Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Atividades de Língua Portuguesa 7º ano - Professora Zelita



PREFEITURA DE MONTES CLAROS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
Professora: Zelita Batista Ferreira Disciplina: Português

Turmas: 7° Ano Lygia Fagundes

Período: 14/04 a 30/04/2020
Previsão de Aulas: 11 a 14 aulas

    

    Olá garotos e garotas,

      suspensão temporária das atividades presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população. Sabemos que não será a mesma coisa, mas tentaremos amenizar a ausência temporária das aulas presenciais com orientações e trabalhos voltados para o conteúdo proposto. Gostaria que vocês realizassem as atividades com bastante atenção. Se necessário  peça ajuda aos pais ou entre em contato comigo,via whatzap ( 98846 2612 )para esclarecimento de dúvidas.

    As atividades deverão ser feitas no caderno de português ,  pois quando voltarmos às aulas presenciais, avaliaremos as mesmas.

                                                                                                                                             Professora:  Zelita  Batista



ATIVIDADE I 

PRODUÇÃO DE TEXTO

     Você deverá encontrar em jornal, revista, livros  ou internet  uma matéria/notícia jornalística que chame sua atenção, recorte, cole  e copie  no caderno  com data de publicação e local de onde foi retirada a notícia.
    Após a reescrita, fazer um comentário bem feito sobre o que está escrito na reportagem (08 a 10 linhas). Assim sucessivamente.
   Ao todo serão 4 reportagens ( comente cada uma).

RESUMINDO: Recortes 4 notícias  e colem no caderno de português;
                         Transcreva-as ;
                         Faça um pequeno comentário expondo o seu ponto de vista sobre o assunto ( máximo 10 linhas)




ATIVIDADE II  (GRAMÁTICA)




ATIVIDADE III  ( INTERPRETAÇÃO DE TEXTO )
                                                                         O menino e o arco-íris
      Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
     Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha- d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.
    Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.
    O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
    Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?
                                                                                 (GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
01.“Mas logo se acostumou a todos eles”. O termo em destaque refere-se no texto a


(A) animais no quintal.
(B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.
(D) jogos de azar.
02. Pode-se concluir que o tema do texto é
(A) a curiosidade.
(B) a insatisfação
(C) a natureza.
(D) a saudade.
3. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma coisa surpreendente.
(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.
(D) banhos de mar.
04. “E daí?” A frase final da crônica demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de
(A) pena e desespero.
(B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.
(D) esperança e simpatia.
05. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!” No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam
(A) o tédio do menino.
(B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.
(D) o comentário do narrador

6) Podemos  dizer que este  texto é
(A) uma crônica.
(B) uma  reportagem
(C) uma notícia
(D) um conto
  7)  Na frase “O tédio levou o menino aos jogos de azar”.A palavra em destaque é 
(A) adjetivo
(B) verbo
(C) advérbio
(D) substantivo



ATIVIDADE lV  (ORTOGRAFIA)

1) Marque a sequência em que todas as palavras estão grafadas (escritas) corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago


7) Uma das palavras está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
8) Assinale o item incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
9) Estão grafadas corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
10) Estão grafadas corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
11) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto



6) A grafia de todas as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto

.12)  Na palavra hiperconectividade não ocorre o emprego do hífen.

De acordo com a Nova Ortografia, está corretamente escrito o termo
a) hiper-hidratação.
b)hiper-sensibilidade.
c) hiper-esfera.
d) hiperrrancoros






Nenhum comentário:

Postar um comentário

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos”. (Michael Jordan)

Mensagem aos alunos

Queridos alunos, Devido ao período de quarentena e necessidade de isolamento social, nossa escola encontra-se fechada até o dia 31/05/20...

Deu ibope!