E. M. Rozenda Zane
de Moraes- 2020
Conteúdo: Ciências – 9º ano
Profª: Ariádna Alves
Roteiro para estudo durante a
QUARENTENA/ COVID-19
Período: 14/04 à 30/04/2020
CONTEÚDO: TABELA PERIÓDICA
1) Na tabela periódica, os
elementos estão dispostos em ordem crescente de:
A) Número atômico. B) Número de massa.
C) Tamanho. D) Raio atômico.
2) Cada fila vertical da tabela periódica denomina-se:
A) Período. B) Família. C) Elemento. D) Símbolo.
3) Cada fila horizontal da tabela periódica denomina-se:
A) Símbolo. B) Período. C) Família. D) Elemento.
4) A tabela periódica tem:
A) 7 famílias e 18 períodos.
B) 5 períodos e 15 famílias.
C) 5 famílias e 15 períodos.
D) 18 famílias e 7 períodos.
5) Complete o quadro abaixo, consultando a tabela periódica.
A) Número atômico. B) Número de massa.
C) Tamanho. D) Raio atômico.
2) Cada fila vertical da tabela periódica denomina-se:
A) Período. B) Família. C) Elemento. D) Símbolo.
3) Cada fila horizontal da tabela periódica denomina-se:
A) Símbolo. B) Período. C) Família. D) Elemento.
4) A tabela periódica tem:
A) 7 famílias e 18 períodos.
B) 5 períodos e 15 famílias.
C) 5 famílias e 15 períodos.
D) 18 famílias e 7 períodos.
5) Complete o quadro abaixo, consultando a tabela periódica.
6) Consultando a tabela periódica, classifique os elementos abaixo relacionados. Ao lado de cada um
deles escreva: metal, ametal ou gás nobre.
Sódio ______________________
Cloro ______________________
Ferro ______________________
Carbono ___________________
Silício
_____________________
Boro ______________________
Cálcio _____________________
Hélio ______________________
Bromo _____________________
Xenônio ____________________
7) Escreva o nome dos elementos químicos representados pelos seguintes símbolos: Fe, Zn, Mn, Mg, Na, Ca, C.
8) Escreva pelo menos um exemplo de um elemento pertencente às seguintes colunas da tabela periódica:
a) coluna 1 (família dos metais alcalinos);
b) coluna 2 (família dos metais alcalinos-terrosos);
c) coluna 16 (família dos calcogênios);
d) coluna 17 (família dos halogênios);
e) coluna 18 ( família dos gases nobres);
9) Responda:
a) De onde vem o ferro presente nos vegetais? E no fígado bovino?
Boro ______________________
Cálcio _____________________
Hélio ______________________
Bromo _____________________
Xenônio ____________________
7) Escreva o nome dos elementos químicos representados pelos seguintes símbolos: Fe, Zn, Mn, Mg, Na, Ca, C.
8) Escreva pelo menos um exemplo de um elemento pertencente às seguintes colunas da tabela periódica:
a) coluna 1 (família dos metais alcalinos);
b) coluna 2 (família dos metais alcalinos-terrosos);
c) coluna 16 (família dos calcogênios);
d) coluna 17 (família dos halogênios);
e) coluna 18 ( família dos gases nobres);
9) Responda:
a) De onde vem o ferro presente nos vegetais? E no fígado bovino?
b) Faça a relação entre as colunas abaixo:
coluna 1
A) Enxofre
B) Ferro
C) Iodo
D) Flúor
A) Enxofre
B) Ferro
C) Iodo
D) Flúor
coluna 2
( ) é adicionado ao sal de cozinha e evita lentidão física e mental e papo no pescoço.
( ) é adicionado à água e evita a formação de cáries dentárias.
( ) está presente nas proteínas e evita atraso no crescimento.
( ) está presente no fígado de boi e evita anemia e atraso no crescimento.
CONTEÚDO: INTRODUÇÃO ÀS FUNÇÕES
QUÍMICAS
ÁCIDOS E BASES:
SAIS E ÓXIDOS:
CONCEITO DE Ph
Vídeo:
ATIVIDADE
1) Grupo de substâncias com
propriedades químicas semelhantes;
A) funções químicas.
B) transformações químicas.
C) estrutura química.
D) equação química.
2) Sabor azedo e boa condutividade
elétrica em solução aquosa são características de:
A) bases. B) óxidos.
C) ácidos. D) sais.
3) As bases possuem, em sua fórmula,
o radical:
A) SO4 B) OH-
C) CO3 D) PO4
4) O sabor das bases, que lembra
frutas verdes, é:
A) salgado. B) azedo.
C) amargo. D) adstringente.
5) Composto que, quando dissociado,
produz o cátion H+.
A) base. B) ácido.
C) óxido. D) sal.
6) Denominação popular do óxido de
ferro:
A) limalha. B) serragem.
C) ferrugem. D) zinabre.
7) Composto alcalino de sabor
adstringente, o mesmo que base:
A) hidróxido. B) ácido.
C) sal. D) óxido.
8) O aumento da população,
acompanhado da crescente expansão industrial, vem ocasionando sérios problemas
de ordem ambiental. Entre eles, é possível destacar a chuva ácida, provocada
pela transformação de alguns gases liberados pelas indústrias em ácidos que
retornam ao solo dissolvidos na água da chuva. Das espécies a seguir, aquela
que pode ser encontrada na chuva ácida é:
A) KOH B) CH4 C) Na Cl D) H2SO4
9) Observe o pH de algumas amostras descritas na tabela a seguir:
9) Observe o pH de algumas amostras descritas na tabela a seguir:
AMOSTRA
|
PH
|
Água de chuva
|
6,5
|
Sangue
|
7,4
|
Suco de tomate
|
4,1
|
Solução diluída de hidróxido de sódio
|
14
|
Leite
|
6,7
|
Suco de laranja
|
3,5
|
Urina
|
6,0
|
Considerando os valores descritos na tabela. Qual a amostra mais básica das selecionadas abaixo?
A) Urina.
B) Sangue.
C) Solução de hidróxido de sódio.
D) Suco de laranja.
10) Observe o pH de algumas amostras descritas na tabela a seguir:
AMOSTRA
|
PH
|
Água de chuva
|
6,5
|
Sangue
|
7,4
|
Suco de tomate
|
4,1
|
Solução diluída de hidróxido de sódio
|
14
|
Leite
|
6,7
|
Suco de laranja
|
3,5
|
Urina
|
6,0
|
Considerando os valores descritos na tabela. Qual a amostra mais ácida das selecionadas abaixo?
A) Água de chuva.
B) Suco de laranja.
C) Sangue.
D) Solução diluída de hidróxido de sódio.
11) Função que caracteriza-se normalmente por substâncias que apresentam, ao menos, um cátion diferente de H+ e, no mínimo, um ânion diferente de (OH-).
A) sal. B) ácido. C) base. D) óxido.
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