Links das vídeo aulas
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
Atividades 01 – Revisão características dos seres vivos
PROFESSOR(A):
Ana Júlia Lopes ANO DE ESCOLARIDADE:
7º.ano Marco Rey
Questão
01: Leia
o texto abaixo e responda às questões:
|
a)
Você concorda com a afirmação destacada no
texto? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Em relação ao ser vivo citado no texto, como é
classificado o tipo de célula que o constitui? Qual a diferença dessa célula
com a célula dos animais e vegetais?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 02: Observe a célula ilustrada abaixo:
b) Dê a função de cada estrutura
Questão 03: Complete o esquema abaixo, de acordo com
a organização dos seres vivos:
Questão 04: A imagem abaixo representa uma etapa da organização dos seres vivos.
Identifique-as:
Questão 05: Marque a alternativa correta:
a)
Os seres autotróficos adquirem a energia
necessária à sua sobrevivência através da ingestão de alimentos.
b)
Os animais são seres autotróficos.
c)
Os seres vivos clorofilados, ou seja, algas e
vegetais realizam a fotossíntese para obter energia.
d)
Os seres heterotróficos são aqueles que produzem
seu próprio alimento.
Questão 06: Todas as alternativas
estão corretas, exceto:
a)
Todo ser vivo segue um ciclo de vida: nasce,
cresce, reproduz e morre.
b)
Alguns indivíduos podem não conseguir completar
o seu ciclo de vida.
c)
O desenvolvimento pode ser completo e
incompleto.
d)
A reprodução pode ser apenas sexuada.
Questão 07: Qual a relação que
existe entre a fotossíntese a respiração? Explique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 08: Diferencie :
a)
Procarionte de eucarionte
b)
Unicelular de pluricelular
c)
Autotrófico de heterotrófico
d)
Reprodução Assexuada de sexuada
Atividades 02 –
Categorias Taxonômicas e nomenclatura científica
Matéria referente a 1 semana 14 à 17 de abril
Dica para resolver a atividade
2:
quando vários indivíduos fazem parte de uma mesma categoria taxonômica, eles também fazem parte de todas as outras categorias acima desta.
A orgem das categorias são REFICOFAGE (reino-filo-classe-ordem-família-gênero-espécie)
Ex: dois seres que pertencem a mesma ordem também pertencerão a mesma classe, filo e reino.
quando vários indivíduos fazem parte de uma mesma categoria taxonômica, eles também fazem parte de todas as outras categorias acima desta.
A orgem das categorias são REFICOFAGE (reino-filo-classe-ordem-família-gênero-espécie)
Ex: dois seres que pertencem a mesma ordem também pertencerão a mesma classe, filo e reino.
Gostaram!!!
Agora mãos a obra
PROF
01. (ANÁPOLIS) Dois seres vivos pertencentes à
mesma ordem são necessariamente:
a) da
mesma raça; b) da mesma espécie; c) do mesmo gênero; d) da mesma classe; e) da mesma família.
02. (CESGRANRIO) Se reunirmos as famílias Canidae
(cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos
são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o):
a)
espécie b) ordem c) subespécie d) família
e) gênero
03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual dos seguintes
grupos inclui organismos mais relacionados entre si?
a)
filo b) família c) gênero
d) espécie e) raça
04. (FIUBE) O nome científico do leão é Panthera leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais
pertencem a diferentes:
a)
filos b) famílias c) ordens
d) espécies e) reinos
05. (UNISA) Com base nas regras de nomenclatura,
indique a alternativa incorreta:
a) Homo
sapiens sapiens; b) Trypanosoma
Cruzi; c) Rana
esculenta marmorata;
d) Rhea americana americana; e) Anopheles Nyssurhynchus darlingi.
d) Rhea americana americana; e) Anopheles Nyssurhynchus darlingi.
06. (UNIP) A seqüência hierárquica das categorias
taxonômicas é:
a), filo,
classe, ordem, família, gênero;
b) gênero, família,reino, ordem, filo, classe;
c) filo, classe, família, ordem, gênero;
d) classe, filo, gênero, família, ordem;
e) ordem, classe, filo, gênero, família.
b) gênero, família,reino, ordem, filo, classe;
c) filo, classe, família, ordem, gênero;
d) classe, filo, gênero, família, ordem;
e) ordem, classe, filo, gênero, família.
a) à
mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.
8 (Unifesp-SP)
-―Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados
o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia),
a caixeta (Tabebuia cassinoides) e
alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia
alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são
citados
a) 3 gêneros e 3 espécies b) 3
gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies d) 4
gêneros e 4 espécies e) 4 gêneros e 6
espécies
Nenhum comentário:
Postar um comentário