ATIVIDADE
DE GEOGRAFIA – PROFESSORA MARILÉIA PUJONI
QUARENTENA REFERENTE DIAS 01 A 12/06 – 9º
ANO
1ª AULA: XENOFOBIA NA
EUROPA - ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A
LEITURA DO TEXTO
Xenofobia
na Europa
A xenofobia na Europa é um problema social e
político que vem ganhando proporções cada vez maiores, gerando uma ampla
discussão internacional sobre o assunto.
O problema da xenofobia na
Europa vem intensificando-se ao longo do tempo. O continente, assim
como os Estados Unidos, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes,
além de contar com uma elevada migração interna, graças à livre circulação de
pessoas que atinge a maior parte dos países-membros da União Europeia. Com
isso, a xenofobia, que é a aversão, o preconceito ou a intolerância para com
grupos estrangeiros, aumenta a cada dia.O aumento dessas migrações
internacionais estão geralmente ligadas a fatores de repulsão e de atração. Os primeiros são aqueles que
contribuem para a saída rápida do migrante, seja por razões econômicas, por
falta de recursos naturais, por crises humanitárias ou ocorrências de guerras
ou guerrilhas. Já os fatores de atração são aqueles que se relacionam às
condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma economia estável ou uma
grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, entre outros elementos.No
caso da Europa, há a combinação de ambos os fatores. De um lado, a população de
países subdesenvolvidos busca no “velho continente”, além de emprego, melhores
condições de vida, fugindo da realidade econômica de seus locais de origem. Com
isso, há uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, com uma
estimativa de seis milhões de pessoas, entre migrantes legais e ilegais.Assim,
aumenta-se a intolerância para com os grupos estrangeiros, motivada pelas
diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social,
racial e religiosa. Não obstante, a população europeia também se considera
ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de
emprego e atrapalhem os rumos da economia, enviando dinheiro ao exterior
(geralmente, seus lugares de origem) e diminuindo a circulação econômica
interna. Tais medos intensificaram-se durante a recente crise econômica
financeira.Outra questão que se relaciona com o aumento da xenofobia na Europa
é o crescimento de grupos partidários e políticos de extrema-direita que
costumam alimentar uma linha ideológica baseada no antissemitismo, no
conservadorismo e outros ideais fascistas, como a “pureza” dos povos europeus.
A emergência de posições desse tipo intensificou, inclusive, medidas de Estado
envolvendo atitudes xenófobas na Europa, como a construção do Muro de Ceuta,
construído pelos espanhóis na África para separar a cidade de Ceuta do território
marroquino, dificultando assim a entrada de migrantes.
Outro exemplo de ação de xenofobia praticada pelos políticos espanhóis
refere-se às várias perseguições e tentativas de expulsão de povos ciganos,
oriundos principalmente da Romênia, por parte dos governos da França e da
Itália, totalizando milhares de extraditados de maneira voluntária (através do
oferecimento de dinheiro para que deixem o país) ou involuntária (à
força).Apesar de a União Europeia ter criado, já em 1997, o Observatório Europeu
do Racismo e da Xenofobia, ainda há muito o que se avançar no velho continente
no que diz respeito à intolerância social e política para com estrangeiros. O
mesmo desafio é enfrentado por outros territórios, como os Estados Unidos e,
recentemente, países emergentes, que vêm se tornando novos vetores para a
chegada de migrantes à procura de melhores condições
vida.
2ª AULA: IMIGRAÇÃO
E REFUGIADOS NA EUROPA – ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA DO TEXTO
IMIGRAÇÃO E
REFUGIADOS NA EUROPA
A ideia de uma vida melhor - numa região denominada
primeiro mundo.
Na história humana, imigração sempre aconteceu, por
diversos motivos. Houve um período em que os humanos tinham hábitos nômades,
éramos coletores e caçadores, não havíamos desenvolvido o conhecimento para
desenvolver plantio. O que nos obrigava a buscar os locais onde havia comida
mais abundante, além disso também o movimento servia para evitar predadores
naturais. Dessa forma, podemos dizer que o processo migratório é algo normal.
Milhares de refugiados vagam em direção à Alemanha.
Foto: Janossy Gergely / Shutterstock.com
Hoje o tema de refugiados está amplamente divulgado em mídia e são
representados por habitantes do Oriente Médio e África, principalmente. Porém
em outros momentos históricos, já foram os próprios europeus os refugiados.
No Brasil mesmo, italianos, alemães, portugueses, entre outras nacionalidades, se refugiaram em grande quantidade, buscando segurança, diante a situação que viviam em seus países de origem (doenças, guerras, pobreza…).Esse artigo no entanto tem como objetivo explicar, de forma sucinta, a maneira como esse fenômeno está se dando no momento atual. E o fato é que todos os países estão recebendo imigrantes provenientes da África, mas especialmente a Europa, recebem todos os dias embarcações carregadas de corações esperançosos em cultivar um lar, seguro, onde possam criar suas crianças. Imigrantes dos 4 cantos da África chegam ao continente por diversas rotas.Mas não é apenas a Europa que está recebendo imigrantes. O Brasil se deparou com uma situação delicada, em setembro do ano passado(2015), um navio brasileiro efetuou um resgate arriscado no oceano. Uma embarcação vinha desde Libia, com aproximademente 220 pessoas embarcadas. Mulheres, Homens, Crianças e Bebês. Esse barco já se encontravam perto de uma situação de naufrágio, sem nenhuma condições de realizar uma viagem segura. Já não bebiam água há dois dias quando o resgate brasileiro se aproximou, e bem preparado, efetuou o salvamento.Dados dizem que desde o último ano (2015) o número de imigrantes cresceu em porcentagem assustadora.Imagine uma cidade inteira. Cada pessoa. Totalizando algo em torno de 400.000 pessoas. Esse é o número aproximado de homens, mulheres, crianças. Famílias inteiras que se lançaram numa "aventura arriscada" a caminho da Europa, para buscar acolhimento, segurança, trabalho, alimento.As guerras vividas em Palestina, Síria, Afeganistão, com vários países envolvidos como Israel, Estados Unidos, Rússia. Geraram um aceleramento desse processo migratório. Provenientes de países como Eritreia, Gana, Nigéria também se há registrado um grande número de imigrantes.Outro fato importante é o de terroristas vinculados a religiões. Essas atitudes causam aumento da violência, intolerância e até repugnância, resultando em insatisfação por parte da sociedade em geral, que não compactua com essas ações extremas. E decidem buscar asilo em outras regiões.Levam consigo uma história muito complicada, pelas marcas deixadas por guerras, pelo imperialismo, o colonialismo, o ditatorialismo, o fanatismo religioso e a intolerância. Infelizmente, muitos não chegam a seu destino, perpetuando um processo histórico.
No Brasil mesmo, italianos, alemães, portugueses, entre outras nacionalidades, se refugiaram em grande quantidade, buscando segurança, diante a situação que viviam em seus países de origem (doenças, guerras, pobreza…).Esse artigo no entanto tem como objetivo explicar, de forma sucinta, a maneira como esse fenômeno está se dando no momento atual. E o fato é que todos os países estão recebendo imigrantes provenientes da África, mas especialmente a Europa, recebem todos os dias embarcações carregadas de corações esperançosos em cultivar um lar, seguro, onde possam criar suas crianças. Imigrantes dos 4 cantos da África chegam ao continente por diversas rotas.Mas não é apenas a Europa que está recebendo imigrantes. O Brasil se deparou com uma situação delicada, em setembro do ano passado(2015), um navio brasileiro efetuou um resgate arriscado no oceano. Uma embarcação vinha desde Libia, com aproximademente 220 pessoas embarcadas. Mulheres, Homens, Crianças e Bebês. Esse barco já se encontravam perto de uma situação de naufrágio, sem nenhuma condições de realizar uma viagem segura. Já não bebiam água há dois dias quando o resgate brasileiro se aproximou, e bem preparado, efetuou o salvamento.Dados dizem que desde o último ano (2015) o número de imigrantes cresceu em porcentagem assustadora.Imagine uma cidade inteira. Cada pessoa. Totalizando algo em torno de 400.000 pessoas. Esse é o número aproximado de homens, mulheres, crianças. Famílias inteiras que se lançaram numa "aventura arriscada" a caminho da Europa, para buscar acolhimento, segurança, trabalho, alimento.As guerras vividas em Palestina, Síria, Afeganistão, com vários países envolvidos como Israel, Estados Unidos, Rússia. Geraram um aceleramento desse processo migratório. Provenientes de países como Eritreia, Gana, Nigéria também se há registrado um grande número de imigrantes.Outro fato importante é o de terroristas vinculados a religiões. Essas atitudes causam aumento da violência, intolerância e até repugnância, resultando em insatisfação por parte da sociedade em geral, que não compactua com essas ações extremas. E decidem buscar asilo em outras regiões.Levam consigo uma história muito complicada, pelas marcas deixadas por guerras, pelo imperialismo, o colonialismo, o ditatorialismo, o fanatismo religioso e a intolerância. Infelizmente, muitos não chegam a seu destino, perpetuando um processo histórico.
3ª AULA: CONFLITOS
NO MUNDO
ACESSE O LINK
ABAIXO E FAÇA A LEITURA ATENCIOSA DO TEXTO
No
mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos,
como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas,
recursos minerais, entre outros.Em todos os continentes é possível identificar
focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que
estão envolvidos em uma das questões acima.
Europa
No continente europeu, um dos principais motivos de conflitos é a
questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e
sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial
há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não
identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000
anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas preservaram seus
principais elementos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e
tradições.
A partir desse fato, no ano de 1959, foi criado um movimento com
ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou
Pátria Basca e Liberdade). Com o surgimento desse grupo tiveram início os
atentados, sobretudo, às autoridades.
A Irlanda do Norte integra o
Reino Unido e por esse motivo as decisões são geradas em Londres. No caso da
Irlanda do Norte, o que acontece é a luta entre católicos e protestantes. Os
católicos lutam há pelo menos 30 anos em busca da unificação com a República da
Irlanda e se opõem aos protestantes, que são a maioria e querem permanecer
subordinados ao Reino Unido. O grupo responsável pelas ações é formado pela
parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês). Esse exército
realiza diversos atos terroristas, pois existe uma grande intolerância por
parte dos grupos religiosos.
Outro caso de focos de conflitos no continente europeu tem relação
com a península balcânica. O desconforto ou descontentamento nesse caso diz
respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas
origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos,
macedônios, bósnios e albaneses. As divergências contidas entre esses povos são
desenvolvidas ao longo de muito tempo. O que provoca tensão nessa região é a
temática nacionalista e étnica.
1ª SEMANA 08 A 12 DE JUNHO
4ª AULA: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO REFERENTE AULA 1
– TEMA: XENOFOBIA NA EUROPA
1-Defina Xenofobia
2-Diferencie os fatores de migração por
repulsão dos fatores de migração por
atração
3-Quais são as principais motivações xenofóbicas no
continente europeu?
4-Cite possíveis soluções para amenizar o problema
relacionado á xenofobia.
5-Observe o gráfico abaixo, em seguida responda ás
questões:
a)O que o gráfico apresenta?
b)Que país mais recebeu solicitação de refúgio no ano de 2015?
c)Que país menos recebeu soliticação de refúgio de 2014 a 2015?
d)Que país ficou em 2º lugar nessa solicitação no ano de 2014?
5ª AULA: EXERCÍCIOS RELACIONADO A AULA 2 –
TEMA:IMIGRAÇÃO E REFUGIADOS NA EUROPA
1-Após a
leitura do texto “Imigração e refugiados na Europa” Aula 2.Marque V para as
afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.Faça a correção das
falsas.
a) ( )Hoje o tema de refugiados está amplamente
divulgado em mídia e são representados por habitantes do Oriente Médio e África
e Ásia principalmente.
b)( ) Na história humana, imigração sempre aconteceu,
por diversos motivos. Dessa forma, podemos dizer que o processo migratório é
algo normal.
c)( )
Atitudes terroristas minimizam a violência, intolerância e até repugnância em
relção aos imigrantes.
d)( )
Dados dizem que desde o último ano (2015) o número de imigrantes apresentou um
decréscimo relação aos anos anteriores.
2. Assinale a
alternativa que indica corretamente o processo que ocorre em áreas de
perseguições religiosas, políticas ou ideológicas, guerras, conflitos
políticos, falta de oportunidade de trabalho no local de origem, concentração
fundiária.
a) Atração
populacional.
b) Aumento das
taxas de natalidade.
c) Crescimento
vegetativo.
d) Migrações
populacionais.
3- A expressão “fuga de cérebros”
faz referência aos profissionais especializados em áreas do mercado de trabalho
dotados de um alto conhecimento em seu campo profissional, e que migram de
países pobres ou com poucas oportunidades laborais para centros mais
desenvolvidos que carecem de suas habilidades.
Um dos principais tipos de migrações
internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:
a) no
deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento
para outros países.
b) na perda de
trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente
mais desenvolvidos.
c) na migração
sazonal de pesquisadores universitários e estudantes, como em intercâmbios e
cursos de capacitação.
d) na adoção de
políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de
alta capacidade e boa formação escolar.
4- As migrações atuais de trabalhadores
oriundos dos países pobres em direção aos países ricos têm como causas:
a) a
desigual densidade demográfica nos países pobres e a boa qualidade de vida nos
países ricos.
b) o
desemprego estrutural nos países pobres e a alta produtividade tecnológica dos
países ricos.
c) a
competição pelo mercado de trabalho nos países pobres e o aumento do trabalho
informal nos países ricos.
d) o
crescimento de conflitos sociais, no campo, nos países pobres e a estabilidade
econômica nos países ricos.
5-Explique a Charge:
AULA 6
1-A Irlanda do Norte sofreu ao longo de três décadas grande violência
entre os católicos e protestantes. A respeito desse conflito, assinale a
alternativa correta:
a) A maioria protestante defendia a permanência da Irlanda como Parte do
Reino Unido, enquanto a católica defendia a reunificação com a República da
Irlanda.
b) A Irlanda do Norte era dominada pelos católicos, e a minoria
protestante tinha pouco poder.
c) Na tentativa de lutar contra o domínio britânico, o Exército
Republicano Irlandês (IRA), grupo terrorista protestante, iniciou ataques
terroristas contra católicos.
d) O Acordo de Belfast tinha como objetivo reforçar os ataques promovidos
pelo grupo IRA.
2-O grupo separatista basco ETA anunciou nesta segunda-feira
um cessar-fogo "permanente, geral e verificável", em um comunicado
enviado ao jornal "Gara", habitual canal de comunicação da
organização. O grupo, porém, não informou se concordará em entregar suas armas,
uma das principais exigências do governo espanhol. "O
ETA decidiu declarar um cessar-fogo permanente e de caráter geral, que poderá
ser verificado pela comunidade internacional", diz o comunicado.
"Este é o compromisso firme do ETA com um processo de solução definitivo e
com o final do confronto armado", acrescenta a nota publicada em inglês,
espanhol e euskera.
Último
Segundo, 10 jan. 2011. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo.
Acesso em: 05 jun. 2015.
a)
da Catalunha b) da Navarra c) do País Basco d) da Galícia
3- A
partir da análise do texto “Conflitos no mundo “ aula 3, podemos afirmar,
exceto:
a) No continente europeu, um dos principais motivos de conflitos é a
questão do povo basco,povo distribuído no nordeste da França e sudoeste da
Espanha.
b) No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.
b) No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.
c) O Conflito na península balcânica diz respeito às questões étnicas,
uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os
sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e
albaneses.
d) Na Irlanda do Norte o grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês)
d) Na Irlanda do Norte o grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês)
QUARENTENA REFERENTE DIAS 15 A 19 – 9º ANO
7ª AULA : EFEITO
ESTUFA
Causas do efeito estufa
Nas últimas décadas, houve um aumento
considerável da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre,
intensificando o efeito estufa.A alta concentração desses gases está
relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas
vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis. Além disso, o crescimento da
produção agrícola, do desmatamento e
do uso dos transportes também são responsáveis pela intensificação da emissão
de gases.
Consequências
do efeito estufa
Segundo o Painel
Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito
estufa:
*Derretimento das calotas polares e aumento do
nível do mar.
* Agravamento da
segurança alimentar, prejudicando as colheitas e a pesca.
*Extinção
de espécies e danos a diversos ecossistemas.
* Perdas
de terras em decorrência do aumento do nível do mar, provocando também ondas
migratórias.
* Escassez de água em algumas
regiões.
* Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial.
b)Quais são as consequências do aquecimento global?
c)Apesar da preocupação de Calvin, seus hábitos contribuem para o aquecimento global? Justifique.
8ª AULA: QUESTÕES AMBIENTAIS
Leia o trecho do texto e responda
ás questões abaixo:
CAPACIDADE INSTALADA DE ENERGIA EÓLICA NO PAÍS TEM ALTA DE 19% EM 2017
Os
projetos de energia eólica no Brasil atingiram 12,7 gigawatts (GW) em 2017,
aumento de 19% em relação a 2016, segundo informações da Associação Brasileira
de Energia Eólica (Abeeólica). O segmento terminou o ano com 508 parques em
operação. A potência eólica instalada chegou a 8,2% da matriz elétrica do país,
praticamente empatando com a geração térmica a gás natural, que tinha 13 GW de
potência e 8,3% da matriz. Segundo a associação, em média, 18 milhões de
residências foram abastecidas mensalmente pela fonte eólica em 2017. Com isso,
o Brasil ultrapassou a Itália no ranking de capacidade instalada de energia
eólica, na 9ª posição. Até 2023, a Abeeólica estima que a potência instalada de
energia eólica vai chegar a 18,639 GW. Serão construídos mais de 252 novos
parques já contratados.
[...]
A Abeeólica estima que cada MW
instalado gera 15 postos de trabalho.Até o momento, são 180 mil postos de
trabalho criados.
MAIA,Camila. Capacidade instalada
de energia eólica no país tem alta de 19% em 2017.Valor Econômico, 9
jan.2018.Disponível em:WWW.valor.com.br/brasil/5251365/capacidade-instalada-de-energia-eólica-no-país-tem-alta-de-19-em-2017.Acesso
em:12 mar.2018
1-APÓS A LEITURA DO
TRECHO,RESPONDA.
a)Por que houve ampliação da
produção da energia eólica no Brasil?
b)Quais os efeitos do uso desse
tipo de energia sobre o meio ambiente?
c)De acordo com a notícia, qual o
impacto da implementação desses projetos na oferta de empregos?
9ªAULA: QUESTÕES AMBIENTAIS – TEXTO - CIDADES SUSTENTÁVEIS
O Compromisso com o
desenvolvimento sustentável assumido por países europeus pode ser verificado
também nas áreas urbanas. O continente se destaca pelos variados programas de
inovação, cujo objetivo é utilizar fontes de energia consideradas limpas e
tornar a cidades européias mais sustentáveis. Leia o trecho abaixo da
reportagem a seguir.
O Júri da Comissão Europeia
atribuiu o galardão de capital verde européia a Oslo. Lisboa estava entre as
finalistas, mas acabou por ser preterida. O anúncio foi feito em Essen, na
Alemanha, a atual capital verde da Europa.
[...]O galardão, atribuído pela
Comissão Europeia a cidades com mais de 100 mil habitantes, reconhece o
desenvolvimento de políticas que permitem proteger os recursos naturais e a
biodiversidade, acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, estimular
o crescimento sustentável e garantir melhor qualidade de vida a quem nelas
vive.
[...]Os cinco concorrentes que
chegaram á final demonstraram, perante um júri constituído por um painel de
técnicos europeus, que evoluíram nos últimos anos e que têm planos para ir mais
além no futuro. Esta evolução é registrada com base em 12 critérios: mitigação
e adaptação ás alterações climáticas; transportes locais; áreas verdes urbanas
e uso sustentável da terra; natureza e biodiversidade; qualidade do ar
ambiente; qualidade do ambiente acústico; gestão e produção de resíduos; gestão
da água par uso público; tratamento de águas residuais urbanas; ecoinovação e
emprego sustentável; performance energética; e gestão ambiental integrada.
TOMÁS, Carla. Lisboa perdeu para
Oslo eleição da capital verde européia.Expresso, 2 jun.2017.Disponível em:http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-06-02.Lisboa-perdeu-para-Oslo-eleição-da-capital-verde-europeia#gs.zQC1PcM.Acesso
em:21 mar.2018
1)Quais
mudanças realizadas pela cidade de Oslo lhe renderam o título de Capital Verde
da Europa para 2019?
2)Do
ponto de vista ambiental, quais os ganhos nas cidades que buscam esse tipo de
política?
OBS:
É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A LEITURA DE OUTROS TEXTOS REFERENTES AOS TEMAS
ACIMA PARA SUA MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO. BOM TRABALHO!
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
PROFESSORAS YARA MESQUITA
E ELISA SOARES
Período de 01 a 05/12
COPIAR E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA
AVALIAÇÃO E NOTA AO
RETORNO NORMAL DA AULAS
SEGUNDA FASE DO
GOVERNO GETÚLIO VARGAS GOVERNO CONSTITUCIONAL
São características da Constituição de 1934:
1-
A manutenção dos princípios básicos da carta anterior, ou seja, o Brasil
continuava sendo uma república dentro dos princípios federativos, ainda que o
grau de autonomia dos estados fosse reduzido;
2 – A dissociação dos poderes, com independência do executivo,
legislativo e judiciário; além da
eleição direta de todos os membros dos dois primeiros. O Código eleitoral
formulado para a eleição da Constituinte foi incorporado à Constituição;
3 – A criação do Tribunal do Trabalho e respectiva legislação
trabalhista, incluindo o direito à liberdade de organização sindical;
4-
A possibilidade de nacionalizar
empresas estrangeiras e de determinar o monopólio estatal sobre determinadas
indústrias;
5-
As disposições transitórias
estabelecendo que o primeiro presidente da República fosse eleito pelo voto indireto da Assembleia Constituinte.
A Constituição de
1934 também cuidou dos direitos culturais, aprovando os seguintes princípios,
entre outros:
·
O direito de todos à educação, com a determinação de que esta
desenvolvesse a consciência da solidariedade humana;
·
A obrigatoriedade e gratuidade do
ensino primário, inclusive para os adultos, e intenção à gratuidade do ensino imediato ao primário;
·
O ensino religioso facultativo,
respeitando a crença do aluno;
·
A liberdade de ensinar e garantia
da cátedra. (cargo de quem ocupa uma
cadeira, Papa)
A Constituição de 1934 ainda garante ao cidadão:
·
Que a lei não prejudicaria o
direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;
·
O princípio da igualdade perante a
lei, instituindo que não haveria
privilégios, nem distinções, por motivo de nas-
cimento, sexo, raça, profissão própria ou dos pais, riqueza, classe social, crença religiosa ou ideias políticas;
·
A aquisição de personalidade
jurídica, pelas associações religiosas, e introduziu a assistência religiosa faculta- tiva nos estabelecimentos oficiais;
·
A obrigatoriedade de comunicação
imediata de qualquer prisão ou detenção ao juiz competente para que a relaxasse e, se ilegal. Requerer a responsabilidade da autoridade coautora;
·
O habeas-corpus, para proteção da
liberdade pessoal, e estabeleceu o mandado de segurança, para defesa do direito, certo e incontestável,
ameaçado ou violado por ato inconstitucional ou ilegal de qualquer autoridade;
·
A proibição da pena de caráter perpétuo;
·
O impedimento da prisão por
dívidas, multas ou custas;
·
A extradição de estrangeiro por
crime político ou de opinião e, em qualquer
caso, a de brasileiros;
·
A assistência judiciária para os
desprovidos financeiramente;
·
Que as autoridades a emitam
certidões requeridas, para defesa de direitos individuais ou para
esclarecimento dos cidadãos a respeito dos negócios públicos;
·
A isenção de impostos ao escritor,
jornalista e ao professor;
·
Que a todo cidadão legitimidade
para pleitear a declaração de utilidade ou anulação dos atos lesivos do
patrimô- nio da União, dos Estados ou dos Municípios;
·
A proibição de diferença de salário
para um mesmo trabalho, por motivo de
idade, sexo, nacionalidade ou estado civil;
·
Receber um salário mínimo capaz de
satisfazer à necessidades normais do trabalhador;
·
A limitação do trabalho a oito
horas diárias, só prorrogáveis nos
casos previstos pela lei;
A proibição de trabalho a menores de 14 anos, de trabalho noturno a menores de 16
anos e em indústrias insalubres a menores de 18 anos e a mulheres;
·
A
regulamentação do exercício de todas as profissões.
A
Constituição de 1934 representou o início de uma nova fase na vida do país,
entretanto vigorou por pouco tempo, até a introdução do Estado Novo, em 10 de
novembro de 1937, sendo substituída pela Constituição de 1937.
LEIA A MATÉRIA PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:
01- Explique cada característica da
Constituição de 1934
02-
Na
Constituição de 1934, aconteceu várias mudanças. Escreva quais são essas
mudanças que prevalecem na nossa Constituição atual
03-
Escolha
cinco direitos garantidos na constituição de 1934 e explique cada um deles
04 – Na Constituição Federal , os
direitos de todos nós cidadãos são garantidos. Você concorda que nem todos
esses direitos , não são respeitados? Explique sua resposta.
Período de 08 a 12/06
COPIAR E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA
AVALIAÇÃO E NOTA AO
RETORNO NORMAL DAS AULAS
TEMA TERCEIRA FASE
DO GOVERNO GETÚLIO VARGAS : O ESTADO NOVO
O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio
Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo
político, por um governo ditatorial.
O Golpe de Estado de 1937
Em janeiro
de 1938 deveriam
ocorrer as eleições
presidenciais. Porém, alegando
a existência de um suposto
plano comunista (Plano Cohen)
e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país,
Getúlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Vargas contou
com o apoio de grande parte da população (principalmente da classe média com medo do comunismo) e dos militares. Começou
assim um período ditatorial.
Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs uma nova Constituição (apelidada de “polaca”) com várias características antidemocráticas.
Resumo das realizações e fatos deste período:
Censura aos
meios de comunicação (rádios, revistas e jornais) e às manifestações artísticas
como, por exemplo, teatro, cinema e música;
-
Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para promover e divulgar as realizações do governo
e censurar os movimentos artísticos e culturais de oposição;
-
Perseguição e, em alguns casos, prisão de opositores e inimigos políticos;
- Repressão às manifestações políticas e sociais (protestos, greves, passeatas);
- Controle dos sindicatos;
- Criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1943, garantindo
vários direitos aos trabalhadores;
-
Criação
da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal
remunerado, jornada de trabalho de
oito horas e regulamentação do trabalho
feminino de menores de idade;
- Centralização administrativa do estado (aumento da burocracia estatal);
- Criação de uma nova moeda, o cruzeiro;
-
Investimentos em infraestrutura e ênfase no desenvolvimento industrial (criação da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce);
Participação do Brasil na Segunda
Guerra Mundial ao lado dos aliados (Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética), com o envio da FEB (Força Expedicionária
Brasileiras) aos campos de batalha na Itália.
Fim do Estado Novo
Com o final da 2ª Guerra Mundial
(1945) e a derrota das nações fascistas, a opinião pública
começou a contestar o regime
ditatorial varguista. Intelectuais, artistas, profissionais liberais
e grande parcela
do povo queriam a volta da
democracia ao país. A pressão
para a renúncia de Vargas
aumentava a cada dia. No dia 29 de outubro de 1945,
um movimento militar, liderado por generais, depôs do poder Getúlio
Vargas.
Conclusão:
O governo de Vargas, durante o Estado
Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o
país fez grandes avanços com a
modernização industrial e investimentos e infraestrutura. Os trabalha- dores também foram
beneficiados com leis trabalhistas,
garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto
político, o Estado Novo significou a falta de democracia, censura e aplicação
de um regime de caráter populista.
EXERCÍCIO
: LEIA TODO CONTEÚDO PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:
01-Porquê o período correspondente de 1937 a 1945 , recebeu
o nome de Estado Novo?
02- Quais são as características do Estado Novo?
04- Descreve sobre o Golpe de Estado
em 1937. 05- O que foi o Plano COHEN?
05- 06-Quais foram as medidas de
Ditadura , adotadas por Getúlio vargas no Estado Novo?
07- Quais foram os pontos negativos e
positivos do governo Getúlio Vargas?
COPIAR
E RESPONDER NO SEU CADERNO PARA AVALIÇÃO E NOTA AO RETORNO
NORMAL DAS AULAS
TEMA:
ÚLTIMO MANDATO DE GETÚLIO VARGAS : 1951 - 1954
·
Nacionalismo econômico (política econômica intervencionista)
·
Fundação
do BNDE(Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico) em 1952 visando:
·
reaparelhamento
de portos e ferrovias
·
aumento
da capacidade de armazenamento e a ampliação do potencial elétrico
·
Campanha
“O petróleo é nosso”
·
Fundação
da Petrobras (1953)
·
Empresa
de propriedade e controle totalmente nacionais, com participação majoritária do Estado, encarregada de explorar em caráter monopolista, diretamente ou por
subsidiárias, todas as etapas da indústria petrolífera, menos a distribuição.
·
Redução
dos empréstimos dos EUA para o Brasil
·
As
medidas intervencionistas e populistas de Vargas, no contexto da Guerra Fria,
levaram o presidente norte-americano, Dwight Eisenhower, a diminuir os
empréstimos para o Brasil.
·
Aumento
da inflação
·
Fato
r: política de desvalorização
cambial
·
Aumento
de 100% do salário mínimo
·
Medida
anunciada por Vargas em primeiro de maio de 1954
·
Tentativa
de aproximação com as massas
·
oposição
da ala conservadora do Exército (Manifesto
dos Coronéis) e do empresariado Crise Política
·
Forte
oposição ao governo Vargas
·
principal
nome da oposição: Carlos Lacerda, jornalista e político da União Democrática Nacional (UDN)
·
Oposição
sistemática de setores partidários do liberalismo econômico
·
Atentado da Rua Toneleros contra Lacerda (Rio de Janeiro,
5 de agosto de 1954)
·
Assassinato
do major da Aeronáutica, Rubens Vaz
·
Resultado
das investigações apontaram Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio, como o mandante do atentado
·
Vice-presidente
Café Filho rompe com Getúlio Vargas
·
Exército
exige a renúncia de Vargas
·
24
de agosto de 1954 = suicídio de Vargas
·
consequências:
·
enfraquecimento
da oposição conservadora
·
sobrevida
ao populismo no Brasil
CARTA TESTAMENTO
DO SUICÍDIO DE GETÚLIO VARGAS - DEIXADA POR VARGAS
·
A
Carta Testamento de Getúlio Vargas é um documento
endereçado ao povo brasileiro, escrito por Getúlio Vargas horas antes de seu suicídio, em 24 de Agosto de 1954.
Existe uma nota manuscrita do suicídio,
e um documento datilografado
"Carta Testamento", da qual se conhe-
cem três cópias, que foi lido em seu enterro por João Goulart. Porém,
existe uma grande polêmica quanto à autenticidade do texto datilografado.
"Deixo à sanha dos meus inimigos o legado da
minha morte. Levo o pesar de não haver podido fazer, por este bom e generoso
povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que
pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas
pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimi- gos numa publicidade
dirigida, sistemática e escandalosa. Acrescente-se a fraqueza de amigos que não
me de- fenderam nas posições que ocupavam, a felonia de hipócritas e traidores
a quem beneficiei com honras e mercês e a insensibilidade moral de sicários que
entreguei à justiça, contribuindo todos para criar um falso ambi- ente na
opinião pública do país, contra a minha pessoa. Se a simples renúncia ao posto
a que fui elevado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e
tranquilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria. Mas tal renúncia daria
ensejo para com fúria, perseguirem-me e humilharem. Querem destruir-me a
qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas
privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de
crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais,
ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe
das minhas amarguras e sofri- mentos. Que o sangue de um inocente sirva para
aplacar a ira dos fariseus. Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me
o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde....
EXERCÍCIO
– LEIA TODA MATÉRIA PARA RESPONDER.
01
–Quais foram as mudanças feitas por Getúlio Vargas em seu último mandato?
02-
Descreva sobre os opositores de Getúlio Vargas?
03-
Qual
a classe social que foi mais beneficiada
pelo governo Vargas em seu último mandato?
04-
Você
conhece alguma das Empresas que foram fundadas no governo Vargas? O que você sabe sobre elas?
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DE 15 a 19/06
LEIA O
CONTEÚDO COM BASTANTE ATENÇÃO PARA RESPONDER O QUE SE PEDE:
TEMA
O IMPERIALISMO
O que
é Imperialismo:
Imperialismo
é uma política de expansão e domínio
territorial, cultural e econômico de uma nação dominante sobre outras.
Os primeiros exemplos de imperialismo como política de
expansão territorial são o Egito Antigo (estado Hitita), Macedônia, Grécia e o
Império Romano. Mais tarde, na Idade Média, os Turcos e o Islão foram grandes
potências imperialistas.
O imperialismo
europeu demonstrou a sua força ao dominar muitos países, principalmente na
África e Ásia. Uma característica dos países imperialistas é que o seu domínio
sobre outro país era justificado através de três explicações: o etnocentrismo, que indicava que alguns
povos eram superiores a outros; o racismo e o darwinismo social (uma interpretação equivocada da teoria da
evolução), que explicavam o poder dos mais forte sobre os mais fracos graças à
seleção natural.
Os países imperialistas procuravam obter três coisas:
matéria-prima, mercado consumidor e mão de obra barata.
No final do século XIX, os países imperialistas se lançaram
numa corrida pela conquista global, o que desencadeou rivalidade entre os
mesmos e concretizou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando
início à nova era imperialista.
Características do
Imperialismo
·
Estado
visa a sua expansão, principalmente
a partir da submissão econômica de outras nações;
·
Estado
dominante exerce influência política, cultural ou econômica sobre os demais,
seja formal ou informalmente;
·
Baseado
em ideias etnocêntricas e no darwinismo social (superioridade dos povos
dominantes em relação aos dominados);
·
Processo
de expansão das potências europeias;
·
Capital
industrial fundido ao capital financeiro;
Imperialismo no Brasil
O Brasil é uma das superpotências
emergentes, tendo em conta que apresenta claros desenvolvimentos na sua
economia. Não é possível comparar a influência que o Brasil tem agora com a
influência dos Estados Unidos e Inglaterra durante séculos. Apesar disso, o
fato do Brasil procurar vários investimentos em países vizinhos tem causado
algum desconforto nessas nações
Imperialismo
americano
O Imperialismo Americano (referente aos Estados Unidos da
América) é uma noção relacionada com a influência no âmbito militar, cultural,
econômico e político que esse país exerce no mundo hoje em dia. De acordo com
essa noção, os Estados Unidos exercem esse poder de uma maneira imperialista.
O conceito de imperialismo americano teve a sua origem
quando os Estados Unidos, no final do século XIX, venceu a Guerra
Mexicano-Americana, juntando ao seu território os estados do Texas, Novo
México, Califórnia e Arizona.
Nessa época, o país apresentava uma
clara política de expansão, e o presidente Theodore Roosevelt encorajou a
expansão em direção ao Caribe e Pacífico, tornando-se então uma potência de
nível mundial.
Os Estados Unidos têm exercido uma influência econômica e
política no resto do mundo desde o século
XIX. Contudo, graças a uma grave crise econômica no século
XXI, a influência americana tem diminuído.
EXERCÍCIO
01
– Escreva o significado de Imperialismo
02- Quais são as características do
Imperialismo?
03- Quais são os principais objetivos dos países
imperialistas para se desenvolver economicamente?
04 - Quais foram os territórios de
maior dominação imperialista europeu?
– Faça uma comparação
entre o imperialismo europeu e o imperialismo no Brasil
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR: ANDRÉ
JESINI
O QUE É ÉTICA E MORAL?
No contexto filosófico, ética e moral possuem
diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos
valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a
moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada
sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A
palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa
“relativo aos costumes”.
Ética é
um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano
ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica
e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e
usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo,
norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral,
certo ou errado, bom ou mau.
No
sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas
responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem,
determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma
de agir e de se comportar em sociedade.
Copiar apenas as PERGUNTAS e RESPOSTAS da atividade no
caderno ou imprimir e responder na folha. FOTOGRAFAR e enviar para o zap
99133-2934 (André)
ATIVIDADE
1. De acordo com o texto acima, qual das
alternativas abaixo está correta?
a)
( ) A moral são os costumes apenas.
b) (
) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores de
apenas um povo.
c) (
) A palavra “ética” vem do Grego “morales”.
d)
( ) A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores
morais que orientam o comportamento humano em sociedade.
2.
Quanto a origem e o significado das palavras ética e moral, assinale a
alternativa que esteja completamente correta.
a)
( ) A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “relativo
aos costumes”.
b)
( ) A palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que
significa “modo de ser” ou “caráter”.
c)
( ) A palavra “ética” tem origem no termo latino “morales” que
significa “modo de ser” ou “caráter”.
d)
( ) A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de
ser” ou “caráter”.
3) Ainda
de acordo com o texto, o que é ética?
a)
( ) É uma reflexão sobre os
valores.
b) (
) É o conjunto de regras aplicadas no cotidiano.
c) (
) É o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas
continuamente por cada cidadão.
d) (
) Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do
comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,
fundamentada, científica e teórica.
4)
Pesquise no texto acima a definição de moral.
a)
( ) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas
continuamente por cada cidadão.
b) ( ) É uma reflexão sobre a moral.
c)
( ) É um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do
comportamento humano.
d)
( ) É uma reflexão sobre os valores.
5) Tanto
a ética quanto a moral são responsáveis pelo quê?
a)
( ) Orientar alguns indivíduos.
b)
( ) Construir as bases que vão guiar a conduta do homem,
determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma
de agir e de se comportar em sociedade.
c)
( ) São os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por
cada sociedade.
d) ( ) Ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em
casa apenas,
Religião
em um mundo global
Fazemos parte de um mundo em que
tudo está cada vez mais próximo, porque as comunicações se torna cada vez mais
rápidas. A internet oferece possibilidades de intercâmbio de informações que,
há alguns anos, eram impensáveis. Vivemos numa “aldeia global”, na qual todos são
vizinhos e não ignoram nem as divergências nem as diferenças.
Se existe algo em que há diferenças,
é precisamente as religiões.
Conhecer as religiões é compreeendê-las
melhor e identificá-las como parte de
uma cultura mundial. O respeito mútuo possibilita um mundo menos conflituoso.
Por isso, conhecer como pensam outras pessoas pode ajudar a compreender melhor
a nós mesmos.
01-Você convive com pessoas que têm
religião diferente da sua?
02-Você tem dificuldades de aceitar
opiniões diferentes da sua? Justifique
03- “Conhecer e conviver com a diferença
favorece o desenvolvimento da cidadania,
da tolerância e da democracia.”
No dicionário, pesquise o
significado das palavras destacadas acima:
04- Apesar da diversidade de crenças e
manifestações religiosas, é possível destacar pontos em comum nas religiões:
As religiões contam com um conjunto de conhecimentos religiosos. Esses
conhecimentos são a base dos rituais e
das cerimônias.
Nas religiões, existem objetos ou ideias simbólicas que representam algo
a ser reverenciado e admirado, algo sagrado.
Analise as afirmações a
seguir e indique V para verdadeiras e F nas falsas:
( ) O desejo pela felicidade pessoal e pelo bem
comum é algo que as diversas religiões têm em comum.
( ) Os ritos e símbolos não tem importância nas
religiões.
( ) Os símbolos religiosos podem auxiliar na
compreensão dos ensinamentos de uma
religião.
( )Todos os ritos são religiosos.
05-A valorização e o reconhecimento das
diferenças do outro nos permitem conviver de modo harmonioso com pessoas de
diferentes culturas, religiões, filosofias de vida e modos de pensar. O
convívio com o outro, o diferente pode enriquecer e desenvolver nossas
qualidades.
A-O que a sua religião, a sua
filosofia de vida ou os valores que você segue dizem sobre como se comportar em
relação ao próximo?
B-O que sua família ensina sobre sua
relação com o outro?
Cidadania
e participação
É muito importante entender o que é
cidadania. É uma palavra usada todos os dias. “Cidadania, é o direito de ter
uma idéia e poder expressá-la. É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem
ser perseguido.”
06-São exemplos de cidadania, exceto:
A)
( ) Manifestação da vontade e de opinião.
B)
( ) É devolver um produto estragado e receber o
dinheiro de volta.
C)
( ) Atravessar
a rua na faixa de pedestre.
D)
( ) Deixar de pagar os impostos.
07. Você considera importante o
direito ao voto? Justifique.
08. Quais os requisitos para exercer
o direito ao voto?
ATIVIDADES LÍNGUA INGLESA
PROFESSOR LUIZ AMÉRICO - PERÍODO: 01/06
A 12/06
PARA RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS, CONSULTE O
MATERIAL REFERENTE AO PASSADO SIMPLES.
1- Dê a forma conjugada no passado simples
dos seguintes verbos regulares:
a)TO PLAY b)TO CLEAN
c)TO HELP d)TO COOK e)TO VISIT
f)TO SAIL g)TO CALL h)TO LIVE
i)TO CHANGE j)TO LOVE K)TO CARRY
l)TA STAY m)TO TRY n) TO WALK
o)TO DIE p)TO
END q)TO EXPLORE r)TO INVENT
s)TO DISCOVER t)TO PAINT u)TO PLAY
2- Relacione as frases da coluna da
esquerda com um complemento da coluna da direita. Reescreva as frases
conjugando o verbo em negrito no passado simples:
American astronauts TO WALK
|
In Paradise.
|
The Second
World war TO START
|
American in
1492.
|
Princess Diana
TO DIE
|
The “Mona
Lisa” in1503 .
|
The Pope TO
VISIT
|
The Amazon
River in 1985.
|
The Second
World War TO END
|
In Europe in
1939.
|
Adam and Eve TO
LIVE
|
The telephone
in 1876.
|
Jacques
Cousteau TO EXPLORE
|
On the moon in
1969.
|
Graham Bell TO
INVENT
|
Brazil in
1997.
|
Columbus TO
DISCOVER
|
In 1945.
|
Leonardo da Vinci TO PAINT
|
In Paris in 1997.
|
3- Uma característica da
gramática do inglês que torna mais fácil o estudo em termos de conjugação de
verbos é que:
a)
Verbos são classificado como regulares, semi-regulares e irregulares.
b)
Todos os verbos, no passado simples, terminam com ied como em studied.
c)
A conjugação de verbos, no passado simples, não varia segundo o sujeito da
frase.
d)
A conjugação dos verbos, no passado simples, possuem idêntica grafia quanto às
correspondentes do presente simples.
4- Em relação aos verbos
regulares do inglês e a sua aplicação no tempo verbal passado simples, é
correto afirmar que:
a)
São, normalmente, identificados por terminações como -ed e -ied.
b)
Todos verbo irregular é um verbo regular, mas nem todo verbo regular é um verbo
irregular.
c)
Diferenciam-se dos verbos irregulares, pois a forma base desses verbos é a
mesma da do passado simples.
d)
Variam em conjugação quanto ao sujeito da frase.
PRESENT CONTINUOUS
O Present Continuous ou Present Progressive (em
português, presente contínuo ou progressivo) é um tempo verbal usado para indicar ações que estão em
progresso no presente; no
momento da fala.
Ele é empregado para falar sobre situações temporárias, ações
contínuas que estão acontecendo.
Como as
frases com Present Continuous referem
situações que ocorrem no momento da fala, é comum observarmos a utilização
de advérbios de tempo nas
frases.
Alguns advérbios de tempo comumente utilizados são now (agora), at the moment (no momento) e at present (no presente; atualmente).
Exemplos:
·
She is talking to her mom now. (Ela
está falando com a mãe dela agora.);
·
Are they studying at the moment? (Eles estão estudando no
momento?);
·
She is American, but she's living in
Canada at present. (Ela é americana mas está morando no Canadá atualmente.)
Na língua
portuguesa, o Present Continuous Tense (Modo
Indicativo do Presente Contínuo) corresponde ao nosso gerúndio e às
terminações: -ando (andando,
levando, achando); -endo (comendo,
ardendo, fazendo); e -indo (gerindo,
caindo, sorrindo).
Formação do Present
Continuous
O Present Continuous é
composto por um
verbo principal e um verbo auxiliar.
Utiliza-se o verbo to
be no Simple
Present (presente simples) como auxiliar e ao verbo principal, é
acrescida a terminação –ing.
Ou seja, na construção frasal esse tempo verbal segue o seguinte
padrão de formação:
Sujeito
+ verbo to be +
verbo com -ing +
complemento
Exemplo:
She is watching TV. (Ela está assistindo TV.)
Forma Negativa
Na forma negativa, acrescenta-se o not depois do verbo to be, ou seja, a construção das
frases negativas é feita da seguinte forma:
Sujeito
+ verbo to be + not + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
She is not watching TV. (Ela não está assistindo TV.)
Forma Interrogativa
Na forma interrogativa, o verbo auxiliar to be aparece no início da frase.
O padrão da estrutura das frases interrogativas é o seguinte:
Verbo to be + sujeito + verbo com -ing + complemento
Exemplo:
Is she watching TV? (Ela está assistindo TV?)
Exemplos (Examples)
·
Forma afirmativa (affirmative form): They are studying for the test. (Eles estão estudando para
o teste.)
·
Forma negativa (negative form): They are not studying for the test.
(Eles não
estão estudando para o teste.)
·
Forma interrogativa (interrogative form): Are they studying for the test? (Eles estão estudando para
o teste?)
·
Atenção! (Pay Attention!)
Nas frases afirmativas, podemos
usar as formas contraídas do verbo to
be:
I am – I’m
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
You are – You’re
We are – We’re
They are – They’re
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
You are – You’re
We are – We’re
They are – They’re
Nas frases negativas, podemos usar
as formas contraídas do verbo to
be + not, mas
isso não ocorre com o am (primeira
pessoa do singular):
I am not
You are not – You aren’t
She is not – She isn’t
He is not – He isn’t
It is not – It isn’t
We are not – We aren’t
You are not – You aren’t
They are not – They aren’t
You are not – You aren’t
She is not – She isn’t
He is not – He isn’t
It is not – It isn’t
We are not – We aren’t
You are not – You aren’t
They are not – They aren’t
OBSERVAÇÃO: nos
textos mais formais, sejam acadêmicos ou científicos, as formas contraídas não
são utilizadas.
Regras do Present
Continuous
1.
Quando o verbo principal termina
em –e e é
precedido de consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se o –ing.
Exemplos:
·
To dance (dançar) - dancing
·
To take (pegar, tomar) - taking
·
To make (fazer) - making
·
To come (vir, chegar) – coming
Exceção: verbo to be - being
Atenção! (Pay Attention!)
Não é muito comum usar verbos de estado, como por exemplo, os
verbos agree (concordar), need (precisar), believe (acreditar), know (saber), like (gostar), etc. no Present Continuous.
2. Quando
o verbo termina com –ie,
troca-se essa terminação por –y e
acrescenta-se –ing.
Exemplos:
·
Die (morrer) – dying
·
Lie (mentir) – lying
3. Quando
o verbo é monossílabo ou dissílabo e segue o padrão de
consoante+vogal+consoante (CVC), duplica-se a última consoante.
Exemplos:
·
To swim (nadar) – swimming
·
To travel (viajar) – travelling
·
To cut (cortar) – cutting
·
To run (correr) – running
·
To sit (sentar) – sitting
·
Exceção
1: quando a última consoante é w ou x, ela não é dobrada.
·
To snow (nevar) – snowing
·
To fix (consertar) – fixing
Exceção
2: se a sílaba tônica for a primeira, não se dobra a letra final.
Acrescenta-se somente o –ing.
Exemplos:
·
open (abrir) – opening
happen (acontecer) – happening
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