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sábado, 20 de junho de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 8º ANO PROFESSORA ARIÁDNA ALVES


Atividades de Ciências Naturais – 8º Ano

PROFESSORA: ARÁDNA ALVES

2º Bimestre - NUTRIÇÃO

“Quarentena / COVID-19”  - 01/06  à 19/06/2020 (9h/a) -  CIÊNCIAS – 8º ANO( G P) - 

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

A alimentação balanceada é aquela baseada em alimentos que atendem às necessidades do nosso organismo. Essas necessidades mudam de acordo com a idade e o sexo de cada um de nós e, ainda, com as atividades que exercemos.
Uma alimentação balanceada, saudável e equilibrada deve conter diversos nutrientes:
  • Carboidratos (massas, pães, cereais, sempre que possível usar os integrais);
  • Proteínas (carnes, peixes, soja, lentilha, feijão, ovos e seus produtos, dê preferência aos mais magros);
  • Gorduras (prefira o azeite e com moderação);
  • Vitaminas, minerais e fibras (frutas e vegetais principalmente, prefira crus e com casca, se possível);
  • Água, durante o dia todo.
Ø  Os nutrientes são divididos de acordo com suas funções em nosso organismo.

Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade. Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. Na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide. Ela é baseada em uma dieta de 2000 quilocalorias e agrupa os alimentos em oito grupos básicos. Esses oito grupos estão dispostos em quatro níveis distintos, sendo eles:

·         Primeiro nível (base da pirâmide): grupo dos cereais, tubérculos, raízes;
·         Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas;
·         Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos, grupo das carnes e ovos, grupo das leguminosas e oleaginosas;
·         Quarto nível (topo da pirâmide): grupo dos óleos e gorduras, grupo dos açúcares e doces.

É bom saber!

Ø  LIGHT, DIET OU ZERO: QUAL A DIFERENÇA?


É comum este tema gerar dúvidas na hora de se alimentar, já que são muitas as opções disponíveis no mercado. O que devemos escolher, um produto light, diet ou zero?
Essa confusão pode nos levar muitas vezes a comprar um alimento que nem sempre é o que queremos já que alguns alimentos light ou diet podem ser tão ou mais calóricos que os normais.
Para simplificar:
·         Light é quando há redução de pelo menos 25% de algum nutriente presente no alimento original (podendo ser este nutriente: açúcares, gorduras, calorias, sódio ou outros).
Diet é quando o alimento não tem um nutriente (que pode ser açúcar, gordura e proteína ou outro)
·         Zero é quando há redução de calorias e quando não tem algum nutriente (que pode ser açúcar).

Ø  ALIMENTOS ORGÂNICOS
 São aqueles alimentos cultivados de maneira sustentável mediante a agricultura biológica (ou orgânica). Esse sistema não utiliza agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, antibióticos, hormônios, nem técnicas de engenharia alimentar.

Ø  ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Os alimentos transgênicos são produtos geneticamente modificados produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio dessas técnicas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie, fornecendo características novas ao produto. Esses genes, que podem ser de outras plantas, animais ou até mesmo micro-organismos, não poderiam ser transferidos naturalmente; portanto, tudo é realizado em laboratório. Apesar de parecerem uma ótima alternativa para a agricultura e para a população, a questão dos organismos geneticamente modificados é cercada de dúvidas e receios, principalmente no que diz respeito à saúde humana.

ANEMIA A anemia é uma condição caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer pela carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro (de longe o mais comum), zinco, vitamina B12 e proteínas. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.

ANOREXIA:  é um distúrbio alimentar caracterizado pela restrição persistente na ingestão de alimentos, pelo medo intenso de ganhar peso e por distúrbios no peso ou forma como indivíduo enxerga o próprio corpo. Para algumas pessoas, restringir o consumo de alimentos e perder peso pode ser uma tentativa de coordenar áreas da vida que estão fora de seu controle. Sua imagem corporal distorcida pode comprometer sua saúde e auto-estima. Também pode ser uma maneira de expressar emoções percebidas como muito complexas ou assustadoras, como dor, estresse ou ansiedade.

OBESIDADE :   é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do índice de massa corporal (IMC).
O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.
São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de emagrecer, procure um especialista.






















SUGESTÃO DE VÍDEOS:



ATIVIDADES

PARA RESPONDER AS QUESTÕES NºS 3, 4 e 5 utilizem o material da semana anterior!!!


1-Podemos estimar as quantidades mais adequadas de cada tipo de alimento que devemos ingerir observando, por exemplo, alguns modelos de pirâmide alimentar. Analise a pirâmide abaixo e responda


a) Em qual nível da pirâmide estão alimentos que tem essencialmente a função construtora? Justifique sua resposta.
b) Em qual nível da pirâmide estão alimentos que tem essencialmente a função reguladora? Justifique sua resposta.
c) Por que seguir as determinações das pirâmides não é uma regra fixa para a alimentação saudável de todas as pessoas?
d) Faça um belo colorido nos alimentos da pirâmide, pois, quanto mais colorido for nosso cardápio, maior será a ingestão de nutrientes essenciais.     


e responda:                                                                                          

2- Leia com atenção a charge abaixo e depois responda ao que se pede.             













3) Explique por que uma alimentação rica em fibras vegetais é importante para a saúde.
4) Além de fibras, muitos vegetais são ricos em micronutrientes, como as vitaminas e os sais minerais. A consequência da carência desses nutrientes pode ser considerada um fator para o desenvolvimento de várias doenças. Indique uma doença causada pela falta de cada um dos seguintes nutrientes: vitamina A, vitamina C, vitamina D e ferro.
5) Para cada uma das doenças mencionadas no item acima, cite três alimentos que possam ser considerados fontes desses micronutrientes.


Caixa de texto: a) O que quer dizer light no rótulo de um alimento? 
b) Qual é a diferença entre um alimento light e um diet? 
c) Por que a mulher da charge está brava com o homem? 
d) Que hábitos o homem da charge poderia adotar para ter uma vida mais saudável?
 









SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO


sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Na boca, que é rodeada pelos lábios, são encontrados os dentes e a língua. Os dentes estão relacionados com a quebra de alimentos em partículas menores em um processo chamado de mastigação. Essas estruturas apresentam-se em várias formas diferentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares), cada uma adaptada a uma função específica. É importante destacar que, caso um dente se apresente defeituoso, pode comprometer seriamente o processo de digestão.
língua também é uma estrutura encontrada na boca e possui relevância no processo de digestão, uma vez que mistura o alimento triturado com a saliva e empurra-o para trás para que ocorra a deglutição. Além disso, é importante para a percepção de sabores.
Ao ser deglutido, o bolo alimentar segue para a faringe, uma porção comum ao sistema digestório e respiratório. É essa estrutura musculosa que permite que respiremos pela boca.
Logo após a faringe, encontramos o esôfago, um tubo longo, de aproximadamente 25 centímetros, que atravessa o diafragma e liga-se ao estômago. Essa estrutura está situada atrás da traqueia e antes da coluna vertebral. A sua porção final funciona como um esfíncter, que se abre apenas com a chegada de uma onda peristáltica.
Depois do esôfago, temos o estômago, a porção mais dilatada do tubo digestivo. Esse órgão está localizado logo abaixo do diafragma e pode ser dividido em três partes básicas: o fundo, o corpo e a porção pilórica. O fundo é a parte superior do estômago e está mais deslocado para a esquerda. O corpo, por sua vez, é a porção central do órgão. Já a porção pilórica é a região final, que está situada antes do local de junção desse órgão com o duodeno. A abertura que liga o estômago ao esôfago recebe o nome de cárdia, enquanto a abertura que liga o estômago ao duodeno recebe o nome de piloro.
O intestino delgado inicia-se logo após o esfincter pilórico e possui aproximadamente 6,5 m. Pode ser dividido em três partes: o duodeno, o jejuno e o íleo. É nesse local que ocorre a maior absorção de nutrientes, graças às especializações da mucosa: pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. As pregas são dobras grandes e permanentes. Já as vilosidades são pequenas projeções digitiformes. As microvilosidades, por sua vez, são projeções na superfície livre das células epiteliais.
Ligado ao intestino delgado, temos o intestino grosso, uma estrutura de aproximadamente 1,5 m de comprimento, que, diferentemente do intestino delgado, não apresenta vilosidades e microvilosidades. Pode ser dividido em: ceco, cólon, reto e canal anal. No ceco, uma estrutura em forma de bolsa alongada, encontra-se o apêndice vermiforme, uma estrutura considerada por muitos pesquisadores como um órgão vestigial nos humanos. Após o ceco, há o cólon, que possui formato d de U invertido e pode ser dividido em cólon ascendente, transversal, descendente e sigmoide. Por fim, temos o reto que termina no ânus.

SECREÇÕES DIGESTIVAS

·         Na boca também atuam as glândulas salivares, que são uma das glândulas acessórias desse importante sistema. Essas glândulas são responsáveis pela secreção da saliva, a qual atua na digestão química. Na saliva é encontrada a amilase salivar ou ptialina, uma enzima que atua quebrando carboidratos. O alimento, triturado e misturado à saliva, forma um aglomerado chamado bolo alimentar.

·         No estômago observa-se a liberação de uma substância denominada suco gástrico. O suco gástrico apresenta dois componentes principais: o ácido clorídrico e a pepsina. O ácido clorídrico ajuda a desdobrar as proteínas do alimento, facilitando a ação das enzimas. A pepsina, por sua vez, atua quebrando as proteínas em polipeptídeos menores.
Vale salientar que a pepsina funciona melhor em ambientes ácidos, diferentemente da maioria das enzimas. O bolo alimentar misturado ao suco gástrico passa a ser chamado de quimo. No estômago o alimento permanece por cerca de 2 a 6 horas.

·         No duodeno, primeira porção do intestino delgado,  é onde ocorre a junção do quimo às secreções provenientes do pâncreas, fígado e do próprio intestino delgado. Essas secreções são:

Ø  Suco pancreático: O pâncreas é uma glândula anexa e é responsável pela produção de uma solução alcalina rica em bicarbonato e também em enzimas, tais como a tripsina e a quimiotripsina, que atuam nas proteínas; as nucleases pancreáticas, que atuam nos ácidos nucleicos; e a lipase pancreática, que atua nos lipídios.
Ø  Bile: A bile é uma secreção produzida pelo fígado e, diferentemente das outras secreções que são liberadas no sistema digestório, caracteriza-se por não apresentar enzimas. Essa secreção apresenta sais que atuam como emulsificantes, ou seja, funcionam como detergentes. A bile, apesar de produzida no fígado, é armazenada na vesícula biliar.
Ø  Suco intestinal ou entérico: O revestimento do intestino delgado também é responsável por secretar substâncias. Dentre as enzimas encontradas no suco intestinal ou entérico, destacam-se a maltase, que atua na maltose, a sacarase, que atua na sacarose, e a lactase, que atua na lactose.



Atividades





                                                              
                  FIGURA     1                                       FIGURA 2

1-     Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
Primeira coluna
( A ) Faringe                          .
( B ) Esôfago                        
( C ) Estômago                    
( D ) Intestino delgado     
( E ) Intestino grosso                  
( F ) Boca                                         

2ª coluna
(      ) Tubo de aproximadamente 6 metros enrolado no abdômen
(      ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
(      ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(      ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
(      ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(      ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos

3- Qual é a função dos dentes?
4- O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca      .b) faringe.     c) estômago      .d) intestino delgado.      e) intestino grosso.

5- Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior quantidade em vários alimentos de origem vegetal, tais como, verduras, legumes, frutas e cereais integrais.
A ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:

A) estimula a produção de enzimas gástricas.
B) facilita a ação da bile na digestão das proteínas.
C) fornece a energia necessária às atividades vitais.
D) acelera a passagem do bolo fecal pelo intestino.

6- (UNIFOR-JUNHO/2008) Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,
a) carboidrato, proteína e lipídio.
b) proteína, carboidrato e lipídio.
c) lipídio, carboidrato e proteína.
d) carboidrato, lipídio e proteína.
e) proteína, lipídio e carboidrato.
7- (UEL-PR) Uma pessoa com deficiência na produção de ácido clorídrico pelas glândulas da parede do estômago provavelmente tem dificuldade de digerir:
a) carne    b) arroz       c) batata       d) pão        e) manteiga

8- (UFGD-JUNHO/2008) Na praça de alimentação de um “Shopping Center”, um jovem casal resolveu lanchar. O rapaz comeu um sanduíche de carne bovina, ovo frito, bacon e queijo e tomou um refrigerante. A moça comeu um pedaço de pizza de rúcula e tomou suco natural.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que indica as corretas.
I. O pão do sanduíche do rapaz começou a ser digerido quimicamente no estômago.
II. O processo digestivo da refeição da moça teve início na boca, pois era rica em carboidratos.
III. O rapaz necessitou de maiores quantidades de pepsina e tripsina para concluir a sua digestão.
IV. O intestino delgado não é o local que ocorre o final da digestão das proteínas, lipídios e carboidratos.
a) I e III.       b) I, III e IV.         c) II e III.        d) II, III e IV.            e) III e IV.
9-Pesquise sobre:

A)    PERISTALTISMO e sua função.
B)    PAPILAS   GUSTATIVAS


      

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