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domingo, 31 de maio de 2020

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 7º ANO PROFESSORAS ERCIMARA E ZELITA

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS 7º ANO - ERCIMARA E ZELITA


PROFESSORAS   ZELITA   E ERCIMARA             LÍNGUA PORTUGUESA              TURMA    7º ANO

                               “Nenhum obstáculo pode ser maior que a tua vontade de vencer”
Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita.
Dependendo da sua função, elas são classificadas em:      
As figuras de linguagem são divididas em 4 principais tipos:

 
Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.

 Metáfora
metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)



Uso da metáfora em "meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável"
Comparação
Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de compara Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.
ção (como, assim, tal qual).
Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.



metonímia é a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra
Exemplo: Costumava ler Lygia Fagundes. (Costumava ler as obras de Lygia Fagundes .)
por meio do conectivo "como": "o amor é como uma flor" e "o amor é como o motor do carro"

Catacrese
catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica.
ExemploEmbarcou há pouco no avião.
Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.



O uso da expressão "bala perdida" é utilizada por não ter outra mais específica

Sinestesia
sinestesia acontece pela associação de sensações por órgãos de sentidos diferentes.
Exemplo: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.
A frieza está associada ao tato e não à visão




Na tirinha, a expressão "olhar frio" é um exemplo de sinestesia
Perífrase
perífrase, também chamada de antonomásia, é a substituição de uma ou mais palavras por outra que a identifique.
Exemplo: O rugido do rei das selvas é ouvido a uma distância de 8 quilômetros. (O rugido do leão é ouvido a uma distância de 8 quilômetros.)

ATIVIDADE I
01) Identifique as figuras de palavra utilizadas nos enunciados a seguir.
a) A Cidade Maravilhosa é a minha terra natal.   
b) Em viagens, adorava ler Machado de Asssis.
c) Seus olhos são duas esmeraldas.
d) Trabalhou feito burro de carga para pagar as dívidas.
e) A perna da cadeira quebrou.
02) Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?
a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) catacrese

03) Relacione as colunas de acordo com as figuras de palavra utilizadas nas frases.
a) Seu pai é um touro.
b) Comprei um Ford.
c) A blusa não abotoava porque a casa do botão era pequena.
(    ) Metonímia
(    ) Metáfora
(    ) Sinestesia
(    ) Catacrese
(    ) Antonomásia

d) Havia um cheiro morno em sua pele.
e) Viajarei para a Veneza brasileira.

04) (UFPA) No trecho “Basta chegar a Pequim para desnudar a farsa de que a China é o chão de fábrica do planeta, mas não tem acesso aos bens que produz.”, a expressão metafórica em destaque indica que os chineses
a) produzem muito.
b) não são consumistas.
c) produzem com pouca qualidade.
d) não precisam daquilo que produzem.
e) não produzem aquilo de que precisam.

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Observe as frases abaixo

1. Aquele homem é um cachorro. ( sentido figurado)
2. O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. ( sentido próprio)
Nesses exemplos, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes:  

 conotativo e denotativo.
Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem “cachorro”, numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.
Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.
O sentido denotativo é muito vezes caracterizadas como o sentido do dicionário, ou seja, a primeira acepção da palavra. Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.

RESUMINDO
*Quando usamos a palavra no sentido em que ela é habitualmente empregada, em que ela aparece no dicionário, dizemos que ela foi usada de forma denotativa.
*Quando usamos a palavra com um sentido diferente que lhe é comum, dizemos que ela foi usada de forma conotativa

ATIVIDADE II

01)Leia os trechos de canções nacionais  e  identifiquem se  há linguagem denotativa ou conotativa. 

"Choram as rosas porque não quero estar aqui sem seu perfume".(Skank)
"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça! (Bruno e Marrone)
É ela, a menina que vem e que passa ..." (Tom Jobim)
"Seus olhos são espelhos d'água."  (Patrícia Marx)
"Te dei o sol, te dei o mar pra ganhar seu coração".(Luan Santana)
"Você é luz, é raio, estrela e luar" Wando)
Ela passou do meu lado 'oi, amor', eu lhe falei".(Renato Russo)

02) Identifique o sentido – denotativo ou conotativo – de cada uma das seguintes frases, utilizando para tal as iniciais das palavras:

DENOTATIVO (D) ou CONOTATIVO (C):

(_   ) O meu filho é meu espelho.
(_   ) Quebrei o espelho do roupeiro.
(_    ) Este jovem tem um coração de ouro.
(_   ) O Rossio fica no coração da Baixa.
(_   ) Meu pai fez um transplante de coração.
 (     ) Era um lindo jovem com vinte primaveras!
(_   ) Na primavera a natureza renasce.
 (_   ) O leão é o rei da selva.
(      ) Aquele malvado é um leão.
(_    ) Atiro os olhos ao mar.
 (_   ) O sol esconde-se atrás da montanha.
(      ) Engolir sapos é difícil, mas acontece.
(_    ) Você é mau: tem um coração de pedra.
(      ) Pedro nadava em ouro.





03) Entre as finalidades da conotação estão a expressividade e a afetividade (positiva ou negativa) que transmitem
Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:
a) “Você vai comer asfalto” e “estou morto”.*              
b) “No quinto período, seu babaca” e “você vai comer asfalto”.
c) “Ameaça terrorista” e “aula de educação física”.
d) “Ameaça terrorista” e “estou morto”.

Leitura de charges e cartuns










Definição de charge
As charges costumam retratar situações que estejam acontecendo no tempo e no espaço, de forma mais específica. Geralmente é acompanhada de sátiras e os personagens principais podem ser figuras públicas, como políticos ou artistas. É muito utilizada para fazer críticas sociais e políticas e econômicas.
Charge sobre o discurso do ministro Paulo Guedes, em Davos, que diz que os inimigos do meio ambiente no Brasil são  e a pobreza. “Destroem porque estão com fome”, disse o ministro.



Definição de cartum
Os cartuns são textos humorísticos caracterizados por histórias breves e gráficas a respeito do comportamento humano. Assim como a charge, os cartuns também retratam acontecimentos do tempo e lugar, além de tratar dos costumes humanos de uma forma mais cômica. Porém, são situações que poderiam acontecer e não em forma de crítica ou com referências específicas como as charges.







ATIVIDADE III

Leia as imagens a seguir. Escreva qual é a sua compreensão em cada uma delas



ATIVIDADE IV
Escolha assuntos da sua preferência e elabore duas charges.

Expressões modalizadoras

Observem as afirmativas e os seguintes aspectos analisados sobre elas:


a) qual é o conteúdo propriamente dito da mensagem;
b) de que modo o falante intervém sobre o conteúdo.  

 
 




Afirmativas  1)   Certamente ele trará a encomenda.
                            Seguramente ele trará a encomenda.   

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do enunciador: imprime certeza à mensagem por meio dos advérbios ‘certamente’ e ‘seguramente’. Nesse caso, é forte o grau de comprometimento do falante com relação à mensagem.   

Afirmativas  2) Provavelmente ele trará a encomenda.
                          Pode ser que ele traga a encomenda.   

Conteúdo da mensagem: alguém trará uma encomenda.
Intervenção do enunciador: imprime possibilidade ao utilizar o advérbio ‘provavelmente’ ou a oração modalizadora  ‘Pode ser que...’. O grau de comprometimento é mais fraco.   

Afirmativas  3) Provavelmente o dólar vai subir de novo esta semana.   

Conteúdo da mensagem: a alta do dólar.
Intervenção do enunciador: imprime possibilidade por meio do advérbio ‘provavelmente’. Há menor grau de comprometimento.     

Afirmativas  4) Há obrigatoriedade de apresentação do documento de identidade pelos candidatos.   

Conteúdo da mensagem: apresentação de documentos pelos candidatos.
Intervenção do enunciador: imprime obrigatoriedade por meio da oração modalizadora ‘Há obrigatoriedade de...’. O falante se compromete inteiramente.







ATIVIDADE V

01) As frases abaixo apresentam o mesmo recurso linguístico, o verbo modal ‘poder’, para expressar modalidade. Avalie cada uma delas e esclareça: que modalidade o falante produziu:  possibilidade ou obrigatoriedade ?                                     
a) Os candidatos podem apresentar-se em traje esportivo.
b) Os preços podem aumentar nos próximos meses.
c) Pode parar agora mesmo com as suas gracinhas.


O2) Suponha que alguém foi arrolado como testemunha do atropelamento de uma criança e está informando a polícia a respeito do ocorrido. Qual ou quais dessas afirmativas comprometem mais a personagem identificada como “este moço”?   

a) Este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.
b) Acho que este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.
c) Pode ser que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança.
d) Vamos que este moço estivesse dirigindo o carro que atropelou a criança...
e) Positivamente, este moço estava dirigindo o carro que atropelou a criança.   

03) É comum as pessoas usarem algumas expressões da linguagem coloquial para indicar que uma afirmação merece sua adesão e às vezes são bastante engraçadas. Veja alguns exemplos:
a) É batata.   b) É isso aí.  c) Falou e disse!  d) Matou (a charada)!  e) Pode escrever.

f) Estou contigo e não abro.  g) Assino embaixo. h) Você tirou as palavras da minha boca.  

Provavelmente, você já ouviu uma dessas fórmulas, ao final de uma tentativa de descrever uma situação mais ou menos complicada. Conte uma história que pode  se encerrar com uma dessas expressões.   

4) O falante também pode expressar modalidade através de tempos e modos verbais que graduam o compromisso assumido. Se um repórter diz que certo motorista estaria dirigindo perigosamente, ele fala como quem ouviu dizer, o que diminui o grau de comprometimento dele com o ocorrido. Leia os enunciados abaixo e, em seguida, avalie qual deles expressa maior comprometimento do falante.      

a)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. Às 11 horas, faria um discurso pelo Partido Republicano.”
                                              
OU

a’)O presidente dos Estados Unidos chegou a Los Angeles às 10 horas da manhã de ontem. Às 11 horas, fará um discurso pelo partido Republicano.”      

___________________________________________________________________________

b) Sob críticas de  que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que teriam causado prejuízos à empresa e a vários colegas.   

OU

b’) Sob críticas de  que a reunião estaria caminhando para acabar em “pizza”, a direção aprovou, ontem, o afastamento dos funcionários que causaram prejuízos à empresa e a vários colegas.   






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