PROFESSORA:FERNANDA FREITAS / LÍNGUA PORTUGUESA TURMAS:6º ANOS MAURÍCIO DE SOUZA,CECÍLIA MEIRELES,ANA MARIA MACHADO E ZIRALDO
PERÍODO:21/07/20 a
31/08/20
O TEXTO DRAMÁTICO
O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é
feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um
narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos:
as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as
rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo
apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito,
clímax e desfecho.
ATIVIDADE
I
Leia
o texto abaixo:
Na
barriga da vaca...
Polegarzinho - Uma pessoa do meu tamanho nunca se pode distrair. Olha o que me
foi acontecer! E agora o que é que eu faço? Socorro! Salvem-me! Estou dentro da
barriga da vaca! Estou-me a afogar em erva! Tirem-me daqui! Não quero mais
erva!
(Próximo dali dois ladrões observam...)
Ladrão1 - Aquela vaca está completamente doida. Quanto mais erva come, mais diz
que não quer comer.
Ladrão2 - Ó seu estúpido, o problema não é o animal berrar que não quer comer
mais erva. O problema é que as vacas não falam!
Ladrão1 - Não tinha pensado nisso...
Polegarzinho - Socorro! Tirem-me daqui! Não quero mais erva na cabeça!
Ladrão 1 – Ainda por cima tem erva dentro da cabeça. O bicho está mesmo
desesperado.
Ladrão2 - Desesperados estamos nós, que não conseguimos roubar nada há mais de
uma semana. Aquela vaca pode ser a nossa salvação.
Ladrão 1 - Como é que uma vaca nos pode salvar?
Ladrão 2 - Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada de
interessante como tu, é uma grande atração. E pode render muito dinheiro. O
povo gosta dessas coisas.
Ladrão 1 - Acho que já estou a perceber. A vaca diz disparates e nós ganhamos
dinheiro...
Ladrão 2 - Inteligente! Toca a roubar a vaca!
Polegarzinho - Tirem-me daqui! Socorro!
Ladrão 1 – Não precisas de gritar mais, filha! Nós vamos tirar-te daí num
instante!
Os ladrões roubaram a vaca e também o Polegarzinho, que continuava a berrar
desalmadamente dentro da barriga do animal. Em seguida dirigiram-se para a
cidade, onde planeavam exibir publicamente a “vaca falante”.
No caminho, que era longo, pararam para descansar e a vaca resolveu matar a
sede numa poça de água. Era a oportunidade para o Polegarzinho se escapar.
Escorregou pela língua da vaca e mergulhou na poça, sem que ninguém o visse.
Assim se salvou. Mas o descanso durou pouco tempo. Um corvo míope, julgando que
ele era uma rã ao sol, fez um voo picado na sua direção e levou-o pelos ares.
João Paulo Seara Cardoso, Polegarzinho
Exercício
1. Localize a ação no espaço.
2. Quem são as personagens deste texto? Quantos atores são necessários para representar
este texto?
3. Na representação desta peça, o público vê o polegarzinho? Justifique sua
resposta.
4. Pode-se identificar neste texto a presença
de um narrador? Justifique com expressões textuais.
5. A seguir à primeira fala de Polegarzinho aparece uma expressão em itálico e
entre parênteses (Próximo dali dois ladrões observam...). Que nome damos a esta
indicação?
5.1. Para que serve?
5.2. A quem se dirige?
6. Por que razão, os dois ladrões resolveram roubar a vaca?
7. Polegarzinho conseguiu sair de dentro da vaca? Justifique com expressões
textuais.
8. Descobre as palavras relacionadas com teatro, resolvendo as palavras
cruzadas.
1
– Local onde se faz a representação.
2 – Local onde os atores se caracterizam e vestem.
3 – Decoração do espaço de representação.
4 – Espaço do palco que não é visto pelo público.
5 – Pessoa que lê o texto em voz baixa, durante a representação para ajudar os
atores.
ATIVIDADE
II
O trecho a seguir é de Ângelo Machado,
também autor do musical O Casamento da
Ararinha-Azul. Escritor e ambientalista, Ângelo Machado é reconhecido por
suas atividades de divulgação da ciência, pro meio da literatura e do teatro
infantis. Ele fez adaptação de seu livro O
menino e o rio para o teatro em 1989. MENINO – Nós
temos que escolher um rio no mapa e seguir atrás dele pra ver se é nosso rio
limpo. (De
joelhos, abrem o mapa no chão e começam a ler.) MENINO – Rio Claro, rio Preto, rio Branco, rio Verde, rio
Vermelho... MICO (interrompendo)
– Chiii! O mapa tem rios demais. Não vai ser fácil. MENINO (continuando)
– Rio Vermelho, rio Azul, rio Amarelo, rio Cristalino, rio da Paca, rio do
Peixe. (para) Mico! Vem cá,
Mico! Rio do Peixe. Vamos procurar este. Se tem peixe, não deve estar
poluído. Pode ser o nosso rio. (apontando) Norte, Sul, Leste, Oeste, Norte.
Fica naquela direção. (Entram
novamente no palco, cujas luzes se acendem.) QUESTÕES: 1. Observe que destacamos algumas partes do texto que
estão em itálico e entre parênteses. Qual é a função dessas partes? Como se trata de uma peça teatral, elas informam ao
leitor como as ações vão acontecer durante as cenas, quais movimentos as
personagens vão fazer e quais atitudes vão ter. Para os atores da peça, são
orientações fundamentais. |
2. Ao decidirem ir à busca de um rio limpo, a personagens
demonstram a) ansiedade. b) entusiasmo. c) medo. d) surpresa. |
3. Leia esta passagem: MICO – Nó! Pra que esse sanduíche tão grande? MENINO (com voz soturna)
– É pra comer! a) Nessa passagem do texto, ocorre intertextualidade.
Explique isso. |
b) O que significa a rubrica “voz soturna” no texto
lido. |
4. Há, neste trecho, emprego de linguagem coloquial. Veja este exemplo MICO – Deu muito trabalho roer árvore pra fazer esta bolinha de goma. Mas agora eu vou poder mastigar ela a viagem toda. a) Reescreva a fala do Mico, adequando-a à
norma-padrão. |
b) É adequado ou inadequado o emprego da linguagem
coloquial nos diálogos do texto? |
5. Leia esta fala: MICO
(interrompendo) – Chiii!! O mapa tem rios demais. Não vai ser
fácil. A interjeição usada pelo Mico denota a) alegria. b) desânimo. c) espanto. d) pena. |
ATIVIDADE III |
A PEÇA DE TEATRO A peça de teatro é um texto narrativo que
prescinde de um narrador. A história, que se passa em determinado tempo e
lugar, é contada por meio do diálogo entre os atores, que representam as
personagens. O diálogo é fundamental, pois situa o espectador quanto à trama,
aos acontecimentos. Uma peça de teatro, além da participação
dos atores, exige a construção de cenários, boas técnicas de iluminação,
figurinos condizentes com as personagens representadas, maquiagem adequada,
às vezes coreografias que possibilitem uma boa expressão corporal dos
atores... Enfim, é necessária uma série de recursos que visem a encantar o
espectador, convidá-lo a participar, ainda que do outro lado do palco, da
história encenada. Geralmente, a peça apresenta um conflito e
cria uma tensão em função desse conflito, de forma a prender a atenção da
plateia. As peças teatrais podem conter várias cenas
e, se forem longas, mais de um ato. Uma peça teatral, quando escrita, apresenta
rubricas, destacadas por letras de
tipo diferente (geralmente em itálico). Essas rubricas indicam como as
personagens devem falar (alto, baixo, devagar etc.) e como devem
movimentar-se (aos pulos, agachadas, na ponta dos pés etc.). Antes de cada
fala, identifica-se o nome da personagem. A linguagem deve ser adequada ao
público ao qual o espetáculo se destina. |
1. Leia o trecho abaixo da peça O menino e o rio: MENINO (com voz soturna)
– É pra comer! Ele ai ter que dar pra viagem toda. (Saem; o menino se lembra
de alguma coisa e para.) Espere aí. Eu tenho que deixar um bilhete pros meus
pais. (Tira
do bolso um pedaço de papel e procura uma caneta. O mico acha uma caneta
enorme e dá ao menino.) MENINO – Ótimo! Obrigado! (Enquanto escreve, vai lendo em voz alta:) Por que é importante que o Menino leia em voz alta o
bilhete que escreve aos pais? |
2. Releia a rubrica a seguir: (Tira
do bolso um pedaço de papel e procura uma caneta. O mico acha uma caneta
enorme e dá ao menino.) Qual o efeito de sentido da frase: “O mico acha uma
caneta enorme e dá ao menino”? |
GRAMÁTICA:ARTIGO
O artigo integra
as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe
o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino)
e o número (singular/plural).
Os artigos subdividem-se em definidos e indefinidos:
Artigos definidos – São aqueles usados para indicar seres
determinados, expressos de forma individual, e são representados
por: o, a, os, as.
Exemplos:
A funcionária se veste muito bem. As funcionárias
se vestem muito bem.
O diretor parabenizou a todos. Os diretores
parabenizaram a todos.
Artigos indefinidos – São aqueles usados para
indicar seres de modo vago, impreciso, e são representados
por um, uma, uns, umas.
Exemplos:
Uma aluna se sobressaiu entre as demais. Umas alunas
se sobressaíram entre as demais.
Um participante entregou os prêmios aos
vencedores. Uns participantes entregaram os prêmios aos
vencedores.
ATIVIDADE
IV
Leia o texto 1 abaixo:
1. Sobre a tirinha acima responda:
a) Toda a construção de sentido dessa tirinha se dá a partir da
utilização de duas palavras diferentes que acompanham o substantivo “cachorro”.
Que palavras são essas?
b) Como se classificam essas palavras?
c) Qual o sentido da fala apresentada no 1º quadrinho quando a
garota diz “um cachorro”?
d) Qual o sentido do pensamento do Snoopy no 2º quadrinho quando
ele rebate a garota afirmando “o cachorro”?
2. Leia o texto 2 abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero textual é esse?
b) Qual a finalidade desse texto?
c) O que esse texto promove: um produto, um serviço ou uma
ideia?
d) No slogan: “Leia para uma criança” a palavra em destaque
indica que se trata de uma criança especifica única ou qualquer criança?
e) No slogan: “Leia para uma criança” a palavra em destaque se
classifica como que tipo de artigo?
3. Leia este texto retirado do Facebook e observe o
funcionamento dos artigos presentes:
a) Que tipo de mensagem esse texto passa para o leitor?
b) Retire do texto os artigos presentes acompanhados das
palavras as quais eles se referem.
c) Na expressão “um dia tudo vai ficar bem” a que dia o autor do
texto se refere?
d) Por que o autor utilizou artigos definidos nas expressões “o
foco”, “a esperança”?
e) Nas expressões “o foco”, “a esperança”, se trocássemos os
artigos em destaque por “um” e “uma”, manteria o mesmo sentido original do
texto?
4. No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou
indefinidos:
Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o
levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez
_____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles
foi levado a _____ loja da cidade.
5. Classifique os artigos em DEFINIDOS ou INDEFINIDOS:
a) Ganhei uma caneta dourada.
b) Os irmãos ganharam doces.
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
e) Vi umas crianças brincando na loja.
6. Complete o texto abaixo com os artigos A, AS, O, OS, UMA,
UMAS, UM, UNS:
_____MEU PAI COMPROU PARA MIM ____LIVRO DE PIADAS INFANTIS.
____MINHA MÃE DISSE QUE ERA INÚTIL ESSE TIPO DE LEITURA, PORQUE NÃO
ACRESCENTARIA NADA DE IMPORTANTE À MINHA VIDA. MOSTREI ____LIVRO AOS MEUS
PROFESSORES E ELES FALARAM QUE EU VALORIZASSE ____MEU PAI, POIS ELE SABIA ME
INCENTIVAR A TER GOSTO PELA LEITURA.
7. Sobre as palavras destacadas no trecho abaixo, marque um (X)
na única alternativa CORRETA:
"Numa noite qualquer, UM grupo de jovens estavam
voltando de UMA festa ainda animados."
a) De acordo com o trecho, o leitor já conhece esse grupo de jovens
que o texto fala.
b) As palavras em destaque são artigos indefinidos, acompanhando
palavras que foram mencionadas pela primeira vez no texto.
c) As palavras destacadas indicam a noção de quantidade.
d) De acordo com o trecho, o leitor já conhece de festa se trata
no texto.
e) As palavras em destaque são artigos definidos.
8. Sobre a imagem abaixo marque V para verdadeiro e F para
falso:
( ) Esse texto tem a finalidade de trazer uma reflexão
para o leitor.
( ) No texto escrito há a presença de um artigo
indefinido.
( ) Na expressão “o homem” tem-se a presença do artigo “o”
acompanhando o substantivo homem.
( ) O artigo presente sugere que o texto refere-se a um
homem já conhecido, único, específico.
( ) Na expressão “o homem” o artigo presente sugere que o
texto está generalizando, ou seja, refere-se a humanidade.
ORTOGRAFIA
– Mas, Mais e Más – Uso Correto
MAS: conjunção adversativa
“Mas” é classificado,
segundo a morfologia, como uma conjunção adversativa, que exprime a ideia de
oposição, contrariedade.
Ela possui o mesmo valor
de “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, dentre outras palavras. Por
isso, no texto, o filho utiliza indevidamente o “mais” no lugar de “mas”, pois
ao tentar argumentar com a mãe, dando justificativas contrárias, deveria usar
“mas”.
Exemplos:
·
Ela era bonita, mas solitária.
·
Estava chovendo forte, mas ele foi
nadar.
·
As crianças detestam beterraba, mas comeram
tudo.
Uma dica para saber quando usar a palavra “mas” é substituí-la, na
frase, por “porém”. Se o sentido for o mesmo, o uso do “mas” estará correto.
Exemplos:
·
Ela se sentia mal, mas foi trabalhar.
·
Ela se sentia mal, porém foi trabalhar.
·
Eu gosto de carne, mas optei pelo
peixe.
·
Eu
gosto de carne, porém optei pelo peixe.
MAIS: advérbio de intensidade
“Mais” é classificado
morfologicamente como advérbio de intensidade e transmite ideia de quantidade,
sendo usado justamente para intensificar algo.
Exemplos:
·
Ele foi quem mais estudou para a prova.
·
O Canadá é um dos países mais desenvolvidos
do mundo.
Uma dica para utilizar a palavra “mais” corretamente é
substituí-la por seu antônimo “menos”.
Exemplos:
·
As crianças são mais sensíveis que os
adultos.
·
As crianças são menos sensíveis que os
adultos.
·
Ele quer sempre mais do que tem.
·
Ele quer sempre menos do que tem.
No texto, a mãe utiliza
corretamente o advérbio “mais” para expressar intensidade: “os adolescentes são
as pessoas mais maldosas; vá
estudar que você ganha mais”. Note que
o “mais” poderia ser substituído por menos: “menos maldosas”; “vá estudar que
você ganha menos”.
MÁS: adjetivo
“Más” é a forma feminina
no plural do adjetivo mau. Tem como função qualificar um nome, isto é, dar uma
característica negativa. No texto, o garoto utiliza o adjetivo “más” para se
referir negativamente às mães: “Más são as
mães que não deixam os filhos saírem”.
Exemplos:
·
Aquelas senhoras são muito más.
·
Ele só tem más ideias.
Uma dica para utilizar a
palavra “más” corretamente é substituí-la pelo seu antônimo “boas”.
Exemplos:
·
As atitudes deles eram extremamente más.
·
As atitudes deles eram extremamente boas.
·
As madrastas foram consideradas más.
·
As madrastas foram consideradas boas.
Atenção: más é a forma plural do adjetivo “má”. Ela é muito má
(boa). Elas são más (boas).
ATIVIDADE V
Mas e Mais
Mais indica quantidades (+). É o contrário
de menos (–).
Comprei mais doces para meus filhos.
Mas indica o contrário, é
equivalente a porém.
Juliana gosta de viajar, mas não tem tempo.
1. Complete com mas ou mais:
a)
Ele foi, _________ a filha ficou.
b)
Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola.
c)
Estude ______ e passará no vestibular.
d)
Carolina é inteligente, _______ pouco simpática.
e)
O ferro é ________ barato que o ouro.
2. Nas frases abaixo, troque as palavras destacadas por menos e porém,
de maneira adequada:
a) O ator principal recebeu mais aplausos
que os outros.
b)
A natureza é nossa aliada, mas os homens não a respeita.
c)
Quase não existem jacarés, mas os homens continuam caçando-os.
d)
Quanto mais amigos, mais felizes somos.
3.Resolva
as questões abaixo preenchendo as lacunas com as palavras corretas. Mas, mais
ou más:
a – Olhe
que roupa _________ linda.
b –
Aquelas sugestões dos clientes não foram __________.
c – Marta
gosta do Aldo, ___________ Aldo não gosta de Marta.
d –
Augusto procura ter __________ produtos em promoção, do que o concorrente.
e – Acabei
de almoçar __________ continuo com fome.
f – Sempre
é necessário estudar cada vez _______ para ter sucesso nas provas.
g – Nas
histórias, as bruxas são sempre _____.
h – Hoje
na escola fiz cinquenta continhas de _____.
i – O pôr
do sol estava _____ bonito que ontem.
j – Queria
jogar futebol _____ estava doente.
Teste seus conhecimentos
Leia
os textos descritivos e diga a que personagem da cultura popular corresponde
cada definição:
A)
Ser fantástico dos rios e dos mares. Canta e encanta os pescadores tentando
enfeitiçá-los com o seu canto. Dizem que quem escuta esse canto, fica enfeitiçado.
É metade mulher, metade peixe. Tem uma longa cabeleira dourada.
-------------------------------------------------------------------------------------
B)
Ser assustador. Metade lobo, metade homem. Pálido e magro. É o oitavo filho,
depois de sete irmãs. Por isso, tem uma sina. Na 6ª feira, depois do
aniversário de 13 anos, a maldição começa. Transforma-se em lobisomem pela
primeira vez e sai nas ruas para percorrer os cemitérios, as vilas e as
encruzilhadas. ----------------------------------------------------------------------------------------------------
C)
É parecido com uma mula, mas não tem cabeça. Dizem que é uma mulher que namorou
um padre e foi amaldiçoada. Sua maldição é galopar pelos campos, soltando fogo
pelo pescoço e assustando os moradores.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
D)
É um menino negro, de uma perna só. Usa um gorrinho vermelho e fuma cachimbo. É
muito travesso. Faz gozações, assusta as galinhas, quebra as louças, amarra a
crina dos cavalos, assusta os viajantes. Faz muitas traquinagens, mas não é
maldoso. ------------------------------------------------------
E)
É um ser fantasioso do mal, que persegue os outros seres fantásticos, seres
humanos e os bichos da fauna natural. [...] tem uma cara horripilante. Anda com
roupas imundas e carrega um saco nas costas ou amarrado na cintura. (Samir
Meserani, p. 17) -----------------------------------------------
CONTOS POPULARES
Os contos populares são narrativas da tradição
oral que mostram os costumes e julgamentos do povo. Uma característica bem
frequente nos contos populares é a presença de seres com poderes sobrenaturais,
feitiços, metamorfoses, objetos mágicos, crendices, maldições. Mas, também há
outras características, como, por exemplo:
a) É uma narrativa curta, tanto
em extensão quanto no tempo.
b) A linguagem é simples e
direta, sem emprego de palavras polissêmicas.
c) Envolve poucos personagens, os quais são
limitados apenas a serem bons ou más, pobres ou ricos, bonitos ou feios.
d) Quase não existe a descrição
de ambientes, se há, é breve. O espaço é vago: por exemplo, num povoado, na
floresta, num lugar distante.
e) Não é especificado o momento
histórico em que o fato aconteceu e muitas expressões de tempo remetem ao tempo
do imaginário e não ao tempo real. Ex. Certa manhã, era uma vez, um dia, há
muito tempo...
f) Muitas vezes, mantém as características do
modo de falar das pessoas da região de onde o conto é proveniente.
g) Tem a função de transmitir valores de uma
sociedade.
h) Uma pessoa comum tem contato
com um ser com poderes sobrenaturais, feitiços, maldição, encantamento...
Benefícios são oferecidos em razão desse contato. Ainda é imposta alguma condição para que esses
benefícios sejam dados ou mantidos.
Estrutura
dos contos populares
A construção
dos contos populares é praticamente fixa:
a) Situação
inicial: anunciam-se os personagens e o ponto de partida da história.
b) Acontecimento
perturbador: há uma perturbação de ordem inicial, um desequilíbrio.
c) Desenvolvimento dos fatos: os fatos se
desenvolvem até o momento em que se resolve toda a perturbação.
d)
Situação final: restabelece-se a ordem que se tinha no
início da história. O final do conto tem sempre um objetivo de ensinamento.
Elementos da narrativa :
São cinco elementos
fundamentais de uma narrativa:
a)
Personagem: é o elemento fundamental do texto narrativo. Não há história
sem personagem. Em torno do personagem, o narrador constrói o texto. O
personagem pode ser: protagonista (é o
personagem principal), antagonista (é aquele que se opõe ao personagem
principal) ou secundário (tem menor participação na história).
b) Enredo ou trama: é o desenrolar dos
acontecimentos da história.
c) Narrador: é aquele que conta a
história. O narrador pode ser em 1ª pessoa - narrador personagem, ou em 3ª
pessoa - narrador observador.
d) Tempo: é o período durante o qual
acontecem os fatos narrados.
e) Espaço
ou lugar: é o lugar, o cenário onde se desenrolam os acontecimentos.
Leia
o texto:
O COMPADRE DA MORTE
Um homem
tinha tantos filhos que não sabia mais a quem convidar para batizar o filho que
tinha acabado de nascer. O lugar onde m orava era longe e todos os vizinhos já
eram seus compadres. Por isso, resolveu sair à procura de alguém para ser
padrinho de seu filho.
No caminho, encontrou uma senhora, já idosa e
muito magra, a quem logo fez o convite. Ela disse:
-Eu aceito ser
a madrinha de seu filho. Mas você sabe quem eu sou? Sou a Morte. Mesmo assim,
quer que eu batize o seu filho?
-Ah, claro!
Você é sempre justa. Trata a todos igualmente. Seja rico ou pobre. Será uma
ótima madrinha.
Chegou o dia do
batizado. Todos estavam muito contentes. Após a cerimônia, todos foram à casa
da família para o almoço de batizado do Joãozinho. Na hora do almoço, a Morte
disse para o compadre:
- Você me escolheu para ser a madrinha do Joãozinho.
Eu fiquei muito feliz com o convite e agora somos compadres. Eu não tenho dinheiro
nem terras para presentear o meu afilhado. Mas posso tornar meu compadre um
homem rico, e assim, toda a família ficará em boa situação. Tenho algo a
propor. Aceita?
- Claro, diga o
que é?
- De hoje em diante, você será um grande curador e
ganhará muito dinheiro. Espalhe a notícia de que pode curar todo o mal e atenda
todos os doentes da região. Quando entrar no quarto do doente e me enxergar, na
cabeceira do doente, dê-lhe qualquer chazinho e ele ficará curado. Mas, se eu
estiver aos pés da cama, cobre a consulta e vá embora, desenganando o doente.
E assim ele
fez. Ficou famoso e rico. Todos acreditavam ser ele um grande curandeiro. Um
dia, numa de suas consultas, em casa de gente muito rica, encontrou uma jovem
muito doente e viu a Morte aos pés da cama. O pai implorou que curasse sua
filha, em troca o curandeiro ganharia muitas terras e cabeças de gado. Logo,
tratou de pensar numa maneira de se sair bem. Falou para o pai da moça:
- Coloque a moça deitada com a cabeça para onde estão
os pés dela, que logo ela vai melhorar.
Dito e feito.
Foi só virar a moça na cama que ela começou a dar sinais de melhora. E ele
ganhou tudo o que foi prometido pelo pai da jovem.
A Morte ficou muito chateada com a trapaça do
compadre, mas não tinha o que fazer. Acordo é acordo. Porém, antes de ir
embora, disse ao compadre:
- Dentro de um ano, virei te buscar.
O compadre ficou com a pulga atrás da orelha. Não
queria morrer. Ainda tinha muita coisa para fazer. Passou o tempo, a Morte
voltou para cumprir o que prometeu.
- Comadre,
antes de me levar, deixe-me rezar um Pai-Nosso para agradecer a Deus por tudo.
– Disse o compadre.
- Pode rezar,
eu espero! Não estou com muita pressa. E começou: “Pai-Nosso, que estais no céu
zzzzzzzzzzzzzzz”.
E caiu num sono
profundo, pois, de caso pensado, tinha tomado um chá calmante bem forte. O
tempo passa. Uma, duas, cinco, dez, vinte horas e nada de acordar. Como a dona
Morte tinha outros compromissos agendados, foi embora chateada e mais uma vez
enganada. Dias depois, quando o famoso curador voltava de um atendimento,
depara-se com uma mulher morta à beira da estrada. Logo a reconhece. Era a sua
comadre Morte. Ficou triste, pois era muito grato a ela. Como de costume,
resolveu rezar um Pai-Nosso para a sua comadre. Quando terminou de rezar, a
Morte abre um olho, dá uma piscadinha para a comadre e diz:
- Ah, compadre! Desta vez eu que te enganei. Hoje irás
comigo fazer uma longa viagem!
O homem caiu morto. Não teve tempo nem de pensar em
ludibriar novamente a amiga.
(Texto escrito por Iraci Knesebeck Fogaça inspirada
nas versões populares.)
ATIVIDADE VI de leitura, interpretação e análise linguística:
1.Onde este tipo de texto pode ser veiculado?
( ) classificados de um jornal ( ) livro de
folclore ( ) notícia ( ) livro de contos ( ) anúncio publicitário
( ) receita culinária ( ) filme ( )
peça teatral ( ) bula de remédio
2.Há a informação de quando a
história aconteceu?
3. Por que o homem convidou a Morte
para ser a madrinha da criança?
4. Onde os fatos acontecem? Como é
descrito o lugar, logo no início do texto?
5. É possível determinar quanto duraram os
fatos da história?
6. Em qual parágrafo são apresentados
os personagens?
7. Quais personagens aparecem na história?
8. Quais as características físicas
da Morte, de acordo com o texto?
9. Que sinal é usado para indicar as falas dos
personagens?
10. Qual foi a resposta da Morte ao
convite feito a ela?
11. Qual presente a madrinha deu para
a família do afilhado? Por que ela deu esse tipo de presente?
12. Releia o 10º parágrafo. Aí ocorre início
do conflito. Como o compadre resolve esse conflito?
13. O compadre enganou a Morte duas
vezes.
a) Com que objetivo enganou-a pela 1ª
vez? O que ele fez para enganá-la?
b) Qual foi a reação da morte diante da
trapaça do compadre? E o que prometeu a ele?
14. Quando a Morte voltou para
cumprir o prometido, foi enganada pela 2ª vez. O que fez o compadre para
enganá-la?
15. Finalmente, o compadre foi enganado pela
Morte. O que ela fez para conseguir levá-lo? 16. Como podemos caracterizar a
Morte, após a leitura do texto?
( ) bondosa ( ) injusta ( ) honesta ( )
sincera ( ) pontual ( ) malandra
17. Após conhecer a história, como
podemos caracterizar o homem?
18. O conto popular não conta um fato
marcado com exatidão no tempo. Mas há marcas temporais na história. Destaque do
texto expressões relacionadas ao tempo.
19. Observe:
I. O
pai implorou que curasse sua filha.
II. A Morte ficou muito chateada com a
trapaça do compadre. Podemos usar outras palavras para expressar a mesma ideia.
São os sinônimos. Quais grupos de sinônimos a seguir podem substituir as
palavras destacadas em cada frase:
a) tapeação, patifaria, engano
b)
aborrecida, importunada
c) suplicar, solicitar
20. Na frase: “O compadre ficou com a pulga
atrás da orelha”, há uma expressão popular. Qual? O que ela significa? Dê
exemplos de outras expressões populares
22.
Que expressões populares são empregadas para se referir à morte e para dizer
que alguém morreu?
23.
Explique as características dos contos populares analisando “O compadre da
Morte”:
a) Uma pessoa comum tem contato com um ser
com poderes sobrenaturais. Como isto acontece na história?
b) Qual benefício é oferecido em razão
desse contato?
c) Qual condição é exigida para que esse
benefício seja mantido?
24. Os contos populares estão relacionados
com a cultura de um povo e procuram levar ensinamentos aos leitores. O conto “O
compadre da Morte” consegue esse objetivo?
BANDEIRA, Pedro.
Malasaventuras. Safadezas Do Malasartes.
ATIVIDADE VII
QUESTÕES PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1- Complete
a tabela de acordo com as características do conto “Os porcos do compadre”:
OS PORCOS DO COMPADRE
Autor |
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Gênero
textual |
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Tempo/época |
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Verso/prosa |
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Personagens |
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Cenário |
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Conflito
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Desfecho |
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02 –
Releia a 3ª e 4ª estrofe (versos 4 a 16). Explique com suas palavras qual foi a
desonestidade cometida pelo fazendeiro:
03 – Por que Malasartes resolveu ajudar o sitiante?
04 – Como Malasartes conseguiu se aproximar do fazendeiro?
05 – “Malasartes fez que foi / Para os lados do
mercado” (7ª estrofe).
Explique o significado
da expressão em destaque. Em seguida, aponte por que Malasartes agiu desta
forma.
06 – Com suas palavras, conte para que e porque Malasartes comprou
vários rabinhos de porcos, até a parte em que o patrão pede que ele vá a sua
casa.
07 – O que Malasartes pede à mulher do patrão? Por que ela desconfiou?
08 – Transcreva um trecho em que o narrador demonstre um ponto de vista
sobre a história.
09 – Nos contos populares, é comum haver ensinamentos da sabedoria do
povo. Isso ocorre nesse? Esclareça essa ideia.
10 – Qual a
variante linguística predominante? Transcreva um trecho.
11 – O primeiro
verso de Os porcos do compadre começa com a expressão “De outra feita...”:
a) O que quer dizer
essa expressão?
b) Que sentido traz
a história o uso da expressão “De outra feita...” no início do texto? Por que
não se empregou “De uma feita...” ou “Uma feita...”?
.
12 – Logo no início da narrativa ficamos sabendo que Malasartes
“aprontou bela trapaça” para ajudar o seu compadre, “que ficou num grande
apuro”.
a) Por que o
compadre ficou num grande apuro?
b) Por que na sua opinião, o narrador diz que foi uma “bela trapaça”?
c) Consulte o
dicionário e de o significado de trapaça.
13 – O contador, ou narrador, de Os porcos do compadre, no fim da
história, dá a sua opinião sobre o que aconteceu com o fazendeiro. Transcreva
do texto o trecho em que fica clara a opinião do contador sobre o acontecido.
ATIVIDADE VIII
PRODUÇÃO DE TEXTO
Você conhece algum conto popular?Agora é a sua vez de criar.Faça um
reconto,com suas palavras,de um conto popular que você conhece,ou crie um conto
popular.
GRAMÁTICA
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a
posição que ocupam numa determinada ordem.Os numerais se classificam como:
-Cardinal
_Ordinal
_Multiplicativo
_Fracionário
_Coletivo
Quando apenas
nomeia o número de seres, o numeral é chamado de cardinal:
um dois três
cinquenta cem cem mil
Quando indica a ordem que o ser ocupa numa série, o numeral é
denominado ordinal:
primeiro segundo terceiro
quinquagésimo centésimo
milésimo
Os numerais multiplicativos exprimem aumentos proporcionais
de quantidade, indicando números que são múltiplos de outros:
dobro triplo
quádruplo
Os numerais fracionários indicam a diminuição
proporcional da quantidade, o seu fracionamento:
metade um terço um décimo
Os numerais coletivos designam conjuntos de
seres e indicam o número exato de indivíduos que compõem o conjunto:
dezena
quinzena dúzia
cento
milhar milheiro
ATIVIDADE IX
1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica
a classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
(
) José chega ao aeroporto; duas horas
depois do avião ter decolado.
( ) Consegui a vigésima
terceira classificação no concurso de contos da escola.
(
) Ainda resta a metade da torta.
(
) Ele trabalhou o dobro do que havia
planejado.
(
) Recebi um doze avos do meu salário.
(
) Ele recebeu dois terços da herança
paterna.
(
) Vendi duas dúzias de ovos.
2 – Complete com numeral conveniente:
a) Hoje
é o * dia da semana.
b) No * dia
do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.
c) Junho
é o* mês do ano.
d) Oito
é o * de quatro.
e) D.
Pedro*, filho de D. Pedro * governou o Brasil durante quase *
século.
3 – Escreva por extenso os numerais:
a) Rodrigo e
Rafael, fizeram *
pontos no jogo de basquete. (16).
b) Estamos
no * mês do ano (12º).
c) Vinícius é
o * da chamada (29º).
d) Leonardo
comemorou o * aniversário do seu avó (60º).
e) Joaquim tem*
anos (11).
f) Marcos
mora no * andar daquele prédio (16º).
g) Esta é a* vez
que lhe telefono (1000º)
4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre
parênteses, empregando os vários tipos de numerais:
a) Só consegui
terminar do bordado. (1/4).
b) Maria
trabalhou ________ do que sua irmã. (Duas vezes mais).
c) Apliquei __________
do meu salário na poupança. (3/12)
d) Comprei o
mesmo tecido por _________do preço que você
pagou. (1/3).
e) Pedi a ele
que trouxesse o __________ jornal que encontrasse. (1º).
f) O
padre João convocou os fiéis para rezar as________ (9).
5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal,
multiplicativo e fracionário.
a) Fernanda
comeu um terço da torta:
b) Esse filme
é de segunda categoria:
c) Luiza agora
tem o dobro de trabalho na escola:
d) Beatriz e Sofia
convidaram seis amigas para jantar em sua casa:
e) Metade da
tarefa de Rafaela já foi feita:
f) Aproximadamente cinquenta mães
participaram da reunião:
g) Vamos
apresentar agora a décima candidata:
6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.
a) 3 pão
=
b) 12 porco
=
c) 14 papel
=
d) 660 grama
=
e) 1001 razão =
7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a
ser usado:
a) Para
prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.
b) Uma
inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.
c) O organismo
humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena
quantidade de oxigênio no ar.
d) Com ventos
a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.
8 – Escreva os ordinais por extenso:
- 30º = .- 45º =
- 68º =
- 100º =
- 94º =
- 50º =
9 – Classifique os numerais das orações abaixo:
a) Nossa
equipe fez seis pontos.
b) Depois de
tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.
c) Consegui
alcançar o segundo lugar.
.
d) Meu amigo
recebeu o triplo de mim.
e) Daremos às
meninas o dobro de nossos brindes.
ATIVIDADE X
DIVERTINDO E APRENDENDO
ORTOGRAFIA Sílaba tônica: oxítona,
paroxítona e proparoxítona
Numa palavra, a sílaba tônica é
aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.
Exemplos
de sílabas tônicas
- amizade:
a-mi-ZA-de
- verão: ve-RÃO
- música: MÚ-si-ca
As restantes sílabas de uma palavra são pronunciadas
com menor força e intensidade, sendo chamadas de sílabas átonas.
Conforme a posição da sílaba tônica nas palavras, elas são classificadas em:
oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Oxítonas
As palavras são oxítonas quando a última
sílaba da palavra é a sílaba tônica:
- ali (a-li);
- arroz (ar-roz);
- assim (as-sim);
- baú (ba-ú);
- cipó (ci-pó);
- crochê (cro-chê);
Paroxítonas As
palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba
tônica:
- acordo (a-cor-do);
- açúcar (a-çú-car);
- álbum (ál-bum);
- azeitona
(a-zei-to-na);
- bônus (bô-nus);
Proparoxítonas As
palavras são proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba
tônica:
- âncora (ân-co-ra);
- ângulo (ân-gu-lo);
- antídoto (an-tí-do-to);
- árvore (ár-vo-re);
- básico (bá-si-co);
E quando as palavras são monossílabas?Quando as palavras apresentam apenas uma sílaba, são
classificadas em monossílabos tônicos e monossílabos átonos, conforme a
intensidade com que são pronunciadas.
TREINANDO
SÍLABA
TÔNICA
FILHOTE |
FI-LHO-TE |
PENÚTIMA |
TELEFONE |
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URUBU |
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|
SÁBADO |
|
|
ÔNIBUS |
|
|
PORTUGUÊS |
|
|
MOLEQUE |
|
|
SAÚDE |
|
|
PASTEL |
|
|
PERFUME |
|
|
Leia
o texto abaixo:
Animal de estimação também
é saúde
Os bichinhos de estimação tem
sido muito utilizados também em
terapias. Alexandre Rossi, clínico e
especialista em comportamento animal,
diz que é comprovado que os animais de estimação alegram qualquer ambiente. Em
seu programa no canal Net Geo, ele levou cães em hospitais e constatou que
um Golden Retriever, por
exemplo, sempre dava mais carinho e
atenção à criança que parecia mais triste, até fazê-la brincar com ele.
Nos Estados Unidos, em algumas
prisões, os cachorros e gatos têm sido usados como meio de melhorar o clima
interno. Em uma penitenciária feminina de Bedford Hills, as detentas ajudam a
adestrar filhotes de labradores e
golden retrievers. Após um ano, os
animais são doados para servirem de cão-guia a pessoas com deficiências físicas ou com estresse pós-traumático, como ex-combatentes,
veteranos de guerra.
É indiscutível que
animais, não somente os cães, são os melhores amigos do homem. Porém, claro,
como tudo na vida, é importante dosar.
Utilizar um animalzinho de estimação como substituto de uma família ou amigos não é saudável, por
isso é essencial ressaltar a importância da companhia dos animais como uma
parte da vida, mas sempre com
um cuidado responsável
com os animais.
Fonte: CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/animais-de-estimacao/
Identifique
as sílabas tônicas das palavras grifadas no texto e circule .
Agora,classifique-a
de acordo a tonicidade e preencha o quadro abaixo:
OXÍTONA |
PAROXÍTONA |
PROPAROXÍTONA |
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ATIVIDADE X
Texto para
à questão 01
Dona Maria
Me desculpe vir aqui desse jeito
Me perdoe o traje de maloqueiro
De camisa larga e boné pra trás
Bem na hora da novela que a senhora gosta mais
Faz três dias que eu não durmo direito
Sua filha me deixou desse jeito
E o que ela mais fala é que a senhora é brava
Mas hoje eu não vou aceitar levar um não pra casa [… ]
1.Analise o trecho da canção “Dona Maria” do cantor
Thiago Brava com (part. Jorge) e faça um círculo ao redor da sílaba
tônica das palavras abaixo:
DESCULPE |
AQUI |
DESSE |
TRAJE |
PERDOE |
JEITO |
MALOQUEIRO |
BONÉ |
HORA |
CAMISA |
LARGA |
NOVELA |
DIREITO |
FILHA |
SENHORA |
Texto para à
questão 02
Apelido Carinhoso
Amor, não é segredo entre a gente
Que o meu término é recente
E você tá arrumando o que ela revirou
E esse sentimento pendente
Que insiste em bagunçar a minha mente
Vai passar um dia, mas ainda não passou [… ]
https://www.letras.mus.br
2.Após analisar o trecho da canção “Apelido Carinhoso” do cantor
Gusttavo Lima classifique as palavras abaixo quanto à sílaba tônica em oxítona,
paroxítona ou proparoxítona.
amor
segredo
término
recente
arrumando
revirou
bagunçar
mente
minha
insiste
Texto para
à questão 3
Impressionando os Anjos
Hoje foi tudo bem, só um pouco cansativo
Dia duro no trabalho que acabou comigo
Tô aqui com os pés pra cima pronto pra dormir
A saudade de você é visita frequente
Que nem a sua tia chata que irritava a gente
Ah, saudade da gente
Tirando isso, do resto até que eu estou dando conta
A Julinha tá banguela e o Pedro só apronta
O que faltava do carro eu já quitei a conta [… ]
https://www.letras.mus.br
3.Analise o trecho da canção “Impressionando os anjos” do intérprete
Gustavo Mioto, em seguida, pinte a sílaba tônica das palavras abaixo.
IMPRESSIONANDO |
GENTE |
DANDO |
CONTA |
ANJOS |
VISITA |
FREQUENTE |
TIRANDO |
DURO |
SAUDADE |
CHATA |
ISSO |
TRABALHO |
HOJE |
COMIGO |
IRRITAVA |
ACABOU |
AQUI |
BANGUELA |
JULINHA |
PRONTO |
VOCÊ |
TIA |
CIMA |
RESTO |
PEDRO |
APRONTA |
FALTAVA |
Textos literários e textos não
literários apresentam diversas diferenças: na forma, na linguagem,
na significação,… Principalmente, diferenciam-se na sua finalidade
comunicativa. O texto literário visa entreter o leitor e o texto não literário
visa informar o leitor.
Características dos textos literários
Possui uma função
estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.
Recorre à função
poética e emotiva da linguagem,
visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.
Utiliza uma linguagem
conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.
Há uma reflexão sobre a
realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da
realidade.
Utiliza figuras
de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado
simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.
São textos literários…
- os
poemas;
- os
romances;
- os
contos;
- as
novelas;
- as
lendas;
- as
fábulas;
- as
crônicas;
- as
peças de teatro;
- as
letras de músicas;
Características dos textos não literários
Possui uma função
utilitária e referencial, tendo como principal objetivo fornecer uma informação.
Utiliza uma linguagem
denotativa e clara, criando objetividade na transmissão da
informação.
Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo
opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto.
Não utiliza figuras de
linguagem e outros recursos estilísticos que possam
prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.
São textos não literários…
- as
notícias;
- as
reportagens;
- as
entrevistas;
- as
cartas comerciais;
- os
artigos científicos;
- os
livros didáticos;
- os
manuais de instrução;
- os
dicionários;
- as
enciclopédias;
- as
receitas de culinárias;
- as
guias de beleza;
- as
bulas de remédios;
ATIVIDADE X
Leia o trecho do texto abaixo:
É água
que não acaba mais
Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal
do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água
potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água
doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e
Amapá. Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população
mundial durante 500 anos, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos
comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero
Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior
reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasa, Argentina, Paraguai e
Uruguai.
Época. Nº623. 26 abr.
2010.
01-Podemos dizer que o texto acima é literário
ou não literário?Justifique sua resposta.
02- Leia o texto abaixo para responder as
questões que se segue:
ASA BRANCA
Luiz Gonzaga (Cantada por Humberto Teixeira)
Quando “oiei” a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que
tamanha judiação (bis)
Que braseiro, que “fornaia”
Nem um pé de “prantação”
Por “farta” d'água perdi meu gado Morreu
de sede meu alazão (bis)
Até mesmo a asa branca Bateu asas do
sertão
Então eu disse adeus Rosinha Guarda contigo
meu coração (bis)
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para eu voltar pro meu sertão (bis)
Quando o verde dos teus “óio”
Se
espalhar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu, meu coração
a) Poderíamos dizer que este texto é literário, ou não?
Por quê?
b) Se trocássemos a linguagem
coloquial em que o texto foi escrito pela linguagem culta, mudaria a beleza
poética do texto?
c) Reescreva as
palavras que estão na linguagem coloquial na linguagem culta.
3. Indique quando o
texto é LITERÁRIO quando e NÃO É LITERÁRIO:
a) Trem de Ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi
isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
(Manuel Bandeira
BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.)
b) Selfie mortal: busca pela
foto perfeita já matou 259 pessoas no mundo
“A busca por selfies perigosas
já matou 259 pessoas entre 2011 e 2017, revelou um novo estudo, mas os autores
da pesquisa acreditam que esse número pode ser ainda maior. O estudo compilou
notícias sobre mortes de pessoas enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas em
situações arriscadas. São casos como o do jovem Gavin Zimmerman, de 19 anos,
que, em julho deste ano, caiu de um penhasco na Austrália enquanto fazia uma
foto.” (BBC News 04/08/2018)
c) O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um
homem.
(Manuel
Bandeira. Em Seleta em prosa e verso.
d) Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente,
duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das
filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados
de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável
banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam
deixando os restos espalhados pelo calçadão.
(Veja São
Paulo, 23-29/12/92)
.
4. Leia o fragmento de texto abaixo e responda as
perguntas:
PADRE: (aparecendo na igreja) Que gritaria
é essa?
(AUTO
DA COMPADECIDA PRIMEIRO ATO) |
a) O texto acima é
considerado literário ou não literário?
b) Quais
características esse texto possui para ser considerado o que você disse na
questão “a”?
c) Por que o padre resolveu
benzer o cachorro no fragmento de texto acima?
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
As regras de acentuação gráfica são
fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para
sua pronúncia.
As regras de acentuação
gráfica foram criadas para, por meio da escrita, orientar a
pronúncia correta das palavras quanto à sílaba tônica. Os acentos gráficos são dois: agudo (´) e circunflexo (^). As regras, já atualizadas pela Reforma Ortográfica, aplicam-se às oxítonas, paroxítonas,
proparoxítonas, ditongos abertos, hiatos e acentos diferenciais.
Regras gerais de acentuação
gráfica
1. Monossílabos
tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. São
acentuados quando terminados em:
·
A (s): pá, lá, ás (baralho)
·
E (s): pé, fé, ré
·
O (s): pó, dó
2. Oxítonas: são
as palavras cuja sílaba tônica é a última. Recebem acento quando terminadas em:
·
A (s): so-fá, Pa-rá, ma-ra-cu-jás, Pa-ra-ná.
·
E (s): vo-cê, ca-fé, be-bês.
·
O (s): a-vô, a-vós.
·
EM: al-guém,
tam-bém, po-rém, nin-guém.
·
ENS: pa-ra-béns.
3.Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a
antepenúltima. Todas são acentuadas. Exemplos: mé-di-co, ár-vo-re,
mai-ús-cu-lo, ô-ni-bus, Pi-tá-go-ras.
ATIVIDADE XI
1. Leia
o trecho do texto “A bailarina de Degas”, a seguir.
[...] agradecia
ao público que só ela via e que só a ela aplaudia.
Teresa Lopes. Histórias que acabam aqui: contos para a
infância. Edições ArcosOnline.com. 2005. p. 22.
Qual das palavras do trecho acima é uma proparoxítona?
a) ( ) via b) ( ) aplaudia
c) ( ) agradecia
d) ( ) público
2. Escreva um exemplo de palavra oxítona terminada em:
-a(s):
_____________________________
-e(s): ______________________________
-o(s): ______________________________
-em: _______________________________
LITERATURA
LEIA O TEXTO ABAIXO:
O TOURO E O HOMEM
Um touro, que vivia nas montanhas, nunca
tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que ele era o animal
mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isto que, um dia, se resolveu a ir
procurar o homem para saber se tal dito era verdadeiro.
Saiu das brenhas e, ganhando uma estrada,
seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.
Dirigindo-se a ele perguntou:
- Você é o bicho homem?
- Não - repondeu o velho. - Já fui, mas não
sou mais!
O touro seguiu adiante encontrou uma velha:
- Você é o bicho homem?
- Não sou a mãe do bicho homem!
Adiante encontrou um menino:
- Você é o bicho homem?
- Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho
homem.
Adiante encontrou o bicho homem que vinha com
um bacamarte no ombro.
- Você é o bicho homem?
- Está falando com ele!
- Estou cansado de ouvir dizer que o bicho
homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais valente
do que eu!
-Então, vá lá! - disse o homem, armando o
bacamarte, e disparando-lhe um tiro nas ventas.
O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato
e correu até sua casa, onde passou muito tempo se tratando do ferimento.
Depois, estando ele numa reunião de animais,
um lhe perguntou:
- Então, camarada touro, encontrou o bicho
homem?
- Ah! Meu amigo, só com um espirro que ele me
deu na cara, olhe em que estado fiquei.
CASCUDO,
Luís da Câmara. Contos Tradicionais do
Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003. p. 8 - 10
*Quem fala nesta história?
* Como sabemos disso?
* Será que sempre quem conta uma
história é o narrador?
Discurso direto e discurso
indireto são dois tipos de discurso que existem, ou seja, dois tipos de
introdução das falas de uma personagem numa narrativa.
O que é o discurso
direto?
O discurso direto é
caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem
participação do narrador.
O que é o discurso
indireto?
O discurso indireto é
caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as
suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
Exemplo de discurso
direto:
A aluna afirmou:
— Preciso estudar muito para o teste.
Exemplo de discurso
indireto:
A aluna afirmara que
precisava estudar muito para o teste.
Características do discurso direto e do
discurso indireto
O discurso direto:
- é
introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de
linha para um novo parágrafo;
- é
iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a
voz da personagem;
- é
feito na 1.ª pessoa do discurso (eu ou nós).
O discurso indireto:
- é
introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca
a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita
também pelo narrador.
- é
construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
- é
feito na 3.ª pessoa do discurso (ele, ela, eles, elas).
ATIVIDADE XII
1 - Leia o texto a seguir,
observando a presença e a convivência de vários discursos:
O
sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do
jornal: -
Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana
vinte e dois adultos! Um
motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor,
lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o
jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o
sinal abriu. O
sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando: -
vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três
adultos! |
Neste texto notamos a
presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino
jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são
reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação
utilizado para introduzi-las.
2. Observe
o trecho:
“Um motorista abaixa o
vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.” |
No trecho, a voz do
personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o
diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do
modo como ele provavelmente a disse naquela situação.
3. Indique
o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:
a) Quando
o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi
o Pedrinho.
b) Ele
prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria,
mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse
que jurava.
c) -
Alô, é do manicômio?
- Não, senhor, deve ter
havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.
d) Jesus
Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).
4.Leia
o texto abaixo:
PINTOR
LOUCO
Laborterapia
no hospício. Aula de pintura. O louco pega o pincel e pinta uma porta na
parede.
Depois,
chega pro médico e diz:
-
Olha só o que eu vou fazer, doutor!
E
voltando-se para os outros loucos:
-
EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM UMA PORTA AQUI!!!
Os
doidos saem correndo, trombam na parede e se esborracham no chão.
O
louco diz para o médico:
-
Doutor, olha como esses caras são burros! Não sabem que a chave está comigo.
(Seleção de piadas, nº 7. São Paulo, Escala).
a) Em “- Olha só o que eu
vou fazer, doutor!”, temos :
( ) discurso direto ( )
discurso indireto.
b) Passe esse discurso
para o outro tipo, fazendo as alterações necessárias.
5.Retire do texto mais
dois exemplos de discurso direto.
6. Agora, transforme em
discurso indireto, fazendo as alterações necessárias, os exemplos do exercício
2.
7. Agora transforme os
discursos indiretos em discursos diretos.
a) A mãe avisou que não
queria barulho lá.
b) Infelizmente papai nos
informou que não compraria um carro novo.
c) Daniela disse que não
gostou daquela roupa porque era muito colorida.
A CASA DOS PRONOMES (resumido)
A CASA DOS PRONOMES
- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho
grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.
- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas
aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.
(...)
E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim
ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só
se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta – toque, toque, toque.
Veio abri o Pronome Eu.
- Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
(...)
- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? – perguntou Emília.
- Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela
e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos, que tinham o
pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o
Migo, o Nos, o Nosco, o Te, o Ti, o Tigo, o Vos, o Vosco, o O, o A, o Lhe, o
Se, o Si e o Sigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.
- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia. – Cada
Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...
- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento – disse Eu. –
Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você, Vossa
Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
Monteiro Lobato
Emília no país da gramática, Brasiliense.
VOCABULÁRIO:
Amarradas – unidas
Refeitório: sala própria para servir refeições.
Figurões; personagens importantes
Criadagem: conjunto de criados, empregados
Serviçais: criados
ATIVIDADE XIII
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
1- Onde se passa a história que você leu?
2- Quem ensinou o caminho para a casa dos Pronomes Pessoais?
3- Qual a explicação que Quindim deu sobre os pronomes?
4- Quem abriu a porta para Emilia foi:
( ) o pronome tu.
( ) o pronome nós.
( ) o pronome eu.
( ) o pronome vós.
5- Escreva os nomes dos pronomes que estavam jantando:
6- Quem eram os criados dos pronomes pessoais?
7- Quais os outros serviçais que trabalhavam para os pronomes pessoais?
8- Numere corretamente:
1- pronomes pessoais
2- pronomes oblíquos
3- pronomes de tratamento
( ) o, a, lhe, si, se, sigo
( ) fulano , sicrano
( ) eu, tu, ele, ela
( ) você, vossa senhoria
( ) nós, vós, eles, elas
( ) me, mim, migo
( ) te, ti, tigo
GRAMÁTICA:PRONOMES
Pronomes são palavras que substituem, determinam ou
acompanham os substantivos. Além disso, eles indicam a pessoa do discurso (primeira,
segunda ou terceira, do singular ou do plural). Os tipos de
pronomes são:
·
pessoais
·
de
tratamento
·
demonstrativos
·
possessivos
·
relativos
·
indefinidos
·
interrogativos
O pronome é uma
palavra que substitui, acompanha ou determina um substantivo.
Além de indicar as pessoas do discurso, que estão envolvidas no ato
comunicativo. A primeira pessoa é aquela que fala; a segunda, com quem se fala;
e a terceira, de quem se fala.
Tipos de pronomes
Os pronomes podem ser classificados da
seguinte maneira:
·
Pronomes pessoais
PESSOAS DO DISCURSO |
CASO RETO |
CASO OBLÍQUO |
1a pessoa do
singular |
eu |
me, mim, comigo |
2a pessoa do
singular |
tu |
te, ti, contigo |
3a pessoa do
singular |
ele, ela |
o, a, lhe, se, si, consigo |
1a pessoa do
plural |
nós |
nos, conosco |
2a pessoa do
plural |
vós |
vos, convosco |
3a pessoa do
plural |
eles, elas |
os, as, lhes, se, si, consigo |
·
Pronomes de tratamento
·
Os pronomes
de tratamento são usados para dirigir-se, formalmente,
a um interlocutor. Às vezes, são usados para fazer referência a alguém. No
entanto, “você” é um pronome
de tratamento que, por exceção
à regra, é informal.
PRONOMES DE TRATAMENTO |
USOS |
senhor ou senhora |
tratamento respeitoso |
Vossa Senhoria |
pessoas de cerimônia,
correspondência comercial, funcionários graduados |
Vossa Excelência |
altas autoridades |
Vossa Eminência |
cardeais |
Vossa Alteza |
príncipes, princesas e duques |
Vossa Majestade |
rainhas, reis, imperadores,
imperatrizes |
Vossa Reverendíssima |
sacerdotes e religiosos em geral |
Vossa Magnificência |
reitores de universidades |
Vossa Meritíssima |
juízes de direito |
Vossa Santidade |
papa |
ATIVIDADE XIV
EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo
pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar.
b) As mulheres rodearam a
criancinha.
c) Os estudantes participaram
da festa.
d) Mauro é o melhor
advogado da cidade.
2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.
a) Vovô deu dinheiro para * comprar figurinhas.
b) Aquelas flores são para *?
c) O tênis preto é para * jogar futebol.
d) Este caderno é para *fazer redações.
e) Esse doce é para você e este é para *.
3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome
pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os pronomes o, a, os, as se
transformam em: · lo, la, los, las –
quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z. ex: Ele vai vender o carro. Ele vai vendê-lo. · no, na, nos, nas –
quando vêm depois de verbos terminados em som nasal. ex: Eles levaram o cachorro. Eles levaram-no. |
a) Vou pagar o
empregado.
b) Mário
cortou a grama.
c) Resolveram os
problemas.
d) Vou chamar a
menina.
e) É preciso
trazer os cadernos diariamente.
f) Os alunos
deixaram o recado.
g) Ele quebrou os
brinquedos.
h) As meninas
fizeram a vitamina.
4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que
aparece o pronome pessoal destacado:
Exemplo: Eu vendi minhas jóias.
a) Nós reformamos _____ casa.
b) Ela arrumou _____ mala.
c) Eu explique aos funcionários o _____ projeto.
d) Nós ouvimos _____discos preferidos.
e) Elas pediram ______prêmios.
f) Tu derramaste _____ lágrimas?
ATIVIDADE XV
ATIVIDADES COM PRONOMES
1)
Troque o termo em destaque por pronomes oblíquos, como nos modelos abaixo:
Vou convidar meu irmão.
Vou convidá-lo.
Prepararam a ceia.
Prepararam-na.
a) Preciso chamar os adultos.
b)
Vou entregar o bilhete.
c)
Preciso ver as panelas.
d)
Necessito copiar a lição.
e)
Pegaram a flor.
f)
Remeteram o e-mail a pai.
g)
Deixaram a borracha cair.
h)
Convidaram as colegas.
i)
Enviaram um convite ao pai.
j) Eles viram os patos.
Convidei os
meninos./Convidei-os.
Vou dar a eles um queijo./Vou dar-lhes um queijo.
a) Quebrei um prato.
b)
Enviei a elas um buquê.
c)
Lavei as roupas.
d)
Dei a ele um cartão.
e)
Vi a menina.
f)
Ofereci a ela um copo de suco.
2)
Reescreva as frases trocando o nome destacado por pronomes:
a) O cacique era o líder.
b) Os pássaros voam.
c) As flores murcharam.
d) Vitória amava o sol.
e) As crianças correm.
f) João não estudou.
g) A rosa floresceu.
h) Pedro e Marcos são primos.
i) O menino chorou muito.
j) Os curumins nadaram.
3)
Complete as frases com pronomes pessoais do caso reto:
A)
_________ admiro a serra do mar.
B)
_________ admiras a serra do mar.
C)
_________ admira a serra do mar.
D)
_________ admira a serra do mar.
E)
_________ admiramos a serra do mar.
F)
_________ admirais a serra do mar.
G)
_________ admiram a serra do mar.
H)
_________ admiram a serra do mar.
I)
_________ leio a carta.
J)
_________ lês a carta.
K)
_________ lê a carta.
L)
_________ lê a carta.
M)
_________ lemos a carta.
N)
_________ ledes a carta.
ATIVIDADE XVI
Exercícios
sobre pronomes pessoais, pronomes de tratamento.
1) Reescreva as
frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal
correspondente:
a) Cláudia gosta
muito de estudar. ____________________________________________________
b) As
mulheres rodearam a criancinha.
________________________________________________
c) Os estudantes participaram
da festa. ________________________________________________
d) Mauro é
o melhor advogado da cidade. ______________________________________________
2)
Completando as frases abaixo com o pronome EU ou MIM.
a)
Vovô deu dinheiro para __________ comprar figurinhas.
b)
Aquelas flores são para __________?
c)
O tênis preto é para __________ jogar futebol.
d)
Este caderno é para __________ fazer redações.
e)
Esse doce é para você e este é para _________.
3)
Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal
oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.
Observação: Os
pronomes o, a, os, as se
transformam em: · lo, la, los, las –
quando vêm depois dos verbos terminados em r, s ou z. ex: Ele vai vender o
carro. Ele vai vendê-lo. · no, na, nos, nas –
quando vêm depois de verbos terminados em som nasal. ex: Eles
levaram o cachorro. Eles levaram-no. |
a)Vou pagar o
empregado. _________________________________________________________
b) Mário
cortou a grama.
___________________________________________________________
c)
Resolveram os problemas. ________________________________________________________
d) Vou
chamar a menina. ___________________________________________________________
e) É preciso
trazer os cadernos diariamente.
____________________________________________
f) Os alunos
deixaram o recado.
______________________________________________________
g) Ele
quebrou os brinquedos.
_______________________________________________________
h) As meninas
fizeram a vitamina.
____________________________________________________
4)
Assinale a alternativa cuja palavra destacada é pronome de tratamento:
a.
Oficialmente não é lugar onde se more.
b.
A ponte é de todos.
c.
Vossa
Senhoria não
come carne?
d.
Vinha trazer-lhe carne.
e.
Esta carne
não está boa.
5)Marque a
alternativa correta quanto ao emprego do pronome de tratamento.
a.
Papa – Vossa Santidade.
b.
Coronel – Vossa Excelência.
c.
Ministro – Vossa Senhoria.
d.
Senador – Vossa Magnificência.
e.
Governador – Vossa Senhoria
6). Leia o trecho:
Encontraram-se na área de serviço. Cada um com seu
pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia!
- Bom dia
- A senhora é de 610.
- E o senhor do 612.
- É...
- Me chame de você..
- A senhora.... ou melhor, você não tem família?
- Tenho. Mas não aqui.
Luís
Fernando Veríssimo
a) No diálogo, como a mulher gostaria de ser
tratada? Por quê ?
b) O que ocorre quando é trocado o pronome SENHORA pelo pronome VOCÊ ?
( ) a
pessoa torna-se mais legal.
( ) tem-se a impressão que a
pessoa fica mais nova.
( ) cria-se maior intimidade entre as pessoas.
( ) a popularidade cresce
Leia o texto abaixo:
Texto
1 . O PRÍNCIPE DESENCANTADO (José Américo de Lima)
O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa
princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela
acordou e começou a falar:
_ Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é
solteiro?
_ Sim, minha querida princesa.
_ Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou,
e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
_ É... querida princesa.
_ Você tem um castelo, é claro.
_ Tenho... princesa.
_ E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
_ Trinta e seis.
_ Só? Pequeno,
heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensr
quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!
_ Tantas assim?
Ora, eu caro, você não espera que eu vá gastar as
minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?
_ Mas quarenta
amas!
_ Ah, eu não
quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que
quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se
cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal
e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas,
cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...
_ Não me venha
com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e
agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não,
e outra vez não e mais uma vez não! Tanto a princesa falou que o príncipe se
arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a
princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A
princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá,
adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo
pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
ATIVIDADE XVII
1 – Você conhece o conto tradicional da Branca de
Neve. O que você percebeu em comum entre esta história e o conto “O príncipe
desencantado”?
2 - Ao serem
beijadas, as princesas dos dois contos tiveram a mesma atitude? Explique:
3 - A atitude dessa princesa é comum nos contos de
fadas que você conhece?
4 - O que o
príncipe quis dizer quando falou: “mas eu não sou o rei das Arábias!?” (linha
21)
5 - O príncipe,
no final do texto, também não agiu como os outros príncipes presentes nos contos
de fadas. Que atitude ele tomou no desfecho do conto? Qual a causa da atitude
do Príncipe Desencantado?
6 - Por que os
outros príncipes passam pelo castelo assoviando e olhando para o outro lado?
7 - Agora crie uma hipótese: por que você acha que a
princesa desse conto está dormindo há tanto tempo? Quem a teria enfeitiçado?
Por qual motivo?
8 - Novamente, nesse conto, assim como em Pandora, a
mulher é apontada como interesseira. Comente sobre isso. Por que, em sua
opinião, em várias histórias a mulher é associada à traição, vista como
interesseira, entre outros aspectos negativos?
9 - Essa
história poderia terminar com a frase: “E viveram felizes para sempre!”?
Justifique.
Releia
o texto O príncipe Desencantado. Com base no conto lido, que palavras você
usaria para caracterizar a princesa e o príncipe desse conto:
PRÍCIPE |
|
PRINCESA |
|
Leia o texto que se segue:
Texto
2
–
O Pequeno Príncipe Negro (Marcelo Serralva)
O pequeno príncipe chegou
montado em seu
cavalo preto.
Preta também
era sua cor cor
de menino perfeito.
Mas é claro que
alguém estranhou
pois nas histórias que ouvimos
os príncipes
têm outra cor não a cor
deste menino.
Ao que o príncipe respondeu:
do lugar de onde venho
os príncipes são todos pretos
os reis, as
rainhas, todo o reino.
E aqui, pelo que vejo,
tem tanta gente pretinha!
Vou procurar
uma princesa
e fazer dela rainha
Para que um dia
as histórias
possam ter cor diferente
Uma cor que também é bela,
uma cor que traduza a gente.
ATIVIDADE XVIII
Pensando
sobre o texto 2.
1-Que adjetivo caracteriza o cavalo e o Pequeno
Príncipe?Por que esse adjetivo é importante para o sentido do texto?
2-O eu lírico do texto diz que é claro que alguém
estranhou o fato de o príncipe ter esta cor. Por que você acha que ele fez esta
afirmação?
3- Qual o
desejo expresso pelo eu lírico nos últimos versos? O que ele pretende fazer
para que isso aconteça?
4- Ao ler os textos, o que percebemos em comum entre o
príncipe preto e o príncipe desencantado?
5-O que o eu
lírico quis dizer com o verso: “uma cor que traduza a gente”?
6-Podemos
inferir ao ler o poema que as pessoas têm preconceito em relação à cor da pele?
Explique
Agora vamos refletir além dos textos!
Você já ouviu ou repetiu frases como: “amanhã é dia de branco!”; “A coisa
tá preta!”; “Ela é a ovelha negra da família”. Essas frases trazem um
discurso racista, em que se associa a cor negra a características
pejorativas como preguiça ou algo negativo. De que maneira podemos
contribuir para evitar esse discurso discriminatório? |
ATIVIDADE XIX
PRODUÇÃO DE TEXTO
Produzindo
um texto contemporâneo
Então, em sua casa, crie um conto de fadas
contemporâneo. Pense em onde se passaria essa nova história. Em vez de se
passar num lindo castelo, pode acontecer num bairro como o seu, por exemplo.
Você pode trocar elementos como: o príncipe, em vez de um cavalo, usa... E a
princesa, em vez de um lindo vestido de festas, se veste com... A princesa, em
vez de branca, magra, pode ser... Use a criatividade e também tudo o que você
aprendeu sobre contos de fadas. Encante-nos com um conto de fadas contemporâneo!
Organize seu texto,digite-o e socialize
a sua obra nas aulas do meet!
“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço
de água em qualquer parte” ou como ser otimista e saber enxergar as
oportunidades
Grande abraço!
Professora Fernanda Freitas
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