LÍNGUA PORTUGUESA (PROFESSORA: EDVÂNIA M. G.
CAMPANHA)
Olá, estudantes!
As atividades que seguem referem-se
ao período de 19 a 31/05/2020.
IMPORTANTE: Continue fazendo o CRONOGRAMA LITERÁRIO.
Faça o registro de
todos os livros literários que você está lendo neste período. Quanto mais você
ler, melhor. LEITURA nunca é demais. Aproveite o seu tempo e LEIA. LER melhora
o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico,
promove a saúde mental, reduz o estresse, expande o vocabulário, melhora as
habilidades de escrita, fortalece a memória e a capacidade de concentração,
além de ser uma das formas mais simples e baratas de ampliar o conhecimento.
ATIVIDADE
1
*Vamos
retomar o estudo dos contos da obra: UM ANO INESQUECÍVEL.
Quem
leu o conto referente à sua turma, vai gravar um áudio de, NO MÁXIMO, UM
MINUTO, falando sobre o que leu. Vai postar esse áudio até sexta-feira próxima,
dia 22/05 na sala virtual ou enviar pelo watts no número 998427042.
ATENÇÃO! Quem tiver dificuldade em
enviar por qualquer motivo, faça por escrito, no caderno, que olho quando
retornarmos.
*Quem não teve acesso ao conto, vai escolher
qualquer livro que tenha lido ou que possa ler e fazer a mesma coisa que pedi
sobre o conto, lembrando de informar no áudio ou no caderno, o nome do livro e
seu autor.
ATIVIDADE
2
*Assista
ao vídeo “Posso ser seu amigo? Can Ibe
Your friend? (LEGENDADO)” no YouTube.
ATENÇÃO! Quem
não tiver acesso ao vídeo, responda de acordo com suas vivências, mas não deixe
de responder.
1. O
vídeo provoca uma reflexão sobre as diferenças de
nossos comportamentos nas redes sociais em
comparação aos nossos comportamentos na rua. Que diferenças podemos perceber?
2. Em relação ao nosso uso das redes sociais: será que consideramos
esses espaços digitais como públicos ou privados? Por quê?
3. Usamos as mesmas referências de cuidado para compartilhar coisas
com estranhos na rua e on-line? Dê um exemplo.
4. Será que pensamos nos mesmos direitos e deveres quando
interagimos com outras pessoas pessoalmente e pela Internet? Explique.
ATIVIDADE
3
Faça uma lista dos riscos que corremos quando nos expomos demais
nas redes sociais.
ATIVIDADE 4
O cartaz ao lado faz uma advertência importante. Qual?
2.
Você concorda com a afirmação expressa? Explique por quê.
3.
Será que dá para contar o número de vezes que você usa o celular
por dia? Explique.
4.
Que conteúdos e aplicativos você costuma acessar?
5. Que mudanças você percebe na vida depois que passou a ter um
celular com Internet? Se você ainda não tem, gostaria de ter? Por quê?
6. Na sua opinião, o uso da Internet pelo celular interfere no
sono? Você costuma usar na cama de noite ou de madrugada? E durante as
refeições? Isso é bom ou ruim? Justifique.
7. Há quem diga que “a internet é terra sem lei”. Você concorda?
Justifique.
A seguir, temos três trechos de músicas da banda mineira Jota
Quest. Leia com atenção! Se possível, escute as três músicas para conhecê-las
integralmente.
I
Vivemos
esperando
Dias
melhores
Dias de paz,
dias a mais
Dias
que não deixaremos
Para trás
Vivemos
esperando
O dia em que
Seremos
melhores (melhores, melhores!)
Melhores no
amor
Melhores
na dor
Melhores em
tudo
(DIAS
MELHORES, Jota Quest, 2000)
II
O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado
Alguém medroso
O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço Pro solitário
ou pro carente
Dentro de um abraço é sempre quente
Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra
(DENTRO
DE UM ABRAÇO, Jota Quest, 2013)
III
Ei, dor
Eu não te
escuto mais
Você não me
leva a nada
Ei, medo
Eu
não te escuto mais
Você não me
leva a nada
E se quiser
saber
Pra onde eu
vou
Pra onde
tenha Sol
É
pra
lá que eu vou E se quiser saber Pra onde eu vou Pra onde tenha Sol
É
pra
lá que eu vou
(O SOL, Jota
Quest, 2005)
1. Em relação ao trecho I, você acredita que esses “Dias Melhores”
vão chegar ou vamos viver esperando? Comente.
2.
Será que o abraço pode ser mesmo terapêutico como afirma o
trecho II? Explique.
3.
No trecho 3, a quem o eu lírico se dirige?
4.
Você concorda que a dor e o medo não leva a nada? Explique.
5.
O que o SOL pode estar simbolizando na letra da música?
6.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
*
Devemos esperar “Dias Melhores” chegar
ou não? O que devemos fazer para viver dias melhores? Muitas pessoas vivem
pedindo um mundo melhor e muitas vezes não conseguem fazer o bem nem para quem
está ao lado. Outros vivem reclamando dos problemas ou se acham incapazes de
fazer algo que muitas vezes nem tentaram. Se abatem por pouco. A dor e o medo
os paralisam. Mas, vivem a espera de um dia melhor. Também há aqueles que não
esperam. Ao contrário, vão à luta e fazem seu próprio destino. Reflita sobre
isso e escreva um texto dissertativo-argumentativo de forma a convencer seu
leitor sobre “Como viver dias melhores”.
Seu
texto deverá ter três partes fundamentais:
· Introdução
( parte em que você deverá apresentar o assunto a ser questionado),
·
Desenvolvimento(
parte em que você irá discutir sobre o tema proposto)
·
Conclusão
( em que você deverá tomar uma posição relativa à proposta)
QUERIDOS ESTUDANTES,
Nesse período conturbado, procure manter uma
rotina de estudos.
Reserve um tempo diário para a leitura. Fique
conectado aos colegas,
se for possível. Peça a ajuda de sua família e
ajude sua família
também.
Continue fazendo as atividades, sem deixar
acumular.
Quem quiser imprimir, só precisa responder e
colar no caderno.
Quem optar por copiar, deve copiar perguntas e
respostas.
Continuaremos mantendo contato na nossa sala
virtual.
Colocarei à disposição de vocês também um
número de wattsapp
para atendê-los somente no horário matutino que
é o nosso
horário.
Vocês poderão me enviar mensagens em qualquer
horário,
porém, só serão respondidos no matutino.
O número é 998427042.
No primeiro contato, identifique com seu nome
completo e sua turma.
Aqueles que não conseguirem enviar as
atividades pelos canais de
atendimento (sala virtual, blog, facebook,
wattsapp) deverão
continuar fazendo normalmente.
Olharei tudo quando retornarmos.
Beijos! Fiquem com Deus! Até breve!
LÍNGUA
INGLESA - PROFESSOR LUIZ AMÉRICO
ATIVIDADE 1
Observe o seguinte
anúncio da Greenpeace, que é uma organização não
governamental
ambiental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e com
escritórios espalhados em mais de
55 países e responda as questões abaixo:
a) Qual a
palavra-chave do pequeno texto “ Is this the footprint we want to leave” do
anúncio da Greenpeace?
b) O pronome WE se
refere a quem?
c) O anúncio quer
vender algum produto?
d) Que ideia ou
atitude o anúncio quer despertar no leitor?
e) Que mensagem você
captou do anúncio?
ATIVIDADE 2
Observe o seguinte anúncio do
celular IPHONE e responda:
a) Que característica
do aparelho o anúncio ressalta?
b) “ Life is easier on IPhone and that starts as soon
as you turn it on”. O
pronome it que está
sublinhado no texto
do celular se refere a (marque a alternativa correta)
( ) Life ( ) IPhone
c) Segundo o anúncio
a vida é mais fácil no IPhone
( ) Antes de você
ligar o celular
( ) Depois que você
liga o celular
( ) Logo que você
liga o celular.
GEOGRAFIA – PROFESSORA MARILÉIA PUJONI
1ª SEMANA 19 A 22/05
1ª AULA: EUROPA – ASPECTOS GERAIS –
INTRODUÇÃO
FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO ATENCIOSAMENTE.
EUROPA
Conhecido como “velho mundo”, o continente europeu
limita-se a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte
com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais
formam uma divisa natural nesta parte do continente.A importância do continente
europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da
história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a
Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as
teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a história da ciência.
A
geografia política da Europa é totalmente determinada pela história desse
continente. Após inúmeros séculos de ocupações, invasões e revoluções, a Europa
chegou ao seu formato atual, embora ainda instável em algumas regiões como a
Geórgia, a questão Basca, etc.Atualmente a mudança mais significativa é a
formação do grande bloco econômico da União Européia (UE) que abrange 15 países
do total de 48 do continente. Entre os países da UE foram abolidas todas as
barreiras comerciais e de fronteira permitindo-se o trânsito livre entre estes
países.Por se localizar totalmente no hemisfério norte e com uma altitude que
fica em torno de 340m, o continente europeu apresenta climas frios e
temperados, divididos em três tipos principais: o oceânico que abrange a faixa
da Noruega até Portugal, o clima continental em parte da Alemanha, e nos países
bálticos até a Polônia, e o clima mediterrâneo nos países da costa, chegando
até a França.Esse clima propicia o surgimento das vegetações de Tundra mais ao
norte, do bosque boreal ou de coníferas ao sul dessa área, bosques temperados
nas regiões costeiras com uma variação na costa mediterrânea, apresentando
espécies típicas desse local como as azinheiras e os sobreiros, e estepes que
se estendem da Hungria até a Ucrânia.
Embora seja o continente mais explorado
pelo homem, ele ainda abriga uma quantidade considerável de espécies de animais
e de vegetais, sendo que nas regiões montanhosas encontram-se espécies típicas
como o alce e o cabrito montês. A
baixa altitude do continente e o clima não tão extremo quanto em outras partes
do globo, facilitaram a ocupação do lugar por povos vindos de outras regiões da
Europa que foram decisivos no processo de diferenciação da cultura, como por
exemplo, os povos de origem germânica (Visigodos, Ostrogodos, saxões, etc.) que
deram origem às chamadas “invasões bárbaras” durante os séculos IV e
V.
Atualmente os descendentes desses povos, que formam a atual população européia,
habitam uma área total de 10.349.915km² totalizando 742.000.000 pessoas (em
2013) fazendo da Europa o continente mais urbanizado do mundo.Pertencem ainda
ao continente europeu algumas ilhas distribuídas pela costa do Atlântico Norte
e do Mediterrâneo como, as Ilhas Britânicas, Islândia, Sicília, Sardenha,
Córsega, Creta, Malta e Chipre.74% da população da Europa vive em cidades
totalizando uma população de 551.670.000 pessoas com uma densidade de 72,03
habitantes/km², a maior do mundo.
O PIB per capita fica em torno de
US$12.813,00, podendo variar muito entre os países. Por quase todo o continente
sobressai o tipo caucasóide (branco) com algumas exceções de povos de origem
mongolóide e as línguas predominantes são aquelas de origem latina como o francês
e o italiano.Quanto ao relevo, na região setentrional do continente encontramos
bacias sedimentares, planícies e maciços montanhosos que se estendem até a
região meridional onde se encontram os pontos mais altos do continente.
EM SEGUIDA REPRODUZA
OU COLE EM SEU CADERNO O MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE EUROPEU
2ª AULA: QUADRO
NATURAL E HUMANO DA EUROPA
3ª AULA: EXERCÍCIOS
REFERENTES AULAS 1 E 2
1-OBSERVE O MAPA POLÍTICO DA
EUROPA PARA RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR:
a) Que país está localizado na
porção setentrional do continente Europeu?
b) Que país está localizado na
porção mais meridional do continente?
c) Que país está localizado na
porção ocidental da Polônia?
d) Que país está localizado na
porção Oriental da Áustria?
e) Que país está localizado na
porção ocidental da Suíça?
f) Que mar está localizado a
sudeste da Grécia?
g) Que mar banha o litoral de
Estocolmo e Finlândia?
2-CITE AS CAPITAIS DOS
SEGUINTES PAÍSES.
REINO UNIDO___________SUÉCIA_______________
ROMÊNIA_________ RÚSSIA_______
ESPANHA______________DINAMARCA______________ SÉRVIA____________ALBÂNIA___________
SUÍÇA________________ BÉLGICA___________ ITÁLIA____________
3-PARA RESPONDER AS QUESTÕES
A SEGUIR, RETOME O VÍDEO DA AULA 2
“QUADRO NATURAL E HUMANO DA EUROPA”
a)Cite as cadeias montanhosas
que se destacam na Europa.
b)Quais os climas encontramos
no Continente Europeu e onde se concentram?
c)Que tipos de vegetações
podemos encontrar no continente Europeu? Caracterize-as.
d)Descreva sobre a rede
hidrográfica Europeia.
e)O vídeo destacou alguns
países ricos da Europa. Quais são eles?
f)O Vídeo destacou alguns
países pobres da Europa. Quais são eles/
g)Como se dá a distribuição
da população Europeia?
2º BL0C0 - PLANEJAMENTO DE QUARENTENA
-
2ª SEMANA 25 A 29/05
AULA 4: EUROPA –
POPULAÇÃO
FAÇA A LEITURA DO TEXTO
ABAIXO ATENTAMENTE
POPULAÇÃO DA EUROPA
A população da Europa é de 738,8 milhões de pessoas,
sendo a quarta maior população mundial entre os continentes, estando atrás de
Ásia, África e América. O continente europeu possui uma área de aproximadamente
10.180.000 km², sendo o segundo menor, com uma densidade populacional de 72,9
hab./km².A área central da Inglaterra, a bacia baixa do Reno, na Alemanha, e o
Vale do Pó, na Itália, são as regiões com as mais altas densidades demográficas
do continente. Isso se deve à sua tradição industrial, além da grande estrutura
de serviços e comunicações.
A Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do
século XVIII na Inglaterra – possibilitada principalmente pelas relações com as
colônias africanas e americanas, pelo comércio com países asiáticos e pela
presença de ferro e carvão em abundância no subsolo europeu – garantiu o
desenvolvimento e acumulação de riquezas na Europa. As indústrias influenciaram
a população europeia a migrar para as cidades, impulsionando a urbanização.
A Europa foi o primeiro continente a passar por esse
processo e, atualmente, tem 74,3% de sua população vivendo em áreas urbanas.As
regiões mencionadas caracterizam-se também pela descentralização urbana, com
uma população distribuída de forma mais equilibrada entre diferentes cidades.
No centro da Inglaterra, por exemplo, cidades como Liverpool, Manchester,
Leeds, Bradford e Sheffield dividem a população. É o mesmo caso de Colônia,
Düsseldorf, Duisburg, Essen e Dortmund, na bacia do Reno e Turim e Milão, no
Vale do Pó. Porém, há casos de metrópoles que seguem o tradicional modelo de
urbanização centralizadora, como Paris, Londres e Moscou. Enquanto essas
localidades concentram grande densidade populacional, há grandes áreas que,
devido a distintas adversidades, são quase desabitadas. Em geral, a Europa
ocidental concentra altas taxas de população urbana, enquanto a oriental,
principalmente a região balcânica, tem a maior concentração de pessoas no
campo. Os países mais urbanizados são Islândia (96,7%), Bélgica (96,6%) e
Holanda (90,5%).A Europa é o continente que apresenta a população mais
envelhecida, o que se deve ao fato de possuir a menor taxa de crescimento
populacional entre os continentes, com apenas 0,06% ao ano.
A Europa também possui a menor taxa de fecundidade,
que é de 1,6 filhos/as por mulher, e a mais elevada taxa de idade média da
população, que é de 42 anos. Essa tendência não é recente na Europa, e as
migrações tiveram papel muito importante para o reequilíbrio populacional,
garantindo população em idade ativa para o mercado de trabalho. No período de
1995-1998 a Europa recebeu cerca de 600 mil imigrantes por ano. Em muitos
casos, as migrações provêm de países com antigos laços coloniais ou que são
parte de regiões de influência.Mesmo com a compensação à baixa taxa de
natalidade europeia, esses fluxos migratórios despertaram reações de
hostilidade em vários países, influenciando inclusive partidos
ultranacionalistas a ganharem espaço na política, com propostas e intenções
claramente xenofóbicas.
As mudanças na política imigratória ampliaram a
entrada clandestina que, em muitos casos, termina em tragédia. As tentativas de
adentrar o território europeu em embarcações precárias e superlotadas já
ocorrem há muito tempo e são comuns na atualidade.As três classes linguísticas
faladas na Europa – germânica (norte e centro), românica (no sul) e eslava (no
leste) provêm dos indo-europeus, conjunto de povos que invadiram a Europa há
aproximadamente quatro mil anos. O grego e o albanês também têm a mesma origem.
Da mesma família também são o letão e o lituano, no Báltico, e as línguas
celtas, na costa atlântica. Para além dessas ramificações, encontram-se as
línguas uralianas, as caucásias e o basco. Em diferentes países europeus,
várias línguas locais se tornaram o principal veículo de reivindicações
nacionalistas.
AULA 5: EUROPA
ECONOMIA
FAÇA A LEITURA DO TEXTO
ABAIXO SOBRE A ECONOMIA DA EUROPA.
6ª AULA: EXERCÍCIOS RELACIONADOS AS AULAS 4 E 5 .
AS PERIGOSAS ROTAS DE MIGRAÇÃO PARA
ENTRADA NA EUROPA
Rotas mapeadas
Anualmente milhares de pessoas – muitas delas fugindo
de conflitos na África e no Oriente Médio – arriscam suas vidas cruzando o
Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários para
chegar à Europa. Organizações não governamentais estimam que aproximadamente 20
mil pessoas podem ter morrido tentando chegar à Europa nas últimas duas
décadas. Para ter um diagnóstico mais preciso do problema, a Frontex (Agência
Europeia de Fronteiras)e o Centro Internacional para Desenvolvimento de
Políticas Migratórias produziram uma série de mapas que identificam as maiores
rotas centros de concentração usados pelos migrantes na região.(BBC Brasil, 5
set. 2014.)
a)Facilitação nos transportes, com embarcações próprias para a navegação no Mar Mediterrâneo.
b) Busca por melhores condições de vida oferecidas pelo continente europeu.
c) Aceitação de imigrantes por parte dos governos europeus para importantes postos de trabalho.
d) Necessidade de mão de obra na indústria tecnológica da Europa.
2- Muitos países da Europa
desenvolvem excelente atividade rural, mas um deles, graças a sua extensão
territorial e variedade de climas, é o mais rico e diversificado produtor.
Observe no mapa a posição desse país:
Aponte a alternativa que menciona corretamente o nome
desse país e as características principais de seu modo de produção agrícola.
a) Espanha, com uso de muita mão de obra.
b)
Portugal, país intensamente industrializado.
c) França, com
pequenas propriedades e alta mecanização.
d) Itália, com alta produtividade e elevada mão de obra.
3-Leia com atenção a notícia
que se segue:
França pagará 750 euros mensais por
terceiro filho
O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros
(cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um
terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique
Villepin. Folha
de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.
|
A medida anunciada pelo governo
francês está diretamente relacionada:
a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada
pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de
natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um
número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de
aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica,
que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.
4-Leia as afirmativas abaixo,
em seguida marque v para verdadeiro e f para falso. Faça a correção nas
alternativas falsas.
a)( ) A
Europa é o segundo menor continente do mundo e um dos mais ricos.
b)( ) O
setor primário, agropecuária e extrativismo, é o que mais contribui para
economia europeia, sendo responsável por absorver cerca de 50% da força de
trabalho.
c)( ) A
indústria europeia é bem diversificada e muito competitiva, superando a dos EUA.
d)( ) O
poder de compra da população europeia em nada contribuiu para o fortalecimento
do setor terciário.
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR: ANDRÉ
JESINI
A INTELIGÊNCIA E A FÉ
A inteligência só se desenvolve quando estimulada,
exercitada. Pesquisas recentes constatam que há no cérebro humano regiões
apropriadas para cada ramo do saber. O lado direito é responsável pela destreza
física e autoconhecimento; o esquerdo
pela habilidade matemática, musica e linguagem. Há regiões cerebrais
especificas para cada conhecimento.
Existe uma só para distinguir cores, outra para identificar rostos. As
áreas se comunicam e se estimulam mutuamente. Por isso todas as áreas são
importantes. Não basta estudar só matemática. É preciso exercitar também em
português, história, ciências, etc. Quem só pratica uma atividade deixa de
desenvolver outras partes do cérebro. Elas vão perdendo aos poucos a capacidade
de funcionar.
Ainda das pesquisas divulgadas temos então como
localizar a fé em nosso cérebro? O neurocirurgião Eduardo Carlos da Silva, de
São José de Rio Preto (SP), acredita que sim. Segundo ele, pesquisadores
americanos chegaram a definir o local exato que nos conecta com o divino. “Uma
área que está sendo chamada de 'Ponto de Deus', na região temporal anterior do
cérebro. Nessa área há a maior captação de metabólicos. Há um metabolismo
evidenciado pela ressonância magnética funcional. Através do
eletroencefalograma, é possível perceber a produção de ondas maiores, gamas,
que varia de 38 a 100hertz por segundo. Nessa situação, pode ser realizado o
maior incremento - não só de atividade metabólica - mas também de atividade
elétrica”, diz.
Sobre questões relacionadas a fé e o que acontece em
nosso cérebro, o neurocirurgião Raul Marino Júnior complementa que existem
ondas quando estamos desperto, as ondas rápidas, as ondas quando o indivíduo
está em estado de coma, que são ondas muito lendas, e tem as ondas quando você
está dormindo, que são ondas muito específicas. “Mas quando a gente está
meditando, existe um tipo característico de onda que mostra que a pessoa está
em transe. É um transe benigno, melhor que o sono”, explica.
ATIVIDADE
1.
Qual
é o tema central do texto acima?
2.
De
acordo com o texto, como a inteligência se desenvolve?
3.
De
acordo com o texto, o que foi descoberto sobre o cérebro?
4.
Por
que é importante estimular todas as áreas do cérebro?
5.
Qual
lado do seu é mais desenvolvido? Justifique.
6.
Segundo
os cientistas o que acontece com nosso cérebro quando estamos meditando?
7.
Como
é chamada pelos cientistas essa área do cérebro com maior captação de metabólicos?
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS – PROFESSORA ARIADNA ALVES
“Quarentena /
COVID-19” - 18/05 à 29/05/2020 (6h/a)
-
**Quem não puder
imprimir, favor copiar no caderno a matéria e o exercício!!!!!
ATIVIDADES
1)
Identifique todas as palavras
ligadas à química e explique-as.
Carta de Amor de um Químico
Berílio
Horizonte, zinco de benzeno de 2000.
Querida Valência:
Não
estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível
entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você.
Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum
érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.
Lembro-me
de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão, quando
atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com
rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos
coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável.
Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu
carinhosamente:
"Proton, com quem tenho o praseodímio de
falar?" Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se
morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nenhum escândio. Eu brometo
que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
Espero
que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de
substituição. Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do
seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba qe eu nunca agi de modo
estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que
me metais na cadeia.
Sinceramente, não sei por que você está a procura de um
processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras! Mesmo
sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso
acontecesse, irídio emboro urânio de raiva.
Espero
que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o
Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos
devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. Antes de
deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no
silício da noite,
pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio.
Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à
normalidade inicial.
Sem você
minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo
perfeito. Você é a luz que me alumíno e estou triste porque atualmente nosso
relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.
Aproveito
para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.
Saiba,
Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
Abrácidos do:
Leantânio
IMPORTANTE!!!!!
Assista o vídeo antes da leitura/ cópia!!!
https://www.youtube.com/watch?v=IcmrqZkuovg
a) Isótopos
Átomos que apresentam o mesmo número atômico e
diferentes números de massa. Exemplo:
7X14
e 7Y16
Os átomos X e Y possuem mesmo número atômico (à
esquerda da sigla), isto é, igual a 7. Já o átomo X possui número de massa (à
direita da sigla) igual a 14, e o átomo Y apresenta número de massa igual a 16.
b) Isóbaros
Átomos que apresentam o mesmo número de massa e
diferentes números atômicos. Exemplo:
15X31 e 13Y31
Os átomos X e Y possuem número de massa (à
direita da sigla) igual a 31. Já o átomo X possui número atômico igual a 15, e
o átomo Y apresenta número atômico igual a 13.
c) Isótonos
Átomos que apresentam diferentes números de
massa e números atômicos, mas o mesmo número de nêutrons.
d) Isoeletrônicos
Átomos que apresentam o mesmo número de elétrons.
Exemplo:
12X+2 e 7Y-3
O átomo X possui número atômico igual a 12 e é
um cátion (com carga positiva +2), por isso, perde dois elétrons, tendo, então,
10 elétrons na sua eletrosfera. Já o átomo Y possui número atômico igual a 7 e
é um ânion (com carga negativa -3), por isso, ganha três elétrons, tendo,
então, 10 elétrons na sua eletrosfera.
Exemplos do cálculo do número de partículas
atômicas
Exemplo 1: Determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do
átomo 14X29.
Foram dados os seguintes valores referentes ao
átomo X:
·
Número de massa (à
direita superior) = 29
·
Número atômico (à
esquerda inferior) = 14
·
Para determinar o número
de prótons:
o
O número de prótons é
sempre igual ao número atômico, por isso, o átomo X possui 14 prótons.
·
Para determinar o número
de elétrons:
o
Como o átomo X não é um
íon, logo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, 14.
·
Para determinar o número
de nêutrons:
o
O número de nêutrons é
determinado utilizando-se o número de massa e de prótons na fórmula a seguir:
A = p + n
29 = 14 + n
29 – 14 =n
n = 15
Exemplo 2: Determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon X+3,
sabendo que seu número de massa e número atômico são, respectivamente, 51 e 23.
Foram dados os seguintes valores referentes ao
íon X:
- Número
de massa = 51
- Número
atômico (à esquerda inferior) = 23
- Para
determinar o número de prótons:
O número de prótons é sempre igual ao número atômico, por isso, o
átomo X possui 23 prótons.
- Para determinar o número de
elétrons:
·
O íon X é positivo (+3),
logo, é um cátion que perdeu três elétrons. Assim, seu número de elétrons é 20.
·
OBS.: A redução ou aumento do número de elétrons
sempre ocorrem em relação ao número atômico.
- Para
determinar o número de nêutrons:
O número de nêutrons é determinado por meio do
número de massa e de prótons na fórmula a seguir:
A = p + n
51 = 23 + n
51 – 23 =n
n = 28
Exemplo 3: Um átomo W possui número atômico e de massa iguais a,
respectivamente, 29 e 57, sendo isóbaro de um átomo Y, que possui número
atômico igual a 30, o qual é isótono de um átomo B, cujo número de massa é 65.
Com essas informações, determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do
átomo B.
Dados fornecidos pelo exercício
- Átomo
W
número atômico (à esquerda inferior) = 29
número de massa (à direita superior) = 57
Isóbaro de Y, ou seja, a massa de Y também é 57.
- Átomo
Y
número atômico = 30
número de massa = 57
Com esses dois valores, devemos determinar o seu número de
nêutrons porque ele é isótono do elemento B:
A = Z + n
57 = 30 + n
57 – 30 = n
n = 27
·
Átomo B:
número de massa = 65
número de nêutrons = 27
Com esses dados, devemos determinar seu número
atômico, pois, com isso, estaremos determinando seu número de prótons e seu
número de elétrons (já que ele não é um íon):
A = Z + n
65 = Z +27
65 – 27 = Z
Z = 38
Logo, o átomo B apresenta 38 prótons, 38
elétrons e 27 nêutrons.
EXERCÍCIOS
1-Com relação aos átomos abaixo:
21X50 22Y50
21R49
Podemos afirmar que:
a) Y e R são isótopos. b) X e R são isóbaros.
c) X e R são isótonos. d) X e R possuem o mesmo número
de elétrons.
e) X e Y deveriam estar representados pelo mesmo símbolo
químico.
2-(IFSP) Considere a tabela a seguir, que fornece características
de cinco átomos (I, II, III, IV e V).
São isótopos entre si os átomos
a) I e I I. b)
I I. e III. c) I, I I. e III.
d) III e IV. e)
IV e V.
3-(UCS) No organismo humano, alguns dos elementos químicos
existem na forma de íons. Esses íons desempenham um papel fundamental em vários
processos vitais, participando de reações químicas. Os íons 11Na+ e 12Mg2+, por exemplo,
estão, respectivamente, envolvidos no equilíbrio eletrolítico e no
funcionamento dos nervos. Em relação aos íons 23Na+ e 24Mg2+, é correto afirmar que são
a) isótopos e isoeletrônicos.
b) isoeletrônicos e isótonos.
c) isótonos e isóbaros.
d) isóbaros e isótopos.
e) isoeletrônicos e isóbaros.
4- Certo átomo possui
17 prótons, 20 nêutrons e 17 elétrons. Qual dos átomos representados abaixo é
seu isótono?
a) 19K40 b) 20Ca42 c) 21Sc42
d) 20Ca40 e) 22Ti43
5-O átomo “X” é isótono
do átomo 25Mn55 e
isoeletrônico do íon 2860Ni2+. Com base
nisso, indique o número de massa do átomo “X”:
a) 56. b) 55. c)
58. d) 60. e) 62.
6- (UA-AM) Em relação à
isotopia, isobaria e isotonia, podemos afirmar que:
a) isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo
número de nêutrons.
b) isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo
número de prótons.
c) isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo
número de massa.
d) são relações que dizem respeito ao núcleo e à eletrosfera
do átomo.
e) são relações que dizem respeito apenas à eletrosfera do
átomo.
7- Para os átomos genéricos a seguir, identifique
quais são isótopos, isótonos e isóbaros entre si:
15C 45 27F 65 25A 45 17G 55 12H 42 16B 46 25E 62
8-
(CESGRANRIO) O lixo atômico de uma fábrica de material nuclear contém os
elementos radioativos urânio e tório. Considere, a seguir as representações
desses elementos:
I ) 92U 238 II) 92U 234 III) 90Th230 IV) 90Th234
Constituem
um par de isóbaros:
a)
I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
BONS ESTUDOS!!!!!
DISCIPLINA: ARTES PROFESSORA: VALDIRENE
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – PROFESSORA LÚCIA MARILDA
Desenvolver uma resenha crítica a partir da leitura do
livro “O homem que calculava” de Malba Tahan
Link do livro abaixo
ATIVIDADES PARA ESTUDO E APRENDIZADO - EDUCAÇÃO FÍSICA- PLANEJAMENTO
REFERENTE AO PERÍDO de 19/05/2020 a 29/05/2020.
v Orientações
gerais: Ler o texto e responder as perguntas abaixo com base em seus
conhecimentos sobre os primeiros socorros na Educação Física.
1º) O que você entende por
primeiros socorros em sentido geral?
2º) O que você entende por primeiros
socorros em uma situação prática quer seja numa aula de Educação Física quer
seja numa situação de uma prática esportiva fora da Escola.
3º) Se você necessitasse socorrer uma
vítima em um primeiro socorro, o que você faria?
4º) Para você quem são os profissionais
que legalmente podem prestar o atendimento especializado a uma vítima de
acidente seja na Escola ou fora dela?
5º) Quais são as principais lesões que ocorrem em aulas
de Educação Física ou em práticas esportivas fora da Escola?
6º) Sobre as lesões que você aprendeu nos estudos lendo o
texto sobre os primeiros socorros, classifique cada uma dessas lesões a uma
esporte que você conhece.
7º) Quais são os tipos básicos de lesões esportivas que
você aprendeu no texto?
8º) O que é uma Contusão? associe essa lesão a um esporte
que você conhece ou já praticou.
9º) O que é uma Luxação? associe essa lesão a um esporte
que você conhece ou já praticou.
10º) O que é uma Entorse? Associe essa lesão a um esporte
que você conhece ou já praticou.
11º) O que é uma Fratura? Associe essa lesão a um esporte
que você conhece ou já praticou.
12º) De forma resumida, escreva a diferença que você
aprendeu entre vertigem, desmaio e convulsão.
13º) Pesquise na internet qual ou quais são os esportes
que mais lesionam os seus praticantes?
14º) Você já se deparou com uma situação de emergência em
que você precisasse socorrer uma vítima de algum acidente seja na Escola, sua
casa ou na rua? Se sim, como você agiu nessa situação?
15º) Elabore ou crie uma situação hipotética de você
precisando prestar os primeiros socorros a uma vítima. Nesse caso, qual é o
procedimento ideal a se tomar para socorrer com segurança essa vítima agora que
você já aprendeu algumas noções sobre acidentes diversos, lesões e primeiros
socorros
DISCIPLINA: HISTÓRIA –
PROFESSORAS ELISA E IARA
RESUMO DE
CONTEÚDO PARA CONSULTA E RESPONDER AS ATIVIDADES
Era Vargas é o nome do período em que Getúlio Vargas foi o
governante do Brasil por 15 anos de forma contínua, entre 1930 e 1945. Esse período foi importante para a história
brasileira, por conta das inúmeras mudanças sociais e econômicas que Getúlio
Vargas fez no país.
A Era Vargas pode ser dividida em três momentos:
Governo Provisório: 1930-1934;
Governo
Constitucional: 1934-1937;
Estado Novo: 1937-1945.
Características da Era Vargas
Centralização
do poder: Vargas tomou medidas para
enfraquecer o Legislativo e reforçar os poderes do Executivo. Essa característica ficou evidente durante a ditadura do Estado Novo;
Política
Trabalhista: Vargas atuou de
maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. Criou o Ministério do Trabalho e
concedeu direitos aos trabalhadores. Era uma forma de reforçar seu poder
aproximando-se das massas;
Propaganda
Política: O uso da propaganda como
forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marcantes durante a Era Vargas e que também
ficou evidente durante o Estado Novo;
Capacidade de
negociação política: A capacidade
política de Vargas não surgiu do nada, mas foi sendo construída e aprimorada ao longo de sua vida
política. Vargas tinha uma grande capacidade de conciliar grupos opostos em seus governos, como aconteceu em 1930, quando oligarquias dissidentes e
tenentistas estavam no mesmo grupo o apoiando.
Contexto Histórico
O Brasil vivia a chamada República Velha, ou República Oligárquica, onde o poder era
centralizado e para poucos. A presidência era alternada entre os grandes coronéis cafeicultores de São
Paulo e os produtores de leite de Minas
Gerais – a chamada República Café com Leite. O fim da República Oligárquica
se deu com a Revolução de 1930, organizada pela Aliança Liberal em parceria com
exército.
Revolução de 1930
Em 1930, as eleições foram realizadas e deram a
vitória a Júlio Prestes. No entanto,
Prestes nunca tomou posse da presidência. Os aliados mineiros, gaúchos e
paraibanos formaram juntos a Aliança
Liberal, que se recusou a aceitar a validade das eleições, alegando que
houve fraude na vitória de Júlio Prestes.
Junto a isso, os deputados eleitos da Aliança
Liberal não tiveram o reconhecimento de seus mandatos. Foi então que os estados
aliados planejaram uma revolta armada.
A situação se agravou quando João Pessoa, candidato a
vice-presidente de Getúlio Vargas, foi assassinado
em Recife por motivos muito duvidosos. Frente a isso, a propaganda getulista se
aproveitou para atribuir a culpa do assassinato à oposição.
A crise
econômica que se acentuou por conta da crise em 1929 fez com que a indignação ao governo aumentasse ainda
mais. O Exército, que era desfavorável ao governo, se mobilizou, formando uma junta governamental composta por
generais.
Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês
depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A
presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha
Governo
Provisório (1930 – 1934)
O Governo
Provisório tinha o objetivo de reestruturar a vida política do Brasil. O
presidente Getúlio Vargas eliminou
os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal), iniciando o processo de
centralização do poder.
Devido a grande importância dos militares
durante a Revolução de 1930, a presença dos tenentes nos principais cargos do governo marcaram o início da Era Vargas.
Para
anular a ação de antigos coronéis e sua influência política regional, os
tenentes do Exército foram designados representantes
do governo para assumir o
controle dos estados.
A tensão
entre as velhas oligarquias e os militares então se estabeleceu. A oposição à Vargas teve sua concentração
em São Paulo, onde as oligarquias locais convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas,
exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte.
Apesar
de derrotar as forças da oposição, Getúlio convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, as
principais figuras militares do governo perderam
espaço político, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Em
1934, uma Nova Constituição foi
promulgada.
A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao
poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino.
Através dessa resolução e com o apoio da maioria do Congresso, Getúlio Vargas garantiu mais um mandato.
Ditadura do
Estado Novo (1937 – 1945)
Em novembro de 1937, Getúlio Vargas anunciou o Estado Novo, dando início a um período ditatorial na História do Brasil.
Vargas fechou o Congresso Nacional sob
o pretexto da existência de um plano comunista para tomar o poder, o chamado Plano Cohen.
O que foi o
Plano Cohen?
O Plano
Cohen foi um documento supostamente elaborado por comunistas nacionais e
estrangeiros. Esse documento consistia em uma série de greves, protestos,
vandalismos e ataques a governantes que tinha como principal objetivo derrubar
Getúlio Vargas do Poder.
Após o fechamento do Congresso Nacional, Vargas
impôs uma nova Constituição ao
Brasil, conhecida posteriormente como Polaca (por ter sido inspirada na
Constituição da Polônia, de tendência
fascista).
O golpe
de Vargas, organizado junto aos militares, teve o apoio da maior parte da
sociedade brasileira. Isso aconteceu porque desde o final de 1935 o governo
reforçava a propaganda anticomunista,
estarrecendo a classe média. Na verdade, o principal objetivo era fazer com que
a sociedade apoiasse a centralização
política que se desencadearia.
A partir do anúncio do Estado Novo em novembro
de 1937, Vargas impôs a censura aos
meios de comunicação, reprimiu a
atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos
políticos. Ele também adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política
trabalhista.
Brasil na Segunda Guerra Mundial
A
participação do Brasil na Segunda Guerra
Mundial contra os países do Eixo foi o principal acontecimento na política
externa. Esse fato foi o responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA,
mas possuía uma política semelhante à da Alemanha.
A derrota
das nações nazi fascistas fez com que surgisse uma brecha para o crescimento da oposição ao governo
Vargas. Dessa forma, a batalha pela democratização
do Brasil foi ganhando cada vez mais força e expressão.
O governo foi obrigado a absolver os presos políticos, além de constituir eleições gerais,
que foram vencidas pelo general Eurico
Gaspar Dutra, que era o candidato
oficial, ou seja, apoiado pelo governo.
A Era Vargas
chegava ao fim, mas Getúlio Vargas ainda retornaria à presidência pelo voto popular em 1951.
Governo
Democrático (1951 – 1954)
Getúlio Vargas voltou à presidência do Brasil em
1951, porém de forma democrática. O
final da Segunda Guerra Mundial
trouxe alguns problemas no cenário político e econômico mundial.
Por conta disso,
Vargas enfrentou alguns problemas ao longo do período, como a oposição entre os liberalistas e os
nacionalistas.
Nesta época, a Petrobrás foi criada, grande marco do governo Vargas.
A oposição criou forças para exigir a renúncia de Vargas quando Carlos
Lacerda, um dos principais inimigos do governo, sofreu uma tentativa de atentado pelo guarda-costas do presidente. Sem querer
deixar a presidência daquela forma, Getúlio Vargas cometeu suicídio em agosto de 1954
Realizações importantes do Governo Vargas:
1.
Criação da CLT (Consolidação das Leis do
Trabalho);
2. Publicou o Código Penal e o Código de Processo
Penal, todos em vigor atualmente;
3. Concepção da Carteira de Trabalho;
4. Criação da Justiça do Trabalho;
5. Férias remuneradas;
6. Concepção do salário mínimo;
7. Estabelecimento da semana de trabalho de 48
horas;
8. Criação do descanso semanal remunerado.
Vargas fez também
fortes investimentos nas áreas de infraestrutura:
É
Criação da Companhia Siderúrgica Nacional;
É Concepção da Companhia Vale do Rio Doce;
É Elaboração da Hidrelétrica do Vale do São
Francisco;
É Em 1938, foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística.
Pontos negativos do governo Vargas:
É Ditadura: Vargas chegou ao poder em 1930 com um golpe de
estado e em 1937 instaurou uma Ditadura, suprimindo direitos;
É Simpatia pelo
fascismo: Vargas era admirador de
Hitler e Mussolini. Apenas entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados devido a dependência
econômica nos Estados Unidos;
É
Controle dos sindicatos: Vargas controlava
os sindicatos, praticando políticas populistas;
É
Censura: Vargas criou o DIP, órgão responsável pela censura
de jornais e audiovisuais.
É Violação aos
direitos humanos: Vargas perseguiu
aqueles que não concordavam com sua política, torturando, aprisionando e matando. É o caso de Graciliano Ramos, Olga Benário
e Luís Carlos Preste.
ORIENTAÇÕES
: RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DA AULAS
TEMA : A ERA VARGAS
01 - Marque ( V) para as alternativas Verdadeiras e ( F) para as Falsas
O período da
República conhecido como "Era Vargas" divide-se em três fases:
-Governo Provisório (1930- 1934); -Governo Constitucional (1934-1937) e -Estado
Novo(1937-1945).
Os principais fatos do Governo Provisório foram:
A) ( ) Revolução Constitucionalista de 1932;
B) ( ) A criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio;
C) ( ) Período sem revolução;
D) ( ) A promulgação da Constituição de 1934.
02) É característica da Constituição de 1934:
A) ( ) Diminuiu bastante a autonomia dos Estados,
B) ( ) Facilitava Intervenção federal;
C) ( ) Abria o direito de voto às mulheres e aos maiores
de 18 anos;
D) ( ) Conservava os fundamentos republicanos do
federalismo e do presidencialismo;
E) ( ) Incluía apenas o poder executivo;
F) ( ) Estabeleceu a justiça eleitoral, a justiça
do trabalho e a militar.
03)- Aconteceu no período Constitucional da “Era Vargas” (1934-1937)
A)( ) Este período se caracterizou pelo
desenvolvimento de duas políticas de orientação contrárias: Ação Integralista
Brasileira e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
B)( )A ANL foi colocada na ilegalidade e sua ala mais radical iniciou um movimento armado em novembro de 1935: foi a Revolta Vermelha ou Intentona
Comunista, reprimida pelas forças do governo.
C)( ) Intentona
Comunista e o apoio dos chefes militares contribuíram decisivamente para que
Getúlio Vargas desse o Golpe de Estado de 1937, instaurando no Brasil um regime
de caráter democrático.
D)( ) O movimento integralista de 1935, a descoberta
do Plano Cohen (forjado pelos integralistas, que continha um plano comunista
para a tomada do poder),
04) -O Estado Novo (1937-1945) da “Era Vargas” foi marcado pelos seguintes fatos:
A)
( ) Foi Outorgada a Constituição de 1937, que
instituiu um federalismo centralizado;
B)
( ) Aumentou
autonomia federalista dos Estados.
C)
( ) Centralização do poder nas mãos do Executivo;
D)
(
) Nomeação de interventores para os Estados; Proibição das greves e Extinção de
todos os partidos políticos
5-. Em março de 1931, o Decreto nº
19.770 criava, no Brasil, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
Considerando-se o contexto histórico, pode-se afirmar que esse ato do Poder
Executivo tinha como um dos seus objetivos.- MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA
A)( ) promover a expansão do
setor primário.
B)( ) desregulamentar o sistema de
contratação e de impostos.) concentrar a renda nacional nas camadas médias
urbanas.
D)( ) acabar
com a organização autônoma do movimento operário.
E)( ) intervir nas relações de trabalho no campo.
06- “Façamos a
revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas
Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da
Revolução de 1930, promovida pelos interesses – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA
A)( ) da
burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
B)( ) do
operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
C)( ) dos partidos de
direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
D)( ) das oligarquias dissidentes, aliadas ao
tenentismo pela reforma do Estado.
E)( ) da burguesia
industrial, na busca de uma política de livre iniciativa
7-
Entre os motivos alegados por Getúlio Vargas
para decretar o Estado Novo, em novembro
de 1937, pode-se citar :
A)( ) a iminência do início da 2ª Guerra Mundial e a necessidade de
proteger as nossas fronteiras.
B)( ) as greves operárias, os saques e as depredações que tomaram conta
do país no período.
C)( ) a descoberta de uma suposta
insurreição comunista, o chamado Plano Cohen.
D)( ) as denúncias de fraudes no processo de escolha do seu sucessor,
publicadas pela imprensa. E)( ) a insatisfação da elite paulista com o regime,
que ameaçava separar-se do restante do país.
8
-Com
relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, É correto afirmar:
A)( ) Foi um
período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com
isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas.
B)( ) Ampliou os
conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o
suicídio de Vargas. A política desenvolvimentista de abertura ao capital
estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre
Brasil e Estados Unidos.
D)( ) A
proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou
o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
E)( ) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela
organização de um estado autoritário,
encarregado de promover o progresso dentro da ordem.
09- O período Constitucional
da Era Vargas, que se estende de
1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados .Qual a Melhor
alternativa que identifica com esse
período:
A)( ) teve lugar um movimento de
rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse
uma nova constituição para o país.
B)( ) pela primeira vez na história
do país, um governante era processado por crime político (impeachment),
perdendo seu mandato.
C)( ) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e
“entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o
petróleo é nosso”.
D)( ) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam,
aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a Ação Integralista Brasileira
(fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista)
ORIENTAÇÕES : RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO
NORMAL DA AULA
TEMA : A ERA VARGAS
01 - Marque ( V) para as alternativas Verdadeiras e ( F) para as Falsas
O período da
República conhecido como "Era Vargas" divide-se em três fases:
-Governo Provisório (1930- 1934); -Governo Constitucional (1934-1937) e -Estado
Novo(1937-1945).
Os principais fatos do Governo Provisório foram:
A) ( ) Revolução Constitucionalista de 1932;
B) ( ) A criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio;
C) ( ) Período sem revolução;
D) ( ) A promulgação da Constituição de 1934.
A)( ) afirmação da ideologia trabalhista pregada pelo
Estado Novo, que exalta o trabalho e o trabalhador brasileiro.
B)( ) associação do trabalho
a sacrifício, cansaço e martírio, se contrapondo à ideologia do trabalhismo
presente no Estado Novo.
C)( )negação à vida boêmia, pois a “mulher de seu
Oscar” não aguentou a vida de orgia do marido e o abandonou, o que reforçava a
necessidade do trabalho pelo governo Varguista.
D)( ) exaltação à vida de um
trabalhador do porto que trabalha muito para dar conforto à mulher e é
destacado pelo governo de Vargas como um exemplo a ser seguido pelos demais
trabalhadores.
Questão 02-O
governo Vargas tornou-se sinônimo de intervenção estatal. Embora essa política
intervencionista tenha adquirido força no Estado Novo, pode ser percebida
durante toda a chamada Era Vargas.
Sobre a Era Vargas, é correto
afirmar:
A)( ) O Departamento de
Imprensa e Propaganda, embora impusesse limitações à imprensa, seguiu a
orientação do estado, sem propaganda do governo e sem influência sobre a
opinião pública.
B)(
) O governo, na questão agrícola, extinguiu diversos institutos, entre eles o
do Açúcar e do Álcool, o do Pinho, o do Mate e o do cacau, e centralizou as
ações do Ministério da Agricultura.
C)( ) Os
principais opositores do governo foram facilmente cooptados pela política
governamental de conciliação e políticos com visões opostas, como Luiz Carlos
Prestes e Plínio Salgado, atuaram como ministros de Vargas.
D)( ) O movimento sindical
passou a ser tutelado já no início do primeiro governo Vargas, com a Lei de
Sindicalização (março de 1931) e, em decorrência, o sindicato tornou-se um
colaborador do Estado, com o objetivo de intermediação e atenuação do conflito
entre capital e trabalho.
E)( ) O Brasil, com a
implantação do Estado Novo, conseguiu a tão sonhada paz social, e o governo
Vargas implantou, pela via da conciliação política, um governo de coalizão
entre socialistas e integralistas.
Questão 03- O partido Político rival
dos getulistas, adepto do liberalismo. Era contrário ao trabalhismo porque não aceitava o nacionalismo e nem intervenção do Estado na economia. Também conhecido como o partido dos Bacharéis. O empresário
e jornalista Carlos Lacerda era a figura mais destacada desse Partido. Marque a
alternativa correta indicando o nome desse partido:
A)( ) UDN (União
Democrática Nacional);
B)( ) PTB
(Partido Trabalhista Brasileiro);
C)( ) PSD
(Partido Social Democrático);
D)( ) PC do B (Partido
Comunista do Brasil);
E)( ) ARENA (Aliança
Renovadora Nacional);
Questão 04- Considere a manchete do jornal Última
Hora.
(Antonio Pedro, Lizânias de Souza Lima e Yone de
Carvalho. História do mundo ocidental. São Paulo: FTD, 2005. p. 448)
O fato histórico mencionado
no jornal colocou fim a um mandato de Getúlio Vargas que teve início após
A)( ) o golpe desencadeado
pelas forças armadas.
B)( ) o presidente ter sido eleito
pelo voto popular.
C)( ) a renúncia do presidente Eurico
Gaspar Dutra.
D)( ) a cassação do mandato de
Washington Luiz.
E)( )a revogação completa da
Constituição de 1946.
Questão 05 – Observe a imagem , leia as informações ,e
responda o que se pede:
Em 1942, o governo Vargas decretou o estado de guerra
contra os países do Eixo.
Uma das consequências dessa decisão,
simbolizada pela propaganda do Guaraná Antarctica, está apontada em:
A)( ) aproximação
com os EUA
B)( ) adoção do
livre-cambismo
C)( )negligência com a cultura nacional
D)( )
desnacionalização do setor industrial
Questão 06- O voto obrigatório,
direto e secreto, inclusive para mulheres, foi instituído no Brasil pela
primeira vez na Constituição de.
A)(
|
)
1891
|
B)(
|
)1934
|
C)(
|
)
1937
|
D)(
|
)
1946
|
E)(
|
)
1967
ORIENTAÇÕES : RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DAS AULAS TEMA : PRIMEIRA REPÚBLICA OU REPUBLICA VELHA
·
Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do movimento militar que
derrubou o Império, assumiu a
liderança do governo provisório republicano.
·
Dois grupos disputam o poder no início do período
republicano: as classes médias urbanas e fazendeiros agroexportadores.
·
As primeiras medidas do governo
republicano foram, entre outras, a separação entre Igreja e Estado e a
"grande naturalização" dos imigrantes.
·
Rui Barbosa tenta industrializar o país por meio do
encilhamento. Em grande parte, o
plano fracassa e só aumentam a
especulação e a inflação.
·
Em 1891, promulga-se a Constituição de inspiração liberal.
·
Em 1891, é eleito o Marechal Deodoro da Fonseca,
presidente, e Floriano Peixoto, vise, por um período de quatro anos.
·
O Congresso, constituído por uma sólida maioria de
fazendeiros, faz oposição sistemática ao governo. Deodoro fecha o Congresso
e, após ser pressionado por uma revolta da Marinha, renuncia
·
Vários grupos civis e militares questionaram a
constitucionalidade do governo de Floriano Peixoto. O presidente reprime
violentamente todas as manifestações contrárias a seu governo.
·
A política econômica do governo Floriano baseou-se no
fortalecimento do mercado interno e na cobrança de tarifas alfandegárias
elevadas.
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Apesar de sua popularidade, Floriano foi derrotado na
eleição presidencial, não conseguindo fazer seu sucessor.
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Foi eleito em 1894, Prudente
de Morais (1894-1898) , durante o seu governo ocorreu a Guerra de
Canudos.
RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO
2) Quais
os grupos que disputavam o poder no início da república?
3) Quais
as primeiras medidas do governo provisório
republicano?
4) Qual
o objetivo de Rui Barbosa com a política do
encilhamento?
5) Cite uma característica da
constituição promulgado em 1891?
6) Qual o primeiro presidente republicano?
7) Como era a constituição do congresso?
8) Qual
a relação entre o congresso e o presidente?
9) Qual a reação do presidente contra
o congresso?
10) O que motivou a renúncia do Presidente?
11) Quais os principais problemas
enfrentados por Floriano Peixoto?
12) Descreva a política econômica do
governo Floriano Peixoto?
13) O que aconteceu na eleição
presidencial para suceder Floriano Peixoto?
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