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sexta-feira, 19 de junho de 2020

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 7º ANO - PROFESSORA SANDRA MARIA


CIÊNCIAS -- PROFESSORA: SANDRA ALVES
·         Instrução: Leia o texto e copie as perguntas no caderno.
CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS
No reino vegetal as plantas são divididas em plantas avasculares e plantas vasculares. As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva. Os vasos condutores de seiva presentes nas plantas funcionam como os vasos sanguíneos que temos em nosso corpo, levando substâncias úteis e substâncias que não serão mais utilizadas.
No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As briófitas são plantas avasculares, facilmente encontradas na natureza. Elas são muito conhecidas como musgos e não ultrapassam os 2 cm de altura. Para que essas plantas consigam se reproduzir, elas precisam de água, por esse motivo são encontradas somente em locais úmidos.
As briófitas são plantas muito pequenas, e apresentam cauloide, que lembra o caule das plantas vasculares; filoides, que lembram folhas; e rizoides que têm a mesma função das raízes das plantas vasculares, fixar a planta no solo. 




As briófitas são plantas que dependem da água para sua reprodução

As pteridófitas são plantas vasculares, podem atingir vários metros de altura. Gostam de ambientes úmidos e sombrios, e seus representantes mais conhecidos são as samambaias. Essas plantas costumam apresentar raiz, caule e folhas, mas nem sempre são percebidas com facilidade.
Assim como as briófitas, as pteridófitas também necessitam da água para sua reprodução, que é feita através dos gametas que se encontram no interior dos soros, aqueles pontinhos pretos que podem ser vistos a olho nu no dorso das folhas das samambaias.


As pteridófitas, assim como as briófitas, necessitam de água para sua reprodução

As gimnospermas são plantas vasculares que possuem raiz, caule e folhas. São as primeiras plantas a apresentarem sementes, e por esse motivo não necessitam de água para que ocorra a fecundação de seus gametas. As pinhas encontradas nas gimnospermas são muito utilizadas em decorações natalinas, e é por meio delas que a planta, através de insetos ou vento, consegue fecundar seus óvulos, originando sementes que chamamos de pinhão. As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros

                                       As gimnospermas foram as primeiras plantas a apresentar sementes
Por último temos as angiospermas, plantas vasculares que apresentam raiz, caule, folhas, flores e frutos. As angiospermas constituem mais de 70% de todas as espécies de plantas existentes no planeta, e seu tamanho varia desde pequenas ervas até grandes árvores. A fecundação das angiospermas ocorre através de suas flores, e quando fecundadas produzem frutos e sementes, que servem de alimento para muitos animais, inclusive para o homem.







Atividade:
1)      O que são plantas avasculares e plantas vasculares?
2)      Como funcionam os vasos condutores presentes nas plantas?
3)      Quais são os quatro grupos de plantas?
4)      Caracterize as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.
5)      Faça um desenho de cada grupo de plantas.
PLANTAS TÓXICAS
Plantas que podem causar problemas graves à saúde.

Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substâncias tóxicas, ou seja: que podem provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, caso sejam tocadas; vômito, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, dentre outros. Em alguns casos, inclusive, podem causar a morte.

A presença dessas substâncias é uma forma de defesa da planta a seus predadores (aqueles animais que se alimentam dela). Assim, ao provar um pedaço de algumas dessas plantas e não passar bem, dificilmente um animal fará isso de novo com esse vegetal, ou outro parecido.

Pensando assim, é fácil saber que não é seguro levarmos à nossa boca pedaços ou plantas inteiras que não conhecemos. Por outro lado, como há crianças que ainda não aprenderam isso, e existem plantas tóxicas que podem provocar problemas mesmo quando as tocamos; é importante conhecermos as principais encontradas em nosso país, para evitar esse problema.

Sabendo quais são, é interessante que não sejam plantadas em casa ou, caso isso já tenha sido feito, é importante evitar que crianças pequenas tenham acesso a elas, e sejam orientadas, desde cedo, a não colocarem esses vegetais na boca ou manipulá-las.

Em caso de acidentes, o ideal é que a pessoa envolvida receba assistência médica urgente, sendo a planta guardada para que seja corretamente identificada. 
Abaixo, as principais plantas tóxicas encontradas no Brasil. Vale lembrar que muitas delas são encontradas em jardins, quintais, parques, vasos, praças e terrenos baldios:


1- Comigo-ninguém-pode. Nome científico: Dieffenbachia picta;
2- Tinhorão ou caládio (Caladium bicolor);
3- Taioba-Brava (Colocasia antiquorum);
4- Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica).
5- Bico-de-papagaio. Nome científico: Euphorbia pulcherrima;
6- Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii);
7- Avelós (Euphorbia tirucalli);
8- Mandioca-Brava (Manihot utilissima): somente a raiz e as folhas são tóxicas.
9- Mamona. Nome científico: Ricinus communis. Somente as sementes são tóxicas;
10- Cinamomo (Melia azedarach): somente os frutos e as folhas são tóxicos;
11- Aroeira-brava ou bugreiro (Lithraea brasiliensis);
12- Saia-Branca (Datura suaveolens).
13- Urtiga (Fleurya aestuans): somente os pelos do caule e as folhas são tóxicos, irritando a pele caso sejam tocados;
14- Espirradeira (Nerium oleander);
15- Chapéu-de-Napoleão (Thevetia peruviana): a ingestão e o contato com o látex provocam sintomas;
16- Pinhão-roxo (Jatropha curcas): somente as folhas e os frutos são tóxicos.
17-A costela-de-adão  é também uma planta tóxica.
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       Instrução da atividade:

No caderno, redija um pequeno texto sobre os cuidados que devemos ter com as plantas tóxicas.
FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese converte energia solar em energia química utilizando-a para realização da síntese de compostos orgânicos, como açúcares, a partir de dióxido de carbono e água.
fotossíntese transforma energia solar em energia química, com a utilização da última para realização da síntese de compostos orgânicos, como açúcares, a partir de dióxido de carbono e água.
→ Como ocorre a fotossíntese?
fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono. Ao final do processo, oxigênio é liberado no ambiente.
→ Cloroplastos e os pigmentos fotossintetizantes
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, que são organelas presentes nas células dos organismos eucariontes fotossintetizantes. Essas organelas armazenam os pigmentos fotossintetizantes, que são responsáveis pela absorção da luz. Existem diversos tipos de pigmentos fotossintetizantes, como clorofilas e carotenoides. 
Os cloroplastos são constituídos por membrana dupla e DNA próprio. Apresentam um espaço interno denominado de estroma, onde estão presentes enzimas que são utilizadas na fase de fixação do carbono na fotossíntese. Nos cloroplastos, são encontradas também, entre membranas denominadas de lamelas, vesículas achatadas, os tilacoides. Esses encontram-se empilhados formando estruturas denominadas grana, onde encontramos os pigmentos.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e produz açúcares e oxigênio, a partir de dióxido de carbono e água.
→ Etapas da fotossíntese
fotossíntese pode ser dividida em duas etapas ou fases, a luminosa e a de fixação de carbono:
→ Fase luminosa ou fotoquímica
Nessa etapa, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, ocorrem a captação de energia luminosa e a transformação em energia química. Nesse processo, as moléculas dos pigmentos passam para um estado excitado, emitindo parte da energia absorvida. Esses pigmentos estão organizados em dois fotossistemas, que podem ser definidos como unidades de captação de luz presentes nos tilacoides. No fotossistema I, os pigmentos absorvem comprimentos de ondas de 700 nm ou maiores; já no fotossistema II, absorvem-se comprimentos de ondas 680 nm ou menores. Geralmente, os dois fotossistemas atuam em conjunto.
Nessa fase, a energia luminosa é absorvida por pigmentos no fotossistema II e transferida para moléculas de clorofila do centro de reação. Os elétrons energizados são transferidos para um receptor de elétrons. De acordo com a transferência desses elétrons, eles são substituídos por outros provenientes da fotólise da água. Aqui ocorre também a produção de oxigênio.
Alguns pares de elétrons passam para o fotossistema I estimulando a síntese de ATP. A energia absorvida nesse momento estimula as moléculas de clorofila do centro de reação desse fotossistema, e os elétrons energizados são aceitos por uma molécula NADP+. Os elétrons removidos da clorofila são substituídos por outros provenientes do fotossistema II.
→ Fase de fixação do carbono
Essa fase ocorre no estroma do cloroplasto e inicia-se com o processo de fixação do carbono em um composto orgânico. Nessa etapa são utilizadas as moléculas de NADPH e ATP produzidas na fase luminosa para a produção de açúcares a partir da redução do carbono fixado. As reações que aqui ocorrem são denominadas Ciclo de Calvin e, nesse processo, a maior parte do carbono fixado é convertida em sacarose ou amido.
→ Equação da fotossíntese
O processo de fotossíntese pode ser resumido na seguinte equação:
6 CO2 + 12 H2O + energia luminosa → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
Embora essa equação seja bastante utilizada para descrever o processo da fotossíntese, na realidade, as primeiras moléculas a serem formadas não são de glicose (C6H12O6), mas açúcares mais simples com apenas três átomos de carbono.
→ Importância da fotossíntese
fotossíntese é essencial para que a vida exista na Terra da maneira que a encontramos hoje, pois, por meio da fotossíntese, é que o oxigênio existente no planeta é produzido. Além disso, a fotossíntese também é responsável pela produção de energia para praticamente todos os seres vivos. Assim, os organismos fotossintetizantes são a base das cadeias alimentares tanto terrestres quanto aquáticas.
Os organismos fotossintetizantes (autotróficos) captam a luz solar, transformam em energia química, produzem os compostos orgânicos a partir de água e dióxido de carbono e liberam oxigênio no ambiente. Já os organismos heterotróficos consomem esses compostos orgânicos para obter a energia necessária para seu metabolismo. Nesse processo de obtenção de energia, eles oxidam esses compostos orgânicos com o oxigênio liberado no ambiente pelos organismos fotossintetizantes e liberam o dióxido de carbono, mantendo, assim, o equilíbrio.

Atividade 3

Leia o texto e elabore cinco perguntas no caderno e responda.

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