Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividades de História 7º Ano - Professor Sebastião Abiceu

 

HISTÓRIA – SEBASTIÃO

AULA 01 E 02   (21-07-2020)

Introdução ao tema: Reformas religiosas

Acesse o link e assista as vídeo aulas

https://www.youtube.com/watch?v=53dofGGKW5w&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=IT-YjgJNkA4

https://www.youtube.com/watch?v=hcJmJi3zahQ

https://www.youtube.com/watch?v=L2PYb0jvjHo

AULA 03   (22-07-2020)

Roteiro para análise de texto sobre as Reformas religiosas

O (a) aluno (a) deverá:

·           Identificar e explicar os motivos da Reforma.

·           Compreender o processo de ruptura desencadeado pelas 95 teses de Martinho Lutero e fazer reflexão sobre ele.

·           Caracterizar a doutrina luterana.

·           Estabelecer uma relação entre imprensa e Reforma Protestante.

·           Estabelecer uma relação entre Reforma Protestante e o incentivo a educação.

·           Comparar a Doutrina Luterana com a Doutrina Calvinista, identificando suas semelhanças e diferenças.

·           Refletir sobre a relação entre a ética (pensamento) protestante e o espírito capitalista.

·           Refletir sobre a Reforma na Inglaterra.

·           Refletir sobre a Reforma Católica e a intolerância religiosa praticada pelos membros da inquisição.

·           Identificar e explicar as decisões tomadas pela Igreja Católica no Concílio de Trento.

Obs.: O(a) aluno(a) deverá durante a leitura grifar ou copiar os trechos que correspondem com os objetivos propostos no roteiro acima.

 

Texto básico: REFORMA E CONTRARREFORMA

A Reforma- a maior divisão já verificada no interior do Cristianismo – e o Renascimento – movimento cultural que acabamos de estudar – ocorreram na mesma época. E ambos expressam uma grande renovação  de ideias e atitudes levadas adiante por pessoas que viveram aqueles tempos.

MOTIVAÇÕES DA REFORMA

     Como vimos, na Idade Média a Igreja era rica e poderosa. Os bispos possuíam feudos enormes e muitos servos. O papa tinha muita força política: celebrava acordos entre países, interferia na escolha dos reis, era chamado a coroá-lo etc. Mas havia um grande número de pessoas, grupos sociais e lideres políticos e religiosos descontentes com a Igreja.

a)    a insatisfação dos reis e príncipes.  Na época, muitos reis passaram a ver o papa (líder de toda a cristandade europeia) como um obstáculo ao fortalecimento do poder real e se opunham à saída de dinheiro de seus reinos e principados para Roma, a sede do papado. Esse dinheiro saía em razão das taxas e dos tributos pagos pelos fiéis à Igreja.

b)   o desenvolvimento da burguesia. A burguesia estava descontente com a Igreja pelo fato de ela defender a teoria do preço justo e a proibição do empréstimo de dinheiro a juros. Isso, na visão dos burgueses (mercadores, banqueiros), atrapalhava o crescimento de seus negócios.

c)    os abusos de membros da Igreja. Muitos membros da Igreja tinham comprado o cargo de bispo ou cardeal. Vários papas daquela época chegavam à chefia da Igreja por pertencerem a famílias milionárias. Os padres tinham geralmente pouca instrução e nenhum  preparo religioso para orientar seus fiéis. Além disso, os lideres da Igreja Católica praticavam o comércio de artigos religiosos. Vendiam um objeto qualquer dizendo que era um pedaço de osso do jumento montado por Jesus; um pedaço de pano envelhecido dizendo que era do manto de Maria, mãe de Jesus; garrafas vazias dizendo que continham o ar da gruta onde Jesus nasceu e várias outras falsas relíquias (parte de um corpo santo ou de qualquer objeto que a ele pretendeu). E mais: bispos e padres vendiam também indulgências, isto é, o perdão dos pecados, em troca de uma doação em dinheiro à Igreja.

OS PRIMEIROS REFORMADORES

     Muitos cristãos de várias origens sociais também estavam insatisfeitos com os abusos do clero. Entre os maiores críticos da Igreja naquela época estavam os reformadores John Wycliffe e John Huss.

     Wycliffe (1320-1384) se formou em teologia pela Universidade de Oxford e traduziu a Bíblia para o inglês, a língua de seu povo. Afirmando que havia um grande contraste entre o que a Igreja era e o que deveria ser, ele criticava, sobretudo, o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas e a falta de instrução dos sacerdotes. Por isso, Wycliffe foi preso e levado a um tribunal religioso que o acusou de herege ( aquele que contraria a doutrina oficial da Igreja).

     John Huss (1369-1415) era professor da Universidade de Praga (na atual República Theca) e brilhante orador; ele se tornou conhecido por fazer seus sermões na língua de seu povo, o tcheco, língua para a qual traduziu a Bíblia. Por seus ataques à corrupção e ao luxo do alto clero, John Huss foi excomungado (expulso da Igreja), preso e queimado vivo, em 1415. Ainda hoje ele é visto por muitos tchecos como um mártir.

MARTINHO LUTERO

     No início do século XVI, um monge alemão, de nome Martinho Lutero, revoltou-se contra a venda de indulgências e ousou discordar da doutrina católica; com isso deu início ao maior abalo já ocorrido no interior da Igreja.

 

A REFORMA DE LUTERO

     Em 1517, o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro para construir a nova Basílica de São Pedro, em Roma, receberia, em troca, uma indulgência plena, isto é, o perdão de todos os pecado. Indignado. Martinho Lutero pregou na porta da sua paróquia 95 teses, um documento contendo duras críticas a Igreja. Leia a seguir algumas teses de Lutero:

Tese 24. [...] a maior parte do povo está sendo necessariamente ludibriada por essa magnifica e indistinta promessa de absolvição da pena.

Tese 32. Serão condenados  [.. .], juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de uma salvação através de carta de indulgência.

Tese 86. Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos  Cnossos, não  constrói com seu próprio dinheiro ao menos esta uma Basilica de São Pedro,  em vez de fazê-lo com dinheiro dos pobres fiés?

     Por instituir na defesa de suas ideias, Lutero acaba sendo papa. O Imperador católico Carlos V, que governava a região da Alemanha, também o considerou um herege  e mandou queimar seus escritos. Perseguido, Lutero se refugiou na torre de um castelo e traduziu a Bíblia para o alemão, possibilitando que pudesse ser lida por um número muito maior de pessoas.

 

A IGREJA E A DOUTRINA DE LUTERO

   Lutero fundou uma igreja e criou para ela uma nova doutrina.

A doutrina luterana

1.  Somente a fé em Deus salva as pessoas.

2.  A Bíblia por meio da qual Deus se revela, é a única fonte realmente confiável.

3.  O batismo e a eucaristia são os dois únicos sacramentos.

4.  O culto aos santos e a infalibilidade do papa não têm fundamento.

5.  Qualquer membro da igreja pode se casar.

         Diante do avanço do Luteranismo, o imperador Carlos V, que governava a região da Alemanha, proibiu o culto luterano nos principados católicos. Os  príncipes luteranos protestaram contra essa proibição; dai o termo protestante para nomear os seguidores das igrejas surgidas a partir da Reforma.

         O primeiro livro impresso na oficina de Gutenberg foi a Bíblia. A criação do impresso foi decisiva para a divulgação das ideias de Lutero. Da Alemanha, o Protestantismo espalhou-se rapidamente para outros países com a ajuda de importantes reformadores, como João Calvino.

JOÃO CALVINO

     Como Lutero, Calvino (1509 – 1564) acreditava que só a fé salva, rejeitava o culto às imagens e admitia apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia. Diferentemente de Lutero, porém,

 

Calvino acreditava na predestinação absoluta, ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino. Alguns são predestinados por Deus à morte eterna; outros, à vida eterna.

     Em 1541, Calvino se tornou a principal figura do governo da cidade de Genebra, na Suiça, e a comandou com mão de ferro proibindo o teatro, a dança e o jogo de cartas.

EXPANSÃO DO CALVINISMO

     A valorização do estilo de vida burguês contribuiu para a rápida difusão do Calvinismo pela Europa: na Escócia, os calvinistas foram chamados de presbiterianos; na Inglaterra, de puritanos; e na França, de huguenotes.

     Na França, as guerras entre protestantes e católicos registraram um episódio de muita violência. Na noite de 24 de agosto de 1572, dia de São Bartolomeu, os católicos, apoiados pelo governo francês, mataram milhares de huguenotes nas ruas de Paris.

A REFORMA NA INGLATERRA

     Na Inglaterra o movimento reformista foi conduzido pelo próprio rei. Ele queria se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela Igreja Católica no seu país. Tudo começou quando o rei inglês Henrique VIII pediu que o papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão (filha dos reis da Espanha), dizendo que ela não conseguia lhe dar um filho homem para ser seu herdeiro.

     Ao ter seu pedido negado pelo papa, Henrique VIII decidiu agir: rompeu com a Igreja de Roma (1531) e se casou novamente, desta vez com Ana Bolena, uma dama da corte. Ao saber disso, o papa o excomungou. O Parlamento inglês, em comum acordo com Henrique VIII, reagiu aprovando o Ato de Supremacia (1534), o qual declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada de Igreja Anglicana.

     Como chefe da nova igreja, Henrique VIII confiscou as terras e os mosteiros da Igreja Católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e burgueses que o apoiaram. Assim, o rei fortaleceu-se, acumuland o poder político e religioso, ao mesmo tempo.

A REFORMA E A CONTRARREFORMA

     Para tentar conter o avanço do protestantismo, que vinha fazendo milhões de adeptos por toda a Europa, a liderança católica iniciou o movimento conhecido como   Reforma Católica ou Contrarreforma. Essa reforma foi impulsionada pelos jesuítas, pelo Concílio de Trento e pela Inquisição.

     A Ordem dos Jesuitas foi fundada em 1534 pelo militar espanhol Inácio de Loyola, que organizou seus membros dentro de uma rigorosa disciplina e obediência. Conhecidos como “soldados de Cristo”, os jesuítas dedicaram-se a divulgar o catolicismo na Europa e a evangelizar

povos da Ásia, África e América. Como parte desse trabalho, os jesuítas criaram uma rede de colégios em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

     O Concílio de Trento foi convocado em 1545 pelo papa Paulo III e foi interrompido por várias vezes, em razão de guerras e de uma peste ocorrida naquela região da Itália. Ao final dos debates, o Concílio:

·      reafirmou o poder do papa, manteve os sete sacramentos e a proibição do casamento para padres e freiras;

·      propôs a criação de seminários para a formação de padres;

·      organizou o index, isto é, relação de livros que os católicos estavam proibidos de ler. Muitas vezes esses livros eram queimados em grandes fogueiras;

·      reativou a Inquisição (ou Tribunal do Santo Ofício), um tribunal criado por membros da Igreja em 1231 com o objetivo de vigiar, julgar e punir qualquer pessoa acusada de heresia.

A Inquisição agia de  modo intolerante e violento. Às vezes, bastava uma simples suspeita para que a pessoa fosse chamada a depor nesse tribunal. E, conforme suas respostas, era condenada à perda de bens  (terra, casa, móveis), à prisão perpétua e, às vezes, à morte na fogueira.

Referência bibliográfica:

JÚNIOR, Alfredo. Coleção História: Sociedade & Cidadania. São Paulo.FTD, 2012.p. 164/175.

 

AULA 04   (28-07-2020)

Atividade de aprofundamento: Reforma e Contrarreforma – Parte 1

1.   Cite os três principais pontos que motivaram a reforma religiosa ocorrida em meados do século XVI.

2.   Comente cada ponto citado na questão anterior.

3.   Como podemos explicar a chamada Teoria do preço justo?

4.   Caracterize o pensamento dos primeiros reformadores: John Wycliffe e John Huss.

5.   No início do século XVI Martinho Lutero revoltou contra a venda de indulgências. Comente está afirmativa.

6.   Faça um pequeno resumo dos dados biográficos de Martinho Lutero.

7.   Explique o que foram  as chamada 95 teses de Lutero.

8.   Identifique o que Lutero critica na Tese 32.

9.   Explique o que significa a expressão herege.

10.  Explique o que significa a expressão excomungado.

AULA 06   (29-07-2020)

Atividade de aprofundamento: Reforma e Contrarreforma – Parte 2

1.   Comente  por que foi importante a tradução da Bíblia para o Alemão.

2.   Explique porque muitos príncipes alemães converteram ao Luteranismo.

3.   Identifique  os princípios defendidos pela doutrina de Lutero.

4.   Comente sobre a expressão protestante no contexto da Reforma religiosa?

5.   Relacione os seguintes fatos: Ideias luteranas e aperfeiçoamento da imprensa.

6.   Identifique  as semelhanças e diferenças existentes  entre o pensamento de Calvino e Lutero.

7.   Identifique  o principal objetivo da chamada Contrarreforma ou Reforma Católica.

8.   Comente sobre a chamada Ordem dos Jesuítas.

9.   Explique o  que é um Concílio.

10.  Identifique o que ficou decidido no Concílio de Trento.

11.  Comente sobre a Inquisição.

 (04-08-2020)

Modelo básico (Obs.: O(A) aluno(a) poderá  reorganizar de acordo com seu interesse)


     (05-08-2020)

Revisão e produção textual sobre as Reformas religiosas

Após ler os textos  e realizar as atividades propostas, acesse os links abaixo e em seguida escreva um texto relatando o que você aprendeu sobre o tema: Reformas religiosas.

https://www.youtube.com/watch?v=WjZslM1SboY

https://www.youtube.com/watch?v=bfK-FXHftmA&t=55s

https://www.youtube.com/watch?v=DKHcV_KJ4e4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!