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quarta-feira, 27 de maio de 2020

ATIVIDADES 9º ANO Thalita Rebouças, Adélia Prado, Paula Pimenta e Bruna Vieira


LÍNGUA PORTUGUESA (PROFESSORA: EDVÂNIA M. G. CAMPANHA)



Olá, estudantes!

As atividades que seguem referem-se ao período de 19 a 31/05/2020.

IMPORTANTE: Continue fazendo o CRONOGRAMA LITERÁRIO. Faça o registro de todos os livros literários que você está lendo neste período. Quanto mais você ler, melhor. LEITURA nunca é demais. Aproveite o seu tempo e LEIA. LER melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, incita o senso crítico, promove a saúde mental, reduz o estresse, expande o vocabulário, melhora as habilidades de escrita, fortalece a memória e a capacidade de concentração, além de ser uma das formas mais simples e baratas de ampliar o conhecimento.


ATIVIDADE 1

*Vamos retomar o estudo dos contos da obra: UM ANO INESQUECÍVEL.

Quem leu o conto referente à sua turma, vai gravar um áudio de, NO MÁXIMO, UM MINUTO, falando sobre o que leu. Vai postar esse áudio até sexta-feira próxima, dia 22/05 na sala virtual ou enviar pelo watts no número 998427042.

ATENÇÃO!    Quem tiver dificuldade em enviar por qualquer motivo, faça por escrito, no caderno, que olho quando retornarmos.

*Quem não teve acesso ao conto, vai escolher qualquer livro que tenha lido ou que possa ler e fazer a mesma coisa que pedi sobre o conto, lembrando de informar no áudio ou no caderno, o nome do livro e seu autor.

ATIVIDADE 2

*Assista ao vídeo “Posso ser seu amigo? Can Ibe Your friend? (LEGENDADO)” no YouTube.


ATENÇÃO! Quem não tiver acesso ao vídeo, responda de acordo com suas vivências, mas não deixe de responder.

1.      O vídeo provoca uma reflexão sobre as diferenças de nossos comportamentos nas redes sociais em comparação aos nossos comportamentos na rua. Que diferenças podemos perceber?

2.      Em relação ao nosso uso das redes sociais: será que consideramos esses espaços digitais como públicos ou privados? Por quê?

3.      Usamos as mesmas referências de cuidado para compartilhar coisas com estranhos na rua e on-line? Dê um exemplo.

4.      Será que pensamos nos mesmos direitos e deveres quando interagimos com outras pessoas pessoalmente e pela Internet? Explique.


ATIVIDADE 3

 Faça uma lista dos riscos que corremos quando nos expomos demais nas redes sociais.

ATIVIDADE 4


        O cartaz ao lado faz uma advertência importante. Qual?

2.      Você concorda com a afirmação expressa? Explique por quê.

3.      Será que dá para contar o número de vezes que você usa o celular por dia? Explique.

4.      Que conteúdos e aplicativos você costuma acessar?

5.      Que mudanças você percebe na vida depois que passou a ter um celular com Internet? Se você ainda não tem, gostaria de ter? Por quê?

6.      Na sua opinião, o uso da Internet pelo celular interfere no sono? Você costuma usar na cama de noite ou de madrugada? E durante as refeições? Isso é bom ou ruim? Justifique.

7.      Há quem diga que “a internet é terra sem lei”. Você concorda? Justifique.

ATIVIDADE 5

A seguir, temos três trechos de músicas da banda mineira Jota Quest. Leia com atenção! Se possível, escute as três músicas para conhecê-las integralmente.
I
Vivemos esperando

Dias melhores

Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos

Para trás

Vivemos esperando

O dia em que

Seremos melhores (melhores, melhores!)

Melhores no amor
Melhores na dor

Melhores em tudo

(DIAS MELHORES, Jota Quest, 2000)

II
O melhor lugar do mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado
Alguém medroso

O melhor lugar do mundo

É      dentro de um abraço Pro solitário ou pro carente
Dentro de um abraço é sempre quente

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve

Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra

(DENTRO DE UM ABRAÇO, Jota Quest, 2013)

III
Ei, dor
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo
Eu não te escuto mais

Você não me leva a nada

E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol

É      pra lá que eu vou E se quiser saber Pra onde eu vou Pra onde tenha Sol

É      pra lá que eu vou
(O SOL, Jota Quest, 2005)
1.      Em relação ao trecho I, você acredita que esses “Dias Melhores” vão chegar ou vamos viver esperando? Comente.

2.      Será que o abraço pode ser mesmo terapêutico como afirma o trecho II? Explique.

3.      No trecho 3, a quem o eu lírico se dirige?

4.      Você concorda que a dor e o medo não leva a nada? Explique.

5.      O que o SOL pode estar simbolizando na letra da música?

6.      PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

*        Devemos esperar “Dias Melhores” chegar ou não? O que devemos fazer para viver dias melhores? Muitas pessoas vivem pedindo um mundo melhor e muitas vezes não conseguem fazer o bem nem para quem está ao lado. Outros vivem reclamando dos problemas ou se acham incapazes de fazer algo que muitas vezes nem tentaram. Se abatem por pouco. A dor e o medo os paralisam. Mas, vivem a espera de um dia melhor. Também há aqueles que não esperam. Ao contrário, vão à luta e fazem seu próprio destino. Reflita sobre isso e escreva um texto dissertativo-argumentativo de forma a convencer seu leitor sobre “Como viver dias melhores”.

Seu texto deverá ter três partes fundamentais:

·      Introdução ( parte em que você deverá apresentar o assunto a ser questionado),
·      Desenvolvimento( parte em que você irá discutir sobre o tema proposto)
·      Conclusão ( em que você deverá tomar uma posição relativa à proposta)



QUERIDOS ESTUDANTES,

Nesse período conturbado, procure manter uma rotina de estudos.
Reserve um tempo diário para a leitura. Fique conectado aos colegas,
se for possível. Peça a ajuda de sua família e ajude sua família
também.
Continue fazendo as atividades, sem deixar acumular.
Quem quiser imprimir, só precisa responder e colar no caderno.
Quem optar por copiar, deve copiar perguntas e respostas.
Continuaremos mantendo contato na nossa sala virtual.
Colocarei à disposição de vocês também um número de wattsapp
para atendê-los somente no horário matutino que é o nosso
horário.
Vocês poderão me enviar mensagens em qualquer horário,
porém, só serão respondidos no matutino.
O número é 998427042.
No primeiro contato, identifique com seu nome completo e sua turma.
Aqueles que não conseguirem enviar as atividades pelos canais de
atendimento (sala virtual, blog, facebook, wattsapp) deverão
continuar fazendo normalmente.
Olharei tudo quando retornarmos.

Beijos! Fiquem com Deus! Até breve!


  

LÍNGUA INGLESA  - PROFESSOR LUIZ AMÉRICO 


ATIVIDADE 1
 


Observe o seguinte anúncio da Greenpeace, que é uma organização não
governamental ambiental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e com
escritórios espalhados em mais de 55 países e responda as questões abaixo:

a) Qual a palavra-chave do pequeno texto “ Is this the footprint we want to leave” do anúncio da Greenpeace?

b) O pronome WE se refere a quem?

c) O anúncio quer vender algum produto?

d) Que ideia ou atitude o anúncio quer despertar no leitor?

e) Que mensagem você captou do anúncio?

ATIVIDADE 2 

Observe o seguinte anúncio do celular IPHONE e responda:





a) Que característica do aparelho o anúncio ressalta?

b) “ Life is easier on IPhone and that starts as soon as you turn it on”. O pronome it que está
sublinhado no texto do celular se refere a (marque a alternativa correta)
( ) Life                  ( ) IPhone

c) Segundo o anúncio a vida é mais fácil no IPhone
( ) Antes de você ligar o celular       
( ) Depois que você liga o celular          
( ) Logo que você liga o celular.




GEOGRAFIA – PROFESSORA MARILÉIA PUJONI

1ª SEMANA 19 A 22/05

1ª AULA: EUROPA – ASPECTOS GERAIS – INTRODUÇÃO

FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO ATENCIOSAMENTE.

EUROPA

Conhecido como “velho mundo”, o continente europeu limita-se a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais formam uma divisa natural nesta parte do continente.A importância do continente europeu reside no fato de este ter sido o palco das maiores transformações da história da humanidade e de algumas de suas mentes mais brilhantes, como a Segunda Guerra, a Revolução Industrial na segunda metade do século XVIII e as teorias de Copérnico e Einstein, europeus que mudaram a história da ciência.
A geografia política da Europa é totalmente determinada pela história desse continente. Após inúmeros séculos de ocupações, invasões e revoluções, a Europa chegou ao seu formato atual, embora ainda instável em algumas regiões como a Geórgia, a questão Basca, etc.Atualmente a mudança mais significativa é a formação do grande bloco econômico da União Européia (UE) que abrange 15 países do total de 48 do continente. Entre os países da UE foram abolidas todas as barreiras comerciais e de fronteira permitindo-se o trânsito livre entre estes países.Por se localizar totalmente no hemisfério norte e com uma altitude que fica em torno de 340m, o continente europeu apresenta climas frios e temperados, divididos em três tipos principais: o oceânico que abrange a faixa da Noruega até Portugal, o clima continental em parte da Alemanha, e nos países bálticos até a Polônia, e o clima mediterrâneo nos países da costa, chegando até a França.Esse clima propicia o surgimento das vegetações de Tundra mais ao norte, do bosque boreal ou de coníferas ao sul dessa área, bosques temperados nas regiões costeiras com uma variação na costa mediterrânea, apresentando espécies típicas desse local como as azinheiras e os sobreiros, e estepes que se estendem da Hungria até a Ucrânia. 
Embora seja o continente mais explorado pelo homem, ele ainda abriga uma quantidade considerável de espécies de animais e de vegetais, sendo que nas regiões montanhosas encontram-se espécies típicas como o alce e o cabrito montês. A baixa altitude do continente e o clima não tão extremo quanto em outras partes do globo, facilitaram a ocupação do lugar por povos vindos de outras regiões da Europa que foram decisivos no processo de diferenciação da cultura, como por exemplo, os povos de origem germânica (Visigodos, Ostrogodos, saxões, etc.) que deram origem às chamadas “invasões bárbaras” durante os séculos IV e V.
Atualmente os descendentes desses povos, que formam a atual população européia, habitam uma área total de 10.349.915km² totalizando 742.000.000 pessoas (em 2013) fazendo da Europa o continente mais urbanizado do mundo.Pertencem ainda ao continente europeu algumas ilhas distribuídas pela costa do Atlântico Norte e do Mediterrâneo como, as Ilhas Britânicas, Islândia, Sicília, Sardenha, Córsega, Creta, Malta e Chipre.74% da população da Europa vive em cidades totalizando uma população de 551.670.000 pessoas com uma densidade de 72,03 habitantes/km², a maior do mundo. 
O PIB per capita fica em torno de US$12.813,00, podendo variar muito entre os países. Por quase todo o continente sobressai o tipo caucasóide (branco) com algumas exceções de povos de origem mongolóide e as línguas predominantes são aquelas de origem latina como o francês e o italiano.Quanto ao relevo, na região setentrional do continente encontramos bacias sedimentares, planícies e maciços montanhosos que se estendem até a região meridional onde se encontram os pontos mais altos do continente.

EM SEGUIDA REPRODUZA OU COLE EM SEU CADERNO O MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE EUROPEU

2ª AULA: QUADRO NATURAL E HUMANO DA EUROPA

3ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTES AULAS 1 E 2

1-OBSERVE O MAPA POLÍTICO DA EUROPA PARA RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR:

a) Que país está localizado na porção setentrional do continente Europeu?
b) Que país está localizado na porção mais meridional do continente?
c) Que país está localizado na porção ocidental da Polônia?
d) Que país está localizado na porção Oriental da Áustria?
e) Que país está localizado na porção ocidental da Suíça?
f) Que mar está localizado a sudeste da Grécia?
g) Que mar banha o litoral de Estocolmo e Finlândia?

2-CITE AS CAPITAIS DOS SEGUINTES PAÍSES.
REINO UNIDO______­­­_____SUÉCIA_______________ ROMÊNIA_________ RÚSSIA_______  ESPANHA______________DINAMARCA______________ SÉRVIA____________ALBÂNIA___________ SUÍÇA________________ BÉLGICA___________ ITÁLIA____________

3-PARA RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR, RETOME O VÍDEO DA AULA  2 

“QUADRO NATURAL E HUMANO DA EUROPA”

a)Cite as cadeias montanhosas que se destacam na Europa.
b)Quais os climas encontramos no Continente Europeu e onde se concentram?
c)Que tipos de vegetações podemos encontrar no continente Europeu? Caracterize-as.
d)Descreva sobre a rede hidrográfica Europeia.
e)O vídeo destacou alguns países ricos da Europa. Quais  são eles?
f)O Vídeo destacou alguns países pobres da Europa. Quais são eles/
g)Como se dá a distribuição da população Europeia?

2º BL0C0 - PLANEJAMENTO DE QUARENTENA - 
2ª SEMANA 25  A 29/05

AULA 4: EUROPA – POPULAÇÃO

FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO ATENTAMENTE


POPULAÇÃO DA EUROPA

A população da Europa é de 738,8 milhões de pessoas, sendo a quarta maior população mundial entre os continentes, estando atrás de Ásia, África e América. O continente europeu possui uma área de aproximadamente 10.180.000 km², sendo o segundo menor, com uma densidade populacional de 72,9 hab./km².A área central da Inglaterra, a bacia baixa do Reno, na Alemanha, e o Vale do Pó, na Itália, são as regiões com as mais altas densidades demográficas do continente. Isso se deve à sua tradição industrial, além da grande estrutura de serviços e comunicações.
A Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII na Inglaterra – possibilitada principalmente pelas relações com as colônias africanas e americanas, pelo comércio com países asiáticos e pela presença de ferro e carvão em abundância no subsolo europeu – garantiu o desenvolvimento e acumulação de riquezas na Europa. As indústrias influenciaram a população europeia a migrar para as cidades, impulsionando a urbanização.
A Europa foi o primeiro continente a passar por esse processo e, atualmente, tem 74,3% de sua população vivendo em áreas urbanas.As regiões mencionadas caracterizam-se também pela descentralização urbana, com uma população distribuída de forma mais equilibrada entre diferentes cidades. No centro da Inglaterra, por exemplo, cidades como Liverpool, Manchester, Leeds, Bradford e Sheffield dividem a população. É o mesmo caso de Colônia, Düsseldorf, Duisburg, Essen e Dortmund, na bacia do Reno e Turim e Milão, no Vale do Pó. Porém, há casos de metrópoles que seguem o tradicional modelo de urbanização centralizadora, como Paris, Londres e Moscou. Enquanto essas localidades concentram grande densidade populacional, há grandes áreas que, devido a distintas adversidades, são quase desabitadas. Em geral, a Europa ocidental concentra altas taxas de população urbana, enquanto a oriental, principalmente a região balcânica, tem a maior concentração de pessoas no campo. Os países mais urbanizados são Islândia (96,7%), Bélgica (96,6%) e Holanda (90,5%).A Europa é o continente que apresenta a população mais envelhecida, o que se deve ao fato de possuir a menor taxa de crescimento populacional entre os continentes, com apenas 0,06% ao ano.
A Europa também possui a menor taxa de fecundidade, que é de 1,6 filhos/as por mulher, e a mais elevada taxa de idade média da população, que é de 42 anos. Essa tendência não é recente na Europa, e as migrações tiveram papel muito importante para o reequilíbrio populacional, garantindo população em idade ativa para o mercado de trabalho. No período de 1995-1998 a Europa recebeu cerca de 600 mil imigrantes por ano. Em muitos casos, as migrações provêm de países com antigos laços coloniais ou que são parte de regiões de influência.Mesmo com a compensação à baixa taxa de natalidade europeia, esses fluxos migratórios despertaram reações de hostilidade em vários países, influenciando inclusive partidos ultranacionalistas a ganharem espaço na política, com propostas e intenções claramente xenofóbicas.
As mudanças na política imigratória ampliaram a entrada clandestina que, em muitos casos, termina em tragédia. As tentativas de adentrar o território europeu em embarcações precárias e superlotadas já ocorrem há muito tempo e são comuns na atualidade.As três classes linguísticas faladas na Europa – germânica (norte e centro), românica (no sul) e eslava (no leste) provêm dos indo-europeus, conjunto de povos que invadiram a Europa há aproximadamente quatro mil anos. O grego e o albanês também têm a mesma origem. Da mesma família também são o letão e o lituano, no Báltico, e as línguas celtas, na costa atlântica. Para além dessas ramificações, encontram-se as línguas uralianas, as caucásias e o basco. Em diferentes países europeus, várias línguas locais se tornaram o principal veículo de reivindicações nacionalistas.

AULA 5: EUROPA ECONOMIA
FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO SOBRE A ECONOMIA DA EUROPA.

6ª AULA: EXERCÍCIOS RELACIONADOS AS AULAS 4 E 5 .

AS PERIGOSAS ROTAS DE MIGRAÇÃO PARA ENTRADA NA EUROPA

Rotas mapeadas

Anualmente milhares de pessoas – muitas delas fugindo de conflitos na África e no Oriente Médio – arriscam suas vidas cruzando o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo em veículos e barcos precários para chegar à Europa. Organizações não governamentais estimam que aproximadamente 20 mil pessoas podem ter morrido tentando chegar à Europa nas últimas duas décadas. Para ter um diagnóstico mais preciso do problema, a Frontex (Agência Europeia de Fronteiras)e o Centro Internacional para Desenvolvimento de Políticas Migratórias produziram uma série de mapas que identificam as maiores rotas centros de concentração usados pelos migrantes na região.(BBC Brasil, 5 set. 2014.)

1-Assinale a alternativa que aponte a causa da migração tratada no texto acima.      

a)Facilitação nos transportes, com embarcações próprias para a navegação no Mar Mediterrâneo.
                                                                                                                                   
b) Busca por melhores condições de vida oferecidas pelo continente europeu.
                                                                      
c) Aceitação de imigrantes por parte dos governos europeus para importantes postos de trabalho.
                         
d) Necessidade de mão de obra na indústria tecnológica da Europa.                        


              
2- Muitos países da Europa desenvolvem excelente atividade rural, mas um deles, graças a sua extensão territorial e variedade de climas, é o mais rico e diversificado produtor. Observe no mapa a posição desse país:


Aponte a alternativa que menciona corretamente o nome desse país e as características principais de seu modo de produção agrícola.                                                        
a) Espanha, com uso de muita mão de obra.                                     
b) Portugal, país intensamente industrializado.                                 
c) França, com pequenas propriedades e alta          mecanização.                                                                                            
d) Itália, com alta produtividade e elevada mão de obra.

3-Leia com atenção a notícia que se segue:   
França pagará 750 euros mensais por terceiro filho
O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin.                                                                                                                                                                                           Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.

A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada:  
                                                                          
a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.                     
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.                                                                          
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.                                                                                           
d) à aproximação do governo francês com as ideias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodos contraceptivos não naturais.
4-Leia as afirmativas abaixo, em seguida marque v para verdadeiro e f para falso. Faça a correção nas alternativas falsas.

a)(    ) A Europa é o segundo menor continente do mundo e um dos mais ricos.
b)(   ) O setor primário, agropecuária e extrativismo, é o que mais contribui para economia europeia, sendo responsável por absorver cerca de 50% da força de trabalho.
c)(    ) A indústria europeia é bem diversificada e muito competitiva, superando a dos  EUA.
d)(    ) O poder de compra da população europeia em nada contribuiu para o fortalecimento do setor terciário.


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR: ANDRÉ JESINI 

A INTELIGÊNCIA E A FÉ

A inteligência só se desenvolve quando estimulada, exercitada. Pesquisas recentes constatam que há no cérebro humano regiões apropriadas para cada ramo do saber. O lado direito é responsável pela destreza física e autoconhecimento;  o esquerdo pela habilidade matemática, musica e linguagem. Há regiões cerebrais especificas para cada conhecimento.  Existe uma só para distinguir cores, outra para identificar rostos. As áreas se comunicam e se estimulam mutuamente. Por isso todas as áreas são importantes. Não basta estudar só matemática. É preciso exercitar também em português, história, ciências, etc. Quem só pratica uma atividade deixa de desenvolver outras partes do cérebro. Elas vão perdendo aos poucos a capacidade de funcionar.
Ainda das pesquisas divulgadas temos então como localizar a fé em nosso cérebro? O neurocirurgião Eduardo Carlos da Silva, de São José de Rio Preto (SP), acredita que sim. Segundo ele, pesquisadores americanos chegaram a definir o local exato que nos conecta com o divino. “Uma área que está sendo chamada de 'Ponto de Deus', na região temporal anterior do cérebro. Nessa área há a maior captação de metabólicos. Há um metabolismo evidenciado pela ressonância magnética funcional. Através do eletroencefalograma, é possível perceber a produção de ondas maiores, gamas, que varia de 38 a 100hertz por segundo. Nessa situação, pode ser realizado o maior incremento - não só de atividade metabólica - mas também de atividade elétrica”, diz.
Sobre questões relacionadas a fé e o que acontece em nosso cérebro, o neurocirurgião Raul Marino Júnior complementa que existem ondas quando estamos desperto, as ondas rápidas, as ondas quando o indivíduo está em estado de coma, que são ondas muito lendas, e tem as ondas quando você está dormindo, que são ondas muito específicas. “Mas quando a gente está meditando, existe um tipo característico de onda que mostra que a pessoa está em transe. É um transe benigno, melhor que o sono”, explica.

ATIVIDADE

1.      Qual é o tema central do texto acima?
2.      De acordo com o texto, como a inteligência se desenvolve?
3.      De acordo com o texto, o que foi descoberto sobre o cérebro?
4.      Por que é importante estimular todas as áreas do cérebro?
5.      Qual lado do seu é mais desenvolvido? Justifique.
6.      Segundo os cientistas o que acontece com nosso cérebro quando estamos meditando?
7.      Como é chamada pelos cientistas essa área do cérebro com maior captação de metabólicos?


DISCIPLINA: CIÊNCIAS – PROFESSORA ARIADNA ALVES

“Quarentena / COVID-19”  - 18/05 à 29/05/2020 (6h/a) - 

**Quem não puder imprimir, favor copiar no caderno a matéria e o exercício!!!!! 


ATIVIDADES


1)    Identifique todas as palavras ligadas à química e explique-as.

Carta de Amor de um Químico

Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 2000.

Querida Valência:

               Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem que a amo. De antimônio posso lhe assegurar que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.
               Lembro-me de que tudo começou nurârio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Você estava em um carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos elétrons, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando lhe telefonei, mesmo tomada de enxofre, você respondeu carinhosamente:
"Proton, com quem tenho o praseodímio de falar?" Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos em um palácio de ouro, e nunca causou nenhum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
               Espero que você não esteja saturada, pois devemos buscar uma reação de adição e não de substituição. Soube que a Inês lhe contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba qe eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogrado e que me metais na cadeia.
Sinceramente, não sei por que você está a procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar errádio. Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva.
               Espero que você não tenha tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite,
pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial.
               Sem você minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Você é a luz que me alumíno e estou triste porque atualmente nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base.
               Aproveito para lembrar-lhe de devolver o meu disco da KCl.
               Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
                                                                                                                                  
Abrácidos do:
                                                                                                                               Leantânio

IMPORTANTE!!!!! Assista o vídeo antes da leitura/ cópia!!!   https://www.youtube.com/watch?v=IcmrqZkuovg


a) Isótopos
Átomos que apresentam o mesmo número atômico e diferentes números de massa. Exemplo:
7X14   e     7Y16
Os átomos X e Y possuem mesmo número atômico (à esquerda da sigla), isto é, igual a 7. Já o átomo X possui número de massa (à direita da sigla) igual a 14, e o átomo Y apresenta número de massa igual a 16.
b) Isóbaros
Átomos que apresentam o mesmo número de massa e diferentes números atômicos. Exemplo:
15X31    e   13Y31
Os átomos X e Y possuem número de massa (à direita da sigla) igual a 31. Já o átomo X possui número atômico igual a 15, e o átomo Y apresenta número atômico igual a 13.
c) Isótonos
Átomos que apresentam diferentes números de massa e números atômicos, mas o mesmo número de nêutrons.
d) Isoeletrônicos
Átomos que apresentam o mesmo número de elétrons. Exemplo:
12X+2    e     7Y-3
O átomo X possui número atômico igual a 12 e é um cátion (com carga positiva +2), por isso, perde dois elétrons, tendo, então, 10 elétrons na sua eletrosfera. Já o átomo Y possui número atômico igual a 7 e é um ânion (com carga negativa -3), por isso, ganha três elétrons, tendo, então, 10 elétrons na sua eletrosfera.           


                                           
Exemplos do cálculo do número de partículas atômicas

Exemplo 1: Determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do átomo 14X29.
Foram dados os seguintes valores referentes ao átomo X:
·         Número de massa (à direita superior) = 29
·         Número atômico (à esquerda inferior) = 14
·         Para determinar o número de prótons:
o   O número de prótons é sempre igual ao número atômico, por isso, o átomo X possui 14 prótons.
·         Para determinar o número de elétrons:
o   Como o átomo X não é um íon, logo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, 14.
·         Para determinar o número de nêutrons:
o   O número de nêutrons é determinado utilizando-se o número de massa e de prótons na fórmula a seguir:
A = p + n
29 = 14 + n
29 – 14 =n
n = 15
Exemplo 2: Determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do íon X+3, sabendo que seu número de massa e número atômico são, respectivamente, 51 e 23.
Foram dados os seguintes valores referentes ao íon X:
  • Número de massa = 51
  • Número atômico (à esquerda inferior) = 23
  • Para determinar o número de prótons:
O número de prótons é sempre igual ao número atômico, por isso, o átomo X possui 23 prótons.
  • Para determinar o número de elétrons:
·         O íon X é positivo (+3), logo, é um cátion que perdeu três elétrons. Assim, seu número de elétrons é 20.
·         OBS.: A redução ou aumento do número de elétrons sempre ocorrem em relação ao número atômico.
  • Para determinar o número de nêutrons:
O número de nêutrons é determinado por meio do número de massa e de prótons na fórmula a seguir:
A = p + n
51 = 23 + n
51 – 23 =n
n = 28
Exemplo 3: Um átomo W possui número atômico e de massa iguais a, respectivamente, 29 e 57, sendo isóbaro de um átomo Y, que possui número atômico igual a 30, o qual é isótono de um átomo B, cujo número de massa é 65. Com essas informações, determine o número de prótons, nêutrons e elétrons do átomo B.
Dados fornecidos pelo exercício
  • Átomo W
número atômico (à esquerda inferior) = 29
número de massa (à direita superior) = 57
Isóbaro de Y, ou seja, a massa de Y também é 57.
  • Átomo Y
número atômico = 30
número de massa = 57
Com esses dois valores, devemos determinar o seu número de nêutrons porque ele é isótono do elemento B:
A = Z + n
57 = 30 + n
57 – 30 = n
n = 27
·         Átomo B:
número de massa = 65
número de nêutrons = 27
Com esses dados, devemos determinar seu número atômico, pois, com isso, estaremos determinando seu número de prótons e seu número de elétrons (já que ele não é um íon):
A = Z + n
65 = Z +27
65 – 27 = Z
Z = 38
Logo, o átomo B apresenta 38 prótons, 38 elétrons e 27 nêutrons.

EXERCÍCIOS

1-Com relação aos átomos abaixo:
21X50           22Y50           21R49
Podemos afirmar que:
a) Y e R são isótopos.                 b) X e R são isóbaros.
c) X e R são isótonos.                d) X e R possuem o mesmo número de elétrons.
e) X e Y deveriam estar representados pelo mesmo símbolo químico.
2-(IFSP) Considere a tabela a seguir, que fornece características de cinco átomos (I, II, III, IV e V).

São isótopos entre si os átomos
a) I e I I.         b) I I. e III.       c) I, I I. e III.
d) III e IV.      e) IV e V.

3-(UCS) No organismo humano, alguns dos elementos químicos existem na forma de íons. Esses íons desempenham um papel fundamental em vários processos vitais, participando de reações químicas. Os íons 11Na12Mg2+, por exemplo, estão, respectivamente, envolvidos no equilíbrio eletrolítico e no funcionamento dos nervos. Em relação aos íons 23Na+ e 24Mg2+, é correto afirmar que são
a) isótopos e isoeletrônicos.
b) isoeletrônicos e isótonos.
c) isótonos e isóbaros.
d) isóbaros e isótopos.
e) isoeletrônicos e isóbaros.

4- Certo átomo possui 17 prótons, 20 nêutrons e 17 elétrons. Qual dos átomos representados abaixo é seu isótono?

a) 19K40     b) 20Ca42      c) 21Sc42       d) 20Ca40      e) 22Ti43

5-O átomo “X” é isótono do átomo 25Mn55 e isoeletrônico do íon 2860Ni2+. Com base nisso, indique o número de massa do átomo “X”:
a) 56.     b) 55.       c) 58.      d) 60.     e) 62.

6- (UA-AM) Em relação à isotopia, isobaria e isotonia, podemos afirmar que:
a) isótonos são entidades químicas que possuem o mesmo número de nêutrons.
b) isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo número de prótons.
c) isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo número de massa.
d) são relações que dizem respeito ao núcleo e à eletrosfera do átomo.
e) são relações que dizem respeito apenas à eletrosfera do átomo.

7- Para os átomos genéricos a seguir, identifique quais são isótopos, isótonos e isóbaros entre si:
15C 45       27F 65       25A 45         17G 55        12H 42          16B 46          25E 62

8- (CESGRANRIO) O lixo atômico de uma fábrica de material nuclear contém os elementos radioativos urânio e tório. Considere, a seguir as representações desses elementos:
 I ) 92U 238            II)   92U 234                III)   90Th230               IV)  90Th234
Constituem um par de isóbaros:
a) I e II.      b) I e III.          c) II e III.           d) II e IV.         e) III e IV. 
                                                                                                                                            


BONS ESTUDOS!!!!!
       


DISCIPLINA: ARTES   PROFESSORA: VALDIRENE












ATIVIDADE DE MATEMÁTICA – PROFESSORA LÚCIA MARILDA

Desenvolver uma resenha crítica a partir da leitura do livro “O homem que calculava” de Malba Tahan

Link do livro abaixo














ATIVIDADES PARA ESTUDO E APRENDIZADO - EDUCAÇÃO FÍSICA- PLANEJAMENTO REFERENTE AO PERÍDO de 19/05/2020 a 29/05/2020.

v  Orientações gerais: Ler o texto e responder as perguntas abaixo com base em seus conhecimentos sobre os primeiros socorros na Educação Física.

1º) O que você entende por primeiros socorros em sentido geral?

2º) O que você entende por primeiros socorros em uma situação prática quer seja numa aula de Educação Física quer seja numa situação de uma prática esportiva fora da Escola.

3º) Se você necessitasse socorrer uma vítima em um primeiro socorro, o que você faria?

4º) Para você quem são os profissionais que legalmente podem prestar o atendimento especializado a uma vítima de acidente seja na Escola ou fora dela?

5º) Quais são as principais lesões que ocorrem em aulas de Educação Física ou em práticas esportivas fora da Escola?

6º) Sobre as lesões que você aprendeu nos estudos lendo o texto sobre os primeiros socorros, classifique cada uma dessas lesões a uma esporte que você conhece.



7º) Quais são os tipos básicos de lesões esportivas que você aprendeu no texto?

8º) O que é uma Contusão? associe essa lesão a um esporte que você conhece ou já praticou.

9º) O que é uma Luxação? associe essa lesão a um esporte que você conhece ou já praticou.

10º) O que é uma Entorse? Associe essa lesão a um esporte que você conhece ou já praticou.

11º) O que é uma Fratura? Associe essa lesão a um esporte que você conhece ou já praticou.

12º) De forma resumida, escreva a diferença que você aprendeu entre vertigem, desmaio e convulsão.

13º) Pesquise na internet qual ou quais são os esportes que mais lesionam os seus praticantes?

14º) Você já se deparou com uma situação de emergência em que você precisasse socorrer uma vítima de algum acidente seja na Escola, sua casa ou na rua? Se sim, como você agiu nessa situação?

15º) Elabore ou crie uma situação hipotética de você precisando prestar os primeiros socorros a uma vítima. Nesse caso, qual é o procedimento ideal a se tomar para socorrer com segurança essa vítima agora que você já aprendeu algumas noções sobre acidentes diversos, lesões e primeiros socorros


DISCIPLINA: HISTÓRIA – PROFESSORAS ELISA E IARA

RESUMO DE CONTEÚDO PARA CONSULTA E RESPONDER AS ATIVIDADES


Era Vargas é o nome do período em que Getúlio Vargas foi o governante do Brasil por 15 anos de forma contínua, entre 1930 e 1945. Esse período foi importante para a história brasileira, por conta das inúmeras mudanças sociais e econômicas que Getúlio Vargas fez no país.

A Era Vargas pode ser dividida em três momentos:

Governo Provisório: 1930-1934;

Governo Constitucional: 1934-1937;

Estado Novo: 1937-1945.

Características da Era Vargas

Centralização do poder: Vargas tomou medidas para enfraquecer o Legislativo e reforçar os poderes do Executivo. Essa característica ficou evidente durante a ditadura do Estado Novo;

Política Trabalhista: Vargas atuou de maneira consistente no sentido de ampliar os benefícios trabalhistas. Criou o Ministério do Trabalho e concedeu direitos aos trabalhadores. Era uma forma de reforçar seu poder aproximando-se das massas;

Propaganda Política: O uso da propaganda como forma de ressaltar as qualidades de seu governo foi uma marcantes durante a Era Vargas e que também ficou evidente durante o Estado Novo;

Capacidade de negociação política: A capacidade política de Vargas não surgiu do nada, mas foi sendo construída e aprimorada ao longo de sua vida política. Vargas tinha uma grande capacidade de conciliar grupos opostos em seus governos, como aconteceu em 1930, quando oligarquias dissidentes e tenentistas estavam no mesmo grupo o apoiando.

Contexto Histórico

O Brasil vivia a chamada República Velha, ou República Oligárquica, onde o poder era centralizado e para poucos. A presidência era alternada entre os grandes coronéis cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de Minas Gerais – a chamada República Café com Leite. O fim da República Oligárquica se deu com a Revolução de 1930, organizada pela Aliança Liberal em parceria com exército.

Revolução de 1930

Em 1930, as eleições foram realizadas e deram a vitória a Júlio Prestes. No entanto, Prestes nunca tomou posse da presidência. Os aliados mineiros, gaúchos e paraibanos formaram juntos a Aliança Liberal, que se recusou a aceitar a validade das eleições, alegando que houve fraude na vitória de Júlio Prestes.

Junto a isso, os deputados eleitos da Aliança Liberal não tiveram o reconhecimento de seus mandatos. Foi então que os estados aliados planejaram uma revolta armada.

A situação se agravou quando João Pessoa, candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, foi assassinado em Recife por motivos muito duvidosos. Frente a isso, a propaganda getulista se aproveitou para atribuir a culpa do assassinato à oposição.

A crise econômica que se acentuou por conta da crise em 1929 fez com que a indignação ao governo aumentasse ainda mais. O Exército, que era desfavorável ao governo, se mobilizou, formando uma junta governamental composta por generais.

Em 3 de novembro de 1930, cerca de um mês depois, Júlio Prestes foi deposto e fugiu juntamente com Washington Luís. A presidência foi passada para Getúlio Vargas, dando fim à República Velha

Governo Provisório (1930 – 1934)

O Governo Provisório tinha o objetivo de reestruturar a vida política do Brasil. O presidente Getúlio Vargas eliminou os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal), iniciando o processo de centralização do poder.

Devido a grande importância dos militares durante a Revolução de 1930, a presença dos tenentes nos principais cargos do governo marcaram o início da Era Vargas.

Para anular a ação de antigos coronéis e sua influência política regional, os tenentes do Exército foram designados representantes do governo para assumir o controle dos estados.

A tensão entre as velhas oligarquias e os militares então se estabeleceu. A oposição à Vargas teve sua concentração em São Paulo, onde as oligarquias locais convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte.

Apesar de derrotar as forças da oposição, Getúlio convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, as principais figuras militares do governo perderam espaço político, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas. Em 1934, uma Nova Constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Através dessa resolução e com o apoio da maioria do Congresso, Getúlio Vargas garantiu mais um mandato.

Ditadura do Estado Novo (1937 – 1945)

Em novembro de 1937, Getúlio Vargas anunciou o Estado Novo, dando início a um período ditatorial na História do Brasil. Vargas fechou o Congresso Nacional sob o pretexto da existência de um plano comunista para tomar o poder, o chamado Plano Cohen.

O que foi o Plano Cohen?

O Plano Cohen foi um documento supostamente elaborado por comunistas nacionais e estrangeiros. Esse documento consistia em uma série de greves, protestos, vandalismos e ataques a governantes que tinha como principal objetivo derrubar Getúlio Vargas do Poder.

Após o fechamento do Congresso Nacional, Vargas impôs uma nova Constituição ao Brasil, conhecida posteriormente como Polaca (por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista).

O golpe de Vargas, organizado junto aos militares, teve o apoio da maior parte da sociedade brasileira. Isso aconteceu porque desde o final de 1935 o governo reforçava a propaganda anticomunista, estarrecendo a classe média. Na verdade, o principal objetivo era fazer com que a sociedade apoiasse a centralização política que se desencadearia.

A partir do anúncio do Estado Novo em novembro de 1937, Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos. Ele também adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista.

Brasil na Segunda Guerra Mundial

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo foi o principal acontecimento na política externa. Esse fato foi o responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA, mas possuía uma política semelhante à da Alemanha.

A derrota das nações nazi fascistas fez com que surgisse uma brecha para o crescimento da oposição ao governo Vargas. Dessa forma, a batalha pela democratização do Brasil foi ganhando cada vez mais força e expressão.

O governo foi obrigado a absolver os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo general Eurico Gaspar Dutra, que era o candidato oficial, ou seja, apoiado pelo governo.

A Era Vargas chegava ao fim, mas Getúlio Vargas ainda retornaria à presidência pelo voto popular em 1951.

Governo Democrático (1951 – 1954)


Getúlio Vargas voltou à presidência do Brasil em 1951, porém de forma democrática. O final da Segunda Guerra Mundial trouxe alguns problemas no cenário político e econômico mundial.

Por conta disso, Vargas enfrentou alguns problemas ao longo do período, como a oposição entre os liberalistas e os nacionalistas.

Nesta época, a Petrobrás foi criada, grande marco do governo Vargas.

A oposição criou forças para exigir a renúncia de Vargas quando Carlos Lacerda, um dos principais inimigos do governo, sofreu uma tentativa de atentado pelo guarda-costas do presidente. Sem querer deixar a presidência daquela forma, Getúlio Vargas cometeu suicídio em agosto de 1954

Realizações importantes do Governo Vargas:

1.    Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);

2.    Publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente;

3.    Concepção da Carteira de Trabalho;

4.    Criação da Justiça do Trabalho;

5.    Férias remuneradas;

6.    Concepção do salário mínimo;

7.    Estabelecimento da semana de trabalho de 48 horas;

8.    Criação do descanso semanal remunerado.

Vargas fez também fortes investimentos nas áreas de infraestrutura:

É     Criação da Companhia Siderúrgica Nacional;

É     Concepção da Companhia Vale do Rio Doce;

É     Elaboração da Hidrelétrica do Vale do São Francisco;

É     Em 1938, foi criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Pontos negativos do governo Vargas:

É     Ditadura: Vargas chegou ao poder em 1930 com um golpe de estado e em 1937 instaurou uma Ditadura, suprimindo direitos;

É     Simpatia pelo fascismo: Vargas era admirador de Hitler e Mussolini. Apenas entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados devido a dependência econômica nos Estados Unidos;

É     Controle dos sindicatos: Vargas controlava os sindicatos, praticando políticas populistas;

É     Censura: Vargas criou o DIP, órgão responsável pela censura de jornais e audiovisuais.

É     Violação aos direitos humanos: Vargas perseguiu aqueles que não concordavam com sua política, torturando, aprisionando e matando. É o caso de Graciliano Ramos, Olga Benário e Luís Carlos Preste.


ORIENTAÇÕES : RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DA AULAS

TEMA : A ERA VARGAS

01 - Marque ( V) para as alternativas Verdadeiras e ( F) para as Falsas

O período da República conhecido como "Era Vargas" divide-se em três fases: -Governo Provisório (1930- 1934); -Governo Constitucional (1934-1937) e -Estado Novo(1937-1945).

Os principais fatos do Governo Provisório foram:

A)  (    ) Revolução Constitucionalista de 1932;
B)  (    ) A criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio;
C)  (    ) Período sem revolução;
D)  (    ) A promulgação da Constituição de 1934.

02) É característica da Constituição de 1934:

A)  (    ) Diminuiu bastante a autonomia dos Estados,
B)  (    ) Facilitava Intervenção federal;
C)  (    ) Abria o direito de voto às mulheres e aos maiores de 18 anos;
D)  (    ) Conservava os fundamentos republicanos do federalismo e do presidencialismo;
E)  (    ) Incluía apenas o poder executivo;
F)  (    ) Estabeleceu a justiça eleitoral, a justiça do trabalho e a militar.

03)- Aconteceu no período Constitucional da “Era Vargas” (1934-1937)


A)( ) Este período se caracterizou pelo desenvolvimento de duas políticas de orientação contrárias: Ação Integralista Brasileira e Aliança Nacional Libertadora (ANL).
B)( )A ANL foi colocada na ilegalidade e sua ala mais radical iniciou um movimento armado em novembro de 1935: foi a Revolta Vermelha ou Intentona Comunista, reprimida pelas forças do governo.
C)( ) Intentona Comunista e o apoio dos chefes militares contribuíram decisivamente para que Getúlio Vargas desse o Golpe de Estado de 1937, instaurando no Brasil um regime de caráter democrático.
D)( ) O movimento integralista de 1935, a descoberta do Plano Cohen (forjado pelos integralistas, que continha um plano comunista para a tomada do poder),

04) -O Estado Novo (1937-1945) da “Era Vargas” foi marcado pelos seguintes fatos:

A)  (    ) Foi Outorgada a Constituição de 1937, que instituiu um federalismo centralizado;
B)  (    ) Aumentou autonomia federalista dos Estados.
C)  (    ) Centralização do poder nas mãos do Executivo;
D)  ( ) Nomeação de interventores para os Estados; Proibição das greves e Extinção de todos os partidos políticos

5-. Em março de 1931, o Decreto nº 19.770 criava, no Brasil, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Considerando-se o contexto histórico, pode-se afirmar que esse ato do Poder Executivo tinha como um dos seus objetivos.- MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA

A)( ) promover a expansão do setor primário.
B)( ) desregulamentar o sistema de contratação e de impostos.) concentrar a renda nacional nas camadas médias urbanas.
D)( ) acabar com a organização autônoma do movimento operário.
E)( ) intervir nas relações de trabalho no campo.

06- “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA
A)( ) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
B)( ) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
C)( ) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
D)( ) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
E)( ) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa

7-    Entre os motivos alegados por Getúlio Vargas para decretar o Estado Novo, em novembro de 1937, pode-se citar :

A)( ) a iminência do início da 2ª Guerra Mundial e a necessidade de proteger as nossas fronteiras.
B)( ) as greves operárias, os saques e as depredações que tomaram conta do país no período.
C)( ) a descoberta de uma suposta insurreição comunista, o chamado Plano Cohen.
D)( ) as denúncias de fraudes no processo de escolha do seu sucessor, publicadas pela imprensa. E)( ) a insatisfação da elite paulista com o regime, que ameaçava separar-se do restante do país.

8    -Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, É correto afirmar:

A)( ) Foi um período de desenvolvimento do liberalismo democrático no país, permitindo com isso a consolidação da liderança política de Getúlio Vargas.
B)( ) Ampliou os conflitos oligárquicos e a pressão do capital internacional, culminando com o suicídio de Vargas. A política desenvolvimentista de abertura ao capital estrangeiro permitiu o crescimento das alianças políticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
D)( ) A proximidade política de Vargas com os regimes totalitários nazi-fascistas levou o Brasil a apoiar militarmente os países do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
E)( ) Foi marcado pela crítica à democracia liberal e pela organização de um estado autoritário,  encarregado de promover o progresso dentro da ordem.

09- O período Constitucional da Era Vargas, que se estende de 1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados .Qual a Melhor alternativa que identifica com esse período:
A)( ) teve lugar um movimento de rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse uma nova constituição para o país.
B)( ) pela primeira vez na história do país, um governante era processado por crime político (impeachment), perdendo seu mandato.
C)(      ) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e “entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o petróleo é nosso”.
D)( ) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam, aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a Ação Integralista Brasileira (fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista)

ORIENTAÇÕES : RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DA AULA

TEMA : A ERA VARGAS

01 - Marque ( V) para as alternativas Verdadeiras e ( F) para as Falsas

 

O período da República conhecido como "Era Vargas" divide-se em três fases: -Governo Provisório (1930- 1934); -Governo Constitucional (1934-1937) e -Estado Novo(1937-1945).

Os principais fatos do Governo Provisório foram:

A)  (    ) Revolução Constitucionalista de 1932;
B)  (    ) A criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio;
C)  (    ) Período sem revolução;
D)  (    ) A promulgação da Constituição de 1934.

A)( ) afirmação da ideologia trabalhista pregada pelo Estado Novo, que exalta o trabalho e o trabalhador brasileiro.
B)( ) associação do trabalho a sacrifício, cansaço e martírio, se contrapondo à ideologia do trabalhismo presente no Estado Novo.
C)( )negação à vida boêmia, pois a “mulher de seu Oscar” não aguentou a vida de orgia do marido e o abandonou, o que reforçava a necessidade do trabalho pelo governo Varguista.
D)( ) exaltação à vida de um trabalhador do porto que trabalha muito para dar conforto à mulher e é destacado pelo governo de Vargas como um exemplo a ser seguido pelos demais trabalhadores.
Questão 02-O governo Vargas tornou-se sinônimo de intervenção estatal. Embora essa política intervencionista tenha adquirido força no Estado Novo, pode ser percebida durante toda a chamada Era Vargas.
Sobre a Era Vargas, é correto afirmar:
A)( ) O Departamento de Imprensa e Propaganda, embora impusesse limitações à imprensa, seguiu a orientação do estado, sem propaganda do governo e sem influência sobre a opinião pública.
B)( ) O governo, na questão agrícola, extinguiu diversos institutos, entre eles o do Açúcar e do Álcool, o do Pinho, o do Mate e o do cacau, e centralizou as ações do Ministério da Agricultura.
C)( ) Os principais opositores do governo foram facilmente cooptados pela política governamental de conciliação e políticos com visões opostas, como Luiz Carlos Prestes e Plínio Salgado, atuaram como ministros de Vargas.
D)( ) O movimento sindical passou a ser tutelado já no início do primeiro governo Vargas, com a Lei de Sindicalização (março de 1931) e, em decorrência, o sindicato tornou-se um colaborador do Estado, com o objetivo de intermediação e atenuação do conflito entre capital e trabalho.
E)( ) O Brasil, com a implantação do Estado Novo, conseguiu a tão sonhada paz social, e o governo Vargas implantou, pela via da conciliação política, um governo de coalizão entre socialistas e integralistas.

Questão 03- O partido Político rival dos getulistas, adepto do liberalismo. Era contrário ao trabalhismo porque não aceitava o nacionalismo e nem intervenção do Estado na economia. Também conhecido como o partido dos Bacharéis. O empresário e jornalista Carlos Lacerda era a figura mais destacada desse Partido. Marque a alternativa correta indicando o nome desse partido:
A)( ) UDN (União Democrática Nacional);
B)( ) PTB (Partido Trabalhista Brasileiro);
C)( ) PSD (Partido Social Democrático);
D)( ) PC do B (Partido Comunista do Brasil);
E)( ) ARENA (Aliança Renovadora Nacional);

Questão 04- Considere a manchete do jornal Última Hora.
(Antonio Pedro, Lizânias de Souza Lima e Yone de Carvalho. História do mundo ocidental. São Paulo: FTD, 2005. p. 448)

O fato histórico mencionado no jornal colocou fim a um mandato de Getúlio Vargas que teve início após
A)( ) o golpe desencadeado pelas forças armadas.
B)( ) o presidente ter sido eleito pelo voto popular.
C)( ) a renúncia do presidente Eurico Gaspar Dutra.
D)( ) a cassação do mandato de Washington Luiz.
E)( )a revogação completa da Constituição de 1946.

Questão 05 – Observe a imagem , leia as informações ,e responda o que se pede:







Em 1942, o governo Vargas decretou o estado de guerra contra os países do Eixo.
Uma das consequências dessa decisão, simbolizada pela propaganda do Guaraná Antarctica, está apontada em:
A)( ) aproximação com os EUA
B)( ) adoção do livre-cambismo
C)(  )negligência com a cultura nacional
D)( ) desnacionalização do setor industrial


Questão 06- O voto obrigatório, direto e secreto, inclusive para mulheres, foi instituído no Brasil pela primeira vez na Constituição de.

A)(
) 1891
B)(
)1934
C)(
) 1937
D)(
) 1946
E)(
) 1967

ORIENTAÇÕES : RESPONDA NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO  NORMAL DAS AULAS 

TEMA : PRIMEIRA REPÚBLICA OU REPUBLICA VELHA

·         Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do movimento militar que derrubou o Império, assumiu a liderança do governo provisório republicano.
·         Dois grupos disputam o poder no início do período republicano: as classes médias urbanas e fazendeiros agroexportadores.
·         As primeiras medidas do governo republicano foram, entre outras, a separação entre Igreja e Estado e a "grande naturalização" dos imigrantes.
·         Rui Barbosa tenta industrializar o país por meio do encilhamento. Em grande parte, o plano fracassa e aumentam a especulação e a inflação.
·         Em 1891, promulga-se a Constituição de inspiração liberal.
·         Em 1891, é eleito o Marechal Deodoro da Fonseca, presidente, e Floriano Peixoto, vise, por um período de quatro anos.
·         O Congresso, constituído por uma sólida maioria de fazendeiros, faz oposição sistemática ao governo. Deodoro fecha o Congresso e, após ser pressionado por uma revolta da Marinha, renuncia
·         Vários grupos civis e militares questionaram a constitucionalidade do governo de Floriano Peixoto. O presidente reprime violentamente todas as manifestações contrárias a seu governo.
·         A política econômica do governo Floriano baseou-se no fortalecimento do mercado interno e na cobrança de tarifas alfandegárias elevadas.
·         Apesar de sua popularidade, Floriano foi derrotado na eleição presidencial, não conseguindo fazer seu sucessor.
·         Foi eleito em 1894, Prudente de Morais (1894-1898) , durante o seu governo ocorreu a Guerra de Canudos.



RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO

1) Qual a Importância do Marechal Deodoro da Fonseca no início da república?
2)  Quais os grupos que disputavam o poder no início da república?
3)  Quais as primeiras medidas do governo provisório republicano?
4)  Qual o objetivo de Rui Barbosa com a política do encilhamento?
5)  Cite uma característica da constituição promulgado em 1891?
6)  Qual o primeiro presidente republicano?
7)  Como era a constituição do congresso?
8)  Qual a relação entre o congresso e o presidente?
9)  Qual a reação do presidente contra o congresso?
10)  O que motivou a renúncia do Presidente?
11)  Quais os principais problemas enfrentados por Floriano Peixoto?
12)  Descreva a política econômica do governo Floriano Peixoto?
13)  O que aconteceu na eleição presidencial para suceder Floriano Peixoto?





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