CIÊNCIAS NATURAIS– ANA JÚLIA
Atividade Aula 02 :
semana 20/07 a 24/07: Tema: Anfíbios
Assista à vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=eTCD4zl-XZk
Faça uma pesquisa sobre anfíbios no seu caderno.
Atividade Aula 01 :
semana 27/07 a 31/07
Agora que você assistiu à vídeo-aula e fez o resumo sobre os anfíbios,
utilize-os para responder:
1) Indique o tipo de respiração nas etapas do desenvolvimento abaixo do sapo:
Sobre a
respiração do sapo é correto afirmar que:
A) no desenvolvimento
(a) é cutânea.
B) no
desenvolvimento (b) é pulmonar
C) no
desenvolvimento (a e b) é branquial e cutânea
D) no
desenvolvimento (e) é cutânea e pulmonar
3) Associe o animal à sua característica:
A) é úmida. B) é desprovida de glândulas. C) não permite trocas gasosas. D) é seca.
Atividade Aula 02 :
semana 27/07 a 31/07: Tema: Répteis:
Assista
ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_lfh-XbZR5s
Faça
um resumo sobre répteis no caderno. Agora, responda:
1) Os vertebrados conquistaram o ambiente terrestre através da formação
de um tipo de
ovo capaz
de se desenvolver fora da água. Esta conquista aparece pela primeira vez em:
A)
mamíferos. B) aves. C) répteis. D) anfíbios
2) A tartaruga, a lagartixa e o jacaré de papo amarelo, pertencem,
respectivamente, às seguintes
ordens de
répteis:
A)
quelônios, lacertílios e crocodilianos.
B)
lacertílios, quelônios e crocodilianos.
C)
quelônios, crocodilianos e lacertílios.
D) cetáceos,
arapongas e quelônios.
3) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A)
Anfíbios, répteis, aves e mamíferos são considerados vertebrados.
B) Todos os
representantes da classe dos crocodilianos possuem placas dérmicas.
C) Quelônios
são animais aquáticos e terrestres, dotados de carapaças.
D) A Ordem
dos escamados é representada pelos lagartos, camaleões, lagartixas e cobras.
4) (FUVEST) Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e
domínio dos
répteis
durante a era mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla
distribuição
em diversos
nichos do ambiente terrestre?
A)
prolongado cuidado coma a prole, garantindo proteção contra os predadores
naturais.
B)
aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento.
C)
vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento.
D) extinção
dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional.
5) (UFOP) Um
jardim zoológico separou os vertebrados em grupos, de acordo com suas
características
anatômicas, e os instalou em diferentes setores. No dia em que chegaram ao
local
três novos
animais adultos não classificados, um funcionário deparou-se com a necessidade
de
encaminhá-los
aos setores adequados sabendo apenas que:
Ø O animal nº 1 possuía coração com quatro cavidades e corpo revestido
por escamas, mas o
nº 2
apresentava quatro cavidades e seu corpo era recoberto por penas.
Ø O animal nº 3 respirava por pulmões, era vivíparo e seu corpo era
revestido por pelos.
Auxilie o
funcionário do zoológico, correlacionando a COLUNA I com a COLUNA II:
COLUNA I
I. Réptil
II.
Mamífero
III. Aves
COLUNA II
( ) animal
nº 1 ( ) animal nº 2 ( ) animal nº 3
Assinale a
alternativa com a sequencia correta:
A) I, III,
II. B) III, I, II. C) III, II, I. D) II, I, III.
6) (PUC-RS)
Observar as características anatômicas abaixo relacionadas:
1. Corpo
coberto com pele seca e queratinizada.
2.
Esqueleto completamente ossificado.
3. Coração
com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.
4. Respiração
pulmonar.
5.
Temperatura corporal variando de acordo com o ambiente.
6. Ovos
adaptados para o desenvolvimento em terra.
Com estas
características, podemos identificar o grupo:
A) dos
anfíbios. B) dos répteis. C) dos peixes. D) dos marsupiais.
7) (UFLA)
Presença de coluna vertebral, respiração pulmonar, fecundação interna, ovo com
casca
dura e
homeotermia, são características relativas à classe:
A) Aves. B) Répteis. C) Mamíferos.
D)
Anfíbios.
8)
Observe as imagens com atenção:
As serpentes apresentam algumas características como: pele seca, corpo coberto por escamas ou
carapaças, respira por meio de pulmões e geralmente nascem de ovos.
As serpentes são animais
vertebrados do grupo dos
A) anfíbios. B) mamíferos. C) sapos.
D) répteis.
9) Como já vimos existem animais vertebrados e invertebrados. Os
vertebrados estão divididos em
A) animais grandes e pequenos.
B) peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis.
C) ovíparos, vivíparos, mamíferos e peixes. D) minhocas, cobras, leões e sapos.
10) (UFSC) Considere as seguintes características:
I.
Respiração pulmonar e ectotermia.
II. Pele
seca revestida por escamas, carapaças ou placas dérmicas.
III.
Fecundação interna.
IV.
Excreção predominante de amônia.
V. Presença
de ovo amniótico.
As
principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis vida mais
independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são,
apenas:
A) I e II. B) I e III. C) II e IV. D) III e V.
Atividade Aula 01 :
semana 03/08 a 07/08: Tema: Aves
Assista
à vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=y6hElzUzx5E
Faça
um resumo sobre aves no seu caderno. Agora, responda:
1) (UFLA) Presença de coluna vertebral, respiração
pulmonar, fecundação interna, ovo com casca
dura e
homeotermia, são características relativas à classe:
A) Aves. B) Répteis. C) Mamíferos. D) Anfíbios.
2) (OSEC-SP) A ausência de bexiga urinária e a eliminação contínua de fezes
pode ser
considerada
(em aves) uma adaptação a(ao):
A)
homeotermia. B) postura de ovos. C) pecilotermia.
D)
voo.
3) (MACK)
Recentemente foi encontrado um fóssil de dinossauro nos EUA, que apresentava o
coração
também fossilizado. Esse coração possuía 4 câmaras, impedindo a mistura de
sangue, e a
presença de
ossos pneumáticos. Isso indica que esse animal apresentava parentesco evolutivo
com
______,
sendo, portanto, ______.
A
alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
A) aves –
homeotermos. B) mamíferos –
pecilotermos.
C) anfíbios – homeotermos. D) aves – pecilotermos.
4) Qual das alternativas abaixo apresenta características que não é própria das
aves?
A) após a
eclosão, os pais continuam a cuidar da prole.
B) coração
formado por quatro câmaras separadas.
C)
desenvolvimento da visão.
D)
fecundação interna e desenvolvimento interno.
5) Analise
as afirmações:
I. As aves
possuem habilidade para o voo em virtude, unicamente, da presença de asas.
II. As
penas protegem as aves, diminuem a perda de água e auxiliam no controle da
temperatura
corporal
destes animais.
III. É no
papo que o alimento das aves é triturado.
Estão
corretas:
A) Todas as
alternativas. B) Somente a I. C) Somente a II. D) Somente a III.
5) (UEMG)
Considerando os animais focalizados na ilustração abaixo, está INCORRETO
afirmar
que eles
apresentam em comum:
Atividade Aula 02 : semana 03/08 a 07/08: Tema: Mamíferos
Assista
à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=E7Zzzd68NPM
Faça
um resumo sobre aves no seu caderno.
DESAFIOS
IDENTIFICANDO
·
Jacaré
·
tamaduá
·
lagartixa
·
salamandra
·
peixe-boi
·
galinha
Atividade Aula 01 : semana 10/08 a 14/08: Tema: Composição
do Ar
Assista
à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=WrWN3eeN6d0
Faça
um resumo sobre aves no seu caderno.
01)Observe o gráfico que mostra a composição do ar
atmosférico.
Agora, analise as afirmativas a seguir:
I. O ar atmosférico é composto somente por três
tipos de gases diferentes.
II. O ar atmosférico não pode ser considerado uma
mistura de gases porque é possível separá-los e quantificá-los.
III. O gás que o ser humano utiliza no processo de
respiração é o mais abundante no ar atmosférico.
V. Quando o ser humano provoca uma queimada, ele
não altera a composição do ar atmosférico.
V. Ao promover o reflorestamento, o ser humano
altera a composição do ar atmosférico.
VI. O incentivo ao uso de transportes coletivos contribui
para reduzir a produção de gases poluentes.
São corretas as afirmativas:
( A )I e
IV. ( B )V e VI. ( C )I, III e VI. ( D
)II, III, IV e V.
02)Sabemos que o ar atmosférico é uma mistura
composta de diferentes tipos de gases, cujas concentrações podem ser alteradas
por diversos fatores, tanto naturais como antrópicos.
Um exemplo da ocorrência desses fatores é a:
( A )Respiração,
que aumenta a quantidade de gás oxigênio na atmosfera.
( B )Combustão, que reduz a quantidade de gás
oxigênio na atmosfera.
( C )Fotossíntese,
que aumenta a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.
( D )Industrialização,
que reduz a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.
03)Sobre composição do ar, considere as afirmações
a seguir.
I – Nas últimas décadas, a concentração de gás
carbônico na camada atmosférica tem aumentando muito devido a algumas
atividades humanas, como: queima de combustíveis fósseis, queimadas e
desmatamento.
II – O gás nitrogênio é um dos menos abundantes na
camada atmosférica, o que dificulta seu uso pelos seres vivos.
III – No processo de queima, também chamado de
combustão, o combustível reage com o gás oxigênio do ar, resultando na
liberação de gás carbônico e vapor de água.
IV – A maioria dos seres vivos utiliza o gás
carbônico do ar para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da
respiração celular.
É correto apenas o que se afirma em:
( A )II e
IV. ( B )I e II. ( C )I e III. ( D
)III e IV.
04) Observe a fotografia a seguir.
a) Qual gás presente no ar é um reagente na queima
mostrada na fotografia?
b) Qual gás é consumido e qual gás é produzido
nesse fenômeno?
05) Com base no gráfico a seguir, responda ao que
se pede.
b) Qual gás é consumido e qual gás é produzido
nesse fenômeno?
05) Com base no gráfico a seguir, responda ao que
se pede.
06)Complete:
a) Chamamos a camada de gases que envolve
o nosso planeta de: _____________________________
b) A ciência que estuda as condições
atmosféricas chama-se : ______________________________
07) Responda as perguntas abaixo:
a) O que é ar?
Atividade Aula 02 : semana 10/08 a 14/08
Atividade Aula 01 : semana 17/08 a 21/08: Tema: Efeito
Estufa- Aquecimento global
Assista
à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=y8EX5QVPpI0
Faça
um resumo no seu caderno sobre o que é o aquecimento global, suas causas e
consequências para o Planeta.
Agora, responda:
1)O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da
temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual
fenômeno natural do planeta?
a) Destruição da camada de ozônio b) Inversão térmica c) Efeito estufa
d) Chuva ácida e) Eutrofização
2)O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao
longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica
uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.
a) Derretimento das calotas polares b) Aumento da ocorrência de
terremotos
c) Mudanças nos regimes de chuvas d) Aumento dos níveis dos oceanos
e) Aumento da ocorrência de furacões
3) (PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas
como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no
ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto
afirmar que:
a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos
autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera,
contribuindo para a diminuição do efeito estufa.
b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de
atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma
velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.
c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo
provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos
organismos fotossintetizantes.
d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.
e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global
que os países ricos.
4) (UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de
árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento
global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:
a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria
utilizado pela fotossíntese.
b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado
pela respiração celular.
c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso
de gás carbônico liberado.
d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em
decorrência da expansão da cobertura vegetal.
5)A biodiversidade é afetada de diferentes formas pelo aquecimento global.
Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.
a) Muitas espécies podem entrar em extinção em decorrência do
aquecimento global.
b) O urso-polar é um grande símbolo na luta contra o aquecimento global,
em decorrência do aumento exagerado de indivíduos, causado pelo aumento de
alimentos disponíveis no oceano, fato que leva à competição.
c) O aquecimento global pode desencadear um aumento
de epidemias no planeta, uma vez que ambientes quentes favorecem a
multiplicação de vários vetores, como o Aedes aegypti.
d) Secas e chuvas inesperadas podem afetar a reprodução de uma série de
espécies de plantas.
e) Anfíbios são amplamente afetados pelo aquecimento global, pois
necessitam de ambientes aquáticos para sua sobrevivência e reprodução.
06) A ilustração a seguir representa um fenômeno
natural que ocorre na Terra.
Em relação a esse fenômeno, é correto afirmar que:
( A )causa apenas
impactos negativos para a vida na Terra.
( B )ocasiona a
redução da temperatura média no planeta Terra.
( C )está sendo intensificado devido à queima
de combustíveis fósseis.
( D )pode ser
minimizado pela redução na emissão de oxigênio e ozônio por parte das
indústrias.
07) Alguns processos, como as queimadas, o desmatamento e a desertificação,
podem causar sérios impactos ao meio ambiente. A esse respeito são feitas as
afirmações a seguir.
I. As queimadas liberam fuligem e fumaça, que
poluem o ar e podem causar problemas respiratórios.
II. O desmatamento dificulta a ocorrência de erosão
e diminui o assoreamento dos rios.
III. O desmatamento e as queimadas deixam o solo
exposto, podendo levar à perda da camada fértil.
IV. A desertificação é um processo que facilita a
retenção de água pelo solo.
É correto apenas o que se afirma em:
( A )I e III. ( B )I e IV. ( C
)II e III. ( D )II e IV.
08)Sabemos que o ar atmosférico é uma mistura
composta de diferentes tipos de gases, cujas concentrações podem ser alteradas
por diversos fatores, tanto naturais como antrópicos.
Um exemplo da ocorrência desses fatores é a:
( A )Respiração,
que aumenta a quantidade de gás oxigênio na atmosfera.
( B )Combustão, que reduz a quantidade de gás
oxigênio na atmosfera.
( C )Fotossíntese,
que aumenta a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.
( D )Industrialização,
que reduz a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.
09)O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre
por causa da presença de gases que retêm a radiação infravermelha emitida pelo
Sol, deixando a temperatura na Terra favorável ao desenvolvimento de seres
vivos. No entanto, diversas atividades realizadas pelos seres humanos têm
contribuído para a intensificação do efeito estufa, o que pode comprometer a
vida no planeta.Uma atividade que contribui para reduzir o agravamento desse
fenômeno é:
( A )a proibição do
uso de produtos contendo CFC, que aumentam a emissão de gás ozônio para a
atmosfera.
( B )a retirada de
catalisadores dos automóveis, que aumentam a emissão de gases poluentes, como o
metano.
( C )a substituição de combustíveis fósseis
por combustíveis renováveis, como o etanol.
( D )a redução na
poluição de rios com produtos tóxicos de indústrias que aumentam a evaporação
da água.
10) Em algumas regiões com temperaturas
frequentemente abaixo de 0 °C é comum a construção de iglus, moradias em
formato de semiesfera feitas de blocos de gelo, como pode ser observado na
figura a seguir.
Seus habitantes geralmente fazem suas camas de gelo
mais altas para aproveitar melhor o calor de uma pequena lamparina, que fica no
centro da moradia, para se aquecerem.
A posição da cama nesse tipo de moradia deve-se ao
fato de:
( A )o ar aquecido pela lamparina ascender por
convecção, garantindo acesso a porções de ar mais quentes dentro do iglu.
( B )a lamparina
aquecer muito o ambiente por irradiação, evitando que os habitantes do iglu se
queimem com o calor da lamparina.
( C )a troca de
calor ocorrer por condução nas porções mais baixas do iglu, garantindo que os
habitantes não sofram aquecimento excessivo.
( D )a lamparina
aquecer o gelo durante a noite por convecção, garantindo que as partes mais
altas das camas de gelo estejam mais aquecidas.
11) Analise as afirmativas a seguir e marque V para
as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O efeito estufa mantém uma
temperatura média na superfície da Terra em torno de 15 C, sendo fundamental
para manter condições compatíveis com a vida.
( ) Parte do calor proveniente do Sol,
que é refletido na superfície da Terra, é retido na atmosfera por certos gases,
como o gás carbônico e o vapor de água.
( ) As plantas absorvem grande quantidade
de gás nitrogênio e, quando são queimadas, emitem esse gás na atmosfera,
contribuindo para o aumento da temperatura da Terra.
( ) Para controlar o aquecimento
global pode-se realizar o plantio de árvores, que absorvem gás carbônico para a
realização da fotossíntese; deve-se, também, evitar a queima de combustíveis
fósseis, como o petróleo e seus derivados, utilizando outras fontes de energia,
como a solar e a eólica.
A sequência correta das afirmativas é:
(
A )V, F, V, V. ( B )V, V, V, F. ( C )F,
V, V, V. ( D )V, V, F, V.
Atividade Aula 02 : semana 17/08 a 21/08
1) O efeito estufa é um fenômeno natural que
possibilita à temperatura média anual da Terra manter-se em torno de 14 °C.
a) Descreva como ocorre esse fenômeno, explicando
qual é seu papel na manutenção da vida na Terra.
b) Cite uma ação humana que intensifica o efeito
estufa e uma proposta para controlar essa intensificação.
2)A Floresta Amazônica é um bioma extremamente
importante para o planeta Terra por sua grande biodiversidade, e é o maior
sistema pluvial do mundo. Sua extensão territorial abrange, além do Brasil,
oito países da América do Sul. Desde o século XVI, esse bioma vem sendo
desmatado e, nas últimas décadas, isso se deve principalmente ao constante
avanço da fronteira agropecuária.
a) Cite três exemplos de como o desmatamento pode
impactar negativamente o ecossistema da região.
b) Qual a relação dessa ação humana com o
aquecimento global?
3) Leia a seguir o título de uma manchete retirada
de uma revista.
Desmatamento e queimadas voltam a aumentar na
Amazônia
Fonte: Desmatamentos e queimadas voltam a aumentar
na Amazônia. Revista Época. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.
a) Explique a relação dessas atividades com
problemas ambientais, como o assoreamento dos rios e a desertificação.
b) Cite um exemplo de como essas ações também podem
afetar os seres vivos desse bioma.
4)Quais os
principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global?
5)Quais as
principais consequências ambientais do aquecimento global?
6) Qual o principal objetivo
do Protocolo de Kyoto? Faça uma pesquisa.
7)O efeito de estufa é o
principal fenômeno responsável pelo aquecimento global, quais os principais
gases que desencadeiam esse processo?
Atividade Aula 01 : semana 24/08 a 28/08: Tema: Destruição da Camada
de ozônio
Assista à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=s9kxprENY4g
Faça um resumo sobre a destruição de camada de ozônio com suas causas e consequências.
Agora, responda:
1)Analise as afirmativas a seguir, a respeito da
camada de ozônio, e escreva V para as verdadeiras e F para
as falsas:
(_____)A camada de ozônio é muito importante para a
vida na Terra, pois reduz a intensidade da radiação ultravioleta que chega às
camadas mais baixas da atmosfera, onde a maioria dos seres vivos habita.
(_____)Os CFCs, compostos presentes em diversos
equipamentos no passado, são prejudiciais para a camada de ozônio, pois o cloro
presente em suas moléculas reage com o ozônio (O3), formando
moléculas de gás oxigênio (O2).
(_____)A poluição decorrente das atividades
realizadas pelos setores produtivos, como as indústrias, contribuiu para o
aumento da camada de ozônio em função da crescente emissão desse gás para a
atmosfera.
(_____)Um exemplo de atitude coletiva que ajuda a
minimizar a redução da camada de ozônio é dar preferência à utilização de
equipamentos eletrônicos, tais como refrigerador e arcondicionado, que não contenham
CFCs.
(_____)Os impropriamente chamados “buracos” na
camada de ozônio são locais onde essa camada é mais fina, o que ocasiona maior
retenção da radiação. Essas regiões localizam-se principalmente próximas à
linha do Equador, onde há maior incidência dos raios solares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de
cima para baixo, é:
(
A )V, F, F, V, F ( B
)F, V, V, F, V ( C )V, F, V, F, V ( D
)V, V, F, V, F
2)A ilustração a seguir representa a camada de
ozônio na região da Antártida, em 1979 e em 2008. As áreas em cores mais
escuras indicam o buraco nessa camada.
a) Qual ação do ser humano ocasionou a alteração
representada na ilustração?
b) Qual é o impacto dessa alteração para a
manutenção da vida na Terra?
3)Pesquisas científicas vêm mostrando evidências de
que, nos últimos anos, o buraco na camada de ozônio está diminuindo.
a) Qual é o impacto desse fato para a manutenção da
vida na Terra?
b) Cite uma medida coletiva tomada pelo ser humano
que possibilitou a ocorrência desse fato.
4)A foto a seguir mostra o local construído pelo
avô de Lucas para o cultivo de hortaliças. O local é cercado por uma fina tela
plástica semitransparente e, nas horas mais quentes do dia, Lucas percebeu como
a temperatura em seu interior estava mais alta em relação à parte externa.
a) Qual fenômeno natural pode ser comparado ao que
ocorre nesse local? Qual é a importância desse fenômeno natural para os seres
vivos?
b) Cite duas atividades humanas que intensificam
esse fenômeno e duas atitudes que podem ser tomadas para controlar sua
intensificação.
5)O esquema a seguir representa a formação de um gás na estratosfera.
a) Que gás é esse? Explique a importância desse gás
na estratosfera?
b) Como a poluição decorrente da industrialização
afeta essa substância?
6)A humanidade, após a Revolução Industrial, vem interferindo nos
ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a
destruição da camada de ozônio.
Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:
I. Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de
raios ultravioleta;
II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;
III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Estão corretas:
a) somente I e II. b) somente
II. c) somente I e III. d) somente II e III. e) todas.
7)A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da entrada dos
raios ultravioleta na superfície terrestre em virtude da diminuição da
concentração de ozônio (O³). São vários os impactos causados por essa
alteração. Entre as proposições a seguir, assinale a alternativa incorreta:
a) O aumento da quantidade de raios ultravioleta pode contribuir para o
aumento do aquecimento global.
b) A exposição aos raios ultravioleta pode provocar a redução de
espécies de animais, bem como alterar o DNA desses seres vivos.
c) O aumento dos raios ultravioleta que atingem a superfície pode provocar
o envelhecimento precoce e câncer de pele.
d) A grande quantidade de raios ultravioleta não prejudica o desenvolvimento
das plantas, visto que não está associada a alterações no processo de
fotossíntese.
8)Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da
camada de ozônio?
a) CO2 – gás
carbônico b) HFC –
hidrofluorcarboneto c) CFC - clorofluorcarboneto
d) Metano
9)Sobre o processo de destruição da camada de ozônio, assinale V para as
alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( ) Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio,
foi assinado o Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para a redução do uso
do gás CFC (clorofluorcarboneto).
( ) De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe),
o buraco na camada de ozônio já chegou a 31 milhões de quilômetros quadrados na
região da Antártida.
( ) O gás
ozônio encontra-se na camada da atmosfera conhecida como troposfera e é capaz
de absorver 95% dos raios ultravioleta.
Assinale a alternativa correta:
a) FVV b) FVF c) FFV
d) VFV
Atividade Aula 02 : semana 24/08 a 28/08
1) A liberação dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode
provocar depleção de ozônio (O3) na estratosfera. O ozônio estratosférico é
responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol,
a qual é nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de ozônio, é ilustrado simplificadamente
abaixo. Explique-o
2)Entidades ligadas à
preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção
de gases CFC (clorofluorcarbonos). Isto se deve principalmente ao fato de os
CFC
a) reagirem com H2O,
produzindo ácidos e chuva ácida.
b) reagirem espontaneamente com O2,
produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.
c) escaparem para o espaço provocando
o fenômeno da inversão térmica.
d) reagirem com oxigênio a baixas
pressões, produzindo ozônio.
e) produzirem sob a ação da luz
átomos livres, que reagem com o ozônio.
3) Enem-2012) O rótulo de um
desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua
composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias.
Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As
reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de
CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:
I) CF2Cℓ2 +
UV → CF2Cℓ• + Cℓ•
II) Cℓ• + O3 → O2 + CℓO•
A preocupação com as possíveis
ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função:
proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares
ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é
intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é
prejudicial à vida. A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e
propano neste aerossol é:
a) substituir o CFC, pois não reagem
com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.
b) servir como propelentes, pois,
como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera,
impedindo a destruição do ozônio.
c) reagir com o ar, pois se decompõem
espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O),
que não atacam o ozônio.
d) impedir a destruição do ozônio
pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando
hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2),
formando água (H2O).
e) destruir o CFC, pois reagem com a
radiação UV, liberando carbono (C), que reage com o oxigênio do ar (O2),
formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de
ozônio.
4) Faça um esquema no seu caderno sobre o efeito
estufa e destruição da camada de ozônio.
5) Faça o caça-palavras abaixo.
Atividade Aula 01 : semana 31/08
Pesquise em revistas, jornais, internet,
reportagens sobre aquecimento global, destruição da camada de ozônio.
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