EDUCAÇÃO FÍSICA –
PROFESSORA GLÁUCIA
ALONGAMENTO
Alongamento são exercícios físicos
que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular,
a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo
para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura
dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo
da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.
Quais
os benefícios do alongamento
São inúmeros os benefícios do
alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja
feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da
área. Suas vantagens são:
·
Proporciona o bem
estar físico e mental do praticante;
·
Estimula o
desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
·
Reduz a
probabilidade de desenvolver lesões musculares;
·
Restringe os
riscos de disfunções da coluna;
·
Melhora a
postura;
·
Diminui a tensão
muscular;
·
Ameniza cólicas
menstruais em atletas;
·
Suaviza a
irritabilidade muscular;
·
Estimula o
cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
·
Diminui a
incidência de cãibras.
Alongar o corpo também trará
benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado,
intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes
no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado
para desfrutar dos benefícios citados.
http://blog.clinicagrendene.com.br/a-importancia-de-fazer-alongamentos-todos-os-dias-mesmo-em-casa/
https://blogeducacaofisica.com.br/beneficios-cuidados-alongamento/
Exercícios
1) Após a
leitura atenta do texto, descreva brevemente com suas palavras os efeitos do
alongamento no corpo ao longo do tempo.
2)
De que forma os alongamentos podem
beneficiar os orgãos internos?
AULA PRÁTICA
ALONGAMENTO - É de extrema importância, fazer alongamentos antes
e depois das atividades físicas. Os alongamentos aumentam ou mantêm a
flexibilidade dos músculos, preparando-os e "aquecendo-os" antes da
atividade física e eliminam a tensão, depois dos exercícios.
1.1
- Durante 10 minutos, fazer os
alongamentos da imagem à baixo. Siga a instrução descrita dos números de 1 à
13.
2 - GINÁSTICA DE
CONDICIONAMENTO FÍSICO - Exercícios da ginástica de condicionamento físico,
quando realizados com freqüência e de maneira adequada, podem reduzir a
gordura, aumentar o tônus muscular e preparar o corpo para os rigores do
esporte. Engloba todas as modalidades que
possuem o objetivo de adquirir e manter a condição física. Exemplos: ginástica
localizada, ginástica de academia, step, aeroboxe, body pump, body jump, tae
fight, circuito, musculação, ginástica aeróbica,pilates, etc.
Fonte:
https://www.purepilates.com.br/artigos/a-importancia-dos-alongamentos/111
https://pratiquefitness.com.br/blog/ginastica-de-condicionamento-fisico/
https://br.pinterest.com/pin/398357529540568950/
https://runnersworld.com.br/7-variacoes-de-agachamento-para-potencializar-o-movimento/
https://luizandreoli.com.br/fitness-abdominal-reto-pode-nao-ser-muito-bom/
Sistemas de jogo do Handebol
Sistema ofensivo
O ataque no
handebol é executado de três principais maneiras: em circulação, posicionado e combinado.
No ataque em circulação, os atletas devem
movimentar-se o tempo todo, alternando com os companheiros o posicionamento em
quadra. Já o ataque posicionado é o
oposto. Nesse caso, cada um tem a sua própria posição e somente a bola circula
em quadra.
Por fim, o ataque combinado se vale dos dois meios
ofensivos ao mesmo tempo. Para tanto, alguns jogadores trocam de posição e se
movimentam constantemente em quadra, enquanto outros têm posições fixas. As
formas de atacar são inseridas no sistema ofensivo. Veja os
principais que separamos para mostrar a você.
Sistema de ataque 3×3
O sistema 3×3 é muito utilizado no
handebol. Nele, três armadores posicionam-se na frente da linha de 9 m,
enquanto dois pontas e um pivô ficam na linha de 6 m. Devido ao posicionamento
avançado de três jogadores, esse sistema tem um caráter bastante ofensivo.
Sistema de ataque 6×0
No esquema ofensivo 6×0, a equipe
ataca trocando passes em linha, tentando adentrar a defesa adversária e
buscando o arremesso à curta distância. A principal vantagem desse modelo é a
jogada pelas pontas, que pode resultar em boas infiltrações pelo meio.
Sistema ofensivo 5×1
O modelo 5×1 é composto por
cinco armadores, que se posicionam à frente da linha de tiro livre, e um
pivô infiltrado. Ele sempre se posiciona próximo à linha dos 6 m e na parte
central da quadra, pois assim consegue um melhor ângulo para o arremesso.
https://www.dicaseducacaofisica.info/sistemas-do-handebol-sistemas-de-jogo-handebol/
Sistema defensivo
O handebol conta com muitas opções
de sistema defensivo, que podem ser utilizadas conforme a tática elaborada pelo treinador
e as características dos jogadores, da equipe e principalmente do adversário.
As principais posições de defesa mais utilizadas são: 3×3, 4×2, 6×0, 5×1 e
3×2×1. Dentre essas, as mais comuns são a 6×0 e a 5×1.
Os times também podem variar os
sistemas defensivos utilizados em uma mesma partida com o intuito de confundir
o adversário e não tornar o esquema da equipe previsível. Confira como são
formadas todas as posições.
Sistema de defesa 6×0
No esquema defensivo 6×0, todos os
jogadores do time, exceto o goleiro, ocupam suas posições em uma mesma linha de
defesa, próximos à marcação dos 6 m. Essa marcação é realizada visualizando a
bola.
Sendo assim, não há posições fixas e
os defensores deslocam-se lateralmente e frontalmente, conforme a trajetória da
bola. Ele é indicado quando o adversário tem excelentes arremessadores da linha
dos 6 m e não conta com bons atacantes de média ou longa distância.
Sistema de defesa 5×1
O posicionamento do sistema 5×1 é
feito com um jogador na segunda linha de defesa, próximo à dos 9 m e cinco
na primeira, próximos à linha dos 6 m. O atleta que fica na segunda tem como
objetivo não deixar que os atacantes troquem passes ou penetrem a área do
goleiro.
Ele pode ser uma boa opção para
substituir o esquema 6×0 quando a equipe adversária conta com um bom armador ou
arremessador de longa e média distância.
Sistema de defesa 3×3
Formado por três jogadores na
primeira linha e outros três na segunda, esse é o mais ofensivo dos
sistemas defensivos, já que os três jogadores posicionados na linha de 9 m
costumam ser pivôs. O principal objetivo das equipes que fazem uso do 3×3 é
impedir o arremesso da linha de 9 m e realizar um rápido contra-ataque.
Sistema de defesa 3×2×1
No 3×2×1, a equipe é disposta em
três linhas, posicionando três jogadores na linha de 6 m, dois na de 9 m e
um mais adiantado. Essa formação facilita o contra-ataque em velocidade.
O principal objetivo do esquema é
impedir a movimentação do adversário, bloqueando a infiltração. Ele pode
acontecer por meio da marcação individual, ou por zona.
https://www.dicaseducacaofisica.info/sistemas-do-handebol-sistemas-de-jogo-handebol/
Exercícios
1-
Diferencie
as três principais maneiras de ataque no Handebol: em circulação, posicionado e
combinado.
2-
Como
funciona o sitemade ataque 3x3?
3-
Quais
as principais formas e posicões de defesa mais utilizadas?
4-
Qual
a vantagem do sistema de defesa 6x0?
5-
Qual o
principal objetivo das equipes que fazem uso do 3×3 na defesa?
ROTEIRO DE AULA 2
Hora da aula prática
Agora chegou a hora de você fazer alguma atividade prática em
casa com quem está aí com você. Lembrando fique em casa! Faça uns alongamentos
como aqueles que fazemos no círculo da quadra. Escolha uma brincadeira ou jogo
que envolva conduzir a bola com a mão e brinque uns 30 minutos, escolha as
regras da brincadeira. Depois faça um breve relatório bcontando qual foi e como
foi a realização desta atividade e como foi a participação da sua família.
BADMINTON
O badminton consiste em uma modalidade que pode ser praticada
individualmente e em duplas. O jogo consiste em rebater a peteca com uma
raquete, de modo que ela não caia e nem deixe de ser rebatida dentro de sua
quadra de defesa. A dinâmica de jogo é um atrelamento da estrutura do voleibol
e do tênis. O espaço de jogo consiste em uma quadra dividida por uma rede, e o
objetivo dos jogadores que se enfrentam é alcançar o número máximo de pontuação
para vencer dois games (sets).
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO BADMINTON O badminton é uma
modalidade caracterizada pela agilidade dos movimentos, e pela facilidade de
praticá-lotambém como atividade de lazer. Além disso, a prática da modalidade e
seus equipamentos possibilita que ele seja jogado em vários ambientes,como
parques, clubes e praças. Basta uma raquete e uma peteca, que é possível jogar
o badminton em qualquer lugar e em qualquer hora. E é essa flexibilidade a sua
principal característica, pois a partir do final do século XX e inicio do
século XXI, cidadãos de países asiáticos aderiram espontaneamente e
progressivamente à sua prática, como atividade física regular.
PRINCIPAIS REGRAS DO BADMINTON O badminton é disputado
individualmente ou em duplas, tanto na categoria masculina como na feminina.
Para todas as categorias e estilos, existem dois tipos de quadras, a aberta e a
indoor. A rede fica posicionada a 1,55m de altura e divide a quadra em dois
campos. A quadra deve ser feita de piso antiderrapante e suas extremidades
devem estar posicionadas a 1m de distância das paredes que delimitam o espaço
total destinado ao jogo. Todo atleta precisa dos seguintes equipamentos
individuais antes de se iniciar a partida: raquete, óculos e vestimenta
adequada. As partidas são disputadas em melhor de três games (sets): quem
primeiro vencer dois games é o ganhador. Caso o set esteja empatado, vence a
dupla que primeiro abrir dois pontos de vantagens. Os saques devem sempre estar
direcionados na diagonal e sempre deverá ser feito no lado direito da quadra. A
peteca tem que possuir 16 penas fixas em sua base e caso um atleta caia fora
das linhas que delimitam a área de jogo, a bola passa para o adversário. Sempre
que um jogador fizer 11 pontos, ele terá cerca de 60s para descansar. Caso você
deseje informações mais específicas sobre o badminton, acesse o site da
Confederação Brasileira de Badminton.
ASPECTOS TÉCNICOS E TÁTICOS DO BADMINTON
No badminton, os gestos
técnicos definem também
a tática em-pregada,
pois a decisão
sobre qual fundamento
usar está diretamente
ligada ao resultado
pensado para a
definição da jogada.
Os principais movimentos são o forehande o backhand. No
badminton, as jogadas são chamadas de golpes. Conhecer essas diferentes formas
de golpear a peteca ajuda você a pensar taticamente e a decidir qual o melhor
momento de utilizá-las.
ATIVIDADE - Leia o texto e grife as partes que considera mais
importante, em seguida responda as questões no seu caderno
1. Qual o objetivo do jogo de badminton?
2. As partidas são disputadas em quantos games?
3. Quais os equipamentos necessários para a prática de
badminton?
4. Voce ja assistiu alguma partida ou competição oficial
desse esporte? Qual foi?
Hora do exercício –
SEMPRE COM AJUDA DE UM ADULTO
Instruções para a construção da raquete: 1 - Pegue o cabide
de Arame e abra-o.Em seguida, pegue uma das pontas e faça um circulo de
aproximadamente 20 cm de raio. 2 - Pegue a meia fina e coloque-a no circulo,
como se fosse "calçá-la" na haste. Estique bem firme a meia e amarre
com um nó na junção do arame. Pegue a fita crepe e a bolinha de desodorante.
Pegue um pedaço de fita crepe com aproximadamente 15 cm e envolva a metade da
bolinha fazendo um movimento espiral. Obs.: Pode ser feita com pedaço de jornal
ou pano Tuli envolvendo a bolinha e amarrado com barbante.
Hóquei
O hóquei é uma modalidade que se assemelha muito com o futebol, no que
diz respeito às regras. A grande diferença em relação ao futebol está no fato
de ser proibido tocar o pé na bola. Outra característica similar desses dois
esportes é o objeto: fazer o gol. A prática do hóquei proporciona grandes
aprendizagens para os alunos, pois permite um melhor desenvolvimento de
habilidades táticas, cognitivas, sociais, emocionais, técnicas, motoras, etc.).
Origem
(história)
Embora haja relatos de um esporte
semelhante ao hóquei sobre grama sendo praticado na Grécia Antiga, foi somente
na segunda metade do século XIX que o esporte começou a ter regras, chegando
assim ao formato atual. A primeira equipe de hóquei sobre grama surgiu na
Inglaterra em 1861. Em 1924, surgiu a Federação Internacional de Hóquei sobre
Grama, fazendo com que o esporte ganhasse um grande impulso internacional.
-
Flick: quando o jogador conduz a bola com o taco, levantando-a no ar. É uma
jogada difícil de fazer, mas muito usada para driblar os adversários.
-
Push-hit: a bola é empurrada pelo jogador. Muito usada para fazer gols e
passes.
-
Obstrução: o jogador usa o taco ou o corpo para proteger a bola, provocando uma
obstrução. Essa jogada é considerada uma falta.
Federação
Internacional
-
Os jogos e campeonatos oficiais internacionais de hóquei sobre grama são
organizados pela FIH (Federação Internacional de Hóquei sobre Grama).
Curiosidades:
-
O hóquei sobre grama é um esporte que faz para dos Jogos Olímpicos desde a
edição de Londres de 1908.
-
Os países mais fortes no hóquei sobre grama na atualidade são: Austrália,
Alemanha, Holanda e Espanha.
-
Até o início da década de 1970, as partidas deste esporte eram realizadas em
campos de grama natural.
-
Nas Olimpíadas do Rio de 2016 foram disputadas partidas de equipes femininas e
masculinas. No masculino, os argentinos ficaram com o ouro, após vencerem a
Bélgica na final. Já no feminino, a seleção da Grã-Bretanha foi quem conquistou
medalha de ouro.
https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/hoquei_grama.htm
SAIBA
MAIS:Capacitação esportiva: miniatletismo. Transforma Rio 2016. 1ª Ed. Fevereiro, 2016. Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos Rio 2016
Atividades
1.
Você
já conhecia este esporte? ( ) Sim ( )
Não
2.
O
que diferencia o Hóquei dos demais esportes?
3.
Descreva os benefícios deste esporte
4.
Em relação às principais regras, explique:
a.
A
partida:
b.
As
equipes:
c.
A
validade dos gols:
5-Fale
sobre as principais jogadas do Hóquei.
6-O
que vem a ser obstrução no Hóquei?
ROTEIRO DE AULA 2
DESAFIO…
Após construir o seu taco e
seus obstáculos, você deverá acertar o alvo por 10 vezes alterando depois os
obstáculos de lugar e repetindo os movimentos. Registre esse momento
descrevendo, fotografando ou desenhando para contar aos seus colegas no retorno
das aulas.
Referências Bibliográficas
Caderno de rotina esportiva: para os dias em que o melhor a fazer é
ficar em casa!. Impulsiona.
Disponível em:
https://impulsiona.org.br/cadernos-rotina-quarentena/ Acesso em: 17 maio 2020.
RONDINELLI, P. Atletismo: um esporte com muitas
modalidades. Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/atletismo.htm
Acesso em: 17 maio 2020.
MATTHIESEN,
S. Q. Atletismo na escola. Maringá:
Eduem, 2014. Disponível em: https://www.lume.
Na aula de hoje vamos dar
continuidade ao estudo do esporte “hóquei” pelo fato de não ser um esporte muto
popular e que provavelmente até nossas aulas vocês não o conheciam. Essa aula
se dará de forma interativa, durante a qual vocês acompanharão o estudo das
regras juntamente com um vídeo explicativo. Sendo assim, apesar de ser um aula
teórica, vocês poderão observar o jogo acontecendo, criando uma nova
experiência de aprendizado diferente do modo como nossas aulas estavam sendo
conduzidas!
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=Et78ED_LnCo
https://www.youtube.com/watch?v=YfEZdbt-qZE
https://www.youtube.com/watch?v=n4MuCvBKgSo
https://www.youtube.com/watch?v=8nqeU0c1EPU
Na aula de hoje vamos dar continuidade
ao estudo do esporte “badminton” pelo fato de não ser um esporte muto popular e
que provavelmente até nossas aulas vocês não o conheciam. Essa aula se dará de
forma interativa, durante a qual vocês acompanharão o estudo das regras
juntamente com um vídeo explicativo. Sendo assim, apesar de ser um aula
teórica, vocês poderão observar o jogo acontecendo, criando uma nova
experiência de aprendizado diferente do modo como nossas aulas estavam sendo
conduzidas!
Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=VZfPx7GB93s
https://www.youtube.com/watch?v=5vUrhSo6dzA
https://www.youtube.com/watch?v=4Q6wkwTJUTc
https://www.youtube.com/watch?v=A_XZcpiveYE
A seguir estão algumas regras e
instruções para que vocês acompanhem o vídeo:
PRINCIPAIS REGRAS DO BADMINTON O badminton é disputado individualmente
ou em duplas, tanto na categoria masculina como na feminina. Para todas as
categorias e estilos, existem dois tipos de quadras, a aberta e a indoor. A
rede fica posicionada a 1,55m de altura e divide a quadra em dois campos. A
quadra deve ser feita de piso antiderrapante e suas extremidades devem estar
posicionadas a 1m de distância das paredes que delimitam o espaço total
destinado ao jogo. Todo atleta precisa dos seguintes equipamentos individuais
antes de se iniciar a partida: raquete, óculos e vestimenta adequada. As
partidas são disputadas em melhor de três games (sets): quem primeiro vencer
dois games é o ganhador. Caso o set esteja empatado, vence a dupla que primeiro
abrir dois pontos de vantagens. Os saques devem sempre estar direcionados na
diagonal e sempre deverá ser feito no lado direito da quadra. A peteca tem que
possuir 16 penas fixas em sua base e caso um atleta caia fora das linhas que
delimitam a área de jogo, a bola passa para o adversário. Sempre que um jogador
fizer 11 pontos, ele terá cerca de 60s para descansar. Caso você deseje
informações mais específicas sobre o badminton, acesse o site da Confederação
Brasileira de Badminton.
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