PROFESSORAS ZELITA
E ERCIMARA LÍNGUA PORTUGUESA TURMA 7º ANO
“Nenhum
obstáculo pode ser maior que a tua vontade de vencer”
Figuras de Linguagem
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos
usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.
Dependendo da sua função, elas são classificadas
em:
As figuras de linguagem
são divididas em 4 principais tipos:
Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora,
comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
A metáfora representa uma comparação de palavras com
significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem
que voa.)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheCsdhGsy8HVoc_0z8hCw_WhZlRizb9YrRxuSR-KbF8-GE3yct2YKCpaguMw9CZy2dGFX6BFQBD3XAE8Y66BlIPmGiTXACgJAKAe6-1pR3Jt9D0H_xsp1oRJXKKMR1GaDgwZCah8H0QYU/s400/VIVI.png)
Uso da metáfora em "meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável"
Comparação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMATyGQ9R7fOE2NGaWAOWTPIUqiBmtDPNls3A3wsCBnDmQpxvecfjijMN4PpZ0TMlC7x4iw2ze6eAZGTAOfEiKk_eB7M3pvMEnUeYrjwKtjrhZu-Gr5IKTHamMz2-rb1VBHLyyC-CXBIE/s400/VIVI.png)
ção (como, assim, tal qual).
Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.
por meio do conectivo "como": "o amor é como uma
flor" e "o amor é como o motor do carro"
Catacrese
A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por
não existir outra mais específica.
Exemplo: Embarcou há pouco no avião.
Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como
não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.
O uso da expressão "bala perdida" é utilizada por não ter
outra mais específica
Sinestesia
Exemplo: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da
namorada.
A frieza está associada ao tato e não à visão
Na tirinha, a expressão "olhar frio" é um exemplo de
sinestesia
Perífrase
A perífrase,
também chamada de antonomásia, é a substituição de uma ou mais palavras por
outra que a identifique.
Exemplo: O rugido do rei das selvas é ouvido a uma distância
de 8 quilômetros. (O rugido do leão é ouvido a uma distância
de 8 quilômetros.)
ATIVIDADE I
01) Identifique as figuras de
palavra utilizadas nos enunciados a seguir.
a) A Cidade Maravilhosa é a minha terra natal.
b) Em viagens, adorava ler Machado de Asssis.
c) Seus olhos são duas esmeraldas.
d) Trabalhou feito burro de carga para pagar as
dívidas.
e) A perna da cadeira quebrou.
02) Qual a figura de linguagem
presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo
lentamente.”, de Mário Quintana?
a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) catacrese
b) metáfora
c) metonímia
d) catacrese
03) Relacione as colunas de
acordo com as figuras de palavra utilizadas nas frases.
a) Seu pai é um touro.
b) Comprei um Ford.
c) A blusa não abotoava porque a casa do botão era
pequena.
( )
Metonímia
( ) Metáfora
( ) Sinestesia
( )
Catacrese
( )
Antonomásia
d) Havia um cheiro morno em sua pele.
e) Viajarei para a Veneza brasileira.
04) (UFPA) No trecho “Basta
chegar a Pequim para desnudar a farsa de que a China é o chão de fábrica do
planeta, mas não tem acesso aos bens que produz.”, a expressão metafórica em
destaque indica que os chineses
a) produzem muito.
b) não são consumistas.
c) produzem com pouca qualidade.
d) não precisam daquilo que produzem.
e) não produzem aquilo de que precisam.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Observe as frases abaixo
1. Aquele homem é um cachorro. (
sentido figurado)
2. O cachorro da vizinha
fugiu essa manhã. ( sentido próprio)
Nesses exemplos, podemos notar que a
palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes:
conotativo
e denotativo.
Na primeira frase o termo refere-se ao
caráter do homem “cachorro”, numa linguagem conotativa que indica que o homem é
mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está
empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra
cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes
caracterizadas como o sentido do dicionário, ou seja, a primeira acepção da
palavra. Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente
entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o
sentido conotativo.
RESUMINDO
*Quando usamos a palavra no sentido em
que ela é habitualmente empregada, em que ela aparece no dicionário, dizemos
que ela foi usada de forma denotativa.
*Quando usamos a palavra com um
sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de
forma conotativa
ATIVIDADE II
01)Leia os trechos de canções nacionais e
identifiquem se há linguagem
denotativa ou conotativa.
"Choram as rosas porque não quero
estar aqui sem seu perfume".(Skank)
"Olha que coisa mais linda, mais
cheia de graça! (Bruno e Marrone)
É ela, a menina que vem e que passa
..." (Tom Jobim)
"Seus olhos são espelhos
d'água." (Patrícia Marx)
"Te dei o sol, te dei o mar pra
ganhar seu coração".(Luan Santana)
"Você é luz, é raio, estrela e
luar" Wando)
Ela passou do meu lado 'oi, amor', eu
lhe falei".(Renato Russo)
02) Identifique o sentido – denotativo ou
conotativo – de cada uma das seguintes frases, utilizando para tal as
iniciais das palavras:
DENOTATIVO (D) ou CONOTATIVO (C):
(_
) O meu filho é meu espelho.
(_
) Quebrei o espelho do roupeiro.
(_
) Este jovem tem um coração de ouro.
(_
) O Rossio fica no coração da Baixa.
(_
) Meu pai fez um transplante de coração.
( ) Era
um lindo jovem com vinte primaveras!
(_
) Na primavera a natureza
renasce.
(_ ) O
leão é o rei da selva.
(
) Aquele malvado é um leão.
(_
) Atiro os olhos ao mar.
(_ ) O
sol esconde-se atrás da montanha.
(
) Engolir sapos é difícil, mas acontece.
(_
) Você é mau: tem um coração de pedra.
(
) Pedro nadava em ouro.
03) Entre as finalidades da
conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que
transmitem
Analisando as falas das personagens, assinale a
alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:
a) “Você vai comer asfalto” e
“estou morto”.*
b) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer
asfalto”.
c) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
d) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.
Leitura de charges e cartuns
Definição de charge
As charges costumam retratar situações que estejam
acontecendo no tempo e no espaço, de forma mais específica. Geralmente é
acompanhada de sátiras e os personagens principais podem ser figuras públicas,
como políticos ou artistas. É muito utilizada para fazer críticas sociais e
políticas e econômicas.
Charge sobre o discurso do ministro
Paulo Guedes, em Davos, que diz que os inimigos do meio ambiente no Brasil
são e a pobreza. “Destroem porque estão com fome”, disse o ministro.
Definição de cartum
Os cartuns são textos humorísticos
caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito
do comportamento humano. Assim como a charge, os cartuns também
retratam acontecimentos do tempo e lugar, além de tratar dos costumes humanos
de uma forma mais cômica. Porém, são situações que poderiam acontecer e não em
forma de crítica ou com referências específicas como as charges.
ATIVIDADE III
Leia as imagens
a seguir. Escreva qual é a sua compreensão em cada uma delas
ATIVIDADE
IV
Escolha assuntos da sua preferência e elabore duas
charges.
Expressões
modalizadoras
Observem
as afirmativas e os seguintes aspectos analisados sobre elas:
|
Afirmativas 1) Certamente ele trará a encomenda.
Seguramente ele trará a encomenda.
Conteúdo
da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção
do enunciador: imprime certeza à mensagem por meio dos advérbios ‘certamente’ e
‘seguramente’. Nesse caso, é forte o grau de comprometimento do falante com
relação à mensagem.
Afirmativas 2) Provavelmente
ele trará a encomenda.
Pode ser que ele traga a
encomenda.
Conteúdo
da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção
do enunciador: imprime possibilidade ao utilizar o advérbio ‘provavelmente’ ou
a oração modalizadora ‘Pode ser que...’. O grau de comprometimento é mais
fraco.
Afirmativas 3) Provavelmente
o dólar vai subir de novo esta semana.
Conteúdo
da mensagem: a alta do dólar.
Intervenção
do enunciador: imprime possibilidade por meio do advérbio ‘provavelmente’. Há
menor grau de comprometimento.
Afirmativas 4) Há
obrigatoriedade de apresentação
do documento de identidade pelos candidatos.
Conteúdo
da mensagem: apresentação de documentos pelos candidatos.
Intervenção
do enunciador: imprime obrigatoriedade por meio da oração modalizadora ‘Há
obrigatoriedade de...’. O falante se compromete inteiramente.
ATIVIDADE V
01) As frases abaixo
apresentam o mesmo recurso linguístico, o verbo modal ‘poder’, para expressar
modalidade. Avalie cada uma delas e esclareça: que modalidade o falante
produziu: possibilidade ou
obrigatoriedade ?
a)
Os candidatos podem apresentar-se em traje esportivo.
b)
Os preços podem aumentar nos próximos meses.
c)
Pode parar agora mesmo com as suas gracinhas.
O2) Suponha que
alguém foi arrolado como testemunha do atropelamento de uma criança e está
informando a polícia a respeito do ocorrido. Qual ou quais dessas afirmativas
comprometem mais a personagem identificada como “este moço”?
a) Este moço estava dirigindo o
carro que atropelou a criança.
b) Acho que este moço estava
dirigindo o carro que atropelou a criança.
c) Pode ser que este moço estivesse
dirigindo o carro que atropelou a criança.
d) Vamos que este moço estivesse
dirigindo o carro que atropelou a criança...
e) Positivamente, este moço estava
dirigindo o carro que atropelou a criança.
03) É comum as
pessoas usarem algumas expressões da linguagem coloquial para indicar que uma
afirmação merece sua adesão e às vezes são bastante engraçadas. Veja alguns
exemplos:
a) É batata. b) É isso aí. c) Falou e disse! d) Matou (a charada)! e) Pode escrever.
f)
Estou contigo e não abro. g) Assino
embaixo. h) Você tirou as palavras da minha boca.
Provavelmente,
você já ouviu uma dessas fórmulas, ao final de uma tentativa de descrever uma
situação mais ou menos complicada. Conte
uma história que pode se encerrar com
uma dessas expressões.
4)
O falante também pode expressar modalidade através de tempos e modos verbais
que graduam o compromisso assumido. Se um repórter diz que certo motorista
estaria dirigindo perigosamente, ele fala como quem ouviu dizer, o que diminui
o grau de comprometimento dele com o ocorrido. Leia os enunciados abaixo e, em seguida, avalie qual deles expressa
maior comprometimento do falante.
a)O
presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de
ontem. Às 11 horas, faria um discurso pelo Partido Republicano.”
OU
a’)O
presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de
ontem. Às 11 horas, fará um discurso pelo partido Republicano.”
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b)
Sob críticas de que a reunião estaria caminhando para acabar em
“pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que teriam
causado prejuízos à empresa e a vários colegas.
OU
b’)
Sob críticas de que a reunião estaria caminhando para acabar em
“pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que causaram
prejuízos à empresa e a vários colegas.
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