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sexta-feira, 19 de junho de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º ANO - PROFª ANA JÚLIA


PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes    ANO DE ESCOLARIDADE: 7º.ano Marco Rey DATA/.___/___/____

                              Atividade Aulas 01, 02, 03 : semana 01/06 a 05/06

Instrução: Nessa semana, vamos revisar o Reino Plantae. Para responder, consulte o material da semana passada.

01: Quem são os representantes do Reino Plantae? Qual o outro nome que esse reino pode ser conhecido?
02: Cite as características dos representantes desse reino.
03: Diferencie plantas:
a)                 Fanerógamas de criptógamas
b)                 Vasculares de avasculares
c)                  Dê exemplos de filos pertencentes a cada grupo acima.
04: O que é fotossíntese? Como a planta realiza esse processo? Com qual objetivo?
05:Por que as plantas avasculares são de pequeno porte?
06: Como acontece o transporte de nutrientes nas plantas avasculares como as briófitas?
07:  Dê exemplos de briófitas. Essas plantas vivem em que tipo de ambiente?
08: As briófitas não apresentam estruturas como raízes, caule, folhas. Qual nome das estruturas das briófitas? Faça um desenho mostrando cada estrutura.
09: Dê exemplos de pteridófitas. Essas plantas vivem em que tipo de ambiente?
10: As pterídófitas apresentam folhas, caule e raiz? Faça um desenho que represente as suas estruturas.
11: As imagens abaixo representam o ciclo reprodutivo das briófitas e pteridófitas. Observe-as e responda:

a)Os dois ciclos nos mostra que existe a presença do gameta masculino (anterozoide) e do gameta feminino (oosfera). Então, podemos dizer que a reprodução das briófitas e pteridófitas é assexuada ou sexuada? Justifique.
b) Nas briófitas (ciclo 1), a parte visível, ou seja, a planta que visualizamos é o gametófito (produz os gametas).  Como ele permanece por mais tempo, chamamos ele de fase duradoura. Já o esporófito, só aparece após a fecundação por isso, fase passageira. Compare o ciclo das pteridófitas (ciclo2) com o ciclo das briófitas. Quem é a fase duradoura e quem é a fase passageira?
c) Observe que nos dois ciclos, os anterozoides “nadam” até a oosfera. Relacione essa informação com o ambiente em que essas plantas vivem.  Elas conseguiriam viver em ambientes secos? Por quê?
12: Pesquise o significado dos nomes gimnospermas e angiospermas.
13: Sobre as Gimnospermas, responda:
a)                  Em que ambiente vivem?
b)                 Dê exemplos de plantas desse filo.
c)                  O que são estróbilos?
d)                 Essas plantas possuem frutos?

14: Sobre as angiospermas, responda:
e)                 Em que ambiente vivem?
f)                   Dê exemplos de plantas desse filo.
g)                  O que são estróbilos?
h)                 Essas plantas possuem frutos?
                              Atividade Aulas 01, 02, 03 : semana 08/06 a 12/06
Instruções:  Leia a apostila com bastante calma e marque os pontos principais:
                                                             Órgãos das Plantas
Partes e funções
Raiz
A raiz é a parte responsável por fixar a planta no solo, mas sua função vai muito além da simples fixação. É através da raiz que a planta consegue absorver a água e os nutrientes do solo, necessários para a sua sobrevivência. Isso se falamos das plantas mais comuns: as plantas terrestres. Mas cabe apresentar aqui que, além das raízes subterrâneas, existem também as raízes aquáticas e aéreas. Além disso, a raiz varia de acordo com a forma, podendo ser axial ou pivotante e fasciculada ou cabeleira.

Alguns tipos de raízes são caracterizadas por armazenar material de reserva, como por exemplo, a mandioca.


Existem diferentes tipos de raízes, mas de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são as raízes laterais. Como exemplos de raízes, podemos citar:

=o milho, o feijão e o café, que apresentam raízes subterrâneas;
=a mandioca, a cenoura e a beterraba, que possuem raízes tuberosas;
=o cipó com uma raiz sugadora;
=a figueira, que possui uma raiz do tipo escora.
=Além dessas, ainda existem as raízes aquáticas, como a vitória-régia.

 Caule


Na maioria das vezes, o caule é aéreo, mas ele também pode ser encontrado na forma subterrânea ou aquática. Essa é a estrutura responsável por garantir a sustentação da planta, mas além disso, também tem a função de conduzir a seiva, fazendo com que os nutrientes absorvidos do solo cheguem até as folhas. É no caule que se encontram ainda os órgãos de reprodução das plantas.
caule sustenta a planta e faz o transporte de substâncias através da planta.
A água e os sais minerais são levados através de vasos existentes dentro do caule, das raízes até as folhas, e os açúcares (produzidos na fotossíntese) são transportados das folhas até as raízes. É no caule que são produzidos os hormônios vegetais, auxiliando no crescimento e desenvolvimento da planta.
Geralmente, os caules são aéreos e verticais, como no caso do tomateiro ou dos troncos das árvores. Existem ainda, os vegetais que possuem caules que crescem junto ao solo, e outros que são subterrâneos, como é o caso das bananeiras e do gengibre.
Folha

As folhas se formam a partir do caule e geralmente, se apresentam na cor verde. Elas são as responsáveis por três funções fundamentais para a planta: realizar a fotossíntese, processo de respiração e de transpiração. Em relação ao formato, são os mais variáveis. Isso porque as folhas de uma planta se adaptam de acordo com o ambiente, por isso, existe uma grande variação de formas e formatos. Existem algumas plantas que não possuem folhas, como, por exemplo, os cactos e as briófitas.Geralmente, uma folha é composta pelas seguintes estruturas:

·                     Limbo: É a lâmina da folha, onde são encontrados pequenos orifícios, denominados estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas com o meio ambiente;
·                                             Pecíolo: Possui a função de fixar a folha ao caule e ao ramo;
·                                             Bainha: Parte mais dilatada da base do pecíolo, é o local em que a folha se prende ao caule.

Flores e frutos: aquisições evolutivas

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.



  
Órgãos de proteção

Órgãos que envolvem as peças reprodutoras propriamente ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos órgãos de proteção designa-se perianto. Uma flor sem perianto diz-se nua.
·                     cálice – conjunto de sépalas, as peças florais mais parecidas com folhas, pois geralmente são verdes. A sua função é proteger a flor quando em botão. A flor sem sépalas diz-se assépala. Se todo o perianto apresentar o mesmo aspecto (tépalas), e for semelhante a sépalas diz-se sepaloide. Neste caso diz-se que o perianto é indiferenciado.
·                     corola – conjunto de pétalas, peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas produtoras de néctar na sua base, para atrair animais. A flor sem pétalas diz-se apétala. Se todo o perianto for igual (tépalas), e for semelhante a pétalas diz-se petaloide. Também neste caso, o perianto se designa indiferenciado.

Órgãos de reprodução

Folhas férteis modificadas, localizadas mais ao centro da flor e designadas esporófilos. As folhas férteis masculinas formam o anel mais externo e as folhas férteis femininas o interno.
·                     androceu – parte masculina da flor, é o conjunto dos estames. Os estames são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios. São constituídas por um filete (corresponde ao pecíolo da folha) e pela antera (corresponde ao limbo da folha);
·                     gineceu – parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferior designada ovário, local que contém óvulos. Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita, o estilete, e termina numa zona alargada que recebe os grãos de pólen, designada estigma. Geralmente o estigma é mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinização.

Fruto Continuando o processo que ocorre nas flores e vendo sua importância, os frutos são o produto do que aconteceu nas flores. Nesse caso, o ovário vira fruto e o óvulo vira semente



Os frutos contêm e protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Muitas vezes eles são coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta-mãe, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios. Tendo a semente guardada nos frutos, a proliferação das espécies de plantas tende a ser mais fácil. Com o fruto servindo de alimento para muitos animais, de maneira inteligente, quando o bicho pegar o fruto para se alimentar, a semente estará sendo transportada para outros locais e, assim, estará pronta para proliferar.Alguns frutos que nascem de outras partes da planta são chamados de frutos falsos. Os que se originam do ovário são considerados frutos verdadeiros.

 Partes do Fruto

O fruto é constituído por duas partes fundamentais: o fruto propriamente dito, também chamado de pericarpo e a semente. Todas as partes do fruto derivam da flor.
O pericarpo é originado da parede do ovário e apresenta três camadas:
·                     Epicarpo: parte externa do fruto, conhecido também como casca.
·                     Mesocarpo: parte intermediária e mais desenvolvida. Geralmente, é comestível.
·                     Endocarpo: é a parte que reveste a cavidade do fruto. Por ser muito fina, pode ser de difícil identificação e separação.



Classificação dos Frutos
Os frutos são classificados através de suas variadas características:
Desenvolvimento do ovário
Quanto ao desenvolvimento do ovário, os frutos são classificados em simples, agregados e múltiplos.
Frutos Simples
Os frutos simples são originários de um só ovário e de uma única flor. Exemplos: tomate e cereja.
Os frutos simples podem ser do tipo seco ou carnoso.
Frutos Secos
Os frutos secos são os que possuem pericarpo pobre em água. As substâncias nutritivas concentram-se na semente.
Os frutos secos classificam-se conforme a abertura do pericarpo, nos seguintes tipos:
·                     Frutos deiscentes: são os que o pericarpo se abre durante o amadurecimento. Exemplo: castanha.
·                     Frutos indeiscentes: são os que o pericarpo não se abre naturalmente. Exemplo: girassol.
Frutos Carnosos
Os frutos carnosos possuem pericarpo rico em água e substâncias nutritivas.
Os frutos carnosos podem ainda ser classificados em:
·                     Baga: frutos com várias sementes facilmente separadas do fruto. Exemplo: goiaba, mamão e melão.
·                     Drupa: frutos com semente envolvida por um endocarpo duro, também chamado de caroço. Exemplo: azeitona, abacate e ameixa.
Frutos Agregados
São chamados frutos agregados são os que se originam de uma flor com muitos ovários separados. Também são denominados de frutos apocárpicos.
Exemplo: magnólia.
Frutos Múltiplos ou Infrutescência

Os frutos múltiplos desenvolvem-se de inflorescências, nas quais os muitos ovários fundem-se e formam uma estrutura única.Exemplos: Figo, abacaxi e amora.
Sementes

As sementes, como já dito, são os agentes que possibilitam a proliferação das plantas. É a partir dela que a planta irá surgir, crescer e realizar seus processos de existência. As sementes funcionam para disseminar e proteger o que irá dar vida às novas plantas, além de conterem alimentos reservados para que tudo isso seja possível de ocorrer. Algumas sementes acabam se dividindo em duas na hora da reprodução. Outras ficam em apenas uma.
Chamamos de agentes dispersores de sementes aqueles capazes de espalhá-las por várias áreas, o que garante uma maior distribuição espacial e, até mesmo, a sobrevivência das espécies vegetais, uma vez que a proximidade com a planta-mãe pode levar à competição. Esses agentes dispersores podem transportar apenas a semente ou, ainda, dispersar o fruto com a semente. Entre os principais dispersores, podemos citar o vento, a água e os animais. As dispersões por esses agentes são chamadas, respectivamente, de anemocoriahidrocoria e zoocoria

Atividades

01   Leia apostila marcando os pontos principais.

02: Faça uma pesquisa e cole ou desenhe no seu caderno de ciências:

a)                 Plantas com tipos de caules diferentes e depois classifique o caule.
b)                 Plantas com tipos de raízes diferentes e depois classifique a raiz.
c)                  Plantas com tipos de frutos diferentes e depois classifique o fruto.
d)                 Exemplo de pseudofrutos ou falsos frutos.



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