ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes ANO
DE ESCOLARIDADE:
Atividade Aula 01: seman 19/05 a
22/05 Instruções:
Leia a apostila de Misturas para relembrar antes de responder!
01 – Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:
Lembre-se que o número de fases de uma mistura é caracterizada pelo que você consegue observar. Ex: água e gelo: 2 fases porque você vê o gelo e a água.
I- óleo, água e gelo. II- água gaseificada e gelo. III- água
salgada, gelo, óleo e granito. a) 3,2,6. b) 3,3,4. c)
2,2,4. d) 3,2,5. e) 3,3,6.
2
– Considere os seguintes sistemas:
I – gás nitrogênio e gás oxigênio; II – álcool hidratado; III – água e mercúrio (metal). Assinale a
alternativa correta.
a) Os três sistemas são homogêneos. b) Apenas sistema I, II são homogêneos.
c) O sistema II é heterogêneo. d) O sistema III é homogêneo.
e) O sistema
III é uma solução formada por água e mercúrio.
3
– Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser
classificados como homogêneos ou heterogêneos. Todas as alternativas
correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:
a) água e areia / heterogêneo b) Água e sal/ homogêneo; c)
Laranjada/ heterogêneo
d)
Leite/homogêneo
4
– O granito consiste em quatro minerais: feldspato, magnetita,
mica e quartzo.
Se um desses minerais pode ser separado dos demais,
pode-se afirmar que o granito é:
a) um
elemento b) uma substância simples c) uma substância composta d) um composto
iônico
e) uma mistura
5
Desenhe no seu caderno exemplos de misturas homogêneas e
heterogêneas que você utiliza e percebe no seu dia a dia.
Endereço: Avenida Osmani
Barbosa, 596 – Planalto Montes
Claros – MG Telefone: 2211-8412
Atividade
Aula 02: semana 19/05 a 22/05
![](file:///C:\Users\ADMIN\AppData\Local\Temp\msohtmlclip1\01\clip_image001.gif)
01:
Observe as misturas utilizadas no seu dia a dia. Como você faria para
separá-las?
a)
Suco de limão dos caroços
b)
Água e óleo
c)
Água e impurezas
d)
Areia de pedregulho
e)
Amendoim de suas cascas
f)
Água e sal
g)
Sal e
areia
02:O sal que usamos no nosso dia a dia é retirado da água
do mar. Pesquise e responda como esse processo é realizado.
03: Os garimpeiros são trabalhadores
que se ocupam em retirar ouro dos leitos dos rios separando-o do cascalho. Para
facilitar esse processo, eles utilizam o mercúrio que é um metal muito tóxico.
a)
Qual o nome do processo da separação
do ouro do cascalho?
Pesquise sobre as
consequências do uso do mercúrio nos garimpos
Atividade
Aula 03: semana 19/05 a 22/05
Faça um
resumo de tudo que aprendeu sobre misturas e separação de misturas. Dê exemplo
do seu cotiano.
Atividade Aula 01: semana 25/05
a 29/05
Vamos começar estudar a Unidade formadora
dos seres vivos: as
células. Leia o texto e responda:
AS CÉLULAS
A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que
estuda as células. A palavra citologia deriva do grego kytos, célula e logos,
estudo.
A
citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e
metabolismo.
O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são
fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e
observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele
denominou de células.
A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como
ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das
células fossem observadas e estudadas.
Teoria Celular
O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças
ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados
importantes para o estudo da Citologia:
·
Todos os seres vivos são constituídos
por células;
·
As atividades essenciais que
caracterizam a vida ocorrem no interior das
células;
·
Novas células se formam pela divisão
de células preexistentes através da divisão
celular;
·
A célula é a menor unidade da vida.
Então, qual o conceito de células?
Célula é a menor
unidade morfofuncional
que forma os seres vivos.
De que as
células são formadas?
Partes da Célula
As células eucariontes apresentam partes morfológicas
diferenciadas. As partes principais da célula são: membrana plasmática,
citoplasma e núcleo celular.
Aqui no 6º ano é importante conhecer apenas as estruturas básicas das células que são: membrana plasmática ou membrana celular, citoplasma e núcleo.
Membrana: separa o meio interno do meio externo, e seleciona as
substâncias que podem entrar ou sair da célula. Ela é formada de proteínas e
fosfolipídios (um tipo especial de “gordura”) Citoplasma: Preenche a célula
internamente e é o local onde estão as organelas celulares.
Núcleo: é a central de comando da célula, ele controla todas as
funções celulares porque é nele que está o material genético, o DNA. O núcleo é
envolto por uma membrana chamada carioteca.
Mas, a célula tem estruturas
importantes no seu interior chamadas de organelas:
Saiba quais
são as Organelas Celulares:
1- Mitocôndrias: Sua função é realizar a respiração
celular, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções celulares.
2-Retículo Endoplasmático: Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, o liso e orugoso.
O retículo
endoplasmático liso é responsável pela produção
de lipídios que irão compor as membranas celulares.
O
retículo endoplasmático rugoso tem como função realizar a produção proteica.
3- Complexo de Golgi: As principais funções do complexo
de Golgi são: modificar,
armazenar e exportar
proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. Ele também
origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.
4-Lisossomos: São responsáveis pela digestão intracelular.
5-Ribossomos: A função dos ribossomos é auxiliar
a produção de proteínas nas células.
Existem dois
tipos de células, como mostrado nas imagens:
Célula Procarionte: é aquela que não apresenta a carioteca envolvendo o núcleo.
Ex: células das bactérias.
Célula Eucarionte: é aquela que apresenta núcleo. Pode ser eucarionte animal e
eucarionte vegetal.
Os vírus são os únicos seres que não possuem células (acelulares).
Atividade
Aula 02: semana 25/05 a 29/05
Depois de estudar o texto sobre células, vocês irão construir
uma célula, utilizando materiais como papel
colorido, isopor, massa de modelar, tinta, macarrão, arroz, etc. Faça bem
bonito porque quero receber as fotos ok!!!
Instruções: Responder no
caderno com perguntas e respostas.
1: Como as
células foram descobertas? Como?
2 Podemos
falar que acélula só foi descoberta depois da descoberta do microscópio?
Explique. 3. Qual o nome da ciência que estuda as células?
4
Dê o conceito de célula. 5 Qual é a
diferença entre uma célula procariótica e uma eucariótica?
6 O que é citoplasma?
7 Como é
formada a
membrana plasmática?
membrana plasmática?
8 O que é carioteca?
9 Que
organela da célula é responsavel pela síntese de proteínas?
10 Qual ou quais as
funções do complexo golgiense?
11
Qual estrutura é
responsável pela respiração na célula?
12
Desenhe uma célula
e aponte o citoplasma, o núcleo, a carioteca e a membrana plasmática.
13 Qual
é o único ser acelular?
Nenhum comentário:
Postar um comentário