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sábado, 20 de junho de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 8º ANO – PROFESSORA ANA JÚLIA LOPES MIRANDA




                        
 Atividade Aulas 01, 02 : semana 01/06 a 05/06

FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO


A função de nutrição do corpo humano relaciona-se com a obtenção, o processamento, a distribuição e com a excreção de resíduos provenientes dos alimentos que o corpo consome. Portanto, assim como a função de nutrição, os alimentos são fundamentais para a manutenção da vida. Os alimentos são retirados da natureza, seja do corpo de outro animal, seja do corpo das plantas. Os alimentos industrializados também têm sua origem na natureza, mas são beneficiados ou modificados nas indústrias, a partir de tecnologias especialmente desenvolvidas para esse fim. Todos os alimentos são formados por substâncias nutritivas, os nutrientes. Os nutrientes dos alimentos são: Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Sais Minerais e Vitaminas. Cada um desses nutrientes possui uma função especial no corpo. Precisamos receber diariamente uma certa quantidade de cada um dos 5 nutrientes. As Proteínas, os Carboidratos e os Lipídios devem ser ingeridos em quantidades diárias maiores (macronutrientes, medidos em gramas). Já os Sais Minerais e as Vitaminas devem ser ingeridos em quantidades bem pequenas (micronutrientes, medidos em miligramas), porém, não podem estar ausentes. É importante realizar a combinação de diferentes tipos de alimentos nas refeições, já que em cada alimento ocorre a predominância de um determinado nutriente. Assim, num mesmo prato, podemos ter os 5 nutrientes indispensáveis de uma vez só! Além disso, ao fazermos a combinação dos alimentos (e dos nutrientes), procuramos agradar ao paladar, associando o prazer a uma função que é obrigatória para a manutenção da vida. Os alimentos e os nutrientes podem ser classificados de acordo com a função especial que desempenham no corpo. 

ATIVIDADE

Alimento é todo material que fornece nutrientes para manter o organismo com vida. Os carboidratos são tipos de alimentos. Sobre eles não podemos afirmar que:
a) São as Gorduras e óleos
b) Alimento energético
c) Podem ser Polissacarídeo, Dissacarídeo ou Monossacarídeo
d) São exemplos Amido e celulose, Lactose, sacarose e maltose

2. Quanto aos lipídios é INCORRETO afirmar que:
a) São as Gorduras e óleos                           b) Origem Animal ou vegetal
c) Glicerol  e Ácido graxo são exemplos        d)  Formados de aminoácidos

3. Os sais minerais são alimentos importantes para o organismo. Assinale a alternativa ERRADA:

a) Cálcio e fósforo – formam os ossos e os dentes. Atuam no funcionamento de nervos e músculos. Encontrados em: laticínios, ovos, hortaliças (brócolis, espinafre, etc.)
b) Ferro – forma a hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio no sangue. Encontrado em: fígado, carne vermelha, gema de ovo, feijão e hortaliças.
c) Iodo – influencia no volume de água no corpo e atuam nas funções de músculos e nervos.  Encontrados em: sal de cozinha, frutas, verduras e feijão.   
d) Flúor – Participa da formação de ossos e dentes. Encontrado na maioria dos alimentos e na água.

4. Analise os itens sobre alimentos

I. Alimentos reguladores controlam o bom funcionamento do organismo e a conservação da saúde;
II. Alimento construtor contém nutrientes que colaboram na formação e no desenvolvimento do corpo e na reconstituição de tecidos.

Está(ão) correto(s)
a) I e II         
b) Somente I      
c) Somente II  
d) nenhum dos itens

5.    Com relação aos carboidratos assinale a alternativa correta:

a)  Também chamados glicídios, esses alimentos caracterizam-se por serem energéticos.
b)  São as principais fontes de energia do nosso organismo.
c)  Os carboidratos são o açúcar e o amido.
d)  Podemos encontrar os carboidratos principalmente nos alimentos de origem animal, pois, o açúcar e o amido são produtos da síntese de proteínas.

6. Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

a. É por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a matéria-prima para o crescimento, a renovação de células e a reprodução. São os alimentos também que fornecem a energia necessária para a realização de todas as atividades executadas pelo organismo.
b. Apenas os seres vivos, que necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.
c. Existem seres que são capazes de produzir seus próprios alimentos. Por isso são chamados de seres auxotróficos.
d. Seres autotróficos se alimentam de vegetais e animais e também podem ser chamados de onívoros.
e.  Seres poliglotas se alimentam de dieta variada, são conhecidos como heterotróficos.

7. As vitaminas são substâncias encontradas em pequenas quantidades nos diferentes alimentos, mas sua importância é fundamental como reguladores de todo o mecanismo da nutrição, assim:

a)  São indispensáveis à vida e sua falta perturba todo o funcionamento orgânico.
b)  A vitamina A é encontrada principalmente no óleo de fígado de bacalhau, leite e derivados, ovos e hortaliças (cenoura, pimentão, tomate, alface, agrião, espinafre, etc.)
c) As vitaminas do complexo B são encontradas, principalmente no levedo de cereja, verduras, frutas cítricas, banana, uvas, ameixas, pão completo, cenoura, tomate, etc.
d)  A vitamina C participar da fixação do cálcio e do fósforo (sais minerais), durante o crescimento ósseo e a formação dos genes.

8.   Os sais minerais não têm origem nem animal nem vegetal. Se caracterizam pois:
a) são alimentos importantes na formação dos ossos, dentes, etc.
b) Servem também para regular diversas funções do organismo, como as do sistema nervoso.
c)  São, portanto, alimentos reguladores.
d)  Tem origem na fotossíntese

Atividade Aulas 03 : semana 01/06 a 05/06

Faça uma pesquisa sobre os assuntos abaixo:
01- Diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar.
Sobre cada uma, você deve informar:  causas, sintomas e tratamento.
a)    Doença celíaca              c) Intolerância a lactose.
b)    Galactosemia                 d) Fenilcetonúria

                             Atividade Aulas 01,02,03  : semana 08/06 a 12/06

Instruções: Agora que conhecemos os tipos de nutrientes e as funções desempenhadas no nosso organismo, vamos passar para o próximo assunto que é entender a nossa digestão.

O sistema Digestório
 É o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.
Os órgãos que compõem o sistema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgadoo intestino grosso e o ânus. Já as glândulas acessórias desse sistema são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado.  Existem dois tipos de digestão: química e mecânica. A química é a quebra dos macronutrientes em micronutrientes pela ação das enzimas digestivas. Já a mecânica é a quebra do alimento em porções menores.

Órgãos do sistema digestório



Os órgãos do sistema digestório são responsáveis por garantir a ingestão do alimento, sua digestão, absorção dos nutrientes e a eliminação do que não é necessário para o corpo. A seguir conheceremos melhor cada componente do sistema digestório, bem como seu papel no processo de digestão.
→ Boca
A boca é o local onde a digestão começa. Nossos dentes promovem a digestão mecânica, garantindo que o alimento seja rasgado, amassado e triturado. Além da atuação dos dentes, o alimento na boca sofre a ação da saliva, a qual é secretada pelas glândulas salivares. A saliva contém a enzima amilase, também conhecida por ptialina, que promove o início da digestão dos carboidratos como o amido.
A língua também é importante nessa etapa, garantindo que o alimento se misture à saliva e forme o chamado bolo alimentar. É a língua também que ajuda na deglutição do bolo alimentar, empurrando-o em direção à faringe.  Os dentes, estruturas que participam da digestão mecânica na boca.

→ Faringe
Esse órgão é comum ao sistema digestório e respiratório, abrindo-se em direção à traqueia e ao esôfago. O bolo alimentar segue da faringe para o esôfago. Conhecido como garganta.

→ Esôfago
É o órgão tubular e musculoso que conecta a faringe com o estômago. O bolo alimentar atinge o estômago graças às contrações do músculo liso que forma o esôfago. Essas contrações são chamadas de contrações peristálticas. Não há digestão química no esôfago.

→ Estômago
No estômago, o bolo alimentar transforma-se em quimo após ser misturado com o suco gástrico.
O estômago é o órgão dilatado do sistema digestório e está localizado logo abaixo do diafragma. Nesse órgão, o bolo alimentar sofre a ação do suco digestivo, chamado suco gástrico, que é a ele misturado graças à atividade muscular do órgão. Nesse momento, o bolo alimentar passa a ser chamado de quimo.
O suco gástrico apresenta entre seus componentes a pepsina, que atua na digestão de proteínas, e o ácido clorídrico, que torna o pH do estômago baixo e promove a ativação da pepsina. Geralmente, o ácido clorídrico e a pepsina não causam irritação na parede do estômago, pois esta apresenta um muco que a reveste. Além disso, há a renovação constante das células que revestem o interior do estômago.

→ Intestino delgado
Trata-se da porção mais longa do sistema digestório, apresentando cerca de 6 m de comprimento. Possui três segmentos: o duodeno, o jejuno e o íleo. Nessa porção do sistema digestório, a digestão é finalizada e há absorção de nutrientes. O órgão é responsável pela maior parte do processo de digestão.
Na primeira porção, chamada de duodeno, o quimo, vindo do estômago, sofre a ação das secreções pancreáticas (suco pancreático), da bile e de secreções produzidas pelo próprio intestino delgado (suco entérico ou intestinal). A secreção pancreática, rica em bicarbonato, ajuda a neutralizar a acidez do quimo. Além disso, apresenta enzimas diversas, como a tripsina e a quimiotripsina, que atuam nas proteínas.
bile, produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, atua como emulsificante, facilitando a digestão dos lipídios. Já a secreção produzida pelo intestino delgado é rica em enzimas, como a aminopeptidase (atua nos aminoácidos), nucleosidases e fosfatases (agem nos nucleotídeos).
O jejuno e íleo, as porções seguintes do intestino delgado, atuam, principalmente, na absorção de nutrientes, graças à presença de vilosidades e microvilosidades. As vilosidades são dobras no revestimento do intestino, enquanto as microvilosidades são projeções nas células epiteliais da vilosidade.
→  As vilosidades e microvilosidades aumentam a superfície de absorção do intestino delgado.





→ Intestino grosso
Com cerca de 1,5 m de comprimento, esse órgão é responsável pela absorção de água e formação da massa fecal. Além disso, divide-se em cecocólon e reto. No ceco, observa-se uma projeção chamada de apêndice, bastante conhecida por sua inflamação (apendicite). O reto termina em um estreito canal – chamado de canal anal –, o qual se abre para o exterior no ânus, por onde as fezes são eliminadas.

Glândulas acessórias do sistema digestório

As glândulas acessórias do sistema digestório liberam secreções que participam do processo de digestão. São elas:
Glândulas salivares: responsáveis pela produção da saliva, uma substância rica em água, mas que também apresenta outros componentes, como enzimas e glicoproteínas. A saliva ajuda a lubrificar o bolo alimentar e também possui ação antibacteriana.
·  Pâncreas: glândula mista, ou seja, possui funções endócrinas e exócrinas. Sua porção exócrina é responsável pela produção do suco pancreático, que apresenta uma série de enzimas que atuam na digestão, além de bicarbonato, que neutraliza a acidez do quimo. A porção endócrina do pâncreas é responsável pela produção dos hormônios insulina e glucagon.
·  Fígado: segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. Atua em diversas funções no organismo, porém, na digestão, seu papel é garantir a produção da bile, uma substância que é armazenada na vesícula biliar e, posteriormente, é lançada no duodeno. A bile atua na emulsificação de gorduras, funcionando como uma espécie de detergente, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.

Atividades

01: Marque no texto os pontos principais ou se vc não puder imprimir, faça um resumo no caderno.
02:                 Faça um mapa mental bem criativo sobre o sistema digestório. Use a sua criatividade!!!!





Atividade Aula 01, 02 : semana 15/06 a 19/06

QUESTÃO 01: Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.
A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:

A) estimula a produção de enzimas gástricas.
B) facilita a ação da bile na digestão das proteínas.
C) fornece a energia necessária às atividades vitais.
D) acelera a passagem do bolo fecal pelo intestino.

QUESTÃO 02:  "Quando os alimentos passam para o esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traqueia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito, aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na traqueia".
Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta o nome correto dessa tampa protetora do tubo respiratório, e a condição que justifica sua existência.

a) Glote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
 b) Proglote, em função de o esôfago ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
c) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
d) Glote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
e) Epiglote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.

QUESTÃO 03: No esquema a seguir, estão representados 4 tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de ensaio e após 1 hora, a 38 ºC, verificou-se que apenas no tubo III ocorreu digestão de gordura.


Em qual  órgão do rato acontece a digestão indicada e qual substância e enzima digestiva  participaram do processo?

   QUESTÃO 04 (Enem 2012) A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como

a)      anemia.     b) beribéri.           c) diabetes.         d) escorbuto.            e) fenilcetonúria.

QUESTÃO 05: Associe a 2a coluna de acordo com a 1a coluna:  
(1)   Proteína                                                        (  ) arroz
(2)   Carboidrato                                                   (  ) soja
(3)   Lipídio                                                           (  ) cenoura
(4)   Vitaminas e sais minerais                             (  ) óleo de soja

QUESTÃO 06: Observe os pratos e responda:         



a)      Qual deles representa uma dieta equilibrada? Justifique.
b)      Quais nutrientes cada prato possui? Qual a função deles para o organismo?

QUESTÃO 07 Os animais, salvo raras exceções, alimentam-se a partir da incorporação do afirmação:

a) A saliva amolece os alimentos e inicia a quebra do amido com auxílio da ptialina.
b) A digestão de proteínas inicia-se no estômago, por ação da pepsina.
c) Os sais biliares emulsionam as gorduras, facilitando a ação das lipases.
d) O suco intestinal, composto por diversas enzimas, quebra o alimento em molécula simples, para que possam ser absorvidas.
e) As moléculas são absorvidas no intestino grosso, que apresenta vilosidades e microvilosidades celulares, que aumentam a área de absorção.

QUESTÃO 08: Explique a importância das microvilosidades do intestino delgado.

QUESTÃO 09:  Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente:

a) no pâncreas, na boca e no estômago.
b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago.
c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno.
d) na boca, no pâncreas e no estômago.
e) no pâncreas, na boca e no duodeno.

QUESTÃO 10: Identifique os órgãos abaixo:




                           
  Atividade Aula 03 : semana 15/06 a 19/06

01:Observe a figura. 




Com relação à figura, assinale a afirmativa incorreta:

a) Em 2, ocorre o armazenamento da bile, que contém os sais biliares que serão utilizados para a emulsificação de gorduras no intestino delgado.
b) Em 3, ocorre parte da digestão de proteínas pela ação da pepsina, enzima ativada pelo pH ácido.
c) Em 5, ocorre grande parte da absorção de água e eletrólitos e vivem bactérias importantes que produzem vitamina K, biotina e ácido fólico.
d) Em 4, são produzidas as enzimas tripsinogênio, quimotripsinogênio, amilase pancreática, lipase, sacarase, lactase e maltase.  

2. No nosso organismo, a falta de bile no duodeno dificulta a digestão, principalmente de:

a) gorduras.           b) amido        c) proteínas.              d) vitaminas.        e) açúcares.  

3. O esquema representa o sistema digestório humano e os números indicam alguns dos seus componentes. 




O local onde se inicia a digestão enzimática das gorduras que ingerimos como alimento está identificado pelo número:

a) 1        b) 2      c) 3    d) 4   e) 5

4. "Quando os alimentos passam para o esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traqueia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito, aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na traqueia".
Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta o nome correto dessa tampa protetora do tubo respiratório, e a condição que justifica sua existência.

a) Glote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
 b) Proglote, em função de o esôfago ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
c) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
d) Glote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
e) Epiglote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.

5. Quando se come um cozido, as batatas e a carne começam a ser digeridas, respectivamente:
a) No estômago e na boca.
b) Na boca e no estômago.
c) Na boca e no duodeno.
d) No estômago e no duodeno.
e) no duodeno e no estômago.

6. O alimento quando ingerido passa por uma série de estruturas que tem a função de transformar as macromoléculas em micromoléculas a fim de serem absorvidas e utilizadas pelas células, sendo assim assinale a alternativa correta em relação ao sistema digestório:

a) O alimento passa por três processos, o de ingestão, digestão e absorção, sendo que este último processo ocorre exclusivamente no intestino grosso.
b) A boca que faz a ingestão do alimento apresenta uma importante ação na digestão dos lipídios, através da ação da saliva.
c) O esôfago é um tubo localizado posteriormente a traqueia e conduz o alimento até o estômago é constituído exclusivamente de músculo estriado esquelético e, apresenta peristaltismo.
d) O duodeno é a primeira porção do intestino delgado e é nesta estrutura que acontece a maior parte da digestão.
e) No estômago observam-se dois esfíncteres que atuam na entrada e saída do alimento deste órgão, sendo o piloro o esfíncter entre o esôfago e o estômago e a cárdia presente entre o estômago e o duodeno.

7. Além de sua função digestiva, o pâncreas atua ativamente na coordenação hormonal, já que é também uma glândula endócrina. Assinale a opção que apresenta respectivamente os papéis digestivo
a) Emulsão de gorduras e liberação de aldosterona.
b) Liberação de pepsina e produção de gastrina.
c) Acidificação do quimo e liberação de tripsina.
d) Desaminação de aminoácidos e produção de insulina.
e) Desdobramento do amido e liberação de bicarbonato para neutralizar acidez do quimo..

8. Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente:

a) no pâncreas, na boca e no estômago.
b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago.
c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno.
d) na boca, no pâncreas e no estômago.
e) no pâncreas, na boca e no duodeno.

9. Após uma cirurgia de emergência, devido à presença de grande quantidade de cálculos biliares, uma pessoa teve retirada a sua vesícula biliar. Portanto, pode-se esperar que

a) a bile passará a ser lançada diretamente na corrente sanguínea.
b) a secreção da bile será feita de forma contínua, não se restringindo aos períodos de digestão.
c) não haverá mais produção da bile.
d) o emulsionamento das gorduras ficará a cargo apenas das lipases do suco pancreático e do suco entérico.
e) o emulsionamento das gorduras ocorrerá no jejuno, local da liberação da bile. 

10. No processo digestivo, as moléculas orgânicas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é um carboidrato:

a) cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina.
b) digerido pela lipase no duodeno.
c) que forma um complexo vitamínico que é absorvido, sem digestão, na região do intestino delgado.
d) extremamente simples e, por isso absorvido, sem alterações, na região do intestino delgado.
e) digerido no estômago por ação do ácido clorídrico.

11. Os animais, salvo raras exceções, alimentam-se a partir da incorporação do material nutriente através do sistema digestivo. Quanto a esse processo, no homem, é incorreta a afirmação:

a) A saliva amolece os alimentos e inicia a quebra do amido com auxílio da ptialina.
b) A digestão de proteínas inicia-se no estômago, por ação da pepsina.
c) Os sais biliares emulsionam as gorduras, facilitando a ação das lipases.
d) O suco intestinal, composto por diversas enzimas, quebra o alimento em molécula simples, para que possam ser absorvidas.
e) As moléculas são absorvidas no intestino grosso, que apresenta vilosidades e microvilosidades celulares, que aumentam a área de absorção.


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