PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES
CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE
MORAES
PROFESSOR(A): Ana Júlia Lopes ANO DE ESCOLARIDADE: 7º.ano Marco Rey DATA/.___/___/____
Atividade Aulas
01, 02, 03 : semana 01/06 a 05/06
Instrução: Nessa semana, vamos revisar
o Reino Plantae. Para responder, consulte o material da semana passada.
01: Quem são os representantes do Reino
Plantae? Qual o outro nome que esse reino pode ser conhecido?
02: Cite as características dos
representantes desse reino.
03: Diferencie plantas:
a)
Fanerógamas
de criptógamas
b)
Vasculares
de avasculares
c)
Dê
exemplos de filos pertencentes a cada grupo acima.
04: O que é fotossíntese? Como a planta realiza esse
processo? Com qual objetivo?
05:Por que as plantas avasculares são de pequeno porte?
06: Como acontece o transporte de nutrientes nas plantas
avasculares como as briófitas?
07: Dê exemplos de
briófitas. Essas plantas vivem em que tipo de ambiente?
08: As briófitas não apresentam estruturas como raízes,
caule, folhas. Qual nome das estruturas das briófitas? Faça um desenho
mostrando cada estrutura.
09: Dê exemplos de pteridófitas. Essas plantas vivem em que
tipo de ambiente?
10: As pterídófitas apresentam folhas, caule e raiz? Faça um
desenho que represente as suas estruturas.
11: As imagens abaixo representam o ciclo reprodutivo das
briófitas e pteridófitas. Observe-as e responda:
a)Os dois ciclos nos mostra que existe a presença do gameta
masculino (anterozoide) e do gameta feminino (oosfera). Então, podemos dizer
que a reprodução das briófitas e pteridófitas é assexuada ou sexuada?
Justifique.
b) Nas briófitas (ciclo 1), a parte visível, ou seja, a
planta que visualizamos é o gametófito (produz os gametas). Como ele permanece por mais tempo, chamamos ele de fase duradoura. Já o esporófito, só
aparece após a fecundação por isso, fase passageira. Compare o ciclo das
pteridófitas (ciclo2) com o ciclo das briófitas. Quem é a fase duradoura e quem
é a fase passageira?
c) Observe que nos dois ciclos, os anterozoides “nadam” até
a oosfera. Relacione essa informação com o ambiente em que essas plantas
vivem. Elas conseguiriam viver em
ambientes secos? Por quê?
12: Pesquise o significado dos nomes gimnospermas e
angiospermas.
13: Sobre as Gimnospermas, responda:
a)
Em que ambiente vivem?
b)
Dê exemplos de plantas desse filo.
c)
O que são estróbilos?
d)
Essas plantas possuem frutos?
14:
Sobre as angiospermas, responda:
e)
Em que ambiente vivem?
f)
Dê exemplos de plantas desse filo.
g)
O que são estróbilos?
h)
Essas plantas possuem frutos?
Atividade Aulas 01, 02, 03 : semana
08/06 a 12/06
Instruções: Leia a
apostila com bastante calma e marque os pontos principais:
Órgãos das Plantas
Partes e funções
Raiz
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5sdzhQTj4vKPILQQWTKAAHkNWK2ZFt9-2mdF7jcifgFtKcnI_Oqghcb9fRlTRPHcEkNrwy8dIzgzN3aZWn6WWKtpW6ai3YZ9As-QE9z4q7RBynCFg-wgRUb3pLRDqnibZtyzZsEqRrDA/s320/MAPA.png)
Alguns tipos de raízes são caracterizadas
por armazenar material de reserva, como por exemplo, a mandioca.
Existem diferentes tipos de raízes,
mas de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são
as raízes laterais. Como exemplos de raízes, podemos citar:
=o milho, o feijão e o café, que
apresentam raízes subterrâneas;
=a mandioca, a cenoura e a
beterraba, que possuem raízes tuberosas;
=o cipó com uma raiz sugadora;
=a figueira, que possui uma raiz do
tipo escora.
=Além dessas, ainda existem as raízes aquáticas, como a
vitória-régia.
Caule
Na maioria das vezes, o caule é
aéreo, mas ele também pode ser encontrado na forma subterrânea ou aquática.
Essa é a estrutura responsável por garantir a sustentação da planta, mas além
disso, também tem a função de conduzir a seiva, fazendo com que os nutrientes
absorvidos do solo cheguem até as folhas. É no caule que se encontram ainda os
órgãos de reprodução das plantas.
A água e os sais minerais são levados através
de vasos existentes dentro do caule, das raízes até as folhas, e os açúcares
(produzidos na fotossíntese) são transportados das folhas até as raízes. É no
caule que são produzidos os hormônios
vegetais, auxiliando no
crescimento e desenvolvimento da planta.
Geralmente, os caules são aéreos e verticais,
como no caso do tomateiro ou dos troncos das árvores. Existem ainda, os
vegetais que possuem caules que crescem junto ao solo, e outros que são
subterrâneos, como é o caso das bananeiras e do gengibre.
Folha
As folhas se formam a partir do caule e geralmente,
se apresentam na cor verde. Elas são as responsáveis por três funções
fundamentais para a planta: realizar a fotossíntese, processo de respiração e
de transpiração. Em relação ao formato, são os mais variáveis. Isso porque as
folhas de uma planta se adaptam de acordo com o ambiente, por isso, existe uma
grande variação de formas e formatos. Existem algumas plantas que não possuem
folhas, como, por exemplo, os cactos e as briófitas.Geralmente, uma folha é
composta pelas seguintes estruturas:
·
Limbo: É a lâmina da folha, onde são
encontrados pequenos orifícios, denominados estômatos, responsáveis pelas
trocas gasosas com o meio ambiente;
·
Pecíolo: Possui a função de fixar a
folha ao caule e ao ramo;
·
Bainha: Parte mais dilatada da base
do pecíolo, é o local em que a folha se prende ao caule.
Flores
e frutos: aquisições evolutivas
As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor,
semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às
gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.
Órgãos de proteção
Órgãos que envolvem as peças reprodutoras propriamente
ditas, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos
órgãos de proteção designa-se perianto.
Uma flor sem perianto diz-se nua.
·
cálice – conjunto de sépalas, as
peças florais mais parecidas com folhas, pois geralmente são verdes. A sua
função é proteger a flor quando em botão. A flor sem sépalas diz-se assépala.
Se todo o perianto apresentar o mesmo aspecto (tépalas),
e for semelhante a sépalas diz-se sepaloide. Neste caso diz-se que o perianto é
indiferenciado.
·
corola – conjunto de pétalas, peças
florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas produtoras de néctar
na sua base, para atrair animais. A flor sem pétalas diz-se apétala. Se todo o
perianto for igual (tépalas), e for semelhante a pétalas diz-se petaloide.
Também neste caso, o perianto se designa indiferenciado.
Órgãos de reprodução
Folhas férteis modificadas,
localizadas mais ao centro da flor e designadas esporófilos. As folhas férteis
masculinas formam o anel mais externo e as folhas férteis femininas o interno.
·
androceu – parte masculina da flor, é o
conjunto dos estames. Os estames
são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios. São
constituídas por um filete (corresponde ao pecíolo da folha) e pela antera
(corresponde ao limbo da folha);
·
gineceu – parte feminina da flor, é o
conjunto de carpelos. Cada
carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca
inferior designada ovário, local que contém óvulos. Após a fecundação, as
paredes do ovário formam o fruto. O carpelo prolonga-se por uma zona estreita,
o estilete, e termina numa zona alargada que recebe os grãos de pólen,
designada estigma. Geralmente o estigma é
mais alto que as anteras, de modo a dificultar a autopolinização.
Fruto Continuando o processo que ocorre nas flores e vendo sua
importância, os frutos são o produto do que aconteceu nas flores. Nesse caso, o ovário vira fruto e o óvulo
vira semente
Os frutos contêm
e protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Muitas vezes eles
são coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como
alimento. As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo
digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em
locais distantes da planta-mãe, pelo vento, por exemplo. Isso favorece a
espécie na conquista de novos territórios. Tendo a semente guardada nos frutos,
a proliferação das espécies de plantas tende a ser mais fácil. Com o fruto
servindo de alimento para muitos animais, de maneira inteligente, quando o
bicho pegar o fruto para se alimentar, a semente estará sendo transportada para
outros locais e, assim, estará pronta para proliferar.Alguns frutos que nascem de outras partes da
planta são chamados de frutos falsos. Os que se originam do ovário são
considerados frutos verdadeiros.
Partes do Fruto
O fruto é constituído por duas
partes fundamentais: o fruto propriamente dito, também chamado de pericarpo e a
semente. Todas as partes do fruto derivam da flor.
O pericarpo é originado da parede do
ovário e apresenta três camadas:
·
Epicarpo: parte externa do fruto, conhecido também como casca.
·
Mesocarpo: parte intermediária e mais desenvolvida. Geralmente, é
comestível.
·
Endocarpo: é a parte que reveste a cavidade do fruto. Por ser muito
fina, pode ser de difícil identificação e separação.
Classificação
dos Frutos
Os frutos são classificados através de suas variadas
características:
Desenvolvimento do ovário
Quanto ao desenvolvimento do ovário, os frutos são
classificados em simples, agregados e múltiplos.
Frutos Simples
Os frutos simples são originários de um só ovário e de uma
única flor. Exemplos: tomate e cereja.
Os frutos simples podem ser do tipo seco ou carnoso.
Frutos Secos
Os frutos secos são os que possuem pericarpo pobre em água.
As substâncias nutritivas concentram-se na semente.
Os frutos secos classificam-se conforme a abertura do
pericarpo, nos seguintes tipos:
·
Frutos deiscentes:
são os que o pericarpo se abre durante o amadurecimento. Exemplo: castanha.
·
Frutos indeiscentes:
são os que o pericarpo não se abre naturalmente. Exemplo: girassol.
Frutos
Carnosos
Os frutos carnosos possuem pericarpo rico em água e
substâncias nutritivas.
Os frutos carnosos podem ainda ser classificados em:
·
Baga:
frutos com várias sementes facilmente separadas do fruto. Exemplo: goiaba,
mamão e melão.
·
Drupa:
frutos com semente envolvida por um endocarpo duro, também chamado de caroço.
Exemplo: azeitona, abacate e ameixa.
Frutos Agregados
São chamados frutos agregados são os que se originam de uma
flor com muitos ovários separados. Também são denominados de frutos
apocárpicos.
Exemplo: magnólia.
Frutos Múltiplos ou
Infrutescência
Os frutos múltiplos desenvolvem-se de inflorescências, nas
quais os muitos ovários fundem-se e formam uma estrutura única.Exemplos: Figo,
abacaxi e amora.
Sementes
As
sementes, como já dito, são os agentes que possibilitam a proliferação das
plantas. É a partir dela que a planta irá surgir, crescer e realizar seus
processos de existência. As sementes funcionam para disseminar e proteger o que
irá dar vida às novas plantas, além de conterem alimentos reservados para que
tudo isso seja possível de ocorrer. Algumas sementes acabam se dividindo em
duas na hora da reprodução. Outras ficam em apenas uma.
Chamamos de agentes dispersores de
sementes aqueles capazes de espalhá-las por várias áreas, o que
garante uma maior distribuição espacial e, até mesmo, a sobrevivência das
espécies vegetais, uma vez que a proximidade com a planta-mãe pode levar à
competição. Esses agentes dispersores podem transportar apenas a
semente ou, ainda, dispersar o fruto com a semente. Entre os
principais dispersores, podemos citar o vento, a água e os animais. As
dispersões por esses agentes são chamadas, respectivamente, de anemocoria, hidrocoria e zoocoria
Atividades
01 Leia apostila
marcando os pontos principais.
02: Faça uma pesquisa e cole ou desenhe no seu caderno de
ciências:
a)
Plantas com tipos de caules
diferentes e depois classifique o caule.
b)
Plantas com tipos de raízes
diferentes e depois classifique a raiz.
c)
Plantas com tipos de frutos
diferentes e depois classifique o fruto.
d)
Exemplo de pseudofrutos ou falsos
frutos.
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