ATIVIDADES DE
GEOGRAFIA
PROFESSORA: MARILÉIA
PUJONI
1ª SEMANA 01 A 05 DE JUNHO -
1ª AULA : AMÉRICA
POPULAÇÃO -
ACESSE O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA DO TEXTO -
Aspectos Populacionais do
Continente Americano – Geografia
Quem somos nós os
‘americanos’? Brancos, Pretos, Indígenas, Asiáticos e tudo o mais misturados?
Veja as características da população do Continente Americano.
Os
povos pré-colombianos sofreram não só fisicamente com a invasão europeia,
mas também com a influência de culturas e costumes deixados aqui. Você sabe,
mas não custa lembrar, que ‘pré-colombianos’ são aqueles que já ocupavam as
américas antes da ‘descoberta’ do continente pelo navegador europeu Cristóvão
Colombo.Africanos, asiáticos e outras nacionalidades trouxeram diversidade, mas
também porque não dizer que essa diversidade trouxe uma imensa mistura de
costumes, fazendo com que o continente
americano desenvolvesse uma rica diversidade étnica e cultural?
Vamos estudar um pouco sobre isso? Sendo assim vamos
dividir a América em: América Latina e América anglo-saxônica. Você lembra o
conceito desses termos?
América Latina compreende
os países que tem por característica principal o idioma originado do latim.
São, portanto aqueles países que foram colonizados por países que tem sua
língua originada no latim. América anglo-saxônica por
sua vez são aqueles que foram colonizados pelos povos anglo-saxônicos,
(britânicos), portanto a língua inglesa é a utilizada nos países da América do
norte.
O crescimento
demográfico:
A distribuição da
população na América é desigual devido as características climáticas e de
relevo. A costa leste é a mais povoada, onde concentram as indústrias, as
indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas
densidades demográficas.O crescimento também é desigual, pois os países
subdesenvolvidos possuem taxas mais elevadas do que os países desenvolvidos.
Vamos entender o que acontece? No século XIX, na América do Norte, principalmente os EUA, passou por um grande período de crescimento.Assim como muitos imigrantes foram para o país. Houve uma significativa melhora nas condições de vida da população e redução das taxas de mortalidade. No século XX,alguns fatores como os cuidados no planejamento familiar, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o alto custo das famílias, fez com que as taxas de natalidade diminuíssesm. Aliado a esse fator, houve um rigoroso controle de imigrantes.Já na América latina, aconteceu o oposto. Quando nos países ricos o número de habitantes passou a ser controlado, nos países latino-americanos houve uma explosão demográfica. Aliado a grande taxa de natalidade as condições de higiene melhoraram o tratamento de esgoto, lixo, condições médico-sanitárias, e juntamente com essas melhoras as taxas de mortalidade diminuíram.Mas será que esse crescimento está relacionado á pobreza? Vejamos. É comprovado que os países subdesenvolvios possuem uma característica em comum: o número de filhos por família geralmente alto. Assim, muitos especialistas acreditam que o crescimento demográfico é uma das causas do subdesenvolvimento da América Latina.Percebendo isso, muitos países adotaram medidas de controle de natalidade, campanhas de planejamento familiar, etc. Contudo, mesmo diminuindo o crescimento demográfico, porém os problemas sociais persistiram.
Vamos entender o que acontece? No século XIX, na América do Norte, principalmente os EUA, passou por um grande período de crescimento.Assim como muitos imigrantes foram para o país. Houve uma significativa melhora nas condições de vida da população e redução das taxas de mortalidade. No século XX,alguns fatores como os cuidados no planejamento familiar, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o alto custo das famílias, fez com que as taxas de natalidade diminuíssesm. Aliado a esse fator, houve um rigoroso controle de imigrantes.Já na América latina, aconteceu o oposto. Quando nos países ricos o número de habitantes passou a ser controlado, nos países latino-americanos houve uma explosão demográfica. Aliado a grande taxa de natalidade as condições de higiene melhoraram o tratamento de esgoto, lixo, condições médico-sanitárias, e juntamente com essas melhoras as taxas de mortalidade diminuíram.Mas será que esse crescimento está relacionado á pobreza? Vejamos. É comprovado que os países subdesenvolvios possuem uma característica em comum: o número de filhos por família geralmente alto. Assim, muitos especialistas acreditam que o crescimento demográfico é uma das causas do subdesenvolvimento da América Latina.Percebendo isso, muitos países adotaram medidas de controle de natalidade, campanhas de planejamento familiar, etc. Contudo, mesmo diminuindo o crescimento demográfico, porém os problemas sociais persistiram.
Os aspectos populacionais irão definir inclusive a qualidade de vida de
um povo. Nos países mais ricos, as pessoas optam por estudar, se manterem mais
ocupadas com o crescimento profissional conhecendo lugares e culturas, estão
estudando mais, isso reflete no número de filhos, pois quanto maior o nível de
escolaridade menor o número de filhos. Isso também ocorre, pois a mulher não só
foi para o mercado de trabalho , ela conquistou cargos de responsabilidade e
muitas vezes adiou a gestação.
No caso dos países
subdesenvolvidos a questão cultural ainda interfere. Nem todos tem acesos á
educação, mulheres que sem orientação engravidam muito cedo, deixam de estudar
e infelizmente contribuem para o aumento nas taxas de natalidade , porém de
pobreza, principalmente nos países onde a razão principal dos problemas sociais
é a distribuição de riqueza desigual.
2ª AULA: AMÉRICA ECONOMIA-
Economia da América
A América é um continente muito rico,
embora grande parte de seus recursos ainda permaneçam inexplorados.No entanto,
esta riqueza encontra-se repartida de maneira desigual, tanto no interior de
cada país, quanto no conjunto do continente.Os Estados Unidos e o Canadá, por
exemplo, apresentam uma economia avançada e muito industrializada, enquanto
grande parte da América Latina permanece em situação de subdesenvolvimento e
dependência comercial e financeira.Os Estados Unidos, com enormes recursos
minerais e energéticos, agricultura especializada, apurada tecnologia e
avançada indústria, controlam os mercados mundiais de importantes produtos
agrícolas, minerais e industrializados. Da mesma forma, o "colosso do norte"
exerce tutela econômica sobre muitos países latino-americanos cujo comércio
exterior baseia-se na troca de matérias-primas (agrícolas e minerais) por
produtos industrializados.
A atividade agropecuária apresenta
níveis de desenvolvimento semelhantes no Canadá e nos Estados Unidos, embora a
produção seja muito maior neste último país, devido tanto ao clima temperado
que domina a maior parte de seu território quanto à qualidade dos solos, ricos
em matéria orgânica, e ao caráter industrial das plantações, extensas e muito
mecanizadas.Destacam-se, sobretudo, as grandes plantações de trigo (que
proporcionam colheitas de primavera e de inverno), milho, algodão e, em menor
escala, aveia, cevada, arroz, leguminosas, linho, soja, tabaco, hortaliças,
frutas etc.Os rebanhos de ovinos e suínos alcançam grande rendimento nas
fazendas americanas e canadenses, embora os maiores índices de produtividade
pertençam ao gado bovino, criado de forma industrial no sudeste do Canadá e nas
regiões centro, noroeste e sudeste dos Estados Unidos. A silvicultura e a pesca
também constituem importantes fontes de matérias-primas para a indústria e para
as exportações de ambos os países.Já na América Latina, as profundas distorções
existentes na estrutura da propriedade agrária e as técnicas agrícolas
antiquadas constituem sério entrave ao desenvolvimento e à diversificação da
atividade agropecuária, o que obriga quase todos os países a importar grande
quantidade de produtos alimentícios.O México, que exporta algodão e sisal,
produz grandes safras de trigo, milho e outros cereais. Na América Central e
nas ilhas do Caribe há grandes plantações de café, banana, cana-de-açúcar,
cacau, tabaco, linho, soja, algodão e milho. As lavouras de produtos tropicais
e de cereais também se estendem por vastas regiões do Brasil, Colômbia e
Venezuela, enquanto a pecuária, principalmente bovina, ovina e eqüina, atingiu
grande desenvolvimento nos campos do Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia,
Chile e Uruguai. As colheitas de cereais do sul do Brasil e da Argentina
encontram-se entre as mais importantes do mundo.
3ª AULA- LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS
ABAIXO
TEXTO 1-DEPENDÊNCIA E DESIGUALDADE
A industrialização da
América Latina , iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica,
apresenta como característica uma grande dependência de capital e de tecnologia
provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América
Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as
indústrias têxteis, de alimentos, bebidas , que empregam baixa tecnologia no
processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada.
Países como o Brasil ( na
área caracterizada pelo polígono industrial do sudeste) , México e Argentina,
no entanto, concentram as principais e mais modernas áreas industriais do
território latino – americano, com variados tipos de indústrias e produção
diversificada de bens.
No Brasil também existem
tecnopólos, Cidades como Florianópolis (SC), Recife(PE), Campinas, São Carlos e
São José dos Campos, localizadas no estado de São Paulo, abrigam grandes
centros de pesquisa,empresas e universidades.
TEXTO 2-CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS GRANDES
CIDADES DA AMÉRICA LATINA
Os problemas sociais da
América Latina também podem ser observados por meio das condições de trabalho
existentes em parte significativa das grandes cidades do continente.Alguns
fatores, como a maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente
automação das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do
setor terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços.
Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores
urbanos.
No entanto, o crescimento
tem sito tão intenso que muitos especialistas o caracterizam como setor
terciário hipertrofiado, isto é, uma
excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços. Em
períodos de alto desemprego e excesso de oferta de Mao de obra, associados ao
baixo nível de qualificação de uma parcela significativa dos trabalhadores
latino-americanos,ocorre a hipertrofia do setor terciário, o que contribui para
ampliar o trabalho informal e a baixa produtividade.
De acordo com os dados da
Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2015, cerca de 27 milhões de
jovens latino-americanos trabalhavam de forma irregular e informal no
continente. Em geral, os postos de trabalho disponíveis para essa parcela da
população são caracterizados pela precariedade, isto é, são empregos de baixa
qualidade e que pagam baixos salários. Muitos trabalhadores estão sujeitos aos
problemas relacionados á instabilidade empregatícia e a relações de trabalho
sem contrato, sem proteção social ou garantia de direitos trabalhistas. Em
muitos casos, há registros de trabalhadores submetidos a condições degradantes ou até análogas á
escravidão. Com o auxílio da Organização das Nações Unidas(ONU) e demais
organizações multilaterais, muitos países da América Latina, como o Brasil e
Chile, vêm investindo maciçamente no combate a esse tipo de situação nas
grandes cidades.
4ª AULA- EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 1 –
AMÉRICA POPULAÇÃO
1-Sobre o continente
americano, responda:
a)Por que possui uma
ocupação humana irregular?
b)Quais são as porções
mais e menos povoadas?
c)Explique como os
aspectos populacionais definem a qualidade de vida de uma população.
2-Observe a charge a
seguir:
a)Qual é o fenômeno
social retratado pela charge?
b)A Charge mostra uma
característica do capitalismo. Que característica é essa? Qual a ironia
presente na Charge?
c)Dê uma explicação para
a ocorrência desse fenômeno , tão comum no continente americano.
“Mundo
moderno,concorrência acirrada”,de Simon Taylor.
3-Leia
a Tabela a seguir:
ANO
|
POPULAÇÃO ABSOLUTA EM ÁREAS DE FAVELAS
URBANAS, EM MILHARES
|
1990
|
106.054
|
1995
|
112.470
|
2000
|
116.941
|
2005
|
112.149
|
2007
|
112.547
|
2010
|
112.742
|
2014
|
104.847
|
Com
base nas informações apresentadas, o que podemos afirmar sobre a evolução das
áreas de favelas urbanas na América Latina?
4-Preencha
corretamente os espaços em branco.Marque AL para América Latina e AAS para
América Anglo-Saxônica.
(AL) América
Latina
(AAS) América Anglo-saxônica
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade e com a utilização de trabalho escravo.
(AAS) América Anglo-saxônica
( ) Estados Unidos e Canadá
( ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população.
( ) Colônias de povoamento.
( ) Colônias de exploração.
( ) Produção agrícola baseada na grande propriedade e com a utilização de trabalho escravo.
5ª AULA:
EXERCÍCIOS REFERENTES A AULA 2 – AMÉRICA ECONOMIA.
1-A partir da leitura do texto
“América economia” aula 2, podemos afirmar, exceto:
a)A América é um continente muito rico, embora grande parte de seus
recursos ainda permaneçam inexplorados.
b) Os Estados Unidos controlam os mercados mundiais de importantes
produtos agrícolas, minerais e industrializados.
c) Os Estados Unidos, o Canadá e a
América Latina apresentam uma economia muito avançada e industrializada.
d) As colheitas de cereais do sul do
Brasil e da Argentina encontram-se entre as mais importantes do mundo.
2-Marque v para afirmativas verdadeiras
e F para afirmativas falsas, sobre a economia da América:
a)( ) Os rebanhos de ovinos e
suínos alcançam grande rendimento nas fazendas americanas e canadenses.
b)( ) A atividade agropecuária apresenta maior
nível de desenvolvimento no Canadá que nos Estados Unidos.
c)( ) Na América Central e nas ilhas do Caribe é
reduzida a plantação de café, banana, cana-de-açúcar e cacau.
d)( ) As lavouras de produtos tropicais e de
cereais se estendem por vastas regiões do Brasil, Colômbia e Venezuela.
3-Leia o trecho do texto a seguir.
Pode-se dizer que estamos diante de uma convergência quase que mundial a
um padrão de urbanização que tende á dispersão, ou seja, um crescimento urbano
disperso e fragmentado, e com significativo aumento da expansão urbana
periférica de baixa densidade.[...]
O desenvolvimento de tecnologias de
transporte e comunicação possibilitou
tais mudanças, nas medida em que deu mais flexibilidade á localização
das atividades.
*Com base no texto, explique como o
desenvolvimento tecnológico nos países latino-americanos se relaciona com a
expansão urbana.
6ª AULA- EXERCÍCIOS
REFERENTE AULA 3
1-A fotografia ao lado retrata
uma cena de atividade econômica na Jamaica, um país situado na América Central,
colonizado pelo Reino Unido. Explique por que esse país integra a América
Latina.
Trabalhador
faz colheita de café em Saint Andrew,Jamaica
2-Faça a leitura dos dados sobre
a Nicarágua e responda ás questões:
NICARÁGUA:
COMÉRCIO (2016)
|
||
IMPORTAÇÃO (U$)
|
EXPORTAÇÃO(U$)
|
|
VALOR
|
6,38 Bilhões
|
3,77 Bilhões
|
PRINCIPAIS PRODUTOS
|
Bens de Consumo, maquinaria e
equipamentos , matérias-primas e derivados de petróleo.
|
Café,carne , camarão e
Lagosta,Tabaco, açucar, ouro, castanha, têxteis e vestuário.
|
a)Comente as diferenças entre os
valores de importação e exportação.
b)Que tipos de produtos são
exportados e importados pelo país?
c)Relacione os dados apresentados
com fatos da história dos países latino-americanos.
3-Explique a expressão setor
terciário hipertrofiado.
OBS: É DE FUNDAMENTAL
IMPORTÂNCIA A LEITURA DE OUTROS TEXTOS REFERENTES AOS TEMAS ACIMA PARA SUA
MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO. BOM TRABALHO!
QUARENTENA REFERENTE DIAS 15 A 19 – 8º ANO
7ª AULA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO COMPLEMENTAR
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA AMÉRICA LATINA
Pode-se afirmar que a América Latina é privilegiada no que
se refere á abundândia de recursos hídricos, pois em seu território estão
presentes algumas das principais bacias hidrográficas do mundo, como as dos
rios Amazonas, Orinoco e da Prata,demonstrandas no mapa abaixo.Os países dessa
região enfrentam muitos desafios relacionados á
gestão desse recurso.Entre os principais desafios, os países que fazem
parte da mesma bacia hidrográfica têm de considerá-la como um sistema físico
único e dinâmico, e não de forma fragmentada, isto é, apenas como parte do
território de cada país.Impactos ambientais, como a contaminação dos rios em um
determinado ponto , a montante, podem atravesar os limites internacionais e
prejudicar as populações de locais á jusante .Leia a reportagem.
DERRAMAMENTO DE ÓLEO AMEAÇA RIOS NA AMAZÔNIA
Vazamentos de petróleo em grandes proporções na Amazônia
peruana, desde janeiro, disparam um alerta para os impactos negativos aos rios
e á população.O óleo atingiu os rios Chiriaco e Morona, no Nordeste do país,
prejudicando comunidades ribeirinhas e indígenas. [...] “Não importa muito onde
a gente tenha um desafio ambiental.Ainda que esse acidente estaja ocorrendo no
Peru ele vai afetar o ambiente como um todo”,afirmou.[...]No final do mês
passado, o governo peruano decretou situação de emergência em 16 comunidades
amazônicas por causa do vazamento de petróleo nos rios que são fornecedores de
água potável.
PAIVA.Bianca.Derramamento de óleo ameaça rios na
Amazônia.Agência Brasil.2 mar.2016.
Disponível em:http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-03/derramamento-de-ole-ameca-rios-na-amazonia.Acesso
em:16 fev.2018
a)Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere
á disponibilidade de água doce?
b)Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das
bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?
c)De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto
local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?
AULA 8: IMIGRAÇÃO NO CONTINENTE
AMERICANO
TEXTO COMPLEMENTAR – TEMA IMIGRAÇÃO
COMO A IMIGRAÇÃO VENEZUELANA TESTA OS PAÍSES VIZINHOS
Aproximadamente 2,3 milhões de Venezuelanos haviam
abandonado o próprio país entre Janeiro de 2014 e junho de 2018 na direção de
países vizinhos, como Colômbia e Brasil, ou de países próximos ,mas não
fronteiriços, como Equador e Peru, de acordo com as Nações Unidas.
Esse fluxo migratório – provocado pela crise política,
econômica e humanitária que a Venezuela atravessa – foi classificado pelo
secretário – geral da OEA(Organização dos Estados Americanos).o uruguaio Luis
Almagro, como “o assunto mais grave do hemisfério”.[...] A reação dos países da
região á imigração venezuelana variou ao longo do tempo(no início, mais
permissiva, em seguida, mais restritiva) e no espaço(Colômbia e Brasil têm leis e práticas mais abertas, enquanto
Equador e Peru impõem mais restrições).[...]
A ABORDAGEM DO BRASIL
O quarto país com papel preponderante na crise venezuelana é
o Brasil. De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Casa
Civil, 58.810 cidadãos venezuelanos entraram e permaneceram no país desde o
início da crise, enquanto 68.968 entraram e saíram em seguida, seja na direção
de outros países, seja de volta para a
Venezuela.
Diferentemente de Colômbia, Equador e Peru – países nos
quais as decisões do governo central têm sido preponderantes -, no Brasil, há
uma batalha que opõe diversas instâncias da Justiça, além de governos do
município, do Estado e da União, o que tem provocado a alternância de políticos
muitas vezes contraditórias entre si.
A seqüência de idas e vindas, no caso brasileiro, é
vertiginosa: o governo de Roraima, por exemplo, já tentou restringir o acesso
aos serviços de saúde e educação para os imigrantes venezuelanos que não
portassem documentos.A medida foi questionada no dia seguinte pela Defensoria
Pública da União e pelo Ministério Público Federal. Logo depois, um Juiz
federal mandou suspender a entrada de Venezuelanos pela cidade de Pacaraima,
até que, por fim, o Supremo terminou por proibir o fechamento da fronteira e um
desembargador cassou completamente a suspensão da entrada de venezuelanos em
Roraima.
No meio do embate entre políticos e juízes, a população de
Pacaraima foi ás ruas e expulsou imigrantes venezuelanos da cidade[...],
queimando pertences dos imigrantes e enxotando mulheres e crianças pela
fronteira, enquanto cantavam o hino nacional.[...]
Após o incidente, o governo federal anunciou o envio de 1200
homens da Força Nacional, para Roraima e se comprometeu a acelerar o processo
de “interiorização” desses imigrantes – “interiorização” é o nome dado á
estratégia de dispersão de imigrantes por outras partes do Brasil
CHARLEAUX.J.P.Como a imigração venezuelana testa os países
vizinhos.Nexo Jornal.21
ago.2018.
WWW.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/21/Como-a-imigraç%C3%A7%C3%A3o-venezulana-testa-os-pa%C3%ADses-vizinhos.Acesso
em:set.2108
ATIVIDADES
1)De acordo com o texto, identifique o que motiva a saída de
Venezuelanos de seu país de origem
2)Aponte as causas das variações das reações dos países que
recebem os imigrantes venezuelanos, ao longo do tempo.
3)Quais são as características da postura do Brasil em
relação á imigração venezuelana?
4)Qual sua opinião em relação a essa imigração no território
brasileiro?
AULA 9:
AMÉRICA – LAGO TITICACA
TEXTO COMPLEMENTAR “LAGO
TITICACA”
Há mais
de oito séculos, os uros habitavam uma imensidão de água a 3.821 mts de
altitude em casas flutuantes ás margens do Lago Titicaca.
“É como
navegar em um Oceano. Mas o Lago Titicaca fica muito acima do mar, a 3.821
metros de altitude.E o lago navegável mais alto do mundo.A Cordilheira dos
Andes é o que cerca a imensidão de água.E um dos guardiões da paisagem é o Pico
ILLAMPU, sempre coberto de neve. O lago é alimentado pelas águas do degelo e
das chuvas . De tão bonito, é um lugar sagrado desde muitos anos antes de
Cristo.
Berço de
deuses, de uma raça de gigante. Nascedouro da própria espécie humana. Os Incas
enxergavam no Titicaca a origem de toda a vida. E tinham razão: até hoje, ele é
fonte abundante de água em uma paisagem dominada pela aridez da cordilheira. De
tão grande , se esparrama por dois países: Peru e Bolívia. A maior parte do
Titicaca fica no Peru[...] um povo inteiro vive flutuando na paisagem há mais
de oito séculos. Os uros já viviam no Titicaca antes mesmo da chegada dos
incas. Seu sangue negro, diz a lenda, os protegia do frio das águas e da fúria
do trovão.Só que os donos do lago desafiaram os deuses – casaram com humanos –
e perderam seus superpoderes. Mas os uros ainda são capazes de andar – e viver!
– sobre as águas do Ttiticaca. Ninguém sabe o porquê.Talvez o povo das águas
tenha fugido de vizinhos agressivos. O fato é que a natureza ajudou:forneceu a
totora.O junco do Titicaca cria raízes que parecem um xaxim e formam balsas
naturais nas margens do lago. O junco de totora é bem levinho e oco, parece
realmente um isopor. É um flutuante natural perfeito. Os uros aprenderam a usar
a totora para fazer ilhas artificiais e construir suas casas em cima delas.[...]”
PAGLIA,Ernesto.Povo
vive em casas flutuantes ás margens do Lago Titicaca.Portal G1,24
out.2008.Disponível em:http://g1.globo.com.Acesso
em:5 jan.2012
ATIVIDADE
1-Você
já havia ouvido falar sobre o lago Titicaca?
2- Se
já, o texto lhe trouxe alguma nova informação? Se não, o que mais lhe chamou a
atenção no texto?
3-Por
que os incas consideravam o Lago Titicaca como sendo a origem da vida?
4-Por
séculos o povoamento do Lago Titicaca foi possível por conta da manutenção ininterrupta
de suas águas.De onde vem a água que abastece o Lago Titicaca?
5-O Lago Titicaca percorre quais
países?
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