LÍNGUA PORTUGUESA
– PROFESSORA ERCIMARA
O poema "José" de Carlos Drummond de Andrade foi
publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de
solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a
sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.
Leia-o com bastante atenção
ATIVIDADE 1- 23/07/2020 – literatura.
E agora, José?
(Carlos Drummond de Andrade)
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio - e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?
Questão 1. Das possibilidades sugeridas pelo poeta para que
José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso:
a. ( ) "se você tocasse a valsa
vienense"
b. ( ) "se você morresse"
c. ( ) "José, para onde?"
d. ( ) "quer ir para Minas"
Questão 2. Para o
poeta, José só não é:
a. ( ) alguém
realizado e atuante
b. ( ) um
solitário
c. ( ) um
joão-ninguém frustrado
d. ( ) alguém
sem objetivo e desesperançado
Questão 3. José, de acordo com o texto, é um abandonado.
Essa ideia está traduzida em que estrofe?
Questão 4. "A noite
esfriou" é um verso que é repetido. Com isso, o poeta deseja:
a. ( ) deixar
bem claro que José foi abandonado porque fazia frio.
b. ( ) traduzir
a ideia de que José sentiu muito frio porque anoiteceu.
c. ( ) exprimir
que, após o término da festa, a temperatura caíra.
d. ( )
intensificar o sentimento de abandono, tornando-se um sofrimento quase físico.
Questão 5. Qual o verso que exprime concisamente que José
é ninguém?
Questão 6. Qual é o verso que expressa essencialmente a
ideia de um José sem rumo?
Questão 7. Assinale a afirmativa falsa a respeito do
texto:
a. ( ) José é
alguém bem individualizado e a ele o poeta se dirige com afetividade.
b. ( ) O ritmo
dos sete primeiros versos da 5a. estrofe é dançante.
c. ( )
"Sem teogonia" significa: sem deuses, sem credo, sem religião.
Questão 8. Neste poema, o
autor retrata uma situação social. Qual é?
Produção de texto
-Pense você também em uma
situação social e elabore um poema baseado no que você leu
Aulas síncronas para
explicações dos conteúdos propostos e correção de atividades
ATIVIDADE-2-
24/07/2020
PROCESSO
DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
tempo
tempo-ral
tempo-rizar
tempo-rão
RADICAL – informa o significado
da palavra. É a parte invariável.
PREFIXOS – antes do radical
AFIXOS
SUFIXOS – depois do radical
DESINÊNCIAS NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes.
Ex:
lind o s (masculino, plural) -
lind a s (feminino,
plural)
DESINÊNCIAS VERBAIS – informam o modo, o tempo,
o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos (subjuntivo,
pretérito, 1ª pessoa do plural)
VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos
verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos (1ª
conjugação)
Faz e ndo (2ª
conjugação)
Part i a (3ª
conjugação)
TEMA: parte constituída pelo
radical e pela vogal temática.
DERIVAÇÃO – consiste em formar
uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a)
Derivação prefixal: acréscimo de um
prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo
de um sufixo. Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo
simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando
há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da
palavra. Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre
quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra. Ex:
O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro.
b)
COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da
união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não
há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há
alteração, há perda de alguns sons nas palavras componentes. Ex: planalto
(plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)
Questão
01- Estamos falando do
processo de formação de palavras denominado de:
a) hibridismo b) derivação c) composição d) redução e) neologismo
Questão 02. Observe a imagem abaixo e assinale a
única alternativa FALSA:
a) A função deste é promover um evento de interesse social,
portanto trata-se de um gênero cartaz.
b) A palavra “BICICLETADA”
foi criada com o objetivo de significar uma ação decorrente do uso de
bicicletas para promover a preservação ambiental.
c) A palavra BICICLETADA foi
formada por derivação sufixal.
d) Foi acrescentado o
sufixo “ada” à palavra primitiva “bicicleta”. Esse sufixo denota
“ação”.
e) A função deste é convencer as
pessoas a adquirirem um serviço de interesse social, portanto trata-se de um
gênero propaganda.
Questão 03. A palavra "aguardente" formou-se por:
a) hibridismo
b) parassíntese
c) aglutinação
d) derivação regressiva
e) justaposição
Questão 04. Que item contém somente palavras
formadas por justaposição?
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosa
e) desatarraxou - estremeceu
Questão
05. Em "O girassol da
vida e o passatempo do
tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:
a) um elemento formado por aglutinação
e outro por justaposição
b) um elemento formado por
justaposição e outro por aglutinação
c) dois elementos formados por
justaposição
d) dois elementos formados por
aglutinação
e) n.d.a
. Leia atentamente o cartum abaixo:
Questão 06- O efeito de humor desse cartum é construído a partir de
um recurso linguístico de formação de palavras denominado de:
a) sufixação
b) prefixação
c) parassíntese
d) regressão
e) composição
ATIVIDADE
3 -27/07/2020 - Literatura
Leia o trecho de uma música composta por
"Os Nonatos" e escreva um breve comentário relatando
os sentimentos do eu lírico (voz que
fala no texto).
Eu era refém do seu corpo
Você do meu beijo
Se sobrou ciúmes
Se faltou desejo
Agora é passado recordar pra quê?
Estamos novamente livres sem novo
endereço
Toda liberdade tem que ter um preço
E eu ganhei a minha perdendo você!
Você não é mais minha ninfa
Nem eu sou seu Deus
E a gente partiu dividindo
Um Nós, por dois Eus
Questão
07- Sobre os processos de formação de
algumas palavras em destaque, a única alternativa correta é:
a) As palavras BEIJO e DESEJO foram
formadas por parassíntese.
b) As palavras PASSADO e LIBERDADE
foram formadas por sufixação e regressão, respectivamente.
c) As formas verbais PERDENDO e
DIVIDINDO foram formadas por prefixação e sufixação.
d) As expressões UM NÓS e DOIS EUS
exemplificam a derivação imprópria.
e) Nenhumas das alternativas
anteriores estão corretas.
Questão 08-A palavra "emburrece" na imagem acima formou-se
pelo processo de derivação:
a) regressiva b) prefixal e sufixal c) parassíntese d) prefixal
Questão 09-A palavra COCA-COLA resultou de um processo linguístico que permite a formação de novas
palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas
palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio.
A esse processo dá-se o nome de:
a) composição por justaposição b) composição por aglutinação c) derivação
d) redução e) hibridismo
Observe atentamente os dois textos
abaixo:
TEXTO 2:
a) O
texto tem por função anunciar um produto que só pode ser consumido nas
quartas-feiras.
b) A
palavra “ZECA-FEIRA” é um neologismo criado a partir da derivação da palavra
original “quarta-feira”.
c) A
palavra “ZECA-FEIRA” é um neologismo criado a partir da composição por
justaposição.
d) A
intenção dessa publicidade de cerveja de sugerir a “quarta-feira”, é para
transmitir a ideologia de que futebol (transmitido nesse dia) é melhor ainda
com cerveja com a cerveja Skol.
.
ATIVIDADE
4 - 30/07/2020
Questão
01-Leia
os textos:
Um grito de basta
Pesquisadores
avaliam as mudanças que se pode esperar a partir dos recentes protestos
antirracistas em todo o mundo
Publicado
03/07/2020 18:14:41 - Atualizado 05/07/2020 - Adriana Menezes
Os protestos antirracistas se espalharam
em todo o mundo
Desde que protestos antirracistas ocuparam as ruas em todo o mundo após o assassinato do norte-americano George Floyd, em Minneapolis (Minnesota-EUA), por um policial que o estrangulou com o joelho no pescoço, no dia 25 de maio, a pauta do racismo ganhou proporções globais e, diferentemente de movimentos anteriores, conquistou espaços, engajamento e apoio na mídia, nas redes sociais e nas conversas entre amigos de forma que nunca havia acontecido antes.
A brutalidade do crime reverberou em
diversos países. Oito dias após o crime brutal, Miguel, um menino negro de 5
anos, morreu ao cair do nono andar de um prédio no Recife (PE), enquanto sua
mãe andava com o cachorro da patroa, que a convocou para o trabalho mesmo
durante a pandemia.
Com o ocorrido, o movimento
#BlackLivesMatter – vidas negras importam – ganhou ainda mais significado no
Brasil, onde a violência contra o negro e a luta antirracista não são novidade,
e casos como o de João Pedro, de 14 anos, assassinado em maio pela polícia
enquanto estava em casa, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, tornam-se rotina.
Os fatos recentes, de alguma maneira, promoveram uma nova abordagem e a
discussão tabu sobre a supremacia branca rompeu barreiras, a ponto de a maior
emissora de TV do País realizar um programa especial de debate só com
jornalistas negros para falar do que historicamente a nação está acostumada a
silenciar: o racismo. [...]
Questão 02-
Segundo o texto, qual fato desencadeou os protestos antirracistas no mundo
inteiro? Justifique sua resposta com elementos do texto.
ATIVIDADE 5- 31/07/2020
Produção
de texto
-Agora
é a hora de você refletir e elaborar o seu texto sobre Racismo. Não se esqueça
de observar as sugestões proposta para uma boa produção de texto.
ATIVIDADE 6- 03/08/2020
Aulas
síncronas para explicações dos conteúdos propostos e correção de atividades
ATIVIDADE 7 - 06/08/2020
PREDICAÇÃO VERBAL
Predicação Verbal é a forma de
ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que
respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de
ligação.
VERBOS INTRANSITIVOS
Os verbos intransitivos são aqueles
verbos que expressam sentido completo, sendo capazes de constituir predicados sozinhos.
Exemplos: Escorreguei.
-Ela saiu.
Não quer dizer que a oração acabe sempre no verbo intransitivo. Ainda
que não seja exigido, após o verbo pode ser acrescentada mais alguma
informação, tal como adjunto
adverbial ou predicativo do sujeito.
Exemplos: Escorreguei
ali. -
Ela saiu desesperada.
VERBOS
TRANSITIVOS
Os verbos
transitivos são aqueles verbos que não tem sentido sozinhos, por isso,
precisam de complementos.
Chama-se transitividade verbal a
necessidade que um verbo tem de ser completado com algo. Ele precisa transitar
para o objeto, ou seja, ir em busca de algo que complete o seu sentido.
Exemplos: a) Relatei o
ocorrido. b) Gosto de rock.
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS
Os verbos
transitivos diretos são aqueles cujo complemento não exige preposição.
Exemplos: a)Comprei
jornais variados. b) Cantou músicas
sertanejas.
VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS
Os verbos
transitivos diretos e indiretos são aqueles cujo complemento exige preposição.
Exemplos:
a)Este documento pertence ao cliente.
b) Interessou-se pelos discos.
VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles
que precisam de dois complementos, um sem e outro com preposição.
Exemplos: a) Comprei
jornais variados naquela banca. b) Não
existe nada entre nós.
VERBOS DE LIGAÇÃO
Os verbos
de ligação ligam o sujeito às suas características (predicativo do sujeito). Eles exprimem estado, mudança ou
continuidade.
Diferentemente dos verbos intransitivos e os verbos transitivos, os
verbos de ligação não expressam ações.
Exemplos: a) Estou doente.
b) Continuo resfriada.
IMPORTANTE!
O mesmo verbo pode ser empregado com predicações verbais diferentes. Por
isso, é importante destacar que somente após analisar o contexto é possível
classificar se o verbo presente na oração é intransitivo, transitivo ou de
ligação
-Leia com atenção as frases
abaixo para assinalar a resposta correta.
1. O ser que é ser transforma tudo em flores.
2. Fica sereno, num sorriso justo.
3. Enquanto tudo
em derredor oscila.
4. Quando rimos, rimos com o corpo.
Questão
01-Quanto à predicação dos verbos em destaque podemos dizer que:
a. ( ) os verbos transformar e ficar são
transitivos.
b (
) os verbos ser, ficar e rir são de ligação.
c. ( ) os verbos oscilar e rir são
intransitivos.
d. ( ) transformar e rir são transitivos
diretos e indiretos.
Questão 02.
Identifique a predicação dos verbos destacados nas frases, de acordo com a
classificação abaixo:
a. Intransitivo
b. Transitivo
direto
c. Transitivo
indireto
d. transitivo direto e indireto e de ligação
( )
O animal obedece a seus instintos.
( )
Os metais são úteis
( )
As crianças gritavam.
( ) Chamei um técnico.
( ) Daremos
o prêmio ao vencedor.
( ) Abri
a caixa com cuidado.
( )
O egoísmo cerra o coração.
.(
) O paraquedas não abriu.
.(
) O eco repercutiu ao longe.
(
) Passavam mulheres e crianças em direção ao rio.
(
) Dentro das gaiolas, macaquinhos salientes provocavam risos.
(
) Poucos resistem à pressão da publicidade comercial.
(
) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes.
(
) Crianças morenas de olhos sonhadores brincavam na calçada
Questão 03. No período: “Ivone andava
depressa, parecia preocupada e
não respondia às minhas perguntas”
os verbos em destaque são, pela ordem:
a. ( ) transitivo
direto – de ligação – transitivo indireto
b. ( )
intransitivo – de ligação – transitivo indireto
c. ( ) de ligação
– intransitivo – transitivo direto e indireto
Questão 04. Identifique a
única alternativa cuja classificação da transitividade do verbo está incorreta:
a. ( ) Ela participou de uma série de
festivais. ( transitivo indireto )
b. ( ) Neide apresentou-me a seus pais. (
transitivo direto e indireto)
c. ( ) A costureira pagou a conta? (
transitivo direto )
d. ( ) Pagou a conta à costureira? ( transitivo
direto e indireto)
e. ( ) As feras rugiam em suas jaulas. (
transitivo indireto )
Questão 05 -Separe o sujeito
do predicado nas orações abaixo:
a) Marina viajará brevemente.
Sujeito: ___________________Predicado: _______________________
b) Luís e Fábio chegaram
depressa. Sujeito: _________________ Predicado: _____________________
c) À noite, a lua apareceu
maravilhosa. Sujeito: ________________Predicado: ___________________
d) O professor e os alunos
participaram da competição. Sujeito: _________ Predicado: ________________
ATIVIDADE 8 - 07/08/2020
Escolha um dos
temas sugeridos abaixo e elabore um texto
criativo, depois circule o sujeito e sublinhe predicado presentes no
texto que você produziu.
Pobreza no
Brasil.
Poluição
ambiental
Saúde e
alimentação
A pandemia e o Isolamento social
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