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quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 7º Ano Professora Ercimara


  PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS – MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES

PLANO DE AÇÃO PARA INTERRUPÇÃO DAS AULAS - PROFESSORA: ERCIMARA DE CÁSSIA - PORTUGUÊS                   

 Plano de Ação para ser desenvolvido no período de 14/04 a 30/04/2020/.

1.    As atividades devem ser realizadas no caderno de português e enviadas por   e-mail.
2.    Não há necessidade de imprimir as atividades.
3.    Deverá ser feito um registro contendo título e data da atividade, bem como a numeração das respostas.
4.    A avaliação será feita mediante apresentação das atividades, após término de suspensão das aulas presenciais.


ATIVIDADE I

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: NOTÍCIA -  7º ANOS


PORTO DO PECÉM EM SÃO GONÇALO
 DO AMARANTE ESTÁ BLOQUEADO




 Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas
 
24/05/2018

          Em São Gonçalo do Amarante, o acesso ao Porto do Pecém está bloqueado. No local, caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos. Mais de 500 caminhões estão estacionados, tanto dentro da siderúrgica quanto fora.  
            Em nota, a CIPP S.A. informa que a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira (23). O protesto está sendo realizado por meio da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155.
      "As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial, impactando em uma redução na movimentação de cargas de cerca de 26 mil toneladas por dia", diz um funcionário.
http://www.sganoticias.com.br/ (Acesso em 18/06/2018) 

1ª) Qual a finalidade da notícia em estudo?
a) Divulgar a importância do bloqueio das estradas.
b) Noticiar um fato ocorrido em São Gonçalo do Amarante.
c) Explicar o motivo da paralisação dos caminhoneiros.
d) Alertar aos motoristas da rodovia a não seguirem viagem pelas estradas interditadas.

2ª) “Motoristas estão bloqueando o acesso ao Porto do Pecém. Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. O trecho citado faz parte da notícia e ele é conhecido como
a) a manchete.
b) o corpo.
c) o lide.
d) o subtítulo.

3ª) O fato que gerou a notícia foi
a) o bloqueio das estradas.
b) os 500 caminhões estacionados.
c) a movimentação de cargas.
d) as operações internas dentro do porto.

4ª) No trecho: “... caminhoneiros queimam pneus e impedem a passagem dos veículos.” A palavra grifada introduz uma
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.
5ª) No trecho: “Automóveis não podem sair ou entrar e se aglomeram no local destinado à pesagem das cargas”. A palavra grifada estabelece ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.d) conclusão.

6ª) Onde o protesto está sendo realizado?
______________________________________________________

7ª) O que impactou  a redução de movimentação de cargas?
a) A queima de pneus.
b) A movimentação imparcial de cargas.
c) As operações parciais internas.
d) O impedimento das passagens de veículos.

8ª) Qual a função das aspas no último parágrafo?
______________________________________________________

9ª) No trecho: “... está sendo realizado por meio da interrupção...”, a palavra grifada tem o sentido de
a) continuidade.
b) suspensão.
c) concessão.
d) permissão.

10ª) O trecho abaixo que NÃO é uma consequência da interrupção da rodovia de acesso ao porto, a CE-155, é
a) “As operações internas dentro do porto estão acontecendo de forma parcial.”
b) “Mais de 500 caminhões estão estacionados...”
c) “Automóveis não podem sair ou entrar...”
d) “... a paralisação dos caminhoneiros acontece desde o inicio da manhã de quarta-feira...”



ATIVIDADE II


ATIVIDADE IV

LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.

AS TRÊS PENEIRAS

Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, aparteou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...
E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:
- Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe! – diz Olavo, assustado.
- Então, - continua o chefe – sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.
- Pois é Olavo! Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todas usassem essas peneiras? – diz o chefe sorrindo e continua – Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: verdade – bondade – necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre pessoas.


QUESTÃO 01: O que Olavo percebeu ao final da conversa com seu chefe?

(A) Que não sobrou nada de importante a dizer.
(B) Que boatos são necessários em nossa vida.
(C) Que podemos falar o que quiser da vida das pessoas.
(D) Que de nada adianta você ter verdade, bondade e necessidade em sua vida.

QUESTÃO 02: De acordo com o texto, por que não se deve dar atenção aos boatos?

(A) Porque boatos são a mais pura verdade.
(B) Porque boatos transmitem doenças.
(C) Porque boatos são criados por pessoas honestas.
(D) Porque boatos nem sempre são verdadeiros.

QUESTÃO 03: O que o autor do texto quer dizer quando escreve. “logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele ...?”

(A) Que Olavo é verdadeiro.
(B) Que Olavo queria impressionar o chefe.
(C) Que Olavo não tinha assunto.
(D) Que Olavo não tinha o que fazer.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 04 A 06.

AS AMAZÔNIAS

Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.

SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

QUESTÃO 04: No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais” revela

(A) admiração pelo tamanho do rio.
(B) ambição pela riqueza da região.
(C) medo da violência das águas.
(D) surpresa pela localização do rio.

QUESTÃO 05: O texto trata

(A) da importância econômica do rio Amazonas.
(B) das características da região Amazônica.
(C) de um roteiro turístico da região do Amazonas.
(D) do levantamento da vegetação amazônica.

QUESTÃO 06: A frase que contém uma opinião é:

(A) “[...] cobre mais da metade do território brasileiro”.
(B) “[...] maior floresta do mundo”.
(C) “não cansa de admirar as belezas da maior floresta [...]”
(D) “Mata contínua [...] cortada pelo Amazonas”.

QUESTÃO 07: Leia os dois textos a seguir:

TEXTO I

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica “Nature”, uma das mais importantes do mundo. [...]
A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.

O GLOBO. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p, 36.

TEXTO II

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista “Nature”.
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões – da fertilização ao nascimento – três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.

FOLHA DE S. PAULO. 1º Caderno – mundo. 03 jul. 1998, p. 16.

Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I?

(A) A divulgação da clonagem de 50 ratos.
(B) O temor de que seres humanos sejam clonados.
(C) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem.
(D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 08 A 10.

ASSALTOS INSÓLITOS

Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota.
Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação.
Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos.
Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia:
- É um assalto, fica quieto senão leva chumbo.
Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta:
- Cadê o patrão?
Num rasgo de criatividade, respondeu:
- Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta.
- Então vamos lá dentro, mostre tudo.
Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:
- Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.
Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados.
Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos.
Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo.

SANTANA, Affonso Romano. Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática. 1995.

QUESTÃO 08: O dono da casa livra-se de toda sorte de tragédias, principalmente, porque

(A) aconselha a levar o som.
(B) conta os defeitos do patrão.
(C) mente para os assaltantes.
(D) mostra os objetos da casa.

QUESTÃO 09: No trecho “e o marido se entregava a essa terapêutica atividade”, a expressão destacada substitui

(A) fazer compras.
(B) ir ao mercado.
(C) narrar anedotas.
(D) pintar a casa.

QUESTÃO 10: É exemplo de linguagem formal, no texto,

(A) “dito-cujo”.
(B) “adentrar”.
(C) “pão-duro”.
(D) “botam”.

QUESTÃO 11: Analise o texto a seguir.



A ideia principal do texto é
(A) o crescimento da área cultivada no Brasil.
(B) o crescimento populacional.
(C) o cultivo de grãos.
(D) o sucesso da agricultura moderna.

QUESTÃO 12: Leia o texto a seguir:

Há muitos séculos, o homem vem construindo aparelhos para medir o tempo e não lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de nós a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a duração de algum evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um nó e outro. Não há registros, mas com certeza diziam-se coisas como: “Muito bonito, não? Você está atrasado há mais de três nós!”

JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, 28 mai. 1992.
A finalidade do texto é
(A) argumentar.
(B) descrever.
(C) informar.
(D) narrar.

ATIVIDADE  V   


                                                                                                                                                                                                                                         O álcool em gel é mais eficaz do que lavar as mãos com água e sabão?

Lavar as mãos com frequência evita o contágio de doenças


POR:
Eliza Kobayashi
01 de Agosto | 2009
   Lavar as mãos com frequência evita o contágio de doenças   Crédito: Shutterstock

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