Pesquisar este blog

sábado, 20 de junho de 2020

ATIVIDADE DE E. RELIGIOSA, HISTÓRIA E INGLÊS DO 8º ANO


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA

PROFESSOR: ANDRÉ JESINI

Leia o texto com atenção, copie somente as perguntas e respostas no caderno ou imprima e responda na folha. Fotografe e envie para o professor Andre – 99133 2934
INDIVIDUALIDADE
Conjunto de qualidades que constituem o individuo; personalidade, é o que constitui o individuo; caráter especial, particularidade ou originalidade que distingue uma pessoa. Ter individualidade é ter caráter e não deixar-se envolver por outrem . possuir ideais próprios.
Individualidade é a característica de quem se respeita se conhece como ser humano e conhecendo a si mesmo ira compartilhar com outras individualidades para não viver no individualismo.

INDIVIDUALISMO
Existência individual. Sistema de isolamento dos indivíduos na sociedade, que faz prevalecer os direitos do individuo sobre os da sociedade, é uma pessoa egocêntrica, egoísta ser individualista é ser egocêntrico. Pensar apenas em si. Egoísmo significa: Apego excessivo a si mesmo, em detrimento dos outros.
1.   O que é individualidade?
2.   Qual a diferença entre individualidade e individualismo?
3.   O que é egoísmo?
4.   Os escritores acima tentaram escrever sobre a importância de conhecer a si mesmo. Leia o texto e use esses pensamentos para fazer uma definição de como conhecer a si mesmo.
RELACIONAMENTO COM OS OUTROS
Nos relacionamos com o outro a partir daquilo que somos. O nosso jeito de ser é carregado de aspectos positivos, como também de limites. É maravilhoso descobrir-se na relação de amizade com as pessoas. Quando nos relacionamos, passamos por nos conhecer melhor. Descobrimos do que gostamos, do que não gostamos,vemos nossos valores e o nossos limites. Aceitar e reconhecer os valores e limites possibilita avançar na vida e ajudar a superar as dificuldades na relação com o outro, como também é o caminho para a ampliação dos valores.
1-Agora marque corretamente:
a) (  ) A relação com o outro não acrescenta nada, pois oferece os mesmos valores que já temos.
b) (   ) No relacionamento com o outro, existe um processo de troca de valores.
c) (   ) A amizade não tem a menor importância na vida das pessoas.
d) (   ) Não aceitar e não reconhecer os valores e nossos limites.

Diversidade e respeito

           É importante reconhecer que as pessoas são diferentes umas das outras e que podemos conviver pacificamente mesmo tendo identidades culturais, estilos de vida e maneiras de crer diversas.
          Ao conhecer costumes, culturas e valores, podemos desenvolver novas maneiras de ver o mundo e a sociedade, mas não é por isso que precisamos abrir mão da nossa identidade cultural.
           A  diversidade  cultural e religiosa  é      uma realidade  em  todos  os espaços  de convivência. Respeitá-la é um dever de todos,   e crer ou não, participar ou não de um grupo religioso, é um direito que  temos.
01-Assinale a alternativa correta de  acordo com o texto:

 A-(  ) Reconhecer a diversidade e defender a liberdade de todos é essencial para uma  convivência   pacífica.
B-(  ) Aceitar a diversidade religiosa nada tem a ver com a  aceitação do outro.
C-(  ) As diferenças devem ser respeitadas, mas na escola não devemos tratar dessas diferenças.
D-(  ) Tradição  e  cultura  são motivos     para separar  as pessoas, pois cada uma tem a  sua, que é a única correta.

02-A valorização e o reconhecimento das diferenças do outro nos permitem conviver de modo harmonioso com pessoas de diferentes culturas, religiões, filosofias de vida e modos de pensar. O convívio com o outro, o diferente pode enriquecer e desenvolver nossas qualidades.
A-O que a sua religião, a sua filosofia de vida ou os valores que você segue dizem sobre como se comportar em relação ao próximo?
B-O que sua família ensina sobre sua relação com o outro?03- Apesar da diversidade de crenças e manifestações religiosas, é possível destacar pontos em comum nas religiões:
“As religiões contam com um conjunto de conhecimentos religiosos. Esses conhecimentos são a base dos rituais e das cerimônias. Nas religiões, existem objetos ou idéias simbólicas que representam algo a ser reverenciado e admirado, algo sagrado”.
Analise as afirmações a seguir e indique V para verdadeiras e F nas falsas:
(  ) O desejo pela felicidade pessoal e pelo bem comum é algo que as diversas religiões têm em comum.
(   ) Os ritos e símbolos não tem importância nas religiões.
(   ) Os símbolos religiosos podem auxiliar na compreensão dos ensinamentos  de uma religião.
(   )Todos os ritos são religiosos.

04-Relacione as colunas considerando as definições estudadas:
A-Panteísmo      (   ) Crença de que não há um mundo spiritual.
B- Politeísmo      (   ) Crença em um único Deus.
C- Ateísmo          (   ) Crença de que todos os seres fazem parte de um deus.
     
D- Monoteísmo   (   ) Crença em vários  deuses.

Respeitar é preciso
               A convivência na família, na comunidade religiosa e na escola é um desafio diário e precisamos encontrar caminhos para conviver em harmonia.  Um valor fundamental para alcançar esse objetivo é o respeito.

05-Marque abaixo os requisitos básicos para uma boa convivência nos grupos sociais:
(    ) Respeito                     
(     ) Desrespeito                      
(     ) Falsidade      
(      )  Disciplina                        
(      ) Humildade                              
(      ) Amizade                      
(     ) Arrogância


ATIVIDADE DE HISTÓRIA

PROFESSORAS IARA E ELISA

·                Resumo da Revolução Francesa

A Revolução Francesa teve seu início no ano de 1789 no dia 17 de junho, motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e trabalhadores. No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês, após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.

Contexto Histórico
Para responder aos exercícios sobre Revolução Francesa é importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.
A França era considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou seja, o poder da economia, da justiça, da política, da religião era designada ao rei. Naquela época o rei da França era Luís XVI, sendo acusado pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa. Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.
A Inglaterra era considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava passando por um momento histórico: a Revolução  Industrial.

A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:
·                Monarquia Constitucional (1789-1792);
·                Convenção (1792-1794);
·                Diretório (1794-1799).
      A causa da Revolução Francesa foi, principalmente, a insatisfação com a economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução francesa.




A sociedade francesa era hierarquizada. estado. A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.
Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a burguesia. O terceiro estado sustentava toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.
A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa). Porém, foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.
ATIVIDADES (RESPONDER NO CADERNO)
1   Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

A-( ) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

B-( )) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

C-( ) O período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

D-( ) 0 golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inapto a governar.

2 Nas Revoluções Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), um elemento comum a todas. Trata-se da
A-(  ) presença imperialista  
B-(  ) ideologia socialista
C-(  ) participação do campesinato       
D-(  ) participação do operariado

3-Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:

A- (  ) Restabelecer o absolutismo na Europa
B -(   ) Acabar com o sistema de colonização
C- (   ) Refazer o mapa-mundi
D- (  ) Bloquear o avanço do liberalismo

4  “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

A-( )Pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional
B-( ) Pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
C-( ) Pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
D-( )Pela criação do Comitê de salvação pública e a radicalização da revolução.

4  Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas

A (  ) Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira , as revoluções até 1917, e a segunda os movimentos socialistas até a década de 1970.
B- (  ) Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
C- (   ) Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado
D- (   ) Efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.

5  A queda na produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, que se manifestou
A-   (  ) Na alta dos preços dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e no aumento do desemprego.
B-   (  ) No aumento da exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e no início do movimento de independência.
C-   (  ) No abrandamento da exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais
D-   ( ) Na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre países europeus.

6  A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava
A-   (   ) Romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão
B-   (   ) Recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna
C-   (   ) Estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para  acabar com a desigualdade social.
D-   (   ) Assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa

7  A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:

A-   ( ) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado.
B-   ( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a l
C-   ( ) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.
D-   (  ) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos.

8  A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal.
Sobre o assunto, pode-se afirmar que;
A-   (  ) Trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
B-   (  ) Trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
C-  (  ) Trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.

9    A Revolução Francesa foi, de fato, um conjunto de acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução Francesa deu aos povos a noção de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.

Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?

A - (  ) Austrália. B- (  ) Estados Unidos.   C- ( ) Haiti.   D- (  ) Brasil.

11- Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:

A-   (   ) A concessão de honras e privilégios em função do nascimento deveria ser mantida.
B-   (    ) A crise que motivou a Revolução foi restrita aspecto  político.
C-   (    ) O poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.
D- (   ) A Constituição estabeleceu o sufrágio censitário, com a distinção entre cidadãos.




ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR LUIZ AMÉRICO

PARA RESOLVER OS EXERCÍCIOS A SEGUIR, UTILIZE AS INFORMAÇÕES SOBRE O COMPARATIVO.


1-       Dê a forma do comparativo dos adjetivos abaixo:

a)OLD  b)YOUNG  c)TALL  d)SHORT  e)LARGE  f)LONG  g)WIDE  h)FAT  i)RICH  j)THIN  k)BIG l)HOT  m)PRETTY  n)EASY  o)CHEAP  p)FUNNY  q)BIG  r)DIFFICULT  s)PRATICAL  t)EXPENSIVE u)GOOD  v)BAD  x)MODERN  y)BEAUTIFUL  z)INTERESTING  w)SHORT

2-       Complete as frases com as opções dadas:



a- Why are Canadians_____________Americans?
Por que os canadenses são mais educados que os americanos?
b- Take a look at the 10 celebrity kids who are_____________you!
Dê uma olhada nesses 10 filhos de celebridades que são mais estilosos que você!
c- The iPhone 5C is extremely fast but ________________the previous version.
O iPhone 5C é extremamente rápido, mas menos acessível que a versão anterior.
d- I'm worried about a crisis____________ the 2008.
Me preocupo com uma crise maior que a de 2008.
e- Shopping is______________ therapy!
Fazer compras é mais barato que fazer terapia!
f- I’m__________ you think.
Sou mais velho do que você pensa.
g- Some people believe robots will be _____________human beings.
Algumas pessoas acreditam que robôs serão mais inteligentes que seres humanos.
h- The hotel was _____________we expected.
O hotel era mais moderno do que nós esperávamos.


SUPERLATIVO DOS ADJETIVOS

Em praticamente todos os idiomas do mundo, existem expressões que estabelecem comparações entre coisas, seres ou situações. É muito comum utilizar tais expressões para estipular preferências ou destacar atributos de determinada coisa ou pessoa. Devido à essa necessidade que os superlativos se fazem tão importantes no uso cotidiano de qualquer língua.
O que são superlativos (superlatives)?
Podemos dizer que os adjetivos superlativos descrevem quando um objeto ou pessoa se encontra no extremo inferior ou superior de uma determinada qualidade. Ou seja, são empregados para expor atributos e estabelecer comparações.
Exemplos:
  • Mark is the smartest man I’ve ever met. (Mark é o homem mais esperto que já conheci)
  • It is the smallest dog I’ve ever seen! So cute! (É o cachorro mais pequeno que eu já! Tão fofo!)
  • São Paulo is the largest city of Brazil. (São Paulo é a maior cidade do Brasil
Formas de utilização
Para utilizarmos os adjetivos superlativos de maneira correta, existem algumas regras gramaticais a serem seguidas.

Superlativos em adjetivos curtos

 

Em adjetivos curtos, utilizamos apenas a fórmula: THE + Adjetivo + EST
Exemplos:
  • Susan is the tallest girl in her family. She can play volleyball. (Susan é a garota mais alta de sua família. Ela pode jogar voleibol)
  • We are the smartest students in the whole town, no doubt about it. (Nós somos os estudantes mais espertos de toda a cidade, sem dúvida alguma)
  • That’s the shortest dress I’ve tried on! (Esse é o vestido mais curto que eu já provei!)
Para adjetivos longos, utilizamos a seguinte fórmula: THE + MOST + Adjetivo
Exemplos:
  • You are the most beautiful woman I’ve ever seen in my whole life. (Você é a mulher mais bonita que eu já vi em toda a minha vida)
  • John is the most important person in my life. (John é a pessoa mais importante na minha vida)
  • Traveling to Disneyland is the most exciting thing to do when you are a kid. (Viajar para a Disney é a coisa mais emocionante para se fazer quando se é criança)

Noção de inferioridade

 

Para expressarmos o significado de inferioridade, utilizamos, bem como na língua portuguesa, a palavra menos. Em inglês, utiliza-se a fórmula: THE + LEAST + Adjetivo
Exemplos:
  • The least important thing right now is to buy a new car. (A coisa menos importante a se fazer agora é comprar um carro novo)
  • The least expensive toy is the one I am going to buy for him. (O brinquedo menos caro é o que irei comprar para ele)
  • Susan seems to be the least worried about her grades. (Susan é a que parece estar menos preocupada com suas notas)

Superlativos – Exceções

 

Para adjetivos que terminam em Y, o mesmo se transforma em I. Aí sim poderá ser acrescentado o EST:
Exemplos:
  • Luke was the happiest guy of the party. (Luke era o cara mais feliz de toda a festa)
  • Kevin is the busiest lawyer of the office. (Kevin é o advogado mais ocupado do escritório)
  • Monica was the angriest woman I’ve ever met. (Monica era a mulher mais brava que eu já conheci)
Para adjetivos com apenas uma sílaba que terminam com uma vogal seguida de uma consoante, duplica-se a consoante.
Exemplos:
  • That’s the biggest building of the whole town. (Esse é o maior edifício de toda a cidade)
  • Golden is the fattest dog I’ve ever met! (Golden é o cachorro mais gordo que já conheci!)
  • Lucy is the thinnest girl of her family. She looks younger than she is. (Lucy é a garota mais magra de toda a família. Ela parece mais jovem do que é)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!