Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Educação Religiosa - 8º Ano - Professor André Jesini



PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

A importância da família na construção da identidade.

A família tem uma ligação fundamental com a sociedade, porque é com a família que nós aprendemos o significado de amar e de ser amado, e o que quer dizer, de verdade, ser uma pessoa, ter seus princípios, ideais e objetivos.
É nos pais que os filhos se espelham para criar sua própria família, repleta de amor e intenso respeito, como eles aprenderam com seus pais, e passam isso entre as gerações criando um círculo, transmitindo o bem a humanidade. Hoje em dia várias crianças não ganham tanto afeto, pelo fato da dedicação que seus pais tenham pelo trabalho.
A família é quem orienta, e mostra que na vida existem mitos caminhos a se seguir, ela instrui o individuo a caminhar sozinho, alerta sobre decisões que devem ser tomadas. A família é fundada principalmente sobre o matrimonio, onde cria potencial tornando-se consciente da sua dignidade. É necessário considera a família como o santuário da vida, pois ela é sagrada, é o lugar onde há vida, um dom de Deus e onde Ele habita.
A família é o lugar de encontro de várias gerações que reciprocamente se ajudam a alcançar uma sabedoria mais plena e a conciliar os direitos pessoais com as outras exigências da vida social.
A instituição familiar é um grupo de pessoas constituído por indivíduos ligados ao mesmo laço de sangue ou não, pessoas unidas legalmente de forma matrimonial, pessoas que compartilham diariamente seus sentimentos, suas conquistas, suas idéias, defeitos, pessoas que buscam em sua família a base de sobrevivência em meio a sociedade. A instituição familiar é fundamental na formação de um individuo, pois é através daí que a pessoa dará seus primeiros passos como cidadão em meio a uma sociedade onde os valores morais e éticos são fundamentais para a sobrevivência do ser humano.
Um das principais funções da instituição familiar é a educação dos filhos. Cabe a esta instituição, orientar as crianças e dar todo suporte educacional necessário que ela precisar na sua formação pessoal. Mas qual seria esse suporte e porque eles são importantes para a formação do caráter dessa criança? Ensinar aos filhos a ater respeito com o próximo, a educação pessoal, dar a eles uma boa disciplina familiar, ensinar a eles o que é certo ou errado, mostrar a eles quais os direitos e deveres que eles devem cumprir enquanto cidadãos, auxiliá-los na sua formação escolar e profissional. Esses são requisitos básicos que fazem toda diferença no caráter do individuo, pois independentemente de classe social, cor, sexo ou religião, a instituição familiar tem a obrigação de formar bons cidadãos para viver em meio à sociedade. A criança que tem uma boa base familiar, não se destaca apenas no caráter, mas pode contribuir também na formação de uma sociedade melhor. Sua conduta, sua visão de mundo, seu comportamento, sua ética e sua vida moral podem ser fatores essenciais na formação de uma nova geração.

ATIVIDADE

1.      Segundo o texto, por que a família tem uma ligação fundamental com a sociedade?

2.      De acordo com o texto, o que atrapalha que as famílias manifestem mas afeto aos filhos, atualmente?  

3.       Quais valores da família são descritos no texto?

4.      De acordo com o texto, além de nos orientar, qual é a função da família?

5.      Por que o texto diz que a família é sagrada?

6.      Segundo o texto, que tipo de ambiente é criado pela família?

7.      Segundo o texto, o que é instituição familiar?

8.      Por que a instituição familiar é fundamental na formação de um individuo?

9.      O que o texto diz que é um dos principais requisitos da instituição familiar?

10.  Quais situações, acontecidas nas famílias, servem de suporte educacional e são importantes para a formação do caráter das crianças?

11.  Segundo o texto, o que é obrigação da instituição familiar?

12.  Segundo o texto, o que acontece com a criança que tem uma boa base familiar?

13.  Marque (X) nos requisitos básicos que fazem toda diferença no caráter do individuo:
(     )  Respeito com o próximo
(      ) Educação pessoal
(      ) Saber o que é certo ou errado
(      ) Saber quais são os direitos e deveres
(       ) Boa disciplina    


Empatia a melhor maneira de transformar o mundo.
ANDRE JESINI MEIRA·TERÇA-FEIRA, 28 DE ABRIL DE 2020·

A empatia é a arte de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas e usando essa compreensão e usando essa compreensão para guiar as próprias ações. “Segundo John Donne, nenhum homem é uma ilha, sendo cada indivíduo um pedaço do continente, uma parte do todo.
Durante muito tempo pensou-se que a empatia fosse uma capacidade exclusivamente humana. Hoje, sabemos que diversas espécies animais são capazes de sentir empatia e coordenar impulsos “levando em consideração” o outro. Assim, nossa capacidade de sentir empatia está ligada à herança genética, que é uma consequência evolucionista.
Segundo o autor (Krznaric) do livro “O Poder da Empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”, a empatia é o antídoto para o individualismo absorto em si mesmo, que herdamos do século passado. A necessidade de desenvolver empatia está no cerne do esforço de encontrarmos soluções para problemas mundiais como violência étnica, intolerância religiosa, pobreza extrema, fome, abusos dos direitos humanos, aquecimento global e epidemias mortais. O autor denomina esta capacidade como uma espécie de pílula da paz.
O uso de nosso eu empático pode também estar intrinsecamente ligado a resolução de questões do nosso dia a dia. Este exercício nos proporciona experimentar outras visões diferentes das nossas e observar aspectos antes ignorados por nós, pela simples constatação que enxergamos tudo a nossa volta considerando nossas próprias experiências pregressas.
Ser empático não se restringe às pessoas que conhecemos, mas principalmente com os desconhecidos ou mesmo com personalidades antagônicas. Este é um grande esforço que demanda sensibilidade, inteligência emocional e vontade, para se colocar no lugar do outro e experimentar uma nova perspectiva. Esta é uma habilidade que pode ser aprendida, mas que precisa ser diariamente cultivada.
Fazer esforço consciente para se colocar no lugar de outra pessoa – inclusive no de nossos inimigos – para rasgar rótulos, reconhecer sua humanidade, individualidade e perspectivas: eis um dos grandes diferenciais daqueles que se esforçam para se em liderança.
ATIVIDADE:Copiar apenas as PERGUNTAS e RESPOSTAS no caderno. FOTOGRAFAR e enviar para o zap 99133-2934 (André)
  1. O que é empatia?
  2. Qual o principal pensamento do autor Krznaric no seu livro “O poder da empatia”?
  3. Segundo John Donne, nenhum homem é uma ilha, sendo cada individuo um pedaço do continente, uma parte do todo” Comente o que você entendeu deste trecho:
  4. Você concorda que a empatia é a melhor maneira de transformar o mundo? Por que?
  5. Quais são as habilidades produzidas pelo esforço na vivencia da empatia?
  6. No terceiro parágrafo o que é comparada a empatia, Por quê?
  7. Como você tem se comportado durante esse período de isolamento, devido à crise da pandemia?
  8. Você concorda que as pessoas estão se prevenindo contra o coronavírus? Explique.
  9. O que deseja fazer quando esse período de pandemia for superado?
  10. Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
a)Alteridade
b)Resiliência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!