Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Atividades de Língua Portuguesa 7º ano - Professora Ercimara

LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSORA ERCIMARA

O poema "José" de Carlos Drummond de Andrade foi publicado originalmente em 1942, na coletânea Poesias. Ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo na cidade grande, a sua falta de esperança e a sensação de que está perdido na vida, sem saber que caminho tomar.

Leia-o com bastante atenção

ATIVIDADE 1- 23/07/2020 – literatura.

 


E agora, José?

 (Carlos Drummond de Andrade)

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

você que é sem nome,

que zomba dos outros,

você que faz versos,

que ama protesta,

e agora, José?

 

Está sem mulher,

está sem discurso,

está sem carinho,

já não pode beber,

já não pode fumar,

cuspir já não pode,

a noite esfriou,

 

o dia não veio,

o bonde não veio,

o riso não veio,

não veio a utopia

e tudo acabou

e tudo fugiu

e tudo mofou,

e agora, José?

 

E agora, José?

Sua doce palavra,

seu instante de febre,

sua gula e jejum,

sua biblioteca,

sua lavra de ouro,

seu terno de vidro,

sua incoerência,

seu ódio - e agora?

 

Com a chave na mão

quer abrir a porta,

não existe porta;

 

quer morrer no mar,

mas o mar secou;

quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora?

 

Se você gritasse,

se você gemesse,

se você tocasse

a valsa vienense,

se você dormisse,

se você cansasse,

se você morresse…

Mas você não morre,

você é duro, José!

 

Sozinho no escuro

qual bicho-do-mato,

sem teogonia,

sem parede nua

para se encostar,

sem cavalo preto

que fuja a galope,

você marcha, José!

que fuja a galope,

você marcha, José!

José, pra onde?


 

Questão 1. Das possibilidades sugeridas pelo poeta para que José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso:


a. (   ) "se você tocasse a valsa vienense"

b. (   ) "se você morresse"

c. (   ) "José, para onde?"

d. (   ) "quer ir para Minas"


 

Questão 2. Para o poeta, José só não é:


a. (   ) alguém realizado e atuante

b. (   ) um solitário

c. (   ) um joão-ninguém frustrado

d. (   ) alguém sem objetivo e desesperançado


 

Questão 3. José, de acordo com o texto, é um abandonado. Essa ideia está traduzida em que estrofe?

 

Questão 4. "A noite esfriou" é um verso que é repetido. Com isso, o poeta deseja:

a. (   ) deixar bem claro que José foi abandonado porque fazia frio.

b. (   ) traduzir a ideia de que José sentiu muito frio porque anoiteceu.

c. (   ) exprimir que, após o término da festa, a  temperatura caíra.

d. (   ) intensificar o sentimento de abandono, tornando-se um sofrimento quase físico.

 

Questão 5. Qual o verso que exprime concisamente que José é ninguém?

 

Questão 6. Qual é o verso que expressa essencialmente a ideia de um José sem rumo?

 

Questão 7. Assinale a afirmativa falsa a respeito do texto:

a. (   ) José é alguém bem individualizado e a ele o poeta se dirige com afetividade.

b. (   ) O ritmo dos sete primeiros versos da 5a. estrofe é dançante.

c. (   ) "Sem teogonia" significa: sem deuses, sem credo, sem religião.

 

Questão 8. Neste poema, o autor retrata uma situação social. Qual é?

 

Produção de texto

 

-Pense você também em uma situação social e elabore um poema baseado no que você leu

Aulas síncronas para explicações dos conteúdos propostos e correção de atividades

 

ATIVIDADE-2- 24/07/2020

PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Observe as seguintes palavras:


escol-a

escol-ar

escol-arização

escol-arizar

sub-escol-arização

tempo

tempo-ral

tempo-rizar

tempo-rão


RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.
PREFIXOS – antes do radical
AFIXOS
SUFIXOS – depois do radical

DESINÊNCIAS NOMINAIS
– informam o gênero e o número dos nomes.

Ex: lind o s (masculino, plural)     -        lind a s (feminino, plural)

DESINÊNCIAS VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos (subjuntivo, pretérito, 1ª pessoa do plural)

VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant mos (1ª conjugação)
     Faz ndo (2ª conjugação)
     Part i a (3ª conjugação)

TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.

DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.

a)      Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo. Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra. Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra. Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro.

b)      COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração, há perda de alguns sons nas palavras componentes. Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)



Questão 01- Estamos falando do processo de formação de palavras denominado de:

a) hibridismo         b) derivação       c) composição       d) redução     e) neologismo

Questão 02. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa FALSA:


a)    A função deste é promover um evento de interesse social, portanto trata-se de um gênero cartaz.

b)  A palavra “BICICLETADA” foi criada com o objetivo de significar uma ação decorrente do uso de bicicletas para promover a preservação ambiental. 

c)  A palavra BICICLETADA foi formada por derivação sufixal.

d)  Foi acrescentado o sufixo “ada” à palavra primitiva “bicicleta”. Esse sufixo denota “ação”.

e) A função deste é convencer as pessoas a adquirirem um serviço de interesse social, portanto trata-se de um gênero propaganda.



Questão 03. A palavra "aguardente" formou-se por:

a) hibridismo 

b) parassíntese

c) aglutinação 

d) derivação regressiva

e) justaposição

 

     Questão 04. Que item contém somente palavras formadas por justaposição?

a) desagradável - complemente

b) vaga-lume - pé-de-cabra

c) encruzilhada - estremeceu

d) supersticiosa - valiosa

e) desatarraxou - estremeceu


 

Questão 05. Em "O girassol da vida e o passatempo do tempo que passa não brincam nos lagos da lua", há, respectivamente:

 

a) um elemento formado por aglutinação e outro por justaposição

b) um elemento formado por justaposição e outro por aglutinação

c) dois elementos formados por justaposição

d) dois elementos formados por aglutinação

e) n.d.a

 

. Leia atentamente o cartum abaixo:

  


Questão 06- O efeito de humor desse cartum é construído a partir de um recurso linguístico de formação de palavras denominado de: 

 


a) sufixação

b) prefixação

c) parassíntese

d) regressão

e) composição 


 

ATIVIDADE 3 -27/07/2020 - Literatura

 

 Leia o trecho de uma música composta por "Os Nonatos" e escreva um breve comentário relatando

os sentimentos do eu lírico (voz que fala no texto).

 


Eu era refém do seu corpo

Você do meu beijo

Se sobrou ciúmes

Se faltou desejo

Agora é passado recordar pra quê?

Estamos novamente livres sem novo endereço

Toda liberdade tem que ter um preço

E eu ganhei a minha perdendo você!

Você não é mais minha ninfa

Nem eu sou seu Deus

E a gente partiu dividindo

Um Nós, por dois Eus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Questão 07- Sobre os processos de formação de algumas palavras em destaque, a única alternativa correta é:

 

a) As palavras BEIJO e DESEJO foram formadas por parassíntese.

b) As palavras PASSADO e LIBERDADE foram formadas por sufixação e regressão, respectivamente. 

c) As formas verbais PERDENDO e DIVIDINDO foram formadas por prefixação e sufixação. 

d) As expressões UM NÓS e DOIS EUS exemplificam a derivação imprópria. 

e) Nenhumas das alternativas anteriores estão corretas. 



 

Questão 08-A palavra "emburrece" na imagem acima formou-se pelo processo de derivação:

 

a) regressiva             b) prefixal e sufixal   c) parassíntese                d) prefixal


Questão 09-A palavra COCA-COLA resultou de um processo linguístico que permite a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio.



A esse processo dá-se o nome de:

a) composição por justaposição                        b) composição por aglutinação            c) derivação

d) redução                                                             e) hibridismo


Observe atentamente os dois textos abaixo:


TEXTO 1:


  TEXTO 2:



 

Questão 03. Observe a imagem retirada do whatsapp abaixo e assinale a única alternativa FALSA:

a)   O texto tem por função anunciar um produto que só pode ser consumido nas quartas-feiras.

b)    A palavra “ZECA-FEIRA” é um neologismo criado a partir da derivação da palavra original “quarta-feira”.

c)    A palavra “ZECA-FEIRA” é um neologismo criado a partir da composição por justaposição.

d)    A intenção dessa publicidade de cerveja de sugerir a “quarta-feira”, é para transmitir a ideologia de que futebol (transmitido nesse dia) é melhor ainda com cerveja com a cerveja Skol.


ATIVIDADE 4 - 30/07/2020

  

Questão 01-Leia os textos:

Um grito de basta

Pesquisadores avaliam as mudanças que se pode esperar a partir dos recentes protestos antirracistas em todo o mundo



 

Publicado 03/07/2020 18:14:41 - Atualizado 05/07/2020 - Adriana Menezes

 

Os protestos antirracistas se espalharam em todo o mundo

Desde que protestos antirracistas ocuparam as ruas em todo o mundo após o assassinato do norte-americano George Floyd, em Minneapolis (Minnesota-EUA), por um policial que o estrangulou com o joelho no pescoço, no dia 25 de maio, a pauta do racismo ganhou proporções globais e, diferentemente de movimentos anteriores, conquistou espaços, engajamento e apoio na mídia, nas redes sociais e nas conversas entre amigos de forma que nunca havia acontecido antes.

A brutalidade do crime reverberou em diversos países. Oito dias após o crime brutal, Miguel, um menino negro de 5 anos, morreu ao cair do nono andar de um prédio no Recife (PE), enquanto sua mãe andava com o cachorro da patroa, que a convocou para o trabalho mesmo durante a pandemia.

Com o ocorrido, o movimento #BlackLivesMatter – vidas negras importam – ganhou ainda mais significado no Brasil, onde a violência contra o negro e a luta antirracista não são novidade, e casos como o de João Pedro, de 14 anos, assassinado em maio pela polícia enquanto estava em casa, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, tornam-se rotina. Os fatos recentes, de alguma maneira, promoveram uma nova abordagem e a discussão tabu sobre a supremacia branca rompeu barreiras, a ponto de a maior emissora de TV do País realizar um programa especial de debate só com jornalistas negros para falar do que historicamente a nação está acostumada a silenciar: o racismo. [...]

 

Questão 02- Segundo o texto, qual fato desencadeou os protestos antirracistas no mundo inteiro? Justifique sua resposta com elementos do texto.


ATIVIDADE 5- 31/07/2020

Produção de texto

-Agora é a hora de você refletir e elaborar o seu texto sobre Racismo. Não se esqueça de observar as sugestões proposta para uma boa produção de texto.

ATIVIDADE 6- 03/08/2020

Aulas síncronas para explicações dos conteúdos propostos e correção de atividades

 

ATIVIDADE 7 - 06/08/2020

 

PREDICAÇÃO VERBAL 

 

Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.

 

VERBOS INTRANSITIVOS

 

Os verbos intransitivos são aqueles verbos que expressam sentido completo, sendo capazes de constituir predicados sozinhos.

Exemplos: Escorreguei. -Ela saiu.

Não quer dizer que a oração acabe sempre no verbo intransitivo. Ainda que não seja exigido, após o verbo pode ser acrescentada mais alguma informação, tal como adjunto adverbial ou predicativo do sujeito.

Exemplos: Escorreguei ali.   -  Ela saiu desesperada.

 

VERBOS TRANSITIVOS

 

Os verbos transitivos são aqueles verbos que não tem sentido sozinhos, por isso, precisam de complementos.

Chama-se transitividade verbal a necessidade que um verbo tem de ser completado com algo. Ele precisa transitar para o objeto, ou seja, ir em busca de algo que complete o seu sentido.

Exemplos: a) Relatei o ocorrido.  b) Gosto de rock.

 

VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS

Os verbos transitivos diretos são aqueles cujo complemento não exige preposição.

Exemplos: a)Comprei jornais variados.   b) Cantou músicas sertanejas.

 

VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles cujo complemento exige preposição.

Exemplos:

a)Este documento pertence ao cliente.   b) Interessou-se pelos discos.

 

VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS

Os verbos transitivos diretos e indiretos  são aqueles que precisam de dois complementos, um sem e outro com preposição.

Exemplos: a) Comprei jornais variados naquela banca.  b) Não existe nada entre nós.

VERBOS DE LIGAÇÃO

Os verbos de ligação ligam o sujeito às suas características (predicativo do sujeito). Eles exprimem estado, mudança ou continuidade.

Diferentemente dos verbos intransitivos e os verbos transitivos, os verbos de ligação não expressam ações.

Exemplos: a) Estou doente. b) Continuo resfriada.

 

IMPORTANTE!

O mesmo verbo pode ser empregado com predicações verbais diferentes. Por isso, é importante destacar que somente após analisar o contexto é possível classificar se o verbo presente na oração é intransitivo, transitivo ou de ligação

-Leia com atenção as frases abaixo para assinalar a resposta correta.

1. O ser que é ser transforma tudo em flores.

2. Fica sereno, num sorriso justo.

3. Enquanto tudo em derredor oscila.

4. Quando rimos, rimos com o corpo.

 

Questão 01-Quanto à predicação dos verbos em destaque podemos dizer que:

 

a. (     ) os verbos transformar e ficar são transitivos.

 b (     ) os verbos ser, ficar e rir são de ligação.

c. (      ) os verbos oscilar e rir são intransitivos.

d. (      ) transformar e rir são transitivos diretos e indiretos.

 

Questão 02. Identifique a predicação dos verbos destacados nas frases, de acordo com a classificação abaixo:


a. Intransitivo

b. Transitivo direto

c. Transitivo indireto


  d. transitivo direto e indireto e de ligação


 

 (     ) O animal obedece a seus instintos.

 (     ) Os metais são úteis

 (     ) As crianças gritavam.

 (     ) Chamei um técnico.

 (     ) Daremos o prêmio ao vencedor.

 (     ) Abri a caixa com cuidado.

 (     ) O egoísmo cerra o coração.

.(     ) O paraquedas não abriu.

.(     ) O eco repercutiu ao longe.

 

 

(      ) Passavam mulheres e crianças em direção ao rio.

(      ) Dentro das gaiolas, macaquinhos salientes provocavam risos.

(      ) Poucos resistem à pressão da publicidade comercial.

(      ) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes.

(      ) Crianças morenas de olhos sonhadores brincavam na calçada


 

 

Questão 03. No período: “Ivone andava depressa, parecia preocupada e não respondia às minhas perguntas” os verbos em destaque são, pela ordem:

a. (      ) transitivo direto – de ligação – transitivo indireto

b. (      ) intransitivo – de ligação – transitivo indireto

c. (      ) de ligação – intransitivo – transitivo direto e indireto

 

Questão 04. Identifique a única alternativa cuja classificação da transitividade do verbo está incorreta:

a. (     ) Ela participou de uma série de festivais. ( transitivo indireto )

b. (     ) Neide apresentou-me a seus pais. ( transitivo direto e indireto)

c. (      ) A costureira pagou a conta? ( transitivo direto )

d. (      ) Pagou a conta à costureira? ( transitivo direto e indireto)

e. (      ) As feras rugiam em suas jaulas. ( transitivo indireto )

 

Questão 05 -Separe o sujeito do predicado nas orações abaixo:

a) Marina viajará brevemente. Sujeito: ___________________Predicado: _______________________

b) Luís e Fábio chegaram depressa. Sujeito: _________________ Predicado: _____________________

c) À noite, a lua apareceu maravilhosa. Sujeito: ________________Predicado: ___________________

d) O professor e os alunos participaram da competição. Sujeito: _________ Predicado: ________________

ATIVIDADE 8 - 07/08/2020

 

Escolha um dos temas sugeridos abaixo e elabore um texto  criativo, depois circule o sujeito e sublinhe predicado presentes no texto que você produziu.

Pobreza no Brasil.

Poluição ambiental

Saúde e alimentação

 A pandemia e o Isolamento social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!