ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROFESSROA: MARILEIA PUJONI - 6º ANO
PERÍODO: 23/07 a 31/08-2020
1ª AULA: FUSO HORÁRIO
https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/fusos/
Nosso planeta possui
uma forma esférica. Por essa razão, quando realiza o movimento de rotação
(movimento que a Terra realiza em torno de si própria), uma parte fica
iluminada pelo Sol, enquanto a outra fica escura.Na medida em que este
movimento se realiza, as áreas que estavam iluminadas vão gradualmente perdendo
sua luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por
diante.
FUSO
HORÁRIO NO BRASIL Durante muitos anos o Brasil possuiu
quatro fusos diferentes. Porém, em 2008, foi aprovada pelo presidente Luiz
Inácio Lula da Silva uma lei para reduzir um fuso horário na região Norte.Nesse
sentido, o extremo oeste do território brasileiro (localizado a -75° Oeste do
Meridiano de Greenwich) teve seu horário adiantado em uma hora,
estabelecendo o mesmo horário do fuso -60°.
Desta forma, de acordo com o novo fuso os estados brasileiros seguem os seguintes horários:
- Fernando
de Noronha (PE): -2 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
- Estados
das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, Goiás, Distrito Federal, Tocantins,
Amapá e Pará: -3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
- Mato
Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre: -4 horas
em relação ao Meridiano de Greenwich.
ENTENDENDO OS FUSOS
HORÁRIOS
https://www.todamateria.com.br/fusos-horarios/
Meridianos
Os
meridianos são as semicircunferências que ligam os polos e dividem o globo
terrestre em dois hemisférios: o ocidental (a Oeste do GMT) e o oriental (a
Leste do GMT). Eles determinam os múltiplos de 15° que constituem o total de
360° da circunferência terrestre.Na intersecção entre estas linhas, que é mais
larga na medida em que se aproxima da Linha do Equador, nos teremos um mesmo
horário vigorando de Norte a Sul.
Meridiano de Greenwich
O Meridiano de Greenwich é o marco
longitudinal para determinar o “Greenwich Mean Time” (GMT). Portanto, A longitude 0°
passaria sobre Greenwich, nas proximidades de Londres. A Leste desse marco,
conta-se até 180° positivos e, para Oeste dele, até 180° negativos.
1-Explique a metodologia do Fuso
Horário. (Como se calcula o fuso horário)?
2-Complete corretamente os
espaços em branco de acordo com as letras abaixo. Em seguida marque a letra
correta.
Ao
dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento
de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira,
passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um
__________.
Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por:
a) translação e meridiano.
b) translação e paralelo.
c) rotação e círculo.
d)
rotação e fuso horário.
3- A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é: a) Linha do Equador
b) Trópico de Capricórnio
c) Meridiano de Greenwich
d)
Trópico de Câncer
4- “Os fusos horários foram criados, em outubro
de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washington. Nessa
ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora, tendo como referência o tempo
em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio
eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 horas (23
horas, 56 minutos e 4 segundos). ”CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo
César. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal, RN.
EDUFRN, c2008. 248 p. (adaptado). Sabendo que duas cidades distam entre si 105°
de longitude, a distância entre elas, em horas, é de
a)8 h.
b) 7
h c) 9 h. d)
10 h.
5- Localizadas a Oeste de Greenwich, duas
cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira,
um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O
horário de chegada em B foi:
a) 18h30min da quarta-feira. b) 19h30min da quarta-feira.
c) 23h30min da quarta-feira. d) 0h30min da quinta-feira.
6-Observe as imagens e faça o que
se pede.
A charge acima faz referência às
diferenças de
fusos horários, entre o Brasil e o Japão.
a)Quantos
fusos (horas) há entre o Brasil e o Japão?_____
b) Como é possível justificar
que enquanto algumas
pessoas estão no horário de trabalho outras, estão no
horário de dormir?_____________________________
7- Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do
dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em:
1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____
2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste?
3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____
A sequência correta é
a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas). b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas). c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas). d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).
3ª AULA: TEMPO
GEOLÓGICO, FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA
Para estudar o
tempo de formação da terra, utilizamos uma escala que se refere a milhões e
bilhões de anos, chamada de tempo geológico.
A maior parte dos cientistas que estudam o passado
da Terra associa a origem do planeta á teoria do Big Bang(Grande explosão).
De acordo com essa
teoria , há aproximadamente 15 bilhões de anos o Universo era um único ponto
muito quente e com muita energia, que, por razões ainda pouco conhecidas,
explodiu, dando origem a todos os astros.
Observe o quadro abaixo: Escala do tempo geológico
A Terra, dessa forma
, seria resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo Big
Bang.Esses materiais se atraíram e se compactaram, formando o planeta em que
vivemos. Estudos geológicos indicam que a terra surgiu há aproximadamente 4,5
bilhões de anos.
A analise de rochas e a
descoberta de vestígios muito antigos de animais e vegetais, chamados fósseis,
permitiram compreender as mudanças que ocorreram no planeta e estudar sua
história. O quadro acima mostra de maneira simplificada, os principais eventos
da história da Terra desde a sua formação.
A ESTRUTURA INTERNA DO
PLANETA
O interior da Terra ainda é pouco
conhecido, por causa das dificuldades em alcançar suas camadas mais profundas.
As
escavações e sondagens no interior do
planeta chegaram a apenas 13 km de profundidade, enquanto o raio da
Terra(distância entre o centro do planeta e sua parte mais exterior) mede
aproximadamente 6.400 km. Mesmo assim, há maneiras de obter dados e pesquisar
sobre as camadas mais internas sem examinar diretamente esses locais. Internamente
, a Terra é formada por três camadas principais: a crosta terrestre, o mando e
o núcleo.A crosta terrestre é a camada externa, formada por rochas e minerais,
também chamada de litosfera. Trata-se da camada mais fina e mais importante
para os seres vivos, pois a vida se desenvolve sobre ela. A crosta está
dividida em duas partes, que têm espessuras diferentes: a crosta oceânica e a
crosta continental. A crosta oceânica situa-se abaixo dos oceanos e mares. A
crosta continental, mais espessa que a oceânica, fica acima do nível das águas,
formando os continentes e as ilhas.O manto é a camada intermediária, situada
entre a crosta e o núcleo, e divide-se em duas partes: manto superior((ou
externo) e o manto inferior( ou interno), que apresentam temperaturas
diferentes. O manto também é composto de rochas sólidas, porém, sob condições
especiais, pode se tornar uma massa pastosa e extremamente quente, formando o
magma.
O núcleo
é o centro da Terra. Ele é composto principalmente de ferro e níquel e
apresenta temperaturas muito elevadas: cerca de 6000 ºC.
A TERRA POR DENTRO
Manto: É a camada intermediária
da Terra. Ele se localiza entre a Crosta e o núcleo e tem uma espessura de
aproximadamente 2900 km.
Manto externo ou superior
temperaturas de 2000 ºC
Manto interno ou inferior
temperaturas de 3000ºC.
Núcleo: É a parte Central da
Terra, e sua espessura é de aproximadamente 3470 km, com temperaturas de cerca
de 6000ºC.
As temperaturas do planeta
aumentam de fora para dentro, ou seja, da crosta terrestre para o núcleo, o que
torna impossível a presença humana nas profundidades do interior da Terra.
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição
ano 2019. (adotado 2020) p.54.55.57
4ª AULA: A DERIVA CONTINENTAL E AS
PLACAS TECTÔNICAS
Nesta
aula vamos estudar de que modo as estruturas internas da Terra influenciam as
formações existentes na superfície do planeta.
Nas
diferentes paisagens que compõem o mundo em que vivemos, podemos observar grandes
cadeias de montanhas e também vulcões. O surgimento deles é associado aos
processos de tectonismo e de vulcanismo.
Para
compreender esses processos, vamos imaginar que a crosta terrestre é dividida
em um grande quebra -cabeça. Cada “peça”
desse quebra-cabeça é chamada de Placa Tectônica. As placas se deslocam
sobre o manto movendo-se lentamente como se estivessem em uma esteira rolante,
ora se aproximando, ora se afastando.
COMO SE FORMARAM OS
CONTINENTES DA TERRA
No
início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria
chamada de deriva continental, que originou os estudos sobre os movimentos das
placas tectônicas. Segundo essa teoria, os continentes atuais são originários
de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos
denominado Pangéia.
Wegener
chegou a essa conclusão depois de observar, por exemplo, que a costa leste da América do Sul parecia
se encaixar na costa oeste do continente americano.Além disso, alguns fósseis
de animais e vegetais que viveram na mesma época há milhões de anos, foram
encontrados tanto na América quanto na África e em outros continentes. Há cerca
de 230 milhões de anos, o continente Pangéia teria começado a se dividir em
dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Esses blocos também teriam se
afastado lentamente um do outro e se fragmentado. Esse processo, de milhões de
anos, teria dado origem aos atuais continentes.
No
final da década de 1960, a ciência propôs a teoria das placas tectônicas para
explicar os movimentos dos continentes.
AS PLACAS TECTÔNICAS
A
litosfera (ou crosta terrestre) é composta
de materiais rochosos, denominados placas tectônicas. Essas placas
flutuam sobre o material do manto e movem-se
muito lentamente, cerca de alguns centímetros por ano, ora se
aproximando, ora se afastando uma da outra.
A matéria quente do
manto sobe.
Movimentando as placas e separando-as.
Quando as placas se chocam , uma delas é arrastada para baixo da vizinha.....Mergulha , se aquece e, novamente, sobre.
Para seu melhor entendimento, observe a imagem abaixo e leia
atentamente.
Os limites
entre as placas tectônicas em movimento podem ser convergente (as placas se
chocam e há colisão), divergentes (as placas se separam e se afastam) ou transformantes
( as placas atritam ao lado uma da outra).Esses movimentos contribuem para a modificação contínua da superfície
terrestre.A imagem abaixo retrata os três diferentes tipos de movimentos:
Veja no mapa abaixo as principais placas
tectônicas e a direção de seus deslocamentos.
A FORMAÇÃO DAS
MONTANHAS E A EXPANSÃO DOS OCEANOS
Nos locais onde as placas
colidem, formam-se dobramentos, dando origem ás grandes cadeias de montanhas.
Muitas vezes, quando duas placas se chocam, ambas se dobram, elevando-se – a
Cordilheira do Himalaia, na Ásia, surgiu dessa maneira. Em outros casos, a
borda de uma das placas entra embaixo da outra, que sofre dobramento, como nos
Andes, na América do Sul. Na ilustração abaixo, vemos um exemplo de atuação de
placas convergentes.
Os locais em que se dá o
afastamento de placas são marcados pela ocorrência de terremotos e pela
atividade vulcânica . Isso acontece, por exemplo, no meio do Oceano Atlântico,
na Cordilheira Mesoceânica. A
pressão exercida pelo magna na crosta oceânica gera falhamentos e afastamento
das placas. O magma sai pelas fendar entre essas placas e se solidifica,
formando novas rochas na crosta terrestre.Dessa maneira, ocorre a expansão do
fundo oceânico. No exemplo abaixo,vemos a atuação divergente das placas.
OBS:Cordilheira
Mesoceânica: Cadeia montanhosa submarina.Muitas ilhas são os pontos mais altos dessas
montanhas, que se elevam acima do nível do mar.
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição
ano 2019. (adotado 2020) p.59,60,61,62.
5ª AULA: EXERCÍCIOS
REFERENTE AULA 3 - TEMPO
GEOLÓGICO, FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA
1-Explique a teoria do Big Bang._________________________________
2- De acordo com estudos geológicos, qual a idade da Terra?____________________
3-De acordo com a escala geológica , que era estamos vivendo hoje?___________
4- O que significa a palavra Cenozóica?_______________________________________
5- No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu uma teoria. Segundo essa teoria, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há centenas de milhões de anos.
a) Como ficou conhecida essa
teoria?_____________________________________________________________
b)
Explique a teoria
formulada por Wegener.____________________________________________________
c) Com a fragmentação da Pangeia,
em que continente ficou localizado o território brasileiro.______________
6- Internamente , a Terra é formada por três camadas principais.
Quais são elas? Explique cada uma
7-Ilustre as camadas interna da terra.
6ª
AULA: EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 4- A DERIVA
CONTINENTAL E AS PLACAS TECTÔNICAS
1-Com base em quais evidências o cientisa Alfred Wegener
chegou á conclusão de que os continentes atuais são originários de um único e
gigantesco continente?
2-Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os
oceanos e formar montanhas?
3-Observe a ilustração da panela (imagem abaixo) e responda.
a)Como é chamado o movimento que faz com que os materiais
quentes subam , percam calor e desçam circularmente?
b)No Planeta Terra, como ocorre essa movimentação?
c)Qual é a importância dessa movimentação no Planeta Terra?
TEXTO
COMPLEMENTAR “FÓSSEIS PROVAM QUE SERTÃO JÁ FOI OCEANO”
FÓSSEIS PROVAM QUE O
SERTÃO JÁ FOI OCEANO
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=6092
Ao desenterrar fósseis de animais marinhos, cientistas deixaram de lado
qualquer dúvida existente sobre o fato de que o mar, há milhões de anos,
invadiu parte de área que hoje corresponde ao Nordeste do Brasil
Pesquisadores
da Universidade Regional do Cariri (Urca) desenterraram fósseis de duas
espécies de ouriços e comprovaram que o Sertão, sim, já foi um imenso mar.
"Se restava alguma dúvida sobre a inundação do oceano no interior do
Nordeste, agora isso está enterrado", diz o geólogo Alexandre Feitosa
Sales. É que os ouriços são animais aquáticos exclusivos de água salgada.
O Atlântico começou a banhar o Nordeste há cerca de 120 milhões de anos. Na
região do Araripe, entre o Ceará, Pernambuco e Piauí, os fósseis marinhos foram
datados em 110 milhões{de anos}
O mar entrou pelo caminho aberto no meio de um antigo continente, chamado
gonduana, que estava se partindo ao meio. A separação deu origem à América e à
África, além de criar o Atlântico Sul.
"Durante tempestades o mar depositava os organismos marinhos, que
posteriormente eram fossilizados", descreve Sales, que realizou a pesquisa
{...}
Além dos ouriços-do-mar, chamados pelos especialistas de equinóides, a equipe
de Sales se deparou com mais de cinco tipos de gastrópodes (búzios) e mais de
10 bivalves, moluscos formados por duas conchas.
O levantamento da Urca, realizado em 2005, foi uma das pesquisas apresentadas à
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco, na
sigla em inglês) para a transformação da área num geoparque.
Geoparques são áreas que têm suas riquezas geológicas e paleontológicas reconhecidas
pela Unesco. No mundo são 52.
O Araripe Geopark é o primeiro do tipo na América Latina. Tem cinco mil km² e
envolve 16 municípios do Ceará. A sede é no Crato.
O pedido de reconhecimento da área como geoparque, pela Unesco, foi feito em
junho de 2005, com o envio de uma proposta técnica. A equipe da Urca encaminhou
o trabalho de Sales e dezenas de outros sobre a biodiversidade escondida sob as
rochas da região.
Um ano depois, três consultores da organização visitaram o lugar. O
reconhecimento do Araripe e de outros 11 geoparks ocorreu três meses depois,
durante encontro da Rede Mundial de Geoparques da Unesco, em Belfast, na
Irlanda do Norte.
São conhecidas mais de 30 espécies de peixe, pelo menos 23 tipos de
pterossauros (répteis alados), três de dinossauros e 150 de insetos na Chapada
do Araripe.
"Há ainda sapos, tartarugas, crocodilos, escorpiões, aranhas e
invertebrados marinhos, como os equinóides", afirma Sales. "Mas
acreditamos que isso é muito pouco, ainda, diante da diversidade fossilífera
que a região guarda."
Um terço de todos os pterossauros descritos no planeta tiveram seus fósseis
descobertos no local, que abriga mais de 20 ordens de insetos fossilizados, com
idade estimada entre 70 e 120 milhões de anos.
Os fósseis se concentram na chamada Formação Santana, que se espalha
por 250 km de extensão por 50 km de largura. A camada onde
os animais e plantas petrificados são achados alcança 200 metros.
A implantação do Araripe Geopark inclui a sinalização de nove geotopes.
Trata-se de locais onde os visitantes podem entender com mais facilidade a
evolução geológica da região.
Outros 59 geotopes também foram catalogados, mas para pesquisas. "A
instalação de placas em nove geotopes é só o começo. Com o tempo tudo será
sinalizado", adianta Sales.
A proposta da Urca, que tem apoio do Governo do Ceará e prefeituras, é fazer do
turismo científico uma instrumento de geração de renda na região.
"No lugar de comprar fósseis, que é uma atividade ilegal, o visitante
agora pode contemplar a área e adquirir suvenires." (Jornal do Commercio, Recife,
21/10)
1-De acordo com o texto, que descoberta feita por
pesquisadores comprova que o Sertão brasileiro já foi um mar?
2-Explique a importância de um geoparque em uma região como
a do Araripe.
3-Quantos geoparques existem no mundo, segundo o texto?
4-Crie uma história em quadrinhos que descreva a
formação e o desaparecimento do mar na
região do Araripe.
O BLOCO –DIAGRAMA
O Bloco-diagrama é um recorte
esquemático que reproduz parte da superfície terrestre em três-dimensões.
Esse tipo de representação mostra
a paisagem em uma visão oblíqua segundo a posição do observador, dando a ideia
de volume.
De maneira geral, a interpretação
de um bloco-diagrama é simples, pois não
exige o conhecimento de convenções cartográficas ou a consulta a uma
legenda.Por meio de blocos –diagramas é possível criar esquemas explicativos da
dinâmica interna do planeta ou de processos como a formação das montanhas.
Sua elaboração pode ser feita
respeitando as proporções reais ou com exageros verticais para destacar as
formas representadas.
No exemplo abaixo, as proporções
reais não são respeitadas.
Desenhar manualmente uma paisagem
exige muita habilidade. Hoje, contudo , há programas de computador
especializados que produzem blocos-diagramas digitais com base em informações
obtidas de satélites.
Fonte:PRESS,F.et al.Para
entender a Terra. 4.ed.Porto Alegra. Bookman, 2006.p.57
1-Quais informações sobre a estrutura podemos extrair desse
bloco-diagrama? Essas informações estariam visíveis em um mapa?
2-Que fenômeno esse bloco diagrama representa? Explique-o e
indique suas possíveis consequências.
3-Quais são as vantagens do uso dos blocos-diagramas para
representar determinada porção do espaço?
4-Se você elaborasse um bloco-diagrama da região do seu
município, quais elementos você representaria?
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição
ano 2019. (adotado 2020) p.63.
7ª AULA: O VULCANISMO
-https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcanismo.htm
Vulcanismo é
um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando
há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo
vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos
vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o
comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a
executa é chamado de vulcanólogo.O processo de vulcanismo é resultado das
características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os
vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas,
salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode
ocorrer no interior de uma placa.O entendimento do fenômeno em questão teve
início na primeira metade do século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante
desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção
vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com
placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes
violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do
fenômeno.Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para
os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça,
explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que
encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por
outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.
OBS:Vulcão ativo: Quando um vulcão está em
erupção ou mostra sinais de instabilidade,como emissão de gás e tremores. Vulcão
inativo(ou dormente): É aquele que não está em atividade,mas poderá entrar
novamente em erupção(e por isso costuma estar constantemente monitorado)
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-vulcanismo.htm
Os vulcões são importantes elementos de
modelagem do relevo, uma vez que a solidificação da lava por eles emitida dá
origem a rochas ígneas ou magmáticas extrusivas, também chamadas de rochas
vulcânicas. O exemplo mais conhecido é o basalto. Essas rochas, posteriormente,
poderão dar origem aos solos, transformarem-se em rochas metamórficas ou se converterem
em sedimentos que, mais tarde, poderão formar as rochas sedimentares.
O resfriamento da lava vulcânica dá
origem a rochas. Na imagem, temos a formação do basalto
As erupções consistem, assim, no processo
de liberação do calor interno da Terra e são mais comuns nas zonas de encontro
entre duas placas
tectônicas. Não por acaso,
localidades que costumam sofrer com terremotos também apresentam grandes
vulcões, a exemplo do Chile, haja vista que esses dois fenômenos naturais estão
relacionados com o tectonismo.Apesar de os vulcões serem altamente destrutivos,
causando prejuízos para as áreas humanas atingidas, as áreas ao seu redor
costumam apresentar terrenos extremamente férteis. Isso ocorre em razão dos
materiais por eles emitidos, basicamente constituídos por enxofre e outros
elementos químicos que favorecem os solos. Em tempos remotos, essa foi uma
perigosa armadilha da natureza para as sociedades humanas, que se instalavam em
áreas vulcânicas para o desenvolvimento da agricultura e, posteriormente,
perdiam tudo o que produziam quando os vulcões entravam em atividade.Em termos
de ocorrência, existem dois tipos de vulcanismo: o primário e o secundário. O
vulcanismo primário consiste na atividade vulcânica propriamente dita. Já o
vulcanismo secundário refere-se aos processos associados, como os gêiseres,
aquecimento térmico da água, fumarolas, entre outros.As atividades vulcânicas,
além de modificarem os relevos e os solos nas áreas continentais e oceânicas,
também são responsáveis por influenciar o comportamento das sociedades e até
mesmo da atmosfera e do clima. Em alguns casos, as atividades vulcânicas elevam
as temperaturas em função do aquecimento médio dos cursos d'água e dos solos.
Em outros, elas provocam o efeito inverso, quando as cinzas pairam no ar por um
tempo e impedem a penetração dos raios solares.Há, inclusive, temores de
eventos vulcânicos catastróficos, notadamente o caso do supervulcão
de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Uma eventual erupção desse vulcão seria tão grandiosa que as cinzas orbitariam
na atmosfera e consequências drásticas sobre o clima aconteceriam.
TEXTO COMPLEMENTAR- ENCOSTAS DO VULCÃO VESÚVIO
https://www.radioitaliana.com.br/encostas-do-vulcao-vesuvio-sao-vigiadas-permanentemente/
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Quase dois mil anos depois de ter
sepultado as cidades de Pompeia e Herculano, o Vesúvio ainda representa uma
perigosa ameaça para os moradores de Nápoles e seus arredores, e exige
vigilância contínua, com sofisticados sistemas. “O Vesúvio é um vulcão ativo, um
dos mais perigosos do mundo; em caso de erupção, afetaria diretamente 600.000
pessoas, pelo que é vigiado permanentemente”, explicou o vulcánologo Claudio
Scarpati, professor da Universidade de Nápoles, sul da Itália.
Situado em frente à baía de
Nápoles, a nove quilômetros de distância da capital, ao sul dos Apeninos, tem
1.300 metros e se apresenta coberto por centenas de aparelhos que medem cada
minúsculo movimento.
A atividade
sísmica, a temperatura do gás, qualquer deformação do terreno é
escrupulosamente observada. Os aparelhos, alguns visíveis ao
longo do caminho que leva os turistas à cratera, transmitem durante 24 horas
sinais sobre sua atividade, monitorados pelo Observatório do Vesúvio, em
Nápoles. Os dados mensais do satélite europeu Envisat sobre o movimento do solo
permitem completar e atualizar a informação. O Vesúvio, famoso pela erupção
do ano 79, que permitiu tornar conhecidos detalhes surpreendentes da cultura e
da vida romana na Idade Antiga, conservados sob a lava solidificada, entrou em
erupção muitas vezes. Desde o século XIX é estudado; o
primeiro observatório foi construído em 1845 por ordem do rei da Sicília,
Fernando II de Bourbon.A última erupção aconteceu em março de 1944, quando a
Itália era campo de batalha da Segunda Guerra Mundial. O vulcão expeliu lava durante onze dias e
destruiu várias localidades, entre elas San Giorgio em Cremano, deixando 26
mortos e 12.000 desabrigados.
O Vesúvio tem
estado inativo desde 1944 e o período atual de calma é o mais longo dos últimos
500 anos, o que aumenta o temor sobre futuras erupções.
“O magma está a 10
quilômetros de profundidade e apresenta atividade sísmica normal”, tranquiliza
o vulcanólogo Scarpati.
Para Francesco
Russo, presidente do Colégio de Geólogos da região de Nápoles, existe “27% de
risco” de que se produza uma erupção nos próximos 100 anos. (Por Fabio
Botto – Jornalista MTB: 32254 – Rádio Italiana)
Imagem 1
Imagem 2
1-Leia o texto e observe as
imagens. O que os elementos da paisagem nos mostram?
2-Qual é a importância dos
estudos arqueológicos em Pompéia e Herculano?
3-Explique como se origina o
fenômeno natural responsável pela catástrofe em Pompeia e Herculano.
Atualmente, ele representa algum risco para os moradores da cidade de Nápoles?
8ª AULA: TERREMOTOS E TSUNAMIS
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/terremotos.htm
Os terremotos quase
sempre estão associados a uma acomodação dos blocos rochosos localizados abaixo
da superfície terrestre.Os terremotos – também conhecidos como abalos sísmicos – são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais
externa das camadas da Terra. Sob o ponto de vista técnico,
os terremotos são uma liberação de energia acumulada abaixo dos solos,
liberação essa que provoca uma acomodação dos blocos rochosos, dando origem aos
tremores.Em termos de intensidade, os terremotos são medidos em um índice
chamado de Escala
Richter, que vai de 1, para os mais fracos, a 10, para os mais fortes. No entanto, nunca houve
registros de um terremoto que conseguisse alcançar o índice máximo. O abalo sísmico mais forte
já catalogado ocorreu no Chile, em maio de 1960, e atingiu 9,5 graus na Escala Richter.
O QUE CAUSA OS TERREMOTOS?
Existem três principais causas para os
tremores na crosta terrestre: o desabamento, o vulcanismo e
o tectonismo.
Os tremores provocados pelo desabamento são de menor importância e são causados
por alguma acomodação interna, provocada pela ruptura ou deslizamento de blocos
rochosos internos, geralmente sedimentares, que são tipos de rochas, em geral,
menos resistentes. A intensidade desses abalos costuma ser pequena. Já os
tremores provocados pelo vulcanismo podem ser um pouco mais fortes, mas são
localizados em áreas próximas a vulcões. Eles ocorrem por alguma ruptura ou
erupção interna do magma ou de gases retidos sob grande pressão. Os seus
efeitos não costumam ser sentidos a longas distâncias. Existem três principais
causas para os tremores na crosta terrestre: o desabamento,
o vulcanismo e
o tectonismo.
Como sabemos, a crosta terrestre não é
uma camada única, mas constituída por inúmeros blocos, chamados de placas
tectônicas. Muitas dessas placas estão em constante colisão, assumindo direções
opostas. É nessa zona de contato que ocorre a maior parte dos terremotos do
mundo.Além disso, quando a força do contato entre essas placas é mais forte do
que a resistência das rochas, elas rompem-se, formando as chamadas falhas
geológicas, que também são mais comuns nas zonas de contato entre duas placas,
mas também podem se manifestar, com menor frequência, em áreas mais estáveis.
Quando essas falhas provocam a reacomodação dos blocos rochosos, ocorrem os
terremotos. A maior falha do mundo encontra-se nos Estados Unidos: a falha de San Andreas.
OS TERREMOTOS E A SOCIEDADE
E impossível
evitar terremotos e tsunamis.Mesmo com o avanço da ciência é muito difícil
saber com precisão quando e onde eles vão acontecer e qual será sua
intensidade. Assim, no que se pode é procurar minimizar os danos que eles podem
causar.
Uma
das estratégias para isso é orientar a população sobre como proceder em eventos
como esses. Em muitos países que podem ser afetados, a população recebe
treinamento para evacuar os prédios ou se abrigar embaixo de estrutruras mais
resistentes em caso de abalos.
No
Japão, por exemplo, país muito afetados por tremores, diversos edifícios foram
construídos de forma a permitir que sua estrutura oscile, evitando o
desabamento.
As técnicas
que tornam as construções mais resitentes têm custos elevados .Por isso, são
raras em locais mais carentes, o que pode ocasionar grandes tragédias mesmo
quando os abalos não são muito fortes.
Em janeiro de
2010, um terremoto causou a morte de mais de 250 mil pessoas no Haiti. O
epicentro do terremoto, de 7 pontos na escala Richter, foi próximo á Porto
Principe, a capital do país.
Pouco tempo
depois, ocorreu no Chile um terremoto de 8,8 pontos na escala Ricther, que
liberou cerca de quinenhas vezez mais energia do que o ocorrido no Haiti.
Contudo, a tragédia foi muito menor, com cerca de 500 mortos. Em 2017, uma
série de terremotos abalou grands cidades em países como o México e o Irã.
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 6º ano 1º edição
ano 2019. (adotado 2020) p.68
OS TSUNAMIS
Em japonês, tsunami significa
literalmente “onda no porto” (tsu = porto, nami = onda), termo que prevaleceu
sobre o português como “maremoto”. Os
tsunamis ou maremotos são grandes movimentações de água do oceano, em geral
causadas por terremotos,
no entanto, outros fenômenos geológicos podem causar esse processo
incluindo erupções
vulcânicas, deslizamentos de sedimentos em taludes submarinos, furacões, impactos de meteoritos e asteroides. Essa
variedade de processos faz com que eles possam ocorrer em praticamente qualquer
região costeira do mundo, até mesmo em lagos.A diferença de uma onda normal
para um maremoto é sua frequência e sua motivação, uma onda normal dura
segundos ou minutos e, é motivada pela ação dos ventos sobre a superfície da
água, enquanto que uma tsunami pode durar horas ou dias, tendo um alcance e
amplitude muito maior, pelos motivos elencados anteriormente e o grande volume
de água deslocada.A causa mais frequente de tsunamis são os terremotos em fundo
oceânico, causadas em especial pela movimentação das placas
tectônicas, ainda que nem todos os terremotos desse tipo possam
causar tsunamis. Os principais fatores que
contribuem para a formação de grandes tsunamis sismogênicos são em geral
causados pelo aumento ou pela baixa repentina da crosta terrestre sob o oceano
ou perto dele. Esse movimento das placas tectônicas nas zonas de
convergência (regime compressional) faz com que os blocos rochosos se
movam uns em relação aos outros ao longo de planos de falhas, que são planos de
ruptura e deslocamento (limite das placas). Quando o limite de resistência nos
planos de falha é superado, ocorrem os terremotos, acarretando a liberação de
energia mecânica acumulada nas placas tectônicas, e resultando nos terremotos.A energia potencial contida
na borda da placa é instantaneamente convertida em energia cinética e
transferida para a massa de água do oceano. O deslocamento vertical da água se
dissipa na forma de uma onda de pequena amplitude e grande comprimento com alta
velocidade. Ao passo que aproxima-se da costa, seu comprimento diminui e sua
amplitude aumenta, ou seja, a onda desacelera por causa do atrito com o fundo
continental e a massa de água ergue-se (aumento da amplitude), gerando uma
“onda” gigante. Por isso, é possível observar que as zonas com maior ameaça de
tsunamis são as de instabilidade tectônica, em especial zonas de subducção de
placas, ou seja, quando duas placas tectônicas encontram-se (convergência de
placas).
Devastação causada pelo tsunami de 2011 em Sendai, Japão. Foto: U.S. Navy photo [Public domain], via Wikimedia Commons
9ªAULA:EXERCÍCIOS REFERENTE AULAS 7 E 8 VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS
Observe a imagem do
planisfério-principais vulcões, para responder a questão 1.
Planisfério – principais vulcões
4-Explique os termos abaixo:
a)Vulcanismo:_______________________________________________________________________
b)Vulcanologia:______________________________________________________________________
c)Vulcanólogo:_______________________________________________________________________
d)Vulcão
ativo:_______________________________________________________________________
e)Vulcão
inativo:_____________________________________________________________________
10 ªAULA:
EXERCÍCOS REFERENTE AULAS 4, 7 E 8 – AS PLACAS TECTÔNICAS,VULCÕES, TERREMOTOS E
TSUNAMIS
1-Observe as figuras abaixo, que
representam os três diferentes movimentos das placas tectônicas.Movimento
convergente, transformante e divergente.
e)Como se originam os tsunamis?
3-O
movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e
Sul-Americana ocasionou o surgimento:
a) do
continente sul-americano.
b) das
cadeias de montanhas do México.
c) da Cordilheira dos Andes.
d) da
Cordilheira do
Himalaia.
4-O tsunami que
matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados
pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006,
um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que
chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e
terremotos,
a) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas
tectônicas.
b) representam
ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam
dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram
que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no
hemisfério Sul.
11ªAULA:AS ESFERAS DA TERRA- AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA E A AÇÃO DOS SERES
HUMANOS
Ao sobrevoar a superfície terrestre
de avião, é possível constatar o que muitos de nós já sabemos: que ela é formada por extensas massas de água e de
terra. Dependendo do trajeto, será possível ver vastas porções de terra, com
formas de relevo e aspectos bem variados: áreas planas, montanhas, secas, com
rios, florestas, grandes cidades ou muitas plantações... Depependendo do
percurso será possível observar até mesmo um Oceano! Você tem idéia de quanto
da superfície terrestre está coberta pelos Oceanos? Você sabia que, para
estudá-la , normalmente a dividimos em enormes esferas? Sabe quais são elas?
Essa é uma maneira de compreender um
pouco melhor como se dá a relação de vários elementos sobre a superfície
terrestre.
Em capítulos anteriores você estudou a
origem da terra, a estrutura interna do planeta e a dinâmica das placas
tectônicas. Agora você vai estudar os ambientes naturais que ,
inter-relacionados, permitem o desenvolvimento da vida. Esses ambientes são
divididos em Litsfera, hidrosfera e atmosfera. Ao se relacionarem, eles dão
origem á biosfera. Por serem interdependentes, a modificação em um dos
ambientes da biosfera provoca alterações nos demais. Essa modificação pode ser
ocasionada por algum fenômeno natural, como, por exemplo, a erupção de um
vulcão , que lança gases tóxicos na atmosfera e põe em risco os seres vivos que
estão em seu entorno. Pode, também, ser provocada por ação do ser humano(ação
antrópical).Muitas vezes, ela pode trazer sérios problemas , como a poluição
das águas e do ar. A poluição do ar, por exemplo, pode provocar doenças
respiratórias, entre outras consequências. Já a poluição das águas(poluição
hídrica) pode provocar a morte de
animais aquáticos, além de impossibilitar a utilização dos recursos hídricos
pela sociedade para abastecimento.
A poluição das águas afeta
intensamente o meio ambiente e pode levar muitos animais á morte, em especial
peixes. https://www.juntospelaagua.com.br/2016/11/22/despoluir-um-rio/
Texto extraído do livro de geografia projeto Araribá 6º
ano , 1ª edição 2019.(adotado 2020) p.74
LITOSFERA –
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/litosfera.htm
A litosfera é a camada química mais externa da
Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. É a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida.
Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de
“casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km,
correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.O termo “litosfera” surge da
divisão da Terra em camadas que são segmentadas a partir de seu estado físico.
Abaixo dela, encontra-se a astenosfera, caracterizada por apresentar
temperaturas mais elevadas, o que propicia o processo de transformação física
das rochas, tornando-as mais “plásticas”. Ao contrário dessa camada, a
litosfera apresenta temperaturas menos elevadas, por se encontrar mais distante
do núcleo da Terra, o que permite a caracterização de sua rigidez e
resistência.A litosfera é basicamente composta por rochas e minerais. Dessa
forma, aquilo que denominamos por solo nada mais é do que a decomposição dessas
rochas através do processo de sedimentação.Apesar de sua pequena profundidade,
essa camada levou alguns bilhões de anos para se formar, de tal modo que ela
continua em constante transformação, que se estabelece a partir de duas
frentes. De um lado, existem aquelas transformações causadas por elementos
externos ou exógenos, como a ação dos ventos, das águas, do sol e dos seres,
propiciando a ocorrência de fenômenos como sedimentação, erosão e intemperismo.
De outro lado, existem aquelas transformações causadas por elementos internos
ou endógenos, como o tectonismo e as atividades vulcânicas.Sabe-se que essa
camada não é totalmente interligada, ou seja, ela é dividida em diferentes
partes, o que chamamos de placas tectônicas. Os contatos e atritos
entre duas placas podem provocar a ocorrência de fenômenos como terremotos e
vulcanismos, além da transformação do relevo.Compreender a dinâmica da
litosfera, bem como suas características e composição, é de extrema
importância, pois é sobre ela que as atividades humanas acontecem.
Quanto á
distinção entre crosta terrestre e crosta oceânica, sabe-se que a primeira é
basicamente composta de rochas basálticas, ricas em silicatos de magnésio e
ferro; já as rochas da crosta oceânica apresentam sua composição majoritária de
silicatos de alumínio. Outro fator a se observar é a diferença de idade entre
as rochas; enquanto as da crosta oceânica não ultrapassam 250 milhões de anos,
as continentais podem chegar a 4,5 bilhões de anos.
12ªAULA: AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA: ATMOSFERA
A atmosfera é a camada de ar que envolve
a Terra.O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás
nitrogênio, 21% de gás oxigênio, 0,03% de gás carbônico e o restante de outros
gases. Outros planetas do Sistema Solar também possuem atmosfera, mas com
características diferentes das da atmosfera terrestre.
Ao longo da evolução da Terra, a
atmosfera passou por modificações que possiblitaram o desenvolvimento e a
proliferação da vida. Entre elas, estão a redução de gases venenosos aos seres
vivos, como o cloro, e a formação de uma camada de gás ozônio, que protege a
superfície terrestre da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.
A atmosfera também regula a temperatura da
superfície terrestre: ela retém parte do calor proveniente dos Sol mantendo a
temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.
Após avanços nos estudos da atmosfera
terrestre, os seres humanos passaram a utilizá-la para diferentes finalidades.
O desenvolvimento dos sistemas de comunicação e de transporte aéreo ocorreu
graças ao conhecimento detalhado da atmosfera. Além disso, a realização de
algumas atividades esportivas e de lazer depende de condições atmosféricas
apropriadas.
Texto extraído
do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição 2019(adotado 2020) p.76
A ESTRUTURA DA ATMOSFERA
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm
Camadas da
Atmosfera
A existência da
atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos,
ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,
juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas:
·
troposfera,
·
estratosfera,
·
mesosfera,
·
termosfera e
·
exosfera.
Elas não se distribuem
de forma igualitária e sua distância varia de acordo com a densidade dos
elementos químicos que as compõem, de forma que, à medida que se afastam da
superfície da Terra, mais rarefeitas elas se tornam.
TROPOSFERA: É a camada mais próxima da crosta
terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela
é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a
atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico. Quase todo o vapor encontrado
na atmosfera situa-se na troposfera, que ocupa 75% da massa atmosférica. Chega
a atingir cerca de 17 km nas regiões trópicas e pouco mais que 7 km nas regiões
polares.
ESTRATOSFERA: É a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o
gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais
conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a
estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito
estável. Como possui uma pequena quantidade de oxigênio, a estratosfera não é
propícia para a presença do homem. Contudo, no dia 14 de Outubro de 2012, o
austríaco Felix Baumgartner saltou de uma altura de 39 km, impressionando o
mundo todo (porém, para isso, ele precisou de uma roupa especial que garantisse
a sua respiração).
MESOSFERA: Com alturas de até 80km, a mesosfera é
caracterizada por ser muito fria, com temperaturas que oscilam em torno dos
-100ºC. Sua temperatura, no entanto, não é uniforme em toda sua extensão, uma
vez que a parte de contato com a estratosfera é um pouco mais quente, ponto da
troca de calor entre as duas.
TERMOSFERA: É a camada atmosférica mais extensa,
podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve
facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se
tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.
EXOSFERA: É a camada mais longe da Terra,
alcançando os 800 km de altura. É composta basicamente por gás hélio e
hidrogênio. Nessa camada não existe gravidade e as partículas se desprendem da
terra com facilidade. Nela encontram-se os satélites de dados e os telescópios
espaciais.
A atmosfera terrestre apresenta um total de cinco camadas, cujas composições variam conforme a altura de cada uma
13ª AULA:AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA: BIOSFERA
E HIDROSFERA
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-biosfera.htm
O planeta Terra possui característica singular em relação aos outros
astros do sistema solar. Uma das principais é a temperatura que no caso da
Terra possui uma média mundial de 15ºC, percentual esse que é distinto em
relação a Mercúrio e Vênus.No caso dos dois planetas citados, suas respectivas
temperaturas médias prevalecem sempre superiores a 100ºC, nesse caso seria
impossível o desenvolvimento de vida humana e de outros seres vivos. Em outros
casos, alguns planetas apresentam temperaturas muito baixas, algo em torno de
-40ºC.
Os elementos que compõem a Biosfera.
HIDROSFERA
A hidrosfera
corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são
responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da
superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais
possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado
líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água
doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na
atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.
Distribuição de água na hidrosfera
Calotas de
gelo e geleira 2,15%
Água na atmosfera 0,001%
Água no subsolo 0,62%
Águas superficiais (rios, lagos e biomassa) 0,029%
Oceanos 97,2%
A água surgiu
a partir do resfriamento da Terra, decorrente dos vulcões que expeliam vários
gases e do vapor de água que se evaporou, favorecendo a ocorrência de chuvas.A
água é fundamental à vida, independentemente do ser, até mesmo porque a vida
surgiu na água, como as bactérias, os primeiros seres vivos (trilobitas) e os
seres aquáticos, que saíram das águas e se transformaram em anfíbios depois em
répteis e assim por diante.A água é encontrada em estados físicos. Os estados
físicos da água se apresentam em estado líquido, sólido e gasoso.
RIOS E LAGOS
14ª AULA:EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 11-12-13 – AS
DIFERENTES ESFERAS DA TERRA – LITOSFERA,ATMOSFERA,BIOSFERA E HIDROSFERA.
1-Relacione os ambientes terrestres identificados no quadro a suas definições.
a)Trata-se da porção mais rígida do planeta, constituída por crosta e parte superior do manto__________
b)É resultado da interligação de todos os outros ambientes e é nela que os seres vivos se desenvolvem_______
c)Contém gases necessários para o desenvolvimento da vida______
d)É
formada por geleiras, oceanos, mares,rios,lagos, águas subterrâneas,
vapor-d’água e água retida nos seres vivos______
I-BIOSFERA
II- ATMOSFERA III-HIDROSFERA IV-LITOSFERA
2-Observe a imagem abaixo. Ela apresenta alguns
elementos que fazem parte do planeta.
Quais elementos da imagem você classificaria como
pertencentes à:
a)Hidrosfera_____________b)Litosfera__________________________________
c)Atmosfera______________d)Biosfera_________________________________
3-Em sua opinião, os elementos da hidrosfera,
litosfera, atmosfera e biosfera se inter-relacionam?Justifique.
4- A maior parte dos fenômenos
meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
5-Foi da junção de duas palavras gregas,
atmós (vapor)
e sphaîra (esfera),
que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: “a
atmosfera”. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais
valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados
aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por
diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de
altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o
tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de
diâmetro.
A respeito das camadas que compõem a
atmosfera terrestre,marque a alternativa incorreta:
a)A troposfera é a camada mais baixa da
atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como
tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.
b)A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de
400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida,
emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de
CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos
enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.
c)A mesosfera estende-se da estratosfera
a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais
fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol.
A temperatura varia de -5°C a -95°C.
d)O efeito estufa é um fenômeno natural
que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a
manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada
atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de
metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a
aceleração do aquecimento global.
15ª AULA: CONTINUAÇÃO DE EXERCÍCIOS REFERENTE AULA 11-12-13 – AS DIFERENTES ESFERAS DA TERRA –
LITOSFERA,ATMOSFERA,BIOSFERA E HIDROSFERA.
1-Leia o texto a seguir para responder ás
questões.
Pesquisadores
encontraram, em um região que fazia parte da Renca(Reserva Nacional de Cobre e
seus Associados), peixes contaminados por mercúrio.[...]
Os
dados –[...] fruto de pesquisa do WWF- e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de
Conservação da Biodiversidade)- apontam que, no Parque Nacional Montanhas do
Tumucumaque e na Flona(Foresta Nacional ) no Amapá, que não fazia parte da
Renca, em 81% dos especimes investigados há contaminação de mercúrio.
A
substância é um metal pesado utilizado no processo de extração do ouro. Paulo
Cesar Basta, médio da Fiocruz, diz que não há níveis seguros de exposição á
substância[...]
Segundo
Marcelo Oliveira, do WWF-Brasil, oito espécies foram investigadas [...].Cinco
espécies tinham mais de 50% dos indivíduos com níveis de mercúrio superiores a
0,5 mg/kg – limite de tolerabilidade da OMS(Organização Mundial da Saúde) para
consumo humano[...]
“São
espécies consumidas pela população da região e obtivemos esses número
alarmantes. É um problema de saúde pública”, diz Oliveira. “Se começar a juntar
os pontos, você vê que o cenário é bastante preocupante.”
Paulo
Basta afirma que “o mercúrio é um metal pesado com fácil difusão no corpo e que
altera o metabolismo celular. O sistema nervoso central, principalmente, é
vulnerável á substância”.
Oliveira
e Basta, na segunda etapa do projeto, estudam a saúde das populações dos
arredores[...] Oliveira diz que, durante a nova etapa, já foram encontrados
indígenas com sintomas de contaminação.[...]
WATANABE, Phillippe.Reserva extinta por
Temer tem áreas contaminadas por mercúrio.Folha de S.Paulo.São Paulo,25
ago.2017.P.B9.
Texto extraído do livro de geografia
Projeto Arariba 1ªedição ano 2019(adotado 2020) p.82
a)De qual problema o texto trata?
b)Com base no texto, é possível constatar
que a biosfera é a inteligação de todos os ambientes da superfície
terrestre?Explique.
c)Por que esse problema é considerado de
saúde pública?
d)O que pode ser feito para amenizá-lo?
2-Sobre a Hidrosfera marque V para
afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.Faça a correção das
afirmativas falsas.
a-(
) Os oceanos são responsáveis por 97,2% de
toda a água,
b-(
) A água surgiu a partir do aquecimento da Terra
c-(
) Os rios sofrem não variações quanto a sua velocidade e seu
direcionamento.
d-( ) As sociedades
do mundo contemporâneo provocam impactos nas águas como poluição industrial,
doméstica e rural.
3- Os rios também podem
ter seu regime reconhecido distintamente como sendo rios perenes ou
Temporários. O que são Rios Perenes? O que são Rios Temporários?
4-Como se divide as camadas da atmosfera?
Cite as principais características de cada uma.
5-Retire do texto “Litosfera” 3 informações que você considerou mais
interessantes.
Retire mais 3 informações que aprendeu
sobre o texto, ou seja, você ainda não sabia.
16ª AULA: CONTINENTES E
ILHAS
As
terras emersas (acima do nível do mar)são divididas em seis continentes:
América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida. Essa divisão foi criada
considerando critérios históricos, culturais, econômicos e políticos, por isso
é chamada de divisão política.
Esses
continentes abrigam diferentes aspectos físicos, como clima, relevo e
vegetação, muito variados. Entretanto, não é apenas nos aspectos físicos que
existem diferenças. Nos aspectos econômicos e sociais, os países desses
continentes apresentam muitas disparidades e desigualdades.
Observe no mapa abaixo a área de cada um
desses continentes e o número de pessoas
que neles habitava em 2017.
Mapa dos continentes e oceanos do
mundo. (Foto: Wikipédia)
A AMÉRICA
América
é o continente mais extenso no sentido norte-sul, com aproximadamente
17000Km.Compreende desde o extremo norte do Canadá e da Groenlândia até o
extremo sul do Chile e da Argentina. É também o segundo maior continente do
Planeta em área territorial.
O
Continente pode ser dividido em três partes, de acordo com a distribuição
geográfica de suas terras: América do Norte, América Central e América do Sul.
Atualmente,
a maior parte da população da América vive em áreas urbanas.Os países
americanos, no entanto, não são semelhantes no que se refere á economia e ás
condições de vida da população, e muitos são marcados por enormes diferenças
econômicas e sociais.
O
Canadá e os Estados Unidos estão entre os países com maior desenvolvimento do
mundo. Possuem agropecuária moderna e ampla rede de transportes e de serviços.
O
Brasil, o México e a Argentina têm desenvolvimento industrial e grande
dinamismo econômico, mas apresentam enormes desigualdades sociais.
Em
países como Haiti, Equador, Bolívia e Guatemala, a agricultura e a extração de
minérios são ainda as principais atividades econômicas , e a pobreza marcante.
Muitos
desses países têm o turismo como importante setor da economia.
A ÁFRICA
O
Continente africano possui o mario número de países e é o segundo mais populoso
do mundo. Apesar de ser o continente com menor proporção de habitantes nas
cidades, é onde a urbanização avança em ritmo mais acelerado. Há grandes áreas
urbanas com mais de 10 milhões de habitantes, como Cairo, capital do Egito, Lagos,
capital da Nigéria, e Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.
O
Continente possui muitas riquezas minerais. Contudo, foi intensamente explorado
por estrangeiros europeus, no seu passado colonials, e por empresas
estangeiras, como as chinesas.
Há
países que se destacam economicamente, como a África do Sul, Nigéria e Egito,
cuja economia está baseada nos serviços e na indústria. A Nigéria destaca-se
ainda por ser grande produtora de petróleo e fazer parte da Organização dos
Países Exportadores de Petróleo(Opep).
De
maneira geral, os países africanos detêm baixos índices de desenvolvimento
econômico e social. A fome e as doenças atingem boa parte da população,
principalmente na Etiópia, na Somália e em Serra Leoa. Estima-se que milhões de
africanos viviam com o equivalente a menos de 1 dólar por dia.
No
entanto, ao longo dos últimos anos, os países do continente africano vêm
apresentando melhoras nos índices de desenvolvimento econômico.
A EUROPA
A
Europa é um continente em que a maioria dos países apresenta grande
desenvolvimento econômico e boa qualidade de vida, com destaque para o Reino
Unido, a Alemanha e a França. No entanto, também há problemas sociais no
continente, como conflitos entre povos de diferentes culturas, religioes e etnias,
além de pessoas vivendo na pobreza e elevados índices de desemprego.
A
partir do século XV, os europeus colonizaram a maioria dos países da América e
da África e parte da Ásia, espalhandos seus valores, línguas e modos de vida.
A
Europa possui um bloco político e econômico denominado União Europeia(UE),em
que não há barreiras para o comércio entre os países que dele fazem
parte.Alguns países que o integram adotam uma moeda única e comum, o euro.Até
2017 participavam desse bloco 28 países.O Reino Unido realizou um referendo em
2016 e optou por sair do bloco até 2019.
A ÁSIA
O
continente asiático tem a maior área territorial do mundo e concentra 60% da
população da Terra. Nele estão os dois países mais populosos do mundo, China e
India.A economia da Ásia é muito diversificada. Alguns países apresentam grande
desenvolvimento social, como o Japão e a Coreia do Sul, mas muitos outros
enfrentam graves problemas sociais, como o Paquistão, a Índia e Bangladesh.
É
no continente asiático que se localiza o Oriente Médio. Os países do Oriente
Médio possuem cerca de 50% das reservas de petróleo do mundo e concentram povos
de diferentes etnias e religiões. No entanto, alguns países enfrentam problemas
como a carência de água e tensões e conflitos por motivos econômicos ou pela
intolerância étnica e religiosa.
O
Sul e o sudeste da Ásia são áreas muito instáveis do ponto de vista geológico,
com áreas sujeitas á ocorrência de erupções vulcânicas e terremotos, que podem
provocar grandes tragédias. Um exemplo disso foi o terremoto de 2015 no Nepal,
que deixou cerca de 1800 mortos e 5 mil feridos, além de destruir parte da
capital do país, Katmandu.
A OCEANIA
A
Oceania é formada pelo território da Austrália, por grandes ilhas – Nova
Zelândia e Papua Nova Guiné – e por inúmeras pequenas ilhas.
Dois
países desse continente têm padrão de vida elevado. A Austrália e a Nova
Zelândia. Os demais são considerados em desenvolvimento e apresentam economia
baseada na agricultura , na pesca e no turismo
A ANTÁRTIDA
A
Antártida está localizada na região mais fria do mundo. Sobre esse continente
encontra-se uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 km que
concentra o equivalente a 70% da água doce do mundo.
Por
causa do clima rigoroso, a Antártida não possui população fixa. As pessoas que
lá transitam são cientistas e turistas que visitam o local por tempo
determinado, no verão.
Há
no continente estações de pesquisa(base científica) de diversos países, entre
eles o Brasil.
AS ILHAS E OS
ARQUIPÉLAGOS
As
ilhas são porções de terras emersas cercadas pelas águas de um oceanos, mar,
rio ou lago.Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões.
Arquipélago
é um conjunto de ilhas próximas umas das outras.O Arquipélago de Abrolhos, no litoral
da Bahia, é formado por cinco ilhas. O Japão, outro exemplo de arquipélago,
reúne quatro ilhas grandes e milhares de ilhas pequenas.
ILHAS CONTINENTAIS E
ILHAS OCEÂNICAS
As
ilhas são continentais quando se localizam nas proximidades de um continente.
Em um passado bem remoto, elas fizeram parte do continente.Um exemplo no Brasil
é a Ilha de Santa Catarina, onde está a cidade de Florianópolis.
As
ilhas são oceânicas quando não tem ligação com os continentes. Há dois tipos de
ilhas oceânicas.
·
Ilhas Coralíneas(atol)
·
Ilhas Vulcânicas
As Ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo
submarino.Contudo, levando-se em consideração a divisão política dos
continentes, elas são consideradas parte do continente do qual estão mais
próximas.
GLOSSÁRIO
Coralíneo: Formado por corais, que são minúsculos animais
invertebrados marinhos que se fixam muito próximos uns aos outros.
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição ano
2019 (adotado 2020)p. 83 a 89
17ª AULA: OCEANOS E
MARES
Os Oceanos são grandes extensões de água
salgada que cobrem 70,8% da superfície da Terara, envolvendo e separando os
continentes. Já os mares são partes dos oceanos localizados próximo aos
continentes ou em seu interior.
Assim
como a superfície dos continentes,o fundo dos oceanos possui diferentes formas,
destacando-se extensas cadeias montanhosas, também denominadas dorsais , e as
áreas rebaixadas e aplainadas, chamadas de planícies abissais.
As
águas oceânicas estão em constante movimento por influência da rotação da
Terra. Somadas a elas, as diferenças de temperatura e salinidade das águas
provocam o deslocamento de massas de água nos oceanos, conhecidas como
correntes marítimas. Esses movimentos interferem nas condições climáticas de
todo o mundo, podendo ocasionar, nos continentes, períodos de seca ou chuvas,
aleém de influenciar as médias de temperatura.
OS OCEANOS
Existem quatro oceanos:Pacífico,
Atlântico,Índico e Glacial Ártico.
O Oceano Pacífico:É o maior dos oceanos e cobre cerca de
um terço da superfície terrestre. Nas suas fossas marinhas, econtram-se os
localis mais profundos dos oceanos. A Fossa das Marianas, nas proximidades das
Ilhas da Micronésia, ao norte da Austrália, alcança 11000 metros de
profundidade.
Ele tem importância estratégica comercial
e militar, sobretudo para os países da Ásia, da Oceania e para os Estados
Unidos.Algumas nações asiáticas voltadas para o Pacífico se tornaram grandes
exportadores de produtos industrializados utilizando seus portos marítimos como
porta de saída para as mercadorias.
O Oceano Atlântico:É o segundo maior oceano do mundo.
Divide-se em Atlântico Norte e Atlântico Sul e banha o maior número de países e
territórios. Em razão do grande fluxo de navegação e de comunicação entre a
Europa e a América o Atlântico assumiu, historicamente, fundamental importância
estratégica. No meio desse oceano, de norte a sul, há uma ampla cordilheira
submarina, a Dorsal Atlântica. Há ocorrência de lhas vulcânicas ness área ,
como a Islândia.
O Oceano Índico:É o terceiro maior do mundo e tem maior
parte localizada no Hemisfério Sul. O Índico é a rota de muitos navios que saem
da Ásia rumo a outros pontos do mundo.Atualmente, mais de um bilhão de pessoas
vivem ás margens dele e importantes atividades se desenvolvem em suas águas,
como a pesca de atum e a exploração de petróleo.
O Oceano Glacial Ártico:As águas do Oceano Glacial Ártico
apresentam baixas temperaturas e permanecem congeladas durante grande parte do
ano.Nesse oceano se localiza o Polo Norte. A região Ártica é habitada por uma
variedade de animais, como ursos-polares , morsas, focas e baleias. No entanto,
o degelo vem impactanto a fauna,levando ao desaparecimento do habitat desses
animais.Vivem nessa área muitos povos nativos, como os lapões, no norte da
Europa, os nenets, no norte da Rússia, e os inuites, na América do Norte.
OS MARES
Os mares, em relação aos oceanos, apresentam menor profundidade,
além de maior variação de quantidade de sal, temperatura e transparência das
águas. Classificam-se em mar aberto, mar fechado e mar interior.
·
Mar Aberto:Também
denominado mar costeiro, é aquele que se comunica com o Oceano por largas passagens, a exemplo do Mar do
Norte, na Europa.
·
Mar Fechado:Também
denominado mar isolado,não possui comunicação com um oceano ou outro mar.
Localiza-se dentro das terras continentais, como um grande lago salgado, a
exemplo do mar Morto, entre Israel e Jordânia, na Ásia. Para manter seu volume,
os mares fechados dependem das chuvas e da água de rios.O mar Morto, por
exemplo tem como principal fonte o Rio Jordão. A utilização das águas desse rio
para a prática da irrigação na
agricultura tem contribuído para a diminuição drástica da superfície do mar
Morto nas últimas décadas.
·
Mar Interior:Também
denominado mar continental, comunica-se com o oceano por estreitos ou canais. O
mar Mediterrâneo, por exemplo, comunica-se com o oceano Atlântico pelo Estreito
de Gibraltar.
USOS DOS OCEANOS E MARES
Cerca de 45% da
população mundial concentra-se em áreas costeiras ou ribeirinhas. E muitas
pessoas dependem dos oceanos e mares para tirar seu sustento, principalmente
pela prática da pesca.
A pesca é uma das mais
antigas atividades humanas e pode ser classificada em artesanal ou industrial.
Nos oceanos e mares, a pesca artesanal é praticada nas proximidades do litoral,
em pequenas embarcações.Já a pesca industrial é realizada em alto-mar com
embarcações equipadas com instrumentos que facilitam a localização dos
cardumes.
Alguns países, como o
Japão, possuem frota de navios-fábrica que navegam a longas distâncias, muitas
vezes longe do litoral do país, e nos quais os pescados podem ser processados ,
conservados, armazenados e até enlatados. Peixes como o atum, a sardinha e o
bacalhau são industrializados.
Outra atividade muito
antiga é a exploração do sal marinho.No
passado, por causa da escassez, o sal chegou a ter elevado valor comercial.
Atualmente, existem áreas onde a produção do sal marinho é feita em larga
escala.Em águas marinhas também é realizada a exploração de petróleo e gás
natura. No Brasil, nos últimos anos,a exploração desses recursos tem representado uma importante fonte de riqueza
para o país.
OUTROS USOS
Importantes atividades são praticadas nos oceanos e mares, além da
pesca. Entre elas destacam-se a instalação de parques de energia eólica(moinhos
geradores de energia), o turismo e a obtenção de algas.Estas últimas são usadas
por indústrias cosméticas, químicas(na fabricação de pigmentos), de alimentos e
de ração de animal.Águas marítimas e oceânicas também têm sido utilizadas, em
alguns países , como meios alternativos de geração de eletricidade. Embora os
custos de desenvolvimento seja elevados, pode-se obter energia dos oceanos
e mares de três maneiras, or meio da
movimentação de suas águas: Por meio das ondas, pela oscilação das marés e pela
diferença térmica entre as águas quentes superficiais e as frias mais
profundas.
EXPLORAÇÃO E RISCOS
AMBIENTAIS
Diversas ações humanas põem em risco a biodiversidade dos mares e
oceanos.Entre elas, estão a exploração de petróleo e gás natural em plataformas
marítimas e a pesca predatória(sobrepesca).
A
Sobrepesca: Ocorre quando a pesca ultrapassa a capacidade da natueza de repor
as espécies, alterando a dinâmica do ambiente marinho e colocando em risco a
existência de outras espécies.
A
Poluição das águas: Que abrange o despejo de esgoto e de dejetos industriais, o derramamento de
óleo-sobretudo o de petróle- e o vazamento de radioatividade em decorrência de
acidentes de usinas nucleares, afeta intensamente a vida e a qualidade dos
recursos marinhos.
Texto extraído do livro de geografia Projeto Araribá 1ª edição ano
2019 (adotado 2020)p.92 a 97
18ª AULA: EXERCÍCIOS
REFERENTE AULAS 16 E 17 – CONTINENTES E ILHAS – OCEANOS E MARES
1-Escreva no espaço em branco a qual
continente corresponde cada uma das características apresentadas.
a)É o continente mais extenso no sentido
norte-sul_______________________
b)Atualmente , possui um bloco político e
econômico que permite o livre-comércio e a livre circulação de pessoas entre
seus países___________________
c)A maioria de seus países é formado por
ilhas______________
d)Possui o maior número de países e uma
grande variedade de paisagens______________
e)Devido ás suas baixíssimas
temperaturas, não possui uma população fixa______________
f)Possui a maior população total e a
maior área territorial______
2-Defina com apenas uma palavra.
a)Conjunto de ilhas próximas entre
si_________________b)Ilha sem ligação com o continente______________
c)Ilha próxima ao
continente________________________d)Recife coralíneo circular______
3-De acordo com as descrições a seguir,
escreva no espaço em branco a qual oceano cada item se refere.
a)Possui grande fluxo de navegação, por
localizar-se entre a América e a Europa___________________
b)É o menor dos quatro oceanos, e possui
águas mais aquecidas___________________
c)Tem a maior extensão, além de
apresentar as maiores profundidades._________________
d)Suas águas permanecem congeladas porum
longo período do ano________________
4-Leia a seguir um fragmento da obra Moby
Dick, escrita no século XIX pelo estadunidense Herman Melville.
[...]Para
qualquer feiticeiro, andarilho e pensativo, este Pacífico, uma vez
contemplado,deve se tornar para sempre seu mar de adoção.Agita-se em meio ás
águas mais centrais do munod, com o Índico e o Atlântico formando meramente
seus braços. Essas mesmas ondas levam os quebra-mares das recém-construídas
cidades da Califórnia(EUA), somente ontem fundadas pela mais nova estirpe de
homens, e banham as fronteiras apagadas, porém maravilhosas, das terras
asiáticas, mais antigas do que Abraão; enquanto ao centro tudo flutua entre as
vias das Ilhas de corais, e os planos, infinitos e desconhecidos arquipélagos e
os insondáveis japoneses.Assim esse misterioso e divino Pacífico cinge quase
toda a vastidão do mundo; faz de todas as costas uma única baía; parece a maré
pulsante do coração da terra[...]
MELVILLE,Herman.Moby
Dick.São Paulo:Cosac Naify,2010.p.500-501.
Indique, a que o autor faz referência
nesse trecho.
a)Ao Oceano Índico e seus corais.
b)Á grandiosidade do Oceano Atlântico e
suas riquezas naturais.
c)Á imensidão do Oceano Índico
d)Á grandiosidade do Oceano Pacífico em
relaçao ao Oceano Atlântico e ao Índico.
5-Leia um texto sobre a poluição de um
rio na região litorânea do estado de São Paulo e responda ás questões
propostas.
Rio Cubatão é contaminado por petróleo
após vazamentos na transpetro
O
Rio Cubatão foi atingido por um vazamento de petróleo[...] O material , segundo
a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(Cetesp),é proveniente do Terminal
Terrestre de Cubatão da Transpetro, localizado ás margens do manancial. Ainda
não é possível quantificar a área da contaminação, nem os prejuízos .Por
segurança, a captação de água foi parcialmente suspensa e o abastecimento na
região pode ser afetado.
[...]A Companhia Ambiental disse que
ainda não é possível identificar os reais danos ambientais , nem estimar o
volume vazado de petróleo[...].Os técnicos acompanham a continuidade das ações
de rescaldo e a colocação de barreiras ao longo do rio, bem como a realização
da limpeza e remoção do material na área externa á empresa.
[...]O manancial fornece água á Estação
de Tratamento de Água(ETA) Cubatão e, por conta do ocorrido, a Companhia de
Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) precisou reduzir de 4,2 mil litros para
3 mil litros , preventivamente, a produção no sistema.
A
medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída á população e
a integridade dos equipamentos da estação, que é responsável por quase 50% da
água tratada produzida na região.
RIO Cubatão é contaminado por petróleo
após vazamento na Transpetro.A Tribuna, 23 mar 2016.Disponivel em:http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/rio-cubatao-e-contaminado-por-petroleo-apos-vazamento-na-transpetro/?cHash=4c5fa1dcf5dc2d26a6afa3a8adcae31c.Acesso em:31 jan.2018
a)Qual é o incidente mencionado no texto?
b)De que maneira o incidente ocorrido em
Cubatão causa problemas econômicos e sociais?
6-Defina:
a)Mar Fechado:____________________________________________________________________________
b)Mar
Aberto:______________________________________________________________________________
c)Mar
Interior:______________________________________________________________________________
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