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sábado, 20 de junho de 2020

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 8º ANO MARY PUJONI


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

PROFESSORA: MARILÉIA PUJONI

1ª SEMANA 01 A 05 DE JUNHO -

 1ª AULA : AMÉRICA POPULAÇÃO -  

ACESSE  O LINK ABAIXO E FAÇA A LEITURA  DO TEXTO   -


Aspectos Populacionais do Continente Americano – Geografia 

Quem somos nós os ‘americanos’? Brancos, Pretos, Indígenas, Asiáticos e tudo o mais misturados? Veja as características da população do Continente Americano.                                                                                                                                                               Os povos pré-colombianos  sofreram não só fisicamente com a invasão europeia, mas também com a influência de culturas e costumes deixados aqui. Você sabe, mas não custa lembrar, que ‘pré-colombianos’ são aqueles que já ocupavam as américas antes da ‘descoberta’ do continente pelo navegador europeu Cristóvão Colombo.Africanos, asiáticos e outras nacionalidades trouxeram diversidade, mas também porque não dizer que essa diversidade trouxe uma imensa mistura de costumes, fazendo com que o continente americano desenvolvesse uma rica diversidade étnica e cultural? Vamos estudar um pouco sobre isso?                          Sendo assim vamos dividir a América em: América Latina e América anglo-saxônica. Você lembra o conceito desses termos?                                                                                       América Latina compreende os países que tem por característica principal o idioma originado do latim. São, portanto aqueles países que foram colonizados por países que tem sua língua originada no latim.                                                         América anglo-saxônica por sua vez são aqueles que foram colonizados pelos povos anglo-saxônicos, (britânicos), portanto a língua inglesa é a utilizada nos países da América do norte.
O crescimento demográfico:                                                                                                                                                                  A distribuição da população na América é desigual devido as características climáticas e de relevo. A costa leste é a mais povoada, onde concentram as indústrias, as indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas densidades demográficas.O crescimento também é desigual, pois os países subdesenvolvidos possuem taxas mais elevadas do que os países desenvolvidos.
Vamos entender o que acontece?                                                                                                                                                                No século XIX, na América do Norte, principalmente os EUA, passou por um grande período de crescimento.Assim como muitos imigrantes foram para o país. Houve uma significativa melhora nas condições de vida da população e redução das taxas de mortalidade. No século XX,alguns fatores como os cuidados no planejamento familiar, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o alto custo das famílias, fez com que as taxas de natalidade diminuíssesm. Aliado a esse fator, houve um rigoroso controle de imigrantes.Já na América latina, aconteceu o oposto. Quando nos países ricos o número de habitantes passou a ser controlado, nos países latino-americanos houve uma explosão demográfica. Aliado a grande taxa de natalidade as condições de higiene melhoraram o tratamento de esgoto, lixo, condições médico-sanitárias, e juntamente com essas melhoras as taxas de mortalidade diminuíram.Mas será que esse crescimento está relacionado á pobreza? Vejamos. É comprovado que os países subdesenvolvios possuem uma característica em comum: o número de filhos por família geralmente alto. Assim, muitos especialistas acreditam que o crescimento demográfico é uma das causas do subdesenvolvimento da América Latina.Percebendo isso, muitos países adotaram medidas de controle de natalidade, campanhas de planejamento familiar, etc. Contudo, mesmo diminuindo o crescimento demográfico, porém os problemas sociais persistiram.

Os aspectos populacionais irão definir inclusive a qualidade de vida de um povo. Nos países mais ricos, as pessoas optam por estudar, se manterem mais ocupadas com o crescimento profissional conhecendo lugares e culturas, estão estudando mais, isso reflete no número de filhos, pois quanto maior o nível de escolaridade menor o número de filhos. Isso também ocorre, pois a mulher não só foi para o mercado de trabalho , ela conquistou cargos de responsabilidade e muitas vezes adiou a gestação.
No caso dos países subdesenvolvidos a questão cultural ainda interfere. Nem todos tem acesos á educação, mulheres que sem orientação engravidam muito cedo, deixam de estudar e infelizmente contribuem para o aumento nas taxas de natalidade , porém de pobreza, principalmente nos países onde a razão principal dos problemas sociais é a distribuição de riqueza desigual.

2ª AULA: AMÉRICA ECONOMIA-

Economia da América
A América é um continente muito rico, embora grande parte de seus recursos ainda permaneçam inexplorados.No entanto, esta riqueza encontra-se repartida de maneira desigual, tanto no interior de cada país, quanto no conjunto do continente.Os Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, apresentam uma economia avançada e muito industrializada, enquanto grande parte da América Latina permanece em situação de subdesenvolvimento e dependência comercial e financeira.Os Estados Unidos, com enormes recursos minerais e energéticos, agricultura especializada, apurada tecnologia e avançada indústria, controlam os mercados mundiais de importantes produtos agrícolas, minerais e industrializados. Da mesma forma, o "colosso do norte" exerce tutela econômica sobre muitos países latino-americanos cujo comércio exterior baseia-se na troca de matérias-primas (agrícolas e minerais) por produtos industrializados.

A atividade agropecuária apresenta níveis de desenvolvimento semelhantes no Canadá e nos Estados Unidos, embora a produção seja muito maior neste último país, devido tanto ao clima temperado que domina a maior parte de seu território quanto à qualidade dos solos, ricos em matéria orgânica, e ao caráter industrial das plantações, extensas e muito mecanizadas.Destacam-se, sobretudo, as grandes plantações de trigo (que proporcionam colheitas de primavera e de inverno), milho, algodão e, em menor escala, aveia, cevada, arroz, leguminosas, linho, soja, tabaco, hortaliças, frutas etc.Os rebanhos de ovinos e suínos alcançam grande rendimento nas fazendas americanas e canadenses, embora os maiores índices de produtividade pertençam ao gado bovino, criado de forma industrial no sudeste do Canadá e nas regiões centro, noroeste e sudeste dos Estados Unidos. A silvicultura e a pesca também constituem importantes fontes de matérias-primas para a indústria e para as exportações de ambos os países.Já na América Latina, as profundas distorções existentes na estrutura da propriedade agrária e as técnicas agrícolas antiquadas constituem sério entrave ao desenvolvimento e à diversificação da atividade agropecuária, o que obriga quase todos os países a importar grande quantidade de produtos alimentícios.O México, que exporta algodão e sisal, produz grandes safras de trigo, milho e outros cereais. Na América Central e nas ilhas do Caribe há grandes plantações de café, banana, cana-de-açúcar, cacau, tabaco, linho, soja, algodão e milho. As lavouras de produtos tropicais e de cereais também se estendem por vastas regiões do Brasil, Colômbia e Venezuela, enquanto a pecuária, principalmente bovina, ovina e eqüina, atingiu grande desenvolvimento nos campos do Brasil, Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile e Uruguai. As colheitas de cereais do sul do Brasil e da Argentina encontram-se entre as mais importantes do mundo.

3ª AULA- LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS ABAIXO

TEXTO 1-DEPENDÊNCIA E DESIGUALDADE

A industrialização da América Latina , iniciada mais tardiamente que a da América Anglo-Saxônica, apresenta como característica uma grande dependência de capital e de tecnologia provenientes, principalmente, de empresas transnacionais sediadas na América Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão. Na maioria dos países, predominam as indústrias têxteis, de alimentos, bebidas , que empregam baixa tecnologia no processo produtivo e mão de obra barata e pouco qualificada.
Países como o Brasil ( na área caracterizada pelo polígono industrial do sudeste) , México e Argentina, no entanto, concentram as principais e mais modernas áreas industriais do território latino – americano, com variados tipos de indústrias e produção diversificada de bens.
No Brasil também existem tecnopólos, Cidades como Florianópolis (SC), Recife(PE), Campinas, São Carlos e São José dos Campos, localizadas no estado de São Paulo, abrigam grandes centros de pesquisa,empresas e universidades.

TEXTO 2-CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS GRANDES CIDADES DA AMÉRICA LATINA

Os problemas sociais da América Latina também podem ser observados por meio das condições de trabalho existentes em parte significativa das grandes cidades do continente.Alguns fatores, como a maior complexidade da economia, a mecanização do campo e a crescente automação das linhas de produção industrial, contribuíram para a ampliação do setor terciário, caracterizado pelas atividades comerciais e de serviços. Atualmente, trata-se do segmento que emprega a maior parte dos trabalhadores urbanos.
No entanto, o crescimento tem sito tão intenso que muitos especialistas o caracterizam como setor terciário hipertrofiado, isto é,  uma excessiva concentração de população trabalhando em comércios e serviços. Em períodos de alto desemprego e excesso de oferta de Mao de obra, associados ao baixo nível de qualificação de uma parcela significativa dos trabalhadores latino-americanos,ocorre a hipertrofia do setor terciário, o que contribui para ampliar o trabalho informal e a baixa produtividade.
De acordo com os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2015, cerca de 27 milhões de jovens latino-americanos trabalhavam de forma irregular e informal no continente. Em geral, os postos de trabalho disponíveis para essa parcela da população são caracterizados pela precariedade, isto é, são empregos de baixa qualidade e que pagam baixos salários. Muitos trabalhadores estão sujeitos aos problemas relacionados á instabilidade empregatícia e a relações de trabalho sem contrato, sem proteção social ou garantia de direitos trabalhistas. Em muitos casos, há registros de trabalhadores submetidos  a condições degradantes ou até análogas á escravidão. Com o auxílio da Organização das Nações Unidas(ONU) e demais organizações multilaterais, muitos países da América Latina, como o Brasil e Chile, vêm investindo maciçamente no combate a esse tipo de situação nas grandes cidades.

4ª AULA- EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 1 – AMÉRICA POPULAÇÃO

1-Sobre o continente americano, responda:
a)Por que possui uma ocupação humana irregular?
b)Quais são as porções mais e menos povoadas?
c)Explique como os aspectos populacionais definem a qualidade de vida de uma população.

2-Observe a charge a seguir:


a)Qual é o fenômeno social retratado pela charge?
b)A Charge mostra uma característica do capitalismo. Que característica é essa? Qual a ironia presente na Charge?
c)Dê uma explicação para a ocorrência desse fenômeno , tão comum no continente americano.
“Mundo moderno,concorrência acirrada”,de Simon Taylor.





3-Leia a Tabela a seguir:
ANO
POPULAÇÃO ABSOLUTA EM ÁREAS DE FAVELAS URBANAS, EM MILHARES
1990
 106.054
1995
 112.470
2000
 116.941
2005
 112.149
2007
 112.547
2010
 112.742
2014
 104.847
Com base nas informações apresentadas, o que podemos afirmar sobre a evolução das áreas de favelas urbanas na América Latina?

4-Preencha corretamente os espaços em branco.Marque AL para América Latina e AAS para América Anglo-Saxônica.
(AL) América Latina
(AAS) América Anglo-saxônica


(   ) Estados Unidos e Canadá
(   ) Tinham como objetivo ocupar o território e fixar sua população.
(   ) Colônias de povoamento.
(   ) Colônias de exploração.
(   ) Produção agrícola baseada na grande propriedade e com a utilização de trabalho escravo.

5ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTES A AULA 2 – AMÉRICA ECONOMIA.    
                                                                           
1-A partir da leitura do texto “América economia” aula 2, podemos afirmar, exceto:                                                                          
a)A América é um continente muito rico, embora grande parte de seus recursos ainda permaneçam inexplorados.          
b) Os Estados Unidos controlam os mercados mundiais de importantes produtos agrícolas, minerais e industrializados.      
c) Os Estados Unidos, o Canadá e a América Latina apresentam uma economia muito avançada e industrializada.          
d) As colheitas de cereais do sul do Brasil e da Argentina encontram-se entre as mais importantes do mundo.

2-Marque v para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas, sobre a economia da América:                                           
a)(  ) Os rebanhos de ovinos e suínos alcançam grande rendimento nas fazendas americanas e canadenses.                 
b)(  ) A atividade agropecuária apresenta maior nível de desenvolvimento no Canadá que nos Estados Unidos.                
c)(   ) Na América Central e nas ilhas do Caribe é reduzida a plantação de café, banana, cana-de-açúcar e cacau.              
d)(    ) As lavouras de produtos tropicais e de cereais se estendem por vastas regiões do Brasil, Colômbia e Venezuela.


3-Leia o trecho do texto a  seguir.                                                                                                                                                 

Pode-se dizer que estamos diante de uma convergência quase que mundial a um padrão de urbanização que tende á dispersão, ou seja, um crescimento urbano disperso e fragmentado, e com significativo aumento da expansão urbana periférica de baixa densidade.[...]
O desenvolvimento de tecnologias de transporte e comunicação possibilitou  tais mudanças, nas medida em que deu mais flexibilidade á localização das atividades.
*Com base no texto, explique como o desenvolvimento tecnológico nos países latino-americanos se relaciona com a expansão urbana.

6ª AULA- EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 3

1-A fotografia ao lado retrata uma cena de atividade econômica na Jamaica, um país situado na América Central, colonizado pelo Reino Unido. Explique por que esse país integra a América Latina.




                                                                                                               
Trabalhador faz colheita de café em Saint Andrew,Jamaica
2-Faça a leitura dos dados sobre a Nicarágua e responda ás questões:
NICARÁGUA: COMÉRCIO (2016)

IMPORTAÇÃO (U$)
EXPORTAÇÃO(U$)
VALOR
6,38 Bilhões
3,77 Bilhões
PRINCIPAIS PRODUTOS
Bens de Consumo, maquinaria e equipamentos , matérias-primas e derivados de petróleo.
Café,carne , camarão e Lagosta,Tabaco, açucar, ouro, castanha, têxteis e vestuário.
a)Comente as diferenças entre os valores de importação e exportação.
b)Que tipos de produtos são exportados e importados pelo país?
c)Relacione os dados apresentados com fatos da história dos países latino-americanos.
3-Explique a expressão setor terciário hipertrofiado.

OBS: É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A LEITURA DE OUTROS TEXTOS REFERENTES AOS TEMAS ACIMA PARA SUA MAIOR COMPREENSÃO E APRENDIZADO. BOM TRABALHO!

QUARENTENA REFERENTE DIAS 15 A 19 – 8º ANO

7ª AULA: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMPLEMENTAR

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA AMÉRICA LATINA

Pode-se afirmar que a América Latina é privilegiada no que se refere á abundândia de recursos hídricos, pois em seu território estão presentes algumas das principais bacias hidrográficas do mundo, como as dos rios Amazonas, Orinoco e da Prata,demonstrandas no mapa abaixo.Os países dessa região enfrentam muitos desafios relacionados á  gestão desse recurso.Entre os principais desafios, os países que fazem parte da mesma bacia hidrográfica têm de considerá-la como um sistema físico único e dinâmico, e não de forma fragmentada, isto é, apenas como parte do território de cada país.Impactos ambientais, como a contaminação dos rios em um determinado ponto , a montante, podem atravesar os limites internacionais e prejudicar as populações de locais á jusante .Leia a reportagem.
DERRAMAMENTO DE ÓLEO AMEAÇA RIOS NA AMAZÔNIA

Vazamentos de petróleo em grandes proporções na Amazônia peruana, desde janeiro, disparam um alerta para os impactos negativos aos rios e á população.O óleo atingiu os rios Chiriaco e Morona, no Nordeste do país, prejudicando comunidades ribeirinhas e indígenas. [...] “Não importa muito onde a gente tenha um desafio ambiental.Ainda que esse acidente estaja ocorrendo no Peru ele vai afetar o ambiente como um todo”,afirmou.[...]No final do mês passado, o governo peruano decretou situação de emergência em 16 comunidades amazônicas por causa do vazamento de petróleo nos rios que são fornecedores de água potável.

PAIVA.Bianca.Derramamento de óleo ameaça rios na Amazônia.Agência Brasil.2 mar.2016.



a)Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere á disponibilidade de água doce?
b)Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?
c)De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?

AULA 8: IMIGRAÇÃO NO CONTINENTE AMERICANO

TEXTO COMPLEMENTAR – TEMA IMIGRAÇÃO

COMO A IMIGRAÇÃO VENEZUELANA TESTA OS PAÍSES VIZINHOS

Aproximadamente 2,3 milhões de Venezuelanos haviam abandonado o próprio país entre Janeiro de 2014 e junho de 2018 na direção de países vizinhos, como Colômbia e Brasil, ou de países próximos ,mas não fronteiriços, como Equador e Peru, de acordo com as Nações Unidas.
Esse fluxo migratório – provocado pela crise política, econômica e humanitária que a Venezuela atravessa – foi classificado pelo secretário – geral da OEA(Organização dos Estados Americanos).o uruguaio Luis Almagro, como “o assunto mais grave do hemisfério”.[...] A reação dos países da região á imigração venezuelana variou ao longo do tempo(no início, mais permissiva, em seguida, mais restritiva) e no espaço(Colômbia e Brasil têm  leis e práticas mais abertas, enquanto Equador e Peru impõem mais restrições).[...]

A ABORDAGEM DO BRASIL

O quarto país com papel preponderante na crise venezuelana é o Brasil. De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela Casa Civil, 58.810 cidadãos venezuelanos entraram e permaneceram no país desde o início da crise, enquanto 68.968 entraram e saíram em seguida, seja na direção de outros países, seja de volta para  a Venezuela.
Diferentemente de Colômbia, Equador e Peru – países nos quais as decisões do governo central têm sido preponderantes -, no Brasil, há uma batalha que opõe diversas instâncias da Justiça, além de governos do município, do Estado e da União, o que tem provocado a alternância de políticos muitas vezes contraditórias entre si.
A seqüência de idas e vindas, no caso brasileiro, é vertiginosa: o governo de Roraima, por exemplo, já tentou restringir o acesso aos serviços de saúde e educação para os imigrantes venezuelanos que não portassem documentos.A medida foi questionada no dia seguinte pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público Federal. Logo depois, um Juiz federal mandou suspender a entrada de Venezuelanos pela cidade de Pacaraima, até que, por fim, o Supremo terminou por proibir o fechamento da fronteira e um desembargador cassou completamente a suspensão da entrada de venezuelanos em Roraima.
No meio do embate entre políticos e juízes, a população de Pacaraima foi ás ruas e expulsou imigrantes venezuelanos da cidade[...], queimando pertences dos imigrantes e enxotando mulheres e crianças pela fronteira, enquanto cantavam o hino nacional.[...]
Após o incidente, o governo federal anunciou o envio de 1200 homens da Força Nacional, para Roraima e se comprometeu a acelerar o processo de “interiorização” desses imigrantes – “interiorização” é o nome dado á estratégia de dispersão de imigrantes por outras partes do Brasil
CHARLEAUX.J.P.Como a imigração venezuelana testa os países vizinhos.Nexo Jornal.21 
ago.2018.


ATIVIDADES

1)De acordo com o texto, identifique o que motiva a saída de Venezuelanos de seu país de origem
2)Aponte as causas das variações das reações dos países que recebem os imigrantes venezuelanos, ao longo do tempo.
3)Quais são as características da postura do Brasil em relação á imigração venezuelana?
4)Qual sua opinião em relação a essa imigração no território brasileiro?

AULA 9: AMÉRICA – LAGO TITICACA

TEXTO COMPLEMENTAR “LAGO TITICACA”

Há mais de oito séculos, os uros habitavam uma imensidão de água a 3.821 mts de altitude em casas flutuantes ás margens do Lago Titicaca.
“É como navegar em um Oceano. Mas o Lago Titicaca fica muito acima do mar, a 3.821 metros de altitude.E o lago navegável mais alto do mundo.A Cordilheira dos Andes é o que cerca a imensidão de água.E um dos guardiões da paisagem é o Pico ILLAMPU, sempre coberto de neve. O lago é alimentado pelas águas do degelo e das chuvas . De tão bonito, é um lugar sagrado desde muitos anos antes de Cristo.
Berço de deuses, de uma raça de gigante. Nascedouro da própria espécie humana. Os Incas enxergavam no Titicaca a origem de toda a vida. E tinham razão: até hoje, ele é fonte abundante de água em uma paisagem dominada pela aridez da cordilheira. De tão grande , se esparrama por dois países: Peru e Bolívia. A maior parte do Titicaca fica no Peru[...] um povo inteiro vive flutuando na paisagem há mais de oito séculos. Os uros já viviam no Titicaca antes mesmo da chegada dos incas. Seu sangue negro, diz a lenda, os protegia do frio das águas e da fúria do trovão.Só que os donos do lago desafiaram os deuses – casaram com humanos – e perderam seus superpoderes. Mas os uros ainda são capazes de andar – e viver! – sobre as águas do Ttiticaca. Ninguém sabe o porquê.Talvez o povo das águas tenha fugido de vizinhos agressivos. O fato é que a natureza ajudou:forneceu a totora.O junco do Titicaca cria raízes que parecem um xaxim e formam balsas naturais nas margens do lago. O junco de totora é bem levinho e oco, parece realmente um isopor. É um flutuante natural perfeito. Os uros aprenderam a usar a totora para fazer ilhas artificiais e construir suas casas em cima delas.[...]”

PAGLIA,Ernesto.Povo vive em casas flutuantes ás margens do Lago Titicaca.Portal G1,24 out.2008.Disponível em:http://g1.globo.com.Acesso em:5 jan.2012

ATIVIDADE

1-Você já havia ouvido falar sobre o lago Titicaca?
2- Se já, o texto lhe trouxe alguma nova informação? Se não, o que mais lhe chamou a atenção no texto?
3-Por que os incas consideravam o Lago Titicaca como sendo a origem da vida?
4-Por séculos o povoamento do Lago Titicaca foi possível por conta da manutenção ininterrupta de suas águas.De onde vem a água que abastece o Lago Titicaca?
5-O Lago Titicaca percorre quais países?



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