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quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atividades de Matemática 6º ano - Professora Viviane

 

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA REFERENTE AO PERÍODO DE 21/07 a 31/08/2020

TURMAS: 6º CM, MS, Z, AM                                           PROFESSORA: VIVIANE CUNHA


·         AULA 2

EXERCÍCIOS

 

1.      Veja o número de pontos que uma equipe marca de acordo com a sua classificação em cada fase de uma gincana:



 

Nessa gincana a equipe azul chegou 5 vezes em 1º lugar, 8 vezes em 2º lugar e 2 vezes em 3º lugar.

Nessas condições:

a) Escreva uma expressão numérica para representar quantos pontos a equipe marcou nessa gincana.

b) Quantos pontos ela marcou?

 

 

2.   Se você colocar convenientemente os parênteses, a expressão 20 + 40 – 30 : 5 terá um valor igual a 22. Escreva essa expressão com os parênteses.

 

 

3.      Resolva as expressões numéricas:

 



 

4. Monte uma expressão numérica e obtenha o resultado.





30 : 10 = 3

Se 30 é divisível por 10, então 10 é divisor de 30.

O conjunto dos divisores de 30 é D(30) = {1, 2, 3, 5, 6, 10, 15, 30}

Observações:

·         O zero não é divisor de nenhum número natural.

·         Todo número natural diferente de zero tem como divisores o número 1 e ele mesmo.

·         O conjunto dos divisores de um número é finito.

 

EXERCÍCIOS

1)      Escreva todos os divisores de:

a.         6= ________________________________________________

b.        8 = _______________________________________________

c.         9= ________________________________________________

d.        12= ________________________________________________

e.         15= _______________________________________________

f.          21= _______________________________________________

g.        23= ________________________________________________

h.        24= ______________________________________________

i.          30= _______________________________________________

j.          31= _____________________________________________

k.        32= ______________________________________________

l.          35= ________________________________________________

m.      39= _______________________________________________

n.        40= ________________________________________________

o.        41= _________________________________________________

p.        42= _______________________________________________

 

2)      Marque V ou F:

a.              (      ) Zero é o menor divisor de um número.

b.             (      ) O maior divisor de um número é ele mesmo.

c.              (      ) O conjunto dos divisores de um número é finito.

d.             (      ) O menor divisor de um número natural é o número 1.

e.              (      ) Todo número natural possui pelo menos 3 divisores.

·         AULA 5

EXERCÍCIOS

 

1.         Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

a)        ( ) Todo número par é divisível por 8.

b)        ( ) Todo número primo apresenta apenas dois divisores naturais.

c)         ( ) Todo número divisível por 4 é par.

d)        ( ) Todo número divisível por 6 é também divisível por 3.


1.    Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

a)        ( ) 180 é múltiplo de 18

b)        ( ) 100 é divisível por 20

c)         ( ) 350 é múltiplo de 10

d)        ( ) 400 é divisível por 300

2.    Lucas escreveu no caderno todos os números naturais divisores de 32. Responda:

a)        Quais são os divisores naturais do mero 32?

b)        Qual é a soma desses divisores?

3.        Observe, abaixo, o relógio que indica 24 horas.






Em relação aos números que indicam as horas, responda:

a)        quais são múltiplos de 2?

b)        quais são múltiplos de 3?

c)        quais são múltiplos de 4?

d)        quais são múltiplos de 5?

e)        quais são múltiplos de 6?

4.      Escreva todos os números naturais menores que 200 e que são múltiplos de 15.

5.      Escreva:

a)   o menor número natural, múltiplo de 11, com três algarismos;

b)   o maior número natural, múltiplo de 10, com três algarismos;

c)    o maior número natural,  múltiplo de 6, com dois algarismos.

6.      Considerando os números naturais compreendidos entre 501 e 1 001, escreva:

a)   o maior múltiplo de 3;

b)   o maior múltiplo de 5;

c)    o menor múltiplo de 11;

d)   o menor múltiplo de 50.

 

 

·         AULA 6

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1.    Camila comprou uma sombrinha por R$ 18,00, uma bota por R$ 98,00 e um casaco por R$ 620,00 Quanto Cínara gastou ao todo?

 

2.    Um menino vendendo jornais no primeiro dia do trabalho, recebeu R$ 15,00 no segundo dia R$ 35,00 a mais que o primeiro dia e no terceiro dia recebeu R$ 6,00 a mais que no fim do segundo dia. Quanto recebeu ao todo?

 

3.    Calcule a soma de 5 números, sabendo-se que o primeiro é 4 e os seguintes valem o dobro do anterior.

 

4.    Paguei uma dívida em 4 prestações mensais na 1º prestação paguei R$ 250,00 e nas seguintes R$ 30,00 mais que a primeira. Qual era a dívida?

 

5.    Com 78 prestações mensais iguais de 649 reais posso comprar um carro. Quanto vou pagar por esse carro?

 

6.    Uma máquina produz 15 072 peças em 12 horas de funcionamento. Supondo que essa máquina mantenha o mesmo ritmo de produção, qual a quantidade de peças que irá produzir em 4 horas?

 

7.     (Projeto (pro)seguir) - DC). Uma professora de uma das escolas da rede municipal de Duque de Caxias deixou uma certa conta em seu quadro, mas algum aluno apagou três algarismos das parcelas desta conta:

 


Qual o valor da soma dos algarismos apagados?

A) 165                         B) 19                     C) 21                       D)2

DIVISIBILIDADE

            Dizemos que um número é divisível por outro quando ocorre divisão exata. Assim:

·         58 é divisível por 2 porque a divisão é exata.

·         79 não é divisível por 3 porque a divisão não é exata.





1.      Calcule as potências e raízes:

a. 

b.

c. 

d.

e. 

f. 

g.

h.

i. 

j. 

k.

l. 

 

2.      Escreva todos os divisores de:

a.       25=

b.      30=

c.       49=

d.      50=

e.       60=

f.        39=

g.      48=

h.      100=

 

3.      Em qual das sequências abaixo, podemos encontrar apenas divisores de 40?

a.       1, 2, 3, 4, 5, 6, 10 e 40

b.      1, 2, 4, 5, 8, 10, 20 e 40

c.       0, 1, 3, 5, 10 e 20

d.      1, 2, 4, 5, 6, 8, 10, 20 e 40

 

4.      Escreva:

a.       todos os múltiplos de 3 menores que 20

b.      todos os múltiplos de 8 maiores que 50 e menores que 90

c.       todos os múltiplos de 9 menores que 40

d.      todos os múltiplos de 10 maiores que 100 e menores que 160

 

5.      Considere os números: 432 – 621 – 824 – 2136 – 15144 – 3210 – 10345 

Utilizando as regras de divisibilidade, responda:

a.       Quais destes números são divisíveis por 2?

b.      Quais são divisíveis por 3?

c.       Quais são divisíveis por 2 e 3 ao mesmo tempo?

d.      Quais são divisíveis por 5?

e.       Quais são divisíveis por 10?

 

·         AULA 9

Ø  Sugestão de vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=cnKAsX7_Sag

NÚMEROS PRIMOS



EXERCÍCIOS

1.      Determine todos os divisores de:

a.       11

b.      12

c.       13

d.      14

e.       15

f.        16

g.      17

h.      18

i.        19

j.        20

k.      21

l.        22

m.    23

n.      24

o.      25

 

2.      Conforme as respostas do nº1, responda:

a.             Quais dos números são primos?

b.             E quais são compostos?

 

3.      Escreva todos os números primos do 1 ao 50.

 

4.      Qual das sequências abaixo possui apenas números primos?

a.       10, 21, 37 e 43

b.      11, 21, 31 e 41

c.       17, 19, 31, 41 e 53

d.      13, 17, 18, 21 e 29

 

·         AULA 10

 




·         AULA 12

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

 

1.    Resolva as operações a seguir:

a.    10487 x 117=

b.    21345 x 123=

c.    12008 x 208=

d.    32021 x 281=

e.    18045 x 315=

f.     44160 : 6=

g.    2397 : 17=

h.    1442 : 14=

i.      21000 : 15=

j.      48622 : 23=

 

2.    Uma empresa, com 15 funcionários, decidiu dar um prêmio para seus funcionários. O valor separado para essa bonificação é de R$ 3.750,00 e esse valor deve ser distribuído igualmente a todos os funcionários. Quanto cada um receberá?

 

3.    A Secretaria de Educação de um município vai distribuir 5760 livros para 36 salas de aula do ensino fundamental. Cada sala de aula tem 40 alunos.

a.    Quantos livros serão distribuídos em cada sala?

b.    Quantos livros cada aluno irá receber?

 

4.    A lotação máxima de certo estádio é de 45636 pessoas.

a.    Sabendo que para o jogo de domingo já foram vendidas a metade dos ingressos, quantos ingressos ainda estão disponíveis para venda?

b.    Se todos os ingressos forem vendidos, quanto será arrecadado sabendo que cada ingresso custa R$ 18,00?

 

5.    Uma ação comunitária arrecadou 14700 quilos de alimentos não perecíveis para distribuir igualmente entre 25 comunidades carentes. Quantos quilos de alimentos receberá cada comunidade?

 

6.    Haverá uma reunião da associação de moradores para decidir quais medidas de melhoria serão realizadas no bairro. 294 moradores confirmaram presença, a reunião será em outro bairro, por isso os moradores irão de ônibus. Sabendo que cada ônibus comporta 42 passageiros, quantos ônibus serão necessários para transportar todos os moradores?

7.    Na revista Isto É de 23/02/2005 foi publicado a quantidade (em toneladas), dos países que mais emitiram CO2 na atmosfera no ano de 2000.


Determine a diferença, em toneladas, de emissão de CO2 entre:

a)       EUA e Japão =

b)      China e Rússia =

c)       Brasil e Japão =

d)      EUA e Rússia =

 AULA 13


AULA 14


Ø  Sugestão de vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=lcYJxBlSB5I , https://www.youtube.com/watch?v=AYD1Hu-eV7w e https://www.youtube.com/watch?v=MGKDo7L8j84

ÂNGULOS

Os ângulos podem ser encontrados em diferentes lugares: na natureza, nas construções, bem como em diferentes objetos que utilizamos em nosso cotidiano. Denomina-se como ângulo o encontro entre duas semirretas que partem de um mesmo lugar.




Observamos na figura anterior diferentes ângulos, lados dos ângulos e os vértices do ângulo. Vamos entender melhor cada um?

·         Ângulo: Â.

·         Lados do ângulo: - semirreta que sai de A e chega em B;
- semirreta que sai de A e chega em C.

·         Vértice do ângulo: ponto A.

 

·         Ângulo: Ê.

·         Lados do ângulo:

- semirreta que sai de E e chega em D;

- semirreta que sai de E e chega em F.

·         Vértice do ângulo: ponto E.

Como destacamos anteriormente, os ângulos possuem tamanhos e formas diferentes, as quais também podemos observar em diferentes objetos, como na mesa, papel, cubo, tesoura, pedaço de pizza e outros. Veja um exemplo:



ângulo mais comumente encontrado em nosso cotidiano é o ângulo reto, que é o ângulo de 90º. Ele está presente nos mais diferentes lugares e objetos, como nos cadernos, televisão, estantes, entre outros.

 

Qual é a classificação dos ângulos?

Agora que você sabe identificar nos diferentes objetos à sua volta os ângulos, você deve conhecer um pouco mais sobre sua classificação. Existem três tipos básicos: o agudo, o reto e o obtuso. Observe o exemplo a seguir:


EXERCÍCIOS

AULA 16


EXERCÍCIOS











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