Pesquisar este blog

sábado, 30 de maio de 2020

ATIVIDADES 8º ANO - INGLÊS, E.RELIGIOSA, E.FÍSICA, ARTES

DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA     -  PROFESSOR LUIZ AMÉRICO


Estudar uma língua estrangeira é possuir uma poderosa ferramenta de comunicação. Mas estudar um novo idioma é entrar em contato com uma nova cultura e seu patrimônio artístico, literário e cultural. Nesse presente Plano de Estudo apresentamos um conto de Edgar Allan Poe, um grande escritor norte-americano, The masque of the Red Death (A máscara da Morte Vermelha), cujo link se encontra abaixo. Propomos também um trabalho com o gênero textual biografia, muito acessível aos alunos que ainda têm um repertório limitado de conhecimentos linguísticos (gramática e vocabulário). Assista o filme no Youtube pelo link abaixo e preste atenção nos personagens ricos que a obra apresenta. É interessante comparar o filme com o conto. 

Conto de Edgar Allan Poe: A máscara da morte vermelha O link do filme se encontra abaixo. 
É só clicar e acionar as legendas em português  


1.      Leia o seguinte texto em inglês e responda as perguntas abaixo: 

BIOGRAPHY (Biografia):

Edgar Alan Poe was born in 1809, in Boston, Massachusetts in the United States. He was the second of three children. David and Elizabeth, his parents, were actors. His father abandoned the family in 1810, and his mother died the following year. He was an orphan at the age of three. He attended the university of Virginia. In 1827, he enlisted in the United States Army. Following his Army service, Poe was admitted to the United States Military Academy of West Point, but he was again forced to leave for lack of financial support. From 1831 to 1835, Edgar Allan Poe lived in Baltimore, where his father was born, with his aunt Maria Clemm and her daughter, his cousin Virginia. He began to devote his attention to his cousin and in 1836, they got married. She was only 13 years old In 1847, at the age of 24 —— Virginia passed away from tuberculosis. Poe was overcome by grief following her death. He continued to work, suffering from poor health and struggling with financial problems. He was an American writer, poet, critic and editor best known for evocative short stories and Virginia, who became his literary inspiration as poems that captured the imagination and interest of readers around the world. He died in 1849. Poe’s work as an editor, a poet, and a critic had a profound impact on American and international literature. His stories mark him as one of the originators of both horror and detective fiction. Many anthologies credit him as the “architect” of the modern short story.
Available at : https://www.poets.org/poetsorg/poet/edgar-allan-poe 

Perguntas para serem respondidas de acordo com o texto acima

a) Quando nasceu Edgar Allan Poe?_______________________________
b) Onde nasceu ele? ___________________________________________
c) Quantos anos ele viveu?______________________________________ 
d) Edgar casou-se com sua prima que conheceu quando morou com sua tia Maria Clemm. Como ela se chamava? _________________________________ E que idade tinha quando eles se casaram? _____________________________________ 
e) Em que ano Morreu Edgar Allan Poe? ____________________________
f) De que morreu sua prima ainda jovem? _____________________________PA

2- Preencha o quadro abaixo com informações do texto:

The author’s profile
NAME 
FIRST NAME 
LAST NAME 
NATIONALITY 
PROFESSION 
FATHER’S PROFESSION 
MOTHER’S PROFESSION 
BIRTH YEAR 
BIRTH PLACE 
DEATH DATE 
DEATH PLACE 

SAIBA MAIS... 

Um pequeno documentário em português está disponível no link abaixo: Ele pode ajudar muito na atividade proposta .




DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA  - PROFESSOR: ANDRÉ JESINI

Leia o texto com atenção, copie somente as perguntas e respostas no caderno. Fotografe e envie para o professor Andre – 99133 2934

O HOMEM

A inteligência humana é um dom maravilhoso, que deve ser reconhecido, cultivado e aproveitado. Ser inteligente é ter o poder de adaptar-se, discernir, julgar, recolher-se e armazenar. Somos inteligentes, portanto, temos liberdade para escolhermos nossos comportamentos.
O homem é um dos mais recentes seres vivos na face da terra. Ele ocupa um espaço de poucos milímetros, enquanto o tempo da vida é representado por um espaço de 8cm. Se a vida começasse em zero-hora de um dia, quando o homem surgiria? No ultimo segundo da vigésima quarta hora. É isso mesmo.
Somos hospedes recém chegados a terra. Mas, embora seja novo no planeta, o homem domina pela inteligência e criatividade. Domina no bom e mau sentido. Ele aprendeu a tirar proveito do ar, das plantas, da água, da energia; inventou maquinas maravilhosas; fabricou remédios contra doenças e fez tantos outros benefícios para a humanidade.
Em compensação, esta destruindo o próprio planeta e seus habitantes. O homem agora precisa aprender a respeitar e amar a Deus, o próximo e a terra. O amor é a única energia capaz de dominar com sabedoria o nosso planeta para que a felicidade seja para todos em todos os tempos.

ATIVIDADE

1.      O que é inteligência?
2.      Copie do texto algumas ações que apenas os seres humanos podem fazer.
3.      De acordo com o texto por que é que o homem domina o mundo?
4.      Que coisas boas e más, o homem fez ao mundo com sua inteligência?
5.      De acordo com o texto, o que o homem ainda precisa aprender?

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA- PROFESSOR WARLEY

1.         Orientações gerais: Ler o texto e responder as perguntas com base em 

seus conhecimentos sobre Atividade Física, saúde e qualidade de vida.



Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e treinos, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução.





A tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso é inquestionável, mas junto incrementaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabelece sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como: Doenças Crômicos Degenerativas, que tem sua origem em uma série de fatores como: a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último o nosso destaque ao grau de atividade física praticado.
(...)
Mas apesar dessa fórmula milagrosa que é a atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada  vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios. A desculpa mais freqüente é a falta de tempo ou falta de condições para prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes  sem        falar     nas          horas    diárias  dedicadas  a televisão  ou        ao        computador      e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem prevalência em quase todo planeta.



Para ressaltar o papel da atividade física basta comparar uma pessoa ativa fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, quando comparados a diferença em termos de qualidade de vida é que o ativo provavelmente terá maior mobilidade, automonia e manutenção de valências físicas como força muscular, flexibilidade e capacidade aeróbia, tão        importante          em          sua         vida diária.(...)

Fonte: Publicado no dia 12/09/2009 com o(s) assunto(s) Atividade Física, Educação Física, Qualidade de Vida, Saúde Prof. Fausto Arantes Porto (www.saudeemmovimento.com.br)

Responda corretamente as perguntas.

1.  O que podemos perceber se analisarmos a atividade física ao longo da história?
2.   O estilo de vida atual pode ser responsabilizado pelo quê?
3.   Segundo o texto, quais são benefícios da pratica regular de atividade física?
4.   A afirmativa é verdadeira? Justifique.

Para se obter os benefícios da atividade física, são necessários níveis altos de prática física

Marque um X na resposta certa.
5.            O que tem acontecido com as pessoas que vivem nas áreas urbanas?
a. ( ) Não praticam níveis adequados de atividade física
b. ( ) Praticam níveis adequados de atividade física

c. ( ) Não fazem repouso adequado das sessões de atividade física
d. ( ) Praticam atividades de alto impacto.

6.            Quem são os sujeitos mais propensos ao sedentarismo?
a. ( ) Mulheres e crianças
b. ( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres

c. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e crianças

d. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e mulheres


7. Quem são os sujeitos mais propensos ao sedentarismo?
a. ( ) Mulheres e crianças

b. ( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres

c. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e crianças

d. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e mulheres

8. Quem são os sujeitos mais propensos ao sedentarismo?
a. ( ) Mulheres e crianças
b. ( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres

c. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e crianças

d. ( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e mulheres

ATIVIDADES PARA ESTUDO E APRENDIZADO 


ORIENTAÇÃO GERAL: LEIA O TEXTO E OBSERVE AS IMAGENS COM O FOCO EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NÃO SAUDÁVEL.

TEXTO

Como identificar os sintomas da má alimentação?

Poucas pessoas sabem, mas sonolência, dores musculares, falta de disposição e de concentração são sinais de alerta do corpo diante da má alimentação. O problema se torna ainda maior quando o cardápio pobre em nutrientes começa a prejudicar a rotina escolar ou profissional.

Ter alguns alimentos por perto é uma boa saída para driblar a correria do dia-a-dia e manter a alimentação saudável. As frutas, por exemplo, são práticas de carregar e são fontes de vitaminas e minerais. Outra dica é optar pelas oleaginosas, como nozes, sementes e castanhas. Manter-se hidratado também é outro forte aliado para manter a concentração nos estudos e no trabalho. O ideal é o consumo minimo de 2 litros de água por dia.

Além disso, existem alimentos que são eficazes para aumentar a produção de serotonina, hormônio fundamental para regular a qualidade do sono. Pois uma boa noite de sono possui uma estreita relação com a saúde, devido ao papel que desempenha para o bom funcionamento de corpo. Quando uma pessoa não consegue dormir bem, ou precisa diminuir suas horas de sono por alguma razão, pouco a pouco, aparecem efeitos secundários que se tornam evidentes no nível físico e mental, como o cansaço crônico, a falta de concentração, a irritabilidade, entre outros sintomas. A chave é algo que se chama triptófano, um aminoácido que é o precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro. O triptófano está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos e em quantidades mais altas em iogurte, leite, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho. Para que o triptófano tenha efeito, é preciso cruzar a barreira de sangue do cérebro, que é o sistema de segurança, competindo assim, com outros aminoácidos.

Segundo estudos, combinar alimentos ricos em triptófano com carboidratos garante maior vantagem a esse aminoácido. Os carboidratos estimulam a liberação de insulina, que ajuda a tirar outros aminoácidos do fluxo sanguíneo, dando mais chances ao triptófano de chegar ao cérebro.




1.                As 5 diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis.

Você sabe a diferença entre alimentos saudáveis, e não saudáveis? Muitas pessoas ainda não, e se confundem quando o assunto é sobre ingredientes, rótulos, e o que é realmente saudável para elas. E pode ser difícil obter a resposta correta, quando temos muitas informações que nem sempre são tão verdadeiras. Mas entender as diferenças entre os alimentos saudáveis, e não saudáveis pode ajudá-lo a fazer as escolhas certas. Depois de perceber a diferença entre alimentos saudáveis e não saudável você pode fazer trocas inteligentes em sua alimentação. Então, essas são as principais diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis. Veja!

1 – Calorias não são as mesmas.

Quando se trata de ingestão de calorias, é importante encontrar um equilíbrio. Nem todas as calorias são as mesmas, há uma grande diferença entre calorias saudáveis, e não saudáveis. Provavelmente você ficará muito mais faminto se optar por comer 1.200, calorias de alimentos não saudáveis por dia, porque alimentos não saudáveis geralmente são ricos em calorias vazias, e não sustentam por muito tempo. Por exemplo, 300 calorias de salada serão muito mais proveitosas do que 300 calorias de um hambúrguer. De preferência a produtos saudáveis, e cuide do seu corpo, e da sua saúde.

2 – Benefícios para a saúde.

Estudos têm demonstrado que comer alimentos não saudáveis aumenta os riscos de contrair diabete tipo 2, câncer, e muitos outros problemas de saúde, inclusive doença cardíaca. Comer alimentos não saudáveis pode torná-lo obeso com o tempo, e a obesidade certamente levará a muitos problemas sérios de saúde, que já vimos não serem nada agradáveis. Quando você escolhe comer apenas alimentos saudáveis, você terá um aumento na imunidade, melhor controle de peso, melhor equilíbrio emocional, e aumento dos níveis de energia.Todas essas coisas combinadas criarão uma vida muito mais longa, e feliz. Muitos alimentos têm um enorme impacto na saúde, e esses impactos devem ser mantidos.

3 – Nutrientes

Uma boa nutrição mantém os músculos, ossos, órgãos, e outras partes do corpo fortes por um longo período. Ao consumir alimentos ricos em vitaminas, seu sistema imunológico aumentará, e seu organismo poderá lutar contra muitas doenças. Comer saudável significa que você obtém todas as vitaminas, e minerais necessários, algo que muitas pessoas não têm hoje. Frutas e legumes fornecem potássio, carnes magras, podem fornecer proteínas, e os grãos integrais fornecem fibras. Alimentos não saudáveis só podem aumentar o número de gorduras ruins, açúcar etc. Frutas e legumes são exemplos de alimentos saudáveis que são ricos em micronutrientes, como minerais e vitaminas e, por isso, é recomendável que consumamos 5 ou mais frutas, e vegetais todos os dias.

4 – Diferentes níveis de açúcar.

Nada de bom vem de comer açúcar, que está muito presente em alimentos não saudáveis. Ela cria fadiga e inchaço, armazena como gordura, prepara o terreno para doenças cardiovasculares, câncer, diabete, seu sistema imunológico enfraquece, e trava o açúcar no sangue. O importante quando se come comida, é a rapidez com que o açúcar aumenta os níveis de açúcar no sangue. Em vez de não comer nenhum açúcar, existe uma alternativa em uma dieta de baixo índice glicêmico. Os alimentos que você deve ingerir são aqueles que criam um aumento constante, e lento do nível de açúcar no sangue, diminuindo assim alguns de seus efeitos nocivos à saúde.

5 – Manter um problema de peso saudável.

Alimentos que são ricos em açúcar, e gordura, podem causar uma corrida de açúcar repentina, e nos criar um sentimento energético. Mas esse efeito rapidamente desaparece, e acabamos com pouco açúcar, almejando mais comida para manter esse açúcar alto. Outra consequência de ingerir alimentos pouco saudáveis, é o efeito da “caloria vazia” que nos enche apenas por um curto período, e depois nos sentimos novamente com fome. Então você vai desejar mais comida para obter os nutrientes vitais. Manter seu peso saudável ajudará a diminuir o risco de câncer, e outras doenças graves. Muitas pessoas ganham peso durante suas vidas, muitas vezes sem saber. Para ajudar a manter um peso saudável, é muito importante criar hábitos saudáveis em longo prazo, incluindo comer alimentos saudáveis, e estar regularmente ativo fisicamente.

Agora que você já aprendeu a fazer boas escolhas alimentar e está ciente das diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis é só manter o foco para que tenha uma vida repleta de saúde






DISCIPLINA: ARTES – PROFESSORA: WALDIRENE CARDOSO
Leia com atenção os textos, para resolver as atividades.









DISCIPLINA: HISTÓRIA – PROFESSORA ELISA E IARA

LEIA O TEXTO E RESPONDA NO CADERNO

TEXTO I- A LUTA DOS TRABALHADORES INGLESES E SUAS CONQUISTAS
Professor, na Inglaterra durante o século XIX trabalhavam nas fábricas inglesas homens, mulheres e crianças que eram submetidos a16 horas de trabalhos por dia; seu cotidiano nas fábricas era muito cansativo, o ambiente de trabalho era péssimo e não tinham direitos trabalhistas. No entanto, os operários ingleses não aceitaram essa situação por muito tempo e passaram a lutar por melhorias nas condições de trabalho e a partir de 1830, os operários começaram a conquistar seus primeiros direitos trabalhistas.

DEPOIMENTOS: As condições de trabalho na Revolução Industrial - Depoimentos de época
"Eu tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui, inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isso é preparando a lã para a máquina; Mas a alça o prendeu, como ele foi pego de surpresa, acabou sendo levado para dentro do mecanismo; e nós encontramos de seus membros em um lugar, outro acolá, e ele foi cortado em pedaços; todo o seu corpo foi mandado para dentro e foi totalmente mutilado.”(John Allett começou a trabalhar numa fábrica de tecidos quando tinha apenas quatorze anos. Foi convocado a dar um depoimento ao parlamento britânico sobre as condições de trabalho nas fábricas aos 53 anos)

“Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite. No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de flocos de aveia com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar para a refeição.”(O jornal Ashton Chronicle entrevistou John Birley em maio de 1849)

TEXTOII: FORMAÇÃO CLASSE OPERÁRIA

“A baixa remuneração para o trabalho repetitivo das fábricas obrigava que famílias inteiras integrassem o ambiente fabril. Por um salário ainda menor, mulheres e crianças eram submetidas às mesmas tarefas dos homens adultos. Ao mesmo tempo, as condições de trabalho oferecidas nas fábricas eram precárias. Sem instalações apropriadas e nenhuma segurança, as fábricas ofereciam risco de danos à saúde e à integridade física dos operários. As mortes e doenças contraídas na fábrica reduziam consideravelmente a expectativa de vida de um operário. Tantas adversidades acabaram motivando as primeiras revoltas do operariado. (...) Ainda assim, os movimentos operários continuaram a existir sob a influência de outras orientações. No início do século XIX, o movimento ludita (ou ludismo) incentivava a destruição das máquinas industriais. Essas eram encaradas como as principais responsáveis pelos acidentes e o grande número de desempregados substituídos por tecnologias que exigiam uma mão-de-obra ainda menor. Anos mais tarde, o cartismo exigiu a participação política dos operários ingleses que, na época, não tinham direito ao voto. Com o passar dos anos, os trabalhadores passaram a instituir organizações em prol dos seus próprios interesses. As chamadas trade-unions tinham caráter cooperativista e ao mesmo tempo político. Com sua força política representada, os trabalhadores conquistaram melhores condições de trabalho, a redução da jornada de trabalho e o direito à greve. Dessas mobilizações surgiram os primeiros sindicatos que, ainda hoje, tem grande importância para a classe trabalhadora.”

ROTEIRO DA ATIVIDADE:RESPONDER NO CADERNO.

2.   Do que foi visto nos depoimentos, texto e vídeo acima sobre a vida dos trabalhadores nas fábricas, o que te chamou mais a atenção?
7.  Você acha que os operários eram submetidos a uma forma de trabalho subumana? Explique.
8. Você vê semelhanças entre as greves dos operários do século XIX com as greves realizadas nos dias atuais? Explique.
9.  Qual a sua opinião a respeito das primeiras conquistas trabalhistas dos operários no século XIX?
10.         Crie um texto no mínimo 10 linhas com estas palavras

trabalho- exploração- péssimas condições- greves- sindicatos- conquistas-

FAÇA UMA ENTREVISTA COM DUAS PESSOAS ASSALARIADAS QUE VOCÊ CONHECE:
Nome:
Idade:
Função:
Onde trabalha:
Quantas horas você trabalha por dia:
Há quanto tempo você é assalariado:
Desde que exerce este trabalho, seu salário já aumentou?
Você acha que o pagamento que recebe por seu trabalho é justo?
Você está satisfeito com seu salário?
Se está insatisfeito, já conseguiu falar com seu patrão sobre isso?
 já fez hora extra?
Você recebeu por este tempo de trabalho a mais?
Você sabe de seus direitos como trabalhador?
O que você acha do trabalhador que resolve fazer greve?
Você participa de algum sindicato? Qual?


ATIVIDADE 2- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1-TEXTO: Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780-1840)

As fábricas se constituíam como verdadeiros colossos da construção. Edifícios enormes, com vários andares de altura e até centenas de metros de comprimento, grandes chaminés e imensos conglomerados humanos, combinando o cinza claro do concreto com o cinza escuro da fumaça extremamente tóxica. Dentro dela se gestavam novas formas de organização social, que atuariam firmemente na disciplina dos novos grupos que lá atuavam. Essas organizações estavam totalmente voltadas para o aperfeiçoamento da produtividade e, desta forma, para o aumento dos lucros da classe burguesa.(...) A Inglaterra passou por transformações demográficas de grandeza única em sua história a partir do final da segunda metade do século XVIII, e se intensificaram conforme a mecanização do campo se ampliava e as fábricas se consolidavam como pólos de produção. Em 1750, só existiam duas cidades na Grã-Bretanha com mais de 50 mil habitantes (Londres e Edinburgo). Em 1801, esse número chegava a oito e, cinqüenta anos depois, já haviam 29 (nove delas com mais de cem mil habitantes). Londres, em 1800, tinha um milhão de habitantes (já tendo passado por um expressivo crescimento durante as cinco décadas anteriores). Em sessenta anos, saltaria para 2,8 milhões. Em 1780, a população total inglesa era de 8,5 milhões de habitantes; o número chegaria a 9 milhões em 1801, 16 milhões em 1841 e, quarenta anos depois, 36 milhões. Por volta de 1850, o país se tornaria um dos primeiros do mundo moderno a possuir uma população urbana numericamente superior à rural.Para Thompson, o incremento da população nesse período se sustentou principalmente por uma longa série de boas colheitas e numa melhora do padrão de vida desenvolvido nos primeiros momentos da Revolução Industrial; com o avanço da industrialização na primeira metade do século, no entanto, a saúde da população urbana começou a deteriorar, principalmente devido à imensa concentração populacional nas cidades que, como veremos, sofreria com as epidemias, as péssimas condições de habitação, as deformações e a estafa causadas pelo trabalho e a alimentação insuficiente e inadequada. A medicina, nesse momento, parece ter sido pouco capaz de contornar esses problemas. (...)

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1.   Na sociedade industrial inglesa, há o predomínio da cidade sobre o campo. Explique esta afirmativa com argumentos do texto lido.
2.   Quais os impactos da "revolução dos transportes" para a sociedade industrial inglesa?
3.  De que maneira o desenvolvimento do capitalismo industrial modificou a concepção de trabalho do operário?
4.   Como eram as relações entre patrão e empregado nas fábricas inglesas?
5.   Além das péssimas condições de trabalho, os operários ingleses viviam em cidades de ambiente insalubre. Segundo o texto lido, quais as características das cidades industriais?

6. "As possibilidades de sobrevivência para as classes baixas, então, eram bastante baixas. As chances de se manter vivo estando nas cidades eram pequenas, seja o indivíduo uma criança ou um adulto." Explique esta afirmativa.

7. O texto a seguir possui lacunas que deverão ser completadas com a lista de palavras abaixo. A lista está fora de ordem, portanto sua tarefa é escolher a palavra que melhor completa o sentido da frase. Para facilitar, vá ticando as palavras que você já utilizou. Procure fazer o exercício com lápis para não haver rasuras.

CAPITALISTAS E OPERÁRIOS


Depois de revolucionarem a _____________________ de produtos, a energia a ________________ e o ferro foram aproveitados o setor dos __________________, originando duas importantes invenções: o

___________ e a locomotiva a vapor, que permitiam transportar com _______________ e em grande quantidade pessoas e _____________________. A mecanização dos transportes encurtou distâncias, barateou os _________________ dos produtos e teve grande importância para o desenvolvimento das indústrias e da ________________.
No século XVIII, poucos homens de _____________ possuíam capital (dinheiro) para construir

__________________, comprar máquinas, contratar _______________________ e adquirir _____________________. Os que possuíam, esse capital, os chamados capitalistas, lucravam muito com a produção industrial. Nascia, assim, um novo sistema econômico, chamado capitalismo _________________, que se baseia no trabalho assalariado e na livre concorrência. Nele os meios de produção (máquinas, terra, ferramentas, matéria-prima, fábricas) pertencem ao ___________________.
Em comparação com o trabalho _________________, as máquinas eram muito vantajosas: produziam mais, com maior rapidez, sempre no mesmo ____________ e ____________________. O trabalhador tornou-se

_______________: não era dono das ferramentas, executava uma tarefa repetitiva e, por seu esforço físico, recebia um _____________________, sempre muito baixo. Suas _____________________________ eram humilhantes: jornadas longas (12 a 16 horas) sob ritmo acelerado, disciplina _________________, ambientes

_____________, barulhentos e sem  ______________________ adequada, ameaça constante de dispensa sem nenhum __________________exploração do trabalho de mulheres e de ____________________ (a partir dos 5 anos de idade).

Sem leis para protegê-los, os operários organizavam _________________ que, mediante uma taxa, socorriam os trabalhadores em caso de doença, desemprego ou _______________ (pagavam o funeral). Essas sociedades se espalharam a partir de 1793, mas foram __________________ em 1799. Embora clandestinas, elas continuaram se formando em todo país, e, em 1824, o _______________________ acabou por legalizá-las.
Os novos e ricos industriais levavam uma vida ________________ à dos nobres, mas não tinham pode
______________. Os cargos políticos e o direito de voto eram exclusivos da ____________________ e dos proprietários rurais, que dirigiam o ____________________. A situação só se modificou pela lei de 1832 que estendeu o direito de voto à ____________________ ou a quem comprovasse ter uma propriedade. Já a imensa classe operária permaneceu, por muito tempo, excluída do eleitorado.

LISTA DE PALAVRAS .ESTAS SÃO AS RESPOSTAS PARA COMPLETAR O TEXTO.

CRIANÇAS - SISTEMA - FÁBRICAS - NOBREZA - ECONOMIA –INDUSTRIAL-SUJOS-SEMELHANTE-TRANSPORTE- - SALÁRIO –HUMANO-CUSTOS-MATÉRIA-PRIMA-GOVERNO-DIREITO- MERCADORIAS-TRABALHADORES-
- MORTE - CONDIÇÕES DE TRABALHO - POLÍTICO –SOCIEDADES-ELEITORADO-PARLAMENTO-CAPITALISTA-- RAPIDEZ – BURGUESIA- FABRICAÇÃO-NAVIO-RIGOROSA-VENTILAÇÃO-VAPOR-OPERÁRIO-FERRAMENTAS- VAPOR - OPERÁRIO - FERRAMENTAS - PROIBIDAS – INTENSIDADE









































Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!