ATIVIDADES
DE MATEMÁTICA REFERENTE AO PERÍODO DE 21/07 a 31/08/2020
TURMAS:
6º CM, MS, Z, AM PROFESSORA:
VIVIANE CUNHA
·
AULA 2
EXERCÍCIOS
1.
Veja
o número de pontos que uma equipe marca de acordo com a sua classificação em
cada fase de uma gincana:
Nessa gincana a
equipe azul chegou 5 vezes em 1º lugar, 8 vezes em 2º lugar e 2 vezes em 3º
lugar.
Nessas condições:
a) Escreva uma
expressão numérica para representar quantos pontos a equipe marcou nessa
gincana.
b) Quantos pontos
ela marcou?
2.
Se
você colocar convenientemente os parênteses, a expressão 20 + 40 – 30 : 5 terá um valor igual a 22. Escreva essa expressão
com os parênteses.
3.
Resolva
as expressões numéricas:
4. Monte uma
expressão numérica e obtenha o resultado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEis3kmEwdfu8YVab6SvfE_RBNWIqz8nt1PxurfZVEHmAJglhoUaXECPSY-Vqwv9js8vP6mYsFSMoIrNJXrHKLTGdQ-61dk1t1xawxdq2j-WedRBu-OKD8EiT925t-HH0bhDFRUoaxSJvCw/w588-h964/image.png)
30 : 10 = 3
Se 30 é divisível por 10, então 10 é divisor de 30.
O conjunto dos divisores de 30 é D(30) = {1, 2, 3, 5,
6, 10, 15, 30}
Observações:
·
O
zero não é divisor de nenhum número natural.
·
Todo
número natural diferente de zero tem como divisores o número 1 e ele mesmo.
·
O
conjunto dos divisores de um número é finito.
EXERCÍCIOS
1) Escreva
todos os divisores de:
a.
6=
________________________________________________
b.
8 =
_______________________________________________
c.
9=
________________________________________________
d.
12=
________________________________________________
e.
15=
_______________________________________________
f.
21=
_______________________________________________
g.
23=
________________________________________________
h.
24=
______________________________________________
i.
30=
_______________________________________________
j.
31=
_____________________________________________
k.
32=
______________________________________________
l.
35= ________________________________________________
m. 39=
_______________________________________________
n.
40=
________________________________________________
o.
41=
_________________________________________________
p.
42=
_______________________________________________
2) Marque
V ou F:
a.
(
) Zero é o menor divisor de um número.
b.
(
) O maior divisor de um número é ele mesmo.
c.
(
) O conjunto dos divisores de um número é finito.
d.
(
) O menor divisor de um número natural é o número 1.
e.
(
) Todo número natural possui pelo menos 3 divisores.
·
AULA
5
EXERCÍCIOS
1.
Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
a)
( ) Todo número par é divisível por 8.
b)
( ) Todo
número primo apresenta apenas dois divisores naturais.
c)
( ) Todo número divisível por 4 é par.
d)
( ) Todo
número divisível por 6 é também divisível por 3.
1.
Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
a)
( ) 180 é múltiplo de 18
b)
( ) 100 é divisível por 20
c)
( ) 350 é múltiplo de 10
d)
( ) 400 é divisível por 300
2. Lucas
escreveu no caderno todos os números naturais divisores de 32. Responda:
a)
Quais são
os divisores naturais do número 32?
b)
Qual é a soma desses divisores?
3.
Observe, abaixo, o relógio que indica
24 horas.
Em relação aos números
que indicam as horas, responda:
a)
quais são múltiplos de 2?
b)
quais são múltiplos de 3?
c)
quais são múltiplos de 4?
d)
quais são múltiplos de 5?
e)
quais são múltiplos de 6?
4.
Escreva todos os
números naturais menores que 200 e que são múltiplos
de 15.
5.
Escreva:
a)
o menor
número natural, múltiplo de 11, com três algarismos;
b)
o maior
número natural, múltiplo de 10, com
três algarismos;
c)
o maior
número natural, múltiplo de
6, com dois algarismos.
6.
Considerando os
números naturais compreendidos entre 501 e 1 001, escreva:
a) o maior múltiplo de 3;
b) o maior múltiplo de 5;
c) o menor múltiplo de 11;
d) o menor múltiplo de 50.
·
AULA
6
EXERCÍCIOS
DE FIXAÇÃO
1. Camila comprou uma sombrinha por R$ 18,00, uma bota por R$ 98,00 e
um casaco por R$ 620,00 Quanto Cínara gastou ao todo?
2. Um menino vendendo jornais no primeiro dia do trabalho, recebeu R$
15,00 no segundo dia R$ 35,00 a mais que o primeiro dia e no terceiro dia
recebeu R$ 6,00 a mais que no fim do segundo dia. Quanto recebeu ao todo?
3. Calcule a soma de 5 números, sabendo-se que o primeiro é 4 e os
seguintes valem o dobro do anterior.
4. Paguei uma dívida em 4 prestações mensais na 1º prestação paguei
R$ 250,00 e nas seguintes R$ 30,00 mais que a primeira. Qual era a dívida?
5. Com 78 prestações mensais iguais de 649
reais posso comprar um carro. Quanto vou pagar por esse carro?
6. Uma máquina produz 15 072 peças em 12
horas de funcionamento. Supondo que essa máquina mantenha o mesmo ritmo de
produção, qual a quantidade de peças que irá produzir em 4 horas?
7. (Projeto
(pro)seguir) - DC). Uma professora de uma das escolas da rede municipal de
Duque de Caxias deixou uma certa conta em seu quadro, mas algum aluno apagou
três algarismos das parcelas desta conta:
DIVISIBILIDADE
Dizemos
que um número é divisível por outro quando ocorre divisão exata. Assim:
·
58 é divisível por 2 porque a divisão é
exata.
·
79 não é divisível por 3 porque a divisão
não é exata.
1. Calcule
as potências e raízes:
a.
b.
c.
d.
e.
f.
g.
h.
i.
j.
k.
l.
2. Escreva
todos os divisores de:
a. 25=
b. 30=
c. 49=
d. 50=
e. 60=
f.
39=
g. 48=
h. 100=
3. Em
qual das sequências abaixo, podemos encontrar apenas divisores de 40?
a. 1,
2, 3, 4, 5, 6, 10 e 40
b. 1,
2, 4, 5, 8, 10, 20 e 40
c. 0,
1, 3, 5, 10 e 20
d. 1,
2, 4, 5, 6, 8, 10, 20 e 40
4. Escreva:
a. todos
os múltiplos de 3 menores que 20
b. todos
os múltiplos de 8 maiores que 50 e menores que 90
c. todos
os múltiplos de 9 menores que 40
d. todos
os múltiplos de 10 maiores que 100 e menores que 160
5.
Considere
os números: 432 – 621 – 824 – 2136
– 15144 – 3210 – 10345
Utilizando as regras de
divisibilidade, responda:
a.
Quais
destes números são divisíveis por 2?
b.
Quais
são divisíveis por 3?
c.
Quais
são divisíveis por 2 e 3 ao mesmo tempo?
d.
Quais
são divisíveis por 5?
e.
Quais
são divisíveis por 10?
·
AULA 9
Ø Sugestão de vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=cnKAsX7_Sag
EXERCÍCIOS
1. Determine
todos os divisores de:
a. 11
b. 12
c. 13
d. 14
e. 15
f.
16
g. 17
h. 18
i.
19
j.
20
k. 21
l.
22
m. 23
n. 24
o. 25
2. Conforme
as respostas do nº1, responda:
a.
Quais dos números são primos?
b.
E quais são compostos?
3. Escreva
todos os números primos do 1 ao 50.
4. Qual
das sequências abaixo possui apenas números primos?
a. 10,
21, 37 e 43
b. 11,
21, 31 e 41
c. 17,
19, 31, 41 e 53
d. 13,
17, 18, 21 e 29
·
AULA
10
|
·
AULA
12
EXERCÍCIOS
DE FIXAÇÃO
1. Resolva
as operações a seguir:
a. 10487
x 117=
b. 21345
x 123=
c. 12008
x 208=
d. 32021
x 281=
e. 18045
x 315=
f. 44160
: 6=
g. 2397
: 17=
h. 1442
: 14=
i. 21000
: 15=
j. 48622
: 23=
2. Uma
empresa, com 15 funcionários, decidiu dar um prêmio para seus funcionários. O
valor separado para essa bonificação é de R$ 3.750,00 e esse valor deve ser
distribuído igualmente a todos os funcionários. Quanto cada um receberá?
3. A
Secretaria de Educação de um município vai distribuir 5760 livros para 36 salas
de aula do ensino fundamental. Cada sala de aula tem 40 alunos.
a. Quantos
livros serão distribuídos em cada sala?
b. Quantos
livros cada aluno irá receber?
4. A
lotação máxima de certo estádio é de 45636 pessoas.
a. Sabendo
que para o jogo de domingo já foram vendidas a metade dos ingressos, quantos
ingressos ainda estão disponíveis para venda?
b. Se
todos os ingressos forem vendidos, quanto será arrecadado sabendo que cada ingresso
custa R$ 18,00?
5. Uma
ação comunitária arrecadou 14700 quilos de alimentos não perecíveis para
distribuir igualmente entre 25 comunidades carentes. Quantos quilos de
alimentos receberá cada comunidade?
6. Haverá
uma reunião da associação de moradores para decidir quais medidas de melhoria
serão realizadas no bairro. 294 moradores confirmaram presença, a reunião será
em outro bairro, por isso os moradores irão de ônibus. Sabendo que cada ônibus
comporta 42 passageiros, quantos ônibus serão necessários para transportar
todos os moradores?
7.
Na
revista Isto É de 23/02/2005 foi publicado a quantidade (em toneladas), dos
países que mais emitiram CO2 na atmosfera no ano de 2000.
Determine a diferença, em toneladas, de
emissão de CO2 entre:
a)
EUA e Japão =
b)
China e Rússia =
c)
Brasil e Japão =
d)
EUA e Rússia =
AULA 13
AULA 14
Ø
Sugestão de vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=lcYJxBlSB5I
, https://www.youtube.com/watch?v=AYD1Hu-eV7w
e https://www.youtube.com/watch?v=MGKDo7L8j84
ÂNGULOS
Os ângulos podem ser
encontrados em diferentes lugares: na natureza, nas construções, bem como em
diferentes objetos que utilizamos em nosso cotidiano. Denomina-se como ângulo o encontro
entre duas semirretas que
partem de um mesmo lugar.
Observamos na figura anterior diferentes ângulos, lados
dos ângulos e os vértices do ângulo. Vamos entender melhor cada um?
·
Ângulo: Â.
·
Lados do ângulo: -
semirreta que sai de A e chega em B;
- semirreta que sai de A e chega em C.
·
Vértice do ângulo:
ponto A.
·
Ângulo: Ê.
·
Lados do ângulo:
- semirreta que sai de E e chega
em D;
- semirreta que sai de E e chega
em F.
·
Vértice do ângulo:
ponto E.
Como destacamos anteriormente, os ângulos
possuem tamanhos e formas diferentes, as quais também podemos observar
em diferentes objetos, como na mesa, papel, cubo, tesoura, pedaço de pizza e
outros. Veja um exemplo:
O ângulo mais comumente encontrado em nosso
cotidiano é o ângulo reto, que é o ângulo de 90º. Ele está presente
nos mais diferentes lugares e objetos, como nos cadernos, televisão, estantes,
entre outros.
Qual é a classificação dos ângulos?
Agora que você sabe identificar nos diferentes objetos à
sua volta os ângulos, você deve conhecer um pouco mais sobre sua classificação.
Existem três tipos básicos: o agudo, o reto e o obtuso.
Observe o exemplo a seguir:
EXERCÍCIOS
AULA 16
EXERCÍCIOS
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