ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
PROFESSOR:
ANDRÉ JESINI
Leia o texto com atenção, copie somente
as perguntas e respostas no caderno ou imprima e responda na folha. Fotografe e
envie para o professor Andre – 99133 2934
INDIVIDUALIDADE
Conjunto
de qualidades que constituem o individuo; personalidade, é o que constitui o
individuo; caráter especial, particularidade ou originalidade que distingue uma
pessoa. Ter individualidade é ter caráter e não deixar-se envolver por outrem .
possuir ideais próprios.
Individualidade
é a característica de quem se respeita se conhece como ser humano e conhecendo
a si mesmo ira compartilhar com outras individualidades para não viver no
individualismo.
INDIVIDUALISMO
Existência individual. Sistema de
isolamento dos indivíduos na sociedade, que faz prevalecer os direitos do
individuo sobre os da sociedade, é uma pessoa egocêntrica, egoísta ser
individualista é ser egocêntrico. Pensar apenas em si. Egoísmo significa: Apego
excessivo a si mesmo, em detrimento dos outros.
1.
O
que é individualidade?
2.
Qual
a diferença entre individualidade e individualismo?
3.
O
que é egoísmo?
4.
Os
escritores acima tentaram escrever sobre a importância de conhecer a si mesmo.
Leia o texto e use esses pensamentos para fazer uma definição de como conhecer
a si mesmo.
RELACIONAMENTO
COM OS OUTROS
Nos relacionamos com o outro a partir
daquilo que somos. O nosso jeito de ser é carregado de aspectos positivos, como
também de limites. É maravilhoso descobrir-se na relação de amizade com as
pessoas. Quando nos relacionamos, passamos por nos conhecer melhor. Descobrimos
do que gostamos, do que não gostamos,vemos nossos valores e o nossos limites.
Aceitar e reconhecer os valores e limites possibilita avançar na vida e ajudar
a superar as dificuldades na relação com o outro, como também é o caminho para
a ampliação dos valores.
1-Agora marque corretamente:
a)
( ) A relação com o outro não acrescenta
nada, pois oferece os mesmos valores que já temos.
b)
( ) No relacionamento com o outro,
existe um processo de troca de valores.
c)
( ) A amizade não tem a menor
importância na vida das pessoas.
d)
( ) Não aceitar e não reconhecer os
valores e nossos limites.
Diversidade e respeito
É importante reconhecer que as
pessoas são diferentes umas das outras e que podemos conviver
pacificamente mesmo tendo identidades culturais, estilos de vida e
maneiras de crer diversas.
Ao
conhecer costumes, culturas
e valores, podemos
desenvolver novas maneiras de ver o mundo e a sociedade, mas não é por isso que precisamos abrir mão da nossa
identidade cultural.
A diversidade cultural
e religiosa é uma realidade em todos
os espaços de
convivência. Respeitá-la é um dever
de todos, e crer ou não,
participar ou não de um grupo religioso, é um direito que temos.
01-Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:
A-( )
Reconhecer a diversidade e defender a liberdade de todos é essencial para
uma
convivência pacífica.
B-( ) Aceitar
a diversidade religiosa nada tem a ver com a aceitação do outro.
C-( )
As diferenças devem ser respeitadas, mas na escola
não devemos tratar
dessas diferenças.
D-( ) Tradição e cultura são motivos para separar as pessoas, pois cada uma tem a sua, que é a única
correta.
02-A valorização e o reconhecimento das diferenças do
outro nos permitem conviver de modo harmonioso com pessoas de diferentes
culturas, religiões, filosofias de vida e modos de pensar. O convívio com o
outro, o diferente pode enriquecer e desenvolver nossas qualidades.
A-O que a sua religião,
a sua filosofia de vida ou os valores que você segue dizem sobre como se
comportar em relação ao próximo?
B-O que sua família
ensina sobre sua relação com o outro?03- Apesar da
diversidade de crenças e manifestações religiosas, é possível destacar pontos
em comum nas religiões:
“As religiões contam com um conjunto de conhecimentos
religiosos. Esses conhecimentos são a base dos rituais e das cerimônias. Nas
religiões, existem objetos ou idéias simbólicas que representam algo a ser
reverenciado e admirado, algo sagrado”.
Analise as afirmações a seguir e indique
V para verdadeiras e F nas falsas:
( ) O desejo pela felicidade pessoal e pelo bem
comum é algo que as diversas religiões têm em comum.
( ) Os ritos e símbolos não tem importância
nas religiões.
( ) Os símbolos religiosos podem auxiliar na
compreensão dos ensinamentos de uma
religião.
( )Todos os ritos são religiosos.
04-Relacione as colunas considerando as
definições estudadas:
A-Panteísmo (
) Crença de que não há um mundo spiritual.
B- Politeísmo (
) Crença em um único Deus.
C- Ateísmo (
) Crença de que todos os seres fazem parte de um deus.
D- Monoteísmo ( )
Crença em vários deuses.
Respeitar
é preciso
A convivência na família, na
comunidade religiosa e na escola é um desafio diário e precisamos encontrar
caminhos para conviver em harmonia. Um
valor fundamental para alcançar esse objetivo é o respeito.
05-Marque abaixo os requisitos básicos
para uma boa convivência nos grupos sociais:
( ) Respeito
( ) Desrespeito
( ) Falsidade
( ) Disciplina
( ) Humildade
( ) Amizade
( )
Arrogância
ATIVIDADE
DE HISTÓRIA
PROFESSORAS
IARA E ELISA
·
Resumo da Revolução Francesa
A Revolução Francesa teve seu
início no ano de 1789 no dia 17 de junho,
motivada pela burguesia e com uma participação importante dos camponeses e
trabalhadores. No dia 14 de julho de 1789, Paris sofreu mudanças marcantes no governo francês,
após a massa urbana tomar a prisão da Bastilha.
Contexto Histórico
Para responder aos exercícios sobre Revolução Francesa é
importante saber qual era o contexto histórico da França no final do século XVIII.
A França era
considerado um país agrário, inspirado na produção do modelo feudal. O governo era absolutista, ou
seja, o poder da economia, da justiça,
da política, da religião era designada ao rei. Naquela época o rei da
França era Luís XVI, sendo acusado
pela burguesia e por uma parte da nobreza de arruinar a economia francesa.
Por conta de tanta insatisfação, o povo queria acabar com o seu poder.
A Inglaterra
era considerada uma grande inimiga da França. Isso que causou ainda mais
insatisfação para a população francesa, uma vez que a Inglaterra estava
passando por um momento histórico: a Revolução
Industrial.
A Revolução Francesa pode ser dividida em três partes:
·
Monarquia
Constitucional (1789-1792);
·
Convenção
(1792-1794);
·
Diretório (1794-1799).
A causa da Revolução Francesa foi,
principalmente, a insatisfação com a
economia. A burguesia estava preocupada com o desenvolvimento da indústria, queriam mais liberdade de comércio internacional, desejando a implementação do liberalismo econômico e outras
exigências. Lembre-se disso ao responder as questões sobre a revolução
francesa.
A sociedade francesa era hierarquizada. estado. A seguir, a nobreza, formada pelo rei e sua família,
condes, duques, marqueses e outros nobres. Eles formavam o segundo estado.
Já a base era constituída pelo terceiro estado, formado pelos trabalhadores, camponeses e a
burguesia. O terceiro estado sustentava
toda a sociedade francesa, com trabalho e pagamentos de impostos.
A Revolução Francesa espalhou no mundo os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade (Esse
lema é o mais famoso dentre as questões sobre Revolução Francesa). Porém,
foram aproximadamente 18.000 assassinatos em 10 anos e as decapitações eram
realizadas em praça pública, sem nenhum mistério.
ATIVIDADES (RESPONDER NO
CADERNO)
1
– Após a Revolução de 1789, a França viveu um período
de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta
em relação a esse período.
A-( ) Com a queda
da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia
Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo
um termo final ao Antigo Regime.
B-( )) Em meio ao
caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em
Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de
Paris.
C-( ) O período
conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que
posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua
trajetória vitoriosa.
D-( ) 0 golpe do
18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia
representante dos interesses burgueses, mas que era inapto a governar.
2– Nas Revoluções Francesa (1789),
Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949),
há um elemento comum a todas. Trata-se da
A-( ) presença imperialista
B-( ) ideologia socialista
C-( ) participação do campesinato
D-( ) participação do operariado
3-Foram
decisões do Congresso de Viena, exceto:
A- ( ) Restabelecer o absolutismo na Europa
B -( ) Acabar com o sistema de colonização
C- (
) Refazer o mapa-mundi
D- ( )
Bloquear o avanço do liberalismo
4
– “Chegou a hora da
igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na
Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da
Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:
A-( )Pela
fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia
Nacional
B-( ) Pela organização do
Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
C-( ) Pela reação
termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
D-( )Pela criação
do Comitê de salvação pública e a radicalização da revolução.
4
– Há controvérsias
entre historiadores sobre o caráter das
duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto,
existe consenso sobre o fato de que ambas
A ( ) Foram marcos políticos e ideológicos,
inspirando, a primeira , as revoluções até 1917, e a segunda os movimentos
socialistas até a década de 1970.
B- ( ) Geraram resultados diferentes das intenções
revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias
a todo tipo de governo autoritário.
C- ( ) Puseram em prática os ideais que as
inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado
D- ( ) Efetivaram mudanças profundas que
resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
5
– A queda na
produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma
crise econômica e social, que se manifestou
A-
( ) Na alta dos preços
dos gêneros alimentícios, na redução do mercado consumidor de manufaturados e
no aumento do desemprego.
B-
( ) No aumento da
exploração francesa sobre o seu império colonial, na reação da elite colonial e
no início do movimento de independência.
C-
( ) No abrandamento da
exploração senhorial sobre os servos, na divisão das terras dos nobres
emigrados e na suspensão dos direitos constitucionais
D-
( ) Na decretação, pelo rei absolutista, da lei do preço máximo
dos cereais, na expansão territorial francesa e nas guerras entre países
europeus.
6
– A Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembleia Nacional Constituinte
francesa, em 26 de agosto de 1789, visava
A-
( ) Romper com a
Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a
escravidão
B-
( ) Recuperar os ideais
cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na
moderna
C-
( ) Estimular todos os
povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.
D-
( ) Assinalar os
princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição
francesa
7
– A Revolução
Francesa foi vivenciada, por muitos
dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito
de Antigo Regime era utilizado
pelos revolucionários para nomear a organização
social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam
transformações que representavam uma
ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA:
A-
( ) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito
inviolável e sagrado.
B-
( ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando
a igualdade de todos os cidadãos perante a l
C-
( ) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da
soberania do povo.
D-
( ) A sanção da
Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais
em funcionários públicos.
8
– A Revolução Francesa, ocorrida
em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo
paradigma estatal.
Sobre o assunto,
pode-se afirmar que;
A-
( ) Trata-se do advento do Estado Absolutista,
que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
B-
( ) Trata-se do advento do Estado Liberal, que
surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
C- ( )
Trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões
vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.
9
– A Revolução
Francesa foi, de fato, um conjunto de
acontecimentos suficientemente poderoso e universal em seu impacto para ter transformado o mundo permanentemente (…). Metade dos sistemas legais do mundo está baseada na codificação legal que a Revolução implantou. (…) A Revolução
Francesa deu aos povos a noção
de que a história pode ser mudada por sua ação. Deu-lhes também o que até hoje
permanece como a mais poderosa divisa jamais formulada para a política da
democracia e das pessoas comuns que ela inaugurou: “liberdade, igualdade, fraternidade”.
Que país latino-americano teve sua independência influenciada pela Revolução Francesa?
A - ( ) Austrália.
B- ( ) Estados
Unidos. C- ( ) Haiti. D- (
) Brasil.
11- Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:
A-
( ) A concessão de honras e privilégios em
função do nascimento deveria ser mantida.
B-
( ) A
crise que motivou a Revolução foi restrita
aspecto político.
C-
( ) O
poder do povo foi amplamente e efetivamente reconhecido.
D-
( ) A Constituição estabeleceu o sufrágio
censitário, com a distinção entre cidadãos.
ATIVIDADES DE
LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR LUIZ
AMÉRICO
PARA RESOLVER OS EXERCÍCIOS A SEGUIR,
UTILIZE AS INFORMAÇÕES SOBRE O COMPARATIVO.
1- Dê a forma do comparativo dos adjetivos
abaixo:
a)OLD b)YOUNG
c)TALL d)SHORT e)LARGE
f)LONG g)WIDE h)FAT
i)RICH j)THIN k)BIG l)HOT
m)PRETTY n)EASY o)CHEAP
p)FUNNY q)BIG r)DIFFICULT
s)PRATICAL t)EXPENSIVE
u)GOOD v)BAD x)MODERN
y)BEAUTIFUL z)INTERESTING w)SHORT
2-
Complete as frases com as opções dadas:
a- Why are Canadians_____________Americans?
Por que os canadenses são mais educados que os
americanos?
b- Take a look at the 10 celebrity kids who are_____________you!
Dê uma olhada nesses 10 filhos de celebridades que
são mais estilosos que você!
c- The iPhone 5C is extremely fast but ________________the previous
version.
O iPhone 5C é extremamente rápido, mas menos
acessível que a versão anterior.
d- I'm worried about a crisis____________ the 2008.
Me preocupo com uma crise maior que a
de 2008.
e- Shopping is______________ therapy!
Fazer compras é mais barato que fazer
terapia!
f- I’m__________ you think.
Sou mais velho do que você pensa.
g- Some people believe robots will be _____________human beings.
Algumas pessoas acreditam que robôs serão mais
inteligentes que seres humanos.
h- The hotel was _____________we expected.
O hotel era mais moderno do que nós
esperávamos.
SUPERLATIVO DOS ADJETIVOS
Em praticamente todos os
idiomas do mundo, existem expressões que estabelecem comparações entre coisas,
seres ou situações. É muito comum utilizar tais expressões para estipular
preferências ou destacar atributos de determinada coisa ou pessoa. Devido à
essa necessidade que os superlativos se fazem tão importantes no uso cotidiano
de qualquer língua.
O que são superlativos (superlatives)?
Podemos dizer que os
adjetivos superlativos descrevem quando um objeto ou pessoa se encontra no
extremo inferior ou superior de uma determinada qualidade. Ou seja, são
empregados para expor atributos e estabelecer comparações.
Exemplos:
- Mark is the smartest man I’ve ever met. (Mark é o homem mais esperto
que já conheci)
- It is the smallest dog I’ve ever seen! So cute! (É o cachorro mais
pequeno que eu já! Tão fofo!)
- São Paulo is the largest city of Brazil. (São Paulo é a maior cidade do
Brasil
Formas de utilização
Para utilizarmos os
adjetivos superlativos de maneira correta, existem algumas regras gramaticais a
serem seguidas.
Superlativos em adjetivos curtos
Em adjetivos curtos,
utilizamos apenas a fórmula: THE + Adjetivo + EST
Exemplos:
- Susan is the tallest girl in her family. She can play volleyball.
(Susan é a garota mais alta de sua família. Ela pode jogar voleibol)
- We are the smartest students in the whole town, no
doubt about it. (Nós
somos os estudantes mais espertos de toda a cidade, sem dúvida alguma)
- That’s the shortest dress I’ve tried on! (Esse é o vestido mais curto
que eu já provei!)
Para adjetivos longos, utilizamos a seguinte
fórmula: THE + MOST + Adjetivo
Exemplos:
- You are the most beautiful woman I’ve ever seen in
my whole life. (Você
é a mulher mais bonita que eu já vi em toda a minha vida)
- John is the most important person in my life. (John é a pessoa mais
importante na minha vida)
- Traveling to Disneyland is the most exciting thing to
do when you are a kid. (Viajar
para a Disney é a coisa mais emocionante para se fazer quando se é
criança)
Noção de inferioridade
Para expressarmos o
significado de inferioridade, utilizamos, bem como na língua portuguesa, a
palavra menos. Em inglês, utiliza-se a fórmula: THE +
LEAST + Adjetivo
Exemplos:
- The least important thing right now is to buy a new car. (A coisa
menos importante a se fazer agora é comprar um carro novo)
- The least expensive toy is the one I am going to buy for him. (O brinquedo
menos caro é o que irei comprar para ele)
- Susan seems to be the least worried about her
grades. (Susan
é a que parece estar menos preocupada com suas notas)
Superlativos – Exceções
Para adjetivos que terminam em Y, o mesmo se
transforma em I. Aí sim poderá ser acrescentado o EST:
Exemplos:
- Luke was the happiest guy of the
party. (Luke
era o cara mais feliz de toda a festa)
- Kevin is the busiest lawyer of
the office. (Kevin
é o advogado mais ocupado do escritório)
- Monica was the angriest woman
I’ve ever met. (Monica
era a mulher mais brava que eu já conheci)
Para adjetivos com
apenas uma sílaba que terminam com uma vogal seguida de uma consoante,
duplica-se a consoante.
Exemplos:
- That’s the biggest building of
the whole town. (Esse
é o maior edifício de toda a cidade)
- Golden is the fattest dog I’ve
ever met! (Golden
é o cachorro mais gordo que já conheci!)
- Lucy is the thinnest girl of her
family. She looks younger than she is. (Lucy é a garota mais magra de toda a
família. Ela parece mais jovem do que é)
Nenhum comentário:
Postar um comentário