PROFESSORA : ERCIMARA DE CÁSSIA - LÍNGUA PORTUGUESA - 7º
ANO RR/ EV / TB / MR
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
O que é variação
linguística?
A variação
linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação
dos sistemas de uma língua em relação às possibilidades de mudança de seus elementos
(vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe). Ela existe porque as
línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a
fatores como a região geográfica, o sexo,
a idade, a classe social do
falante e o grau de formalidade do contexto da
comunicação.
É importante
observar que toda variação linguística é adequada para atender às necessidades
comunicativas e cognitivas do falante. Assim, quando julgamos errada
determinada variedade, estamos emitindo um juízo de valor sobre os seus falantes
e, portanto, agindo com preconceito linguístico.
As variações linguísticas reúnem as variantes da
língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia.
No Brasil, é possível
encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na linguagem regional.
Preconceito Linguístico
O Preconceito
Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de
um mesmo idioma.
De tal maneira, está
associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e
sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os
aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo.
O preconceito
linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode
ser um importante propulsor da exclusão social.
ATIVIDADE
1- Leia a letra da música abaixo e responda o que
se pede:
Malandramente,
A menina inocente
Se envolveu com a gente
Só pra poder curtir
Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a tropa
Começou a seduzir
Malandramente,
Meteu o pé pra casa
Diz que a mãe tá ligando
Nós se vê por aí
|
a)Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
b)Que sentido a palavra “malandramente” dá
a história contada na música?
c)Que variedade linguística está presente
nesta música?
d)Qual o significado da expressão “Nós se
vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “aí” nesta música?
e)Retire desta música palavras ou expressão
consideradas gírias
Leia o texto
retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:
a)A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor desta mensagem escreveu para
o colega usando essa escrita?
c)Essa escrita pode ser usada nos trabalhos
escolares? Por quê?
d)Essa escrita atrapalhou o seu entendimento
do texto?
e)Reescreva essa mesma mensagem usando a norma
culta da língua.
f)Qual a intenção das pessoas ao usarem esse
tipo de escrita nas redes sociais?
ADVÉRBIO
Os advérbios constituem uma classe
gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja,
adicionar sentido a verbos,
a adjetivos e
a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância
que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação,
afirmação ou dúvida.
1-A partir dessa
afirmação, analise os enunciados a seguir:
I. “[...] algo bem
brasileiro [...]” (linha 12).
II. “[...] onde se localiza o Big Ben” (linha 22).
II. “[...] onde se localiza o Big Ben” (linha 22).
III. “[...] podemos agir
pateticamente [...]” (linha 34).
IV. “Talvez até descobríssemos [...]” (linhas 52/53).
IV. “Talvez até descobríssemos [...]” (linhas 52/53).
De acordo com o texto,
os advérbios “bem”, “onde”, “pateticamente” e “talvez”, nas passagens acima,
exprimem, respectivamente, as circunstâncias de:
a)Modo – lugar – meio
– intensidade;
|
b)Meio – lugar – modo
– intensidade;
|
c)Modo – lugar –
intensidade – dúvida;
|
d)Afirmação – lugar –
modo – dúvida;
|
e)Intensidade – lugar
– modo – dúvida.
Leia:
Disponível
em: <http://universomutum.blogspot.com.br>.
1 – O
autor da tira tem a intenção de:
a) instruir
algo.
b) expor um
ponto de vista.
c) noticiar um
fato.
d) provocar o
riso.
2 – O
termo em destaque desempenha a função de advérbio de lugar em:
a) “Sabia
que hoje é meu aniversário?”
b) “Então vamos
para uma loja aqui perto […]”
c) “[…]
que vou comprar um presente […]”
d) “Lojinha –
R$ 1,99”.
Conjunção
|
As conjunções são vocábulos
gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção,
dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o
objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Essa classe de palavras pode ser dividida em
conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e
cada uma dessas classificações possuem suas subdivisões conforme a estrutura e
o sentido determinados.
ATIVIDADE
Complete com as conjunções que
estabelecem uma correta relação de sentido.
porque, todavia,
portanto, logo, entretanto, por isso, mas, que, porém, pois, e,
1. Correu demais,
....................... caiu.
2. Dormiu mal, .........................
os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece,
...................... a alma é imortal.
4. Leu o livro,
.......................... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus
pertences, ...................... podem servir mais tarde.
6. Preparou-se muito
bem para a avaliação, ..................... obterá um ótimo resultado.
7. Márcia é
alegre.......................... bastante extrovertida.
8. Não pôde comparecer
à festa, .............................. não estava se sentindo muito bem.
9. Não compareceu à
reunião, .................................. tratou logo de enviar as
devidas justificativas.
NOTÍCIA
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não
literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente
nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de
um texto informativo sobre um tema atual ou algum
acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais,
revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Por esse motivo, as
notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos
ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens
envolvidas.
Características da Notícia
As principais
caraterísticas do gênero textual notícia são:
·
Texto de cunho
informativo
·
Textos descritivos
e/ou narrativos
·
Textos relativamente
curtos
·
Veiculado nos meios de
comunicação
·
Linguagem formal,
clara e objetiva
·
Textos com títulos
(principal e auxiliar)
·
Textos em terceira
pessoa (impessoais)
·
Discurso indireto
·
Fatos reais, atuais e
cotidianos
ATIVIDADE I
1. Qual o objetivo
principal do gênero textual notícia?
2. A noticia é
encontrada geralmente em que suportes?
3. Aponte as
principais características do gênero textual notícia.
ATIVIDADE II
Escolha
uma notícia de sua preferência e faça a
leitura.
Após
a leitura, responda os elementos estruturais que compõem o gênero
notícia:
1) Que fato aconteceu?
2) Com quem?
3) Quando aconteceu?
4) Onde aconteceu?
5) Como aconteceu o fato?
6) Por que aconteceu? (causas do fato)
Ibama tem nova regra de transporte de
animais silvestres de estimação
O transporte de animais deve ser
feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e
Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais
silvestres entre estados no Brasil.
Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante
autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.
A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e
Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama
considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores
legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.
Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras,
jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua
tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e
gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da
fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.
A punição será prisão de seis meses a 1 ano e
multa de 500 a 5 mil reais.
Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.
Questões
Questão 1 – Qual é a finalidade do texto acima?
a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.
b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.
c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.
d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres
no Brasil.
Questão 2 – No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito
mediante autorização […]”, o termo sublinhado indica:
a) uma mudança na
regra sobre o transporte de animais silvestres.
b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais
silvestres.
c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de
animais silvestres.
d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo
IBAMA.
Questão 3 – Defina “animais silvestres de estimação”:
R.
Questão 4 – “[…] é preciso conhecer as necessidades deles […]”. Segundo a
coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, é preciso
conhecer as necessidades:
a) dos papagaios.
b) das araras e dos jabutis.
c) dos animais silvestres.
d) dos cães e gatos.
Questão 5 – Aponte os fatos que motivaram a mudança na lei sobre o transporte
de animais silvestres no Brasil:
R.
Questão 6 – No segmento “O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e
Recursos Renováveis) […]”, a informação entre parênteses:
a) comenta a sigla Ibama.
b) explica a sigla Ibama.
c) caracteriza a sigla Ibama.
d) complementa a sigla Ibama.
Questão 7 – Pode-se concluir que o texto acima é do gênero notícia. Desse
modo, identifique as partes que a compõem, relacionando conforme a orientação:
1-lide
2-título auxiliar
3-manchete
corpo da notícia
( ) “Ibama tem nova regra de transporte de
animais silvestres de estimação”.
( ) “O transporte de animais deve ser feito
mediante autorização de transporte e pagamento de boleto”.
( ) 1º parágrafo da notícia.
( ) Do 2º ao último parágrafo da notícia.
ENCONTROS VOCÁLICOS, CONSONANTAIS, DÍGRAFOS E
FONEMAS
As vogais e as semivogais podem aparecer juntas em determinadas palavras
formando os encontros vocálicos. “As vogais são: ‘‘a”, “e” e “o” e
as semi vogais, “i” e “u”. Daí se extraem:
1)
DITONGO: formado por vogal e semivogal ou semivogal
e vogal na mesma sílaba, podendo ser crescente, decrescente, oral e
nasal. Se CRESCENTE, apresentará semivogal antes da vogal.
Ex.: férreo, gênio, rósea, ausência, cárie, Páscoa e língua. Quando DESCRECENTE,
possuirá semivogal depois da vogal. Ex.: vai, pau, pastéis, véu, tesoura e
gratuito. ORAL, quando a vogal que constituir o ditongo for oral.
Ex. quadro e pau. NASAL, apresentará vogal nasal. Ex.: pão, quando,
bem, cem, muito, falam, são e órfão
2)
TRITONGO:
formado por semivogal, vogal e semivogal na mesma sílabae a
ordem deve ser respeitada, caso contrário deixará de ser tritongo. É
classificado como ORAL e NASAL. Nesses casos
teremos de analisar as vogais que constituem os tritongos. Ex.: quais (oral),
averiguou (oral), quão (nasal), águam (nasal), saguões (nasal), etc.
3)
HIATO: é
o grupo formado por vogais, em sílabas separadas. Ex.: ra-iz,
ru-í-do, do-er, co-e-lho, ru-a, sa-ú-va,
Sa-a-ra, pas-se-ar, ve-em, ra-i-nha, mo-í-do,
ca-os, cru-el, etc.
ATENÇÃO: Você sabe por que alguns encontros não parecem ser
ditongos ou tritongos? Analise as palavras bem e cem. Na
grafia, tais vocábulos não parecem ser ditongos, pois temos “e” e “m”, que não
formam encontros vocálicos, mas na pronúncia, trata-se de ditongos decrescentes
nasais, uma vez que o “m”, além de nasalizar a vogal “e”, possui valor de
semivogal “i”. Já a palavra quão é um tritongo, o último “o”
desempenha o papel de semivogal; logo é mais fraco no grupo, formando a
sequência vocálica de semivogal, vogal e semivogal. Assim, muito cuidado ao
classificar alguns vocábulos.
À
sequência de duas ou mais consoantes numa mesma palavra, denomina-se ENCONTRO
CONSONANTAL. Ex. blu-sa, brin-co, cli-ma, dra-ma,
flo-co, fra-co, gló-ria, etc. Os encontros consonantais:
mn, gn, pn, ps, e pt, são menos
frequentes na língua, mas temos de respeitá-los. Ex.: mne-mo-tes-te, gno-mo,
pneu-mo-ni-a. Há ainda os encontros consonantais separáveis ou disjuntos, os
quais, na separação silábica, ficam em sílabas diferentes. Ex.
ap-ti-dão, ad-vo-ga-do, dig-no, ab-sol-ver,
rit-mo, af-to-sa, as-pec-to.
DÍGRAFO
E DÍFONO
O conjunto
de duas letras que representam um só fonema é denominado dígrafo. São eles: ch,
Ih, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc, e xs. Ex.: chave, telha, ninho, terra,
isso, guincho, quiabo, nascer, cresça, excelente, exsudar, etc. Já os fonemas
são os sons da fala, capazes de estabelecerem distinção de significados entre
duas palavras de uma língua. Às vezes, não há coincidência entre o número de letras
e o de fonemas de uma palavra, veja: táxi (04 letras e 05 fonemas); pássaro (06
letras e cinco fonemas); guincho (07 letras e 04 fonemas).
No caso da
palavra “táxi” o “x” apresenta valor fonético de “ks”, assim, existe um
acréscimo fonético, convencionado de dífono, como em outros vocábulos: tóxico,
taxímetro, entre outros.
ATIVIDADE
1-Marque a alternativa que contenha
apenas encontros vocálicos formados por hiato:
a) pouco, Paraguai, depois;
b) trouxeram, alguém, saíram;
c) atuou, iguais, saíram;
d) oceano, raiz, coar;
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
2-As palavras 'Mooca', 'tireoide' e
'Uruguai' representam, respectivamente, os seguintes encontros vocálicos:
a) Hiato, Ditongo e Tritongo;
b) Ditongo, Ditongo e Tritongo;
c) Ditongo, Hiato e Ditongo;
d) Hiato, Ditongo e Ditongo;
e) Ditongo, Ditongo e Hiato.
3-Marque a alternativa cuja palavra apresenta o encontro vocálico
Tritongo:
a) Atuou
b) Melancia
c) Milhões
d) Iguais
e) Trouxeram
4-Observe as alternativas abaixo e indique aquela cuja palavra NÃO
apresenta encontro vocálico:
a) Ação
b) Melancia
c) Ninguém
d) Piauí
e) Exemplo
5-Marque a alternativa na qual TODAS as palavras são formadas por encontros consonantais:
a) Saíram –
bebedouro – caranguejo;
b) Exato –
igualdade – açaí;
c) Circuito –
trouxeram – diáspora;
6-Marque a alternativa que apresenta os dois diferentes tipos de
encontros consonantais e um dígrafo consonantal nesta sequência: 1) encontros
consonantais que ocorrem na mesma sílaba; 2) encontros consonantais que
pertencem a sílabas diferentes; e 3) dígrafos consonantais.
d) Cravo – graça – franco;
e) Atrás – Morcego – aliado.
a) 1. Broche – 2. paulista – 3. algema;
b) 1. Clave – 2. admitir – 3. atleta;
c) 1. Energia – 2. esporte – 3. chave;
d) 1. Encharcado – 2. carnívoro – 3. altura;
e) 1. Treino – 2. colmeia – 3. arroz.
As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com
A charge revela uma crítica aos meios
de comunicação, em especial à internet, porque
a) Questiona a integração das pessoas
nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como
menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de
estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades
humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como
espaço
ATIVIDADE
DE PRODUÇÃO TEXTUAL
*Com base na charge,
produza um parágrafo no qual você exponha sua opinião sobre as relações através
das redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário