ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – PROFESSORA ROSILENE VALÉRIA
Aula
01– Carga Horária: 50 minutos – Data: 22/07/2020
Grandezas físicas, unidades de
medidas, transformações de unidades, notação científica e algarismos
significativos:
Uma grandeza física: é uma quantidade que pode ser
medida e representada por um número associado a uma unidade de medida.
Transformação
de km/h em m/s e vice-versa:
Para transformar um valor dado em km/h para m/s devemos dividi-lo por 3,6. Ao contrário, quando quisermos transformar um valor dado em m/s para km/h, devemos multiplica-lo por 3,6.
(velocidade em km/h) : 3,6 = velocidade em m/s. (velocidade em m/s) x 3,6 = velocidade em km/. |
Exercício
resolvido
Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que
percorre 14,4 km em 3 min.
ΔS = 14,4 Km = 14,4 x 1000 = 14.400 metros
Δt = 3 min = 3 x 60 = 180 segundos
Vm = ?
Vm = ΔS/ Δt
Vm = 14.400/180
Vm = 80 m/s
Movimento uniforme
Movimento uniforme é
o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante,
assim, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. No movimento
uniforme, não há aceleração.
Movimento, em que a velocidade é
constante.
Função horária da posição do MU: É uma
equação matemática de 1º grau utilizada para descrever a posição (S) de um móvel em relação a algum referencial
(S0) em função do tempo decorrido (t). É definida pela equação a seguir:
S = S0 + v.t
S = Posição final;
S0 = Posição inicial;
v = velocidade média;
t = instante de tempo.
→Movimento
progressivo: É um movimento no qual a distância aumenta em relação a algum
referencial, ou seja, quando estiver afastando-se. Nesse caso, a velocidade tem
módulo positivo.
V > 0
→ Movimento
regressivo ou retrógrado: É um movimento no qual a distância de um móvel em relação a algum
referencial diminui. A velocidade no movimento retrógrado é negativa.
V < 0
→ Aceleração média: É
a taxa de variação da
velocidade para um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido a velocidade de
um corpo mudar em função do tempo, maior será o módulo de sua aceleração.
Se um corpo estiver aumentando sua velocidade, sua aceleração será positiva e esse
movimento será chamado de movimento acelerado. Se a velocidade do móvel está
diminuindo, o movimento é retardado. A definição matemática de aceleração é dada pela equação a seguir:
Am = Δv
Δt
Δv = variação da
velocidade;
Δt = intervalo de tempo.
→ Aceleração instantânea: É a taxa de variação da velocidade para
intervalos de tempos muito pequenos, próximos de zero. Sua definição matemática é
dada por:
Ains = Δv
Δt
Δt ≈ 0
ΔS = variação da velocidade;
Δt = intervalo de tempo.
Exercícios resolvidos
1. Um móvel em movimento uniforme varia sua posição
como mostra a tabela abaixo:
a) Qual a posição inicial e a velocidade do móvel?
Resolução: A posição inicial
é sempre o primeiro espaço onde sabemos exatamente que o móvel se encontra. No
caso, temos que a primeira posição conhecida deste móvel é quando ele se
encontra na posição 32 m.
É importante que você se lembre da equação
de velocidade média:
V
= ΔS/Δt
Ou
seja,
b)
O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique.
Resolução: Repare que a posição do
gráfico está sempre crescendo enquanto o tempo passa. A este movimento damos o
nome de progressivo.
2. Qual a velocidade
de um atleta que corre 100 metros, em linha reta em 10 segundos?
Vm = ΔS
Δt
Vm
= 100 m
10 s
Vm
= 10m/s
Movimento uniformemente variado: é nome dado ao tipo de movimento em que a
velocidade de um corpo muda a taxas constantes. No caso em que o movimento tem
a sua velocidade aumentada, dizemos tratar-se de um movimento acelerado, se
a velocidade diminui, dizemos tratar-se de um movimento retardado.
∆S= Sf - S0
ΔS= V₀.t + ½.a.t²
Sendo: A variação da posição, que é a
distância percorrida, é igual à velocidade inicial multiplicada pelo tempo mais
um meio multiplicando a aceleração e o tempo elevado a 2.
Aula
02 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 24/07/2020
Exercício
01. Um pássaro está voando e se afastando de uma
árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?
02.
Uma bicicleta está se deslocando horizontalmente
para o leste com velocidade constante. Pede-se:
a) O celim (banco) está em repouso ou em movimento em relação ao pneu?
03.
(Ufrj-RJ-2008) Heloísa, sentada na poltrona de um ônibus, afirma que o
passageiro sentado à sua frente não se move, ou seja, está em repouso. Ao mesmo
tempo, Abelardo, sentado à margem da rodovia, vê o ônibus passar e afirma que o
referido passageiro está em movimento.
De acordo com
os conceitos de movimento e repouso usados em Mecânica, explique de que maneira
devemos interpretar as afirmações de Heloísa e Abelardo para dizer que ambas
estão corretas.
04. Um
camelo percorre 90 km em 6 h. Com esses dados, é possível determinar a
velocidade média do animal? Explique.
05. Um atleta nada 100 m em 50 s. Mostre como obter a
velocidade média do indivíduo nesse percurso.
06. Um ônibus leva meia hora para realiza o percurso
de Jundiaí (SP) a Campinas (SP), a uma velocidade média de 80 km/h. Qual é a
distância que separa as duas cidades? Explique como chegou a essa conclusão.
07. Um avião percorre a distância de Porto Alegre a
Recife, que é de 3,000 km, em duas horas. Calcule a velocidade média do avião
nesse percurso.
08. Transforme a velocidade de:
a) 900 km/h em m/s.
b) 300 m/s em km/h.
09. Um cavalo com velocidade média de 16 m/s leva
quanto tempo para percorrer 400 metros?
10. Um macaco que
pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua
jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele?
11.
Um trem de passageiros passa em frente a uma estação, com velocidade constante
em relação a um referencial fixo no solo. Nesse instante, um passageiro deixa
cair sua câmera fotográfica que segurava próxima a janela aberta.
Desprezando
a resistência do ar, a trajetória da câmera no referencial fixo do trem é
_____________, enquanto, no referencial fixo no solo é _____________, O tempo
de queda da câmera do primeiro referencial é __________ tempo de queda do
segundo referencial.
Assinale
a alternativa correta:
a)
parabólica – retilínea – menor que o b) parabólica –
parabólica – menor que o
c)
retilínea – retilínea – igual ao d) retilínea –
parabólica – igual ao
12.
Um avião voando em linha reta, com velocidade constante em relação ao solo,
abandona uma bomba. Se a resistência do ar sobre ela puder ser desprezada, a
trajetória dessa bomba será em forma de uma:
a)
Parábola para um observador que estiver no avião;
b)
Linha reta vertical para um observador que estiver na Terra;
c)
Linha reta horizontal para um observador que estiver no avião;
d) Linha reta vertical para um observador que estiver no avião;
13.
Que diferença tem entre o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo
uniforrmente variado?
Aula
03 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 27/07/2020
LEIS DE NEWTON
A dinâmica é a área da física que estuda o movimento
dos corpos e suas causas. As três leis de Newton, introduzidas por Sir Isaac
Newton no seu livro “Princípios Matemáticos da
Filosofia Natural” em 1687, formam a base da dinâmica.
Força,
aceleração e força resultante
Força, aceleração e força resultante são conceitos fundamentais para
entendermos as leis de Newton.
- Força é uma grandeza física vetorial,
medida na unidade de kg.m/s², ou N (newton), capaz de alterar o estado de movimento de um corpo.
Em outras palavras, quando dois corpos exercem forças um sobre o outro,
seus estados de movimento podem mudar, isso implica que a aplicação de forças sobre um corpo pode resultar no
surgimento de uma aceleração, o conceito que será discutido a
seguir.
- Aceleração
é a mudança na velocidade. Todo
corpo que tem massa opõe-se ao surgimento de uma aceleração, essa
propriedade inerente à matéria é chamada de inércia. De acordo com as leis de
Newton, caso uma força resultante não nula esteja
agindo sobre um corpo, este estará sujeito a uma aceleração.
- Força resultante é obtida com
base na soma vetorial de todas as
forças que atuam sobre um corpo. Por serem vetoriais, as forças somam-se e
podem também anular-se. O resultado da soma vetorial dessas forças dá
origem à força resultante.
1ª lei de Newton: lei da inércia
A primeira lei de Newton, também conhecida como lei da inércia, nos diz que: ” Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme a menos que uma força resultante não nula seja exercida sobre ele. “
A primeira lei de Newton afirma
que todo corpo apresenta a tendência de permanecer em repouso ou em movimento
retilíneo e uniforme, caso a
resultante das forças que atuam sobre ele seja nula. Essa lei indica que um
corpo parado ou que se move com velocidade constante está em equilíbrio, ou
seja, mesmo que milhares de forças atuem sobre ele, elas se cancelam.
Um exemplo de situação em que a força resultante é nula é o movimento de um corpo no vácuo espacial, em uma região de gravidade nula. Uma vez lançado em movimento, esse corpo tenderá a mover-se
para sempre em linha reta, a menos que uma força venha alterar sua velocidade
ou direção.
A
primeira lei de Newton explica que a matéria resiste à aceleração graças à sua
inércia.
Observe a imagem. Nela, um automóvel se move com
velocidade constante carregando um forno micro-ondas.
Quando o carro freia bruscamente, o forno é atirado para frente, por que
isso acontece? A primeira lei de Newton explica: Durante todo o percurso, o
forno estava em MRU com a mesma velocidade do automóvel. Quando esse freou,
nenhuma força estava atuando horizontalmente sobre o forno, logo, por inércia,
ele tende a manter exatamente o mesmo movimento para frente, até que uma força
o impeça de continuar.
Na verdade, existe sim uma força atuando horizontalmente sobre o forno:
a força de atrito com o teto do
carro. Porém, como na maioria dos exercícios de física, ela foi desconsiderada
nesse exemplo e, mesmo se fosse considerada, não seria suficientemente intensa
para manter o forno preso ao automóvel.
A
importância do cinto de segurança
Quando um carro freia bruscamente e nosso corpo é jogado para frente, a
lei da inércia entra em ação. Por isso, o uso do cinto de segurança é essencial
para garantir a integridade dos passageiros.
Inércia é a propriedade dos corpos de resistir a mudanças de velocidade.
"Se um corpo está parado, ele persiste nesse estado de repouso até que
alguma força atue sobre ele. No caso de ele estar em movimento, ele tende a
persistir nesse estado de movimento retilíneo e uniforme até que outra força atue
sobre ele, fazendo com que a velocidade dele varie novamente".
No caso de uma colisão com um carro, a velocidade é alterada rapidamente.
Para proteger os passageiros, vários acessórios de segurança estão presentes na
maioria dos veículos, como o airbag.
Mesmo ajudando a salvar vidas no caso de acidentes,
nenhum acessório substitui o cinto de segurança. Se você tiver com cinto de
segurança, mas alguém no banco de trás estiver sem o cinto, no momento da
frenagem, ele vai ser lançado em relação ao carro com a velocidade que o carro
tinha no instante imediatamente antes do momento da frenagem. O
cinto de segurança tem o objetivo de evitar esse deslocamento relativo, pois
ele atua no tórax e na cintura, mantendo-nos presos ao banco.
Aula
04 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 29/07/2020
2ª lei de Newton:
princípio fundamental da dinâmica
A segunda lei de Newton diz respeito à aceleração. De acordo com essa lei, se um corpo estiver sujeito a uma força resultante diferente de zero, ele apresentará uma aceleração no sentido dessa força resultante.
A formulação da segunda lei de Newton é feita com base em uma equação, observe:
FR – força resultante (N)
m – massa (kg)
a – aceleração (m/s²)
Originalmente, na segunda
lei de Newton foi escrita em
termos de uma grandeza física chamada quantidade
de movimento ou movimento linear.
De acordo com o enunciado dessa lei, a força resultante sobre um corpo é
determinada pela variação de sua quantidade de movimento em
relação a um intervalo de tempo.
a= aceleração
∆V= variação de
movimento
∆t= variação de
tempo
- A
aceleração que um corpo adquire sempre tem a mesma direção e sentido da
força resultante que atua sobre ele.
- Quanto
maior a força resultante, maior a aceleração adquirida.
- Para uma mesma força resultante, quanto maior a massa do corpo, menor a aceleração adquirida por ele.
Por exemplo, imagine duas bolas sendo atiradas na
sua direção a uma mesma velocidade, uma de boliche e outra de tênis, qual delas
exigirá uma força maior para ser parada?
Exatamente! A bola de boliche. Isso ocorre, pois
ela possui mais massa e, portanto, resiste mais à mudança no seu estado de
movimento.
3ª lei de Newton:
lei da ação e reação
A terceira lei de Newton, também conhecida
como lei da ação e reação, nos diz o seguinte:
“
Para toda ação há sempre uma reação de mesmo módulo, mesma direção e sentido
contrário ”
A terceira lei de Newton explica que caso um corpo A
aplique uma força sobre um corpo B, o corpo B produzirá sobre A uma força de
reação. As forças de ação e reação sempre têm a mesma intensidade e atuam
na mesma direção, no entanto,
apontam para sentidos opostos. De acordo com o que estabelece essa lei, as
forças surgem aos pares e não é possível que um par de forças de ação e reação
surja em um único corpo.
Diversas situações ilustram o funcionamento da
terceira lei de Newton, por exemplo:
·
Para
andarmos, empurramos o chão para trás, o chão, por sua vez, empurra-nos para
frente, devido à força de atrito estabelecida entre os nossos pés e o chão.
·
Para mover-se sobre a água, as pás das hélices dos
barcos empurram a água para a trás, e a água, por sua vez, empurra o barco para
frente.
·
Por exemplo, quando uma pessoa (A) exerce uma força
F sobre uma caixa (B). A caixa também exerce uma força F sobre a pessoa, porém no
sentido oposto.
Caixa exerce força sobre a pessoa
Chão exerce força sobre o cavalo e vice-versa.
Aula
05 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 31/07/2020
Exercício
01. De acordo com a
Primeira Lei de Newton marque a alternativa correta:
a)
Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme
quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.
b)
Um corpo permanece em movimento apenas enquanto houver uma força atuando sobre
ele.
c)
Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual a zero, esse
corpo somente pode estar em repouso.
d)
A inércia de um objeto independe de sua massa.
02. Baseando-se na
primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta:
a)
Se estivermos dentro de um ônibus e deixarmos um objeto cair, esse objeto fará
uma trajetória retilínea em relação ao solo pois o movimento do ônibus não
afeta o movimento de objetos em seu interior.
b)
Quando usamos o cinto de segurança dentro de um carro, estamos impedindo que,
na ocorrência de uma frenagem, sejamos arremessados para fora do carro, em
virtude da tendência de permanecermos em movimento.
c)
Quanto maior a massa de um corpo, mais fácil será alterar sua velocidade.
d)
O estado de repouso e o de movimento retilíneo não depende do referencial
adotado.
03. (UNESP) As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com que lei?
04. A tendência que um corpo apresenta de manter seu estado de movimento retilíneo ou repouso é conhecida como:
a)
velocidade
b)
força
c)
aceleração
d) inércia
05. Leia com atenção a tira da
Turma da Mônica abaixo e analise as afirmativas que se seguem, considerando os
princípios da mecânica clássica:
I.
Cascão está em movimento em relação ao skate e também em relação ao Cebolinha.
II.
Cascão está em repouso em relação ao skate, mas em movimento em relação ao
Cebolinha.
III.
Em relação a um referencial fixo fora da Terra, Cascão jamais pode estar em
repouso.
Está(ao)
correta(s):
a)
apenas I. b) I e II. c) I e III.
d) II e III.
06. Quando a força
resultante que atua sobre um corpo é nula, podemos afirmar que:
a)
sua aceleração será constante. b) sua
velocidade será constante.
c)
seu movimento será uniformemente variado. d) seu deslocamento será nulo.
07. Complete a frase
a seguir: Todo corpo tende a permanecer em __________ ou em movimento retilíneo
e __________, caso a força __________ sobre esse corpo seja igual a _________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
a)
repouso, variado, resultante, zero. b) repouso,
acelerado, centrípeta, zero.
c)
repouso, uniforme, resultante, zero. d) inércia, uniforme,
total, zero.
08. Um corpo de massa M está sujeito à
ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário
ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante, é porquê:
a) a força F é maior do que
a da gravidade.
b) a força resultante sobre o corpo é nula.
c) a força F é menor do que a gravidade.
d) a diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.
09. Um
corpo de massa igual a 15 kg move-se com aceleração de módulo igual a 3 m/s2.
Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?
FR = m. a
10. (IF-GO) – Um nadador,
conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1)
trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no
nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado.
Assinale a resposta
correta:
a) Esse princípio obedece à Lei da Inércia, uma vez que o
nadador permanece em seu estado de movimento.
b) Obedecendo à Lei da Ação e Reação, o nadador imprime uma
força na água para trás e a água, por sua vez, empurra-o para frente.
c) O nadador puxa a água e a água empurra o nadador,
obedecendo à Lei das Forças (segunda Lei de Newton).
d) Nesse caso, é o nadador que puxa seu corpo, aplicando uma
força nele próprio para se movimentar sobre a água.
11. Por que em dias
de chuva um motorista deve manter maior distância do carro da frente?
Utilize
uma lei da Física em sua explicação.
12. Usando uma das leis de Newton, explique por que,
para andar em um barco a remo, é preciso movimentar o remo no sentido posto ao
que queremos nos deslocar.
13. Responda em uma única palavra, por que o carro da figura, mesmo parado,
não cai.
Aulas do mês de Agosto - Aula 1 – Carga Horária: 50 minutos –
Data: 03/08/2020
Introdução
à Genética
A Genética é uma área da
biologia que estuda os mecanismos da hereditariedade ou herança biológica.
Hereditariedade
A
hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas
informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as
características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As
características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez,
são chamadas de hereditárias. Nos seres humanos, a transmissão de
características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta
masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm
23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do pai
juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico
daquela nova célula.
Características hereditárias:
são as características apresentadas pelos seres vivos e que são transmitidas
através das gerações. Exemplos: cor de cabelos, cor da pele, dos olhos, algumas
anomalias etc. As características hereditárias são transmitidas pelos genes
contidos nos cromossomos dos gametas. Cada cromossomo contém moléculas de DNA
que é o material genético da célula. No DNA estão contidas instruções para
fabricação de um polipeptídeo ou de uma proteína. Cada uma dessas instruções é
um gene.
Observe
o que acontece com os cromossomos durante a fecundação. Cada tipo de cromossomo
do espermatozoide possui um correspondente no óvulo. Ambos carregam os mesmos tipos de genes,
possuem a mesma forma e tamanho. Na célula ovo eles se emparelham e dão origem
a um indivíduo com características resultantes das combinações possíveis entre
eles.
Conceitos Básicos da genética
Conheça os principais conceitos genéticos e entenda
sobre cada um:
Células
Haploides e Diploides
As células haploides (n) possuem apenas um
conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas
são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da
espécie.
As células diploides (2n) são aquelas que
possuem dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto, que possui um
conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. São
células diploides, os neurônios, células da epiderme, dos ossos, entre outras.
As
células haploides e diploides representam a classificação que elas recebem de
acordo com o conjunto cromossômico que cada uma possui. Os seres humanos
possuem 46 cromossomos, ou seja, 23 pares. As células reprodutivas são
haploides e as diploides são somáticas, ou seja, relacionadas à produção dos
tecidos.
As células haploides possuem 23 cromossomos
Veja no
quadro a seguir um resumo sobre as células haploides.
|
|
As células diploides representam dois conjuntos
completos de cromossomos
Reveja no
quadro a seguir um resumo sobre as células diploides.
Células
diploides |
Descrição |
Definição |
Dois conjuntos completos de cromossomos (2n). |
Reprodução |
Acontece a partir da mitose, que é a duplicação
das células. |
Exemplo |
Células somáticas, ou seja, que formam os
tecidos, a pele, o sangue, os ossos. |
Mitose: É o
processo de divisão celular em que uma célula se divide, originando duas
outras, com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Exemplo: formação das
células somáticas (células do corpo).
Meiose: É o
processo de reprodução celular que reduz pela metade o número de cromossomos da
célula-mãe. Exemplo: formação dos gametas, espermatozoide e óvulo.
Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=22cQBJv0Cas
Aula 2 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 05/07/2020
Cromossomos
Os
cromossomos são encontrados no núcleo da célula. Os cromossomos são sequencias da molécula de
DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos. O número de
cromossomos varia de uma espécie para outra, é representado por n. Por exemplo, a mosca Drosophila possui
8 cromossomos nas células do corpo e 4 nos gametas. A espécie humana possui um
número total de 46 cromossomos nas células diploides e 23 nos gametas.
Cromossomos Homólogos
Representação
de cromossomos homólogos e a localização (ou locus gênico) de
alguns genes alelos, que determinam características específicas.
Os
cromossomos homólogos:
- Possuem
a mesma forma e tamanho; - Têm idêntica
posição dos genes;
- Um é de
origem paterna e outro, de origem materna;
- ficam emparelhados nas células diploides.
Genes
Genes são fragmentos de DNA encontrados no núcleo da célula.
Os genes
são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações
que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das
características de cada ser vivo. Eles são considerados a unidade funcional da
hereditariedade.
Os genes alelos são
aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na
determinação de um mesmo caráter. Eles são responsáveis pela determinação de
certa característica, por exemplo, cor do pelo nos coelhos, possuem variações,
determinando características diferentes, por exemplo: pelo marrom ou branco.
Além disso, ocorrem aos pares, sendo um de origem materna e outro de origem
paterna.
Alelos e Alelos Múltiplos
Exemplos
de genes alelos
Um alelo é cada uma das várias formas alternativas
do mesmo gene que ocupa um locus nos cromossomos e atuam na determinação do
mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem
quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. Nesse caso, mais de
dois alelos estão presentes na determinação de um caráter.
Homozigotos e Heterozigotos
Exemplos
de homozigotos e heterozigotos
Os seres homozigotos são aqueles que apresentam
pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos
idênticos.
Enquanto
isso, os heterozigotos caracterizam
os indivíduos que possuem dois genes alelos diferentes (Aa).
Genes Dominantes e Recessivos
Quando um
indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa
determinando uma certa característica. Os genes
dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos
fenotipicamente em heterozigoto.
Quando o
gene não se expressa nesse indivíduo, ele é um gene recessivo. Os genes recessivos são representados por
letras minúsculas (aa, bb, vv) onde os fenótipos são expressos somente em
homozigoto.
Fenótipo e Genótipo
Genótipo é o conjunto das informações
contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo, pois
possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.
Fenótipo é a
expressão dos genes, ou seja, é o conjunto das características que vemos nos
seres vivos, por exemplo, a cor dos olhos, o tipo sanguíneo, a cor das flores
de uma planta, a cor do pelo de um gato, entre outras. O fenótipo indica
caracteres morfológicos (visíveis) e também fisiológicos.
Fenótipo = Genótipo + Ambiente
Em alguns
casos o fenótipo pode ser mudado pelo ambiente. Uma criança que recebeu dos
pais genes que condicionam a característica canhota pode aprender a usar a mão
direita por insistência dos pais ou professores, mas não estará mudando o seu
genótipo, Caso ela tenha filhos, estes herdarão o gene que determina a
capacidade de usar melhor a mão esquerda. Em várias situações o ambiente não é
capaz de mudar o fenótipo do indivíduo, como mudar o seu tipo de sangue.
Analise a
tabela a seguir, com algumas características hereditárias; algumas podem sofrer
a influência de fatores ambientais, outros não. O símbolo ( -) significa que
não há interferência de fatores ambientais. O símbolo ( + ) significa que há
interferência de fatores ambientais.
CARACTERÍSTICAS |
FATORES AMBIENTAIS |
||||
Exercícios físicos |
Dieta alimentar |
Produtos químicos |
Cirurgia |
Sol |
|
Tipo de sangue |
- |
- |
- |
- |
- |
Peso |
+ |
+ |
+ |
+ |
- |
Cor da pele |
- |
- |
+ |
- |
+ |
Cor do cabelo |
- |
- |
+ |
- |
+ |
Tipo de cabelo (liso, crespo) |
- |
- |
+ |
- |
+ |
Calvície |
- |
- |
+ |
+ |
- |
Sardas |
- |
- |
+ |
- |
+ |
Forma do nariz |
- |
- |
- |
+ |
- |
Daltonismo |
- |
- |
- |
- |
- |
Capaz de usar a mão esquerda |
+ |
- |
- |
- |
- |
Aula 3 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 07/08/2020
Exercício
01.
Na espécie humana, assim como em muitas outras, há células diploides e célula
haploides.
a)
Cite uma importante diferença entre uma célula haploide humana e uma célula
diploide humana.
b)
Quais são as células haploides humanas?
c)
Quais são as células diploides humanas?
d)
Quais desses dois tipos de células, haploide ou diploide, tem participação
direta no processo de fertilização ou fecundação?
02.
Nas células diploides do seu corpo há 46 cromossomos.
a)
Quantos deles são herdados de seu pai? E quantos são herdados de sua mãe?
O
número diploide na espécie dos cavalos (Equus
caballus) é 64, na espécie dos jumentos (Equus asinus), é 62.
a)
Quantos cromossomos há num espermatozoide de jumento?
b)
Quantos cromossomos há num óvulo de égua (fêmea do cavalo)?
03.
O número diploide da ervilha é 14. Quantos cromossomos há:
a)
Num gameta de planta de ervilha?
b)
Numa célula de folha de ervilha?
Leia o texto abaixo com atenção para
responder as questões nº 04 e nº 05:
Toda
a informação genética de um organismo está armazenada no DNA e estas
informações são transmitidas aos seus descendentes. Já os cromossomos são
formados por sequências de DNA e cada organismo possui um número diferente
deles. O ser humano possui 46 cromossomos, sendo 23 recebidos da mãe e os outros
23, do pai. Parte funcional do DNA, os genes, são sequências especiais de
centenas ou milhares de pares que oferecem as informações básicas para produzir
todas as proteínas que o organismo necessita. Dentro da genética é importante
compreender o conceito de mitose e meiose que são dois tipos de divisão
celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas
células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma
única célula-mãe. Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do
núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de
cromossomos da célula original.
04.
São longas sequências de DNA que contêm diversos genes. A definição refere-se:
a) ao gene. b) aos cromossomos. c) ao RNA. d) ao genótipo.
05.
Em cada espécie, há um número diferente dessas estruturas, sendo encontrado na
espécie humana um conjunto com:
a) 23 cromossomos. b) 22 cromossomos. c) 42 cromossomos. d) 46 cromossomos.
06.
Como pode ser visto na figura, esse tipo de divisão celular é
característico do processo de reprodução assexuada em que a célula se divide em
duas, produzindo uma réplica com um número igual de cromossomos. O texto e a imagem
referem-se ao processo de divisão celular chamado de:
a) mitose b) meiose c) alelos d) heterozigotos
07.
Os termos como fenótipo e genótipo se constituem como fundamentos para permitir
a compreensão dos diversos fenômenos e fatores que acontecem na atualidade,
como questões de hereditariedade e paternidade. O conceito de fenótipo está
relacionado com as características externas, ou seja, o fenótipo determina a
aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da
interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo). Exemplos de fenótipo
são: o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre
outros. O conceito de genótipo associa-se às características internas, à
constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou
sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências
ambientais, determinará seu fenótipo (características externas).
Qual
é a diferença entre genótipo e fenótipo?
08.
Qual alternativa descreve corretamente o conceito de fenótipo?
a)
É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b)
Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características.
c)
É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d)
É o conjunto de características genéticas de um indivíduo.
09.
Qual alternativa descreve corretamente o conceito de genótipo?
a)
É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente.
b)
É Influência sobre o genótipo, transmitindo a este as suas características.
c)
É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo.
d)
É o conjunto de características genéticas de um indivíduo.
10.
“Tal pai, tal filho”. A frase, muitas vezes usada para destacar uma semelhança
física comum a pais e filhos, revela também um princípio da Biologia
relacionado a:
a)
reprodução assexuada. b)
métodos contraceptivos.
c)
transfusão sanguínea. d)
transmissão de caracteres hereditários.
11.
“Resultam das modificações produzidas pelo meio ambiente que não chegam a
atingir os gametas, não sendo por isso transmissíveis”. O texto acima se refere
aos caracteres:
a)
hereditários b)
dominantes c) genotípicos d) adquiridos.
12.
Liste fatores ambientais que podem alterar o fenótipo das seguintes
características:
a)
cor de cabelo b) forma
do nariz c) Peso d) calvície
13. A figura
abaixo representa: indivíduos que produzem gametas, a fecundação e a geração de
um novo indivíduo.
Observe a figura e responda às questões.
a) Qual é o número que
representa os elementos relacionados à transmissão de características dos pais
para o filho?
b) Qual é o número de
cromossomos da maioria das células do nosso corpo?
c) O número 2 indica o tipo
de divisão celular que origina 3. Qual é o nome dessa divisão?
d) O número 3 indica o
número de cromossomos dos gametas da espécie humana. Qual é esse número?
e) O número 4 indica o
número de cromossomos do zigoto. Qual é esse número?
f) O número 5 indica o tipo
de divisão celular pelo qual o zigoto origina a maioria das células do corpo.
Qual é o nome dessa divisão?
Aula 4 – Carga Horária: 50 minutos – Data: 10/08/2020
O trabalho de Mendel
Devido
aos avanços científicos na área da Genética, compreendemos há algum tempo que
os genes são responsáveis pelas características hereditárias, ou seja, aquelas
transmitidas de pais para filhos. Mas a semelhança entre pais e filhos já foi
explicada de diversas maneiras ao longo da história.
Até
meados do século XVIII, alguns cientistas acreditavam na teoria da
pré-formação, segundo a qual cada espermatozoide conteria um indivíduo em
miniatura, totalmente formado. Para outros cientistas, eram os fluidos do
corpo, como o sangue, que continham as características transmitidas.
Outra
ideia presente ao longo da história é a de que os elementos que determinavam as
características paternas e maternas se misturavam nos filhos. Essa ideia ficou
conhecida como teoria da herança misturada. De acordo com essa teoria, uma vez
misturados, esses elementos não se separariam mais. Ideias como essas
predominaram por quase todo o século XIX.
Aproximadamente
na mesma época, o monge austríaco Gregor Mendel (1822-1884) realizava pesquisas
sobre a hereditariedade, de 1858
a 1866, ano de publicação do resultado de suas
pesquisas. Ele utilizou como objetos de estudo as ervilhas da espécie Pisum
sativum e seus experimentos foram feitos no jardim de um mosteiro na cidade
de Brünn, na Áustria (hoje Brno, na República Tcheca; pronuncia-se “brunó”).
Ao
estudar os experimentos de Mendel, devemos analisar como ele interpretou os
resultados obtidos e, só depois, interpretá-los com os conhecimentos atuais.
Lembre-se de que na época de Mendel não se conheciam genes, cromossomos e
outros conceitos que hoje nos permitem compreender melhor as leis da
hereditariedade.
Os experimentos de Mendel
Para
realizar seus experimentos, Mendel escolheu a ervilha da espécie Pisum
sativum para obter cruzamentos. Essa planta apresenta uma série de
características que facilitaram o estudo de Mendel. Por exemplo, é fácil de
cultivar, produz muitas sementes e, consequentemente, um grande número de
descendentes. Além disso, as plantas de ervilhas apresentam partes masculinas e
femininas no mesmo pé. Assim, a parte masculina pode fecundar a parte feminina
da mesma planta, processo conhecido como autofecundação. Também é possível
fazer uma fecundação cruzada, isto é, uma fecundação entre duas plantas
diferentes de ervilha.
Outra vantagem é que a ervilha apresenta algumas variações em suas características contrastantes: por exemplo, a cor da sua semente é amarela ou verde, a forma da semente é lisa ou rugosa.
Para
explicar a variação nas características encontradas na ervilha, Mendel supôs
que, se uma planta tinha semente amarela, ela devia possuir algum “fator” responsável por essa cor. O mesmo ocorreria com a planta
de semente verde, que teria um fator determinando essa coloração.
Ao cruzar plantas de sementes amarelas com plantas de sementes verdes (chamadas
geração parental ou P), ele obteve
na 1ª geração filial (chamada geração F1)
apenas plantas que produziam sementes amarelas. O que teria acontecido com o
fator para a cor verde?
A
resposta veio com a geração F2, isto
é, a segunda geração filial, resultante do cruzamento de uma planta da geração
F1 com ela mesma (por autofecundação).
Em F2 a cor verde reapareceu
em cerca de 25% das sementes obtidas. Assim, Mendel concluiu que o fator para a
cor verde não tinha sido destruído, ele apenas não se manifestava na presença
do fator para a cor amarela. Com base nisso, ele considerou dominante a
característica “ervilha amarela” e recessiva a característica “ervilha verde”.
Sugestão de vídeo: https://youtu.be/jZH_S4b1elQ
Aula 5– Carga Horária: 50 minutos – Data: 12/08/2020
1ª Lei de Mendel: Lei da Segregação
dos Fatores
Mendel
realizou novos cruzamentos para testar se outras características da ervilha
manifestavam-se de modo semelhante. Em todos os casos estudados, os resultados
eram semelhantes ao que ele tinha observado para a característica cor da
ervilha: a geração F1 tinha a
característica dominante e a geração F2
apresentava uma proporção média de 3
dominantes para 1 recessivo, isto é, havia, por exemplo, uma quantidade três
vezes maior de ervilhas de cor amarela do que de ervilhas cor verde.
Considerando esse padrão
encontrado, Mendel chegou a algumas conclusões para explicar seus resultados:
• Cada organismo possui um par de fatores responsável pelo
aparecimento de determinada característica.
• Esses fatores são recebidos dos indivíduos da geração paternal;
cada um contribui com apenas um fator de cada par.
• Quando um organismo tem dois fatores diferentes, é possível que
uma das características se manifeste (dominante) sobre a outra, que não aparece
(recessiva).
Essas
conclusões foram reunidas em uma lei que ficou conhecida como primeira
lei de Mendel ou lei da segregação de um par de fatores.
É costume enunciá-la assim: “Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se
separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples”.
A técnica de Mendel
Mendel podia decidir se promoveria
cruzamentos por autofecundação ou por fecundação cruzada. A autofecundação pode
ocorrer naturalmente quando os grãos de pólen produzidos nos estames (parte
masculina da flor) caem sobre os carpelos (parte feminina) da mesma flor. Para
realizar a fecundação cruzada, ele recolhia os grãos de pólen com um pincel e o
passava no estigma (a abertura do carpelo) de outra flor.
Cromossomos e divisão
celular
Para
interpretar as conclusões de Mendel com base nos conhecimentos atuais, vamos
recordar alguns conceitos:
Você estudou que muitos
organismos se reproduzem de forma sexuada. Nessa forma de reprodução são
produzidas células especiais, os gametas,
que se unem na fecundação, formando uma nova célula, o zigoto, também chamado célula-ovo.
No
núcleo dos gametas e das demais células existe um conjunto de estruturas
microscópicas formadas por minúsculos filamentos e chamadas cromossomos (a forma individualizada de
um cromossomo só é visível ao microscópio quando a célula começa a se dividir).
Eles são principalmente compostos de uma substância química chamada ácido desoxirribonucleico: o DNA. Cada cromossomo contém milhares de
genes. Veja a figura 1.7.
Na
maioria das células de um organismo, os cromossomos ocorrem aos pares.
Para cada cromossomo existe
outro com a mesma forma e o mesmo tamanho. Esses pares de cromossomos são
chamados homólogos. A ervilha
estudada por Mendel, por exemplo, possui sete pares de cromossomos homólogos.
Nos gametas não há
cromossomos em pares. Cada gameta contém apenas a metade do número de
cromossomos das outras células do corpo. No caso da espécie humana, o
espermatozoide e o ovócito II humanos têm, cada um, 23 cromossomos.
Quando os gametas se unem na
fecundação, forma-se o zigoto, com 46 cromossomos, que se divide em outras
células, também com 46 cromossomos. Veja a figura 1.8. No caso da ervilha, há
sete cromossomos nos gametas e 14 na maioria das outras células.
Apesar
de o zigoto se dividir, o número de cromossomos das células-filhas se mantém.
Isso ocorre porque, antes de uma célula se dividir, cada cromossomo do núcleo
se duplica. Com a duplicação dos cromossomos, a divisão do zigoto origina duas
células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula original. Esse
processo de divisão da célula é chamado de mitose.
Veja a figura 1.9.
E por
que os gametas possuem metade do número de cromossomos das outras células de um
organismo? Algumas das células do corpo sofrem uma divisão especial, chamada meiose, que produz células com a metade
do número de cromossomos das demais. Veja a figura 1.10. Na espécie humana, por
exemplo, esse processo ocorre nos testículos e nos ovários e são produzidos
gametas (espermatozoides e ovócitos II). Já em plantas com flores, o processo
ocorre na flor e as células produzidas são chamadas esporos, que depois se transformam em gametas.
Genes e as características
hereditárias
Observe
na figura 1.11 uma representação simplificada de dois dos sete pares de
cromossomos homólogos de uma célula da ervilha estudada por Mendel. A região
onde um gene está situado é chamada loco.
Um par de cromossomos homólogos apresenta genes que atuam nas mesmas
características e nas mesmas posições. Por exemplo, no primeiro par da figura,
está representado o loco de um gene para a cor da semente em dois cromossomos
homólogos; no outro, para a forma da semente.
Em cromossomos homólogos pode haver formas
ou versões diferentes de um mesmo gene. Essas diferentes versões são chamadas alelos. Assim, em um dos cromossomos da
figura 1.11, por exemplo, há um alelo do gene para cor da semente que determina
a cor amarela (representado pela letra V),
e no loco correspondente do cromossomo homólogo há um alelo que determina a cor
verde (representado pela letra v). No
outro par, um dos cromossomos tem o alelo que determina semente com a
superfície lisa (representado pela letra R)
e o seu homólogo tem o alelo que determina semente com superfície rugosa
(representado pela letra r).
*Loco: vem do latim locus, “lugar”.
*Alelo: em grego, significa “de um a outro”, indicando reciprocidade.
Por
convenção, usamos a letra inicial do caráter recessivo (verde e rugoso,
neste caso) para denominar os alelos: o alelo responsável pela característica dominante é indicado
pela letra maiúscula e o responsável
pela característica recessiva, pela letra minúscula. Assim, o alelo para a
semente de cor amarela é representado pela letra V; o alelo para a cor verde pela letra v; para a forma lisa da semente é usada a letra R e para a forma rugosa, r.
Genótipo: O conjunto de alelos
que um indivíduo possui em suas células é chamado de genótipo. Em relação ao seu genótipo, um indivíduo ou uma
planta com dois alelos iguais (VV ou vv, no caso da ervilha) são chamados homozigotos (ou “puros”, segundo Mendel), e um indivíduo ou planta
com dois alelos diferentes (Vv, no caso da ervilha) são chamados heterozigotos (ou “híbridos”, termo usado por Mendel).
O genótipo e os fatores ambientais influenciam no conjunto de características
manifestadas pelo indivíduo, como a cor ou forma da semente, por exemplo; ou a
cor dos olhos, a cor da pele e a altura de uma pessoa. Dizemos que essas
características formam o fenótipo do
indivíduo.
Às
vezes, o efeito do ambiente pode ser muito pequeno, como ocorre no caso da cor
dos olhos de uma pessoa. Na maioria das vezes, porém, o ambiente pode influir
bastante no fenótipo, como ocorre com a cor da pele. O termo ambiente abrange
desde o ambiente interno de um organismo, como os nutrientes, até fatores
físicos do ambiente externo, como a luz do sol, a alimentação e também fatores
sociais e culturais, como a aprendizagem. Por isso, é mais adequado falar que
um gene influencia uma característica do que falar que um gene determina uma
característica.
*Genótipo: vem do grego genos, “originar”, e typos, “característica”.
*Homozigoto: vem do grego homoios, “igual”, e zygos, “par”.
*Heterozigoto: vem do grego hetero, “diferente”, e zygos, “par”.
*Fenótipo: vem do grego phainein, “fazer aparecer”.
Explicação dos resultados de
Mendel
Como
você aplicaria agora os conceitos que acabou de aprender para explicar os
resultados e as conclusões a que Mendel chegou ao fazer seus experimentos com
ervilhas? A que correspondem os “fatores” de Mendel? Vamos analisar o caso da
cor da ervilha como exemplo.
Você
aprendeu que na maioria das células os cromossomos ocorrem aos pares: são os
cromossomos homólogos. Você também estudou que em cromossomos homólogos podem
existir formas ou versões diferentes de um mesmo gene, os alelos. Assim, em um
cromossomo pode haver um alelo para cor da semente que condiciona semente
amarela (V), e na posição
correspondente do outro cromossomo do par pode haver um alelo que determina a
semente verde (v). Essa planta pode
ser representada por Vv e terá
semente amarela, já que a cor verde é recessiva. Uma planta com semente verde
será representada por vv. Já uma
planta de semente amarela pode ser VV
(se for homozigota) ou Vv (se for
heterozigota).
Acompanhe
a descrição a seguir, observando a figura 1.15.
Uma
planta de ervilha amarela homozigota pode ser representada por VV, indicando que ela possui dois
alelos para a cor amarela em suas células. Essa planta irá produzir apenas
gametas com o alelo V. A planta de
ervilha verde, representada por vv,
irá produzir apenas gametas com o alelo v.
Com a fecundação, forma-se então uma planta amarela heterozigota, representada
por Vv. Reveja a figura 1.15.
Foi
isso que aconteceu na formação da primeira geração no cruzamento de Mendel:
plantas de ervilhas amarelas cruzadas com as de ervilhas verdes originaram
apenas plantas de ervilhas amarelas (Vv).
Você se lembra de que,
quando Mendel realizou a autofecundação das ervilhas amarelas da primeira
geração (F1), ele obteve ervilhas
com sementes amarelas e verdes na proporção aproximada de 3 amarelas para cada
verde? Como podemos explicar esse resultado? Essa proporção nos ajuda a prever
o resultado de outros cruzamentos?
Observe
a explicação dos resultados na figura 1.16
A
ervilha amarela da geração F1 é heterozigota (Vv). Então ela irá produzir
gametas com o alelo V e gametas com o alelo v. Isso ocorre na mesma proporção,
ou seja, metade dos gametas terá o alelo V e a outra metade terá o alelo v.
A autofecundação de uma
planta Vv equivale ao cruzamento entre duas plantas heterozigotas (Vv e Vv). As
fecundações ocorrem ao acaso. Isso significa que o fato de um gameta possuir
determinado alelo não faz com que ele tenha chance maior de fecundar ou ser
fecundado. Um gameta com o alelo V tem a mesma chance ou probabilidade – de 50%
– de fecundar (ou ser fecundado) que um gameta com o alelo v.
Veja
na figura 1.17 que há quatro possibilidades de fecundação na formação das
sementes da segunda geração. Note que elas têm chances iguais de ocorrer:
• 25% de chance de um gameta masculino V fecundar um gameta
feminino V, formando uma semente VV;
• 25% de chance de um gameta masculino V fecundar um gameta
feminino v, formando uma semente Vv;
• 25% de chance de um gameta masculino v fecundar um gameta
feminino V, formando uma semente Vv;
• 25% de chance de um gameta masculino v fecundar um gameta
feminino v, formando uma semente vv.
Embora
existam quatro possibilidades de fecundação, cada uma com 25% de probabilidade
de ocorrer, duas delas resultam no mesmo tipo de genótipo: Vv. Portanto, podemos esperar desse cruzamento a proporção de uma
semente com genótipo VV, duas Vv e uma vv (isto é, três sementes amarelas e uma verde a cada quatro
sementes), ou, em porcentagem, 75% amarelas 3/4 e 25% verdes 1/4 .
Veja
outra forma de representar esse cruzamento no quadro a seguir, na figura 1.18,
onde estão representados os gametas originados pelos indivíduos no cruzamento e
os resultados das fecundações possíveis. Lembre-se de que há duas
possibilidades de uma semente Vv ser
formada: quando um gameta masculino V
fecunda um gameta feminino v e
quando um gameta masculino v fecunda
um gameta feminino V.
Por
isso, o genótipo Vv aparece duas vezes no quadro e tem de ser contado duas
vezes quando calculamos a proporção de, em quatro sementes, duas serem Vv. Veja
que no quadro aparecem os genótipos VV (uma vez); Vv (duas vezes) e vv (uma
vez).
Como no quadro aparecem
quatro possibilidades, a frequência de genótipos VV é 1/4; a de Vv, 2/4; a de
vv, 1/4. Em outras palavras, a proporção genotípica é 1 : 2 : 1.
Heredograma
Podemos representar as
relações de descendência de um casal e seus filhos por meio de um diagrama
chamado heredograma. Por convenção,
o quadrado representa um indivíduo
do sexo masculino e o círculo representa um indivíduo do sexo feminino. Um traço horizontal
entre os dois simboliza a geração de descendentes, ou um cruzamento. Os filhos estão
representados na linha de baixo e são ligados aos pais por traços verticais. Os
portadores da característica analisada também podem ser identificados no
heredograma com uma cor diferente.
Aula 7– Carga Horária:
50 minutos – Data: 17/08/2020
Resolução de problemas de
genética
A primeira lei de Mendel
explica a transmissão de muitas características em várias espécies de plantas e
animais. Veja a seguir se você já sabe usar seus conhecimentos de genética para
resolver problemas, acompanhando a resolução de algumas questões
Aula 8– Carga Horária:
50 minutos – Data: 19/08/2020
A segunda lei de Mendel
A primeira lei de Mendel
analisa uma característica de cada vez: apenas a cor da semente ou apenas sua
textura, por exemplo. Seria possível analisar mais de uma característica ao
mesmo tempo?
Mendel cruzou ervilhas puras
(homozigotas) para semente amarela e para superfície lisa (caracteres
dominantes) com ervilhas de semente verde e superfície rugosa (caracteres
recessivos). Constatou que F1 era totalmente constituí da por indivíduos com
sementes amarelas e lisas, o que era esperado, uma vez que esses caracteres sã
o dominantes e os pais eram homozigotos. Ao provocar a autofecundação de um
indivíduo F1, observou que a geração F2 era composta de quatro tipos de
sementes: amarela e lisa, amarela e rugosa, verde e lisa, verde e rugosa.
Os fenótipos “amarela e
lisa” e “verde e rugosa” já eram conhecidos, mas os tipos “amarela e rugosa” e
“verde e lisa” não estavam presentes na geração parental nem na F1.
A partir desses dados,
Mendel formulou sua segunda lei,
também chamada lei da recombinação ou
lei da segregação independente, que pode ser enunciada da seguinte maneira:
“Em um cruzamento em que estejam envolvidos dois ou mais caracteres, os fatores
que condicionam cada um se separam (se segregam) de forma independente durante
a formação dos gametas, recombinam-se ao acaso e formam todas as combinações
possíveis”.
Em termos atuais, dizemos
que a separação do par de alelos para a cor da semente (V e v, com V condicionando semente amarela e v, semente verde) não interfere na separação
do par de alelos para a forma da semente (R
condicionando semente lisa e r,
semente rugosa).
O genótipo de plantas de
ervilhas com sementes amarelas e lisas puras (homozigotas) é VVRR e o de plantas com sementes verdes
e rugosas é vvrr. A planta VVRR produz gametas VR, e a planta vvrr, gametas vr. A
união de gametas VR e vr produz apenas um tipo de planta na
geração F1: VvRr. Esse indivíduo é
duplamente heterozigoto, ou seja, heterozigoto para a cor da semente e
heterozigoto para a forma da semente, e produz quatro tipos de gametas: VR, Vr, vR e vr. Todos podem ocorrer com a mesma
frequência: 25% ou ¼.
As sementes resultantes da
autofecundação dessa planta duplo-heterozigota (VvRr) serão as possíveis combinações entre esses quatro tipos de
gametas. Isso pode ser visto na figura 1.25.
Os cruzamentos com duas ou
mais características ao mesmo tempo são mais complexos.
Aula 9 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 21/08/2020
Exercício
01. De acordo com a primeira
lei de Mendel, características transmitidas, como a cor de uma semente de
ervilha, são condicionadas por um par de fatores que se separam na formação dos
gametas.
a) A que correspondem os
“fatores” considerados por Mendel?
b) Que tipos de gametas um
indivíduo Vv pode produzir? Em que proporção esses gametas são
produzidos?
c) Que processo é
responsável pela separação desses fatores durante a formação dos gametas?
02. Utilizando letras (use a
letra inicial da característica recessiva), mostre os genótipos das seguintes
plantas de:
a) ervilhas de sementes
amarelas que cruzadas entre si nunca originavam ervilhas verdes;
b) ervilhas de sementes
amarelas que cruzadas entre si originavam ervilhas amarelas e verdes;
c) ervilhas de sementes
verdes.
03. Em ervilhas, a herança
da textura da semente, que pode ser lisa ou rugosa, é semelhante à observada em
relação à cor das sementes. Observe o quadro abaixo.
a) Quais são os pares de
fatores possíveis relacionados à textura das sementes de ervilha?
b) Quais são os fenótipos
possíveis para essa característica? Qual é o caráter dominante e qual é o
recessivo?
c) Quais são os gametas
produzidos por um indivíduo rr? E
por um indivíduo Rr?
d) Como são os genótipos e
fenótipos possíveis de se obter no cruzamento de uma planta de ervilhas lisas
de genótipo Rr com uma planta de
ervilhas rugosas? E de uma planta de ervilha lisa e homozigota, com uma de
ervilha rugosa?
04. Se o alelo a determina
albinismo (característica recessiva) e o alelo A determina a presença de
melanina (característica dominante), como serão os fenótipos dos indivíduos AA, Aa e aa?
05. Em porquinhos-da-índia,
vamos considerar que a herança para a cor do pelo obedece à primeira lei de
Mendel. O caráter pelo preto (MM ou Mm) é dominante sobre o pelo marrom (mm).
a) Que cores podem ter os descendentes
de um cruzamento entre uma fêmea de pelo preto (MM) e um macho de pelo marrom
(mm)? Qual é o genótipo desses indivíduos?
b) Quais são os genótipos
dos indivíduos que, quando cruzados, podem gerar descendentes com o pelo
marrom?
06. Observe o heredograma
abaixo. A cor preta, neste caso, representa indivíduos com albinismo.
Observe que o casal (1 e 2)
teve quatro filhos (3, 4, 5 e 6). A filha indicada pelo número 4 tem albinismo.
07. A figura abaixo,
elaborada com base em uma ilustração feita em 1694, representa um
espermatozoide. Ela mostra uma ideia popular na época sobre a função do
espermatozoide para a formação de um novo ser vivo. Qual seria essa ideia? Por
que, segundo nossos conhecimentos atuais, ela está errada?
08. Um homem com braquidactilia
(condição caracterizada pelo encurtamento dos dedos), casado com uma mulher com
a mesma característica, tem um filho com comprimento padrão de dedos.
a) Qual deve ser o caráter
dominante? b) Qual
é o genótipo dos pais?
09. Indique a opção falsa:
a) o fenótipo é influenciado
pelo ambiente.
b) o fenótipo depende do
genótipo e do meio ambiente.
c) o genótipo depende do
fenótipo e do meio ambiente.
d) o genótipo depende dos
genes.
10. O texto a seguir foi
retirado do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ele descreve o
albinismo oculocutâneo, ou seja, aquele que atinge os olhos e a pele. Leia o
texto e faça o que se pede.
O albinismo oculocutâneo é
uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina,
pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.
[...]
Os sintomas são variáveis de
acordo com o tipo de mutação apresentada pelo paciente. A mutação envolvida
determina a quantidade de melanina produzida, que pode ser totalmente ausente
ou estar parcialmente presente. Assim sendo, a tonalidade da pele pode variar
do branco a tons um pouco mais amarronzados; os cabelos podem ser totalmente
brancos, amarelados, avermelhados ou acastanhados e os olhos avermelhados (ausência
completa de pigmento, deixando transparecer os vasos da retina), azuis ou
acastanhados.
Devido a deficiência de
melanina, pigmento que além de ser responsável pela coloração da pele, a
protege contra aação da radiação ultravioleta, os albinos são altamente
suscetíveis aos danos causados pelo sol. Apresentando frequentemente,
envelhecimento precoce [...] e câncer da pele, ainda muito jovens. Não é
incomum encontrar albinos na faixa dos 20 a 30 anos com câncer da pele avançado,
especialmente aqueles que moram em regiões quentes e se expõem de forma
prolongada e intensa à radiação solar.
[...]
Não existe, atualmente,
nenhum tratamento específico e efetivo, pois o albinismo é decorrente de uma
mutação geneticamente determinada.
[...]
Como a principal fonte de
vitamina D é proveniente da exposição solar, e os albinos precisam realizar
foto proteção estrita, é necessária a suplementação com vitamina D, para evitar
os problemas decorrentes da deficiência dessa vitamina, como alterações ósseas
e imunológicas.
SBD.
Albinismo. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/
doenças-e-problemas/albinismo/24>. Acesso em: 14 mar. 2019.
a) Consulte em dicionários o
significado das palavras que você não conhece e redija uma definição para essas
palavras.
b) Por que podem existir
variações na forma como o albinismo se apresenta?
c) De acordo com o texto,
pessoas com albinismo devem usar foto proteção estrita, ou seja, não podem se
expor ao sol. Por que as pessoas com albinismo são mais sensíveis aos danos causados
pelo sol?
d) Que implicações a falta
de exposição ao sol pode trazer?
e) A radiação solar é muito
perigosa para pessoas com albinismo. Mas também traz problemas para todas as
pessoas que se expõem em excesso. Pense em medidas que uma cidade pode tomar
para permitir que as pessoas se protejam do sol.
f) Imagine que o albinismo é
causado por um gene. Um homem heterozigoto para o albinismo (Aa) é casado com
uma mulher albina (aa). Quais são os gametas produzidos pelo homem? E pela
mulher?
g) Quais são os genótipos
dos possíveis filhos desse casal? Há chances de nascerem crianças com
albinismo?
Aula 10 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 24/08/2020
Ideias Evolucionistas
Introdução
Até
o século XVIII, havia a consolidação da ideia que todos os seres vivos
presentes no planeta terra foram produtos de criação divina e que as espécies
não passavam por nenhum processo de transformação. Essa teoria que afirma que
as espécies são fixas e imutáveis recebe o nome de Fixismo.
A
partir do século XVIII, uma nova ideia foi lançada, afirmando que as espécies
se transformavam gradualmente ao longo do tempo e originava novas espécies.
Essa teoria que afirma que as espécies são mutáveis recebe o nome de transformismo e é a base da evolução. A teoria da evolução afirma
que a linha evolutiva se desenvolve no sentido de tornar as espécies cada vez
mais adaptadas ao ambiente em que vivem.
Teorias evolucionistas
À medida que a ideia da
evolução ganhava novos adeptos, surgiam teorias para explicar os mecanismos
através dos quais ela ocorria. As principais teorias evolucionistas são:
1. Lamarckismo
O
naturalista e biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) foi o primeiro
cientista a propor uma teoria sistemática para a evolução. O conjunto de suas
teorias é denominado de “Lamarckismo”.
Segundo Lamarck, as modificações ambientais desencadeariam em uma espécie a necessidade
de se modificar de modo a promover a sua adaptação às novas condições
ambientais. A adaptação pode ser definida como sendo o conjunto de
características de uma espécie que contribuem para a sua sobrevivência e
reprodução em determinado ambiente. O conceito de adaptação está intimamente
relacionado ao tipo de ambiente que determinada espécie explora.
Para
Lamarck, a evolução estaria baseada em duas leis fundamentais:
- LEI DO USO E DESUSO:
Órgãos muito usados iriam hipertrofiar “desenvolver”, enquanto órgãos
pouco usados iriam atrofiar.
- LEI DA TRANSMISSÃO DOS
CARACTERES ADQUIRIDOS: As características adquiridas pelo uso ou
perdidas pelo desuso seriam transmitidas aos descendentes.
A teoria
de Lamarck não é mais aceita atualmente por dois motivos: somente os órgãos de
natureza muscular podem sofrer hipertrofia ou atrofia como resposta ao uso e
desuso frequentes e as características adquiridas pelo uso ou perdidas pelo
desuso não podem ser transmitidas aos descendentes. Somente uma modificação nos
genes presentes nos gametas poderá ser transmitida às gerações seguintes.
Segundo
Lamarck, a girafa atual, com pescoço comprido, seria resultado do esforço de um
ancestral da girafa que apresentava pescoço curto para alcançar as folhas no
alto das árvores. O hábito de esticar o pescoço (lei do uso e desuso) teria levado ao aumento de tamanho dessa parte
do corpo. Com isso, a característica adquirida foi sendo transmitida de geração
em geração (lei da transmissão de
caracteres adquiridos) resultando nas girafas de pescoço comprido.
Veja esta ideia de Lamarck
para explicar as características da boca de um tamanduá. A língua do animal
teria se desenvolvido em resposta às suas necessidades alimentares e ao uso
desse órgão – o tamanduá usa a língua para capturar e comer insetos. Por outro
lado, os dentes teriam desaparecido por falta de uso.
Apesar de
não explicar corretamente o mecanismo evolutivo, o Lamarckismo foi de grande importância
para a teoria da evolução por ter chamado a atenção para a adaptação como um processo necessário para o sucesso evolutivo de
uma espécie no ambiente em que em que vive.
O conhecimento atual na área
da Genética invalida a lei da herança das características adquiridas. Sabemos
que apenas os genes dos gametas e das células germinativas (que originam
gametas) são passados para os descendentes. Características que envolvem
alterações nas células somáticas de um organismo não são transmitidas de uma
geração para outra.
Além disso, o uso e o desuso
de órgãos e de outras estruturas não altera o DNA dos genes que serão
transmitidos aos descendentes. Apenas as mutações, causadas por radiações,
certas substâncias químicas e outros fatores ambientais podem alterar o DNA.
2. Darwinismo
O naturalista inglês
Charles Darwin (1809- 1882) desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da
teoria moderna da evolução. Segundo Darwin, os indivíduos mais bem adaptados ao
meio ambiente apresentam maiores chances de sobrevivência, deixando maior número
de descendentes. A própria natureza seleciona os indivíduos mais bem adaptados
ao meio, enquanto os menos adaptados tendem a morrer e com o tempo levar à
extinção da espécie. Essa teoria é chamada seleção natural e é a base do
Darwinismo.
Em 1831, o inglês Charles
Darwin (1809-1882) participou de uma expedição, cuja missão inicial era
explorar a costa da América do Sul e depois ir para a Nova Zelândia e para a
Austrália. A viagem, no navio HMS Beagle, começou em 1831 e durou quase cinco
anos. Durante a viagem Darwin percebeu uma grande variabilidade de espécies que
apresentavam graus diferentes da adaptação ao meio. Percebeu que os indivíduos
com mais oportunidade de sobrevivência apresentavam características mais
apropriadas para enfrentar as condições ambientais.
Darwin
afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns,
que se modificava ao longo do tempo. Assim, as espécies existentes foram
evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente.
A seleção natural foi
o princípio utilizado por Darwin para defender a sua teoria. Desse modo,
somente as espécies adaptadas às pressões do ambiente, são capazes de
sobreviver, se reproduzir e gerar descendentes.
Para Lamarck, a evolução se dava pelo uso e desuso de partes do corpo. Enquanto isso, Darwin acreditava que o ambiente atuava na seleção das características vantajosas.
A partir
de suas observações e pesquisas, as principais ideias de Darwin foram:
·
Indivíduos de uma mesma espécie apresentam
diferenças entre si, resultado de variações entre as suas características;
·
Indivíduos com características vantajosas às
condições do ambiente possuem mais chances de sobreviver do que aqueles que não
apresentam tais características;
·
Indivíduos com características vantajosas também
possuem mais chances de deixar descendentes.
Segundo
Darwin, no passado, os ancestrais das girafas atuais apresentavam pescoços com
tamanho variáveis. A competição pelo alimento disponível favoreceu os
indivíduos de pescoço comprido, que alcançariam as folhas no alto das árvores.
Assim a seleção natural permitiu que os indivíduos de pescoço comprido fossem
selecionados em detrimento daquele de pescoço curto, que foram morrendo até a
extinção.
Darwin
não conseguiu explicar a origem das variações, já que somente a genética,
surgida no Século XX contém subsídios para esclarecer as causas da
variabilidade.
3. Neodarwinismo
O Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução surgiu no século XX e caracteriza-se
pela união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as
descobertas na área da genética. Essa teoria foi acrescida dos conceitos
modernos sobre variabilidade (mutação e recombinação gênica) e genética de
populações.
O
neodarwinismo não corrige o darwinismo e sim amplia sua ideias à medida que,
explica as causas das variações nos seres vivos que não foram explicadas por
Darwin.
O
neodarwinismo é a teoria aceita pela ciência para explicar a evolução das
espécies. As mutações e a recombinação gênica são as principais
causas da variabilidade genética
presente nos seres vivos. A seleção natural apenas direciona o processo
evolutivo, mantendo as variações favoráveis ou adaptativas a determinado meio.
Enquanto as mutações e a recombinação gênica aumentam a variabilidade genética,
a seleção natural diminui, já que os indivíduos menos adaptados tendem a morrer
e, com o tempo, permitir a extinção da espécie.
Sugestão
de vídeo: https://youtu.be/0D1NRusC-QU
Aula 11 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 26/08/2020
EVOLUÇÃO
É o processo através do qual ocorrem as mudanças ou transformações
nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.
Evidências da evolução
A teoria
da evolução apresenta grande credibilidade pelo fato de estar apoiada nas
seguintes evidências: fósseis, órgãos vestigiais, homologias e embriologia
comparada.
- Fósseis: Representa
qualquer indício da presença de vida em tempos remotos na terra. A
paleontologia (do grego: palaios = antigo; onto = ser) é a ciência que estuda
os fósseis, sendo de extrema importância para o conhecimento de indícios de
parentesco de seres extintos com as espécies atuais.
Fóssil de trilobite, forma de vida animal
extinta há mais de 200 milhões de anos. Esse fóssil foi encontrado na
Inglaterra comprimento: 7 cm
Órgãos vestigiais: São aqueles que se
apresentam atrofiados em determinados grupos mas desenvolvidos e funcionais em
outros, revelando uma ancestralidade comum. Na espécie humana, o apêndice
vermiforme é um bom exemplo de órgão vestigial. Nos mamíferos herbívoros, o
apêndice é muito desenvolvido e abriga microrganismos que promovem a digestão
da celulose. Além do apêndice, o cóccix é considerado órgão vestigial,
representando um vestígio de cauda presente em outros animais.
-
Homologia: mesma origem embriológica
de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou
não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. O
braço do homem, a pata do cavalo, a asa do morcego e a nadadeira da baleia são
estruturas homólogas entre si, pois todas têm a mesma origem embriológica.
-
Analogia: refere-se à semelhança morfológica
entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função. As asas
dos insetos e das aves são estruturas diferentes quanto à origem embriológica,
mas ambas estão adaptadas à execução de uma mesma função: o vôo. São, portanto,
estruturas análogas.
As estruturas análogas não refletem por si só qualquer grau de parentesco.
Elas fornecem indícios da adaptação de estruturas de diferentes organismos a
uma mesma variável ecológica. Quando organismos não intimamente aparentados
apresentam estruturas semelhantes exercendo a mesma função, dizemos que eles
sofreram evolução convergente.
Ao contrário da irradiação adaptativa (caracterizada pela diferenciação de organismos a partir de um ancestral comum dando origem a vários grupos diferentes adaptados a explorar ambientes diferentes) a evolução convergente ou convergência evolutiva é caracterizada pela adaptação de diferentes organismos a uma condição ecológica igual, assim, as formas do corpo do golfinho, dos peixes, especialmente tubarões, e de um réptil fóssil chamado ictiossauro são bastante semelhantes, adaptadas à natação. Neste caso, a semelhança não é sinal de parentesco, mas resultado da adaptação desses organismos ao ambiente aquático.
Embriologia Comparada: O estudo comparado da
embriologia de diversos vertebrados mostra a grande semelhança de padrão de
desenvolvimento inicial. À medida que o embrião se desenvolve, surgem
características individualizantes e as semelhanças diminuem. Essa semelhança
também foi verificada no desenvolvimento embrionário de todos animais
metazoários. Nesse caso, entretanto, quanto mais diferentes são os organismos,
menor é o período embrionário comum entre eles.
Aula 12 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 28/08/2020
Especiação É o processo de formação
de novas espécies a partir de uma população ancestral.
Como se formam novas espécies?
Suponha
que uma determinada espécie de inseto,
cujos indivíduos são verdes, viva numa região do litoral, coberta por mata verde. Isso aparece na figura A .
Os indivíduos
dessa população de insetos cruzam uns com os outros e sempre aparecem novos
indivíduos, com pequenas variações individuais, por exemplo na cor. Um novo
indivíduo que seja verde-amarelado estará menos camuflado na folhagem. Ele será
visto mais facilmente por aves predadoras e terá menor chance de sobreviver.
Também serão mais facilmente predados os indivíduos que tenham cor verde mais
escura (veja a figura B ). O ambiente favorece os indivíduos mais adaptados a
ele.
Vejamos um exemplo
de como a teoria da seleção natural permite explicar o surgimento de novas
espécies a partir de espécies anteriores. Para isso, voltemos ao exemplo dos
insetos no litoral (figuras A e B). Considere que, com o passar de milhares
de anos, as condições da região se modifiquem e uma parte desse litoral seja
inundada pelo mar, separando a população em duas partes, uma das quais fique
isolada numa ilha. Considere, também, que alterações do clima façam com que a
ilha tenha condições tais que favoreçam o crescimento de árvores com folhas
verdes mais escuras e que, no continente, sejam favorecidas plantas com folhas
ligeiramente amareladas, como ilustrado na figura C. Na ilha, pela seleção natural, serão favorecidos os indivíduos de cor
verde mais escura e, no continente, os
indivíduos mais amarelados. Com o passar de milhares de anos, teremos
populações com cores distintas (figura D). Além da cor, muitas outras
características podem ter sido alteradas como decorrência da seleção natural,
que favorece os indivíduos mais aptos a enfrentar cada ambiente.
Poderá chegar um
momento em que ambas as populações terão diferenças suficientemente grandes a
ponto de, serem colocadas em contato, não conseguirem mais cruzar entre si
originando descendentes férteis. Nesse momento, elas passaram a ser duas espécies diferentes, que se
originaram de uma mesma espécie ancestral.
Isolamento geográfico: permite
que cada população evolua separadamente.
Com o tempo, as populações acumulam diferenças a ponto de
caracterizar a formação de duas ou mais subespécies. As subespécies são
populações da mesma espécie que vivem geograficamente isoladas e por isso
acabam desenvolvendo diferenças genéticas. E quando podemos dizer que houve
formação de novas espécies? Se o isolamento geográfico persistir por um longo
período, chega-se a um ponto em que as diferenças genéticas impedem o cruzamento
entre os indivíduos das populações, mesmo que o isolamento seja superado. Veja
a figura.
Isolamento reprodutivo: Quando
indivíduos de duas populações não conseguem cruzar entre si (ou conseguem, mas
geram indivíduos estéreis), dizemos que atingiram o isolamento reprodutivo.
Dizemos, nesse caso, que surgiu uma nova espécie (houve especiação). O
isolamento reprodutivo pode ocorrer, por exemplo, porque os machos e as fêmeas
dos diferentes grupos não se reconhecem mais; porque seus órgãos genitais não
são mais compatíveis; porque os
gametas masculinos não
conseguem fecundar o gameta feminino; ou então porque o zigoto formado ou o
embrião não completam seu desenvolvimento; etc.
Caso ocorra a formação de um
indivíduo, ele poderá ser um híbrido estéril, ou seja, que não produz gametas
funcionais. É o caso do híbrido de leão e tigre. Outro exemplo de híbridos são
o burro e a mula, animais resultantes do cruzamento entre o jumento e a égua.
Veja a figura 4.9.
Aula 13 – Carga Horária:
50 minutos – Data: 31/08/2020
Exercício
01.
Fósseis são restos ou vestígios de organismos que
viveram há milhões de anos e foram preservados em sedimentos.
a) Qual é a importância dos fósseis para o estudo da evolução?
02. Qual foi a contribuição de Lamarck para a teoria da evolução
atual?
03. Por motivos estéticos, algumas raças de
cães têm como padrão o corte da cauda dos animais quando ainda filhotes. Seus
descendentes, entretanto, nascerão com cauda. Você acha que essa afirmação está
de acordo com as ideias de Lamarck sobre a evolução das espécies? Explique.
04.
(UEL) Em relação à evolução biológica de coelhos de uma determinada região:
I.
O coelho evoluiu de ancestrais de orelhas curtas que se desenvolveram
gradativamente pelo esforço do animal em ouvir a chegada dos predadores;
II.
Os ancestrais dos coelhos apresentam tamanhos variáveis de orelhas; o
predatismo dos carnívoros selecionou aqueles de orelhas mais longas;
III.
Os coelhos de orelhas longas conseguem deixar um maior número de descendentes
que os de orelhas curtas;
IV. Os coelhos de orelhas longas, adquiridas
pela necessidade de perceber a aproximação dos predadores, transmitem essa
característica para seus descendentes.
Considerando
as afirmativas acima, selecione a alternativa correta:
a)
I e II são lamarckistas e III e IV são darwinistas. b) II e III são lamarckistas e I e IV são
darwinistas.
c)
I e IV são lamarckistas e II e III são darwinistas. d) III e IV são lamarckistas e I e II são darwinistas.
05.
(Puccamp) Considere a seguinte afirmativa:
“Entende-se
por ________ a maior sobrevivência dos indivíduos mais bem adaptados a um
determinado ambiente que estão em competição com outros menos adaptados.” Para
completá-la corretamente, a lacuna deve ser preenchida por:
a)
mutação. b) migração. c) variabilidade. d) seleção natural.
06.
(Fatec) Analise o texto abaixo:
“Em
todo animal que não tenha ainda se desenvolvido completamente, o uso frequente
repetido de um órgão qualquer fortalece, pouco a pouco, esse órgão,
desenvolve-o, aumenta-o, tornando-o mais forte, com uma força proporcional ao
tempo de uso, enquanto o desuso de tal órgão enfraquece-o aos poucos,
deteriora-o, diminui progressivamente suas faculdades e acaba por fazê-lo
desaparecer.”
Filosofia
Zoológica, 1809. O texto acima
deve ser atribuído a:
a)
Darwin, para explicar a seleção natural. b) Lamarck, para explicar o
criacionismo.
c)
Darwin, para explicar o evolucionismo. d) Lamarck, para explicar o
evolucionismo.
07.
(Uflavras) Um agricultor utilizou um mesmo inseticida durante longo tempo em
sua lavoura para eliminar uma praga. Após todo esse tempo, ele verificou que a
população da praga tornou-se resistente ao inseticida. O fenômeno evolutivo que
ocorreu na população da praga foi:
a)
Seleção natural Mutação. b) Lei do
uso e desuso. c) Isolamento
reprodutivo. d) Mutação.
08.
A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da
evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela
que indica corretamente a ideia de seleção natural.
a)
Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os
seus descendentes.
b)
Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos
mais fracos.
c)
Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais
fracos são extintos.
d)
Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de
reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
09.
“O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas
tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas
comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos
destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição
secular.”
A
afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria
evolucionista
a)
Teoria de Lamarck b) Teoria de
Malthus c) Teoria de Wallace d) Teoria de Darwin
10. Sabemos que Lamarck foi um dos primeiros
estudiosos que compreenderam que o meio poderia de alguma forma influenciar na
evolução dos seres vivos. Apesar de algumas conclusões errôneas, esse
pesquisador foi muito importante para a biologia evolutiva.
Marque
a alternativa que indica os dois pontos principais da teoria que ficou
conhecida por lamarckismo.
a)
Seleção natural e mutação.
b)
Lei do uso e desuso e seleção natural.
c)
Lei do uso e desuso e lei da necessidade.
d)
Lei da herança dos caracteres adquiridos e lei do uso e desuso.
11.
(UNIVAG) A charge ilustra uma das ideias propostas para explicar a evolução das
espécies.
A
ideia evolucionista contida na charge é uma referência à:
a)
lei do uso e desuso. b) seleção
natural.
c) lei dos caracteres adquiridos. d) mutação.
12. Leia o texto abaixo com atenção:
Quem venceu a Guerra das Teorias sobre a
Evolução das Espécies? Para que você entenda melhor estas diferenças, vamos
utilizar o exemplo clássico para comparar as duas teorias: o tamanho do pescoço
das girafas. A partir das ideias de Lamarck, poderíamos explicar o grande
tamanho do pescoço das girafas pelo esforço de esticar o pescoço para comer ramos
de vegetação mais alta e o consequente aumento gradativo do órgão. Para Darwin,
o ambiente não promoverá as mudanças (como Lamarck dizia) e sim selecionaria variações
mais adaptadas às condições apresentadas – seleção natural.
“O
meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo.
Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse
esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é
transmitida aos descendentes.” O texto sintetiza as principais ideias
relacionadas ao:
a) fixismo. b) darwinismo. c) mendelismo. d) lamarckismo.
13. Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica,
duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos,
tornando-se morfologicamente distintas.
a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter-se tornado
morfologicamente distintas no decorrer do tempo.
b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em
contato, pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve
especiação?
14. Em relação à evolução dos seres vivos,
podemos destacar duas ideias defendidas por cientistas:
1ª) Transmissão dos caracteres
adquiridos.
2ª) Seleção natural.
Podemos afirmar que as teorias acima
apresentam ideias de:
a) Darwin, tanto a primeiro quanto a
segunda.
b) Lamarck, tanto a primeiro quanto a
segunda.
c) Darwin, a primeira, e de Lamarck, a
segunda.
d) Lamarck, a primeira, e de Darwin, a
segunda.
15. Um biólogo cortou a cauda de ratos
pequenos durante muitas gerações. Ao final do experimento, os filhotes
continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal. Esse experimento
mostra que:
a) Os caracteres adquiridos foram
transmitidos aos descendentes e os ratos nasciam sem cauda.
b) Os caracteres adquiridos não foram
transmitidos aos descendentes.
c) um órgão não se desenvolverá pois não
manteve com seu uso constante.
d) os ratos sofreram mutações devido ao
corte da cauda e nasciam com cauda pequena.
16. Uma ideia comum às teorias da evolução
propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:
a) do sucesso reprodutivo diferencial.
b) de uso e desuso de estruturas
anatômicas.
c) da interação entre os organismos e seus
ambientes.
d) da manutenção das melhores combinações
gênicas.
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