LÍNGUA PORTUGUESA (PROFESSORA: EDVÂNIA M. G. CAMPANHA)
*FIQUEM ATENTOS ÀS ORIENTAÇÕES QUE AJUDARÃO VOCÊS NA
COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES!
SEMANA 1: 21/07 a 26/07
RELEMBRANDO O QUE JÁ VIMOS NAS AULAS SÍNCRONAS SOBRE
REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL, GRAMÁTICA NORMATIVA, NORMA PADRÃO,VARIANTES
LINGUÍSTICAS E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
AULA 1 e 2: AULA SÍNCRONA: REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL/ OUTROS
CONCEITOS TRABALHADOS
Chama-se regência à relação estabelecida, na
oração, entre um termo regente e um termo regido. A regência pode ser
classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do
termo regente:
Na regência verbal o termo regente
é um verbo; Na regência nominal o termo regente é
um nome.
O termo regente depende do termo regido. O sentido
do termo regente permanece incompleto sem a presença do termo regido.
Regência verbal
Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Se o verbo regente for transitivo indireto, terá como termo regido um objeto indireto (preposicionado).
Exemplos de regência verbal não
preposicionada
Leu o livro. Comeu a sobremesa.
Exemplos de regência verbal
preposicionada
Procedeu à construção de um novo prédio. Pagou ao
funcionário.
Regência nominal
Na regência nominal, o nome que atua como termo
regente pode ser um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Já o
complemento nominal, que atua como termo regido, pode ser um substantivo, um
pronome ou um numeral.
Exemplos de regência nominal
acessível a todos; diferente de mim;
A regência nominal é estabelecida através de uma
preposição:
inerente a;
livre de;
GRAMÁTICA NORMATIVA é o que conhecemos como norma culta. As regras da
gramática normativa ditam a forma como o português deve ser escrito:
regência verbal e nominal, flexões de gênero, número e pessoa, colocações das
palavras nas frases, pronúncia e acentuação. Apesar
de ser adotada como o dialeto padrão, a gramática normativa é baseada na língua
escrita, e, por isso, não é o único conjunto de normas reconhecido
para o nosso português. Nós temos várias variantes linguísticas.
O preconceito linguístico é,
segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo
de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às
variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse
prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes
sociais menos favorecidas, as quais, via de regra, têm menor acesso à educação
formal ou têm acesso a um modelo educacional de qualidade deficitária.
*ATIVIDADE
Observe o que twitou essa pessoa a respeito desse assunto. Você concorda ou discorda? Escreva um parágrafo argumentativo expressando a sua posição. Leia mais sobre o assunto para enriquecer seus argumentos.
AULA 3 e 4: Compreensão e interpretação do texto “Posto, logo existo” enviada no bloco anterior.
AULA 5: ATIVIDADE DE LITERATURA
Abaixo estão três mensagens de
autores diferentes que podem ser relacionadas ao momento vivido atualmente pela
humanidade em meio à pandemia do Coronavírus.
Após ler e refletir sobre elas, elabore uma mensagem de apoio e
esperança neste momento complicado. Seja criativo(a) e, acima de tudo,
esperançoso(a). Caso queira acrescentar algum desenho a sua mensagem, esteja à
vontade.
SEMANA 2 (27/07 a 02/08)
AULA 1 e 2: Aula
síncrona: *Benefícios da leitura
apoiados pela ciência
• 1. Promove a saúde mental
• 2. Reduz o estresse
• 3. Melhora o conhecimento geral
• 4. Mais empatia
• 5. Expande o vocabulário
• 6. Melhora as habilidades de escrita
• 7. Habilidades de pensamento analítico mais fortes
• 8. Fortalece a memória
• 9. Melhora o foco e a concentração
• 10. Entretenimento grátis*
• 11. Melhora o sono
• 12. Amplia seus horizontes
• 13. Aumenta a criatividade
• 14. Aumenta a inteligência emocional
• 15. Desenvolve o comprometimento
• 16. Melhora a capacidade de contar histórias
*Análise ORAL do conto: A cartomante de Machado de
Assis, lido, previamente, pelos estudantes.
RELEMBRANDO
O QUE
É CONTO? O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um
fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma
história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que
são muito contadas para as crianças.
Estrutura
do conto: O conto é estruturado com base na tipologia narrativa, ou seja, é
necessária uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história. Dessa
forma, o conto contém a presença de personagens, de um narrador, do tempo,
espaço, enredo e conflito (chamado clímax).
AULA 3: ATIVIDADE DE LITERATURA
Leia o
fragmento abaixo do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis e responda às
questões.
“Não queria arrancar-lhe as ilusões. Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava incredulidade; diante do mistério, contentou-se em levantar os ombros, e foi andando”.
1 - Segundo o trecho apresentado, Camilo:
A. Ainda criança, preferiu não
acreditar em nada.
B. Desde criança desprezava
superstições.
C. Diante do desconhecido, preferiu
ficar indiferente.
D. Era crédulo, apesar de
negar qualquer fé.
E. Negava qualquer
envolvimento com religião.
2 - “No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita...”, a expressão destacada refere-se a:
A. Crendices. B. Ensinos.
C. Ilusões.
D. Mistério.
E. Religião.
3 - “...que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram.”, de acordo com o contexto a palavra destacada significa:
A. Insinuar. B. Informar.
C. Indicar.
D. Introduzir. E. Invocar.
4-
– Observe o “título e
a imagem” abaixo e responda:
A.
Em “Grandes olhos
sonsos e agudos”, a quem essa característica é atribuída no conto ?
B.
Quais palavras caracterizam
a palavra olhos?
C.
“Olhos sonsos e agudos” é uma expressão da linguagem
denotativa ou conotativa?
D.
Em “Grandes olhos
sonsos e agudos”, que sentido cada adjetivo agrega aos olhos da
cartomante?
E.
Que figuras de
linguagem podemos identificar nessa expressão?
*RECORDANDO
Denotação é a forma de uso e manifestação
da linguagem em seu sentido real, dicionarizado.
A conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em
seu sentido figurado.
Substantivos representam uma categoria de palavras que nomeiam seres
existentes, animados ou inanimados, reais ou imaginários: computador, lousa,
giz, gente, animais.
Adjetivos são as palavras que representam
atribuições de qualidades (boas ou ruins), de espécie, de características, de
estado que podem ser dadas aos substantivos ou aos pronomes substantivos, como:
amarelo(a), velho, amargurada.
AULA
3 e 4: GÊNERO: NOTÍCIA
GÊNERO NOTÍCIA: consiste em
informar sobre um acontecimento, considerado importante ou interessante para um
determinado público. Uma boa notícia precisa ser clara, objetiva e o mais esclarecedora
possível, mas sem apresentar o ponto de vista de quem a escreve. Nela os pontos
destacados são: o que aconteceu (fato) , com quem (envolvidos), como (modo como
ocorreu), quando (tempo), onde (local) e
o porquê (causas). É um gênero típico da
esfera jornalística.
Aéreas europeias
devem perder US$ 76 bi neste ano com coronavírus
Empresas aéreas europeias devem
fechar este ano com queda de 46% na receita por assento/quilômetro —indicador
crucial para o setor— em relação a 2019, e perda de faturamento de US$ 76
bilhões (cerca de R$ 380 bilhões), afirmou nesta quinta (26) a Iata, associação
internacional do setor.
O país mais afetado é o Reino Unido,
com perda de 113,5 milhões de passageiros e queda de US$ 21,7 bilhões em
receita.
Na Espanha a redução esperada de
passageiros é de 93,7 milhões, com receita US$ 13 bilhões. A Alemanha, forte no
segmento de viagens executivas, deve ter redução menor de passageiros (84,4
milhões), mas perda maior de receita (US$ 15 bilhões).
Para a Itália, país mais atingido do
mundo pela crise de coronavírus, a entidade estima que haverá 67,7 milhões de
passageiros a menos neste ano, com receita US$ 9,5 bilhões menor. As companhias
francesas devem reduzir sua receita em US$ 12 bilhões, com perda de 65 milhões
de passageiros.
Segundo a Iata, o setor aéreo europeu
mantém 5,6 milhões de empregos diretos e 12,2 milhões se considerados os
indiretos, que podem ser afetados pela crise.
As aéreas têm negociado com os
governos europeus programas de socorro.
(Ana Estela de Sousa Pinto)Disponível em:
QUESTÕES
1) Qual é o foco principal desta notícia? Ele é relacionado à saúde ou à
economia?
2) Os dados presentes na notícia abrangem o mundo todo? Justifique sua
resposta.
3) Por que as empresas aéreas têm sofrido mais com os impactos do
coronavírus?
4) Quais as conseqüências para a redução dessas viagens para a economia
desses países?
5) O que caracteriza esse texto como uma notícia?
PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Com base nas informações que você tem sobe a pandemia do coronavírus,
crie uma pequena notícia que aponte o quadro atual da pandemia em Montes Claros. Pode usar dados dos
telejornais ou da internet. Veja que tem apontar os fatos, os envolvidos, o
local e como está a situação. Sua notícia deve ter, no máximo, 10 linhas.
SEMANA 3: 03/08 a
09/08
AULA
1 e 2: Aula síncrona: Correção das atividades já atribuídas com a participação
dos estudantes
Esclarecimento
de dúvidas/Troca de conhecimento e opiniões
CONCEITOS
TRABALHADOS
ESTRUTURA
DAS PALAVRAS
As
palavras são formadas por pequenas unidades chamadas MORFEMAS que se juntam para formar as
palavras. Temos como morfemas: RADICAL, AFIXOS (PREFIXOS E SUFIXOS), VOGAL
TEMÁTICA, TEMA, DESINÊNCIAS.
RADICAL é o elemento base que serve de
significado à palavra e que inclui a raiz. Ele não sofre alterações. Os
AFIXOS são
elementos complementares das palavras que se juntam a um radical e formam novas
palavras. São classificados em prefixos (aparecem antes do
radical) e sufixos (aparecem depois
do radical). A
VOGAL TEMÁTICA é a
vogal que se junta ao radical da palavra. Nos verbos temos três tipos de vogais
temáticas segundo as conjugações verbais. Assim, a vogal temática dos verbos da
1ª conjugação é o “a”. Os da 2ª conjugação é o “e”. E, os da 3ª conjugação é o
“i”. O
TEMA da palavra é um
elemento formado pelo radical e a vogal temática. As DESINÊNCIAS são morfemas acrescidos no final dos vocábulos
e que indicam as flexões da palavra. Elas são classificadas em:
Desinências
verbais: indicam
as flexões de número, pessoa, modo e tempo dos verbos.
Desinências
nominais: indicam
as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) dos
nomes.
O
que são palavras COGNATAS? São as palavras que possuem o mesmo radical.
Exemplo: pedra, pedregulho,
apedrejar, pedrinha, empedrar, pedreira...
Observe como podemos separar
palavras em morfemas:
AULA
3: ATIVIDADE DE LITERATURA
Leia o
poema para responder à questão 1.
“As
nuvens são cabelos / crescendo como rios
são
os gestos brancos / da cantora muda;
São
estátuas em voo / à beira de um mar;
a
flora e a fauna leves / de países e vento;
São
o olho pintado / escorrendo imóvel;
a
mulher que de debruça / nas varandas do sono [...]
(João Cabral de Melo Neto)
Este poema, de João Cabral, é rico em imagens. O poeta
descreve as nuvens salientando sua fluidez e movimentos; capta num momento a
fugacidade das formas e atribui significado a elas; alcança o efeito poético através
de figuras de linguagem.
QUESTÃO 01. Transcreva do texto:
a) Uma metáfora
________________________________________________________________
b) Uma comparação _____________________________________________________________
QUESTÃO 02. Reescreva os provérbios abaixo para a
linguagem denotativa:
a) Casa de ferreiro, o espeto é de pau. _______________________________________________
b) Antes só do que mal-acompanhado.
______________________________________________
c) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
____________________________________
*Leia os textos abaixo para responder às questões:
TEXTO 01
O CICLISTA Curvado
no guidão lá vai ele numa chispa. Na
esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba – levanta voo bem na cara o
do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim
da campainha: entrega sem derreter o sorvete em domicílio. É sua lâmpada de Aladino a
bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal.
Indefeso o homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de
fininho o poste e o caminhão; o ciclista por muito favor derrubou o boné. Atropela gentilmente e, vespa
furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos
trituram com o chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não estrebucha ali
mesmo, bate o pó da roupa e – uma perna mais curta – foge por entre as
nuvens, a bicicleta no ombro. Opõe o peito magro ao para-choque
do ônibus. Salta a poça d’água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro,
golpeia ferido o ar nos cornos do guidão. Ao fim do dia, José guarda no
canto da casa o pássaro da viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na
primeira esquina, avança pelo céu da contramão, trim-trim. (TREVISAN,
Dalton. In. Alfredo Bosi (org.) O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo:
Cultrix, 1975. p. 189) |
TEXTO 02
Soneto
da fidelidade De
tudo, ao meu amor serei atento Antes,
e com tal zelo, e sempre, e tanto Que
mesmo em face do maior encanto Dele
se encante mais meu pensamento
Quero
vivê-lo em cada vão momento E em
seu louvor hei de espalhar meu canto E rir
meu riso e derramar meu pranto Ao
seu pesar ou seu contentamento
E
assim quando mais tarde me procure Quem
sabe a morte, angústia de quem vive Quem
sabe a solidão, fim de quem ama
Eu
possa me dizer do amor (que tive): Que
não seja imortal, posto que é chama Mas
que seja infinito enquanto dure
(MORAES,
Vinicius. In. Antologia Poética. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1976, p. 77)
|
QUESTÃO 01. A que
gênero pertence o primeiro e o segundo texto? Justifique.
QUESTÃO 02. Os textos
lidos são classificados em literários ou não literários? Justifique.
QUESTÃO 03. O autor
compara a bicicleta a quatro coisas diferentes, ou seja, ele usa quatro
metáforas. Quais são elas?
|
AULA 4 e 5: ARTIGO DE OPINIÃO
DESIGUALDADE SOCIAL E CORONAVÍRUS
Por CLEIDE APARECIDA NEPOMUCENO | DEFENSORA PÚBLICA NA
DEFENSORIA ESPECIALIZADA EM DIREITOS HUMANOS, COLETIVOS E SOCIOAMBIENTAIS (MG)
JORNAL O
TEMPO, 01/04/20 - 03h01
No dia 11 de
março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou que há uma pandemia no
mundo causada pelo novo coronavírus chamado Sars-Cov-2, que causa a doença
Covid-19. As recomendações das autoridades sanitárias, de saúde e de
infectologia são acessíveis para a maioria da população e se resumem em medidas
de higiene e confinamento, evitando-se aglomeração das pessoas para frear a
capacidade de contágio do vírus e não sobrecarregar o sistema de saúde.
Essas
recomendações, entretanto, não são simples para moradores de assentamentos
informais, conhecidos também por favelas, principalmente aquelas muito
adensadas, cujos imóveis são pequenos e com pouca ventilação e que não possuem
saneamento básico, com o agravante de que seus habitantes trabalham, em sua
grande maioria, em atividades informais, o que pode provocar a falha no plano
de contenção dessa doença infectocontagiosa. Neste contexto, a pandemia
do coronavírus se tornou uma oportunidade para evidenciar que a desigualdade
social traz reflexos perversos para toda a sociedade e não apenas para
os desafortunados que nela estão inseridos.
Estudos
sugerem uma relação intrínseca entre a desigualdade de renda e a criminalidade,
ou seja, quanto maior a desigualdade social, maior a violência.
O Brasil, de
acordo com o índice Gini, está entre os países mais desiguais, e suas capitais
mais populosas, como São Paulo, apresentam altas taxas de homicídios, índices
usados para medir a violência. Esse quadro é nefasto para grande parte da
sociedade: para aqueles que possuem o suficiente para viver, há o medo de
assalto, roubos e furtos; e os que nada possuem também são violentamente
humilhados por uma sociedade de consumo, já que não podem ter nada daquilo que
é vendido como necessidade.
Especialistas
estão chamando a atenção para a prevenção do coronavírus nas favelas, e o consenso
é que nos locais onde o acesso à água se dá de forma irregular e que não há ao
menos saneamento, o atendimento às recomendações de isolamento social e de
higienização das mãos não poderá ser suficiente, aumentando consideravelmente o
risco de esses locais tornarem-se um foco de contaminação, impactando o
restante da sociedade.
As
desigualdades sociais devem ser combatidas não apenas por altruísmo, mas pelo
próprio instinto de sobrevivência. É inaceitável que seres humanos não
possam ter ao menos um local digno de moradia servido de água, luz e saneamento
básico, condições mínimas para se viver saudavelmente. No momento, além de
injusta, essa situação se mostra contraproducente para se tentar conter um
vírus com alta capacidade de transmissão.
Além das
condições de higiene, os moradores de favelas que vivem no mercado informal
terão sua renda comprometida com o rápido desaquecimento da economia,
paralisação de vários setores e aumento de desemprego, especialmente no
comércio. Há várias iniciativas para se pensar no estabelecimento de uma renda
mínima que estão na contramão das políticas neoliberais recentemente
implantadas e em expansão.
O momento deve
ser de cuidado, mas também de reflexão sobre a sociedade que queremos. O
estabelecimento de políticas públicas como a renda mínima para desempregados e
trabalhadores informais é somente uma das primeiras medidas podem ser tomadas.
Outras devem ser viabilizadas para alcançar os objetivos preconizados em nossa
Constituição Federal – de uma sociedade justa e solidária, na qual a diminuição
da pobreza é uma meta.
QUESTÕES:
1) O
texto lido é um artigo de opinião. Nele a autora expressa seu ponto de vista a
respeito de um determinado tema. Qual é esse tema?
2)
Qual é a ideia defendida no texto, ou seja, como a autora se posiciona?
3)
De que forma a pandemia destaca as desigualdades sociais, inclusive no Brasil?
4) O
que é altruísmo? De que forma isso ocorre no Brasil por meio de ações da
própria sociedade?
5)
Qual denúncia social o texto faz ?
6)
Quais consequências econômicas a pandemia pode trazer, segundo o texto?
7) O
texto foi escrito no início de abril. De acordo com as notícias que vêm sendo
divulgadas, como o Brasil tem enfrentado
a pandemia?
8)
As ações realizadas no Brasil para o enfrentamento da pandemia têm sido
eficientes na sua opinião? Por quê? Escreva um pequeno parágrafo expressando
seu ponto de vista sobre isso.
9)
Explique o contraste da situação do Brasil, apresentado no terceiro parágrafo.
10) Qual a
diferença entre pandemia e epidemia?
SEMANA 4 (10/08 a 16/08)
AULA 1 e 2: AULA
SÍNCRONA: Correção das atividades já atribuídas com a participação dos
estudantes. Esclarecimento de dúvidas/Troca de conhecimento e opiniões.
Homenagem
aos estudantes pelo seu dia./ Mensagem de incentivo.
AULA
3: ATIVIDADE DE LITERATURA
ELABORAÇÃO DE
CONTO A PARTIR DE IMAGENS
VAMOS CRIAR
HISTÓRIAS? QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO!
PRIMEIRO UM
DESAFIO:A seguir seguem imagens de uma história que estão fora de ordem.
Reordene a sequência do modo que achar mais adequado e a partir dessas imagens
crie um pequeno conto, com todas os elementos já estudados (introdução,
conflito, clímax e desfecho) de forma bem criativa. A
reordenação da sequência pode ser feita numerando os quadrinhos.
AULA
4 e 5: TREINAMENTO
DE QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA
*Vamos
fazer essa bateria de questões de múltipla escolha com questões que envolvem
vários assuntos vistos até aqui, mas com o foco maior em interpretação de
texto. Leia os textos com atenção e atente-se aos enunciados. Marque apenas uma
alternativa para cada questão.
Leia o texto abaixo:
QUESTÃO
01-
Pode-se deduzir do texto que Bruno
a)
chama a atenção das meninas.
b) é
mestre na arte de conquistar.
c)
pode ser conquistado facilmente.
d)
tem muitos dotes intelectuais.
Para responder à questão 2, leia os textos
abaixo.
Texto
1 Carta
de Pero Vaz de Caminha (fragmento)
Na
noite seguinte ventou tanto sueste com chuvaceiros, que as naus desviaram-se
do rumo, e especialmente a capitania.
|
Texto
2 Erro
de Português
Quando
o português chegou Debaixo
duma bruta chuva Vestiu
o índio Que
pena! Fosse
uma manhã de sol O
índio tinha despido O
português. Oswald
de Andrade |
QUESTÃO 02
A
semelhança entre os dois textos 1 e 2 acontece, quando os autores se referem a
a)
ao índio. b) a naus. c) ao sol. d) à chuva.
QUESTÃO 03
No
2ª quadrinho da tira, o trecho: “É, eu o vi na primeira página do
jornal.” , o pronome em destaque se refere
a)
ao Garfield b) ao
jornal. c) ao famoso. d) ao marido.
As
questões 4, 5 e 6 referem-se ao textos a
seguir:
O visitante vai passando pelo corredor do hospital, quando vê o amigo
saindo disparado, cheio de tubos, da sala de cirurgia:
__ Aonde é que você vai, rapaz?!
__ Tá louco, bicho, vou cair fora!
__ Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! Você tira
isso de letra.
E o paciente:
__ Era o que a enfermeira estava dizendo lá dentro: “Uma operaçãozinha
de nada, rapaz! Coragem! Você tira isso de letra! Vai fundo, homem!”
__ Então, por que você está fugindo?
__ Porque ela estava dizendo isso era pro médico que ia me
operar!
(Ziraldo. As melhores
anedotas do mundo. Rio de Janeiro; Globo, 1988, p. 62.)
QUESTÃO 04
A
ideia principal do texto é
a) O
rapaz tem medo de cirurgia.
b)
Pela fala da enfermeira o rapaz imaginou que o médico fosse fazer outra coisa.
c)
Um rapaz não quer submeter-se a uma operação de apendicite porque o médico é
inexperiente.
d) O
rapaz quando viu os utensílios cirúrgicos ficou com medo e fugiu.
QUESTÃO 05
O lugar
onde se passa a história é
a)
na entrada do hospital. b) na
recepção do hospital. c) no corredor do
hospital. d) na sala de operação.
QUESTÃO 06
A
finalidade ao contar uma anedota é
a)
informar um acontecimento.
b)
descrever um fato.
c)
argumentar um fato ou acontecimento.
d)
provocar o riso.
Leia
o texto abaixo para responder à questão 07.
CAPA
A
inspiradora reportagem sobre as crises de idade nos leva a muitas reflexões,
mas acredito que a mais importante delas diz respeito à estrutura de
personalidade que cada um desenvolve. É consenso, entre pessoas maduras e bem
estruturadas emocionalmente, que vivemos a vida de acordo com nossa base
psicológica. Por isso, é importante que, da infância até o início da vida
adulta, saibamos estruturar o arcabouço daquilo que seremos. Quem tem um bom
alicerce, enfrentará seguramente qualquer tipo de problema. Reinvente-se a cada
idade. (José Elias)
Alex
Neto, Foz do Iguaçu – PR
QUESTÃO 07
A
palavra que marca a opinião do leitor em relação à reportagem é:
a)
Consenso. b) Importante. c) Inspiradora. d) Seguramente.
Compare
os dois textos a seguir:
QUESTÃO 08
Não se pode afirmar sobre os dois
textos acima:
a) Mesmo tratando do mesmo
assunto, o desperdício de água no texto 2 não é tão grave.
b) O texto 1 trata da importância
que a água tem para as pessoas que vivem no campo.
c) O texto 2 demonstra como as
pessoas costumam desperdiçar água nas cidades.
d) Os dois textos abordam o mesmo
assunto, porém de realidades diferentes.
Veja o cartaz a seguir:
QUESTÃO 09
O
cartaz acima tem por objetivo
a)
incentivar a prática de esportes.
b)
combater as doenças tipicamente masculinas.
c)
estimular os homens a cuidarem da saúde.
d)
alertar os homens sobre os males causados pela hipertensão.
Leia o texto a seguir:
O mercúrio onipresente
Os venenos ambientais
nunca seguem regras. Quando o mundo pensa ter descoberto tudo o que é preciso
para controlá-los, eles voltam a atacar. Quando removemos o chumbo da gasolina,
ele ressurge nos encanamentos envelhecidos. Quando toxinas e resíduos são
enterrados em aterros sanitários, contaminam o lençol freático. Mas ao menos
acreditávamos conhecer bem o mercúrio. Apesar de todo o seu poder tóxico, desde
que evitássemos determinadas espécies de peixes nas quais o nível de
contaminação é particularmente elevado, estaríamos bem. […].
Mas o mercúrio é famoso
pela capacidade de passar despercebido. Uma série de estudos recentes sugere
que o metal potencialmente mortífero está em toda parte — e é mais perigoso do
que a maioria das pessoas acredita.
QUESTÃO 10
A
tese defendida no texto está expressa no trecho:
(A) as substâncias tóxicas, em aterros,
contaminam o lençol freático.
(B) o chumbo da gasolina ressurge com a
ação do tempo.
(C) o mercúrio apresenta alto teor de
periculosidade para a natureza.
(D) o total controle dos venenos
ambientais é impossível.
QUESTÃO
11
Leia o texto abaixo.
CAULOS
No texto, as letras inclinadas, as
nuvenzinhas rompidas, as asas e os traços usados na representação do sábado e
do domingo sugerem
(A) serenidade. (B) tempestade. (C) tranquilidade. (D) velocidade.
Leia o texto para responder a
questão a seguir:
QUESTÃO
12
A campanha publicitária cultural
tem como objetivo
(A) estimular as pessoas a discutir sobre
o racismo.
(B) divulgar os 120 anos de abolição da
escravatura.
(C) incentivar a troca de cartas sobre as
grandes questões sociais.
(D) celebrar o rompimento das barreiras
culturais.
SEMANA 5 (17/08 a 23/08)
AULA 1 e
2 : Aula síncrona: O papel da conjunção na construção do
texto/ Os conectivos e sua função na coesão textual/Roda de conversa virtual
sobre importância cultural das festas de agosto.
*Você sabe o que são conectivos?
Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar
que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a
conexão de elementos da língua.
Coesão
textual: é a conexão,
ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer
dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva
estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um
texto.
Coerência textual: é a relação e organização lógica de um texto. O que isso quer dizer? Uma
produção textual coerente ocorre quando as ideias do texto estão em sintonia,
em uma lógica em que uma complementa a outra.
Em um texto, a fim de que possamos nos expressar
de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que
nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza
e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito
comunicacional, pois, se não formos claros, nossos leitores não entenderão a
nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não
terá sido alcançado.
*Confira no quadro abaixo alguns conectivos e suas
funções em um texto.
PACHECO, Mariana do Carmo. "O que são
conectivos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-conectivos.htm.
Acesso em 13 de agosto de 2020.
*O que são CONJUNÇÕES? Conjunções são
conectivos que fazem o papel de unir termos em uma oração, orações em uma frase
e frases em um texto. São elas que estabelecem uma relação lógica de sentido e
coesão. As conjunções podem ser de dois tipos: coordenativas e subordinativas. As coordenativas são as que conectam orações que possuem o mesmo nível
sintático. As subordinativas são as
que transpõem uma oração subordinada ao nível sintático equivalente no
período composto em que estão inseridas. Logo veremos os exemplos para entender
melhor.
AULA 3: GÊNERO JORNALÍSTICO
A cultura viva das Festas de Agosto
Religiosidade marca tradição de 180 anos na cidade no Norte de
Minas; evento começa nesta quarta-feira e segue até o dia 18; confira atrações
Um
novo mês chegou trazendo as cores das fitas, os sons de tambores e a devoção
para as ruas de Montes Claros, no Norte de Minas. São as Festas de Agosto,
tradição que completa 180 anos em 2019. A festividade será realizada desta
quarta, 14, até o dia 18.
De
origem católica, a festa é anterior à fundação da cidade e homenageia Nossa
Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo. Grupos tradicionais
de catopê, congado e marujada fazem cortejo pela cidade; enquanto jovens da
comunidade saem caracterizados como príncipes e princesas. Os grupos cantam,
dançam e louvam suas divindades.
Os
catopês representam a cultura africana, a marujada recorda os navegantes
europeus, e os caboclinhos, grupo integrado especialmente por crianças, são os
indígenas.
“Na
verdade, tudo ainda é genuíno. Coisa que passa de pai para filho. Temos o
mestre Zanza coordenando tudo com quase 90 anos. Desde os 9, ele toca tambor
com a família”, conta Júnia Rebello, diretora de projetos e eventos da
Secretaria de Cultura de Montes Claros.
Júnia
explica que a cidade se movimenta em torno dessas atividades: “Nesta época, o
montes-clarense volta para visitar a família e, pelas ruas, encontra a cidade
toda”, diz.
Eventos paralelos
valorizam ainda mais a produção local
Além
da festa cultural, a prefeitura de Montes Claros promove um festival
folclórico, que conta com shows, circuito gastronômico, feira de artesanato,
além de uma exposição de Yara Tupinambá, natural de MOC. A previsão é que o
evento atraia cerca de 7.000 pessoas. A programação contará com Maurício
Tizumba, Babilak Bah, Mamu Bar, Pereira da Viola, Bianca Luar e Beto Guedes.
No
Solar dos Sertões, casarão histórico de 1856, haverá também uma programação
alternativa com shows de bandas independentes da região. Tudo gratuito. A ideia
é que o espaço seja um ponto de encontro de culturas regionais. O evento é
realizado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas em parceria
com a Cooperativa Grande Sertão.
O TEMPO
12/08/2020
RESPONDA:
1.
Qual
o assunto da reportagem?
2.
Para
que serve uma reportagem?
3.
Na linguagem jornalística a LIDE corresponde aos primeiros parágrafos
dos textos e sua principal função é oferecer uma prévia do assunto a ser
abordado. Copie o trecho que corresponde à lide dessa reportagem.
4.
Qual
a função das falas de Júnia Rebello na reportagem?
5.
Copie
do texto três informações relevantes sobre as festas de Agosto em Moc.
6.
Na
sua opinião, é importante manter as tradições? Justifique.
7.
Você
já teve oportunidade de participar desta Festa? Caso responda positivamente,
conte como foi a experiência.
AULA 4: GÊNERO
JORNALÍSTICO
* Por: Jornal
Montes Claros - 6 de agosto de 2020.
Montes
Claros – Documentário sobre as memórias da cidade será lançado no Festival
Agosto Vivo
Montes Claros – Será lançado no dia 23 de agosto, às 15 horas, pelo YouTube, o documentário “Montes Claros – Um lugar do encontro”, que traz memórias e depoimentos que ajudam a contar a história passada e presente de uma cidade que se formou a partir da confluência de povos e culturas de diferentes regiões do país e do mundo.
O filme, que marcará o encerramento da programação do
Festival Agosto Vivo, traz e conecta histórias de vida de diversas pessoas –
conhecidas e anônimas – para resgatar e ilustrar a formação cultural e social
de Montes Claros, destacando a importância da cidade e da região para Minas
Gerais e o Brasil.
O trem de
passageiros, o antigo Mercado Municipal, a formação dos bate paus para defender
a cidade da invasão de Lampião, a importância dos estrangeiros que vieram
residir em Montes Claros e a singularidade da cultura norte-mineira, incluindo
a alimentação, as folias e a religiosidade, são alguns dos temas abordados
pelos depoimentos de antigos moradores, professores, ex-funcionários do trem de
ferro, mestres, estrangeiros e outros entrevistados.
Sobre o projeto
O filme faz parte do projeto “Memórias são para sempre – A
história de Montes Claros contada por sua gente”, selecionado em 2017 pelo
Edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros
(SISMIC/2017), e se inspirou no escritor montes-clarense Ciro dos Anjos para
conectar narrativas memorialísticas de diferentes pessoas da cidade, em prol da
construção de uma memória coletiva que ilustre um pouco sobre a formação de
Montes Claros, uma cidade cuja confluência de povos e culturas de diferentes
regiões do país e do mundo é uma de suas características mais marcantes.
Portugueses, índios, quilombolas, baianos, paulistas e pessoas vindas de
diferentes regiões do planeta contribuíram para a formação cultural, social e
econômica desta cidade, que se tornou palco de um maravilhoso encontro. As
filmagens foram realizadas nos municípios de Montes Claros, Grão Mogol e Matias
Cardoso, onde foram entrevistadas 24 pessoas.
Trata-se de um projeto sem fins
lucrativos que, após a primeira exibição, continuará disponível gratuitamente
na plataforma YouTube, e será distribuído em formato de DVD a todas as escolas
públicas e privadas do município de Montes Claros, graças ao financiamento
coletivo feito por pessoas de diversas regiões do país, que apoiaram a produção
e distribuição deste material. O idealizador, roteirista e
diretor do filme, Frederico Maciel, destaca que as histórias registradas no
documentário ajudam a resgatar e valorizar a memória dessa cidade cosmopolita.
“Ao promover esse resgate memorialístico, o documentário visa valorizar a
história oral, que é tão importante na nossa região, e valorizar a cultura
local, a partir de perspectivas das diferentes culturas, saberes e povos que
proporcionaram a formação da cidade, uma formação complexa e conflituosa, mas
também diversa, cativante e única”, diz.
Responda:
1.
Qual
a intenção comunicativa desse texto?
2.
Qual
a informação principal do texto?
3.
Que
temas serão abordados nos depoimentos que farão parte do filme?
4.
Que
informações o texto traz sobre o filme?
5.
Copie,
na íntegra, a fala do idealizador do documentário.
6.
Projetos
como esse ajudam a resgatar a memória da cidade. Explique a importância de
iniciativas como essa.
AULA 5: ATIVIDADE DE
LITERATURA
Georgino Jr. e Tino Gomes
Montes
Claros, montesclareou
Meus olhos cegos de poeira e dor
Tudo é previsto pelos livros santos
Que só não falam que o sonho acabou
A marujada vem subindo a rua
Suores brilham nos rostos molhados
Agosto chega com a ventania
Cálice bento e abençoado
A
dor do povo de São Benedito
No mastro existe para ser louvado
Louvado seja o Santo Rosário
Louvado seja poeira e dor
Louvado seja o sonho infinito
E mestre Zanza que é cantador
1.
A
música faz referência a uma festa importante em nossa cidade. Que festa é essa?
2.
No
primeiro verso há um neologismo. Qual é e o que significa?
3.
A
música faz referência a uma característica do clima na época da festa. Copie o
trecho.
4.
O
último verso cita Mestre Zanza, um ícone da cultura popular. Pesquise e escreva
um parágrafo sobre a sua vida e participação nas tradicionais festas de Agosto.
5.
Montes Claros possui
grande diversidade de manifestações culturais que têm a música como um dos
principais meios de expressão. Talvez a mais significativa delas seja o
Congado, constituído pelas guardas Catopês, Marujos e Caboclinhos. Faça uma
ilustração que represente, de forma criativa, essas manifestações culturais na
nossa cidade.
SEMANA 6 (24/08 a
31/08)
AULA 1 e 2: AULA
SÍNCRONA (Revisão de conceitos como período simples e composto/ subordinação e
coordenação/Roda de conversa virtual sobre a obra: Dom Casmurro de Machado de
Assis)
Período é a frase
constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O
período pode ser simples ou composto.
Período Simples é aquele
constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração
absoluta.
Exemplos:
O
amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Período Composto é aquele
constituído por duas ou mais orações.
Exemplos:
Quando
você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Cheguei, jantei e fui dormir.
***Como
toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática
de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções
verbais. |
ATENÇÃO! O período composto também recebe
classificações: pode ser composto por coordenação,
ou por subordinação, ou ainda por
coordenação e subordinação.
Vejamos, no exemplo abaixo, como se
organizam as orações nesses períodos.
Imagine a seguinte situação: você resolve
abrir uma empresa. Como é seu primeiro negócio, propõe-se a cuidar sozinho de
todas as tarefas (é o caso do período simples). Mas depois de um tempo, com o
crescimento da clientela e do volume de trabalho, percebe que não dará mais
conta de tudo sozinho. Você pensa em
duas alternativas: ou chama alguém para fazer uma sociedade ou contrata
funcionários. Se você escolher a primeira opção, saberá que na hierarquia
social da sua empresa você e seu sócio estarão nivelados, ou seja, a relação entre
vocês será de igualdade, de parceria (e não a de chefe e subordinado). Já se
resolver contratar funcionários, a hierarquia muda: o outro vem para ajudar
você a realizar tarefas, portanto vem completar algo na sua ação (que é a
principal); a ação desse indivíduo, na empresa, estará subordinada à sua.
Essa é uma relação semelhante a essa que
ocorre nas declarações que possuem mais de um núcleo verbal, ou seja, mais de
uma oração. Esses períodos podem ser de três tipos:
1) Composto por coordenação, com orações
“sócias” (coordenadas), que possuem autonomia, mas se unem para tornar a
informação mais completa e significativa; Exemplo: Ele sabia a verdade, mas ela
negou tudo.
1)
Composto por
subordinação,
com orações “funcionárias” (subordinadas), que servem para completar uma oração
principal, exercendo ou a função de um substantivo, ou a de um adjetivo, ou a
de um advérbio; Exemplos: Ele sabia que ela negaria tudo. O crime que ela
cometeu ainda não apareceu na mídia. Quando ela chegasse, ele deixaria a sala.
3) Composto
por coordenação e subordinação, com a mescla dos tipos anteriores
(coordenadas e subordinadas). Exemplo: Quando ela chegasse, ele deixaria a sala
e chamaria a polícia.
Em síntese, um período composto por
coordenação é formado por orações coordenadas; um período composto por
subordinação é formado por uma oração principal e outra(s) subordinada(s); e um
período composto por coordenação e subordinação possui os dois tipos de
relações.
Sueli
de Britto Salles,https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/periodo-simples-e-composto-coordenacao-e-subordinacao.htm
AULA
3 e 4 (ATIVIDADES SOBRE PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO E USO DAS CONJUNÇÕES)
Leia
o texto abaixo, e responda às questões que se seguem.
SÁBADO
À TARDE
Atílio, 16, encheu o saco do pai
dele pra pegar o carro, embora,
obviamente, não tivesse carteira de motorista.
Marquinhos, 12, fez chantagem emocional com o dele pra ganhar uma bicicleta. Os
dois tanto insistiram que conseguiram. Moravam no mesmo bairro, e era sábado de tarde quando saíram
pra inaugurar os brinquedos novos. O encontrão entre eles provou que neste
mundo nem todos podem ter o que querem.
(Leonardo
Brasiliense, Adeus contos de fadas - minicontos infantis, Ed. 7 Letras )
1)
Explique com suas palavras qual a relação tem o título “Sábado à tarde” com a
história que é contada?
2) O
narrador faz questão de mostrar a idade dos dois personagens. Por que essa
informação é importante para compreender a história?
3) A
expressão “encheu o saco” pode ser
substituída, sem alterar o sentido original, por todas as palavras abaixo,
EXCETO:
a)
aborreceu b) atormentou c) desobedeceu d) insistiu
4) O
autor se refere à bicicleta de Marquinhos e ao carro que Atílio dirigiu como
“brinquedos novos” para
a)
demonstrar que ambos foram comprados no mesmo dia e eram realmente novos.
b)
mostrar que os garotos ainda eram imaturos e tudo aquilo era novidade para
eles.
c)
apresentar que tudo não passava de brincadeira.
d)
sugerir que os pais gostavam de presentear os filhos.
5)
Segundo o final do texto, o que aconteceu na estreia dos brinquedos novos?
6) A
última frase do texto parece uma moral, pois revela uma lição. Explique, com
suas palavras, que lição pode ser tirada desta pequena história?
7) “Os dois tanto insistiram que conseguiram.”
Divida
o período acima destacado e indique qual parte determina a causa e qual parte
determina a consequência.
8) A
conjunção “quando” grifada no texto apresenta uma ideia de:
a)
tempo b)
finalidade c)
causa d)
consequência
9)
Leia os períodos abaixo e responda às questões que se seguem:
A
- “Se
nosso time for campeão, faremos uma grande festa.”
B
- “Quando
nosso time for campeão, faremos uma grande festa.”
Os
dois períodos acima são aparentemente iguais. Mas o uso das conjunções
destacadas estabelece sentidos diferentes. Indique qual o sentido que essas
conjunções dão aos períodos que os torna diferentes.
Leia
a anedota e responda ao que se pede.
— O senhor admite que levou o carro e nega que o
tenha roubado. Pode me explicar isso?
— Eu não roubei, senhor juiz. O carro estava parado na porta do cemitério, e
eu, naturalmente, pensei que o dono tivesse morrido...
(Donaldo Buchweitz, org. Piadas
para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001. p.101.)
10)
Onde está o humor do texto?
11)
A justificativa do ladrão é
aceitável? Por quê?
12)
De que forma a fala dos
personagens ficou marcada no texto?
13)
O pronome “o” grifado no texto se
refere a quem ou o quê?
14)
Quantas frases há nesse
texto?
15)
) Na anedota, há dois períodos
simples ( que apresenta apenas uma oração). Identifique-os.
16)
Quantas orações compõem o último
período do texto? Determine quais são grifando os verbos.
ATIVIDADE: CONJUNÇÕES E RELAÇÃO DE SENTIDOS
1.Entre
as conjunções abaixo, escolha aquelas que melhor se encaixam nas frases a
seguir, para estabelecer a coesão das ideias. Os períodos simples devem ser
unidos pelas conjunções, formando, assim, um período composto. Veja o modelo da
letra A já feito para prosseguir com os outros.
MAS E
POIS PORQUE PORTANTO OU
MAS TAMBÉM ENTÃO |
a)
O
poeta Carlos Drummond já morreu. Suas poesias ficaram.
O poeta Carlos Drummond já morreu, mas suas poesias
ficaram.
b)Estudo. Serei um bom profissional.
____________________________________________
c)Eu fui até o parque. Brinquei na
roda-gigante. ____________________________________
d)Carlos
não veio. Não me deu nenhuma explicação._________________________________
e)Não
comprei nada. Estou sem dinheiro.__________________________________________
f)
Luciana gosta de comprar sapatos caros. Ela ganha
pouco.__________________________
2.Complete as orações com as conjunções adequadas de acordo com o
sentido indicado entre parênteses.
logo – porque – mas - e |
a) Não fomos à
escola......................... estava chovendo. (explicação)
b) Explicou o exercício diversas
vezes, ................... eu não entendi. (oposição)
c) Conversei um pouco ...............
fui embora. (aditiva)
d) A prova foi fácil,
................. serei aprovado. (conclusão).
e) Não fale
alto....................... estamos num hospital. (explicação)
f) Estudei muito, .................
tirei nota ruim. (oposição)
g) Estou aqui
............................ gosto de estudar. (explicação).
3.Veja esses dois períodos simples
Vou viajar. Estou sem dinheiro.
Como você poderia unir esses dois
períodos em um só período composto usando uma conjunção que desse ideia de
oposição, contrariedade? Reescreva usando a conjunção mais adequada ao sentido
proposto.
AULA
5: ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE A OBRA: DOM CASMURRO
1. Do título
“Uma noite destas, vindo da cidade para
o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu
conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou--me, sentou-se ao pé de mim, falou
da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os
versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu
estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele
interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
-
Continue, disse eu acordando.
- Já
acabei, murmurou ele.
- São
muito bonitos.
Vi-lhe
fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto;
estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou
alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos
e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. (...)
Não
consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas
no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia,
para atribuir-lhe fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei
melhor título para minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do
livro, vai este mesmo.”
*Baseando-se
no trecho acima, explique, com suas palavras, porque o narrador intitulou a
obra de Dom Casmurro.
2.Que
características psicológicas podem ser atribuídas a Capitu? E a Bentinho?
3.Que
evidências levaram Bentinho a desconfiar de Capitu?
4.Em alguns momentos dos textos, percebemos que o narrador
chama o leitor para participar da narrativa, há momentos, também, em que
percebemos uma opinião sobre o fato narrado.
E há ainda alguns trechos que somente descrevem os fatos. Analise os trechos abaixo e classifique-os como "fato" ou "opinião".
A) Encontrei
no trem da Central um rapaz aqui do bairro.
B) Acabou
alcunhando-me Dom Casmurro.
C) Não
consultes dicionários.
D) Há
conceitos que se devem incutir na alma do leitor.
E) Tio
Cosme ensinou-lhe gamão.
F) A
confusão era geral.
G) Capitu olhou
alguns instantes para o cadáver
tão fixa, tão apaixonadamente
fixa...
5.Quando observamos o mundo a nossa volta, deparamo-nos com uma série de
ideias, acontecimentos, fatos. O
comum é que, diante destes acontecimentos, tenhamos uma posição crítica, uma
opinião. Em Dom Casmurro, Bentinho
relata memórias de seu relacionamento com Capitu: namoro, casamento e
separação. A questão do adultério está presente em todo o romance. Capitu foi ou não infiel? A resposta a esta
pergunta não é dada na história, mas insinuada através do ponto de vista do narrador,
e é uma questão que muitos leitores procuram responder com teses e mais
teses. Formule também a sua! Escreva um parágrafo expondo
o seu ponto de vista sobre a suposta traição.
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