ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROFESSOR SEBASTIÃO ABICEU
TEXTO BÁSICO : A VIDA HUMANA NA IDADE DOS METAIS
Até a invenção da metalurgia, isto é, a técnica de trabalhar os metais, as comunidades fabricavam os objetos com pedras, ossos e madeira. Há 8 mil anos, na região compreendida entre o Egito e a Índia, vários povos começaram a usar o metal para fazer utensílios.
O uso do metal trouxe muitas vantagens. Com ele podiam-se fabricar utensílios mais afiados e mais resistentes.
As armas se tornaram mais eficazes na caça e na pesca. No entanto, mesmo com o uso de metais, os instrumentos de pedra continuaram a ser fabricados.
O tempo do cobre e do bronze
O primeiro metal utilizando pelo homem foi o cobre, há cerca de 8 mil anos, para fazer estatuetas e enfeites.
Por ser um metal mole, era pouco usado na fabricação de armas e ferramentas.
Por meio de golpes, os humanos conseguiam modelar o metal à forma desejada. Mais tarde, passaram a usar o fogo para fundir o cobre. O metal em fusão era despejado em recipientes com cavidades e assumia, assim, a forma esperada.
Mais duro e resistente que o cobre, o bronze passou a ser usado cerca de 6 mil anos atrás na produção de armas, ferramentas e outros objetos. O bronze é uma liga metálica obtida da fusão de cobre com estanho. Muitos povos, como os egípcios e os mesopotâmicos, conseguiram aumentar seu poder militar graças ao conhecimento do bronze, sobretudo na fabricação de armas.
Objetos de ferro
O uso do ferro era raro e só se difundiu em torno de 1500 a.C. Nesse momento descobriu-se que o minério de ferro retirado das jazidas, misturado a outros elementos químicos, como o carbono e o manganês, e aquecido em altos- fornos produzia ligas bastante resistentes.
Com o ferro foi possível fabricar armas mais duradouras, aperfeiçoar instrumentos agrícolas e criar novos tipos de utensílios e ferramentas, com o alicate. Foi o início de uma corrida tecnológica que prossegue até hoje nos laboratórios, nas metalúrgicas e nas siderúrgicas.
A centralização política
O desenvolvimento da agricultura e o crescimento populacional mudaram a organização de algumas sociedades humanas. Não se sabe ao certo como a mudança ocorreu, mas acredita-se que o chefe ou o sacerdote de uma família poderosa pode ter assumido o controle de uma região, transformando-se em rei.
Originou-se assim a instituição que tinha plena autoridade sobre a população. É o que chamamos de processo de centralização política ou de formação do Estado.
Para garantir o controle sobre o conjunto da população, o rei tinha vários servidores. Eles desempenhavam tarefas em seu nome, como registrar as colheitas, armazenar grãos, cobrar impostos e organizar a defesa do território. O rei ainda podia fazer leis, julgar os crimes e, frequentemente, era responsável por rituais religiosos.
A invenção da escrita
Um dos principais resultados do surgimento das cidades foi o desenvolvimento da escrita, por volta de 4000
a.C. Isso se deveu a vários fatores, entre eles:
· a necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados pelos servidores do rei;
· o levantamento da estrutura das obras, que exigiu a criação de um sistema de sinais numéricos para realizar os cálculos geométricos.
Com a escrita, o ser humano criou também uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A linguagem escrita é especial porque permite que a vida de hoje seja conhecida pelas gerações futuras.
FONTE: Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna: Editora responsável Maria Raquel Apolinário – 3ª ed. – São Paulo: Moderna 2010 – p.30-41
ORIENTAÇÃO
O(A) aluno(a) após ler o texto acima deverá e escrever em seu caderno um texto falando da importância dos metais no processo desenvolvimento da agricultura e da vida humana.
TEXTO BÁSICO : A VIDA HUMANA NO PALEOLÍTICO
A era da pedra lascada
Paleolítico (da pedra antiga ou da pedra lascada) é o nome que se dá ao período da história humana que vai do aparecimento do gênero Homo, há cerca de 2 milhões de anos, até o início da prática da agricultura, ocorrido há cerca de 10 mil anos.
O Paleolítico foi um período muito longo. Durante quase dois milhões de anos, os hominídeos foram se adaptando à natureza: em vez de conservar o fogo, que era ateado nas matas por raios, eles começaram a produzi- lo. Os artefatos produzidos também foram se aperfeiçoando , e os humanos criaram as primeiras manifestações artísticas.
A vida no Paleolítico
Os primeiros humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos silvestres. Eles viviam em regiões de savanas, em moradias simples, feitas da combinação de madeira ou ossos, para a estrutura, e peles, para a cobertura. Outros ainda se abrigavam em cavernas ou viviam em céu aberto. Eles caçavam mamutes, bisões e outros animais, utilizando a carne como alimento, as peles para fazer suas roupas e os ossos para fazer pontas de lanças.
Os seres humanos do Paleolítico eram nômades, ou seja, não moravam em um lugar fixo. Viviam se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Eles ainda não domesticavam animais e também não praticavam a agricultura.
Os utensílios do Paleolítico
O desenvolvimento intelectual foi muito importante para a evolução humana. Com sua inteligência, os seres humanos foram capazes de criar artefatos que permitiram sua sobrevivência.
Os utensílios fabricados pelos primeiros grupos humanos foram: facas, para cortar a carne e as peles; raspadores, com os quais separavam a pele dos animais, para utilizá-la como vestimenta e abrigo; pontas de lanças e de flechas, para caçar; agulhas, para costurar; arpões de pesca, entre outros.
A maior parte dos objetos fabricados no Paleolítico era de pedra, mas também se utilizavam a madeira e o
osso.
Um passo importante nesse período foi o domínio do fogo, que ocorreu por volta de 500 mil anos atrás.
Com o fogo foi possível afugentar os animais, iluminar os caminhos e as moradias à noite e assar os alimentos.
FONTE: Projeto Araribá: história / organizadora Editora Moderna: Editora responsável Maria Raquel Apolinário – 3ª ed. – São Paulo: Moder- na 2010 – p.30-41
ORIENTAÇÃO
O(A) aluno(a) após ler o texto acima deverá responder no caderno as questões propostas na atividade abaixo.
1. Como viviam os seres humanos no período Paleolítico?
2. O que significa ser nômade?
3. Explique porque os primeiros seres humanos eram nômades.
4. Identifique algumas ferramentas produzidas pelos homens do período Paleolítico.
5. Descreva a importância do fogo para os primeiros seres humanos.
A HISTÓRIA DA ESCRITA
A necessidade de registrar os acontecimentos surgiu com o homem primitivo no tempo das cavernas, quando este começou a gravar imagens nas paredes.
Durante milhares de anos os homens sentiram a necessidade de registrar as informações e construíram progressivamente sistemas de representação. Desenvolvida também para guardar os registros de contas e trocas comerciais, a escrita tornou-se um instrumento de valor inestimável para a difusão de ideias e informações. Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente.
Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica. A fase pictórica apresenta uma escrita bem simplificada dos objetos da realidade, por meio de desenhos que podem ser vistos nas inscrições astecas presentes em cavernas, ou nas inscrições de cavernas do noroeste do Brasil.
Após, surgiu a escrita ideográfica, que não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar , mas sim uma imagem ou figura que representasse uma ideia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. Algumas escritas ideográficas mais conhecidas são os hieróglifos egípcios, as escritas sumérias, minóica e chinesa, da qual provém a escrita japonesa.
Depois essa escrita passa a associar símbolos fonéticos, ainda sem nenhuma vogal, com os seus referentes: é a chamada escrita fonética.
Primeiro surgiram os silabários, conjunto de sinais específicos para representar as sílabas, isto é, os sinais representavam sílabas inteiras em vez de letras individuais. Os fenícios inventaram um sistema reduzido de caracteres que representavam o som consonantal, característica das línguas semíticas encontrada hoje na escrita árabe e hebraica.
Em seguida, os gregos adaptaram o sistema de escrita fenícia agregando as vogais e criando assim a escrita alfabética. (Alfabeto, palavra derivada de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego.)
Posteriormente, a escrita grega foi adaptada pelos romanos, constituindo-se o sistema alfabético greco-romano, que deu origem ao nosso alfabeto. Esse sistema representa o menor inventário de símbolos que permite a maior possibilidade combinatória de caracteres, isto é, representação dos sons da fala em unidades menores que a sílaba.
Além da forma, a direção da escrita também é vista como elemento diferenciador de sistemas de escrita. Os chineses e japoneses escrevem da direita para a esquerda e em colunas. Os árabes escrevem também da direita para a esquerda, mas em linhas de cima para baixo. O grego antigo era escrito em linhas com direção alternada: uma linha da direita para a esquerda e a linha seguinte da esquerda para a direita, invertendo a direção das letras; a terceira linha equivalia à primeira e a quarta à segunda e assim sucessivamente. Esse método é chamado de boustrophedon, uma palavra grega que significa “da maneira como o boi ara o campo”. Os romanos instituíram a escrita da esquerda para a direita em linhas, que vigora até os dias de hoje no nosso sistema alfabético.
A escrita é um método de registrar a memória cultural, política, artística, religiosa e social de um povo. Instrumentaliza a reflexão, a expressão e a transmissão de informações, entre outras necessidades sociais. Nesse sentido, a invenção do livro, sobretudo da imprensa, são marcos na História da humanidade, passando a informação do domínio de poucos para o do público em geral.
A escrita também mudou de outras maneiras, além da grafia, pois os materiais exigiam abordagens diferenciadas. Os primeiros livros surgiram há cinco mil anos e eram feitos de barro, como se fossem pequenas lajotas. Eles foram encontrados na Mesopotâmia e tiveram formas variadas: eram quadrados, redondos, ovais ou retangulares e eram numerados para facilitar a consulta.
Os livros surgiram a partir da invenção da escrita. Cada povo escrevia seus livros em materiais variados, conforme a disponibilidade. Quando se escrevia em materiais rígidos (barro, madeira, metal, osso, bambu), os livros eram feitos de lâminas ou placas separadas. Quando se escrevia em materiais flexíveis (tecido, papiro, couro, entrecasca de árvores), eram feitos em dobras e rolos.
Os chineses utilizavam tiras de bambu como material para escrita. As tiras eram obtidas do caule da planta, raspadas internamente e colocadas para secar. Depois, para formar o livro, as fichas eram furadas nas extremidades e unidas por fios de seda.
Apesar de o bambu haver sido usado antes dos papiros, a evolução da escrita está intimamente ligada à utilização do papiro pelos escribas. As folhas de papiro escritas eram emendadas e formavam rolos. Os rolos de papiro, criados pelos egípcios, eram chamados Volumem (rolos). O volumem dificultava a leitura, pois o leitor tinha de mantê-lo aberto, utilizando as duas mãos. O título do livro era escrito no final do rolo.
O pergaminho, um outro tipo de suporte à escrita, é obtido a partir do couro cru esticado. Era um material mais resistente, fino e durável que o papiro, além de permitir a escrita em suas duas faces. Lavado ou lixado, permitia escrever diversas vezes.
Foi o pergaminho que possibilitou o desenvolvimento do códex (ancestral do livro contemporâneo), por meio da costura pelo vinco, sem que as folhas se rasgassem ou se desgastassem pelo manuseio. Assim, os manuscritos foram evoluindo e desenvolvendo novos suportes, até chegarem ao papel tal qual hoje o conhecemos.
Os primeiros manuscritos eram feitos pelos escribas. O escriba ocupava uma posição de destaque na civilização, passava por um aprendizado básico em escolas e frequentava cursos superiores. No Egito, era o elo de comunicação entre os faraós, os sacerdotes e o povo. Durante a Idade Média os escribas tornaram-se fonte de referência das leis e doutrinas que regiam a época.
Os manuscritos produzidos pelos escribas e copiados pelos copistas eram guardados em bibliotecas nos mosteiros ou em outros estabelecimentos eclesiásticos, aos quais somente a Igreja e os reis tinham acesso, o que assegurava à Igreja o monopólio quase integral do livro e da informação. As principais atividades dos copistas eram copiar e multiplicar os textos, assim como encadernar e organizar os livros manuscritos.
O esforço para multiplicar o livro durou séculos. Desde os copistas da Idade Média até o surgimento da imprensa mantinham-se as mesmas preocupações: o uso da mesma caligrafia para que um pedaço de um livro não ficasse diferente do outro e a possibilidade de expansão dos conhecimentos.
Esses pressupostos contribuíram para que em 1450, na Alemanha, Gutenberg inventasse a imprensa. Com a invenção dos caracteres móveis e da tipografia foi possível a reprodução ilimitada de textos e imagens idênticos. Em vários pontos do mundo, diferentes pessoas podiam ler as mesmas informações, graças ao processo de impressão. A partir dessa invenção foi aberto o caminho para a popularização do livro, para o desenvolvimento da imprensa e para a democratização da educação.
A criação de Gutenberg veio garantir de modo irreversível a leitura individual e silenciosa. No que diz respeito ao leitor, pode-se dizer que ele passa a contar com uma série de vantagens como: a separação das palavras, a paragrafação, a numeração e a titulação de capítulos. De um leitor intensivo que dispunha apenas de um mínimo de diversidade de livros, vemos hoje um leitor potencialmente extensivo e autônomo, que dispõe de uma variedade de títulos para se apropriar, comparar e criar novos textos, a partir dos próprios comentários e das próprias reflexões.
ATIVIDADE:
Após realizar uma leitura cuidadosa do texto e resolva as questões abaixo no caderno.
1. Qual a importância do livro na sua vida?
2. Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? Comente sua resposta.
3. Os novos meios eletrônicos tornarão os livros obsoletos (ultrapassados)? Comente sua resposta.
4. Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso?
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Leia o texto
abaixo e cole esta folha no seu caderno
Boliche
Na história do Boliche,
conta-se que um arqueólogo inglês encontrou numa tumba de uma criança
egípcia, pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de
Boliche primitivo.
Em maio de 2007, uma
equipe de arqueólogos descobriu, após escavações realizadas na área de Kom
Madim, província de Al Faiyum, a 100 km da capital do Egito, uma espécie de
sala de um jogo bastante similar ao boliche. Essa sala não tem teto e o chão
é coberto por blocos de granito. Neste local, cientistas italianos
encontraram duas bolas de granito, utilizadas no jogo. Os arqueólogos afirmam
que é a primeira vez que se descobre uma construção com essas características
no Egito.
A versão com os 10 pinos
(“ten-pin”) dispostos na forma triangular, é a que mais conhecemos. Essa
forma foi criada nos Estados Unidos no século XIX. As regras atuais do
“ten-pin bowling” foram criadas em 1875 com o surgimento da Associação
Nacional de Boliche dos Estados Unidos (USBNA).
A pista e os equipamentos:
·
A
pista pode ser feita de madeira ou material sintético;
·
Tem
comprimento de 18,28m e largura de 1,07m;
·
A área
de approach, ou seja, de preparação para o arremesso, tem cerca de 4,60m;
·
Ao
final da área de approach existe uma linha divisória (foul line) que delimita
o encontro entre a área de preparação e a pista. Os jogadores não podem pisar
sobre ou além da linha;
·
Os
pinos são feitos de madeira rígida e medem 38cm de altura;
·
As
bolas utilizadas são feitas de diversos materiais, incluindo borracha e
poliuretano. Não podem ter mais que 68,5cm de circunferência e devem pesar
entre 4,5kg e 7,25kg.
Formato
da partida e pontuação
·
Cada
jogo é disputado em 10 rodadas (frames);
·
Antes
do início da partida, é definida a ordem em que os competidores se
organizarão;
·
Cada
jogador tem direito arremessar duas bolas por rodada, com o
intuito de derrubar o maior número de pinos possível;
·
Caso
derrube todos os pinos com a primeira bola (strike), o jogador não faz
a segunda tentativa e será a vez do adversário fazer suas jogadas.
·
Cada pino
derrubado pelo jogador conta como um ponto;
·
Os
pontos são acumulados ao longo das rodadas e, após o décimo frame, o jogador
que somar mais pontos é o vencedor;
·
Caso o
jogador derrube todos os pinos em sua primeira jogada da rodada (strike),
ele fará naquele frame 10 pontos mais a soma do total de pinos que
derrubar nas duas rodadas seguintes. Por exemplo, se ele faz um
strike no primeiro frame, derruba quatro pinos no segundo e nove pinos no
terceiro, ele fará 23 pontos na primeira rodada (10 somados a quatro e nove);
1 – Após a leitura do texto acima, responda as questões:
a) Cada pino
derrubado conta quantos pontos? Após quantos “frames” contabiliza-se a número
de pontos de cada jogador?
b) O que são
os “frames”? E quantas bolas cada jogador pode arremessar por frame?
c) Quando e
onde foi criada a versão mais conhecida do jogo (com 10 pinos)?
d) Quais as
características e dimensões oficiais que a bola deve ter?
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Disciplina: Educação Física
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Bimestre: 2 Bimestre Turma: 6 anos
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Professora: Glaucia Alves Barbosa
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Data: 01/06 a 12/06
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Conteúdo: Jogos e Brincadeiras
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ROTEIRO
DE AULA 2
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AULA PRÁTICA
Material: 10
garrafas PET (de refrigerante) e uma bola.
Desenvolvimento: coloque as garrafas como se fossem os pinos do boliche (uma fileira com quatro garrafas, uma com três garrafas, uma com duas garrafas e a última com apenas uma garrafa , bem na frente), seguindo o modelo abaixo: ![]()
A uma distância de pelo menos cinco metros,
role a bola no chão, em direção às garrafas, para tentar derrubá-las. A
pontuação do jogo é calculada de acordo com o texto da primeira aula.
Quem somar mais pontos em dez rodadas (ou
frames) , vence.
A cada rodada, as garrafas devem ser recolocadas no lugar
ROTEIRO 3
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Em
decorrência do Decreto n° 4037 de 29 de abril, que trata da suspensão das
atividades presenciais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental até o dia 31 de maio do corrente ano, certificamos que os
professores deverão preparar atividades extraclasse para compensação de carga
horária também para os dias letivos de 04 de maio a 14 de maio de 2020.
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Disciplina: Educação Física
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Bimestre: 2 Bimestre Turma: 6 anos
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Professora: Glaucia Alves Barbosa
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Datas: 01/06 à 12/06
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Conteúdo: Esporte de invasão
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Carga horária: 02h /a
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Leia o texto
abaixo:
O
Handebol
O
Handebol é atualmente um dos esportes coletivos mais praticados em
escolas do Brasil, muito em função de seu objetivo final: o gol — algo já
naturalizado em nossa cultura em função da paixão que nutrimos pelo
futebol. O esporte trabalha com movimentos que, para serem
realizados, exigem habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e
lançar.
Através
do handebol você consegue desenvolver seus estímulos de percepção espacial e
temporal, percepção da lateralidade do corpo e da visão, equilíbrio e velocidade
de corrida. Tendo em vista esportes praticados em equipe, tal como o
Handebol, o desenvolvimento trazido vai muito além do simples aperfeiçoamento
das habilidades motoras.
Assim, a interação social, a curiosidade, o
senso de cooperação, a melhoria de comportamentos como a timidez ou a
agressividade, o interesse pela competição saudável, a eliminação do ócio, a
prevenção ao vício, a construção da moral e o divertimento são os resultados
da prática de um esporte em equipe como o Handebol. Além disso, podemos
também ressaltar que esse esporte possui regras bastante fáceis e necessita
de acessórios simples: uma bola e duas traves ou objeto semelhantes para a
marcação dos gols.
Hora
da aula teórica - Leia o texto e grife as partes que considera mais
importantes, em seguida responda as
questões numa folha separada:
a.
O
texto aproxima o esporte Handebol com o Futebol?Explique.
b.
Através
do handebol você consegue desenvolver suas capacidades motoras e mentais.
Quais são elas?
c.
O
handebol é um esporte coletivo, e através dele podemos ter uma vida mais
saudável? Como?
d. As bolas de cada esporte são específicas. Faça um
desenho de uma bola de futebol e uma bola de handebol e cite pelo menos 4
diferenças entre elas.
Hora da aula prática
Agora chegou
a hora de você fazer alguma atividade prática em casa com quem está aí com
você. Lembrando fique em casa! Faça uns alongamentos como aqueles que fazemos
no círculo da quadra. Escolha uma brincadeira com bola ou não e brinque uns
30 minutos, escolha as regras da brincadeira. Depois faça um relatório numa
folha separada e cole junto a esta folha contando qual foi e como foi a
realização desta atividade e como foi a participação da sua família. Coloque
a data que está no cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.
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Em
decorrência do Decreto n° 4037 de 29 de abril, que trata da suspensão das
atividades presenciais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental até o dia 31 de maio do corrente ano, certificamos que os professores deverão
preparar atividades extraclasse para compensação de carga horária também para
os dias letivos de 04 de maio a 14 de maio de 2020.
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Disciplina: Educação Física
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Bimestre: 2 Bimestre Turma: 6 anos
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Professora: Glaucia Alves Barbosa
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Datas: 01/06 à 12/06
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Conteúdo: Esporte de invasão
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Carga horária: 02h /a
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Leia o texto abaixo:
Algumas regras do Handebol
1. Cada partida tem duração de 60 minutos, sendo dividida em dois tempos
de 30 minutos. Em caso de empate, prorroga-se o jogo, com dois tempos de 5
minutos;
2. O jogo é supervisionado por dois árbitros;
3. Tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas três
passos. Em seguida, deve fazer algum movimento para passar a bola adiante;
4. É permitido que o jogador se desloque com a bola por mais de três
passos quando ela é quicada continuamente no chão, como em um jogo de
basquete;
5. É permitido a um jogador tomar a bola de um jogador adversário usando
apenas uma mão e mantendo-a aberta. Não é permitido arrancar a bola da mão do
adversário;
6. É permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo. Caso o
jogador use de agressões físicas, como puxões e empurrões, para impedir que o
adversário faça gol, o juiz deve marcar um tiro de 7 metros, que é semelhante
ao pênalti do futebol;
7. É proibida a permanência de um jogador na área do goleiro. É
permitido, entretanto, que ele dê um salto e lance a bola enquanto está no ar.
Hora da aula teórica - Leia o texto e
grife as partes que considera mais importantes, em seguida responda as questões numa folha separada:
a. De
acordo com a regra 1, se houver prorrogação, quanto tempo terá uma partida de
handebol? Escreva a sua conta.
b. Agressões
físicas, puxões e empurrões são consideradas atitudes contra o esporte. No
handebol quando isso acontece o que o árbitro faz?
c. O
handebol é um esporte coletivo. Explique como através do handebol podemos ter
uma vida mais saudável.
d.
O
handebol é como se fosse um futebol de mão. Desenhe uma quadra, com jogadores
e um jogo de handebol acontecendo de acordo com as regras acima.
Hora da aula prática: Agora chegou a hora de você escolher
um jogo de tabuleiro e jogar com alguém da sua família. Podem fazer um
campeonato em família e depois faça um relatório numa folha separada e cole
junto a esta folha contando qual foi e como foi a realização desta atividade
e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está no
cabeçalho desta folha. No mínimo 15 linhas.
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Disciplina: Educação Física
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Bimestre: 2 Bimestre Turma: 6 anos
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Professora: Glaucia Alves Barbosa
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Datas:
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Conteúdo: Danças Folclóricas
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Carga horária: 02h /a
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Danças Folclóricas: Quadrilha
A quadrilha, também chamada
de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta,
é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.
Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas,
que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do
país.
Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e
dos meios sertanejos e nordestinos. A quadrilha teve origem na Inglaterra, no
século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura
francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.
Origem da Quadrilha: Assim, a quadrilha se tornou popular
entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a
quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou
no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida
pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.
Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a
quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular. Dessa
maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a
colheita e, ainda, homenagear os santos populares.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/quadrilha/
Hora da aula teórica – Sobre o texto, responda no seu
caderno:
1.
Explique
a origem da quadrilha.
2.
Segundo
o texto, a “linguagem coloquial”, é a que mais se aproxima das danças
folclóricas como a quadrilha. Pesquise sobre as falas nessa dança e escreva 5
passos da quadrilha no seu caderno.
3.
Você
já viu ou participou de uma dança de quadrilha? Como são as vestimentas
típicas das meninas e dos meninos?
4.
Porque
a quadrilha é considerada uma dança popular?
Hora da aula prática: Agora preciso
que você escolha uma música da sua preferencia, se você pode dançar ok, senao
faça uma reflexão na letra da música que você escolheu. Depois faça um
relatório no seu caderno contando qual foi e como foi a realização desta
atividade e como foi a participação da sua família. Coloque a data que está
no cabeçalho desta folha.
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Disciplina: Educação Física
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Bimestre: 2 Bimestre Turma: 6 anos
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Professora: Glaucia Alves Barbosa
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Datas:
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Conteúdo: Danças Folclóricas
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Carga horária: 02h /a
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Danças Folclóricas: A música e as
brincadeiras na Quadrilha
As músicas típicas
das festas juninas podem
ser apenas cantadas ou também dançadas. Até hoje muitas são compostas,
especialmente pelos nordestinos, e formam o repertório do forró que se
transformou em baile realizado não apenas no período junino. Entre os
compositores e cantores mais famosos, destaca-se o pernambucano Luís Gonzaga.
Algumas estrofes de suas músicas são conhecidas de todos os brasileiros e o
forró se tornou música muito presente nas apresentações de quadrilha.
Além da música, algumas
brincadeiras costumam acontecer durante as festas de quadrilha são elas:
Jogo de argola – cada pino corresponde a um presente
diferente. O jogador escolhe o brinde que quer ganhar e tenta acertar a
argola no pino correspondente.Pescaria – pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes que correspondem a diferentes brindes. Tiro ao alvo – tem de todo o tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo… Obviamente quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/quadrilha/
Hora da aula teórica – Agora preciso
que você pesquise sobre o forró e
responda as seguintes questões:
1.
Qual o significado da palavra forró?
2.
Faça uma breve pesquisa para cada um desses tipos de
danças típicas: Xote, baião e xaxado. Qual a diferença entre eles?
3.
Em sua opinião, quais habilidades são trabalhadas nas
brincadeiras citadas no texto? Explique.
Hora da aula prática: Agora chegou a hora de você escolher
uma dessas brincadeiras que acontecem nas festas juninas, improvisar os
materiais para construir os jogos e jogar com alguém da sua família na sua
casa. Depois faça um breve relatório no
seu caderno contando qual foi e como foi a realização desta brincadeira e
como foi a participação da sua família.
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Disciplina: EDUCAÇÃO RELIGIOSA - PROFESSOR: ANDRÉ JESINI
Leia o texto com atenção,
copie no caderno apenas as perguntas e respostas ou imprima e responda na folha.
Fotografar e enviar para o zap do professor André – 99133 2934
O QUE
É TRADIÇÃO?
Tradição
é uma palavra com origem no termo em latim traditio, que significa
"transmitir" ou "passar adiante". A tradição é a
transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas,
para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a
fazer parte da cultura.
Para
que algo se estabeleça como tradição, é necessário bastante tempo, para que o
hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo diferentes famílias possuem
tradições distintas. Algumas celebrações e festas (religiosas ou não) fazem
parte da tradição de uma sociedade. Muitas vezes certos indivíduos seguem uma
determinada tradição sem sequer pensarem no verdadeiro significado da tradição
em questão.
O QUE
É TRADIÇÃO RELIGIOSA?
Para
muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou
escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos
culturais ou éticos.
No
caso do catolicismo, por exemplo, existe a diferenciação entre a tradição oral
e a escritura, sendo que as duas são consideradas fontes comuns da revelação
divina. Essa doutrina foi definida como dogma da fé nos Concílios de Trento em
1546, do Vaticano I em 1870 e do Vaticano II em 1965. Uma tradição pode ser
interpretada de várias formas diferentes e ainda nos dias de hoje há
contradições entre teólogos protestantes e católicos.
LEIA O
TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:
1. Qual
a origem da palavra TRADIÇÃO?
a)
( ) Vem do inglês tradition.
b)
( ) É uma palavra com origem no termo em latim traditio.
c)
( ) Significa "entregar" ou "passar adiante".
2.
Qual o significado da palavra latina traditio?
a)
( ) Significa “tradição”.
b)
( ) Significa “entregar” apenas.
c)
( ) Significa "entregar" ou "passar adiante".
3) De
acordo com o texto que você leu, qual é o significado de TRADIÇÃO em seu
sentido geral?
a) ( )Para muitas religiões, a tradição é
o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus conhecimentos
acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
b) (
)A tradição é a transmissão
de costumes apenas.
c) ( )A tradição é a transmissão de costumes,
comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma
comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da
cultura.
4)
Marque a opção que completa o trecho abaixo:
Para que algo se estabeleça como tradição,
é necessário ____________________, para que o hábito seja criado. Diferentes
culturas e mesmo diferentes famílias possuem tradições distintas.
a) (
) Pouco tempo;
b) (
) Bastante tempo;
c)
( ) Cem anos;
AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA
A
família é nosso primeiro
contato com valores
e hábitos de convivência. Por isso,
é importante valorizar os pais, os avós e todos os responsáveis pelo início da nossa história de vida.
Na escola, conhecemos outro espaço
de convivência e de construção do conhecimento. É
preciso também valorizar
os amigos, os professores e todos que convivem conosco
e são responsáveis pela nossa educação.
Essa mesma valorização deve
ocorrer em todos os ambientes de convivência, inclusive com pessoas que têm
crenças diferentes das nossas.
|
1-Faça uma ilustração dos seus principais ambientes de
convivência.
Liberdade de crer
Muitas pessoas acreditam em um ser
supremo que criou todo o universo.
Estas pessoas também sentem
necessidade de falar com este ser Divino.
Então, uns meditam, outros oram,
uns rezam, outros cantam. Veja você, que diversidade!
Isto
é muito legal.O que importa mesmo é que cada pessoa tem a liberdade para
expressar a sua crença do seu jeito.
2-Assinale a alternativa correta
de acordo com o texto:
a)
( ) Reconhecer a diversidade e defender a liberdade de todos é essencial para uma
convivência pacífica.
b)
( ) Aceitar
a diversidade religiosa nada tem a ver com a aceitação do outro.
c)
( ) As diferenças devem ser respeitadas, mas na escola
não devemos tratar
dessas diferenças.
d)
(
) Tradição e cultura são motivos para separar
as pessoas, pois cada uma tem a sua,
que
é a única correta.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e a Constituição do Brasil (1988) garantem o direito
à liberdade de crença
e
de práticas religiosas. Você sabia
que crianças e adolescentes também têm
esse direito? Confira : Art.15.
A criança e o adolescente têm à liberdade, ao respeito e á dignidade como
pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos
de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituição e nas leis.
Art.16. O direito a liberdade compreende os
seguintes aspectos:
[…]Crença e
culto religioso
3. A -Qual é o direito citado
no trecho?
____________________________________________________________________________________________
B-Como o
direito à liberdade garantido às crianças e aos adolescentes
do Brasil
se relaciona às práticas
religiosas?______________________________________________________
C- Na sua opinião, qual a importância da
liberdade religiosa?
![](file:///C:/Users/ADMIN/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image010.gif)
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA - PROFESSORA TATIANE CAETANO
Orientação:
O aluno que puder imprimir este material deverá colar no caderno, quem não
puder imprimir, poderá copiar no caderno de inglês, ler, responder e estudar.
Vocabulary: English
Subjects
Art: artes
Chemistry: química
Physics: física
Geography: geografia
Biology: biologia
History: história
Music: música
Science: ciências
Languages: línguas
English: inglês
Portuguese: português
Math: matemática
PE: Physical Education: educação física
RE : Religious Education: ensino religioso
4.Complete, escrevendo a forma correta do verbo to be ( am, is , are) no presente do indicativo e em seguida passe as frases para as formas negativa e interrogativa:
Exemplo: I am a teacher.
I am not a teacher.
Am I a ateacher?
a.She ____ a dentist.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
b. She ____ a tennis player.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
c.We ____ artists.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
d.He ____ a doctor.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
e.I ____ a boy.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
f.She ____ my friend.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
g.They ____ boys.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
h.They ____ engineers.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
i.We ____ girls.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
j.He ____ a singer.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
k.You ____ a student .
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
l. It ____ a
house.
Negativa:__________________________________________________________________________
Interrogativa:_______________________________________________________________________
Vocabulary: English Subjects
Art: artes
Chemistry: química
Geography: geografia
History: história
Music: música
Science: ciências
English: inglês
Portuguese: português
Languages: línguas
Math: matemática
PE: Physical Education: educação física
RE : Religious Education: ensino religioso
Biology: biologia
Physics: física
Chemistry: química
Geography: geografia
History: história
Music: música
Science: ciências
English: inglês
Portuguese: português
Languages: línguas
Math: matemática
PE: Physical Education: educação física
RE : Religious Education: ensino religioso
Biology: biologia
Physics: física
Monday (segunda-feira)
Tuesday (terça-feira)
Wednesday (quarta-feira)
Thursday (quinta-feira)
Friday (sexta-feira)
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