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segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividades de Ciências Naturais 7º Ano - Professora Ana Júlia

 

CIÊNCIAS NATURAIS– ANA JÚLIA

 

Atividade Aula 02 : semana 20/07 a 24/07: Tema: Anfíbios

Assista à vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=eTCD4zl-XZk

Faça uma pesquisa sobre anfíbios no seu caderno.

Atividade Aula 01 : semana 27/07 a 31/07

Agora que você assistiu à vídeo-aula e fez o resumo sobre os anfíbios, utilize-os para responder:

1) Indique o tipo de respiração nas etapas do desenvolvimento abaixo do sapo:



Sobre a respiração do sapo é correto afirmar que:
A) no desenvolvimento (a) é cutânea.
B) no desenvolvimento (b) é pulmonar
C) no desenvolvimento (a e b) é branquial e cutânea
D) no desenvolvimento (e) é cutânea e pulmonar

 

3) Associe o animal à sua característica:

A) é úmida.    B) é desprovida de glândulas.     C) não permite trocas gasosas.    D) é seca.

 

Atividade Aula 02 : semana 27/07 a 31/07: Tema: Répteis:

Assista ao vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=_lfh-XbZR5s

Faça um resumo sobre répteis no caderno. Agora, responda:

1) Os vertebrados conquistaram o ambiente terrestre através da formação de um tipo de
ovo capaz de se desenvolver fora da água. Esta conquista aparece pela primeira vez em:

A) mamíferos.   B) aves.   C) répteis.   D) anfíbios

2) A tartaruga, a lagartixa e o jacaré de papo amarelo, pertencem, respectivamente, às seguintes

ordens de répteis:

A) quelônios, lacertílios e crocodilianos.  B) lacertílios, quelônios e crocodilianos.
C) quelônios, crocodilianos e lacertílios.  D) cetáceos, arapongas e quelônios.

3) Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:


A) Anfíbios, répteis, aves e mamíferos são considerados vertebrados.
B) Todos os representantes da classe dos crocodilianos possuem placas dérmicas.
C) Quelônios são animais aquáticos e terrestres, dotados de carapaças.
D) A Ordem dos escamados é representada pelos lagartos, camaleões, lagartixas e cobras.


4) (FUVEST) Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e domínio dos

répteis durante a era mesozóica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição
em diversos nichos do ambiente terrestre?

A) prolongado cuidado coma a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais.
B) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento.
C) vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento.
D) extinção dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional.

5) (UFOP) Um jardim zoológico separou os vertebrados em grupos, de acordo com suas
características anatômicas, e os instalou em diferentes setores. No dia em que chegaram ao local
três novos animais adultos não classificados, um funcionário deparou-se com a necessidade de
encaminhá-los aos setores adequados sabendo apenas que:
Ø O animal nº 1 possuía coração com quatro cavidades e corpo revestido por escamas, mas o
nº 2 apresentava quatro cavidades e seu corpo era recoberto por penas.
Ø O animal nº 3 respirava por pulmões, era vivíparo e seu corpo era revestido por pelos.
Auxilie o funcionário do zoológico, correlacionando a COLUNA I com a COLUNA II:
COLUNA I
I. Réptil
II. Mamífero
III. Aves
COLUNA II
( ) animal nº 1   ( ) animal nº 2   ( ) animal nº 3
Assinale a alternativa com a sequencia correta:

A) I, III, II.   B) III, I, II.     C) III, II, I.   D) II, I, III.

6) (PUC-RS) Observar as características anatômicas abaixo relacionadas:
1. Corpo coberto com pele seca e queratinizada.
2. Esqueleto completamente ossificado.
3. Coração com dois átrios e dois ventrículos parcialmente divididos.
4. Respiração pulmonar.
5. Temperatura corporal variando de acordo com o ambiente.
6. Ovos adaptados para o desenvolvimento em terra.
Com estas características, podemos identificar o grupo:

A) dos anfíbios.   B) dos répteis.    C) dos peixes.    D) dos marsupiais.

7) (UFLA) Presença de coluna vertebral, respiração pulmonar, fecundação interna, ovo com casca
dura e homeotermia, são características relativas à classe:

A) Aves.    B) Répteis.   C) Mamíferos.     D) Anfíbios.

8) Observe as imagens com atenção:

As serpentes apresentam algumas características como: pele seca, corpo coberto por escamas ou carapaças, respira por meio de pulmões e geralmente nascem de ovos. As serpentes são animais
vertebrados do grupo dos


A) anfíbios.   B) mamíferos.    C) sapos.    D) répteis.

9) Como já vimos existem animais vertebrados e invertebrados. Os vertebrados estão divididos em 

 

A) animais grandes e pequenos.    B) peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis.

C) ovíparos, vivíparos, mamíferos e peixes.   D) minhocas, cobras, leões e sapos.

 

10) (UFSC) Considere as seguintes características:
I. Respiração pulmonar e ectotermia.
II. Pele seca revestida por escamas, carapaças ou placas dérmicas.
III. Fecundação interna.
IV. Excreção predominante de amônia.
V. Presença de ovo amniótico.
As principais características evolutivas que proporcionaram aos répteis vida mais independente do ambiente aquático e a conquista do ambiente terrestre são, apenas:

 

A) I e II.    B) I e III.    C) II e IV.    D) III e V.

 

Atividade Aula 01 : semana 03/08 a 07/08: Tema: Aves

Assista à vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=y6hElzUzx5E

Faça um resumo sobre aves no seu caderno. Agora, responda:

1) (UFLA) Presença de coluna vertebral, respiração pulmonar, fecundação interna, ovo com casca
dura e homeotermia, são características relativas à classe:

A) Aves.   B) Répteis.    C) Mamíferos.   D) Anfíbios.

2) (OSEC-SP) A ausência de bexiga urinária e a eliminação contínua de fezes pode ser

considerada (em aves) uma adaptação a(ao):

A) homeotermia.       B) postura de ovos.  C) pecilotermia.    D) voo.

3) (MACK) Recentemente foi encontrado um fóssil de dinossauro nos EUA, que apresentava o
coração também fossilizado. Esse coração possuía 4 câmaras, impedindo a mistura de sangue, e a
presença de ossos pneumáticos. Isso indica que esse animal apresentava parentesco evolutivo com
______, sendo, portanto, ______.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:

A) aves – homeotermos.                    B) mamíferos – pecilotermos.  

C) anfíbios – homeotermos.               D) aves – pecilotermos.

4) Qual das alternativas abaixo apresenta características que não é própria das aves?


A) após a eclosão, os pais continuam a cuidar da prole.
B) coração formado por quatro câmaras separadas.
C) desenvolvimento da visão.
D) fecundação interna e desenvolvimento interno.

5) Analise as afirmações:
I. As aves possuem habilidade para o voo em virtude, unicamente, da presença de asas.
II. As penas protegem as aves, diminuem a perda de água e auxiliam no controle da temperatura
corporal destes animais.
III. É no papo que o alimento das aves é triturado.
Estão corretas:

A) Todas as alternativas.              B) Somente a I.     C) Somente a II. D) Somente a III.

5) (UEMG) Considerando os animais focalizados na ilustração abaixo, está INCORRETO afirmar
que eles apresentam em comum:

A) epiderme queratinizada.   B) homeotermia.   C) bolsa amniótica. D) glândulas sudoríparas.

6) (UEL) Enquanto algumas características são comuns a todas as classes de vertebrados, como,
por exemplo, a presença de vértebras e de tegumento, outras características variam nas diferentes
Classes.
Sobre a Classe das Aves, considere as afirmativas a seguir.
I. Presença de ossos pneumáticos.
II. Coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
III. Temperatura do corpo variável, de acordo com o meio externo.
IV. Embrião formado no interior de um ovo, na porção externa do corpo da mãe.
Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I e IV.   B) II e IV.   C) II e III    D) I, II e IV.

7) (UnB) Julgue as afirmações abaixo, a respeito das galinhas e assinale a alternativa correta:
I – As galinhas possuem bexiga acumuladora de urina cujo produto de excreção é a ureia.
II – A fecundação e o desenvolvimento embrionário das galinhas são internos.
III – As galinhas, como todas as aves, respiram por pulmões e têm hemoglobina no sangue.
IV – A moela das galinhas funciona como um órgão de digestão química.
V – As asas das galinhas são recobertas de pelos.
Estão corretas;

A) III.    B) II e IV.    C) II e III    D) I, II e IV.

8) (FEI) A moela encontrada nas aves está relacionada à(ao):
A) armazenamento de alimento;    B) armazenamento de excretas;
C) trituração dos alimentos;          D) digestão das proteínas;

9) (UFMG) Os animais abaixo representados são bastante diferentes na sua aparência, mas
apresentam várias características comuns. Entre essas características NÃO se inclui:


A) fecundação interna.     B) oviparidade.   C) homeotermia.   D) respiração pulmonar.

10) (UEMS) Animais com corpo geralmente coberto com penas respiração pulmonar, homeotérmicos:
A) Aves     B) Anfíbios     C) Mamíferos     D) Peixes

11) Os sacos aéreos são uma das importes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leves. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.

A) penas.    B) ossos pneumáticos.   C) ausência de dentes.  D) glândula uropigiana.

12) Sabemos que as aves podem ser divididas tradicionalmente em dois grandes grupos: ratitas e carinatas. Esses grupos podem ser diferenciados pela forma de seu esterno: enquanto as ratitas apresentam esterno achatado, as carinatas apresentam esterno quilhado. Entre as aves citadas abaixo, marque a única que não é um exemplo de ave carinata.

A) Pinguim.   B) Canário.    C) Pardal.    D) Avestruz.

Atividade Aula 02 : semana 03/08 a 07/08: Tema: Mamíferos

Assista à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=E7Zzzd68NPM

Faça um resumo sobre aves no seu caderno.

1) A que característica se refere o nome mamífero? Que tipo de revestimento protege o corpo dos mamíferos?

2) Cite três glândulas encontradas na pele dos mamíferos e as suas respectivas secreções.

3) Como as focas e baleias conseguem reter o calor produzido pelo seu corpo, visto que algumas habitam regiões extremamente frias?

4) O filhote do canguru nasce pequeno e indefeso. Após sair do útero da mãe passa um certo tempo em uma bolsa materna, o marsúpio, onde completa seu desenvolvimento. O potro, pouco tempo depois de nascer, já fica de pé, anda, corre e mama nas tetas da égua. A que grupo de mamíferos pertencem o canguru e o potro?

5) Alguma pessoas confundem os cetáceos, como baleias e golfinhos, com peixes. Além do modo de reprodução e alimentação dos filhotes, cite duas características que permitem identificar os cetáceos como mamíferos e não como peixes.
Possíveis respostas:

6) Qual a importância das glândulas sudoríparas e das sebáceas? Explique..

7) Cite duas características exclusivas dos mamíferos localizadas na pele..

8) Quais os únicos mamíferos conhecidos?

9) Como se chamam os animais que mantêm a temperatura interna constante, produzindo calor em seu corpo?

10) Alguns animais têm os olhos voltados bem para a frente, possibilitando a chamada visão binocular. Sendo essa uma característica dos bons caçadores, ou seja predadores. A que ordens de mamíferos pertencem esses animais?

DESAFIOS


1) (FATEC) Comparando-se evolutivamente, o animal mais próximo do homem é:

A) o lagarto.   B) o sapo.  C) o pinguim.     D) o rato.

2) Indique a alternativa que relaciona apenas vertebrados homeotérmicos:

A) sapo, lagartixa, baleia.    B) cobra, pinguim, rã.   C) golfinho, homem, canário.
D) tubarão, tartaruga, crocodilo.

3) Qual das alternativas contêm somente mamíferos ovíparos?

A) baleia e golfinho.            B) ornitorrinco e equidna.
C) coelho e ornitorrinco.      D) equidna e golfinho.

4) Sobre a respiração dos mamíferos aquáticos podemos afirmar que:

A) Os mamíferos aquáticos têm respiram branquial assim como a maioria dos peixes.
B) Os mamíferos aquáticos quando jovens, respiram por branquias, e quando adultos, passam a respirar por pulmão.
C) Os mamíferos aquáticos têm respiração pulmonar, assim como os mamíferos terrestres.
D)  Os mamíferos aquáticos respiram através da pele, por isso, apresentam respiração cutânea.

5) Dentre os grupos de mamíferos abaixo, assinale aquele em que todos pertencem a mesma ordem:

A) baleia, orca, foca, golfinho.
B) coala, canguru, tatu, gambá.
C) gorila, homem, mico-leão, preguiça.
D) urso, cão, lobo, leão marinho.

6) O ornitorrinco:

A) não bota ovos.    B) é um marsupial.   C) tem algumas características das aves.
D) desenvolve-se no ovo, dentro do corpo da mãe.

7) O morcego:

A) tem boa audição.   B) tem boa visão.   C) abriga-se em ninhos. D) sempre se alimenta de sangue.

IDENTIFICANDO


1) Indique quais dos animais citados abaixo conseguem manter a temperatura constante, produzindo calor no seu corpo.


·                    Jacaré

·                    tamaduá

·                    lagartixa

·                    salamandra

·                    peixe-boi

·                    galinha



2) Observe as fotos abaixo:


Associando cada animal na sua respectiva classe, a sequência correta é:

A) 1 peixe,  2 anfíbio, 3 réptil, 4 mamífero, 5 ave
B) 1 peixe, 2 réptil, 3 ave, 4 anfíbio, 5 mamífero
C) 1 peixe, 2 ave, 3 mamífero, 4 réptil, anfíbio
D) 1 peixe, 2 anfíbio, 3 mamífero, 4 réptil, 5 ave

3) Dadas as informações:

a) São homeotermos.  b) Têm glândulas mamárias.  c) Apresenta músculo respiratório diafragma.    d) Sofrem metamorfose.   e) Revestimento por penas.  f) Sem pelos.
Das informações acima, quais são as características encontras somente nos mamíferos:

Atividade Aula 01 : semana 10/08 a 14/08: Tema: Composição do Ar

Assista à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=WrWN3eeN6d0

Faça um resumo sobre aves no seu caderno.

01)Observe o gráfico que mostra a composição do ar atmosférico.

Agora, analise as afirmativas a seguir:

I. O ar atmosférico é composto somente por três tipos de gases diferentes.

II. O ar atmosférico não pode ser considerado uma mistura de gases porque é possível separá-los e quantificá-los.

III. O gás que o ser humano utiliza no processo de respiração é o mais abundante no ar atmosférico.

V. Quando o ser humano provoca uma queimada, ele não altera a composição do ar atmosférico.

V. Ao promover o reflorestamento, o ser humano altera a composição do ar atmosférico.

VI. O incentivo ao uso de transportes coletivos contribui para reduzir a produção de gases poluentes.

São corretas as afirmativas:

( A )I e IV.     ( B )V e VI.    ( C )I, III e VI.     ( D )II, III, IV e V.

 

02)Sabemos que o ar atmosférico é uma mistura composta de diferentes tipos de gases, cujas concentrações podem ser alteradas por diversos fatores, tanto naturais como antrópicos.

Um exemplo da ocorrência desses fatores é a:

( A )Respiração, que aumenta a quantidade de gás oxigênio na atmosfera. 

( B )Combustão, que reduz a quantidade de gás oxigênio na atmosfera.

( C )Fotossíntese, que aumenta a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera. 

( D )Industrialização, que reduz a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.

 

03)Sobre composição do ar, considere as afirmações a seguir.

I – Nas últimas décadas, a concentração de gás carbônico na camada atmosférica tem aumentando muito devido a algumas atividades humanas, como: queima de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamento.

II – O gás nitrogênio é um dos menos abundantes na camada atmosférica, o que dificulta seu uso pelos seres vivos.

III – No processo de queima, também chamado de combustão, o combustível reage com o gás oxigênio do ar, resultando na liberação de gás carbônico e vapor de água.

IV – A maioria dos seres vivos utiliza o gás carbônico do ar para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.

É correto apenas o que se afirma em:

( A )II e IV.     ( B )I e II.    ( C )I e III.     ( D )III e IV.

 

04) Observe a fotografia a seguir.




a) Qual gás presente no ar é um reagente na queima mostrada na fotografia?

b) Qual gás é consumido e qual gás é produzido nesse fenômeno?

05) Com base no gráfico a seguir, responda ao que se pede.a) Qual gás presente no ar é um reagente na queima mostrada na fotografia?

b) Qual gás é consumido e qual gás é produzido nesse fenômeno?

05) Com base no gráfico a seguir, responda ao que se pede.

06)Complete:

a) Chamamos a camada de gases que envolve o nosso planeta de: _____________________________

b) A ciência que estuda as condições atmosféricas chama-se : ______________________________

07) Responda as perguntas abaixo:

a) O que é ar?

Atividade Aula 02 : semana 10/08 a 14/08

 



Atividade Aula 01 : semana 17/08 a 21/08: Tema: Efeito Estufa- Aquecimento global

Assista à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=y8EX5QVPpI0

Faça um resumo no seu caderno sobre o que é o aquecimento global, suas causas e consequências para o Planeta.

Agora, responda:

1)O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) Destruição da camada de ozônio            b) Inversão térmica      c) Efeito estufa

d) Chuva ácida            e) Eutrofização

 

2)O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares              b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas             d) Aumento dos níveis dos oceanos

e) Aumento da ocorrência de furacões

 

3) (PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:

a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

4) (UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.

c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.

d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

5)A biodiversidade é afetada de diferentes formas pelo aquecimento global. Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.

a) Muitas espécies podem entrar em extinção em decorrência do aquecimento global.

b) O urso-polar é um grande símbolo na luta contra o aquecimento global, em decorrência do aumento exagerado de indivíduos, causado pelo aumento de alimentos disponíveis no oceano, fato que leva à competição.

c) O aquecimento global pode desencadear um aumento de epidemias no planeta, uma vez que ambientes quentes favorecem a multiplicação de vários vetores, como o Aedes aegypti.

d) Secas e chuvas inesperadas podem afetar a reprodução de uma série de espécies de plantas.

e) Anfíbios são amplamente afetados pelo aquecimento global, pois necessitam de ambientes aquáticos para sua sobrevivência e reprodução.

06) A ilustração a seguir representa um fenômeno natural que ocorre na Terra.

Em relação a esse fenômeno, é correto afirmar que:

( A )causa apenas impactos negativos para a vida na Terra. 

( B )ocasiona a redução da temperatura média no planeta Terra. 

( C )está sendo intensificado devido à queima de combustíveis fósseis. 

( D )pode ser minimizado pela redução na emissão de oxigênio e ozônio por parte das indústrias.

 

07) Alguns processos, como as queimadas, o desmatamento e a desertificação, podem causar sérios impactos ao meio ambiente. A esse respeito são feitas as afirmações a seguir.

I. As queimadas liberam fuligem e fumaça, que poluem o ar e podem causar problemas respiratórios.

II. O desmatamento dificulta a ocorrência de erosão e diminui o assoreamento dos rios.

III. O desmatamento e as queimadas deixam o solo exposto, podendo levar à perda da camada fértil.

IV. A desertificação é um processo que facilita a retenção de água pelo solo.

É correto apenas o que se afirma em:

( A )I e III.    ( B )I e IV.    ( C )II e III.     ( D )II e IV.

 

08)Sabemos que o ar atmosférico é uma mistura composta de diferentes tipos de gases, cujas concentrações podem ser alteradas por diversos fatores, tanto naturais como antrópicos.

Um exemplo da ocorrência desses fatores é a:

( A )Respiração, que aumenta a quantidade de gás oxigênio na atmosfera. 

( B )Combustão, que reduz a quantidade de gás oxigênio na atmosfera.

( C )Fotossíntese, que aumenta a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera. 

( D )Industrialização, que reduz a quantidade de gás carbônico e vapor de água na atmosfera.

 

09)O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre por causa da presença de gases que retêm a radiação infravermelha emitida pelo Sol, deixando a temperatura na Terra favorável ao desenvolvimento de seres vivos. No entanto, diversas atividades realizadas pelos seres humanos têm contribuído para a intensificação do efeito estufa, o que pode comprometer a vida no planeta.Uma atividade que contribui para reduzir o agravamento desse fenômeno é:

( A )a proibição do uso de produtos contendo CFC, que aumentam a emissão de gás ozônio para a atmosfera. 

( B )a retirada de catalisadores dos automóveis, que aumentam a emissão de gases poluentes, como o metano. 

( C )a substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis, como o etanol. 

( D )a redução na poluição de rios com produtos tóxicos de indústrias que aumentam a evaporação da água.

 

10) Em algumas regiões com temperaturas frequentemente abaixo de 0 °C é comum a construção de iglus, moradias em formato de semiesfera feitas de blocos de gelo, como pode ser observado na figura a seguir.


Seus habitantes geralmente fazem suas camas de gelo mais altas para aproveitar melhor o calor de uma pequena lamparina, que fica no centro da moradia, para se aquecerem.

A posição da cama nesse tipo de moradia deve-se ao fato de:

( A )o ar aquecido pela lamparina ascender por convecção, garantindo acesso a porções de ar mais quentes dentro do iglu. 

( B )a lamparina aquecer muito o ambiente por irradiação, evitando que os habitantes do iglu se queimem com o calor da lamparina. 

( C )a troca de calor ocorrer por condução nas porções mais baixas do iglu, garantindo que os habitantes não sofram aquecimento excessivo. 

( D )a lamparina aquecer o gelo durante a noite por convecção, garantindo que as partes mais altas das camas de gelo estejam mais aquecidas.

 

11) Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(    ) O efeito estufa mantém uma temperatura média na superfície da Terra em torno de 15 C, sendo fundamental para manter condições compatíveis com a vida.

(    ) Parte do calor proveniente do Sol, que é refletido na superfície da Terra, é retido na atmosfera por certos gases, como o gás carbônico e o vapor de água.

(    ) As plantas absorvem grande quantidade de gás nitrogênio e, quando são queimadas, emitem esse gás na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra.

(    ) Para controlar o aquecimento global pode-se realizar o plantio de árvores, que absorvem gás carbônico para a realização da fotossíntese; deve-se, também, evitar a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, utilizando outras fontes de energia, como a solar e a eólica.

A sequência correta das afirmativas é:

( A )V, F, V, V.  ( B )V, V, V, F.   ( C )F, V, V, V.    ( D )V, V, F, V.

Atividade Aula 02 : semana 17/08 a 21/08

 

1) O efeito estufa é um fenômeno natural que possibilita à temperatura média anual da Terra manter-se em torno de 14 °C.

a) Descreva como ocorre esse fenômeno, explicando qual é seu papel na manutenção da vida na Terra.

b) Cite uma ação humana que intensifica o efeito estufa e uma proposta para controlar essa intensificação.

2)A Floresta Amazônica é um bioma extremamente importante para o planeta Terra por sua grande biodiversidade, e é o maior sistema pluvial do mundo. Sua extensão territorial abrange, além do Brasil, oito países da América do Sul. Desde o século XVI, esse bioma vem sendo desmatado e, nas últimas décadas, isso se deve principalmente ao constante avanço da fronteira agropecuária.

a) Cite três exemplos de como o desmatamento pode impactar negativamente o ecossistema da região.

b) Qual a relação dessa ação humana com o aquecimento global?

3) Leia a seguir o título de uma manchete retirada de uma revista.

Desmatamento e queimadas voltam a aumentar na Amazônia

Fonte: Desmatamentos e queimadas voltam a aumentar na Amazônia. Revista Época. Disponível em: . Acesso em: set. 2018.

a) Explique a relação dessas atividades com problemas ambientais, como o assoreamento dos rios e a desertificação.

b) Cite um exemplo de como essas ações também podem afetar os seres vivos desse bioma.

4)Quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global?

 

5)Quais as principais consequências ambientais do aquecimento global?

6) Qual o principal objetivo do Protocolo de Kyoto? Faça uma pesquisa.

7)O efeito de estufa é o principal fenômeno responsável pelo aquecimento global, quais os principais gases que desencadeiam esse processo?

Atividade Aula 01 : semana 24/08 a 28/08: Tema: Destruição da Camada de ozônio

Assista à vídeo-aula: https://www.youtube.com/watch?v=s9kxprENY4g

Faça um resumo sobre a destruição de camada de ozônio com suas causas e consequências.

Agora, responda:

1)Analise as afirmativas a seguir, a respeito da camada de ozônio, e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas:

(_____)A camada de ozônio é muito importante para a vida na Terra, pois reduz a intensidade da radiação ultravioleta que chega às camadas mais baixas da atmosfera, onde a maioria dos seres vivos habita.

(_____)Os CFCs, compostos presentes em diversos equipamentos no passado, são prejudiciais para a camada de ozônio, pois o cloro presente em suas moléculas reage com o ozônio (O3), formando moléculas de gás oxigênio (O2).

(_____)A poluição decorrente das atividades realizadas pelos setores produtivos, como as indústrias, contribuiu para o aumento da camada de ozônio em função da crescente emissão desse gás para a atmosfera.

(_____)Um exemplo de atitude coletiva que ajuda a minimizar a redução da camada de ozônio é dar preferência à utilização de equipamentos eletrônicos, tais como refrigerador e arcondicionado, que não contenham CFCs.

(_____)Os impropriamente chamados “buracos” na camada de ozônio são locais onde essa camada é mais fina, o que ocasiona maior retenção da radiação. Essas regiões localizam-se principalmente próximas à linha do Equador, onde há maior incidência dos raios solares.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

( A )V, F, F, V, F    ( B )F, V, V, F, V    ( C )V, F, V, F, V   ( D )V, V, F, V, F

 

2)A ilustração a seguir representa a camada de ozônio na região da Antártida, em 1979 e em 2008. As áreas em cores mais escuras indicam o buraco nessa camada.


a) Qual ação do ser humano ocasionou a alteração representada na ilustração?

b) Qual é o impacto dessa alteração para a manutenção da vida na Terra?

3)Pesquisas científicas vêm mostrando evidências de que, nos últimos anos, o buraco na camada de ozônio está diminuindo.

a) Qual é o impacto desse fato para a manutenção da vida na Terra?

b) Cite uma medida coletiva tomada pelo ser humano que possibilitou a ocorrência desse fato.

4)A foto a seguir mostra o local construído pelo avô de Lucas para o cultivo de hortaliças. O local é cercado por uma fina tela plástica semitransparente e, nas horas mais quentes do dia, Lucas percebeu como a temperatura em seu interior estava mais alta em relação à parte externa.

a) Qual fenômeno natural pode ser comparado ao que ocorre nesse local? Qual é a importância desse fenômeno natural para os seres vivos?

b) Cite duas atividades humanas que intensificam esse fenômeno e duas atitudes que podem ser tomadas para controlar sua intensificação.

5)O esquema a seguir representa a formação de um gás na estratosfera.

a) Que gás é esse? Explique a importância desse gás na estratosfera?

b) Como a poluição decorrente da industrialização afeta essa substância?

6)A humanidade, após a Revolução Industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:

I. Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioleta;

II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;

III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Estão corretas:

a) somente I e II.   b) somente II.   c) somente I e III.  d) somente II e III.  e) todas.

7)A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da entrada dos raios ultravioleta na superfície terrestre em virtude da diminuição da concentração de ozônio (O³). São vários os impactos causados por essa alteração. Entre as proposições a seguir, assinale a alternativa incorreta:

a) O aumento da quantidade de raios ultravioleta pode contribuir para o aumento do aquecimento global.

b) A exposição aos raios ultravioleta pode provocar a redução de espécies de animais, bem como alterar o DNA desses seres vivos.

c) O aumento dos raios ultravioleta que atingem a superfície pode provocar o envelhecimento precoce e câncer de pele.

d) A grande quantidade de raios ultravioleta não prejudica o desenvolvimento das plantas, visto que não está associada a alterações no processo de fotossíntese.

8)Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio?

a) CO2 – gás carbônico     b) HFC – hidrofluorcarboneto   c) CFC - clorofluorcarboneto

d) Metano

9)Sobre o processo de destruição da camada de ozônio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

(  ) Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio, foi assinado o Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para a redução do uso do gás CFC (clorofluorcarboneto).

(  ) De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o buraco na camada de ozônio já chegou a 31 milhões de quilômetros quadrados na região da Antártida.

(  ) O gás ozônio encontra-se na camada da atmosfera conhecida como troposfera e é capaz de absorver 95% dos raios ultravioleta.

Assinale a alternativa correta:

a) FVV    b) FVF    c) FFV     d) VFV

 

Atividade Aula 02 : semana 24/08 a 28/08


1) A liberação dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode provocar depleção de ozônio (O3) na estratosfera. O ozônio estratosférico é responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, a qual é nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de ozônio, é ilustrado simplificadamente abaixo. Explique-o


 2)Entidades ligadas à preservação ambiental têm exercido fortes pressões para a redução da produção de gases CFC (clorofluorcarbonos). Isto se deve principalmente ao fato de os CFC

a) reagirem com H2O, produzindo ácidos e chuva ácida.

b) reagirem espontaneamente com O2, produzindo CO2 e agravando o efeito estufa.

c) escaparem para o espaço provocando o fenômeno da inversão térmica.

d) reagirem com oxigênio a baixas pressões, produzindo ozônio.

e) produzirem sob a ação da luz átomos livres, que reagem com o ozônio.

3) Enem-2012) O rótulo de um desodorante aerossol informa ao consumidor que o produto possui em sua composição os gases isobutano, butano e propano, dentre outras substâncias. Além dessa informação, o rótulo traz, ainda, a inscrição “Não contém CFC”. As reações a seguir, que ocorrem na estratosfera, justificam a não utilização de CFC (clorofluorcarbono ou Freon) nesse desodorante:

I) CF2Cℓ2 + UV → CF2Cℓ• + Cℓ•
II) Cℓ + O3 → O2 + CℓO•

 

A preocupação com as possíveis ameaças à camada de ozônio (O3) baseia-se na sua principal função: proteger a matéria viva na Terra dos efeitos prejudiciais dos raios solares ultravioleta. A absorção da radiação ultravioleta pelo ozônio estratosférico é intensa o suficiente para eliminar boa parte da fração de ultravioleta que é prejudicial à vida. A finalidade da utilização dos gases isobutano, butano e propano neste aerossol é:

a) substituir o CFC, pois não reagem com o ozônio, servindo como gases propelentes em aerossóis.

b) servir como propelentes, pois, como são muito reativos, capturam o Freon existente livre na atmosfera, impedindo a destruição do ozônio.

c) reagir com o ar, pois se decompõem espontaneamente em dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que não atacam o ozônio.

d) impedir a destruição do ozônio pelo CFC, pois os hidrocarbonetos gasosos reagem com a radiação UV, liberando hidrogênio (H2), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando água (H2O).

e) destruir o CFC, pois reagem com a radiação UV, liberando carbono (C), que reage com o oxigênio do ar (O2), formando dióxido de carbono (CO2), que é inofensivo para a camada de ozônio.

 

4) Faça um esquema no seu caderno sobre o efeito estufa e destruição da camada de ozônio.

5) Faça o caça-palavras abaixo.

Atividade Aula 01 : semana 31/08

 

Pesquise em revistas, jornais, internet, reportagens sobre aquecimento global, destruição da camada de ozônio. 


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