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quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Atividades de Língua Portuguesa 6º ano - Profª Fernanda Freitas

PROFESSORA:FERNANDA FREITAS   /   LÍNGUA PORTUGUESA                                      TURMAS:6º ANOS MAURÍCIO DE SOUZA,CECÍLIA MEIRELES,ANA MARIA MACHADO E ZIRALDO

PERÍODO:21/07/20 a 31/08/20

 


O TEXTO DRAMÁTICO

O texto dramático, diferente de outros textos narrativos, é feito para ser encenado. Dessa forma, não é necessária a presença de um narrador. Divide-se em atos e cenas, e apresenta como procedimentos narrativos: as falas, que podem ser diálogos, monólogos e apartes; os personagens; e as rubricas, que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado geralmente segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.

 

ATIVIDADE I

Leia o texto abaixo:

Na barriga da vaca...


Polegarzinho - Uma pessoa do meu tamanho nunca se pode distrair. Olha o que me foi acontecer! E agora o que é que eu faço? Socorro! Salvem-me! Estou dentro da barriga da vaca! Estou-me a afogar em erva! Tirem-me daqui! Não quero mais erva!

(Próximo dali dois ladrões observam...)

Ladrão1 - Aquela vaca está completamente doida. Quanto mais erva come, mais diz que não quer comer.

Ladrão2 - Ó seu estúpido, o problema não é o animal berrar que não quer comer mais erva. O problema é que as vacas não falam!

Ladrão1 - Não tinha pensado nisso...

Polegarzinho - Socorro! Tirem-me daqui! Não quero mais erva na cabeça!

Ladrão 1 – Ainda por cima tem erva dentro da cabeça. O bicho está mesmo desesperado.

Ladrão2 - Desesperados estamos nós, que não conseguimos roubar nada há mais de uma semana. Aquela vaca pode ser a nossa salvação.

Ladrão 1 - Como é que uma vaca nos pode salvar?

Ladrão 2 - Ó seu estúpido, uma vaca que fala, mesmo que não diga nada de interessante como tu, é uma grande atração. E pode render muito dinheiro. O povo gosta dessas coisas.

Ladrão 1 - Acho que já estou a perceber. A vaca diz disparates e nós ganhamos dinheiro...

Ladrão 2 - Inteligente! Toca a roubar a vaca!

Polegarzinho - Tirem-me daqui! Socorro!

Ladrão 1 – Não precisas de gritar mais, filha! Nós vamos tirar-te daí num instante!

Os ladrões roubaram a vaca e também o Polegarzinho, que continuava a berrar desalmadamente dentro da barriga do animal. Em seguida dirigiram-se para a cidade, onde planeavam exibir publicamente a “vaca falante”.

No caminho, que era longo, pararam para descansar e a vaca resolveu matar a sede numa poça de água. Era a oportunidade para o Polegarzinho se escapar. Escorregou pela língua da vaca e mergulhou na poça, sem que ninguém o visse. Assim se salvou. Mas o descanso durou pouco tempo. Um corvo míope, julgando que ele era uma rã ao sol, fez um voo picado na sua direção e levou-o pelos ares.


                                                               João Paulo Seara Cardoso, Polegarzinho
Exercício


1. Localize a ação no espaço.

2. Quem são as personagens deste texto? Quantos atores são necessários para representar este texto?

3. Na representação desta peça, o público vê o polegarzinho? Justifique sua resposta.

4. Pode-se identificar neste texto  a presença de um narrador? Justifique com expressões textuais.

5. A seguir à primeira fala de Polegarzinho aparece uma expressão em itálico e entre parênteses (Próximo dali dois ladrões observam...). Que nome damos a esta indicação?

5.1. Para que serve?

5.2. A quem se dirige?

6. Por que razão, os dois ladrões resolveram roubar a vaca?

7. Polegarzinho conseguiu sair de dentro da vaca? Justifique com expressões textuais.

8. Descobre as palavras relacionadas com teatro, resolvendo as palavras cruzadas.



1 – Local onde se faz a representação.

2 – Local onde os atores se caracterizam e vestem.

3 – Decoração do espaço de representação.

4 – Espaço do palco que não é visto pelo público.

5 – Pessoa que lê o texto em voz baixa, durante a representação para ajudar os atores.

ATIVIDADE II

 

 

O trecho a seguir é de Ângelo Machado, também autor do musical O Casamento da Ararinha-Azul. Escritor e ambientalista, Ângelo Machado é reconhecido por suas atividades de divulgação da ciência, pro meio da literatura e do teatro infantis. Ele fez adaptação de seu livro O menino e o rio para o teatro em 1989.

 

MENINO – Nós temos que escolher um rio no mapa e seguir atrás dele pra ver se é nosso rio limpo.

 

(De joelhos, abrem o mapa no chão e começam a ler.)

 

MENINO – Rio Claro, rio Preto, rio Branco, rio Verde, rio Vermelho...

 

MICO (interrompendo) – Chiii! O mapa tem rios demais. Não vai ser fácil.

 

MENINO (continuando) – Rio Vermelho, rio Azul, rio Amarelo, rio Cristalino, rio da Paca, rio do Peixe. (para) Mico! Vem cá, Mico! Rio do Peixe. Vamos procurar este. Se tem peixe, não deve estar poluído. Pode ser o nosso rio. (apontando) Norte, Sul, Leste, Oeste, Norte. Fica naquela direção.

 

(Entram novamente no palco, cujas luzes se acendem.)

 

QUESTÕES:

 

1. Observe que destacamos algumas partes do texto que estão em itálico e entre parênteses. Qual é a função dessas partes?

Como se trata de uma peça teatral, elas informam ao leitor como as ações vão acontecer durante as cenas, quais movimentos as personagens vão fazer e quais atitudes vão ter. Para os atores da peça, são orientações fundamentais.

 

 

2. Ao decidirem ir à busca de um rio limpo, a personagens demonstram

a) ansiedade.

b) entusiasmo.

c) medo.

d) surpresa.

 

 

3. Leia esta passagem:

 

 

MICO – Nó! Pra que esse sanduíche tão grande?

 

MENINO (com voz soturna) – É pra comer!

 

a) Nessa passagem do texto, ocorre intertextualidade. Explique isso.

 

 

b) O que significa a rubrica “voz soturna” no texto lido.

 

 

4. Há, neste trecho, emprego de linguagem coloquial. Veja este exemplo

MICO – Deu muito trabalho roer árvore pra fazer esta bolinha de goma. Mas agora eu vou poder mastigar ela a viagem toda.

a) Reescreva a fala do Mico, adequando-a à norma-padrão.

 

 

b) É adequado ou inadequado o emprego da linguagem coloquial nos diálogos do texto?

 

 

5. Leia esta fala:

 

MICO (interrompendo) – Chiii!! O mapa tem rios demais. Não vai ser fácil.

 

A interjeição usada pelo Mico denota

a) alegria.

b) desânimo.

c) espanto.

d) pena.

 

ATIVIDADE III

 

A PEÇA DE TEATRO

 

A peça de teatro é um texto narrativo que prescinde de um narrador. A história, que se passa em determinado tempo e lugar, é contada por meio do diálogo entre os atores, que representam as personagens. O diálogo é fundamental, pois situa o espectador quanto à trama, aos acontecimentos.

Uma peça de teatro, além da participação dos atores, exige a construção de cenários, boas técnicas de iluminação, figurinos condizentes com as personagens representadas, maquiagem adequada, às vezes coreografias que possibilitem uma boa expressão corporal dos atores... Enfim, é necessária uma série de recursos que visem a encantar o espectador, convidá-lo a participar, ainda que do outro lado do palco, da história encenada.

Geralmente, a peça apresenta um conflito e cria uma tensão em função desse conflito, de forma a prender a atenção da plateia.

As peças teatrais podem conter várias cenas e, se forem longas, mais de um ato.

Uma peça teatral, quando escrita, apresenta rubricas, destacadas por letras de tipo diferente (geralmente em itálico). Essas rubricas indicam como as personagens devem falar (alto, baixo, devagar etc.) e como devem movimentar-se (aos pulos, agachadas, na ponta dos pés etc.). Antes de cada fala, identifica-se o nome da personagem. A linguagem deve ser adequada ao público ao qual o espetáculo se destina.

 

1. Leia o trecho abaixo da peça O menino e o rio:

 

MENINO (com voz soturna) – É pra comer! Ele ai ter que dar pra viagem toda. (Saem; o menino se lembra de alguma coisa e para.) Espere aí. Eu tenho que deixar um bilhete pros meus pais.

 

(Tira do bolso um pedaço de papel e procura uma caneta. O mico acha uma caneta enorme e dá ao menino.)

 

MENINO – Ótimo! Obrigado! (Enquanto escreve, vai lendo em voz alta:)

 

Por que é importante que o Menino leia em voz alta o bilhete que escreve aos pais?

 

 

2. Releia a rubrica a seguir:

 

(Tira do bolso um pedaço de papel e procura uma caneta. O mico acha uma caneta enorme e dá ao menino.)

 

Qual o efeito de sentido da frase: “O mico acha uma caneta enorme e dá ao menino”?

 

 

GRAMÁTICA:ARTIGO

 

artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se  como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

Os artigos subdividem-se em definidos e indefinidos:

 

Artigos definidos – São aqueles usados para indicar seres determinados, expressos de forma individual, e são representados por: o, a, os, as

 

Exemplos:

A funcionária se veste muito bem. As funcionárias se vestem muito bem.
O diretor parabenizou a todos. Os diretores parabenizaram a todos.

 

Artigos indefinidos – São aqueles usados para indicar seres de modo vago, impreciso, e são representados por um, uma, uns, umas.

 

Exemplos:

Uma aluna se sobressaiu entre as demais. Umas alunas se sobressaíram entre as demais.

Um participante entregou os prêmios aos vencedores. Uns participantes entregaram os prêmios aos vencedores.

 

ATIVIDADE IV

 

Leia o texto 1 abaixo:


1. Sobre a tirinha acima responda:

a) Toda a construção de sentido dessa tirinha se dá a partir da utilização de duas palavras diferentes que acompanham o substantivo “cachorro”. Que palavras são essas?

b) Como se classificam essas palavras? 

c) Qual o sentido da fala apresentada no 1º quadrinho quando a garota diz “um cachorro”?

d) Qual o sentido do pensamento do Snoopy no 2º quadrinho quando ele rebate a garota afirmando “o cachorro”?


2. Leia o texto 2 abaixo e responda o que se pede: 

 


a) Que gênero textual é esse?

b) Qual a finalidade desse texto?

c) O que esse texto promove: um produto, um serviço ou uma ideia?

d) No slogan: “Leia para uma criança” a palavra em destaque indica que se trata de uma criança especifica única ou qualquer criança?

e) No slogan: “Leia para uma criança” a palavra em destaque se classifica  como que tipo de artigo? 

3. Leia este texto retirado do Facebook e observe o funcionamento dos artigos presentes:





a) Que tipo de mensagem esse texto passa para o leitor?

b) Retire do texto os artigos presentes acompanhados das palavras as quais eles se referem.

c) Na expressão “um dia tudo vai ficar bem” a que dia o autor do texto se refere?

d) Por que o autor utilizou artigos definidos nas expressões “o foco”, “a esperança”? 

e) Nas expressões “o foco”, “a esperança”, se trocássemos os artigos em destaque por “um” e “uma”, manteria o mesmo sentido original do texto? 

4. No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:

Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.

5. Classifique os artigos em DEFINIDOS ou INDEFINIDOS:

a) Ganhei uma caneta dourada.

b) Os irmãos ganharam doces.

c) A enfermeira foi bastante prestativa.

d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.

e) Vi umas crianças brincando na loja.

6. Complete o texto abaixo com os artigos A, AS, O, OS, UMA, UMAS, UM, UNS:

_____MEU PAI COMPROU PARA MIM ____LIVRO DE PIADAS INFANTIS. ____MINHA MÃE DISSE QUE ERA INÚTIL ESSE TIPO DE LEITURA, PORQUE NÃO ACRESCENTARIA NADA DE IMPORTANTE À MINHA VIDA. MOSTREI ____LIVRO AOS MEUS PROFESSORES E ELES FALARAM QUE EU VALORIZASSE ____MEU PAI, POIS ELE SABIA ME INCENTIVAR A TER GOSTO PELA LEITURA.

7. Sobre as palavras destacadas no trecho abaixo, marque um (X) na única alternativa CORRETA:

"Numa noite qualquer, UM grupo de jovens estavam voltando de UMA festa ainda animados."

a) De acordo com o trecho, o leitor já conhece esse grupo de jovens que o texto fala. 

b) As palavras em destaque são artigos indefinidos, acompanhando palavras que foram mencionadas pela primeira vez no texto.

c) As palavras destacadas indicam a noção de quantidade.

d) De acordo com o trecho, o leitor já conhece de festa se trata no texto.

e) As palavras em destaque são artigos definidos.

8. Sobre a imagem abaixo marque V para verdadeiro e F para falso:




(  ) Esse texto tem a finalidade de trazer uma reflexão para o leitor.

(  ) No texto escrito há a presença de um artigo indefinido. 

(  ) Na expressão “o homem” tem-se a presença do artigo “o” acompanhando o substantivo homem.

(  ) O artigo presente sugere que o texto refere-se a um homem já conhecido, único, específico.

(  ) Na expressão “o homem” o artigo presente sugere que o texto está generalizando, ou seja, refere-se a humanidade. 

ORTOGRAFIA – Mas, Mais e Más – Uso Correto

MAS: conjunção adversativa

“Mas” é classificado, segundo a morfologia, como uma conjunção adversativa, que exprime a ideia de oposição, contrariedade.

Ela possui o mesmo valor de “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia”, dentre outras palavras. Por isso, no texto, o filho utiliza indevidamente o “mais” no lugar de “mas”, pois ao tentar argumentar com a mãe, dando justificativas contrárias, deveria usar “mas”.

Exemplos:

·         Ela era bonita, mas solitária.

·         Estava chovendo forte, mas ele foi nadar.

·         As crianças detestam beterraba, mas comeram tudo.

Uma dica para saber quando usar a palavra “mas” é substituí-la, na frase, por “porém”. Se o sentido for o mesmo, o uso do “mas” estará correto.

Exemplos:

·         Ela se sentia mal, mas foi trabalhar.

·         Ela se sentia mal, porém foi trabalhar.

·         Eu gosto de carne, mas optei pelo peixe.

·         Eu gosto de carne, porém optei pelo peixe.

MAIS: advérbio de intensidade

“Mais” é classificado morfologicamente como advérbio de intensidade e transmite ideia de quantidade, sendo usado justamente para intensificar algo.

Exemplos:

·         Ele foi quem mais estudou para a prova.

·         O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Uma dica para utilizar a palavra “mais” corretamente é substituí-la por seu antônimo “menos”.

Exemplos:

·         As crianças são mais sensíveis que os adultos.

·         As crianças são menos sensíveis que os adultos.

·         Ele quer sempre mais do que tem.

·         Ele quer sempre menos do que tem.

No texto, a mãe utiliza corretamente o advérbio “mais” para expressar intensidade: “os adolescentes são as pessoas mais maldosas; vá estudar que você ganha mais”. Note que o “mais” poderia ser substituído por menos: “menos maldosas”; “vá estudar que você ganha menos”.

MÁS: adjetivo

“Más” é a forma feminina no plural do adjetivo mau. Tem como função qualificar um nome, isto é, dar uma característica negativa. No texto, o garoto utiliza o adjetivo “más” para se referir negativamente às mães: “Más são as mães que não deixam os filhos saírem”.

Exemplos:

·         Aquelas senhoras são muito más.

·         Ele só tem más ideias.

Uma dica para utilizar a palavra “más” corretamente é substituí-la pelo seu antônimo “boas”.

Exemplos:

·         As atitudes deles eram extremamente más.

·         As atitudes deles eram extremamente boas.

·         As madrastas foram consideradas más.

·         As madrastas foram consideradas boas.

Atenção: más é a forma plural do adjetivo “má”. Ela é muito má (boa). Elas são más (boas).

ATIVIDADE V

Mas e Mais

    Mais indica quantidades (+). É o contrário de menos ().

    Comprei mais doces para meus filhos.

    Mas indica o contrário, é equivalente a porém.

    Juliana gosta de viajar, mas não tem tempo.

 

1.      Complete com mas ou mais:

a)    Ele foi, _________ a filha ficou.

b)    Sou apaixonado por uma garota, _______ ela não me dá bola.

c)    Estude ______ e passará no vestibular.

d)    Carolina é inteligente, _______ pouco simpática.

e)    O ferro é ________ barato que o ouro. 

2. Nas frases abaixo, troque as palavras destacadas por menos porém, de maneira adequada:

a)    O ator principal recebeu mais aplausos que os outros.

 b)    A natureza é nossa aliada, mas  os homens não a respeita.

c)    Quase não existem jacarés, mas os homens continuam caçando-os.

 d)    Quanto mais amigos, mais felizes somos.

3.Resolva as questões abaixo preenchendo as lacunas com as palavras corretas. Mas, mais ou más:

a – Olhe que roupa _________ linda.

b – Aquelas sugestões dos clientes não foram __________.

c – Marta gosta do Aldo, ___________ Aldo não gosta de Marta.

d – Augusto procura ter __________ produtos em promoção, do que o concorrente.

e – Acabei de almoçar __________ continuo com fome.

f – Sempre é necessário estudar cada vez _______ para ter sucesso nas provas.

g – Nas histórias, as bruxas são sempre _____.

h – Hoje na escola fiz cinquenta continhas de _____.

i – O pôr do sol estava _____ bonito que ontem.

j – Queria jogar futebol _____ estava doente.

 

Teste seus conhecimentos

Leia os textos descritivos e diga a que personagem da cultura popular corresponde cada definição:

A) Ser fantástico dos rios e dos mares. Canta e encanta os pescadores tentando enfeitiçá-los com o seu canto. Dizem que quem escuta esse canto, fica enfeitiçado. É metade mulher, metade peixe. Tem uma longa cabeleira dourada. -------------------------------------------------------------------------------------

B) Ser assustador. Metade lobo, metade homem. Pálido e magro. É o oitavo filho, depois de sete irmãs. Por isso, tem uma sina. Na 6ª feira, depois do aniversário de 13 anos, a maldição começa. Transforma-se em lobisomem pela primeira vez e sai nas ruas para percorrer os cemitérios, as vilas e as encruzilhadas. ----------------------------------------------------------------------------------------------------

C) É parecido com uma mula, mas não tem cabeça. Dizem que é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. Sua maldição é galopar pelos campos, soltando fogo pelo pescoço e assustando os moradores. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

D) É um menino negro, de uma perna só. Usa um gorrinho vermelho e fuma cachimbo. É muito travesso. Faz gozações, assusta as galinhas, quebra as louças, amarra a crina dos cavalos, assusta os viajantes. Faz muitas traquinagens, mas não é maldoso. ------------------------------------------------------

E) É um ser fantasioso do mal, que persegue os outros seres fantásticos, seres humanos e os bichos da fauna natural. [...] tem uma cara horripilante. Anda com roupas imundas e carrega um saco nas costas ou amarrado na cintura. (Samir Meserani, p. 17) -----------------------------------------------

 

CONTOS POPULARES

Os contos populares são narrativas da tradição oral que mostram os costumes e julgamentos do povo. Uma característica bem frequente nos contos populares é a presença de seres com poderes sobrenaturais, feitiços, metamorfoses, objetos mágicos, crendices, maldições. Mas, também há outras características, como, por exemplo:

a) É uma narrativa curta, tanto em extensão quanto no tempo.

b) A linguagem é simples e direta, sem emprego de palavras polissêmicas.

 c) Envolve poucos personagens, os quais são limitados apenas a serem bons ou más, pobres ou ricos, bonitos ou feios.

d) Quase não existe a descrição de ambientes, se há, é breve. O espaço é vago: por exemplo, num povoado, na floresta, num lugar distante.

e) Não é especificado o momento histórico em que o fato aconteceu e muitas expressões de tempo remetem ao tempo do imaginário e não ao tempo real. Ex. Certa manhã, era uma vez, um dia, há muito tempo...

 f) Muitas vezes, mantém as características do modo de falar das pessoas da região de onde o conto é proveniente.

 g) Tem a função de transmitir valores de uma sociedade.

h) Uma pessoa comum tem contato com um ser com poderes sobrenaturais, feitiços, maldição, encantamento... Benefícios são oferecidos em razão desse contato.  Ainda é imposta alguma condição para que esses benefícios sejam dados ou mantidos.

Estrutura dos contos populares

 A construção dos contos populares é praticamente fixa:

a) Situação inicial: anunciam-se os personagens e o ponto de partida da história.

b) Acontecimento perturbador: há uma perturbação de ordem inicial, um desequilíbrio.

 c) Desenvolvimento dos fatos: os fatos se desenvolvem até o momento em que se resolve toda a perturbação.

d) Situação final: restabelece-se a ordem que se tinha no início da história. O final do conto tem sempre um objetivo de ensinamento.

Elementos da narrativa :

São cinco elementos fundamentais de uma narrativa:

 a) Personagem: é o elemento fundamental do texto narrativo. Não há história sem personagem. Em torno do personagem, o narrador constrói o texto. O personagem  pode ser: protagonista (é o personagem principal), antagonista (é aquele que se opõe ao personagem principal) ou secundário (tem menor participação na história).

b) Enredo ou trama: é o desenrolar dos acontecimentos da história.

c) Narrador: é aquele que conta a história. O narrador pode ser em 1ª pessoa - narrador personagem, ou em 3ª pessoa - narrador observador.

d) Tempo: é o período durante o qual acontecem os fatos narrados.

 e) Espaço ou lugar: é o lugar, o cenário onde se desenrolam os acontecimentos.

Leia o texto:

 O COMPADRE DA MORTE

     Um homem tinha tantos filhos que não sabia mais a quem convidar para batizar o filho que tinha acabado de nascer. O lugar onde m orava era longe e todos os vizinhos já eram seus compadres. Por isso, resolveu sair à procura de alguém para ser padrinho de seu filho.

      No caminho, encontrou uma senhora, já idosa e muito magra, a quem logo fez o convite. Ela disse:

 -Eu aceito ser a madrinha de seu filho. Mas você sabe quem eu sou? Sou a Morte. Mesmo assim, quer que eu batize o seu filho?

 -Ah, claro! Você é sempre justa. Trata a todos igualmente. Seja rico ou pobre. Será uma ótima madrinha.

 Chegou o dia do batizado. Todos estavam muito contentes. Após a cerimônia, todos foram à casa da família para o almoço de batizado do Joãozinho. Na hora do almoço, a Morte disse para o compadre:

- Você me escolheu para ser a madrinha do Joãozinho. Eu fiquei muito feliz com o convite e agora somos compadres. Eu não tenho dinheiro nem terras para presentear o meu afilhado. Mas posso tornar meu compadre um homem rico, e assim, toda a família ficará em boa situação. Tenho algo a propor. Aceita?

 - Claro, diga o que é?

- De hoje em diante, você será um grande curador e ganhará muito dinheiro. Espalhe a notícia de que pode curar todo o mal e atenda todos os doentes da região. Quando entrar no quarto do doente e me enxergar, na cabeceira do doente, dê-lhe qualquer chazinho e ele ficará curado. Mas, se eu estiver aos pés da cama, cobre a consulta e vá embora, desenganando o doente.

 E assim ele fez. Ficou famoso e rico. Todos acreditavam ser ele um grande curandeiro. Um dia, numa de suas consultas, em casa de gente muito rica, encontrou uma jovem muito doente e viu a Morte aos pés da cama. O pai implorou que curasse sua filha, em troca o curandeiro ganharia muitas terras e cabeças de gado. Logo, tratou de pensar numa maneira de se sair bem. Falou para o pai da moça:

- Coloque a moça deitada com a cabeça para onde estão os pés dela, que logo ela vai melhorar.

 Dito e feito. Foi só virar a moça na cama que ela começou a dar sinais de melhora. E ele ganhou tudo o que foi prometido pelo pai da jovem.

A Morte ficou muito chateada com a trapaça do compadre, mas não tinha o que fazer. Acordo é acordo. Porém, antes de ir embora, disse ao compadre:

- Dentro de um ano, virei te buscar.

O compadre ficou com a pulga atrás da orelha. Não queria morrer. Ainda tinha muita coisa para fazer. Passou o tempo, a Morte voltou para cumprir o que prometeu.

 - Comadre, antes de me levar, deixe-me rezar um Pai-Nosso para agradecer a Deus por tudo. – Disse o compadre.

 - Pode rezar, eu espero! Não estou com muita pressa. E começou: “Pai-Nosso, que estais no céu zzzzzzzzzzzzzzz”.

 E caiu num sono profundo, pois, de caso pensado, tinha tomado um chá calmante bem forte. O tempo passa. Uma, duas, cinco, dez, vinte horas e nada de acordar. Como a dona Morte tinha outros compromissos agendados, foi embora chateada e mais uma vez enganada. Dias depois, quando o famoso curador voltava de um atendimento, depara-se com uma mulher morta à beira da estrada. Logo a reconhece. Era a sua comadre Morte. Ficou triste, pois era muito grato a ela. Como de costume, resolveu rezar um Pai-Nosso para a sua comadre. Quando terminou de rezar, a Morte abre um olho, dá uma piscadinha para a comadre e diz:

- Ah, compadre! Desta vez eu que te enganei. Hoje irás comigo fazer uma longa viagem!

O homem caiu morto. Não teve tempo nem de pensar em ludibriar novamente a amiga.

(Texto escrito por Iraci Knesebeck Fogaça inspirada nas versões populares.)

ATIVIDADE VI de leitura, interpretação e análise linguística:

1.Onde este tipo de texto pode ser veiculado?

 ( ) classificados de um jornal ( ) livro de folclore ( ) notícia ( ) livro de contos ( ) anúncio publicitário

( ) receita culinária ( ) filme ( ) peça teatral ( ) bula de remédio

2.Há a informação de quando a história aconteceu?

 

3. Por que o homem convidou a Morte para ser a madrinha da criança?

4. Onde os fatos acontecem? Como é descrito o lugar, logo no início do texto?

 5. É possível determinar quanto duraram os fatos da história?

6. Em qual parágrafo são apresentados os personagens?

 7. Quais personagens aparecem na história?

8. Quais as características físicas da Morte, de acordo com o texto?

 9. Que sinal é usado para indicar as falas dos personagens?

10. Qual foi a resposta da Morte ao convite feito a ela?

11. Qual presente a madrinha deu para a família do afilhado? Por que ela deu esse tipo de presente?

 12. Releia o 10º parágrafo. Aí ocorre início do conflito. Como o compadre resolve esse conflito?

13. O compadre enganou a Morte duas vezes.

a) Com que objetivo enganou-a pela 1ª vez? O que ele fez para enganá-la?

 b) Qual foi a reação da morte diante da trapaça do compadre? E o que prometeu a ele?

14. Quando a Morte voltou para cumprir o prometido, foi enganada pela 2ª vez. O que fez o compadre para enganá-la?

 15. Finalmente, o compadre foi enganado pela Morte. O que ela fez para conseguir levá-lo? 16. Como podemos caracterizar a Morte, após a leitura do texto?

 ( ) bondosa ( ) injusta ( ) honesta ( ) sincera ( ) pontual ( ) malandra

17. Após conhecer a história, como podemos caracterizar o homem?

18. O conto popular não conta um fato marcado com exatidão no tempo. Mas há marcas temporais na história. Destaque do texto expressões relacionadas ao tempo.

19. Observe:

 I. O pai implorou que curasse sua filha.

II. A Morte ficou muito chateada com a trapaça do compadre. Podemos usar outras palavras para expressar a mesma ideia. São os sinônimos. Quais grupos de sinônimos a seguir podem substituir as palavras destacadas em cada frase:

a) tapeação, patifaria, engano

 b) aborrecida, importunada

c) suplicar, solicitar

20. Na frase: “O compadre ficou com a pulga atrás da orelha”, há uma expressão popular. Qual? O que ela significa? Dê exemplos de outras expressões populares

 22. Que expressões populares são empregadas para se referir à morte e para dizer que alguém morreu?

 23. Explique as características dos contos populares analisando “O compadre da Morte”:

a) Uma pessoa comum tem contato com um ser com poderes sobrenaturais. Como isto acontece na história?

b) Qual benefício é oferecido em razão desse contato?

c) Qual condição é exigida para que esse benefício seja mantido?

24. Os contos populares estão relacionados com a cultura de um povo e procuram levar ensinamentos aos leitores. O conto “O compadre da Morte” consegue esse objetivo?

 Os porcos do compadre



                        

                             Pedro Bandeira

 


De outra feita Malasartes
Aprontou bela trapaça.
Foram os porcos do compadre
Que causaram toda a graça.

Malasartes era compadre
De um honesto sitiante,
A quem tinham enganado
De uma forma humilhante.

Certa vez um fazendeiro,
Desonesto e pão duro,
Enganou o tal compadre,
Que ficou num grande apuro.

O compadre tinha porcos,
Eram vinte ou pouco mais.
O pão-duro comprou todos,
Porém não pagou jamais.

—Malasartes, ai me acuda!
Ele nunca vai pagar!
—Fique calmo, meu compadre.
Eu sei como te vingar!

Malasartes, muito humilde,
Foi à casa do danado.
Pediu pra vender os porcos
E foi logo empregado.

Malasartes fez que foi
Para os lados do mercado.
Mas foi mesmo para a casa
Do compadre aperreado.
—Pegue logo, tudo é seu.
Vou agora preparar
Para esse fazendeiro
A lição mais exemplar.

Em seguida, no mercado,
Tratou logo de comprar
Duas dúzias de rabinhos
Pro pão-duro engambelar.

A cem metros da fazenda,
Para onde foi ligeiro,
Os rabinhos espetou
Bem certinho no atoleiro.
Correu pra fazenda, aflito:
—Oh, patrão, vem cá ligeiro!
Os seus porcos se afundaram
Bem no meio do atoleiro!

—Que desgraça, meus porquinhos?
O atoleiro é muito fundo.
Venha, Pedro, me ajudar.
Chama logo todo mundo!

—há tempo, meu patrão.
Temos de nos apressar.
Pois se a gente perder tempo,
Vão os porcos se afogar!

Bem nervoso o fazendeiro
Correu com o Pedro atrás:
—Me ajude a puxar os porcos,
vamos, força, meu rapaz!

— Meu patrão, tenha cuidado!
Sua força é demais,
Pois está arrancando os rabos
Desses pobres animais!

Pra salvar os tais porquinhos,
O patrão se esforçava:
Quanto mais força fazia,
Mais rabinhos arrancava...

— Vai pra casa, Malasartes,
bem depressa a correr!
Acho que só tem um modo
Para os porcos socorrer.
Só cavando vai dar jeito,
Se algum jeito ainda houver.
Vê se traz dois enxadões,
Peça pra minha mulher!
Malasartes foi depressa
Para a casa da fazenda
E falou para a patroa
Que havia uma encomenda,
Muito boa, com certeza,
Que acabara de chegar,
E pediu dois mil “pacotes”
Pro patrão poder pagar.

A patroa era sabida,
Bem difícil de enganar,
Estranhando aquela história,
Resolveu assim falar:
—Meu marido é controlado,
nunca deu nada a ninguém.
Você está enganado,
Não vou dar nenhum vintém!

Apontou o Malasartes
para o lado do patrão.
Com dois dedos como um V,
E pediu explicação:

— Meu patrão, não eram dois?
Diga logo, tenha dó.
Ou será que me enganei
E vai ver que foi um só?

A pensar nos enxadões,
O caipira se enganou.
Apontou também dois dedos
E a mentira confirmou.

A mulher se convenceu
E entregou todo o dinheiro.
Malasartes pôs no bolso
E sumiu dali ligeiro...

Foi bem feito pro caipira.
Quem mandou ser desonesto?
Pois ficou sem os tais porcos
E perdeu ainda o resto!

Depois de tanta aventura,
Vai ficar esta certeza:
Quem não tem força e poder
Tem de usar a esperteza...

 


BANDEIRA, Pedro. Malasaventuras. Safadezas Do Malasartes.

 

 

ATIVIDADE VII

QUESTÕES PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1-      Complete a tabela de acordo com as características do conto “Os porcos do compadre”:

 

OS PORCOS DO COMPADRE

Autor

 

Gênero textual

 

Tempo/época

 

Verso/prosa

 

Personagens

 

Cenário

 

Conflito

 

Desfecho

 

 

02 – Releia a 3ª e 4ª estrofe (versos 4 a 16). Explique com suas palavras qual foi a desonestidade cometida pelo fazendeiro:

03 – Por que Malasartes resolveu ajudar o sitiante?

04 – Como Malasartes conseguiu se aproximar do fazendeiro?

05 – “Malasartes fez que foi / Para os lados do mercado” (7ª estrofe).

        Explique o significado da expressão em destaque. Em seguida, aponte por que Malasartes agiu desta forma.

 

06 – Com suas palavras, conte para que e porque Malasartes comprou vários rabinhos de porcos, até a parte em que o patrão pede que ele vá a sua casa.

07 – O que Malasartes pede à mulher do patrão? Por que ela desconfiou?

08 – Transcreva um trecho em que o narrador demonstre um ponto de vista sobre a história.

09 – Nos contos populares, é comum haver ensinamentos da sabedoria do povo. Isso ocorre nesse? Esclareça essa ideia.

      10 – Qual a variante linguística predominante? Transcreva um trecho.

      11 – O primeiro verso de Os porcos do compadre começa com a expressão “De outra feita...”:

a)   O que quer dizer essa expressão?

 

b)   Que sentido traz a história o uso da expressão “De outra feita...” no início do texto? Por que não se empregou “De uma feita...” ou “Uma feita...”?

.

 

12 – Logo no início da narrativa ficamos sabendo que Malasartes “aprontou bela trapaça” para ajudar o seu compadre, “que ficou num grande apuro”.

a)   Por que o compadre ficou num grande apuro?

b)   Por que na sua opinião, o narrador diz que foi uma “bela trapaça”?

c)   Consulte o dicionário e de o significado de trapaça.

 

13 – O contador, ou narrador, de Os porcos do compadre, no fim da história, dá a sua opinião sobre o que aconteceu com o fazendeiro. Transcreva do texto o trecho em que fica clara a opinião do contador sobre o acontecido.


ATIVIDADE VIII

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

Você conhece algum conto popular?Agora é a sua vez de criar.Faça um reconto,com suas palavras,de um conto popular que você conhece,ou crie um conto popular.

 

            GRAMÁTICA


Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem.Os numerais se classificam como:

-Cardinal

_Ordinal

_Multiplicativo

_Fracionário

_Coletivo

 

Quando apenas nomeia o número de seres, o numeral é chamado de cardinal:
um    dois    três
cinquenta    cem   cem mil

Quando indica a ordem que o ser ocupa numa série, o numeral é denominado ordinal:
primeiro     segundo      terceiro
quinquagésimo      centésimo     milésimo

Os numerais multiplicativos exprimem aumentos proporcionais de quantidade, indicando números que são múltiplos de outros:
dobro      triplo      quádruplo

Os numerais fracionários indicam a diminuição proporcional da quantidade, o seu fracionamento:
metade      um terço     um décimo

Os numerais coletivos designam conjuntos de seres e indicam o número exato de indivíduos que compõem o conjunto:
dezena       quinzena         dúzia
cento         milhar          milheiro

 

ATIVIDADE IX

1 – Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a classificação das palavras em negrito.

       1 – Numeral cardinal.

       2 – Numeral ordinal.

       3 – Numeral multiplicativo.

       4 – Numeral fracionário.

       5 – Numeral coletivo.

 

 ) José chega ao aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.

  ) Consegui a vigésima terceira classificação no concurso de contos da escola.

 ) Ainda resta a metade da torta.

 ) Ele trabalhou o dobro do que havia planejado.

 ) Recebi um doze avos do meu salário.

 ) Ele recebeu dois terços da herança paterna.

 ) Vendi duas dúzias de ovos.

 

2 – Complete com numeral conveniente:

 

a)    Hoje é o * dia da semana.

b)    No * dia do mês de setembro proclamou-se a Independência do Brasil.

c)    Junho é o* mês do ano.

d)    Oito é o * de quatro.

e)    D. Pedro*, filho de D. Pedro * governou o Brasil durante quase * século.

 

3 – Escreva por extenso os numerais:

 

a)    Rodrigo e Rafael, fizeram * pontos no jogo de basquete. (16).

b)    Estamos no * mês do ano (12º).

c)    Vinícius é o * da chamada (29º).

d)    Leonardo comemorou o * aniversário do seu avó (60º).

e)    Joaquim tem* anos (11).

f)     Marcos mora no * andar daquele prédio (16º).

g)    Esta é a* vez que lhe telefono (1000º)

4 – Escreva, por extenso, o número ou as expressões dadas entre parênteses, empregando os vários tipos de numerais:

 

a)    Só consegui terminar  do bordado. (1/4).

b)    Maria trabalhou ________ do que sua irmã. (Duas vezes mais).

c)    Apliquei __________ do meu salário na poupança. (3/12)

d)    Comprei o mesmo tecido por _________do preço que você pagou. (1/3).

e)    Pedi a ele que trouxesse o __________ jornal que encontrasse. (1º).

f)     O padre João convocou os fiéis para rezar as________ (9).

 

5 – Classifique os numerais sublinhados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.

 

a)    Fernanda comeu um terço da torta: 

b)    Esse filme é de segunda categoria:

c)    Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola: 

d)    Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa: 

e)    Metade da tarefa de Rafaela já foi feita: 

f)     Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião: 

g)    Vamos apresentar agora a décima candidata: 

 

6 – Escreva os números por extenso, colocando os substantivos no plural.

 

a)    3 pão = 

b)    12 porco = 

c)    14 papel = 

d)    660 grama = 

 e)    1001 razão = 

 

7 – Escreva os números por extenso observando o gênero e /ou o número a ser usado:

 

a)    Para prestar queixa, compareçam ao 51º Distrito Policial.

b)    Uma inflação de 40% ao mês pode resultar em 1500% ao ano.

c)    O organismo humano começa a degradar-se numa altitude de 6.000 metro devido a pequena quantidade de oxigênio no ar.

d)    Com ventos a 60 km/h, uma temperatura de -20°C transforma-se em -50°C.

8 – Escreva os ordinais por extenso:

- 30º = .- 45º = 

- 68º = 

- 100º = 

- 94º = 

- 50º = 

 

9 – Classifique os numerais das orações abaixo:

 

a)    Nossa equipe fez seis pontos.

b)    Depois de tantas compras, fiquei com um terço do dinheiro.

c)    Consegui alcançar o segundo lugar.

.

d)    Meu amigo recebeu o triplo de mim.

e)    Daremos às meninas o dobro de nossos brindes.

 

                       ATIVIDADE X

DIVERTINDO E APRENDENDO



ORTOGRAFIA  Sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona

 

Numa palavra, a sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior força e intensidade.

Exemplos de sílabas tônicas

  • amizade: a-mi-ZA-de
  • verão: ve-RÃO
  • música: -si-ca

As restantes sílabas de uma palavra são pronunciadas com menor força e intensidade, sendo chamadas de sílabas átonas. Conforme a posição da sílaba tônica nas palavras, elas são classificadas em: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Oxítonas As palavras são oxítonas quando a última sílaba da palavra é a sílaba tônica:

  • ali (a-li);
  • arroz (ar-roz);
  • assim (as-sim);
  • baú (ba-ú);
  • cipó (ci-);
  • crochê (cro-chê);

Paroxítonas As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica:

  • acordo (a-cor-do);
  • açúcar (a-çú-car);
  • álbum (ál-bum);
  • azeitona (a-zei-to-na);
  • bônus (-nus);

Proparoxítonas As palavras são proparoxítonas quando a antepenúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica:

  • âncora (ân-co-ra);
  • ângulo (ân-gu-lo);
  • antídoto (an--do-to);
  • árvore (ár-vo-re);
  • básico (-si-co);

E quando as palavras são monossílabas?Quando as palavras apresentam apenas uma sílaba, são classificadas em monossílabos tônicos e monossílabos átonos, conforme a intensidade com que são pronunciadas.

TREINANDO

SÍLABA TÔNICA

FILHOTE

FI-LHO-TE

PENÚTIMA

TELEFONE

 

 

URUBU

 

 

SÁBADO

 

 

ÔNIBUS

 

 

PORTUGUÊS

 

 

MOLEQUE

 

 

SAÚDE

 

 

PASTEL

 

 

PERFUME

 

 

Leia o texto abaixo:

 

Animal de estimação também é saúde

Os bichinhos de estimação tem sido muito utilizados também em terapias. Alexandre Rossi, clínico e especialista em comportamento animal, diz que é comprovado que os animais de estimação alegram qualquer ambiente. Em seu programa no canal Net Geo, ele levou cães em hospitais e constatou que um Golden Retriever, por exemplo, sempre dava mais carinho e atenção à criança que parecia mais triste, até fazê-la brincar com ele.

Nos Estados Unidos, em algumas prisões, os cachorros e gatos têm sido usados como meio de melhorar o clima interno. Em uma penitenciária feminina de Bedford Hills, as detentas ajudam a adestrar filhotes de labradores e golden retrievers. Após um ano, os animais são doados para servirem de cão-guia a pessoas com deficiências físicas ou com estresse pós-traumático, como ex-combatentes, veteranos de guerra.

É indiscutível que animais, não somente os cães, são os melhores amigos do homem. Porém, claro, como tudo na vida, é importante dosar. Utilizar um animalzinho de estimação como substituto de uma família ou amigos não é saudável, por isso é essencial ressaltar a importância da companhia dos animais como uma parte da vida, mas sempre com um cuidado responsável com os animais.

Fonte: CachorroGato @ https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/animais-de-estimacao/

Identifique as sílabas tônicas das palavras grifadas no texto e circule .

Agora,classifique-a de acordo a tonicidade e preencha o quadro abaixo:

 

OXÍTONA

PAROXÍTONA

PROPAROXÍTONA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE X

Texto para à questão 01

Dona Maria

    Me desculpe vir aqui desse jeito

    Me perdoe o traje de maloqueiro

    De camisa larga e boné pra trás

    Bem na hora da novela que a senhora gosta mais

    Faz três dias que eu não durmo direito

    Sua filha me deixou desse jeito

    E o que ela mais fala é que a senhora é brava

    Mas hoje eu não vou aceitar levar um não pra casa [… ]

                                                                     https://www.letras.mus.br

 

 

 

 

 

 

 

1.Analise o trecho da canção “Dona Maria” do cantor Thiago Brava com (part. Jorge) e  faça um círculo ao redor da sílaba tônica das palavras abaixo:

DESCULPE

AQUI

DESSE

TRAJE

PERDOE

JEITO

MALOQUEIRO

BONÉ

HORA

CAMISA

LARGA

NOVELA

DIREITO

FILHA

SENHORA

 

Texto para à questão 02

Apelido Carinhoso

 

    Amor, não é segredo entre a gente

    Que o meu término é recente

    E você tá arrumando o que ela revirou

    E esse sentimento pendente

    Que insiste em bagunçar a minha mente

    Vai passar um dia, mas ainda não passou [… ]

                                                                           https://www.letras.mus.br

 

2.Após analisar o trecho da canção “Apelido Carinhoso” do cantor Gusttavo Lima classifique as palavras abaixo quanto à sílaba tônica em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.


amor

segredo

término

recente

arrumando

revirou

bagunçar

mente

minha

insiste


 

Texto para à questão 3

Impressionando os Anjos

    Hoje foi tudo bem, só um pouco cansativo

    Dia duro no trabalho que acabou comigo

    Tô aqui com os pés pra cima pronto pra dormir

    A saudade de você é visita frequente

    Que nem a sua tia chata que irritava a gente

    Ah, saudade da gente

    Tirando isso, do resto até que eu estou dando conta

    A Julinha tá banguela e o Pedro só apronta

    O que faltava do carro eu já quitei a conta [… ]

https://www.letras.mus.br

 

3.Analise o trecho da canção “Impressionando os anjos” do intérprete Gustavo Mioto, em seguida, pinte a sílaba tônica das palavras abaixo.

IMPRESSIONANDO

GENTE

DANDO

CONTA

ANJOS

VISITA

FREQUENTE

TIRANDO

DURO

SAUDADE

CHATA

ISSO

TRABALHO

HOJE

COMIGO

IRRITAVA

ACABOU

AQUI

BANGUELA

JULINHA

PRONTO

VOCÊ

TIA

CIMA

RESTO

PEDRO

APRONTA

FALTAVA



Textos literários e textos não literários apresentam diversas diferenças: na forma, na linguagem, na significação,… Principalmente, diferenciam-se na sua finalidade comunicativa. O texto literário visa entreter o leitor e o texto não literário visa informar o leitor.

Características dos textos literários

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor.

Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Utiliza uma linguagem conotativa e polissêmica, gerando uma multiplicidade de interpretações.

Há uma reflexão sobre a realidade, que leva a uma recriação pessoal e subjetiva da realidade.

Utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, apresentado simbologia, beleza, musicalidade e harmonia.

São textos literários…

  • os poemas;
  • os romances;
  • os contos;
  • as novelas;
  • as lendas;
  • as fábulas;
  • as crônicas;
  • as peças de teatro;
  • as letras de músicas;

Características dos textos não literários

Possui uma função utilitária e referencial, tendo como principal objetivo fornecer uma informação.

Utiliza uma linguagem denotativa e clara, criando objetividade na transmissão da informação.

Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto.

Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.

São textos não literários…

  • as notícias;
  • as reportagens;
  • as entrevistas;
  • as cartas comerciais;
  • os artigos científicos;
  • os livros didáticos;
  • os manuais de instrução;
  • os dicionários;
  • as enciclopédias;
  • as receitas de culinárias;
  • as guias de beleza;
  • as bulas de remédios;

 

ATIVIDADE X

Leia o trecho do texto abaixo:

É água que não acaba mais

 

Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. Essa quantidade de água será suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasa, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Época. Nº623. 26 abr. 2010.

01-Podemos dizer que o texto acima é literário ou não literário?Justifique sua resposta.

 

02- Leia o texto abaixo para responder as questões que se segue:

ASA BRANCA

                                            Luiz Gonzaga (Cantada por Humberto Teixeira)

 Quando “oiei” a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do céu, uai Por que tamanha judiação (bis)

Que braseiro, que “fornaia”

Nem um pé de “prantação”

Por “farta” d'água perdi meu gado Morreu de sede meu alazão (bis)

Até mesmo a asa branca Bateu asas do sertão

 Então eu disse adeus Rosinha Guarda contigo meu coração (bis)

Hoje longe muitas léguas

 Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Para eu voltar pro meu sertão (bis)

 Quando o verde dos teus “óio”

 Se espalhar na prantação Eu te asseguro não chore não, viu

Que eu vortarei, viu, meu coração

 


a)   Poderíamos dizer que este texto é literário, ou não? Por quê?

b) Se trocássemos a linguagem coloquial em que o texto foi escrito pela linguagem culta, mudaria a beleza poética do texto?

 

c)   Reescreva as palavras que estão na linguagem coloquial na linguagem culta.

 

 

3. Indique quando o texto é LITERÁRIO quando e NÃO É LITERÁRIO:

 

a)   Trem de Ferro

 

Café com pão

Café com pão

Café com pão

Virge Maria que foi isso maquinista?

Agora sim

Café com pão

Agora sim

Voa, fumaça

Corre, cerca

Ai seu foguista

Bota fogo

Na fornalha

Que eu presciso

Muita força

Muita força

Muita força

Oô...

 

(Manuel Bandeira BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.)

 

b) Selfie mortal: busca pela foto perfeita já matou 259 pessoas no mundo

 

  “A busca por selfies perigosas já matou 259 pessoas entre 2011 e 2017, revelou um novo estudo, mas os autores da pesquisa acreditam que esse número pode ser ainda maior. O estudo compilou notícias sobre mortes de pessoas enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas em situações arriscadas. São casos como o do jovem Gavin Zimmerman, de 19 anos, que, em julho deste ano, caiu de um penhasco na Austrália enquanto fazia uma foto.” (BBC News 04/08/2018)

 

c)   O bicho 

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos. 

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem. 

 

(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso.

 

d)   Descuidar do lixo é sujeira

Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão.

(Veja São Paulo, 23-29/12/92)

 

.

4.   Leia o fragmento de texto abaixo e responda as perguntas:

 

PADRE: (aparecendo na igreja) Que gritaria é essa?
CHICÒ: Mandaram avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE: para eu benzer?
CHICÒ: Sim.
PADRE: (com desprezo) Que maluquice! Que besteira!
JOÃO GRILO: Mas padre, no dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu?
PADRE: Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze, mas benzer cachorro?
JOÃO GRILO: É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antônio Morais não pode.
PADRE: Como? E o dono do cachorro é Antônio Morais?
JOÃO GRILO: É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE: (sorrindo) Zangar nada, João!
JOÃO GRILO: (cortante) Quer dizer que benze, não é?
PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando. (entra na igreja)

 

(AUTO DA COMPADECIDA PRIMEIRO ATO)

 

a)   O texto acima é considerado literário ou não literário?

b)   Quais características esse texto possui para ser considerado o que você disse na questão “a”?

c)   Por que o padre resolveu benzer o cachorro no fragmento de texto acima?

ACENTUAÇÃO GRÁFICA

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

  As regras de acentuação gráfica foram criadas para, por meio da escrita, orientar a pronúncia correta das palavras quanto à sílaba tônica. Os acentos gráficos são dois: agudo (´) circunflexo (^). As regras, já atualizadas pela Reforma Ortográfica, aplicam-se às oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, ditongos abertos, hiatos e acentos diferenciais.

Regras gerais de acentuação gráfica

1. Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. São acentuados quando terminados em:

·         A (s): pá, lá, ás (baralho)

·         E (s): pé, fé, ré

·         O (s): pó, dó

2. Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. Recebem acento quando terminadas em:

·         A (s): so-fá, Pa-rá, ma-ra-cu-jás, Pa-ra-ná.

·         E (s): vo-cê, ca-fé, be-bês.

·         O (s): a-vô, a-vós.

·         EM: al-guém, tam-bém, po-rém, nin-guém.

·         ENS: pa-ra-béns.

3.Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Todas são acentuadas. Exemplos: mé-di-co, ár-vo-re, mai-ús-cu-lo, ô-ni-bus, Pi-tá-go-ras.

 

ATIVIDADE XI

1.     Leia o trecho do texto “A bailarina de Degas”, a seguir.

 [...] agradecia ao público que só ela via e que só a ela aplaudia.

Teresa Lopes. Histórias que acabam aqui: contos para a infância. Edições ArcosOnline.com. 2005. p. 22.

Qual das palavras do trecho acima é uma proparoxítona?

a) ( ) via                b) ( ) aplaudia

c) ( ) agradecia       d) ( ) público

2. Escreva um exemplo de palavra oxítona terminada em:

 -a(s): _____________________________

-e(s): ______________________________

-o(s): ______________________________

-em: _______________________________




LITERATURA

 

LEIA O TEXTO ABAIXO:

 

O TOURO E O HOMEM

Um touro, que vivia nas montanhas, nunca tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que ele era o animal mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isto que, um dia, se resolveu a ir procurar o homem para saber se tal dito era verdadeiro.

Saiu das brenhas e, ganhando uma estrada, seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.

Dirigindo-se a ele perguntou:

- Você é o bicho homem?

- Não - repondeu o velho. - Já fui, mas não sou mais!

O touro seguiu adiante encontrou uma velha:

- Você é o bicho homem?

- Não sou a mãe do bicho homem!

Adiante encontrou um menino:

- Você é o bicho homem?

- Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho homem.

Adiante encontrou o bicho homem que vinha com um bacamarte no ombro.

- Você é o bicho homem?

- Está falando com ele!

- Estou cansado de ouvir dizer que o bicho homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais valente do que eu!

-Então, vá lá! - disse o homem, armando o bacamarte, e disparando-lhe um tiro nas ventas.

O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato e correu até sua casa, onde passou muito tempo se tratando do ferimento.

Depois, estando ele numa reunião de animais, um lhe perguntou:

- Então, camarada touro, encontrou o bicho homem?

- Ah! Meu amigo, só com um espirro que ele me deu na cara, olhe em que estado fiquei.

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003. p. 8 - 10

*Quem fala nesta história?

* Como sabemos disso?

* Será que sempre quem conta uma história é o narrador?

 

Discurso direto e discurso indireto são dois tipos de discurso que existem, ou seja, dois tipos de introdução das falas de uma personagem numa narrativa.

O que é o discurso direto?

O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.

O que é o discurso indireto?

O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.

Exemplo de discurso direto:

A aluna afirmou:
— Preciso estudar muito para o teste.

Exemplo de discurso indireto:

A aluna afirmara que precisava estudar muito para o teste.

Características do discurso direto e do discurso indireto

O discurso direto:

  • é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;
  • é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;
  • é feito na 1.ª pessoa do discurso (eu ou nós).

O discurso indireto:

  • é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.
  • é construído na mesma frase, não havendo mudança de linha ou de parágrafo;
  • é feito na 3.ª pessoa do discurso (ele, ela, eles, elas).

ATIVIDADE XII

1 - Leia o texto a seguir, observando a presença e a convivência de vários discursos:




            O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal:

          - Vinte e dois adultos enganados por um menino!  Uma criança engana vinte e dois adultos!

          Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu.

          O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando:

         - vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos!

 

Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Quando se trata da voz do menino, suas falas são reproduzidas integralmente. Identifique essas falas e o sinal de pontuação utilizado para introduzi-las.

 

2.    Observe o trecho:

“Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal.”

 

No trecho, a voz do personagem não aparece integralmente. O narrador é quem conta como foi o diálogo. Reescreva na forma direta a frase dita pelo motorista, isto é, do modo como ele provavelmente a disse naquela situação.

3.    Indique o tipo de discurso ( direto ou indireto), empregados nos textos abaixo:

a)    Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho.

b)    Ele prometeu experimentar, mas só se eu ficasse vigiando; eu disse que vigiaria, mas ele disse que só começava depois que eu jurasse. Não vi mal nenhum disse que jurava.

c)     - Alô, é do manicômio?

- Não, senhor, deve ter havido algum engano, nosso telefone só vai ser instalado na próxima semana.

d)   Jesus Cristo disse “Nem só de pão viverá o homem” (mateus, cap. 4).

 4.Leia o texto abaixo:       

    PINTOR LOUCO

            Laborterapia no hospício. Aula de pintura. O louco pega o pincel e pinta uma porta na parede.

            Depois, chega pro médico e diz:

            - Olha só o que eu vou fazer, doutor!

            E voltando-se para os outros loucos:

            - EI, GALERA, VAMOS FUGIR! TEM UMA PORTA AQUI!!!

            Os doidos saem correndo, trombam na parede e se esborracham no chão.

            O louco diz para o médico:

            - Doutor, olha como esses caras são burros! Não sabem que a chave está comigo.

(Seleção de piadas, nº 7. São Paulo, Escala). 

 

a) Em “- Olha só o que eu vou fazer, doutor!”, temos :

( ) discurso direto ( ) discurso indireto.

b) Passe esse discurso para o outro tipo, fazendo as alterações necessárias.

5.Retire do texto mais dois exemplos de discurso direto.

6. Agora, transforme em discurso indireto, fazendo as alterações necessárias, os exemplos do exercício 2.

7. Agora transforme os discursos indiretos em discursos diretos.

a) A mãe avisou que não queria barulho lá.

b) Infelizmente papai nos informou que não compraria um carro novo.

c) Daniela disse que não gostou daquela roupa porque era muito colorida.

 

A CASA DOS PRONOMES (resumido)

 

A CASA DOS PRONOMES

 

- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.

- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.

(...)

E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.

Emília bateu na porta – toque, toque, toque.

Veio abri o Pronome Eu.

- Entrem, não façam cerimônia.

Narizinho fez as apresentações.

(...)

- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? – perguntou Emília.

- Estão lá dentro, jantando.

À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o Migo, o Nos, o Nosco, o Te, o Ti, o Tigo, o Vos, o Vosco, o O, o A, o Lhe, o Se, o Si e o Sigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.

- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia. – Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...

- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento – disse Eu. – Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.

Monteiro Lobato

Emília no país da gramática, Brasiliense.

VOCABULÁRIO:

Amarradas – unidas

Refeitório: sala própria para servir refeições.

Figurões; personagens importantes

Criadagem: conjunto de criados, empregados

Serviçais: criados

 

ATIVIDADE XIII

 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1- Onde se passa a história que você leu?

2- Quem ensinou o caminho para a casa dos Pronomes Pessoais?

3- Qual a explicação que Quindim deu sobre os pronomes?

4- Quem abriu a porta para Emilia foi:

( ) o pronome tu.

( ) o pronome nós.

( ) o pronome eu.

( ) o pronome vós.

5- Escreva os nomes dos pronomes que estavam jantando:

6- Quem eram os criados dos pronomes pessoais?

7- Quais os outros serviçais que trabalhavam para os pronomes pessoais?

8- Numere corretamente:

1- pronomes pessoais

2- pronomes oblíquos

3- pronomes de tratamento

( ) o, a, lhe, si, se, sigo

( ) fulano , sicrano

( ) eu, tu, ele, ela

( ) você, vossa senhoria

( ) nós, vós, eles, elas

( ) me, mim, migo

( ) te, ti, tigo

GRAMÁTICA:PRONOMES

Pronomes são palavras que substituemdeterminam ou acompanham os substantivos. Além disso, eles indicam a pessoa do discurso (primeira, segunda ou terceira, do singular ou do plural). Os tipos de pronomes são:

·                    pessoais

·                    de tratamento

·                    demonstrativos

·         possessivos

·         relativos

·         indefinidos

·         interrogativos

O pronome é uma palavra que substitui, acompanha ou determina um substantivo. Além de indicar as pessoas do discurso, que estão envolvidas no ato comunicativo. A primeira pessoa é aquela que fala; a segunda, com quem se fala; e a terceira, de quem se fala.

Tipos de pronomes

Os pronomes podem ser classificados da seguinte maneira:

·         Pronomes pessoais

PESSOAS DO DISCURSO

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

1a pessoa do singular

eu

me, mim, comigo

2a pessoa do singular

tu

te, ti, contigo

3a pessoa do singular

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

1a pessoa do plural

nós

nos, conosco

2a pessoa do plural

vós

vos, convosco

3a pessoa do plural

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

·         Pronomes de tratamento

·         Os pronomes de tratamento são usados para dirigir-se, formalmente, a um interlocutor. Às vezes, são usados para fazer referência a alguém. No entanto, “você” é um pronome de tratamento que, por exceção à regra, é informal.

PRONOMES DE TRATAMENTO

USOS

senhor ou senhora

tratamento respeitoso

Vossa Senhoria

pessoas de cerimônia, correspondência comercial, funcionários graduados

Vossa Excelência

altas autoridades

Vossa Eminência

cardeais

Vossa Alteza

príncipes, princesas e duques

Vossa Majestade

rainhas, reis, imperadores, imperatrizes

Vossa Reverendíssima

sacerdotes e religiosos em geral

Vossa Magnificência

reitores de universidades

Vossa Meritíssima

juízes de direito

Vossa Santidade

papa

 

ATIVIDADE XIV

 

EXERCÍCIOS:

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar.

     b) As mulheres rodearam a criancinha.

     c) Os estudantes participaram da festa.

     d) Mauro é o melhor advogado da cidade.

    

2) Reescreva as frases abaixo, completando-as com o pronome EU ou MIM.

a) Vovô deu dinheiro para * comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para *?

c) O tênis preto é para * jogar futebol.

d) Este caderno é para *fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para *.

 

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

 

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:

·        lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

      Ele vai vendê-lo.

·        nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

      Eles levaram-no.

 

a)   Vou pagar o empregado.

b)   Mário cortou a grama.

c)   Resolveram os problemas.

d)   Vou chamar a menina.

e)   É preciso trazer os cadernos diariamente.

f)    Os alunos deixaram o recado.

g)   Ele quebrou os brinquedos.

h)   As meninas fizeram a vitamina.

 

4) Preencha a lacuna usando o pronome possessivo na mesma pessoa em que aparece o pronome pessoal destacado:

Exemplo: Eu vendi minhas jóias.

 

a) Nós reformamos _____ casa.

b) Ela arrumou _____ mala.

c) Eu explique aos funcionários o _____ projeto.

d) Nós ouvimos _____discos preferidos.

e) Elas pediram ______prêmios.

f) Tu derramaste _____ lágrimas?

 

ATIVIDADE XV

 

ATIVIDADES COM PRONOMES

1)    Troque o termo em destaque por pronomes oblíquos, como nos modelos abaixo:

Vou convidar meu irmão.

Vou convidá-lo.

Prepararam a ceia.

Prepararam-na.

a)    Preciso chamar os adultos.

 b)    Vou entregar o bilhete.

c)    Preciso ver as panelas.

 d)    Necessito copiar a lição.

 e)    Pegaram a flor.

 f)     Remeteram o e-mail a pai.

 g)    Deixaram a borracha cair.

 h)   Convidaram as colegas.

 i)     Enviaram um convite ao pai.

 

j)      Eles viram os patos.

 

Convidei os meninos./Convidei-os.

Vou dar a eles um queijo./Vou dar-lhes um queijo.

 

a)    Quebrei um prato.

 b)    Enviei a elas um buquê.

 c)    Lavei as roupas.

 d)    Dei a ele um cartão.

 e)    Vi a menina.

 f)     Ofereci a ela um copo de suco.

 2)    Reescreva as frases trocando o nome destacado por pronomes:

a)    O cacique era o líder.

 

b)    Os pássaros voam.

 

c)    As flores murcharam.

 

d)    Vitória amava o sol.

 

e)    As crianças correm.

 

f)     João não estudou.

 

g)    A rosa floresceu.

 

h)   Pedro e Marcos são primos.

 

i)     O menino chorou muito.

 

j)      Os curumins nadaram.

 

 3)    Complete as frases com pronomes pessoais do caso reto:


A)    _________ admiro a serra do mar.

B)   _________ admiras a serra do mar.

C)     _________ admira a serra do mar.

D)      _________ admira a serra do mar.

E)    _________ admiramos a serra do mar.

F)     _________ admirais a serra do mar.

G)  _________ admiram a serra do mar.

H)   _________ admiram a serra do mar.

I)    _________ leio a carta.

J)    _________ lês a carta.

K)    _________ lê a carta.

L)     _________ lê a carta.

M)    _________ lemos a carta.

N)     _________ ledes a carta.


 

ATIVIDADE XVI

 

Exercícios sobre pronomes pessoais, pronomes de tratamento.

1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:

a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________

b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________

c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________

d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________

 

2) Completando as frases abaixo com o pronome EU ou MIM.

a) Vovô deu dinheiro para __________ comprar figurinhas.

b) Aquelas flores são para __________?

c) O tênis preto é para __________ jogar futebol.

d) Este caderno é para __________ fazer redações.

e) Esse doce é para você e este é para _________.

 

3) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.

 

Observação: Os pronomes oaosas se transformam em:

·         lolaloslas – quando vêm depois dos verbos terminados em rs ou z.

ex: Ele vai vender o carro.

Ele vai vendê-lo.

·         nonanosnas – quando vêm depois de verbos terminados em som nasal.

ex: Eles levaram o cachorro.

Eles levaram-no.

 

a)Vou pagar o empregado. _________________________________________________________

b) Mário cortou a grama. ___________________________________________________________

c) Resolveram os problemas. ________________________________________________________

d) Vou chamar a menina. ___________________________________________________________

e) É preciso trazer os cadernos diariamente. ____________________________________________

f) Os alunos deixaram o recado. ______________________________________________________

g) Ele quebrou os brinquedos. _______________________________________________________

h) As meninas fizeram a vitamina. ____________________________________________________

 

 

4) Assinale a alternativa cuja palavra destacada é pronome de tratamento:

a.                  Oficialmente não é lugar onde se more.

b.                 A ponte é de todos.

c.                  Vossa Senhoria não come carne?

d.                 Vinha trazer-lhe carne.

e.                  Esta carne não está boa.

 

5)Marque a alternativa correta quanto ao emprego do pronome de tratamento.

a.                  Papa – Vossa Santidade.

b.                 Coronel – Vossa Excelência.

c.                  Ministro – Vossa Senhoria.

d.                 Senador – Vossa Magnificência.

e.                  Governador – Vossa Senhoria

 

6). Leia o trecho:

Encontraram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.

- Bom dia!

-    Bom dia

-   A senhora é de 610.

-   E o senhor do 612.

-    É...

-    Me chame de você..

-    A senhora.... ou melhor, você não tem família?

-   Tenho. Mas não aqui.

 

Luís Fernando Veríssimo

 a) No diálogo, como a mulher gostaria de ser tratada? Por  quê ?

 

b) O que ocorre quando é trocado o pronome SENHORA pelo pronome VOCÊ ?

 

(   ) a pessoa torna-se mais legal.                                   

(   ) tem-se a impressão que a pessoa fica mais nova.

(   ) cria-se maior intimidade entre as pessoas.          

 (   ) a popularidade cresce

 

Leia o texto abaixo:

 

Texto 1 . O PRÍNCIPE DESENCANTADO (José Américo de Lima)

O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

_ Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

_ Sim, minha querida princesa.

_ Então, nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

_ É... querida princesa.

_ Você tem um castelo, é claro.

_ Tenho... princesa.

_ E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?

_ Trinta e seis.

 _ Só? Pequeno, heim! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas... Deixa eu pensr quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu acho que dá!

_ Tantas assim?

Ora, eu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?

 _ Mas quarenta amas!

 _ Ah, eu não quero saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e... e... jóias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!

_ Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...

 _ Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não! Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A princesa caiu imediatamente em sono profundo, e dizem que até hoje está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.

ATIVIDADE XVII

 

1 – Você conhece o conto tradicional da Branca de Neve. O que você percebeu em comum entre esta história e o conto “O príncipe desencantado”?

 2 - Ao serem beijadas, as princesas dos dois contos tiveram a mesma atitude? Explique:

3 - A atitude dessa princesa é comum nos contos de fadas que você conhece?

 4 - O que o príncipe quis dizer quando falou: “mas eu não sou o rei das Arábias!?” (linha 21)

 5 - O príncipe, no final do texto, também não agiu como os outros príncipes presentes nos contos de fadas. Que atitude ele tomou no desfecho do conto? Qual a causa da atitude do Príncipe Desencantado?

 6 - Por que os outros príncipes passam pelo castelo assoviando e olhando para o outro lado?

7 - Agora crie uma hipótese: por que você acha que a princesa desse conto está dormindo há tanto tempo? Quem a teria enfeitiçado? Por qual motivo?

8 - Novamente, nesse conto, assim como em Pandora, a mulher é apontada como interesseira. Comente sobre isso. Por que, em sua opinião, em várias histórias a mulher é associada à traição, vista como interesseira, entre outros aspectos negativos?

 9 - Essa história poderia terminar com a frase: “E viveram felizes para sempre!”? Justifique.

Releia o texto O príncipe Desencantado. Com base no conto lido, que palavras você usaria para caracterizar a princesa e o príncipe desse conto:

PRÍCIPE

 

PRINCESA

 

 

Leia o texto que se segue:

Texto 2

– O Pequeno Príncipe Negro (Marcelo Serralva)

O pequeno príncipe chegou

 montado em seu cavalo preto.

 Preta também era sua cor cor

de menino perfeito.

 Mas é claro que alguém estranhou

pois nas histórias que ouvimos

 os príncipes têm outra cor não a cor

deste menino.

Ao que o príncipe respondeu:

do lugar de onde venho

os príncipes são todos pretos

 os reis, as rainhas, todo o reino.

E aqui, pelo que vejo,

tem tanta gente pretinha!

 Vou procurar uma princesa

e fazer dela rainha

 Para que um dia as histórias

possam ter cor diferente

Uma cor que também é bela,

uma cor que traduza a gente.

ATIVIDADE XVIII

Pensando sobre o texto 2.

1-Que adjetivo caracteriza o cavalo e o Pequeno Príncipe?Por que esse adjetivo é importante para o sentido do texto?

2-O eu lírico do texto diz que é claro que alguém estranhou o fato de o príncipe ter esta cor. Por que você acha que ele fez esta afirmação?

 3- Qual o desejo expresso pelo eu lírico nos últimos versos? O que ele pretende fazer para que isso aconteça?

4- Ao ler os textos, o que percebemos em comum entre o príncipe preto e o príncipe desencantado?

 5-O que o eu lírico quis dizer com o verso: “uma cor que traduza a gente”?

 6-Podemos inferir ao ler o poema que as pessoas têm preconceito em relação à cor da pele? Explique

Agora vamos refletir além dos textos! Você já ouviu ou repetiu frases como: “amanhã é dia de branco!”; “A coisa tá preta!”; “Ela é a ovelha negra da família”. Essas frases trazem um discurso racista, em que se associa a cor negra a características pejorativas como preguiça ou algo negativo. De que maneira podemos contribuir para evitar esse discurso discriminatório?


7-Você concorda com o eu lírico, quando ele diz que a cor preta representa a gente? Explique:


 

 

 

 

 

ATIVIDADE XIX

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

 

Produzindo um texto contemporâneo

Então, em sua casa, crie um conto de fadas contemporâneo. Pense em onde se passaria essa nova história. Em vez de se passar num lindo castelo, pode acontecer num bairro como o seu, por exemplo. Você pode trocar elementos como: o príncipe, em vez de um cavalo, usa... E a princesa, em vez de um lindo vestido de festas, se veste com... A princesa, em vez de branca, magra, pode ser... Use a criatividade e também tudo o que você aprendeu sobre contos de fadas. Encante-nos com um conto de fadas contemporâneo! Organize seu texto,digite-o  e socialize a sua obra nas aulas do meet!




“O que dá beleza ao deserto é que esconde um poço de água em qualquer parte” ou como ser otimista e saber enxergar as oportunidades

Grande abraço!

Professora Fernanda Freitas




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