PREFEITURA DE MONTES CLAROS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL ROZENDA ZANE MORAES
Professora: Zelita Batista Ferreira Disciplina: Português
Turmas: 7° Ano Lygia Fagundes
Período: 14/04 a 30/04/2020
Previsão de Aulas: 11 a 14 aulas
Olá garotos e garotas,
A suspensão
temporária das atividades presenciais,
por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio
e disseminação do coronavírus entre os alunos e o restante da população. Sabemos que não será a mesma coisa, mas tentaremos amenizar a
ausência temporária das aulas presenciais com orientações e trabalhos voltados
para o conteúdo proposto. Gostaria que vocês realizassem as atividades com
bastante atenção. Se necessário peça
ajuda aos pais ou entre em contato comigo,via whatzap ( 98846 2612 )para
esclarecimento de dúvidas.
As atividades deverão ser
feitas no caderno de português , pois
quando voltarmos às aulas presenciais, avaliaremos as mesmas.
Professora:
Zelita Batista
ATIVIDADE I
PRODUÇÃO DE TEXTO
Você deverá encontrar em jornal, revista, livros ou internet uma matéria/notícia jornalística que chame sua atenção, recorte, cole e copie no caderno
com data de publicação e local de
onde foi retirada a notícia.
Após a reescrita, fazer um comentário bem feito sobre o que está escrito
na reportagem (08 a 10 linhas). Assim sucessivamente.
Ao todo serão 4 reportagens ( comente cada uma).
RESUMINDO: Recortes 4 notícias e colem no caderno de português;
Transcreva-as ;
Faça um pequeno
comentário expondo o seu ponto de vista sobre o assunto ( máximo 10 linhas)
ATIVIDADE II (GRAMÁTICA)
ATIVIDADE
III ( INTERPRETAÇÃO DE TEXTO )
O menino e o arco-íris
Era uma vez um menino curioso
e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais
objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava
certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos
mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão,
quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois
da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos
copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.
Mais tarde pôde passar para o quintal e
descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as
galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o
peru, a galinha- d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e
continuou entediado como sempre.
Não pensava, não indagava
com palavras, mas explorava sem cessar a realidade. Quando pôde sair à rua,
teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível,
ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um
trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator
trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para
flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o
seu quintal.
O tédio levou o menino aos
jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A
margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não
encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas
eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!
Desde então, todos os dias
dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o
colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que
não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio. E daí?
(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)
01.“Mas logo se
acostumou a todos eles”. O termo em destaque refere-se no texto a
(A) animais no quintal.
(B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.
(D) jogos de azar.
(B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.
(D) jogos de azar.
02. Pode-se concluir
que o tema do texto é
(A) a curiosidade.
(B) a insatisfação
(C) a natureza.
(D) a saudade.
(B) a insatisfação
(C) a natureza.
(D) a saudade.
3. De acordo com o
texto, o menino procurava, desde criança, por
(A) alguma coisa surpreendente.
(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.
(D) banhos de mar.
(B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.
(D) banhos de mar.
04. “E daí?” A frase
final da crônica demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino
é de
(A) pena e desespero.
(B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.
(D) esperança e simpatia.
(B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.
(D) esperança e simpatia.
05. “Desceu pela
margem, examinou: eram coloridas!” No trecho, os sinais de pontuação empregados
assinalam
(A) o tédio
do menino.
(B) a surpresa do menino.
(B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida
do narrador.
(D) o comentário do narrador
(D) o comentário do narrador
6) Podemos dizer que este texto é
(A) uma crônica.
(B) uma reportagem
(C) uma notícia
(D) um conto
(B) uma reportagem
(C) uma notícia
(D) um conto
7) Na frase “O tédio levou o menino aos jogos de azar”.A palavra em destaque
é
(A) adjetivo
(B) verbo
(C) advérbio
(D) substantivo
(B) verbo
(C) advérbio
(D) substantivo
ATIVIDADE lV (ORTOGRAFIA)
1) Marque a sequência
em que todas as palavras estão grafadas (escritas) corretamente:
a) prazeirosamente / pesquisar / ascensão / crescer
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
b) ânsia / extremoso / sacerdotiza / obsessão
c) jeito / magestade / jiboia / gesto
d) analisar / muçulmano / exceção / esplêndido
e) expectativa / imprescindível / infecção / puzerem
2) Em cada série há
um erro ortográfico, exceto:
a) magoe, previlégio
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
b) irriquieto, mimeógrafo
c) bessa, distensão
d) almoço, obcessão
e) perversão, pretensão
3) Todas as palavras
estão corretas, exceto:
a) estranho, pretexto, esquisito, hesitar
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
b) espontâneo, êxito, êxtase, extensão
c) piche, chuchu, flecha, feixe
d) graxa, pexinxa, enxergar, caxumba
4) Em cada série há
um erro ortográfico, exceto:
a) acidez, baixeza, pureza, pequenez
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
b) cortês, maltês, pedrês, altivês
c) reizinhos, Sousa, faizão, coisa
d) Teresinha, adeusinho, coraçõesinhos
e) puseste, quisesse, fizesse, repuzesse, refizesse
5) Marque a
alternativa correta quanto à grafia:
a) ascensão, expontâneo, privilégio
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
b) encher, enxame, froucho
c) berinjela, traje, vagem
d) mechilhão, catorze, aziago
7) Uma das palavras
está incorreta em:
a) insensatez, consulesa
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
b) improvisado, ajuizado
c) descortezia, atrasaram
d) propusemos, quisemos
e) formalizaram, paralisaram
8) Assinale o item
incorreto:
a) catequizar, abalizar, rezar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
b) matizar, modernizar, agonizar
c) ajuizar, finalizar, simbolizar
d) granizar, amenizar, frizar
e) suavizar, fiscalizar, anarquizar
9) Estão grafadas
corretamente com “G” ou “J”:
a) agiota, beringela, canjica
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
b) jeito, algibeira, tigela
c) estranjeiro, gorjeio, jiboia
d) enjeitar, magestade, gíria
10) Estão grafadas
corretamente com “O” ou “U”:
a) muela, bulir, taboada
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
b) borbulhar, mágoa, regurgitar
c) cortume, goela, tabuleta
d) entupir, tussir, polir
11) A grafia de todas
as três palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
6) A grafia de todas as três
palavras só está correta na alternativa:
a) xícara – chuchu – enchada
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
b) excesso – exceção – êxito
c) berinjela – geito – jejum
d) paralisar – poetisa – lijeiro
e) esplêndido – extrangeiro – misto
.12) Na palavra hiperconectividade não
ocorre o emprego do hífen.
De acordo com a Nova Ortografia, está
corretamente escrito o termo
a) hiper-hidratação.
b)hiper-sensibilidade.
c) hiper-esfera.
d) hiperrrancoros
b)hiper-sensibilidade.
c) hiper-esfera.
d) hiperrrancoros
Nenhum comentário:
Postar um comentário