A cartografia na história
Desde os primórdios
da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o
mundo que conheciam, produzindo mapas que eram utilizados para localizar
os fenômenos que consideravam importantes.
Os mapas sempre
foram uma representação seletiva da realidade. Isso significa que neles são
registrados os fatos que interessam, de acordo com a finalidade do mapa e com
as características da sociedade que os produziu.
Exemplos:
- Os povos indígenas da América do
Norte desenhavam em peles de animais ou em cascas de árvores uma espécie de
zoneamento do território no qual viviam, identificando as áreas de pesca, de
caça e de coleta de alimentos;
- Os povos nômades que viviam em
deslocamento pelo deserto de Saara, como os tuaregues, costumavam gravar nas
pedras as suas constantes rotas;
- Os habitantes originais das Ilhas
Marshall, no Oceano Pacífico, orientavam-se nos mares usando curiosos mapas de
bambus, como ilustrado na figura “Réplica dos mapas produzidos pelos nativos
das Ilhas Marshall” na página 4 no caderno do aluno. Os nativos levavam essas
cartas marinhas, confeccionados com bambus entrecruzados, estendidas em suas
embarcações. As varetas representam a direção das ondas nas vizinhanças dos
arquipélagos, enquanto as pedras marcavam a posição das ilhas.
Os mapas elaborados
pelos povos antigos são diferentes entre si porque eles dispunham de
tecnologias e materiais diferentes, e desenhavam mapas com finalidades
diversas. Assim, para os povos indígenas da América do Norte, o importante era
localizar as reservas de alimento; para os povos nômades, o principal era mapear
os deslocamentos pelo deserto e; para os povos do Pacífico, era preciso se
orientar pelos mares.
Os povos no passado
produziam mapas representando graficamente aquilo que era importante para as
atividades que realizavam.
Elementos de um mapa
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e
fonte. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os
mapas possuem.
Esses
são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em
todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as
informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando
saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de
comunicação, isso porque, os mapas também são formas de linguagem.
O título do
mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade,
tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além
de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão
daquilo que está sendo representado.
A legenda, por sua vez, é a
especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses
podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de
representação.
A
escala indica a relação matemática entre o espaço real e a
representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes
que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está
representado.
A orientação é importante no
sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte
e, consequentemente, os demais pontos
cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa
ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico.
A fonte
deve conter informações que possibilitem ao leitor saber a autoria do
mapa, ano de elaboração, editora, data de publicação e página em que foi
publicado.
Atividade
7 (Cartografia)
“Copiar todas as questões no caderno e responder. Não é necessário
desenhar os mapas.”
1) Para um
mapa ser considerado completo é preciso que tenha alguns itens”. Preencha
as lacunas abaixo com os nomes corretos de cada item do mapa : (LEGENDA - TÍTULO – FONTE – ESCALA)
a) ____ é responsável por explicar os símbolos e
cores existentes no mapa.
b) O item que indica se o mapa foi retirado da
internet, Atlas, revista ou livro é a_______________.
c) Para a representação de uma grande área caber
num papel, é necessário que seu tamanho real seja reduzido. Quantas vezes ele
foi reduzido é mostrado na_________________.
d) O____________ expressa o assunto que está
sendo exposto no mapa.
2) A representação de símbolos abaixo é explicada
em qual parte do mapa?
A-( ) Título
B-( ) Escala
C-( ) Fonte
D-( )
Legenda
3)
Observe o mapa de Montes Claros na página seguinte, para responder as questões
seguintes:
4)
Faça o mapa de sua casa, com todos os cômodos.
5)
faça um mapa do caminho de sua casa até a escola, ou até um lugar que você
goste. Este mapa deverá conter pontos de referência.
1)A paisagem NATURAL é o conjunto de elementos formados por:
a)( ) Prédios, avenidas, Shoppings, viadutos.
b)( ) Lixões, lavouras, indústrias.
c)( ) Clima, relevo, vegetação e hidrografia (
água).
d)( ) Rios, clubes, plantação de banana.
2) Os pontos cardeais e colaterais são:
a)( ) Meridional, centro-sul, equador, atlântico
b)( )Polar, Sul, Setentrional, sertanejo,
sulista.
c)( ) Norte, sul, leste, oeste, sudeste,
nordeste, noroeste e sudoeste.
d)( ) Austral, Sul, sudeste, polar, inverno,
equatorial.
Leia
atentamente o texto abaixo e responda as questões 5 e 6:
A bússola e o
magnetismo terrestre
Nosso planeta é uma
espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos
como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre
Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse
campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro
sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado
líquido).
Segundo
o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais
magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de
barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos polos magnéticos, ou seja,
do eixo Norte-Sul.
Por
convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo norte
magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o polo sul magnético
terrestre.
É
exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético
terrestre que indica a direção norte ou sul.
3) De acordo com o texto, marque ( V )
para verdadeiro e ( F ) para falso:
a)(
) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
b)(
) O campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais
magnetizados.
c)(
) Para melhor compreensão, chama-se
norte do ímã o lado que aponta para o polo sul magnético terrestre.
d)(
) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro,
explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.
4) Segundo Alexandre Cherman:
a)( ) A Terra não tem norte magnético.
b)( ) O núcleo da Terra não exerce nenhuma
influencia nos pólos magnéticos da terra.
c)( ) O campo magnético terrestre exerce uma
atração sobre materiais magnetizados.
d)( ) A bússola sempre aponta o Leste
magnético.
5) Observe a gravura abaixo e faça o que
se pede:
Marque a alternativa INCORRETA:
a)( ) O teatro está a OESTE da escola.
b)( ) O parque está ao SUL do museu.
c)( ) O aeroporto está ao NORTE do teatro.
d)( ) O museu está ao SUL do teatro.
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