CIÊNCIAS NATURAIS – JANAÍNA
Peixes
Até aqui, estudamos animais que não possuem
coluna vertebral, ou seja, os invertebrados. A partir de agora, estudaremos a
diversidade de animais vertebrados, ou seja, que possuem coluna vertebral.Os peixes
são vertebrados que vivem em ambientes aquáticos, sejam eles marinhos ou de
água doce, durante todo o seu ciclo de vida.
Muitos peixes apresentam escamas sobre a pele, cuja função é revestir e proteger o corpo. Outros possuem um revestimento de placas ósseas no lugar das escamas. A maior parte desses animais possui nadadeiras, estruturas associadas à locomoção, ao equilíbrio e à orientação. A percepção da movimentação da água é feita por uma estrutura sensorial denominada linha lateral. Em algumas espécies está presente um órgão chamado vesícula gasosa (ou bexiga natatória), que é preenchida por gases e auxilia na flutuação na água. Quando a bexiga natatória esvazia, o peixe desce na coluna de água; quando ela se enche de ar, o peixe sobe.
A respiração da maioria dos peixes é
realizada exclusivamente por brânquias, estruturas localizadas na lateral da
cabeça, que retiram o gás oxigênio da água. Em alguns peixes, as brânquias são
protegidas por placas chamadas opérculos.
Os peixes que possuem esqueleto formado só
por cartilagem são denominados peixes cartilaginosos. Os principais
representantes desse grupo são os tubarões, as raias e as quimeras.
Os peixes que possuem esqueleto constituído
principalmente por ossos são chamados peixes ósseos. Podemos citar como
exemplos desse grupo o lambari, o dourado e o pintado.
Anfíbios
O nome desse grupo possui origem grega; amphi
significa “de ambos os lados“ e bios, “vida”. Isso porque a maioria
das espécies de anfíbios vive uma parte da vida na água (fase larval) e outra
no ambiente terrestre (adulto).
Esses animais apresentam uma pele
extremamente fina e úmida, características que auxiliam nas trocas gasosas
durante a fase adulta. Quando na fase larval, respiram por brânquias, e, na
fase adulta, por pulmões e pela pele.
De maneira geral, os anfíbios podem ser
reunidos em três grandes grupos: anuros, urodelos e cecílias.
Os anuros possuem quatro membros e são
desprovidos de cauda na fase adulta. Algumas espécies se locomovem por meio de
saltos, outras caminham e outras nadam. Os machos dos anuros podem produzir
sons, denominados coaxos, com a finalidade de atrair as fêmeas para a
reprodução e de marcação de território. São exemplos os sapos, as rãs e as
pererecas.
Os urodelos possuem um corpo mais
alongado, quatro membros e cauda comprida. Muitas espécies são totalmente
aquáticas. As salamandras são representantes desse grupo.
As cecílias são caracterizadas pela
ausência de membros e corpo alongado. Para se locomover, elas rastejam,
promovendo ondulações no corpo. Podem ser aquáticas ou escavadoras. As cecílias
são também conhecidas como cobras-cegas, pois seus olhos são recobertos por um tegumento
ou osso, não possuindo pálpebras.
Tegumento: conjunto
formado pela pele e seus anexos (pelos, unhas etc.).
Sugestão de videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=8anIoYIqWQU
Peixes: https://www.youtube.com/watch?v=uO0gJ0K7sSo. Anfíbios: https://www.youtube.com/watch?v=eTCD4zl-XZk
QUESTÕES
1) A lista a seguir apresenta características
de peixes (de todos eles ou de alguns). Assinale as que são essenciais para
classificar os peixes como vertebrados.
( )
Viver na água ( ) Apresentar nadadeiras
( )
Ter coluna vertebral ( ) Ter escamas na superfície do corpo
( )
Ter crânio (
) Possuir cartilagem no esqueleto
( )
Respiração por brânquias
2) Apresentam esqueleto formado por
cartilagem, mas não por material ósseo:
( )
carpas e bagres ( ) tubarões e raias
( )
salmões e trutas ( ) piranhas e tucunarés
( )
pitados e dourados
3) Cite duas adaptações do corpo do peixe que
facilitam o seu deslocamento na água.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Qual a função da bexiga natatória na
maioria dos peixes?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Como é a respiração dos peixes? De onde
retiram o oxigênio?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Assinale
com a letra V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Depois, comente as
falsas:
a)
( ) Os peixes ósseos não têm esqueleto
cartilaginoso.
b)
( ) Todos os peixes são ovíparos.
c)
( ) A sardinha é um peixe ósseo.
d)
( ) Todos os peixes são aquáticos.
e)
( ) O coração dos peixes é dividido em
três cavidades.
f)
( ) A linha lateral dos peixes capta
vibrações da água.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Os
peixes são animais:
A)
que mantem a temperatura constante. C)
com respiração pulmonar.
B)
com esqueleto ósseo e cartilaginoso. D)
com circulação aberta.
8) Associe o animal à sua
característica:
(A) sapo ( ) Tem ventosas nas pontas dos dedos.
(B) rã ( ) Não possui membros.
(C) perereca . ( ) Possui membros e cauda.
(D) salamandra ( )Sua carne é muito
apreciada.
(E) cobra-cega ( ) Apresenta glândulas de
veneno.
9) Associe as colunas:
a- Girino ( ) respiração ocorre por brânquias.
b- Cutânea ( ) nome dado a forma larval dos anfíbios.
c-
Alevino ( ) respiração ocorre pela pele.
d- Branquial
( ) nome dado ao peixe pequeno.
10) UDESC
2009) Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e
Gymnophiona ou Apoda. Assinale a alternativa correta que contém,
respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas
ordens.
a) salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília)
b) jacaré, sapo, tartaruga
c) perereca, jiboia, salamandra
d) sapo, salamandra, cobras-cegas (Cecília)
e) cobras-cegas (Cecília), tartaruga, sapo
11) Nos anfíbios, a respiração cutânea
compensa a:
a) falta de hemoglobina no sangue; c) pequena
superfície dos pulmões;
b) falta de irrigação sanguínea na pele; d) falta de respiração pulmonar;
12) Cruzadinha científica:
1) Anfíbio com ventosas
adesivas nas pontas dos dedos.
2) Criação de rãs.
3) Mudanças que ocorrem
durante o desenvolvimento dos anfíbios.
4) Fase larval dos
anuros.
5) Gênero com dimorfismo
sexual, comum no Brasil.
6) Saco presente no
girino, que contém substâncias nutritivas.
7) Grupo de anfíbios sem
cauda.
8) Anuro com um par de
glândulas de veneno dorsal.
13) Os sapos apresentam a pele bastante
enrugada, possuem glândulas de veneno e passam boa parte da vida na terra. Os
sapos pertencem ao grupo dos:
a) Anfíbios; b) Peixes; c) Répteis; d) Mamíferos.
14) Qual é o órgão respiratório dos anfíbios
durante a fase larval?
a) Pulmão; b)
Pele; c) Brânquias; d) Pulmão e pele.
15) Responda:
a- Para que os animais sejam agrupados sob
nome de vertebrados, eles devem possuir características em comum. Que
características são essas?
_________________________________ e
___________________________________
b- Cite uma característica dos anfíbios que
explica a importância de a maioria deles viver em ambientes úmidos.
_______________________________________________________________________
c- A piracema é um fenômeno no qual os peixes
nadam contra a correnteza, até a nascente do rio, para a desova. Nesse período
a pesca é proibida. Por que a pesca dos peixes em período de reprodução é
proibida?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d- Os anfíbios receberam esse nome devido a
uma característica presente na maioria dos animais desse grupo. Que
característica é essa?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Répteis
Os répteis representam o primeiro grupo de
animais vertebrados que passam todo o seu ciclo de vida no ambiente terrestre.
Isto é, não dependem da água para a reprodução ou para realizar trocas gasosas.
A sobrevivência
desses animais em ambientes secos é possibilitada por um conjunto de
características. Podemos citar algumas:
• Sua
pele é mais espessa, revestida por placas ou escamas. Isso lhes garante maior
resistência à perda de água.
• A
pele não participa da respiração, que é realizada exclusivamente pelos pulmões.
• Seus ovos são recobertos por uma casca resistente à perda de água para o ambiente.
•
Eliminam menor quantidade de água na urina,
quando comparados aos peixes e anfíbios.
Os
répteis podem ser organizados em três grupos: os quelônios, os crocodilianos e
os escamados.
Os quelônios apresentam carapaça óssea,
que confere proteção ao corpo contra predadores e choques mecânicos. São
representantes desse grupo: as tartarugas, os jabutis e os cágados.
Os crocodilianos apresentam corpo
revestido por placas córneas. Os crocodilos, os jacarés e os gaviais são
representantes desse grupo.
Os escamados são assim
denominados por possuírem o corpo revestido por escamas. São representados
pelas serpentes e pelos lagartos.
Aves
A maioria das
aves vive em ambientes terrestres. Elas apresentam bico, pés e pernas
revestidos por escamas córneas e os membros anteriores modificados em asas.
Entre as características das aves, está a presença de penas e de sacos aéreos.
As penas são
importantes para a manutenção da temperatura do corpo, para a proteção e para a
atração de parceiros na reprodução. Existem diferentes tipos de penas, mas
somente alguns permitem o voo.
Os sacos aéreos
são estruturas que atuam como reservatórios de ar, melhorando a eficiência das
trocas gasosas realizadas no pulmão. Também deixam a ave com menor massa,
possibilitando o voo.
As aves possuem
outras adaptações que permitem o voo. Podemos citar o formato aerodinâmico das
asas e do corpo, que reduz a resistência do ar; os músculos peitorais
desenvolvidos, utilizados para mover as asas durante o voo; e a presença de
ossos pneumáticos, que possuem espaços em seu interior preenchidos por ar,
diminuindo sua densidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1nv4HFOIG9xMr4yEWw9hSxzO_O7cDcf6UCGxbbYRhKZTr3JdGuwdAtYuil08nxMMyuTkj1g8go_AkYZmR7afMShdqi6zQ0DA3uOn37hp11x_i_KT6IZUvhq-0GKP71xbMkm6F2yc5WRo/w400-h205/image.png)
Sugestão de videoaula:
Répteis: https://www.youtube.com/watch?v=_lfh-XbZR5s; Aves: https://www.youtube.com/watch?v=y6hElzUzx5E
Questões
1)
Quais
características dos répteis estão ligadas ao seu sucesso na vida fora da água?
![]() |
2)
Qual
substância faz com que a pele dos répteis seja
impermeável?
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3)
Que
fenômeno ocorre em lagartos e cobras semelhante ao que acontece como
exoesqueleto de artrópodes?
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4) É um animal com coluna vertebral;
fecundação interna com cópula; respiração pulmonar; embrião protegido por ovo
de casca dura; temperatura corpórea variável em função do meio. Esse animal
deve pertencer ao grupo:
A)das aves B)dos anfíbios C)dos répteis D)dos
mamíferos
5)
Como
é a respiração dos répteis?
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6)
Associe corretamente:
(A) Quelônios ( )
tartarugas e jabutis
(B) Crocodilianos ( )
lagartos e lagartixas
(C) Lacertílios ( )
cobras
(D) Ofídios ( ) crocodilos e jacarés
7)
Responda
a questão com base nas características a seguir
1-
Presença
de coluna vertebral;
2- Fecundação interna com cópula
3- Temperatura corporal variável em função
da temperatura
4- Embrião protegido por ovos de casca dura.
5- Respiração Pulmonar
Pelas características, esse ser deve pertencer ao grupo:
a) das aves; b) dos anfíbios; c) dos répteis; d)
dos mamíferos; e) dos peixes .
8)
Cite
três características importantes das aves.
9) Leia o texto e responda às questões que seguem.
[...]
As aves utilizam vários tipos de “bússolas” para se orientar em suas rotas
durante os deslocamentos migratórios, dentre elas o sol, as estrelas, o relevo,
o instinto e o campo magnético da Terra. A maioria dos migrantes em larga
escala se desloca durante a noite e utiliza as estrelas como referência [...]
NUNES, A. P.; TOMAS,
W. M. Aves migratórias e nômades ocorrentes no Pantanal. Corumbá: Embrapa
Pantal, 2008.
a) Como as aves se orientam durante seus
deslocamentos migratórios?
![]() |
b) Cite algumas adaptações das aves que
possibilitam o voo desses animais.
![]() |
10)
Os
sacos aéreos são uma das importes estruturas relacionadas com o voo das aves,
pois deixam o corpo desses animais mais leves. Entre as alternativas abaixo,
marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.
A) penas. B) ossos pneumáticos. C)
ausência de dentes. D) glândula uropigiana.
11) Explique o que são e a importância dos
ossos pneumáticos em aves.
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12)
Que
semelhança existe entre os ovos das aves e os dos répteis?
![]() |
Mamíferos
A maioria
dos mamíferos vive em ambientes terrestres. Entretanto, alguns possuem
adaptações relacionadas à vida em ambientes aquáticos, como os golfinhos e as
baleias. Independentemente de seu modo de vida, esses animais realizam sempre a
respiração pulmonar.
Os
mamíferos apresentam várias características em comum, sendo a principal delas a
presença de glândulas mamárias produtoras de leite, ejetado pelos mamilos na
grande maioria das espécies. Os filhotes de mamíferos são alimentados com leite
materno, desde o seu nascimento até certo estágio de seu desenvolvimento.
Os pelos
são exclusivos de mamíferos. De maneira semelhante às penas das aves, atuam na
manutenção da temperatura do corpo, visto que evitam a perda acentuada de calor
para o ambiente. Alguns mamíferos apresentam pelos modificados com funções
táteis, como os bigodes presentes em gatos e cachorros, chamados de vibrissas.
Os
mamíferos apresentam estruturas como unhas, garras e cascos. Estes têm
importância na locomoção, na alimentação e na defesa desses animais. Por
exemplo, as unhas estão presentes nos macacos; as garras, nos gatos; e os
cascos, nos cavalos.
Os chifres
e os cornos são outros exemplos de estruturas que podemos encontrar nos
mamíferos. Os chifres são formados por ossos. Podem ser utilizados na defesa
dos animais que os possuem, como os alces. Os cornos possuem queratina em sua constituição. Os
rinocerontes e os bovinos são exemplos de mamíferos que têm cornos.
Queratina:
proteína que confere rigidez.
Principais Ordens dos Mamíferos
Ordem |
Características |
Exemplos |
Monotremados |
Ovíparos. |
Ornitorrinco, equidna. |
Marsupiais |
Com marsúpio (bolsa onde os filhotes
completam o desenvolvimento). |
Canguru, cuíca, gambá,
coala. |
Carnívoros |
Com dentes caninos bem desenvolvidos. |
Leão, tigre, urso, lobo, onça, cão, gato, etc. |
Roedores |
Com
dois pares de dentes incisivos com crescimento contínuo. |
Rato, castor, esquilo, cutia, capivara etc. |
Logomorfos |
Três pares de dentes incisivos. |
Coelhos e lebres. |
Desdentados |
Sem dentes ou com dentição incompleta. |
Tamanduá, tatu, preguiça. |
Proboscídeos |
Com tromba formada pelo nariz e maxilar superior. |
Elefante. |
Ungulados |
A unha forma um casco. |
Cavalo,
asno, zebra, anta, rinoceronte. |
Cetáceos |
Membros anteriores transformados em nadadeiras e posteriores atrofiados. |
Baleia, boto, orca, golfinho. |
Sirênios |
Membros anteriores transformados em
nadadeiras e ausência de membros posteriores. |
Peixe-boi. |
Quirópteros |
Membros anteriores transformados em asas. |
Morcego. |
Primatas |
Com cérebro bastante desenvolvido. |
Chimpanzé, gorila, ser humano. |
QUESTÕES
Sugestão de
videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=E7Zzzd68NPM
1) Comparando-se
evolutivamente, o animal mais próximo do homem
é:
A) lagartixa C) tubarão B) gato D)
rã
2) "Há dois meses, um
surto de raiva humana assustou os moradores de Portel, arquipélago de Marajó:
pessoas morreram contaminadas ao serem mordidas por morcegos, que, de asas
abertas, cabem em duas mãos e têm o mesmo peso de uma caixa de fósforos."
JC e-mail n. 2549, jun. 2004. [Adaptado]. Sobre o morcego, é CORRETO afirmar:
A)
É o único vetor da raiva.
B)
Todas as espécies conhecidas são hematófagas.
C)
Todos os indivíduos da espécie devem ser vacinados ou exterminados.
D)
É o único mamífero capaz de voar.
3) Qual das alternativas contêm
somente mamíferos ovíparos?
A)
baleia e golfinho. C)
coelho e ornitorrinco.
B)
ornitorrinco e equidna. D)
equidna e golfinho.
4) A pedido do professor de
ciências, Ana Maria elaborou uma lista de alterações presentes no corpo de
animais homeotérmicos - mamíferos e aves - que lhes permitem manter a
temperatura corporal constante. As seguintes características constam na lista:
I. Pelos
II. Penas.
III. Glândulas sudoríparas.
IV. Camada subcutânea de
gordura.
Estão
corretas as características:
A) I e II, apenas. B) I, II e III, apenas. C) III e IV, apenas. D)
I, II, III e IV.
5) Os ornitorrincos vivem na
Austrália e são animais difíceis de observar, pois se escondem em túneis na
beira dos rios e só são ativos no início do dia e ao anoitecer. No século XIX,
eles quase foram extintos, pois sua pele era muito utilizada na confecção de casacos.
Alguns
consideram os ornitorrincos meio esquisitos. Eles são ovíparos e têm bico e os
filhotes lambem o leite que escorre nos pelos do ventre da mãe, Já que as glândulas
mamárias não têm mamilos. Das características citadas no texto acima, as que
permitem incluí-los na classe dos mamíferos
são:
A)
serem ovíparos e terem pele.
B) terem bico e filhotes.
C) terem glândulas mamárias e pelos.
D)
esconder-se em túneis e viverem na beira dos rios.
6) Pertencem a este grupo os
cangurus, os coalas, os gambás e as cuícas:
A) Monotremados. B) Marsupiais. C) Sirênios. D)
Carnívoros.
7) Os mamíferos têm, em geral:
A)
pele rica em queratina e recoberta por
pelos.
B)
pele rica em queratina e recoberta por
penas.
C)
pele rica em queratina e recoberta por escamas, placas ou carapaças.
D)
pele úmida pobre em queratina e sem escamas.
8) Sobre a respiração dos
mamíferos aquáticos podemos afirmar que:
A)
Os mamíferos aquáticos têm respiram branquial assim como a maioria dos peixes.
B)
Os mamíferos aquáticos quando jovens, respiram por brânquias, e quando
adultos, passam a respirar por pulmão.
C) Os mamíferos aquáticos têm
respiração pulmonar, assim como os mamíferos terrestres.
D)
Os mamíferos aquáticos respiram através da pele, por isso, apresentam
respiração cutânea.
9) A que característica se
refere o nome mamífero? Que tipo de revestimento protege o corpo dos mamíferos?
10) Alguma pessoas confundem os
cetáceos, como baleias e golfinhos, com peixes. Além do modo de reprodução e
alimentação dos filhotes, cite duas características que permitem identificar os
cetáceos como mamíferos e não como peixes.
Animais Vertebrados
Assista
a vídeo-aula no link: https://www.youtube.com/watch?v=8anIoYIqWQU&t=1373s. Depois responda as questões que se seguem.
ATIVIDADE
DE REVISÃO
1-Uma característica exclusiva
dos vertebrados é a presença de:
a)___ simetria bilateral. c)___ossos.
b)___ corpo segmentado.
d)___ esqueleto interno com crânio e coluna vertebral.
2- As afirmações a seguir
referem-se aos animais vertebrados:
I. Botar ovos é característica exclusiva
das aves.
II. Aves e mamíferos são os únicos grupos que são endotérmicos.
III. A respiração pode ser pulmonar, branquial ou cutânea.
Assinale:
a)___ se todas estiverem corretas. c)___se apenas I
e III estiverem corretas.
b)___ se apenas II e III estiverem corretas. d)___se apenas I e II
estiverem corretas.
3-Qual a estrutura que permite aos peixes ósseos a percepção das vibrações no meio aquático?
4-De acordo com as
características evolutivas, podemos dizer que a sequência do aparecimento dos
animais foi:
a)___ peixes – anfíbios – répteis – aves – mamíferos
b)___mamíferos – anfíbios – peixes – aves – répteis.
c)___ répteis – aves – peixes – mamíferos – anfíbios.
d)___ aves – mamíferos – répteis – anfíbios – peixes.
5- Classifique os peixes abaixo em: C
(cartilaginoso) ou O (ósseo)
6- Muitos
peixes de aquário vêm da região amazônica e são vendidos para países europeus.
Para mantê-los vivos, os aquaristas usam aquecedores na água. Sabendo que
peixes são animais ectotérmicos, procure explicar a necessidade do uso desses
equipamentos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-“A dengue é um dos
principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde
(OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em
mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil
doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.”
(Disponível em:
<http://portal.saude.gov.br/SAUDE/area.cfm?id_area=920>. Acesso em: 17
out. 2007.)
Qual é a relação existente entre a presença dos sapos e a
redução da ocorrência de doenças como a dengue, por exemplo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-Se alguém
teimasse com você que as cobras-cegas são cobras, como o nome sugere, que
argumentos você usaria para explicar a diferença entre esse anfíbio e uma cobra
de verdade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-Quais são as principais características existentes na pele dos répteis? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10-Que características são comuns a todas as aves?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove
utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se
desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam
lambendo uma secreção láctea que escorre nos pelos do ventre da mãe. A boca do
ornitorrinco é em forma de bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo
do fundo do rio.
a) A que classe de vertebrados
pertence o ornitorrinco? __________________
b) Cite duas características
mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- As características abaixo estão
relacionadas à capacidade de voo das aves. Explique cada uma delas.
A) Sacos aéreos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Ossos pneumáticos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13-O cartaz de propaganda de uma clínica veterinária
tinha a seguinte inscrição: “Cuidamos de seu pet: gato, cão, galinha e iguana”.
Pode-se concluir que a clínica atende a qualquer grupo de vertebrados?
Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14- O que é marsúpio?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15- O morcego e o sabiá são vertebrados com asas e
são classificados em diferentes classes. A qual classe esses animais pertencem?
Por que?
Leia
o texto abaixo para resolver as questões. Assista a vídeo-aula no
link: https://www.youtube.com/watch?v=WrWN3eeN6d0 sobre O Ar e sua composição.
O
AR
O ar é uma mistura de gases que envolve
nosso planeta, formando a camada que denominamos atmosfera. Ele está presente
também entre os grãos que formam o solo e dissolvido
na água de oceanos, rios e lagos.
Os gases nitrogênio e
oxigênio correspondem a quase todo o volume do ar. Gás carbônico e outros gases
estão presentes em quantidades comparativamente bem menores. O ar pode conter
também vapor de água, em quantidades variáveis.
Uma maneira de quantificar
cada um desses gases á analisando o volume correspondente a cada um deles na
mistura que forma o ar. Imagine que, se pudéssemos separar os componentes do ar
seco em 100 frascos idênticos, o gás nitrogênio ocuparia 78 desses frascos,
enquanto o gás oxigênio ocuparia 21. O frasco restante, ou seja, apenas um, conteria
uma mistura de gás carbônico e gases nobres.
GÁS NITROGÊNIO
O nitrogênio é um
componente indispensável das proteínas, substâncias que podem formar diferentes
estruturas celulares ou participar de transformações químicas no organismo. O
DNA e o RNA, moléculas que armazenam as informações genéticas, também contêm
nitrogênio.
Alguns microrganismos presentes
no solo conseguem obter nitrogênio diretamente do ar e o transformam em
substâncias que as plantas podem absorver pelas raízes. Nos oceanos, alguns
organismos fotossintetizantes usam o gás nitrogênio atmosférico. Dessa forma, o
nitrogênio entra na cadeia alimentar, e os animais podem obtê-lo ao comer
plantas ou outros animais.
Esse nitrogênio que faz
parte dos seres vivos pode voltar a formar gás nitrogênio pela decomposição
da matéria orgânica. Nesse processo, o nitrogênio forma ainda outras substâncias,
que são liberadas no solo ou no ambiente aquático. A urina e as fezes dos
animais também liberam substâncias nitrogenadas no ambiente.
Atividades humanas contribuem para alterar a distribuição do nitrogênio
no ambiente. A queima dos combustíveis fósseis e a atividade de algumas
indústrias, por exemplo, lançam na atmosfera outros gases que contêm
nitrogênio, afetando essa distribuição. Muitos fertilizantes agrícolas contêm
nitrogênio e, lançados no solo podem atingir rios e lagos, perturbando esses ambientes.
GÁS OXIGÊNIO
O gás oxigênio é o segundo
mais abundante na atmosfera. Ele é fundamental para a maioria dos seres vivos,
que o utilizam para obter energia contida nos alimentos, em um processo chamado
respiração celular. Os seres vivos obtêm gás oxigênio diretamente da
atmosfera ou da água, onde se encontra dissolvido.
O gás oxigênio é um gás
comburente, ele participa de outro tipo de reação bastante comum no nosso
cotidiano: a combustão, também chamada de queima.
GÁS CARBÔNICO
O gás carbônico presente na
atmosfera ou dissolvido na água é utilizado pelos seres fotossintetizantes para
produzir seu próprio alimento. Nesse processo, chamado fotossíntese, a luz
solar é utilizada para combinar gás carbônico e água, originando a glicose.
Existem diferentes fontes que adicionam gás carbônico à atmosfera. A
respiração celular é uma delas: o gás carbônico é o resíduo desse processo e é
liberado no ambiente pela maioria dos seres vivos.
Além do papel que
desempenha na fotossíntese e na respiração, o gás carbônico tem importância
para os seres vivos porque participa da manutenção da temperatura do planeta.
Esse fenômeno é chamado de efeito estufa.
A decomposição de matéria
orgânica, a queima de combustíveis, os incêndios e diferentes atividades industriais
também lançam gás carbônico na atmosfera.
GASES NOBRES
Os gases nobres recebem
esse nome porque, além de ocorrerem em baixa quantidade na natureza,
praticamente não reagem com nenhuma substância. São eles: argônio, neônio,
hélio, criptônio, xenônio e radônio. Desses, o gás argônio é o mais abundante,
correspondendo a aproximadamente 0,9 % do volume do atmosférico. Ele é empregado em metalúrgicas
e na produção de lâmpadas incandescentes e fluorescentes.
Já o gás hélio é usado em
balões meteorológicos, dirigíveis e também no resfriamento de determinados
equipamentos. O gás neônio é utilizado
em pequenas quantidades nas lâmpadas de neon dos anúncios luminosos.
VAPOR DE ÁGUA
Assim como o gás carbônico,
o vapor de água desempenha papel importante na manutenção da temperatura do
planeta, ou seja, também participa do efeito estufa.
Os nevoeiros,
também conhecidos de neblina, se formam quando a umidade do ar está muito alta
e a temperatura está baixa. O vapor de água na atmosfera se condensa, formando
pequenas gotículas em suspensão no ar.
QUESTÕES
1- O que é atmosfera? Do que ela é formada?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Com base na análise do
gráfico, marque a alternativa correta:
a) a atmosfera é uma
mistura de gases sendo o oxigênio o gás mais abundante.
b) o nitrogênio é o gás
mais abundante na atmosfera, sendo o mais utilizado pelo ser humano.
c) o gás carbônico é o
segundo gás mais encontrado na atmosfera.
d) a atmosfera é uma
mistura de gases sendo o nitrogênio o gás mais abundante.
3- Identifique as
afirmações incorretas e corrija-as no caderno.
a)
O ar é um gás.
b)
No estado gasoso, as partículas que formam a matéria podem se deslocar por todo
o
espaço
disponível.
c)
O ar é composto principalmente de oxigênio e carbono.
d)
Gases nobres correspondem a menos de 1% do volume do ar.
e)
A respiração libera gás nitrogênio.
4- Correlacione:
Gás Oxigênio – Gás Nitrogênio – Gás Carbônico – Vapor
d’água
a) _____________________ presente na atmosfera e
ajuda a regular o clima.
b) _____________________ mais abundante na
atmosfera.
c) _____________________ indispensável para a
respiração da maior parte dos seres vivos e para o processo de combustão.
d)
____________________ é indispensável para que as plantas produzam seu alimento
por meio da fotossíntese.
5-. O nitrogênio é um
elemento essencial para a vida como a conhecemos. Como ele é obtido pelos
diferentes seres vivos?
6- O gás
oxigênio é necessário para todos os seres vivos? Explique a importância desse
gás.
7-
Analise
o procedimento retratado na imagem e responda.
A vela é coberta com um
copo.
A chama se mantém acesa
por alguns instantes e, então, se apaga.
a) Por que a vela
continuou acesa por algum tempo e depois se apagou?
b) O ar no interior do
copo se manteve inalterado? Explique.
8- O que
é um nevoeiro?
9- Quais são os principais
fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa na atualidade?
10- Escreva V ou F para
verdadeiro ou falso.
a)___O
nitrogênio é um componente indispensável das proteínas, substâncias que podem
formar diferentes estruturas celulares ou participar de transformações químicas
no organismo.
b)___Nos
oceanos, alguns organismos fotossintetizantes usam o gás nitrogênio atmosférico
para realizar o fenômeno denominado respiração celular.
c)___O gás
nitrogênio faz parte dos seres vivos e, pelo processo da decomposição, forma
outras substâncias, que são liberadas no solo ou no ambiente aquático.
11- Reescreva a(s) frase(s)
errada(s) da questão anterior tornando-as corretas.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- Observe
a figura abaixo e explique o processo da fotossíntese no espaço ao lado.
13-Que gás você utilizaria
para:
a) encher um balão de
aniversário?________________________________
b)preencher o interior dos
bulbos de lâmpadas incandescentes? ________________________________
c) produzir anúncios
luminosos? ________________________________
14- Os gases nobres correspondem a menos de
1% do ar atmosférico. Eles dificilmente se combinam com outras substâncias e,
por causa disso, entram nos corpos dos seres vivos durante a respiração e saem
inalterados, são eles:
a)
Hélio, argônio, neônio, radônio e xenônio.
b)
Hélio, argônio, neônio, radônio, xenônio e metano.
c)
Hélio, argônio, neônio, radônio, xenônio e ozônio.
d)
Hélio, argônio, neônio, radônio, ozônio, xenônio.
15-
Observe o gráfico
abaixo:
Da análise do esquema que apresenta a composição do ar podemos
afirmar que:
I - o ar é uma mistura de diversos gases.
II - o gás mais importante para nossa vida não é encontrado
em maior quantidade.
III - o gás resultante da respiração é encontrado em maior
quantidade.
São CORRETAS as afirmativas:
a) I e II apenas. b)
I e III apenas. c) II e III
apenas. d) I; II; e III apenas
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