Professora: Fernanda Disciplina: Português Período:
19/05 a 29/05/2020 Turmas: 6º Anos(Maurício de Souza, Ana Maria Machado,
Cecília Meireles e Ziraldo)
Orientações: Copiar apenas perguntas no caderno e responder.
GÊNERO TEXTUAL:POEMA
O
poema é um gênero textual com características de estrutura próprias.No poema,
há versos, métrica, estrofes, rimas e ritmo.
Estrutura do texto poético:
Cada linha de um poema corresponde a um verso. O verso é cada linha de um poema: “ O marido da pata”
Sandra Aymone
“O marido da pata
Só
pode ser o pato E madame macaca
é mulher do macaco.”
Sandra Aymone
ATIVIDADE
Após a leitura do
poema “Será que pode”, na página seguinte, responda às questões abaixo.
1. Qual o assunto desse poema?
2. Quais casais são
citados no poema?
3. Por que o tesouro e
a tesoura não são um casal?
4. O que quer dizer
“boa sorte de sobra”?
5. A palavras agora no
verso “ agora é a sua vez” indica:
( ) lugar ( )
posição ( ) tempo ( ) modo
6. Leia.
Segundo o texto,
quem é o filhinho do bolo?
7. O que as imagens tem
haver com o poema?
8. Qual a opinião do
narrador do poema sobre o namoro do tesouro e da tesoura?
9. Leia.
Pato, carteira,
figo, brigadeiro, querido, cigarra, esquisito, doce, noiva, perigo.
a) Organize-as em
ordem alfabética.
10. Que gênero textual é esse?
11. Como ele está organizado?
12. Quem o escreveu?
13. Onde esse poema foi publicado?
14. Onde encontramos poemas?
15. Para qual público
esse poema se destina?
16. Quais palavras foram
definidas utilizando o, a, os, as?
17. Quais palavras foram
indefinidas utilizando um, uma, uns, umas?
18.
Retire do texto as palavras que dão características a:
a) Macaca b) Bolsa c) Doce
19. Dos casais
apresentados no poema quais são corretos?
ATIVIDADE II
Leia o poema abaixo:
Desperdício
Alô, alô garotada
Prestem muita atenção! Para evitar o desperdício Vou ensinar uma lição!
Mas antes
vou falar um pouco
da nossa situação.
Cerca de 13 milhões
de pessoas, que vivem em nossa nação passam fome e muita sede
e sofrem de
desnutrição.
Que curioso vejam
vocês
que 30% da produção
agrícola no nosso país cultivada
é toda
desperdiçada.
E lhes digo com tristeza e muito sofrimento
que esse fato
deixa o Brasil entre os dez países
que mais
desperdiçam alimento.
Por isso comece em
casa e aprenda uma lição aproveite por completo
a comida que no
prato colocar o suco que for beber
e a água que for
tomar
E a comida que
sobrou de ontem para a panela deve voltar
fala para a mamãe
e o papai tudo reaproveitar
Agindo corretamente
com consciência e
dedicação vamos ajudar a diminuir
a fome da nossa
nação.
Rosiane Fernandes Silva
Questões
1. Com base no texto acima,responda:
a.Gênero textual.
b,número de versos e
número de estrofes.
3.Qual é o assunto abordado no texto?
4. Procure no
dicionário o significado da palavra desperdício.
5.
De acordo com o texto, 13 milhões de brasileiros
passam fome , sede e sofrem de desnutrição. Responda como o problema da fome
poderia ser resolvido em nosso país?
6.
De acordo com o texto, qual é a colocação do nosso
país no “ranking” dos países que
desperdiçam alimentos?
7. Muitos dizem que
apenas uma pessoa não pode resolver os problemas do mundo, porém não podemos
pensar dessa forma, porque a mudança deve começar dentro da nossa casa. Quais
lições você aprendeu após a leitura das três últimas estrofes do texto? Explique.
ATIVIDADE III
1- Leia com atenção o
poema de Otávio Roth.
DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À-TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ (Otávio Roth)
Passarinho na janela, pijama de flanela, brigadeiro na panela.
Gato
andando no telhado, cheirinho de mato molhado, disco antigo sem chiado. Pão
quentinho de manhã, dropes de hortelã, grito de Tarzan.
Tirar
a sorte no osso, jogar pedrinha no poço, um cachecol no pescoço. Papagaio que
conversa, pisar em tapete persa, eu te amo e vice-versa. Vagalume aceso na mão,
dias quentes de verão, descer de corrimão.
Almoço
de domingo, revoada de flamingo, herói que fuma cachimbo. Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim, terminar o livro assim.
2- RIMA é a repetição
de sons no final de palavras. Que sons se repetem no poema? Quais são as palavras que rimam? Faça uma lista.
3- Vamos escrever o
nosso poema “Uma dúzia de coisinhas à-toa que nos deixam felizes”?
-Pense em coisas
simples, cotidianas(coisinhas à-toa) que o deixem feliz, pequenas coisas do seu
dia-a-dia.
-Escreva coisinhas
que lhe deixam feliz e depois escreva palavras que rimem com cada uma.delas.
-Em seguida ,
monte o poema.
Sugestão de vídeo: Veja um pouco sobre Gênero Poema – YouTube https://www.youtube.com › watch
Gênero Textual :Entrevista
A Entrevista é um dos gêneros textuais
com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de
comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há
diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista
jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista
social, dentre outras
Trata-se de um texto
marcado pela oralidade produzido
pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por
fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às
perguntas.
A Entrevista
possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do
conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma
vez propõe um debate sobre determinado tema.
Leia o texto abaixo:
Baiano que
desenvolve
vacina passou infância vendendo frutas
e geladinho
Vê esse homem com
cara de professor e cientista? Pois bem. Ele, de fato, é professor e cientista
dos bons. Agora, consegue imaginá-lo na infância? É difícil conceber, mas, aos
oito anos, Gustavo Cabral trabalhava em uma feira. Vendia manga, coco e
geladinho na cidade de Tucano, no nordeste da Bahia, onde nasceu. De olho nas
pessoas que conseguiram crescer na vida, Gustavo chegou à conclusão que a maioria
delas havia se dedicado aos estudos.
CORREIO: Como era sua vida em Tucano e o que você se lembra do trabalho na feira desde os 8 anos de idade?
Gustavo Cabral:
Sempre fomos muito humildes. Meu pai era agente de saúde e minha mãe ajudante
geral em uma escola. Eu passava boa parte do dia na feira para ajudar a
família. Vendia manga e coco. Depois ficava até mais tarde vendendo geladinho.
Aos 15 anos eu fui trabalhar em um açougue em Euclides da Cunha. Cheguei a ter
duas bancas de carne, uma em Euclides e outra em Monte Santo. Eu estudava em
escola pública, mas não conseguia estudar direito por causa do trabalho. Vendi
as duas bancas e me matriculei em uma escola particular com um ensino melhor.
O que fez um adolescente que trabalhava desde criança ter a iniciativa de investir tudo nos estudos?
Inicialmente, eu só
queria ter uma vida melhor. Para ser bem sincero, eu pensava em mim, Daí eu
imaginei: ‘vou parar com isso daqui porque eu quero ter uma vida melhor’. Eu
não quero viver só para trabalhar e me preocupar se vou conseguir comprar minha
comida. Foi aí que eu vi que a maioria das pessoas que estudavam tinha uma
condição de vida boa.
Em que pé está a pesquisa e porque demora tanto para ter uma vacina?
Estamos na fase
experimental, as coisas estão caminhando bem. Você imagina como é que a gente
vai aplicar alguma coisa no ser humano sem ter passado por todos os testes? É
muito arriscado por duas questões: efeito colateral e simplesmente o fato de
não funcionar. Imagina você expor a população a um sentimento de esperança,
vacinar todo mundo e simplesmente não funcionar. Se tem uma coisa que a ciência
nos ensina é ser humildes. Ciência segue rigores.
Mas teremos uma vacina produzida pelo Brasil?
Para essa pandemia é
muito difícil termos uma vacina, seja lá onde ela for produzida. A nossa melhor
vacina hoje é o isolamento, a participação de todos, a informação, a
solidariedade e o apreço à vida humana. A ideia é que nos próximos dois anos a
vacina esteja pronta para ser usada na população. Outros países também estão
desenvolvendo fórmulas, mas é importante que o Brasil tenha seus próprios
produtos.
Então o senhor é a favor do isolamento social?
Sem dúvida. Uma
doença que em três meses atinge mais de um milhão de pessoas e mata mais de 60
mil é algo muito grave. O isolamento é a única forma de se proteger.
O
vírus te surpreendeu? Lá no início você esperava que ele se espalhasse dessa
forma? Foi uma surpresa muito ruim. A princípio achei que seria controlado.
Com o conhecimento tecnológico que a gente tem hoje em dia não dava para
esperar que se tornasse uma pandemia. Mas o vírus tem uma particularidade:
transmite muito facilmente.
Como se desenvolve uma vacina?
A primeira coisa é
formar um corpo de intelectuais capacitados. Depois a gente vai para o laboratório e trabalha com a célula. Só
depois de muitos testes a gente vai utilizar, por exemplo, de modelos animais.
E mesmo que dê certo em animais não é garantia de nada. Nesse caminho você pode
ter que reformular sua teoria inicial diversas vezes. Até que você tem uma
vacina capaz de proteger contra o vírus. Mas ainda não é o fim. A partir daí
você vai fazer experimentos para saber se a vacina é tóxica para o ser humano.
Não basta proteger contra o vírus. Não pode ser tóxica ou causar ainda mais problemas.
Você disse que a ciência nos ensina a ser humildes. O que esse vírus já nos ensinou e pode nos ensinar?
Olha, a ciência
vinha sendo muito desrespeitada. Espero que esse momento sirva de lição. A
ciência precisa de suporte. Se nossos governantes não respeitam os cientistas,
quem sofre é a sociedade. Se a gente quer uma sociedade estável e segura, a
gente precisa dessas pessoas. Se a gente quer ter uma saúde boa para todos, a
gente precisa da ciência. Produzimos conhecimento. Conhecimento é muito caro.
Vamos continuar importando esse conhecimento ou vamos desenvolver aqui? Vai ser
tudo com a tecnologia dos outros?
O senhor também acredita em uma transformação das pessoas após a pandemia?
Uma coisa está
atrelada a outra. Respeitar a ciência é, antes de tudo, respeitar o ser humano.
Nós vamos ter muitas perdas, mas vamos passar por essa fase e espero que a
gente melhore muito enquanto pessoas. Ciência é vida real, é sociedade.
Acredito que uma nova sociedade vem por aí e essa fase de transição vai ser
difícil, mas acho que vá valer a pena. A sociedade e a ciência têm muito a
ganhar com um mundo em que todos são respeitados.
Fonte: Jornal Correio 24 horas. 19/04/2020.
ATIVIDADE IV
Após ler o texto
responda
1. Que gênero textual é esse?
2. Como ele está organizado?
3. Para que serve esse texto?
4. Onde encontramos
textos como esse?
5. Onde essa entrevista
foi publicada?
6. Quem é o entrevistado?
7. Quem é o
entrevistador? 8.Qual tema dessa entrevista?
9. Em qual estado e
cidade nasceu Gustavo Cabral?
10. Que acontecimentos
na infância de Gustavo são destacados na entrevista?
11. Segundo Gustavo por
que demora tanto a produção de uma vacina?
12. Para Gustavo qual a
melhor vacina atualmente?
13. Qual a opinião de
Gustavo sobre o isolamento?
14. Qual característica
do vírus surpreendeu Gustavo?
15. Em sua opinião por
que o trabalho dos cientistas é importante?
16.
Em uma entrevista há fatos e opiniões expostos. Os
fatos são acontecimentos que ocorrem independente da vontade das pessoas. Já a
opinião refere-se ao modo de pensar de cada um. Marque a frase que apresenta um fato.
( ) A sociedade e a
ciência têm muito a ganhar com um mundo em que todos são respeitados.
( ) Respeitar a
ciência é, antes de tudo, respeitar o ser humano.
( ) Vendi as duas
bancas e me matriculei em uma escola particular com um ensino melhor. ( ) Para
essa pandemia é muito difícil termos uma vacina, seja lá onde ela for
produzida.
17. Leia.
“A partir daí você
vai fazer experimentos para saber se a vacina é tóxica para o ser humano.”
a) Consulte no
dicionário o significado da palavra tóxica.
18. Leia.
“Eu não quero
viver só para trabalhar e me preocupar se vou conseguir comprar minha comida.”
a) Reescreva a
frase substituindo a palavra eu por nós e faça a concordância necessária.
19. Se você pudesse
fazer uma pergunta a Gustavo o que perguntaria?
ADJETIVOS
O que você percebeu quanto aos termos
“coloridas” e “de pano”?
Certamente foi que
eles estão dando uma qualificação para os substantivos – bola e boneca, não é
mesmo?
Assim
como as bolas também poderiam ser: brancas, grandes, murchas, pequenas, de
futebol, de vôlei, entre outros. O mesmo aconteceria com a palavra boneca, pois
ela poderia ser de plástico, amarela, bonita, grande, pequena, e muitas outras.
Então,
Adjetivo é termo que qualifica o substantivo, indicando-lhe uma característica, qualidade ou defeito.
ATIVIDADE V
Leia a tira de Ziraldo e responda às questões
de 1 a 3.
Observe essas imagens:
1. Julieta diz ao
Menino Maluquinho que cada pessoa a caracteriza de modo diferente.
a) Que adjetivo a mãe
emprega para caracterizar a filha? E o pai?
b) O que as visitas
pensam de Julieta?
2.
Por que você acha que as pessoas têm opiniões tão
diferentes sobre Julieta?
3.
E você? Como você acha que é? Empregue três ou mais
adjetivos para caracterizar-se.
4. Escreva o adjetivo
que expressa a principal característica que devem ter os substantivos abaixo.
Veja o exemplo:
tesoura => cortante bola => redonda
a)
água que se bebe
b)
uma balança
c)
um amigo
d)
um juiz
e)
o ar
5.
Em seu caderno, associe as colunas, relacionando os
substantivos com os adjetivos mais adequados:
a)
canto I.
corajoso
b)
mentira II. harmonioso
c)
fogo III. vergonhosa
d)
soldado IV. transparente
e)
vidro V. ardente
6.
Circule ao adjetivos dos trechos abaixo:
a)
“Vimos que os jovens, Principalmente as moças,
Lindas, elegantes e educadas, Fazem muito mal em escutar Qualquer tipo de gente.”
7. Encontre os
adjetivos no caça-palavras
BOM TRABALHO, AMORES!
Sugestão de vídeo: Adjetivos - Aula com exercícios – YouTube https://www.youtube.com ›
watch
Nenhum comentário:
Postar um comentário