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quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atividades de Geografia 6º ano - Professora Mariléia Pujoni

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROFESSROA: MARILEIA  PUJONI - 6º ANO

 

PERÍODO: 23/07 a 31/08-2020

 

1ª AULA: FUSO HORÁRIO

https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/fusos/                                                                                                              Nosso planeta possui uma forma esférica. Por essa razão, quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si própria), uma parte fica iluminada pelo Sol, enquanto a outra fica escura.Na medida em que este movimento se realiza, as áreas que estavam iluminadas vão gradualmente perdendo sua luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante.


A Terra possui 360°, e o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 60 minutos, ou seja, 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e a partir daí foi inserindo o sistema de fusos horários.O mundo todo possui ao todo 24 fusos e cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.Antes da implantação dos fusos, existiam diversos contratempos e problemas. Por isso, em 1884, foi realizada nos Estados Unidos uma conferência de astrônomos, na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta.O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal( 0º), uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir então do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: Quando em Los Angeles nos EUA for 14 horas, em Bagdá no Iraque (cidade localizada a onze fusos de diferença) será 1 hora. A seguir, veremos os fusos horários existentes no Brasil. 

                FUSO HORÁRIO NO BRASIL                                                                                                                                            Durante muitos anos o Brasil possuiu quatro fusos diferentes. Porém, em 2008, foi aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma lei para reduzir um fuso horário na região Norte.Nesse sentido, o extremo oeste do território brasileiro (localizado a -75° Oeste do Meridiano de Greenwich) teve seu horário adiantado em uma hora, estabelecendo o mesmo horário do fuso -60°.

Desta forma, de acordo com o novo fuso os estados brasileiros seguem os seguintes horários:

  • Fernando de Noronha (PE): -2 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
  • Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Amapá e Pará: -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
  • Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre: -4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

ENTENDENDO OS FUSOS HORÁRIOS

https://www.todamateria.com.br/fusos-horarios/

 

Meridianos

Os meridianos são as semicircunferências que ligam os polos e dividem o globo terrestre em dois hemisférios: o ocidental (a Oeste do GMT) e o oriental (a Leste do GMT). Eles determinam os múltiplos de 15° que constituem o total de 360° da circunferência terrestre.Na intersecção entre estas linhas, que é mais larga na medida em que se aproxima da Linha do Equador, nos teremos um mesmo horário vigorando de Norte a Sul.





Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich é o marco longitudinal para determinar o “Greenwich Mean Time” (GMT). Portanto, A longitude 0° passaria sobre Greenwich, nas proximidades de Londres. A Leste desse marco, conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.

 

 

 2ª AULA :EXERCÍCIOS SOBRE FUSO HORÁRIO- AULA 1

 

1-Explique a metodologia do Fuso Horário. (Como se calcula o fuso horário)?

 

2-Complete corretamente os espaços em branco de acordo com as letras abaixo. Em seguida marque a letra correta.

Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.

Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:                   

a) translação e         meridiano.                                                                                                                                                                   

b) translação e         paralelo.                                                                                                                                                                      

c) rotação e círculo.                                                                                                                                                                                        

d) rotação e fuso horário.

 

3- A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é:                                                                                     a) Linha do Equador                                                                                                                                                                                        

b) Trópico de Capricórnio                                                                                                                                                                             

c) Meridiano de Greenwich                                                                                                                                                                         

d) Trópico de Câncer

4- “Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos). ”CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN. EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado). Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de longitude, a distância entre elas, em horas, é de

a)8 h.                                                        b) 7 h                                       c) 9 h.                                             d) 10 h.

5- Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

a) 18h30min da quarta-feira.                                b) 19h30min da quarta-feira.                 

 c) 23h30min da quarta-feira.                              d) 0h30min da quinta-feira.                                                                                                                                     

6-Observe as imagens e faça o que se pede.



A charge acima faz referência às diferenças de
fusos horários, entre o Brasil e o Japão.                                                                                                                                         a)Quantos fusos (horas) há entre o Brasil e o Japão?_____
b) Como é possível justificar que enquanto algumas
pessoas estão no horário de trabalho outras, estão no
horário de dormir?_____________________________

7- Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em:

1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____                                                                           

 2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? 

 3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____

A sequência correta é                                                                                                                                                                                          

a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).        b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).                                                    c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).          d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).                                                                  

3ª AULA: TEMPO GEOLÓGICO, FORMAÇÃO E  ESTRUTURA DA TERRA

 

Para estudar o tempo de formação da terra, utilizamos uma escala que se refere a milhões e bilhões de anos, chamada de tempo geológico.

            A maior parte dos cientistas que estudam o passado da Terra associa a origem do planeta á teoria do Big Bang(Grande explosão).

De acordo com essa teoria , há aproximadamente 15 bilhões de anos o Universo era um único ponto muito quente e com muita energia, que, por razões ainda pouco conhecidas, explodiu, dando origem a todos os astros.

 

Observe o quadro abaixo: Escala do tempo geológico





 

A  Terra, dessa forma , seria resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo Big Bang.Esses materiais se atraíram e se compactaram, formando o planeta em que vivemos. Estudos geológicos indicam que a terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

                A analise de rochas e a descoberta de vestígios muito antigos de animais e vegetais, chamados fósseis, permitiram compreender as mudanças que ocorreram no planeta e estudar sua história. O quadro acima mostra de maneira simplificada, os principais eventos da história da Terra desde a sua formação.

 

A ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA 

O interior da Terra ainda é pouco conhecido, por causa das dificuldades em alcançar suas camadas mais profundas.

                As escavações e sondagens  no interior do planeta chegaram a apenas 13 km de profundidade, enquanto o raio da Terra(distância entre o centro do planeta e sua parte mais exterior) mede aproximadamente 6.400 km. Mesmo assim, há maneiras de obter dados e pesquisar sobre as camadas mais internas sem examinar diretamente esses locais. Internamente , a Terra é formada por três camadas principais: a crosta terrestre, o mando e o núcleo.A crosta terrestre é a camada externa, formada por rochas e minerais, também chamada de litosfera. Trata-se da camada mais fina e mais importante para os seres vivos, pois a vida se desenvolve sobre ela. A crosta está dividida em duas partes, que têm espessuras diferentes: a crosta oceânica e a crosta continental. A crosta oceânica situa-se abaixo dos oceanos e mares. A crosta continental, mais espessa que a oceânica, fica acima do nível das águas, formando os continentes e as ilhas.O manto é a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo, e divide-se em duas partes: manto superior((ou externo) e o manto inferior( ou interno), que apresentam temperaturas diferentes. O manto também é composto de rochas sólidas, porém, sob condições especiais, pode se tornar uma massa pastosa e extremamente quente, formando o magma.

                O núcleo é o centro da Terra. Ele é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta temperaturas muito elevadas: cerca de 6000 ºC.

A TERRA POR DENTRO

 


Crosta: É a camada mais externa da Terra, sua espessura varia de 25 a 90 km, aproximadamente.

Manto: É a camada intermediária da Terra. Ele se localiza entre a Crosta e o núcleo e tem uma espessura de aproximadamente 2900 km.

Manto externo ou superior temperaturas de 2000 ºC

Manto interno ou inferior temperaturas de 3000ºC.

Núcleo: É a parte Central da Terra, e sua espessura é de aproximadamente 3470 km, com temperaturas de cerca de 6000ºC.

As temperaturas do planeta aumentam de fora para dentro, ou seja, da crosta terrestre para o núcleo, o que torna impossível a presença humana nas profundidades do interior da Terra.

 

Texto extraído do livro  de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição ano 2019. (adotado 2020) p.54.55.57

 

4ª AULA: A DERIVA CONTINENTAL E AS PLACAS TECTÔNICAS

                Nesta aula vamos estudar de que modo as estruturas internas da Terra influenciam as formações existentes na superfície do planeta.

                Nas diferentes paisagens que compõem o mundo em que vivemos, podemos observar grandes cadeias de montanhas e também vulcões. O surgimento deles é associado aos processos  de tectonismo e de vulcanismo.

                Para compreender esses processos, vamos imaginar que a crosta terrestre é dividida em  um grande quebra -cabeça. Cada “peça” desse quebra-cabeça é chamada de Placa Tectônica. As placas se deslocam sobre o manto movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante, ora se aproximando, ora se afastando.

 

COMO SE FORMARAM OS CONTINENTES DA TERRA

                No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria chamada de deriva continental, que originou os estudos sobre os movimentos das placas tectônicas. Segundo essa teoria, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos denominado Pangéia.

                Wegener chegou a essa conclusão depois de observar, por exemplo,  que a costa leste da América do Sul parecia se encaixar na costa oeste do continente americano.Além disso, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época há milhões de anos, foram encontrados tanto na América quanto na África e em outros continentes. Há cerca de 230 milhões de anos, o continente Pangéia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Esses blocos também teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentado. Esse processo, de milhões de anos, teria dado origem aos atuais continentes.

                No final da década de 1960, a ciência propôs a teoria das placas tectônicas para explicar os movimentos dos continentes.

 




 

 

AS PLACAS TECTÔNICAS

                A litosfera (ou crosta terrestre) é composta  de materiais rochosos, denominados placas tectônicas. Essas placas flutuam sobre o material do manto e movem-se  muito lentamente, cerca de alguns centímetros por ano, ora se aproximando, ora se afastando uma da outra.

                Esse movimento é causado pelas correntes de convecção, por meio das quais os materiais mais quentes do manto sobem para perto da base da litosfera. Ao chegar, eles perdem calor e descem, dando lugar aos materiais mais quentes que estão subindo. As correntes causam o deslocamento das placas, como podemos observar na ilustração abaixo:



 A matéria quente do manto sobe.

Movimentando as placas e separando-as.

Quando as placas se chocam , uma delas é arrastada para baixo da vizinha.....Mergulha , se aquece e, novamente, sobre.

Para seu melhor entendimento, observe a imagem abaixo e leia atentamente.



Os limites entre as placas tectônicas em movimento podem ser convergente (as placas se chocam e há colisão), divergentes (as placas se separam e se afastam) ou transformantes ( as placas atritam ao lado uma da outra).Esses movimentos contribuem para  a modificação contínua da superfície terrestre.A imagem abaixo retrata os três diferentes tipos de movimentos:


Veja  no mapa abaixo as principais placas tectônicas e a direção de seus deslocamentos.

 


 

A FORMAÇÃO DAS MONTANHAS E A EXPANSÃO DOS OCEANOS

                Nos locais onde as placas colidem, formam-se dobramentos, dando origem ás grandes cadeias de montanhas. Muitas vezes, quando duas placas se chocam, ambas se dobram, elevando-se – a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, surgiu dessa maneira. Em outros casos, a borda de uma das placas entra embaixo da outra, que sofre dobramento, como nos Andes, na América do Sul. Na ilustração abaixo, vemos um exemplo de atuação de placas convergentes.

 


 A imagem ao lado, mostra a área de choque entre a Placa  de Nazca e a Placa Sul-Americana. A Placa de Nazca é “engolida”pelo manto,  e ocorre o dobramento da Placa Sul-Americana, formando a Cordilheira dos Andes.

 

               

 

 

Os locais em que se dá o afastamento de placas são marcados pela ocorrência de terremotos e pela atividade vulcânica . Isso acontece, por exemplo, no meio do Oceano Atlântico, na Cordilheira Mesoceânica. A pressão exercida pelo magna na crosta oceânica gera falhamentos e afastamento das placas. O magma sai pelas fendar entre essas placas e se solidifica, formando novas rochas na crosta terrestre.Dessa maneira, ocorre a expansão do fundo oceânico. No exemplo abaixo,vemos a atuação divergente das placas.

OBS:Cordilheira Mesoceânica: Cadeia montanhosa submarina.Muitas ilhas  são os pontos mais altos dessas montanhas, que se elevam acima do nível do mar.

 

 

 

 

 

Texto extraído do livro  de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição ano 2019. (adotado 2020) p.59,60,61,62.

 

5ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 3 - TEMPO GEOLÓGICO, FORMAÇÃO E  ESTRUTURA DA TERRA

 

1-Explique a teoria do Big Bang._________________________________

2- De acordo com estudos geológicos, qual a idade da Terra?____________________

3-De acordo com a escala geológica , que era estamos vivendo hoje?___________

4- O que significa a palavra Cenozóica?_______________________________________

5- No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria. Segundo essa teoria, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos.


a) Como ficou conhecida essa teoria?_____________________________________________________________

b) Explique a teoria formulada por Wegener.____________________________________________________

c) Com a fragmentação da Pangeia, em que continente ficou localizado o território brasileiro.______________

6- Internamente , a Terra é formada por três camadas principais. Quais são elas? Explique cada uma

7-Ilustre as camadas interna da terra.

 

6ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 4- A DERIVA CONTINENTAL E AS PLACAS TECTÔNICAS

 

1-Com base em quais evidências o cientisa Alfred Wegener chegou á conclusão de que os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente?

2-Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos e formar montanhas?

3-Observe a ilustração da panela (imagem abaixo) e responda.

 


a)Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam , percam calor e desçam circularmente?

b)No Planeta Terra, como ocorre essa movimentação?

c)Qual é a importância dessa movimentação no Planeta Terra?

 

 

TEXTO COMPLEMENTAR  “FÓSSEIS PROVAM QUE  SERTÃO JÁ FOI OCEANO”

 

FÓSSEIS PROVAM QUE O SERTÃO JÁ FOI OCEANO

http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=6092

Ao desenterrar fósseis de animais marinhos, cientistas deixaram de lado qualquer dúvida existente sobre o fato de que o mar, há milhões de anos, invadiu parte de área que hoje corresponde ao Nordeste do Brasil

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca) desenterraram fósseis de duas espécies de ouriços e comprovaram que o Sertão, sim, já foi um imenso mar.

"Se restava alguma dúvida sobre a inundação do oceano no interior do Nordeste, agora isso está enterrado", diz o geólogo Alexandre Feitosa Sales. É que os ouriços são animais aquáticos exclusivos de água salgada.
O Atlântico começou a banhar o Nordeste há cerca de 120 milhões de anos. Na região do Araripe, entre o Ceará, Pernambuco e Piauí, os fósseis marinhos foram datados em 110 milhões{de anos}
O mar entrou pelo caminho aberto no meio de um antigo continente, chamado gonduana, que estava se partindo ao meio. A separação deu origem à América e à África, além de criar o Atlântico Sul.
"Durante tempestades o mar depositava os organismos marinhos, que posteriormente eram fossilizados", descreve Sales, que realizou a pesquisa {...}
Além dos ouriços-do-mar, chamados pelos especialistas de equinóides, a equipe de Sales se deparou com mais de cinco tipos de gastrópodes (búzios) e mais de 10 bivalves, moluscos formados por duas conchas.
O levantamento da Urca, realizado em 2005, foi uma das pesquisas apresentadas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco, na sigla em inglês) para a transformação da área num geoparque.
Geoparques são áreas que têm suas riquezas geológicas e paleontológicas reconhecidas pela Unesco. No mundo são 52.
O Araripe Geopark é o primeiro do tipo na América Latina. Tem cinco mil km² e envolve 16 municípios do Ceará. A sede é no Crato.
O pedido de reconhecimento da área como geoparque, pela Unesco, foi feito em junho de 2005, com o envio de uma proposta técnica. A equipe da Urca encaminhou o trabalho de Sales e dezenas de outros sobre a biodiversidade escondida sob as rochas da região.
Um ano depois, três consultores da organização visitaram o lugar. O reconhecimento do Araripe e de outros 11 geoparks ocorreu três meses depois, durante encontro da Rede Mundial de Geoparques da Unesco, em Belfast, na Irlanda do Norte.
São conhecidas mais de 30 espécies de peixe, pelo menos 23 tipos de pterossauros (répteis alados), três de dinossauros e 150 de insetos na Chapada do Araripe.
"Há ainda sapos, tartarugas, crocodilos, escorpiões, aranhas e invertebrados marinhos, como os equinóides", afirma Sales. "Mas acreditamos que isso é muito pouco, ainda, diante da diversidade fossilífera que a região guarda."
Um terço de todos os pterossauros descritos no planeta tiveram seus fósseis descobertos no local, que abriga mais de 20 ordens de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 e 120 milhões de anos.
Os fósseis se concentram na chamada Formação Santana, que se espalha por 250 km de extensão por 50 km de largura. A camada onde os animais e plantas petrificados são achados alcança 200 metros.
A implantação do Araripe Geopark inclui a sinalização de nove geotopes. Trata-se de locais onde os visitantes podem entender com mais facilidade a evolução geológica da região.
Outros 59 geotopes também foram catalogados, mas para pesquisas. "A instalação de placas em nove geotopes é só o começo. Com o tempo tudo será sinalizado", adianta Sales.
A proposta da Urca, que tem apoio do Governo do Ceará e prefeituras, é fazer do turismo científico uma instrumento de geração de renda na região.
"No lugar de comprar fósseis, que é uma atividade ilegal, o visitante agora pode contemplar a área e adquirir suvenires."                (Jornal do Commercio, Recife, 21/10)

 

1-De acordo com o texto, que descoberta feita por pesquisadores comprova que o Sertão brasileiro já foi um mar?

2-Explique a importância de um geoparque em uma região como a do Araripe.

3-Quantos geoparques existem no mundo, segundo o texto?

4-Crie uma história em quadrinhos que descreva a formação  e o desaparecimento do mar na região do Araripe.

 

O BLOCO –DIAGRAMA

 

O Bloco-diagrama é um recorte esquemático que reproduz parte da superfície terrestre em três-dimensões.

Esse tipo de representação mostra a paisagem em uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia de volume.

De maneira geral, a interpretação de um bloco-diagrama é simples, pois  não exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma legenda.Por meio de blocos –diagramas é possível criar esquemas explicativos da dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas.

Sua elaboração pode ser feita respeitando as proporções reais ou com exageros verticais para destacar as formas representadas.

No exemplo abaixo, as proporções reais não são respeitadas.

Desenhar manualmente uma paisagem exige muita habilidade. Hoje, contudo , há programas de computador especializados que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações obtidas de satélites.


Fonte:PRESS,F.et al.Para entender a Terra. 4.ed.Porto Alegra. Bookman, 2006.p.57

 

1-Quais informações sobre a estrutura podemos extrair desse bloco-diagrama? Essas informações estariam visíveis em um mapa?

2-Que fenômeno esse bloco diagrama representa? Explique-o e indique suas possíveis consequências.

3-Quais são as vantagens do uso dos blocos-diagramas para representar determinada porção do espaço?

4-Se você elaborasse um bloco-diagrama da região do seu município, quais elementos você representaria?

 

Texto extraído do livro  de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição ano 2019. (adotado 2020) p.63.

 

7ª AULA: O VULCANISMO -https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcanismo.htm

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.O entendimento do fenômeno em questão teve início na primeira metade do século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenômeno.Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.

OBS:Vulcão ativo: Quando um vulcão está em erupção ou mostra sinais de instabilidade,como emissão de gás e tremores. Vulcão inativo(ou dormente): É aquele que não está em atividade,mas poderá entrar novamente em erupção(e por isso costuma estar constantemente monitorado)

 

 

 


https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-vulcanismo.htm

 

Os vulcões são importantes elementos de modelagem do relevo, uma vez que a solidificação da lava por eles emitida dá origem a rochas ígneas ou magmáticas extrusivas, também chamadas de rochas vulcânicas. O exemplo mais conhecido é o basalto. Essas rochas, posteriormente, poderão dar origem aos solos, transformarem-se em rochas metamórficas ou se converterem em sedimentos que, mais tarde, poderão formar as rochas sedimentares.

 


O resfriamento da lava vulcânica dá origem a rochas. Na imagem, temos a formação do basalto

As erupções consistem, assim, no processo de liberação do calor interno da Terra e são mais comuns nas zonas de encontro entre duas placas tectônicas. Não por acaso, localidades que costumam sofrer com terremotos também apresentam grandes vulcões, a exemplo do Chile, haja vista que esses dois fenômenos naturais estão relacionados com o tectonismo.Apesar de os vulcões serem altamente destrutivos, causando prejuízos para as áreas humanas atingidas, as áreas ao seu redor costumam apresentar terrenos extremamente férteis. Isso ocorre em razão dos materiais por eles emitidos, basicamente constituídos por enxofre e outros elementos químicos que favorecem os solos. Em tempos remotos, essa foi uma perigosa armadilha da natureza para as sociedades humanas, que se instalavam em áreas vulcânicas para o desenvolvimento da agricultura e, posteriormente, perdiam tudo o que produziam quando os vulcões entravam em atividade.Em termos de ocorrência, existem dois tipos de vulcanismo: o primário e o secundário. O vulcanismo primário consiste na atividade vulcânica propriamente dita. Já o vulcanismo secundário refere-se aos processos associados, como os gêiseres, aquecimento térmico da água, fumarolas, entre outros.As atividades vulcânicas, além de modificarem os relevos e os solos nas áreas continentais e oceânicas, também são responsáveis por influenciar o comportamento das sociedades e até mesmo da atmosfera e do clima. Em alguns casos, as atividades vulcânicas elevam as temperaturas em função do aquecimento médio dos cursos d'água e dos solos. Em outros, elas provocam o efeito inverso, quando as cinzas pairam no ar por um tempo e impedem a penetração dos raios solares.Há, inclusive, temores de eventos vulcânicos catastróficos, notadamente o caso do supervulcão de Yellowstone, nos Estados Unidos. Uma eventual erupção desse vulcão seria tão grandiosa que as cinzas orbitariam na atmosfera e consequências drásticas sobre o clima aconteceriam.

 

TEXTO COMPLEMENTAR- ENCOSTAS DO VULCÃO VESÚVIO

https://www.radioitaliana.com.br/encostas-do-vulcao-vesuvio-sao-vigiadas-permanentemente/


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Quase dois mil anos depois de ter sepultado as cidades de Pompeia e Herculano, o Vesúvio ainda representa uma perigosa ameaça para os moradores de Nápoles e seus arredores, e exige vigilância contínua, com sofisticados sistemas.                                                                                                                                                                                                                       “O Vesúvio é um vulcão ativo, um dos mais perigosos do mundo; em caso de erupção, afetaria diretamente 600.000 pessoas, pelo que é vigiado permanentemente”, explicou o vulcánologo Claudio Scarpati, professor da Universidade de Nápoles, sul da Itália.                                                                                                                                                                                      Situado em frente à baía de Nápoles, a nove quilômetros de distância da capital, ao sul dos Apeninos, tem 1.300 metros e se apresenta coberto por centenas de aparelhos que medem cada minúsculo movimento.                                                                    A atividade sísmica, a temperatura do gás, qualquer deformação do terreno é escrupulosamente observada.                         Os aparelhos, alguns visíveis ao longo do caminho que leva os turistas à cratera, transmitem durante 24 horas sinais sobre sua atividade, monitorados pelo Observatório do Vesúvio, em Nápoles. Os dados mensais do satélite europeu Envisat sobre o movimento do solo permitem completar e atualizar a informação.                                                                                                                                                                                                                   O Vesúvio, famoso pela erupção do ano 79, que permitiu tornar conhecidos detalhes surpreendentes da cultura e da vida romana na Idade Antiga, conservados sob a lava solidificada, entrou em erupção muitas vezes.                      Desde o século XIX é estudado; o primeiro observatório foi construído em 1845 por ordem do rei da Sicília, Fernando II de Bourbon.A última erupção aconteceu em março de 1944, quando a Itália era campo de batalha da Segunda Guerra Mundial.  O vulcão expeliu lava durante onze dias e destruiu várias localidades, entre elas San Giorgio em Cremano, deixando 26 mortos e 12.000 desabrigados.                                                                                                                             O Vesúvio tem estado inativo desde 1944 e o período atual de calma é o mais longo dos últimos 500 anos, o que aumenta o temor sobre futuras erupções.                                                                                                                                                          “O magma está a 10 quilômetros de profundidade e apresenta atividade sísmica normal”, tranquiliza o vulcanólogo Scarpati.                                                                                                                                                                                                    Para Francesco Russo, presidente do Colégio de Geólogos da região de Nápoles, existe “27% de risco” de que se produza uma erupção nos próximos 100 anos. (Por Fabio Botto – Jornalista MTB: 32254 – Rádio Italiana)



Imagem 1                                                                        Imagem  2

                                        Imagem 1 mostra Pompeia e o Monte Vesúvio ao fundo.                                                                                                          Imagem 2 mostra corpo e utensílios conservados pelas cinzas e lamas, após serem atingidos pela erupção vulcânica.

1-Leia o texto e observe as imagens. O que os elementos da paisagem nos mostram?

2-Qual é a importância dos estudos arqueológicos em Pompéia e Herculano?

3-Explique como se origina o fenômeno natural responsável pela catástrofe em Pompeia e Herculano. Atualmente, ele representa algum risco para os moradores da cidade de Nápoles?

 

8ª AULA: TERREMOTOS E TSUNAMIS

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/terremotos.htm

 

Os terremotos quase sempre estão associados a uma acomodação dos blocos rochosos localizados abaixo da superfície terrestre.Os terremotos – também conhecidos como abalos sísmicos – são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra. Sob o ponto de vista técnico, os terremotos são uma liberação de energia acumulada abaixo dos solos, liberação essa que provoca uma acomodação dos blocos rochosos, dando origem aos tremores.Em termos de intensidade, os terremotos são medidos em um índice chamado de Escala Richter, que vai de 1, para os mais fracos, a 10, para os mais fortes. No entanto, nunca houve registros de um terremoto que conseguisse alcançar o índice máximo. O abalo sísmico mais forte já catalogado ocorreu no Chile, em maio de 1960, e atingiu 9,5 graus na Escala Richter.

 

O QUE CAUSA OS TERREMOTOS?

Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo. Os tremores provocados pelo desabamento são de menor importância e são causados por alguma acomodação interna, provocada pela ruptura ou deslizamento de blocos rochosos internos, geralmente sedimentares, que são tipos de rochas, em geral, menos resistentes. A intensidade desses abalos costuma ser pequena. Já os tremores provocados pelo vulcanismo podem ser um pouco mais fortes, mas são localizados em áreas próximas a vulcões. Eles ocorrem por alguma ruptura ou erupção interna do magma ou de gases retidos sob grande pressão. Os seus efeitos não costumam ser sentidos a longas distâncias. Existem três principais causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e o tectonismo.  Como sabemos, a crosta terrestre não é uma camada única, mas constituída por inúmeros blocos, chamados de placas tectônicas. Muitas dessas placas estão em constante colisão, assumindo direções opostas. É nessa zona de contato que ocorre a maior parte dos terremotos do mundo.Além disso, quando a força do contato entre essas placas é mais forte do que a resistência das rochas, elas rompem-se, formando as chamadas falhas geológicas, que também são mais comuns nas zonas de contato entre duas placas, mas também podem se manifestar, com menor frequência, em áreas mais estáveis. Quando essas falhas provocam a reacomodação dos blocos rochosos, ocorrem os terremotos. A maior falha do mundo encontra-se nos Estados Unidos: a falha de San Andreas.


 



OS TERREMOTOS E A SOCIEDADE

 

E impossível evitar terremotos e tsunamis.Mesmo com o avanço da ciência é muito difícil saber com precisão quando e onde eles vão acontecer e qual será sua intensidade. Assim, no que se pode é procurar minimizar os danos que eles podem causar.

                Uma das estratégias para isso é orientar a população sobre como proceder em eventos como esses. Em muitos países que podem ser afetados, a população recebe treinamento para evacuar os prédios ou se abrigar embaixo de estrutruras mais resistentes em caso de abalos.

                No Japão, por exemplo, país muito afetados por tremores, diversos edifícios foram construídos de forma a permitir que sua estrutura oscile, evitando o desabamento.

As técnicas que tornam as construções mais resitentes têm custos elevados .Por isso, são raras em locais mais carentes, o que pode ocasionar grandes tragédias mesmo quando os abalos não são muito fortes.

Em janeiro de 2010, um terremoto causou a morte de mais de 250 mil pessoas no Haiti. O epicentro do terremoto, de 7 pontos na escala Richter, foi próximo á Porto Principe, a capital do país.

Pouco tempo depois, ocorreu no Chile um terremoto de 8,8 pontos na escala Ricther, que liberou cerca de quinenhas vezez mais energia do que o ocorrido no Haiti. Contudo, a tragédia foi muito menor, com cerca de 500 mortos. Em 2017, uma série de terremotos abalou grands cidades em países como o México e o Irã.

 

Texto extraído do livro  de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição ano 2019. (adotado 2020) p.68

 

OS TSUNAMIS

 

Em japonês, tsunami significa literalmente “onda no porto” (tsu = porto, nami = onda), termo que prevaleceu sobre o português como “maremoto”. Os tsunamis ou maremotos são grandes movimentações de água do oceano, em geral causadas por terremotos, no entanto, outros fenômenos geológicos podem causar esse processo incluindo erupções vulcânicas, deslizamentos de sedimentos em taludes submarinos, furacões, impactos de meteoritos e asteroides. Essa variedade de processos faz com que eles possam ocorrer em praticamente qualquer região costeira do mundo, até mesmo em lagos.A diferença de uma onda normal para um maremoto é sua frequência e sua motivação, uma onda normal dura segundos ou minutos e, é motivada pela ação dos ventos sobre a superfície da água, enquanto que uma tsunami pode durar horas ou dias, tendo um alcance e amplitude muito maior, pelos motivos elencados anteriormente e o grande volume de água deslocada.A causa mais frequente de tsunamis são os terremotos em fundo oceânico, causadas em especial pela movimentação das placas tectônicas, ainda que nem todos os terremotos desse tipo possam causar tsunamis. Os principais fatores que contribuem para a formação de grandes tsunamis sismogênicos são em geral causados pelo aumento ou pela baixa repentina da crosta terrestre sob o oceano ou perto dele. Esse movimento das placas tectônicas nas zonas de convergência (regime compressional) faz com que os blocos rochosos se movam uns em relação aos outros ao longo de planos de falhas, que são planos de ruptura e deslocamento (limite das placas). Quando o limite de resistência nos planos de falha é superado, ocorrem os terremotos, acarretando a liberação de energia mecânica acumulada nas placas tectônicas, e resultando nos terremotos.A energia potencial contida na borda da placa é instantaneamente convertida em energia cinética e transferida para a massa de água do oceano. O deslocamento vertical da água se dissipa na forma de uma onda de pequena amplitude e grande comprimento com alta velocidade. Ao passo que aproxima-se da costa, seu comprimento diminui e sua amplitude aumenta, ou seja, a onda desacelera por causa do atrito com o fundo continental e a massa de água ergue-se (aumento da amplitude), gerando uma “onda” gigante. Por isso, é possível observar que as zonas com maior ameaça de tsunamis são as de instabilidade tectônica, em especial zonas de subducção de placas, ou seja, quando duas placas tectônicas encontram-se (convergência de placas).

 


Devastação causada pelo tsunami de 2011 em Sendai, Japão. Foto: U.S. Navy photo [Public domain], via Wikimedia Commons

 

9ªAULA:EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 7 E 8 VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS

Observe a imagem do planisfério-principais vulcões, para responder a questão 1.

Planisfério – principais vulcões

 



4-Explique os termos abaixo:

a)Vulcanismo:_______________________________________________________________________

b)Vulcanologia:______________________________________________________________________

c)Vulcanólogo:_______________________________________________________________________

d)Vulcão ativo:_______________________________________________________________________

e)Vulcão inativo:_____________________________________________________________________

 

10 ªAULA: EXERCÍCOS REFERENTE AULAS 4, 7 E 8 – AS PLACAS TECTÔNICAS,VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS

 

1-Observe as figuras abaixo, que representam os três diferentes movimentos das placas tectônicas.Movimento convergente, transformante e divergente.

 


e)Como se originam os tsunamis?

 

3-O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:

a) do continente sul-americano.

b) das cadeias de montanhas do México.

c) da Cordilheira dos Andes.

d) da Cordilheira do Himalaia.

 

4-O tsunami que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

a) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.

c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.

d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.

 

11ªAULA:AS ESFERAS DA TERRA- AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA E A AÇÃO DOS SERES HUMANOS

 

          Ao sobrevoar a superfície terrestre de avião, é possível constatar o que muitos de nós já sabemos: que ela  é formada por extensas massas de água e de terra. Dependendo do trajeto, será possível ver vastas porções de terra, com formas de relevo e aspectos bem variados: áreas planas, montanhas, secas, com rios, florestas, grandes cidades ou muitas plantações... Depependendo do percurso será possível observar até mesmo um Oceano! Você tem idéia de quanto da superfície terrestre está coberta pelos Oceanos? Você sabia que, para estudá-la , normalmente a dividimos em enormes esferas? Sabe quais são elas?

         Essa é uma maneira de compreender um pouco melhor como se dá a relação de vários elementos sobre a superfície terrestre.

         Em capítulos anteriores você estudou a origem da terra, a estrutura interna do planeta e a dinâmica das placas tectônicas. Agora você vai estudar os ambientes naturais que , inter-relacionados, permitem o desenvolvimento da vida. Esses ambientes são divididos em Litsfera, hidrosfera e atmosfera. Ao se relacionarem, eles dão origem á biosfera. Por serem interdependentes, a modificação em um dos ambientes da biosfera provoca alterações nos demais. Essa modificação pode ser ocasionada por algum fenômeno natural, como, por exemplo, a erupção de um vulcão , que lança gases tóxicos na atmosfera e põe em risco os seres vivos que estão em seu entorno. Pode, também, ser provocada por ação do ser humano(ação antrópical).Muitas vezes, ela pode trazer sérios problemas , como a poluição das águas e do ar. A poluição do ar, por exemplo, pode provocar doenças respiratórias, entre outras consequências. Já a poluição das águas(poluição hídrica) pode provocar  a morte de animais aquáticos, além de impossibilitar a utilização dos recursos hídricos pela sociedade para abastecimento.



 

A poluição das águas afeta intensamente o meio ambiente e pode levar muitos animais á morte, em especial peixes. https://www.juntospelaagua.com.br/2016/11/22/despoluir-um-rio/

 

Texto extraído do livro de geografia projeto Araribá 6º ano , 1ª edição 2019.(adotado 2020) p.74

 

LITOSFERA –

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/litosfera.htm

A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. É a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.O termo “litosfera” surge da divisão da Terra em camadas que são segmentadas a partir de seu estado físico. Abaixo dela, encontra-se a astenosfera, caracterizada por apresentar temperaturas mais elevadas, o que propicia o processo de transformação física das rochas, tornando-as mais “plásticas”. Ao contrário dessa camada, a litosfera apresenta temperaturas menos elevadas, por se encontrar mais distante do núcleo da Terra, o que permite a caracterização de sua rigidez e resistência.A litosfera é basicamente composta por rochas e minerais. Dessa forma, aquilo que denominamos por solo nada mais é do que a decomposição dessas rochas através do processo de sedimentação.Apesar de sua pequena profundidade, essa camada levou alguns bilhões de anos para se formar, de tal modo que ela continua em constante transformação, que se estabelece a partir de duas frentes. De um lado, existem aquelas transformações causadas por elementos externos ou exógenos, como a ação dos ventos, das águas, do sol e dos seres, propiciando a ocorrência de fenômenos como sedimentação, erosão e intemperismo. De outro lado, existem aquelas transformações causadas por elementos internos ou endógenos, como o tectonismo e as atividades vulcânicas.Sabe-se que essa camada não é totalmente interligada, ou seja, ela é dividida em diferentes partes, o que chamamos de placas tectônicas. Os contatos e atritos entre duas placas podem provocar a ocorrência de fenômenos como terremotos e vulcanismos, além da transformação do relevo.Compreender a dinâmica da litosfera, bem como suas características e composição, é de extrema importância, pois é sobre ela que as atividades humanas acontecem.

 


       A litosfera, ou crosta terrestre é extremamente importante para a humanidade porque, além  de ser o piso do extrato geográfico, nela se encontram recursos minerais e energéticos e outros elementos importantes ao cultivo.A litosfera” [...]está para a Terra na mesma proporção que a casca de um ovo está para o ovo. O ovo tem a casca, que apesar de rígida é muito pouco espessa, mas extremamente necessária.A clara e a gema do ovo podem ser comparadas ás camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo. Estes perfazem a quase totalidade da massa terrestre, da mesma fora que a clara e a gema correspondem  á quase totalidade do ovo. Entretanto, ao contrário da casca do ovo, que guarda uma certa homogeneidade e espessura igual em toda a sua extensão, a crosta terrestre é extremamente rugosa e sua espessura muito variável.” (ROOS,Jurandyr.Os fundamentos da geografia da natureza.In:Geografia do Brasil.São Paulo:Edusp,2011.p.20.

Quanto á distinção entre crosta terrestre e crosta oceânica, sabe-se que a primeira é basicamente composta de rochas basálticas, ricas em silicatos de magnésio e ferro; já as rochas da crosta oceânica apresentam sua composição majoritária de silicatos de alumínio. Outro fator a se observar é a diferença de idade entre as rochas; enquanto as da crosta oceânica não ultrapassam 250 milhões de anos, as continentais podem chegar a 4,5 bilhões de anos.

 

12ªAULA: AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA: ATMOSFERA

       A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com características diferentes das da atmosfera terrestre.

      Ao longo da evolução da Terra, a atmosfera passou por modificações que possiblitaram o desenvolvimento e a proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.

     A atmosfera também regula a temperatura da superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente dos Sol mantendo a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.

     Após avanços nos estudos da atmosfera terrestre, os seres humanos passaram a utilizá-la para diferentes finalidades. O desenvolvimento dos sistemas de comunicação e de transporte aéreo ocorreu graças ao conhecimento detalhado da atmosfera. Além disso, a realização de algumas atividades esportivas e de lazer depende de condições atmosféricas apropriadas.

 

Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição 2019(adotado 2020) p.76

 

A ESTRUTURA DA ATMOSFERA

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm

Camadas da Atmosfera

 

A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: 

·         troposfera,

·         estratosfera,

·         mesosfera,

·         termosfera e

·         exosfera.                                                                                                                                                                    

Elas não se distribuem de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.

TROPOSFERA: É a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões polares.

             ESTRATOSFERA: É a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse a sua respiração).

MESOSFERA: Com alturas de até 80km, a mesosfera é caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos -100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da troca de calor entre as duas.

TERMOSFERA: É a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

EXOSFERA: É a camada mais longe da Terra, alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendem da terra com facilidade. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios espaciais.



A atmosfera terrestre apresenta um total de cinco camadas, cujas composições variam conforme a altura de cada uma

 

13ª AULA:AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA: BIOSFERA E HIDROSFERA

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-biosfera.htm

O planeta Terra possui característica singular em relação aos outros astros do sistema solar. Uma das principais é a temperatura que no caso da Terra possui uma média mundial de 15ºC, percentual esse que é distinto em relação a Mercúrio e Vênus.No caso dos dois planetas citados, suas respectivas temperaturas médias prevalecem sempre superiores a 100ºC, nesse caso seria impossível o desenvolvimento de vida humana e de outros seres vivos. Em outros casos, alguns planetas apresentam temperaturas muito baixas, algo em torno de -40ºC.

Na Terra há um equilíbrio climático, a partir desse item favorável acrescido à existência de água, oxigênio compõe uma condição propicia ao desenvolvimento e proliferação da vida.Biosfera significa “esfera da vida”, ou  seja, onde existe vida. É justamente na biosfera que acontecem as interações entre os seres vivos e esses com os elementos naturais em diferentes lugares do mundo, dessa forma cada região do planeta possui aspectos particulares de luminosidade, relevo, clima, vegetação, água entre outros. A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta.A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.  A primeira representa a esfera das águas, composta por toda água existente no planeta em diferentes lugares como em rios, lagos, geleiras, oceanos e mares. O segundo consiste na esfera dos gases, que corresponde ao conjunto de gases que envolvem a Terra e automaticamente a hidrosfera e a litosfera e que tem forte influência na composição dos climas devido à dinâmica da atmosfera e seus fenômenos e o terceiro corresponde ao conjunto, principalmente a partir de rochas e solos, onde encontramos diversos tipos de minérios.

Os elementos que compõem a Biosfera. 

HIDROSFERA

A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.

Distribuição de água na hidrosfera

Calotas de gelo e geleira 2,15%
Água na atmosfera 0,001%
Água no subsolo 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029%
Oceanos 97,2%

 

A água surgiu a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.A água é fundamental à vida, independentemente do ser, até mesmo porque a vida surgiu na água, como as bactérias, os primeiros seres vivos (trilobitas) e os seres aquáticos, que saíram das águas e se transformaram em anfíbios depois em répteis e assim por diante.A água é encontrada em estados físicos. Os estados físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso.

RIOS E LAGOS



Os rios e os lagos são águas continentais por estarem presentes em áreas emersas. A formação deles se dá em decorrência do afloramento dos lençóis freáticos. Entretanto, essa não é a única maneira de formação de um rio, uma vez que ele pode se originar de derretimento de geleiras, como o Rio Amazonas.Os rios sofrem variações quanto a sua velocidade e seu direcionamento, que é determinado por elementos do relevo. Diante disso, percebe-se que o relevo é o divisor de águas em nível geral e particular.Os lagos podem ser naturais. Sua origem é decorrente de nascentes de águas subterrâneas, ou mesmo artificiais (quando o homem, através de seus conhecimentos e suas técnicas, consegue materializar a produção de um lago).Os rios variam quanto à quantidade de água, ou seja, sua vazante. Isso é pertinente às modificações climáticas transcorridas durante o ano que vão determinar as cheias (período chuvoso) e vazantes (período de estiagem). Além disso, os rios também podem ter seu regime reconhecido distintamente como sendo rios perenes, intenso e constante fluxo de água sem que ocorra seca (rio que não seca), ao contrário dos rios temporários que são caracterizados por sua presença sazonal, isso significa que se trata de rios que secam no período de seca ou estiagem.As águas continentais são de suma importância para a sociedade, tendo em vista que essas são propícias ao consumo humano e de todos os seres vivos. No caso do consumo humano, as águas são utilizadas em múltiplas atividades que podem ser enumeradas em uso rural, urbano, turístico e etc. No campo, ela é utilizada na irrigação, para a criação de animais, entre outros; nas cidades seu uso é destinado às residências, indústrias, comércios, instituições, escolas; e no turismo é fonte de renda, explorando as belezas de rios e lagos.Atualmente, uma importante reserva de água doce está armazenada nas geleiras em estado sólido, sua localização geográfica faz com que as temperaturas permaneçam sempre baixas, conservando-as intactas, salvo as alterações pertinentes às atividades humanas que modificam as condições naturais.As sociedades do mundo contemporâneo, independente do continente ou país, provocam impactos nas águas que podem ser divididos em: poluição industrial, doméstica e rural.

14ª AULA:EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 11-12-13 – AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA – LITOSFERA,ATMOSFERA,BIOSFERA E HIDROSFERA.

1-Relacione os ambientes terrestres identificados no quadro a suas definições.                                                                              

a)Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto__________                                               

b)É resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem_______                                

c)Contém gases necessários para o desenvolvimento da vida______                                                                                                                 

d)É formada por geleiras, oceanos, mares,rios,lagos, águas subterrâneas, vapor-d’água e água retida nos seres vivos______

I-BIOSFERA            II- ATMOSFERA  III-HIDROSFERA     IV-LITOSFERA

 

 


2-Observe a imagem abaixo. Ela apresenta alguns elementos que fazem parte do planeta.


Quais elementos da imagem você classificaria como pertencentes à:

a)Hidrosfera_____________b)Litosfera__________________________________

c)Atmosfera______________d)Biosfera_________________________________

3-Em sua opinião, os elementos da hidrosfera, litosfera, atmosfera e biosfera se inter-relacionam?Justifique.

 

4- A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

 

5-Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: “a atmosfera”. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre,marque a alternativa incorreta:

a)A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

b)A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

c)A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

d)O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

 

15ª AULA: CONTINUAÇÃO DE EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 11-12-13 – AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA – LITOSFERA,ATMOSFERA,BIOSFERA E HIDROSFERA.

1-Leia o texto a seguir para responder ás questões.

                Pesquisadores encontraram, em um região que fazia parte da Renca(Reserva Nacional de Cobre e seus Associados), peixes contaminados por mercúrio.[...]

                Os dados –[...] fruto de pesquisa do WWF- e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)- apontam que, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e na Flona(Foresta Nacional ) no Amapá, que não fazia parte da Renca, em 81% dos especimes investigados há contaminação de mercúrio.

                A substância é um metal pesado utilizado no processo de extração do ouro. Paulo Cesar Basta, médio da Fiocruz, diz que não há níveis seguros de exposição á substância[...]

                Segundo Marcelo Oliveira, do WWF-Brasil, oito espécies foram investigadas [...].Cinco espécies tinham mais de 50% dos indivíduos com níveis de mercúrio superiores a 0,5 mg/kg – limite de tolerabilidade da OMS(Organização Mundial da Saúde) para consumo humano[...]

                “São espécies consumidas pela população da região e obtivemos esses número alarmantes. É um problema de saúde pública”, diz Oliveira. “Se começar a juntar os pontos, você vê que o cenário é bastante preocupante.”

                Paulo Basta afirma que “o mercúrio é um metal pesado com fácil difusão no corpo e que altera o metabolismo celular. O sistema nervoso central, principalmente, é vulnerável á substância”.

                Oliveira e Basta, na segunda etapa do projeto, estudam a saúde das populações dos arredores[...] Oliveira diz que, durante a nova etapa, já foram encontrados indígenas com sintomas de contaminação.[...]

WATANABE, Phillippe.Reserva extinta por Temer tem áreas contaminadas por mercúrio.Folha de S.Paulo.São Paulo,25 ago.2017.P.B9.

Texto extraído do livro de geografia Projeto Arariba 1ªedição ano 2019(adotado 2020) p.82

 

 

a)De qual problema o texto trata?

b)Com base no texto, é possível constatar que a biosfera é a inteligação de todos os ambientes da superfície terrestre?Explique.

c)Por que esse problema é considerado de saúde pública?

d)O que pode ser feito para amenizá-lo?

 

2-Sobre a Hidrosfera marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.Faça a correção das afirmativas falsas.

a-(    ) Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água,

b-(    ) A água surgiu a partir do aquecimento da Terra

c-(    ) Os rios sofrem não variações quanto a sua velocidade e seu direcionamento.

d-(    ) As sociedades do mundo contemporâneo provocam impactos nas águas como poluição industrial, doméstica e rural.

3- Os rios também podem ter seu regime reconhecido distintamente como sendo rios perenes ou Temporários. O que são Rios Perenes? O que são Rios Temporários?

4-Como se divide as camadas da atmosfera? Cite as principais características de cada uma.

 

5-Retire do texto “Litosfera”  3 informações que você considerou mais interessantes.             

Retire mais 3 informações que aprendeu sobre o texto, ou seja, você ainda não sabia.

 

16ª AULA: CONTINENTES E ILHAS


                As terras emersas (acima do nível do mar)são divididas em seis continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida. Essa divisão foi criada considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso é chamada de divisão política.

                Esses continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e vegetação, muito variados. Entretanto, não é apenas nos aspectos físicos que existem diferenças. Nos aspectos econômicos e sociais, os países desses continentes apresentam muitas disparidades e desigualdades.

Observe no mapa abaixo a área de cada um desses continentes e o número de pessoas  que neles habitava em 2017.


 


 

Mapa dos continentes e oceanos do mundo. (Foto: Wikipédia)

 

A AMÉRICA

                América é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente 17000Km.Compreende desde o extremo norte do Canadá e da Groenlândia até o extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo maior continente do Planeta em área territorial.

                O Continente pode ser dividido em três partes, de acordo com a distribuição geográfica de suas terras: América do Norte, América Central e América do Sul.

                Atualmente, a maior parte da população da América vive em áreas urbanas.Os países americanos, no entanto, não são semelhantes no que se refere á economia e ás condições de vida da população, e muitos são marcados por enormes diferenças econômicas e sociais.

                O Canadá e os Estados Unidos estão entre os países com maior desenvolvimento do mundo. Possuem agropecuária moderna e ampla rede de transportes e de serviços.

                O Brasil, o México e a Argentina têm desenvolvimento industrial e grande dinamismo econômico, mas apresentam enormes desigualdades sociais.

                Em países como Haiti, Equador, Bolívia e Guatemala, a agricultura e a extração de minérios são ainda as principais atividades econômicas , e a pobreza marcante.

                Muitos desses países têm o turismo como importante setor da economia.

 

A ÁFRICA

                O Continente africano possui o mario número de países e é o segundo mais populoso do mundo. Apesar de ser o continente com menor proporção de habitantes nas cidades, é onde a urbanização avança em ritmo mais acelerado. Há grandes áreas urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, como Cairo, capital do Egito, Lagos, capital da Nigéria, e Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

                O Continente possui muitas riquezas minerais. Contudo, foi intensamente explorado por estrangeiros europeus, no seu passado colonials, e por empresas estangeiras, como as chinesas.

                Há países que se destacam economicamente, como a África do Sul, Nigéria e Egito, cuja economia está baseada nos serviços e na indústria. A Nigéria destaca-se ainda por ser grande produtora de petróleo e fazer parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo(Opep).

                De maneira geral, os países africanos detêm baixos índices de desenvolvimento econômico e social. A fome e as doenças atingem boa parte da população, principalmente na Etiópia, na Somália e em Serra Leoa. Estima-se que milhões de africanos viviam com o equivalente a menos de 1 dólar por dia.

                No entanto, ao longo dos últimos anos, os países do continente africano vêm apresentando melhoras nos índices de desenvolvimento econômico.

 

A EUROPA

                A Europa é um continente em que a maioria dos países apresenta grande desenvolvimento econômico e boa qualidade de vida, com destaque para o Reino Unido, a Alemanha e a França. No entanto, também há problemas sociais no continente, como conflitos entre povos de diferentes culturas, religioes e etnias, além de pessoas vivendo na pobreza e elevados índices de desemprego.

                A partir do século XV, os europeus colonizaram a maioria dos países da América e da África e parte da Ásia, espalhandos seus valores, línguas e modos de vida.

                A Europa possui um bloco político e econômico denominado União Europeia(UE),em que não há barreiras para o comércio entre os países que dele fazem parte.Alguns países que o integram adotam uma moeda única e comum, o euro.Até 2017 participavam desse bloco 28 países.O Reino Unido realizou um referendo em 2016 e optou por sair do bloco até 2019.

 

A ÁSIA

                O continente asiático tem a maior área territorial do mundo e concentra 60% da população da Terra. Nele estão os dois países mais populosos do mundo, China e India.A economia da Ásia é muito diversificada. Alguns países apresentam grande desenvolvimento social, como o Japão e a Coreia do Sul, mas muitos outros enfrentam graves problemas sociais, como o Paquistão, a Índia e Bangladesh.

                É no continente asiático que se localiza o Oriente Médio. Os países do Oriente Médio possuem cerca de 50% das reservas de petróleo do mundo e concentram povos de diferentes etnias e religiões. No entanto, alguns países enfrentam problemas como a carência de água e tensões e conflitos por motivos econômicos ou pela intolerância étnica e religiosa.

                O Sul e o sudeste da Ásia são áreas muito instáveis do ponto de vista geológico, com áreas sujeitas á ocorrência de erupções vulcânicas e terremotos, que podem provocar grandes tragédias. Um exemplo disso foi o terremoto de 2015 no Nepal, que deixou cerca de 1800 mortos e 5 mil feridos, além de destruir parte da capital do país, Katmandu.

 

A OCEANIA

                A Oceania é formada pelo território da Austrália, por grandes ilhas – Nova Zelândia e Papua Nova Guiné – e por inúmeras pequenas ilhas.

                Dois países desse continente têm padrão de vida elevado. A Austrália e a Nova Zelândia. Os demais são considerados em desenvolvimento e apresentam economia baseada na agricultura , na pesca e no turismo

 

A ANTÁRTIDA

                A Antártida está localizada na região mais fria do mundo. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 km que concentra o equivalente a 70% da água doce do mundo.

                Por causa do clima rigoroso, a Antártida não possui população fixa. As pessoas que lá transitam são cientistas e turistas que visitam o local por tempo determinado, no verão.

                Há no continente estações de pesquisa(base científica) de diversos países, entre eles o Brasil.

 

AS ILHAS E OS ARQUIPÉLAGOS

                As ilhas são porções de terras emersas cercadas pelas águas de um oceanos, mar, rio ou lago.Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões.

                Arquipélago é um conjunto de ilhas próximas umas das outras.O Arquipélago de Abrolhos, no litoral da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago, reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas.

 

ILHAS CONTINENTAIS E ILHAS OCEÂNICAS

                As ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente. Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente.Um exemplo no Brasil é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis.

                As ilhas são oceânicas quando não tem ligação com os continentes. Há dois tipos de ilhas oceânicas.

·         Ilhas Coralíneas(atol)

·         Ilhas Vulcânicas

As Ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo submarino.Contudo, levando-se em consideração a divisão política dos continentes, elas são consideradas parte do continente do qual estão mais próximas.

 

GLOSSÁRIO

Coralíneo: Formado por corais, que são minúsculos animais invertebrados marinhos que se fixam muito próximos uns aos outros.

 

Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição ano 2019 (adotado 2020)p. 83 a 89

 

17ª AULA: OCEANOS E MARES

Os Oceanos são grandes extensões de água salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terara, envolvendo e separando os continentes. Já os mares são partes dos oceanos localizados próximo aos continentes ou em seu interior.

                Assim como a superfície dos continentes,o fundo dos oceanos possui diferentes formas, destacando-se extensas cadeias montanhosas, também denominadas dorsais , e as áreas rebaixadas e aplainadas, chamadas de planícies abissais.

                As águas oceânicas estão em constante movimento por influência da rotação da Terra. Somadas a elas, as diferenças de temperatura e salinidade das águas provocam o deslocamento de massas de água nos oceanos, conhecidas como correntes marítimas. Esses movimentos interferem nas condições climáticas de todo o mundo, podendo ocasionar, nos continentes, períodos de seca ou chuvas, aleém de influenciar as médias de temperatura.

 

OS OCEANOS

Existem quatro oceanos:Pacífico, Atlântico,Índico e Glacial Ártico.

O Oceano Pacífico:É o maior dos oceanos e cobre cerca de um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas, econtram-se os localis mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas proximidades das Ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11000 metros de profundidade.

Ele tem importância estratégica comercial e militar, sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados Unidos.Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico se tornaram grandes exportadores de produtos industrializados utilizando seus portos marítimos como porta de saída para as mercadorias.

 

O Oceano Atlântico:É o segundo maior oceano do mundo. Divide-se em Atlântico Norte e Atlântico Sul e banha o maior número de países e territórios. Em razão do grande fluxo de navegação e de comunicação entre a Europa e a América o Atlântico assumiu, historicamente, fundamental importância estratégica. No meio desse oceano, de norte a sul, há uma ampla cordilheira submarina, a Dorsal Atlântica. Há ocorrência de lhas vulcânicas ness área , como a Islândia.

 

O Oceano Índico:É o terceiro maior do mundo e tem maior parte localizada no Hemisfério Sul. O Índico é a rota de muitos navios que saem da Ásia rumo a outros pontos do mundo.Atualmente, mais de um bilhão de pessoas vivem ás margens dele e importantes atividades se desenvolvem em suas águas, como a pesca de atum e a exploração de petróleo.

 

O Oceano Glacial Ártico:As águas do Oceano Glacial Ártico apresentam baixas temperaturas e permanecem congeladas durante grande parte do ano.Nesse oceano se localiza o Polo Norte. A região Ártica é habitada por uma variedade de animais, como ursos-polares , morsas, focas e baleias. No entanto, o degelo vem impactanto a fauna,levando ao desaparecimento do habitat desses animais.Vivem nessa área muitos povos nativos, como os lapões, no norte da Europa, os nenets, no norte da Rússia, e os inuites, na América do Norte.

 

 

OS MARES

                Os mares, em relação aos oceanos, apresentam menor profundidade, além de maior variação de quantidade de sal, temperatura e transparência das águas. Classificam-se em mar aberto, mar fechado e mar interior.

·         Mar Aberto:Também denominado mar costeiro, é aquele que se comunica com o Oceano  por largas passagens, a exemplo do Mar do Norte, na Europa.

·         Mar Fechado:Também denominado mar isolado,não possui comunicação com um oceano ou outro mar. Localiza-se dentro das terras continentais, como um grande lago salgado, a exemplo do mar Morto, entre Israel e Jordânia, na Ásia. Para manter seu volume, os mares fechados dependem das chuvas e da água de rios.O mar Morto, por exemplo tem como principal fonte o Rio Jordão. A utilização das águas desse rio para  a prática da irrigação na agricultura tem contribuído para a diminuição drástica da superfície do mar Morto nas últimas décadas.

·         Mar Interior:Também denominado mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O mar Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o oceano Atlântico pelo Estreito de Gibraltar.

 

USOS DOS OCEANOS E MARES

        Cerca de 45% da população mundial concentra-se em áreas costeiras ou ribeirinhas. E muitas pessoas dependem dos oceanos e mares para tirar seu sustento, principalmente pela prática da pesca.

        A pesca é uma das mais antigas atividades humanas e pode ser classificada em artesanal ou industrial. Nos oceanos e mares, a pesca artesanal é praticada nas proximidades do litoral, em pequenas embarcações.Já a pesca industrial é realizada em alto-mar com embarcações equipadas com instrumentos que facilitam a localização dos cardumes.

        Alguns países, como o Japão, possuem frota de navios-fábrica que navegam a longas distâncias, muitas vezes longe do litoral do país, e nos quais os pescados podem ser processados , conservados, armazenados e até enlatados. Peixes como o atum, a sardinha e o bacalhau são industrializados.

        Outra atividade muito antiga é a exploração  do sal marinho.No passado, por causa da escassez, o sal chegou a ter elevado valor comercial. Atualmente, existem áreas onde a produção do sal marinho é feita em larga escala.Em águas marinhas também é realizada a exploração de petróleo e gás natura. No Brasil, nos últimos anos,a exploração desses recursos tem  representado uma importante fonte de riqueza para o país.

 

 

OUTROS USOS

                Importantes atividades são praticadas nos oceanos e mares, além da pesca. Entre elas destacam-se a instalação de parques de energia eólica(moinhos geradores de energia), o turismo e a obtenção de algas.Estas últimas são usadas por indústrias cosméticas, químicas(na fabricação de pigmentos), de alimentos e de ração de animal.Águas marítimas e oceânicas também têm sido utilizadas, em alguns países , como meios alternativos de geração de eletricidade. Embora os custos de desenvolvimento seja elevados, pode-se obter energia dos oceanos e  mares de três maneiras, or meio da movimentação de suas águas: Por meio das ondas, pela oscilação das marés e pela diferença térmica entre as águas quentes superficiais e as frias mais profundas.

 

EXPLORAÇÃO E RISCOS AMBIENTAIS

                Diversas ações humanas põem em risco a biodiversidade dos mares e oceanos.Entre elas, estão a exploração de petróleo e gás natural em plataformas marítimas e a pesca predatória(sobrepesca).

                A Sobrepesca: Ocorre quando a pesca ultrapassa a capacidade da natueza de repor as espécies, alterando a dinâmica do ambiente marinho e colocando em risco a existência de outras espécies.

                A Poluição das águas: Que abrange o despejo de esgoto  e de dejetos industriais, o derramamento de óleo-sobretudo o de petróle- e o vazamento de radioatividade em decorrência de acidentes de usinas nucleares, afeta intensamente a vida e a qualidade dos recursos marinhos.

 

Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição ano 2019 (adotado 2020)p.92 a 97

 

18ª AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 16 E 17 – CONTINENTES E ILHAS – OCEANOS E MARES

 

1-Escreva no espaço em branco a qual continente corresponde cada uma das características apresentadas.

a)É o continente mais extenso no sentido norte-sul_______________________

b)Atualmente , possui um bloco político e econômico que permite o livre-comércio e a livre circulação de pessoas entre seus países___________________

c)A maioria de seus países é formado por ilhas______________

d)Possui o maior número de países e uma grande variedade de paisagens______________

e)Devido ás suas baixíssimas temperaturas, não possui uma população fixa______________

f)Possui a maior população total e a maior área territorial______

 

2-Defina com apenas uma palavra.

a)Conjunto de ilhas próximas entre si_________________b)Ilha sem ligação com o continente______________

c)Ilha próxima ao continente________________________d)Recife coralíneo circular______

 

3-De acordo com as descrições a seguir, escreva no espaço em branco a qual oceano cada item se refere.

a)Possui grande fluxo de navegação, por localizar-se entre a América e a Europa___________________

b)É o menor dos quatro oceanos, e possui águas mais aquecidas___________________

c)Tem a maior extensão, além de apresentar as maiores profundidades._________________

d)Suas águas permanecem congeladas porum longo período do ano________________

 

4-Leia a seguir um fragmento da obra Moby Dick, escrita no século XIX pelo estadunidense Herman Melville.

                [...]Para qualquer feiticeiro, andarilho e pensativo, este Pacífico, uma vez contemplado,deve se tornar para sempre seu mar de adoção.Agita-se em meio ás águas mais centrais do munod, com o Índico e o Atlântico formando meramente seus braços. Essas mesmas ondas levam os quebra-mares das recém-construídas cidades da Califórnia(EUA), somente ontem fundadas pela mais nova estirpe de homens, e banham as fronteiras apagadas, porém maravilhosas, das terras asiáticas, mais antigas do que Abraão; enquanto ao centro tudo flutua entre as vias das Ilhas de corais, e os planos, infinitos e desconhecidos arquipélagos e os insondáveis japoneses.Assim esse misterioso e divino Pacífico cinge quase toda a vastidão do mundo; faz de todas as costas uma única baía; parece a maré pulsante do coração da terra[...]

                                                                                                                                    MELVILLE,Herman.Moby Dick.São Paulo:Cosac Naify,2010.p.500-501.

 

Indique, a que o autor faz referência nesse trecho.

a)Ao Oceano Índico e seus corais.

b)Á grandiosidade do Oceano Atlântico e suas riquezas naturais.

c)Á imensidão do Oceano Índico

d)Á grandiosidade do Oceano Pacífico em relaçao ao Oceano Atlântico e ao Índico.

 

5-Leia um texto sobre a poluição de um rio na região litorânea do estado de São Paulo e responda ás questões propostas.

 

Rio Cubatão é contaminado por petróleo após vazamentos na transpetro

                O Rio Cubatão foi atingido por um vazamento de petróleo[...] O material , segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(Cetesp),é proveniente do Terminal Terrestre de Cubatão da Transpetro, localizado ás margens do manancial. Ainda não é possível quantificar a área da contaminação, nem os prejuízos .Por segurança, a captação de água foi parcialmente suspensa e o abastecimento na região pode ser afetado.

[...]A Companhia Ambiental disse que ainda não é possível identificar os reais danos ambientais , nem estimar o volume vazado de petróleo[...].Os técnicos acompanham a continuidade das ações de rescaldo e a colocação de barreiras ao longo do rio, bem como a realização da limpeza e remoção do material na área externa á empresa.

[...]O manancial fornece água á Estação de Tratamento de Água(ETA) Cubatão e, por conta do ocorrido, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) precisou reduzir de 4,2 mil litros para 3 mil litros , preventivamente, a produção no sistema.

                A medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída á população e a integridade dos equipamentos da estação, que é responsável por quase 50% da água tratada produzida na região.

 

RIO Cubatão é contaminado por petróleo após vazamento na Transpetro.A Tribuna, 23 mar 2016.Disponivel em:http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/rio-cubatao-e-contaminado-por-petroleo-apos-vazamento-na-transpetro/?cHash=4c5fa1dcf5dc2d26a6afa3a8adcae31c.Acesso em:31 jan.2018

 

 

a)Qual é o incidente mencionado no texto?

b)De que maneira o incidente ocorrido em Cubatão causa problemas econômicos e sociais?

 

6-Defina:

a)Mar Fechado:____________________________________________________________________________

b)Mar Aberto:______________________________________________________________________________

c)Mar Interior:______________________________________________________________________________

 

 


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