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domingo, 21 de junho de 2020

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, E. RELIGIOSA e INGLÊS 9º ANO


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA – PROFESSORA MARILÉIA PUJONI

QUARENTENA REFERENTE DIAS 01 A 12/06 – 9º ANO

 1ª AULA: XENOFOBIA NA EUROPA    - ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA DO TEXTO    

                                     https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/xenofobia-na-europa.htm

Xenofobia na Europa



A xenofobia na Europa é um problema social e político que vem ganhando proporções cada vez maiores, gerando uma ampla discussão internacional sobre o assunto.
O problema da xenofobia na Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.O aumento dessas migrações internacionais estão geralmente ligadas a fatores de repulsão e de atração. Os primeiros são aqueles que contribuem para a saída rápida do migrante, seja por razões econômicas, por falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrências de guerras ou guerrilhas. Já os fatores de atração são aqueles que se relacionam às condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma economia estável ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, entre outros elementos.No caso da Europa, há a combinação de ambos os fatores. De um lado, a população de países subdesenvolvidos busca no “velho continente”, além de emprego, melhores condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem. Com isso, há uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, com uma estimativa de seis milhões de pessoas, entre migrantes legais e ilegais.Assim, aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Não obstante, a população europeia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior (geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação econômica interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise econômica financeira.Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus. A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta, construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Outro exemplo de ação de xenofobia praticada pelos políticos espanhóis refere-se às várias perseguições e tentativas de expulsão de povos ciganos, oriundos principalmente da Romênia, por parte dos governos da França e da Itália, totalizando milhares de extraditados de maneira voluntária (através do oferecimento de dinheiro para que deixem o país) ou involuntária (à força).Apesar de a União Europeia ter criado, já em 1997, o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, ainda há muito o que se avançar no velho continente no que diz respeito à intolerância social e política para com estrangeiros. O mesmo desafio é enfrentado por outros territórios, como os Estados Unidos e, recentemente, países emergentes, que vêm se tornando novos vetores para a chegada de migrantes à procura de melhores condições vida.




2ª AULA: IMIGRAÇÃO E REFUGIADOS NA EUROPA – ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA DO TEXTO

IMIGRAÇÃO E REFUGIADOS NA EUROPA
A ideia de uma vida melhor - numa região denominada primeiro mundo.
Na história humana, imigração sempre aconteceu, por diversos motivos. Houve um período em que os humanos tinham hábitos nômades, éramos coletores e caçadores, não havíamos desenvolvido o conhecimento para desenvolver plantio. O que nos obrigava a buscar os locais onde havia comida mais abundante, além disso também o movimento servia para evitar predadores naturais. Dessa forma, podemos dizer que o processo migratório é algo normal.
Milhares de refugiados vagam em direção à Alemanha. Foto: Janossy Gergely / Shutterstock.com
Hoje o tema de refugiados está amplamente divulgado em mídia e são representados por habitantes do Oriente Médio e África, principalmente. Porém em outros momentos históricos, já foram os próprios europeus os refugiados.
No Brasil mesmo, italianos, alemães, portugueses, entre outras nacionalidades, se refugiaram em grande quantidade, buscando segurança, diante a situação que viviam em seus países de origem (doenças, guerras, pobreza…).Esse artigo no entanto tem como objetivo explicar, de forma sucinta, a maneira como esse fenômeno está se dando no momento atual. E o fato é que todos os países estão recebendo imigrantes provenientes da África, mas especialmente a Europa, recebem todos os dias embarcações carregadas de corações esperançosos em cultivar um lar, seguro, onde possam criar suas crianças. Imigrantes dos 4 cantos da África chegam ao continente por diversas rotas.Mas não é apenas a Europa que está recebendo imigrantes. O Brasil se deparou com uma situação delicada, em setembro do ano passado(2015), um navio brasileiro efetuou um resgate arriscado no oceano. Uma embarcação vinha desde Libia, com aproximademente 220 pessoas embarcadas. Mulheres, Homens, Crianças e Bebês. Esse barco já se encontravam perto de uma situação de naufrágio, sem nenhuma condições de realizar uma viagem segura. Já não bebiam água há dois dias quando o resgate brasileiro se aproximou, e bem preparado, efetuou o salvamento.Dados dizem que desde o último ano (2015) o número de imigrantes cresceu em porcentagem assustadora.Imagine uma cidade inteira. Cada pessoa. Totalizando algo em torno de 400.000 pessoas. Esse é o número aproximado de homens, mulheres, crianças. Famílias inteiras que se lançaram numa "aventura arriscada" a caminho da Europa, para buscar acolhimento, segurança, trabalho, alimento.As guerras vividas em Palestina, Síria, Afeganistão, com vários países envolvidos como Israel, Estados Unidos, Rússia. Geraram um aceleramento desse processo migratório. Provenientes de países como Eritreia, Gana, Nigéria também se há registrado um grande número de imigrantes.Outro fato importante é o de terroristas vinculados a religiões. Essas atitudes causam aumento da violência, intolerância e até repugnância, resultando em insatisfação por parte da sociedade em geral, que não compactua com essas ações extremas. E decidem buscar asilo em outras regiões.Levam consigo uma história muito complicada, pelas marcas deixadas por guerras, pelo imperialismo, o colonialismo, o ditatorialismo, o fanatismo religioso e a intolerância. Infelizmente, muitos não chegam a seu destino, perpetuando um processo histórico.



3ª AULA: CONFLITOS NO MUNDO


ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA ATENCIOSA DO TEXTO

  

                                                                          
No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.Em todos os continentes é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos em uma das questões acima.

Europa

No continente europeu, um dos principais motivos de conflitos é a questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas preservaram seus principais elementos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições.
A partir desse fato, no ano de 1959, foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Com o surgimento desse grupo tiveram início os atentados, sobretudo, às autoridades.
A Irlanda do Norte  integra o Reino Unido e por esse motivo as decisões são geradas em Londres. No caso da Irlanda do Norte, o que acontece é a luta entre católicos e protestantes. Os católicos lutam há pelo menos 30 anos em busca da unificação com a República da Irlanda e se opõem aos protestantes, que são a maioria e querem permanecer subordinados ao Reino Unido. O grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês). Esse exército realiza diversos atos terroristas, pois existe uma grande intolerância por parte dos grupos religiosos.
Outro caso de focos de conflitos no continente europeu tem relação com a península balcânica. O desconforto ou descontentamento nesse caso diz respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e albaneses. As divergências contidas entre esses povos são desenvolvidas ao longo de muito tempo. O que provoca tensão nessa região é a temática nacionalista e étnica.
 
1ª SEMANA 08 A 12 DE JUNHO

4ª AULA: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO REFERENTE AULA 1 – TEMA: XENOFOBIA NA EUROPA
1-Defina Xenofobia
2-Diferencie os fatores de migração por repulsão  dos fatores de migração por atração
3-Quais são as principais motivações xenofóbicas no continente europeu?
4-Cite possíveis soluções para amenizar o problema relacionado á xenofobia.

5-Observe o gráfico abaixo, em seguida responda ás questões:





a)O que o gráfico apresenta?
b)Que país mais recebeu solicitação de refúgio no ano de 2015?
c)Que país menos recebeu soliticação de refúgio de 2014 a 2015?
d)Que país ficou em 2º lugar nessa solicitação no ano de 2014?



5ª AULA: EXERCÍCIOS RELACIONADO A AULA 2 – TEMA:IMIGRAÇÃO E REFUGIADOS NA EUROPA


1-Após a leitura do texto “Imigração e refugiados na Europa” Aula 2.Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.Faça a correção das falsas.
a) (    )Hoje o tema de refugiados está amplamente divulgado em mídia e são representados por habitantes do Oriente Médio e África e Ásia principalmente.
b)(     ) Na história humana, imigração sempre aconteceu, por diversos motivos. Dessa forma, podemos dizer que o processo migratório é algo normal.
c)(      ) Atitudes terroristas minimizam a violência, intolerância e até repugnância em relção aos imigrantes.
d)(     ) Dados dizem que desde o último ano (2015) o número de imigrantes apresentou um decréscimo relação aos anos anteriores.
2. Assinale a alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração fundiária.
a) Atração populacional.
b) Aumento das taxas de natalidade.
c) Crescimento vegetativo.
d) Migrações populacionais.

3- A expressão fuga de cérebros” faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais desenvolvidos que carecem de suas habilidades.
Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:
a) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.
b) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.
c) na migração sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e cursos de capacitação.
d) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.
                                                                                                                                                                                                           4- As migrações atuais de trabalhadores oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas:            
a) a desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos países ricos.                                      
b) o desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos países ricos.                                          
c) a competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho informal nos países ricos.                      
d) o crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade econômica nos países ricos.

5-Explique a Charge:
Racismo, Xenofobia e terrorismo







AULA 6
1-A Irlanda do Norte sofreu ao longo de três décadas grande violência entre os católicos e protestantes. A respeito desse conflito, assinale a alternativa correta:                                                                                                                                      a) A maioria protestante defendia a permanência da Irlanda como Parte do Reino Unido, enquanto a católica defendia a reunificação com a República da Irlanda.                                                                                                                                          b) A Irlanda do Norte era dominada pelos católicos, e a minoria protestante tinha pouco poder.                                                     
c) Na tentativa de lutar contra o domínio britânico, o Exército Republicano Irlandês (IRA), grupo terrorista protestante, iniciou ataques terroristas contra católicos.                                                                                                                                            d) O Acordo de Belfast tinha como objetivo reforçar os ataques promovidos pelo grupo IRA.

2-O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo "permanente, geral e verificável", em um comunicado enviado ao jornal "Gara", habitual canal de comunicação da organização. O grupo, porém, não informou se concordará em entregar suas armas, uma das principais exigências do governo espanhol.                                        "O ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá ser verificado pela comunidade internacional", diz o comunicado. "Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e com o final do confronto armado", acrescenta a nota publicada em inglês, espanhol e euskera.
Último Segundo, 10 jan. 2011. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo. Acesso em: 05 jun. 2015.
O ETA integra o movimento separatista da Espanha que luta pela independência na região:
a) da Catalunha       b) da Navarra          c) do País Basco         d) da Galícia

3- A partir da análise do texto “Conflitos no mundo “ aula 3, podemos afirmar, exceto:
a) No continente europeu, um dos principais motivos de conflitos é a questão do povo basco,povo distribuído no nordeste da França e sudoeste da Espanha.            
b) No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.                                                                           
c) O Conflito na península balcânica diz respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e albaneses.                          
d) Na Irlanda do Norte o grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês)

QUARENTENA REFERENTE DIAS 15 A 19 – 9º ANO

7ª AULA : EFEITO ESTUFA     
                                                                                                https://brasilescola.uol.com.br/geografia/efeito-es

Causas do efeito estufa


Nas últimas décadas, houve um aumento considerável da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, intensificando o efeito estufa.A alta concentração desses gases está relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis. Além disso, o crescimento da produção agrícola, do desmatamento e do uso dos transportes também são responsáveis pela intensificação da emissão de gases.                                       
Consequências do efeito estufa              
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa:                                        
 *Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.                                                                                            
* Agravamento da segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.                                                                              
 *Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.                                                                                                                                  
 * Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas migratórias.                                   
 * Escassez de água em algumas regiões.                                                                                                                                                    * Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.



Após a leitura do texto, observe a tira ao lado, em seguida responda as questões.




a)Explique as prováveis causas do aquecimento global e aponte a origem dos gases do efeito estufa.                                                                              
b)Quais são as consequências do aquecimento global?                                                                                   
c)Apesar da preocupação de Calvin, seus hábitos contribuem para o aquecimento global? Justifique.



8ª AULA: QUESTÕES AMBIENTAIS



Leia o trecho do texto e responda ás questões abaixo:

CAPACIDADE INSTALADA DE ENERGIA EÓLICA NO PAÍS TEM ALTA DE 19% EM 2017
                Os projetos de energia eólica no Brasil atingiram 12,7 gigawatts (GW) em 2017, aumento de 19% em relação a 2016, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). O segmento terminou o ano com 508 parques em operação. A potência eólica instalada chegou a 8,2% da matriz elétrica do país, praticamente empatando com a geração térmica a gás natural, que tinha 13 GW de potência e 8,3% da matriz. Segundo a associação, em média, 18 milhões de residências foram abastecidas mensalmente pela fonte eólica em 2017. Com isso, o Brasil ultrapassou a Itália no ranking de capacidade instalada de energia eólica, na 9ª posição. Até 2023, a Abeeólica estima que a potência instalada de energia eólica vai chegar a 18,639 GW. Serão construídos mais de 252 novos parques já contratados.
[...]
A Abeeólica estima que cada MW instalado gera 15 postos de trabalho.Até o momento, são 180 mil postos de trabalho criados.
MAIA,Camila. Capacidade instalada de energia eólica no país tem alta de 19% em 2017.Valor Econômico, 9 jan.2018.Disponível em:WWW.valor.com.br/brasil/5251365/capacidade-instalada-de-energia-eólica-no-país-tem-alta-de-19-em-2017.Acesso em:12 mar.2018
1-APÓS A LEITURA DO TRECHO,RESPONDA.
a)Por que houve ampliação da produção da energia eólica no Brasil?
b)Quais os efeitos do uso desse tipo de energia sobre o meio ambiente?
c)De acordo com a notícia, qual o impacto da implementação desses projetos na oferta de empregos?

9ªAULA: QUESTÕES AMBIENTAIS – TEXTO - CIDADES SUSTENTÁVEIS

O Compromisso com o desenvolvimento sustentável assumido por países europeus pode ser verificado também nas áreas urbanas. O continente se destaca pelos variados programas de inovação, cujo objetivo é utilizar fontes de energia consideradas limpas e tornar a cidades européias mais sustentáveis. Leia o trecho abaixo da reportagem a seguir.
O Júri da Comissão Europeia atribuiu o galardão de capital verde européia a Oslo. Lisboa estava entre as finalistas, mas acabou por ser preterida. O anúncio foi feito em Essen, na Alemanha, a atual capital verde da Europa.
[...]O galardão, atribuído pela Comissão Europeia a cidades com mais de 100 mil habitantes, reconhece o desenvolvimento de políticas que permitem proteger os recursos naturais e a biodiversidade, acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, estimular o crescimento sustentável e garantir melhor qualidade de vida a quem nelas vive.
[...]Os cinco concorrentes que chegaram á final demonstraram, perante um júri constituído por um painel de técnicos europeus, que evoluíram nos últimos anos e que têm planos para ir mais além no futuro. Esta evolução é registrada com base em 12 critérios: mitigação e adaptação ás alterações climáticas; transportes locais; áreas verdes urbanas e uso sustentável da terra; natureza e biodiversidade; qualidade do ar ambiente; qualidade do ambiente acústico; gestão e produção de resíduos; gestão da água par uso público; tratamento de águas residuais urbanas; ecoinovação e emprego sustentável; performance energética; e gestão ambiental integrada.
TOMÁS, Carla. Lisboa perdeu para Oslo eleição da capital verde européia.Expresso, 2 jun.2017.Disponível em:http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-06-02.Lisboa-perdeu-para-Oslo-eleição-da-capital-verde-europeia#gs.zQC1PcM.Acesso em:21 mar.2018
1)Quais mudanças realizadas pela cidade de Oslo lhe renderam o título de Capital Verde da Europa para 2019?                                                                                                                                                                                               2)Do ponto de vista ambiental, quais os ganhos nas cidades que buscam esse tipo de política?

OBS: É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A LEITURA DE OUTROS TEXTOS REFERENTES AOS TEMAS ACIMA PARA SUA MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO. BOM TRABALHO!



ATIVIDADES DE HISTÓRIA

PROFESSORAS YARA MESQUITA E ELISA SOARES

Período de 01 a 05/12

COPIAR E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DA AULAS

SEGUNDA FASE DO GOVERNO GETÚLIO VARGAS GOVERNO CONSTITUCIONAL

São características da Constituição de 1934:

1- A manutenção dos princípios básicos da carta anterior, ou seja, o Brasil continuava sendo uma república dentro dos princípios federativos, ainda que o grau de autonomia dos estados fosse reduzido;
2  – A dissociação dos poderes, com independência do executivo, legislativo e judiciário; além da eleição direta de todos os membros dos dois primeiros. O Código eleitoral formulado para a eleição da Constituinte foi incorporado à Constituição;
3  – A criação do Tribunal do Trabalho e respectiva legislação trabalhista, incluindo o direito à liberdade de organização sindical;
4-  A possibilidade de nacionalizar empresas estrangeiras e de determinar o monopólio estatal sobre determinadas indústrias;
5-  As disposições transitórias estabelecendo que o primeiro presidente da República fosse eleito pelo voto indireto da Assembleia Constituinte.
A Constituição de 1934 também cuidou dos direitos culturais, aprovando os seguintes princípios, entre outros:

·         O direito de todos à educação, com a determinação de que esta desenvolvesse a consciência da solidariedade humana;
·         A obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário, inclusive para os adultos, e intenção à gratuidade do ensino imediato ao primário;
·         O ensino religioso facultativo, respeitando a crença do aluno;
·         A liberdade de ensinar e garantia da cátedra. (cargo de quem ocupa uma cadeira, Papa)

A Constituição de 1934 ainda garante ao cidadão:

·         Que a lei não prejudicaria o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;
·         O princípio da igualdade perante a lei, instituindo que não haveria privilégios, nem distinções, por motivo de nas- cimento, sexo, raça, profissão própria ou dos pais, riqueza, classe social, crença religiosa ou ideias políticas;
·         A aquisição de personalidade jurídica, pelas associações religiosas, e introduziu a assistência religiosa faculta- tiva nos estabelecimentos oficiais;
·         A obrigatoriedade de comunicação imediata de qualquer prisão ou detenção ao juiz competente para que a relaxasse e, se ilegal. Requerer a responsabilidade da autoridade coautora;
·         O habeas-corpus, para proteção da liberdade pessoal, e estabeleceu o mandado de segurança, para defesa do direito, certo e incontestável, ameaçado ou violado por ato inconstitucional ou ilegal de qualquer autoridade;
·         A proibição da pena de caráter perpétuo;
·         O impedimento da prisão por dívidas, multas ou custas;
·         A extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião e, em qualquer caso, a de brasileiros;
·         A assistência judiciária para os desprovidos financeiramente;
·         Que as autoridades a emitam certidões requeridas, para defesa de direitos individuais ou para esclarecimento dos cidadãos a respeito dos negócios públicos;
·         A isenção de impostos ao escritor, jornalista e ao professor;
·         Que a todo cidadão legitimidade para pleitear a declaração de utilidade ou anulação dos atos lesivos do patrimô- nio da União, dos Estados ou dos Municípios;
·         A proibição de diferença de salário para um mesmo trabalho, por motivo de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil;
·         Receber um salário mínimo capaz de satisfazer à necessidades normais do trabalhador;
·           A limitação do trabalho a oito horas diárias, prorrogáveis nos casos previstos pela lei;
A proibição de trabalho a menores de 14 anos, de trabalho noturno a menores de 16 anos e em indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres;
·         A regulamentação do exercício de todas as profissões.

A Constituição de 1934 representou o início de uma nova fase na vida do país, entretanto vigorou por pouco tempo, até a introdução do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937, sendo substituída pela Constituição de 1937.
LEIA A MATÉRIA PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:

01- Explique cada característica da Constituição de 1934

02-   Na Constituição de 1934, aconteceu várias mudanças. Escreva quais são essas mudanças que prevalecem na nossa Constituição atual

03-   Escolha cinco direitos garantidos na constituição de 1934 e explique cada um deles

04 – Na Constituição Federal , os direitos de todos nós cidadãos são garantidos. Você concorda que nem todos esses direitos , não são respeitados? Explique sua resposta.

Período de 08 a 12/06


COPIAR E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA AVALIAÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DAS AULAS

TEMA TERCEIRA FASE DO GOVERNO GETÚLIO VARGAS : O ESTADO NOVO

O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.

O Golpe de Estado de 1937

Em janeiro de 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Porém, alegando a existência de um suposto plano comunista (Plano Cohen) e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Vargas contou com o apoio de grande parte da população (principalmente da classe média com medo do comunismo) e dos militares. Começou assim um período ditatorial.

Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs uma nova Constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.

Resumo das realizações e fatos deste período:

Censura aos meios de comunicação (rádios, revistas e jornais) e às manifestações artísticas como, por exemplo, teatro, cinema e música;

-   Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para promover e divulgar as realizações do governo e censurar os movimentos artísticos e culturais de oposição;

-   Perseguição e, em alguns casos, prisão de opositores e inimigos políticos;

-   Repressão às manifestações políticas e sociais (protestos, greves, passeatas);

-   Controle dos sindicatos;

-   Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, garantindo vários direitos aos trabalhadores;

-   Criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino de menores de idade;

-   Centralização administrativa do estado (aumento da burocracia estatal);

-   Criação de uma nova moeda, o cruzeiro;

-   Investimentos em infraestrutura e ênfase no desenvolvimento industrial (criação da CSN Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce);

Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados (Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética), com o envio da FEB (Força Expedicionária Brasileiras) aos campos de batalha na Itália.

Fim do Estado Novo


Com o final da Guerra Mundial (1945) e a derrota das nações fascistas, a opinião pública começou a contestar o regime ditatorial varguista. Intelectuais, artistas, profissionais liberais e grande parcela do povo queriam a volta da democracia ao país. A pressão para a renúncia de Vargas aumentava a cada dia. No dia 29 de outubro de 1945, um movimento militar, liderado por generais, depôs do poder Getúlio Vargas.

Conclusão:


O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infraestrutura. Os trabalha- dores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou a falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter populista.

EXERCÍCIO : LEIA TODO CONTEÚDO PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:

01-Porquê o período correspondente de 1937 a 1945 , recebeu o nome de Estado Novo?
02- Quais são as características do Estado Novo?
04- Descreve sobre o Golpe de Estado em 1937. 05- O que foi o Plano COHEN?
05- 06-Quais foram as medidas de Ditadura , adotadas por Getúlio vargas no Estado Novo?
07- Quais foram os pontos negativos e positivos do governo Getúlio Vargas?
COPIAR E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA AVALIÇÃO E NOTA AO RETORNO NORMAL DAS AULAS

TEMA: ÚLTIMO MANDATO DE GETÚLIO VARGAS : 1951 - 1954
·         Nacionalismo econômico (política econômica intervencionista)
·         Fundação do BNDE(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) em 1952 visando:
·         reaparelhamento de portos e ferrovias
·         aumento da capacidade de armazenamento e a ampliação do potencial elétrico
·         Campanha “O petróleo é nosso”
·         Fundação da Petrobras (1953)
·         Empresa de propriedade e controle totalmente nacionais, com participação majoritária do Estado, encarregada de explorar em caráter monopolista, diretamente ou por subsidiárias, todas as etapas da indústria petrolífera, menos a distribuição.
·         Redução dos empréstimos dos EUA para o Brasil
·         As medidas intervencionistas e populistas de Vargas, no contexto da Guerra Fria, levaram o presidente norte-americano, Dwight Eisenhower, a diminuir os empréstimos para o Brasil.
·         Aumento da inflação
·         Fato r: política de desvalorização cambial
·         Aumento de 100% do salário mínimo
·         Medida anunciada por Vargas em primeiro de maio de 1954
·         Tentativa de aproximação com as massas
·         oposição da ala conservadora do Exército (Manifesto dos Coronéis) e do empresariado Crise Política

·         Forte oposição ao governo Vargas

·           principal nome da oposição: Carlos Lacerda, jornalista e político da União Democrática Nacional (UDN)
·         Oposição sistemática de setores partidários do liberalismo econômico

·         Atentado da Rua Toneleros contra Lacerda (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1954)
·         Assassinato do major da Aeronáutica, Rubens Vaz
·         Resultado das investigações apontaram Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio, como o mandante do atentado

·         Vice-presidente Café Filho rompe com Getúlio Vargas
·         Exército exige a renúncia de Vargas

·         24 de agosto de 1954 = suicídio de Vargas

·         consequências:
·         enfraquecimento da oposição conservadora
·         sobrevida ao populismo no Brasil

CARTA TESTAMENTO DO SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS - DEIXADA POR VARGAS

·         A Carta Testamento de Getúlio Vargas é um documento endereçado ao povo brasileiro, escrito por Getúlio Vargas horas antes de seu suicídio, em 24 de Agosto de 1954.
Existe uma nota manuscrita do suicídio, e um documento datilografado "Carta Testamento", da qual se conhe- cem três cópias, que foi lido em seu enterro por João Goulart. Porém, existe uma grande polêmica quanto à autenticidade do texto datilografado.
"Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da minha morte. Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimi- gos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa. Acrescente-se a fraqueza de amigos que não me de- fenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários que entreguei à justiça, contribuindo todos para criar um falso ambi- ente na opinião pública do país, contra a minha pessoa. Se a simples renúncia ao posto a que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranquilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria ensejo para com fúria, perseguirem-me e humilharem. Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofri- mentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde....

EXERCÍCIO – LEIA TODA MATÉRIA PARA RESPONDER.


01 –Quais foram as mudanças feitas por Getúlio Vargas em seu último mandato?
02- Descreva sobre os opositores de Getúlio Vargas?
03-   Qual a classe social que foi mais beneficiada pelo governo Vargas em seu último mandato?
04-   Você conhece alguma das Empresas que foram fundadas no governo Vargas? O que você sabe sobre elas?

ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 15 a 19/06
LEIA O CONTEÚDO COM BASTANTE ATENÇÃO PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:
TEMA O IMPERIALISMO

O que é Imperialismo:


Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação dominante sobre outras.

Os primeiros exemplos de imperialismo como política de expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes potências imperialistas.

O imperialismo europeu demonstrou a sua força ao dominar muitos países, principalmente na África e Ásia. Uma característica dos países imperialistas é que o seu domínio sobre outro país era justificado através de três explicações: o etnocentrismo, que indicava que alguns povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma interpretação equivocada da teoria da evolução), que explicavam o poder dos mais forte sobre os mais fracos graças à seleção natural.

Os países imperialistas procuravam obter três coisas: matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata.

No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando início à nova era imperialista.

Características do Imperialismo


·         Estado visa a sua expansão, principalmente a partir da submissão econômica de outras nações;
·         Estado dominante exerce influência política, cultural ou econômica sobre os demais, seja formal ou informalmente;
·         Baseado em ideias etnocêntricas e no darwinismo social (superioridade dos povos dominantes em relação aos dominados);
·         Processo de expansão das potências europeias;
·         Capital industrial fundido ao capital financeiro;

Imperialismo no Brasil


O Brasil é uma das superpotências emergentes, tendo em conta que apresenta claros desenvolvimentos na sua economia. Não é possível comparar a influência que o Brasil tem agora com a influência dos Estados Unidos e Inglaterra durante séculos. Apesar disso, o fato do Brasil procurar vários investimentos em países vizinhos tem causado algum desconforto nessas nações

Imperialismo americano


O Imperialismo Americano (referente aos Estados Unidos da América) é uma noção relacionada com a influência no âmbito militar, cultural, econômico e político que esse país exerce no mundo hoje em dia. De acordo com essa noção, os Estados Unidos exercem esse poder de uma maneira imperialista.

O conceito de imperialismo americano teve a sua origem quando os Estados Unidos, no final do século XIX, venceu a Guerra Mexicano-Americana, juntando ao seu território os estados do Texas, Novo México, Califórnia e Arizona.

Nessa época, o país apresentava uma clara política de expansão, e o presidente Theodore Roosevelt encorajou a expansão em direção ao Caribe e Pacífico, tornando-se então uma potência de nível mundial.

Os Estados Unidos têm exercido uma influência econômica e política no resto do mundo desde o século
XIX. Contudo, graças a uma grave crise econômica no século XXI, a influência americana tem diminuído.

EXERCÍCIO


01 – Escreva o significado de Imperialismo
02-  Quais são as características do Imperialismo?
03-     Quais    são    os    principais    objetivos    dos    países imperialistas  para         se    desenvolver economicamente?
04  - Quais foram os territórios de maior dominação imperialista europeu?

– Faça uma comparação entre o imperialismo europeu e o imperialismo no Brasil



ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA  - PROFESSOR: ANDRÉ JESINI 

O QUE É ÉTICA E MORAL?

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

 Copiar apenas as PERGUNTAS e RESPOSTAS da atividade no caderno ou imprimir e responder na folha. FOTOGRAFAR e enviar para o zap 99133-2934 (André)

ATIVIDADE

 1. De acordo com o texto acima, qual das alternativas abaixo está correta?
a) (   ) A moral são os costumes apenas.
b) (   ) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores de apenas um povo.
c) (   ) A palavra “ética” vem do Grego “morales”.
d) (   ) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.

 2. Quanto a origem e o significado das palavras ética e moral, assinale a alternativa que esteja completamente correta.
a) (   ) A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “relativo aos costumes”.
b) (   ) A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
c) (   ) A palavra “ética” tem origem no termo latino “morales” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
d) (   ) A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

3) Ainda de acordo com o texto, o que é ética?
a) (    ) É uma reflexão sobre os valores.
b)   (    ) É o conjunto de regras aplicadas no cotidiano.
c)  (    ) É o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
d) (   ) Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica.

4) Pesquise no texto acima a definição de moral.
a) (   ) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
b) (   ) É uma reflexão sobre a moral.

c) (   ) É um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano.
d) (   ) É uma reflexão sobre os valores.
 
5) Tanto a ética quanto a moral são responsáveis pelo quê?
a) (   ) Orientar alguns indivíduos.
b) (   ) Construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
c) (   ) São os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
d) (   ) Ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em casa apenas,


Religião em um mundo global

           Fazemos parte de um mundo em que tudo está cada vez mais próximo, porque as comunicações se torna cada vez mais rápidas. A internet oferece possibilidades de intercâmbio de informações que, há alguns anos, eram impensáveis. Vivemos numa “aldeia global”, na qual todos são vizinhos e não ignoram nem as divergências nem as diferenças.
       Se existe algo em que há diferenças, é  precisamente as religiões. Conhecer  as religiões é compreeendê-las melhor e  identificá-las como parte de uma cultura mundial. O respeito mútuo possibilita um mundo menos conflituoso. Por isso, conhecer como pensam outras pessoas pode ajudar a compreender melhor a nós mesmos.
01-Você convive com pessoas que têm religião diferente da sua?
02-Você tem dificuldades de aceitar opiniões diferentes da sua? Justifique
03- “Conhecer e conviver com a diferença favorece o desenvolvimento da cidadania, da tolerância e da democracia.”

No dicionário, pesquise o significado das palavras destacadas acima:

04- Apesar da diversidade de crenças e manifestações religiosas, é possível destacar pontos em comum nas religiões:
      As religiões contam com um conjunto de conhecimentos religiosos. Esses conhecimentos são   a base dos rituais e das cerimônias.
     Nas religiões, existem objetos ou ideias simbólicas que representam algo a ser reverenciado e admirado, algo sagrado.

Analise as afirmações a seguir e indique V para verdadeiras e F nas falsas:

(  ) O desejo pela felicidade pessoal e pelo bem comum é algo que as diversas religiões têm em comum.
(  ) Os ritos e símbolos não tem importância nas religiões.
(  ) Os símbolos religiosos podem auxiliar na compreensão dos ensinamentos  de uma religião.
(  )Todos os ritos são religiosos.

05-A valorização e o reconhecimento das diferenças do outro nos permitem conviver de modo harmonioso com pessoas de diferentes culturas, religiões, filosofias de vida e modos de pensar. O convívio com o outro, o diferente pode enriquecer e desenvolver nossas qualidades.
A-O que a sua religião, a sua filosofia de vida ou os valores que você segue dizem sobre como se comportar em relação ao próximo?
B-O que sua família ensina sobre sua relação com o outro?

Cidadania e participação

           É muito importante entender o que é cidadania. É uma palavra usada todos os dias. “Cidadania, é o direito de ter uma idéia e poder expressá-la. É o direito de ser negro sem ser   discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.”
06-São exemplos de cidadania, exceto:
A)   (   ) Manifestação da vontade e de opinião.
B)   (  ) É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta.
C)   (   ) Atravessar  a rua na faixa  de pedestre.
D)   (   ) Deixar de pagar os impostos.

07.  Você considera importante o direito ao voto? Justifique.
08.  Quais os requisitos para exercer o direito ao voto?



ATIVIDADES LÍNGUA INGLESA

PROFESSOR LUIZ AMÉRICO - PERÍODO: 01/06 A 12/06

 PARA RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS, CONSULTE O MATERIAL REFERENTE AO PASSADO SIMPLES.

1-    Dê a forma conjugada no passado simples dos seguintes verbos regulares:

a)TO PLAY  b)TO CLEAN  c)TO HELP  d)TO COOK  e)TO VISIT  f)TO SAIL  g)TO CALL  h)TO LIVE  i)TO CHANGE  j)TO LOVE  K)TO CARRY  l)TA STAY  m)TO TRY  n) TO WALK  o)TO DIE                 p)TO END  q)TO EXPLORE  r)TO INVENT  s)TO DISCOVER  t)TO PAINT  u)TO PLAY  

2-    Relacione as frases da coluna da esquerda com um complemento da coluna da direita. Reescreva as frases conjugando o verbo em negrito no passado simples:

American astronauts TO WALK
In Paradise.
The Second World war TO START
American in 1492.
Princess Diana TO DIE
The “Mona Lisa” in1503 .
The Pope TO VISIT
The Amazon River in 1985.
The Second World War TO END
In Europe in 1939.
Adam and Eve TO LIVE
The telephone in 1876.
Jacques Cousteau TO EXPLORE
On the moon in 1969.
Graham Bell TO INVENT
Brazil in 1997.
Columbus TO DISCOVER
In 1945.
Leonardo da Vinci TO PAINT
In Paris in 1997.

3-    Uma característica da gramática do inglês que torna mais fácil o estudo em termos de conjugação de verbos é que:
a) Verbos são classificado como regulares, semi-regulares e irregulares.
b) Todos os verbos, no passado simples, terminam com ied como em studied.
c) A conjugação de verbos, no passado simples, não varia segundo o sujeito da frase.
d) A conjugação dos verbos, no passado simples, possuem idêntica grafia quanto às correspondentes do presente simples.

4-    Em relação aos verbos regulares do inglês e a sua aplicação no tempo verbal passado simples, é correto afirmar que:
a) São, normalmente, identificados por terminações como -ed e -ied.
b) Todos verbo irregular é um verbo regular, mas nem todo verbo regular é um verbo irregular.
c) Diferenciam-se dos verbos irregulares, pois a forma base desses verbos é a mesma da do passado simples.
d) Variam em conjugação quanto ao sujeito da frase.


PRESENT CONTINUOUS

Present Continuous ou Present Progressive (em português, presente contínuo ou progressivo) é um tempo verbal usado para indicar ações que estão em progresso no presente; no momento da fala.
Ele é empregado para falar sobre situações temporárias, ações contínuas que estão acontecendo.
Como as frases com Present Continuous referem situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização de advérbios de tempo nas frases.
Alguns advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at the moment (no momento) e at present (no presente; atualmente).
Exemplos:
·         She is talking to her mom now. (Ela está falando com a mãe dela agora.);
·         Are they studying at the moment? (Eles estão estudando no momento?);
·         She is American, but she's living in Canada at present. (Ela é americana mas está morando no Canadá atualmente.)
Na língua portuguesa, o Present Continuous Tense (Modo Indicativo do Presente Contínuo) corresponde ao nosso gerúndio e às terminações: -ando (andando, levando, achando); -endo (comendo, ardendo, fazendo); e -indo (gerindo, caindo, sorrindo).

Formação do Present Continuous

 

Present Continuous é composto por um verbo principal e um verbo auxiliar.
Utiliza-se o verbo to be no Simple Present (presente simples) como auxiliar e ao verbo principal, é acrescida a terminação –ing.
Ou seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o seguinte padrão de formação:
Sujeito + verbo to be + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
She is watching TV. (Ela está assistindo TV.)

Forma Negativa

Na forma negativa, acrescenta-se o not depois do verbo to be, ou seja, a construção das frases negativas é feita da seguinte forma:
Sujeito + verbo to be + not + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
She is not watching TV. (Ela não está assistindo TV.)

Forma Interrogativa

Na forma interrogativa, o verbo auxiliar to be aparece no início da frase. O padrão da estrutura das frases interrogativas é o seguinte:
Verbo to be + sujeito + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
Is she watching TV? (Ela está assistindo TV?)

Exemplos (Examples)

·         Forma afirmativa (affirmative form): They are studying for the test. (Eles estão estudando para o teste.)
·         Forma negativa (negative form): They are not studying for the test. (Eles não estão estudando para o teste.)
·         Forma interrogativa (interrogative form): Are they studying for the test? (Eles estão estudando para o teste?)
·          

Atenção! (Pay Attention!)

Nas frases afirmativas, podemos usar as formas contraídas do verbo to be:
I am  I’m
You are – You’re
He is  He’s
She is  She’s
It is – It’s
You are – You’re
We are – We’re
They are – They’re

Nas frases negativas, podemos usar as formas contraídas do verbo to be + not, mas isso não ocorre com o am (primeira pessoa do singular):
I am not
You are not  You aren’t
She is not  She isn’t
He is not  He isn’t
It is not  It isn’t
We are not  We aren’t
You are not  You aren’t
They are not  They aren’t

OBSERVAÇÃO: nos textos mais formais, sejam acadêmicos ou científicos, as formas contraídas não são utilizadas.

 

Regras do Present Continuous

 

1.    Quando o verbo principal termina em –e e é precedido de consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se o –ing.

Exemplos:
·         To dance (dançar) - dancing
·         To take (pegar, tomar) - taking
·         To make (fazer) - making
·         To come (vir, chegar) – coming

Exceção: verbo to be - being

Atenção! (Pay Attention!)

Não é muito comum usar verbos de estado, como por exemplo, os verbos agree (concordar), need (precisar), believe (acreditar), know (saber), like (gostar), etc. no Present Continuous.
2. Quando o verbo termina com –ie, troca-se essa terminação por –y e acrescenta-se –ing.
Exemplos:
·         Die (morrer) – dying
·         Lie (mentir) – lying

3. Quando o verbo é monossílabo ou dissílabo e segue o padrão de consoante+vogal+consoante (CVC), duplica-se a última consoante.

Exemplos:
·         To swim (nadar) – swimming
·         To travel (viajar) – travelling
·         To cut (cortar) – cutting
·         To run (correr) – running
·         To sit (sentar) – sitting
·          
Exceção 1: quando a última consoante é w ou x, ela não é dobrada.

Exemplos:
·         To snow (nevar) – snowing
·         To fix (consertar) – fixing
Exceção 2: se a sílaba tônica for a primeira, não se dobra a letra final. Acrescenta-se somente o –ing.

Exemplos:
·         open (abrir) – opening
happen (acontecer) – happening













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