Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º ANO PROFESSORA ANA JÚLIA



ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes     ANO DE ESCOLARIDADE:

 6º. _DATA/.       /      /        

Atividade Aula 01: seman 19/05 a 22/05 Instruções: Leia a apostila de Misturas para relembrar antes de responder!




01 – Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:
 

Lembre-se que o número de fases de uma mistura é caracterizada pelo que você consegue observar. Ex: água e gelo: 2 fases porque você vê o gelo e a água.

I- óleo, água e gelo. II- água gaseificada e gelo. III- água salgada, gelo, óleo e granito. a) 3,2,6.         b) 3,3,4.                    c) 2,2,4.  d) 3,2,5.     e) 3,3,6.
2   Considere os seguintes sistemas:
I –  gás nitrogênio e  gás oxigênio;   II – álcool hidratado;     III – água e mercúrio (metal). Assinale a alternativa correta.
a) Os três sistemas são homogêneos.          b) Apenas sistema I, II são homogêneos.

c) O sistema II é heterogêneo.       d) O sistema III é homogêneo.

e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.

3   Com relação ao número de fases, os sistemas podem ser classificados como homogêneos ou heterogêneos. Todas as alternativas correlacionam adequadamente o sistema e sua classificação, exceto:
a) água e areia / heterogêneo b) Água e sal/ homogêneo; c) Laranjada/ heterogêneo

d) Leite/homogêneo

4   O granito consiste em quatro minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo.
Se um desses minerais pode ser separado dos demais, pode-se afirmar que o granito é:

a) um elemento b) uma substância simples c) uma substância composta d) um composto iônico

e) uma mistura

5   Desenhe no seu caderno exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas que você utiliza e percebe no seu dia a dia.

Endereço: Avenida Osmani Barbosa, 596 Planalto        Montes Claros – MG Telefone: 2211-8412

Atividade Aula 02: semana 19/05 a 22/05


Instruções: Leia a apostila de Misturas para relembrar antes de responder!


01: Observe as misturas utilizadas no seu dia a dia. Como você faria para separá-las?

a)      Suco de limão dos caroços
b)      Água e óleo
c)      Água e impurezas
d)      Areia de pedregulho
e)      Amendoim de suas cascas
f)        Água e sal
g)      Sal e areia

02:O sal que usamos no nosso dia a dia é retirado da água do mar. Pesquise e responda como esse processo é realizado.

03: Os garimpeiros são trabalhadores que se ocupam em retirar ouro dos leitos dos rios separando-o do cascalho. Para facilitar esse processo, eles utilizam o mercúrio que é um metal muito tóxico.
a)      Qual o nome do processo da separação do ouro do cascalho?
Pesquise sobre as consequências do uso do mercúrio nos garimpos

 
Atividade Aula 03: semana 19/05 a 22/05
Faça um resumo de tudo que aprendeu sobre misturas e separação de misturas. Dê exemplo do seu cotiano.
Atividade Aula 01: semana 25/05 a 29/05
Vamos começar estudar a Unidade formadora dos seres vivos: as células. Leia o texto e responda:
AS CÉLULAS

A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego kytos, célula e logos, estudo.
A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo.
O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células.
A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas.

Teoria Celular

O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia:
·         Todos os seres vivos são constituídos por células;
·         As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células;
·         Novas células se formam pela divisão de células preexistentes através da divisão celular;
·         A célula é a menor unidade da vida.

Então, qual o conceito de células?
Célula é a menor unidade morfofuncional 
que forma os seres vivos.

De que as células são formadas?

Partes da Célula

As células eucariontes apresentam partes morfológicas diferenciadas. As partes principais da célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo celular.


Aqui no 6º ano é importante conhecer apenas as estruturas básicas das células que são: membrana plasmática ou membrana celular, citoplasma e núcleo.


Membrana: separa o meio interno do meio externo, e seleciona as substâncias que podem entrar ou sair da célula. Ela é formada de proteínas e fosfolipídios (um tipo especial de “gordura”) Citoplasma: Preenche a célula internamente e é o local onde estão as organelas celulares.
Núcleo: é a central de comando da célula, ele controla todas as funções celulares porque é nele que está o material genético, o DNA. O núcleo é envolto por uma membrana chamada carioteca.
Mas, a célula tem estruturas importantes no seu interior chamadas de organelas:

Saiba quais são as Organelas Celulares:
1- Mitocôndrias: Sua função é realizar a respiração celular, que produz a maior parte da energia utilizada nas funções celulares.
2-Retículo Endoplasmático: Existem 2 tipos de retículo endoplasmático, o liso e orugoso.

O retículo endoplasmático liso é responsável pela produção de lipídios que irão compor as membranas celulares.
O retículo endoplasmático rugoso tem como função realizar a produção proteica.

3- Complexo de Golgi: As principais funções do complexo de Golgi são: modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. Ele também origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.
4-Lisossomos: São responsáveis pela digestão intracelular.
5-Ribossomos: A função dos ribossomos é auxiliar a produção de proteínas nas células.

Existem dois tipos de células, como mostrado nas imagens:
Célula Procarionte: é aquela que não apresenta a carioteca envolvendo o núcleo. Ex: células das bactérias.
Célula Eucarionte: é aquela que apresenta núcleo. Pode ser eucarionte animal e eucarionte vegetal.

Os vírus são os únicos seres que não possuem células (acelulares).


Atividade Aula 02: semana 25/05 a 29/05
Depois de estudar o texto sobre células, vocês irão construir uma célula, utilizando materiais como papel colorido, isopor, massa de modelar, tinta, macarrão, arroz, etc. Faça bem bonito porque quero receber as fotos ok!!!
      Vou colocar exemplos aqui. Não precisa ficar igual, quero ver a criatividade de vocês!!!


Instruções: Responder no caderno com perguntas e respostas.

1: Como as células foram descobertas? Como?
2 Podemos falar que acélula só foi descoberta depois da descoberta do microscópio? Explique. 
3. Qual o nome da ciência que estuda as células? 
4   Dê o conceito de célula. 5   Qual é a diferença entre uma célula procariótica e uma eucariótica?  
6 O que é citoplasma? 
7 Como é formada a
membrana plasmática?
8 O que é carioteca?
9 Que organela da célula é responsavel pela síntese de proteínas? 
10 Qual ou quais as funções do complexo golgiense?

11   Qual estrutura é responsável pela respiração na célula?

12    Desenhe uma célula e aponte o citoplasma, o núcleo, a carioteca e a membrana plasmática.

13   Qual é o único ser acelular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!