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terça-feira, 15 de setembro de 2020

Atividades de Matemática 9º ano - Professora Lúcia Marilda

 

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – PROFESSORA LÚCIA MARILDA LOPES

Revisando a linguagem algébrica

De onde veio esse quadrado?

 

Você sabe o que são números quadrados?

São números inteiros que são o resultado do quadrado de um outro número inteiro.

E você já parou para pensar por que chamamos a segunda potência de quadrado?

Por exemplo, 3² lê-se “três elevado à segunda potência” ou “três ao quadrado”.

Isso acontece porque se fizermos um quadrado com lado 3 cm, obteremos 3² de área.



Um pouco de história

 

Muitos métodos são utilizados para solucionar equações. Neste trabalho, destacarei o método da fatoração, muito fácil e bastante funcional. Porém, é importante lembrar que nada do que conhecemos hoje foi facilmente surgido e sem nenhum esforço desenvolvido. Todo conhecimento armazenado ao longo do tempo, e hoje compilado e organizado, é fruto de longa trajetória de descobertas, desafios e compartilhamento.

Nem sempre foi possível visualizar representações tão práticas das equações. Nascida do desenvolvimento algébrico dos árabes, no século IX, passou por diversas representações simbólicas até atingir o modelo vigorante na atualidade. No auge das descobertas dos conceitos algébricos, ainda no século citado anteriormente, o matemático Al-Khowarizmi divulgou sua obra que tratava da solução de problemas de herança por métodos equacionais.

Os cálculos com letras (literais) foram desenvolvidos entre os séculos XVI e XVII na Europa. A fatoração se destacara nesse cenário e os matemáticos da época passaram a utilizá-la nas resoluções das equações. Mas o grande problema, superado pelos tempos modernos, eram as representações dos cálculos, por conta da insuficiência simbólica da época. Letras e palavras eram utilizadas para representar o que hoje representamos com simples sinais de operações.

Quando o produto é zero

Em regra, todas as vezes que o produto de uma expressão for igual à zero tem-se que um de seus fatores é zero.

Veja:

x . y = 0

Ou x = 0 ou y = 0

Exemplo:

Na equação (x + 2) (x – 1) = 0, encontre o valor de x.

De acordo com a regra do produto, ou x + 2 = 0 ou x – 1 = 0, portanto:

 

1º fator

  • x + 2 = 0
  • x = 0 - 2
  • x = - 2

 

2º fator

  • x – 1 = 0
  • x = 0 + 1
  • x = 1

 

 Logo, as possíveis soluções da equação são - 2 e 1.

Fatorando

Para fatorar uma equação será necessário encontrar o fator comum entre todos os fatores e coloca-lo em evidência (destaque). Fator comum é aquele que aparece em cada um dos fatores da expressão dada. Vejamos melhor no exemplo que se segue.

  • x4 - 4x2 = 0 → o fator comum é x2. Mas por que ele é o fator comum?
  • x4 = x2 . x2
  • 4x2 = x2 . 4

x2 aparece em todos os fatores da expressão, logo ele é comum a todos eles. Agora podemos fatorar a expressão colocando x2 em evidência. Veja como:

  • x2 . (x2 - 4)

ou x2 = 0 ou x- 4 = 0

  • x2 - 4 = 0
  • x2 = 4
  • x = ± 2                                            As soluções para esta equação seriam 0,  - 2 e + 2.

 

Aplicando a fatoração

Agora que estamos familiarizados com o processo de fatoração, vamos resolver algumas questões referentes a esta temática.

 

Questão 1

Resolva a equação x2 – 3x = 0 utilizando o método da fatoração.

Solução

Perceba que o fator comum nessa expressão é x. Veja por que:

  • x2 = x . x
  • 3x = 3 . x

Portanto devemos colocar o fator comum (x) em evidência.

  • x2 – 3x = 0
  • x . (x – 3) = 0

ou x = 0 ou x – 3 = 0

  • x – 3 = 0
  • x = 0 + 3
  • x = 3              As soluções seriam 0 e 3.

Questão 2

Dê as possíveis soluções da equação de 3º grau 3y3 – 48y2 = 0.

  • 3y3 = 3y . y2
  • 48y2 = 48 . y2

 

O fator comum é y2, portanto vamos colocá-lo em evidência e fatorar a expressão.

  • 3y3 – 48y2 = 0
  • y2. (3y – 48) = 0

ou y2 = 0 ou 3y – 48 = 0

  • 3y – 48 = 0
  • 3y = 48
  • y =
  • y = 16              As soluções são 0 e 16.

 

“Não existem dificuldades para aqueles que insistem, persistem e jamais desistem.”

 Referência bibliográfica:

IMENES, LUIZ MÁRCIO; LELLIS, MARCELO. Matemática: 9º ano.  – 2 ed. – São Paulo: Moderna, 2012.

LISTA DE EXERCÍCIOS - EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS

 

EQUAÇÕES DO 1º GRAU

01-Determine os valores de X:

a) X + 1 = 10                     b) 2X-4 = 3 -6X               c) 2X +10=20                  d)2(X+1)= X + 10

 

2- Resolução de problemas

 

a)      Um avião percorre 2700 km em quatro horas. Em uma hora e 20 minutos de vôo percorrerá?

b)      triplo da altura de joana e mais de 15cm da 441cm.qual a altura de joana?

c)      Somando-se 489 a metade de um número obtendo o dobro dele qual é esse número?

d)      Um número mais a sua metade é igual a 150. Qual é esse número?

 



·         Equações do 2º grau do tipo ax² + c = 0, com b = 0, você encontra duas raízes opostas.

Equações do 2º grau incompletas do tipo ax²+bx=0, com c=0, você deve colocar x em evidência e aplicar a propriedade: se um produto é nulo, ou seja, zero, pelo menos um dos fatores é zero.






5)O comprimento de uma circunferência é de 31,40 cm. quanto mede seu raio?

6)(FATEC-SP)O pneu de um veículo, com 80cm de diâmetro, ao dar uma volta completa, percorre, aproximadamente, uma distância de quantos metros?

7)Um ciclista de uma prova de resistência deve percorrer 500km sobre uma pista circular de raio 200m. Qual o número aproximado de voltas ?

9) Calcule a área de um círculo cujo diâmetro mede 20 cm.

10) Em um restaurante, uma família pediu uma pizza grande, de 43 cm de diâmetro, e outra família pediu duas médias, de 30 cm de diâmetro. Qual família comeu mais pizza?

Mais Problemas



EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

 

PRODUTOS NOTÁVEIS E FATORAÇÃO





Mais produtos notáveis






Uma equação quadrática é incompleta quando b = 0 ou c = 0 ou b = c = 0. Por exemplo, a equação 2x2 = 0 é incompleta, pois a = 2, b = 0 e c = 0

 

Exercícios Resolvidos

 

1) Determine os valores de x que tornam a equação 4x2 - 16 = 0 verdadeira.

Solução:

A equação dada é uma equação incompleta do 2º grau, com b = 0. Para equações deste tipo, podemos resolver, isolando o x. Assim:



Note que a raiz quadrada de 4 pode ser 2 e - 2, pois esses dois números elevados ao quadrado resultam em 4.

Assim, as raízes da equação 4x2 - 16 = 0 são x = - 2 e x = 2

 

2) Encontre o valor do x para que a área do retângulo abaixo seja igual a 2.


Solução:

A área do retângulo é encontrada multiplicando-se a base pela altura. Assim, devemos multiplicar os valores dados e igualar a 2.

(x - 2) . (x - 1) = 2

Agora vamos multiplicar todos os termos:

x . x - 1 . x - 2 . x - 2 . (- 1) = 2
x2 - 1x - 2x + 2 = 2
x2 - 3x + 2 - 2 = 0
x- 3x = 0

Após resolver as multiplicações e simplificações, encontramos uma equação incompleta do segundo grau, com c = 0.

Esse tipo de equação pode ser resolvida através da fatoração, pois o x se repete em ambos os termos. Assim, iremos colocá-lo em evidência.

x . (x - 3) = 0 

Para o produto ser igual a zero, ou x = 0 ou (x - 3) = 0. Contudo, substituindo x por zero, as medidas dos lados ficam negativas, portanto, esse valor não será resposta da questão.

Então, temos que o único resultado possível é (x - 3) = 0. Resolvendo essa equação:

x - 3 = 0
x = 3

Desta forma, o valor do x para que a área do retângulo seja igual a 2 é x = 3.


Fórmula de Bhaskara

 

Quando uma equação do segundo grau é completa, usamos a Fórmula de Bhaskara para encontrar as raízes da equação.

A fórmula é apresentada abaixo:



Fórmula do Delta

 

Na fórmula de Bhaskara, aparece a letra grega Δ (delta), que é chamada de discriminante da equação, pois de acordo com o seu valor é possível saber qual o número de raízes que a equação terá.


Para calcular o delta usamos a seguinte fórmula:

 

Passo a Passo

 

Para resolver uma equação do 2º grau, usando a fórmula de Bhaskara, devemos seguir os seguintes passos:

 

1º Passo: Identificar os coeficientes ab e c.

 

Nem sempre os termos da equação aparecem na mesma ordem, portanto, é importante saber identificar os coeficientes, independente da sequência em que estão.

O coeficiente a é o número que está junto com o x2, o é o número que acompanha o e o c é o termo independente, ou seja, o número que aparece sem o x.

 

2º Passo: Calcular o delta.

 

Para calcular as raízes é necessário conhecer o valor do delta. Para isso, substituímos as letras na fórmula pelos valores dos coeficientes.

Podemos, a partir do valor do delta, saber previamente o número de raízes que terá a equação do 2º grau. Ou seja, se o valor de Δ for maior que zero (Δ > 0), a equação terá duas raízes reais e distintas.

Se ao contrário, delta for menor que zero (Δ < 0), a equação não apresentará raízes reais e se for igual a zero (Δ = 0), a equação apresentará somente uma raiz.

 

3º Passo: Calcular as raízes.




Se o valor encontrado para delta for negativo, não precisa fazer mais nenhum cálculo e a resposta será que a equação não possui raízes reais.

Caso o valor do delta seja igual ou maior que zero, devemos substituir todas as letras pelos seus valores na fórmula de Bhaskara e calcular as raízes.

 

Exercício Resolvido

 

Determine as raízes da equação 2x2 - 3x - 5 = 0

 

Solução:

Para resolver, primeiro devemos identificar os coeficientes, assim temos:

a = 2                                                       b = - 3                                                    c = - 5

 

Agora, podemos encontrar o valor do delta. Devemos tomar cuidado com as regras de sinais e lembrar que primeiro devemos resolver a potenciação e a multiplicação e depois a soma e a subtração.

Δ = (- 3)2 - 4 . (- 5) . 2 = 9 +40 = 49

Como o valor encontrado é positivo, encontraremos dois valores distintos para as raízes. Assim, devemos resolver a fórmula de Bhaskara duas vezes. Temos então:






Assim, as raízes da equação 2x2 - 3x - 5 = 0 são x = 5/2 e x = - 1.


Sistema de Equações do 2º Grau

 

Quando queremos encontrar valores de duas incógnitas diferentes que satisfaçam simultaneamente duas equações, temos um sistema de equações.

As equações que formam o sistema podem ser do 1º grau e do 2º grau. Para resolver esse tipo de sistema podemos usar o método da substituição e o método da adição.

 

Exercício Resolvido

Resolva o sistema ao lado::

 




Solução:

Para resolver o sistema, podemos utilizar o método da adição. Neste método, somamos os termos semelhantes da 1ª equação com os da 2ª equação. Assim, reduzimos o sistema para uma só equação.

 


Podemos ainda simplificar todos os termos da equação por 3 e o resultado será a equação x2 - 2x - 3 = 0. Resolvendo a equação, temos:

Δ = 4 - 4 . 1 . (- 3) = 4 + 12 = 16





Depois de encontrar os valores do x, não podemos esquecer que temos ainda de encontrar os valores de y que tornam o sistema verdadeiro.

Para isso, basta substituir os valores encontrados para o x, em uma das equações.


y1 - 6. 3 = 4
y1 = 4 + 18
y1 = 22

y2 - 6 . (-1) = 4
y2 + 6 = 4
y2 = - 2

Portanto, os valores que satisfazem ao sistema proposto são (3, 22) e (- 1, - 2)


MAPA MENTAL

 

 


 Lista de Exercícios – Equação do 2º Grau


1)Quais das equações abaixo são do 2º grau?

(  ) x – 5x + 6 = 0                               (  ) 2x³ - 8x² - 2 = 0                   (  ) x² - 7x + 10 = 0 

(  ) 4x² - 1 = 0                                    (  ) 0x² + 4x – 3 = 0                    (  ) x² - 7x

 

2)Classifique as equações do 2º grau em completas ou incompletas e determine os coeficientes a, b, c.

a) x² - 7x + 10 = 0                             b) 4x² - 4x +1 = 0                          c) –x² - 7x = 0

d) x² - 16 = 0                                     e) x² + 0x + 0 = 0

 

3)Resolva as equações do 2º grau:

a)    4x² - 36 = 0          b)7x² - 21 = 0             c)x² + 9 = 0                d)x² - 49 = 0         e)5x² - 20 = 0          

 04. (FUVEST) A soma dos valores de m para os quais x=1 é raiz da equação:

 

x² + (1 + 5m - 3m²)x + (m² + 1) = 0 ; é igual a

 

5) Sabe-se que a equação 5x2- 4x + 2m = 0  tem duas raízes reais e diferente. Nessas condições, determine o valor de ‘m’.

 

6) Determine o valor de ‘p’ na equação x2 – px + 9 = 0  para que essa equação tenha um única raiz real.

 

7) Determine o valor de ‘m’ na equação 12x2 – mx – 1 = 0 , de modo que a soma das raízes seja 5/6

 

8) O produto das raízes da equação 8x2 – 9x + c = 0  é igual a a 3/4. Calcular o valor do coeficiente c.

 

9) Podemos afirmar que 4 é raiz para a equação 8x2 – 9x + 8 = 64?  Justifique a sua resposta, apresentando o cálculo.

 

10) Em um retângulo, a área pode ser obtida multiplicando-se o comprimento pela largura. Em determinado retângulo que tem 54 cm² de área, o comprimento é expresso por (x – 1) cm, enquanto a largura é expressa por (x – 4) cm. Nessas condições, determine o valor de x.

 

11) A soma de um número com o seu quadrado é 90. Calcule esses números.

 

12) O quadrado de um número aumentado de 25 é igual a dez vezes esse número. Calcule esse número.

 

13) O triplo de um número, diferente de zero, é igual ao seu quadrado. Qual é esse número?

 

14) A equação (x – 2)(x + 2) = 2x – 9:

 

a) admite duas raízes reais e iguais.                 b) admite duas raízes reais e opostas.

c) admite apenas uma raiz.                               d) não admite raízes reais.

 

15) Monte uma equação do 2º que tenha como raízes 8 e -1

 
















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