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sábado, 20 de junho de 2020

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO PROFESSORAS DAIANE E ZELITA


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS DAIANE E ZELITA             

 PERÍODO DE  01/06 A 19/06 - ATIVIDADE 1 – 2h/a

                                 Conteúdo: Gênero textual  ENTREVISTA                                           

Habilidade  (EF89LP13)


ENTREVISTA é um gênero textual que consiste em um diálogo entre duas ou mais pessoas, onde o/os entrevistadores realizam perguntas para o(s) entrevistado(s) com o intuito de obter informações ou declarações que reforcem e complementem o conteúdo que foi apurado.
Ela é um dos gêneros textuais usados principalmente pelos meios de comunicação – jornais, revistas, internet, televisão, rádios, entre outros – com um propósito informativo, mas além da jornalística, existem outros tipos como a entrevista de emprego, a psicológica, a social, entre outras. Pode-se afirmar, portanto, que a entrevista tem um papel muito importante na sociedade por transmitir informações sobre os mais variados temas, validadas por quem tem o domínio sobre determinado assunto.
Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/entrevista. Acesso em 01 jun 2020


TEXTO



ATIVIDADE 1 – COMPREENSÃO DE TEXTO

1 - Gêneros híbridos  são  quando um texto  se apresenta em dois gêneros ou mais. No caso do texto Entrevista com o vírus, podemos dizer que há os gêneros:
a) cartum e entrevista                       b) história em quadrinhos e tirinha
c) charge e entrevista                       d) história em quadrinhos e entrevista.

2. No texto, quem seriam os interlocutores (entrevistador e entrevistado)?

3. Na introdução da entrevista, o entrevistado é apresentado como "aquele que entra sem ser convidado".
Explique por que esse trecho não é comum às entrevistas em geral.
4. Levante hipóteses: por que o entrevistador diz não querer agradecer pelo coronavírus ter vindo?

5. Por que o entrevistado é apresentado como "reconhecido mundialmente"?
6. No segundo quadro do texto, lemos uma pergunta muito comum no início de muitas entrevistas. Por que, no contexto em que vivemos hoje, a resposta do entrevistado não é boa?

7. a) No terceiro quadro, a expressão “lavaram as mãos” foi utilizada. Essa expressão pode ter sentido denotativo ou conotativo. Conotativamente, o que significa essa expressão?

b) Quem usou a expressão com sentido denotativo? E quem usou com sentido conotativo?

8. a)No quarto quadro, o entrevistador menciona o termo “gripezinha”.  O que entendemos quando ele fala isso?

b) Pelo que se tem visto e lido sobre a doença covid-19, trata-se realmente de uma “gripezinha”? Justifique.

9. Nos últimos quadros do texto, o entrevistador faz um “ping-pong” (perguntas e respostas rápidas).
a) Por que o entrevistado diz que a gripe espanhola é um ídolo?

b) Por que o entrevistado detesta ficar em casa?
c) Como lição, o entrevistado fala que “A vida passa num espirro”. Essa frase também pode ser entendida de forma literal ou no sentido figurado? Explique essa metáfora.

10. Em sua opinião, o texto "Entrevista com o Coronavírus" é, de alguma forma, eficiente para conscientizar as pessoas sobre a preocupação que precisamos ter com esse vírus? Explique sua resposta.
11) Qual seria a sua frase(resposta)  para a pergunta “uma lição”? 
12) Cite algumas expressões do texto, consideradas marcas da oralidade.
13) Elabore perguntas sobre o tema “Coronavírus no Brasil”. Escolha alguém da sua família e faça a entrevista com o intuito de saber o que essa pessoa pensa sobre a situação em que estamos vivendo e o que ela tem feito para enfrentar os desafios gerados pela pandemia no nosso país. (mínimo de 5 e máximo de 10 perguntas)

ATIVIDADE 2 – 2h/a

Conteúdo: COESÃO E COERÊNCIA                Habilidade (EF89LP29)

COESÃO – retomada de palavras de mesmo sentido em um texto ou frase. Serve para LIGAR as frases.
EX.:
Tenho paixão por música, essa arte me leva para outro planeta.
Eu não vi  Antônio, ele disse que estaria aqui.
Estou com raiva de Sofia, mas preciso me controlar para não maltratá-la.
COERÊNCIA – ligação das ideias do texto. Essa ligação é importante para a construção dos sentidos do texto.
Ex.:
Elas conversaram muito, porque havia muito tempo que não se viam.
Não estava interessada em conversar, no entanto fui gentil. Também sei ser educada.

FALTA DE COERÊNCIA


a) O texto proferido pela modelo não apresenta nenhum problema gramatical e nem de sentido.
b) A modelo mostra uma crítica a sua mãe ao chamá-la de “galinha”.
c) A palavra “energia” usada nessa fala remete a energia elétrica do Brasil, a qual é de muito boa qualidade.
d) A fala da modelo apresenta duplo sentido, causando problema de incoerência no que foi dito.

1-    Encontre a incoerência em cada TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras:


3) Sobre a imagem abaixo pode-se afirmar que



a) pelo modo como esse texto foi escrito (num pedaço de papel) não transmite sentido nenhum.
b) não apresenta elementos de coesão que deem sentido ao texto.
c) Não apresenta nenhum problema do ponto de vista do sentido.
d) a conjunção “porque” transmite a noção de uma conclusão.
e) esse texto apresenta uma incoerência.
4- Ainda sobre a imagem anterior, nota-se a presença de uma ideologia inaceitável, porém ainda muito presente na mentalidade de algumas pessoas: preconceito racial. Essa ideologia se mostra no texto quando o aluno diz que:
a) apenas os negros são capazes de cometer crimes
b) ele não tem preconceito
c) preconceito é um crime
d) a professora é preconceituosa

5) O que você acha que ainda é preciso fazer para combater o preconceito racial/racismo?
6) Sobre o texto abaixo, pode-se afirmar corretamente que:
Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça, da boa.
Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.      

(http://www.piadasnet.com/piada181bebados.htm)

a) Esse texto está completamente incoerente, logo não transmite nenhum sentido ao leitor.

b) É inadmissível um texto como esse, tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor.
c) Esse texto cumpre sua função comunicativa, apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras.
d) Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido.
______________________________________

ATIVIDADE 3 – 2h/a
Conteúdo  Retomadas anafóricas e catáforas.                                   Habilidade (EF89LP29)

Anáfora e catáfora: o que são e para que servem?
A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto.
Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto. Isso porque a utilização correta desses termos é o que garantirá um encadeamento lógico das ideias, permitindo a compreensão do texto.
Além disso, a anáfora e catáfora impedem a repetição excessiva e muito próxima de palavras, evitando que a redação se torne cansativa, entediante e até mesmo confusa.
TEXTO                                            
O carro como paixão
Garagem na sala. Pode até parecer loucura, mas alguns motoristas cobiçam tanto um veículo que, quando conseguem comprá-lo, colocam-no dentro de casa.
Classificados/Veículos, 6 de novembro de 2005.
Apaixonado por carros ele era, e desde criança. Sabia tudo sobre automóveis antigos. O Ford modelo A? Dizia em que ano havia sido projetado, quantos automóveis haviam sido vendidos na primeira leva. O Old smobile Ninety-Eigth 1957? Descrevia a grade do motor, o painel, o estofamento. O Chevrolet 1937? Sabia até a potência do motor e onde, exatamente, ficava o botão do arranque.
Se pudesse, ele se tornaria colecionador. Compraria lendários modelos, levaria para sua casa, montaria uma exposição permanente. Mas isso não podia fazer. Em primeiro lugar, porque não tinha dinheiro. Auxiliar de escritório, mal ganhava para sustentar a si próprio e à mulher. Em segundo lugar, não tinha espaço para tais carrões: morava numa casinha de subúrbio, sem garagem, sem quintal.
 Mas aí o destino interveio. Através de um amigo ficou sabendo do falecimento de um famoso colecionador cuja esposa, que detestava a paixão do marido, estava se desembaraçando dos carros por preços relativamente acessíveis. Esperançoso, foi até lá. Mas chegou tarde: todos os antigos modelos haviam sido comprados. Com exceção de uma enorme limusine, daquelas usadas em Nova York para transportar celebridades e que ninguém comprara, exatamente por causa do tamanho.
            - Sabe de uma coisa? -disse a senhora. - Se você quiser, pode levar esse trambolho de graça. Já estou farta dessa coisa.
Quase sem acreditar no que ouvia, ele entrou na limusine e deu a partida. A mulher abanou para ele e entrou na casa, aliás um palacete. Tripulando o carrão (e chamando a atenção de todo mundo) foi para casa.
A mulher se desesperou. Onde colocariam aquilo? Dentro de casa, disse ele. Naquele fim de semana demoliu a parede da frente, introduziu a limusine no recesso do lar e tornou a edificar a parede. Mas o veículo era tão grande que tiveram de retirar todos os móveis da sala-quarto, inclusive a cama. O que não seria um problema: ele deu o jeito de transformar a limusine em quarto e em sala. A esposa, que nunca reclamava de nada, aceitou o arranjo. E, assim, realizaram um sonho dele: moravam num automóvel, aliás com bastante conforto.
Poderiam ter sido felizes para todo o sempre, se não fosse o mecânico que ele chamou para consertar um pequeno defeito no carro. A mulher se apaixonou pelo homem, aliás muito bonito, e fugiu com ele.
O colecionador viu os dois saindo, ela de mala na mão. Pensou em ir atrás deles, na limusine. Mas para isso teria de usar o carrão para demolir a parede da frente. E ele jamais arranharia uma pintura tão bem conservada.
Moacyr Scliar
1- No texto “O carro como paixão”, cada personagem fez referência diferente à palavra carro, com escolha lexical argumentativa. Cite as palavras que cada personagem usou para se referir à palavra carro: (quais nomes esses personagens deram para a palavra carro. Por ex.: limusine, automóvel, coisa, aquilo, trambolho...).
a. A viúva que vendeu o carro –
b. A esposa do homem que comprou o carro –
c. O comprador do carro –  

2 - A coesão textual está relacionada ao encadeamento das ideias dentro de texto e às referências que fazemos. É ideal que se siga um fluxo, facilitando a leitura. Quando há a sensação de fluidez, o texto não fica cansativo; afirmamos que ele é coeso.
Ao escrevermos, não se faz comunicativamente eficiente que um mesmo termo se repita inúmeras vezes no texto:
“Era uma vez um menino e uma menina. O menino e a menina eram irmãos. O menino e a menina viviam brigando por tudo. O menino e a menina conviviam com um cãozinho. Só que o menino e a menina brigavam tanto que o menino e a menina não davam nenhuma atenção ao cãozinho”.
Percebe-se que o texto acima não leva em conta esse princípio e, ao fazê-lo, contraria alguns princípios de textualidade que garantem o fluxo de informação no texto. Em outras palavras, a repetição exaustiva e desnecessária de termos pode interromper e/ou afastar o próprio contato do leitor com o texto, rompendo assim sua maior finalidade. Para evitar isso, valemo-nos do recurso da referenciação, ou seja, em vez de simplesmente repetir uma palavra já utilizada, fazemos referências que remetam a ela, no curso do texto.
Com base no exposto, reescreva o texto destacado em negrito e com aspas, utilizando os mecanismos de coesão referencial de modo a evitar a repetição dos mesmos termos.

ATIVIDADE 4 – 2h/a

Assista ao curta de animação “O presente (2014), produzido pelo diretor alemão Jacob Frey, com base em uma HQ do cartunista Fábio Coala. Esse curta tem pouco mais que 4 minutos (Se possível)




              Link para ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=07_9EJCtD4A

1- O que sabemos sobre o menino no início do curta?
1-    No início, ao ver o que era o presente, o menino fica feliz, mas logo muda de humor e reage mal ao receber o cachorrinho? Por que ele muda de atitude?
2-    Que informação revelada no final do curta esclarece a reação do menino?
3-    O que fez o menino voltar a aceitar o presente?
4-    O curta de animação procura despertar uma reflexão do espectador. Qual?
5-    Esse curta de animação recebeu mais de 50 prêmios importantes. O que você achou dele? Ele merece essa avaliação tão positiva? Explique.

ATIVIDADE 5 (2h/a) – PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Escolha um gênero: conto, entrevista, crônica, poema, música, videomontagem, podcast,  etc,  para falar sobre o tema: Respeito e empatia a pessoas com deficiência física.

ATIVIDADE 6 (2h/a)

Leia os textos a seguir para responder as questões.


Texto 2
De Ecoa, em São Paulo
05/06/2020 14h24
Um balanço divulgado nesta sexta (5) pelo sistema Deter, do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), mostra que o desmatamento na Amazônia vem crescendo em ritmo alarmante.
Em relação ao mês anterior, houve aumento de 34% dos alertas de corte raso em maio, em comparação com abril. Já do período de agosto de 2019 a 28 de maio de 2020, alertas apontaram para uma área desmatada de 6.064 km². Este é o maior índice dos últimos anos — e 78% maior do que o registrado neste mesmo período entre 2018 e 2019.

TEXTO 3

















(http://goo.gl/FMrW9. Acesso: 15/11/2011.)
1-    Os textos tratam da mesma temática? Qual é o assunto abordado em cada texto?
2-    Os textos pertencem ao mesmo gênero textual? Explique.
3-    O que você achou da atitude da Mônica e Magali?
4-    No texto 3, ao relacionar o conceito de “sustentabilidade” com a imagem ilustrada, nota-se que o humor é construído com base
a)  na evidência de cortes de árvores para uso industrial.
b)  na ironia em relação a um conceito ecológico.
c)  no alerta sobre a realidade do desmatamento.
d)  no poder do chefe sobre as decisões do empregado.
ATIVIDADE 7 - (2h/a)

Conteúdo:  leitura de texto pertencente ao gênero artigo de  divulgação científica
O artigo de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema; possuem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversas informações de valor indiscutível.

Características importantes dos textos de divulgação científica

ü  Esse tipo de modalidade textual é muito utilizado no mundo acadêmico, seja na produção de dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos, resenhas, dentre outros.
ü  São apresentados com uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais com verbos na terceira pessoa) de acordo com as normas da língua.
ü  Verbos predominantemente no presente do indicativo.
ü  Eles são escritos por pesquisadores e especialistas no assunto dedicado ao ramo da ciência por meio de métodos científicos.
ü  Os suportes e meios mais utilizados para a divulgação desse tipo de texto são as revistas e jornais científicos, livros, plataformas de divulgação cientifica, televisão, internet.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh9I8m9JQox2A-M7DweBY-QzTfC9dPW7Jq02MGvuC95a-y-tV9OAAxv-NZ2FbOy0A5X87zhqs73swGLQ0Nb-M8EtkMIFzm4RUGmuNjgUSQnu6O-eaXTW6bOf98hVAjnumCY4Z8wmfKC6Q/s320/WERGr.jpgTEXTO
Por que salivamos diante de uma comida apetitosa?

A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

Por Carlos Bighetti - Atualizado em 25 abr 2017, 12h54 - Publicado em 31 Maio 2002, 22h00
   Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).
1. Após a leitura do texto acima, responda:
a) Qual é a finalidade do texto, assunto tratado?
b) Em que meio de comunicação esse texto é divulgado?
c) Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?
d) Como o autor comprova suas explicações  para o leitor?
e) Por que podemos dizer que esse texto pertence ao gênero artigo de divulgação científica?

2. A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:
(      ) Esse texto apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de acordo com as normas da língua.
(      ) Na leitura, é clara a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda verbos predominantemente no presente do indicativo.
(      ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista e, por isso, recebe esse nome.
(      ) O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.
(      ) O gênero Artigo de divulgação científica tem a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.

3. Sobre o título e o subtítulo do texto, responda:
a) Qual a possível intenção do autor de construir o título em forma de pergunta?
b) Qual a função do subtítulo no artigo lido acima?
c) Que tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística) o subtítulo apresenta ao leitor?
d) O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou subjetivo(imprevisível) em relação ao tema?
           
4. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:
a) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.
d) é uma reação involuntária do organismo humano.
e) a imagem e o cheiro do alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.


ATIVIDADE 8 – 1h/a

Leia o texto retirado de um portal on line de notícias.


A missão espacial que pretende limpar o lixo do Universo

São 500 mil detritos que somam 7,5 mil toneladas; há desde pedaços de rocha a naves espaciais aposentadas. O lixo espacial ameaça danificar satélites.

Por BBC 04/12/2017 19h23  Atualizado há 2 anos
            Seria possível reduzir – ou até mesmo eliminar – o lixo espacial? 
            Esse é o objetivo da missão RemoveDebris. A nave espacial vai
usar um harpão e uma rede para remover os detritos que orbitam ao redor da Terra. Ao todo, são 500 mil artigos dos mais variados tamanhos que, juntos, somam 7,5 mil toneladas.
            Há desde pedaços de rocha a naves espaciais aposentadas, passando por itens que os astronautas deixaram para trás.
            Os detritos seriam destruídos ao cruzarem a atmosfera da Terra. O lixo espacial representa um sério risco. Recentemente, um pequeno detrito causou uma rachadura na Estação Espacial Internacional.
            Maior do que um ônibus, um satélite europeu que parou de funcionar em 2012, permanece em órbita e ameaça outros em seu caminho.
            O desenvolvimento da missão custou US$ 20 milhões e a nave será lançada em 2018.


a)    Que detritos são esses?
b)    Entre os objetos que orbitam a Terra, quais são importantes para trazer benefícios à humanidade e  que benefícios são estes?

2- Nem tudo o que circula na órbita da Terra permanece lá; alguns destroços acabam caindo na Terra, conforme é ilustrado na tira. Você acha que esses detritos podem causar riscos aos humanos ao caírem Terra?
3- Você sabe o que acontece com esses objetos quando atravessam a atmosfera e volta à Terra?
4- De que modo o Projeto RemoveDebris atua para resolver o problema causado pelos detritos aos satélites ou uma nave espacial?
1-    “Limpar o espaço” é uma prioridade para os humanos? Por quê


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