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terça-feira, 15 de setembro de 2020

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 9º ANO - PROFESSORA EDVÂNIA GONÇALVES

 

LÍNGUA PORTUGUESA (PROFESSORA: EDVÂNIA M. G. CAMPANHA)

 

*FIQUEM  ATENTOS ÀS ORIENTAÇÕES QUE AJUDARÃO VOCÊS NA COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES!


SEMANA 1: 21/07 a 26/07

RELEMBRANDO  O QUE JÁ VIMOS NAS AULAS SÍNCRONAS SOBRE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL, GRAMÁTICA NORMATIVA, NORMA PADRÃO,VARIANTES LINGUÍSTICAS  E PRECONCEITO LINGUÍSTICO

AULA 1 e 2: AULA SÍNCRONA: REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL/ OUTROS CONCEITOS TRABALHADOS

Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido. A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

Na regência verbal o termo regente é um verbo; Na regência nominal o termo regente é um nome.

O termo regente depende do termo regido. O sentido do termo regente permanece incompleto sem a presença do termo regido.

 

Regência verbal:
Termo regente: verbo                                                Termos regidos: objeto direto e objeto indireto

 

Regência nominal:
Termo regente: nome                                                Termo regido: complemento nominal 

 

Regência verbal

Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Se o verbo regente for transitivo indireto, terá como termo regido um objeto indireto (preposicionado). 

Exemplos de regência verbal não preposicionada

Leu o livro.                                                                                Comeu a sobremesa.

Exemplos de regência verbal preposicionada

Procedeu à construção de um novo prédio.                                Pagou ao funcionário.

 

Regência nominal

Na regência nominal, o nome que atua como termo regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um pronome ou um numeral.

 

Exemplos de regência nominal

acessível a todos;                                                                   diferente de mim;

 

A regência nominal é estabelecida através de uma preposição:

inerente a;                                                                               livre de;

 

GRAMÁTICA NORMATIVA é  o que conhecemos como norma culta. As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser escrito: regência verbal e nominal, flexões de gênero, número e pessoa, colocações das palavras nas frases, pronúncia e acentuação. Apesar de ser adotada como o dialeto padrão, a gramática normativa é baseada na língua escrita, e, por isso, não é o único conjunto de normas reconhecido para o nosso português. Nós temos várias variantes linguísticas.

 

preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.


*ATIVIDADE

Observe o que twitou essa pessoa a respeito desse assunto. Você concorda ou discorda? Escreva um parágrafo argumentativo expressando a sua posição. Leia mais sobre o assunto para enriquecer seus argumentos. 

AULA 3 e 4: Compreensão e interpretação do texto “Posto, logo existo” enviada no bloco anterior.

AULA 5: ATIVIDADE DE LITERATURA

Abaixo estão três mensagens de autores diferentes que podem ser relacionadas ao momento vivido atualmente pela humanidade em meio à pandemia do Coronavírus.  Após ler e refletir sobre elas, elabore uma mensagem de apoio e esperança neste momento complicado. Seja criativo(a) e, acima de tudo, esperançoso(a). Caso queira acrescentar algum desenho a sua mensagem, esteja à vontade.

 








SEMANA 2 (27/07 a 02/08)

 

AULA 1 e 2: Aula  síncrona:  *Benefícios da leitura apoiados pela ciência

 


      1. Promove a saúde mental

      2. Reduz o estresse

      3. Melhora o conhecimento geral

      4. Mais empatia

      5. Expande o vocabulário

      6. Melhora as habilidades de escrita

      7. Habilidades de pensamento analítico mais fortes

      8. Fortalece a memória

      9. Melhora o foco e a concentração

      10. Entretenimento grátis*

      11. Melhora o sono

      12. Amplia seus horizontes

      13. Aumenta a criatividade

      14. Aumenta a inteligência emocional

      15. Desenvolve o comprometimento

      16. Melhora a capacidade de contar histórias


 

*Análise ORAL do conto: A cartomante de Machado de Assis, lido, previamente, pelos estudantes.

 

RELEMBRANDO

 

O QUE É CONTO? O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

 

Estrutura do conto: O conto é estruturado com base na tipologia narrativa, ou seja, é necessária uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história. Dessa forma, o conto contém a presença de personagens, de um narrador, do tempo, espaço, enredo e conflito (chamado clímax).

 

AULA 3: ATIVIDADE DE LITERATURA

 

Leia o fragmento abaixo do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis e responda às questões.

 

     “Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”.

1 - Segundo o trecho apresentado, Camilo:

A. Ainda criança, preferiu não acreditar em nada.

B. Desde criança desprezava superstições.

C. Diante do desconhecido, preferiu ficar indiferente.

D. Era crédulo, apesar de negar qualquer fé.

E. Negava qualquer envolvimento com religião.


 2 - “No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita...”, a expressão destacada refere-se a: 

A. Crendices.            B. Ensinos.               C. Ilusões.                      D. Mistério.                E. Religião.

 

3 - “...que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram.”, de acordo com o contexto a palavra destacada significa: 

A. Insinuar.              B. Informar.                   C. Indicar.                   D. Introduzir.                 E. Invocar.

 

4-      – Observe o “título e a imagem” abaixo e responda:




A.    Em “Grandes olhos sonsos e agudos”, a quem essa característica é atribuída no conto ?

B.     Quais palavras caracterizam a palavra olhos?

C.     “Olhos sonsos e agudos” é uma expressão da linguagem denotativa ou conotativa?

D.    Em “Grandes olhos sonsos e agudos”, que sentido cada adjetivo agrega aos olhos da cartomante?

E.     Que figuras de linguagem podemos identificar nessa expressão?

*RECORDANDO

 

Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido real, dicionarizado.

A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado.


Substantivos representam uma categoria de palavras que nomeiam seres existentes, animados ou inanimados, reais ou imaginários: computador, lousa, giz, gente, animais.

Adjetivos são as palavras que representam atribuições de qualidades (boas ou ruins), de espécie, de características, de estado que podem ser dadas aos substantivos ou aos pronomes substantivos, como: amarelo(a), velho, amargurada.

 

AULA 3 e 4: GÊNERO: NOTÍCIA

 

GÊNERO NOTÍCIA: consiste em informar sobre um acontecimento, considerado importante ou interessante para um determinado público. Uma boa notícia precisa ser clara, objetiva e o mais esclarecedora possível, mas sem apresentar o ponto de vista de quem a escreve. Nela os pontos destacados são: o que aconteceu (fato) , com quem (envolvidos), como (modo como ocorreu), quando (tempo), onde (local)  e o porquê (causas).  É um gênero típico da esfera jornalística.

Aéreas europeias devem perder US$ 76 bi neste ano com coronavírus

 

Empresas aéreas europeias devem fechar este ano com queda de 46% na receita por assento/quilômetro —indicador crucial para o setor— em relação a 2019, e perda de faturamento de US$ 76 bilhões (cerca de R$ 380 bilhões), afirmou nesta quinta (26) a Iata, associação internacional do setor.

O país mais afetado é o Reino Unido, com perda de 113,5 milhões de passageiros e queda de US$ 21,7 bilhões em receita.

Na Espanha a redução esperada de passageiros é de 93,7 milhões, com receita US$ 13 bilhões. A Alemanha, forte no segmento de viagens executivas, deve ter redução menor de passageiros (84,4 milhões), mas perda maior de receita (US$ 15 bilhões).

Para a Itália, país mais atingido do mundo pela crise de coronavírus, a entidade estima que haverá 67,7 milhões de passageiros a menos neste ano, com receita US$ 9,5 bilhões menor. As companhias francesas devem reduzir sua receita em US$ 12 bilhões, com perda de 65 milhões de passageiros.

Segundo a Iata, o setor aéreo europeu mantém 5,6 milhões de empregos diretos e 12,2 milhões se considerados os indiretos, que podem ser afetados pela crise.

As aéreas têm negociado com os governos europeus programas de socorro. 

(Ana Estela de Sousa Pinto)Disponível em:

https://aovivo.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/12/5888-acompanhe-todas-as-informacoes-sobre-a-pandemia-de-coronavirus.shtml.  Acesso em 02/07/20.

 

QUESTÕES

1)      Qual é o foco principal desta notícia? Ele é relacionado à saúde ou à economia?

2)      Os dados presentes na notícia abrangem o mundo todo? Justifique sua resposta.

3)      Por que as empresas aéreas têm sofrido mais com os impactos do coronavírus?

4)      Quais as conseqüências para a redução dessas viagens para a economia desses países?

5)      O que caracteriza esse texto como uma notícia?

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

6)      Com base nas informações que você tem sobe a pandemia do coronavírus, crie uma  pequena notícia que  aponte o quadro atual da pandemia  em Montes Claros. Pode usar dados dos telejornais ou da internet. Veja que tem apontar os fatos, os envolvidos, o local e como está a situação. Sua notícia deve ter, no máximo, 10 linhas.

 

SEMANA 3: 03/08 a 09/08

 

AULA 1 e 2: Aula síncrona: Correção das atividades já atribuídas com a participação dos estudantes

Esclarecimento de dúvidas/Troca de conhecimento e opiniões

 

CONCEITOS TRABALHADOS

 

ESTRUTURA DAS PALAVRAS

As palavras são formadas por pequenas unidades chamadas  MORFEMAS que se juntam para formar as palavras. Temos como morfemas: RADICAL, AFIXOS (PREFIXOS E SUFIXOS), VOGAL TEMÁTICA, TEMA, DESINÊNCIAS.

 

RADICAL é  o elemento base que serve de significado à palavra e que inclui a raiz. Ele não sofre alterações. Os AFIXOS são elementos complementares das palavras que se juntam a um radical e formam novas palavras. São classificados em prefixos (aparecem antes do radical) e sufixos (aparecem depois do radical). A

 

VOGAL TEMÁTICA é a vogal que se junta ao radical da palavra. Nos verbos temos três tipos de vogais temáticas segundo as conjugações verbais. Assim, a vogal temática dos verbos da 1ª conjugação é o “a”. Os da 2ª conjugação é o “e”. E, os da 3ª conjugação é o “i”. O TEMA da palavra é um elemento formado pelo radical e a vogal temática. As DESINÊNCIAS  são morfemas acrescidos no final dos vocábulos e que indicam as flexões da palavra. Elas são classificadas em:

Desinências verbais: indicam as flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.

Desinências nominais: indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos nomes.

 

O  que são palavras COGNATAS? São as palavras que possuem o mesmo radical.

Exemplo: pedra, pedregulho, apedrejar, pedrinha, empedrar, pedreira...

Observe como podemos separar palavras em morfemas:

 


menininhas
menin -   radical                   
inh -    sufixo diminutivo
 a -   desinência nominal de gênero
 s -    desinência nominal de número

 andássemos
and -radical
á - vogal temática da 1ª conjugação
sse - desinência modo-temporal 
mos - desinência número- pessoal


 

 

AULA 3: ATIVIDADE  DE LITERATURA

 

Leia o poema para responder à questão 1.

“As nuvens são cabelos / crescendo como rios

são os gestos brancos / da cantora muda;

São estátuas em voo / à beira de um mar;

a flora e a fauna leves / de países e vento;

São o olho pintado / escorrendo imóvel;

a mulher que de debruça / nas varandas do sono [...]

(João Cabral de Melo Neto)

Este poema, de João Cabral, é rico em imagens. O poeta descreve as nuvens salientando sua fluidez e movimentos; capta num momento a fugacidade das formas e atribui significado a elas; alcança o efeito poético através de figuras de linguagem.

QUESTÃO 01. Transcreva do texto:

a) Uma metáfora ________________________________________________________________

b) Uma comparação _____________________________________________________________

QUESTÃO 02. Reescreva os provérbios abaixo para a linguagem denotativa:

a) Casa de ferreiro, o espeto é de pau. _______________________________________________

b) Antes só do que mal-acompanhado. ______________________________________________

c) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. ____________________________________

*Leia os textos abaixo para responder às questões:

TEXTO 01

O CICLISTA

            Curvado no guidão lá vai ele numa chispa.

            Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba – levanta voo bem na cara o do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campainha: entrega sem derreter o sorvete em domicílio.

            É sua lâmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal. Indefeso o homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de fininho o poste e o caminhão; o ciclista por muito favor derrubou o boné.

            Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos trituram com o chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não estrebucha ali mesmo, bate o pó da roupa e – uma perna mais curta – foge por entre as nuvens, a bicicleta no ombro.

            Opõe o peito magro ao para-choque do ônibus. Salta a poça d’água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão.

            Ao fim do dia, José guarda no canto da casa o pássaro da viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na primeira esquina, avança pelo céu da contramão, trim-trim.

(TREVISAN, Dalton. In. Alfredo Bosi (org.) O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975. p. 189)

 

TEXTO 02

Soneto da fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

 

E assim quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure

 

(MORAES, Vinicius. In. Antologia Poética. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1976, p. 77)

QUESTÃO 01. A que gênero pertence o primeiro e o segundo texto? Justifique.

 

QUESTÃO 02. Os textos lidos são classificados em literários ou não literários? Justifique.

 

QUESTÃO 03. O autor compara a bicicleta a quatro coisas diferentes, ou seja, ele usa quatro metáforas. Quais são elas?

 

 

 

AULA 4 e 5: ARTIGO DE OPINIÃO

DESIGUALDADE SOCIAL E CORONAVÍRUS

 

Por CLEIDE APARECIDA NEPOMUCENO | DEFENSORA PÚBLICA NA DEFENSORIA ESPECIALIZADA EM DIREITOS HUMANOS, COLETIVOS E SOCIOAMBIENTAIS (MG)

JORNAL O TEMPO, 01/04/20 - 03h01

 

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou que há uma pandemia no mundo causada pelo novo coronavírus chamado Sars-Cov-2, que causa a doença Covid-19. As recomendações das autoridades sanitárias, de saúde e de infectologia são acessíveis para a maioria da população e se resumem em medidas de higiene e confinamento, evitando-se aglomeração das pessoas para frear a capacidade de contágio do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde.

Essas recomendações, entretanto, não são simples para moradores de assentamentos informais, conhecidos também por favelas, principalmente aquelas muito adensadas, cujos imóveis são pequenos e com pouca ventilação e que não possuem saneamento básico, com o agravante de que seus habitantes trabalham, em sua grande maioria, em atividades informais, o que pode provocar a falha no plano de contenção dessa doença infectocontagiosa. Neste contexto, a pandemia do coronavírus se tornou uma oportunidade para evidenciar que a desigualdade social traz reflexos perversos para toda a sociedade e não apenas para os desafortunados que nela estão inseridos.

Estudos sugerem uma relação intrínseca entre a desigualdade de renda e a criminalidade, ou seja, quanto maior a desigualdade social, maior a violência.

O Brasil, de acordo com o índice Gini, está entre os países mais desiguais, e suas capitais mais populosas, como São Paulo, apresentam altas taxas de homicídios, índices usados para medir a violência. Esse quadro é nefasto para grande parte da sociedade: para aqueles que possuem o suficiente para viver, há o medo de assalto, roubos e furtos; e os que nada possuem também são violentamente humilhados por uma sociedade de consumo, já que não podem ter nada daquilo que é vendido como necessidade.

Especialistas estão chamando a atenção para a prevenção do coronavírus nas favelas, e o consenso é que nos locais onde o acesso à água se dá de forma irregular e que não há ao menos saneamento, o atendimento às recomendações de isolamento social e de higienização das mãos não poderá ser suficiente, aumentando consideravelmente o risco de esses locais tornarem-se um foco de contaminação, impactando o restante da sociedade.

As desigualdades sociais devem ser combatidas não apenas por altruísmo, mas pelo próprio instinto de sobrevivência. É inaceitável que seres humanos não possam ter ao menos um local digno de moradia servido de água, luz e saneamento básico, condições mínimas para se viver saudavelmente. No momento, além de injusta, essa situação se mostra contraproducente para se tentar conter um vírus com alta capacidade de transmissão.

Além das condições de higiene, os moradores de favelas que vivem no mercado informal terão sua renda comprometida com o rápido desaquecimento da economia, paralisação de vários setores e aumento de desemprego, especialmente no comércio. Há várias iniciativas para se pensar no estabelecimento de uma renda mínima que estão na contramão das políticas neoliberais recentemente implantadas e em expansão.

O momento deve ser de cuidado, mas também de reflexão sobre a sociedade que queremos. O estabelecimento de políticas públicas como a renda mínima para desempregados e trabalhadores informais é somente uma das primeiras medidas podem ser tomadas. Outras devem ser viabilizadas para alcançar os objetivos preconizados em nossa Constituição Federal – de uma sociedade justa e solidária, na qual a diminuição da pobreza é uma meta.

 

QUESTÕES:

 

1) O texto lido é um artigo de opinião. Nele a autora expressa seu ponto de vista a respeito de um determinado tema. Qual é esse tema?

2) Qual é a ideia defendida no texto, ou seja, como a autora se posiciona?

 

3) De que forma a pandemia destaca as desigualdades sociais, inclusive no Brasil?

4) O que é altruísmo? De que forma isso ocorre no Brasil por meio de ações da própria sociedade?

5) Qual denúncia social o texto faz ?

6) Quais consequências econômicas a pandemia pode trazer, segundo o texto?

7) O texto foi escrito no início de abril. De acordo com as notícias que vêm sendo divulgadas,  como o Brasil tem enfrentado a pandemia?

8) As ações realizadas no Brasil para o enfrentamento da pandemia têm sido eficientes na sua opinião? Por quê? Escreva um pequeno parágrafo expressando seu ponto de vista sobre isso.

9) Explique o contraste da situação do Brasil, apresentado no terceiro parágrafo.

10) Qual a diferença entre pandemia e epidemia?

 

SEMANA 4 (10/08 a 16/08)

AULA 1 e 2: AULA SÍNCRONA: Correção das atividades já atribuídas com a participação dos estudantes. Esclarecimento de dúvidas/Troca de conhecimento e opiniões.

Homenagem aos estudantes pelo seu dia./ Mensagem de incentivo.

 

AULA 3: ATIVIDADE DE LITERATURA

ELABORAÇÃO DE CONTO A PARTIR DE IMAGENS

VAMOS CRIAR HISTÓRIAS? QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO!

PRIMEIRO UM DESAFIO:A seguir seguem imagens de uma história que estão fora de ordem. Reordene a sequência do modo que achar mais adequado e a partir dessas imagens crie um pequeno conto, com todas os elementos já estudados (introdução, conflito, clímax e desfecho) de forma bem criativa.  A reordenação da sequência pode ser feita numerando os quadrinhos.


AULA 4 e 5: TREINAMENTO DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

 

*Vamos fazer essa bateria de questões de múltipla escolha com questões que envolvem vários assuntos vistos até aqui, mas com o foco maior em interpretação de texto. Leia os textos com atenção e atente-se aos enunciados. Marque apenas uma alternativa para cada questão.

 

 

Leia o texto abaixo:

Image result for o drama das paixões platônicas na adolesc

QUESTÃO 01- Pode-se deduzir do texto que Bruno


a) chama a atenção das meninas.

b) é mestre na arte de conquistar.

c) pode ser conquistado facilmente.

d) tem muitos dotes intelectuais.


 

 Para responder à questão 2, leia os textos abaixo.

 

Texto 1

Carta de Pero Vaz de Caminha (fragmento)

 

Na noite seguinte ventou tanto sueste com chuvaceiros, que as naus desviaram-se do rumo, e especialmente a capitania.

 

Texto 2

Erro de Português

 

Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português.

Oswald de Andrade

QUESTÃO 02

A semelhança entre os dois textos 1 e 2 acontece, quando os autores se referem a

a) ao índio.     b) a naus.         c) ao sol.         d) à chuva.

 



 

QUESTÃO 03

No 2ª quadrinho da tira, o trecho: “É, eu o vi na primeira página do jornal.” , o pronome em destaque se refere

a) ao Garfield                  b) ao jornal.                    c) ao famoso.              d) ao marido.

 

As questões 4, 5 e 6 referem-se ao textos  a seguir:

 

O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:

__ Aonde é que você vai, rapaz?!

__ Tá louco, bicho, vou cair fora!

__ Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira isso de letra.

E o paciente:

__ Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”

__ Então, por que você está fugindo?

__ Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me operar!  

 

(Ziraldo. As melhores anedotas do mundo. Rio de Janeiro; Globo, 1988, p. 62.)                      

QUESTÃO 04

A ideia principal do texto é

a) O rapaz tem medo de cirurgia.

b) Pela fala da enfermeira o rapaz imaginou que o médico fosse fazer outra coisa.

c) Um rapaz não quer submeter-se a uma operação de apendicite porque o médico é inexperiente.

d) O rapaz quando viu os utensílios cirúrgicos ficou com medo e fugiu.

 

QUESTÃO 05

O lugar onde se passa a história é

a) na entrada do hospital.     b) na recepção do hospital.   c) no corredor do hospital.   d) na sala de operação.

 

QUESTÃO 06

A finalidade ao contar uma anedota é


a) informar um acontecimento.

b) descrever um fato.

c) argumentar um fato ou acontecimento.

d) provocar o riso.


 

Leia o texto abaixo para responder à questão 07.

CAPA

A inspiradora reportagem sobre as crises de idade nos leva a muitas reflexões, mas acredito que a mais importante delas diz respeito à estrutura de personalidade que cada um desenvolve. É consenso, entre pessoas maduras e bem estruturadas emocionalmente, que vivemos a vida de acordo com nossa base psicológica. Por isso, é importante que, da infância até o início da vida adulta, saibamos estruturar o arcabouço daquilo que seremos. Quem tem um bom alicerce, enfrentará seguramente qualquer tipo de problema. Reinvente-se a cada idade. (José Elias)

Alex Neto, Foz do Iguaçu – PR

QUESTÃO 07

A palavra que marca a opinião do leitor em relação à reportagem é:

a) Consenso.   b) Importante.             c) Inspiradora.            d) Seguramente.

 

Compare os dois textos a seguir:



QUESTÃO 08

 

Não se pode afirmar sobre os dois textos acima:

a) Mesmo tratando do mesmo assunto, o desperdício de água no texto 2 não é tão grave.

b) O texto 1 trata da importância que a água tem para as pessoas que vivem no campo.

c) O texto 2 demonstra como as pessoas costumam desperdiçar água nas cidades.

d) Os dois textos abordam o mesmo assunto, porém de realidades diferentes.

 

Veja o cartaz a seguir:

 


QUESTÃO 09

O cartaz acima tem por objetivo

a) incentivar a prática de esportes.

b) combater as doenças tipicamente masculinas.

c) estimular os homens a cuidarem da saúde.

d) alertar os homens sobre os males causados pela hipertensão.

 

Leia o texto a seguir:

O mercúrio onipresente

    Os venenos ambientais nunca seguem regras. Quando o mundo pensa ter descoberto tudo o que é preciso para controlá-los, eles voltam a atacar. Quando removemos o chumbo da gasolina, ele ressurge nos encanamentos envelhecidos. Quando toxinas e resíduos são enterrados em aterros sanitários, contaminam o lençol freático. Mas ao menos acreditávamos conhecer bem o mercúrio. Apesar de todo o seu poder tóxico, desde que evitássemos determinadas espécies de peixes nas quais o nível de contaminação é particularmente elevado, estaríamos bem. […].

    Mas o mercúrio é famoso pela capacidade de passar despercebido. Uma série de estudos recentes sugere que o metal potencialmente mortífero está em toda parte — e é mais perigoso do que a maioria das pessoas acredita.

 

QUESTÃO 10          

A tese defendida no texto está expressa no trecho:

(A) as substâncias tóxicas, em aterros, contaminam o lençol freático.

(B) o chumbo da gasolina ressurge com a ação do tempo.

(C) o mercúrio apresenta alto teor de periculosidade para a natureza.

(D) o total controle dos venenos ambientais é impossível.


QUESTÃO 11

Leia o texto abaixo.

 

 

CAULOS

 

No texto, as letras inclinadas, as nuvenzinhas rompidas, as asas e os traços usados na representação do sábado e do domingo sugerem

(A) serenidade.        (B) tempestade.         (C) tranquilidade.    (D) velocidade.


Leia o texto para responder a questão a seguir:


QUESTÃO 12

A campanha publicitária cultural tem como objetivo

(A) estimular as pessoas a discutir sobre o racismo.

(B) divulgar os 120 anos de abolição da escravatura.

(C) incentivar a troca de cartas sobre as grandes questões sociais.

(D) celebrar o rompimento das barreiras culturais.

 SEMANA 5 (17/08 a 23/08)

 

AULA 1 e 2 : Aula síncrona: O papel da conjunção na construção do texto/ Os conectivos e sua função na coesão textual/Roda de conversa virtual sobre importância cultural das festas de agosto.

*Você sabe o que são conectivos? Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.

 

Coesão textualé a conexão, ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um texto.

 

Coerência textualé a relação e organização lógica de um texto. O que isso quer dizer? Uma produção textual coerente ocorre quando as ideias do texto estão em sintonia, em uma lógica em que uma complementa a outra.


Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito comunicacional, pois, se não formos claros, nossos leitores não entenderão a nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não terá sido alcançado.

 

*Confira no quadro abaixo alguns conectivos e suas funções em um texto.




PACHECO, Mariana do Carmo. "O que são conectivos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-conectivos.htm. Acesso em 13 de agosto de 2020.

 

*O que são CONJUNÇÕES? Conjunções são conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e coesão. As conjunções podem ser de dois tipos: coordenativas e subordinativas. As coordenativas são as que conectam orações que possuem o mesmo nível sintático. As subordinativas são as  que transpõem uma oração subordinada ao nível sintático equivalente no período composto em que estão inseridas. Logo veremos os exemplos para entender melhor.

 

AULA 3: GÊNERO JORNALÍSTICO

 

A cultura viva das Festas de Agosto

 

Religiosidade marca tradição de 180 anos na cidade no Norte de Minas; evento começa nesta quarta-feira e segue até o dia 18; confira atrações

 

Um novo mês chegou trazendo as cores das fitas, os sons de tambores e a devoção para as ruas de Montes Claros, no Norte de Minas. São as Festas de Agosto, tradição que completa 180 anos em 2019. A festividade será realizada desta quarta, 14, até o dia 18.

De origem católica, a festa é anterior à fundação da cidade e homenageia Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. Grupos tradicionais de catopê, congado e marujada fazem cortejo pela cidade; enquanto jovens da comunidade saem caracterizados como príncipes e princesas. Os grupos cantam, dançam e louvam suas divindades.

Os catopês representam a cultura africana, a marujada recorda os navegantes europeus, e os caboclinhos, grupo integrado especialmente por crianças, são os indígenas.

“Na verdade, tudo ainda é genuíno. Coisa que passa de pai para filho. Temos o mestre Zanza coordenando tudo com quase 90 anos. Desde os 9, ele toca tambor com a família”, conta Júnia Rebello, diretora de projetos e eventos da Secretaria de Cultura de Montes Claros.

Júnia explica que a cidade se movimenta em torno dessas atividades: “Nesta época, o montes-clarense volta para visitar a família e, pelas ruas, encontra a cidade toda”, diz.

 

Eventos paralelos valorizam ainda mais a produção local

Além da festa cultural, a prefeitura de Montes Claros promove um festival folclórico, que conta com shows, circuito gastronômico, feira de artesanato, além de uma exposição de Yara Tupinambá, natural de MOC. A previsão é que o evento atraia cerca de 7.000 pessoas. A programação contará com Maurício Tizumba, Babilak Bah, Mamu Bar, Pereira da Viola, Bianca Luar e Beto Guedes.

No Solar dos Sertões, casarão histórico de 1856, haverá também uma programação alternativa com shows de bandas independentes da região. Tudo gratuito. A ideia é que o espaço seja um ponto de encontro de culturas regionais. O evento é realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas em parceria com a Cooperativa Grande Sertão. 

                                                                                 O TEMPO 12/08/2020

RESPONDA:

1.      Qual o assunto da reportagem?

2.      Para que serve uma reportagem?

3.      Na linguagem jornalística a LIDE corresponde aos primeiros parágrafos dos textos e sua principal função é oferecer uma prévia do assunto a ser abordado. Copie o trecho que corresponde à lide dessa reportagem.

4.      Qual a função das falas de Júnia Rebello na reportagem?

5.      Copie do texto três informações relevantes sobre as festas de Agosto em Moc.

6.      Na sua opinião, é importante manter as tradições? Justifique.

7.      Você já teve oportunidade de participar desta Festa? Caso responda positivamente, conte como foi a experiência.

 

AULA 4: GÊNERO JORNALÍSTICO

 

* Por: Jornal Montes Claros - 6 de agosto de 2020.

Montes Claros – Documentário sobre as memórias da cidade será lançado no Festival Agosto Vivo



Montes Claros – Será lançado no dia 23 de agosto, às 15 horas, pelo YouTube, o documentário “Montes Claros – Um lugar do encontro”, que traz memórias e depoimentos que ajudam a contar a história passada e presente de uma cidade que se formou a partir da confluência de povos e culturas de diferentes regiões do país e do mundo. 

O filme, que marcará o encerramento da programação do Festival Agosto Vivo, traz e conecta histórias de vida de diversas pessoas – conhecidas e anônimas – para resgatar e ilustrar a formação cultural e social de Montes Claros, destacando a importância da cidade e da região para Minas Gerais e o Brasil. 

 O trem de passageiros, o antigo Mercado Municipal, a formação dos bate paus para defender a cidade da invasão de Lampião, a importância dos estrangeiros que vieram residir em Montes Claros e a singularidade da cultura norte-mineira, incluindo a alimentação, as folias e a religiosidade, são alguns dos temas abordados pelos depoimentos de antigos moradores, professores, ex-funcionários do trem de ferro, mestres, estrangeiros e outros entrevistados. 

 

Sobre o projeto

 

O filme faz parte do projeto “Memórias são para sempre – A história de Montes Claros contada por sua gente”, selecionado em 2017 pelo Edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros (SISMIC/2017), e se inspirou no escritor montes-clarense Ciro dos Anjos para conectar narrativas memorialísticas de diferentes pessoas da cidade, em prol da construção de uma memória coletiva que ilustre um pouco sobre a formação de Montes Claros, uma cidade cuja confluência de povos e culturas de diferentes regiões do país e do mundo é uma de suas características mais marcantes. Portugueses, índios, quilombolas, baianos, paulistas e pessoas vindas de diferentes regiões do planeta contribuíram para a formação cultural, social e econômica desta cidade, que se tornou palco de um maravilhoso encontro. As filmagens foram realizadas nos municípios de Montes Claros, Grão Mogol e Matias Cardoso, onde foram entrevistadas 24 pessoas.

Trata-se de um projeto sem fins lucrativos que, após a primeira exibição, continuará disponível gratuitamente na plataforma YouTube, e será distribuído em formato de DVD a todas as escolas públicas e privadas do município de Montes Claros, graças ao financiamento coletivo feito por pessoas de diversas regiões do país, que apoiaram a produção e distribuição deste material. O idealizador, roteirista e diretor do filme, Frederico Maciel, destaca que as histórias registradas no documentário ajudam a resgatar e valorizar a memória dessa cidade cosmopolita. “Ao promover esse resgate memorialístico, o documentário visa valorizar a história oral, que é tão importante na nossa região, e valorizar a cultura local, a partir de perspectivas das diferentes culturas, saberes e povos que proporcionaram a formação da cidade, uma formação complexa e conflituosa, mas também diversa, cativante e única”, diz. 

Responda:

1.       Qual a intenção comunicativa desse texto?

2.      Qual a informação principal do texto?

3.      Que temas serão abordados nos depoimentos que farão parte do filme?

4.      Que informações o texto traz sobre o filme?

5.      Copie, na íntegra, a fala do idealizador do documentário.

6.      Projetos como esse ajudam a resgatar a memória da cidade. Explique a importância de iniciativas como essa.


AULA 5:  ATIVIDADE DE LITERATURA

Montesclareou
Georgino Jr. e Tino Gomes

Montes Claros, montesclareou                 
Meus olhos cegos de poeira e dor
Tudo é previsto pelos livros santos
Que só não falam que o sonho acabou
A marujada vem subindo a rua
Suores brilham nos rostos molhados
Agosto chega com a ventania
Cálice bento e abençoado

A dor do povo de São Benedito
No mastro existe para ser louvado
Louvado seja o Santo Rosário
Louvado seja poeira e dor
Louvado seja o sonho infinito

E  mestre Zanza que é cantador


1.      A música faz referência a uma festa importante em nossa cidade. Que festa é essa?

2.      No primeiro verso há um neologismo. Qual é e o que significa?

3.      A música faz referência a uma característica do clima na época da festa. Copie o trecho.

4.      O último verso cita Mestre Zanza, um ícone da cultura popular. Pesquise e escreva um parágrafo sobre a sua vida e participação nas tradicionais festas de Agosto.

5.      Montes Claros possui grande diversidade de manifestações culturais que têm a música como um dos principais meios de expressão. Talvez a mais significativa delas seja o Congado, constituído pelas guardas Catopês, Marujos e Caboclinhos. Faça uma ilustração que represente, de forma criativa, essas manifestações culturais na nossa cidade.

 

SEMANA 6 (24/08 a 31/08)

 

AULA 1 e 2: AULA SÍNCRONA (Revisão de conceitos como período simples e composto/ subordinação e coordenação/Roda de conversa virtual sobre a obra: Dom Casmurro de Machado de Assis)

 

Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.

 

Período Simples é aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.

Exemplos:

O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.

Período Composto é aquele constituído por duas ou mais orações.

Exemplos:

Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Cheguei, jantei e fui dormir.

 

***Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.

 

ATENÇÃO! O período composto também recebe classificações: pode ser composto por coordenação, ou por subordinação, ou ainda por coordenação e subordinação.

Vejamos, no exemplo abaixo, como se organizam as orações nesses períodos.

Imagine a seguinte situação: você resolve abrir uma empresa. Como é seu primeiro negócio, propõe-se a cuidar sozinho de todas as tarefas (é o caso do período simples). Mas depois de um tempo, com o crescimento da clientela e do volume de trabalho, percebe que não dará mais conta de tudo sozinho.  Você pensa em duas alternativas: ou chama alguém para fazer uma sociedade ou contrata funcionários. Se você escolher a primeira opção, saberá que na hierarquia social da sua empresa você e seu sócio estarão nivelados, ou seja, a relação entre vocês será de igualdade, de parceria (e não a de chefe e subordinado). Já se resolver contratar funcionários, a hierarquia muda: o outro vem para ajudar você a realizar tarefas, portanto vem completar algo na sua ação (que é a principal); a ação desse indivíduo, na empresa, estará subordinada à sua.

Essa é uma relação semelhante a essa que ocorre nas declarações que possuem mais de um núcleo verbal, ou seja, mais de uma oração. Esses períodos podem ser de três tipos:

 

 1) Composto por coordenação, com orações “sócias” (coordenadas), que possuem autonomia, mas se unem para tornar a informação mais completa e significativa; Exemplo: Ele sabia a verdade, mas ela negou tudo.

 

1)      Composto por subordinação, com orações “funcionárias” (subordinadas), que servem para completar uma oração principal, exercendo ou a função de um substantivo, ou a de um adjetivo, ou a de um advérbio; Exemplos: Ele sabia que ela negaria tudo. O crime que ela cometeu ainda não apareceu na mídia. Quando ela chegasse, ele deixaria a sala.

 

3) Composto por coordenação e subordinação, com a mescla dos tipos anteriores (coordenadas e subordinadas). Exemplo: Quando ela chegasse, ele deixaria a sala e chamaria a polícia.

Em síntese, um período composto por coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de relações.

 

Sueli de Britto Salles,https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/periodo-simples-e-composto-coordenacao-e-subordinacao.htm

 

AULA 3 e 4 (ATIVIDADES SOBRE PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO E USO DAS CONJUNÇÕES)

Leia o texto abaixo, e responda às questões que se seguem.

 

SÁBADO À TARDE

            Atílio, 16, encheu o saco do pai dele pra pegar o carro, embora, obviamente, não tivesse carteira de motorista. Marquinhos, 12, fez chantagem emocional com o dele pra ganhar uma bicicleta. Os dois tanto insistiram que conseguiram. Moravam no mesmo bairro,  e era sábado de tarde quando saíram pra inaugurar os brinquedos novos. O encontrão entre eles provou que neste mundo nem todos podem ter o que querem.

 

(Leonardo Brasiliense, Adeus contos de fadas - minicontos infantis, Ed. 7 Letras )

 

1) Explique com suas palavras qual a relação tem o título “Sábado à tarde” com a história que é contada?

 

2) O narrador faz questão de mostrar a idade dos dois personagens. Por que essa informação é importante para compreender a história?

 

3) A expressão “encheu o saco” pode ser substituída, sem alterar o sentido original, por todas as palavras abaixo, EXCETO:

a) aborreceu                b) atormentou             c) desobedeceu                       d) insistiu

 

4) O autor se refere à bicicleta de Marquinhos e ao carro que Atílio dirigiu como “brinquedos novos” para

a) demonstrar que ambos foram comprados no mesmo dia e eram realmente novos.

b) mostrar que os garotos ainda eram imaturos e tudo aquilo era novidade para eles.

c) apresentar que tudo não passava de brincadeira.

d) sugerir que os pais gostavam de presentear os filhos.

 

5) Segundo o final do texto, o que aconteceu na estreia dos brinquedos novos?

 

6) A última frase do texto parece uma moral, pois revela uma lição. Explique, com suas palavras, que lição pode ser tirada desta pequena história?

 

7) “Os dois tanto insistiram que conseguiram.”

Divida o período acima destacado e indique qual parte determina a causa e qual parte determina a consequência.

 

8) A conjunção “quando” grifada no texto apresenta uma ideia de:

a) tempo                         b) finalidade                         c) causa                               d) consequência

 

9) Leia os períodos abaixo e responda às questões que se seguem:

A -  “Se nosso time for campeão, faremos uma grande festa.”

B -  “Quando nosso time for campeão, faremos uma grande festa.”

 

Os dois períodos acima são aparentemente iguais. Mas o uso das conjunções destacadas estabelece sentidos diferentes. Indique qual o sentido que essas conjunções dão aos períodos que os torna diferentes.

 

Leia a anedota e responda ao que se pede.

 

— O senhor admite que levou o carro e nega que o tenha roubado. Pode me explicar isso?
— Eu não roubei, senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...

(Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)

 

10)         Onde está o humor do texto?

 

11)         A justificativa do ladrão é aceitável? Por quê?

 

12)         De que forma a fala dos personagens ficou marcada no texto?

 

13)         O pronome “o” grifado no texto se refere a quem ou o quê?

 

14)         Quantas frases há nesse texto? 

 

15)         ) Na anedota, há dois períodos simples ( que apresenta apenas uma oração). Identifique-os.

 

16)         Quantas orações compõem o último período do texto? Determine quais são grifando os verbos.

 

ATIVIDADE: CONJUNÇÕES E RELAÇÃO DE SENTIDOS

 

1.Entre as conjunções abaixo, escolha aquelas que melhor se encaixam nas frases a seguir, para estabelecer a coesão das ideias. Os períodos simples devem ser unidos pelas conjunções, formando, assim, um período composto. Veja o modelo da letra A já feito para prosseguir com os outros.

 

MAS     E     POIS      PORQUE     PORTANTO    OU   MAS TAMBÉM  ENTÃO

a)      O poeta Carlos Drummond já morreu. Suas poesias ficaram.

O poeta Carlos Drummond já morreu, mas suas poesias ficaram.

 

b)Estudo. Serei um bom profissional. ____________________________________________

c)Eu fui até o parque. Brinquei na roda-gigante. ____________________________________

d)Carlos não veio. Não me deu nenhuma explicação._________________________________

e)Não comprei nada. Estou sem dinheiro.__________________________________________

f)  Luciana gosta de comprar sapatos caros. Ela ganha pouco.__________________________

 

2.Complete as orações com as conjunções adequadas de acordo com o sentido indicado entre parênteses.

 

logo   –   porque   –   mas   -   e

 

a) Não fomos à escola......................... estava chovendo. (explicação)

b) Explicou o exercício diversas vezes, ................... eu não entendi. (oposição)

c) Conversei um pouco ............... fui embora. (aditiva)

d) A prova foi fácil, ................. serei aprovado. (conclusão).

e) Não fale alto....................... estamos num hospital. (explicação)

f) Estudei muito, ................. tirei nota ruim. (oposição)

g) Estou aqui ............................ gosto de estudar. (explicação).

 

3.Veja esses dois períodos simples

 

Vou viajar. Estou sem dinheiro.

 

Como você poderia unir esses dois períodos em um só período composto usando uma conjunção que desse ideia de oposição, contrariedade? Reescreva usando a conjunção mais adequada ao sentido proposto.

 

AULA 5: ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE A OBRA: DOM CASMURRO

 

1.    Do título

 

       “Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou--me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

- Continue, disse eu acordando.

- Já acabei, murmurou ele.

- São muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. (...)

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-lhe fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo.”

 

*Baseando-se no trecho acima, explique, com suas palavras, porque o narrador intitulou a obra de Dom Casmurro.

 

2.Que características psicológicas podem ser atribuídas a Capitu? E a Bentinho?

 

3.Que evidências levaram Bentinho a desconfiar de Capitu?

4.Em alguns momentos dos textos, percebemos que o narrador chama o leitor para participar da narrativa, há momentos, também, em que percebemos uma opinião sobre o fato narrado. E há ainda alguns trechos que somente descrevem os fatos. Analise os trechos abaixo e classifique-os como "fato" ou "opinião".

 

A)    Encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro.

B)    Acabou alcunhando-me Dom Casmurro.

C)    Não consultes dicionários.

D)    Há conceitos que se devem incutir na alma do leitor.

E)     Tio Cosme ensinou-lhe gamão.

F)     A confusão era geral.

G)    Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa...

 

5.Quando observamos o mundo a nossa volta, deparamo-nos com uma série de ideias, acontecimentos, fatos. O comum é que, diante destes acontecimentos, tenhamos uma posição crítica, uma opinião. Em Dom Casmurro, Bentinho relata memórias de seu relacionamento com Capitu: namoro, casamento e separação. A questão do adultério está presente em todo o romance. Capitu foi ou não infiel? A resposta a esta pergunta não é dada na história, mas insinuada através do ponto de vista do narrador, e é uma questão que muitos leitores procuram responder com teses e mais teses. Formule também a sua! Escreva um parágrafo expondo o seu ponto de vista sobre a suposta traição.






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