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segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atividade de Ciências 9º Ano - Professora Ariadna


E. M. Rozenda Zane de Moraes- 2020
Conteúdo:  Ciências – 9º ano
Profª: Ariádna Alves

Roteiro para estudo durante a QUARENTENA/ COVID-19

Período: 14/04 à 30/04/2020

CONTEÚDO: TABELA PERIÓDICA



1) Na tabela periódica, os elementos estão dispostos em ordem crescente de:

A) Número atômico.   B) Número de massa.
C) Tamanho.                D) Raio atômico.

2) Cada fila vertical da tabela periódica denomina-se:

A) Período.     B) Família.    C) Elemento.     D) Símbolo.

3) Cada fila horizontal da tabela periódica denomina-se:

A) Símbolo.   B) Período.    C) Família.     D) Elemento.

4) A tabela periódica tem:
A) 7 famílias e 18 períodos.
B) 5 períodos e 15 famílias.
C) 5 famílias e 15 períodos.
D) 18 famílias e 7 períodos.

5) Complete o quadro abaixo, consultando a tabela periódica.


6) Consultando a tabela periódica, classifique os elementos abaixo relacionados. Ao lado de cada um
deles escreva: metal, ametal ou gás nobre.
Sódio ______________________

Cloro ______________________

Ferro ______________________

Carbono ___________________

Silício _____________________

Boro ______________________

Cálcio _____________________

Hélio ______________________

Bromo _____________________

Xenônio ____________________

7) Escreva o nome dos elementos químicos representados pelos seguintes símbolos: Fe, Zn, Mn, Mg, Na, Ca, C.


8) Escreva pelo menos um exemplo de um elemento pertencente às seguintes colunas da tabela periódica:
a) coluna 1 (família dos metais alcalinos);
b) coluna 2 (família dos metais alcalinos-terrosos);
c) coluna 16 (família dos calcogênios);
d) coluna 17 (família dos halogênios);
e) coluna 18 ( família dos gases nobres);

9) Responda:
a) De onde vem o ferro presente nos vegetais? E no fígado bovino?


b) Faça a relação entre as colunas abaixo:

coluna 1
A) Enxofre
B) Ferro
C) Iodo
D) Flúor

coluna 2
(      ) é adicionado ao sal de cozinha e evita lentidão física e mental e papo no pescoço.
(      ) é adicionado à água e evita a formação de cáries dentárias.
(      ) está presente nas proteínas e evita atraso no crescimento.
(      ) está presente no fígado de boi e evita anemia e atraso no crescimento.


CONTEÚDO: INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES QUÍMICAS



ÁCIDOS E BASES:
SAIS E ÓXIDOS:

CONCEITO DE Ph
Vídeo:



ATIVIDADE


1) Grupo de substâncias com propriedades químicas semelhantes;

A) funções químicas.
B) transformações químicas.
C) estrutura química.
D) equação química.

2) Sabor azedo e boa condutividade elétrica em solução aquosa são características de:

A) bases.         B) óxidos.
C) ácidos.        D) sais.

3) As bases possuem, em sua fórmula, o radical:

A) SO4             B) OH-
C) CO3             D) PO4

4) O sabor das bases, que lembra frutas verdes, é:

A) salgado.            B) azedo.
C) amargo.            D) adstringente.

5) Composto que, quando dissociado, produz o cátion H+.

A) base.              B) ácido.
C) óxido.             D) sal.

6) Denominação popular do óxido de ferro:

A) limalha.                  B) serragem.
C) ferrugem.              D) zinabre.

7) Composto alcalino de sabor adstringente, o mesmo que base:

A) hidróxido.            B) ácido.
C) sal.                        D) óxido.

8) O aumento da população, acompanhado da crescente expansão industrial, vem ocasionando sérios problemas de ordem ambiental. Entre eles, é possível destacar a chuva ácida, provocada pela transformação de alguns gases liberados pelas indústrias em ácidos que retornam ao solo dissolvidos na água da chuva. Das espécies a seguir, aquela que pode ser encontrada na chuva ácida é:

A) KOH      B) CH4       C) Na Cl           D) H2SO4

9) Observe o pH de algumas amostras descritas na tabela a seguir:
AMOSTRA
PH
Água de chuva
6,5
Sangue
7,4
Suco de tomate
4,1
Solução diluída de hidróxido de sódio
14
Leite
6,7
Suco de laranja
3,5
Urina
6,0

Considerando os valores descritos na tabela. Qual a amostra mais básica das selecionadas abaixo?

A) Urina.
B) Sangue.
C) Solução de hidróxido de sódio.
D) Suco de laranja.

10) Observe o pH de algumas amostras descritas na tabela a seguir:
AMOSTRA
PH
Água de chuva
6,5
Sangue
7,4
Suco de tomate
4,1
Solução diluída de hidróxido de sódio
14
Leite
6,7
Suco de laranja
3,5
Urina
6,0

Considerando os valores descritos na tabela. Qual a amostra mais ácida das selecionadas abaixo?

A) Água de chuva.
B) Suco de laranja.
C) Sangue.
D) Solução diluída de hidróxido de sódio.

11) Função que caracteriza-se normalmente por substâncias que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH-).

A) sal.   B) ácido.   C) base.      D) óxido.

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