DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA - PROFESSOR LUIZ AMÉRICO
Estudar uma língua estrangeira é possuir uma poderosa
ferramenta de comunicação. Mas estudar um novo idioma é entrar em contato com
uma nova cultura e seu patrimônio artístico, literário e cultural. Nesse
presente Plano de Estudo apresentamos um conto de Edgar Allan Poe,
um grande escritor norte-americano, The masque of the Red Death (A
máscara da Morte Vermelha), cujo link se encontra abaixo. Propomos também um
trabalho com o gênero textual biografia, muito acessível aos alunos que ainda
têm um repertório limitado de conhecimentos linguísticos (gramática e
vocabulário). Assista o filme no Youtube pelo link abaixo e preste atenção nos
personagens ricos que a obra apresenta. É interessante comparar o filme com o
conto.
Conto de Edgar Allan Poe: A máscara da morte vermelha O
link do filme se encontra abaixo.
É só clicar e acionar as legendas em
português
1.
Leia o seguinte texto
em inglês e responda as perguntas abaixo:
BIOGRAPHY (Biografia):
Edgar Alan Poe was born
in 1809, in Boston, Massachusetts in the United States. He was the second of
three children. David and Elizabeth, his parents, were actors. His father
abandoned the family in 1810, and his mother died the following year. He was an
orphan at the age of three. He attended the university of Virginia. In 1827, he
enlisted in the United States Army. Following his Army service, Poe was
admitted to the United States Military Academy of West Point, but he was again
forced to leave for lack of financial support. From 1831 to 1835, Edgar
Allan Poe lived in Baltimore, where his father was born, with his aunt Maria
Clemm and her daughter, his cousin Virginia. He began to devote his attention
to his cousin and in 1836, they got married. She was only 13 years old In 1847,
at the age of 24 —— Virginia passed away from tuberculosis. Poe was overcome by
grief following her death. He continued to work, suffering from poor health and
struggling with financial problems. He was an American writer, poet, critic and
editor best known for evocative short stories and Virginia, who became his
literary inspiration as poems that captured the imagination and interest of
readers around the world. He died in 1849. Poe’s work as an editor, a poet, and
a critic had a profound impact on American and international literature. His
stories mark him as one of the originators of both horror and detective
fiction. Many anthologies credit him as the “architect” of the modern short
story.
Available at : https://www.poets.org/poetsorg/poet/edgar-allan-poe
Perguntas para serem respondidas de acordo com o texto
acima.
a) Quando nasceu Edgar Allan Poe?_______________________________
b) Onde nasceu ele? ___________________________________________
c) Quantos anos ele
viveu?______________________________________
d) Edgar casou-se com sua prima que conheceu quando morou
com sua tia Maria Clemm. Como ela se chamava? _________________________________ E que idade
tinha quando eles se casaram? _____________________________________
e) Em que ano Morreu Edgar Allan Poe? ____________________________
f) De que morreu sua prima ainda jovem? _____________________________PA
2- Preencha o quadro abaixo com informações do texto:
The author’s profile
NAME
FIRST NAME
LAST NAME
NATIONALITY
PROFESSION
FATHER’S
PROFESSION
MOTHER’S
PROFESSION
BIRTH YEAR
BIRTH PLACE
DEATH DATE
DEATH PLACE
SAIBA MAIS...
Um pequeno documentário em português está disponível no
link abaixo: Ele pode ajudar muito na atividade proposta .
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR: ANDRÉ JESINI
Leia
o texto com atenção, copie somente as perguntas e respostas no caderno.
Fotografe e envie para o professor Andre – 99133 2934
O
HOMEM
A
inteligência humana é um dom maravilhoso, que deve ser reconhecido, cultivado e
aproveitado. Ser inteligente é ter o poder de adaptar-se, discernir, julgar,
recolher-se e armazenar. Somos inteligentes, portanto, temos liberdade para
escolhermos nossos comportamentos.
O
homem é um dos mais recentes seres vivos na face da terra. Ele ocupa um espaço
de poucos milímetros, enquanto o tempo da vida é representado por um espaço de
8cm. Se a vida começasse em zero-hora de um dia, quando o homem surgiria? No
ultimo segundo da vigésima quarta hora. É isso mesmo.
Somos
hospedes recém chegados a terra. Mas, embora seja novo no planeta, o homem
domina pela inteligência e criatividade. Domina no bom e mau sentido. Ele
aprendeu a tirar proveito do ar, das plantas, da água, da energia; inventou
maquinas maravilhosas; fabricou remédios contra doenças e fez tantos outros
benefícios para a humanidade.
Em
compensação, esta destruindo o próprio planeta e seus habitantes. O homem agora
precisa aprender a respeitar e amar a Deus, o próximo e a terra. O amor é a
única energia capaz de dominar com sabedoria o nosso planeta para que a
felicidade seja para todos em todos os tempos.
ATIVIDADE
1. O
que é inteligência?
2. Copie
do texto algumas ações que apenas os seres humanos podem fazer.
3. De
acordo com o texto por que é que o homem domina o mundo?
4. Que
coisas boas e más, o homem fez ao mundo com sua inteligência?
5. De
acordo com o texto, o que o homem ainda precisa aprender?
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA- PROFESSOR WARLEY
1.
Orientações
gerais: Ler o texto e responder as perguntas com base em
seus conhecimentos
sobre Atividade Física, saúde e qualidade de vida.
Ao longo da história a atividade
física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um
estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos
e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar
como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e
treinos, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina
diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução.
A tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso é
inquestionável, mas junto incrementaram as doenças silenciosas formando uma epidemia
que se estabelece sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão
gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como: Doenças
Crômicos Degenerativas, que tem sua origem em uma série de fatores como: a
predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse
último o nosso destaque ao grau de atividade física praticado.
(...)
Mas apesar dessa fórmula milagrosa que é a atividade física
estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas
relacionados com a falta de exercícios. A desculpa mais freqüente é a falta de
tempo ou falta de condições para prática que é agravada pela economia de
movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone
celular, elevadores e escadas rolantes
sem falar nas horas diárias
dedicadas a televisão ou ao computador e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial,
pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem
prevalência em quase todo planeta.
![](file:///C:/Users/ADMIN/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image006.jpg)
Para
ressaltar o papel da atividade física basta comparar uma pessoa ativa
fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, quando comparados a
diferença em termos de qualidade de vida é que o ativo provavelmente terá maior
mobilidade, automonia e manutenção de valências físicas como força muscular,
flexibilidade e capacidade aeróbia, tão importante em sua vida diária.(...)
Fonte: Publicado no dia 12/09/2009 com o(s)
assunto(s) Atividade Física, Educação Física, Qualidade de Vida, Saúde Prof.
Fausto Arantes Porto (www.saudeemmovimento.com.br)
Responda corretamente as
perguntas.
1. O
que podemos perceber se analisarmos a atividade física ao longo da história?
2.
O estilo de vida atual pode ser
responsabilizado pelo quê?
3.
Segundo o texto, quais são
benefícios da pratica regular de atividade física?
4.
A afirmativa é verdadeira?
Justifique.
Para se obter os benefícios da atividade
física, são necessários níveis altos de prática física
Marque um X na resposta certa.
5.
O que tem acontecido com as
pessoas que vivem nas áreas urbanas?
a.
( ) Não praticam níveis adequados de atividade física
b.
( ) Praticam níveis adequados de atividade física
c.
( ) Não fazem repouso adequado das sessões de atividade física
d.
( ) Praticam atividades de alto impacto.
6.
Quem são os sujeitos mais
propensos ao sedentarismo?
a.
( ) Mulheres e crianças
b.
( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres
c.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e
crianças
d.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e mulheres
7. Quem são os sujeitos mais propensos
ao sedentarismo?
a.
( ) Mulheres e crianças
b.
( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres
c.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e
crianças
d.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e
mulheres
8. Quem
são os sujeitos mais propensos ao sedentarismo?
a.
( ) Mulheres e crianças
b.
( ) Crianças, pessoas de nível social mais alto e mulheres
c.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e
crianças
d.
( ) Idosos, pessoas de nível social mais baixo, indivíduos incapacitados e
mulheres
ATIVIDADES PARA ESTUDO E APRENDIZADO
ORIENTAÇÃO
GERAL: LEIA O TEXTO E OBSERVE AS IMAGENS COM O FOCO EM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
E NÃO SAUDÁVEL.
TEXTO
Como
identificar os sintomas da má alimentação?
Poucas pessoas sabem, mas
sonolência, dores musculares, falta de disposição e de concentração são sinais
de alerta do corpo diante da má alimentação. O problema se torna ainda maior
quando o cardápio pobre em nutrientes começa a prejudicar a rotina escolar ou
profissional.
Ter alguns alimentos por perto é
uma boa saída para driblar a correria do dia-a-dia e manter a alimentação
saudável. As frutas, por exemplo, são práticas de carregar e são fontes de
vitaminas e minerais. Outra dica é optar pelas oleaginosas, como nozes,
sementes e castanhas. Manter-se hidratado também é outro forte aliado para
manter a concentração nos estudos e no trabalho. O ideal é o consumo minimo de
2 litros de água por dia.
Além disso, existem alimentos que
são eficazes para aumentar a produção de serotonina, hormônio fundamental para
regular a qualidade do sono. Pois uma boa noite de sono possui uma estreita
relação com a saúde, devido ao papel que desempenha para o bom funcionamento de
corpo. Quando uma pessoa não consegue dormir bem, ou precisa diminuir suas
horas de sono por alguma razão, pouco a pouco, aparecem efeitos secundários que
se tornam evidentes no nível físico e mental, como o cansaço crônico, a falta
de concentração, a irritabilidade, entre outros sintomas. A chave é algo que se
chama triptófano, um aminoácido que é o precursor de serotonina e da
melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro. O triptófano está
presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos e em
quantidades mais altas em iogurte, leite, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e
milho. Para que o triptófano tenha efeito, é preciso cruzar a barreira de
sangue do cérebro, que é o sistema de segurança, competindo assim, com outros
aminoácidos.
Segundo estudos, combinar
alimentos ricos em triptófano com carboidratos garante maior vantagem a esse
aminoácido. Os carboidratos estimulam a liberação de insulina, que ajuda a
tirar outros aminoácidos do fluxo sanguíneo, dando mais chances ao triptófano
de chegar ao cérebro.
![](file:///C:/Users/ADMIN/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image011.jpg)
1.
As
5 diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis.
Você sabe a diferença entre alimentos saudáveis,
e não saudáveis? Muitas pessoas ainda não, e se confundem quando o assunto é
sobre ingredientes, rótulos, e o que é realmente saudável para elas. E pode ser
difícil obter a resposta correta, quando temos muitas informações que nem
sempre são tão verdadeiras. Mas entender as diferenças entre os alimentos
saudáveis, e não saudáveis pode ajudá-lo a fazer as escolhas certas. Depois de
perceber a diferença entre alimentos saudáveis e não saudável você pode fazer
trocas inteligentes em sua alimentação. Então, essas são as principais
diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis. Veja!
1 – Calorias não são as mesmas.
Quando
se trata de ingestão de calorias, é importante encontrar um equilíbrio. Nem
todas as calorias são as mesmas, há uma grande diferença entre calorias
saudáveis, e não saudáveis. Provavelmente você ficará muito mais faminto se
optar por comer 1.200, calorias de alimentos não saudáveis por dia, porque
alimentos não saudáveis geralmente são ricos em calorias vazias, e não
sustentam por muito tempo. Por exemplo, 300 calorias de salada serão muito mais
proveitosas do que 300 calorias de um hambúrguer. De preferência a produtos
saudáveis, e cuide do seu corpo, e da sua saúde.
2 – Benefícios para a saúde.
Estudos têm demonstrado que comer alimentos não
saudáveis aumenta os riscos de contrair diabete tipo 2, câncer, e muitos outros
problemas de saúde, inclusive doença cardíaca. Comer alimentos não saudáveis
pode torná-lo obeso com o tempo, e a obesidade certamente levará a muitos
problemas sérios de saúde, que já vimos não serem nada agradáveis. Quando você
escolhe comer apenas alimentos saudáveis, você terá um aumento na imunidade,
melhor controle de peso, melhor equilíbrio emocional, e aumento dos níveis de
energia.Todas essas coisas combinadas criarão uma vida muito mais longa, e
feliz. Muitos alimentos têm um enorme impacto na saúde, e esses impactos devem
ser mantidos.
3 – Nutrientes
Uma boa nutrição mantém os músculos, ossos,
órgãos, e outras partes do corpo fortes por um longo período. Ao consumir
alimentos ricos em vitaminas, seu sistema imunológico aumentará, e seu organismo
poderá lutar contra muitas doenças. Comer saudável significa que você obtém
todas as vitaminas, e minerais necessários, algo que muitas pessoas não têm
hoje. Frutas e legumes fornecem potássio, carnes magras, podem fornecer
proteínas, e os grãos integrais fornecem fibras. Alimentos não saudáveis só
podem aumentar o número de gorduras ruins, açúcar etc. Frutas e legumes são
exemplos de alimentos saudáveis que são ricos em micronutrientes, como minerais
e vitaminas e, por isso, é recomendável que consumamos 5 ou mais frutas, e
vegetais todos os dias.
4 – Diferentes níveis de açúcar.
Nada
de bom vem de comer açúcar, que está muito presente em alimentos não saudáveis.
Ela cria fadiga e inchaço, armazena como gordura, prepara o terreno para
doenças cardiovasculares, câncer, diabete, seu sistema imunológico enfraquece,
e trava o açúcar no
sangue. O importante quando se come comida, é a rapidez com
que o açúcar aumenta os níveis de açúcar no sangue. Em vez de não comer nenhum
açúcar, existe uma alternativa em uma dieta de baixo índice glicêmico.
Os alimentos que você deve ingerir são aqueles que criam um aumento constante,
e lento do nível de açúcar no sangue, diminuindo assim alguns de seus efeitos
nocivos à saúde.
5 – Manter um problema de peso saudável.
Alimentos
que são ricos em açúcar, e gordura, podem causar uma corrida de açúcar
repentina, e nos criar um sentimento energético. Mas esse efeito rapidamente
desaparece, e acabamos com pouco açúcar, almejando mais comida para manter esse
açúcar alto. Outra consequência de ingerir alimentos pouco saudáveis, é o
efeito da “caloria vazia” que nos enche apenas por um curto período, e depois
nos sentimos novamente com fome. Então você vai desejar mais comida para obter
os nutrientes vitais. Manter seu peso saudável ajudará a diminuir o risco de
câncer, e outras doenças graves. Muitas pessoas ganham peso durante suas vidas,
muitas vezes sem saber. Para ajudar a manter um peso saudável, é muito
importante criar hábitos saudáveis em longo prazo, incluindo comer alimentos
saudáveis, e estar regularmente ativo fisicamente.
Agora
que você já aprendeu a fazer boas escolhas alimentar e está ciente das
diferenças entre alimentos saudáveis e não saudáveis é só manter o foco para
que tenha uma vida repleta de saúde
DISCIPLINA: ARTES –
PROFESSORA: WALDIRENE CARDOSO
Leia com atenção os textos,
para resolver as atividades.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA – PROFESSORA ELISA E IARA
LEIA O
TEXTO E RESPONDA NO CADERNO
TEXTO I- A LUTA DOS
TRABALHADORES INGLESES E SUAS CONQUISTAS
Professor,
na Inglaterra durante o século XIX trabalhavam nas fábricas inglesas homens,
mulheres e crianças que eram submetidos a16 horas de trabalhos por dia; seu
cotidiano nas fábricas era muito cansativo, o ambiente de trabalho era péssimo
e não tinham direitos trabalhistas. No entanto, os operários ingleses não
aceitaram essa situação por muito tempo e passaram a lutar por melhorias nas
condições de trabalho e a partir de 1830, os operários começaram a conquistar
seus primeiros direitos trabalhistas.
DEPOIMENTOS: As condições de trabalho na Revolução Industrial -
Depoimentos de época
"Eu
tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui,
inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isso é
preparando a lã para a máquina; Mas a alça o prendeu, como ele foi pego de
surpresa, acabou sendo levado para dentro do mecanismo; e nós encontramos de
seus membros em um lugar, outro acolá, e ele foi cortado em pedaços; todo o seu
corpo foi mandado para dentro e foi totalmente mutilado.”(John Allett começou a
trabalhar numa fábrica de tecidos quando tinha apenas quatorze anos. Foi
convocado a dar um depoimento ao parlamento britânico sobre as condições de
trabalho nas fábricas aos 53 anos)
“Nosso
período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite.
No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a
limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da
manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o
chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as
oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de flocos de aveia
com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas
vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com
as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos
sentar para a refeição.”(O jornal Ashton Chronicle entrevistou John Birley em
maio de 1849)
TEXTOII: FORMAÇÃO CLASSE OPERÁRIA
“A baixa
remuneração para o trabalho repetitivo das fábricas obrigava que famílias
inteiras integrassem o ambiente fabril. Por um salário ainda menor, mulheres e
crianças eram submetidas às mesmas tarefas dos homens adultos. Ao mesmo tempo,
as condições de trabalho oferecidas nas fábricas eram precárias. Sem
instalações apropriadas e nenhuma segurança, as fábricas ofereciam risco de
danos à saúde e à integridade física dos operários. As mortes e doenças
contraídas na fábrica reduziam consideravelmente a expectativa de vida de um
operário. Tantas adversidades acabaram motivando as primeiras revoltas do
operariado. (...) Ainda assim, os movimentos operários continuaram a existir
sob a influência de outras orientações. No início do século XIX, o movimento
ludita (ou ludismo) incentivava a destruição das máquinas industriais. Essas
eram encaradas como as principais responsáveis pelos acidentes e o grande
número de desempregados substituídos por tecnologias que exigiam uma
mão-de-obra ainda menor. Anos mais tarde, o cartismo exigiu a participação
política dos operários ingleses que, na época, não tinham direito ao voto. Com
o passar dos anos, os trabalhadores passaram a instituir organizações em prol
dos seus próprios interesses. As chamadas trade-unions tinham caráter
cooperativista e ao mesmo tempo político. Com sua força política representada,
os trabalhadores conquistaram melhores condições de trabalho, a redução da
jornada de trabalho e o direito à greve. Dessas mobilizações surgiram os
primeiros sindicatos que, ainda hoje, tem grande importância para a classe
trabalhadora.”
ROTEIRO DA ATIVIDADE:RESPONDER NO CADERNO.
2.
Do que foi visto nos depoimentos, texto e vídeo acima
sobre a vida dos trabalhadores nas fábricas, o que te chamou mais a atenção?
7. Você acha que os operários
eram submetidos a uma forma de trabalho subumana? Explique.
8. Você vê
semelhanças entre as greves dos operários do século XIX com as greves
realizadas nos dias atuais? Explique.
9. Qual a sua opinião a
respeito das primeiras conquistas trabalhistas dos operários no século XIX?
10.
Crie um texto no mínimo 10 linhas com estas palavras
trabalho- exploração-
péssimas condições- greves- sindicatos- conquistas-
FAÇA UMA ENTREVISTA COM DUAS PESSOAS ASSALARIADAS QUE VOCÊ CONHECE:
Nome:
Função:
Onde trabalha:
Quantas horas você trabalha
por dia:
Há quanto tempo você é
assalariado:
Desde que exerce este
trabalho, seu salário já aumentou?
Você acha que o pagamento
que recebe por seu trabalho é justo?
Você está satisfeito com seu
salário?
Se está insatisfeito, já
conseguiu falar com seu patrão sobre isso?
já fez hora
extra?
Você recebeu por este tempo de trabalho a mais?
Você sabe de seus direitos como trabalhador?
O que você acha do trabalhador que resolve fazer
greve?
ATIVIDADE 2- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1-TEXTO: Condições e Modos
de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780-1840)
As fábricas
se constituíam como verdadeiros colossos da construção. Edifícios enormes, com
vários andares de altura e até centenas de metros de comprimento, grandes
chaminés e imensos conglomerados humanos, combinando o cinza claro do concreto
com o cinza escuro da fumaça extremamente tóxica. Dentro dela se gestavam novas
formas de organização social, que atuariam firmemente na disciplina dos novos
grupos que lá atuavam. Essas organizações estavam totalmente voltadas para o
aperfeiçoamento da produtividade e, desta forma, para o aumento dos lucros da
classe burguesa.(...) A Inglaterra passou por transformações demográficas de
grandeza única em sua história a partir do final da segunda metade do século
XVIII, e se intensificaram conforme a mecanização do campo se ampliava e as
fábricas se consolidavam como pólos de produção. Em 1750, só existiam duas
cidades na Grã-Bretanha com mais de 50 mil habitantes (Londres e Edinburgo). Em
1801, esse número chegava a oito e, cinqüenta anos depois, já haviam 29 (nove
delas com mais de cem mil habitantes). Londres, em 1800, tinha um milhão de
habitantes (já tendo passado por um expressivo crescimento durante as cinco
décadas anteriores). Em sessenta anos, saltaria para 2,8 milhões. Em 1780, a
população total inglesa era de 8,5 milhões de habitantes; o número chegaria a 9
milhões em 1801, 16 milhões em 1841 e, quarenta anos depois, 36 milhões. Por
volta de 1850, o país se tornaria um dos primeiros do mundo moderno a possuir
uma população urbana numericamente superior à rural.Para Thompson, o incremento
da população nesse período se sustentou principalmente por uma longa série de
boas colheitas e numa melhora do padrão de vida desenvolvido nos primeiros
momentos da Revolução Industrial; com o avanço da industrialização na primeira
metade do século, no entanto, a saúde da população urbana começou a deteriorar,
principalmente devido à imensa concentração populacional nas cidades que, como
veremos, sofreria com as epidemias, as péssimas condições de habitação, as
deformações e a estafa causadas pelo trabalho e a alimentação insuficiente e
inadequada. A medicina, nesse momento, parece ter sido pouco capaz de contornar
esses problemas. (...)
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1.
Na sociedade industrial inglesa, há o predomínio da
cidade sobre o campo. Explique esta afirmativa com argumentos do texto lido.
2.
Quais os impactos da "revolução dos transportes" para a
sociedade industrial inglesa?
3.
De que maneira o desenvolvimento do capitalismo
industrial modificou a concepção de trabalho do operário?
4.
Como eram as relações entre patrão e empregado nas fábricas inglesas?
5.
Além das péssimas condições de trabalho, os operários
ingleses viviam em cidades de ambiente insalubre. Segundo o texto lido, quais
as características das cidades industriais?
6.
"As possibilidades de sobrevivência para as
classes baixas, então, eram bastante baixas. As chances de se manter vivo
estando nas cidades eram pequenas, seja o indivíduo uma criança ou um
adulto." Explique esta afirmativa.
7.
O texto a seguir possui lacunas que deverão ser
completadas com a lista de palavras abaixo. A lista está fora de ordem,
portanto sua tarefa é escolher a palavra que melhor completa o sentido da
frase. Para facilitar, vá ticando as palavras que você já utilizou. Procure
fazer o exercício com lápis para não haver rasuras.
CAPITALISTAS
E OPERÁRIOS
Depois de
revolucionarem a _____________________ de produtos, a energia a
________________ e o ferro foram aproveitados o setor dos __________________,
originando duas importantes invenções: o
___________
e a locomotiva a vapor, que permitiam transportar com _______________ e em
grande quantidade pessoas e _____________________. A mecanização dos
transportes encurtou distâncias, barateou os _________________ dos produtos e
teve grande importância para o desenvolvimento das indústrias e da
________________.
No século XVIII, poucos
homens de _____________ possuíam capital (dinheiro) para construir
__________________,
comprar máquinas, contratar _______________________ e adquirir
_____________________. Os que possuíam, esse capital, os chamados capitalistas,
lucravam muito com a produção industrial. Nascia, assim, um novo sistema
econômico, chamado capitalismo _________________, que se baseia no trabalho
assalariado e na livre concorrência. Nele os meios de produção (máquinas,
terra, ferramentas, matéria-prima, fábricas) pertencem ao ___________________.
Em
comparação com o trabalho _________________, as máquinas eram muito vantajosas:
produziam mais, com maior rapidez, sempre no mesmo ____________ e
____________________. O trabalhador tornou-se
_______________:
não era dono das ferramentas, executava uma tarefa repetitiva e, por seu
esforço físico, recebia um _____________________, sempre muito baixo. Suas
_____________________________ eram humilhantes: jornadas longas (12 a 16 horas)
sob ritmo acelerado, disciplina _________________, ambientes
_____________,
barulhentos e sem ______________________
adequada, ameaça constante de dispensa sem nenhum __________________exploração
do trabalho de mulheres e de ____________________ (a partir dos 5 anos de
idade).
Sem leis
para protegê-los, os operários organizavam _________________ que, mediante uma
taxa, socorriam os trabalhadores em caso de doença, desemprego ou
_______________ (pagavam o funeral). Essas sociedades se espalharam a partir de
1793, mas foram __________________ em 1799. Embora clandestinas, elas
continuaram se formando em todo país, e, em 1824, o _______________________
acabou por legalizá-las.
Os novos e ricos industriais
levavam uma vida ________________ à dos nobres, mas não tinham pode
______________. Os cargos políticos
e o direito de voto eram exclusivos da ____________________ e dos proprietários
rurais, que dirigiam o ____________________. A situação só se modificou pela
lei de 1832 que estendeu o direito de voto à ____________________ ou a quem
comprovasse ter uma propriedade. Já a imensa classe operária permaneceu, por
muito tempo, excluída do eleitorado.
LISTA DE
PALAVRAS .ESTAS SÃO AS RESPOSTAS PARA COMPLETAR O TEXTO.
CRIANÇAS - SISTEMA - FÁBRICAS - NOBREZA - ECONOMIA
–INDUSTRIAL-SUJOS-SEMELHANTE-TRANSPORTE- - SALÁRIO
–HUMANO-CUSTOS-MATÉRIA-PRIMA-GOVERNO-DIREITO- MERCADORIAS-TRABALHADORES-
- MORTE - CONDIÇÕES DE TRABALHO - POLÍTICO
–SOCIEDADES-ELEITORADO-PARLAMENTO-CAPITALISTA-- RAPIDEZ – BURGUESIA-
FABRICAÇÃO-NAVIO-RIGOROSA-VENTILAÇÃO-VAPOR-OPERÁRIO-FERRAMENTAS- VAPOR -
OPERÁRIO - FERRAMENTAS - PROIBIDAS – INTENSIDADE
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