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quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Atividades de Ciências Naturais 7º ano - Professora Janaína

 

CIÊNCIAS NATURAIS  – JANAÍNA

Peixes

 

Até aqui, estudamos animais que não possuem coluna vertebral, ou seja, os invertebrados. A partir de agora, estudaremos a diversidade de animais vertebrados, ou seja, que possuem coluna vertebral.Os peixes são vertebrados que vivem em ambientes aquáticos, sejam eles marinhos ou de água doce, durante todo o seu ciclo de vida.



Muitos peixes apresentam escamas sobre a pele, cuja função é revestir e proteger o corpo. Outros possuem um revestimento de placas ósseas no lugar das escamas. A maior parte desses animais possui nadadeiras, estruturas associadas à locomoção, ao equilíbrio e à orientação. A percepção da movimentação da água é feita por uma estrutura sensorial denominada linha lateral. Em algumas espécies está presente um órgão chamado vesícula gasosa (ou bexiga natatória), que é preenchida por gases e auxilia na flutuação na água. Quando a bexiga natatória esvazia, o peixe desce na coluna de água; quando ela se enche de ar, o peixe sobe.

A respiração da maioria dos peixes é realizada exclusivamente por brânquias, estruturas localizadas na lateral da cabeça, que retiram o gás oxigênio da água. Em alguns peixes, as brânquias são protegidas por placas chamadas opérculos.

Os peixes que possuem esqueleto formado só por cartilagem são denominados peixes cartilaginosos. Os principais representantes desse grupo são os tubarões, as raias e as quimeras.

Os peixes que possuem esqueleto constituído principalmente por ossos são chamados peixes ósseos. Podemos citar como exemplos desse grupo o lambari, o dourado e o pintado.


Anfíbios

O nome desse grupo possui origem grega; amphi significa “de ambos os lados“ e bios, “vida”. Isso porque a maioria das espécies de anfíbios vive uma parte da vida na água (fase larval) e outra no ambiente terrestre (adulto).

Esses animais apresentam uma pele extremamente fina e úmida, características que auxiliam nas trocas gasosas durante a fase adulta. Quando na fase larval, respiram por brânquias, e, na fase adulta, por pulmões e pela pele.

De maneira geral, os anfíbios podem ser reunidos em três grandes grupos: anuros, urodelos e cecílias.

Os anuros possuem quatro membros e são desprovidos de cauda na fase adulta. Algumas espécies se locomovem por meio de saltos, outras caminham e outras nadam. Os machos dos anuros podem produzir sons, denominados coaxos, com a finalidade de atrair as fêmeas para a reprodução e de marcação de território. São exemplos os sapos, as rãs e as pererecas.

Os urodelos possuem um corpo mais alongado, quatro membros e cauda comprida. Muitas espécies são totalmente aquáticas. As salamandras são representantes desse grupo.

As cecílias são caracterizadas pela ausência de membros e corpo alongado. Para se locomover, elas rastejam, promovendo ondulações no corpo. Podem ser aquáticas ou escavadoras. As cecílias são também conhecidas como cobras-cegas, pois seus olhos são recobertos por um tegumento ou osso, não possuindo pálpebras.

Tegumento: conjunto formado pela pele e seus anexos (pelos, unhas etc.).

 

Sugestão de videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=8anIoYIqWQU

Peixes: https://www.youtube.com/watch?v=uO0gJ0K7sSo. Anfíbios: https://www.youtube.com/watch?v=eTCD4zl-XZk


QUESTÕES

 

1) A lista a seguir apresenta características de peixes (de todos eles ou de alguns). Assinale as que são essenciais para classificar os peixes como vertebrados.

(     ) Viver na água                                             (     ) Apresentar nadadeiras

(     ) Ter coluna vertebral                                   (     ) Ter escamas na superfície do corpo

(     ) Ter crânio                                                  (     ) Possuir cartilagem no esqueleto

(     ) Respiração por brânquias

 

2) Apresentam esqueleto formado por cartilagem, mas não por material ósseo:

(     ) carpas e bagres                             (     ) tubarões e raias

(     ) salmões e trutas                            (     ) piranhas e tucunarés

(     ) pitados e dourados

 

3) Cite duas adaptações do corpo do peixe que facilitam o seu deslocamento na água. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Qual a função da bexiga natatória na maioria dos peixes?

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5) Como é a respiração dos peixes? De onde retiram o oxigênio?

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6) Assinale com a letra V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Depois, comente as falsas:

a) (   ) Os peixes ósseos não têm esqueleto cartilaginoso.

b) (   ) Todos os peixes são ovíparos.

c) (   ) A sardinha é um peixe ósseo.

d) (   ) Todos os peixes são aquáticos.

e) (   ) O coração dos peixes é dividido em três cavidades.

f) (   ) A linha lateral dos peixes capta vibrações da água.

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7) Os peixes são animais:

A) que mantem a temperatura constante.                     C) com respiração pulmonar.

B) com esqueleto ósseo e cartilaginoso.                       D) com circulação aberta.

 

8) Associe o animal à sua característica:

(A) sapo                                     (   ) Tem ventosas nas pontas dos dedos.

(B) rã                                          (   ) Não possui membros.

(C) perereca        .                       (   ) Possui membros e cauda.

(D) salamandra                          (   )Sua carne é muito apreciada.

(E) cobra-cega                          (   ) Apresenta glândulas de veneno.

 

9) Associe as colunas:

a-  Girino                          (   ) respiração ocorre por brânquias.

b-  Cutânea                      (   ) nome dado a forma larval dos anfíbios.

c-   Alevino                        (   ) respiração ocorre pela pele.

d-  Branquial                    (   ) nome dado ao peixe pequeno.

    

 

 

10) UDESC 2009) Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens.

a)  salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília)     

b)  jacaré, sapo, tartaruga                                             

c)  perereca, jiboia, salamandra

d)  sapo, salamandra, cobras-cegas (Cecília)

e)  cobras-cegas (Cecília), tartaruga, sapo

 

11) Nos anfíbios, a respiração cutânea compensa a:

a) falta de hemoglobina no sangue;              c) pequena superfície dos pulmões;

b) falta de irrigação sanguínea na pele;       d) falta de respiração pulmonar;

 

12) Cruzadinha científica:


1) Anfíbio com ventosas adesivas nas pontas dos dedos.

2) Criação de rãs.

3) Mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento dos anfíbios.

4) Fase larval dos anuros.

5) Gênero com dimorfismo sexual, comum no Brasil.

6) Saco presente no girino, que contém substâncias nutritivas.

7) Grupo de anfíbios sem cauda.

8) Anuro com um par de glândulas de veneno dorsal.




13) Os sapos apresentam a pele bastante enrugada, possuem glândulas de veneno e passam boa parte da vida na terra. Os sapos pertencem ao grupo dos:

a) Anfíbios;                    b) Peixes;                 c) Répteis;                d) Mamíferos.

 

14) Qual é o órgão respiratório dos anfíbios durante a fase larval?

a) Pulmão;                     b) Pele;                     c) Brânquias;                       d) Pulmão e pele.

 

15) Responda:

a- Para que os animais sejam agrupados sob nome de vertebrados, eles devem possuir características em comum. Que características são essas?

_________________________________ e ___________________________________

 

b- Cite uma característica dos anfíbios que explica a importância de a maioria deles viver em ambientes úmidos.

_______________________________________________________________________

c- A piracema é um fenômeno no qual os peixes nadam contra a correnteza, até a nascente do rio, para a desova. Nesse período a pesca é proibida. Por que a pesca dos peixes em período de reprodução é proibida?

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d- Os anfíbios receberam esse nome devido a uma característica presente na maioria dos animais desse grupo. Que característica é essa?

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Répteis

Os répteis representam o primeiro grupo de animais vertebrados que passam todo o seu ciclo de vida no ambiente terrestre. Isto é, não dependem da água para a reprodução ou para realizar trocas gasosas.

A sobrevivência desses animais em ambientes secos é possibilitada por um conjunto de características. Podemos citar algumas:

  Sua pele é mais espessa, revestida por placas ou escamas. Isso lhes garante maior resistência à perda de água.

  A pele não participa da respiração, que é realizada exclusivamente pelos pulmões.

  Seus ovos são recobertos por uma casca resistente à perda de água para o ambiente.


   Eliminam menor quantidade de água na urina, quando comparados aos peixes e anfíbios.

Especialidade de Répteis: aprendendo a pesquisar ...Os répteis podem ser organizados em três grupos: os quelônios, os crocodilianos e os escamados.

Os quelônios apresentam carapaça óssea, que confere proteção ao corpo contra predadores e choques mecânicos. São representantes desse grupo: as tartarugas, os jabutis e os cágados.

Os crocodilianos apresentam corpo revestido por placas córneas. Os crocodilos, os jacarés e os gaviais são representantes desse grupo.

Os escamados são assim denominados por possuírem o corpo revestido por escamas. São representados pelas serpentes e pelos lagartos.

 

Aves

A maioria das aves vive em ambientes terrestres. Elas apresentam bico, pés e pernas revestidos por escamas córneas e os membros anteriores modificados em asas. Entre as características das aves, está a presença de penas e de sacos aéreos.

As penas são importantes para a manutenção da temperatura do corpo, para a proteção e para a atração de parceiros na reprodução. Existem diferentes tipos de penas, mas somente alguns permitem o voo.

Os sacos aéreos são estruturas que atuam como reservatórios de ar, melhorando a eficiência das trocas gasosas realizadas no pulmão. Também deixam a ave com menor massa, possibilitando o voo.

As aves possuem outras adaptações que permitem o voo. Podemos citar o formato aerodinâmico das asas e do corpo, que reduz a resistência do ar; os músculos peitorais desenvolvidos, utilizados para mover as asas durante o voo; e a presença de ossos pneumáticos, que possuem espaços em seu interior preenchidos por ar, diminuindo sua densidade.

As aves executam papéis importantes no ambiente. Podem auxiliar na polinização de flores, como o beija-flor, atuar na dispersão de sementes, como a gralha-azul, e exercer o controle biológico de muitas espécies, como a garça-vaqueira, que se alimenta de carrapatos parasitas de bois.

 

Sugestão de videoaula:

Répteis: https://www.youtube.com/watch?v=_lfh-XbZR5s; Aves: https://www.youtube.com/watch?v=y6hElzUzx5E

      Questões

 

1)  Quais características dos répteis estão ligadas ao seu sucesso na vida fora da água?


2)  Qual substância faz com que a pele dos répteis seja impermeável?


3)  Que fenômeno ocorre em lagartos e cobras semelhante ao que acontece como exoesqueleto de artrópodes?


4)  É um animal com coluna vertebral; fecundação interna com cópula; respiração pulmonar; embrião protegido por ovo de casca dura; temperatura corpórea variável em função do meio. Esse animal deve pertencer ao grupo:

A)das aves                 B)dos anfíbios    C)dos répteis                      D)dos mamíferos

 

5)  Como é a respiração dos répteis?


6)  Associe corretamente:

(A)  Quelônios                          (    ) tartarugas e jabutis

(B)  Crocodilianos                    (    ) lagartos e lagartixas

(C)  Lacertílios                         (    ) cobras

(D)  Ofídios                              (    ) crocodilos e jacarés

 

7)  Responda a questão com base nas características a seguir


1-  Presença de coluna vertebral;                                         

2-  Fecundação interna com cópula                                     

3-  Temperatura corporal variável em função da temperatura do meio 

 4- Embrião protegido por ovos de casca dura.

 5- Respiração Pulmonar 

 

Pelas características, esse ser deve pertencer ao grupo:

a) das aves;                b) dos anfíbios; c) dos répteis;           d) dos mamíferos;           e) dos peixes .

 

8)  Cite três características importantes das aves.


9)  Leia o texto e responda às questões que seguem.

[...] As aves utilizam vários tipos de “bússolas” para se orientar em suas rotas durante os deslocamentos migratórios, dentre elas o sol, as estrelas, o relevo, o instinto e o campo magnético da Terra. A maioria dos migrantes em larga escala se desloca durante a noite e utiliza as estrelas como referência [...]

                           NUNES, A. P.; TOMAS, W. M. Aves migratórias e nômades ocorrentes no Pantanal. Corumbá: Embrapa Pantal, 2008.

 


a)  Como as aves se orientam durante seus deslocamentos migratórios?



b)  Cite algumas adaptações das aves que possibilitam o voo desses animais.


10)   Os sacos aéreos são uma das importes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leves. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.

A) penas.                    B) ossos pneumáticos. C) ausência de dentes. D) glândula uropigiana.

 

11)  Explique o que são e a importância dos ossos pneumáticos em aves.


12)  Que semelhança existe entre os ovos das aves e os dos répteis?


Mamíferos

 

A maioria dos mamíferos vive em ambientes terrestres. Entretanto, alguns possuem adaptações relacionadas à vida em ambientes aquáticos, como os golfinhos e as baleias. Independentemente de seu modo de vida, esses animais realizam sempre a respiração pulmonar.

Os mamíferos apresentam várias características em comum, sendo a principal delas a presença de glândulas mamárias produtoras de leite, ejetado pelos mamilos na grande maioria das espécies. Os filhotes de mamíferos são alimentados com leite materno, desde o seu nascimento até certo estágio de seu desenvolvimento.

Os pelos são exclusivos de mamíferos. De maneira semelhante às penas das aves, atuam na manutenção da temperatura do corpo, visto que evitam a perda acentuada de calor para o ambiente. Alguns mamíferos apresentam pelos modificados com funções táteis, como os bigodes presentes em gatos e cachorros, chamados de vibrissas.

Os mamíferos apresentam estruturas como unhas, garras e cascos. Estes têm importância na locomoção, na alimentação e na defesa desses animais. Por exemplo, as unhas estão presentes nos macacos; as garras, nos gatos; e os cascos, nos cavalos.

 

Os chifres e os cornos são outros exemplos de estruturas que podemos encontrar nos mamíferos. Os chifres são formados por ossos. Podem ser utilizados na defesa dos animais que os possuem, como os alces. Os cornos possuem queratina em sua constituição. Os rinocerontes e os bovinos são exemplos de mamíferos que têm cornos.

Queratina: proteína que confere rigidez.

Principais Ordens dos Mamíferos

Ordem

Características

Exemplos

Monotremados

Ovíparos.

Ornitorrinco, equidna.

Marsupiais

Com    marsúpio    (bolsa    onde    os             filhotes completam o desenvolvimento).

Canguru,      cuíca,      gambá, coala.

Carnívoros

Com dentes caninos bem desenvolvidos.

Leão, tigre, urso, lobo, onça,

cão, gato, etc.

Roedores

Com dois pares de dentes incisivos com crescimento contínuo.

Rato, castor, esquilo, cutia, capivara etc.

Logomorfos

Três pares de dentes incisivos.

Coelhos e lebres.

Desdentados

Sem dentes ou com dentição incompleta.

Tamanduá, tatu, preguiça.

Proboscídeos

Com tromba formada pelo nariz e maxilar

superior.

Elefante.

Ungulados

A unha forma um casco.

Cavalo, asno, zebra, anta, rinoceronte.

Cetáceos

Membros anteriores transformados em

nadadeiras e posteriores atrofiados.

Baleia, boto, orca, golfinho.

Sirênios

Membros anteriores transformados em nadadeiras e ausência de membros

posteriores.

Peixe-boi.

Quirópteros

Membros anteriores transformados em asas.

Morcego.

Primatas

Com cérebro bastante desenvolvido.

Chimpanzé, gorila, ser

humano.

QUESTÕES

Sugestão de videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=E7Zzzd68NPM

 

1)  Comparando-se evolutivamente, o animal mais próximo do homem é:

A)  lagartixa                          C) tubarão                             B) gato                                   D) rã

 

2)  "Há dois meses, um surto de raiva humana assustou os moradores de Portel, arquipélago de Marajó: pessoas morreram contaminadas ao serem mordidas por morcegos, que, de asas abertas, cabem em duas mãos e têm o mesmo peso de uma caixa de fósforos." JC e-mail n. 2549, jun. 2004. [Adaptado]. Sobre o morcego, é CORRETO afirmar:

A)  É o único vetor da raiva.

B)  Todas as espécies conhecidas são hematófagas.

C)  Todos os indivíduos da espécie devem ser vacinados ou exterminados.

D)  É o único mamífero capaz de voar.

 

3)  Qual das alternativas contêm somente mamíferos ovíparos?

A)  baleia e golfinho.                                          C) coelho e ornitorrinco.

B)  ornitorrinco e equidna.                               D) equidna e golfinho.

 

4)  A pedido do professor de ciências, Ana Maria elaborou uma lista de alterações presentes no corpo de animais homeotérmicos - mamíferos e aves - que lhes permitem manter a temperatura corporal constante. As seguintes características constam na lista:

I.  Pelos

II.  Penas.

III.  Glândulas sudoríparas.

IV.  Camada subcutânea de gordura.

 

Estão corretas as características:

A) I e II, apenas.                     B) I, II e III, apenas.                C) III e IV, apenas.                 D) I, II, III e IV.

 

5)  Os ornitorrincos vivem na Austrália e são animais difíceis de observar, pois se escondem em túneis na beira dos rios e só são ativos no início do dia e ao anoitecer. No século XIX, eles quase foram extintos, pois sua pele era muito utilizada na confecção de casacos.

Alguns consideram os ornitorrincos meio esquisitos. Eles são ovíparos e têm bico e os filhotes lambem o leite que escorre nos pelos do ventre da mãe, Já que as glândulas mamárias não têm mamilos. Das características citadas no texto acima, as que permitem incluí-los na classe dos mamíferos são:

A)  serem ovíparos e terem pele.

B)  terem bico e filhotes.

C)  terem glândulas mamárias e pelos.

D)  esconder-se em túneis e viverem na beira dos rios.

 

6)  Pertencem a este grupo os cangurus, os coalas, os gambás e as cuícas:

A)  Monotremados.        B) Marsupiais.                          C) Sirênios.                           D) Carnívoros.

 

7)  Os mamíferos têm, em geral:

A)  pele rica em queratina e recoberta por pelos.

B)  pele rica em queratina e recoberta por penas.

C)  pele rica em queratina e recoberta por escamas, placas ou carapaças.

D)  pele úmida pobre em queratina e sem escamas.

 

8)  Sobre a respiração dos mamíferos aquáticos podemos afirmar que:

A)  Os mamíferos aquáticos têm respiram branquial assim como a maioria dos peixes.

B)    Os mamíferos aquáticos quando jovens, respiram por brânquias, e quando adultos, passam a respirar por pulmão.

C)  Os mamíferos aquáticos têm respiração pulmonar, assim como os mamíferos terrestres.

D)    Os mamíferos aquáticos respiram através da pele, por isso, apresentam respiração cutânea.

 

9)  A que característica se refere o nome mamífero? Que tipo de revestimento protege o corpo dos mamíferos?

 

10)  Alguma pessoas confundem os cetáceos, como baleias e golfinhos, com peixes. Além do modo de reprodução e alimentação dos filhotes, cite duas características que permitem identificar os cetáceos como mamíferos e não como peixes.

 

 

Animais Vertebrados

 

Assista a vídeo-aula no link: https://www.youtube.com/watch?v=8anIoYIqWQU&t=1373s. Depois responda as questões que se seguem.

 

ATIVIDADE DE REVISÃO

 

1-Uma característica exclusiva dos vertebrados é a presença de:
a)___ simetria bilateral.                           c)___ossos.
b)___ corpo segmentado.                       d)___ esqueleto interno com crânio e coluna vertebral.    


2- As afirmações a seguir referem-se aos animais vertebrados:
I. Botar ovos  é característica exclusiva das aves.
II. Aves e mamíferos são os únicos grupos que são endotérmicos.
III. A respiração pode ser pulmonar, branquial ou cutânea.
Assinale:
a)___ se todas estiverem corretas.                               c)___se apenas I e III estiverem corretas.
b)___ se apenas II e III estiverem corretas.                 d)___se apenas I e II estiverem corretas.

3-Qual a estrutura que permite aos peixes ósseos a percepção das vibrações no meio aquático? 

4-De acordo com as características evolutivas, podemos dizer que a sequência do aparecimento dos animais foi:
a)___ peixes – anfíbios – répteis – aves – mamíferos                 
b)___mamíferos – anfíbios – peixes – aves – répteis.                 

c)___ répteis – aves – peixes – mamíferos – anfíbios.

 d)___ aves – mamíferos – répteis – anfíbios – peixes.


5-  Classifique os peixes abaixo em: C (cartilaginoso) ou O (ósseo)



6- Muitos peixes de aquário vêm da região amazônica e são vendidos para países europeus. Para mantê-los vivos, os aquaristas usam aquecedores na água. Sabendo que peixes são animais ectotérmicos, procure explicar a necessidade do uso desses equipamentos.

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7-“A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.”
                                           (Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/SAUDE/area.cfm?id_area=920>. Acesso em: 17 out. 2007.)


Qual é a relação existente entre a presença dos sapos e a redução da ocorrência de doenças como a dengue, por exemplo?

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8-Se alguém teimasse com você que as cobras-cegas são cobras, como o nome sugere, que argumentos você usaria para explicar a diferença entre esse anfíbio e uma cobra de verdade?

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9-Quais são as principais características existentes na pele dos répteis? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10-Que características são comuns a todas as aves? 

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11- O ornitorrinco vive perto da água e nela se locomove utilizando as membranas existentes entre seus dedos. Seus filhotes se desenvolvem em ovos que são chocados fora do corpo materno, e se alimentam lambendo uma secreção láctea que escorre nos pelos do ventre da mãe. A boca do ornitorrinco é em forma de bico achatado com o qual ele pega o alimento no lodo do fundo do rio.



a) A que classe de vertebrados pertence o ornitorrinco? __________________

b) Cite duas características mencionadas no texto que justifiquem essa classificação.

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12- As características abaixo estão relacionadas à capacidade de voo das aves. Explique cada uma delas.

A) Sacos aéreos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Ossos pneumáticos. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13-O cartaz de propaganda de uma clínica veterinária tinha a seguinte inscrição: “Cuidamos de seu pet: gato, cão, galinha e iguana”. Pode-se concluir que a clínica atende a qualquer grupo de vertebrados? Explique.

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14- O que é marsúpio?

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15- O morcego e o sabiá são vertebrados com asas e são classificados em diferentes classes. A qual classe esses animais pertencem? Por que?

 

 

 

Leia o texto abaixo para resolver as questões. Assista a vídeo-aula no link: https://www.youtube.com/watch?v=WrWN3eeN6d0 sobre O Ar e sua composição.

 

O AR

       O ar é uma mistura de gases que envolve nosso planeta, formando a camada que denominamos atmosfera. Ele está presente também entre os grãos que formam o solo e dissolvido na água de oceanos, rios e lagos.

       Os gases nitrogênio e oxigênio correspondem a quase todo o volume do ar. Gás carbônico e outros gases estão presentes em quantidades comparativamente bem menores. O ar pode conter também vapor de água, em quantidades variáveis.

       Uma maneira de quantificar cada um desses gases á analisando o volume correspondente a cada um deles na mistura que forma o ar. Imagine que, se pudéssemos separar os componentes do ar seco em 100 frascos idênticos, o gás nitrogênio ocuparia 78 desses frascos, enquanto o gás oxigênio ocuparia 21. O frasco restante, ou seja, apenas um, conteria uma mistura de gás carbônico e gases nobres.

 

GÁS NITROGÊNIO 

       O nitrogênio é um componente indispensável das proteínas, substâncias que podem formar diferentes estruturas celulares ou participar de transformações químicas no organismo. O DNA e o RNA, moléculas que armazenam as informações genéticas, também contêm nitrogênio.

       Alguns microrganismos presentes no solo conseguem obter nitrogênio diretamente do ar e o transformam em substâncias que as plantas podem absorver pelas raízes. Nos oceanos, alguns organismos fotossintetizantes usam o gás nitrogênio atmosférico. Dessa forma, o nitrogênio entra na cadeia alimentar, e os animais podem obtê-lo ao comer plantas ou outros animais.

       Esse nitrogênio que faz parte dos seres vivos pode voltar a formar gás nitrogênio pela decomposição da matéria orgânica. Nesse processo, o nitrogênio forma ainda outras substâncias, que são liberadas no solo ou no ambiente aquático. A urina e as fezes dos animais também liberam substâncias nitrogenadas no ambiente.

Atividades humanas contribuem para alterar a distribuição do nitrogênio no ambiente. A queima dos combustíveis fósseis e a atividade de algumas indústrias, por exemplo, lançam na atmosfera outros gases que contêm nitrogênio, afetando essa distribuição. Muitos fertilizantes agrícolas contêm nitrogênio e, lançados no solo podem atingir rios e lagos, perturbando esses ambientes.

GÁS OXIGÊNIO

       O gás oxigênio é o segundo mais abundante na atmosfera. Ele é fundamental para a maioria dos seres vivos, que o utilizam para obter energia contida nos alimentos, em um processo chamado respiração celular. Os seres vivos obtêm gás oxigênio diretamente da atmosfera ou da água, onde se encontra dissolvido.

       O gás oxigênio é um gás comburente, ele participa de outro tipo de reação bastante comum no nosso cotidiano: a combustão, também chamada de queima.

 

GÁS CARBÔNICO

       O gás carbônico presente na atmosfera ou dissolvido na água é utilizado pelos seres fotossintetizantes para produzir seu próprio alimento. Nesse processo, chamado fotossíntese, a luz solar é utilizada para combinar gás carbônico e água, originando a glicose.

 

Existem diferentes fontes que adicionam gás carbônico à atmosfera. A respiração celular é uma delas: o gás carbônico é o resíduo desse processo e é liberado no ambiente pela maioria dos seres vivos.

       Além do papel que desempenha na fotossíntese e na respiração, o gás carbônico tem importância para os seres vivos porque participa da manutenção da temperatura do planeta. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa.

       A decomposição de matéria orgânica, a queima de combustíveis, os incêndios e diferentes atividades industriais também lançam gás carbônico na atmosfera.

GASES NOBRES

       Os gases nobres recebem esse nome porque, além de ocorrerem em baixa quantidade na natureza, praticamente não reagem com nenhuma substância. São eles: argônio, neônio, hélio, criptônio, xenônio e radônio. Desses, o gás argônio é o mais abundante, correspondendo a aproximadamente 0,9 % do volume do  atmosférico. Ele é empregado em metalúrgicas e na produção de lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

       Já o gás hélio é usado em balões meteorológicos, dirigíveis e também no resfriamento de determinados equipamentos.  O gás neônio é utilizado em pequenas quantidades nas lâmpadas de neon dos anúncios luminosos.

VAPOR DE ÁGUA

       Assim como o gás carbônico, o vapor de água desempenha papel importante na manutenção da temperatura do planeta, ou seja, também participa do efeito estufa.

       Os nevoeiros, também conhecidos de neblina, se formam quando a umidade do ar está muito alta e a temperatura está baixa. O vapor de água na atmosfera se condensa, formando pequenas gotículas em suspensão no ar.

 

QUESTÕES

1- O que é atmosfera? Do que ela é formada?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




2- Com base na análise do gráfico, marque a alternativa correta:

a) a atmosfera é uma mistura de gases sendo o oxigênio o gás mais abundante.

b) o nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera, sendo o mais utilizado pelo ser humano.

c) o gás carbônico é o segundo gás mais encontrado na atmosfera.

d) a atmosfera é uma mistura de gases sendo o nitrogênio o gás mais abundante.

 

3- Identifique as afirmações incorretas e corrija-as no caderno.

a) O ar é um gás.

b) No estado gasoso, as partículas que formam a matéria podem se deslocar por todo o

espaço disponível.

c) O ar é composto principalmente de oxigênio e carbono.

d) Gases nobres correspondem a menos de 1% do volume do ar.

e) A respiração libera gás nitrogênio.

 

 

 

4- Correlacione:

 

Gás Oxigênio – Gás Nitrogênio – Gás Carbônico – Vapor d’água

 

a) _____________________ presente na atmosfera e ajuda a regular o clima.

b) _____________________ mais abundante na atmosfera.

c) _____________________ indispensável para a respiração da maior parte dos seres vivos e para o processo de combustão.

d) ____________________ é indispensável para que as plantas produzam seu alimento por meio da fotossíntese.    

 

5-. O nitrogênio é um elemento essencial para a vida como a conhecemos. Como ele é obtido pelos diferentes seres vivos?

 

6- O gás oxigênio é necessário para todos os seres vivos? Explique a importância desse gás.

7- Analise o procedimento retratado na imagem e responda.



A vela é coberta com um copo.

A chama se mantém acesa por alguns instantes e, então, se apaga.

 

a) Por que a vela continuou acesa por algum tempo e depois se apagou?

 

b) O ar no interior do copo se manteve inalterado? Explique.

 

8- O que é um nevoeiro?

9- Quais são os principais fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa na atualidade?

10- Escreva V ou F para verdadeiro ou falso.

a)___O nitrogênio é um componente indispensável das proteínas, substâncias que podem formar diferentes estruturas celulares ou participar de transformações químicas no organismo.

b)___Nos oceanos, alguns organismos fotossintetizantes usam o gás nitrogênio atmosférico para realizar o fenômeno denominado respiração celular.

c)___O gás nitrogênio faz parte dos seres vivos e, pelo processo da decomposição, forma outras substâncias, que são liberadas no solo ou no ambiente aquático.

11- Reescreva a(s) frase(s) errada(s) da questão anterior tornando-as corretas.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12- Observe a figura abaixo e explique o processo da fotossíntese no espaço ao lado.



13-Que gás você utilizaria para:

a) encher um balão de aniversário?________________________________

b)preencher o interior dos bulbos de lâmpadas incandescentes? ________________________________

c) produzir anúncios luminosos? ________________________________

 

14- Os gases nobres correspondem a menos de 1% do ar atmosférico. Eles dificilmente se combinam com outras substâncias e, por causa disso, entram nos corpos dos seres vivos durante a respiração e saem inalterados, são eles:

a) Hélio, argônio, neônio, radônio e xenônio.

b) Hélio, argônio, neônio, radônio, xenônio e metano.

c) Hélio, argônio, neônio, radônio, xenônio e ozônio.

d) Hélio, argônio, neônio, radônio, ozônio, xenônio.

 

15- Observe o gráfico abaixo:

Da análise do esquema que apresenta a composição do ar podemos afirmar que:

I - o ar é uma mistura de diversos gases.

II - o gás mais importante para nossa vida não é encontrado em maior quantidade.

III - o gás resultante da respiração é encontrado em maior quantidade.

 

São CORRETAS as afirmativas:

a) I e II apenas.        b) I e III apenas.           c) II e III apenas.           d) I; II; e III apenas


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