Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Atividades de Ciências Naturais 9º ano - Professora Rosilene Valéria

 ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ROSILENE VALÉRIA

 

Aula 01– Carga Horária: 50 minutos – Data: 22/07/2020

 

Grandezas físicas, unidades de medidas, transformações de unidades, notação científica e algarismos significativos:

Uma grandeza física: é uma quantidade que pode ser medida e representada por um número associado a uma unidade de medida.



Transformação de km/h em m/s e vice-versa:

Para transformar um valor dado em km/h para m/s devemos dividi-lo por 3,6. Ao contrário, quando quisermos transformar um valor dado em m/s para km/h, devemos multiplica-lo por 3,6.

(velocidade em km/h) : 3,6 = velocidade em m/s.

(velocidade em m/s) x 3,6 = velocidade em km/.

Exercício resolvido

Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que percorre 14,4 km em 3 min.

ΔS = 14,4 Km = 14,4 x 1000 = 14.400 metros

Δt = 3 min = 3 x 60 = 180 segundos

Vm = ?

Vm = ΔS/ Δt   

Vm = 14.400/180    

Vm = 80 m/s

 

Movimento uniforme

 

Movimento uniforme é o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante, assim, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. No movimento uniforme, não há aceleração.

Movimento, em que a velocidade é constante.

 

 Função horária da posição do MU: É uma equação matemática de 1º grau utilizada para descrever a posição (S) de um móvel em relação a algum referencial (S0) em função do tempo decorrido (t). É definida pela equação a seguir:

S = S0 + v.t

S = Posição final;
S= Posição inicial;

v = velocidade média;
t = instante de tempo.

 

 →Movimento progressivo: É um movimento no qual a distância aumenta em relação a algum referencial, ou seja, quando estiver afastando-se. Nesse caso, a velocidade tem módulo positivo.

V > 0

→ Movimento regressivo ou retrógrado: É um movimento no qual a distância de um móvel em relação a algum referencial diminui. A velocidade no movimento retrógrado é negativa.

V < 0

→ Aceleração média: É a taxa de variação da velocidade para um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido a velocidade de um corpo mudar em função do tempo, maior será o módulo de sua aceleração.

Se um corpo estiver aumentando sua velocidade, sua aceleração será positiva e esse movimento será chamado de movimento acelerado. Se a velocidade do móvel está diminuindo, o movimento é retardado. A definição matemática de aceleração é dada pela equação a seguir:

Am = Δv
        Δt

Δv = variação da velocidade;
Δt = intervalo de tempo.

→ Aceleração instantânea: É a taxa de variação da velocidade para intervalos de tempos muito pequenos, próximos de zero. Sua definição matemática é dada por:

Ains = Δv
          Δt

Δt ≈ 0
ΔS = variação da velocidade;
Δt = intervalo de tempo.

 

Exercícios resolvidos

1. Um móvel em movimento uniforme varia sua posição como mostra a tabela abaixo:


a) Qual a posição inicial e a velocidade do móvel?

Resolução: A posição inicial é sempre o primeiro espaço onde sabemos exatamente que o móvel se encontra. No caso, temos que a primeira posição conhecida deste móvel é quando ele se encontra na posição 32 m.

É importante que você se lembre da equação de velocidade média:

V = ΔS/Δt

Ou seja,

 


b) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique.

 Resolução: Repare que a posição do gráfico está sempre crescendo enquanto o tempo passa. A este movimento damos o nome de progressivo.

 

2. Qual a velocidade de um atleta que corre 100 metros, em linha reta em 10 segundos?

Vm = ΔS    
         Δt

Vm = 100 m    

              10 s

Vm = 10m/s


Movimento uniformemente variadoé nome dado ao tipo de movimento em que a velocidade de um corpo muda a taxas constantes. No caso em que o movimento tem a sua velocidade aumentada, dizemos tratar-se de um movimento acelerado, se a velocidade diminui, dizemos tratar-se de um movimento retardado.

∆S= Sf - S0

ΔS= V₀.t + ½.a.t²

 

Sendo: A variação da posição, que é a distância percorrida, é igual à velocidade inicial multiplicada pelo tempo mais um meio multiplicando a aceleração e o tempo elevado a 2.

 

Aula 02 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 24/07/2020

 

Exercício

 

01. Um pássaro está voando e se afastando de uma árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?

 

02.  Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente para o leste com velocidade constante. Pede-se:

a) O celim (banco) está em repouso ou em movimento em relação ao pneu?

03. (Ufrj-RJ-2008) Heloísa, sentada na poltrona de um ônibus, afirma que o passageiro sentado à sua frente não se move, ou seja, está em repouso. Ao mesmo tempo, Abelardo, sentado à margem da rodovia, vê o ônibus passar e afirma que o referido passageiro está em movimento.

De acordo com os conceitos de movimento e repouso usados em Mecânica, explique de que maneira devemos interpretar as afirmações de Heloísa e Abelardo para dizer que ambas estão corretas.

 

04. Um camelo percorre 90 km em 6 h. Com esses dados, é possível determinar a velocidade média do animal? Explique.

 

05. Um atleta nada 100 m em 50 s. Mostre como obter a velocidade média do indivíduo nesse percurso.

 

06. Um ônibus leva meia hora para realiza o percurso de Jundiaí (SP) a Campinas (SP), a uma velocidade média de 80 km/h. Qual é a distância que separa as duas cidades? Explique como chegou a essa conclusão.

 

07. Um avião percorre a distância de Porto Alegre a Recife, que é de 3,000 km, em duas horas. Calcule a velocidade média do avião nesse percurso.

08. Transforme a velocidade de:

a) 900 km/h em m/s.                                                                    b) 300 m/s em km/h.

 

09. Um cavalo com velocidade média de 16 m/s leva quanto tempo para percorrer 400 metros?

 

10. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele?


11. Um trem de passageiros passa em frente a uma estação, com velocidade constante em relação a um referencial fixo no solo. Nesse instante, um passageiro deixa cair sua câmera fotográfica que segurava próxima a janela aberta.

Desprezando a resistência do ar, a trajetória da câmera no referencial fixo do trem é _____________, enquanto, no referencial fixo no solo é _____________, O tempo de queda da câmera do primeiro referencial é __________ tempo de queda do segundo referencial.

Assinale a alternativa correta:

a) parabólica – retilínea – menor que o                      b) parabólica – parabólica – menor que o

c) retilínea – retilínea – igual ao                                 d) retilínea – parabólica – igual ao

 

12. Um avião voando em linha reta, com velocidade constante em relação ao solo, abandona uma bomba. Se a resistência do ar sobre ela puder ser desprezada, a trajetória dessa bomba será em forma de uma:

a) Parábola para um observador que estiver no avião;

b) Linha reta vertical para um observador que estiver na Terra;

c) Linha reta horizontal para um observador que estiver no avião;

d) Linha reta vertical para um observador que estiver no avião;


13. Que diferença tem entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniforrmente variado?


Aula 03 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 27/07/2020

 

LEIS DE NEWTON

 

dinâmica é a área da física que estuda o movimento dos corpos e suas causas. As três leis de Newton, introduzidas por Sir Isaac Newton no seu livro “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” em 1687, formam a base da dinâmica.

Força, aceleração e força resultante

 

Força, aceleração e força resultante são conceitos fundamentais para entendermos as leis de Newton.

 

  • Força é uma grandeza física vetorial, medida na unidade de kg.m/s², ou N (newton), capaz de alterar o estado de movimento de um corpo. Em outras palavras, quando dois corpos exercem forças um sobre o outro, seus estados de movimento podem mudar, isso implica que a aplicação de forças sobre um corpo pode resultar no surgimento de uma aceleração, o conceito que será discutido a seguir.
  • Aceleração é a mudança na velocidade. Todo corpo que tem massa opõe-se ao surgimento de uma aceleração, essa propriedade inerente à matéria é chamada de inércia. De acordo com as leis de Newton, caso uma força resultante não nula esteja agindo sobre um corpo, este estará sujeito a uma aceleração. 
  • Força resultante é obtida com base na soma vetorial de todas as forças que atuam sobre um corpo. Por serem vetoriais, as forças somam-se e podem também anular-se. O resultado da soma vetorial dessas forças dá origem à força resultante. 

 

1ª lei de Newton: lei da inércia

A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, nos diz que: ” Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme a menos que uma força resultante não nula seja exercida sobre ele. “

primeira lei de Newton afirma que todo corpo apresenta a tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, caso a resultante das forças que atuam sobre ele seja nula. Essa lei indica que um corpo parado ou que se move com velocidade constante está em equilíbrio, ou seja, mesmo que milhares de forças atuem sobre ele, elas se cancelam.

 

Um exemplo de situação em que a força resultante é nula é o movimento de um corpo no vácuo espacial, em uma região de gravidade nula. Uma vez lançado em movimento, esse corpo tenderá a mover-se para sempre em linha reta, a menos que uma força venha alterar sua velocidade ou direção.

 

A primeira lei de Newton explica que a matéria resiste à aceleração graças à sua inércia.

Observe a imagem. Nela, um automóvel se move com velocidade constante carregando um forno micro-ondas.



Quando o carro freia bruscamente, o forno é atirado para frente, por que isso acontece? A primeira lei de Newton explica: Durante todo o percurso, o forno estava em MRU com a mesma velocidade do automóvel. Quando esse freou, nenhuma força estava atuando horizontalmente sobre o forno, logo, por inércia, ele tende a manter exatamente o mesmo movimento para frente, até que uma força o impeça de continuar.

Na verdade, existe sim uma força atuando horizontalmente sobre o forno: a força de atrito com o teto do carro. Porém, como na maioria dos exercícios de física, ela foi desconsiderada nesse exemplo e, mesmo se fosse considerada, não seria suficientemente intensa para manter o forno preso ao automóvel.

 

A importância do cinto de segurança

 

Quando um carro freia bruscamente e nosso corpo é jogado para frente, a lei da inércia entra em ação. Por isso, o uso do cinto de segurança é essencial para garantir a integridade dos passageiros.

Inércia é a propriedade dos corpos de resistir a mudanças de velocidade. "Se um corpo está parado, ele persiste nesse estado de repouso até que alguma força atue sobre ele. No caso de ele estar em movimento, ele tende a persistir nesse estado de movimento retilíneo e uniforme até que outra força atue sobre ele, fazendo com que a velocidade dele varie novamente".

No caso de uma colisão com um carro, a velocidade é alterada rapidamente. Para proteger os passageiros, vários acessórios de segurança estão presentes na maioria dos veículos, como o airbag.

Mesmo ajudando a salvar vidas no caso de acidentes, nenhum acessório substitui o cinto de segurança. Se você tiver com cinto de segurança, mas alguém no banco de trás estiver sem o cinto, no momento da frenagem, ele vai ser lançado em relação ao carro com a velocidade que o carro tinha no instante imediatamente antes do momento da frenagem. O cinto de segurança tem o objetivo de evitar esse deslocamento relativo, pois ele atua no tórax e na cintura, mantendo-nos presos ao banco.

 

Aula 04 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 29/07/2020


2ª lei de Newton: princípio fundamental da dinâmica

segunda lei de Newton diz respeito à aceleração. De acordo com essa lei, se um corpo estiver sujeito a uma força resultante diferente de zero, ele apresentará uma aceleração no sentido dessa força resultante.

A formulação da segunda lei de Newton é feita com base em uma equação, observe:


FR – força resultante (N)

m – massa (kg)

a – aceleração (m/s²)

Originalmente, na segunda lei de Newton foi escrita em termos de uma grandeza física chamada quantidade de movimento ou movimento linear. De acordo com o enunciado dessa lei, a força resultante sobre um corpo é determinada pela variação de sua quantidade de movimento em relação a um intervalo de tempo. 


a= aceleração

∆V= variação de movimento

∆t= variação de tempo

 

  • A aceleração que um corpo adquire sempre tem a mesma direção e sentido da força resultante que atua sobre ele.
  • Quanto maior a força resultante, maior a aceleração adquirida.
  •  Para uma mesma força resultante, quanto maior a massa do corpo, menor a aceleração adquirida por ele.

Por exemplo, observe a situação abaixo. Para uma mesma força aplicada, a caixa de 1 kg adquire o dobro da aceleração da caixa de 2 kg.


Por exemplo, imagine duas bolas sendo atiradas na sua direção a uma mesma velocidade, uma de boliche e outra de tênis, qual delas exigirá uma força maior para ser parada?

 

Exatamente! A bola de boliche. Isso ocorre, pois ela possui mais massa e, portanto, resiste mais à mudança no seu estado de movimento.

 

3ª lei de Newton: lei da ação e reação

 

terceira lei de Newton, também conhecida como lei da ação e reação, nos diz o seguinte:

“ Para toda ação há sempre uma reação de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário ”

 

terceira lei de Newton explica que caso um corpo A aplique uma força sobre um corpo B, o corpo B produzirá sobre A uma força de reação. As forças de ação e reação sempre têm a mesma intensidade e atuam na mesma direção, no entanto, apontam para sentidos opostos. De acordo com o que estabelece essa lei, as forças surgem aos pares e não é possível que um par de forças de ação e reação surja em um único corpo.

 

Diversas situações ilustram o funcionamento da terceira lei de Newton, por exemplo:

·         Para andarmos, empurramos o chão para trás, o chão, por sua vez, empurra-nos para frente, devido à força de atrito estabelecida entre os nossos pés e o chão.

·         Para mover-se sobre a água, as pás das hélices dos barcos empurram a água para a trás, e a água, por sua vez, empurra o barco para frente.

·         Por exemplo, quando uma pessoa (A) exerce uma força F sobre uma caixa (B). A caixa também exerce uma força F sobre a pessoa, porém no sentido oposto.

Caixa exerce força sobre a pessoa

 

Chão exerce força sobre o cavalo e vice-versa.


Aula 05 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 31/07/2020

 

Exercício

 

01. De acordo com a Primeira Lei de Newton marque a alternativa correta:

a) Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.

b) Um corpo permanece em movimento apenas enquanto houver uma força atuando sobre ele.

c) Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual a zero, esse corpo somente pode estar em repouso.

d) A inércia de um objeto independe de sua massa.

 

02. Baseando-se na primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta:

a) Se estivermos dentro de um ônibus e deixarmos um objeto cair, esse objeto fará uma trajetória retilínea em relação ao solo pois o movimento do ônibus não afeta o movimento de objetos em seu interior.

b) Quando usamos o cinto de segurança dentro de um carro, estamos impedindo que, na ocorrência de uma frenagem, sejamos arremessados para fora do carro, em virtude da tendência de permanecermos em movimento.

c) Quanto maior a massa de um corpo, mais fácil será alterar sua velocidade.

d) O estado de repouso e o de movimento retilíneo não depende do referencial adotado.

 

03. (UNESP) As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com que lei?

 04. A tendência que um corpo apresenta de manter seu estado de movimento retilíneo ou repouso é conhecida como:

a) velocidade

b) força

c) aceleração

d) inércia


05. Leia com atenção a tira da Turma da Mônica abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os princípios da mecânica clássica:



I. Cascão está em movimento em relação ao skate e também em relação ao Cebolinha.

II. Cascão está em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao Cebolinha.

III. Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em repouso.

 

Está(ao) correta(s):

a) apenas I.    b) I e II.   c) I e III.   d) II e III.  

 

06. Quando a força resultante que atua sobre um corpo é nula, podemos afirmar que:

a) sua aceleração será constante.                                     b) sua velocidade será constante.

c) seu movimento será uniformemente variado.             d) seu deslocamento será nulo.

 

07. Complete a frase a seguir: Todo corpo tende a permanecer em __________ ou em movimento retilíneo e __________, caso a força __________ sobre esse corpo seja igual a _________. Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:

a) repouso, variado, resultante, zero.                              b) repouso, acelerado, centrípeta, zero.

c) repouso, uniforme, resultante, zero.                           d) inércia, uniforme, total, zero.

 

08. Um corpo de massa M está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante, é porquê:

a) a força F é maior do que a da gravidade.
b) a força resultante sobre o corpo é nula.
c) a força F é menor do que a gravidade.
d) a diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.

09. Um corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?

F= m. a

 

10. (IF-GO) – Um nadador, conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1) trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado.



 

Assinale a resposta correta:

a) Esse princípio obedece à Lei da Inércia, uma vez que o nadador permanece em seu estado de movimento.

b) Obedecendo à Lei da Ação e Reação, o nadador imprime uma força na água para trás e a água, por sua vez, empurra-o para frente.

c) O nadador puxa a água e a água empurra o nadador, obedecendo à Lei das Forças (segunda Lei de Newton).

d) Nesse caso, é o nadador que puxa seu corpo, aplicando uma força nele próprio para se movimentar sobre a água.

 

11. Por que em dias de chuva um motorista deve manter maior distância do carro da frente?

Utilize uma lei da Física em sua explicação.


12. Usando uma das leis de Newton, explique por que, para andar em um barco a remo, é preciso movimentar o remo no sentido posto ao que queremos nos deslocar.

 

13. Responda em uma única palavra, por que o carro da figura, mesmo parado, não cai.

 


 

Aulas do mês de Agosto - Aula 1 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 03/08/2020

 

Introdução à Genética

 

A Genética é uma área da biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica.

 

Hereditariedade

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.  Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias. Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico daquela nova célula.

 


Características hereditárias: são as características apresentadas pelos seres vivos e que são transmitidas através das gerações. Exemplos: cor de cabelos, cor da pele, dos olhos, algumas anomalias etc. As características hereditárias são transmitidas pelos genes contidos nos cromossomos dos gametas. Cada cromossomo contém moléculas de DNA que é o material genético da célula. No DNA estão contidas instruções para fabricação de um polipeptídeo ou de uma proteína. Cada uma dessas instruções é um gene.

Observe o que acontece com os cromossomos durante a fecundação. Cada tipo de cromossomo do espermatozoide possui um correspondente no óvulo.  Ambos carregam os mesmos tipos de genes, possuem a mesma forma e tamanho. Na célula ovo eles se emparelham e dão origem a um indivíduo com características resultantes das combinações possíveis entre eles.

 

Conceitos Básicos da genética

Conheça os principais conceitos genéticos e entenda sobre cada um:

Células Haploides e Diploides

 


As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.

As células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, entre outras.

As células haploides e diploides representam a classificação que elas recebem de acordo com o conjunto cromossômico que cada uma possui. Os seres humanos possuem 46 cromossomos, ou seja, 23 pares. As células reprodutivas são haploides e as diploides são somáticas, ou seja, relacionadas à produção dos tecidos.

 


As células haploides possuem 23 cromossomos

Veja no quadro a seguir um resumo sobre as células haploides.

Células haploides

Descrição

Definição

Um conjunto de cromossomos (n).

Reprodução

Acontece a partir da meiose, que transforma a célula diploide em haploide.

Exemplo

Gametas (espermatozoides e óvulos).



 

As células diploides representam dois conjuntos completos de cromossomos

Reveja no quadro a seguir um resumo sobre as células diploides.

Células diploides

Descrição

Definição

Dois conjuntos completos de cromossomos (2n).

Reprodução

Acontece a partir da mitose, que é a duplicação das células.

Exemplo

Células somáticas, ou seja, que formam os tecidos, a pele, o sangue, os ossos.

  

Mitose: É o processo de divisão celular em que uma célula se divide, originando duas outras, com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Exemplo: formação das células somáticas (células do corpo).

 

Meiose: É o processo de reprodução celular que reduz pela metade o número de cromossomos da célula-mãe. Exemplo: formação dos gametas, espermatozoide e óvulo.


Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas

Aula 2 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 05/07/2020

 

Cromossomos

 


Os cromossomos são encontrados no núcleo da célula. Os cromossomos são sequencias da molécula de DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos. O número de cromossomos varia de uma espécie para outra, é representado por n. Por exemplo, a mosca Drosophila possui 8 cromossomos nas células do corpo e 4 nos gametas. A espécie humana possui um número total de 46 cromossomos nas células diploides e 23 nos gametas.

 

Cromossomos Homólogos


Cada cromossomo presente no espermatozoide encontrará correspondência nos cromossomos do óvulo. Em outras palavras, os cromossomos de cada gameta são homólogos, uma vez que possuem genes que determinam certa característica, organizados na mesma sequência em cada um deles.

Representação de cromossomos homólogos e a localização (ou locus gênico) de alguns genes alelos, que determinam características específicas.

 

Os cromossomos homólogos:

- Possuem a mesma forma e tamanho;                               - Têm idêntica posição dos genes;

- Um é de origem paterna e outro, de origem materna;      - ficam emparelhados nas células diploides.

 

Genes


Genes são fragmentos de DNA encontrados no núcleo da célula.

Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo. Eles são considerados a unidade funcional da hereditariedade.

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Eles são responsáveis pela determinação de certa característica, por exemplo, cor do pelo nos coelhos, possuem variações, determinando características diferentes, por exemplo: pelo marrom ou branco. Além disso, ocorrem aos pares, sendo um de origem materna e outro de origem paterna.


Alelos e Alelos Múltiplos



Exemplos de genes alelos

Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um locus nos cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. Nesse caso, mais de dois alelos estão presentes na determinação de um caráter.

 

Homozigotos e Heterozigotos

Exemplos de homozigotos e heterozigotos

Os seres homozigotos são aqueles que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos idênticos.

Enquanto isso, os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos diferentes (Aa).

Genes Dominantes e Recessivos

Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigoto.

Quando o gene não se expressa nesse indivíduo, ele é um gene recessivo. Os genes recessivos são representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) onde os fenótipos são expressos somente em homozigoto.


Fenótipo e Genótipo



Genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo, pois possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.

Fenótipo é a expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras. O fenótipo indica caracteres morfológicos (visíveis) e também fisiológicos.

 

Fenótipo = Genótipo + Ambiente

Em alguns casos o fenótipo pode ser mudado pelo ambiente. Uma criança que recebeu dos pais genes que condicionam a característica canhota pode aprender a usar a mão direita por insistência dos pais ou professores, mas não estará mudando o seu genótipo, Caso ela tenha filhos, estes herdarão o gene que determina a capacidade de usar melhor a mão esquerda. Em várias situações o ambiente não é capaz de mudar o fenótipo do indivíduo, como mudar o seu tipo de sangue.

Analise a tabela a seguir, com algumas características hereditárias; algumas podem sofrer a influência de fatores ambientais, outros não. O símbolo ( -) significa que não há interferência de fatores ambientais. O símbolo ( + ) significa que há interferência de fatores ambientais.


 

CARACTERÍSTICAS

FATORES AMBIENTAIS

Exercícios físicos

Dieta alimentar

Produtos químicos

Cirurgia

Sol

Tipo de sangue

-

-

-

-

-

Peso

+

+

+

+

-

Cor da pele

-

-

+

-

+

Cor do cabelo

-

-

+

-

+

Tipo de cabelo (liso, crespo)

-

-

+

-

+

Calvície

-

-

+

+

-

Sardas

-

-

+

-

+

Forma do nariz

-

-

-

+

-

Daltonismo

-

-

-

-

-

Capaz de usar a mão esquerda

+

-

-

-

-

 

Aula 3 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 07/08/2020

Exercício

01. Na espécie humana, assim como em muitas outras, há células diploides e célula haploides.

a) Cite uma importante diferença entre uma célula haploide humana e uma célula diploide humana.

b) Quais são as células haploides humanas?

c) Quais são as células diploides humanas?

d) Quais desses dois tipos de células, haploide ou diploide, tem participação direta no processo de fertilização ou fecundação?

02. Nas células diploides do seu corpo há 46 cromossomos.

a) Quantos deles são herdados de seu pai? E quantos são herdados de sua mãe?

O número diploide na espécie dos cavalos (Equus caballus) é 64, na espécie dos jumentos (Equus asinus), é 62.

a) Quantos cromossomos há num espermatozoide de jumento?

b) Quantos cromossomos há num óvulo de égua (fêmea do cavalo)?

03. O número diploide da ervilha é 14. Quantos cromossomos há:

a) Num gameta de planta de ervilha?

b) Numa célula de folha de ervilha?

Leia o texto abaixo com atenção para responder as questões nº 04 e nº 05:

Toda a informação genética de um organismo está armazenada no DNA e estas informações são transmitidas aos seus descendentes. Já os cromossomos são formados por sequências de DNA e cada organismo possui um número diferente deles. O ser humano possui 46 cromossomos, sendo 23 recebidos da mãe e os outros 23, do pai. Parte funcional do DNA, os genes, são sequências especiais de centenas ou milhares de pares que oferecem as informações básicas para produzir todas as proteínas que o organismo necessita. Dentro da genética é importante compreender o conceito de mitose e meiose que são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe. Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.

 

04. São longas sequências de DNA que contêm diversos genes. A definição refere-se:

a) ao gene.          b) aos cromossomos.                c) ao RNA.               d) ao genótipo.

05. Em cada espécie, há um número diferente dessas estruturas, sendo encontrado na espécie humana um conjunto com:

a) 23 cromossomos.          b) 22 cromossomos.          c) 42 cromossomos.            d) 46 cromossomos.

06. Como pode ser visto na figura, esse tipo de divisão celular é característico do processo de reprodução assexuada em que a célula se divide em duas, produzindo uma réplica com um número igual de cromossomos. O texto e a imagem referem-se ao processo de divisão celular chamado de:




a) mitose      b) meiose                   c) alelos                          d) heterozigotos


07. Os termos como fenótipo e genótipo se constituem como fundamentos para permitir a compreensão dos diversos fenômenos e fatores que acontecem na atualidade, como questões de hereditariedade e paternidade. O conceito de fenótipo está relacionado com as características externas, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo). Exemplos de fenótipo são: o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros. O conceito de genótipo associa-se às características internas, à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências ambientais, determinará seu fenótipo (características externas).

Qual é a diferença entre genótipo e fenótipo?

 

08. Qual alternativa descreve corretamente o conceito de fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características genéticas de um indivíduo.

 

09. Qual alternativa descreve corretamente o conceito de genótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.

b) É Influência sobre o genótipo, transmitindo a este as suas características.

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.

d) É o conjunto de características genéticas de um indivíduo.

 

10. “Tal pai, tal filho”. A frase, muitas vezes usada para destacar uma semelhança física comum a pais e filhos, revela também um princípio da Biologia relacionado a:

a) reprodução assexuada.                                       b) métodos contraceptivos.

c) transfusão sanguínea.                                        d) transmissão de caracteres hereditários. 

 

11. “Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente que não chegam a atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis”. O texto acima se refere aos caracteres: 

a) hereditários                     b) dominantes                        c) genotípicos                d) adquiridos.

 

12. Liste fatores ambientais que podem alterar o fenótipo das seguintes características:

a) cor de cabelo                    b) forma do nariz                        c) Peso                    d) calvície

 

13. A figura abaixo representa: indivíduos que produzem gametas, a fecundação e a geração de um novo indivíduo.


Observe a figura e responda às questões.

a) Qual é o número que representa os elementos relacionados à transmissão de características dos pais para o filho?

 

b) Qual é o número de cromossomos da maioria das células do nosso corpo?

c) O número 2 indica o tipo de divisão celular que origina 3. Qual é o nome dessa divisão?

 

d) O número 3 indica o número de cromossomos dos gametas da espécie humana. Qual é esse número?

 

e) O número 4 indica o número de cromossomos do zigoto. Qual é esse número?

 

f) O número 5 indica o tipo de divisão celular pelo qual o zigoto origina a maioria das células do corpo. Qual é o nome dessa divisão?

 

Aula 4 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 10/08/2020

 

O trabalho de Mendel

Devido aos avanços científicos na área da Genética, compreendemos há algum tempo que os genes são responsáveis pelas características hereditárias, ou seja, aquelas transmitidas de pais para filhos. Mas a semelhança entre pais e filhos já foi explicada de diversas maneiras ao longo da história.

Até meados do século XVIII, alguns cientistas acreditavam na teoria da pré-formação, segundo a qual cada espermatozoide conteria um indivíduo em miniatura, totalmente formado. Para outros cientistas, eram os fluidos do corpo, como o sangue, que continham as características transmitidas.

Outra ideia presente ao longo da história é a de que os elementos que determinavam as características paternas e maternas se misturavam nos filhos. Essa ideia ficou conhecida como teoria da herança misturada. De acordo com essa teoria, uma vez misturados, esses elementos não se separariam mais. Ideias como essas predominaram por quase todo o século XIX.

Aproximadamente na mesma época, o monge austríaco Gregor Mendel (1822-1884) realizava pesquisas sobre a hereditariedade, de 1858 a 1866, ano de publicação do resultado de suas pesquisas. Ele utilizou como objetos de estudo as ervilhas da espécie Pisum sativum e seus experimentos foram feitos no jardim de um mosteiro na cidade de Brünn, na Áustria (hoje Brno, na República Tcheca; pronuncia-se “brunó”).

Ao estudar os experimentos de Mendel, devemos analisar como ele interpretou os resultados obtidos e, só depois, interpretá-los com os conhecimentos atuais. Lembre-se de que na época de Mendel não se conheciam genes, cromossomos e outros conceitos que hoje nos permitem compreender melhor as leis da hereditariedade.

 

Os experimentos de Mendel

 

Para realizar seus experimentos, Mendel escolheu a ervilha da espécie Pisum sativum para obter cruzamentos. Essa planta apresenta uma série de características que facilitaram o estudo de Mendel. Por exemplo, é fácil de cultivar, produz muitas sementes e, consequentemente, um grande número de descendentes. Além disso, as plantas de ervilhas apresentam partes masculinas e femininas no mesmo pé. Assim, a parte masculina pode fecundar a parte feminina da mesma planta, processo conhecido como autofecundação. Também é possível fazer uma fecundação cruzada, isto é, uma fecundação entre duas plantas diferentes de ervilha.

Outra vantagem é que a ervilha apresenta algumas variações em suas características contrastantes: por exemplo, a cor da sua semente é amarela ou verde, a forma da semente é lisa ou rugosa.

Para explicar a variação nas características encontradas na ervilha, Mendel supôs que, se uma planta tinha semente amarela, ela devia possuir algum “fator” responsável por essa cor. O mesmo ocorreria com a planta de semente verde, que teria um fator determinando essa coloração.

Ao cruzar plantas de sementes amarelas com plantas de sementes verdes (chamadas geração parental ou P), ele obteve na 1ª geração filial (chamada geração F1) apenas plantas que produziam sementes amarelas. O que teria acontecido com o fator para a cor verde?

A resposta veio com a geração F2, isto é, a segunda geração filial, resultante do cruzamento de uma planta da geração F1 com ela mesma (por autofecundação).

Em F2 a cor verde reapareceu em cerca de 25% das sementes obtidas. Assim, Mendel concluiu que o fator para a cor verde não tinha sido destruído, ele apenas não se manifestava na presença do fator para a cor amarela. Com base nisso, ele considerou dominante a característica “ervilha amarela” e recessiva a característica “ervilha verde”.

Sugestão de vídeo: https://youtu.be/jZH_S4b1elQ

 

Aula 5– Carga Horária: 50 minutos – Data: 12/08/2020

 

1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação dos Fatores

Mendel realizou novos cruzamentos para testar se outras características da ervilha manifestavam-se de modo semelhante. Em todos os casos estudados, os resultados eram semelhantes ao que ele tinha observado para a característica cor da ervilha: a geração F1 tinha a característica dominante e a geração F2 apresentava uma proporção média de 3 dominantes para 1 recessivo, isto é, havia, por exemplo, uma quantidade três vezes maior de ervilhas de cor amarela do que de ervilhas cor verde.

Considerando esse padrão encontrado, Mendel chegou a algumas conclusões para explicar seus resultados:

Cada organismo possui um par de fatores responsável pelo aparecimento de determinada característica.

Esses fatores são recebidos dos indivíduos da geração paternal; cada um contribui com apenas um fator de cada par.

Quando um organismo tem dois fatores diferentes, é possível que uma das características se manifeste (dominante) sobre a outra, que não aparece (recessiva).

Essas conclusões foram reunidas em uma lei que ficou conhecida como primeira lei de Mendel ou lei da segregação de um par de fatores. É costume enunciá-la assim: “Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples”.


A técnica de Mendel

Mendel podia decidir se promoveria cruzamentos por autofecundação ou por fecundação cruzada. A autofecundação pode ocorrer naturalmente quando os grãos de pólen produzidos nos estames (parte masculina da flor) caem sobre os carpelos (parte feminina) da mesma flor. Para realizar a fecundação cruzada, ele recolhia os grãos de pólen com um pincel e o passava no estigma (a abertura do carpelo) de outra flor.

 

Cromossomos e divisão celular

 

Para interpretar as conclusões de Mendel com base nos conhecimentos atuais, vamos recordar alguns conceitos:

Você estudou que muitos organismos se reproduzem de forma sexuada. Nessa forma de reprodução são produzidas células especiais, os gametas, que se unem na fecundação, formando uma nova célula, o zigoto, também chamado célula-ovo.

No núcleo dos gametas e das demais células existe um conjunto de estruturas microscópicas formadas por minúsculos filamentos e chamadas cromossomos (a forma individualizada de um cromossomo só é visível ao microscópio quando a célula começa a se dividir). Eles são principalmente compostos de uma substância química chamada ácido desoxirribonucleico: o DNA. Cada cromossomo contém milhares de genes. Veja a figura 1.7.

Na maioria das células de um organismo, os cromossomos ocorrem aos pares.

Para cada cromossomo existe outro com a mesma forma e o mesmo tamanho. Esses pares de cromossomos são chamados homólogos. A ervilha estudada por Mendel, por exemplo, possui sete pares de cromossomos homólogos.



Nos gametas não há cromossomos em pares. Cada gameta contém apenas a metade do número de cromossomos das outras células do corpo. No caso da espécie humana, o espermatozoide e o ovócito II humanos têm, cada um, 23 cromossomos.

Quando os gametas se unem na fecundação, forma-se o zigoto, com 46 cromossomos, que se divide em outras células, também com 46 cromossomos. Veja a figura 1.8. No caso da ervilha, há sete cromossomos nos gametas e 14 na maioria das outras células.


Apesar de o zigoto se dividir, o número de cromossomos das células-filhas se mantém. Isso ocorre porque, antes de uma célula se dividir, cada cromossomo do núcleo se duplica. Com a duplicação dos cromossomos, a divisão do zigoto origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula original. Esse processo de divisão da célula é chamado de mitose. Veja a figura 1.9.


E por que os gametas possuem metade do número de cromossomos das outras células de um organismo? Algumas das células do corpo sofrem uma divisão especial, chamada meiose, que produz células com a metade do número de cromossomos das demais. Veja a figura 1.10. Na espécie humana, por exemplo, esse processo ocorre nos testículos e nos ovários e são produzidos gametas (espermatozoides e ovócitos II). Já em plantas com flores, o processo ocorre na flor e as células produzidas são chamadas esporos, que depois se transformam em gametas.


 Aula 6– Carga Horária: 50 minutos – Data: 14/08/2020

 

Genes e as características hereditárias

 

Observe na figura 1.11 uma representação simplificada de dois dos sete pares de cromossomos homólogos de uma célula da ervilha estudada por Mendel. A região onde um gene está situado é chamada loco. Um par de cromossomos homólogos apresenta genes que atuam nas mesmas características e nas mesmas posições. Por exemplo, no primeiro par da figura, está representado o loco de um gene para a cor da semente em dois cromossomos homólogos; no outro, para a forma da semente.

Em cromossomos homólogos pode haver formas ou versões diferentes de um mesmo gene. Essas diferentes versões são chamadas alelos. Assim, em um dos cromossomos da figura 1.11, por exemplo, há um alelo do gene para cor da semente que determina a cor amarela (representado pela letra V), e no loco correspondente do cromossomo homólogo há um alelo que determina a cor verde (representado pela letra v). No outro par, um dos cromossomos tem o alelo que determina semente com a superfície lisa (representado pela letra R) e o seu homólogo tem o alelo que determina semente com superfície rugosa (representado pela letra r).

*Loco: vem do latim locus, “lugar”.

*Alelo: em grego, significa “de um a outro”, indicando reciprocidade.

Por convenção, usamos a letra inicial do caráter recessivo (verde e rugoso, neste caso) para denominar os alelos: o alelo responsável pela característica dominante é indicado pela letra maiúscula e o responsável pela característica recessiva, pela letra minúscula. Assim, o alelo para a semente de cor amarela é representado pela letra V; o alelo para a cor verde pela letra v; para a forma lisa da semente é usada a letra R e para a forma rugosa, r.

 

Genótipo: O conjunto de alelos que um indivíduo possui em suas células é chamado de genótipo. Em relação ao seu genótipo, um indivíduo ou uma planta com dois alelos iguais (VV ou vv, no caso da ervilha) são chamados homozigotos (ou “puros”, segundo Mendel), e um indivíduo ou planta com dois alelos diferentes (Vv, no caso da ervilha) são chamados heterozigotos (ou “híbridos”, termo usado por Mendel).

O genótipo e os fatores ambientais influenciam no conjunto de características manifestadas pelo indivíduo, como a cor ou forma da semente, por exemplo; ou a cor dos olhos, a cor da pele e a altura de uma pessoa. Dizemos que essas características formam o fenótipo do indivíduo.

Às vezes, o efeito do ambiente pode ser muito pequeno, como ocorre no caso da cor dos olhos de uma pessoa. Na maioria das vezes, porém, o ambiente pode influir bastante no fenótipo, como ocorre com a cor da pele. O termo ambiente abrange desde o ambiente interno de um organismo, como os nutrientes, até fatores físicos do ambiente externo, como a luz do sol, a alimentação e também fatores sociais e culturais, como a aprendizagem. Por isso, é mais adequado falar que um gene influencia uma característica do que falar que um gene determina uma característica.

 

*Genótipo: vem do grego genos, “originar”, e typos, “característica”.

*Homozigoto: vem do grego homoios, “igual”, e zygos, “par”.

*Heterozigoto: vem do grego hetero, “diferente”, e zygos, “par”.

*Fenótipo: vem do grego phainein, “fazer aparecer”.

 

Explicação dos resultados de Mendel

Como você aplicaria agora os conceitos que acabou de aprender para explicar os resultados e as conclusões a que Mendel chegou ao fazer seus experimentos com ervilhas? A que correspondem os “fatores” de Mendel? Vamos analisar o caso da cor da ervilha como exemplo.

Você aprendeu que na maioria das células os cromossomos ocorrem aos pares: são os cromossomos homólogos. Você também estudou que em cromossomos homólogos podem existir formas ou versões diferentes de um mesmo gene, os alelos. Assim, em um cromossomo pode haver um alelo para cor da semente que condiciona semente amarela (V), e na posição correspondente do outro cromossomo do par pode haver um alelo que determina a semente verde (v). Essa planta pode ser representada por Vv e terá semente amarela, já que a cor verde é recessiva. Uma planta com semente verde será representada por vv. Já uma planta de semente amarela pode ser VV (se for homozigota) ou Vv (se for heterozigota).

Acompanhe a descrição a seguir, observando a figura 1.15.



Uma planta de ervilha amarela homozigota pode ser representada por VV, indicando que ela possui dois alelos para a cor amarela em suas células. Essa planta irá produzir apenas gametas com o alelo V. A planta de ervilha verde, representada por vv, irá produzir apenas gametas com o alelo v. Com a fecundação, forma-se então uma planta amarela heterozigota, representada por Vv. Reveja a figura 1.15.

Foi isso que aconteceu na formação da primeira geração no cruzamento de Mendel: plantas de ervilhas amarelas cruzadas com as de ervilhas verdes originaram apenas plantas de ervilhas amarelas (Vv).

Você se lembra de que, quando Mendel realizou a autofecundação das ervilhas amarelas da primeira geração (F1), ele obteve ervilhas com sementes amarelas e verdes na proporção aproximada de 3 amarelas para cada verde? Como podemos explicar esse resultado? Essa proporção nos ajuda a prever o resultado de outros cruzamentos?

 

Observe a explicação dos resultados na figura 1.16


A ervilha amarela da geração F1 é heterozigota (Vv). Então ela irá produzir gametas com o alelo V e gametas com o alelo v. Isso ocorre na mesma proporção, ou seja, metade dos gametas terá o alelo V e a outra metade terá o alelo v.

A autofecundação de uma planta Vv equivale ao cruzamento entre duas plantas heterozigotas (Vv e Vv). As fecundações ocorrem ao acaso. Isso significa que o fato de um gameta possuir determinado alelo não faz com que ele tenha chance maior de fecundar ou ser fecundado. Um gameta com o alelo V tem a mesma chance ou probabilidade – de 50% – de fecundar (ou ser fecundado) que um gameta com o alelo v.

Veja na figura 1.17 que há quatro possibilidades de fecundação na formação das sementes da segunda geração. Note que elas têm chances iguais de ocorrer:

25% de chance de um gameta masculino V fecundar um gameta feminino V, formando uma semente VV;

25% de chance de um gameta masculino V fecundar um gameta feminino v, formando uma semente Vv;

25% de chance de um gameta masculino v fecundar um gameta feminino V, formando uma semente Vv;

25% de chance de um gameta masculino v fecundar um gameta feminino v, formando uma semente vv.


Embora existam quatro possibilidades de fecundação, cada uma com 25% de probabilidade de ocorrer, duas delas resultam no mesmo tipo de genótipo: Vv. Portanto, podemos esperar desse cruzamento a proporção de uma semente com genótipo VV, duas Vv e uma vv (isto é, três sementes amarelas e uma verde a cada quatro sementes), ou, em porcentagem, 75% amarelas 3/4 e 25% verdes 1/4 .

Veja outra forma de representar esse cruzamento no quadro a seguir, na figura 1.18, onde estão representados os gametas originados pelos indivíduos no cruzamento e os resultados das fecundações possíveis. Lembre-se de que há duas possibilidades de uma semente Vv ser formada: quando um gameta masculino V fecunda um gameta feminino v e quando um gameta masculino v fecunda um gameta feminino V.


Por isso, o genótipo Vv aparece duas vezes no quadro e tem de ser contado duas vezes quando calculamos a proporção de, em quatro sementes, duas serem Vv. Veja que no quadro aparecem os genótipos VV (uma vez); Vv (duas vezes) e vv (uma vez).

Como no quadro aparecem quatro possibilidades, a frequência de genótipos VV é 1/4; a de Vv, 2/4; a de vv, 1/4. Em outras palavras, a proporção genotípica é 1 : 2 : 1.

 

Heredograma

Podemos representar as relações de descendência de um casal e seus filhos por meio de um diagrama chamado heredograma. Por convenção, o quadrado representa um indivíduo do sexo masculino e o círculo representa um indivíduo do sexo feminino. Um traço horizontal entre os dois simboliza a geração de descendentes, ou um cruzamento. Os filhos estão representados na linha de baixo e são ligados aos pais por traços verticais. Os portadores da característica analisada também podem ser identificados no heredograma com uma cor diferente.


Aula 7– Carga Horária: 50 minutos – Data: 17/08/2020




Resolução de problemas de genética

 

A primeira lei de Mendel explica a transmissão de muitas características em várias espécies de plantas e animais. Veja a seguir se você já sabe usar seus conhecimentos de genética para resolver problemas, acompanhando a resolução de algumas questões


Aula 8– Carga Horária: 50 minutos – Data: 19/08/2020

 

A segunda lei de Mendel

 

A primeira lei de Mendel analisa uma característica de cada vez: apenas a cor da semente ou apenas sua textura, por exemplo. Seria possível analisar mais de uma característica ao mesmo tempo?

 

Mendel cruzou ervilhas puras (homozigotas) para semente amarela e para superfície lisa (caracteres dominantes) com ervilhas de semente verde e superfície rugosa (caracteres recessivos). Constatou que F1 era totalmente constituí da por indivíduos com sementes amarelas e lisas, o que era esperado, uma vez que esses caracteres sã o dominantes e os pais eram homozigotos. Ao provocar a autofecundação de um indivíduo F1, observou que a geração F2 era composta de quatro tipos de sementes: amarela e lisa, amarela e rugosa, verde e lisa, verde e rugosa.

Os fenótipos “amarela e lisa” e “verde e rugosa” já eram conhecidos, mas os tipos “amarela e rugosa” e “verde e lisa” não estavam presentes na geração parental nem na F1.

 

A partir desses dados, Mendel formulou sua segunda lei, também chamada lei da recombinação ou lei da segregação independente, que pode ser enunciada da seguinte maneira: “Em um cruzamento em que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores que condicionam cada um se separam (se segregam) de forma independente durante a formação dos gametas, recombinam-se ao acaso e formam todas as combinações possíveis”.

 

Em termos atuais, dizemos que a separação do par de alelos para a cor da semente (V e v, com V condicionando semente amarela e v, semente verde) não interfere na separação do par de alelos para a forma da semente (R condicionando semente lisa e r, semente rugosa).

O genótipo de plantas de ervilhas com sementes amarelas e lisas puras (homozigotas) é VVRR e o de plantas com sementes verdes e rugosas é vvrr. A planta VVRR produz gametas VR, e a planta vvrr, gametas vr. A união de gametas VR e vr produz apenas um tipo de planta na geração F1: VvRr. Esse indivíduo é duplamente heterozigoto, ou seja, heterozigoto para a cor da semente e heterozigoto para a forma da semente, e produz quatro tipos de gametas: VR, Vr, vR e vr. Todos podem ocorrer com a mesma frequência: 25% ou ¼.

As sementes resultantes da autofecundação dessa planta duplo-heterozigota (VvRr) serão as possíveis combinações entre esses quatro tipos de gametas. Isso pode ser visto na figura 1.25.

 

Os cruzamentos com duas ou mais características ao mesmo tempo são mais complexos.




Aula 9 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 21/08/2020

 

Exercício

 

01. De acordo com a primeira lei de Mendel, características transmitidas, como a cor de uma semente de ervilha, são condicionadas por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

a) A que correspondem os “fatores” considerados por Mendel?

b) Que tipos de gametas um indivíduo Vv pode produzir? Em que proporção esses gametas são produzidos?

c) Que processo é responsável pela separação desses fatores durante a formação dos gametas?

 

02. Utilizando letras (use a letra inicial da característica recessiva), mostre os genótipos das seguintes plantas de:

a) ervilhas de sementes amarelas que cruzadas entre si nunca originavam ervilhas verdes;

b) ervilhas de sementes amarelas que cruzadas entre si originavam ervilhas amarelas e verdes;

c) ervilhas de sementes verdes.

 

03. Em ervilhas, a herança da textura da semente, que pode ser lisa ou rugosa, é semelhante à observada em relação à cor das sementes. Observe o quadro abaixo.

 

a) Quais são os pares de fatores possíveis relacionados à textura das sementes de ervilha?

 

b) Quais são os fenótipos possíveis para essa característica? Qual é o caráter dominante e qual é o recessivo?

 

c) Quais são os gametas produzidos por um indivíduo rr? E por um indivíduo Rr?

 

d) Como são os genótipos e fenótipos possíveis de se obter no cruzamento de uma planta de ervilhas lisas de genótipo Rr com uma planta de ervilhas rugosas? E de uma planta de ervilha lisa e homozigota, com uma de ervilha rugosa?

 

04. Se o alelo a determina albinismo (característica recessiva) e o alelo A determina a presença de melanina (característica dominante), como serão os fenótipos dos indivíduos AA, Aa e aa?

 

05. Em porquinhos-da-índia, vamos considerar que a herança para a cor do pelo obedece à primeira lei de Mendel. O caráter pelo preto (MM ou Mm) é dominante sobre o pelo marrom (mm).

 

a) Que cores podem ter os descendentes de um cruzamento entre uma fêmea de pelo preto (MM) e um macho de pelo marrom (mm)? Qual é o genótipo desses indivíduos?

b) Quais são os genótipos dos indivíduos que, quando cruzados, podem gerar descendentes com o pelo marrom?

 

06. Observe o heredograma abaixo. A cor preta, neste caso, representa indivíduos com albinismo.

Observe que o casal (1 e 2) teve quatro filhos (3, 4, 5 e 6). A filha indicada pelo número 4 tem albinismo.


Quais os genótipos dos indivíduos 1, 2 e 4? Justifique. 


07. A figura abaixo, elaborada com base em uma ilustração feita em 1694, representa um espermatozoide. Ela mostra uma ideia popular na época sobre a função do espermatozoide para a formação de um novo ser vivo. Qual seria essa ideia? Por que, segundo nossos conhecimentos atuais, ela está errada?

 


08. Um homem com braquidactilia (condição caracterizada pelo encurtamento dos dedos), casado com uma mulher com a mesma característica, tem um filho com comprimento padrão de dedos.

a) Qual deve ser o caráter dominante?                                         b) Qual é o genótipo dos pais?

 

09. Indique a opção falsa:

a) o fenótipo é influenciado pelo ambiente.

b) o fenótipo depende do genótipo e do meio ambiente.

c) o genótipo depende do fenótipo e do meio ambiente.

d) o genótipo depende dos genes.

 

10. O texto a seguir foi retirado do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele descreve o albinismo oculocutâneo, ou seja, aquele que atinge os olhos e a pele. Leia o texto e faça o que se pede.

O albinismo oculocutâneo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.

[...]

Os sintomas são variáveis de acordo com o tipo de mutação apresentada pelo paciente. A mutação envolvida determina a quantidade de melanina produzida, que pode ser totalmente ausente ou estar parcialmente presente. Assim sendo, a tonalidade da pele pode variar do branco a tons um pouco mais amarronzados; os cabelos podem ser totalmente brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados e os olhos avermelhados (ausência completa de pigmento, deixando transparecer os vasos da retina), azuis ou acastanhados.

Devido a deficiência de melanina, pigmento que além de ser responsável pela coloração da pele, a protege contra aação da radiação ultravioleta, os albinos são altamente suscetíveis aos danos causados pelo sol. Apresentando frequentemente, envelhecimento precoce [...] e câncer da pele, ainda muito jovens. Não é incomum encontrar albinos na faixa dos 20 a 30 anos com câncer da pele avançado, especialmente aqueles que moram em regiões quentes e se expõem de forma prolongada e intensa à radiação solar.

[...]

Não existe, atualmente, nenhum tratamento específico e efetivo, pois o albinismo é decorrente de uma mutação geneticamente determinada.

[...]

Como a principal fonte de vitamina D é proveniente da exposição solar, e os albinos precisam realizar foto proteção estrita, é necessária a suplementação com vitamina D, para evitar os problemas decorrentes da deficiência dessa vitamina, como alterações ósseas e imunológicas.

 

SBD. Albinismo. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/ doenças-e-problemas/albinismo/24>. Acesso em: 14 mar. 2019.

 

a) Consulte em dicionários o significado das palavras que você não conhece e redija uma definição para essas palavras.

b) Por que podem existir variações na forma como o albinismo se apresenta?

c) De acordo com o texto, pessoas com albinismo devem usar foto proteção estrita, ou seja, não podem se expor ao sol. Por que as pessoas com albinismo são mais sensíveis aos danos causados pelo sol?

d) Que implicações a falta de exposição ao sol pode trazer?

e) A radiação solar é muito perigosa para pessoas com albinismo. Mas também traz problemas para todas as pessoas que se expõem em excesso. Pense em medidas que uma cidade pode tomar para permitir que as pessoas se protejam do sol.

f) Imagine que o albinismo é causado por um gene. Um homem heterozigoto para o albinismo (Aa) é casado com uma mulher albina (aa). Quais são os gametas produzidos pelo homem? E pela mulher?

g) Quais são os genótipos dos possíveis filhos desse casal? Há chances de nascerem crianças com albinismo?

 

Aula 10 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 24/08/2020

 

Ideias Evolucionistas

Introdução

Até o século XVIII, havia a consolidação da ideia que todos os seres vivos presentes no planeta terra foram produtos de criação divina e que as espécies não passavam por nenhum processo de transformação. Essa teoria que afirma que as espécies são fixas e imutáveis recebe o nome de Fixismo.

 

A partir do século XVIII, uma nova ideia foi lançada, afirmando que as espécies se transformavam gradualmente ao longo do tempo e originava novas espécies. Essa teoria que afirma que as espécies são mutáveis recebe o nome de transformismo e é a base da evolução. A teoria da evolução afirma que a linha evolutiva se desenvolve no sentido de tornar as espécies cada vez mais adaptadas ao ambiente em que vivem.

 

Teorias evolucionistas

À medida que a ideia da evolução ganhava novos adeptos, surgiam teorias para explicar os mecanismos através dos quais ela ocorria. As principais teorias evolucionistas são:

 

1. Lamarckismo

O naturalista e biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática para a evolução. O conjunto de suas teorias é denominado de “Lamarckismo”. Segundo Lamarck, as modificações ambientais desencadeariam em uma espécie a necessidade de se modificar de modo a promover a sua adaptação às novas condições ambientais. A adaptação pode ser definida como sendo o conjunto de características de uma espécie que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução em determinado ambiente. O conceito de adaptação está intimamente relacionado ao tipo de ambiente que determinada espécie explora.

Para Lamarck, a evolução estaria baseada em duas leis fundamentais:

 

  • LEI DO USO E DESUSO: Órgãos muito usados iriam hipertrofiar “desenvolver”, enquanto órgãos pouco usados iriam atrofiar.

 

  • LEI DA TRANSMISSÃO DOS CARACTERES ADQUIRIDOS: As características adquiridas pelo uso ou perdidas pelo desuso seriam transmitidas aos descendentes.

 

A teoria de Lamarck não é mais aceita atualmente por dois motivos: somente os órgãos de natureza muscular podem sofrer hipertrofia ou atrofia como resposta ao uso e desuso frequentes e as características adquiridas pelo uso ou perdidas pelo desuso não podem ser transmitidas aos descendentes. Somente uma modificação nos genes presentes nos gametas poderá ser transmitida às gerações seguintes.

Segundo Lamarck, a girafa atual, com pescoço comprido, seria resultado do esforço de um ancestral da girafa que apresentava pescoço curto para alcançar as folhas no alto das árvores. O hábito de esticar o pescoço (lei do uso e desuso) teria levado ao aumento de tamanho dessa parte do corpo. Com isso, a característica adquirida foi sendo transmitida de geração em geração (lei da transmissão de caracteres adquiridos) resultando nas girafas de pescoço comprido.

Veja esta ideia de Lamarck para explicar as características da boca de um tamanduá. A língua do animal teria se desenvolvido em resposta às suas necessidades alimentares e ao uso desse órgão – o tamanduá usa a língua para capturar e comer insetos. Por outro lado, os dentes teriam desaparecido por falta de uso.

Apesar de não explicar corretamente o mecanismo evolutivo, o Lamarckismo foi de grande importância para a teoria da evolução por ter chamado a atenção para a adaptação como um processo necessário para o sucesso evolutivo de uma espécie no ambiente em que em que vive.

O conhecimento atual na área da Genética invalida a lei da herança das características adquiridas. Sabemos que apenas os genes dos gametas e das células germinativas (que originam gametas) são passados para os descendentes. Características que envolvem alterações nas células somáticas de um organismo não são transmitidas de uma geração para outra.

Além disso, o uso e o desuso de órgãos e de outras estruturas não altera o DNA dos genes que serão transmitidos aos descendentes. Apenas as mutações, causadas por radiações, certas substâncias químicas e outros fatores ambientais podem alterar o DNA.

 

2. Darwinismo

O naturalista inglês Charles Darwin (1809- 1882) desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da teoria moderna da evolução. Segundo Darwin, os indivíduos mais bem adaptados ao meio ambiente apresentam maiores chances de sobrevivência, deixando maior número de descendentes. A própria natureza seleciona os indivíduos mais bem adaptados ao meio, enquanto os menos adaptados tendem a morrer e com o tempo levar à extinção da espécie. Essa teoria é chamada seleção natural e é a base do Darwinismo.

 

Em 1831, o inglês Charles Darwin (1809-1882) participou de uma expedição, cuja missão inicial era explorar a costa da América do Sul e depois ir para a Nova Zelândia e para a Austrália. A viagem, no navio HMS Beagle, começou em 1831 e durou quase cinco anos. Durante a viagem Darwin percebeu uma grande variabilidade de espécies que apresentavam graus diferentes da adaptação ao meio. Percebeu que os indivíduos com mais oportunidade de sobrevivência apresentavam características mais apropriadas para enfrentar as condições ambientais.

Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que se modificava ao longo do tempo. Assim, as espécies existentes foram evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente.


seleção natural foi o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo, somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.


Para Lamarck, a evolução se dava pelo uso e desuso de partes do corpo. Enquanto isso, Darwin acreditava que o ambiente atuava na seleção das características vantajosas.

A partir de suas observações e pesquisas, as principais ideias de Darwin foram:

·         Indivíduos de uma mesma espécie apresentam diferenças entre si, resultado de variações entre as suas características;

·         Indivíduos com características vantajosas às condições do ambiente possuem mais chances de sobreviver do que aqueles que não apresentam tais características;

·         Indivíduos com características vantajosas também possuem mais chances de deixar descendentes.

Segundo Darwin, no passado, os ancestrais das girafas atuais apresentavam pescoços com tamanho variáveis. A competição pelo alimento disponível favoreceu os indivíduos de pescoço comprido, que alcançariam as folhas no alto das árvores. Assim a seleção natural permitiu que os indivíduos de pescoço comprido fossem selecionados em detrimento daquele de pescoço curto, que foram morrendo até a extinção.

Darwin não conseguiu explicar a origem das variações, já que somente a genética, surgida no Século XX contém subsídios para esclarecer as causas da variabilidade.

 

3. Neodarwinismo

Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução surgiu no século XX e caracteriza-se pela união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área da genética. Essa teoria foi acrescida dos conceitos modernos sobre variabilidade (mutação e recombinação gênica) e genética de populações.

O neodarwinismo não corrige o darwinismo e sim amplia sua ideias à medida que, explica as causas das variações nos seres vivos que não foram explicadas por Darwin.

O neodarwinismo é a teoria aceita pela ciência para explicar a evolução das espécies. As mutações e a recombinação gênica são as principais causas da variabilidade genética presente nos seres vivos. A seleção natural apenas direciona o processo evolutivo, mantendo as variações favoráveis ou adaptativas a determinado meio. Enquanto as mutações e a recombinação gênica aumentam a variabilidade genética, a seleção natural diminui, já que os indivíduos menos adaptados tendem a morrer e, com o tempo, permitir a extinção da espécie.

 

Sugestão de vídeo: https://youtu.be/0D1NRusC-QU

Aula 11 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 26/08/2020

 

EVOLUÇÃO

É o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

 

Evidências da evolução

A teoria da evolução apresenta grande credibilidade pelo fato de estar apoiada nas seguintes evidências: fósseis, órgãos vestigiais, homologias e embriologia comparada.

- Fósseis: Representa qualquer indício da presença de vida em tempos remotos na terra. A paleontologia (do grego: palaios = antigo; onto = ser) é a ciência que estuda os fósseis, sendo de extrema importância para o conhecimento de indícios de parentesco de seres extintos com as espécies atuais.

 Fóssil de trilobite, forma de vida animal extinta há mais de 200 milhões de anos. Esse fóssil foi encontrado na Inglaterra comprimento: 7 cm

 

Órgãos vestigiais: São aqueles que se apresentam atrofiados em determinados grupos mas desenvolvidos e funcionais em outros, revelando uma ancestralidade comum. Na espécie humana, o apêndice vermiforme é um bom exemplo de órgão vestigial. Nos mamíferos herbívoros, o apêndice é muito desenvolvido e abriga microrganismos que promovem a digestão da celulose. Além do apêndice, o cóccix é considerado órgão vestigial, representando um vestígio de cauda presente em outros animais.


- Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. O braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica.

 


- Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica, mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto, estruturas análogas.


As estruturas análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco. Elas fornecem indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a uma mesma variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles sofreram evolução convergente.

 

Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.


Embriologia Comparada: O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem. Essa semelhança também foi verificada no desenvolvimento embrionário de todos animais metazoários. Nesse caso, entretanto, quanto mais diferentes são os organismos, menor é o período embrionário comum entre eles.


Aula 12 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 28/08/2020

 

Especiação  É o processo de formação de novas espécies a partir de uma população ancestral.

 

Como se formam novas espécies?

Suponha que uma determinada espécie de inseto, cujos indivíduos são verdes, viva numa região do litoral, coberta por mata verde. Isso aparece na figura A .

Os indivíduos dessa população de insetos cruzam uns com os outros e sempre aparecem novos indivíduos, com pequenas variações individuais, por exemplo na cor. Um novo indivíduo que seja verde-amarelado estará menos camuflado na folhagem. Ele será visto mais facilmente por aves predadoras e terá menor chance de sobreviver. Também serão mais facilmente predados os indivíduos que tenham cor verde mais escura (veja a figura B ). O ambiente favorece os indivíduos mais adaptados a ele.

Vejamos um exemplo de como a teoria da seleção natural permite explicar o surgimento de novas espécies a partir de espécies anteriores. Para isso, voltemos ao exemplo dos insetos no litoral (figuras  A e  B). Considere que, com o passar de milhares de anos, as condições da região se modifiquem e uma parte desse litoral seja inundada pelo mar, separando a população em duas partes, uma das quais fique isolada numa ilha. Considere, também, que alterações do clima façam com que a ilha tenha condições tais que favoreçam o crescimento de árvores com folhas verdes mais escuras e que, no continente, sejam favorecidas plantas com folhas ligeiramente amareladas, como ilustrado na figura  C. Na ilha, pela seleção natural, serão favorecidos os indivíduos de cor verde mais escura e, no continente, os indivíduos mais amarelados. Com o passar de milhares de anos, teremos populações com cores distintas (figura  D). Além da cor, muitas outras características podem ter sido alteradas como decorrência da seleção natural, que favorece os indivíduos mais aptos a enfrentar cada ambiente.

Poderá chegar um momento em que ambas as populações terão diferenças suficientemente grandes a ponto de, serem colocadas em contato, não conseguirem mais cruzar entre si originando descendentes férteis. Nesse momento, elas passaram a ser duas espécies diferentes, que se originaram de uma mesma espécie ancestral.



Isolamento geográfico: permite que cada população evolua separadamente.


Com o tempo, as populações acumulam diferenças a ponto de caracterizar a formação de duas ou mais subespécies. As subespécies são populações da mesma espécie que vivem geograficamente isoladas e por isso acabam desenvolvendo diferenças genéticas. E quando podemos dizer que houve formação de novas espécies? Se o isolamento geográfico persistir por um longo período, chega-se a um ponto em que as diferenças genéticas impedem o cruzamento entre os indivíduos das populações, mesmo que o isolamento seja superado. Veja a figura.


Isolamento reprodutivo: Quando indivíduos de duas populações não conseguem cruzar entre si (ou conseguem, mas geram indivíduos estéreis), dizemos que atingiram o isolamento reprodutivo. Dizemos, nesse caso, que surgiu uma nova espécie (houve especiação). O isolamento reprodutivo pode ocorrer, por exemplo, porque os machos e as fêmeas dos diferentes grupos não se reconhecem mais; porque seus órgãos genitais não são mais compatíveis; porque os

gametas masculinos não conseguem fecundar o gameta feminino; ou então porque o zigoto formado ou o embrião não completam seu desenvolvimento; etc.

 

Caso ocorra a formação de um indivíduo, ele poderá ser um híbrido estéril, ou seja, que não produz gametas funcionais. É o caso do híbrido de leão e tigre. Outro exemplo de híbridos são o burro e a mula, animais resultantes do cruzamento entre o jumento e a égua. Veja a figura 4.9.


Aula 13 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 31/08/2020

 

Exercício

 

01. Fósseis são restos ou vestígios de organismos que viveram há milhões de anos e foram preservados em sedimentos.

a) Qual é a importância dos fósseis para o estudo da evolução?

 

02. Qual foi a contribuição de Lamarck para a teoria da evolução atual?

 

03. Por motivos estéticos, algumas raças de cães têm como padrão o corte da cauda dos animais quando ainda filhotes. Seus descendentes, entretanto, nascerão com cauda. Você acha que essa afirmação está de acordo com as ideias de Lamarck sobre a evolução das espécies? Explique.

 

04. (UEL) Em relação à evolução biológica de coelhos de uma determinada região:

I. O coelho evoluiu de ancestrais de orelhas curtas que se desenvolveram gradativamente pelo esforço do animal em ouvir a chegada dos predadores;

II. Os ancestrais dos coelhos apresentam tamanhos variáveis de orelhas; o predatismo dos carnívoros selecionou aqueles de orelhas mais longas;

III. Os coelhos de orelhas longas conseguem deixar um maior número de descendentes que os de orelhas curtas;

 IV. Os coelhos de orelhas longas, adquiridas pela necessidade de perceber a aproximação dos predadores, transmitem essa característica para seus descendentes.

Considerando as afirmativas acima, selecione a alternativa correta:

a) I e II são lamarckistas e III e IV são darwinistas.    b) II e III são lamarckistas e I e IV são darwinistas.

c) I e IV são lamarckistas e II e III são darwinistas.    d) III e IV são lamarckistas e I e II são darwinistas.

 

05. (Puccamp) Considere a seguinte afirmativa:

“Entende-se por ________ a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados.” Para completá-la corretamente, a lacuna deve ser preenchida por:

a) mutação.           b) migração.                  c) variabilidade.                   d) seleção natural.

 

06. (Fatec) Analise o texto abaixo:

“Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso frequente repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão, desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos, deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo desaparecer.”

Filosofia Zoológica, 1809.         O texto acima deve ser atribuído a:

a) Darwin, para explicar a seleção natural.                 b) Lamarck, para explicar o criacionismo.

c) Darwin, para explicar o evolucionismo.                 d) Lamarck, para explicar o evolucionismo.

 

07. (Uflavras) Um agricultor utilizou um mesmo inseticida durante longo tempo em sua lavoura para eliminar uma praga. Após todo esse tempo, ele verificou que a população da praga tornou-se resistente ao inseticida. O fenômeno evolutivo que ocorreu na população da praga foi:

a) Seleção natural Mutação.      b) Lei do uso e desuso.    c) Isolamento reprodutivo.       d) Mutação.

 

08. A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

a) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

b) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

c) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

d) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

 

09. “O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.”

A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista

a) Teoria de Lamarck          b) Teoria de Malthus      c) Teoria de Wallace           d) Teoria de Darwin

 

10. Sabemos que Lamarck foi um dos primeiros estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.

Marque a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou conhecida por lamarckismo.

 

a) Seleção natural e mutação.

b) Lei do uso e desuso e seleção natural.

c) Lei do uso e desuso e lei da necessidade.

d) Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.

 

11. (UNIVAG) A charge ilustra uma das ideias propostas para explicar a evolução das espécies.

 


A ideia evolucionista contida na charge é uma referência à:

a) lei do uso e desuso.                                        b) seleção natural.

c) lei dos caracteres adquiridos.                        d) mutação.

12. Leia o texto abaixo com atenção:

Quem venceu a Guerra das Teorias sobre a Evolução das Espécies? Para que você entenda melhor estas diferenças, vamos utilizar o exemplo clássico para comparar as duas teorias: o tamanho do pescoço das girafas. A partir das ideias de Lamarck, poderíamos explicar o grande tamanho do pescoço das girafas pelo esforço de esticar o pescoço para comer ramos de vegetação mais alta e o consequente aumento gradativo do órgão. Para Darwin, o ambiente não promoverá as mudanças (como Lamarck dizia) e sim selecionaria variações mais adaptadas às condições apresentadas – seleção natural.

 

 “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.” O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao:

a) fixismo.                b) darwinismo.                        c) mendelismo.                     d) lamarckismo.

 

13. Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.
a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo.

b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve especiação?

14. Em relação à evolução dos seres vivos, podemos destacar duas ideias defendidas por cientistas:

 

1ª) Transmissão dos caracteres adquiridos.                                 2ª) Seleção natural.

 

Podemos afirmar que as teorias acima apresentam ideias de:

a) Darwin, tanto a primeiro quanto a segunda.          

b) Lamarck, tanto a primeiro quanto a segunda.

 

c) Darwin, a primeira, e de Lamarck, a segunda.     

d) Lamarck, a primeira, e de Darwin, a segunda.

 

15. Um biólogo cortou a cauda de ratos pequenos durante muitas gerações. Ao final do experimento, os filhotes continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal. Esse experimento mostra que:

a) Os caracteres adquiridos foram transmitidos aos descendentes e os ratos nasciam sem cauda.

b) Os caracteres adquiridos não foram transmitidos aos descendentes.

c) um órgão não se desenvolverá pois não manteve com seu uso constante.

d) os ratos sofreram mutações devido ao corte da cauda e nasciam com cauda pequena.

 

16. Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:



a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!