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quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 6º ANO ML E CM- PROFESSOR CARLOS EDUARDO

 ATIVIDADE DE GEOGRAFIA -  6º ANO Professor: Carlos Eduardo


A cartografia na história

Desde os primórdios da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o mundo que conheciam, produzindo mapas que eram utilizados para localizar os fenômenos que consideravam importantes.
Os mapas sempre foram uma representação seletiva da realidade. Isso significa que neles são registrados os fatos que interessam, de acordo com a finalidade do mapa e com as características da sociedade que os produziu.
Exemplos:
- Os povos indígenas da América do Norte desenhavam em peles de animais ou em cascas de árvores uma espécie de zoneamento do território no qual viviam, identificando as áreas de pesca, de caça e de coleta de alimentos;
- Os povos nômades que viviam em deslocamento pelo deserto de Saara, como os tuaregues, costumavam gravar nas pedras as suas constantes rotas;
- Os habitantes originais das Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, orientavam-se nos mares usando curiosos mapas de bambus, como ilustrado na figura “Réplica dos mapas produzidos pelos nativos das Ilhas Marshall” na página 4 no caderno do aluno. Os nativos levavam essas cartas marinhas, confeccionados com bambus entrecruzados, estendidas em suas embarcações. As varetas representam a direção das ondas nas vizinhanças dos arquipélagos, enquanto as pedras marcavam a posição das ilhas.
Os mapas elaborados pelos povos antigos são diferentes entre si porque eles dispunham de tecnologias e materiais diferentes, e desenhavam mapas com finalidades diversas. Assim, para os povos indígenas da América do Norte, o importante era localizar as reservas de alimento; para os povos nômades, o principal era mapear os deslocamentos pelo deserto e; para os povos do Pacífico, era preciso se orientar pelos mares.
Os povos no passado produziam mapas representando graficamente aquilo que era importante para as atividades que realizavam.

Elementos de um mapa

Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e fonte. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.

            Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, isso porque, os mapas também são formas de linguagem.

            O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.
            A legenda, por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação.
            A escala indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. 
             A orientação é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico.
            A fonte deve conter informações que possibilitem ao leitor saber a autoria do mapa, ano de elaboração, editora, data de publicação e página em que foi publicado.

Atividade 7 (Cartografia)

“Copiar todas as questões no caderno e responder. Não é necessário desenhar os mapas.”

1) Para um mapa ser considerado completo é preciso que tenha alguns itens”. Preencha as lacunas abaixo com os nomes corretos de cada item do mapa : (LEGENDA - TÍTULO – FONTE – ESCALA)

a) ____ é responsável por explicar os símbolos e cores existentes no mapa.
b) O item que indica se o mapa foi retirado da internet, Atlas, revista ou livro é a_______________.
c) Para a representação de uma grande área caber num papel, é necessário que seu tamanho real seja reduzido. Quantas vezes ele foi reduzido é mostrado na_________________.
d) O____________ expressa o assunto que está sendo exposto no mapa.

2) A representação de símbolos abaixo é explicada em qual parte do mapa?



A-(  ) Título
B-(  ) Escala
C-(  ) Fonte
D-(  ) Legenda




3) Observe o mapa de Montes Claros na página seguinte, para responder as questões seguintes: 



4) Faça o mapa de sua casa, com todos os cômodos.

5) faça um mapa do caminho de sua casa até a escola, ou até um lugar que você goste. Este mapa deverá conter pontos de referência.

1)A paisagem NATURAL é o conjunto de elementos formados por:
a)(    ) Prédios, avenidas, Shoppings, viadutos.                              
b)(    ) Lixões, lavouras, indústrias.
c)(    ) Clima, relevo, vegetação e hidrografia ( água).                   
d)(   ) Rios, clubes, plantação de banana.

2) Os pontos cardeais e colaterais são:
a)(   ) Meridional, centro-sul, equador, atlântico
b)(   )Polar, Sul, Setentrional, sertanejo, sulista.
c)(   ) Norte, sul, leste, oeste, sudeste, nordeste, noroeste e sudoeste.
d)(   ) Austral, Sul, sudeste, polar, inverno, equatorial.

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões 5 e 6:
A bússola e o magnetismo terrestre

Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado líquido).
Segundo o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos polos magnéticos, ou seja, do eixo Norte-Sul.
Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo norte magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o polo sul magnético terrestre.
É exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético terrestre que indica a direção norte ou sul.

3) De acordo com o texto, marque ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso:
a)(      ) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
b)(      ) O campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
c)(      ) Para melhor compreensão, chama-se  norte do ímã o lado que aponta para o polo sul magnético terrestre.
d)(      ) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.
4) Segundo Alexandre Cherman:
a)(    ) A Terra não tem norte magnético.
b)(    ) O núcleo da Terra não exerce nenhuma influencia nos pólos magnéticos da terra.
c)(    ) O campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
d)(    ) A bússola sempre aponta o Leste magnético.

5) Observe a gravura abaixo e faça o que se pede:
Marque a alternativa INCORRETA:
a)(   ) O teatro está a OESTE da escola.
b)(   ) O parque está ao SUL do museu.
c)(   ) O aeroporto está ao NORTE do teatro.
d)(   ) O museu está ao SUL do teatro.






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