ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
PROFESSOR ANDRÉ JESINI
AULA
01- PRINCIPIOS ÉTICOS E A CONTRUÇÃO DO PROJETO DA VIDA:
Religião e valorização da vida
A preservação da vida deve estar acima de
todo e qualquer interesse, pessoal ou coletivo. Contudo, os noticiários mostram
que, muitas vezes, vidas são ameaçadas por interesses financeiros e políticos.
Nesse contexto, a religião pode ser considerada uma ferramenta para estimular
outros interesses, que se baseiam na convivência, na solidariedade e no
respeito ao próximo.
O valor da vida não pode ser questionado
nem privilegiar algumas pessoas ou grupos. Todas as vidas humanas tem o mesmo
valor e devem ser preservadas e priorizadas nas esferas públicas e privada. As
vidas dos animais e das plantas também devem ser protegidas, pois cada uma tem
um papel fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
Algumas das principais ameaças à
valorização da vida são as diversas formas de violência. No mundo todo, há
grupos mais vulneráveis, como as mulheres, os idosos e outras minorias. A
violência contra a mulher é um problema que ocorre em diversos lugares do
mundo, há muito tempo, mas tem se tornado mais visível nas ultimas décadas em
razão das exigências da sociedade em relação à sua prevenção e punição.
A violência afeta mulheres de todas as
classes sociais, etnias e regiões brasileiras. Atualmente a violência contra as
mulheres é entendida não como um problema de ordem privada ou individual, mas
como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo.
Apesar de os números relacionados à
violência contra as mulheres no Brasil serem alarmantes, muitos avanços foram
alcançados em termos de legislação, sendo a Lei Maria da Penha (Lei
11.340/2006) considerada pela ONU uma das três leis mais avançadas de
enfrentamento à violência contra mulheres do mundo.
A convenção Interamericana para PREVENIR,
PUNIR e ERRADICAR a violência contra a mulher, mais conhecida como Convenção de
Belém do Pará, define violência contra a mulher como “qualquer ato ou conduta
baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou
psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada” (Capitulo
I, artigo 1º).
A Lei Maria da Penha apresenta mais duas
formas de violência – moral e patrimonial – que, somadas as violências físicas,
sexual e psicológicas, totalizam as cinco formas de violência doméstica e
familiar, conforme definidas em seu Artigo º.
Em 2012, o Supremo Tribunal Federal
decidiu que qualquer pessoa, não apenas a vítima de violência, pode registrar
ocorrência contra o agressor. Denúncias podem ser feitas na Delegacias
Especializadas de Atendimento à Mulher ou através do Disque 180.
A VIOLÊNCIA contra a mulher. Disponível em:
<https://www12.senado.leg.br/institucional/omv/
entenda-a-violencia/a-violencia-contra-a-mulher>.
Acesso em: 26 abr. 2019.
ATIVIDADE
1-Por que a religião pode ser considerada uma instituição que luta pela
valorização da vida?
2-Por que todas as
vidas devem ser preservadas?
3-O que torna uma
constante ameaça a vida? Explique.
4-Por que a ameaça
às mulheres se tornou mais freqüente na sociedade?
5-Que Lei foi
criada para enfrentar a violência das mulheres no mundo?
6-Qual as duas
formas de violência é apresentada pela Lei?
7-Qual a melhor
maneira de agir contra a violência feminina?
8-Assinale as alternativas corretas de acordo com o texto
( ) A
violência contra a mulher é considerada um problema de âmbito privado e familiar.
( )
Apesar do grande número de casos de violência contra a mulher, a legislação brasileira
tem tido avanços significativos em seu combate.
( ) É
considerada violência contra a mulher apenas agressões que causem danos físicos
às vítimas.
( ) O
combate à violência contra a mulher deve ser responsabilidade de toda a sociedade.
( ) A Lei Maria da Penha é considerada pela
ONU uma das três mais avançadas no mundo no enfrentamento à violência contra a
mulher.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------AULA
02 - Leia
o texto abaixo para responder às questões
A COEXISTÊNCIA FAVORECE ATITUDES ÉTICAS DE
RESPEITO À VIDA
Coexistência
é a convivência harmoniosamente ou de maneira pacifica entre as pessoas. Princípio da coexistência pacífica deve ser aplicado quando dois
povos com características diferentes (étnicas, religiosas, etc.) devem conviver
no mesmo território. Essa posição leva a que ambos excluam o do uso de armas
para se imporem: pelo contrário, eles devem coexistir em paz e resolver seus conflitos através do diálogo e consenso. Respeitar
as diferenças físicas, valorizar outras culturas e as escolhas religiosas de
outras pessoas é a base para uma convivência
harmoniosa e o respeito, porque só existe uma boa convivência onde existe
respeito. Ninguém convive bem sem respeitar as diferenças do outro. Viver
sem respeitar as escolhas do outro. É desrespeito.
DISPONIVEL:https://osegredo.com.br/base-da-vida-e-o-respeito-o-texto-que-esta-mudando-o-mundo/
1-Qual é o tema global do texto?
2-De acordo com o texto, defina
coexistência?
3-Quais os tipos de respeitos são
citados no texto?
4-Que mensagem o texto tenta
passar?
5-No texto, que sentido tem a
expressão - convivência harmoniosa?
6- De acordo com o texto acima e com a
imagem apresentada ao lado defina Atitudes Éticas.
7-Construa um texto de 12 linhas sobre: Dialogo
Religioso
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AULA 03- Leia o texto abaixo para responder as questões:
Projeto
de vida
Projeto de Vida é o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”. Através de um processo bem estruturado unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o indivíduo aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos. Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo. Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro através dos sonhos e ambições, que depois são traduzidos sob a forma do planejamento de estratégias e metas para a sua realização. Não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade de projetar, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo. Dito isso, percebemos que o Projeto de Vida conjuga várias áreas do conhecimento e, no campo da Psicologia e da orientação profissional, ganha espaço com o conceito do Life Design (Design de Vida, em português). Seu foco está em como as pessoas vão construir suas vidas através do equilíbrio entre trabalho e outros campos da vida – diferente da visão vocacional de escolher uma profissão a partir da compreensão das carreiras atuais.
HTTPS://blog.kuau.com.br/projeto-de-vida/projeto-de-vida-bncc-escola
1- De acordo com o texto o que é
projetar a vida?
2- Em sua opinião o que levou o
personagem da imagem ao lado a realizar o seu projeto de vida?
3- Em sua opinião você concorda que
o projeto de cada pessoa é algo que deve ser pessoal? Explique.
4- Por que é importante ter um
projeto de vida?
5- Para vencer na vida precisamos
ter várias virtudes. Procure os conceitos de cada palavra:
a) Humildade b) Perseverança c) Gratidão d)Coragem e) Prudência F) Sabedoria
6- Escreva um texto de 16 linhas
sobre seu projeto de vida para o futuro.
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AULA 04- TRADIÇÃO
Tradição
significa "entregar" ou "passar adiante". A tradição é a
transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas,
para pessoas de uma comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a
fazer parte da cultura. Para que algo se estabeleça como tradição, é necessário
bastante tempo, para que o hábito seja criado. Diferentes culturas e mesmo
diferentes famílias possuem tradições distintas. Algumas celebrações e festas
(religiosas ou não) fazem parte da tradição de uma sociedade. Muitas vezes
certos indivíduos seguem uma determinada tradição sem sequer pensarem no
verdadeiro significado da tradição em questão.
TRADIÇÃO RELIGIOSA
Para
muitas religiões, a tradição é o fundamento, conservado de forma oral ou
escrita, dos seus conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos
culturais ou éticos. No caso do catolicismo, por exemplo, existe a
diferenciação entre a tradição oral e a escritura, sendo que as duas são
consideradas fontes comuns da revelação divina. Uma tradição pode ser
interpretada de várias formas diferentes e ainda nos dias de hoje há
contradições entre teólogos protestantes e católicos.
É dever de todo cidadão e cidadã saber
conviver de modo respeitoso com as diferenças religiosas, culturais e filosóficas,
evitando e denunciando qualquer forma de preconceito. A diversidade religiosa
do povo brasileiro deve ser motivo de apreciação e valorização e jamais de
discórdia ou discriminação.
Fonte: Apostila de E.R.Elaborado por:
Viviannie Amélia e Vilma Aquino. Ano de 2020.
Imagens: pesquisa bing.
ATIVIDADES
1- O que é tradição
de acordo com o texto?
2- Pense um pouco e
escreva se você e sua família participam de alguma tradição. Seja cultural ou
religiosa.
3- O que é tradição
religiosa para muitas religiões?
4-
Qual é o dever de todo cidadão em relação às diferenças religiosas?
5-
Qual é a sua opinião sobre a diversidade religiosa do povo brasileiro?
6- Observe a imagem abaixo e escreva o nome das
tradições religiosas e culturais que você consegue identificar.
7-
Procure no dicionário o significado das palavras abaixo:
Preconceito: Discriminação:
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AULA 05- Valor, ética e moral.
Ética é um ramo da filosofia, e as
religiões possuem em seu repertório doutrinário princípios éticos. Com isso
podemos concluir que: religião e filosofia andam juntas. Geralmente quando uma
pessoa procura uma religião, e adere a ela, consequentemente aceitará os
princípios éticos e morais dessa religião. São analisados, de forma resumida,
os princípios éticos do hinduísmo, budismo, judaísmo, islã e cristianismo.
Ética e moral não significa a mesma coisa.
Enquanto a ética é uma reflexão ampla sobre o modo de agir com base em
princípios e valores, a moral diz respeito a um conjunto de normas ou regras
próprias de um grupo e instituídas socialmente. Muitas vezes não há necessidade
para o comportamento moral ser ensinado, é instintivo.
Os valores morais são os padrões do bem e
do mal, que governam o comportamento e as escolhas de um indivíduo. Pode
derivar da sociedade, do governo, da religião, ou dele mesmo.
Adapt. Apostila E.R. Viviannie Amélia e
Vilma Aquino. Ano de 2020.
EXERCÍCIOS
1- Por
que religião e filosofia andam juntas?
2-
Dê o conceito de ética.
3-
Defina o que é moral.
4-
Marque V ou F sobre valores morais:
a) ( ) Não são padrões .
b) ( ) Pode derivar da religião.
d) ( ) Governam o comportamento.
c) ( ) São padrões do bem e do mal.
e) ( ) Não interferem na escolha do indivíduo.
f) ( ) Ética e moral são a mesma coisa.
5-
Leia, observe a imagem e depois responda
A
prática de valores na escola
A educação em valores que se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações socais, é uma questão fundamental da sociedade atual, imersa numa rede complexa de situações e fenômenos que exige, a cada dia, intervenções sistemáticas e planejadas dos profissionais da educaçãoescolar. Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem sido, historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família, como o melhor lugar para o ensino aprendizagem dos valores.
Fonte:Apostila
E.R. Viviannie Amélia e Vilma Aquino. Ano de 2020. Imagem: google.
*Primeiro
diálogo: E aí, vamos para aula de ensino religioso?
*Resposta:
minha religião não permite.
Agora fale sobre a semelhança ou diferença entre o texto e a imagem. Não esqueça de dar sua opinião dizendo se concorda ou não e porquê.
LEMBRETE:
Um pré-requisito importante para a
construção do Projeto de Vida, além do autoconhecimento, é ter consciência dos
talentos pessoais e descobrir qual a melhor maneira de explorá-los. Isso ajuda
a ampliar as oportunidades de crescimento e a desenvolver as competências
necessárias para desenvolver-se integralmente de forma consciente. Já na
adolescência, expressar-se e conhecer o que os outros expressam ajuda a
construir reflexões acerca da visão de futuro.
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ATIVIDADES DE ARTES
PROFESSORA WALDIRENE VANESSA
CARDOSO
Festas de Agosto de Montes Claros
TEMA:
ARTE E CULTURA DE MONTES CLAROS.
OBJETIVO: Conviver e
valorizar as produções artísticas locais e regionais, bem como suas concepções
estéticas.
CONTEXTO e PRÁTICA: Para
darmos continuidade ao nosso tema Arte e Cultura de Montes Claros, vamos
relembrar o conceito de Arte e de Cultura.
O que é arte?
A palavra arte tem origem do termo latino, ars, que significa técnica ou habilidade. De acordo
com o dicionário Michaelis, a arte é definida como “atividade que supõe a
criação de obras de caráter estético, centradas na produção de um ideal de
beleza e harmonia ou na expressão da subjetividade humana”
Cultura é o conjunto que reúne todas as
formas de conhecimento, todas as crenças e tipos de moral de um povo, todas as
leis, tradições e costumes que são manifestados por determinado grupo social.
A cultura popular
representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos.
Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem
popular e oral.
Assim, a cultura
popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas,
dentre outros.
Festas de Agosto de Montes Claros
São festas religiosas, parte do catolicismo
popular da cidade, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e ao
Divino Espírito Santo, que reúnem práticas festivas e religiosas, como o
levantamento de mastros, missas e bênçãos; os Catopês ou Congado, os Marujos ou
Marujada e os Caboclinhos ou Caboclada, bem como os Reinados de Nossa Senhora
do Rosário (na cor azul), de São Benedito (na cor rosa) e o Império do Divino
Espírito Santo (na cor vermelha), sendo os Reis e Rainhas, o Imperador e a
Imperatriz filhos das Famílias Festeiras, além do longo cortejo de príncipes e
princesas, aberto à livre participação de crianças e adolescentes
caracterizados de toda a comunidade
Após a leitura do texto sobre as FESTAS DE AGOSTO DE
MONTES CLAROS, Responda as questões
abaixo sobre o texto.
1) Diante
das divertidas e tradicionais Festas de Agosto, faça um relato da sua
experiência em alguma participação nas Festas de Agosto de Montes Claros.
2) Qual
a origem das Festas de Agosto e o que elas representam.
3) Fale
sobre os CORTEJOS que acontecem durante as Festas e o que eles representam.
4) Quais
os santos representados nos cortejos e suas cores.
5) Qual
concurso que acontece durante as Festas de Agosto de Montes Claros.
COMIDAS TÍPICAS
A nossa
cozinha é como nosso povo. Tem origem mestiça. Veio do colono europeu, do povo
negro africano e dos índios nativos. Essa mistura maravilhosa de raças e povos
criou a nossa identidade cultural, social e gastronômica. (na foto abaixo de
Eduardo Gomes, o fruto do pequizeiro, que deu origem a vários pratos da
culinária do Norte do Estado)
ATIVIDADE:
Agora sobre as deliciosas Comidas Típicas. Faça uma pesquisa sobre as comidas típicas
das Festas de Agosto de Montes Claros.
Em tempos de pandemia que tal junto com a família fazer uma receita de alguma comida típica?
Não esqueça de fotografar o belo prato e colar no caderno de artes junto com o
trabalho.
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DANÇA
DOS CATOPÊS
O grupo é de origem africana, foi formado pelos escravos libertos que se associaram a uma irmandade em honra de Santa Efigênia, erguendo então, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Rica, onde comemoravam, no dia da Santa, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário
ATIVIDADE:
Agora use a sua criatividade e faça um belo desenho de um CATOPÊ, utilize de
brilho e fitas coloridas para enfeitar seu catopê.
1) Qual
a origem da dança dos CATOPÊS?
2) Qual
a cor das suas vestis?
3) O
que representa a cor de cada fita no chapéu do catopê?
4) Quais
os instrumentos musicais usados pelos catopês?
5) Qual
o adereço que mais destaca usados pelos catopês.
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Festas de Agosto de Montes Claros
Dança da Marujada
A marujada, também conhecida como
fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A
marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter
popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente
com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e
também crianças (nas encenações).
A
marujada surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e
descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos
portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras,
algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco
diferente do fandango de Portugal.
Retratam, além das descobertas
marítimas, a difícil vida dos marinheiros em alto mar.
ATIVIDADE:
Após a leitura do texto sobre as DANÇAS DA MARUJADA, Responda as questões abaixo sobre o texto.
1) Qual
a origem da dança dos MARUJADA?
2) Qual
a cor das suas vestis?
3) O
que representa a cor de cada chapéu do MARUJO?
4) Quais
os instrumentos musicais usados pela MARUJADA?
5) Qual
o adereço que mais destaca usados pela MARUJADA.
ATIVIDADE: Agora use a sua criatividade e
faça um belo desenho de uma Marujada, utilize a técnica de colagem e papeis
coloridos para enfeitar sua Marujada.
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Dança dos Caboclinhos
Caboclinhos é uma dança folclórica executada durante o Carnaval
em Pernambuco por grupos fantasiados de índios que, com vistosos cocares,
adornos de pena na cinta e nos tornozelos, colares, representam cenas de caça e
combate
1) Após
a leitura do texto sobre a DANÇA DOS CABOCLINHOS, Responda as questões abaixo:
2)
3) Qual a origem da dança dos CABOCLINHOS?
4) Qual
a cor das suas vestis?
5) O
que representa a cor das penas usadas nos cocares pelos CABOCLINHO?
6) Quais
os instrumentos musicais usados pelos CABOCLINHOS?
7) Qual
o adereço que mais destaca usados pelos CABOCLINHOS?
ATIVIDADE: Agora use a sua criatividade e faça um belo
desenho de um ÍNDIO enfeitado para dançar, utilize a técnica de colagem e
papeis coloridos para enfeitar seu CABOCLINHO.
ATIVIDADE: Agora com a pandemia que
tal junto com a família confeccionar com material reciclável, alguns chocalhos
usados pelos CABOCLINHOS como instrumentos musicais. Não esqueça de fotografar
e colar no caderno de artes junto com o trabalho.
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