HISTÓRIA – SEBASTIÃO
AULA 01 E 02 (21-07-2020)
Introdução ao
tema: Reformas religiosas
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AULA
03 (22-07-2020)
Roteiro para
análise de texto sobre as Reformas religiosas
O
(a) aluno (a) deverá:
·
Identificar
e explicar os motivos da Reforma.
·
Compreender
o processo de ruptura desencadeado pelas 95 teses de Martinho Lutero e fazer
reflexão sobre ele.
·
Caracterizar
a doutrina luterana.
·
Estabelecer
uma relação entre imprensa e Reforma Protestante.
·
Estabelecer
uma relação entre Reforma Protestante e o incentivo a educação.
·
Comparar
a Doutrina Luterana com a Doutrina Calvinista, identificando suas semelhanças e
diferenças.
·
Refletir
sobre a relação entre a ética (pensamento) protestante e o espírito
capitalista.
·
Refletir
sobre a Reforma na Inglaterra.
·
Refletir
sobre a Reforma Católica e a intolerância religiosa praticada pelos membros da
inquisição.
·
Identificar
e explicar as decisões tomadas pela Igreja Católica no Concílio de Trento.
Obs.: O(a) aluno(a)
deverá durante a leitura grifar ou copiar os trechos que correspondem com os
objetivos propostos no roteiro acima.
Texto básico: REFORMA E CONTRARREFORMA
A Reforma- a maior
divisão já verificada no interior do Cristianismo – e o Renascimento – movimento
cultural que acabamos de estudar – ocorreram na mesma época. E ambos expressam
uma grande renovação de ideias e
atitudes levadas adiante por pessoas que viveram aqueles tempos.
MOTIVAÇÕES DA REFORMA
Como vimos, na Idade Média a Igreja era rica e poderosa. Os
bispos possuíam feudos enormes e muitos servos. O papa tinha muita força
política: celebrava acordos entre países, interferia na escolha dos reis, era
chamado a coroá-lo etc. Mas havia um grande número de pessoas, grupos sociais e
lideres políticos e religiosos descontentes com a Igreja.
a) a insatisfação dos reis e príncipes. Na época, muitos reis passaram a ver o papa
(líder de toda a cristandade europeia) como um obstáculo ao fortalecimento do
poder real e se opunham à saída de dinheiro de seus reinos e principados para
Roma, a sede do papado. Esse dinheiro saía em razão das taxas e dos tributos
pagos pelos fiéis à Igreja.
b) o desenvolvimento da burguesia. A
burguesia estava descontente com a Igreja pelo fato de ela defender a teoria do preço justo e a proibição do
empréstimo de dinheiro a juros. Isso, na visão dos burgueses (mercadores,
banqueiros), atrapalhava o crescimento de seus negócios.
c) os abusos de membros da Igreja. Muitos
membros da Igreja tinham comprado o cargo de bispo ou cardeal. Vários papas
daquela época chegavam à chefia da Igreja por pertencerem a famílias
milionárias. Os padres tinham geralmente pouca instrução e nenhum preparo religioso para orientar seus fiéis.
Além disso, os lideres da Igreja Católica praticavam o comércio de artigos
religiosos. Vendiam um objeto qualquer dizendo que era um pedaço de osso do
jumento montado por Jesus; um pedaço de pano envelhecido dizendo que era do
manto de Maria, mãe de Jesus; garrafas vazias dizendo que continham o ar da
gruta onde Jesus nasceu e várias outras falsas relíquias (parte de um corpo
santo ou de qualquer objeto que a ele pretendeu). E mais: bispos e padres
vendiam também indulgências, isto é, o perdão dos pecados, em troca de uma
doação em dinheiro à Igreja.
OS PRIMEIROS REFORMADORES
Muitos cristãos de várias origens sociais também estavam
insatisfeitos com os abusos do clero. Entre os maiores críticos da Igreja
naquela época estavam os reformadores John Wycliffe e John Huss.
Wycliffe (1320-1384) se formou em teologia pela Universidade de
Oxford e traduziu a Bíblia para o inglês, a língua de seu povo. Afirmando que
havia um grande contraste entre o que a Igreja era e o que deveria ser, ele
criticava, sobretudo, o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas e a
falta de instrução dos sacerdotes. Por isso, Wycliffe foi preso e levado a um
tribunal religioso que o acusou de herege ( aquele que contraria a doutrina
oficial da Igreja).
John Huss (1369-1415) era professor da Universidade de Praga (na
atual República Theca) e brilhante orador; ele se tornou conhecido por fazer
seus sermões na língua de seu povo, o tcheco, língua para a qual traduziu a
Bíblia. Por seus ataques à corrupção e ao luxo do alto clero, John Huss foi
excomungado (expulso da Igreja), preso e queimado vivo, em 1415. Ainda hoje ele
é visto por muitos tchecos como um mártir.
MARTINHO LUTERO
No início do século XVI, um monge alemão,
de nome Martinho Lutero, revoltou-se contra a venda de indulgências e ousou
discordar da doutrina católica; com isso deu início ao maior abalo já ocorrido
no interior da Igreja.
A REFORMA DE LUTERO
Em 1517, o papa prometeu que todo aquele
que desse dinheiro para construir a nova Basílica de São Pedro, em Roma,
receberia, em troca, uma indulgência plena, isto é, o perdão de todos os
pecado. Indignado. Martinho Lutero pregou na porta da sua paróquia 95 teses, um
documento contendo duras críticas a Igreja. Leia a seguir algumas teses de
Lutero:
Tese 24. [...] a maior
parte do povo está sendo necessariamente ludibriada por essa magnifica e
indistinta promessa de absolvição da pena.
Tese 32. Serão
condenados [.. .], juntamente com seus
mestres, aqueles que se julgam seguros de uma salvação através de carta de
indulgência.
Tese 86. Por que o papa,
cuja fortuna hoje é maior do que a dos ricos
Cnossos, não constrói com seu
próprio dinheiro ao menos esta uma Basilica de São Pedro, em vez de fazê-lo com dinheiro dos pobres
fiés?
Por instituir na defesa de suas ideias, Lutero acaba sendo papa.
O Imperador católico Carlos V, que governava a região da Alemanha, também o
considerou um herege e mandou queimar
seus escritos. Perseguido, Lutero se refugiou na torre de um castelo e traduziu
a Bíblia para o alemão, possibilitando que pudesse ser lida por um número muito
maior de pessoas.
A IGREJA E A DOUTRINA DE LUTERO
Lutero fundou uma igreja e criou para ela uma
nova doutrina.
A
doutrina luterana
1. Somente
a fé em Deus salva as pessoas.
2. A
Bíblia por meio da qual Deus se revela, é a única fonte realmente confiável.
3. O
batismo e a eucaristia são os dois únicos sacramentos.
4. O
culto aos santos e a infalibilidade do papa não têm fundamento.
5. Qualquer
membro da igreja pode se casar.
Diante do avanço do Luteranismo, o
imperador Carlos V, que governava a região da Alemanha, proibiu o culto luterano
nos principados católicos. Os príncipes
luteranos protestaram contra essa proibição; dai o termo protestante para
nomear os seguidores das igrejas surgidas a partir da Reforma.
O primeiro livro impresso na oficina
de Gutenberg foi a Bíblia. A criação do impresso foi decisiva para a divulgação
das ideias de Lutero. Da Alemanha, o Protestantismo espalhou-se rapidamente
para outros países com a ajuda de importantes reformadores, como João Calvino.
JOÃO
CALVINO
Como Lutero, Calvino (1509 – 1564) acreditava que só a fé salva,
rejeitava o culto às imagens e admitia apenas dois sacramentos: o batismo e a
eucaristia. Diferentemente de Lutero, porém,
Calvino acreditava na
predestinação absoluta, ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu
destino. Alguns são predestinados por Deus à morte eterna; outros, à vida
eterna.
Em 1541, Calvino se tornou a principal figura do governo da
cidade de Genebra, na Suiça, e a comandou com mão de ferro proibindo o teatro,
a dança e o jogo de cartas.
EXPANSÃO
DO CALVINISMO
A valorização do estilo de vida burguês contribuiu para a rápida
difusão do Calvinismo pela Europa: na Escócia, os calvinistas foram chamados de
presbiterianos; na Inglaterra, de puritanos; e na França, de huguenotes.
Na França, as guerras entre protestantes e católicos registraram
um episódio de muita violência. Na noite de 24 de agosto de 1572, dia de São
Bartolomeu, os católicos, apoiados pelo governo francês, mataram milhares de
huguenotes nas ruas de Paris.
A
REFORMA NA INGLATERRA
Na Inglaterra o movimento reformista foi conduzido pelo próprio
rei. Ele queria se livrar da interferência do papa e dos impostos cobrados pela
Igreja Católica no seu país. Tudo começou quando o rei inglês Henrique VIII
pediu que o papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão (filha dos reis
da Espanha), dizendo que ela não conseguia lhe dar um filho homem para ser seu
herdeiro.
Ao ter seu pedido negado pelo papa, Henrique VIII decidiu agir:
rompeu com a Igreja de Roma (1531) e se casou novamente, desta vez com Ana
Bolena, uma dama da corte. Ao saber disso, o papa o excomungou. O Parlamento
inglês, em comum acordo com Henrique VIII, reagiu aprovando o Ato de Supremacia
(1534), o qual declarava o rei o novo chefe da Igreja na Inglaterra, chamada de
Igreja Anglicana.
Como chefe da nova igreja, Henrique VIII confiscou as terras e
os mosteiros da Igreja Católica e os vendeu ou presenteou aos nobres e
burgueses que o apoiaram. Assim, o rei fortaleceu-se, acumuland o poder
político e religioso, ao mesmo tempo.
A
REFORMA E A CONTRARREFORMA
Para tentar conter o avanço do protestantismo, que vinha fazendo
milhões de adeptos por toda a Europa, a liderança católica iniciou o movimento
conhecido como Reforma Católica ou
Contrarreforma. Essa reforma foi impulsionada pelos jesuítas, pelo Concílio de
Trento e pela Inquisição.
A Ordem dos Jesuitas foi fundada em 1534 pelo militar espanhol
Inácio de Loyola, que organizou seus membros dentro de uma rigorosa disciplina
e obediência. Conhecidos como “soldados de Cristo”, os jesuítas dedicaram-se a
divulgar o catolicismo na Europa e a evangelizar
povos da Ásia, África e
América. Como parte desse trabalho, os jesuítas criaram uma rede de colégios em
vários países do mundo, inclusive no Brasil.
O Concílio de Trento foi convocado em 1545 pelo papa Paulo III e
foi interrompido por várias vezes, em razão de guerras e de uma peste ocorrida
naquela região da Itália. Ao final dos debates, o Concílio:
· reafirmou
o poder do papa, manteve os sete sacramentos e a proibição do casamento para
padres e freiras;
· propôs
a criação de seminários para a formação de padres;
· organizou
o index, isto é, relação de livros que os católicos estavam proibidos de ler.
Muitas vezes esses livros eram queimados em grandes fogueiras;
· reativou
a Inquisição (ou Tribunal do Santo Ofício), um tribunal criado por membros da
Igreja em 1231 com o objetivo de vigiar, julgar e punir qualquer pessoa acusada
de heresia.
A Inquisição agia de modo intolerante e violento. Às vezes,
bastava uma simples suspeita para que a pessoa fosse chamada a depor nesse
tribunal. E, conforme suas respostas, era condenada à perda de bens (terra, casa, móveis), à prisão perpétua e,
às vezes, à morte na fogueira.
Referência
bibliográfica:
JÚNIOR,
Alfredo. Coleção História: Sociedade & Cidadania. São
Paulo.FTD, 2012.p. 164/175.
AULA
04 (28-07-2020)
Atividade de
aprofundamento: Reforma e Contrarreforma – Parte 1
1.
Cite
os três principais pontos que motivaram a reforma religiosa ocorrida em meados
do século XVI.
2.
Comente
cada ponto citado na questão anterior.
3.
Como
podemos explicar a chamada Teoria do preço justo?
4.
Caracterize
o pensamento dos primeiros reformadores: John Wycliffe e John Huss.
5.
No
início do século XVI Martinho Lutero revoltou contra a venda de indulgências.
Comente está afirmativa.
6.
Faça
um pequeno resumo dos dados biográficos de Martinho Lutero.
7.
Explique
o que foram as chamada 95 teses de
Lutero.
8.
Identifique
o que Lutero critica na Tese 32.
9.
Explique
o que significa a expressão herege.
10. Explique o que significa a expressão
excomungado.
AULA 06
(29-07-2020)
Atividade
de aprofundamento: Reforma e Contrarreforma – Parte 2
1.
Comente por que foi importante a tradução da Bíblia
para o Alemão.
2.
Explique
porque muitos príncipes alemães converteram ao Luteranismo.
3.
Identifique os princípios defendidos pela doutrina de
Lutero.
4.
Comente
sobre a expressão protestante no contexto da Reforma religiosa?
5.
Relacione
os seguintes fatos: Ideias luteranas e aperfeiçoamento da imprensa.
6.
Identifique as semelhanças e diferenças existentes entre o pensamento de Calvino e Lutero.
7.
Identifique o principal objetivo da chamada
Contrarreforma ou Reforma Católica.
8.
Comente
sobre a chamada Ordem dos Jesuítas.
9.
Explique
o que é um Concílio.
10. Identifique o que ficou decidido no Concílio
de Trento.
11. Comente sobre a Inquisição.
(04-08-2020)
Modelo básico (Obs.: O(A) aluno(a)
poderá reorganizar de acordo com seu
interesse)
(05-08-2020)
Revisão e produção
textual sobre as Reformas religiosas
Após ler os textos e realizar as atividades propostas, acesse os
links abaixo e em seguida escreva um texto relatando o que você aprendeu sobre
o tema: Reformas religiosas.
https://www.youtube.com/watch?v=WjZslM1SboY
https://www.youtube.com/watch?v=bfK-FXHftmA&t=55s
https://www.youtube.com/watch?v=DKHcV_KJ4e4
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