Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2020

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO - PROFESSORAS ERCIMARA E ZELITA


PROFESSORA : ERCIMARA DE CÁSSIA -  LÍNGUA PORTUGUESA  -   7º ANO RR/ EV / TB / MR

                                               VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 O que é variação linguística?

variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social do falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação.
É importante observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes e, portanto, agindo com preconceito linguístico.

                                              
As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia.
No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na linguagem regional.


Preconceito Linguístico

O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma.
De tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo.
O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social.

ATIVIDADE

 1- Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:

Malandramente,
A menina inocente

Se envolveu com a gente

Só pra poder curtir


Malandramente,

Fez cara de carente

Envolvida com a tropa

Começou a seduzir


Malandramente,

Meteu o pé pra casa

Diz que a mãe tá ligando

Nós se vê por aí

a)Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
b)Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?
c)Que variedade linguística está presente nesta música?
d)Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música?
e)Retire desta música palavras ou expressão consideradas gírias

 Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:



a)A linguagem deste texto é  considerada culta ou coloquial?

b)Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?

c)Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?

d)Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?

e)Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.



f)Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?



ADVÉRBIO

Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.



1-A partir dessa afirmação, analise os enunciados a seguir:
I. “[...] algo bem brasileiro [...]” (linha 12).
II. “[...] onde se localiza o Big Ben” (linha 22).
III. “[...] podemos agir pateticamente [...]” (linha 34).
IV. “Talvez até descobríssemos [...]” (linhas 52/53).

De acordo com o texto, os advérbios “bem”, “onde”, “pateticamente” e “talvez”, nas passagens acima, exprimem, respectivamente, as circunstâncias de:
a)Modo – lugar – meio – intensidade;
b)Meio – lugar – modo – intensidade;
c)Modo – lugar – intensidade – dúvida;
d)Afirmação – lugar – modo – dúvida;
e)Intensidade – lugar – modo – dúvida.


Leia:

Disponível em: <http://universomutum.blogspot.com.br>.

 1 – O autor da tira tem a intenção de:
a) instruir algo.
b) expor um ponto de vista.
c) noticiar um fato.
d) provocar o riso.

 2 – O termo em destaque desempenha a função de advérbio de lugar em:
a) “Sabia que hoje é meu aniversário?”
b) “Então vamos para uma loja aqui perto […]”
c) “[…] que vou comprar um presente […]”
d) “Lojinha – R$ 1,99”.

Conjunção


As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e cada uma dessas classificações possuem suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.


ATIVIDADE

 Complete com as conjunções que estabelecem uma correta relação de sentido.

porque, todavia, portanto, logo, entretanto, por isso, mas, que, porém, pois, e,

1. Correu demais, ....................... caiu.
2. Dormiu mal, ......................... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ...................... a alma é imortal.
4. Leu o livro, .......................... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ...................... podem servir mais tarde.
6. Preparou-se muito bem para a avaliação, ..................... obterá um ótimo resultado.
7. Márcia é alegre.......................... bastante extrovertida.
8. Não pôde comparecer à festa, .............................. não estava se sentindo muito bem.
9. Não compareceu à reunião, .................................. tratou logo de enviar as devidas justificativas.

NOTÍCIA

Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
Características da Notícia
As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
·         Texto de cunho informativo
·         Textos descritivos e/ou narrativos
·         Textos relativamente curtos
·         Veiculado nos meios de comunicação
·         Linguagem formal, clara e objetiva
·         Textos com títulos (principal e auxiliar)
·         Textos em terceira pessoa (impessoais)
·         Discurso indireto
·         Fatos reais, atuais e cotidianos

ATIVIDADE I

1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?
2. A noticia é encontrada geralmente em que suportes?
3. Aponte as principais características do gênero textual notícia.

ATIVIDADE II

Escolha uma notícia de sua preferência  e faça a leitura.
       Após a leitura, responda  os  elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1) Que fato aconteceu? 
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu? (causas do fato)

Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação

O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto
    O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.
    Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.
    A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
    Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
    A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.
Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.

Questões

Questão 1 – Qual é a finalidade do texto acima?

a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.
b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.
c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.
d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.

Questão 2 – No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização […]”, o termo sublinhado indica:

a) uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres. 
b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.
c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.
d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.

Questão 3 – Defina “animais silvestres de estimação”:
R.
Questão 4 – “[…] é preciso conhecer as necessidades deles […]”. Segundo a coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, é preciso conhecer as necessidades:
a) dos papagaios.
b) das araras e dos jabutis.
c) dos animais silvestres.
d) dos cães e gatos.
Questão 5 – Aponte os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o transporte de animais silvestres no Brasil:
R.
Questão 6 – No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) […]”, a informação entre parênteses:
a) comenta a sigla Ibama.
b) explica a sigla Ibama.
c) caracteriza a sigla Ibama.
d) complementa a sigla Ibama. 
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia. Desse modo, identifique as partes que a compõem, relacionando conforme a orientação:
1-lide
2-título auxiliar
3-manchete
corpo da notícia

(     ) “Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação”.
(     ) “O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto”.
(     ) 1º parágrafo da notícia.
(     ) Do 2º ao último parágrafo da notícia.

ENCONTROS      VOCÁLICOS,     CONSONANTAIS,       DÍGRAFOS     E   FONEMAS

As vogais e as semivogais podem aparecer juntas em determinadas palavras formando os encontros vocálicos. “As vogais são: ‘‘a”“e” e “o” e as semi  vogais, “i” e “u”.  Daí se extraem:

1)          DITONGO: formado por vogal e semivogal ou semivogal e vogal na mesma sílaba, podendo ser crescente, decrescente, oral e nasal. Se CRESCENTE, apresentará semivogal antes da vogal. Ex.: férreo, gênio, rósea, ausência, cárie, Páscoa e língua. Quando DESCRECENTE, possuirá semivogal depois da vogal. Ex.: vai, pau, pastéis, véu, tesoura e gratuito. ORAL, quando a vogal que constituir o ditongo for oral. Ex. quadro e pau. NASAL, apresentará vogal nasal. Ex.: pão, quando, bem, cem, muito, falam, são e órfão
2)           TRITONGO: formado por semivogal, vogal e semivogal na mesma sílabae a ordem deve ser respeitada, caso contrário deixará de ser tritongo. É classificado como ORAL NASAL. Nesses casos teremos de analisar as vogais que constituem os tritongos. Ex.: quais (oral), averiguou (oral), quão (nasal), águam (nasal), saguões (nasal), etc.
3)           HIATO: é o grupo formado por vogais, em sílabas separadas. Ex.: ra-iz,  ru-í-do,  do-er,  co-e-lho,  ru-a,  sa-ú-va,  Sa-a-ra,  pas-se-ar,  ve-em,  ra-i-nha,  mo-í-do,  ca-os,  cru-el,  etc.
ATENÇÃO: Você sabe por que alguns encontros não parecem ser ditongos ou tritongos? Analise as palavras bem e cem. Na grafia, tais vocábulos não parecem ser ditongos, pois temos “e” e “m”, que não formam encontros vocálicos, mas na pronúncia, trata-se de ditongos decrescentes nasais, uma vez que o “m”, além de nasalizar a vogal “e”, possui valor de semivogal “i”. Já a palavra quão é um tritongo, o último “o” desempenha o papel de semivogal; logo é mais fraco no grupo, formando a sequência vocálica de semivogal, vogal e semivogal. Assim, muito cuidado ao classificar alguns vocábulos.

À sequência de duas ou mais consoantes numa mesma palavra, denomina-se ENCONTRO CONSONANTAL. Ex. blu-sa,  brin-co,  cli-ma,  dra-ma,  flo-co,  fra-co,  gló-ria,  etc. Os encontros consonantais: mn,  gn,  pn,  ps,  e  pt,  são  menos  frequentes na língua, mas temos de respeitá-los. Ex.: mne-mo-tes-te, gno-mo, pneu-mo-ni-a. Há ainda os encontros consonantais separáveis ou disjuntos, os quais, na separação silábica, ficam em sílabas  diferentes. Ex. ap-ti-dão,  ad-vo-ga-do,  dig-no,  ab-sol-ver,  rit-mo,  af-to-sa,  as-pec-to.

DÍGRAFO E DÍFONO

O conjunto de duas letras que representam um só fonema é denominado dígrafo. São eles: ch, Ih, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc, e xs. Ex.: chave, telha, ninho, terra, isso, guincho, quiabo, nascer, cresça, excelente, exsudar, etc. Já os fonemas são os sons da fala, capazes de estabelecerem distinção de significados entre duas palavras de uma língua. Às vezes, não há coincidência entre o número de letras e o de fonemas de uma palavra, veja: táxi (04 letras e 05 fonemas); pássaro (06 letras e cinco fonemas); guincho (07 letras e 04 fonemas).
No caso da palavra “táxi” o “x” apresenta valor fonético de “ks”, assim, existe um acréscimo fonético, convencionado de dífono, como em outros vocábulos: tóxico, taxímetro, entre outros.

ATIVIDADE

1-Marque a alternativa que contenha apenas encontros vocálicos formados por hiato:
a) pouco, Paraguai, depois;
b) trouxeram, alguém, saíram;
c) atuou, iguais, saíram;
d) oceano, raiz, coar;
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

2-As palavras 'Mooca', 'tireoide' e 'Uruguai' representam, respectivamente, os seguintes encontros vocálicos:
a) Hiato, Ditongo e Tritongo;
b) Ditongo, Ditongo e Tritongo;
c) Ditongo, Hiato e Ditongo;
d) Hiato, Ditongo e Ditongo;
e) Ditongo, Ditongo e Hiato.

3-Marque a alternativa cuja palavra apresenta o encontro vocálico Tritongo:
a) Atuou
b) Melancia
c) Milhões
d) Iguais
e) Trouxeram

4-Observe as alternativas abaixo e indique aquela cuja palavra NÃO apresenta encontro vocálico:
a) Ação
b) Melancia
c) Ninguém
d) Piauí
e) Exemplo

5-Marque a alternativa na qual TODAS as palavras são formadas por encontros consonantais:

a) Saíram – bebedouro – caranguejo;           
b) Exato – igualdade – açaí;
c) Circuito – trouxeram – diáspora;

6-Marque a alternativa que apresenta os dois diferentes tipos de encontros consonantais e um dígrafo consonantal nesta sequência: 1) encontros consonantais que ocorrem na mesma sílaba; 2) encontros consonantais que pertencem a sílabas diferentes; e 3) dígrafos consonantais.

d) Cravo – graça – franco;
e) Atrás – Morcego – aliado.

a) 1. Broche – 2. paulista – 3. algema;
b) 1. Clave – 2. admitir – 3. atleta;
c) 1. Energia – 2. esporte – 3. chave;
d) 1. Encharcado – 2. carnívoro – 3. altura;
e) 1. Treino – 2. colmeia – 3. arroz.


ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO


As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque
a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço 

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

*Com base na charge, produza um parágrafo no qual você exponha sua opinião sobre as relações através das redes sociais.




                                                                                                                                                       
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!