. A catira apresenta muitos elementos ligados à cultura caipira caracterizada pelo figurino dos dançarinos acompanhados ao som das violas.
1- Após a leitura do texto acima, responda:
a)    Cite três funções das danças folclóricas.
b)    Algumas danças folclóricas brasileiras tiveram influência de quais culturas?
c)    Cite 3 danças comuns no Norte/Nordeste brasileiro e de onde vieram suas influências.
d)    Quais danças típicas da sua região você conhece? Discorra a respeito.
e)    Em sua opinião qual a importância da dança na formação das pessoas e da sociedade?


AULA PRÁTICA


Em um lugar espaçoso se reúna com seus familiares para dar início à mímica dançante. Nessa atividade, cada um em sua vez interpretará uma dança de seu conhecimento, e poderá contar com o auxílio de outras pessoas (como por exemplo no forró, dançado com duas pessoas), Enquanto dança, os outros integrantes tentam adivinhar à qual dança típica pertence sua apresentação. Vale lembrar que não é necessário que se concentrem em danças típicas brasileiras, a brincadeira pode se estender às danças de diversas culturas que sejam, preferencialmente , conhecida por todos. Uma sugestão a ser acrescentada é a utilização de objetos, como fitas por exemplo para embelezar ainda mais a performance!
Leia o texto abaixo:

O Handebol

O Handebol é atualmente um dos esportes coletivos mais praticados em escolas do Brasil, muito em função de seu objetivo final: o gol — algo já naturalizado em nossa cultura em função da paixão que nutrimos pelo futebol. O esporte trabalha com movimentos que, para serem realizados, exigem habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e lançar.
Através do handebol você consegue desenvolver seus estímulos de percepção espacial e temporal, percepção da lateralidade do corpo e da visão, equilíbrio e velocidade de corrida. Tendo em vista esportes praticados em equipe, tal como o Handebol, o desenvolvimento trazido vai muito além do simples aperfeiçoamento das habilidades motoras.
Assim, a interação social, a curiosidade, o senso de cooperação, a melhoria de comportamentos como a timidez ou a agressividade, o interesse pela competição saudável, a eliminação do ócio, a prevenção ao vício, a construção da moral e o divertimento são os resultados da prática de um esporte em equipe como o Handebol. Além disso, podemos também ressaltar que esse esporte possui regras bastante fáceis e necessita de acessórios simples: uma bola e duas traves ou objeto semelhantes para a marcação dos gols.

Adaptado de : https://colegiomartinus.com.br/a-importancia-do-handebol/ Hora da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais importantes, em seguida responda as questões numa folha separada:

a.      O texto aproxima o esporte Handebol com o Futebol?Explique.
b.      Através do handebol você consegue desenvolver suas capacidades motoras e mentais. Quais são elas?
c.       O handebol é um esporte coletivo, e através dele podemos ter uma vida mais saudável? Como?
d.      As bolas de cada esporte são específicas. Faça um desenho de uma bola de futebol e uma bola de handebol e cite pelo menos 4 diferenças entre elas.

Hora da aula prática


Agora chegou a hora de você fazer alguma atividade prática em casa com quem está aí com você. Lembrando fique em casa! Faça uns alongamentos como aqueles que fazemos no círculo da quadra. Escolha uma brincadeira com bola ou não e brinque uns 30 minutos, escolha as regras da brincadeira. Depois faça um relatório numa folha separada e cole junto a esta folha contando qual foi e como foi a realização desta atividade e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.


Leia o texto abaixo:

Algumas regras do Handebol

1.    Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5 minutos;
2.    O jogo é supervisionado por dois árbitros;
3.    Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três passos. Em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante;
4.    É permitido que o jogador se desloque com a bola por mais de três passos quando ela é quicada continuamente no chão, como em um jogo de basquete;
5.    É permitido a um jogador tomar a bola de um jogador adversário usando apenas uma mão e mantendo-a aberta. Não é permitido arrancar a bola da mão do adversário;
6.    É permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Caso o jogador use de agressões físicas, como puxões e empurrões, para impedir que o adversário faça gol, o juiz deve marcar um tiro de 7 metros, que é semelhante ao pênalti do futebol;
7.    É proibida a permanência de um jogador na área do goleiro. É permitido, entretanto, que ele dê um salto e lance a bola enquanto está no ar.
Hora da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais importantes, em seguida responda as questões numa folha separada:

a.    De acordo com a regra 1, se houver prorrogação, quanto tempo terá uma partida de handebol? Escreva a sua conta.
b.    Agressões físicas, puxões e empurrões são consideradas atitutes contra o esporte. No handebol quando isso acontece o que o árbitro faz?
c.    O handebol é um esporte coletivo. Explique como através do handebol podemos ter uma vida mais saudável.
d.    O handebol é como se fosse um futebol de mão. Desenhe uma quadra, com jogadores e um jogo de handebol acontecendo de acordo com as regras acima.

Hora da aula prática: Agora chegou a hora de você escolher um jogo de tabuleiro e jogar com alguém da sua família. Podem fazer um campeonato em família e depois faça um relatório numa folha separada e cole junto a esta folha contando qual foi e como foi a realização desta atividade e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.


EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR ANDRÉ JESINI



Leia o texto com atenção, copie no caderno apenas as perguntas e respostas. Fotografar e enviar para o zap do professor André – 99133 2934

Texto:


To me afastando de tudo que limita a minha visão

Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade para agradar um outro alguém. Tô trazendo para perto de mim que eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só to querendo ver o bom que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom para quem? Supera, suporta, entenda que não tem problemas, eu não conheço ninguém. Queria viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado com a vida, eu to de boa.

ATIVIDADE


1.       No texto, do que o autor diz que vai se afastar?
2.       Do que o autor diz que vai se aproximar?
3.         Sobre o texto, marque V ou F
(      ) O autor diz que sem problemas ele não conhece ninguém. (             )O autor diz que se irritar é bom.
(       )O autor diz que quer viver sorrindo até os 100 anos.
(       )O autor diz que esta muito preocupado com os problemas da vida. (        )O autor diz que esta se dedicando a agradar um outro alguém.

4.       Que sentimentos são mais comuns no seu dia a dia?
5.       Você se acha uma pessoa feliz e que faz os outros a sua volta, felizes?
6.       Você acha que faz o melhor que pode para fazer sua família feliz?
7.       Em que você poderia melhorar?
8.       Você é do tipo que é gentil e faz o bem ou nem se preocupa com as pessoas que estão ao seu lado?










 

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