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sábado, 30 de maio de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO - PROFESSORAS DAIANE E ZELITA

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: DAIANE GOMES E ZELITA

“Nenhum obstáculo pode ser maior que a tua vontade de vencer”

ATIVIDADES DA SEMANA 1  – 19/05 A 22/05

Habilidades EF89LP06, EF69LP03, EF69LP04, EF69LP05

Conteúdos:
·         Gênero: artigo de opinião
  • Tipologia textual: argumentativo
  • Recursos persuasivos em textos argumentativos, como: argumento de autoridade, dados estatísticos, alusão histórica...
  • Discurso publicitário: argumentação em propagandas
  • Informações explícitas e implícitas
  • Humor, ironia


       Gênero textual: artigo de opinião
        O artigo de opinião é um gênero textual jornalístico que se caracteriza pela 
    sequência argumentativa, marcada pe la explicitação e análise de uma tese, 
    pela formulação de argumentos para defender essa tese e pela conclusão sobre o
    tema tratado no texto. Os artigos de opinião têm por finalidade a discussão de fatos, 
   geralmente polêmicos, e socialmente relevantes. O autor do texto defende seu
   ponto de vista, tentando convencer o leitor. Para isso, ele utiliza tipos de 
   argumentos que o leitor pode considerar mais convincentes, baseando-se, 
    por exemplo,  em dados estatísticos, informações de especialistas no assunto, etc.
     A estrutura é do artigo é composta de introdução- normalmente onde se 
     apresenta a tese do autor; desenvolvimento – apresenta os argumentos que 
     sustentam a tese; a conclusão – encerra o texto, confirmando o ponto de vista. 
       A linguagem é formal e, predominantemente, objetiva.















Para lembrar...

ARTIGO DE OPINIÃO
INTENÇÃO PRINCIPAL
Defender determinado ponto de vista a respeito de um assunto de interesse geral.
LEITORES
Leitores de jornais e revistas impressos ou virtuais
ORGANIZAÇÃO
Expressa o ponto de vista do autor, por isso é assinado.
Informa e expõe dados sobre o tema
Apresenta argumentos para fundamentar a opinião:
-argumento de autoridade
-argumento de provas concretas.
LINGUAGEM
De acordo com a norma-padrão.

A seguir, você vai ler um artigo de opinião escrito pelo jornalista Rodrigo Casarin sobre um evento que ocorre a cada dois anos na capital paulista. Trata-se da Bienal Internacional do Livro em São Paulo, uma feira que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para lançar seus novos títulos.

Bienal do Livro em SP vive crise de identidade e precisa repensar formato

            Qual é o principal objeto da Bienal Internacional do Livro de São Paulo? Ser um lugar onde os expositores vão para vender produtos direto para o público final? Ser um lugar onde os expositores vão para vender livros com descontos? Para passar adiante seus encalhes, uma espécie de saldão? Para mostrar suas novidades e dialogar com os consumidores? Ser um lugar onde leitores podem encontrar, conversar e pegar autógrafos de seus autores favoritos? Um espaço para a discussão de ideias a respeito do livro e do universo que o cerca? Um evento que ponha jovens em contato com obras que, mais tarde, podem levá-las a consumir algo digno de se chamar de literatura? A Bienal é um evento primordialmente cultural ou essencialmente comercial?
            A 24ª edição do evento chega ao final neste domingo passando por uma crise de identidade e precisando buscar respostas a essas perguntas para que a Bienal do Livro de São Paulo volte a ter o destaque e a importância que já teve em outros tempos nem tão distantes assim. Se optar pelo caminho puramente mercadológico, de ser um lugar onde as pessoas vão apenas para comprar livros, deverá definhar rapidamente. Em uma época de promoções constantes na internet, não faz muito sentido alguém ir até o Anhembi para fazer algo que pode ser feito de casa, apenas com alguns cliques – ou em qualquer livraria, em qualquer época do ano.
            Se optar pela via da relevância cultural – a que mais me agrada, vale deixar claro -, precisa repensar boa parte de suas atrações. Ao se apostar em padres e youtubers o evento realmente contribui para a formação de leitores e para que os jovens criem uma relação de alguma intimidade com os livros? Ou quem compra o livro da Kéfera, por exemplo, o faz somente por ser fã da garota e vê no produto o mesmo valor que veria em algo como um tapete com o rosto da celebridade? A função de uma Bienal do Livro é a de permitir que um fã tenha a oportunidade de ver seu ídolo, mesmo que o livro em questão seja no máximo uma desculpa, não a verdadeira razão para aquela pessoa estar ali?
            Claro que as duas vias – a mercadológica e a cultural – podem conviver com alguma harmonia, desde que principalmente a primeira respeite a segunda. A aposta em autores de literatura fantástica e chick lit, por exemplo, também com algum espaço no evento, mostram que é possível trabalhar com atrações que atraem um bom público cativado pelo universo construído em livros, não por razões alheias.
            A meu ver, o futuro da Bienal passa, necessariamente, por voltar a prestar atenção no conteúdo dos livros, não encará-lo simplesmente como um objeto, um mero produto.


Obs.: a palavra Objeto, destacada no texto, tem o mesmo sentido de objetivo.
Mercadológico: relativo às estratégias das empresas para a comercialização de produtos.

ATIVIDADE 1 –

1)     Compare a introdução e a conclusão do artigo de Rodrigo Casarin.
a)     A tese é a formulação que explicita, de forma sucinta, o ponto de vista defendido pelo autor. A tese foi apresentada no último parágrafo “[...] o futuro da Bienal passa, necessariamente, por voltar a prestar atenção no conteúdo dos livros, não encará-lo simplesmente como um objeto, um mero produto.”  O que o autor defende no texto?
b)    O autor não apresenta a tese na introdução, mas utiliza uma estratégia para introduzir seu texto. Você consegue identificar qual foi essa estratégia?
c)     O que ele informou ao leitor com as várias perguntas feitas neste parágrafo introdutório?

2)     Observe os recursos usados na construção do desenvolvimento
a)     O autor critica a atenção dada a youtuber na Bienal. Isso ocorre porque, na opinião dele, a qualidade do livro dela é ruim? Explique sua resposta.
b)    O autor responde ao longo do texto as perguntas feitas na introdução?
c)     O leitor deve responder a primeira pergunta de modo afirmativo ou negativo?
d)    Qual destas opções de bienal ele analisa primeiro: a voltada ao comércio ou a voltada à cultura?

3)     O que você sabe:
a)     O que é uma bienal do livro?
b)    Você sabe quem é Kéfera, autora do livro citada no texto?
c)     Qual você acha que deve ser a função de uma bienal de livros?


ATIVIDADE 2

Importante saber:

tipologia argumentativa  apresenta como função principal CONVENCER o interlocutor sobre um determinado ponto de vista. É emitir OPINIÕES sobre o tema, conforme puderam observar no  artigo acima. No nosso dia-a-dia, argumentamos o tempo todo. Nos textos de campanha publicitária, esse tipo de texto é muito utilizado com o intuito de convencer as pessoas a aderir a uma ideia ou adquiri um produto ou serviço.

Analise este anúncio publicitário.


1)     Responda:

a)     Qual é o objetivo deste  anúncio?
b)    Qual é o sentido da oposição entre as palavras “lagosta/ arroz e feijão”?
c)     O que as imagens utilizadas no texto nos sugerem, representam?

       2) Observe a frase no anúncio:
“Enquanto algumas pessoas gastam fortunas em pratos caríssimos, ainda falta comida na mesa de muita gente. Paradoxal. Não?”
a)     Qual imagem representa o prato caríssimo?
b)    O que quer dizer “paradoxal”, neste texto do anúncio?
c)     Você concorda com a opinião do anunciante?
d)    Este anúncio tenta convencer o leitor a aderir a uma ideia ou a comprar um produto? Como?


ATIVIDADE 3

INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLICITAS COM EMPREGO DOS MODALIZADORES
  
Observe este enunciado:
 Patrícia parou de tomar refrigerante
  
A informação explícita é “Patrícia parou de tomar refrigerante”.
 A informação implícita é “Patrícia tomava refrigerante antes”.

Agora, veja este outro exemplo:
                                                       Felizmente, Patrícia parou de tomar refrigerante.

A informação explícita é “Patrícia parou de tomar refrigerante”.
A palavra “felizmente” indica que o falante tem uma opinião positiva sobre o fato – essa é a informação implícita
      Um texto é formado por informações explícitas e implícitas. As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas. Muitas vezes, para efetuarmos uma leitura eficiente, é preciso ir além do que foi dito, ou seja, ler nas entrelinhas. 

Vamos analisar os textos das tirinhas e identificar as informações explícitas e implícitas?

TIRINHA  A



:                                                     http://framos.files.wordpress.com/2008/05/hagar.jpg

a. Qual é a informação que pode ser compreendida, na fala do primeiro balão?
b. O que se pode entender da resposta do Hagar no último balão?
c. Qual é o conhecimento de mundo que o leitor precisa ter para  dar sentido à tira?

TIRINHA B

a. Por que Hagar está dizendo ao filho que ele deve ser bastante  agressivo?
b. Qual é a ideia a respeito do casamento  e das mulheres pode-se inferir na fala de Hagar?
c. Estas informações estão explícitas no texto?

TIRINHA C





a. A  resposta de Hagar (segundo balão do primeiro quadrinho) ao filho é possível? Por quê?
b. Qual é a ideia  que as mulheres fazem do casamento? Como você chegou a esta conclusão?

4. Há humor na fala de Hagar nas tirinhas (b) e (c)? Por quê? Explique.

5. Ironia é uma figura de linguagem que consiste em dizer algo ao contrário do que se quer dar a entender.
Há ironia na fala de Hagar (tirinhas b e c)? Explique.


ATIVIDADES DA SEMANA 2  – 25/05 A 29/05

Habilidade EF89LP06, EF69LP20

Conteúdos:
Denotação e conotação
Elementos estruturais/composicionais de gêneros normativos e legal
Produção textual

Importante saber:

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Observe as frases abaixo
1. Minha mãe é a flor mais lindo do meu jardim. ( sentido figurado)
2. A flor mais bela do meu jardim é a violeta. ( sentido próprio)

Nesses exemplos, podemos notar que a palavra flor é utilizada em dois sentidos diferentes:  conotativo e denotativo.
Na primeira frase, é atribuída á mãe características de uma flor que podem ser entendidas com bela, perfumada, por isso é sentido conotativo; já a palavra flor na segunda frase, refere-se a um tipo de planta, sentido literal da palavra ou sentido denotativo. 

O sentido denotativo é muito vezes caracterizadas como o sentido do dicionário, ou seja, a primeira acepção da palavra. Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.

RESUMINDO
*Quando usamos a palavra no sentido em que ela é habitualmente empregada, em que ela aparece no dicionário, dizemos que ela foi usada de forma denotativa.
*Quando usamos a palavra com um sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de forma conotativa.

ATIVIDADE 1 -
1)     Leia os trechos de canções nacionais  e  identifique se  há linguagem denotativa ou conotativa.

a)     "Choram as rosas porque não quero estar aqui sem seu perfume".(Skank)
b)    "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça! (Bruno e Marrone)
c)     É ela, a menina que vem e que passa ..." (Tom Jobim)
d)    "Seus olhos são espelhos d'água."  (Patrícia Marx)
e)     "Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar seu coração".(Luan Santana)
f)     "Você é luz, é raio, estrela e luar" Wando)

2)     Identifique o sentido – denotativo ou conotativo – de cada uma das seguintes frases, utilizando para tal as iniciais das palavras: DENOTATIVO (D) ou CONOTATIVO (C):

(_   ) O meu filho é meu espelho.
(_   ) Quebrei o espelho do roupeiro.
(_    ) Este jovem tem um coração de ouro.
(_   ) Meu pai fez um transplante de coração.
(     ) Era um lindo jovem com vinte primaveras!
(_  ) Na primavera a natureza renasce.
(_   ) O leão é o rei da selva


ATIVIDADE 2 – Leia este trecho da declaração Universal dos Direitos Humanos

[...]
A Assembléia Geral proclama:
A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
                                                                                      Artigo 1º
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
                                                                                        Artigo2º
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
Não será tampouco feita qualquer distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
                                                                                          Artigo 3º
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
                                                                                          Artigo 4º
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
                                                                                          Artigo 5º
Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
                                                                                          Artigo 6º
Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
[...]
                                                                                            Artigo 10
Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
                                                                                             Artigo 11
§1.     Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
§2.     Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
                                                                                                         Artigo 12
Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

                                                                                                Artigo 13
§1.     Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
§2.     Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
[...]

Questões:

a)       Qual é o objetivo geral da Declaração Universal dos Direitos Humanos?
b)       O documento é organizado em artigos.  A que direitos básicos cada artigo se refere?
c)       Para você, um documento como esse, com intenção de ser um consenso mundial, é importante? Por quê?
d)       Que tipo de linguagem predomina neste tipo de texto: formal ou informal
e)       Observe o modo de representação dos Artigos. São padronizados? Explique como é feita a leitura dessa representação numérica.
f)        Confirmação ou retificação das hipóteses: anote o que você sabia sobre esse documento antes da leitura e o que aprendeu após essa atividade

ATIVIDADE 3 - PROPOSTA DE REDAÇÃO

      A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto argumentativo, com o máximo de 30 linhas, em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “BBB 2020: representações do consumismo e do machismo no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTOS MOTIVADORES TEXTO
TEXTO 1 -
“Sociedade é machista, a gente está aprendendo a não ser”, afirmou Felipe Prior, após ser eliminado do Big Brother Brasil 20 (BBB20), em um paredão com recorde de votos e uma clara disputa de narrativas onde o machismo permeava os votos contrários ao arquiteto. 
Com a popularização de campanhas feministas, a luta contra o machismo tem ganhado cada vez mais força. O aumento das denúncias de assédio sexual, violência doméstica e estupro fortaleceram o movimento e também revelou que as agressões persistem no dia a dia de grande parte das mulheres. 
O machismo é o preconceito que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Em bom português: é toda a opressão sofrida por mulheres e produzida por homens. Por exemplo, uma pessoa machista é quem acredita a mulher não deve se portar e ter os mesmos direitos de um homem ou que julga a mulher como é inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.. Isso faz com que, mesmo com os esforços feministas, ele ainda esteja presente em tantos ambientes. 

https://catracalivre.com.br/entretenimento/bbb20-sociedade-e-machista-a-gente-esta-aprendendo-a-nao-ser-diz-prior/ https://d.emtempo.com.br/search?page=2437&q=

TEXTO 02
Quanto ao BBB, os destaques das narrativas foram as discussões sobre racismo e machismo - e, por consequência, do feminismo - levantadas a partir de ações dos participantes. Desde o início, alguns episódios - e a reação do público a eles - traçaram o caminho de algumas das sisters e brothers. 
O principal deles foi quando a médica Marcela e a advogada Gizelly Bicalho descobriram um plano dos homens para seduzir as participantes famosas que eram comprometidas. A ideia era fazê-las “se queimar” com a audiência. Isso, logo nas primeiras semanas, fez com que as mulheres - que assumiam um discurso feminista - fossem alçadas a uma categoria de “fadas sensatas”. 
Como em outras edições, também houve pelo menos dois participantes acusados de assédio lá dentro - o ginasta Petrix Barbosa e o hipnólogo Pyong Lee. Já após a saída de Felipe Prior, a revista Marie Claire publicou uma denúncia de que três mulheres acusavam o arquiteto de estupro. Depois da publicação, uma quarta mulher também disse ter sido vítima de violência sexual por parte dele. 
                                              Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-bbb-20-
TEXTO 03

 Uma sociedade caracterizada pelo consumismo exacerbado e um individualismo perigoso, a  satisfação das pessoas não tem mais como régua às realizações pessoais de cada um. É indispensável que nos comparemos aos outros para nos sentirmos realmente realizados. E o programa Big Brother Brasil (BBB) desempenha um papel crucial justamente como esse validador de nossas conquistas em face do que os outros esperam de nós. 
E com uma agravante: nessa trajetória rumo a quem precisamos nos tornar para que satisfaçamos nossos desejos de ser quem as pessoas esperam que sejamos, a capacidade de criar, inovar, empreender e produzir está sendo anulada pela obsessão por replicar comportamentos de terceiros. 
Inegavelmente, o BBB reforça essa concepção contemporânea da fortuna rápida, dos holofotes momentâneos da fama meteórica; enfim, dos “ídolos” vazios fabricados pela audiência que dão opinião sobre tudo e despertam a inveja de milhões, que gostariam de ter tido a mesma sorte; ou azar.
                                    Fonte https://dinheirama.com/big-brother-brasil-bbb-validador-social/ 

TEXTO 04


Entre as ferramentas utilizadas pelo capitalismo encontra-se a mídia, a qual é responsável por gerar influência ativa no comportamento das pessoas, de modo que estas não necessitam mais pensar em comportamentos diários, os meios de massa impõem qual tipo de roupa deve ser usado, que comida e bebida devem ser consumidas, limitando assim as características subjetivas dos indivíduos, através dessas influências de moda quase que totalmente manipuladoras. As consequências para a supervalorização das condutas consumistas pela mídia é uma sociedade movida pelos prazeres imediatos, apegada a felicidades passageiras e as tentativas de troca entre bens materiais e relações interpessoais.                                                                                                              

https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4029/6916   

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