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terça-feira, 22 de setembro de 2020

Atividades de Educação Física 7º ano - Professora Gláucia

 

EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSORA GLÁUCIA

ALONGAMENTO

Alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.

Quais os benefícios do alongamento

São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são:

·          Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;

·          Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;

·          Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;

·          Restringe os riscos de disfunções da coluna;

·          Melhora a postura;

·          Diminui a tensão muscular;

·          Ameniza cólicas menstruais em atletas;

·          Suaviza a irritabilidade muscular;

·          Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;

·          Diminui a incidência de cãibras.

Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.

http://blog.clinicagrendene.com.br/a-importancia-de-fazer-alongamentos-todos-os-dias-mesmo-em-casa/

https://blogeducacaofisica.com.br/beneficios-cuidados-alongamento/

Exercícios

1) Após a leitura atenta do texto, descreva brevemente com suas palavras os efeitos do alongamento no corpo ao longo do tempo.

2) De que forma os alongamentos podem  beneficiar os orgãos internos?

 

AULA PRÁTICA

 

ALONGAMENTO - É de extrema importância, fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.

 

1.1    - Durante 10 minutos, fazer os alongamentos da imagem à baixo. Siga a instrução descrita dos números de 1 à 13.




2 - GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO - Exercícios da ginástica de condicionamento físico, quando realizados com freqüência e de maneira adequada, podem reduzir a gordura, aumentar o tônus muscular e preparar o corpo para os rigores do esporte. Engloba todas as modalidades que possuem o objetivo de adquirir e manter a condição física. Exemplos: ginástica localizada, ginástica de academia, step, aeroboxe, body pump, body jump, tae fight, circuito, musculação, ginástica aeróbica,pilates, etc.

 

Fonte:

https://www.purepilates.com.br/artigos/a-importancia-dos-alongamentos/111

https://pratiquefitness.com.br/blog/ginastica-de-condicionamento-fisico/

https://br.pinterest.com/pin/398357529540568950/

https://runnersworld.com.br/7-variacoes-de-agachamento-para-potencializar-o-movimento/

https://luizandreoli.com.br/fitness-abdominal-reto-pode-nao-ser-muito-bom/


Sistemas de jogo do Handebol

 

Sistema ofensivo

O ataque no handebol é executado de três principais maneiras: em circulação, posicionado e combinado.

No ataque em circulação, os atletas devem movimentar-se o tempo todo, alternando com os companheiros o posicionamento em quadra. Já o ataque posicionado é o oposto. Nesse caso, cada um tem a sua própria posição e somente a bola circula em quadra.

Por fim, o ataque combinado se vale dos dois meios ofensivos ao mesmo tempo. Para tanto, alguns jogadores trocam de posição e se movimentam constantemente em quadra, enquanto outros têm posições fixas. As formas de atacar são inseridas no sistema ofensivo. Veja os principais que separamos para mostrar a você.


Sistema de ataque 3×3

O sistema 3×3 é muito utilizado no handebol. Nele, três armadores posicionam-se na frente da linha de 9 m, enquanto dois pontas e um pivô ficam na linha de 6 m. Devido ao posicionamento avançado de três jogadores, esse sistema tem um caráter bastante ofensivo.


Sistema de ataque 6×0

No esquema ofensivo 6×0, a equipe ataca trocando passes em linha, tentando adentrar a defesa adversária e buscando o arremesso à curta distância. A principal vantagem desse modelo é a jogada pelas pontas, que pode resultar em boas infiltrações pelo meio.


Sistema ofensivo 5×1

O modelo 5×1 é composto por cinco armadores, que se posicionam à frente da linha de tiro livre, e um pivô infiltrado. Ele sempre se posiciona próximo à linha dos 6 m e na parte central da quadra, pois assim consegue um melhor ângulo para o arremesso.



https://www.dicaseducacaofisica.info/sistemas-do-handebol-sistemas-de-jogo-handebol/

 

Sistema defensivo

 

O handebol conta com muitas opções de sistema defensivo, que podem ser utilizadas conforme a tática elaborada pelo treinador e as características dos jogadores, da equipe e principalmente do adversário. As principais posições de defesa mais utilizadas são: 3×3, 4×2, 6×0, 5×1 e 3×2×1. Dentre essas, as mais comuns são a 6×0 e a 5×1.

Os times também podem variar os sistemas defensivos utilizados em uma mesma partida com o intuito de confundir o adversário e não tornar o esquema da equipe previsível. Confira como são formadas todas as posições.

Sistema de defesa 6×0

No esquema defensivo 6×0, todos os jogadores do time, exceto o goleiro, ocupam suas posições em uma mesma linha de defesa, próximos à marcação dos 6 m. Essa marcação é realizada visualizando a bola.

Sendo assim, não há posições fixas e os defensores deslocam-se lateralmente e frontalmente, conforme a trajetória da bola. Ele é indicado quando o adversário tem excelentes arremessadores da linha dos 6 m e não conta com bons atacantes de média ou longa distância.


Sistema de defesa 5×1

O posicionamento do sistema 5×1 é feito com um jogador na segunda linha de defesa, próximo à dos 9 m e cinco na primeira, próximos à linha dos 6 m. O atleta que fica na segunda tem como objetivo não deixar que os atacantes troquem passes ou penetrem a área do goleiro.

Ele pode ser uma boa opção para substituir o esquema 6×0 quando a equipe adversária conta com um bom armador ou arremessador de longa e média distância.


Sistema de defesa 3×3

Formado por três jogadores na primeira linha e outros três na segunda, esse é o mais ofensivo dos sistemas defensivos, já que os três jogadores posicionados na linha de 9 m costumam ser pivôs. O principal objetivo das equipes que fazem uso do 3×3 é impedir o arremesso da linha de 9 m e realizar um rápido contra-ataque.


Sistema de defesa 3×2×1

No 3×2×1, a equipe é disposta em três linhas, posicionando três jogadores na linha de 6 m, dois na de 9 m e um mais adiantado. Essa formação facilita o contra-ataque em velocidade.

O principal objetivo do esquema é impedir a movimentação do adversário, bloqueando a infiltração. Ele pode acontecer por meio da marcação individual, ou por zona.


https://www.dicaseducacaofisica.info/sistemas-do-handebol-sistemas-de-jogo-handebol/

Exercícios

 

1-      Diferencie as três principais maneiras de ataque no Handebol: em circulação, posicionado e combinado.

2-      Como funciona o sitemade ataque  3x3?

3-      Quais as principais formas e posicões de defesa mais utilizadas?

4-      Qual a vantagem do sistema de defesa 6x0?

5-      Qual o principal objetivo das equipes que fazem uso do 3×3 na defesa?

 

                                                               ROTEIRO DE AULA 2

 

Hora da aula prática

Agora chegou a hora de você fazer alguma atividade prática em casa com quem está aí com você. Lembrando fique em casa! Faça uns alongamentos como aqueles que fazemos no círculo da quadra. Escolha uma brincadeira ou jogo que envolva conduzir a bola com a mão e brinque uns 30 minutos, escolha as regras da brincadeira. Depois faça um breve relatório bcontando qual foi e como foi a realização desta atividade e como foi a participação da sua família.

BADMINTON

O badminton consiste em uma modalidade que pode ser praticada individualmente e em duplas. O jogo consiste em rebater a peteca com uma raquete, de modo que ela não caia e nem deixe de ser rebatida dentro de sua quadra de defesa. A dinâmica de jogo é um atrelamento da estrutura do voleibol e do tênis. O espaço de jogo consiste em uma quadra dividida por uma rede, e o objetivo dos jogadores que se enfrentam é alcançar o número máximo de pontuação para vencer dois games (sets).

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BADMINTON O badminton é uma modalidade caracterizada pela agilidade dos movimentos, e pela facilidade de praticá-lotambém como atividade de lazer. Além disso, a prática da modalidade e seus equipamentos possibilita que ele seja jogado em vários ambientes,como parques, clubes e praças. Basta uma raquete e uma peteca, que é possível jogar o badminton em qualquer lugar e em qualquer hora. E é essa flexibilidade a sua principal característica, pois a partir do final do século XX e inicio do século XXI, cidadãos de países asiáticos aderiram espontaneamente e progressivamente à sua prática, como atividade física regular.

 

PRINCIPAIS REGRAS DO BADMINTON O badminton é disputado individualmente ou em duplas, tanto na categoria masculina como na feminina. Para todas as categorias e estilos, existem dois tipos de quadras, a aberta e a indoor. A rede fica posicionada a 1,55m de altura e divide a quadra em dois campos. A quadra deve ser feita de piso antiderrapante e suas extremidades devem estar posicionadas a 1m de distância das paredes que delimitam o espaço total destinado ao jogo. Todo atleta precisa dos seguintes equipamentos individuais antes de se iniciar a partida: raquete, óculos e vestimenta adequada. As partidas são disputadas em melhor de três games (sets): quem primeiro vencer dois games é o ganhador. Caso o set esteja empatado, vence a dupla que primeiro abrir dois pontos de vantagens. Os saques devem sempre estar direcionados na diagonal e sempre deverá ser feito no lado direito da quadra. A peteca tem que possuir 16 penas fixas em sua base e caso um atleta caia fora das linhas que delimitam a área de jogo, a bola passa para o adversário. Sempre que um jogador fizer 11 pontos, ele terá cerca de 60s para descansar. Caso você deseje informações mais específicas sobre o badminton, acesse o site da Confederação Brasileira de Badminton.

 

ASPECTOS TÉCNICOS E TÁTICOS DO BADMINTON

No badminton,  os  gestos  técnicos  definem  também  a  tática  em-pregada,  pois  a  decisão  sobre  qual  fundamento  usar  está  diretamente  ligada  ao  resultado  pensado  para  a  definição  da  jogada.  Os  principais  movimentos são o forehande o backhand. No badminton, as jogadas são chamadas de golpes. Conhecer essas diferentes formas de golpear a peteca ajuda você a pensar taticamente e a decidir qual o melhor momento de utilizá-las.

 

ATIVIDADE - Leia o texto e grife as partes que considera mais importante, em seguida responda as questões no seu caderno

1.      Qual o objetivo do jogo de badminton?

2.      As partidas são disputadas em quantos games?

3.      Quais os equipamentos necessários para a prática de badminton?

4.      Voce ja assistiu alguma partida ou competição oficial desse esporte? Qual foi?

 

Hora do exercício – SEMPRE COM AJUDA DE UM ADULTO

Instruções para a construção da raquete: 1 - Pegue o cabide de Arame e abra-o.Em seguida, pegue uma das pontas e faça um circulo de aproximadamente 20 cm de raio. 2 - Pegue a meia fina e coloque-a no circulo, como se fosse "calçá-la" na haste. Estique bem firme a meia e amarre com um nó na junção do arame. Pegue a fita crepe e a bolinha de desodorante. Pegue um pedaço de fita crepe com aproximadamente 15 cm e envolva a metade da bolinha fazendo um movimento espiral. Obs.: Pode ser feita com pedaço de jornal ou pano Tuli envolvendo a bolinha e amarrado com barbante.

Hóquei

O hóquei é uma modalidade que se assemelha muito com o futebol, no que diz respeito às regras. A grande diferença em relação ao futebol está no fato de ser proibido tocar o pé na bola. Outra característica similar desses dois esportes é o objeto: fazer o gol. A prática do hóquei proporciona grandes aprendizagens para os alunos, pois permite um melhor desenvolvimento de habilidades táticas, cognitivas, sociais, emocionais, técnicas, motoras, etc.).

Origem (história)

                                

Embora haja relatos de um esporte semelhante ao hóquei sobre grama sendo praticado na Grécia Antiga, foi somente na segunda metade do século XIX que o esporte começou a ter regras, chegando assim ao formato atual. A primeira equipe de hóquei sobre grama surgiu na Inglaterra em 1861. Em 1924, surgiu a Federação Internacional de Hóquei sobre Grama, fazendo com que o esporte ganhasse um grande impulso internacional.


- Flick: quando o jogador conduz a bola com o taco, levantando-a no ar. É uma jogada difícil de fazer, mas muito usada para driblar os adversários.

- Push-hit: a bola é empurrada pelo jogador. Muito usada para fazer gols e passes.

- Obstrução: o jogador usa o taco ou o corpo para proteger a bola, provocando uma obstrução. Essa jogada é considerada uma falta.

Federação Internacional

- Os jogos e campeonatos oficiais internacionais de hóquei sobre grama são organizados pela FIH (Federação Internacional de Hóquei sobre Grama).

Curiosidades:

- O hóquei sobre grama é um esporte que faz para dos Jogos Olímpicos desde a edição de Londres de 1908.

- Os países mais fortes no hóquei sobre grama na atualidade são: Austrália, Alemanha, Holanda e Espanha.

- Até o início da década de 1970, as partidas deste esporte eram realizadas em campos de grama natural.

- Nas Olimpíadas do Rio de 2016 foram disputadas partidas de equipes femininas e masculinas. No masculino, os argentinos ficaram com o ouro, após vencerem a Bélgica na final. Já no feminino, a seleção da Grã-Bretanha foi quem conquistou medalha de ouro.

https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/hoquei_grama.htm


SAIBA MAIS:Capacitação esportiva: miniatletismo. Transforma Rio 2016. 1ª Ed. Fevereiro, 2016. Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

 

Atividades

1.      Você já conhecia este esporte? (      )  Sim (        )  Não

2.      O que diferencia o Hóquei dos demais esportes?

3.      Descreva os benefícios deste esporte

4.      Em relação às principais regras, explique:

a.       A partida:

b.      As equipes:

c.       A validade dos gols:

5-Fale sobre as principais jogadas do Hóquei.

6-O que vem a ser obstrução no Hóquei?

                                   

                                                 ROTEIRO DE AULA 2

DESAFIO…

Após construir o seu taco e seus obstáculos, você deverá acertar o alvo por 10 vezes alterando depois os obstáculos de lugar e repetindo os movimentos. Registre esse momento descrevendo, fotografando ou desenhando para contar aos seus colegas no retorno das aulas.

Referências Bibliográficas

Caderno de rotina esportiva: para os dias em que o melhor a fazer é ficar em casa!. Impulsiona.

 

Disponível em: https://impulsiona.org.br/cadernos-rotina-quarentena/ Acesso em: 17 maio 2020.

 

RONDINELLI, P. Atletismo: um esporte com muitas modalidades. Brasil Escola. Disponível em:

 

https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/atletismo.htm Acesso em: 17 maio 2020.

 

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014. Disponível em: https://www.lume.

 

             Na aula de hoje vamos dar continuidade ao estudo do esporte “hóquei” pelo fato de não ser um esporte muto popular e que provavelmente até nossas aulas vocês não o conheciam. Essa aula se dará de forma interativa, durante a qual vocês acompanharão o estudo das regras juntamente com um vídeo explicativo. Sendo assim, apesar de ser um aula teórica, vocês poderão observar o jogo acontecendo, criando uma nova experiência de aprendizado diferente do modo como nossas aulas estavam sendo conduzidas! 

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Et78ED_LnCo

             https://www.youtube.com/watch?v=YfEZdbt-qZE

             https://www.youtube.com/watch?v=n4MuCvBKgSo

             https://www.youtube.com/watch?v=8nqeU0c1EPU

 

 

Na aula de hoje vamos dar continuidade ao estudo do esporte “badminton” pelo fato de não ser um esporte muto popular e que provavelmente até nossas aulas vocês não o conheciam. Essa aula se dará de forma interativa, durante a qual vocês acompanharão o estudo das regras juntamente com um vídeo explicativo. Sendo assim, apesar de ser um aula teórica, vocês poderão observar o jogo acontecendo, criando uma nova experiência de aprendizado diferente do modo como nossas aulas estavam sendo conduzidas! 

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=VZfPx7GB93s

https://www.youtube.com/watch?v=5vUrhSo6dzA

https://www.youtube.com/watch?v=4Q6wkwTJUTc

https://www.youtube.com/watch?v=A_XZcpiveYE

A seguir estão algumas regras e instruções para que vocês acompanhem o vídeo:

PRINCIPAIS REGRAS DO BADMINTON O badminton é disputado individualmente ou em duplas, tanto na categoria masculina como na feminina. Para todas as categorias e estilos, existem dois tipos de quadras, a aberta e a indoor. A rede fica posicionada a 1,55m de altura e divide a quadra em dois campos. A quadra deve ser feita de piso antiderrapante e suas extremidades devem estar posicionadas a 1m de distância das paredes que delimitam o espaço total destinado ao jogo. Todo atleta precisa dos seguintes equipamentos individuais antes de se iniciar a partida: raquete, óculos e vestimenta adequada. As partidas são disputadas em melhor de três games (sets): quem primeiro vencer dois games é o ganhador. Caso o set esteja empatado, vence a dupla que primeiro abrir dois pontos de vantagens. Os saques devem sempre estar direcionados na diagonal e sempre deverá ser feito no lado direito da quadra. A peteca tem que possuir 16 penas fixas em sua base e caso um atleta caia fora das linhas que delimitam a área de jogo, a bola passa para o adversário. Sempre que um jogador fizer 11 pontos, ele terá cerca de 60s para descansar. Caso você deseje informações mais específicas sobre o badminton, acesse o site da Confederação Brasileira de Badminton.

 



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