Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividade de Geografia 7º Ano - Professora Cláudia Regina


PREFEITURA DE MONTES CLAROS- MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROzENDA ZANE

Atividade 1

Professora: Cláudia Regina       Disciplina: Geografia                    Turma: 7º Marcos Rey                 
Período: 14/04 a 30/04             1º Bimestre                                     Carga horária Prevista: 03 aulas

Prezado aluno, para resolver essa atividade consulte o seu caderno de Geografia. Releia os textos, observe os mapas e atividades realizadas em sala de aula. Responda em folhas do seu caderno, depois anexe a esta folha. Confie em seu potencial!
CONTEÚDO
OBJETIVOS
AVALIAÇÃO
I- O Território Brasileiro:

·         Localização e extensão do território brasileiro;


·         Conhecer a localização do território brasileiro na América do Sul e no mundo.
·         Conhecer a extensão do território brasileiro, sua posição em relação a outros países do mundo,
·         Resolver a atividade proposta;
·         Pesquisar no dicionário dos termos: soberania, nação, território, fronteira, país, estado;
·         Pesquisar na internet e/ou em livros sobre territórios contínuos e descontínuos e também sobre o Território Ultramarino na América do Sul;


1- Leia o texto a seguir.
Extensão territorial do Brasil


                O Brasil é um dos países mais extensos do mundo, com uma área de 8.514.876 km2. Essa imensidão de terras constitui o nosso território, isto é, a porção do espaço terrestre sobre a qual a nação brasileira exerce domínio e soberania. Poucos países do mundo possuem um território tão vasto quanto o brasileiro, existindo, inclusive, dezenas de países menores que muitos estados do Brasil.
                O território brasileiro tem ainda uma outra característica: ele é todo contínuo. Com exceção de algumas ilhas oceânicas, nosso país não possui territórios separados. Entretanto, existem alguns países do mundo cujo território é descontínuo. O Alasca, por exemplo, que é um dos 50 estados que compõem o território dos Estados Unidos, localiza-se a algumas centenas de quilômetros de distância da maior parte do país.

a) O que significa dizer que o Brasil é um país com território contínuo?
b) Isso facilita ou dificulta a proteção das fronteiras?




2- Qual a posição do Brasil no ranking de extensão territorial entre países? Ser grande traz problema em relação a as fronteiras? Explique.













3- Observe o mapa da América do Sul, depois resolva as questões propostas.


a) Que países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil?
b) Quais são os dois únicos países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?
c) Que países da América do Sul são cortados pelo Trópico de Capricórnio? E pela Linha do Equador?
d) Pesquise sobre o território de ultramar (ou ultramarino) existente na América do Sul. Elabore um parágrafo explicativo sobre ele e depois faça uma conclusão pessoal (o que você entendeu sobre a pesquisa).

4- Observe o mapa do Brasil e resolva.

a) Identifique cada estado brasileiro com suas respectivas siglas.

b) Colorir cada região do Brasil com uma cor diferente (exceto o azul).
c) Preencher a legenda  conforme você coloriu no mapa. 
d) Que estados brasileiros se limitam com Minas Gerais?
e) Que estados brasileiros são cortados pela Linha do Equador? E pelo Trópico de Capricórnio?
f) Relacione todos os estados que pertence a Região Nordeste.

5- Procure no dicionário o significado das palavras à seguir. Depois elabore uma frase geograficamente correta com cada uma das palavras.

a) soberania:                       b) nação:
c) território:                       d) fronteira:
e)  país:                              f) estado:




     Atividade 2
Professora: Cláudia Regina                                        Disciplina: Geografia                    Turma: 7º Marcos Rey  
Período: 14/04 a 30/04                                                1º Bimestre                                      Carga horária Prevista: 03 aulas
Nome: ___________________________________________________
Prezado aluno, para resolver essa atividade consulte o seu caderno de Geografia. Releia os textos, observe os mapas e atividades realizadas em sala de aula. Responda em folhas do seu caderno, depois anexe a esta folha. Confie em seu potencial!
CONTEÚDO
OBJETIVOS
AVALIAÇÃO
I- O Território Brasileiro:

·         Pontos extremos do território;


·         Conhecer os pontos extremos do Brasil

·         Resolver a atividade proposta;
·         Realizar pesquisa onde estão localizados os pontos extremos do Brasil;

1- Leia o texto a seguir.


Pontos extremos do Brasil

Em extensão latitudinal, o Brasil possui os pontos extremos localizados ao norte, no Monte Caburaí, na nascente do rio Ailã, em Roraima; e, ao sul, no Arroio do Chuí, no Rio Grande do Sul. A distância entre esses dois pontos extremos de norte a sul é de 4.394 km. Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.319km². Repare que as distâncias entre os pontos extremos de leste a oeste e de norte a sul são praticamente equivalentes, com a diferença de apenas 75 km.
Importância
A identificação desses pontos extremos marca a importância do debate acerca das fronteiras de cada país e a consequente necessidade de conhecer e ocupar o território. Essas demarcações também são importantes para estimular as questões turísticas nessas regiões, que se valem dessas peculiaridades para agregar valor ao turismo local e, assim, tornarem-se mais conhecidas no país e no exterior.

1- Faça uma pesquisa apresentando as principais características de cada um dos estados e também dos municípios onde estão localizados cada um dos pontos extremos do Brasil. Não se esqueça de citar e localizar em um mapa os países da América do Sul que fazem fronteira com o Brasil nessas localidades. Ilustre o seu trabalho com imagens e mapas, depois elabore uma conclusão pessoal. Deixe a sua pesquisa no caderno, na parte de pesquisas.
2- Leia o poema a seguir.
Brasis
(...) Tem um Brasil que é próspero, outro não muda.
Um Brasil que investe outro que suga.
Um de sunga, outro de gravata.
Tem um que faz amor e tem o outro que mata.

(...) Tem um Brasil que soca outro que apanha.
Um Brasil que saca, outro que chuta.
Perde, ganha, sobe, desce...
Vai à luta bate bola, porém, não vai à escola.

(...) Oh pindorama, eu quero seu porto seguro,
Suas palmeiras, suas feiras, seu café...
Suas riquezas, praias, cachoeiras.
Quero ver o seu povo de cabeça em pé!
Trechos da musica interpretada por Seu Jorge
Fonte: http://brasis.seujorge.letrasdemusicas.com.br/


1- Após ler os trechos da musica “Brasis” citados, responda em seu caderno de Geografia.

a) O que o autor da letra da musica quer dizer nos versos citados?
b) O que há na letra da musica que podemos relacionar com a realidade do Brasil hoje?
c) Qual a relação entre o poema com o imenso tamanho, tanto no tamanho Norte-Sul e Leste-Oeste, do nosso país?
d) Ilustre o poema com recortes  de jornais e/ou revistas.

2- Responda em seu caderno de Geografia:

a) Como se chamam os símbolos que representam as Unidades Federadas do Brasil?
b) Qual é a menor Unidade Federada do Brasil?
c) Qual é a menor Unidade Federada do Brasil?

3- Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:

a) o Brasil é um país com dimensões continentais.
b) a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância de seus pontos extremos.
c) a localização do Brasil indica-se por longitudes  no hemisfério ocidental.
d) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade (igualdade) climática do país.
            

         Atividade 3

Professora: Cláudia Regina           Disciplina: Geografia              Turma: 7º Marcos Rey                 
Período: 14/04 a 30/04                 1º Bimestre                                Carga horária Prevista: 02 aulas

CONTEÚDO
OBJETIVOS
AVALIAÇÃO
I- O Território Brasileiro:

·         Fusos Horários no Brasil;


·         Conhecer os Fusos Horários do Brasil.
·         Resolver continhas de Fusos Horários.


·         Resolver a atividade proposta;


Leia o texto à seguir. Observe o mapa, depois responda as questões propostas.


No Brasil, existem 4 fusos horários. Os fusos do Brasil estão a oeste do Marco Zero, incluindo as ilhas oceânicas e variando de duas a cinco horas a menos em relação ao meridiano principal.
Os fusos horários no Brasil tiveram início em 1913, quando o presidente Hermes da Fonseca (1855-1923) assina o decreto n° 2.784, do qual se instituiu quatro fusos no país.
Fusos do Brasil

Como o Brasil possui dimensões continentais, seu território contém mais de um fuso horário.
·              Fuso 1: A 30° do GMT, surge o primeiro fuso brasileiro, o qual abarca as ilhas oceânicas do Atol das Rocas, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo, Trindade e Martim Vaz. O tempo é contado pela subtração de duas horas ao GMT.
·              Fuso 2: Ao atingir 45° em relação ao meridiano Zero, o país terá outro fuso, no qual se subtrai três horas do fuso principal. Este fuso compreende a maior parte do território nacional, incluindo o Federal (horário de Brasília), as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, bem como os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá.
·              Fuso 3: A 60° do Greenwich Mean Time (GMT), que corresponde aos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, e cerca de dois terços do estado do Amazonas, subtrai-se quatro horas em relação ao meridiano 0°.
·              Fuso 4: No extremo oeste do Brasil teremos o ultimo fuso horário, localizado a -75° do Meridiano de Greenwich e com cinco horas subtraídas daquele meridiano à GMT. Contudo, em 24 de abril de 2008, a Lei Federal nº 11.6622 extinguiu este fuso. Porém, devido a impopularidade desta medida, foi restabelecido em 30 de outubro de 2013 e vigora até hoje. Este fuso horário abarca o estado do Acre, e os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga, todos no estado do Amazonas.

1- Elabore um parágrafo explicativo sobre os Fusos Horários do Brasil.
2- Que estados brasileiros possuem o horário oficial do Brasil?
3- Quais são as ilhas oceânicas que estão localizadas no 1º fuso horário brasileiro?
4- O aconteceu com o 4º Fuso Horário Brasileiro em 24/04/2008?
5- Se em Brasília forem 12:00 quantas horas serão:
a) na ilha de Fernando de Noronha:
b) em Montes Claros.
c) em Porto Velho (Rondônia)
d) em Manaus (Amazonas)
6- O estado que nós moramos se localiza em qual fuso horário?

7- Imagine que a Seleção Brasileira de Futebol tenha sido convidada a participar de jogos amistosos. Calcule o horário dos jogos nos locais abaixo relacionados, sabendo que eles ocorrerão sempre às 12 horas de Brasília (DF).
a) Em Natal (RN):
b) Em Goiânia (GO):
c) Em Campo Grande (MS):
d) Em Boa Vista (RR)
e) Em Belém (PA)

8- Leia os quadrinhos e responda as questões.






a) O que Lino, amigo de Charlie Brown, quer dizer com a frase: “Em algumas partes do mundo, amanhã já é hoje e hoje já é ontem”? Por que isso acontece?
b) Caso você estivesse em Rio Branco, capital do estado do Acre, e lá fossem 23 horas, em Salvador seria ontem, hoje ou amanhã em relação à sua localização?                                           







Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!