PREFEITURA DE MONTES
CLAROS- MG
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL
ROzENDA ZANE
Atividade 1
Professora: Cláudia Regina Disciplina: Geografia Turma: 7º Marcos Rey
Período: 14/04 a 30/04 1º Bimestre Carga horária Prevista: 03 aulas
Prezado aluno, para resolver essa atividade consulte o seu caderno de
Geografia. Releia os textos, observe os mapas e atividades realizadas em sala
de aula. Responda em folhas do seu caderno, depois anexe a esta folha. Confie
em seu potencial!
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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AVALIAÇÃO
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I- O Território Brasileiro:
·
Localização e extensão do território
brasileiro;
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·
Conhecer a localização do território
brasileiro na América do Sul e no mundo.
·
Conhecer a extensão do território brasileiro,
sua posição em relação a outros países do mundo,
|
·
Resolver a atividade proposta;
·
Pesquisar no dicionário dos termos: soberania,
nação, território, fronteira, país, estado;
·
Pesquisar na internet e/ou em livros sobre
territórios contínuos e descontínuos e também sobre o Território Ultramarino
na América do Sul;
|
1- Leia o texto a seguir.
Extensão
territorial do Brasil
O
Brasil é um dos países mais extensos do mundo, com uma área de 8.514.876 km2.
Essa imensidão de terras constitui o nosso território, isto é, a porção do
espaço terrestre sobre a qual a nação brasileira exerce domínio e soberania.
Poucos países do mundo possuem um território tão vasto quanto o brasileiro,
existindo, inclusive, dezenas de países menores que muitos estados do Brasil.
O
território brasileiro tem ainda uma outra característica: ele é todo contínuo.
Com exceção de algumas ilhas oceânicas, nosso país não possui territórios
separados. Entretanto, existem alguns países do mundo cujo território é
descontínuo. O Alasca, por exemplo, que é um dos 50 estados que compõem o
território dos Estados Unidos, localiza-se a algumas centenas de quilômetros de
distância da maior parte do país.
a) O que significa dizer que o
Brasil é um país com território contínuo?
b) Isso facilita ou dificulta a
proteção das fronteiras?
2- Qual a posição do Brasil no ranking de extensão territorial entre países? Ser grande traz problema em relação a as fronteiras? Explique.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy5Z1TrWp7A-FmI8zypOE3CJg_xi2iYJ9LOPARFnDA8bNaQkRvGF6YWu3q6ICCuCCgVYis37MDZ7oMBXyPn5flsfrX9HFC-5Kbb-w3zOfZNhDk7Mx9zQZwv8Agw3-cqc5SvXrTjqitufU/s400/Claudinha+3.png)
3- Observe o mapa da América do
Sul, depois resolva as questões propostas.
a) Que países da América do Sul
fazem fronteira com o Brasil?
b) Quais são os dois únicos
países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?
c) Que países da América do Sul
são cortados pelo Trópico de Capricórnio? E pela Linha do Equador?
d) Pesquise sobre o território de
ultramar (ou ultramarino) existente na América do Sul. Elabore um parágrafo
explicativo sobre ele e depois faça uma conclusão pessoal (o que você entendeu
sobre a pesquisa).
4- Observe o mapa do Brasil e
resolva.
a) Identifique cada estado
brasileiro com suas respectivas siglas.
b) Colorir cada região do Brasil
com uma cor diferente (exceto o azul).
c) Preencher a legenda conforme você coloriu no mapa.
d) Que estados
brasileiros se limitam com Minas Gerais?
e) Que estados brasileiros são
cortados pela Linha do Equador? E pelo Trópico de Capricórnio?
f) Relacione todos os estados que
pertence a Região Nordeste.
5- Procure no dicionário o significado das palavras à
seguir. Depois elabore uma frase geograficamente correta com cada uma das
palavras.
a) soberania: b) nação:
c) território: d) fronteira:
e) país: f) estado:
Atividade 2
Professora: Cláudia Regina Disciplina: Geografia Turma: 7º Marcos Rey
Período: 14/04 a 30/04 1º Bimestre Carga horária Prevista: 03 aulas
Nome:
___________________________________________________
Prezado aluno, para resolver essa atividade consulte o seu caderno de
Geografia. Releia os textos, observe os mapas e atividades realizadas em sala
de aula. Responda em folhas do seu caderno, depois anexe a esta folha. Confie
em seu potencial!
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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AVALIAÇÃO
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I- O Território Brasileiro:
·
Pontos extremos do território;
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·
Conhecer os pontos extremos do Brasil
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·
Resolver a atividade proposta;
·
Realizar pesquisa onde estão localizados os pontos
extremos do Brasil;
|
1- Leia o texto a seguir.
Pontos
extremos do Brasil
Em extensão latitudinal,
o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em
Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio
Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de
4.394 km. Na extensão longitudinal,
os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da
Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João
Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é
de 4.319km². Repare que as distâncias entre os pontos extremos de leste a oeste
e de norte a sul são praticamente equivalentes, com a diferença de apenas 75
km.
Importância
A identificação desses pontos extremos marca a
importância do debate acerca das fronteiras de
cada país e a consequente necessidade de conhecer e ocupar o território. Essas
demarcações também são importantes para estimular as questões turísticas nessas
regiões, que se valem dessas peculiaridades para agregar valor ao turismo local
e, assim, tornarem-se mais conhecidas no país e no exterior.
1- Faça uma pesquisa apresentando as principais
características de cada um dos estados e também dos municípios onde estão
localizados cada um dos pontos extremos do Brasil. Não se esqueça de citar e
localizar em um mapa os países da América do Sul que fazem fronteira com o
Brasil nessas localidades. Ilustre o seu trabalho com imagens e mapas, depois
elabore uma conclusão pessoal. Deixe a sua pesquisa no caderno, na parte de
pesquisas.
2- Leia o poema a seguir.
Brasis
(...) Tem um Brasil que é próspero, outro não muda.
Um Brasil que investe outro que suga.
Um de sunga, outro de gravata.
Tem um que faz amor e tem o outro que mata.
Um Brasil que investe outro que suga.
Um de sunga, outro de gravata.
Tem um que faz amor e tem o outro que mata.
(...) Tem um Brasil que soca outro que apanha.
Um Brasil que saca, outro que chuta.
Perde, ganha, sobe, desce...
Vai à luta bate bola, porém, não vai à escola.
Perde, ganha, sobe, desce...
Vai à luta bate bola, porém, não vai à escola.
(...) Oh pindorama, eu quero seu porto seguro,
Suas palmeiras, suas feiras, seu café...
Suas riquezas, praias, cachoeiras.
Suas palmeiras, suas feiras, seu café...
Suas riquezas, praias, cachoeiras.
Quero ver o seu povo de cabeça em pé!
Trechos da musica interpretada por
Seu Jorge
Fonte: http://brasis.seujorge.letrasdemusicas.com.br/
1- Após ler os trechos da musica
“Brasis” citados, responda em seu caderno de Geografia.
a) O que o autor da letra da musica quer dizer nos
versos citados?
b) O que há na letra da musica que podemos relacionar com a realidade do
Brasil hoje?
c) Qual a relação entre o poema com o imenso tamanho, tanto no tamanho
Norte-Sul e Leste-Oeste, do nosso país?
d) Ilustre o poema com recortes
de jornais e/ou revistas.
2- Responda em seu caderno de Geografia:
a) Como se chamam os símbolos que representam as Unidades Federadas do
Brasil?
b) Qual é a menor Unidade Federada do Brasil?
c) Qual é a menor Unidade Federada do Brasil?
3- Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) o Brasil é um país com dimensões continentais.
b) a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância
de seus pontos extremos.
c) a localização do Brasil indica-se por longitudes no hemisfério ocidental.
d) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade (igualdade)
climática do país.
Atividade 3
Professora: Cláudia Regina Disciplina: Geografia Turma: 7º Marcos Rey
Período: 14/04 a 30/04 1º Bimestre Carga horária Prevista: 02 aulas
CONTEÚDO
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OBJETIVOS
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AVALIAÇÃO
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I- O Território Brasileiro:
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Fusos Horários
no Brasil;
|
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Conhecer os
Fusos Horários do Brasil.
·
Resolver
continhas de Fusos Horários.
|
·
Resolver a
atividade proposta;
|
Leia o texto à seguir. Observe o mapa,
depois responda as questões propostas.
No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do
Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a
menos em relação ao meridiano principal.
Os fusos horários no Brasil tiveram início em 1913,
quando o presidente Hermes da Fonseca (1855-1923) assina o decreto n° 2.784, do
qual se instituiu quatro fusos no país.
Fusos do Brasil
Como o Brasil possui dimensões continentais, seu
território contém mais de um fuso horário.
·
Fuso 1: A 30° do GMT, surge o primeiro fuso
brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de
Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.
·
Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao
meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal. Este fuso
compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário
de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como os estados de Goiás,
Tocantins, Pará e Amapá.
·
Fuso 3: A 60° do Greenwich Mean Time (GMT),
que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia,
Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, subtrai-se quatro horas em relação ao meridiano
0°.
·
Fuso 4: No extremo oeste do Brasil teremos
o ultimo fuso horário, localizado a -75° do Meridiano de Greenwich e com cinco horas subtraídas daquele meridiano à GMT.
Contudo, em 24 de abril de 2008, a Lei Federal nº 11.6622 extinguiu este fuso.
Porém, devido a impopularidade desta medida, foi restabelecido em 30 de outubro
de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário abarca o estado do Acre, e os
municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé,
Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de
Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.
1- Elabore um parágrafo explicativo sobre os Fusos Horários do
Brasil.
2- Que estados brasileiros possuem o horário oficial do Brasil?
3- Quais são as ilhas oceânicas que estão localizadas no 1º fuso
horário brasileiro?
4- O aconteceu com o 4º Fuso Horário Brasileiro em 24/04/2008?
5- Se em Brasília forem 12:00
quantas horas serão:
a) na ilha de Fernando de
Noronha:
b) em Montes Claros.
c) em Porto Velho
(Rondônia)
d) em Manaus (Amazonas)
6- O estado que nós moramos se localiza em qual fuso horário?
7- Imagine que a Seleção Brasileira de Futebol tenha sido
convidada a participar de jogos amistosos. Calcule o horário dos jogos nos
locais abaixo relacionados, sabendo que eles ocorrerão sempre às 12 horas de
Brasília (DF).
a) Em Natal (RN):
b) Em Goiânia (GO):
c) Em Campo Grande (MS):
d) Em Boa Vista (RR)
e) Em Belém (PA)
8- Leia os quadrinhos e responda as questões.
a) O que Lino, amigo de Charlie Brown, quer dizer com a frase: “Em
algumas partes do mundo, amanhã já é hoje e hoje já é ontem”? Por que isso
acontece?
b) Caso você estivesse em Rio Branco, capital do estado do Acre, e
lá fossem 23 horas, em Salvador seria ontem, hoje ou amanhã em relação à sua
localização?
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